Pular para o conteúdo principal

Perdoar: porque perdoar, e amar meu inimigo! PARTE III



    Perdoar: porque devo liberar perdão, e amar meu inimigo! PARTE III
Nobres leitores (as) vamos aprofundar um pouco mais sobre este maravilhoso tema, agora livro que fala justamente sobre “aquilo que agrada a “Deus”  através do Filho Jesus Cristo”.
              Este tema mexe com todos nós, sem distinção de credo religioso: perdoar as coisas simples da vida já não fazemos com frequência; imagine se o perdão, a benção e o amor dever ser dado a alguém que nos tirou algo de mais valioso! Imagine se este pessoa tirou a vida de um ente querido!   Porque devo liberar perdão e abençoar esta pessoa! Impossível? Não. É isto que devemos fazer a esta pessoa. Amar, abençoar e perdoar  “aquele” que nos ofendeu, nos humilhou ou nos maltratou; sabe porquê? “Jesus” fez isto por todos nós, não nos pediu nada em troca.   
Por que perdoar?
Mateus. 6: “12  E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; 14  Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; 15  Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.”      
           Como o perdão é importante na vida do ser humano. O perdão é um dos maiores mandamentos da Palavra de Deus, e anda de mãos dadas com o amor verdadeiro. Por mais dura que seja a maldade e a ingratidão do ser humano, devemos sempre perdoar uns aos outros. É o que Deus requer de seus filhos, que vivam em perfeita união. Comparamos o perdão desta parábola: Mateus. 18: “23  Por isso o reino dos céus pode comparar-se a um certo rei que quis fazer contas com os seus servos; 24  E, começando a fazer contas, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos; 25  E, não tendo ele com que pagar, o seu senhor mandou que ele, e sua mulher e seus filhos fossem vendidos, com tudo quanto tinha, para que a dívida se lhe pagasse. 26  Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, sê generoso para comigo, e tudo te pagarei. 27  Então o senhor daquele servo, movido de íntima compaixão, soltou-o e perdoou-lhe a dívida.28  Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos, que lhe devia cem dinheiros, e, lançando mão dele, sufocava-o, dizendo: Paga-me o que me deves. 29  Então o seu companheiro, prostrando-se a seus pés, rogava-lhe, dizendo: Sê generoso para comigo, e tudo te pagarei.30  Ele, porém, não quis, antes foi encerrá-lo na prisão, até que pagasse a dívida.31  Vendo, pois, os seus conservos o que acontecia, contristaram-se muito, e foram declarar ao seu senhor tudo o que se passara. 32  Então o seu senhor, chamando-o à sua presença, disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste. 33  Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti? 34  E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que devia.35  Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas.”     Veja o que Paulo disse em 2 Coríntios.2: “5  Porque, se alguém me contristou, não me contristou a mim senão em parte, para vos não sobrecarregar a vós todos. 6  Basta-lhe ao tal esta repreensão feita por muitos.7  De maneira que pelo contrário deveis antes perdoar-lhe e consolá-lo, para que o tal não seja de modo algum devorado de demasiada tristeza.8  Por isso vos rogo que confirmeis para com ele o vosso amor.9  E para isso vos escrevi também, para por esta prova saber se sois obedientes em tudo. 10  E a quem perdoardes alguma coisa, também eu; porque, o que eu também perdoei, se é que tenho perdoado, por amor de vós o fiz na presença de Cristo; para que não sejamos vencidos por Satanás;”
        O Senhor Jesus, se entregou em nosso lugar na cruz para que o nossos pecados fossem perdoados e purificados e pudéssemos estar limpos na presença do Pai. “Pai perdoa porque não sabem o que fazem”.  Agora que estamos limpos no sangue de Cristo, temos que aprender a perdoar, enquanto estamos presente aqui nesta vida terrena, terrível, ingrata, cheia de maldade, mas lembrando de que nós não somos deste mundo. Que tudo isto vai passar e que breve estaremos juntos com o Pai.  Diz assim em Efésios 4: “31  Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós, 32  Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.”                                PG .036
     A importância do perdão. Na oração que Jesus ensinou a seus discípulos como um padrão ou modelo para se entender os princípios divinos, encontramos as seguintes palavras: “Porque, se vocês perdoarem as pessoas que ofenderem vocês, o Pai de vocês, que está no céu, também perdoará vocês. Mas, se não perdoarem essas pessoas, o Pai de vocês também não perdoará as ofensas de vocês (Mat. 6:14-15).
