Pular para o conteúdo principal

Casamento: o que significa o casamento para Deus: Parte IV Também em Inglês e Espanhol

     Casamento: o que significa o casamento para Deus: Parte IV
         Nobres leitores casamento sem amor, não é casamento: se não existir amor num relacionamento, esta união esta fadada ao fracasso, e é quase certo que haverá separação ou divórdcio nos dias de hoje.
Casais nos dias de hoje se casam por interesse, principalmente o financeiro. O amor, o carinho, a fidelidade e lealdade são fundamentais para um bom relacionamento. Por amor, Deus deu Seu Único Filho para salvar o mundo. E este amor, o Filho, “Jesus” transmitiu para todos nós. No Novo Testamento a palavra  “Amor” tem uma força muito grande. Deus quando criou o homem sua imagem e semelhança foi por amor, e por amor deu uma companheira ao homem. Deus por amor a sua criação formou com perfeição a mulher; e não mandou que o homem a maltratasse, mas sim que a amasse e a respeitasse, pois ela tem particularidades especiais, tipo: é a única capaz de gerar filhos, e é a única femea que um homem pode possuir, depois do casamento consumado.
        A palavra AMOR que aparece em Efésios 5, é  AQUELA que “dá a vida a Deus por alguém”. É um amor  puro, sacrificial, perfeito e permanente. Por isso Paulo usa Cristo como exemplo. 
Cristo não é apenas o modelo, mas também é a fonte do amor. Somente através do seu amor em nós, é possível amar como ele amou e entregar a vida a Deus por nossas esposas. O homem que trata a sua esposa com amor faz um bem a si mesmo e fortalece a unidade do casamento. Aquele que trata mal a sua esposa, Destroi a si mesmo.                
Veja como fomos amados Por “Jesus Cristo” por amor do “Pai, Deus”. E fomos reconciliados por amor.   Veja  o que diz em Romanos. 5 “6  Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. 7  Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer.  8  Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. 9  Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. 10  Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.  11  E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação.
 O verdadeiro amor não é apenas um sentimento, mas uma conduta. Por isto queremos assinalar cinco expressões práticas do amor do marido para com a esposa:
Amabilidade: Esta é a primeira expressão prática do amor. A amabilidade, doçura, afabilidade, benignidade.. ”não as trateis com amargura” Colossenses 3: “18  Vós, mulheres, estai sujeitas a vossos próprios maridos, como convém no Senhor. 19  Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não vos irriteis contra elas.
Veja o que diz em 1 Pedro 3: “7  Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações. 14  Mas também, se padecerdes por amor da justiça, sois bem-aventurados. E não temais com medo deles, nem vos turbeis; 15  Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós,
Há homens que são amáveis com outras mulheres e descuidados e duros com sua própria esposa. A mulher é como um vaso frágil: mais sensível e delicada. Seus sentimentos estão mais a flor-da-pele. Isto não é debilidade, mas uma característica dada por Deus para desempenhar sua nobre função de mãe, a fim de criar os filhos com ternura e sensibilidade. Por isso Deus quer que o marido a trate com ternura, respeito, suavidade, paciência, carinho, doçura, delicadeza, bondade e amor. Por ser mais sensível emocionalmente, a mulher está mais sujeita a ficar ressentida pelo maltrato do marido.
Ser amável não quer dizer ser frouxo. Muitas vezes o homem deve ser firme. Mas com uma firmeza amável e compreensiva. Quando o marido percebe que tratou mal a sua esposa, deve consertar imediatamente, confessando com humildade e arrependimento.
 ABNEGAÇÃO: É o sacrifício que alguém faz em favor do outro.  É o negar a si mesmo, abrir mão da tranqüilidade, da comodidade e do prazer, em favor da pessoa amada. Isto é amar. Foi isto que Cristo fez pela igreja. O contrário disto é o egoísmo. O marido egoísta busca sua própria comodidade. Usa a autoridade para seu próprio bem e sempre espera ser servido. Sua atitude é de “senhor”, não de “servo”. Nunca renuncia a comodidade para ajudar a mulher. 
Este marido está longe da vontade de Deus.
Deus quer que o marido seja abnegado, pareça com Jesus e aja como ele. Deve sacrificar-se a si mesmo pela esposa. Buscar a felicidade e bem-estar dela, tanto no físico como no emocional e no espiritual. O marido deve dizer como Jesus: “eu não vim para ser servido, mas para servir”.
 COMPREENSÃO:  O marido deve conhecer profundamente a sua mulher para compreendê-la, amá-la  e ajudá-la. Esta é uma das maiores necessidades da mulher. 
Para isso é necessário escutar com atenção o que ela diz. Saber escutar é uma das qualidades mais valiosas que se pode ter. Quando o marido entender o que a mulher pensa e sente, poderá conduzi-la e protegê-la com sabedoria.
Muitas mulheres são tristes e angustiadas por não conseguir compreensão e apoio de seus maridos. Uma mulher que se sente apreciada e atendida pelo marido, dificilmente será rebelde e antagônica.
É necessário que o marido converse com a esposa. Procure entender como ela se sente e quais são as suas cargas, para poder animá-la e confortá-la. O marido precisa abraçá-la e beijá-la com freqüência, quando está preocupada e nervosa. Um abraço e uma palavra amável e terna mostram a mulher que ela tem ao seu lado alguém que a compreende e a ama. Um gesto de carinho renova as forças e libera a mente de pensamentos negativos. Alguns homens têm dificuldade de serem afetuosos porque não tem este costume, ou porque nunca receberam carinho na infância. 
É tempo de romper com toda a timidez e vergonha. Devem ver a importância disto no relacionamento com a mulher. Pode-se conseguir muito mais com um beijo do que com criticas ou autoritarismo.
 PROTEÇÃO E COBERTURA:  . Quando o homem não dá uma cobertura real e prática, a mulher se vê desprotegida. Ela precisa sentir-se segura e confiante em seu marido. O desamparo e as preocupações sobrecarregam e oprimem a mulher. O homem deve assumir seu papel, atender os assuntos do governo familiar, resolver todos os problemas que lhe competem, e não passá-los para sua esposa. A mulher se desgasta quando tem que resolver assuntos que vão além de suas possibilidades e não correspondem ao caráter feminino.
AFETO CONJUGAL: O amor sentimental também deve estar presente no casamento. Tudo que dissemos anteriormente estabelece bases sólidas para que este amor se desenvolva e cresça. O romance não é apenas para a lua de mel, mas para toda a vida. Os discípulos do Senhor devem ser os maridos mais “apaixonados” por suas esposas. O amor dos mundanos se perverteu em egoísmo. Entretanto, o amor sentimental de um marido cristão nasce do verdadeiro amor de Deus que vive nele. Por isso, os discípulos de Jesus deveriam ser os melhores maridos; os melhores amantes de suas esposas.
Cultive em seu coração este amor. Enamore de sua esposa, valorizando, apreciando e elogiando-a. Seja expressivo com ela. Demonstre seus sentimentos, mandando-lhe flores. Procure aprender a maravilhosa arte do amor e afeto conjugal. Assim fará sua esposa feliz e a você mesmo também! E Deus participa desta alegria.
O Homem deve representar Jesus no Lar:  Estabelecer a presença de Jesus na família. 1 Corintios.11.” 3  Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo.
Assim como é a Imagem de Deus, o homem deve ser a imagem de Jesus no Lar. Deve andar no Espírito, manifestar alegria constante, dar graças à Deus por tudo, deixar fluir o amor, a graça e a Paz do Senhor.           Lembrando que Deus está perto de um coração quebrantado.
Cristo é o cabeça de tudo:  o homem é o cabeça da mulher. Portanto deve estabelecer a autoridade de Cristo e não a sua. Se um homem não está sujeito a Cristo, como vai governar sobre sua mulher e filhos? Quando o Senhor delega autoridade ao homem, não lhe dá carta branca para fazer o que quer, mas estabelece critérios específicos e concretos. Todo governo que está debaixo de Cristo deve agir com firmeza, mas com amabilidade e flexibilidade. Sem fazer concessões indevidas, mas com disposição para dialogar e escutar. É importante que saiba discernir a vontade de Deus e que cuide para que ela se cumpra no seu lar.
Veja o que diz em Isaías 32: “17  E o efeito da justiça será paz, e a operação da justiça, repouso e segurança para sempre. 18  E o meu povo habitará em morada de paz, e em moradas bem seguras, e em lugares quietos de descanso.
Em outro texto de provérbios descobrimos que a VERDADE manifesta a Justiça.
Veja o que diz em Provérbios. 12: “17  O que diz a verdade manifesta a justiça, mas a falsa testemunha diz engano. 18  Há alguns que falam como que espada penetrante, mas a língua dos sábios é saúde. 19  O lábio da verdade permanece para sempre, mas a língua da falsidade, dura por um só momento.
 Concluímos então: Quem busca a Paz para o seu governo deve ser VERDADEIRO, humilhando-se e assumindo erros e responsabilidades, para que a Justiça de Deus em Jesus, seja feita em nosso Lar através da Confissão, do Perdão e da Purificação. (PAZ SEJA NA TUA CASA).
O homem deve exercer o sacerdócio em sua família. Não basta abençoá-la com orações superficiais.
 Deve se interessar por cada um membro. Dar tempo a cada um, conhecer suas necessidades, lutas e aflições. Dar a cada um dos filhos uma atenção particular. Constantemente ajudar a esposa a ver a dimensão eterna e grandiosa de sua função como esposa e mãe. Cuidar para que ela não se desanime com suas tarefas, que às vezes, parecem triviais e insignificantes. Não Existe nada mais rotineiro e cansativo que o trabalho de dona de casa. Que Deus nos revele estas verdades.    
Doutrinar e edificar sua família: É importante usar as circunstâncias ocasionais da vida para ensinar, mas isto não é suficiente. O homem é responsável por ensinar toda a verdade de Deus, de forma ordenada e metódica a sua esposa e filhos. São seus primeiros discípulos. Deve determinar horários concretos para sentar com eles e compartilhar a palavra. Deve haver lugar para a participação de todos e tudo deve ser intercalado com oração. O homem deve considerar a esposa como ajudadora para isto. Não deve anulá-la, mas tampouco deve passar para ela toda a responsabilidade. Devem trabalhar juntos.
Atitudes Erradas do Homem:  Há homens que pensam que sua função se limita a trabalhar fora de casa e trazer o salário no final do mês. A sua esposa deve cuidar do resto (consertos, finanças, saúde, disciplina dos filhos, vida espiritual, etc.). Isto traz um grande desajuste na família e deve ser corrigido.
Anular a mulher. Alguns querem fazer tudo sozinhos. Não conversam com suas esposas nem buscam a opinião delas. Não delegam responsabilidade, absorvem tudo. Pensam que são completos. 
A mulher fica frustrada e amargurada. O homem deve dar lugar para que a mulher desempenhe sua função com critério próprio, criatividade, gosto e o seu famoso toque feminino. Vivemos dias em que os valores cristãos ditam cada vez menos as normas da sociedade e o padrão de conduta do ser humano, ao passo que os valores da sociedade influenciam o estilo de vida até mesmo dentro da Igreja do Senhor. Isso tem trazido efeitos tristes e consequências amargas.
Vários aspectos da conduta cristã são atacados pelo sistema mundano, mas nossa intenção é isolar apenas um deles: o recasamento. Recasamento entende‐se a união matrimonial subsequente a um processo de divórcio. Significa que uma pessoa que era casada e se separou de seu cônjuge pelas vias legais, oficializa pelas mesmas vias um segundo casamento, ou terceiro e assim por diante. Sabemos ser este um procedimento muito comum na atualidade e bem recebido pela sociedade moderna.
