Pular para o conteúdo principal

Quem Ama, Perdoa. Baseado no grande amor de Deus, e do Filho Jesus Cristo. Também em Inglês

Quem Ama, Perdoa. Baseado no grande amor de Deus, e do Filho Jesus Cristo.
Nobres Leitores (as) eu escrevi um livro baseado no amor, e no perdão daquele que um dia nos amou muito, e nos perdoou primeiro. Sim: estou falando de “Jesus Cristo”.  Neste livro eu procurei mostrar os exemplos bíblicos que “Deus” desde o dia em que o primeiro pecado entrou no mundo, e justamente no jardim do Éden, e o primeiro homem chamado Adão foi expulso do paraiso.
Este tema é para mostrar a todos que, Quem Ama, Perdoa; pois assim fez “Deus” a todos nós
            Deus, ao fazer isto, Ele, começou a preparar a vinda do Salvador, “Jesus Cristo”. Isto aconteceu milhares de anos depois; mas o Salvador veio ao mundo nascido de uma virgem chamada Maria, que deu a luz a Este Salvador, no deserto, e numa manjedoura. Infelizmente não houve um lugar descente para “Ele” nascer. O amor de Deus por toda a humanidade foi infinito: mesmo seu povo sendo infiel, Deus, não desistiu de amar e perdoar seu povo.  Você que ainda não leu a Biblia Sagrada, saiba que o maior perdedor é você. Desde o primeiro pecado, a primeira mentira, a primeira morte física, provocada por Caim; Deus puniu com severidade todos aqueles que mereceram ser punidos. Mas Ele, não é como nós, que guarda magoa, ressentimento, rancor, e ódio. Um dia Deus pensou em destruir o mundo, e acabar com tudo aquilo que um dia “Ele” havia criado com muito amor. A prostituição que para Deus, não significa apenas sexo, abrange tudo aquilo que não agrada a Deus, tipo; prostituição, adultério, fornicação, idolatria, adoração a tudo aquilo que é o verdadeiro Deus. Magia, feitiçaria, o efeminismo etc. por amor de um justo chamado Nóe, Deus deu oportunidade a todos os moradores daquela época, de se arrependerem, e deixar de lado tudo aquilo que não agradava ao Senhor, e que o mundo de hoje acha o mais normal e natural possível. Somente a família de Noé entrou na arca, juntamente com casais de todas as espécies, e não casal do mesmo sexo, como o mundo de hoje acha ser normal, mas não é. Veio o dilúvio, e morreram todos aqueles que preferiram ficar no pecado:
            Deus se lembrou da promessa feita a Noé, e decidiu parar a chuva, que duraram quarenta dias; mas a terra só foi vista novamente depois de cento e cinquenta dias. E o amor e o perdão, aconteceram? Sim: Deus purificou a nova geração a partir de Noé e sua família. E mais: Deus prometeu a Noé, e as gerações futuras, que não acabaria novamente com o mundo com agua. Dai quando chove surge no céu o arco-iris, que é um sinal deixado por Deus até nos dias de hoje.  O livro de Gênesis mostra tudo aquilo feito por Deus; o seu grande amor para com seus filhos. Por amor a outro justo, antes de Sodoma e Gomorra serem destruídas por causa de todos os tipos de pecados, novamente outra família foi salva. Mas o justo chamava-se Ló, que foi salvo juntamente com sua família. Mas houve uma desobediência que culminou com a vida da esposa de Ló, que não deveria olhar para trás, e foi transformada numa estatua de sal até nos dias de hoje. Deus mandou Abraão sair do meio de sua parentela, para formar uma nova família, e de não correr o risco de irmãos se juntarem, se unirem. Através de Abraão, o amor de Deus continuou: e Deus falou a Abraão que o povo de Israel ficaria cativo por um período de quatrocentos e trinta anos nas terras do Egito, e que depois disto, eles seriam libertos. Abraão foi considerado o pai de muita gente, mesmo ele tendo poucos filhos. Foi promessa de Deus a Abraão, que mesmo sendo ele já com idade bastante avançada, ele teria o filho da promessa. Mas antes ele teve um filho com a serva de  sua esposa, que foi chamado o filho da escrava. Mas Deus por amor cumpriu a promessa feita a Abraão. Nasceu o filho da promessa: Isaac foi seu nome. A mulher de Abraão era de idade bem avançada também, mas havia uma promessa feita por Deus a Abraão e Sara que eles teriam um filho na sua velhice. Deus testou a fidelidade de Abraão pedindo a ele seu filho em sacrifício, e que foi obedecido por Abraão. No exato momento que Isaac iria ser sacrificado, Deus, não permitiu que isto acontecesse. Um cordeiro puro foi enviado pelo Senhor através de um anjo, que foi sacrificado no lugar de Isaac.
            Abraão é considerado por Deus, o pai da fé: você não faria isto, de sacrificar seu filho por amor a Deus, faria! Não faria. Porque somos egoístas. Mas se você não tiver “Deus, através do Filho Jesus” em primeiro lugar em sua vida, faria sim isto. Sabe por quê? O diabo te tentaria até você cometer este ato. Mas “Ele, Deus” entregou seu único Filho para salvar o mundo, lembra! Passado algum tempo Isaac teve dois filhos: Esaú e Jacó: e Esaú era o primogênito; mas ele um dia menosprezou e desprezou sua primogenitura trocando-a por um prato de guisado. E Jacó passou a receber as bênçãos que eram de Esaú por direito.
Jacó que depois passou a ser Israel, e teve doze filhos, que representou as doze tribos de Israel. Amor e perdão: José foi um dos doze filhos de Jacó, Israel, ele era muito amado por Jacó, pois foi o filho da mulher amada, e que era estéril; mas Deus reverteu sua esterilidade e deu lhe um filho, também na sua velhice. José foi um proposito de Deus, tanto em Israel, quanto no Egito, onde ele foi parar, sendo vendido por seus irmãos, que, por causa do ódio, da inveja, e da mentira que eles sentiam por José.
Nobres leitores (as) a historia de José está escrita em Gênesis caps. 37 ao 50: eu considero uma das historias mais lindas da Biblia, depois de “Jesus Cristo”. Tudo aquilo de ruim que seus irmãos fizeram contra José, não vingou, não rendou frutos estragados. Quando tudo isto aconteceu, José tinha apenas 17 anos, e ele viveu até a idade de cento e vinte anos (120). José foi tao importante e especial para Deus que, por onde ele estivesse, prosperaria. Mesmo na prisão, onde José ficou por dois anos, por causa de uma mentira, o poder de José dado por Deus, era manifestado. E o Faraó daquela época teve um sonho que ninguém conseguiu interpretar. Magos, feiticeiros, videntes, adivinhos de toda a terra, não conseguiram dar a resposta a Faraó. Mas houve alguém que havia estado preso juntamente com José, se lembrou de que ele havia feito, e José foi levado até presença de Faraó, e seu sonho foi interpretado por José, que tinha este dom dado por Deus; e que não fazia disto um comercio como o ser humano de hoje faria. Neste sonho que foi divido por etapas José revelou a Faraó assim: em toda a terra haveria sete anos de fartura, de vacas gordas, de espigas graúdas, e depois viriam sete anos de seca, de miséria, de fome; e somente no Egito haveria comida. E todos deveriam descer até o Egito para buscar alimentos: e o sonho de José se confirmou. Seus irmãos seriam governados por ele, que provocou a fúria em parte de seus irmãos que o odiaram muito. Passado os sete anos de fartura vieram os anos de seca, e de miséria; e seus irmãos tiveram que descer até o Egito em busca de alimentos. Mas onde entra o amor e o perdão!
Nobres leitores (as) os irmãos que vieram até ele, em busca de alimentos, foi reconhecido por José, mas eles, não o reconheceram. O amor falou mais alto: todos os alimentos colocados nos sacos de seus irmãos, José determinou que não fosse cobrado, e o dinheiro que eles trouxeram para pagar os alimentos foi colocado de volta nos sacos sem eles verem. José perguntou de seu pai e de seu irmão caçula: mas  eles não suspeitaram de nada. José se afastou para chorar, para que eles não o vissem chorando,tanto foi sua felicidade e alegria em saber que seu pai e seus irmãos estavam vivos!
            Seus irmãos tiveram que voltar novamente ao Egito em busca de alimentos, e desta vez eles tiveram que voltar a Canaã e trazer seu irmão caçula, e um deles ficou detido no Egito até que eles trouxessem seu irmão. E eles nem suspeitavam de que José o havia reconhecido. Mas o tão esperado dia chegou.
Quando seu irmão caçula veio até ele, José não se conteve, e se revelou a seus irmãos. Imagine o susto que eles tiveram. Veio na memoria deles tudo aquilo que eles fizeram contra José, e eles temeram por suas vidas, mas o troco veio em forma de muito amor e perdão. José mandou que buscassem toda sua família para morar no Egito, pois haveria ainda mais cinco anos de muita fome e seca em toda a terra. O pai de José, Jacó, Israel foi apresentado a Faraó, e eles receberam o melhor da terra no Egito. Israel abençoou a Faraó, e tinha cento e quatorze anos quando veio para o Egito, e viveu mais 30 anos. Seu pai veio a falecer com mais de 140 anos, e seus irmãos novamente temeram por suas vidas. Mas o que eles não esperavam é que José, não guardou magoas, ressentimentos, ódio, e rancor deles.         
            Na linguagem popular, José deu a eles o troco em forma de uma luva de “pelica”, muito especial. José liberou o perdão que eles não mereciam se pensarmos e agirmos com o pensamento no mundo!  O amor de José era tao puro, que surpreendeu a todos. Isto que José fez é exatamente aquilo que fez Deus com seu povo: não permitindo que o ódio, a vingança tomasse a frente. O mau que eles fizeram contra ele foi pago com muito amor; e isto é o que todos nós devemos fazer até mesmo com nosso pior inimigo, menos o diabo. Este não deve ser amado e nem perdoado. Enquanto José esteve vivo, ele prometeu cuidar de toda sua família com muito amor, carinho, bondade e justiça, o que parte de seus irmãos não teve com ele. José faleceu aos 120 anos, e tudo o que ele fez foi reconhecido por Deus. E este amor, e perdão dado por José, que Deus espera que todos nós façamos também, e sem pedir nada em troca.
Quem Ama, perdoa, teve o perdão dado por Deus a seu povo, que ficaram cativos no Egito por 430 anos: mas Deus se lembrou da promessa feita a Abraão, Isaac e Jacó; e veio o tempo da retirada do povo de Deus. Isto esta´confirmado nos livros de Êxodo, Números e Deuteronômio. A retirada, a saída do Egito se deu no livro de Êxodo, e foi comandado por Moisés, homem muito amado por Deus, e escolhido para isto. 
            Pensam que foi fácil o povo de Deus sair do Egito! Não foi não. Deus teve que endurecer mais ainda o coração do Faraó daquela época, que não conhecera os feitos de José no Egito. Onze pragas foram lançadas por Deus no Egito, e Faraó cada vez mais se enfurecia, e não aceitava a ideia de ter alguém superior a ele na terra, “Deus”. Isto o incomodava muito. E Moisés foi preparado e protegido pelo Senhor, para esta importante missão que, só aconteceu no tempo de determinado por Deus, nunca o do homem. Chegou um determinado ponto que Faraó não suportou mais o peso da mão do Senhor sobre ele, e decidiu liberar a saída do povo hebreu, o povo de Deus no Egito.
 Moisés estava a frente de seu povo, e ao chegar diante do Mar Vermelho, Deus mandou que Moisés estendesse seu cajado, e tocasse nas aguas do Mar Vermelho, que foi separada ao meio. Ali passou todo o povo de Deus, ilesos, e sem se molharem, e sem se perder nenhuma vida. Mas Faraó se arrependeu e decidiu ir atrás de seu povo escravo. Mas o que ele não esperava e não acreditava, era que o poder de  Deus fosse superior aos seus poderes, e Faraó e todo seu exército, morreram afogados, pois as aguas do Mar se fecharam novamente, matando-os de uma só vez. O perdão do Senhor foi cumprido através de Moisés que atravessou o Mar Vermelho a mando e proteção de Deus.
            Quem ama, perdoa no livro de Números: Deus tentou de todas as maneiras, por amor dar o melhor da terra a eles; mas a desobediência, rebeldia, a teimosia e murmuração conseguiram irritar Deus, que chegou a propor a Moisés uma nova nação, e destruiria todos aqueles que insistiam em cometer pecados que desagradava a Deus. Mas Moisés era fiel ao seu povo, e não aceitou a proposta do Senhor. Deus, jamais deixou faltar nada a eles durante o tempo que permaneceram no deserto. Uma terra que manava leite e mel foi prometida pelo Senhor a eles, mas não foi o suficiente para eles pararem de blasfemar e murmurar contra Deus, e Moisés, que era o porta voz de Deus na terra. Tudo que eles pediam murmurando, era atendido pelo Senhor por amor; mas chegou um dia que Deus, se cansou, e amaldiçoou toda uma geração. A terra prometida existia sim, mas precisava ser desbravada, possuída por eles. Deus mandou que Moisés escolhesse doze homens, espias, para ver a terra e trazer boas noticias; mas a maioria voltou murmurando, colocando apenas obstáculos. Somente Josué e Calebe voltaram com boas noticias da terra que manava leite e mel. Os obstáculos que ali existia, precisavam ser ultrapassados, vencidos: nesta terra habitavam gigantes, mas todos seriam derrotados porque Deus estava com seu povo. Por amor, eles eram perdoados constantemente, pois Moisés intercedia junto a Deus, que o ouvia e atendia o seu clamor em favor de seu povo. Daquela geração maldita por Deus apenas Josué e Calebe, e todos aqueles que tinham menos de vinte anos puderam entrar e herdar a terra da promessa. Infelizmente Moisés não pode entrar na terra prometida. Mas Deus por amor mostrou a Moisés do alto do monte Pisga, toda a terra prometida. O que impediu aqueles que não puderam entrar na terra da promessa foi a murmuração, rebeldia e teimosia de muitos deles. Eles chegaram ao cúmulo de criar e fundir um bezerro de ouro e adorá-lo no lugar do Deus verdadeiro; e Moisés mais uma vez enfrentou a ira de Deus por causa de seu povo rebelde. Quando Deus ouvia Moisés, e atendia seu clamor, seu pedido em favor deles, acontecia o perdão, mas logo em seguida eles voltavam a cometer pecados, murmurando, blasfemando, e adorando e idolatrando deuses de mentira. Todos aqueles que tinham acima de vinte anos peregrinaram por 40 anos no deserto até morrerem todos, menos Josué e Calebe. Obs. Um dia, valia por um ano: imagine como deve ter sido terrível! Mas eles procuraram e mereceram passar por isto.