 Este ensinamento do Mestre nos revela um princípio espiritual muito sério: Deus trata você de acordo com a maneira como você trata o seu irmão. Por isso, ficamos sabendo de uma verdade muito importante: Quando éramos perdidos e nos arrependemos de nossos pecados, porque cremos em Jesus e o aceitamos como Senhor e Salvador fomos perdoados de todos os nossos pecados e nos tornamos filhos de Deus, pela graça, isto é, de graça, sem nenhum pagamento ou critério de justiça.        Porque Deus é misericordioso Ele resolveu nos perdoar. Porém, a partir do momento que, já como filhos, tivermos algum tipo de atrito ou conflito entre irmãos, que venha gerar pecado, Deus só nos dará o perdão se perdoarmos a quem nos ofendeu. Precisamos aprender a usar o mesmo critério de Deus: Misericórdia.  A única barreira que o Senhor colocou para não atender as suas orações é se você guardar rancor e ressentimento. Veja o que diz Salmos 66: “18  Se eu atender à iniqüidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá; 19  Mas, na verdade, Deus me ouviu; atendeu à voz da minha oração. 20  Bendito seja Deus, que não rejeitou a minha oração, nem desviou de mim a sua misericórdia.”
Se você não perdoa aos outros também não é perdoado e nem suas orações são ouvidas.                 Porque acontece isso? O problema é que quando você reluta em perdoar você está dizendo que é perfeito e pode cobrar perfeição dos outros. Esta atitude mostra que estamos querendo que seja feita justiça pelo mal que sofremos. Esquecemos que se nosso problema foi resolvido pela graça, isto é, fomos perdoados não pela justiça, mas pela misericórdia, também temos que resolver o problema com a outra pessoa concedendo-lhe perdão pela graça, sem exigir justiça. A conseqüência de se declarar perfeito, exigindo que seja feita justiça para nosso caso, é que saímos da posição de pecadores e achamos que estamos certos e por isso já não necessitamos da graça de Deus. Desta forma não podemos ser perdoados porque Deus somente perdoa a pecadores. Existe um demônio que atua com um profundo sentimento de justiça que culmina em vingança. Para sentir a presença deste espírito, basta assistir a um filme de ação.         No filme o vilão faz todas as atrocidades para nos levar a sentir um senso de justiça e vingança.
           Quando o mocinho age exatamente como o vilão, e ganha dele, nós o justificamos por causa desse espírito justiceiro. Diz assim em Hebreus 12: “14  Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; 15  Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem.16  E ninguém seja devasso, ou profano, como Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura.17  Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que com lágrimas o buscou.”                      Cuidado, para que ninguém se torne como uma planta amarga que cresce e prejudica muita gente com o seu veneno. O veneno aqui é produzido por esse espírito de justiça própria. Você não pode exigir justiça porque você mesmo não é santo. Sendo todos nós pecadores, como declara em “Romanos 3.21  Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas; 22  Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença. 23  Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; 24  Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. 25  Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; 26  Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.”
          “Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus”:  Não temos o direito de cobrar justiça de quem quer que seja. É por isso que devemos liberar perdão e simplesmente esquecer o erro do outro. A questão do julgamento de pessoas é tão seria que Jesus trouxe uma advertência sobre ela em Mateus 7:1-2 que diz “Não julguem os outros para vocês não serem julgados por Deus. Porque Deus julgará vocês do mesmo modo que vocês julgarem os outros, e usará com vocês a mesma medida que vocês usarem para medir os outros”.  Mais à frente, Pedro quis saber até quando devemos perdoar as pessoas e sugeriu um número: sete vezes. Mateus 18:21 a 35 e descubra a maneira que seremos tratados por Deus com relação a perdoar sinceramente o irmão. {...} 21  Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? 22  Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete....
            Aqui neste capítulo, Jesus fala do servo infiel, que teve sua divida perdoada, mas que não fez o mesmo com quem lhe devia. Este servo ameaçou seu devedor e o colocou na prisão. Mas ele, não esperava que as coisas se revertessem, e que ele pagaria bem caro seu gesto de infidelidade.... 27  Então o senhor daquele servo, movido de íntima compaixão, soltou-o e perdoou-lhe a dívida. 28  Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos, que lhe devia cem dinheiros, e, lançando mão dele, sufocava-o, dizendo: Paga-me o que me deves. 29  Então o seu companheiro, prostrando-se a seus pés, rogava-lhe, dizendo: Sê generoso para comigo, e tudo te pagarei. 30  Ele, porém, não quis, antes foi encerrá-lo na prisão, até que pagasse a dívida.31  Vendo, pois, os seus conservos o que acontecia, contristaram-se muito, e foram declarar ao seu senhor tudo o que se passara. 32  Então o seu senhor, chamando-o à sua presença, disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste. 33  Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti? 34  E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que devia. 35  Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas.                  Pg. 038
          Veja como essa questão é séria com base no que Jesus diz no verso 35 “... é isso o que o meu Pai, que está no céu, vai fazer com vocês se cada um não perdoar sinceramente o seu irmão.”            Quando eu decido não perdoar eu também não sou perdoado, pois o perdão de Deus é somente para aquele que se declara pecador. Ao negar o perdão eu estou me declarando justo e daí, perco o perdão que vem de Deus.  O que fazer ? Porque você foi livremente perdoado você libera também graciosamente o perdão sobre os outros. Não guarde ressentimentos, mesmo que justificáveis. Não espere o arrependimento do outro para só então perdoá-lo. Não alimente a mágoa no seu coração, mas trate com ela rapidamente.