Mas o que dizer da igreja? Como a igreja deve olhar para esse fenômeno? O que a Bíblia diz a respeito?
Para responder essas questões vamos propor três perguntas:
1. A Bíblia aprova ou permite o recasamento?
2. O que acontece com pessoas que se casam novamente?
3. Como a igreja deve tratar crentes recasados?
1. A BÍBLIA APROVA OU PERMITE O RECASAMENTO?
As Escrituras demonstram que o casamento entre um homem e uma mulher é uma instituição cujo autor é Deus (Gênesis.2.24). Dessa união o Senhor pretendeu que a multiplicação da raça humana e o povoamento da terra fossem levados a efeito (Gênesis.1.28 & 9.1).
Essa união é boa para o homem Gênesis 2. “18  E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. 19  Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome.  20  E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea. 21  Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; 22  E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. 23  E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. 24  Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.
E forma um laço indissolúvel que perdura até a morte de um dos cônjuges: Mateus.19. “4  Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez, 5  E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne? 6  Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.
Diz assim em Romanos 7. “1  Não sabeis vós, irmãos (pois que falo aos que sabem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que vive? 2  Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido.
3  De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for de outro marido; mas, morto o marido, livre está da lei, e assim não será adúltera, se for de outro marido. 4  Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus.”
Levando em conta a natureza humana e suas inclinações, o casamento impede que homem e mulher tenham vidas imorais. A Bíblia diz que a união de um homem e uma mulher no casamento os torna “uma só carne” diz assim em Marcos. 10. “7  Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher, 8  E serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne.
Veja o que diz em Efésios 5. “30  Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos. 31  Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne. 33  Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido.”
  A Bíblia não permite um novo casamento? ” Há duas respostas condicionadas a situações diferentes:
Caso o cônjuge já tenha falecido, a resposta é “sim” Romanos 7. “2  Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido. 3  De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for de outro marido; mas, morto o marido, livre está da lei, e assim não será adúltera, se for de outro marido.
 Em alguns casos esse novo casamento após a morte do cônjuge é aconselhado: na viuvez, ou ele ou ela está livre para um novo casamento.  Entretanto, tal união deve ser realizada com alguém também salvo por Cristo 1Corintios. 7. “39  A mulher casada está ligada pela lei todo o tempo que o seu marido vive; mas, se falecer o seu marido fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor.
Caso o cônjuge esteja vivo, apesar de separado, a resposta é um sonoro “não: pois ai estará incorrendo num adultério: mas nenhuma exceção há para o recasamento quando o cônjuge ainda vive.  Deus criou para a humanidade: o casamento. Assim, crentes ou não crentes que se casam estão, de fato, unidos pelo matrimônio reconhecido por Deus e “não podem se casar novamente, a menos que o cônjuge venha a falecer, ou por adultério confirmado”
O QUE ACONTECE COM PESSOAS QUE SE CASAM NOVAMENTE? Esta é uma pergunta bastante pertinente porque a mera e clara proibição bíblica ao recasamento não tem impedido que pessoas divorciadas, mesmo dentro das igrejas, venham a se casar novamente. A pergunta a ser respondida nesse caso é: “Será que esse segundo casamento realmente existe? ” Em outras palavras: “Será que a Bíblia dá mostras de que o segundo casamento também une um homem e uma mulher em um laço indissolúvel?”
A resposta é: a Bíblia censura o recasamento. O recasamento, à luz das Escrituras, é “irregular.  Em outras palavras, o recasamento é moralmente errado,e infringe as leis de Deus sim: Deus não brinca de ser Deus, e não criou suas leis, mandamentos e estatutos para agradar ao Homem, mas para que seja sim obedecida e respeitada.            
Um caso claro é o da mulher samaritana. O próprio Senhor Jesus nos informa que ela tivera cinco maridos: mas o Senhor disse assim a ela em João.  4.15  Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la. 16  Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido, e vem cá. 17  A mulher respondeu, e disse: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido; 18  Porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade.
Observem que Jesus não disse a mulher samaritana que ela estava certa, e que ela poderia estar casadas com outros maridos. Jesus foi muito claro em afirmar assim a aquela mulher, o ser humano é que tenta distorcer as leis e mandamentos de Deus.
Há quem defenda a possibilidade de que a mulher tivesse ficado viúva cinco vezes não cometendo qualquer erro. A possibilidade é real, mas o tom de denúncia de Jesus não condiz com isso. Antes, Jesus expõe a vida desregrada da mulher samaritana apresentando junto um convite à fé. Há também quem proponha que Jesus não se referiu a cinco “maridos”, mas a cinco “homens”.  Portanto, Jesus afirmou, de fato, que a mulher teve cinco maridos e que aquele com quem vivia atualmente não era “marido”, ou seja, não tinha se casado formalmente com ela.  Jesus afirmou e reconheceu que a mulher samaritana teve, de fato, cinco maridos, possivelmente enquanto alguns deles ou todos ainda viviam, motivo pelo qual Jesus usa com ela um tom de reprovação.  A Bíblia reconhece que a formação de “uma só carne” pode ocorrer mais de uma vez.
Uma objeção comum à existência de laços matrimoniais no recasamento é a ordem de Deus ao homem para que se una à mulher “tornando‐se os dois uma só carne”. Esse ensino é repetido várias vezes nas Escrituras (Mateus 19.5,6; Marcos 10.7,8; Efésios 5.31). Porém, Paulo alerta os coríntios quanto à imoralidade sexual e diz que “o homem que se une à prostituta forma um só corpo com ela...” 1Corintios 6.16. Quando Paulo dá esse alerta, ele não o faz somente aos solteiros, mas a toda a igreja. Mesmo os homens casados, ao se unirem a uma prostituta, formavam um só corpo com ela.
Contudo, imediatamente explica o motivo do erro de se unir a uma prostituta, dizendo: “.... Porque, como se diz, serão os dois uma só carne”. Assim, a Bíblia reconhece a possibilidade de uma pessoa se unir em uma condição descrita como “uma só carne”.
 COMO A IGREJA DEVE TRATAR CRENTES RECASADOS?
Como a igreja não está imune a exemplos de recasamento, é necessário que se posicione diante da questão. Para isso, deve ficar claro que o fato de definir pelas Escrituras o modo de lidar com pessoas recasadas na igreja de modo algum deve nublar o ensino da proibição do recasamento por Deus. É, antes, a manutenção em graça da vida daqueles que desobedeceram tal ordem e se colocaram em uma situação irregular, porém irreversível.
Há dois casos que, apesar de fundamentalmente iguais, guardam algumas distinções. Um é o caso de pessoas já recasadas quando se converteram a Cristo. Outro é caso de crentes que, desobedecendo a Bíblia e a orientação dos seus líderes, se casaram novamente, sendo, por esta obstinação, disciplinados pela igreja. Apesar das diferenças, ambos os casos têm o mesmo efeito sobre a vida do indivíduo e necessitam da mesma solução: O arrependimento do pecador e o perdão de Deus.
Uma condição muitas vezes imposta ao crente recasado é que ele demonstre seu arrependimento desfazendo o que foi gerado pelo pecado. Para tanto, o perdão e o ingresso na igreja se daria apenas mediante o divórcio do segundo casamento, podendo ou não haver reconciliação com o primeiro cônjuge. O argumento geralmente usado para apoiar essa visão é que um crente arrependido por furtar algo, demonstra a veracidade do seu arrependimento ao restituir o produto do furto. Isso é verdade. Entretanto, é uma regra que não pode ser aplicada a todos os casos. É possível que alguém furte algo que não possa restituir, ou causar danos que não podem ser desfeitos. Alguém que deva um valor superior às possibilidades de uma quitação mesmo ao longo de muito tempo, nunca poderá demonstrar o verdadeiro arrependimento por meio do ato de desfazer o que foi gerado pelo pecado. Do mesmo modo, uma jovem solteira que fique grávida não pode desfazer o que foi gerado pelo pecado interrompendo a gravidez, nem o culpado pela morte de um inocente trazê‐lo de volta à vida a fim de provar que está de fato arrependido. Nesses tristes casos o arrependimento em si tem que bastar.
Esses exemplos se assemelham ao recasamento. Ele, ao ser reconhecido nas Escrituras como “existente”, se torna irreversível e cria uma união que só será desfeita na morte de um dos cônjuges. Com os cônjuges vivos não é possível desfazer a união entre eles sem que haja um divórcio, o qual Deus odeia (Ml 2.16). Não há justiça em reparar um pecado com outro.
O modo como a Bíblia lida com possibilidade do abuso da liberdade cristã e do perdão gracioso de Deus não é uma forma legalista ou penal. A Bíblia, ao tratar da liberdade e do perdão, expõe a santidade de Deus, a nova natureza do cristão e o desencorajamento de uma vida contrária à condição do remido.      
Diz assim em Romanos. 6. “1  QUE diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde? 2  De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele? 3  Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? 4  De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. 10  Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus. 11  Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor. 12  Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências; 13  Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça.
A Bíblia aprova ou permite o recasamento? E sobre casamento Lgbt? De modo algum, em lugar nenhum, sob nenhuma circunstância. Sempre que a Bíblia menciona o casamento, é entre um homem e uma mulher.                 
A primeira menção de casamento, Gênesis 2:24, descreve-o como um homem deixando seus pais e se unindo à sua mulher. Em passagens que contêm instruções sobre o matrimônio, como 1 Coríntios 7: 2-16 e Efésios 5:23-33, a Bíblia identifica claramente o casamento como sendo entre um homem e uma mulher.
Biblicamente falando, o casamento é a união de um homem e uma mulher por toda a vida, primeiramente para o propósito de construir uma família e proporcionar-lhe um ambiente estável.
A Bíblia, no entanto, não é o único argumento a favor dessa compreensão do casamento.
O ponto de vista bíblico do matrimônio tem sido o entendimento universal em cada civilização humana na história mundial.
A história argumenta contra o casamento gay. A psicologia secular moderna reconhece que homens e mulheres são psicologicamente e emocionalmente concebidos para complementar um ao outro. Em relação à família, os psicólogos afirmam que uma união entre um homem e uma mulher em que ambos os cônjuges servem como bons modelos de gênero é o melhor ambiente para se criar filhos bem ajustados. A psicologia argumenta contra o casamento gay. Na natureza, quer dizer, fisicamente falando, os homens e mulheres foram claramente projetados para se "encaixarem" sexualmente. Com o objetivo "natural" da relação sexual sendo a procriação, é óbvio que apenas uma relação sexual entre um homem e uma mulher pode cumprir esta finalidade.
A natureza argumenta contra o casamento gay.
Assim, se a Bíblia, a história, a psicologia e a natureza juntamente defendem o casamento sendo entre um homem e uma mulher, por que há uma tão grande controvérsia hoje? Por que aqueles que se opõem ao casamento gay/entre os mesmos sexos são rotulados como odiosos e fanáticos intolerantes, independentemente do quão respeitosamente a sua oposição seja apresentada? Por que é que o movimento pelos direitos dos homossexuais estão tão agressivamente forçando o casamento gay quando a maioria das pessoas, religiosos e não-religiosos, apoiam, ou pelo menos não se opõem, os casais gays tendo todos os mesmos direitos legais que os casais com alguma forma de união civil?
A resposta, de acordo com a Bíblia, é que todos inerentemente sabem que a homossexualidade é imoral e antinatural.  Sancionar o casamento gay/entre o mesmo sexo seria dar aprovação ao estilo de vida homossexual, o que a Bíblia claramente e consistentemente condena como um pecado. Os cristãos devem manter-se firmes contra a ideia do casamento gay/homossexual. Além disso, há fortes argumentos lógicos contra o casamento gay que podem ser tirados de contextos completamente separados da Bíblia. Uma pessoa não tem que ser um cristão evangélico para reconhecer que o casamento é entre um homem e uma mulher.