 Em Deuteronômio, foi confirmado tudo aquilo que Deus já havia dito a Moisés, que são as leis, mandamentos, e estatutos para serem obedecidos e praticados. Mas não foi assim que aconteceu até nos dias de hoje, pois a desobediência de todos nós ainda acontece com muita frequência e naturalidade nos dias de hoje, em nome da modernidade, e que tudo é possível, nada é proibido. Infelizmente muitos conhecerão e passarão pela segunda morte na eternidade ao lado do diabo, tudo por causa das facilidades, da ilusão de que tudo pode, e nada fará mal. O amor de Deus é ilimitado, mas até para o Senhor, existe um limite; e este limite é que fará a diferença da vida e da morte. Sim: a vida eterna com “Deus, e o Filho Jesus” e os lavados e remidos pelo precioso sangue do Cordeiro Santo.  Mas o grande perdão do Senhor veio através de Josué, que pode atravessar o rio Jordão, entrar e herdar a terra prometida por Deus aos filhos de Israel.
As confirmações das promessas estão no livro de Josué. Enquanto Josué e os anciãos viveram, os filhos de Israel viveram sobre a proteção de Deus, mas eles voltaram a pecar como Deus já havia dito a Josué.
    Depois da Morte de Josué e dos anciãos os filhos de Israel foram sendo entregues nas mãos dos inimigos do Senhor; e juízes foram levantados em Israel para julgar e governar o povo de Deus.
O perdão, mais uma vez vinha quando eles se arrependiam; e Deus ouvia-os e enviava um salvador em forma de um juiz, ou juíza. Os mais conhecidos foram: Otniel, Eudes, Sangar, Débora, Gideão, Jefté, e Sansão, que só não foi um grande Juiz de seu povo, por causa de sua teimosia, que subestimou seus inimigos, e foi traído por sua amada, que era uma prostituta, e era filisteia, e foi usada para descobrir de onde vinha a força de Sansão, que era invencível, até o dia que descobriram o porquê de sua invencibilidade. Quando os filhos de Israel, o povo de Deus vivia em obediência, e eles chegaram a ficar livres de seus inimigos por até 80 anos; mas bastava morrer aquele Juiz, que tudo voltava como antes. 
E Deus o entregava novamente nas mãos de inimigos, no objetivo de eles se arrependerem e parassem de pecar. Pois até parecia que pecar, sempre foi mais gostoso! É ai que nós nos ferramos, por causa de uma sensação de prazer, de liberdade. Mas esquecemos de que, tudo aqui é passageiro.
         Os livros de Samuel: Ana foi a esposa de Elcana. Mas Ana era estéril e não podia dar filhos a seu marido, que tinha filhos com a amante, ou concubina. E Ana era humilhada por ela: mas ela era uma mulher obediente e temente a Deus, e era mulher de muita oração; e assim ela fez. Ana foi orar com muito com muito fervor e adoração ao único e verdadeiro Deus, e que foi atendida pelo Senhor. Ana prometeu a Deus que, se fosse atendida, este filho seria entregue ao sacerdote para servir ao Senhor, e que nunca seria passado navalha em sua cabeça. Assim aconteceu: nasceu Samuel, e quando ele desmamou foi entregue ao sacerdote Eli. Mas Deus é amoroso e perdoador, e não se esqueceu de Ana, que deu a ela, mais cinco filhos (as). A fidelidade, o amor, a obediência e o temor a Deus, darão a aqueles que estiverem neste bom caminho, o melhor do Senhor, e o melhor da terra dado por Deus. Samuel passou a ser o profeta em Israel depois da morte de Eli. E mais: Deus incubiu a Samuel de Ungir o primeiro e o segundo rei em Israel; e o primeiro escolhido foi Saul, que tinha tudo para ser um bom rei e de ter sido um rei eterno em Israel. Mas infelizmente Saul era teimoso e desobediente, e isto fez a diferença contra ele. Deus tirou o seu reino e escolheu outro rei, e Samuel foi incumbido de novamente ungir este rei que veio a ser Davi, e que não era para o homem, um modelo de beleza, e de aparência real. Mas havia nele, Davi, caráter, temor e obediência a Deus. E isto fez a diferença entre “Deus e Davi” que fazia tudo aquilo que agradava a Deus. E quem lucrava era todo o povo de Israel. Davi foi um homem de muita oração, e todas as vezes que ele ia para uma batalha, Deus era consultado, e só quando a resposta vinda de Deus é que ele partia para as lutas contra os inimigos do povo de Deus, e voltava vitorioso.
Davi foi o homem segundo o coração de Deus; mas ele também falhou e cometeu pecados.  Mas a diferença estava na sua fidelidade. Ele reconhecia que havia errado, e pecado! Ele se arrependia e pedia perdão a Deus, e não colocava a culpa em outras pessoas: ele admitia que houvesse cometido o pecado, e aceitava a punição do Senhor, seja ela qual fosse. Quando ele desejou a mulher de Urias o heteu, e mandou que ele fosse colocado a frente de uma batalha para ser morto, Davi se deitou com Bate-Seba, e desta relação eles tiveram um filho. Deus enviou um profeta chamado Natã que revelou a ele tudo aquilo que ele fez as escondidas, Deus faria com ele as claras perante todo o Israel. E assim aconteceu: Urias foi morto na batalha, e o filho desta relação que não havia sido abençoada por Deus, veio a falecer.
            Mas o amor de Deus por Davi era muito grande, e eles tiveram um novo filho que foi abençoado pelo Senhor, e se chamou Salomão, e foi o sucessor de Davi no reino de Israel. E Salomão foi o homem mais rico de toda a terra e inteligente. Mas Salomão na sua velhice se perdeu em pecados, e Deus tirou seu reino e deu a seu inimigo, e dividiu o seu reino em doze tribos, que simbolizava as doze tribos de Israel. E duas tribos foram separadas por Deus, e uma se perpetuou, pois Deus prometeu a Davi que, não faltaria uma lâmpada, um varão, um homem, para se assentar no trono de Israel. E assim aconteceu por amor do Senhor a Davi até a vinda do Salvador do mundo: e foi quatorze gerações até chegar em “Jesus Cristo”.   E Samuel morreu bem velho, e foi muito amado por Deus, e respeitado pelos filhos de Israel. Samuel teve filhos, mas que foram desobedientes e não seguiram pelo bom caminho, e não puderam ser reis.
            Os livros de Reis, eu procurei mostrar apenas aqueles que foram bons reis em Israel, e que obedeceram as leis e aos mandamentos de Deus. Mas infelizmente foram poucos os bons reis, que fizeram aquilo que agradava a Deus. Eles eram muito idolatras, que adoravam e cultuavam todos os tipos de deuses, tipo: de barro, de madeira, de fundição, de pau, de pedra e hoje de gesso, e fotos, e ídolos artísticos etc. O povo de Deus, os filhos de Israel permaneceram cativos, prisioneiros em outros reis, mas Deus levantava reis para governar seu povo, a maioria permeneceram no pecado, nos erros, e isto entristeciam a Deus. Mas quando aquele bom rei fazia aquilo que agradava a Deus, eles descansavam, e recebiam o perdão do Senhor. Orei Salomão edificou o templo, a casa de Deus, e istou durou por mais de dez anos esta construção; mas como o pecado, a desobediência a rebeldia, a teimosia do povo de Deus prevaleceu, Deus, destruiu seu templo através de seus inimigos. Aqueles que viveram em obediência tiveram e receberam o melhor do Senhor, e quem se beneficiava era os filhos de Israel, pois amor de Deus superava a ira, e o peso da sua mão, que quando aconteciam, eles passavam por maus pedaços. Mas a mão de Deus estava sempre estendida para amparar e abraçar e perdoar todos eles.
            Nobres leitores (as) já era chegada a hora de Deus juntar novamente seu povo, e de reconstruir tudo aquilo que um dia “Ele” decidiu derrubar, destruir por causa da desobediência, teimosia e rebeldia.
O templo que Salomão havia edificado foi destruído. Pois Deus, não podia habitar num lugar que virou um antro de perdição, de pecados. Os filhos de Israel estavam espalhados em vários reinos, em lugares diferentes, mas se houvesse arrependimento de seu povo, e se eles voltassem a se purificar, e se separando dos estrangeiros, e voltando a serem os filhos de Israel. Eles se contaminaram com outros povos, outras raças, que não agradou a Deus. Esdras, Neemias, Ageu, Zacarias etc., foram escolhidos pelo Senhor para a reconstrução da muralha de Jericó e do templo: e os reis Assuero, Dario, Nabucodonosor e o rei Ciro foram envolvidos pelo Senhor para que tudo saísse conforme Ele queria. Mas houve pessoas que tentaram impedir a reconstrução pregando mentiras ao rei Artaxerxes que tentou impedir por um curto período de tempo; mas os outros reis eram o proposito de Deus, e a obra continuou. Foram dias muito difíceis, mas já não podia mais parar; pois Deus estava à frente daqueles que foram os seus escolhidos. Esdras chegou a orar a Deus pedindo perdão em prol de seu povo, por causa das coisas erradas que eles fizeram. Já no livro de Neemias, Esdras leu o livro das leis ao seu povo, mas antes ele, louvou ao Senhor. E os filhos de Israel se arrependeram e despediram de suas esposas estrangeiras.
            Neemias ficou a frente da reconstrução da muralha e do templo, mas os inimigos tentaram intimidá-lo, não conseguiram, pois ele percebeu que aqueles que tentavam indimidá-lo, não vinham de Deus. E todo o povo de Israel se arrependeu e confessou seus pecados ao Senhor, e que foi ouvido e houve da parte de Deus, o perdão a eles. Neemias removeu diversos abusos que eles praticavam, e houve a tão esperada limpeza no meio do povo de Deus. Os estrangeiros não entraram em Jerusalém ficando de fora; pois eles firmaram um acordo, um concerto. Mas aqueles que não aceitaram despedir os estrangeiros, e ficaram de fora das bênçãos do Senhor.
            Estou agora no livro de Ester, que era uma moça judia, e era de família simples, e que foi criada por seu primo Mardoqueu, pois seus pais haviam falecido. O livro de Ester se passa no tempo do rei Assuero, que fez uma festa para comemorar a prosperidade de se reino; e todos eram convidados. Pobres ou ricos, príncipes ou não: e esta festa durava seis meses. O rei se irritou com sua esposa, a rainha Vasti, que decidiu não participar da festa do rei, e fez sua festa particular convidando apenas as mulheres.
O rei foi convencido a punir a rainha Vasti, que foi destituída de seu cargo, e outra rainha deveria ser escolhida. Moças virgens de todo reino foram chamadas para estarem na presença do rei. Ester era muito bonita, e o rei não sabia que ela era judia. Naquela época havia no reino do rei Assuero um homem mau chamado Hamã, que era o primeiro ministro do rei, e ele não gostava do povo judeu, e não se dava bem com Mardoqueu ou Mordecay dependendo da versão bíblica. Este Hamã conseguiu convencer o rei a criar um decreto real autorizando a Hamã a exterminar, destruir todo o povo judeu. Mas Ester já era um proposito de Deus, ela foi escolhida e muito amada pelo rei, e fez a diferença dentro e fora do palácio real. Deus quando separa alguém para a obra, Ele capacita; e assim foi também com Ester, que a pedido de seu tio intercedeu pelo seu povo impedindo que eles fosse exterminados, mortos por causa da inveja, da ganancia e da mentira de Hamã. Naquela época só podia se aproximar período de tempo; mas os outros reis eram o proposito de Deus, e a obra continuou. Foram dias muito do rei as pessoas que o rei estendesse seu cetro real a elas, e Ester, mesmo sendo rainha, se o rei não lhe estendesse o cetro em sua direção, ela pagaria com  vida. Mas o rei a amava muitoe permitiu sua presença: Ester convidou o rei para uma festa em seus aposentos, e pediu ao rei que convidasse Hamã; e assim foi feito. A rainha se quisesse podia ter a metade do reino para ela, pois o amor do rei era muito grande por ela. E chegou o dia em que a carapuça, a mascara de Hamã caiu: Ester revelou ao rei quem era Hamã e o que ele havia feito contra Mardoqueu e o povo judeu, e também revelou que ela era também uma judia. O rei se enfureceu com Hamã e mandou matar ele e toda sua família na forca que ele havia construído para enforcar Mardoqueu, seu inimigo, por não se rebaixar para ele. O amor do rei pela rainha fez com que toda aquela situação fosse revertida, e um novo decreto foi criado pelo rei, permitindo que todo o povo judeu se defendesse da morte imposta pelo mau Hamã. Ester foi um proposito de Deus no período do rei Assuero, e que foi muito amada pelo rei e pelo povo judeu, que não foi exterminado, porque eles eram o povo de Deus, e Ester foi usada exatamente quando Deus quis, e não pelo homem.
Mas e o perdão onde entrou nesta historia! Muito simples nobres leitores (as) o perdão veio na forma de salvação e libertação do povo de Deus, que estavam prestes a serem destruídos, exterminados.
            Deus jamais deixara seu povo perecer. Sofrer, padecer por amor sim: mas é para que haja arrependimento, crescimento espiritual sim. Afinal como Deus deixaria que exterminasse seu povo, se Ele mesmo deu seu único Filho por amor, para que o mundo, a humanidade fosse salva do pecado, da servidão, da escravidão e da morte! “Jesus Cristo” que crescerá no decorrer deste comentário, vocês verá o quanto Deus, desde a fundação do mundo fez para que nenhum de seu povo se perdesse. Quem se perdeu foi por opção de viver e praticar o pecado, por achar que assim seria melhor! Infelizmente muitos morreram e muitos morrerão por acharem que a vida pecaminosa é mais agradável. Saia e fuja deste engano, pois não vale a pena. A sua eternidade depois da vinda do Salvador novamente, será para levar aqueles que se arrependeram, e foram lavados e remidos pelo precisoso sangue do Cordeiro “Jesus Cristo”. Enganam-se quem acha que este dia não virá, e que um conto de fadas.