è 2. Ressentimento produz escravidão. A falta de perdão mantém você em escravidão pelos seguintes motivos:Ressentimento é uma das causas de enfermidades. Ressentimento produz fortalezas espirituais. A amargura, por exemplo, é mais que ressentimento, é uma fortaleza espiritual.
Amargura é um ressentimento antigo.  Ressentimento torna-o escravo da pessoa que o ofendeu. A sua mente e ações estão sempre direcionadas para essa pessoa. Tudo que ela fizer continuará ferindo você. è 3. O que fazer se você ofendeu alguém? Diz assim em Mateus 5: “22  Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno. 23  Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24  Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta. 25  Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão. 26 Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último ceitil.” Quando Jesus fala sobre ser jogado na cadeia, isto pode ter alguns significados diversos. Pode significar que se você não resolve o problema com o irmão ofendido e ele morre, fica uma pendência para ser resolvida no dia do julgamento. Pode significar também que a falta de perdão inevitavelmente se manifestará em doenças físicas e mentais. Estas podem ser um duro fardo em sua vida. A falta de perdão é uma base legal para o inimigo estabelecer fortalezas malignas em sua vida.                                                                                               4. O que a pessoa ofendida deve fazer? A primeira coisa é ir falar com o irmão que o ofendeu.
Jesus disse “Se o seu irmão pecar contra você, vá e mostre-lhe o seu erro. Mas faça isso em particular, só entre vocês dois” (Mat 18:15) Não comente com outras pessoas a respeito da sua mágoa ou ressentimento. Jesus disse que se meu irmão pecar contra mim e se arrepender eu devo perdoá-lo quantas vezes for necessário. “Tenham cuidado!” Se o seu irmão pecar, repreenda-o; se ele se arrepender, perdoe. Diz assim em Lucas 17: 3  Olhai por vós mesmos. E, se teu irmão pecar contra ti, repreende-o e, se ele se arrepender, perdoa-lhe. 4  E, se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes no dia vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me; perdoa-lhe.
           Não espere que ele se arrependa antes pra que você possa perdoá-lo. Jesus e Estêvão perdoaram antes que houvesse qualquer arrependimento por parte dos ofensores. Foi por isso que o jovem Saulo, que consentiu na morte de Estêvão, pode se tornar o apóstolo Paulo, que nos deixou grandes ensinamentos. Nós devemos dar a outros o perdão que não merecem, quando não há nenhuma dúvida de que nós fomos feridos, violados e que eles pecaram contra nós. Sim, quando ficar claro que eles nos devem, nós podemos lhes dar um presente não merecido: o perdão.  È isso que Deus está pedindo.
 “Diz assim em Mateus 5:3  Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus; 4  Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados; 5  Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; 6  Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; 7  Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; 8  Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; 9  Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; 10  Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; 11  Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
           “Felizes as pessoas que têm misericórdia dos outros, pois Deus terá misericórdia delas.”   Devemos querer para nós a misericórdia e não a justiça que merecemos. Portanto, escolha perdoar todos que te ofenderam e viva melhor. Uma coisa deve ficar clara; você não é obrigado a perdoar.
Você pode não perdoar. No entanto, você precisa entender as conseqüências disso, ou seja, como o universo espiritual funciona. Você tem direito de reclamar justiça, mas, saiba que você também vai colher o que semear. Você também receberá a justiça que merece em vez da misericórdia que precisa. Um dos motivos que levaram Jó a ser restituído em porção dobrada pode ter sido a sua maneira de tratar os seus inimigos.  “Jamais me alegrei com o sofrimento dos meus inimigos, nem fiquei contente se lhes acontecia alguma desgraça. Jó 31: 29”.                                               Pg. 039
Muitos se confundem ao interpretar o Salmos “18:29  que diz: Tu me dás força para atacar os meus inimigos e poder para vencer as suas defesas”. Veja o que disse o rei Davi nos vers., antes e depois antes: “25  Com o benigno te mostrarás benigno; e com o homem sincero te mostrarás sincero; 26  Com o puro te mostrarás puro; e com o perverso te mostrarás indomável. 27  Porque Tu livrarás o povo aflito, e abaterás os olhos altivos. 28  Porque Tu acenderás a minha candeia; o Senhor meu Deus iluminará as minhas trevas. 29  Porque contigo entrei pelo meio duma tropa, com o meu Deus saltei uma muralha....depois... 30  O caminho de Deus é perfeito; a palavra do Senhor é provada; é um escudo para todos os que nele confiam. 31  Porque quem é Deus senão o Senhor? E quem é rochedo senão o nosso Deus? 32  Deus é o que me cinge de força e aperfeiçoa o meu caminho. 33  Faz os meus pés como os das cervas, e põe-me nas minhas alturas. 34  Ensina as minhas mãos para a guerra, de sorte que os meus braços quebraram um arco de cobre. 35  Também me deste o escudo da tua salvação; a tua mão direita me susteve, e a tua mansidão me engrandeceu.”                 Pg. 040
            Nossos inimigos não são pessoas e sim o diabo que as usam para nos atacar. A força que precisamos de Deus para vencer esse inimigo é a misericórdia e o perdão que recebemos de Deus.
