Pular para o conteúdo principal

A obediência de Oséias a "Deus"

 Oséias o profeta que obedeceu a ordem de “Deus”
 Vá e busque uma mulher no meio da prostituição                                                                                                Nobre leitor (a) eu gostaria de lhes mostrar um pouco mais sobre a história de Oséias, o porquê de “Deus” ter mandado ele buscar uma esposa no meio da prostituição. Segundo meu entendimento “Deus” quis nos mostrar que Ele é o “Deus” Todo Poderoso, e que pode todas as coisas. E que serve também para nos mostrar que “Ele” é quem pode nos julgar ou condenar! E Oséias fez tudo “aquilo” que “Deus” lhe mandou que ele fizesse. “Obediência”: assim fez Oséias, obedeceu a uma ordem de “Deus”. A palavra prostituição para “Deus” é muito pesada:a punição para quem fosse pego no ato da prostituição pagava com a vida. Então porque “Deus” fez este pedido a Oséias! Vamos ver o que consegui descobrir.
       Oséias era profeta de Israel, filho de Beeri (1.1), viveu durante a “era de ouro” do reinado de Jeroboão II e segundo uma tradição cristã, pertencia à tribo de Issacar. O nome “Oséias” era comum nos tempos do Antigo Testamento e significa “ajuda” ou “livramento”. O nome é derivado da palavra hebraica que significa “salvação”.Jesus” ou “Yeshua” é uma forma desse nome (Mat 1.21). “21  E dará à luz um filho e chamarás o seu nome Jesus; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.”
O seu livro sugere em muitas particularidades, que Oséias era natural do Reino do Norte/Israel. Foi contemporâneo de Isaías, Amós e Miquéias. Seu ministério começou durante o ministério de Amós ou talvez pouco depois. Sendo natural do Norte, conhecia as más condições existentes em Israel, isso deu peso especial a sua mensagem.  Oséias foi profeta em Israel durante o século VIII a.C., e com a possível exceção de Jonas, foi o único profeta escritor do Reino do Norte. 
A prostituição de Israel e a quebra da aliança “conjugal” com Deus, aliadas as ameaças da ofensiva assíria, levaram Oséias a profetizar. Ele deve ter começado seu ministério pouco depois da morte do rei Jeroboão II (753 a.C.). Sua missão no Reino do Norte, provavelmente terminou quando Salmaneser V da Assíria invadiu Israel, saqueou Samaria e deportou mais de 27 mil israelitas para a Mesopotâmia (722 a.C.; conf. 2Rs 17.1-34). Deus mandou Oséias se casar com uma prostituta chamada Gômer, filha de Diblaim. Oséias foi pai de três filhos da infidelidade de Gômer – Jezreel, Lo-Ruama e Lo-Ami. As circunstancias do casamento de Oséias são essenciais para seu ministério profético, já que o comportamento de sua esposa simbolizava o adultério de Israel e a quebra da aliança com Javé.  Os acontecimentos históricos a que se refere o livro de Oséias cobrem um período de mais ou menos 60 anos.  As referencias a Judá são consideradas “intrusas” na mensagem de Oséias, pois ele era um profeta no Reino do Norte, Israel. No entanto outros profetas pré-exílicos como Amós e Isaías também mencionam Israel, mesmo pertencendo a Judá (Am 2.4-8; Is 5.7; 48.1). A eliminação dos versículos sobre Judá prejudicaria a compreensão das passagens no contexto mais amplo. Também danificaria o paralelismo da parelha poética de Judá/Efraim ou Israel. Além disso, a maioria das citações descreve Judá de forma desfavorável e não condiz com a ideia de que esses versículos foram acréscimos posteriores de um organizador “pró-Judá”, cujo propósito incluía enaltecer a posição de Judá em relação a Israel.
O livro de Oséias não foi escrito para contar a história de Oséias, mas para falar sobre Deus e seu relacionamento com o povo da aliança, Israel. Deus enfatiza sua singularidade e soberania (12.19; 13.4). Por causa de sua santidade peculiar (11.9), adorá-lo é a única resposta apropriada (3.5) e ele não tolera exigências rivais. Como soberano tudo está sob seu governo, seja a fertilidade (2.8), a história de Israel  (5.14-15) ou as nações (10.10).
A narrativa do relacionamento conjugal de Oséias com a prostituta Gômer nos capítulos 1 – 3 contem biografia e autobiografia. Estes capítulos servem de prefácio às profecias dos capítulos 4 – 14. Essa estrutura equilibra assuntos teológicos importantes voltados a um ensinamento ou ideia fundamental. A falta de conhecimento de Deus por parte de Israel é a “junta” desta construção literária.  As profecias dos capítulos 4 – 14 constituem a extensão biográfica do casamento de Oséias, no sentido de que a união com a prostituta infiel, Gômer, espelhava o relacionamento da aliança de Deus fiel com o Israel desleal. Essa parte de Oséias foi considerada a mais poética de todas as escrituras proféticas. O estilo literário é uma mistura de prosa e poesia chamada “prosa oracular”, característica dos profetas hebreus.
             A linguagem do texto de Oséias origina-se do tema da violação da aliança refletida na ação de Deus contra Israel. A terminologia legal é abundante nas profecias, à medida que Jeová apresenta sua causa contra a nação. Outros aspectos literários peculiares do livro incluem “Israel” e “Efraim” como parelha poética sinônima ou par de palavras referente ao Reino do Norte (4.16-17; 5.3) e o conhecimento do profeta do vocabulário relativo à aliança, por exemplo: voltemos (6.1), conheçamos (6.3), redimi-los (7.13), quebraram, aliança e Lei (8.1), amei (11.1) e acusação (12.2).
A primeira parte do livro, do capítulo de 1 ao 3, narra a vida familiar de Oséias, como símbolo para transmitir a mensagem que o profeta recebera do Senhor para o povo. Deus ordenou a Oséias que se casasse com uma adúltera, Gômer, e cada um de seus filhos recebeu nome simbólico que representava parte da mensagem ameaçadora.
 O capítulo 2, alterna entre o relacionamento de Oséias com Gômer e a representação simbólica do relacionamento de Deus com Israel. Os filhos recebem ordens de expulsar de casa a mãe infiel; mas a intenção era reformá-la, não livrar-se dela. Deus ordena que o profeta continue marido, e ele a aceita de volta, mantendo-a em isolamento por algum tempo (cap. 3). Este caso representa de modo pitoresco o relacionamento entre o Senhor e os israelitas que tinham sido desleais a Ele ao adorarem as deidades cananéias como fonte de fartura. O Senhor, porém, continuava amando o povo da aliança e ansiava recebê-los de volta como Oséias recebera sua esposa. Essa volta é relatada numa linguagem figurada que relembra o êxodo do Egito e o estabelecimento de Canaã (1.12; 2.14-23; 3.5; 11.10; 14.4-7).
A segunda parte do livro dos capítulos 4 a 14, oferece os pormenores do envolvimento de Israel na religião de Canaã. Assim como os demais livros proféticos, Oséias transmite um convite ao arrependimento. Israel para não ser destruído, devia abandonar os ídolos e voltar-se para o Senhor (caps. 6 e 14).