             Jó. Quem foi Jó! O que ele representa para o tema Quem ama, perdoa. Muito nobres leitores (as): Jó foi mais um dos proposito de Deus. Ele foi um dos homens mais ricos daquela época: mas a diferença é que ele era fiel, temente, e obediente ao Senhor. Um dia Satanás chegou até Deus, e disse ao Senhor que, ele Jó, blasfemaria contra Deus, a permissão foi dada. Mas Satanás não sabia que havia fidelidade, temor e obediência em Jó.  Nesta primeira ação de Satanás sobre Jó, ele perdeu gados, filhos, e bens. Mas Jó não blasfemou e nem murmurou contra Deus. E Satanás pediu permissão para tocar mais fundo em Jó que ele não suportaria e ficaria contra Deus. Satanás nao imaginava que, Jó suportaria tudo por amor e obediência ao Senhor. O sofrimento de Jó, só se compara com o sofrimento de “Jesus Cristo”. Num determinado dia sua esposa chegou até Jó até ele, e disse. Amaldiçoa teu Deus e morre.  Mas ele, não fez isto: todos o abandonaram esposa, parentes e amigos, e ele ficou sem nada. Jó amaldiçoou o dia em nasceu, mas não ficou contra Deus; e as coisas ruins aconteciam em sua vida. Seu sofrimento foi por longos anos, mas Deus o conhecia, e sabia que ele continuaria fiel, e obediente.    
Um dia chegou até ele seus últimos amigos que não o abandonaram, mas questionavam sua atitude, e tentavam fazer Jó a desistir daquele sofrimento. Passado algum tempo, Jó teve um encontro com Deus que mandou que ele intercedesse pelos seus três amigos para que eles fossem perdoados pelo Senhor. Como Satanás não conseguiu destruir Jó, que era seu objetivo, Deus fez aquilo que ninguém esperava, me creio que nem Jó. O cativeiro, o sofrimento de Jó foi revertido, e tudo aquilo que ele havia perdido Deus o devolve em dobro: sua família, seus bens, e sua idade foram dobradas e ele veio a falecer com mais de 140 anos, e houve de Deus o amor, o perdão, a salvação e a libertação sim; e não foi atoa que a historia faz parte da Biblia. O sofrimento de Jó para Deus teve um sentido muito forte, pode ter a certeza disto: Deus sabe todas as coisas. Quando Ele permite algo em sua vida, não é para achar que você não vale nada, e que Deus, não existe, e que Ele não está nem ai para seu sofrimento. Nobres leitores (as) saiba que, você é muito importante sim para Deus através do Filho “Jesus Cristo”. Jó não se diminuiu em momento algum, e Deus saibia disto também. Jó perdeu tudo que tinha, mas não foi o suficiente para separar Deus dele. O diabo tentou, mas foi humilhado e derrotado novamente.
 O livro de Salmos é um livro de orações feitas pelos salmistas, para falar diretamente com Deus.
                E assim fazia o rei Davi sempre. Todas as vezes que ele ia para uma batalha, ele não ia enquanto não recebesse de Deus uma resposta de sua oração. Foi por isto que Davi foi consideradoum homem segundo o coração de Deus. Fiel, temente e obediente as leis mandamentos e estatutos do Senhor, dos 150 Salmos, o rei Davi escreveu apenas 72, quase a metade. O amor de Deus aos salmistas, e deles o Deus foi muito grande: havia muita verdade, sinceridade nos Salmos, e todos chegou até Deus em forma de louvor e adoração. Idolatria somente a “ Ele, Deus”, isto fez a diferença na vida destas pessoas, principalmente o rei Davi, Salomão, Moisés, Josué, Calebe, Samuel, Ester, Rute, Noemi, Isaías, Daniel etc.,                                                                                    O livro de Salmos é para você estar mais próximo do Senhor, pois assim foi o objetivo dos salmistas, de estar mais próximo de Deus através das orações que eles faziam para Deus. Era uma conversa intima com o Senhor através dos Salmos, e isto serve para nós também nos dias de hoje. Este livro é muito difícil de ser resumido, por causa de cada palavra ali colocada pelos salmistas que tinham muita intimidade com Deus em suas orações; e isto fez a diferença na vida de muitas pessoas, principalmente o rei Davi, que apesar de ter cometido pecados, que poderia ter levado a morte, teve o perdão dado pelo Senhor; pois houve arrependimento verdadeiro por parte de Davi. O livro de Salmos dará a todos aqueles que buscam a salvação, a libertação, o perdão, o amor, a misericórdia de Deus. Fica este comentário sobre o livro de Salmos para que você nobre leitor (a) reflitam e meditem em cada palavra, em cada versículo no livro de Salmos. Saiba que, o amor e perdão estão aqui sim, e é para você usá-lo todos os dias de sua vida.
O livro de Provérbios é outro livro de difícil resumo: pois o rei Salomão foi um homem de grande visão, de inteligência impar, de muita sabedoria, e teve o amor, a misericórdia de Deus em sua vida, até mesmo quando em sua velhice cometeu pecados graves contra Deus. Ele foi punido pelo Senhor sim, mas foi muito amado pelo seu povo e por Deus. Salomão teve de tudo, e experimentou de tudo na vida, mas chegou um dia que ele viu que tudo aquilo que ele havia conquistado debaixo do sol, era enfado, cansaço e tristeza, e vaidade, e que só traria contendas, desavenças. Infelizmente é a pura verdade: você pode ter tudo na vida, mas se não tiver a verdadeira paz, de nada lhe adiantará ter tudo de material, de bens, se você não tiver a salvação, o amor e perdão de Deus na sua vida. Se não for perdoado pelo Senhor pelos seus atos, de nada adiantará ser rico, bonito, orgulhoso, infiel e desobediente, se não receber o perdão do Senhor.
Salomão perdeu a paz no final de sua vida. Não sei te dizer se Deus o perdoou por causa de seus pecados, seu pai sim, o rei Davi, faz parte até no ultimo livro da Bíblia. Mas o objetivo deste comentário é de mostrar a você, que sua vida ainda tem solução, saída para sua salvação: e chama-se arrependimento, confissão dos pecados a Deus através do Filho “Jesus Cristo”    O  que Deus mais tentou fazer através do profeta Isaías foi levar a palavra de amor, de salvação, de libertação, e de perdão ao seu povo, caso houvesse da parte deles arrependimento. Isaias era um homem comum, com falhas, e pecador. Isaías teve um encontro com um anjo do Senhor que estava se lamentando a procura de alguém para levar a palavra de Deus a todo o Israel, e ao ouvir o lamento do anjo, Isaías se ofereceu para esta tão importante missão. Mas antes Isaias disse assim: Eis-me aqui Senhor, mas infelizmente eu sou um homem de lábios impuros, pecador. Aconteceu que, o anjo com um dardo inflamado, “com fogo” tocou os lábios de Isaias, e ele foi purificado por Deus.
Assim começou a missão do profeta Isaías, de tentar levar a palavra de amor, de salvação e de perdão aos filhos de Israel, pois assim eles eram chamados por Deus. Aqui eu apenas estou comentando tudo aquilo que escrevi no livro Quem ama, perdoa. Mas para que vocês tenham uma ideia como eram nossos antepassados, e como somos nós nos dias de hoje. Infelizmente estamos piores que eles: pois nós temos o que eles não tiveram, que é a facilidade de comunicação, de locomoção que eles não tiveram.
             Naquela época tudo era mais difícil, mais demorado; mas a verdadeira palavra chegava até eles sim. Só que eles rebeldes, teimosos e desobedientes. E nós o que somos hoje! Ignorantes, estúpidos, arrogantes, gananciosos, e insaciáveis: pois as facilidades de hoje, as mentiras, a ilusão de dias melhores, sem sacrifícios são mais vantajosas. Outro engano: cada vez mais estamos caminhando para dentro da fornalha; mas ainda há tempo para nossa salvação. Veja um pouco o porquê Deus pesava sua mão sobre seu povo!  Veja o que disse o Senhor a Isaías, e o porquê seu povo padecia! Isaías  1. “2  Ouvi, ó céus, e dá ouvidos, tu, ó terra; porque o Senhor tem falado: Criei filhos, e engrandeci-os; mas eles se rebelaram contra Mim. 3  O boi conhece o seu possuidor, e o jumento a manjedoura do seu dono; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende. 4  Ai, nação pecadora, povo carregado de iniquidade, descendência de malfeitores, filhos corruptores; deixaram ao Senhor, blasfemaram o Santo de Israel, voltaram para trás. 5  Por que seríeis ainda castigados, se mais vos rebelaríeis? Toda a cabeça está enferma e todo o coração fraco.6  Desde a planta do pé até a cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, e inchaços, e chagas podres não espremidas, nem ligadas, nem amolecidas com óleo. 7  A vossa terra está assolada, as vossas cidades estão abrasadas pelo fogo; a vossa terra os estranhos a devoram em vossa presença; e está como devastada, numa subversão de estranhos.  8  E a filha de Sião é deixada como a cabana na vinha, como a choupana no pepinal, como uma cidade sitiada.  10  Ouvi a palavra do Senhor, vós poderosos de Sodoma; dai ouvidos à lei do nosso Deus, ó povo de Gomorra. 11  De que me serve a Mim a multidão de vossos sacrifícios, diz o Senhor? Já estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais cevados; nem me agrado de sangue de bezerros, nem de cordeiros, nem de bodes.12  Quando vindes para comparecer perante Mim, quem requereu isto de vossas mãos, que viésseis a pisar os meus átrios? 13  Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e as luas novas, e os sábados, e a convocação das assembleias; não posso suportar iniqüidade, nem mesmo a reunião solene. 14  As vossas luas novas, e as vossas solenidades, a minha alma as odeia; já me são pesadas; já estou cansado de as sofrer. 15  Por isso, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os Meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei, porque as vossas mãos estão cheias de sangue. 16  Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal. 17  Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas. 18  Vinde então, e argüi-me, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o
carmesim, se tornarão como a branca lã. 19  Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra. 20  carmesim, se tornarão como a branca lã. 19  Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra.20  Mas se recusardes, e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca do Senhor o disse. 21  Como se fez prostituta a cidade fiel! Ela que estava cheia de retidão! A justiça habitava nela, mas agora homicidas. 22  A tua prata tornou-se em escórias, o teu vinho se misturou com água. 23  Os teus príncipes são rebeldes, e companheiros de ladrões; cada um deles ama as peitas, e anda atrás das recompensas; não fazem justiça ao órfão, e não chega perante eles a causa da viúva. 24  Portanto diz o Senhor, o Senhor dos Exércitos, o Forte de Israel: Ah! Tomarei satisfações dos meus adversários, e vingar-me-ei dos meus inimigos. 25  E voltarei contra ti a Minha mão, e purificarei inteiramente as tuas escórias; e tirar-te-ei toda a impureza. 26  E te restituirei os teus juízes, como foram dantes; e os teus conselheiros, como antigamente; e então te chamarão cidade de justiça, cidade fiel. 27  Sião será remida com juízo, e os que voltam para ela com justiça. 28  Mas os transgressores e os pecadores serão juntamente destruídos; e os que deixarem o Senhor  serão consumidos.”
            As promessas de Deus foram inúmeras, mas eles preferiram continuar pecando como fazemos nós ainda nos dias de hoje. Infelizmente até no meio evangélico há muita falsidade e hipocrisia: alguns vivem e praticam a mentira, e ainda usam o Santo nome de Deus em vão. Ai destes que fazem isto nos dias de hoje, pois conhecem a verdade. Deus prometeu purificar Israel, mas isto só acontecerá quando houver arrependimento dos pecados, e abandono dos mesmos. Este Israel, também somos nós nos dias de hoje.
Isaías foi escolhido e consagrado como profeta de Israel, começou sua importante e difícil missão. Deus desde a fundação do mundo, depois do primeiro pecado, da primeira morte física e espiritual, “Ele, começou a preparar a vinda do Salvador do mundo, do Messias, do Maravilhoso Conselheiro, do Príncipe da Paz, do Pai da Eternidade”. E Isaías teve esta importante missão de anunciar também a vinda do Salvador. Isto veio ocorrer a vários séculos depois. Se você ler o livro de Isaías e toda a Bíblia verá que Deus jamais desistiu de nós, nem no passado e também nos dias de hoje. Mas hoje, só herdarão as bênçãos do Senhor, a salvação se quiserem. Pois as informações que para eles demoravam dias, meses, anos; nós temos em segundos.
            Mas nada disto parece importar para a maioria, pois o gosto pelo pecado é prazeroso, da uma sensação de vitória, de liberdade enganosa, que levara á a maioria da humanidade para o inferno por toda a eternidade junto com o diabo.  
Nos caps. 6,9,11 e outros que ainda mencionarei, mostram a força do Salvador. No cap. 11, Deus fala sobre a raiz de Jessé começaria o renovo para vinda do “Messias”. Quem foi o filho de Jessé muito amado por Deus! Davi. Sim amados: vejam a importância de Davi. Ele foi uma das gerações que antecedeu a vinda de “Jesus”. No dia em que Deus restaurar Israel, “Ele” será louvado e engrandecido. Por amor a Israel, Babilônia será destruída para sempre. Obs. Você que já estudou historia geral, saiba que, a resposta que os livros não te deram sobre a Babilônia, você tem aqui na Bíblia, justamente no ultimo livro da Bíblia, o livro de APOCALIPSE. Mas Israel será liberta: esteja nesta libertação, pois só serão libertos aqueles que se arrependerem, e não negarem mais o nome de “Cristo” e praticarem as boas obras, e não amarem mais o pecado do mundo, as facilidades do mundo. Deus se compadecerá de ti, creia, busque-o, ame-o, não importa seu sofrimento, suas lutas, suas dificuldades. Ele deve ser e estar em primeiro lugar sempre; não apenas nos bons momentos! É só ai que nós cremos e o buscamos. Eles os filhos de Israel fizeram isto, e ficaram fora das bênçãos de Deus. Se quiser ter o melhor do Senhor, não repita o que nossos antepassados fizeram. Seja diferente: Deus prometeu, e “Ele” vai cumprir todas as promessas, e você está incluído nas promessas do Senhor. Cada inimigo do povo de Deus será destruído, pois é promessa feita por aquele que não mente e na se corrompe como acontece com nossos políticos, e governantes.