5. Podemos perdoar e mesmo assim não restaurar a posição da pessoa em nosso conceito.
Jesus disse em Lucas 17:3-4 – “Se o seu irmão pecar, repreenda-o; se ele se arrepender, perdoe”. O perdão, portanto, é aplicável em qualquer situação, mas a restauração da posição da pessoa que lhe ofendeu somente acontece quando há arrependimento, isto é, a pessoa corrige o erro e não o pratica mais. Só o verdadeiro arrependimento é que nos restaura completamente diante de Deus e dos homens. 
O perdão é uma.  Abandone todo sentimento de justiça própria. Reconheça que é um pecador e como pecador você não tem direito de cobrar perfeição de ninguém.  Repreenda o espírito de vingança que tem procurado estabelecer uma fortaleza em sua vida. Peça a Deus para mostrar a você como Ele vê o agressor. Se você vê como Deus vê, você passa a sentir como Deus sente.  Resolva nunca mais mencionar a ofensa para outros. Quem perdoa precisa esquecer e só esquecemos quando deixamos de falar no assunto.  Libere perdão para a pessoa que o ofendeu fazendo uma oração como esta:        Pai, eu escolho a misericórdia em lugar do juízo. Mas eu quero derrotar o inimigo e retirar dele o direito legal de cobrar compensação do meu próprio pecado. Senhor, eu escolho perdoar essa pessoa que me feriu, e é de minha livre e espontânea vontade, como ato de amor ao Senhor e obediência à Sua Palavra. Eu quero que seja quebrado o poder do inimigo na minha vida. Eu coloco a obra da cruz de Jesus Cristo entre o meu coração e tudo que eu deveria receber da lei da semeadura e da colheita.
Eu preciso da tua misericórdia para não continuar colhendo o mal que plantei no tempo em que estive enganado. Eu digo que a graça é suficiente para mim. E eu libero tudo agora, para que fique nas mãos capazes do Senhor, que é Deus justo, santo e bom. Eu me rendo plenamente para que o Senhor possa operar poderosamente na minha vida. Em nome de Jesus. Amém.”    
Diz assim em II Cor 2: 10-11 “E a quem perdoardes alguma coisa, também eu; pois, o que eu também perdoei, se é que alguma coisa tenho perdoado, por causa de vós o fiz na presença de Cristo, para que Satanás não leve vantagem sobre nós; porque não ignoramos as suas maquinações.”
          Uma das formas de neutralizarmos a ação de satanás em nossa família é através do Perdão.
Paulo fala para a Igreja que para não sermos vencido por satanás Devemos perdoar.
Quando deixamos de perdoar, talvez um pequeno desentendimento, estamos dando legalidade para a destruição de nossas famílias. Veja o que diz em I Jo 5. diz  “14  E esta é a confiança que temos nEle, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, Ele nos ouve. 15  E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos.16  Se alguém vir pecar seu irmão, pecado que não é para morte, orará, e Deus dará a vida àqueles que não pecarem para morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que ore.17  Toda a iniqüidade é pecado, e há pecado que não é para morte.18  Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca.19  Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno.20  E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu   entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.”                                        Pg. 041
          Muitos enfrentam lutas dentro da família e se perguntam o motivo, muitas ministrações tem sido feitas ensinando a vencer as estratégias de satanás com oração e jejum. Mas precisamos junto a oração e  jejum, exercer o perdão. Faça uma reflexão, e  feche a brecha deixada por não ter perdoado, pois o perdão traz comunhão e restauração. E para que Deus também venha a nos perdoar, pois somos falhos, e precisamos liberar perdão. E assim neutralizaremos as obras malignas em nossas famílias. Deus os abençoe e guarde debaixo da Graça.
Jesus disse assim em Mat 11. 28 “Vinde a Mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e Eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o Meu jugo e aprendam de Mim, pois Sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. 30  Porque o Meu jugo é suave e o Meu fardo é leve.” 
Deus nos ama mesmo assim. “Rom. 5. 8 Mas Deus demonstra Seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores 9  Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por Ele salvos da ira.10  Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida. 11  E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação.” 