Segundo a Bíblia, o casamento foi instituído por Deus para ser entre um homem e uma mulher (Gênesis 2: 21-24; Mateus 19: 4-6). O casamento gay é uma perversão dessa instituição sagrada do casamento e uma ofensa ao Deus que o criou. Como cristãos, não devemos tolerar ou ignorar o pecado. Ao contrário, devemos compartilhar o amor de Deus e o perdão dos pecados que está disponível para todos, inclusive os homossexuais, por meio de Jesus Cristo. Devemos falar a verdade em amor: Efésios 4: “14  Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. 15  Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, 16  Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.”              

E lutar pela verdade com "mansidão e respeito" (1 Pedro 3:16). Como cristãos, quando defendemos a verdade e isso resulta em ataques pessoais, insultos e perseguição, devemos nos lembrar das palavras de Jesus:
Diz assim em João 15: “16  Não me escolhestes vós a Mim, mas Eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em Meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda. 17  Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros. 18  Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a Mim. 19  Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes Eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia.
Você Pergunta: Como lidar com o atual crescimento da ideia do “casamento gay” no Brasil? Como poderia seguir os ensinamentos de Cristo sem ser preconceituosa? E quanto à política, és contra ou a favor a aprovação dessa lei do casamento gay? - https://www.esbocandoideias.com/2011/05/casamento-gay-uniao-entre-homossexuais.html#sthash.KDxqMuxy.dpufCasamento Lgbt, não tem aprovação de Deus.
A ideia do casamento entre pessoas do mesmo sexo já é uma realidade no Brasil e também em muitos países. Inclusive muitos países já aceitam a união entre pessoas do mesmo sexo. Essa não é uma ideia moderna como muitos pensam, pois, a homossexualidade já existe há muito tempo, mas agora ganha mais espaço na sociedade.
Como encarar essa discussão e essa realidade que nos é apresentada?
Os ensinamentos de Cristo e da Bíblia, nos orientam à valorização do ser humano, porém não à valorização do pecado. A Bíblia [claramente] mostra a homossexualidade como pecado. A homossexualidade é uma ofensa a Deus e gera a morte tanto quanto outros pecados. Não existem “pecadinho” e “pecadão” no conceito de Deus nesse sentido. (para saber mais sobre essa questão de pecadinho e pecadão leia o artigo: Para Deus existe pecadinho e pecadão?) Eu enxergo o homossexual como alguém que, como eu, também precisa ter a oportunidade de [conhecer] o padrão que Deus estabeleceu para a vida dos seres humanos. Por isso, tenho a responsabilidade de me posicionar e expor a palavra de Deus (a Bíblia). Não posso deixar de colocar a minha opinião como servo de Deus e cidadão deste país. Calar-me seria omitir-se e omitir-se é errado.
 O homossexual tem o direito de não aceitar o que a Bíblia diz e nem o padrão de Deus, mas impor uma situação condenada por Deus, para que toda sociedade aceite como normal. Perante Deus, normal jamais será. Quanto à lei do casamento lgbt, sou totalmente contra sua aprovação pelos motivos que citei acima.
Infelizmente muitos cristãos são desequilibrados nessa questão e acabam tratando os homossexuais com desrespeito e violência. Isso Deus não aprova, pois o pecador deve ser amado, porem o pecado não.
Infelizmente muitos homossexuais também são desequilibrados nessa questão e buscam cercear o direito dos cristãos sérios de se posicionar contra a homossexualidade. Isso também é condenável.
Maldito o homem que  se deitar com outro homem.  A lei de Deus no passado foi muito pesada. Cidades inteiras foram destruídas por Deus por  causa das prostituições.  Veja o que diz em Levitico. 18. “22  Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é; 23  Nem te deitarás com um animal, para te contaminares com ele; nem a mulher se porá perante um animal, para ajuntar-se com ele; confusão é. 24  Com nenhuma destas coisas vos contamineis; porque com todas estas coisas se contaminaram as nações que eu expulso de diante de vós. 25  Por isso a terra está contaminada; e eu visito a sua iniqüidade, e a terra vomita os seus moradores. 26  Porém vós guardareis os meus estatutos e os meus juízos, e nenhuma destas abominações fareis, nem o natural, nem o estrangeiro que peregrina entre vós; 27  Porque todas estas abominações fizeram os homens desta terra, que nela estavam antes de vós; e a terra foi contaminada. 28  Para que a terra não vos vomite, havendo-a contaminado, como vomitou a nação que nela estava antes de vós. 29  Porém, qualquer que fizer alguma destas abominações, sim, aqueles que as fizerem serão extirpados do seu povo. 30  Portanto guardareis o meu mandamento, não fazendo nenhuma das práticas abomináveis que se fizeram antes de vós, e não vos contamineis com elas. Eu Sou o Senhor vosso Deus.”
Diz assim em Levítico. 20. “13  Quando também um homem se deitar com outro homem, como com mulher, ambos fizeram abominação; certamente morrerão; o seu sangue será sobre eles.
Veja o que diz em Romanos 1. “25  Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. 26  Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.27  E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro. 28  E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convém 29  Estando cheios de toda a iniqüidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade; 30  Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães; 31  Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia; 32  Os quais, conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem.
Diz assim em  Corintios. 6. 9 Não sabeis que os injustos não herdarão o Reino de Deus? Não vos deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem os que se entregam a práticas homossexuais de qualquer espécie, 
A homossexualidade é claramente condenada pela Bíblia. Ela vai contra a ordem estabelecida por Deus. Ele criou Adão e então fez uma mulher. Isto é o que Deus ordenou e é o que é correto. Diferente de outros pecados, a homossexualidade tem um julgamento severo administrado pelo próprio Deus. Este julgamento é simples: eles [os praticantes de tal pecado] são entregues às suas paixões. Como resultado, eles não conseguem mais ver o erro que estão fazendo. Sem uma consciência de sua iniquidade, não haverá arrependimento e confiança em Jesus. Sem Jesus, eles não terão perdão. Sem perdão, não há salvação.                                                        T
Termina aqui a parte IV deste tema, que está mostrado sobre casamento, recasamento e casamento entre lgbts, Na parte V mostrarei dentro da palavra de Deus mais sobre os casamentos lgbts, que é condenado por Deus, pois vai contra tudo aquilo que Deus criou, e deixou como lei e mandamento.                                                     
Este tema esta sendo escrito, revisado e pesquisado por José Carlos Ribeiro, membro da Igreja Batista MS. Sou formado em Capelania Hospitalar nos anos de 2012& 2014 cursos aplicados pela Ufms e Igreja Batista. Campo Grande MS 21 de abril de 2017                  jcr0856@hotmail.com

Marriage: What Marriage Means to God: Part IV
Noble readers marriage without love, it is not marriage: if there is no love in a relationship, this union is doomed to failure, and it is almost certain that there will be separation or divorce these days.
Couples today are married for interest, especially the financial. Love, affection, loyalty and loyalty are fundamental to a good relationship. Out of love, God gave His Only Son to save the world. And this love, the Son, "Jesus" passed on to all of us. In the New Testament the word "Love" has a very great power. God, when he created man, his image and likeness was out of love, and out of love he gave a mate to man. God for his creation's sake formed the woman perfectly; And he did not command man to mistreat her, but rather to love her and respect her, for she has special peculiarities, like: she is the only one capable of bearing children, and she is the only female that a man can possess after the marriage is finished.
        The word LOVE, which appears in Ephesians 5, is THAT that "gives life to God for someone." It is pure love, sacrificial, perfect and permanent. That is why Paul uses Christ as an example. Christ is not only the model, but also the source of love. Only through his love in us can love as he loved and give life to God for our wives. The man who treats his wife with love does a good thing for himself and strengthens the unity of marriage. He who treats his wife badly, Destroy himself.
See how we were loved by "Jesus Christ" for the sake of "Father, God". And we were reconciled by love. See what it says in Romans. 5 "6 For while we were still weak, Christ died in due time for the ungodly. 7 For only a man shall die for a righteous man; For it may be that for good someone dares to die. 8 But God commendeth his love toward us, in that Christ died for us, while we were yet sinners. 9 Much more, now, having been justified by his blood, we shall be saved from wrath through him. 10 For if we, being enemies, have been reconciled to God through the death of his Son, much more, having been reconciled, we shall be saved by his life. 11 And not only this, but we also rejoice in God through our Lord Jesus Christ, through whom we now attain reconciliation. "
 True love is not just a feeling, but a conduct. This is why we want to point out five practical expressions of the husband's love for his wife:
Kindness: This is the first practical expression of love. Kindness, gentleness, gentleness, gentleness ... "Do not treat them with bitterness." Colossians 3: "18 Women, be subject to your own husbands, as befits the Lord. 19 Husbands, love your wives, and be not angry with them. "
Look at what it says in 1 Peter 3: "Likewise, ye husbands, cohabit with them with understanding, giving honor to the wife, as a weaker vessel; As being your co-heirs of the grace of life; So that your prayers are not hindered. 14 But if you suffer for righteousness' sake, you are blessed. And fear not them, neither be troubled; 15 But sanctify the Lord God in your hearts; And be ever ready to respond with meekness and fear to anyone who asks you the reason for the hope that is in you, "There are men who are kind to other women and careless and hard to their own spouses. Woman is like a fragile vessel: more sensitive and delicate. Your feelings are more blossoming. This is not weakness, but a God-given trait to perform her noble function as mother in order to raise children with tenderness and sensitivity. That is why God wants her husband to treat her with tenderness, respect, softness, patience, affection, sweetness, gentleness, kindness and love. Because she is more emotionally sensitive, the woman is more likely to resent her husband's mistreatment. Being kind does not mean being lazy. Often man must be firm. But with a kind and understanding firmness. When the husband realizes that he has treated his wife badly, he must immediately fix it, confessing it with humility and repentance. ABNEGA: It is the sacrifice one makes in favor of the other. It is denying oneself, giving up the tranquility, the comfort and the pleasure, in favor of the loved one. This is love. This is what Christ did for the church. The opposite of this is selfishness. The selfish husband seeks his own comfort. He uses authority for his own good and always expects to be served. His attitude is "sir," not "servant." Never give up comfort to help the woman. This husband is far from the will of God.
God wants the husband to be selfless, to look like Jesus and to act like him. He must sacrifice himself for his wife. Seek her happiness and well-being, both in the physical as well as the emotional and the spiritual. The husband should say like Jesus, "I have not come to be served, but to serve."
UNDERSTANDING: The husband must know his wife deeply to understand her, to love her and to help her. This is one of the greatest needs of women. For this it is necessary to listen carefully to what it says.             Knowing how to listen is one of the most valuable qualities one can have. When the husband understands what the woman thinks and feels, she can lead her and protect her with wisdom.
Many women are sad and distressed for not being able to understand and support their husbands. A woman who feels appreciated and cared for by her husband will hardly be rebellious and antagonistic.
The husband needs to talk to his wife. Try to understand how she feels and what her burdens are, so she can cheer her up and comfort her. The husband needs to hug her and kiss her often, when she is worried and nervous. A hug and a kind and tender word show the woman that she has someone beside her who understands and loves her. A loving gesture renews strength and frees the mind from negative thoughts. Some men find it difficult to be affectionate because they do not have this custom, or because they have never received affection in childhood. It's time to break out of all shyness and shame. You should see the importance of this in the relationship with the woman. You can achieve much more with a kiss than with criticism or authoritarianism.
