Pular para o conteúdo principal

Fardos da Vida: Aliviando o fardo da Ansiedade. Baseado no Salmo 23:

Fardos da Vida: Aliviando o fardo da Ansiedade. Baseado no Salmo 23:                          Esta mensagem foi falada, mostrada no dia 07/10/2009 pelo Pastor Jean Bonfim:         I: Introdução:                                                                                                                    Fardos da Vida:                                                                                                                   A Bíblia diz que o Fardo do Senhor é leve: Se você está achando que o seu fardo é pesado, o que está acontecendo?  O texto mostra o Salmo 23 como Deus realmente é. Eu quero que você tenha convicção de quanto Deus se importa contigo.             
Texto: Salmo 23:  “1  O Senhor é o meu pastor, nada me faltará.  2  Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. 3  Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do Seu nome. 4  Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque Tu estás comigo; a Tua vara e o Teu cajado me consolam. 5  Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. 6  Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.”         
  Hoje iremos falar sobre: Aliviando o Fardo da Ansiedade.                                                 Todos nós temos ansiedade relacionada ao trabalho, relacionamentos pessoais, casamento, filhos, saúde física, finanças etc.,                                                                       Ansiedade é algo problemático por três razões:   Ela é improdutiva porque nunca produz coisa alguma. É como movimentar, mas sem sair do lugar.                                  Você faz bastante barulho, mas não vaia lugar algum. Ela é irracional.                           Ela amplia seus problemas.                                                                                     
 Ela faz com que os problemas pareçam cada vez maiores.                                                       Ela é prejudicial. O organismo humano não foi feito para ficar ansioso.  Quando você fica ansioso, você contrai úlceras, dor de cabeça, insônia. Não fomos criados para cultivar ansiedade.                                                                                                      Ninguém é ansioso de nascença; é algo que se aprende:                                
Se ansiedade é algo que se aprende, então ela pode desaprendida.               
Como aliviar o fardo da ansiedade?                                                                                   1º Confie que Deus vai cuidar de você.                                                                            2º  Faça com que Deus se torne o seu pastor                                                                   3º Viva um da cada vez.                                                                                                     2: Faça com que Deus se torne seu Pastor:    Deus não é Pastor de todas as pessoas.   Ele é somente Pastor daqueles que lhe dão a oportunidade de pastoreá-los. As vezes você diz:   O Senhor é o meu Pastor. Ele não pode ser o seu Pastor, enquanto o Ele não for o seu Pastor. Os dois caminham juntos. Não se pode pedir que Ele seja Pastor  sem permitir que Ele seja também o Senhor.   É necessário deixar de agir no lugar de Deus, e deixar que Ele seja Deus.                                                                         
O que significa ser Senhor?  Significa estar no controle.                                                  Jesus Cristo é o Senhor a sua vida; se Ele é quem da às ordens na sua vida.                Caso contrário, Ele não é o Senhor. E se Ele não é o Senhor, Ele também não é o Pastor.  Porque a Bíblia diz: o Senhor é o meu Pastor.  Toda a ansiedade que temos é uma questão relacionada a estarmos ou não no controle da situação.          
Ansiedade é o medo de não estarmos no comando da situação.                                     Ansiedade é uma tentativa de se controlar o que e incontrolável.                                   Ansiedade é assumir uma responsabilidade que Deus nunca planejou nos dar.           Sempre que você tenta controlar aquilo que é incontrolável, você vai sentir ansiedade.                              
Ansiedade é um sinal de alerta: toda vez que você começa a sentir ansiedade é porque você está tentando controlar  algo que você não pode controlar.                   
Quem está no controle da sua vida?                                                            
você está comandando a sua própria vida, você está agindo em lugar de Deus.               Agir em lugar de Deus é a raiz da ansiedade. Mas se Deus é quem está no comando da sua vida, Ele é o seu Senhor e seu Pastor e Salvador. Você não precisasse preocupar. Fale com Deus  a respeito de tudo que lhe causa ansiedade.                        A ansiedade não muda coisa alguma;  oração muda.  Filipenses 4: 6   “4  Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos. 5  Seja a vossa equidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor. 6  Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. 7  E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. 8  Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. 9  O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco.”                       