No cap. 35, mostra a Grandeza do reino do Messias, e haverá um caminho, que nele, não passará os imundos, os pecadores, mas você poderá passar desde que se permita ser purificado. E Deus por amor ao rei Ezequias acrescenta mais quinze anos de vida a ele, que estava com uma enfermidade para a morte. O rei Ezequias se humilhou, chorou e orou a Deus, lembrando o Senhor que ele havia andado no caminho do Senhor com retidão. Deus ouviu a oração e o clamor de Ezequias, e mandou dizer através de Isaias que, daquela enfermidade, ele não mais morreria, e que seria acrescentado mais quinze anos em sua vida.
Mas os filhos de Israel ainda continuavam cometendo pecados: e Deus não desistia de tentar salvar e libertar seu povo; e o livramento aos filhos de Israel foi prometido. Mas tudo acontecerá no tempo de Deus, basta saber esperar e confiar. E assim falou Isaías estas palavras abençoadas pelo Senhor no cap.40. “28  Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento. 29  Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. 30  Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão; 31  Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.
            O resgate do povo de Israel será feito por Deus através do Filho “Jesus” veja o que disse o Salvador em Isaías 43. “10  Vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor, e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que Eu Sou o mesmo, e que antes de Mim deus nenhum se formou, e depois de Mim nenhum haverá. 11  Eu, Eu Sou o Senhor, e fora de Mim não há Salvador. 12  Eu anunciei, e Eu salvei, e Eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor; Eu Sou Deus. 13  Ainda antes que houvesse dia, Eu Sou; e ninguém há que possa fazer escapar das Minhas mãos; agindo Eu, quem o impedirá? 14  Assim diz o Senhor, vosso Redentor, o Santo de Israel: Por amor de vós enviei a Babilônia, e a todos fiz descer como fugitivos, os caldeus, nos navios com que se vangloriavam. 15  Eu Sou o Senhor, vosso Santo, o Criador de Israel, vosso Rei.”
Deus depositou uma confiança muito grande no rei Ciro: imagine  o que Ele fará por amor a todos nós que somos o seu povo! Eu estava apenas comentando esta obra, mas as palavras de amor, de salvação e de perdão de “Deus” ditas aqui no livro de Isaías, vocês precisam saber. Veja o que Ele disse nos caps. 44, e 45. Isaías 44. “21  Lembra-te destas coisas, ó Jacó, e Israel, porquanto és meu servo; eu te formei, meu servo és, ó Israel, não me esquecerei de ti. 22  Apaguei as tuas transgressões como a névoa, e os teus pecados como a nuvem; torna-te para Mim, porque Eu te remi. 23  Cantai alegres, vós, ó céus, porque o Senhor o fez; exultai vós, as partes mais baixas da terra; vós, montes, retumbai com júbilo; também vós, bosques, e todas as suas árvores; porque o Senhor remiu a Jacó, e glorificou-se em Israel. 24  Assim diz o Senhor, teu redentor, e que te formou desde o ventre: Eu Sou o Senhor que faço tudo, que sozinho estendo os céus, e espraio a terra por Mim mesmo; 25  Que desfaço os sinais dos inventores de mentiras, e enlouqueço os adivinhos; que faço tornar atrás os sábios, e converto em loucura o conhecimento deles; 26  Que confirmo a palavra do seu servo, e cumpro o conselho dos seus mensageiros; que digo a Jerusalém: Tu serás habitada, e às cidades de Judá: Sereis edificadas, e Eu levantarei as suas ruínas; 27  Que digo à profundeza: Seca-te, e Eu secarei os teus rios. 28  Que digo de Ciro: É meu pastor, e cumprirá tudo o que me apraz, dizendo também a Jerusalém: Tu serás edificada; e ao templo: Tu serás fundado.
CAP. 45 “1  Assim diz o Senhor ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela mão direita, para abater as nações diante de sua face, e descingir os lombos dos reis, para abrir diante dele as portas, e as portas não se fecharão. 2  Eu irei adiante de ti, e endireitarei os caminhos tortuosos; quebrarei as portas de bronze, e despedaçarei os ferrolhos de ferro. 3  Dar-te-ei os tesouros escondidos, e as riquezas encobertas, para que saibas que Eu Sou o Senhor, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome.  4  Por amor de meu servo Jacó, e de Israel, meu eleito, Eu te chamei pelo teu nome, pus o teu sobrenome, ainda que não me conhecesses. 5  Eu Sou o Senhor, e não há outro; fora de Mim não há Deus; Eu te cingirei, ainda que tu não me conheças; 6  Para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora de Mim não há outro; Eu Sou o Senhor, e não há outro. 7  Eu formo a luz, e crio as trevas; Eu faço a paz, e crio o mal; Eu, o Senhor, faço todas estas coisas. 8  Destilai, ó céus, dessas alturas, e as nuvens chovam justiça; abra-se a terra, e produza a salvação, e ao mesmo tempo frutifique a justiça; Eu, o Senhor, as criei. 9  Ai daquele que contende com o seu Criador! o caco entre outros cacos de barro! Porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes? Ou a tua obra: Não tens mãos? 10  Ai daquele que diz ao pai: Que é o que geras? E à mulher: Que dás tu à luz? 11  Assim diz o Senhor, o Santo de Israel, aquele que o formou: Perguntai-me as coisas futuras; demandai-me acerca de meus filhos, e acerca da obra das Minhas mãos. 12  Eu fiz a terra, e criei nela o homem; Eu o fiz; as Minhas mãos estenderam os céus, e a todos os seus exércitos dei as Minhas ordens. 13  Eu o despertei em justiça, e todos os seus caminhos endireitarei; ele edificará a minha cidade, e soltará os meus cativos, não por preço nem por presente, diz o Senhor dos Exércitos.   Atentem nestas palavras, que diz o Senhor, sobre quem pratica a idolatria as imagens 16  Envergonhar-se-ão, e também se confundirão todos; cairão juntamente na afronta os que fabricam imagens. 17  Porém Israel é salvo pelo Senhor, com uma eterna salvação; por isso não sereis envergonhados nem confundidos em toda a eternidade. 18  Porque assim diz o Senhor que tem criado os céus, o Deus que formou a terra, e a fez; ele a confirmou, não a criou vazia, mas a formou para que fosse habitada: Eu Sou o Senhor e não há outro. 19  Não falei em segredo, nem em lugar algum escuro da terra; não disse à descendência de Jacó: Buscai-me em vão; Eu Sou o Senhor, que falo a justiça, e anuncio coisas retas. 20  Congregai-vos, e vinde; chegai-vos juntos, os que escapastes das nações; nada sabem os que conduzem em procissão as suas imagens de escultura, feitas de madeira, e rogam a um deus que não pode salvar. 21  Anunciai, e chegai-vos, e tomai conselho todos juntos; quem fez ouvir isto desde a antiguidade? Quem desde então o anunciou? Porventura não sou eu, o Senhor? Pois não há outro Deus senão Eu; Deus justo e Salvador não há além de Mim. 22  Olhai para Mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque Eu Sou Deus, e não há outro. 23  Por Mim mesmo tenho jurado, já saiu da Minha boca a palavra de justiça, e não tornará atrás; que diante de Mim se dobrará todo o joelho, e por Mim jurará toda a língua. 24  De Mim se dirá: Deveras no Senhor há justiça e força; até ele virão, mas serão envergonhados todos os que se indignarem contra ele. 25  Mas no Senhor será justificada, e se gloriará toda a descendência de Israel.”
Nobres leitores (as) eu vinha bem tranquilo no meu comentário até chegar ao livro de Isaías, mas Ele, teve tanta coisa para falar, para mostrar aos filhos de Israel, o quanto “Ele Deus” amava e ainda ama seu povo, mesmo nos dias de hoje. Quem Ama, Perdoa, não seria completo, se eu não lhes mostrar estas passagens.   Pois o amor de Deus jamais diminuiu para com seu povo. Falar do amor de Deus, jamais pode deixar de mencionar o cap. 53 de Isaías, pois ele mostra a todos o verdadeiro amor de Deus a toda a humanidade.   
            Aqui neste capitulo, Deus fala sobre aquele que viria mais de setecentos anos depois como filho do homem, mas sendo o Filho único de Deus, seu nome “Jesus Cristo” o Salvador do mundo. O amor de Deus foi tão grande que, “Ele” já preparava a vinda do Salvador, e anunciava tudo “aquilo” que Ele passaria e sofreria por amor ao “Pai, Deus” e toda a humanidade da época e também a atual. Seu gesto é para toda a eternidade. Seu sofrimento foi para voce também. Se você está aqui hoje, Ele padeceu também por você, mesmo você, eu, nós não merecendo, Ele, não desistiu de nenhum de nós. Pois as Escrituras teriam que ser cumpridas. Jesus, nunca pecou, e nunca mentiu, e não precisava passar por nada daquilo que Ele passou. A Salvação, a libertação da servidão e da escravidão, do pecado e da morte precisava acontecer. As Escrituras, não mentem jamais, pois foi promessa de Deus, e um dia e hora marcada por Deus aconteceria. E isto aconteceu mais de setecentos anos depois deste anuncio. E mais: o mundo fala de um Cristo Loiro, olhos azuis, cabelos cumpridos: mas aqui a palavra nos mostra que “Ele” não tinha nenhuma formosura. Mas que foi rejeitado, odiado, xingado, menosprezado, espancado, torturado de maneira cruel, e sem merecer.  As igrejas citam apenas os vers. 4,5, mas são 12 vers.,
veja em Isaías 53. “1  Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do Senhor? 2  Porque foi subindo como renovo perante Ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para Ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos. 3  Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.   4  Verdadeiramente Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. 5  Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.  6  Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos. 7  Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca. 8  Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo Ele foi atingido. 9  E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca. 10  Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão. 11  Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniquidades deles levará sobre si. 12  Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.”
O livro de Isaías contém 66 capítulos: e cada um deles foi quase a mesma coisa. Deus através do profeta Isaias tentando salvar seu povo da perdição, do pecado e da morte, pois “Ele, Deus” jamais desistiu de amar, de perdoar toda a humanidade. E o livro de Isaias termina com Deus dizendo que rejeitará todos os rebeldes, os pecadores. Finda aqui o comentário no livro de Isaias
          Nobres leitores (as) os livros a seguir, que são os livros de Jeremias, Ezequiel, Daniel, Oséas, Joel, Amós, Zacarias, Jonas, Sofonias até Malaquias, não foram diferentes dos demais livros.
O profeta Jeremias foi escolhido desde o ventre de sua mãe para servir a Deus em Jerusalém, e sua missão foi a mesma dos demais profetas. De levar a palavra de amor, de salvação, de libertação e de perdão através do arrependimento de seu povo, os filhos de Israel; pois eles continuavam rebeldes, teimosos e desobedientes. Isto fez com que eles continuassem perdendo as bênçãos dadas pelo Senhor. Quero destacar o livro de Daniel e Jonas: Em Daniel, o amor de Deus foi com seus três amigos que se negaram em adorar e idolatrar o deus de mentira criado pelo Rei da Babilônia, e eles permaneceu no firme proposito de não negar o verdadeiro Deus, e não se curvar, ao deus do rei, e foram lançados dentro da fornalha de fogo ardente, e aquecidos sete vezes mais. As pessoas que jogaram eles morreram, pois não suportaram o calor. Agora vem o melhor de Deus. Eles foram vistos dançando dentro da fornalha, e junto com ele havia uma quarta pessoa, e o rei garantiu que era o filho de Deus “Jesus Cristo”. Nobres leitores (as) como o rei poderia dizer que, ele viu o filho de Deus, se Jesus ainda não havia sido manisfestado. Ele, ainda  não estava no meio de nós! Mas Deus, por amor enviou em espirito o seu Filho, que foi visto pelo rei, e que salvou os três amigos de Daniel, e sem nenhuma queimadura, e nenhum arranhão.  E o rei determinou que todos deveriam adorar o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego. Mas as coisas não pararam por ai, ainda havia aqueles que eram contrários a fidelidade de Daniel, e que orava ao Deus de Israel três vezes por dia, e isto incomodava alguns do reino. E Daniel já tinha um cargo de importância no reino, e isto causava inveja de alguns, que foram atrás de um decreto que condenava a morte quem fosse pego adorando ao Deus que não fosse o deus do rei. E o rei gostava muito de Daniel, e este decreto ainda tinha validade em todo o reino, e o rei teve que aplicar a Daniel. Com muita tristeza o rei permitiu que Daniel fosse colocado dentro da cova com leões famintos. Uma pedra foi colocada na entrada da cova, e Daniel passou ali a noite toda, e nada lhe aconteceu, sabe por quê?  Deus fechou a boca dos leões, e Daniel nada sofreu. E o rei não dormiu aquela noite, pois gostava muito de Daniel, e ao chegar a frente da cova dos leões, o rei chamou Daniel, e disse assim Daniel: Daniel: Daniel, servo do Deus vivo, dar-se-ia o caso que o teu Deus, a quem tu continuamente serves, tenha podido livrar-te dos leões? 21  Então Daniel falou ao rei: Ó rei, vive para sempre! Daniel 6. 20”.   è O amor de Deus é verdadeiro, e Ele jamais vai permitir que nada de ruim aconteça com quem é amado por Ele. E assim Daniel foi salvo dos leões, e aqueles que provocaram esta situação foram jogados na cova dos leões e foram trucidados por eles. Quando você é um proposito para Deus, saiba que nada poderá lhe atrapalhar e tirar  proposito de Deus em sua vida. Só se você fizer aquilo que fez Esaú; menosprezar e desprezar a Deus. Daniel foi incumbido de selar o livro com os acontecimentos
dos últimos que será aberto apenas por uma única pessoa que se chama “Jesus Cristo”.
               E Daniel falou também sobre Jesus, e entendeu o que representa as setenta semanas sobre o Messias.  O outro livro, eu quero destacar a vida de Jonas, que também representa a vida do Salvador “Jesus Cristo” Jonas foi escolhido por Deus, para levar à palavra de arrependimento a cidade de Ninive, que seria destruída pelo Senhor, caso eles não se arrependessem de seus pecados. Jonas entrou num Navio que ia para Tarsis, o oposto que Jonas deveria ir. No meio da viagem, uma tempestade sacudia o Navio, e que estava prestes a afundar, e Jonas viu que ele era o culpado daquela tempestade, e que os outros não deveriam pagar com suas vidas algo que fora ele o culpado. Jonas pediu para ser jogado no mar, que aquela tempestade cessaria; e assim aconteceu. E Jonas foi engolido por um grande peixe, e presume-se que tenha sido uma Baleia. Jonas permaneceu por três dias e três noites dentro deste peixe, ou baleia, e “lá” dentro, ele se arrependeu, e foi lançado, vomitado fora da barriga deste peixe indo parar numa praia.