Perceba que Cristo morreu por nós quando estávamos em estado de alienação total. Ele foi capaz de morrer e enfrentar tudo e todos em nosso favor quando éramos contrários à vontade de dEle, e não cobrou um centavo por isso. Agora que O aceitamos, não fará Ele por nós tudo de que temos necessidade, e gratuitamente? É claro! Você não precisa doar todo o seu dinheiro, fazer enormes sacrifícios; Deus só quer seu coração. Nele Ele tem que ser o primeiro. “O preço pago por nossa redenção, o infinito sacrifício de nosso Pai celestial em entregar Seu Filho para morrer por nós, deveria inspirar-nos ideias elevadas sobre o que nos podemos tornar por meio de Cristo.”
Veja o que diz em 1Jo 3: “1  Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a Ele. 2  Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele; porque assim como é o veremos. 3  E qualquer que nEle tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também Ele é puro. 4  Qualquer que comete pecado, também comete iniqüidade; porque o pecado é iniqüidade. 5  E bem sabeis que Ele se manifestou para tirar os nossos pecados; e nEle não há pecado. 6  Qualquer que permanece nEle não peca; qualquer que peca não o viu nem o conheceu. 7  Filhinhos, ninguém vos engane. Quem pratica justiça é justo, assim como Ele é justo. 8  Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo. 9  Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus. 10  Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus. 11  Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio: que nos amemos uns aos outros.”                                          PG. 042
          Você é muito valioso para Deus. Não há nada que Deus não saiba sobre você: seu passado, seu presente, seu futuro, suas dores, o motivo do seu choro, o motivo pelo qual você tem passado noites sem dormir, o filho que está sofrendo, o marido que a deixou, a esposa que o abandonou, a família que está se destruindo, a lágrima que escorre pelo seu rosto, um cabelo que cai de sua cabeça, as decisões erradas que você tomou. Deus conhece também suas alegrias, mesmo que elas tenham se tornado raras. Ele deseja que elas retornem para você. Ele não quer, de forma alguma, que você pague para tê-las de volta. Ele já pagou por elas. “O coração de Deus anseia por Seus filhos terrestres com amor mais forte que a morte. Entregando Seu Filho, nesse único Dom derramou sobre nós todo o Céu.”
A vida, morte e intercessão do Salvador, o ministério dos anjos, o pleitear do Espírito, o Pai operando acima de tudo e por tudo, o interesse incessante dos seres celestiais, tudo se empenha em favor da redenção do homem.  “Descrevendo Sua missão terrestre, disse Jesus: ‘O Espírito do Senhor é sobre Mim, pois que Me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-Me a curar os quebrantados de coração, a apregoar liberdade aos cativos, e dar vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos’ (Luc. 4:18, 19).  
Essa foi a Sua obra. Andava fazendo o bem, curando os oprimidos por Satanás. Havia aldeias inteiras onde não existia mais nenhuma casa em que se ouvissem lamentos de enfermo, porque Jesus por elas passava e curara os doentes. Sua obra dava testemunho de Sua unção divina.
Amor, misericórdia e compaixão: Seu coração anelava com terna simpatia pelos filhos dos homens. Revestiu-se da natureza humana para poder atingir as necessidades do homem. Os mais pobres e humildes não receavam aproximar-se dEle. Mesmo as criancinhas para Ele se sentiam atraídas. Que  refletiam bondade e amor.  Tudo Ele fez e não cobrou nada, nem um centavo. É Seu prazer aliviar o sofrimento humano. Esse é o nosso Deus.
“Veja o que disse Jesus em Mateus 5: 18  Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido. 19  Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus. 20  Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus. 21  Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo. 22  Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno. 23  Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24  Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.25  Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão.              Pg. 042
26  Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último ceitil.”
           Porque é tão difícil liberarmos perdão, hein? Justamente para aquelas pessoas que nos magoaram e que nós não esperávamos esta atitude delas. Outras erraram tanto, que muitas vezes chegamos até dizer: Elas estão fazendo de propósito, pois sabem que eu as perdôo. Fazemos contas e, segundo os nossos cálculos, os erros do outro para comigo, já até ultrapassaram 490 vezes. Mateus 18:21-22. 
Às vezes queremos justificar o nosso perdão condicionado quantas vezes o outro errou, e nem percebemos que talvez já até ultrapassamos, em quantidade de erros, os dele. A prática do perdão é tão maravilhosa, que Jesus nos deu exemplo como devemos perdoar, e como devemos proceder com aqueles que “segundo nós” vacilam todos os dias. Diz assim em Mateus 5: “39  Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; 40  E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; 41  E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas. 42  Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes. 43  Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.44  Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; 45  Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.46  Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?  