Alivie o fardo da ansiedade deixando Deus ser o seu Senhor e Pastor.                             Confie que Deus Vai cuidar de você: Se  eu creio que Deus vai cuidar de mim, eu não ficar Ansioso. 
Deus como seu Pastor: Ele te supre. Provê alimentação, abrigo; as necessidades básicas das ovelhas: Te protege. Ele te defende contra os inimigos e dos perigos.    
Te guia: Ele mostra o caminho quando a ovelha está confusa, desgarrada sem saber onde ir.  Te corrige: Qualquer dificuldade ou problema que aparece, Ele corrige.           Deus tem prometido fazer estas quatro coisas em sua vida, mas você deve confiar nEle, e convidá-lo para ser seu Pastor.                                                                    
Ele diz: “Eu suprirei suas necessidades. Eu protegerei você. Eu dirigirei a sua vida. Eu farei a correção dos problemas  de sua vida... Se você me conceder a oportunidade de ser seu Pastor.”                                                                                                                                                Em Filipenses, 4. 19, diz assim: “19  O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.”  Isto não significa que Deus irá satisfazer todas suas vontades. Há uma diferença entre necessidades e vontades. Se Deus fizesse todas suas vontades, você seria a criatura mais egoísta do universo.                                                        
Se Deus promete suprir todas suas necessidades, será que sobra alguma com que se preocupar?                                                                                                                         Uma vez  que você adquire uma apólice de seguro, você não precisa se preocupar com coisas asseguradas.  Se alguma coisa acontecer, tudo o que estiver assegurado lhe será restituído.    Na Bíblia existem mais de sete mil promessas: essa é a cobertura que Deus coloca sobre a sua vida, quando você se apropria dessas promessas, sobra alguma coisa  com que ficar ansioso?                                                                               Cultivar ansiedade é uma atitude sem fé. Equivale a dizer que Deus não irá suprir as suas necessidades. Deste modo você tenta dar um jeito na situação. E assim, você fica ansioso. Alivie o fardo da ansiedade confiando que Deus cuida de você.               
3. VIVA UM DIA DE CADA VEZ:                                                                                     Focalize, concentre-se em viver um dia de cada vez:                                                           Veja o que diz em Mateus. 6: “31  Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? 32  (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; 33  Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. 34  Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.”   Deus nos dá o futuro em segmentos de 24 horas. Viva um dia por vez.
Em Mateus 6. diz assim “11  O pão nosso de cada dia nos dá hoje;” então porque ficar ansioso!  Vencer a ansiedade é uma escolha a ser feita diariamente.                               Quem está comandando sua vida? Quem está dando ordens?                                        Se Deus você está no comando, não pode sobrar tempo para a ansiedade. A responsabilidade é dEle, E Ele tem capacidade para dar conta do recado.          
O que lhe deixa você ansioso? As atribulações, as dificuldades, a falta de opção de vida? Deus sabe todas as coisas. Todas  conhece todas suas necessidades; Ele sabe exatamente tudo o que passe com você:                                    
Conclusão:          Nenhuma religião pode para a ansiedade: não é religião que você precisa. Você precisa de um relacionamento. Você precisa de um Pastor. Alguém que supra suas necessidades. Alguém que lhe proteja. Alguém que lhe dê a direção correta. Alguém que lhe corrija.                                    
Deus não criou você para ser religioso, mas para conhecê-lo .                       
Alivie seu fardo da ansiedade:   Como?                                                                            Confiando que Deus cuida de você, deixando que Ele seja seu Pastor. Vivendo um dia cada vez.     Agora que você leu todo Salmo 23, procure colocar sua ansiedade e confiar em Deus, e depositar nEle toda sua ansiedade. Pois se o Salmo diz assim: “1  O Senhor é o meu pastor, nada me faltará”. Faça sua parte que é obedecer, confiar, e praticar todos os dias tudo aquilo que Deus  nos pediu, fará a dEle, que é cumprir as promessas                                                                                              
Este estudo foi preparado pelo pastor Jean Bonfim da Primeira Igreja Batista de Campo Grande MS, e foi dado no ano de 2009 num culto de Quarta feira numa serie de estudos.            
  Este tema foi revisado por José Carlos Ribeiro membro da PiB de MS.                               Campo Grande 29 de novembro de 2015                           jcr0856@hotmail.com
                                                              