Oséias percebeu que o problema básico de Israel era não reconhecer devidamente a Deus (4.6; 13.4). O relacionamento entre Deus e Israel era de amor (2.19; 4.1; 6.6; 10.12; 12.6). A intimidade pactual entre Deus e Israel, ilustra a primeira parte do livro pelo relacionamento conjugal, é mais tarde ampliada da
relação pai – filho (11.1-4). A deslealdade para com Deus significava adultério espiritual (4.13,14; 5.4; 9.1). Veja o que diz em Oseias. 4 “12  O meu povo consulta a sua madeira, e a sua vara lhe responde, porque o espírito da luxúria os engana, e prostituem-se, apartando-se da sujeição do seu Deus.13  Sacrificam sobre os cumes dos montes, e queimam incenso sobre os outeiros, debaixo do carvalho, e do álamo, e do olmeiro, porque é boa a sua sombra; por isso vossas filhas se prostituem, e as vossas noras adulteram.14  Eu não castigarei vossas filhas, quando se prostituem, nem vossas noras, quando adulteram; porque eles mesmos com as prostitutas se desviam, e com as meretrizes sacrificam; pois o povo que não tem entendimento será transtornado.15  Ainda que tu, ó Israel, queiras prostituir-te, contudo não se faça culpado Judá; não venhais a Gilgal, e não subais a Bete-Áven, e não jureis, dizendo: Vive o Senhor. 16  Porque como uma novilha obstinada se rebelou Israel; agora o Senhor os apascentará como a um cordeiro num lugar espaçoso.17  Efraim está entregue aos ídolos; deixa-o. 18  A sua bebida se foi; lançaram-se à luxúria continuamente; certamente os seus governadores amam a vergonha.19  Um vento os envolveu nas suas asas, e envergonhar-se-ão por causa dos seus sacrifícios.”
        Diz assim em Ose. {...} 5. 3  Eu conheço a Efraim, e Israel não se esconde de mim; porque agora te tens prostituído, ó Efraim, e Israel se contaminou.4  Não querem ordenar as suas ações a fim de voltarem para o seu Deus, porque o espírito das prostituições está no meio deles, e não conhecem ao Senhor.5  A soberba de Israel testificará no seu rosto; e Israel e Efraim cairão pela sua injustiça, e Judá cairá juntamente com eles. 6  Então irão com os seus rebanhos, e com o seu gado, para buscarem ao Senhor, mas não o acharão; ele se retirou deles....
Veja como “Deus” não passa a mão na cabeça daqueles que vivem no pecado. Efraim e Judá eram duas tribos de Israel, povo de “Deus”, e se prostituíram em pecados. Obs. A palavra prostituição para “Deus” não significa apenas sexo, ela abrange tudo aquilo que é contrario, e o que não é certo para “Deus”.  Idolatria, adoração, adultério, fornicação, efeminismo, luxúria, gula, cobiça, mentira etc., tudo isto para “Deus” é pecado, prostituição.... 9  Efraim será para assolação no dia do castigo; entre as tribos de Israel manifestei o que está certo. 10  Os príncipes de Judá são como os que mudam os limites; derramarei, pois, o Meu furor sobre eles como água.11  Efraim está oprimido e quebrantado no juízo, porque quis andar após o mandamento dos homens.12  Portanto a Efraim Serei como a traça, e para a casa de Judá como a podridão.13  Quando Efraim viu a sua enfermidade, e Judá a sua chaga, subiu Efraim à Assíria e enviou ao rei Jarebe; mas ele não poderá sarar-vos, nem curar a vossa chaga. 14  Porque para Efraim Serei como um leão, e como um leãozinho à casa de Judá: Eu, Eu o despedaçarei, e ir-me-ei embora; arrebatarei, e não haverá quem livre.15  Irei e voltarei ao meu lugar, até que se reconheçam culpados e busquem a minha face; estando eles angustiados, de madrugada me buscarão.}
           Veja o porquê de “Deus” mandar Oséias buscar a esposa para ele no meio da prostituição. A palavra exata para isto é: salvação: quem veio para salvar o mundo da perdição, servidão, escravidão dos pecados! “Jesus Cristo”; e Oséias estava fazendo isto para “Deus”. Não é difícil entender! “Deus” desde a fundação do mundo, já vinha preparando a vinda do Salvador do mundo; e cada profeta teve participação para isto.
Em Oséias cap.9., diz assim:1  Não te alegres, ó Israel, não exultes, como os povos; porque ao prostituir-te abandonaste o teu Deus; amaste a paga de meretriz sobre todas as eiras de trigo.2  A eira e o lagar não os manterão; e o mosto lhes faltará.3  Na terra do Senhor não permanecerão; mas Efraim tornará ao Egito, e na Assíria comerão comida imunda.4  Não derramarão libações de vinho ao Senhor, nem lhe agradarão as suas ofertas. Os seus sacrifícios lhes serão como pão de pranteadores; todos os que dele comerem serão imundos, porque o seu pão será somente para si mesmos; não entrará na casa do Senhor. 7  Chegarão os dias da punição, chegarão os dias da retribuição; Israel o saberá; o profeta é um insensato, o homem de espírito é um louco; por causa da abundância da tua iniqüidade também haverá grande ódio.8  Efraim era o vigia com o meu Deus, mas o profeta é como um laço de caçador de aves em todos os seus caminhos, e ódio na casa do seu Deus.9  Muito profundamente se corromperam, como nos dias de Gibeá; ele lembrar-se-á das suas injustiças, visitará os pecados deles. 10  Achei a Israel como uvas no deserto, vi a vossos pais como a fruta temporã da figueira no seu princípio; mas eles foram para Baal-Peor, e se consagraram a essa vergonha, e se tornaram abomináveis como aquilo que amaram.11  Quanto a Efraim, a sua glória como ave voará, não haverá nascimento, não haverá gestação nem concepção.12  Ainda que venham a criar seus filhos, contudo os privarei deles para que não fique nenhum homem. Ai deles, quando deles eu me apartar! 13  Efraim, assim como vi a Tiro, está plantado num lugar aprazível; mas Efraim levará os seus filhos ao matador. 14  Dá-lhes, ó Senhor; mas que lhes darás? Dá-lhes uma madre que aborte e seios secos.15  Toda a sua malícia se acha em Gilgal, porque ali os odiei; por causa da maldade das suas obras lançá-los-ei para fora de minha casa. Não os amarei mais; todos os seus príncipes são rebeldes.16  Efraim foi ferido, secou-se a sua raiz; não darão fruto; sim, ainda que gerem, matarei os frutos desejáveis do seu ventre.17  O meu Deus os rejeitará, porque não o ouviram, e errantes andarão entre as nações.”
       Israel volta-se para o culto a Baal e oferecera sacrifícios nos altos pagãos, o que significava intimidade com as prostitutas cultuais dos santuários (4.14), bem como adoração do bezerro de Samaria (8.5; 10.5-6; 13.2). Outro importante tema do livro centraliza-se no significado de “conhecer” o Senhor (2.20; 4.1; 5.4; 6.3,6; 13.4). Parece tratar de um termo técnico para a intimidade, lealdade e obediência. O livro ensina que o verdadeiro conhecimento de Deus não se resume em possuir informações corretas a respeito dele, mas inclui a intimidade típica do casamento e da vida em família, intimidade que se evidencia na adoração, no estilo de vida e na lealdade ao Senhor Deus da aliança. Oséias também adverte que o pecado pode iludir o povo, levado-o a pensar que conhece e compreende a Deus, quando na verdade, estão muito distante dele (8.2). Repetidas vezes Oséias aponta para o pecado do Reino do Norte de tentar unir a adoração ao Senhor Deus com a religião Cananéia e sua deificação do sexo e da natureza. Para o profeta, a prostituição de Israel tinha duplo sentido. Além de estar cometendo adultério espiritual contra Deus ao buscar a Baal (7.16) o povo também se prostituía nos atos sexuais associados aos ritos dos cultos de fertilidade dos cananeus (4.13-15). Sem saber se podia confiar em Deus para obter chuva necessária para a vida na Palestina, Israel decidiu misturar javismo e baalismo em uma religião sincretista, mas isso fracassou. Ironicamente a sentença divina sobre a nação atingiu o que eram mais sagrados para o culto a Baal: fartura agrícola (8.7-10), prosperidade material (9.1-4); vitalidade sexual e fertilidade (9.10-17), templos altares e ídolos (10.1-6) e poder militar (10.9-15).
                A impossibilidade de união entre Deus e o pecado adverte a igreja a permanecer fiel mesmo em meio a uma cultura que encoraja o compromisso e a aceitação de princípios e crenças incompatíveis com a doutrina bíblica. Além disso, a descrição realista de Oséias sobre o pecado lembra os crentes da natureza e das consequências do pecado humano que incorre em julgamento divino (9.9; 13.12); causa graves crises na natureza e na sociedade (4.3) e corrompe a personalidade humana. O povo se torna semelhante aquilo que ama (9.10). Oséias retrata o relacionamento entre Deus e seu povo. Em outras figuras Deus é comparado com a traça e com a podridão (5.12), com a chuva serôdia (6.3), com um leão (5.14; 11.10; 13.7-8), com um leopardo (13.7), com uma ursa (13.8) e com um cipreste (14.8).