Obs. Esta passagem representa os três dias que “Jesus” passou na escuridão, nas trevas, e vencendo a morte, ressuscitando no terceiro dia para nos dar a vida eterna ao lado do “Pai, Deus, e dEle” também no dia do juízo Final, que será para toda a eternidade. E Jonas voltou para Ninive e pregou a palavra de arrependimento a eles, que foram salvos por Deus, pois houve o verdadeiro arrependimento de todos, inclusive do rei.
        Nobres leitores (as) os demais livros não vão mudar em nada este comentário sobre Quem Ama, Perdoa: pois o que os outros profetas fizeram foi a mesma coisa que os outros aqui mencionados fizeram. De tentar mostrar aos filhos de Israel, as palavras de arrependimento, de conversão, de amor e de perdão a todo o povo de Deus. Mas poucos foram os que se arrependeram e voltaram para o único e vivo caminho dado e deixado por Deus. A maioria optou pelo pecado, pela perdição pelas trevas, e no inferno junto do diabo. Quem se arrependeu foi salvo e liberto pelo Senhor.
Quem Ama, perdoa: entra agora na parte mais importante deste tema. O nascimento, a vinda do “Salvador, do Messias, do Maravilhoso Conselheiro, o Príncipe da Paz, o Pai da Eternidade, o Emanuel, o Mestre, o Consolador amoroso e perdoador”. Por causa deste homem chamado “Jesus Cristo”, que veio como filho do homem, mas sendo o Filho único de Deus. As Escrituras foram cumpridas com a vinda do Salvador “Jesus”, mais uma etapa das Escrituras foram confirmados por Deus. O mais triste de tudo é que, Ele, Jesus, não teve um lugar decente para nascer: seu nascimento ocorreu dentro de um estábulo, numa manjedoura foi colocado o Salvador do mundo. Mas a vida de Jesus estava em perigo, pois o rei Herodes pretendia matar todos os primogênitos para chegar até Jesus, que tiveram que fugir para o deserto, e ficando lá até a morte do rei Herodes. No Novo Testamento, as Escrituras vão até o livro de João.
O primeiro livro do Novo Testamento é o livro de Mateus que fala do nascimento do  “Emanuel, Deus conosco”. E Jesus veio para servir e não ser servido: Ele veio para amar, e liberar perdão a todos aqueles que se arrependerem de seus pecados. O Salvador do mundo veio como filho do homem, mas sendo o Filho único de Deus; e para que as Escrituras fossem cumpridas, Ele teria que vir assim. Nascido da Virgem Maria, pelo poder do Espirito Santo. Quando o profeta  Isaías anunciou sua vinda, isto aconteceu a mais de setecentos anos depois. Mas parte da humanidade, o odiou, menosprezou e o desprezou.  Mas isto não foi o suficiente para que  “Ele”  desistisse de nós: Jesus, desde pequeno já era diferente. Ele era especial, e se destacava por onde passava: pois era muito inteligente, e tinha aquilo que nós não temos que é: sinceridade, fidelidade, honestidade e lealdade ao “Pai, Deus”. Jesus na sua fase adulta formou seu discipulado, escolhendo doze apóstolos; sendo um diferente do outro. Ali tinha homens simples, comuns, até médico como Lucas, e teve também pescadores e coletor de impostos. E todos passaram a servir a Jesus com fidelidade. Jesus passou a ensiná-los, e mandá-los para a obra, para praticar o Vá, pregar o evangelho a toda a criatura nos quatro cantos da terra. Mas antes de tudo, Jesus foi batizado por João que não queria batizá-lo, pois não se achava a altura de tamanha responsabilidade. Mas as Escrituras precisavam ser cumpridas, e João aceitou fazer o batismo do Salvador do mundo. Jesus viveu entre nós por apenas trinta e três anos; este foi o tempo dado por Deus a “Ele”, que fez e operou muitos milagres, curas e libertações. Quando Jesus curava ou libertava alguém, Ele, dizia assim: “perdoados estão seus pecados, vá e não peques mais”.      Jesus, jamais deixou de atender quem quer que fosse até Ele: apesar de seus apóstolos varias vezes o mandar Ele despedir multidões e não dar atenção. Mas Ele veio para servir, para amar, libertar, curar, perdoar, salvar e ressuscitar, assim como Ele Fez com Lázaro etc.. Cada livro fala do Salvador de maneira própria, mas que termina com a morte e ressurreição de Cristo. Jesus, por amor ao Pai, e a nós, curou muitos enfermos, expulsou legiões de demônios, libertou muitos cativos, abençoava a todos sem fazer distinção de pessoas. Mas Jesus, não passou a mão na cabeça daqueles que, permaneceram no pecado, no erro. E muito destes pecados estão relacionados com sexo, adoração e idolatria a qualquer tipo de imagens, de esculturas, tipo: barro, pau, pedra, madeira, de metais, e hoje, de gesso e outros materiais. Jesus, não ama e não apoia o adultério, a fornicação, que é a relação de pessoas solteiras, ou de casados com solteiros (as). E mais: Jesus, não apoia e não abençoa relacionamento de casais do mesmo sexo, e não permite que a união seja feita, e cumprida, como as autoridades de hoje estão liberando e ameaçando até mesmo com prisão se for negada. As Coisas de Deus, não mudaram, e jamais mudará, e não importa a modernidade, o tempo que passar, pois para Deus, seus mandamentos, leis e estatutos, são eternos.
           Jamais mudarão e poderão ser mudados pelo homem, e ai daqueles que fizerem isto. Jesus, veio para os pecadores, para os enfermos, para curar, libertar e salvar a todos. Ele como filho do homem fez tudo “aquilo” que tinha que ser feito.   O seu amor, sua dedicação, foi algo de extraordinário: pois Ele, jamais se negou em atender quem fosse até Ele. Infelizmente onde Ele havia nascido, o expulsaram.  Pois incomodava alguns da época: mas sua obra, seu amor, não mudou. Todos tiveram oportunidades de se arrependerem, como ainda há tempo para os que infelizmente ainda insiste e persiste no erro, no pecado. Jesus percorreu longas caminhadas no deserto, e também em barcos, para que as pessoas recebessem as bênçãos vindas do Senhor. E seus apóstolos foram de fundamental importância. Eles foram preparados para continuar a obra do Senhor, que não podia parar, mesmo com todas as ameaças e perseguições. Jesus mostrou como o ser humano pode se abençoado, ser vitorioso e vencedor. De ter o melhor de Deus, que é a salvação, a libertação, o perdão, o amor, o nascer de novo; e ser uma nova criatura. Mais infelizmente houve aqueles que optaram pelo pecado, pela morte, e sem Jesus. Pois eram ricos, e tinham muitos bens materiais, mas que não levará ninguém para o céu, para a vida eterna ao lado do “Pai, Deus” e para sempre, no melhor de Deus, sem tristezas, sem dores, sem ranger de dentes, e na glória do Senhor Jesus também para sempre.
           E sem precisar de nada, pois lá teremos tudo e de graça. Mas só para aqueles que forem salvos e que se arrependeram, e perdoados foram seus pecados. Os apóstolos de Jesus pagaram um alto preço por serví-lo, mas o preço maior, “Ele, Jesus” foi quem pagou. Ele deu sua vida em favor de nós, que não merecíamos. Pois somos pecadores, e ingratos. O apóstolo João foi muito especial para a vinda e a vida de Jesus, pois ele foi escolhido mesmo antes de nascer; pois já era um proposito de Deus. E ele veio antes para preparar e endireitar o caminho e anunciar a vinda do Salvador do mundo. O livro de João é mais minucioso pelo fato dele ter sido separado bem antes de ser formado no ventre de sua mãe. Mas Deus pode todas as coisas, e isto é mais uma destas coisas impossíveis para o homem.
            Jesus sabia que iria ser traído por um de seus discípulos, e seu nome é: Judas Iscariotes. Jesus fez tudo “aquilo” que o “Pai, Deus” já havia preparado para “Ele”, por amor. Sim: não é um amor falso, fingido, com hipocrisia e cheio de mentiras. Tudo já estava programado por Deus, e no tempo do Senhor foi acontecendo. As Escrituras tinham que ser cumpridas através do amor e do sacrifício do Salvador do mundo “Jesus”. Por todos os lugares que Ele passou, e operou milagres de curas, de libertação e de salvação, ouve amor e perdão, pois tudo isto já estava confirmado por Deus.  Jesus foi um fiel cumpridor daquilo que Deus desejou, e que seu Filho, não se negou em cumprir. Pois Ele poderia dizer ao Pai assim: “Pai,” eu não fiz nada, eu não pequei e nunca menti, então porque devo padecer e sofrer por causa deste povo ingrato, rebelde, mentiroso e pecador! Mas Ele, não fez assim; Jesus simplesmente não abriu a boca para blasfemar, murmurar, julgar, condenar e criticar ninguém. Ele por amor se sujeitou tudo, mesmo sabendo que Ele se pudesse, mandaria anjos para livrá-lo daquela Cruz de morte. Mas quem ama, perdoa. Mesmo havendo em Jesus, muito amor, o perdão precisava ser dado a todos, para que o mundo fosse liberto do poder do diabo. Jesus cumpriu passo a passo todas as coisas, mas antes de se consumar, Ele por amor, misericórdia, caridade, bondade, e justiça, fez “aquilo” que para Ele, não era difícil, pois Ele era o Deus Filho, e tinha todos os poderes dado pelo “Pai, Deus”
Mas a hora estava se aproximando, e Ele teria que passar pelos piores sofrimentos, dores, tristezas, e humilhações. Chegou o dia em que Ele foi traído e entregue aos monstros, e idiotas da época, pois Eles iriam cometer o pior ato de injustiça, de terror, de humilhação. Mas antes de Jesus ser entregue nas mãos de seus inimigos, “Jesus” no seu pior momento de angústia, tristeza e solidão, não teve ninguém que fosse orar com Ele. E isto Ele fez por três vezes, e todos dormiam enquanto Jesus sabendo o que iria acontecer em poucas horas depois, pois já estava escrito, e nada se podia fazer: só Jesus poderia reverter esta situação caso Ele se negasse em não cumprir as Escrituras.
Mas o amor, a fidelidade, a lealdade ao “Pai” que havia prometido que entregaria seu único Filho para ser o ultimo sacrifício vivo, para salvar, libertar e perdoar a humanidade, por causa do infinito amor de Deus a todos nós, no passado e no presente, que inclui o mundo de hoje. Infelizmente o tão fatídico dia chegou. Jesus foi beijado pelo traidor, e os guardas o prenderam: começou o martírio do Salvador que foi espancado, esbofeteado, humilhado, xingado, chutado, colocaram uma coroa de espinhos em sua cabeça, Ele foi desprezado, menosprezado, odiado e depois o pregaram na Cruz juntamente com bandido e Impio, pecador.       
E mais: lhe deram vinagre com fel para beber: mas antes de Jesus morrer, o bandido se arrependeu e pediu para Jesus se lembrar dele quando estivesse no céu, e o outro preferiu ficar no pecado que se salvar.
            E Jesus se entregou morrendo como filho do homem, mas ressuscitou no terceiro dia como Filho de Deus. As Escrituras foram cumpridas, e Jesus ainda ficou na terra por quarenta dias, e passou todas as informações aos seus apóstolos, para que eles dessem seguimento a “ obra” do Senhor.  Jesus neste curto período que passou entre os mortais como filho do homem, mas sendo o Filho único de Deus, Ele, operou muitos milagres de curas, libertação, salvação e ressuscitou mortos. E em momento algum, Ele, deixou de falar ou atender alguém: Jesus mostrou a todos que, não devemos fazer acepção de pessoas, e que não devemos julgar criticar, condenar, ofender as pessoas; pois não somos juízes. O que Jesus pediu a todos nós foi muito simples.  “44  Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; Mateus. 5.44”.
            Jesus foi e ainda é a maior referencia de amor e de perdão a toda a humanidade. Ele foi humilde e simples sempre; nunca foi arrogante e jamais desprezou e menosprezou alguém. Ele não precisava de nada, mas não tinha nada e não carregava nada de valor, e isto Ele passou a seus discípulos e apóstolos. Jesus disse isto também através de João, não o batista;  1 João 1. “15  Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. 16  Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. 17  E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.” Ele nos nos amou primeiro, lembram-se, pediu para amarmos uns aos outros, e sem distinção, de verdade, sem mentiras. Veja o que Ele nos disse em João 4. “7  Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.  8  Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. 9  Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por Ele vivamos.10  Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados. 11  Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros.12  Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor.  13  Nisto conhecemos que estamos nEle, e Ele em nós, pois que nos deu do seu Espírito.  14  E vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo.  15  Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus. 16  E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele. 17  Nisto é perfeito o amor para conosco, para que no dia do juízo tenhamos confiança; porque, qual ele é, somos nós também neste mundo. 18  No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor.  19  Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro. 20  Se alguém diz: Eu amo a Deus e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? 21  E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão. Amar é mandamento de Deus, e quem ama, perdoa. “Ele, Jesus” sem merecermos, nos amou até na hora de sua morte como filho do homem, e depois de ressuscitar, seu amor continuou, pois Ele se eternizou, e continuaremos a ser amados por toda a eternidade. Jesus antes de subir ficou com seus apóstolos por quarenta dias, e perdoou a Pedro que o negara por três vezes antes do galo cantar, para não ser preso juntamente com Jesus. E os apóstolos fizeram tudo “aquilo” que não fizeram enquanto Jesus era o filho do homem, mas sendo o Filho de Deus. Pedro e João eram tao abençoados que por onde passavam havia muitas curas e libertações. Mas houve também homens de fidelidade como Estevão que foi apedrejado até a morte por não negar Jesus, e se tornou o primeiro Martir da Biblia.