          É só orar e pedir perdão e está tudo certo.  Já ouvi de muitas pessoas que Deus é misericordioso e sempre nos perdoará.  É certo de sua misericórdia sobre nossas vidas, mas sobre o seu perdão, as escrituras também nos mostra, que Deus se esquece de nossos pecados, e até não leva em conta o tempo de nossa ignorância, quando há um profundo arrependimento, isso Ele faz por nos amar e nem conta às vezes que vacilamos. Mas em contra partida quando o homem vive na prática do pecado mesmo sabendo que o que faz é errado, a situação fica complicada. Muitas pessoas oram e nem percebem que o perdão de suas ofensas, falhas está condicionado ao seu liberar perdão. Se eu perdoar serei perdoado.    
Veja o que Jesus ensinou aos discípulos na conhecida oração do “Pai Nosso. Mat. 6. 9  Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o Teu nome; 10  Venha o Teu reino, seja feita a Tua vontade, assim na terra como no céu; 11  O pão nosso de cada dia nos dá hoje; 12  E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; 13  E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém. 14  Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; 15  Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.”                                                                                                           
Quando oramos o Pai Nosso, sabe o que estamos dizendo a Deus? Senhor eu tenho perdoado aos que me devem, Diante disso perdoa-me também.  Reflita comigo “Se o perdão das nossas dívidas, dos nossos erros, ofensas e pecados estão condicionados ao nosso “liberar perdão” como ficaremos nesta questão? Misericórdia! Às vezes nem temos noção do que estamos pronunciando para Deus. É duro enxergar as nossas dívidas, os nossos erros, as nossas ofensas, pois queremos sempre ocultá-los.      Mas de Deus não se esconde nada, pois tudo está diante de seus olhos. Jesus está ensinando aos seus  discípulos o seguinte: Se vocês forem prestar um culto, dar suas ofertas para Deus e lembrar que alguém tem algo contra vocês, deixa tua oferta a parte e vai e reconcilia com ele.        Pg. 044
            Quantas pessoas não percebem que para cultuarem, antes precisamos reconciliar uns com os outros, pois caso contrário nossa oferta não será aceita por Deus. Imaginam só, os outros erram contra você e você é que deve procurá-los. Difícil não é? Mas é isto que Jesus ensinou... Vamos fazer uma reflexão, já imaginou quantas vezes Deus nos perdoou? Imagina se houvesse limite do perdão de Deus ao nosso favor?  Perdoe Sempre, ame sempre, pelo menos tente, faça a sua parte. Você quer misericórdia? Seja misericordioso! Quer perdão? Perdoe.  
Certa ocasião, um Pastor disse a seguinte frase: “Guardar ressentimento é tomar veneno e querer que o outro morra”. Libere o perdão. Não torneis o mal por mal. Rom. 12. “17  A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens.18  Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens. 19  Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; Eu recompensarei, diz o Senhor.20  Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.21  Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.”
           Jesus ensinou que o perdão é ilimitado. Quando alguém vem a sua direção para pedir perdão é obrigatoriedade bíblica liberar a pessoa. Quem não perdoa fica preso no mundo espiritual, vem uma carga sobre a pessoa. É provado que a falta de perdão é responsável por muitos tipos de doenças, principalmente nos ossos. Davi disse que enquanto ficou calado, sem pedir perdão, os seus ossos envelheceram (Salmo 6:2). Vemos que pessoas estão doentes, com doenças psicossomáticas, devido amarras provenientes da falta de perdão. Quem perdoa está livre para tocar a vida com êxito, pois o perdão é a semente da liberdade. A falta de perdão é a semente para prisões. Além das doenças de alma, pessoas adoecem no físico, na mente e ficam presas no mundo espiritual. As pessoas vingativas são reprovadas pelo Eterno. Quem não perdoa alimenta dentro de si a mágoa. Porém, elas não se dão conta que a mágoa é um veneno que elas tomam esperando que o outro morra. Os magoados não herdarão o Reino dos Céus. É por isso que você deve decidir perdoar, mesmo sem sentir. Depois da confissão e da liberação do perdão, seus sentimentos serão alinhados com o sentimento de Cristo e você será liberto de toda mágoa. O perdão é o princípio que nos dá a chance de chegarmos à presença de Deus. Jesus veio estabelecer esses princípios pelo Calvário. Ele pediu ao Pai que perdoasse aqueles que não sabiam o que estavam fazendo (Lucas 23:34). A forma de entender Calvário é pela Cruz e o sinônimo da Cruz é o Perdão!  Obs. Aqui o autor desta escrita, mencionou apenas o vers., 34, mas veja o que diz nos versículos seguinte:... 39  E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós. 40  Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação?41  E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez. 42  E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino.43  E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.” Viram como é “Jesus Cristo”!                                                         pg. 045.                             Ele, mesmo naquele momento de grande sofrimento, ainda teve grande compaixão e muito amor para dar a aquele homem pecador que estava sendo crucificado com Ele em outra cruz junto a sua. 