             Os detalhes sobre a vida familiar de Oséias nos capítulos 1 e 3 devem ser compreendidos como literais ou alegóricos? - Há estudiosos que interpretam esses detalhes da vida conjugal de Oséias como alegóricos, por causa da perplexidade moral que viria a causar a ordem de Deus para o profeta casar-se com uma prostituta.  Existem estudiosos que argumentam que a ordem de Deus no capítulo 2 e versículo 1 se refere ao futuro. Raciocinam que Gômer tenha se tornado uma prostituta apenas após o nascimento do primeiro filho. Há ainda os que defendem uma leitura literal modificada, argumentando que Gômer não era uma prostituta comum, mas uma mulher envolvida com a prostituição cultual dos adoradores de Baal.
Os nomes dados aos filhos de Oséias: Jezreel, Lo-Ruama, que significa desfavorecida; Lo-Ami, que significa vós não sois meu povo. Ilustram propositadamente a mensagem sobre o crescente descontentamento de Deus com a desobediência de Israel, mas também transmitem a mensagem de esperança, renovação, amor e restauração.  Um problema semelhante surge na relação entre o cap. 1, que apresenta um relato na terceira pessoa sobre o casamento de Oséias com Gômer e o nascimento de seus filhos, e o cap. 3 que apresenta um relato na primeira pessoa das instruções de Deus a Oséias quanto a amar uma mulher infiel. Embora esses capítulos tenham sido mais frequentemente considerados como um relato cronologicamente sequencial de um único casamento, alguns argumentam que duas mulheres e dois casamentos diferentes são descritos nesses capítulos. Outros sugerem que os capítulos não estão em sequência, mas antes descrevem o mesmo acontecimento. Por traz desses pontos de vista diferentes estão dificuldades textuais e da tradução do texto hebraico. Por exemplo, a expressão “outra vez” em 3.1 se encontra entre “disse” e “vai” no hebraico, e poderia significar “O Senhor disse outra vez” ou “O Senhor disse: vai outra vez”. Embora as discussões continuem o significado profundo do casamento do profeta como um retrato do relacionamento de Deus com Israel é bastante claro.        
SEÇÃO I – A apostasia de Israel simbolizada pela experiência do profeta em seu matrimônio, caps. 1 – 3.  SEÇÃO II – Discursos proféticos são principalmente descrições da reincidência e da idolatria do povo, mesclado com ameaças e exortações, cap. 14.
CONCLUSÃO. Oséias, o profeta do leito de morte de Israel, pois foi o último profeta a se referir ao Reino do Norte antes do massacre assírio. Foi dele a tarefa de despedaçar e matar Israel com palavras de juízo (6.5) e chamar o povo desviado de volta ao conhecimento de Deus, por meio do arrependimento e da renovação da aliança. Oséias foi ousado ao repreender a liderança não só religiosa, mas também a liderança política de Israel (5.1; 6.9; 13.10). A despeito da condenação divina e da severidade da linguagem usada para proclamar o juízo inevitável, o propósito principal do livro é proclamar a compaixão e o amor de Deus, que não podem abrir mão de Israel.
A infidelidade de Gômer. Logo depois que Oséias se casou com Gômer, nos é dito que ela "concebeu" um filho (Oséias 1:3). O texto indica que Oséias podia afirmar ser o pai da criança. Gômer teve mais dois filhos, mas o texto não diz que ela concebeu de Oséias, só que ela "deu à luz uma filha," e "deu à luz um filho" (vs. 6 e 8). A linguagem permite entender que Oséias pode não ter sido o pai. Algumas Bíblias interpretam os textos dizendo isso claramente.
O primeiro filho recebeu o nome de Jezreel, que significa "Deus espalha". A filha seguinte recebeu o nome de Lo-ruamá, que significa "não amada". Apesar de ter sido Deus que deu os nomes, este nome era apropriado, pois Oséias indicava não amar uma filha que não era dele. O último filho recebeu o nome de Lo-ami, que significava "não meu povo". Novamente, podia ser um sinal de que Oséias não aceitava o filho como seu. De fato, Oséias declarou que não podia mostrar amor pelos filhos dela porque eram resultados de adultério, concebidos em vergonha (Os 2:4 e 5).
2. Quais eram as acusações de Oséias a respeito de Gômer? Ose. 2:5 e 8:
Pode parecer ridículo pensar que alguém não soubesse quem trazia o alimento para casa, mas existem várias maneiras de entender e aplicar essas passagens. Podemos tomar a sugestão de aplicar aos israelitas. Eles atribuíam a Baal – o deus da chuva e da fertilidade – suas colheitas dos campos e das vinhas (grão e vinho), sua lã, e seu óleo. Também consideravam o ouro e a prata como dons de Baal e usavam prodigamente esses metais na fabricação de imagens para ele (veja Ose. 8:413:2). Imagine a reação de Deus quando eles adoravam Baal enquanto Ele mandava chuvas para suas colheitas, sem contar todas as Suas outras bênçãos. O pecado traz consigo certa cegueira. Essa incapacidade faz com que a razão seja encoberta, de forma que as pessoas chegam a conclusões estúpidas, usadas para justificar ações estúpidas.
Resposta sugestiva: Prostituição; confundir quem lhe dava pão e água.
Adultério espiritual Como vimos, se a Bíblia usa a ideia do casamento para descrever a relação íntima que Deus deseja manter com Seu povo – o adultério, e até mesmo a prostituição, são símbolos apropriados do que acontece quando o povo de Deus não é espiritualmente fiel a Ele. Entre todas as maneiras que os casados podem usar para ferir um ao outro, o adultério é um dos piores. Por meio da intimidade física, os casais casados criam um ambiente sagrado em que só eles mesmos, como uma só carne devem entrar. Violar esse ambiente é violar uma confiança sagrada; é compartilhar com outro o que deve pertencer unicamente a esse casal.
3. O que Cristo disse a respeito do adultério? Mat 5:3231  Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de desquite. 32  Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério.”
       A verdadeira questão na história de Oséias não era a infidelidade matrimonial, mas a apostasia espiritual; era o povo de Deus seguindo outros deuses. Hoje, a maioria não é politeísta; não buscamos abertamente e não adoramos o que acreditamos serem outras entidades divinas (Satanás sabe que somos muito sofisticados para isso). Porém, o adultério espiritual não está morto entre nós. Existem numerosas maneiras de sermos atraídos a esse tipo de adultério, até mesmo de prostituição ou idolatria.4. Quais são algumas das coisas atuais que podem nos levar, como indivíduos, ou até como igreja, ao adultério espiritual? Não devemos nos enganar: pouco a pouco, podemos ser atraídos para longe da dedicação e fidelidade total a Deus. Lenta mas seguramente, os caminhos do mundo, seus métodos, sua ideologia, sua visão moral, podem nos levar a afastar-nos da relação íntima e próxima que Deus deseja manter conosco, e antes que percebamos, estamos cometendo adultério espiritual.
Respostas sugestivas: Pergunta 3: Quem casa com a repudiada comete adultério. Pergunta 4: Tudo o que nos afasta de Deus.
Produzindo o fruto da infidelidade.  O pecado é o que sempre foi: a força mais mortal e destrutiva do Universo. Por mais aprazível que seja, de uma forma ou de outra, ele sempre traz resultados amargos. Quantos homens e mulheres, por exemplo, pensando que encontrariam a felicidade em suas relações adúlteras, acabaram trazendo tristeza e dor para si mesmos e para outros?