          E Jesus, por amor, separou Saulo e Silas para a obra. E Saulo que se tornou Paulo foi separado pelo Senhor, para padecer e sofrer por amor de seu nome. Paulo enquanto era Saulo foi a maior perseguidor do povo de Cristo, e participou da morte de Estevão: mas Jesus o escolheu, e o mudou radicalmente, e Paulo foi um dos maiores pregadores da palavra do Senhor Jesus. De perseguidor, ele passou a ser o perseguido, pois seu passado o condenava. Mas Paulo passou a fazer o inverso: ao invés de perseguir os cristãos ele passou a falar do amor, da bondade, da misericórdia de Jesus, e que todos deveriam seguir a Cristo. Os apóstolos não tiveram vida fácil, mas jamais foram abandonados por Deus, através do Filho Jesus Cristo. Paulo escreveu mais de dez cartas a vários povos, mesmo nas prisões ele não parava de pregar, de anunciar o evangelho, de libertar, de curar e salvar famílias inteiras, através do batismo nas aguas e no Espirito Santo, e o tema Quem Ama, Perdoa: foi até o livro de Apocalipse.
             E o livro de Apocalipse revela e confirma tudo “aquilo” que alguns profetas escreveram e lacraram para ser aberto pelo Cordeiro chamado “Jesus Cristo”. O livro de Apocalipse foi escrito por João, não o batista, o Águia de Patmos, como ele era conhecido. Coisas horríveis e pesadíssimas acontecerão e virão; mas ainda não será o fim. Em Apocalipse Jesus, não escondeu nada de ninguém: só passarão pelo lago de enxofre aqueles que permaneceram no pecado, e que não quiseram receber do Senhor o perdão. Mas o amor de Deus através de Jesus, não mudou; apenas será dado a aqueles que se arrependerem, e se converterem a Cristo, ser batizado, e ser uma nova criatura depois do batismo. Veja o que fará o Senhor no dia do Juizo final só para aqueles que se arrependeram e deixaram o pecado para tras. Diz assim e m Apocalipse. 21 “4  E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.  5  E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis. 6  E disse-me mais: Está cumprido. Eu Sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida. 7  Quem vencer, herdará todas as coisas; e Eu serei seu Deus, e ele será meu filho. 8  Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.
E assim termina o livro de Apocalipse, veja o que Jesus mandou João escrever. Apoc. 22. {...}3  E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão. 4  E verão o seu rosto, e nas suas testas estará o seu nome.  5  E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina; e reinarão para todo o sempre. 14  Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas. 15  Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.  16  Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã. 17  E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida. 18  Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; 19  E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.  20  Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus.  21  A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém.}
            Nobres leitores (as) assim foi o livro Quem Ama, perdoa. Baseado no grande amor de Deus, Pai, e do Filho Jesus Cristo, que foi entregue pelo Pai, para salvar toda a humanidade. Com base nos exemplos bíblicos eu procurei mostrar a todos que, o amor e o perdão jamais poderão ser dados separados. Ou você  perdoa ou você está mentindo para si mesmo, pois Quem Ama, perdoa. E se você não perdoa, como quer ser perdoado! Já pensou nisto. Este livro é para todas as religiões, não importa quem você seja. Importa sim você ser a diferença entre as pessoas, e ser uma pessoa de Deus faz toda a diferença.
Obrigado a todos aqueles que leram este comentário do livro Quem Ama, Perdoa. Não sei quando publicarei o livro, pois o principal eu não tenho, que é o dinheiro. Está no tempo de Deus. Se vocês quiserem me ajudar a publicar o livro, eu aceito ajuda financeira para o livro. Que Deus abençoe a todos, e que este comentário ajude a você a liberar o perdão aquém for necessário, pois Quem Ama, Perdoa.
Jesus fez isto por todos nós e não pediu nada em troca, e não merecíamos ser perdoados. Pois pecamos na maioria das vezes conscientemente.
Este comentário do livro foi escrito em janeiro de 13   Email jcr0856@hotmail.com
Campo Grande M.S 30 de janeiro de 2013 


















About Love, Forgive. Based on the great love of God and of the Son Jesus Christ. Também em Ingles, grego e alemão
Noble readers (as) I wrote a book based on love, and forgiveness of Him who once loved us so much, and forgave us first. Yes: I'm talking about "Jesus Christ." In this book I have tried to show the biblical examples that "God" from the day that the first sin entered the world, and precisely in the garden of Eden, and the first man called Adam was expelled from paradise. This theme is to show everyone that loves Who, forgive; He did so "God" to us all God, in doing so, he began to prepare the coming of the Savior, "Jesus Christ." This was thousands of years later; but the Saviour came into the world born of a virgin named Mary, who gave birth to this Salvador, in the wilderness, in a manger. Unfortunately there was not a decent place to "He" was born. God's love for all humanity was endless: even his people being unfaithful, God did not give up love and forgive his people. You who have not read the Holy Bible, know that the biggest loser is you. Since the first sin, the first lie, the first physical death caused by Cain; God punished severely those Who deserved to be punished. But He is not like us, Who keeps hurt, resentment, bitterness, and hatred. One Day God thought of destroying the world, and end it all one day "He" was created with much love. Prostitution that for God does not mean Just sex, covers everything that does not please God, type; fornication, adultery, fornication, idolatry, worship of all that is the true God. Magic, witchcraft, etc. efeminismo for the sake of a fair named Noah, God gave opportunity to all residents of that time, to repent, and leave out everything that did not please the Lord, and that the world today think as normal and natural as possible. Only Noah's family entered the ark, along with couples of all kinds, not same-sex couple, as the world today think is normal but is not. The flood came and killed all those Who chose to stay in sin:
God remembered the promise to Noah, and decided to stop in the rain that lasted forty days; but the land was not seen again after one hundred and fifty days. And love and forgiveness, happened? Yes: God hath cleansed the new generation from Noah and his family. Plus, God promised Noah, and future generations, that would not end with the world again with water. Dai when it rains appears in the sky the rainbow, which is a sign left by God until today. The Book of Genesis shows everything made by God; his great love for her children. For the love of another fair, before Sodom and Gomorrah were destroyed because of all kinds of sins, again another family was saved. But the fair was called Lot, Who was saved along with his family. But there was a disobedience culminating in the life of the wife of Lot, Who should not look back, and was turned into a salt statue until today. God commanded Abraham out from among his kindred, to form a new family, and not run the risk of brothers join, join. Through Abraham, God's love continued, and God told Abraham that the people of Israel would be captive for a period of four hundred and thirty years in the land of Egypt, and after that, they would be freed. Abraham was considered the father of many people, even though He has few children. It was God's promise to Abraham, that even though he's quite old age, He would have the child of promise. But before He had a child with a servant of his wife, who was called the son of the slave. But God of love fulfilled the promise made to Abraham. Born the son of promise, Isaac was his name. The wife of Abraham was ripe old age too, but there was a promise made by God to Abraham and Sarah that they would have a son in his old age. God tested the loyalty of Abraham asking him to sacrifice his son, and was obeyed by Abraham. Just when Isaac was to be sacrificed, God, do not let this happen. A pure lamb was sent by the Lord through an angel who was sacrificed in place of Isaac.
            Abraham is considered by God, the father of faith: you do not do it, to sacrifice his son for God's sake, do! Would not. Because we are selfish. But if you do not have "God, through His Son Jesus' first in your life, would rather this. Do you know why? The devil you try until you commit this act. But "He, God" gave his only Son to save the world, remember! After some time Isaac had two sons, Esau and Jacob, and Esau was the firstborn; but he once disparaged and despised his birthright exchanging it for a bowl of stew. And Jacob went on to receive the blessings that were of Esau by law. Jacob, who later became Israel, and had twelve sons, who represented the twelve tribes of Israel. Love and forgiveness, Joseph was one of the twelve sons of Jacob, Israel, he was much loved by Jacob, as was the son of the beloved woman, and that was sterile; but God reversed its sterility and bore him a son, also in his old age. Joseph was a purpose of God, and in Israel, as in Egypt, where he ended up being sold by his brothers, who, because of hatred, envy, and lies they had for Joseph.
Noble readers (as) Joseph's story is written in Genesis caps. 37-50: I consider one of the most beautiful stories of the Bible, after "Jesus Christ." Everything bad that his brothers did to Joseph, failed, not rendou spoiled fruit. When all this happened, Joseph was just 17, and he lived to the age of one hundred and twenty years (120). Joseph was so important and special to God, where he was, would thrive. Even in the prison where Joseph was for two years, because of a lie, the power of José given by God was manifested. And Pharaoh that time had a dream that no one could interpret. Wizards, witches, seers, diviners of all the earth, failed to give Pharaoh the answer. But there was someone who had been arrested along with Joseph remembered what he had done, and Joseph was taken to Pharaoh, and his dream was interpreted by Joseph, who had this gift given by God; and that was not it a trade as the man of today would. In this dream that was divided in stages Joseph revealed to Pharaoh as follows: in all the land would be seven years of plenty, of plenty of graúdas ears, and then come seven years of drought, poverty, hunger; and only in Egypt there was food. And everyone should go down to Egypt to get food: and the dream of Joseph confirmed. His brothers would be governed by it, which provoked the fury of his brothers who hated him so much. We spent the seven years of plenty came the years of drought and misery; and his brothers had to go down to Egypt in search of food. But where does the love and forgiveness!
Noble readers (as) the brethren who came to him in search of food, was recognized by Joseph, but they did not recognize him. Love spoke up: all food placed in bags of his brothers, Joseph determined that was not charged, and the money they brought to pay the food was put back on the bags without them seeing. Joseph asked his father and his younger brother, but they did not suspect anything. Joseph pulled away to cry, so they would not see him crying, so was his happiness and joy to know that your father and brothers were alive! His brothers had to go back again to Egypt in search of food, and this time they had to return to Canaan and bring his younger brother, and one of them was detained in Egypt until they bring her brother. And they did not suspect that Joseph had recognized him. But the long-awaited day has arrived. When his younger brother came to him, Joseph could not contain himself, and revealed himself to his brothers. Imagine the fright they had. All came in their memory what they did to Joseph, and they feared for their lives, but the change came in the form of love and forgiveness. Joseph sent to seek his entire family to live in Egypt, for there would be five more years of great famine and drought across the land. Joseph's father, Jacob, Israel was introduced to Pharaoh, and they received the best of the land in Egypt. Israel blessed Pharaoh, and was a hundred and fourteen when came to Egypt, and lived another 30 years. His father died more than 140 years, and his brothers again feared for their lives. But what they did not expect is that Joseph did not keep heartbreak, resentment, hatred, and their rancor.
In popular language, Joseph gave them the change in the form of a glove "kid", very special.
           José released the forgiveness that they did not deserve to think and act with the thought in the world! Joseph's love was so pure that surprised everyone. This is what Joseph did exactly what God made with his people, not allowing hatred, revenge take forward. The evil they have done against him was paid with love; and this is what we should all do even with our worst enemy, but the devil. This should not be loved and not forgiven. While Joseph was alive, he promised to take care of his entire family with lots of love, affection, kindness and justice, that part of his brothers did not have with him. Joseph died at 120 years, and all he did was recognized by God. And this love, and forgiveness given by Joseph, that God expects all of us do well, and without asking anything in return. Who loves, forgives, forgiveness was given by God to his people, who were slaves in Egypt for 430 years: but God remembered the promise made to Abraham, Isaac and Jacob; and the time came the withdrawal of God's people. This esta'confirmado in the books of Exodus, Numbers and Deuteronomy. The withdrawal, the exodus from Egypt took place in the book of Exodus, and was commanded by Moses, a man greatly beloved by God and chosen for this. They think it was easy God's people out of Egypt! It was not. God had to harden further Pharaoh's heart at the time, who did not know the deeds of Joseph in Egypt. Eleven pests were launched by God in Egypt and Pharaoh increasingly raged, and did not accept the idea of ​​having someone higher than him on the ground, "God." This bothered him a lot. And Moses was prepared and protected by the Lord, for this important mission that just happened in the time determined by God, not man's. We reached a point that Pharaoh did not support plus the weight of the Lord's hand on it, and decided to release the output of the Hebrew people, God's people in Egypt.
 Moses was ahead of his people, and upon arriving on the Red Sea, God told Moses extended his staff and touched the waters of the Red Sea, which was separated in half. Ali spent the whole people of God, unharmed, and without getting wet, and without losing a life. Pharaoh relented and decided to go behind his enslaved people. But he did not expect and did not believe it was the power of God was superior to their powers, and Pharaoh and all his army, drowned as the waters of the sea closed again, killing them all at once. The forgiveness of the Lord was fulfilled through Moses crossed the Red Sea at the behest and protection of God.
He who loves, forgives the book of Numbers, God tried in every way, for love to give the best land to them; but disobedience, rebellion, stubbornness and murmuring managed to irritate God, who even proposed to Moses a new nation, and destroy all those who insisted on committing sins that displease God. But Moses was faithful to his people, and did not accept the proposal of the Lord. God never stopped missing them anything while it remained in the desert. A land flowing with milk and honey had been promised by the Lord to them, but it was not enough for them to stop to blaspheme and murmur against God and Moses, who was the mouthpiece of God on earth. All they asked muttering, was attended by the Lord by love; but there came a day when God got tired, and cursed a generation. The promised land existed yes, but needed to be cleared, possessed by them.
         God commanded Moses to choose twelve men, spies, to see the land and bring good news; but most returned muttering, only putting obstacles. Only Joshua and Caleb came back with good news land flowing with milk and honey. The obstacles that existed there needed to be overcome, vanquished: in this land inhabited giants, but all would be defeated because God was with his people. For love, they were forgiven constantly, for Moses interceded with God, who listened and answered their cry on behalf of his people. That damned generation by God only Joshua and Caleb, and all those who had less than twenty years have come and inherit the land of promise. Unfortunately Moses could not enter the promised land. But God of love showed Moses the top of Pisgah lot, all the promised land. What prevented those who could not enter the land of promise was murmuring, rebellion and stubbornness of many of them. They reached the height of creating and blow a golden calf and worship it in place of the true God; and Moses once again faced the wrath of God because of his rebellious people. When God heard Moses and answered their cry, their request on their behalf, happened forgiveness, but then they returned to commit sins, muttering, cursing, and worshiping and idolizing lying gods. All those who were over twenty years wandered for 40 years in the wilderness until they died all but Joshua and Caleb. Note One day was worth one year:. Imagine what it must have been terrible! But they sought and deserved to go through this.