 PROTECTION AND COVERAGE:. When the man does not give real and practical coverage, the woman finds herself unprotected. She needs to feel safe and confident in her husband. The helplessness and the worries overwhelm and oppress the woman. O seu homem deve assumir paper, you do Assuntos attend family governo, you solve all problems lhe competem, e não passa-the wife for SUA. The woman wears out when she has to solve matters that go beyond her possibilities and do not correspond to the feminine character.
CONJUGAL AFFECTION: Sentimental love must also be present in marriage. Everything we have said above lays down solid foundations for this love to develop and grow. Romance is not just for the honeymoon, but for a lifetime. The disciples of the Lord must be the husbands most "in love" with their wives. The love of worldlings perverted into selfishness. However, the sentimental love of a Christian husband is born of the true love of God that lives in him. Therefore, the disciples of Jesus should be the best husbands; The best lovers of their wives.
Cultivate this love in your heart. Enamore your wife, valuing, appreciating and praising her. Be expressive with it. Show your feelings by sending them flowers. Try to learn the wonderful art of love and conjugal affection. That will make your wife happy and yourself too! And God partakes of this joy.
Man must represent Jesus in the Home: Establish the presence of Jesus in the family. 1 Corinthians.11. "3 But I want you to know that Christ is the head of every man, and man is the head of the woman; And God is the head of Christ. "
Just as it is the Image of God, man must be the image of Jesus in the Home. He must walk in the Spirit, manifest constant joy, give thanks to God for everything, let the love, grace and Peace of the Lord flow. Remembering that God is close to a broken heart.
Christ is the head of all: the man is the head of the woman. Therefore you must establish the authority of Christ and not yours. If a man is not subject to Christ, how will he rule over his wife and children? When the Lord delegates authority to man, he does not give him carte blanche to do what he wants, but sets specific and concrete criteria. Every government that is under Christ must act firmly, but with kindness and flexibility. Without making undue concessions, but willing to dialogue and listen. It is important that you know how to discern the will of God and to see that it is fulfilled in your home.
Look at what it says in Isaiah 32: "And the effect of righteousness will be peace, and the working of righteousness, rest and security forever. 18 And my people shall dwell in an abode of peace, and in safe dwellings, and in quiet places of rest. In another text of proverbs we find that the TRUTH manifests justice.
See what it says in Proverbs. 12: "He that speaketh the truth speaketh righteousness, but the false witness deceit. 18 There are some who speak as a sharp sword, but the tongue of the wise is health. 19 The lip of truth abides forever, but the tongue of falsehood lasts for a single moment. "
 We conclude then that: Those who seek Peace for their government should be TRUE, humble themselves and assume mistakes and responsibilities, so that the Justice of God in Jesus may be done in our Home through Confession, Forgiveness and Purification. (PEACE BE IN YOUR HOUSE).
Man must exercise the priesthood in his family. It is not enough to bless her with superficial prayers.
 You should be interested in each member. Give each one time, know their needs, struggles and afflictions. Give each child a particular attention. Constantly help the wife see the eternal and grand dimension of her role as wife and mother. Take care that she does not get discouraged with her tasks, which sometimes seem trivial and insignificant. There is nothing more routine and tiring than the housewife's work.                                                  
May God reveal these truths to us.
Doctrine and Building Your Family: It is important to use the occasional circumstances of life to teach, but this is not enough. Man is responsible for teaching the whole truth of God in an orderly and methodical manner to his wife and children. They are his first disciples. You should determine concrete times to sit down with them and share the word. There must be room for the participation of all and everything must be interspersed with prayer. Man must consider his wife as a helper for this. You should not nullify it, but you should not give it any responsibility either. They must work together.
Man's Wrong Attitudes: There are men who think their job is limited to working outside the home and bringing in the salary at the end of the month. Your spouse must take care of the rest (repairs, finances, health, discipline of children, spiritual life, etc.). This brings a major mismatch in the family and should be corrected. Annul the woman. Some want to do it all by themselves. They do not talk to their wives or seek their opinion.                         They do not delegate responsibility, they absorb everything. They think they're complete. The woman becomes frustrated and bitter. The man must give place to the woman to perform her function with her own criteria, creativity, taste and her famous feminine touch. We live on days when Christian values ​​increasingly dictate the norms of society and the standard of conduct of the human being, while the values ​​of society influence the lifestyle even within the Lord's Church.
 This has brought sad effects and bitter consequences.
Various aspects of Christian conduct are attacked by the worldly system, but our intention is to isolate only one of them: remarriage. Remarriage means marital union following divorce proceedings. It means that a person who was married and separated from his or her spouse by legal means, makes official the same routes a second marriage, or third, and so on. We know this to be a very common procedure nowadays and well received by modern society. But what about the church? How should the church look at this phenomenon? What does the Bible say about it?
To answer these questions we propose three questions:
1. Does the Bible approve or allow remarriage?
2. What happens to people who remarry?
3. How should the church treat remarried believers?
1. DOES THE BIBLE APPROVE OR ALLOW BOTTOM?
The Scriptures demonstrate that the marriage between a man and a woman is an institution whose author is God (Genesis.2.24). From this union the Lord intended that the multiplication of the human race and the settlement of the earth be carried out (Genesis 1: 28 & 9.1).
This union is good for man Genesis 2. "18 And the Lord God said, It is not good that the man should be alone; I will make him a helper fit for him. 19 And it came to pass, when the Lord God had formed out of the ground all the beasts of the field, and the whole fowl of the heavens brought them unto Adam, that he might see how he would call them; And all that Adam called to every living soul, that was his name. 20 And Adam put the names to all cattle, and to the birds of the air, and to every beast of the field; But to the man he was not found to be a helper. 21 And the Lord God caused a heavy sleep to fall upon Adam, and he fell asleep; And took one of his ribs, and closed the flesh in his place; 22 And of the rib that the Lord God took of the man, he formed a woman, and brought it to Adam. 23 And Adam said, This is now bone of my bones, and flesh of my flesh; She shall be called a woman, because she was taken of man. 24 Therefore a man shall leave his father and his mother, and shall cleave unto his wife, and they shall be one flesh.
And it forms an indissoluble bond that lasts until the death of one of the spouses: Matthew.19. "4 But he answered and said unto them, Have ye not read that he that made them in the beginning made them male and female, 5 And said, Therefore shall a man leave his father and mother, and cleave unto his wife; Two in one flesh? 6 They are no longer two, but one flesh. Therefore what God has joined together, let not man put asunder. "   It says thus in Romans 7. "Do you not know, brethren (for I speak unto them that know the law), that the law has dominion over man for all the time that lives? 2 For the woman who is subject to her husband, as long as he lives, is bound by the law; But when her husband is dead, she is free from the law of her husband. 3 Therefore, when her husband is living, she shall be called an adulteress, if she be of another husband; But if the husband is dead, he is free from the law, and so he will not be an adulteress if he is from another husband. 4 So then, my brethren, you also are dead to the law through the body of Christ, that you may be of another, that rose again from the dead, that we might bear fruit unto God. "
Taking into account human nature and its inclinations, marriage prevents man and woman from having immoral lives. The Bible says that the union of a man and a woman in marriage makes them "one flesh," it says so in Mark. 10. "7 Therefore shall a man leave his father and his mother, and shall cleave unto his wife: 8 And they shall be one flesh: And so shall they be two, but one flesh.
Look at what it says in Ephesians 5. "30 For we are members of his body, his flesh, and his bones. 31 Therefore shall a man leave his father and his mother, and shall cleave to his wife; And they shall be two in one flesh. 33 So also let every man in particular love his own wife as himself, and let the wife revere her husband. "Does not the Bible allow a new marriage? 
There are two conditioned responses to different situations:
If the spouse has already died, the answer is "yes" Romans 7. "2 For the woman who is subject to her husband, as long as he lives, is bound by the law; But when her husband is dead, she is free from the law of her husband. 3 Therefore, when her husband is living, she shall be called an adulteress, if she be of another husband; But if the husband is dead, he is free from the law, and so he will not be an adulteress if he is from another husband. "
In some cases this new marriage after the death of the spouse is advised: in widowhood, or he or she is free for a new marriage. However, such union must be realized with someone also saved by Christ 1 Corinthians. 7. "39 A married woman is bound by the law as long as her husband lives; But if she dies, her husband is free to marry whom he will, provided he is in the Lord. "
If the spouse is alive, although separated, the answer is a resounding "no: for there he is incurring adultery: but there is no exception for remarriage when the spouse still lives. God created for mankind: marriage. Thus, believers or unbelievers who marry are in fact united by the marriage recognized by God and "can not remarry, unless the spouse dies, or by confirmed adultery"
WHAT HAPPENS TO PEOPLE MARRY AGAIN? This is a very pertinent question because the mere clear Biblical prohibition on remarriage has not prevented divorced persons, even within the churches, from remarrying. The question to be answered in this case is, "Does this second marriage really exist?  "In other words:" Does the Bible show that the second marriage also unites a man and a woman in an indissoluble bond? "
The answer is: the Bible censures remarriage. The remarriage, in the light of the Scriptures, is "irregular. In other words, remarriage is morally wrong, and it violates God's laws. 
God does not play God, and He did not create His laws, commandments, and statutes to please man, but to obey and obey.
A clear case is that of the Samaritan woman. The Lord Jesus Himself informs us that she had five husbands: but the Lord said so to her in John. 4. And the woman said unto him, Lord, give me this water, that I thirst no more, and come not here to take it. 16 Jesus said to her, "Go, call your husband, and come here." 17 The woman answered and said, I have no husband. Jesus saith unto her, Thou hast said well, I have no husband; 18 For you have had five husbands, and the one you now have is not your husband; This you have spoken with truth. "
Notice that Jesus did not tell the Samaritan woman that she was right, and that she could be married to other husbands. Jesus was very clear in affirming thus to that woman, the human being is that tries to distort the laws and commandments of God. There are those who defend the possibility that the woman had been widowed five times not making any mistake. The possibility is real, but the tone of denunciation of Jesus does not fit with it. Rather, Jesus exposes the unregulated life of the Samaritan woman by presenting together an invitation to faith.
There are also those who propose that Jesus did not refer to five "husbands", but to five "men". Therefore, Jesus affirmed, in fact, that the woman had five husbands and that the one with whom she was living was not "husband", that is, she had not formally married her. Jesus affirmed and acknowledged that the Samaritan woman did indeed have five husbands, possibly while some or all of them were still alive, which is why Jesus uses reproachfully. The Bible recognizes that the formation of "one flesh" can occur more than once.
A common objection to the existence of matrimonial bonds in the remarriage is God's order to man to bind himself to the woman "by becoming both one flesh." This teaching is repeated several times in the Scriptures (Matthew 19: 5-6, Mark 10: 7,8, Ephesians 5: 31). However, Paul warns the Corinthians about sexual immorality and says that "the man who joins the whore forms one body with her ..." 1Corinthians 6:16. When Paul gives this warning, he does it not only to the bachelors, but to the whole church. Even married men, when they joined a prostitute, formed one body with her.
However, he immediately explains the reason for the error of joining a prostitute, saying, "... For as it is written, they shall be one flesh." Thus, the Bible recognizes the possibility of a person joining in a condition described as "one flesh."
 HOW SHOULD CHURCH TREAT RAPID BELIEVERS? Because the church is not immune to examples of remarriage, it is necessary to take a stand on the issue. For this, it should be clear that the fact that Scripture defines the way of dealing with people remarried in the church should not in any way cloud the teaching of the prohibition of God's remarriage. It is rather the maintenance in grace of the lives of those who disobeyed this order and put themselves in an irregular but irreversible situation.
There are two cases which, while fundamentally the same, hold some distinctions. 