5. O que aconteceu a Gômer enquanto agia como prostituta? Leia Oséias cap. 2:
6. De que parábola de Jesus essa história faz você se lembrar? Veja especialmente Ose. 2:7
            Ao longo de toda a história do Israel antigo, as pessoas foram tentadas a adorar ídolos, imagens de "prata, de ouro, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra, que não veem, não ouvem, nem sabem" (Dan.5: 23). Novamente, podemos não ser tentados hoje a nos curvar e adorar ídolos, mas podemos com a mesma facilidade ser afastados de Deus para coisas do mundo que não nos satisfazem, que não podem atender às necessidades mais profundas do coração e que não podem nos salvar no dia do juízo veja Jer 2: “26  Como fica confundido o ladrão quando o apanham, assim se confundem os da casa de Israel; eles, os seus reis, os seus príncipes, e os seus sacerdotes, e os seus profetas, 27  Que dizem ao pau: Tu és meu pai; e à pedra: Tu me geraste; porque me viraram as costas, e não o rosto; mas no tempo da sua angústia dirão: Levanta-te, e livra-nos. 28  Onde, pois, estão os teus deuses, que fizeste para ti? Que se levantem, se te podem livrar no tempo da tua angústia; porque os teus deuses, ó Judá, são tão numerosos como as tuas cidades. 29  Por que contendeis comigo? Todos vós transgredistes contra Mim, diz o Senhor. 30  Em vão castiguei os vossos filhos; eles não aceitaram a correção; a vossa espada devorou os vossos profetas como um leão destruidor. 31  Oh geração! Considerai vós a palavra do Senhor: Porventura tenho eu sido para Israel um deserto? Ou uma terra da mais espessa escuridão? Por que, pois, diz o meu povo: Temos determinado; não viremos mais a ti? 32  Porventura esquece-se a virgem dos seus enfeites, ou a noiva dos seus adornos? Todavia o meu povo se esqueceu de mim por inumeráveis dias.33  Por que ornamentas o teu caminho, para buscares o amor? Pois até às malignas ensinaste os teus caminhos. 34  Até nas orlas dos teus vestidos se achou o sangue das almas dos inocentes e necessitados; não cavei para achar, pois se vê em todas estas coisas.35  E ainda dizes: Eu estou inocente; certamente a sua ira se desviou de mim. Eis que entrarei em juízo contigo, porquanto dizes: Não pequei. 36  Por que te desvias tanto, mudando o teu caminho? Também do Egito serás envergonhada, como foste envergonhada da Assíria. 37  Também daquele sairás com as mãos sobre a tua cabeça; porque o Senhor rejeitou a tua confiança, e não prosperarás com eles.”                       Oséias teve a difícil missão falar e mostrar a verdade ao povo de “Deus” que viviam no pecado, na prostituição, no adultério. O povo se desviou do “Deus” preferindo viver na mentira, no pecado.    Amor inigualável:
7. Apesar de tudo, o que o Senhor disse a Oséias para fazer? Que mensagem existe para nós? Os 2:14-23  Oséias já havia condenado sua esposa, relacionado suas acusações, e duas vezes havia passado o veredito. (1) "Portanto, eis que cercarei o seu caminho..." (Ose 2:6). (2) Portanto, ... reterei... o meu trigo (v. 9). Estamos preparados para o terceiro e último veredito; mas este acaba sendo uma surpresa.
O primeiro método de Oséias de cercar a esposa em casa não seria uma solução duradoura. Ela estava destinada a fugir, mais cedo ou mais tarde, e mesmo que não o fizesse, não poderia haver verdadeira satisfação em prendê-la dessa maneira. O segundo método tinha maior chance de sucesso. Ele a havia cortejado e conquistado antes, e poderia fazer isso novamente, desde que fosse sincero. Oséias foi instruído não só a aceitá-la de volta, mas a amá-la como o Senhor ama os israelitas.
8. Qual foi a instrução de Deus a Oséias? O que simboliza esse desfecho? Ose. 3:1-5  {...} 1  Eles dizem: Se um homem despedir sua mulher, e ela o deixar, e se ajuntar a outro homem, porventura tornará ele outra vez para ela? Não se poluirá de todo aquela terra? Ora, tu te prostituíste com muitos amantes; mas ainda assim, torna para mim, diz o Senhor.2  Levanta os teus olhos aos altos, e vê: onde não te prostituíste? Nos caminhos te assentavas para eles, como o árabe no deserto; assim poluíste a terra com as tuas fornicações e com a tua malícia. 3  Por isso foram retiradas as chuvas, e não houve chuva serôdia; mas tu tens a fronte de uma prostituta, e não queres ter vergonha. 4  Ao menos desde agora não chamarás por Mim, dizendo: Pai meu, tu és o guia da minha mocidade? 5  Conservará Ele para sempre a sua ira? Ou a guardará continuamente? Eis que tens falado e feito quantas maldades pudeste.....
           “Deus” não desistia de tentar salvar povo de toda prostituição, sabe por quê? Era seu povo. Havia em “Deus” a esperança do arrependimento: veja o que disse o Senhor a eles.
Israel e Judá são exortados a arrepender-se com a promessa de redenção... 6  Disse mais o Senhor nos dias do rei Josias: Viste o que fez a rebelde Israel? Ela foi a todo o monte alto, e debaixo de toda a árvore verde, e ali andou prostituindo-se. 7  E Eu disse: Depois que fizer tudo isto, voltará para Mim; mas não voltou; e viu isto a sua aleivosa irmã Judá. 8  E vi que, por causa de tudo isto, por ter cometido adultério a rebelde Israel, a despedi, e lhe dei a sua carta de divórcio, que a aleivosa Judá, sua irmã, não temeu; mas se foi e também ela mesma se prostituiu. 9  E sucedeu que pela fama da sua prostituição, contaminou a terra; porque adulterou com a pedra e com a madeira. 10  E, contudo, apesar de tudo isso a sua aleivosa irmã Judá não voltou para mim de todo o seu coração, mas falsamente, diz o Senhor.11  E o Senhor me disse: Já a rebelde Israel mostrou-se mais justa do que a aleivosa Judá. 12  Vai, pois, e apregoa estas palavras para o lado norte, e dize: Volta, ó rebelde Israel, diz o Senhor, e não farei cair a minha ira sobre ti; porque misericordioso Sou, diz o Senhor, e não conservarei para sempre a Minha ira.13 Somente reconhece a tua iniqüidade, que transgrediste contra o Senhor teu Deus; e estendeste os teus caminhos aos estranhos, debaixo de toda a árvore verde, e não deste ouvidos à minha voz, diz o Senhor. 14  Convertei-vos, ó filhos rebeldes, diz o Senhor; pois Eu vos desposei; e vos tomarei, a um de uma cidade, e a dois de uma família; e vos levarei a Sião. 15  E dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência.16  E sucederá que, quando vos multiplicardes e frutificardes na terra, naqueles dias, diz o Senhor, nunca mais se dirá: A arca da aliança do Senhor, nem lhes virá ao coração; nem dela se lembrarão, nem a visitarão; nem se fará outra. 17  Naquele tempo chamarão a Jerusalém o trono do Senhor, e todas as nações se ajuntarão a ela, em nome do Senhor, em Jerusalém; e nunca mais andarão segundo o propósito do seu coração maligno. 18  Naqueles dias andará a casa de Judá com a casa de Israel; e virão juntas da terra do norte, para a terra que dei em herança a vossos pais. 19  Mas eu dizia: Como te porei entre os filhos, e te darei a terra desejável, a excelente herança dos exércitos das nações? Mas eu disse: Tu me chamarás meu pai, e de mim não te desviarás.20  Deveras, como a mulher se aparta aleivosamente do seu marido, assim aleivosamente te houveste comigo, ó casa de Israel, diz o Senhor. 21  Nos lugares altos se ouviu uma voz, pranto e súplicas dos filhos de Israel; porquanto perverteram o seu caminho, e se esqueceram do Senhor seu Deus.22  Voltai, ó filhos rebeldes, eu curarei as vossas rebeliões. Eis-nos aqui, vimos a ti; porque tu és o Senhor nosso Deus.”