 In Deuteronomy, it was confirmed that God had told Moses, which are the laws, commandments and statutes to be obeyed and practiced. But it did not happened until today because of disobedience we all still happen very often and naturally these days in the name of modernity, and that anything is possible, nothing is forbidden. Unfortunately many know and pass through the second death in eternity next to the devil, all because of facilida- des, the illusion that everything can and will do nothing bad. God's love is unlimited, but even to the Lord, there is a limit; and this limit is what will make the difference of life and death. Yes: eternal life with "God and the Son Jesus" and washed and redeemed by the precious blood of the Lamb Santo. But the great forgiveness of the Lord came through Joshua, who can cross the Jordan River, come and inherit the land promised by God to the Israelites.
The confirmations of the promises are in the book of Joshua. While Joshua and the elders lived, the children of Israel lived on the protection of God, but they returned to sin as God had said to Joshua.
After the death of Joshua and the elders the children of Israel were being delivered into the hands of the Lord's enemies; and judges have been raised in Israel to judge and rule the people of God. Forgiveness, once again came when they repented; and God heard them and sent a savior in the form of a judge, or judge. The best known were: Othniel, Eudes, Shamgar, Deborah, Gideon, Jephthah, and Samson, that just was not a great judge of his people, because of their stubbornness, which underestimated his enemies, and was betrayed by his beloved, which was a prostitute, and was Philistine, and was used to discover whence came the strength of Samson, who was invincible, until they discovered why his unbeaten record. When the children of Israel, the people of God lived in obedience, and they came to get rid of his enemies by up to 80 years; but it was enough to die one judge, everything was back as before.
And God delivered back into the hands of enemies, in order to they repent and stop sinning. For even seemed to sin, it was always more delicious! That's where we ferramos, because of a sense of pleasure, freedom. But we forget that everything here is temporary.
         The books of Samuel: Hannah was the wife of Elkanah. But Hannah was barren and could not give children to her husband, who had children with his mistress or concubine. And Ana was humiliated by her, but she was an obedient woman, God-fearing, and was a woman of much prayer; and so she did. Ana was praying very fervently and worship the one true God, and which was attended by the Lord. Hannah promised God that if it were met, this child would be given to the priest to serve the Lord, and it would never last razor on your head. So it happened: Samuel was born, and when he weaned was delivered to the priest Eli But God is loving and forgiving, and do not forget to Ana, who gave her five children (as).. Fidelity, love, obedience and fear of God, will give those who are in this good way, the best of the Lord and the good of the land given by God. Samuel became the prophet in Israel after the death of Eli's more, God incubiu Samuel's Anoint the first and second king in Israel: And the chosen first was Saul, who had everything to be a good king and being an eternal king in Israel. Unfortunately Saul was stubborn and disobedient, and that made the difference against him. God took his kingdom and chose another king, and Samuel was asked to anoint again this king who became David, and it was not for the man, a model of beauty, and real appearance.
But it was David, character, fear and obedience to God. And that made the difference between "God and David" that was all that pleased God. And who profited was all the people of Israel. David was a man of much prayer, and every time he was going to battle, God was consulted, and only when the answer from God that he left for fights against the enemies of God's people, and returned victorious. David was a man after God's own heart; but he also failed and committed sins. But the difference was in his faithfulness. He recognized that there was wrong, and sin! He repented and asked God for forgiveness, and not put the blame on others: he admitted that he had committed the sin, and accept the punishment of the Lord, whatever it may be. When he wished the wife of Uriah the Hittite, and told him to put forward a battle to be killed, David slept with Bathsheba, and
this relationship they had a son. God sent a prophet named Nathan who revealed to him all that he has hidden, God would make him the clear before all Israel. And so it happened: Uriah was killed in battle, and the son of the relationship that had not been blessed by God, died.
            But God's love for David was very large, and they had a young son who was blessed by the Lord, and called Solomon, and was the successor of David in the kingdom of Israel. Solomon was the richest of all the earth, intelligent man. But Solomon in his old age was lost in sin, and God took his kingdom and gave his enemy, and divided his kingdom into twelve tribes, symbolizing the twelve tribes of Israel. And two tribes were separated from God, and was perpetuated because God promised David that would not miss a lamp, a man, a man to sit on the throne of Israel. And so it happened because of the Lord to David to the Savior of the world's coming: and it was fourteen generations until "Jesus Christ." And Samuel died very old, and was much loved by God and respected by the children of Israel. Samuel had children but were disobedient and did not follow the right path, and could not be kings.
The books of Kings, I tried to show only those that were good kings in Israel, and who obeyed the laws and
commandments of God. But unfortunately there were few good kings, they did what pleased God.
       They were very idolaters, worshiping and worshiped all kinds of gods, like, clay, wood, casting, wood, stone and plaster today, and photos, and artistic idols etc. God's people, the children of Israel remained captives, prisoners in other kings, but God raised kings to govern his people, most permeneceram in sin, the mistakes, and this saddened to God. But when that good king did what pleased God, they rested, and received the Lord's forgiveness. Solomon prayed built the temple, the house of God, and istou lasted for more than ten years this construction; but as sin, disobedience rebellion, stubbornness of God's people prevailed, God destroyed their temple by his enemies. Those who have lived in obedience and had received the best of the Lord, and who benefited were the children of Israel, for the love of God overcame the wrath, and the weight of your hand, that when it did, they passed bad pieces. But God's hand was always extended to support and embrace and forgive them all.
Noble readers (as) it was time to join God his people again and rebuild everything that one day "He" decided to overthrow, destroy because of disobedience, stubbornness and rebellion. The temple that Solomon had built was destroyed. For God could not dwell in a place that has become a bane den of sins. The children of Israel were scattered in various realms, in different places, but repentance of his people, and they returned to purify, and separating foreign, and returning to be the children of Israel. They are defiled with other people, other races, which did not please God. Ezra, Nehemiah, Haggai, Zechariah, etc., were chosen by the Lord to rebuild the walls of Jericho and the temple: and the king Ahasuerus, Dario, Nebuchadnezzar and Cyrus the king were involved by the Lord so that everything went as he wanted. But there were people who tried to stop the rebuilding preaching lies to the king Artaxerxes who tried to stop for a short period of time; but the other kings were the purpose of God, and the work continued. They were very difficult days, but could no longer stop; for God it was ahead of those who were his chosen. Ezra came to pray to God for forgiveness on behalf of his people, because of the wrong things they did. Already in the book of Nehemiah, Ezra read the book of laws to his people, but rather he praised the Lord. And the children of Israel repented and said goodbye to their foreign wives.
Nehemiah was the front wall and reconstruction of the temple, but the enemies tried to intimidate him, could not, because he realized that those who tried indimidá it, did not come from God. And all the people of Israel repented and confessed their sins to the Lord, and that was heard and there was from God, forgiveness to them. Nehemiah removed many abuses they practiced, and there was the long-awaited cleanliness among the people of God. Foreigners not entered Jerusalem getting out; they signed an agreement, a concert. But those who did not accept dismiss foreigners, and were left out of the Lord's blessings.
I am now in the book of Esther, who was a Jewish girl, and it was simple family, and was raised by her cousin Mordecai, because their parents had died. The book of Esther is set in the time of King Ahasuerus, who made a party to celebrate the prosperity of the kingdom; and all were invited. Poor or rich, princes or not: and this celebration lasted six months. The king was angry with his wife, Queen Vashti, who decided not to attend the king's feast, and made his private party inviting women only.
The king was persuaded to punish Queen Vashti, who was dismissed from his post, and another queen should be chosen. Young virgins from all over the kingdom were called to be the king. Esther was very beautiful, and the king did not know she was Jewish. At that time there was in the reign of King Ahasuerus an evil man named Haman, who was the prime minister of the king, and he did not like the Jewish people, and did not get along with Mordecai or Mordecay depending on the Biblical version. This Haman persuaded the king to create a royal decree authorizing the Haman to exterminate, destroy all the Jewish people. But Esther was already a purpose of God, she was chosen and loved by the king, and made a difference inside and outside the royal palace. When God separates someone for the work, he qualifies; and so it was with Esther, at the request of his uncle interceded for his people preventing them were exterminated, killed for envy, greed and Haman lie.
            At that time could only approach time; but the other kings were the purpose of God, and the work continued. Very king days were the people that the king extended his royal scepter to them, and Esther, even though queen, the king did not extend his scepter toward her, she would pay with life. But the king loved her muitoe allowed his presence: Esther invited the king to a feast in his chambers and asked the king to invite Haman; and it was done. The Queen wanted to could have half the kingdom for her, for the king's love was too big for her. And the day came when the shoe, Haman mask fell: Esther revealed to the king who was Haman and what he had done against Mordecai and the Jewish people, and also revealed that she was also a Jew. The king was furious with Haman and sent to kill him and his entire family on the gallows he had built to hang Mordecai, his enemy, not stoop to it. The love of the king by the queen made the whole situation was reversed, and a new decree was created by the king, allowing the entire Jewish people defended death imposed by Haman bad. Esther was a purpose of God in the king Ahasuerus the period, and was much loved by the king and the Jewish people, which was not destroyed because they were God's people, and Ester was used just as God wanted, not by man . But what forgiveness which entered this story! Very simple noble readers (as) forgiveness came in the form of salvation and deliverance of God's people, who were about to be destroyed, exterminated. God never left his people perish. Suffer, suffer for love yes: but it is so there is repentance, spiritual growth is. After all how God let exterminate his people, if He even gave his only Son out of love for the world, mankind might be saved from sin, bondage, slavery and death! "Jesus Christ" that will grow throughout this review, you will see how God from the foundation of the world made so that none of his people were lost. Who was lost was by choice to live and practice sin, because he thought it would be better so! Unfortunately many died and many will die because they thought the sinful life is more enjoyable. Exit and escape this mistake because not worth it. Your eternity after the Savior's coming again, Will be to bring those who repented and were washed and redeemed by the blood of the Lamb precisoso "Jesus Christ." Deceiving yourself if you think this day will not come, and a fairy tale.
 Job. Who was Job! What it represents for the subject who loves, forgives. Very noble readers (as):
Job was another of the purpose of God. He was one of the richest men of that day: but the difference is that he was faithful, fearing and obedient to the Lord. One day Satan came to God and told the Lord that he Job, blaspheme against God, permission was given. But Satan did not know that there was loyalty, fear and obedience in Job. In this first action of Satan about Job, he lost cattle, children, and property. But Job did not
blasphemed nor murmured against God. And Satan asked permission to play deeper in Job that he would not
support and would be against God. Satan not imagined, Job bear all out of love and obedience to the Lord.
         The suffering of Job, is matched with the suffering of "Jesus Christ." On any given day his wife came to Job unto him, and said. Curse your God and die. But he did not do it: all the abandoned wife, relatives and friends, and he had nothing. Job cursed the day he was born, but he was not against God; and bad things happen in your life. His suffering was for many years, but God knew him, and knew he would remain faithful and obedient. One day came to him his last friends who did not forsake him, but questioned his attitude, and tried to make Job to give up that suffering. After a while, Job had an encounter with God who told him to intercede for her three friends for them to be forgiven by the Lord. Since Satan failed to destroy Job, who was his goal, God did what no one expected, I believe that neither Job Bondage, Job's suffering was reversed, and all that he had lost, God returns twice:. Your family, his possessions, and his age was doubled and he died more than 140 years, and there was God's love, forgiveness, salvation and liberation yes; and little wonder that the story is part of the Bible. Job's suffering to God had a very strong sense, you can be sure of this: God knows all things. When He allows something in your life, is not to find you no good, and that God does not exist, and that he is not even there for their suffering. Noble readers (as) know that you are very important but to God through the Son "Jesus Christ." Job not decreased at any time, and God saibia it too. Job lost everything he had, but it was not enough to separate God from it. The devil tried, but was humiliated and beaten again.
 The book of Psalms is a book of prayers by the psalmist, to speak directly with God.
                And so did King David forever. Every time he went to a battle, he would not until he received from God an answer of his prayer. This is why David was consideradoum man after God's own heart. Faithful, fearing and obedient laws commandments and statutes of the Lord, of the 150 Psalms, King David wrote only 72, almost half. The love of God to the Psalmist, and their God was very large: there was a lot of truth, sincerity in the Psalms, And all came to God in the form of praise and worship. Idolatry only "Him, God," that made a difference in the lives of these people, especially King David, Solomon, Moses, Joshua, Caleb, Samuel, Esther, Ruth, Naomi, Isaiah, Daniel etc. The book of Psalms is for you to be closer to the Lord, for this was the aim of the psalmist, to be closer to God through prayer they made to God. It was an intimate conversation with the Lord through the Psalms, and this serves to us also today. This book is very difficult to be summarized, because every word placed there by the psalmist who had great intimacy with God in prayer; and this made a difference in the lives of many people, especially King David, who despite having committed sins, which could have led to death, had the pardon given by the Lord; because there was genuine repentance on the part of David. The book of Psalms gives to all those who seek salvation, deliverance, forgiveness, love and mercy of God. Is this comment on the book of Psalms to you noble reader (a) reflect and meditate on every word, every verse in the book of Psalms. Know that love and forgiveness are here yes, and it is for you to use it every day of your life.
The book of Proverbs is another book difficult to short, because King Solomon was a man of great vision, odd intelligence, much wisdom, and had the love and mercy of God in your life, even when committed in their old age serious sins against God. He was punished by the Lord yes, but it was very loved by his people and God. Solomon had everything, and experienced everything in life, but there came a day when he saw all that he had earned under the sun, was boredom, weariness and sadness, and vanity, and that would only bring strife, discord. Unfortunately it's true: You can have everything in life, but if you do not have real peace, it will not help you to have all material goods, if you do not have salvation, love and forgiveness of God in his life.
               If not forgiven by the Lord for their actions, it will not help to be rich, beautiful, proud, unfaithful and disobedient, it does not receive the Lord's forgiveness.
Solomon lost the peace at the end of his life. I do not know you tell if God forgave him because of his sins, but his father, King David, is part until the last book of the Bible. But the purpose of this review is to show you that your life still has solution, outlet for their salvation: and is called repentance, confession of sins to God through the Son "Jesus Christ" What God more attempted through the prophet Isaiah was to take the word of love, salvation, liberation, and forgiveness to his people, if there was repentance from them. Isaiah was an ordinary man, with flaws and sinful. Isaiah had an encounter with an angel of the Lord who was whining looking for someone to take the word of God to all Israel, and hear the angel of regret, Isaiah volunteered for this important mission. But before Isaiah said so: Here I am Lord, but unfortunately I am a man of unclean lips, sinner. It happened that the angel with a fiery dart, "with fire" touched Isaiah's lips, and he was purified by God. So began the mission of the prophet Isaiah, trying to bring the word of love, salvation and forgiveness to the Israelites, for so they were called by God. Here I'm just commenting on everything I wrote in the book who loves, forgives. But for that you have an idea as were our ancestors, and how are we today.