One is the case of people already remarried when they converted to Christ. Another is a case of believers who, disobeying the Bible and the guidance of their leaders, have remarried, being by this obstinacy disciplined by the church. Despite the differences, both cases have the same effect on the individual's life and require the same solution: The sinner's repentance and God's forgiveness.
A condition often imposed upon the remarried believer is that he demonstrate his repentance by undoing what has been generated by sin. For this, pardon and entry into the church would occur only through the divorce of the second marriage, with or without reconciliation with the first spouse. The argument generally used to support this view is that a believer repentant of stealing something demonstrates the truthfulness of his repentance in restoring the product of theft. This is true. However, it is a rule that can not be applied to all cases. It is possible for someone to steal something that can not restore, or cause damage that can not be undone. One who is worth more than the possibilities of a discharge even for a long time can never demonstrate true repentance through the act of undoing what has been generated by sin. Likewise, a young single woman who becomes pregnant can not undo what has been generated by the sin interrupting the pregnancy, nor the guilty by the death of an innocent to bring it back to life to prove that it is indeed repentant. In these sad cases repentance itself must suffice.
These examples resemble remarriage. He, being recognized in the Scriptures as "existing," becomes irreversible and creates a union that will only be undone in the death of one of the spouses. With living spouses it is not possible to break the union between them without there being a divorce, which God hates (Mal. 2:16). There is no justice in repairing one sin with another.
How the Bible deals with the possibility of abuse of Christian liberty and gracious forgiveness of God is not a legalistic or criminal way. The Bible, in dealing with freedom and forgiveness, exposes the holiness of God, the new nature of the Christian, and the discouragement of a life contrary to the condition of the redeemed.
It says so in Romans. 6. "1 WHAT shall we say then? Shall we continue in sin, that grace may abound? 2 Not at all. We who are dead to sin, how shall we live therein? 3 Or do you not know that as many as were baptized into Jesus Christ were baptized into his death? 4 So we were buried with him by baptism into death; That as Christ was raised from the dead by the glory of the Father, even so we also should walk in newness of life. 10 For when he died, he died for sin at one time; But as for living, he lives for God. 11 Even so do ye reckon yourselves to be dead to sin, but alive unto God in Christ Jesus our Lord. 12 Let not sin therefore reign in your mortal body, that ye should obey it in its lusts; 13 Neither do ye present your members to sin for instruments of iniquity; But present yourselves to God, as living from the dead, and your members to God, as instruments of righteousness. "
Does the Bible approve or allow remarriage? What about Lgbt marriage? Not at all, nowhere, under any circumstances. Whenever the Bible mentions marriage, it is between a man and a woman. The first mention of marriage, Genesis 2:24, describes him as a man leaving his parents and joining his wife. In passages containing instructions on marriage, such as 1 Corinthians 7: 2-16 and Ephesians 5: 23-33,  the Bible clearly identifies marriage as being between a man and a woman.
Biblically speaking, marriage is the union of a man and a woman throughout life, primarily for the purpose of building a family and providing it with a stable environment.
The Bible, however, is not the only argument in favor of this understanding of marriage.
The biblical view of marriage has been the universal understanding in every human civilization in world history. History argues against gay marriage. Modern secular psychology recognizes that men and women are psychologically and emotionally designed to complement one another. In relation to the family, psychologists say that a marriage between a man and a woman in which both spouses serve as good gender models is the best environment for raising well-adjusted children. Psychology argues against gay marriage. In nature, I mean, physically speaking, men and women were clearly designed to "fit in" sexually. With the "natural" purpose of sexual intercourse being procreation, it is obvious that only a sexual relationship between a man and a woman can fulfill this purpose. Nature argues against gay marriage.
So if the Bible, history, psychology, and nature together advocate marriage being between a man and a woman, why is there such a great controversy today? Why are those who oppose gay / same-sex marriage labeled as hateful and intolerant fanatics, no matter how respectfully their opposition is presented? Why is it that the gay rights movement is so aggressively forcing gay marriage when most people, religious and non-religious, support, or at least do not oppose, gay couples having all the same legal rights as couples With some form of civil union?
The answer, according to the Bible, is that everyone inherently knows that homosexuality is immoral and unnatural. To sanction gay / same-sex marriage would be to approve the homosexual lifestyle, which the Bible clearly and consistently condemns as a sin. Christians must stand firm against the idea of ​​gay / homosexual marriage. In addition, there are strong logical arguments against gay marriage that can be drawn from contexts completely separate from the Bible. A person does not have to be an evangelical Christian to recognize that marriage is between a man and a woman.
According to the Bible, marriage was instituted by God to be between a man and a woman (Genesis 2: 21-24, Matthew 19: 4-6). Gay marriage is a perversion of this sacred institution of marriage and an offense to the God who created it. As Christians, we should not tolerate or ignore sin. Rather, we must share the love of God and the forgiveness of sins that is available to all, including homosexuals, through Jesus Christ. We are to speak the truth in love: Ephesians 4: 14 That we may no more be inconstant children, driven about by all the wind of doctrine, by the deceit of men who deceitfully deceive. 15 But having followed the truth in love, let us in all things grow up in him who is the head, Christ. 16 Whose whole body, fitted together, and bound together by the help of all the joints, according to the just operation of each part, Of the body, for its edification in love. "And to fight for the truth with" meekness and respect "(1 Peter 3:16). As Christians, when we stand for truth and this results in personal attacks, insults, and persecution, we must remember the words of Jesus:
It says in John 15: 16 "You did not choose Me, but I chose you and appointed you, that you should go and bear fruit and that your fruit should remain; So that whatever you ask in the name of the Father, may he grant it to you. 17 This I command you, that you love one another. 18 If the world hate you, know that it hated me first. 19 If you were of the world, the world would love what was its own, but because you are not of the world, but I have chosen you out of the world, therefore the world hates you. "
You Question: How to deal with the current growth of the idea of ​​"gay marriage" in Brazil? How could he follow the teachings of Christ without being prejudiced? What about politics, are you against or in favor of passing this gay marriage law? https://www.esbocandoideias.com/2011/05/05/casamento-gay-uniao-entre-homossexuais.html#sthash.KDxqMuxy.dpuf: Marriage Lgbt, does not have God's approval.
The idea of ​​same-sex marriage is already a reality in Brazil and also in many countries. Even many countries already accept same-sex unions. This is not a modern idea as many people think, because homosexuality has been around for a long time, but now it gains more space in society. How to face this discussion and this reality that is presented to us?
The teachings of Christ and the Bible, guide us to the valorization of the human being, but not to the valorization of sin. The Bible [clearly] shows homosexuality as sin. Homosexuality is an offense to God and generates death as much as other sins. There is no "sin" and "sin" in the concept of God in this sense. (To know more about this question of sin and sin, read the article: For God does sin and sin exist?) I see the homosexual as someone who, like me, must also have the "In the concept of God in that sense. (To know more about this question of sin and sin, read the article: For God does sin and sin exist?) I see the homosexual as one who, like me, must also have the opportunity to know God's standard for Life of human beings. Therefore, I have a responsibility to position myself and expose the Word of God (the Bible). I can not fail to put my opinion as a servant of God and citizen of this country. Shutting me down would be omitting and omitting is wrong.
 The homosexual has the right not to accept what the Bible says nor the standard of God, but to impose a situation condemned by God, so that every society accepts as normal. Before God, normal will never be. As for the lgbt marriage law, I am totally against your approval for the reasons I have quoted above.
Unfortunately many Christians are unbalanced on this issue and end up treating homosexuals with disrespect and violence. This God does not approve, for the sinner must be loved, but not sin.
Unfortunately, many homosexuals are also unbalanced on this issue and seek to curtail the right of serious Christians to stand against homosexuality. This is also reprehensible.
Cursed is the man who lies with another man. The law of God in the past was very heavy. Whole cities were destroyed by God because of prostitution. See what it says in Levitico. 18. "22 You shall not lie down with a man, as though he were a woman; Abomination is; 23 Neither shalt thou lie with an animal, to defile itself with it; And the woman shall not stand before an animal, that she may be joined with him. Confusion is. 24 With none of these things do you defile yourselves; Because with all these things the nations which I cast out from before you are defiled. 25 Therefore the earth is defiled; And I visit their iniquity, and the land vomits out their inhabitants. 26 But ye shall keep my statutes and my judgments, and none of these abominations shall ye do, neither the natural nor the stranger that sojourneth among you; 27 For all these abominations did the men of this land, who were before it in you; And the earth was defiled. 28 Lest the land cause you to vomit, having defiled it, as the nation that was before it has vomited. 29 But whosoever doeth any of these abominations, yea, they that do them shall be cut off from among their people. 30 Therefore ye shall keep my commandment, and do none of the abominable practices which were done before you, and do not defile yourselves with them. I am the Lord your God. "
It says so in Leviticus. 20. "13 And if a man lie with another man, as with a woman, they both have done abomination; They shall surely die; His blood shall be upon them.
See what it says in Romans 1. "25 For they have changed the truth of God into a lie, and have honored and served the creature more than the Creator, who is blessed for ever. Amen. 26 Therefore God forsook them in the infamous passions. For even their wives changed their natural use contrary to nature. And likewise also men, leaving the natural use of the woman, were inflamed in their sensuality toward one another, men with men, committing clumsiness and receiving In themselves the recompense for their error. 28 And as they did not care to have knowledge of God, so God gave them up to a perverse feeling, to do things that are not convenient 29 Being filled with all iniquity, fornication, malice, avarice, wickedness; Full of jealousy, murder, strife, deceit, malignity; 30 Being murmurers, detractors, haters of God, revilers, proud, presumptuous, inventors of evils, disobedient to parents and mothers; 31 Fools, infidels in contracts, without natural affection, irreconcilable, without mercy; 32 Who, knowing the righteousness of God (who are worthy of death, those who practice such things) not only do them, but also consent to those who do them. It says so in Corinthians. 6. 9 Know ye not that the unrighteous shall not inherit the kingdom of God? Do not be deceived: neither immortals nor idolaters, nor adulterers, nor those who indulge in homosexual practices of any kind,
Homosexuality is clearly condemned by the Bible. It goes against the established order of God. He created Adam and then made a woman. This is what God has commanded and is what is right. Unlike other sins, homosexuality has a severe judgment administered by God himself. This judgment is simple: they [the practitioners of such sin] are delivered to their passions. As a result, they can no longer see the error they are making. Without an awareness of their iniquity, there will be no repentance and trust in Jesus. Without Jesus, they will have no forgiveness. Without forgiveness, there is no salvation. Here ends part IV of this theme, which is shown on marriage, remarriage, and marriage between LGWs. In Part V I will show more of the LGWs in the word of God, which is condemned by God, because it goes against everything that God created, and left it as law and commandment. This topic is being written, reviewed and researched by José Carlos Ribeiro, a member of the MS Baptist Church. I graduated in Hospital Chaplaincy in the years of 2012 & 2014 courses applied by Ufms and Baptist Church. Campo Grande MS April 21, 2017 jcr0856@hotmail.com

                               Casamento: Parte IV  em Espanhol
Nobres leitores de casamiento no amoroso, no se trata de un matrimonio.
Casais en los días de hoy se casan por interés, principalmente el financiero. O amor, o carinho, una fidelidad y una lealtad son fundamentales para una relación. Por amor, Dios dio Su Único Filho para salvar al mundo. E este amor, o Filho, "Jesús" transmitido para todos nosotros. No Novo Testamento a palavra "Amor" tem uma força muito grande. Deus when criou o homem su imagen y su creatividad por amor, y por amor deu una companheira ao homem. Deus por amor a su creación formou com perfeição a mulher; E no mandou que o homem a maltratasse, mas que una amasa y un respeto, para ella especialidades especiales, tipo: una única capacidad de gerar hijos, y una única mujer que un hombre puede tener, después de la boda consumado.