            Note que Oséias deveria não apenas aceitá-la de volta, mas amá-la. Não só amar, mas amar como Deus ama Seu povo. Oséias seguiu novamente a ordem de Deus e a comprou por 15 siclos de prata e uma medida de cevada. Normalmente, um escravo valia 30 siclos (Êx 21:32), "mas ou a cevada pagou a diferença, ou Gômer foi comprada com desconto. O fato de Oséias ter aceito de volta sua esposa adúltera reflete a situação histórica. Deus amava Seu povo Israel, embora este fosse adúltero. Esta é a mensagem de Oséias em palavras e em atos. Os israelitas podiam aceitar mais facilmente a fidelidade de Deus vendo a fidelidade de Oséias em aceitar de volta uma esposa infiel.  A história narrada nestas páginas mostra como Deus está disposto a perdoar Seus filhos transgressores. A violação do casamento pela infidelidade é uma das piores formas de uma pessoa trair a outra. E Deus usa essa imagem para descrever como considera o adultério espiritual de Seu povo. Mas, ainda assim, Ele está disposto a perdoá-lo e aceitá-lo de volta. No mínimo, estes capítulos revelam ao povo de Deus a extensão de Sua graça.
       "Jesus” é nosso Salvador hoje. Está intercedendo por nós no lugar santíssimo do santuário celestial, e perdoará nossos pecados. Faz toda a diferença no mundo para nós espiritualmente se nos apoiamos em Deus, sem nenhuma dúvida, como sobre um firme fundamento, ou se procuramos encontrar alguma justiça em nós mesmos antes de ir ter com Ele. Desvie o olhar do próprio eu e olhe para o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. É pecado duvidar. A menor descrença, se for acalentada no coração, traz sentimento de culpa e ocasiona grande escuridão e desalento." – Ellen. G. White,
Oséias viveu no oitavo século antes de Cristo durante os últimos anos do reino de Israel (o reino dividido do norte) Foi um homem resignado e centrado a ouvir e obedecer a Deus. Deus usa a figura da própria família de Oséias para figurar Sua relação com Israel. A mulher de Oséias se tornou adúltera, e teve filhos com seus amantes. Apesar de tudo que Oséias fez para mostrar o seu amor, ela o trai repetidas vezes mesmo que confrontada constantemente pela fidelidade de seu marido.
Tomar alguém por esposa ou esposo significa um vinculo uma aliança muito séria e o pedido de Deus a Oséias significava que Deus havia escolhido um perfil de esposa para ele e que de alguma forma não teria possibilidades de escolher outro perfil, porque Deus havia dito: “Uma mulher de prostituições”. As vezes pensamos, será que Deus não tinha uma coisa melhor para Oséias? Vale lembrar que Deus não sugeriu quem era a mulher que Oséias deveria escolher, mas apenas o perfil desta mulher para cumprir seus propósitos. Pessoalmente eu sempre agradeço a Deus por nos dar esta liberdade de escolha. Poder escolher a mulher ou o marido com que queremos nos casar para sempre é um privilégio. Também não julgo que Oséias tenha escolhido a mulher errada, mas como Deus sempre cumpre seu propósito em nós servos Dele, creio que o casamento de Oséias, meu casamento e o seu tem um propósito para cumprir, ainda que você esteja pensando que escolheu a pessoas errada.
2 - A Resignação é Necessária:  Oséias poderia ter questionado a Deus o porquê de ter que casar-se com aquele figurinha carimbada (Gomer), mas creio que a palavra de Deus ecoava em seus ouvidos: “Vai, toma por esposa...” Em outras palavras, Deus estava dizendo: “Não considere os defeitos, case-se com ela! Eu estou lhe mandando para que eu possa concluir meu propósito”.  Neste caso, creio que a resignação do profeta o fez calar-se e continuar. Resignação é o que todos precisamos para manter o casamento em tempo de crise. Precisamos nos resignar a viver somente para aquela pessoa com quem casamos por mais defeitos que tenha, para nunca considerar em nossa mente uma experiência extra-conjugal. O resignado é resoluto e sabe que a mulher de sua vida é aquela com quem casou-se e vice e versa e não há possibilidade nenhuma de considerar uma terceira pessoa. Amado leitor, pense assim: Eu me casei para sempre e vou envelhecer com esta pessoa, custe o que custar. Ninguém é melhor que minha esposa ou esposo. Esta pessoa me completa porque é diferente de mim. Sabe amado leitor, ter alguém que pensa 100% como pensamos e que concorda 100% conosco seria uma tragédia! Eu creio mesmo que não conseguiria viver com uma pessoa que se parece comigo, pensa como eu penso, age como eu de maneira nenhuma. É a maneira de ser toda especial e diferente de minha esposa que me faz sentir-me atraído. A força de nossa relação está em nossa capacidade de dialogo e atitudes de convergências. Resigne sua vida e seja resoluto em amar, dialogar e convergir por obediência a Deus! Oséias pagou o preço por sua esposa.
“Disse-me o Senhor: Vai outra vez, ama uma mulher, amada de seu amigo, e adúltera, como o Senhor ama os filhos de Israel, embora eles se desviem para outros deuses, e amem passas de uvas. Assim eu comprei para mim tal mulher por quinze peças de prata, e um hômer e meio de cevada; e lhe disse: Por muitos dias tu ficarás esperando por mim; não te prostituirás, nem serás mulher de outro homem; assim também eu esperarei por ti.” (Oséias 3: 1-3)  Oséias traído, abandonado, envergonhado, porque nestas horas sempre aparece alguém dizendo: Eu te avisei! Este homem vai buscá-la de volta a semelhança da palavras de Jesus que diz que assim como Cristo Amou a Igreja ame sua mulher. ( Ef: 5:25)  “24  De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos. 25  Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, 26  Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, 27  Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. 28  Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. 29  Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja;”
          Quanto você pagaria ou investiria por seu cônjuge para honrar a palavra do Senhor de amá-lo (a)? Vou pedir que você invista em paciência, tolerância, respeito, confiança. Vou pedir que você honre a Palavra de Deus e tenha o Senhor como um elo forte entre vocês dois. Investimento em nosso cônjuge nunca é demais.   “Quem é sábio, para que entenda estas coisas? prudente, para que as saiba? Porque  os caminhos do Senhor são retos, e os justos andarão neles; mas os transgressores neles cairão.” (Oséias 14:9) Este é simplesmente um rascunho sobre o assunto inesgotável que é a relação conjugal. Que o Senhor, através deste lhe dê lampejos e abra mais sua visão.
Em Uma Visão de Fé!  Rildo G. Lopes – Pastor    www.missaoterra.com
O livro de Oséias, talvez mais do que qualquer outro livro do Velho Testamento, expõe o coração de Deus. Oséias vive no próprio casamento que Deus estava passando em relação a Israel. Os primeiros três capítulos descrevem a vida de Oséias. Ele se casa, mas a mulher dele se torna adúltera. Ele sofre com a infidelidade dela, mas ainda mostra a misericórdia para tomá-la de volta. Assim Deus viu a sua noiva, o povo de Israel, se envolvendo com "outros deuses", ou seja, cometendo adultério espiritual. Mesmo depois de tudo que Israel havia feito, Deus teria graça e misericórdia para reconciliar com esta esposa adúltera e estabelecer uma nova aliança com ela.1:2-3
O casamento de Oséias com Gômer representa a relação de Deus com Israel. Pode também sugerir o relacionamento da igreja com Jesus e até pode sugerir o meu e o teu relacionamento com Deus.
         Obs. "toma uma mulher de prostituições" provavelmente sugere que ela veio de um ambiente de imoralidade, e teria a tendência de se tornar adúltera. Não faz sentido sugerir que Deus mandou que Oséias se casasse com uma prostituta, por vários motivos: (1) Deus sempre incentiva a pureza no casamento; (2) O caso de Gômer é paralelo ao de Israel, que se tornou adúltera depois de "casar" com Deus; (3) O relato comenta sobre filhos que nasceram depois do casamento, mesmo de adultério, mas não fala de nenhum filho nascido antes do casamento dela com Oséias.