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bíblia Sagrada comentada por livros por José Carlos Ribeiro Comentário nos livros de Joel, Amós, Obadias, Jonas & Miquéias: livros 29, 30,31,32,33 e 34

 Bíblia Sagrada comentada por livros por José Carlos Ribeiro    Comentário nos livros de Joel, Amós, Obadias, Jonas & Miquéias: livros 29, 30,31,32,33 e 34           O nome Joel significa, literalmente, “ Jeová é Deus”. Este é um nome muito comum em Israel, e Joel, o profeta, é especificado como o filho de Petuel. Nada é conhecido a respeito dele ou da circunstância de sua vida. Provavelmente que ele tenha vivido em Judá e profetizado em Jerusalém. Não há como datar o livro com absoluta certeza, e os estudiosos variam em suas opiniões. Há referências tanto em Amós como em Isaías, que também estão em Joel (comparar Amós 1.2 com Joel. 3.16 e Isa. 13.6 com Jl 1.15) É opinião de muitos conservadores que Amós e Isaias tenham tomado emprestado de Joel, fazendo-o um dos mais antigos dos profetas menores. Além do mais, a adoração a Deus, a qual o sumo sacerdote Joiada restaurou durante o reinado de Joás (2.Rs 11; 2Crôn. 23.16), é suposta por Joel. Portanto muitos sustentam que

How to receive and deserve God's blessings in your life. Part V III. Purity and perseverance: it is part of God's blessings: also in Greek English and German

Como receber e merecer as bênçãos de Deus em sua vida. Parte V III. A                                              Pureza e perseverança: faz parte das bênçãos de Deus:                                                                                   Nobres leitores o tema continua mostrando um pouco mais sobre pureza e perseverança, pois é algo muito difícil nos dias de hoje. Ser puro incomoda, e perseverar em honestidade, lealdade, justiça, temor e obediência também incomodam. No mundo globalizado de hoje é quase impossível encontrar alguém puro, integro, honesto etc. ser puro não te dará benefícios financeiros, morais e religiosos. Vejam o exemplo do que esta acontecendo em nosso País onde ser corrupto, ladrão, bandido, canalha, pilantra, trás milhões de dólares nas contas destas pessoas. Ser puro neste País tem sentido contrario, pois aqui no Brasil, eles se purificaram e perseveram em corrupções roubando todo um País. A pureza de nossos políticos é tão evidente que, não consegui

Discernimento, entendimento e Sabedoria: O que é discernimento segundo a Bíblia. Parte I Também em Inglês Grego e Alemão

Discernimento, entendimento e Sabedoria: O que é discernimento segundo a Bíblia. Parte I                   Conhecendo  melhor a Bíblia, e a palavra de Deus.            Nobres leitores irei mostrar a todos vocês um pouco mais sobre o que é discernimento segundo a palavra de Deus.  O discernimento é essencial no processo de tomar decisões sábias.   A Bíblia diz em Tiago 1: “ 5  E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. 6  Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. 7  Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. 8  O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos. 9  Mas glorie-se o irmão abatido na sua exaltação, 10  E o rico em seu abatimento; porque ele passará como a flor da erva. 11  Porque sai o sol com ardor, e a erva seca, e a sua flor cai, e a formos