        A palavra AMOR que aparece en Efésios 5, é AQUELA que "da vida a Deus por alguien". Éum amor puro, sacrificial, perfeito e permanente. Por isso Paulo usa Cristo como ejemplo. Cristo no es sólo el modelo, sino también una fuente del amor. Somente através de su amor en nosotros, es posible amar como un hombre y entregar una vida a Dios por las esposas. El hombre que trata de su esposa con un amor que hace que un sí mismo y una unidad de la boda. Destroi a si mesmo.
Veja como fomos amados Por "Jesús Cristo" por amor do "Pai, Deus". E fomos reconciliados por amor. Veja lo que dice en Romanos. 5 "6 Porque Cristo, estando nosotros todavía fracos, morreu a seu tempo por ímpios. 7 Por que alguien morrerá por un justo; Por favor, por favor 8 Mas Deus prueba de su amor por conosco, en que Cristo morreu por nosotros, siendo nosotros todavía pecadores. 9 Logo muy mais agora, que se ha justificado por su sangre, seremos por los salvos de ira. 10 Porque se niega, siendo inimigos, fomos reconciliados con Dios por la muerte de su Filho, mucho mas, teniendo sido ya reconciliados, seremos salvos por su vida. Jesús Cristo, por el cual se ha alcanzado una reconciliación. "                                                                
O verdadero amor no es solo un sentimiento, mas una conduta. Por ello queremos assinalar cinco expresiones prácticas de hacer el matrimonio para com una esposa: Amabilidad: Esta es una primera expresión práctica del amor. Una amabilidad, doçura, afabilidade, benignidad. "No como trampas con amargura" Colossenses 3: "18 Vós, mujeres, estais sujeitas a vossos propios maridos, como convém no Senhor. 19 Vós, maridos, amai a vossas mujeres, y no vos irriteis contra elas. "
Veja 3: "7 Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimiento, dando honra a la mujer, como vaso más fraco; Como ser vós sus os co-herdeiros de la graça da vida; Para que no sean impedidas como vossas orações. 14 Mas también, se padecerán por amor de la justicia, sois bem-aventurados. E no temais com medo, nem vos turbeis; 15 Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; "El hombre que es amable con otras mujeres y descubre con su propia esposa". Una mujer como un vaso frágil: más sensible y delicada. Seus sentimientos son más que una flor de piel. Esto no es una debilidad, pero una característica dada por Dios para desempenhar su nobre de la función de la madre, una madre de los hijos con ternura y sensibilidad. Por isso Dios quiere que el marido a trate com ternura, respeto, suavidade, paciencia, carinho, doçura, delicadeza, bondade y amor. Por ser más sensible emocionalmente, una mujer está más sujeta a permanecer por el maltrato del marido.
Ser amable no ser decir ser frouxo Muchas veces, el hombre debe ser firme. Mas com una firmeza amable y comprehensiva. Cuando el marido percibe que trató mal a su esposa, debe consertar, confesar con humildad y arrependimento. Es un poco igual, abre la mano de la tranqüilidad, de la comodidad y del placer, en favor de la persona amada. Esto es amar Cristo es por la iglesia.
 O contrario disto é egoísmo.                                           
 O marido egoísta busca su propia comodidad. Usa una autoridad para tu propio bien y siempre esperando ser servido. Su atitud de "señor", no de "servo". Nunca renuncie a una comodidad para ayudar a una mujer.   Este marido está lejos de la voluntad de Dios.
Dios quiere que su propio amor, pareça com Jesús y aja como ele. Deve sacrificar-se una siquiera por esposa. Buscar una felicidad y un bien-estar, tanto no físico como no emocional y no espiritual.      O marido de ti como Jesús: "no para ser servido, mas para servir".                                                       COMPREENSÃO: El esposo debe conocer profundamente a su mujer para comprender, amá-la y ayudar-la. Esta es una de las mayores necesidades de la mujer. Para esto es necesario escutar con atención o que ela diz. Saber escudo es una de las calidades más valiosas que se puede ter. Cuando el esposo entiende que la mujer debe pensar, puede conducir y proteger a la sabedoria.
Muchas mujeres son tristes y angustiadas por no conseguir comprensión y el apoyo de sus maridos. Una mujer que se sienta apreciada y atendida por el marido, dificilmente será rebelde y antagónica.
Es necesario que el esposo converse con una esposa. Procure entero como ella se sienta y los bancos son como sus cargas, para poder anima-la e confortá-la. O esposo precisa abrazar y sentirse cómodo, cuando está preocupada y nerviosa. Un abrazo y una palabra amable y una terna. Um gesto de carinho renova como fuerzas e libera una mente de pensamientos negativos. Algunos hombres tienen dificultad de ser afectados porque no tienen este traje, o porque nunca reciben carinho en la infancia. É tempo de romper con toda una timidez y vergonha. Devem ver a importancia disto no hay relación con una mujer. Se puede conseguir mucho más con un beijo que con criticas o autoritarismo.
 PROTEÇÃO E COBERTURA:. Cuando el hombre no da una cobertura real y práctica, una mujer se ve desprotegida. Ella precisa sentirse seguro y confiar en su marido. O desamparo e inquietudes sobre el cuidado de la mujer. O homem deve assumir su papel, atender a los problemas del gobierno familiar, solucionar todos los problemas que el competem, y no pasar a su esposa. A mulher se desgasta cuando la hora de resolver el asunto más allá de sus posibilidades y no corresponder al personaje femenino.
AFETO CONJUGAL: O amor sentimental también. Todo lo que está escrito anteriormente bases sólidas para que este amor se desarrolla y cresta. O romance no es sólo para una lua de mel, pero para toda una vida. Los discípulos del señor son los maridos más "apaixonados" por sus esposas. O amor dos mundos se perverte en el egoísmo. Entretanto, o amor sentimental de un marido de cristão nasce do true amor de Dios que vive nele. Por eso, los discípulos de Jesús deveriam ser los mejores maridos; Amantes de sus esposas
Cultivo en su corazón este amor. Enamore de su esposa, valorizando, apreciando y elogiando-a. Sé expresiva con ella. Demonstre sus sentimentos, mandando-las flores. Procure aprender a maravillosa arte do amor y afeto conyugal. Asi como tu tambien eres feliz E Deus participa desta alegria.
O Homem deve representar Jesús no Lar: Estabelecer una presencia de Jesus na família. 1 Corintios.11. "3 Mas quero que saibais que Cristo es una cabeza de todo o homem, o o homem a cabeça da mulher; E Deus una cabeza de Cristo. "
Así como es una imagen de Dios, o la casa debe ser una imagen de Jesús no Lar. Deve andar no Espírito, manifestar alegria constante, dar gracias a Deus por todo, dejar fluir o amor, una gracia y una Paz do Senhor. Lembrando que Dios está cerca de un corazón quebrantado.
Cristo es la cabeza de todo: el hombre es la cabeza de la mujer. Por lo tanto, debe establecer una autoridad de Cristo y no a su. ¿No se trata de Cristo, como gobernar sobre su mujer y sus hijos? Cuando el Sr. delega la autoridad en la casa, no la letra de la carta para los que quieren, sino que se fijan los criterios concretos y los concretos. Todo lo que está de acuerdo con Cristo debe hacer con firmeza, mas com amabilidad e flexibilidad. Sin hacer concesiones indebidas, mas com disponible para dialogar y escutar. É importante que saiba discernir una voluntad de Dios y que cuide para que ella sea cumpra no seu lar.
Veja o que dice em Isaías 32: "17 E ojo de justiça será paz, y operación de justicia, repouso e segurança para siempre. 18 E o mi pueblo habitará en la morada de paz, y en las moradas bien seguras, en los lugares quietos de descanso. " Em outro texto de provérbios descobrimos que a VERDADE manifest a Justiça.
Vea lo que dice en Provérbios. 12: "17 O que diz a verdade manifestación a la justicia, mas a falsa testemunha diz engano. 18 Hay algunos que faltan como espada penetrante, mas una lengua de los sábios y salud. 19 O lábio da verdade permanece para siempre, mas una lengua da falsidad, dura por um só momento. "
 Concluímos então: Que busca una paz para el gobierno de su ser VERDADEIRO, humilhando-se y asumiendo errores y responsabilidades, para que una Justicia de Dios en Jesús, hecho en nuestro Larpar da Confissão, do Perdão y la purificación. (PAZ SEJA NA TUA CASA).
El hombre debe ocuparse del sacerdocio en su familia. No basta abençoa-la com orações superficiales.
 Deve se interessar por cada miembro. Dar tempo a cada um, conocer sus necesidades, lutas y aflições. Dar a cada uno de los niños una atención particular. Constantemente ayudar a esposa a ver una dimensión eterna y grandiosa de su función como esposa e mãe. Cuidar para que no se desanime con sus tareas, que a veces, parecen triviais e insignificantes. No existe nada más rotineiro y cansativo que el trabajo de dona de casa.  Que Dios nos revele estas verdades.
Doutrinar e edificar sua família: Es importante utilizar las circunstancias de la vida para ensinar, pero no es suficiente. El hombre es responsable por ensenar toda una verdad de Dios, de manera ordenada y metódica a su esposa y hijos. Son sus discípulos. Deve determinar horarios concretos para sentar con ellos y compartilhar una palabra. Deve haver lugar para una participación de todos y todo debe ser intercalado con oração. O homem debe considerar una esposa como ayudadora para este. No dever anulá-la, mas tampouco develar para ella toda una responsabilidad.
 Devem trabajar juntos.
Atitudes Erradas do Homem: los hombres que pensaron que su función se limita a trabajar en casa y traer el salario no final do mês. A su esposa se cuidar del resto (consertos, finanzas, salud, disciplina de los hijos, vida espiritual, etc.). Este es un gran desajuste en la familia y se ha corregido.
Anular a mujer Algunos de los deseos de todo solo. No conversar con sus esposas ni buscam una opinión delas. No delegam responsabilidade, absorvem tudo. Pensam que são completos. Una mujer frustrada y amargurada. O homem deve dar lugar para que una mujer descanse su función con criterio propio, criatividad, gusto y su famoso toque femenino. Vivemos dias en que los valores cristãos se dicen cada vez menos como las normas de la sociedad y el patrón de la conducta del ser humano, a lo que los valores de la sociedad influencian el estilo de vida para siempre dentro de la Igreja do Senhor.
 Esto tiene trazados efectos tristes y consecuencias amargas.
Varios se dirigen a los sistemas de control por el mundo, pero nuestra intención es aislar sólo uno de ellos: o recasamento. Recasamento entende-se un união matrimonial subsecuente a un proceso de divórcio. Significa que una persona que fue casada y se separó de su cónyuge en las vías legales, oficialmente las mismas vías de un segundo matrimonio, o tercer y assim por diante. Sabemos que este servicio es muy común en la actualidad y está bien recibido en la sociedad moderna. Mas que dicen de la iglesia ¿Como una iglesia debe mirar para ese fenômeno? ¿Qué Bíblia dice un respeto?
Para responder estas preguntas vamos propor tres preguntas:
1. ¿A Bíblia aprova o permite el recasamento?
2. ¿Qué pasa con las personas que se casan de nuevo?
3. ¿Como una iglesia debe tratar crentes recasados?
1. ¿A BÍBLIA APROVA OU PERMITE O RECASAMENTO?
Como Escrituras demonstram que el casamiento entre una mujer y una mujer es una creación de autor de Dios (Gênesis.2.24). Dessa união o Señor pretendu que una multiplicación de la raza humana y el povoamento de la tierra levan un efecto (Gênesis.1.28 & 9.1).