A rejeição do povo seria temporária. Observe nestes versículos:
(1) Embora Deus fizesse "cessar o reino da casa de Israel" (1:4), ele não destruiria todas as pessoas (1:10). Ele não tinha esquecido da promessa de abençoar todas as famílias da terra por meio do descendente de Abraão (Gênesis 12:3).(2) Deus mudaria a sorte do povo: De "Não-Meu-Povo" para "Filhos do Deus 
Vivo";  De Desfavorecida para Favor. (3) Israel e Judá se uniriam sob uma só cabeça. Obs.: 1 Pedro 2: “9  Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;10  Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia.”
Os cristãos são os filhos do Deus Vivo, favorecidos por Ele. Jesus é o único, cabeça deste povo Efésios 1: 21  Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; 22  E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, 23  Que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.”
No cap. 01 podemos tirar uma grande lição para nossas vidas:
Oséias casa-se com Gômer, ciente das circunstâncias imorais que a rodeavam. Mas ele casa-se com ela em pureza, para fazer dela sua esposa. Através desse casamento Deus sonhava em fazer uma aliança com Israel. Mas Deus viu seu povo, sua noiva, muitas vezes eu e você nos envolvendo com “Outros deuses”, ou seja cometendo adultério espiritual e gerando filhos que lhe aborrecem. Quem de nós, manteria um casamento com tanta infidelidade? Mas por muitas vezes, este é o nosso comportamento para com Deus. O buscamos na necessidade e nos tornamos alvo de seu amor e misericórdia, (Deus sempre sonha em ternos pra Si, versículos 10,11), mas depois que passa a necessidade nos voltamos para o nosso ego, para os outros deuses, para a nossa vontade e nos esquecemos Dele. Eu e você somos alvos do amor de Deus, Amor este que sofre com as nossas infidelidades.
Vamos ao capitulo 02. 2:2-23.  Obs.: Neste trecho, Deus está falando sobre Israel como sua mulher adúltera. 2:2-8: Deus tem motivo inegável para repudiar Israel: As prostituições e adultérios dela.
Ele, porém, gostaria de poupá-la. Para fazer isso, teria que ver o arrependimento dela.Vers. 5: Irei atrás de meus amantes, que me dão o meu pão e a minha água, a minha lã e o meu linho, o meu óleo e as minhas bebidas....7 Ela irá em seguimento de seus amantes, porém não os alcançará; buscá-los-á, sem, contudo os achar; então, dirá: Irei e tornarei para o meu primeiro marido, porque melhor me ia então do que agora. Quando Gômer foi atrás de amantes (ídolos), ela achou que eles fossem a fonte das suas necessidades. Deus, como marido, impediu o acesso de Israel aos seus amantes, dando-lhe motivo para voltar e buscar o marido. De fato, não foram os amantes e sim o próprio Senhor que sustentava Israel. Ela tomou as coisas que Deus lhe deu e as usou para servir Baal (um falso deus). 2:9-13. Quando Israel insistiu em praticar a prostituição espiritual, Deus decidiu castigá-la. O castigo incluiu vários aspectos:  -Ele retinha as necessidades que sempre lhe havia dado (9).  -Ele deixou Israel exposta diante dos amantes, onde os outros perceberam a pobreza e nudez dela (10).  -Ele tirou o gozo que ainda restava na vida dela (11). As coisas citadas neste versículo se referem ao gozo da comunhão com Deus (Festas, sábados e solenidades). Deus lhe negou a comunhão devido à infidelidade do povo. -Ele destruiu as coisas que ela recebeu, supostamente, dos amantes (12).  -Ele deixou o povo sofrer durante um determinado tempo, conforme o tempo em que andava na idolatria (13).  Obs.: As conseqüências do pecado são freqüentemente, os resultados naturais do próprio erro. Deus simplesmente parou de proteger e cuidar do povo, e Israel sofreu nas mãos dos próprios amantes.
           Aqui podemos tirar mais uma lição.    1. Nós, Mulheres, somos alvos do amor de Deus como Gômer,   O amor de Deus por nós é um amor que tem limites. Somos alvos do amor de Deus a cada amanhecer. Mas um amor maduro e responsável e não infantil. Deus nos ama, mas respeita nossa vontade. Por muitas vezes não vivemos a vontade ativa de Deus, mas a permissiva que é fruto da misericórdia de Deus por respeitar a nossa vontade. Gômer não se satisfez com o casamento, com os adultérios, ela precisou sair de casa. Ela precisou ir atrás de seus amantes. O Senhor até que tentou cerca-la, mas em sua obstinação o Senhor permitiu que ela chegasse ao seu limite e expos a sua vergonha.
Vers.  8  Ela, pois, não soube que eu é que lhe dei o trigo, e o vinho, e o óleo e lhe multipliquei a prata e o outro, que eles usaram para baal. 9 Portanto, tornar-me-ei, e reterei, a seu tempo, o meu trigo e o meu vinho, e arrebatarei a minha lã e o meu linho, que lhe deviam cobrir a nudez. 10 Agora, descobrirei as tuas vergonhas aos olhos dos seus amantes, e ninguém a livrará da minha mão. 11 Farei cessar todo o seu gozo, as suas festas de lua nova, os seus sábados e todas as suas solenidades.  12 Devastarei a sua vide e a sua figueira de que ela diz: Esta é a paga que me deram os meus amantes;
          Você e eu somos alvos desse amor, mas precisamos estar cientes que o Amor de Deus tem limites e o maior deles é a Santidade. Por mais que o Senhor nos ame jamais Ele misturará o santo com o profano. Deus nos ama e caminha conosco, até que nossa caminhada não fira a Sua Santidade.
O Senhor, como Oséias suportou muitas coisas da parte de Israel e da parte de Gômer, mas quando Gômer tomou a decisão de ir atrás de seus amantes, Deus até tentou cerca-la, mas não a prendeu. Assim é comigo e com você, Somos alvos do amor de Deus, mas quando tomamos a decisão de nos dobrar a outros deuses, a nos prostituirmos espiritualmente, o Senhor não nos prende e nem caminha mais conosco, Ele simplesmente permite que venhamos a cair em si e a reconhecer a paga que nossos amantes nos deram: decepções.
Ainda no capitulo 02: 2:14-23.  Depois do período de sofrimento, depois de cair em si. Depois de ser escrava e talvez até colocada em exposição para ser vendida, Gômer ou  Israel é atraída de novo pelo próprio marido. A figura aqui é de um namoro e reconciliação. Deus atraiu a sua mulher infiel e a levou para o deserto para falar ao coração. Deus age para possibilitar a volta dela, mas somente num lugar longe dos amantes. Ele a trata bem, como nos dias do namoro com a jovem. E aqui nestes versículos podermos tirar mais uma lição:
1. Nós, Mulheres, somos alvos do amor de Deus como Gômer, AMOR ESTE QUE NOS CONDUZ AO DESERTO.  Obs.: O vale de Acor se torna em porta de esperança (15). Acor quer dizer desastre ou desgraça. Foi o lugar onde Acã morreu depois do seu pecado na conquista de Canaã (Josué 7:24-26). Por meio da desgraça do cativeiro na Assíria (11:5), o povo encontraria a esperança da nova vida. Os momentos difíceis em nossas vidas, até as correções que Deus nos dá como filhos, servem como portas de esperança (veja Hebreus 12:4-13). Gômer precisou passar por sofrimentos, por exposições e ser levada para o deserto, para longe de seus amantes para reconhecer o amor de seu marido. Deserto é sempre lugar de tratamento. No deserto, nossos olhos se abrem. Não nos preocupamos mais com detalhes, mas só com o essencial. Deixamos nossas mazelas para se importar com o que realmente importa. No Deserto descobrimos que o que mais precisamos é de Deus e não das ilusões que as religiões nos apresentam. No deserto só nos importa o marido, os amantes já não nos satisfazem. Ela chamaria Deus de "meu marido", não de "meu Baal" ou "meu senhor" (16-17).Vers. 16 Naquele dia, diz o Senhor, ela me chamará: Meu marido e já não me chamará: Meu baal. 17 Da sua boca tirarei os nomes dos baalins, e não mais se lembrará desses nomes. Obs.: A palavra "baal" significa "senhor" ou "mestre". Chamando Deus por este nome, no contexto da idolatria do povo, estaria deixando-o no mesmo nível com estes falsos deuses. O ponto não é de falta de respeito, pois ele é realmente o único Senhor. É questão de restabelecer a intimidade de marido e mulher, nem falando mais dos amantes. Vers. 19 a 23 / 3: 1 a 5. Ele faria uma aliança de casamento para sempre com a sua mulher arrependida (19-20). Obs.: O amor de Deus. Depois de tudo que Israel fez, repetidas vezes traindo o marido bondoso que tanto a amava, Ele se dispôs a tomá-la de volta e entrar numa nova aliança de casamento. Que amor! Ele seria um Deus bondoso, e ela um povo fiel e abençoado (21-23).  3:1-5. Este pequeno capítulo completa a figura da vida familiar de Oséias. Deus mandou que Oséias tomasse de volta a sua esposa adúltera (1). Oséias obedeceu, comprando de volta a sua mulher (2).Obs.: É calculado que o valor pago aqui equivale o valor de uma escrava (veja Êxodo 21:32).