          Muitos guardam ressentimentos e adoecem em três áreas: emocional, física e espiritual. Há muita gente doente, anulada nas conquistas por não conseguir soltar os ofensores. São síndromes que regem as vidas e prendem êxitos que estão desenhados na direção do indivíduo. O inimigo perde todas as forças quando o perdão entra em operação. As pessoas entram em níveis diferentes e são poderosamente abençoadas em tempos, épocas e estações que não são comuns. O perdão abre portas novas e Fecha portas velhas. Se você deseja portas novas abertas na sua direção, então faça o exercício do perdão para que possa trazer mais da presença de Deus e ver a provisão do Trono sendo liberada em sua vida.
O perdão é uma chamada para Libertação no espírito, é promotor da cura da alma (emoções) e cura do físico. É provado que quando uma pessoa perdoa outra, ambas se sentem mais leves, mais felizes, pois a   carga que pesava sobre elas já não mais existe.  E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas.
          Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.” (Colossences 2:12-14). Jesus encerrou nossa dívida, e quitou a acusação. Quando você perdoa, você sai do livro da condenação e entra na assinatura do Livro da Vida. Pelo perdão, você está com seu nome no Livro da Vida.         
Mas quando entendemos que o Cordeiro ferido é remédio para nossa ferida, além de curados curamos outros tantos. É um derramar de vida para libertar, curar, restaurar e devolver o crédito, a integridade e a dignidade. O Poder do perdão faz nascer novos relacionamento, amizades e alianças, restaura situações que haviam sido quebradas e muda a perspectiva da vida.  O perdão tem dois lados: o que é perdoado e o que perdoa. É uma unidade que faz com que o poder da palavra entre em operação e haja abatimento de caráter distorcido e de sentimento desordenado. As pessoas são libertas e saradas, mesmo sem sentirem nada. O perdão é uma herança que vence o sentimento para se estabelecer o princípio.
Ser filho de aliança é poderoso, compreender essa potencialidade é extraordinário. Sabemos que a aliança supera as crises, os sentimentos contrários e as dores que impedem conquistas. A aliança está acima das interpretações e dos sentimentos. Pelo perdão, nascem os amigos da aliança, pessoas que entram em planos sobrenaturais, tornam-se mais irmãos que os biológicos. Aliança significa expiar o sangue até transferir vida pelo poder da ressurreição. Por isso, Jesus é nosso irmão mais velho, Ele derramou sangue por nós e, pela aliança, reconciliou-nos com o Pai. De qualquer forma, só perdoamos alguém que tem uma dívida conosco. “E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores.” (Mateus 6:12-14,15).
Quem não perdoa não é perdoado. O perdão (ou a falta dele) faz muita diferença na vida de alguém. A palavra de Deus é clara quanto ao fato de que se não perdoarmos a quem nos ofende, então Deus
também não nos perdoará. Foi Jesus Cristo quem afirmou isto no ensino da oração do Pai-nosso: “Porque se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas”.   Deus tem nos dado seu perdão gratuitamente, sem que o merecêssemos, e espera que usemos do mesmo espírito misericordioso para com quem nos ofende. Se fluímos com o Pai Celestial no mesmo espírito perdoador, permanecemos na reconciliação alcançada pelo Senhor Jesus.
            Contudo, se nos negamos a perdoar, interrompemos o fluxo da graça de Deus em nossa vida, e Cristo também nos advertiu com clareza sobre isto em uma de suas parábolas (faladas num contexto que envolvia o perdão):  O significado desta ilustração dada por Jesus Cristo é muito forte. Temos um rei e dois tipos de devedores. Se a parábola ilustra o reino de Deus, então o rei figura o próprio Deus.
O primeiro devedor tinha uma dívida impagável, enquanto que a do segundo estava ao seu alcance.
Não há como comparar a dívida de cada um. Dez mil talentos da dívida do primeiro servo era o equivalente a cerca de 200.000 dias de trabalho, enquanto que os cem denários que o outro servo devia era o equivalente a apenas cem dias de trabalho. Esta diferença revela a dimensão da dívida que cada um de nós tinha para com Deus, e que, por ser impagável, estávamos destinados à prisão e escravidão eterna. Contudo, sem que fizéssemos por merecer, Deus em sua bondade nos perdoou. Portanto, Ele espera que façamos o mesmo. O cristão que foi perdoado de seus pecados e recusa-se a perdoar um irmão seu conservo no evangelho terá seu perdão revogado. Isto é muito sério. As ofensas das pessoas contra a gente não são nada perto das nossas ofensas que o Pai Celestial deixou de levar em conta.
  A falta de perdão é uma prisão. Quem não perdoa, está preso. Lemos em Mateus 18:34: “E, indignando-se, o seu senhor o entregou aos verdugos, até que pagasse toda a dívida”. A palavra verdugo significa “torturador”. Além de preso, aquele homem seria torturado como forma de punição.