Ésa es la buena para el hombre Gênesis 2. "18 E disse o Senhor Deus: Lejos-la-ei una ayudadora idônea para ele. 19 Havendo, pois, o Senhor Deus formado por la tierra todo el animal del campo; E tudo o que Adao ha sido todo un alma viviente. 20 E Adao pôs os os a todo o gado, e a las aves dos céus, a todo el animal del campo; Mas para el hombre no se achava ayudadora idônea. 21 Entonces o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; E tomou una das sus costelas, y cerrou una carne en su lugar; 22 E da costela que o el Sr. Deus tomou de la casa, formou una mujer, y trouxe-a a Adão. 23 E disse Adão: Esta é agora osso de mis ossos, y carne de mi carne; Esta mujer será tomada por el hombre. 24 Así que deja el hombre y el padre y la madre, y el padre se sienta en la mujer y el niño.
E forma um lao indissolúvel que perdura hasta una muerte de un dos cónjuges: Mateus.19. "4 Ele, sin embargo, respondendo, disse-lhes: No tendes lido que lo que no se hace macho y praticar el fez, 5 E disse: Por lo tanto, dejará el hombre y la madre, y se unirá a su mujer, e Dos na só carne 6 Como no hay dos, mas una só carne. Por lo tanto, que Dios no se separe de la casa. "
Diz assim em Romanos 7. "1 No sabeis vós, hermanos, ¿cuál es la razón por la que todo el tiempo que vive? 2 Porque una mujer que está sujeto al marido, mientras que vive, está la ligada por la ley; Mas, morto o marido, está de la mano del marido.
3 De sorte que, viviendo el marido, será llamada adúltera se para de otro marido; Mas, morto o marido, libro de la ley, e assim no será adúltera, se para el marido de otro. 4 Así, mis hermanos, también vís estais mortos para una ley por el cuerpo de Cristo, para que sejais de otro, el que se ressuscita dentre los mortos, un fin de que demos fruto para Dios.
Levando en una naturaleza humana y sus inclinações. A Bíblia dice que un hombre de la casa y una mujer no se casan en la casa. 10. "7 Por esto dejará o homem a su padre y su madre, y se unirá a su mujer, E incluso no hay dos, mas una só carne.
Veja lo que dice en Efésios 5. "30 Porque somos miembros de su cuerpo, de su carne y de sus ossos. 31 Por eso dejará el hombre y el padre y la madre, e se unirá a su mujer; E serve dos na carne 33 Assim também vós, cada uno en particular, a una mujer como un si mismo, ya una mujer reverencie o marido. "Hay dos respuestas condicionadas a situaciones diferentes:
Caso de que la mujer esté sujeta al marido, ya que está viva, está la ligada por la ley; Mas, morto o marido, está de la mano del marido. 3 De sorte que, viviendo el marido, será llamada adúltera se para de otro marido; Mas, morto o marido, libro está da lei, y asi no será adúltera, se para el marido de otro. " En algunos casos de este nuevo matrimonio después de la muerte de la cónyuge es aconselhado: Entretanto, se ha realizado un trabajo con alguien también salvo por Cristo 1Corintios. 7. "39 Una mujer casada está ligada por todo el tiempo que o su marido vive; Mas, se falcero o tu amo la contabilidad para casar con quien quiere, contanto que ama no.
Caso o cónjugue vivo, a pesar de separado, una respuesta es un sonoro "no: Deus criou para una humanidad: o casamento. Por lo tanto, las cruces o no crentes que se casan están, de hecho, unidos por el matrimonio reconocido por Dios y "no se puede volver a casar, a menos que el cónjuge venha a falce, o por adulto confirmado"
O QUE ACONTECE COM PESSOAS QUE SE CASAM NOVAMENTE? Esta es una pregunta bastante pertinente porque una mera y clara prohibición bíblica para el recasamento no tiene impedido que las personas divorciadas, incluso dentro de las igrejas, venham a se casar again. Una pregunta a ser respondida en este caso es: "En otras palabras:" ¿Que Bíblia de los mostras de que el segundo casamiento también una mujer y una mujer en un lazo indissolúvel? "                      
A Bíblia censura o recasamento. O recasamento, a luz das Escrituras, é "irregular. En otras palabras, o el recesamiento es moralmente errado, e infringe como leis de Deus, pero no es así.
Un caso claro de la mujer samaritana. (En español). 4. "15 Disse-ea a mulher: Señor, da-me esta agua, para que no más de la sede, y no venha aqui tirá-la. 16 Disse-le Jesús: Vai, chama o teu marido, e vem cá. 17 A mulher respondeu, e disse: No tengo marido. 
Disse-le Jesús: Disseste bem: No tengo marido; 18 Porque cinco maridos, cinco que no son el marido; Isto es disseste com verdade ".
Observación que Jesús no dijo a la mujer que estaba en duda, y que podría estar casada con otros maridos. Jesús fue muy claro en un afirmar como una mujer acuática, o ser humano es que tentador distorsionador como leis e mandamentos de Deus. Há quem defenda la posibilidad de que una mujer tenga ficción viúva cinco veces no cometendo qualquer error. A possibilidade é real, mas o tom de denúncia de Jesús no condiz com isso. Antes, Jesús expõe una vida desagradecida de la mujer samaritana presentando junto a un convite a la fe.
Há também quem proponha que Jesús no se refiere a cinco "maridos", mas a cinco "homens". Por lo tanto, Jesús afirmó, de hecho, que una mujer tenía cinco maridos y que que comen vivas. Jesús afirmó y reconoció que una mujer samaritana tenía, de hecho, cinco maridos, posiblemente algunos de ellos o viven siempre, motivo por el cual los sueños de Jesús con una sola de la reprobación. A Bíblia reconoce que una formación de "una sola carne" puede ocurrir más de una vez.
Una objeción común a la existencia de los matrimonios no es un recasamento y una orden de Dios para una mujer. Este ése es repetido varias veces en las escrituras (Mateus 19,5,6, Marcos 10,7,8, Efésios 5,31). Porém, Paulo alerta a los corazones respecto a la sexualidad sexual y a la mujer que se une a la prostitución formando una sola mujer con ella ... "1Corintios 6.16. Cuando está de acuerdo, no hay nada más que solteros, mas una toda una iglesia. Incluso los hombres casados, se unen a una prostituta, forman una empresa.
Contudo, se explica el motivo de error de unirse a una prostituta, diciendo: ".... Assim, una Bíblia reconoce una posibilidad de una persona que se emite en una descripción de la condición como "una só carne".
 ¿COMO A IGREJA DEVE TRATAR CRENTES RECASADOS? Como una iglesia no está en un ejemplo de recasamento, es necesario que se posicione frente a la cuestión. Para que esto, deje claro que el hecho de definir las escrituras o el modo de lidar con las personas recaudadas en la iglesia de modo que se debe nublar o el sistema de prohibición de recasamento por Dios. É, antes, una emancipación de la vida daqueles que desobedeceram la orden y se colocaron en una situación irregular, sin embargo irreversible.
Hay dos casos que, pesar de fundamentalmente iguais, guardam algumas distinciones. Una vez que se convirtió en un Cristo. Otro es caso de crentes que, desobedecer a Bíblia y una orientación de sus líderes, se casaron de nuevo, ser, por esta obstinación, disciplinados por la iglesia. (En inglés) (en inglés), publicado en español (inglés) para este título.
Una crítica muchas veces imposta al crente recasado que es un demonstre su arrepentimiento desfazendo lo que fue gerado por el pecado. Por lo tanto, el perdón y el ingreso en la iglesia se diera sólo mediante el divórcio del segundo matrimonio, podendo o no haber reconciliación con el primer cónjuge.    O ....... Isso es verdad Entretanto, hay una regla que no puede ser aplicada a todos los casos.    Es posible que alguien no pueda restituir, o causar daños que no puedan ser desfeitos. Alguém que deva un valor superior a las posibilidades de una sola quitación de largo de tiempo, nunca demostración de verdadero o arreglos de miedo por el medio de desfazer o que fue gerado por el pecado. Do mesmo modo, una joven solteira que no puede ser despedazada o que fue gerada por el pecado que se interrumpió en una gravedad, ni se culpó por la muerte de un inocente. Nesses tristes casos o arrepentimiento en sí que bastar.
Esses examples se assemelham ao recasamento. No se ha reconocido la existencia de escritura como "existente", se torna irreversible y se crea una unión que debe ser suprimida en la muerte de los dos cónyuges. Com os cônjuges vivos no se puede desfazer de una unión entre ellos sin que haya un divórcio, o cual Dios odeia (Ml 2.16). No hay justiça en reparar un pecado con otro.
O modo como una Biblia con la posibilidad de hacer el abuso de la libertad cristiana y hacer el perdón gracioso de Deus no es una forma legalista o penal. A Bíblia, el juicio de la libertad y el perdón, expõe una santidad de Deus, una nueva naturaleza de la construcción y el desmantelamiento de una condición de vida.
Diz assim em Romanos. 6. "1 QUE diremos pois? Permaneceremos no sin nombre, para que a graça abunde? 2 De modo nenhum. Nosotros, que somos mortos para el pecado, como viveremos todavía nele? 3 ¿O no sabeis que todos los cimientos de los batizados en Jesús Cristo fomos batizados en su muerte? 4 De sorteo que fomos sepultados con ele pelo batismo na morte; Para que, como Cristo ha sido resucitado dentre los mortos, por gloria do Pai, y también en la vida de novio. 10 Pois, quanto a morrido, de una vez morreu para o pecado; Mas, quanto a viver, vive para Deus. 11 Así también vós considerais-vos como mortos para el pecado, mas vivos para Dios en Cristo Jesús nuestro Senhor. 12 No reine, pues, o pecado en vosso cuerpo mortal, para las obedecerdes em suas concupiscências; 13 Nem tampouco apresenteis os vossos miembros de un pecado por instrumentos de iniqüidad; Mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, y como vossos miembros a Dios, como instrumentos de justicia. "
¿A Bíblia aprova o permite el recasamento? E sobre casamento Lgbt? De modo alguno, en ningún lugar, bajo ninguna circunstancia. Sempre que una Bíblia menciona el casamiento, es entre una casa y una mujer. Una primera mención de casamiento, Génesis 2:24, descreve-o como un hombre dejando sus pais y se unen a su mujer. Em passagens que contíen sobre el matrimonio, como 1 Corintios 7: 2-16 e Efésios 5: 23-33, a Bíblia.
Biblicamente falando, o casamento es un unión de una mujer y una mujer por toda la vida, por primera vez para el objetivo de construir una familia y ofrecer el ambiente estável.
A Bíblia, no obstante, no es el único argumento a favor de esta comprensión del matrimonio.
O punto de vista bíblico del matrimonio. Tema de entendimiento universal en cada civilización humana en la historia mundial. Una historia argumenta contra el homosexual. Una psicologia secular moderna reconoce que los hombres y las mujeres son psicologicamente y emocionalmente concebidos para complementar a otro. En la relación a la familia, los psicólogos se establecen como una unidad entre una casa y una mujer en los dos ambientes. Una psicología argumenta contra el homosexual de la boda. Na natureza, quer decir, fisicamente falando, los hombres y las mujeres están claramente diseñados para "encaixar" sexualmente. Com o objetivo "natural" de la relación sexual que es una procreación, es sólo que una relación sexual entre una mujer y una mujer puede cumplir con esta finalidad.
Una naturaleza argumenta contra el homosexual de la boda.