Oséias e Gômer não voltaram imediatamente a ter relações conjugais. Ele esperou para ver se ela realmente ficaria longe dos amantes (3).
E aqui vamos tirar a última lição : 1. Nós, Mulheres, somos alvos do amor de Deus como Gômer, AMOR ESTE QUE SEMPRE PAGA O PREÇO DA RESTAURAÇÃO.
Gômer foi comprada por quinze peças de prata. Seu marido Oséias pagou o preço para tê-la de volta mesmo depois dos adultérios e da saída de casa. Oséias a trouxe para casa, mas precisou de um tempo para restaurar a intimidade do casal. Na aplicação à nação, Deus deixaria o povo muito tempo sem liderança e sem as coisas necessárias para adorá-lo corretamente. Ao mesmo tempo, ficariam sem os ídolos (4).
No final, Israel seria completamente reconciliada com Deus e com Davi, seu rei (5). Aqui Davi se referindo à Jesus. Eu e você também fomos alvos desse amor de Deus. Amor que paga o preço da restauração. Gômer teve seu preço em 15 peças de prata, o nosso preço foi o sangue de Jesus.
CONCLUSÃO: Eu e você somos alvos do amor de Deus que:
 1. SOFRE COM AS NOSSAS INFIDELIDADES!
 2. TEM LIMITES: SUA SANTIDADE.
 3. NOS CONDUZ AO DESERTO: LUGAR DE TRATAMENTO E CURA.
 4. SEMPRE PAGA O PREÇO DA RESTAURAÇÃO.
         Amor este que toma a iniciativa. Amor este que Deus seu único filho unigênito para restaurar nosso relacionamento com Ele. E eu quero dizer que você está aqui hoje, porque o Senhor quer restaurar a intimidade com você. O preço por tua vida já foi pago, o preço foi o sangue de Jesus. Não conheço a sua vida. Não sei se você tem feito Deus se entristecer com suas infidelidades. Não sei se você não tem passado por privações, lutas, opressões porque você se decidiu ir atrás de amantes e Deus teve que respeitar sua vontade. Não sei quais são os desertos que você tem passado, mas creia que os desertos são para nos fazer cair em si e nos depararmos com o que verdadeiramente necessitamos: do Senhor, do nosso marido, não da religião, mas de uma vida de intimidade com Deus. “Naquele dia, diz o Senhor, ela me chamará: Meu marido e já não me chamará: Meu baal, meu senhor.” (2:16)
Hoje é o teu dia, dia de reconhecer que Deus tem tomado a iniciativa para restaurar a intimidade entre você e Ele. Hoje o Senhor quer te tirar do deserto desta vida, Ele quer tirar você de lá. Ele quer que você abandone todos os seus amantes e saia encostada Nele, o teu marido. Jesus é o noivo, você é a noiva.  Aceite este amor!  Obs.: Este versículo se refere à restauração espiritual do povo na Nova Aliança. Davi simboliza Jesus. Os últimos dias se referem à época do Novo Testamento. Por meio de Jesus, Israel espiritual se aproxima do Senhor
(Gálatas 3:26-29), “26  Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. 27  Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. 28  Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. 29  E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.”             Depois  de um período em que o povo estava em casa mas não em plena comunhão com Deus. Assim o profeta indica um tempo entre a volta do cativeiro e a vinda de Davi (Jesus) para fazer paz entre o povo e Deus.  Propósito: Oséias escreveu este livro para lembrar aos israelitas – e a nós – de que o nosso é um Deus amoroso, cuja lealdade ao povo de Sua aliança é constante. Embora Israel tenha continuado a recorrer a falsos deuses, o amor inabalável de Deus é retratado no marido sofredor da esposa infiel. A mensagem de Oséias é também uma de advertência àqueles que dariam as costas ao amor de Deus. Através da representação simbólica do casamento de Oséias e Gomer, o amor de Deus pela nação idólatra de Israel é exibido em uma rica metáfora com temas de pecado, juízo e amor perdoador.
Resumo: O Livro de Oséias pode ser dividido em duas partes: (1) Oséias 1:1 – 3:5 é uma descrição de uma mulher adúltera e um marido fiel, simbólico da infidelidade de Israel a Deus através da idolatria, e (2) Oséias 3:6-14:9 contém a condenação de Israel, especialmente Samaria pela adoração de ídolos, e sua eventual restauração.
A primeira seção do livro contém três poemas distintos que ilustram como os filhos de Deus continuavam se apegando à idolatria. Deus manda Oséias se casar com Gomer, mas depois de dar-lhe três filhos, ela o abandona pelos seus amantes. A ênfase simbólica pode ser vista claramente no primeiro capítulo quando Oséias compara as ações de Israel com o abandono de um casamento em busca de uma vida como prostituta. A segunda seção contém a repreensão dos israelitas por parte de Oséias, seguida pelas promessas e misericórdias de Deus. O Livro de Oséias é uma narração profética do amor incansável de Deus pelos Seus filhos. Desde o início dos tempos, a criação ingrata e indigna de Deus tem aceito o Seu amor, graça e misericórdia, enquanto ainda não podendo abster-se de sua maldade.
A última parte de Oséias mostra como o amor de Deus mais uma vez restaura os Seus filhos à medida que Ele se esquece de seus erros quando se aproximam de Deus com um coração arrependido. A mensagem profética de Oséias prediz a vinda do Messias de Israel 700 anos no futuro. Oséias é citado frequentemente no Novo Testamento.
Prenúncios: Oséias 2:23 é a maravilhosa mensagem profética de Deus para incluir os gentios [não-judeus] como Seus filhos, assim como registrado também em Romanos 9:25 e 1 Pedro 2:10. Os gentios não são originalmente “o povo de Deus”, mas através da Sua misericórdia e graça, Ele providenciou Jesus Cristo, e pela fé nEle somos enxertados na árvore do Seu povo Romanos 11:  “11  Digo, pois: Porventura tropeçaram, para que caíssem? De modo nenhum, mas pela sua queda veio a salvação aos gentios, para os incitar à emulação. 12  E se a sua queda é a riqueza do mundo, e a sua diminuição a riqueza dos gentios, quanto mais a sua plenitude! 13  Porque convosco falo, gentios, que, enquanto for apóstolo dos gentios, exalto o meu ministério; 14  Para ver se de alguma maneira posso incitar à emulação os da minha carne e salvar alguns deles. 15  Porque, se a sua rejeição é a reconciliação do mundo, qual será a sua admissão, senão a vida dentre os mortos? 16  E, se as primícias são santas, também a massa o é; se a raiz é santa, também os ramos o são. 17  E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado em lugar deles, e feito participante da raiz e da seiva da oliveira, 18  Não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti. 19  Dirás, pois: Os ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado. 20  Está bem; pela sua incredulidade foram quebrados, e tu estás em pé pela fé. Então não te ensoberbeças, mas teme. 21  Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, teme que não te poupe a ti também. 22  Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas para contigo, benignidade, se permaneceres na sua benignidade; de outra maneira também tu serás cortado. 23  E também eles, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; porque poderoso é Deus para os tornar a enxertar. 24  Porque, se tu foste cortado do natural zambujeiro e, contra a natureza, enxertado na boa oliveira, quanto mais esses, que são naturais, serão enxertados na sua própria oliveira!”