 A prática do ministério nos revela que o que Jesus falou em figura nesta parábola é uma realidade espiritual na vida de quem não perdoa. Os demônios amarram a vida daqueles que retém o perdão.
Suas torturas aplicadas são as mais diversas: angústia e depressão, enfermidades, debilidade física, etc. Muita gente tem sofrido com a falta de perdão. Outro dia ouvi alguém dizendo que o ressentimento é o mesmo que você tomar diariamente um pouco de veneno, esperando que quem te magoou  venha a morrer. A falta de perdão produz dano maior em quem está ferido do que naquele que feriu.
Por isso sempre digo a quem precisa perdoar:  “Já não basta o primeiro sofrimento, porque acrescentar um outro maior (a mágoa)”?  Alguns acham que o perdão é um benefício para o ofensor. Porém, eu digo que o benefício maior não é o que foi dado ao ofensor, mas sim o que o perdão produz na vítima, naquele que está ferido. Sem perdão não há cura. A doença interior só se complica, e a saúde espiritual, emocional e física da pessoa ressentida é seriamente afetada. A falta de perdão me prende e pode prender a vida de mais alguém. Isto é um fato comprovado. Tenho presenciado gente que esteve presa por tantos anos, e ao decidir perdoar foi imediatamente livre. Isto também pode acontecer com você, basta decidir perdoar.                                                         Pg. 046
Nobres leitores (as) talvez já tenha havido aqui algum comentário repetido, pois o tema é especial e muito importante nos dias de hoje também. Obrigado a você quem tem me prestigiado.
 Este tema está sendo escrito e pesquisado por José Carlos Ribeiro membro da Pib MS. março de 14

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bíblia Sagrada comentada por livros por José Carlos Ribeiro Comentário nos livros de Joel, Amós, Obadias, Jonas & Miquéias: livros 29, 30,31,32,33 e 34

 Bíblia Sagrada comentada por livros por José Carlos Ribeiro    Comentário nos livros de Joel, Amós, Obadias, Jonas & Miquéias: livros 29, 30,31,32,33 e 34           O nome Joel significa, literalmente, “ Jeová é Deus”. Este é um nome muito comum em Israel, e Joel, o profeta, é especificado como o filho de Petuel. Nada é conhecido a respeito dele ou da circunstância de sua vida. Provavelmente que ele tenha vivido em Judá e profetizado em Jerusalém. Não há como datar o livro com absoluta certeza, e os estudiosos variam em suas opiniões. Há referências tanto em Amós como em Isaías, que também estão em Joel (comparar Amós 1.2 com Joel. 3.16 e Isa. 13.6 com Jl 1.15) É opinião de muitos conservadores que Amós e Isaias tenham tomado emprestado de Joel, fazendo-o um dos mais antigos dos profetas menores. Além do mais, a adoração a Deus, a qual o sumo sacerdote Joiada restaurou durante o reinado de Joás (2.Rs 11; 2Crôn. 23.16), é suposta por Joel. Portanto muitos sustentam que

How to receive and deserve God's blessings in your life. Part V III. Purity and perseverance: it is part of God's blessings: also in Greek English and German

Como receber e merecer as bênçãos de Deus em sua vida. Parte V III. A                                              Pureza e perseverança: faz parte das bênçãos de Deus:                                                                                   Nobres leitores o tema continua mostrando um pouco mais sobre pureza e perseverança, pois é algo muito difícil nos dias de hoje. Ser puro incomoda, e perseverar em honestidade, lealdade, justiça, temor e obediência também incomodam. No mundo globalizado de hoje é quase impossível encontrar alguém puro, integro, honesto etc. ser puro não te dará benefícios financeiros, morais e religiosos. Vejam o exemplo do que esta acontecendo em nosso País onde ser corrupto, ladrão, bandido, canalha, pilantra, trás milhões de dólares nas contas destas pessoas. Ser puro neste País tem sentido contrario, pois aqui no Brasil, eles se purificaram e perseveram em corrupções roubando todo um País. A pureza de nossos políticos é tão evidente que, não consegui

Discernimento, entendimento e Sabedoria: O que é discernimento segundo a Bíblia. Parte I Também em Inglês Grego e Alemão

Discernimento, entendimento e Sabedoria: O que é discernimento segundo a Bíblia. Parte I                   Conhecendo  melhor a Bíblia, e a palavra de Deus.            Nobres leitores irei mostrar a todos vocês um pouco mais sobre o que é discernimento segundo a palavra de Deus.  O discernimento é essencial no processo de tomar decisões sábias.   A Bíblia diz em Tiago 1: “ 5  E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. 6  Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. 7  Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. 8  O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos. 9  Mas glorie-se o irmão abatido na sua exaltação, 10  E o rico em seu abatimento; porque ele passará como a flor da erva. 11  Porque sai o sol com ardor, e a erva seca, e a sua flor cai, e a formos