Assim, se una Bíblia, una historia, una psicología y una naturaleza junto a defender el ocultismo entre una casa y una mujer, por qué una gran controversia hoy? ¿Por qué los hombres que se han opuesto a la boda gay / entre los mismos sexos son rotulados como odiosos y fanáticos intolerantes, independientemente de qué son sus propios comentarios a su oposición? Por qué es que el movimiento por los derechos de los homosexuales es tan fuertemente forzado que el amor es gay cuando una mayoría de las personas, religiosos y no-religiosos, Con alguna forma de unión civil
A responder, de acuerdo com a Bíblia, es que todos los inerentemente saben que una homosexualidad es moral y antinatural. Sancionar el sexo gay / entre el mismo sexo serio dar la aprobación al estilo de vida homosexual, lo que una Bíblia claramente y consistentemente condena como un pecado. Los cristianos se mantienen firmes contra una idea del matrimonio gay / homosexual. Además, hay fuertes argumentos lógicos contra el casamiento que pueden ser tirados de contextos completamente separados de Bíblia. Una persona no tiene que ser un cristiano evangélico para reconocer que el casamiento es entre una mujer y una mujer.
Segundo a Bíblia, o el casamiento fue instituido por Dios para ser entre una mujer y una mujer (Gênesis 2: 21-24, Mateo 19: 4-6). O casamento gay es una perversión de la organización de la sagrada boda y una ofensa de Dios que o criou. Como cristãos, no devemos tolerar o ignorar o pecado. A diferencia, devemos compartilhar el amor de Dios y el perdón de los pecados que está disponible para todos, inclusive os homossexuales, por medio de Jesús Cristo. Efesios 4: "14 Para que no se vea más meninos inconstantes, levados en roda por todo o viento de doutrina, pelo engano de los hombres que con astúcia enganam fraudulosamente. 15 Antes, siguiendo una verdad en el amor, crescamos en todo lo que es una cabeza, Cristo, 16 No todo el cuerpo, bien ajustado, y todo lo relacionado con las ayudas de todas las juntas, segundo a la operación de cada parte, hacer el aumento "E lutar pela verdad com" mansidão e respeito "(1 Pedro 3:16). Como cristãos, when defendemos a verdade y esto resulta en ataques personales, insultos y persecución, devemos nos lembrar de las palabras de Jesús:
Diz assim em João 15: "16 No te sereis vestes a Mim, mas te ves escolhi a vós, y tu nombreei, para que vades y deis fruto, e o vosso fruto permaneça; Una ola de lo que el amor en mi nombre pedirdes al padre ele vo-lo conceda. 17 Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros. 18 Se o mundo vos odeia, sabei que, primero hacer que a vós, me odiou a Mim. 19 Sé vós fósseis del mundo, o mundo amaria o que era tu, mas porque no sois del mundo, antes.
You Pergunta: Como lidar con el crecimiento de la ideia del "casamento gay" no Brasil? ¿Como se puede seguir los ensayos de Cristo sem ser preconceituosa? E quanto à política, es contra o a favor de esta ley de casamento gay? - https://www.esbocandoideias.com/2011/05/casamento-gay-uniao-entre-homossexuais.html#sthash.KDxqMuxy.dpuf: Casamento Lgbt, no tiene la aprobación de Deus.
Una ideia de casamiento entre personas de un mismo sexo es una realidad en Brasil y también en muchos países. Inclusive muchos países ya aceptan una unión entre personas de sexo. Esta no es una idea moderna como muchos pensamientos, porque una homosexualidad ya existe mucho tiempo, pero ahora ganha más espacio en la sociedad. ¿Cómo encarar esta discusión y la realidad que nos emite?
Los ensinamentos de Cristo y la Bíblia, sin embargo no a la valorización del pecado. A Bíblia [claramente] muestra una homosexualidad como pecado. Una homosexualidad es una ofensa a Deus y una muerte tanto quanto otros pecados. No hay "pecadinho" y "pecadão" sin concepto de Deus nesse sentido. (Para saber más sobre esta cuestión de pecadín y pecadá leia o artículo: ¿Para qué Dios existe pecadinho y pecadão?)
No hay concepto de deus no sentido (Para saber más sobre esta cuestión de pecadín y pecadá leia o artigo: ¿Para qué Dios existe pecadinho y pecadão?) Vida dos seres humanos Por ello, tengo una responsabilidad de mi posicionar y exportar una palabra de Dios (una Bíblia). No puedo dejar de poner a mi opinión como servo de Dios y ciudadano de este país. Calar-me seria omitir-se y omitir-se errado.
 O homossexual tem o direito de no aceptar lo que Bíblia dice que no es el patrón de Dios, pero más importante que una condenación por Dios. Perante Deus, normal nunca será. Quanto à lei do casamento lgbt, sou totalmente contra su aprobación por motivos que citei acima.
Muchos cristianos están desequilibrados y ahora tratamos con homosexualidad con desesperación y violencia. Esto no se aprueba, no puede ser amado, porem o pecado no.
También hay muchos desequilibrados en la cuestión y buscam cercear el derecho de los cristãos en los que se posiciona contra una homosexualidad. Eso también es condenable.
Maldito o hombre que se deitar con otro homem. A lei de Deus no pasó por mucho pesada. Cidades inteiras han sido destruidas por Dios por causa de las prostituciones. Veja lo que dice en Levitico. 18. "22 Com case no te deitarás, como se es mujer; Abominación é 23 Nem te deitarás com um animal, para te contaminar com ele; Nem a mulher se porá perante un animal, para ajuntar-se com ele; Confusión 24 No necesitas saber nada; Porque com todas estas cosas se contaminan como nações que yo expulso de frente de vós. 25 Por ello a terra está contaminada; E eu visito a sua iniqüidade, y una tierra vomita de sus moradores. 26 Porém, vós guardareis os meus estatutos y os meus juízos, y éstas se abominações fareis, nem o natural, nem o estrangeiro que peregrina entre vós; 27 Porque todas estas abominações han sido los hombres de la tierra; E a terra fue contaminada. 28 Para que una tierra no te vomite, havendo-a contaminado, como vomitou una nación que nela estaba antes de vós. 29 Porém, any what make some these abominações, sim, que se hacen como extirpados do seu povo. 30 Por lo tanto, no se debe hacer nada por las prácticas aborígenes. Te siento
Diz assim em Levítico. 20. "13 Cuando también una mujer se deitar con otro hombre, como com mujer, ambos hicieron abominación; Bien morrerão; O su sangre será sobre ellos
Veja lo que dice en Romanos 1. "25 Pois mudaram una verdad de Dios en mentira, e honraram e serviram más de una criatura que Criador, que es bendito eternamente. Amém. 26 Por ello, el abandono de las paixiones infames. Sin embargo, los hombres, dejando el uso natural de la mujer, se inflaman en su sensualidad para los otros, los hombres con los hombres, cometendo la torpeza y el recibimiento Em si mesmo a recompensa que convinha ao seu erro. 28 E, como los que no se importan de un conocimiento de Dios, así como los de los que se entregan a un sentimiento perverso, para hacer algo que no conviene 29 Estando cheios de toda una iniqüidade, prostituição, malicia, avareza, maldade; Cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade; 30 Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de los machos, desobedientes a los pais y las mães; 31 Néscios, infiéis nos contratos, semafeição natural, irreconciliables, sem misericórdia; 32 Os quais, conhecendo a justiça de Deus, no sólo a los que hacen, sino también consentem a los que hacen.
Diz assim em Corintios. 6. 9 ¿No sabeis que no se trata del Reino de Dios? No te dejamos enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem os que se entregam y practique homossexuais de qualquer especie,
Una homosexualidad es claramente condenada por Bíblia. Ella va contra una orden establecida por Dios. Ele criou Adao y luego fez una mulher. Esto es lo que Dios ordena. Diferente de otros pecados, una homosexualidad con un error severo administrado por el propio Dios. Este juicio es simple: ellos son las entregas de sus sueños. Como resultado, ellos no consiguen más que el error que estás haciendo. Sem una conciencia de su iniqüidad, no hay un arrepentimiento y confianza en Jesús. Sem Jesus, ellos no tienen perdón. Sem perdão, no há salvação. 
Termina aquí una parte IV este tema, que está marcado sobre la boda, recasamento y boda entre lgbts, En la parte V de la palabra de Dios sobre los casamientos, que está condenado por Dios, por lo que va contra todo lo que Dios crió, y dejó como ley y mandamiento.                          
Este tema está escrito, revisado y investigado por José Carlos Ribeiro, miembro de la Iglesia Batista MS.               Sou formado in Capelania Hospitalar nos anos de 2012 & 2014cursos aplicados por Ufms e Igreja Batista. Campo Grande MS 21 de abril de 2017 jcr0856@hotmail.com


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bíblia Sagrada comentada por livros por José Carlos Ribeiro Comentário nos livros de Joel, Amós, Obadias, Jonas & Miquéias: livros 29, 30,31,32,33 e 34

 Bíblia Sagrada comentada por livros por José Carlos Ribeiro    Comentário nos livros de Joel, Amós, Obadias, Jonas & Miquéias: livros 29, 30,31,32,33 e 34           O nome Joel significa, literalmente, “ Jeová é Deus”. Este é um nome muito comum em Israel, e Joel, o profeta, é especificado como o filho de Petuel. Nada é conhecido a respeito dele ou da circunstância de sua vida. Provavelmente que ele tenha vivido em Judá e profetizado em Jerusalém. Não há como datar o livro com absoluta certeza, e os estudiosos variam em suas opiniões. Há referências tanto em Amós como em Isaías, que também estão em Joel (comparar Amós 1.2 com Joel. 3.16 e Isa. 13.6 com Jl 1.15) É opinião de muitos conservadores que Amós e Isaias tenham tomado emprestado de Joel, fazendo-o um dos mais antigos dos profetas menores. Além do mais, a adoração a Deus, a qual o sumo sacerdote Joiada restaurou durante o reinado de Joás (2.Rs 11; 2Crôn. 23.16), é suposta por Joel. Portanto muitos sustentam que

How to receive and deserve God's blessings in your life. Part V III. Purity and perseverance: it is part of God's blessings: also in Greek English and German

Como receber e merecer as bênçãos de Deus em sua vida. Parte V III. A                                              Pureza e perseverança: faz parte das bênçãos de Deus:                                                                                   Nobres leitores o tema continua mostrando um pouco mais sobre pureza e perseverança, pois é algo muito difícil nos dias de hoje. Ser puro incomoda, e perseverar em honestidade, lealdade, justiça, temor e obediência também incomodam. No mundo globalizado de hoje é quase impossível encontrar alguém puro, integro, honesto etc. ser puro não te dará benefícios financeiros, morais e religiosos. Vejam o exemplo do que esta acontecendo em nosso País onde ser corrupto, ladrão, bandido, canalha, pilantra, trás milhões de dólares nas contas destas pessoas. Ser puro neste País tem sentido contrario, pois aqui no Brasil, eles se purificaram e perseveram em corrupções roubando todo um País. A pureza de nossos políticos é tão evidente que, não consegui

Discernimento, entendimento e Sabedoria: O que é discernimento segundo a Bíblia. Parte I Também em Inglês Grego e Alemão

Discernimento, entendimento e Sabedoria: O que é discernimento segundo a Bíblia. Parte I                   Conhecendo  melhor a Bíblia, e a palavra de Deus.            Nobres leitores irei mostrar a todos vocês um pouco mais sobre o que é discernimento segundo a palavra de Deus.  O discernimento é essencial no processo de tomar decisões sábias.   A Bíblia diz em Tiago 1: “ 5  E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. 6  Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. 7  Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. 8  O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos. 9  Mas glorie-se o irmão abatido na sua exaltação, 10  E o rico em seu abatimento; porque ele passará como a flor da erva. 11  Porque sai o sol com ardor, e a erva seca, e a sua flor cai, e a formos