           Esta é uma verdade surpreendente sobre a Igreja, uma que é chamada de “mistério” porque, antes de Cristo, apenas os judeus eram considerados o povo de Deus. Quando Cristo veio, os judeus foram temporariamente deixados de lado “até que haja entrado a plenitude dos gentios” (Romanos 11:25). “25  Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado. 26  E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, E desviará de Jacó as impiedades. 27  E esta será a minha aliança com eles, Quando eu tirar os seus pecados.”
       Aplicação Prática: O livro de Oséias nos assegura do amor incondicional de Deus por Seu povo. No entanto, ele também é um retrato de como Deus é desonrado e irritado pelas ações de Seus filhos. Como pode uma criança que recebe uma abundância de amor, misericórdia e graça tratar um Pai com tanto desrespeito? No entanto, temos feito isso há séculos. Ao considerarmos como os israelitas voltaram as costas para Deus, não precisamos olhar mais longe do que o espelho à nossa frente para ver um reflexo desses mesmos israelitas. Apenas ao lembrar-nos de quanto Deus tem feito por cada um nós é que seremos capazes de evitar a rejeição do Único que pode nos dar a vida eterna na Glória, em vez do inferno que merecemos. É essencial que aprendamos a respeitar o nosso Criador. Oséias tem nos mostrado que quando cometemos um erro, se temos um coração triste e uma promessa de arrependimento, Deus vai – novamente – demonstrar o seu amor eterno por nós (1 João 1:9). “8  Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.9  Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. 10  Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.”
           Nobre leitor (a) espero ter podido mostrar a você um pouco do grande amor de “Deus”por seu povo daquela época e por nós nos dias de hoje; pois assim é “Deus”. Amoroso e perdoador:“Deus” jamais desistiu de salvar seu povo do pecado! Mesmo no meio de prostituições, “Ele” se fez presente no objetivo de que o arrependimento fosse dado a aqueles que se arrependessem.  Obs. Aqui meu comentário foi mais teológico, por isto parece estar mais complicado de entender.  Oséias foi este escolhido por “Deus” para salvar seu “povo”. A prostituição agrada a “Deus”!  Claro que não. Leia todo o livro de Oséias sabendo que o objetivo maior de “Deus” foi a salvação e a libertação de seu povo do pecado, da prostituição. Oséias foi mais daqueles que obedeceu a ordem, um mandamento de “Deus”. Parece ser difícil de entender este livro, mas não é amigo leitor (a), Oséias foi um propósito de “Deus” como ser qualquer um de nós, nos dias de hoje para sermos usados por “Deus”. Pensem nisto com carinho e muito amor; e quando vocês forem ler o livro de Oséias, a visão de vocês será outra.
           Prostituição não vem de “Deus, e não agrada a Deus”, e Ele, não passa a mão na cabeça daqueles que insistem e persistem em permanecer no erro, no pecado, e que naquela época levava a morte física e também a espiritual. Hoje a morte espiritual é pior que a física, pois te levará e te deixará para sempre no inferno, caso você não se arrepender e sair deste pecado. Para “Deus” nada mudou: o mundo evoluiu, cresceu, mas os mandamentos do Senhor continuam os mesmos. É muito difícil de entender e de aceitar os desígnios, os mandamentos de “Deus”, porque é mais fácil viver no pecado, na mentira que obedecer e viver dentro da verdade. Pensem nisto,” por favor”, e mais: nossos pecados foram levados na morte de Cruz, de “Jesus Cristo”, Ele, pagou o maior preço por nossos pecados, e sem merecer, e sem ter cometido pecado algum. Levem a sério os mandamentos de “Deus” que são apenas dez mandamentos: busquem a salvação antes que seja tarde demais; pois chegará o dia em que muitos irão procurar o Salvador do mundo, e não irão encontrar. Este dia, está mais próximo do que imaginamos: Arrependam-se enquanto há tempo para o arrependimento, para o perdão do Senhor.
Este tema foi escrito e pesquisado por: José Carlos Ribeiro, membro da PiB de Campo Grande MS.
Sou escritor evangélico ainda desconhecido para o mundo, mas super conhecido por “Deus”. Sou formado em capelania hospitalar e prisional; não tenho formação teológica, mas sim bíblica. Sou um estudioso da palavra de “Deus” a Bíblia Sagrada.      
Que “Deus” continue abençoando a todos vocês em nome de  “Jesus Cristo”
Campo Grande 29 de janeiro de 2012:  jcr0856@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bíblia Sagrada comentada por livros por José Carlos Ribeiro Comentário nos livros de Joel, Amós, Obadias, Jonas & Miquéias: livros 29, 30,31,32,33 e 34

 Bíblia Sagrada comentada por livros por José Carlos Ribeiro    Comentário nos livros de Joel, Amós, Obadias, Jonas & Miquéias: livros 29, 30,31,32,33 e 34           O nome Joel significa, literalmente, “ Jeová é Deus”. Este é um nome muito comum em Israel, e Joel, o profeta, é especificado como o filho de Petuel. Nada é conhecido a respeito dele ou da circunstância de sua vida. Provavelmente que ele tenha vivido em Judá e profetizado em Jerusalém. Não há como datar o livro com absoluta certeza, e os estudiosos variam em suas opiniões. Há referências tanto em Amós como em Isaías, que também estão em Joel (comparar Amós 1.2 com Joel. 3.16 e Isa. 13.6 com Jl 1.15) É opinião de muitos conservadores que Amós e Isaias tenham tomado emprestado de Joel, fazendo-o um dos mais antigos dos profetas menores. Além do mais, a adoração a Deus, a qual o sumo sacerdote Joiada restaurou durante o reinado de Joás (2.Rs 11; 2Crôn. 23.16), é suposta por Joel. Portanto muitos sustentam que

How to receive and deserve God's blessings in your life. Part V III. Purity and perseverance: it is part of God's blessings: also in Greek English and German

Como receber e merecer as bênçãos de Deus em sua vida. Parte V III. A                                              Pureza e perseverança: faz parte das bênçãos de Deus:                                                                                   Nobres leitores o tema continua mostrando um pouco mais sobre pureza e perseverança, pois é algo muito difícil nos dias de hoje. Ser puro incomoda, e perseverar em honestidade, lealdade, justiça, temor e obediência também incomodam. No mundo globalizado de hoje é quase impossível encontrar alguém puro, integro, honesto etc. ser puro não te dará benefícios financeiros, morais e religiosos. Vejam o exemplo do que esta acontecendo em nosso País onde ser corrupto, ladrão, bandido, canalha, pilantra, trás milhões de dólares nas contas destas pessoas. Ser puro neste País tem sentido contrario, pois aqui no Brasil, eles se purificaram e perseveram em corrupções roubando todo um País. A pureza de nossos políticos é tão evidente que, não consegui

Discernimento, entendimento e Sabedoria: O que é discernimento segundo a Bíblia. Parte I Também em Inglês Grego e Alemão

Discernimento, entendimento e Sabedoria: O que é discernimento segundo a Bíblia. Parte I                   Conhecendo  melhor a Bíblia, e a palavra de Deus.            Nobres leitores irei mostrar a todos vocês um pouco mais sobre o que é discernimento segundo a palavra de Deus.  O discernimento é essencial no processo de tomar decisões sábias.   A Bíblia diz em Tiago 1: “ 5  E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. 6  Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. 7  Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. 8  O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos. 9  Mas glorie-se o irmão abatido na sua exaltação, 10  E o rico em seu abatimento; porque ele passará como a flor da erva. 11  Porque sai o sol com ardor, e a erva seca, e a sua flor cai, e a formos