Unfortunately we are worse than them, because we have what they had, which is the ease of communication, locomotion they had not. At that time everything was more difficult, more time consuming; but the true word came to them yes. Only they rebel, stubborn and disobedient. And us what we are today! Ignorant, stupid, arrogant, greedy and insatiable: for today's facilities, the lies, the illusion of better days without sacrifices are more advantageous. Another mistake: we are increasingly moving into the furnace; but there is still time for our salvation. See a little why God weighed his hand on his people! See what the Lord said to Isaiah, and why his people suffered! Isaias. 1. "2 Hear, O heavens, and give ear, O earth; because the Lord hath spoken: I created children, and magnified them; . they have rebelled against Me 3 The ox knoweth his owner, and the ass his master's crib; but Israel doth not know, my people do not understand. 4 Ah sinful nation, a people laden with iniquity, a seed of evildoers, children that are corrupters; forsook the LORD, blasphemed the Holy One of Israel, they went back. 5 Why should ye be stricken any more if rebelaríeis you? The whole head is sick, and the whole heart fraco.6 From the sole of the foot even unto the head there is no soundness in it; but wounds, and bruises, and putrefying sores not been closed, neither bound up, neither mollified with ointment. 7 Your country is desolate, your cities are burned with fire; your land, strangers devour it in your presence; and it is desolate, as overthrown by strangers. 8 And the daughter of Zion is left as a cottage in a vineyard, as a lodge in a cucumber field, like a besieged city. 10 Hear the word of the Lord, ye rulers of Sodom; give ear unto the law of our God, ye people of Gomorrah. 11 What good to Me me the multitude of your sacrifices, saith the Lord? I have had enough of burnt offerings of rams and the fat of fed beasts; not me calves blood liking, or of lambs, or of bodes.12 When ye come to appear before me, who hath required this at your hand, to tread my courts? 13 Bring no more vain oblations; incense is an abomination to me, and the new moons and Sabbaths, and the calling of assemblies; it is iniquity, even the solemn meeting. 14 Your new moons and your appointed feasts my soul hates; me are a burden; I am weary of bearing them. 15 Therefore, when ye spread forth your hands, I will hide My eyes from you; and although many prayers, I will not hear: your hands are full of blood. 16 Wash yourselves, purify yourselves, put away the evil of your doings from before my eyes; cease to do evil. 17 Learn to do well; seek what is right; relieve the oppressed; judge the fatherless; Treat the cause of widows. 18 Come now, and let us reason together, saith the Lord: though your sins be as scarlet, they shall be as white as snow; though they be red like crimson, they shall be as wool. 19 If ye be willing and obedient, ye shall eat the good of the land. 20 crimson, they shall be as wool. 19 If ye be willing and obedient, ye shall eat the good of the earth.20 But if you refuse and rebel, ye shall be devoured with the sword; for the mouth of the Lord hath spoken. 21 How is the faithful city become an harlot! She who was full of justice! Righteousness lodged in it, but now murderers. 22 Thy silver is become dross, thy wine mixed with water. 23 Thy princes are rebellious, and companions of thieves; each of them loves a bribe, and walk after rewards; they judge not the fatherless, neither come before them for the widow. 24 Thus saith the Lord, the Lord of hosts, the Fort of Israel: Ah! I will get relief from my adversaries, and avenge me of mine enemies. 25 And I will turn My hand against thee, and purely purge away thy dross; and I take thee all uncleanness. 26 And I will restore thy judges as at the first; and your counselors as at; and then they will be called the city of righteousness, the faithful city. 27 Zion shall be redeemed with judgment, and those who turn to her with justice. 28 But rebels and sinners shall be destroyed together; and they that forsake the LORD shall be consumed. "
The promises of God are numerous, but they preferred to go on sinning we do we still nowadays.
Unfortunately even in evangelical circles there is much falsehood and hypocrisy: some live and practices falsehood, and still use the holy name of God in vain. Ai those who do this these days, because they know the truth. God has promised to purge Israel, but this will only happen when there is repentance of sins, and abandon them.  This Israel, also is us today.
Isaias was chosen and consecrated as a prophet of Israel, began his important and difficult mission. God from the foundation of the world, after the first sin, the first physical and spiritual death, "He began to prepare the Savior of the world the coming of the Messiah, the Wonderful Counselor, the Prince of Peace, the everlasting Father." And Isaiah had this important mission also announce the coming of the Savior. This came occur several centuries later. If you read the book of Isaiah and the whole Bible you will find that God never gave up on us, neither in the past and also today. But today, only perdarão the Lord's blessings, salvation if they want. Because that information to them lingered days, months, years; we have in seconds. But none of this seems to matter to most, because the taste of sin is pleasurable, of a sense of victory, of false freedom that levaraá the majority of humanity to hell for all eternity with the devil.
The caps. 6,9,11 and others who still mention, show the strength of the Savior. In the cap. 11, God speaks about Jesse's roots begin to renew the coming of the "Messiah." Who was the son of Jesse greatly loved by God! David. Yes beloved: see the importance of David. He was one of the generations that preceded the coming of "Jesus". On the day that God restore Israel, "he" will be praised and magnified. For the sake of Israel, Babylon will be destroyed forever. Note. You already studied general history, know that the answer that the books have not given you about Babylon, you have here in the Bible, just in the last book of the Bible, the book of Revelation. But Israel shall be released: is this release, they will be freed only those who repent and no longer deny the name "Christ" and to practice good works, and not love the world of sin, the world the facilities.
           God be gracious to you, believe, seek it, love it, no matter their suffering, their struggles, their difficulties. It should be and always come first; not only in good times! It is only then that we believe and seek. They the children of Israel did so, and got out of God's blessings. If you want the best of the Lord, do not repeat what our ancestors did. Be different: God promised, and "He" will fulfill all the promises, and you are included in the promises of the Lord. Each enemy of God's people will be destroyed because it is promise made by one who does not mind and perish as with our politicians and rulers.
In the cap. 35, shows the Messiah's reign Greatness, and there will be a way, that it will not pass the unclean sinners, but you can spend as long as allow yourself to be purified. And God for the love of King Hezekiah added another fifteen years of life to it, which was a sickness unto death. King Hezekiah humbled himself, cried and prayed to God, reminding the Lord that he had walked in the way of the Lord righteously. God heard the prayer and the cry of Hezekiah, and sent word through Isaiah that that illness, he not die, and that would be added fifteen years in your life. But the children of Israel were still committing sins: and God did not give up trying to save and liberate his people; and deliverance to the children of Israel was promised. But everything happens in God's time, just know how to wait and trust. And so Isaiah spoke these words blessed by the Lord in cap.40. "28 hast thou not heard, that the everlasting God, the Lord, the Creator of the ends of the earth, or get tired or weary? It is no searching of his understanding. 29 He giveth power to the faint; and increases the strength of him who has no force. 30 Even the youths shall faint and be weary, and the young men shall utterly fall; 31 But they that wait upon the Lord shall renew their strength, they shall mount up with wings as eagles; run and not be weary; walk and not faint. "
The rescue of the people of Israel will be done by God through the Son "Jesus" see what the Savior said in Isaiah 43. "10 Ye are my witnesses, saith the Lord, and my servant whom I have chosen; that ye may know, and believe me, and understand that I am the same, and that before me there was no God formed, neither shall there be after me. 11 I, I am the Lord, and besides me there is no savior. 12 I have declared, and I have saved, and I have shewed, and there was no strange god among you: therefore ye are my witnesses, saith the Lord; I'M God. 13 And before the day was, I am; and there is none that can deliver out of My hands; I act, who can hinder it? 14 Thus saith the LORD, your Redeemer, the Holy One of Israel: For your sake I sent to Babylon, and have brought down as fugitives, the Chaldeans, in the ships of their rejoicing. 15 I am the Lord, your Holy One, the Creator of Israel, your King. " God has placed great confidence in the king Cyrus, imagine what He will do for the sake of all of us that we are his people! I was just commenting on this work, but the words of love, salvation and forgiveness of "God" spoken here in the book of Isaiah, you need to know. Here's what he told us chaps. 44, and 44. 45.Isaias "21 Remember these things, O Jacob, and Israel, for thou art my servant; I formed you, you are my servant, O Israel, I do not forget you. 22 I have blotted out your transgressions like mist, and your sins like a cloud; become to Me, for I have redeemed you. 23 Sing, O ye heavens, for the Lord has made; Shout, you lower parts of the earth; ye mountains, break forth into singing; you also, woods, and every tree; because Senhorremiu Jacob, and glorified himself in Israel. 24 Thus saith the Lord thy redeemer, and he that formed thee from the womb: I am the LORD that maketh all, that alone stretch out the heavens, and spreadeth abroad the earth by Myself; 25 That frustrates the signs of the liars, and maketh diviners mad; I do make wise men backward, and convert their knowledge into foolishness; 26 That confirms the word of his servant, and performs the counsel of his messengers; I say to Jerusalem: Thou shalt be inhabited, and the cities of Judah, Ye shall be built, and I will raise up the ruins; 27 What I say to the deep: Drought thee, and I will dry up thy rivers. 28 That saith of Cyrus, He is my shepherd, and shall perform all my pleasure, even saying to Jerusalem, Thou shalt be built; and the temple: You will be founded.
CAP. 45 "1 Thus saith the LORD to his anointed, to Cyrus, whom I take the right hand, to subdue nations before his face, and descingir the loins of kings, to open the doors before him, and the gates shall not be shut . 2 I will go before thee, and make straight the crooked paths; I break the gates of brass, and cut the bars of iron. 3 I give thee hidden treasures, and hidden riches of secret, that thou mayest know that I am the Lord, the God of Israel, who calls you by your name. 4 For the sake of my servant Jacob, and Israel my chosen, I have called you by name, put your surname, though not known me. 5 I am the Lord and there is none; besides me there is no God; I girded thee, though thou hast not known me; 6 That they may know from the rising of the sun, and from the west that besides me there is no other; I am the Lord and there is none. 7 I form the light, and create darkness; I make peace, and create evil; I the Lord do all these things. 8 Distil, ye heavens, from above, and the clouds rain down righteousness; open up the land, and bring forth salvation, and at the same time fruitful justice; I the LORD have created it. 9 Woe to him who quarrels with his Maker! The shard and other clay shards! Shall the clay say to him who formed: What are you doing? Or your work, no hands? 10 Woe to him who says to his father, What are you begetting? ' And the woman, What hast thou the light? 11 Thus saith the Lord, the Holy One of Israel, and his Maker: Ask me of things to come; demandai-me concerning my sons, and concerning the work of My hands. 12 I made the earth, and created man upon it; I did; My hands stretched out the heavens, and all their host have My orders. 13 I have raised him up in righteousness, and all his ways: he shall build my city, and let go my captives, not for price nor reward, saith the Lord of hosts.
è Heed these words, says the Lord, for he that doeth idolotria images 16 will be ashamed, and also confounded all; fall along the shame that produce images. 17 But Israel is saved by the Lord with an everlasting salvation; so you will not be ashamed nor confounded in eternity. 18 For thus saith the Lord that created the heavens; God himself that formed the earth and made it; he confirmed, did not create it empty, he formed it to be inhabited: I am the Lord and there is none. 19 have not spoken in secret, in a dark place of the earth; do not say to the offspring of Jacob, 'Seek me in vain; I am the Lord that speak justice, and announce things straight. 20 Gather yourselves and come; draw near together, ye that are escaped of the nations; I have no knowledge that lead in their graven images, made of wood, and pray to a god that can not save. 21 Declare and draw near, and take counsel together; who hath declared this from ancient time? Who since the announced? Have not I the LORD? Because there is no God but Me; A just God and a Saviour; there is none besides me 22 Turn to me and be saved, all ye ends of the earth.; for I am God, and there is none. 23 By Myself I have sworn, Gone out from my mouth the Word of righteousness, and shall not return; that before me every knee shall bow, and every tongue will swear me. 24  Of Me shall say, Surely the Lord is righteousness and strength; until he come, but be ashamed all that are incensed against him. 25 But the Lord will be justified, and shall glory all the seed of Israel. "
Noble readers (as) I was very calm in my review to arrive at the book of Isaiah, but he had so much to talk, to show the children of Israel, as "He God" loved and still loves his people, even in nowadays. About Love, Forgive, would not be complete if I did not show them these passages. For the love of God never fell to his people. Talk about the love of God, can never fail to mention the cap. 53 of Isaiah, as he shows everyone the true love of God to all mankind. Here in this chapter, God speaks of the man who was more than seven hundred years later as son of man, but the only Son of God, his name "Jesus Christ" the Saviour of the world.             God's love was so great that "He" was preparing the coming of the Savior, and announced all "that" He would and would suffer for the sake of "Father God" and all humanity of the time and also the current. His gesture is for all eternity. His suffering was for you too. If you are here today, He also suffered for you, even you, me, we do not deserve, He did not give up any of us. For the Scriptures had to be fulfilled. Jesus never sinned, never lied, and did not have to go through anything that He passed. Salvation, deliverance from bondage and slavery of sin and death had to happen. The Scriptures never lie because it was God's promise, and a day and time appointed by God happen. And this happened more than seven hundred years after this announcement. What's more, the world speaks of a Christ Blond, blue eyes, hair met: but here the word tells us that "he" had no beauty. But that was rejected, hated, cursed, despised, beaten, tortured cruelly and without merit. Churches cite only version. 4.5, but are 12 vers.,
see in Isaiah 53. "1 Who has believed our report? And to whom is the arm of the Lord? 2 grew up as a tender plant before Him, and as a root out of dry ground; He had no beauty or majesty and when we shall see him, there is no beauty in it, that we should desire. 3 He was despised and rejected by men, a man of sorrows, and familiar with; and as one from whom men hide their faces he was despised, and we esteemed him not. 4 Surely He has borne our infirmities and carried our sorrows bore; and we did esteem him stricken, smitten of God, and afflicted. 5 But he was wounded for our transgressions, bruised for our iniquities; the punishment that brought us peace was upon him; and with his stripes we are healed. 6 All we like sheep have gone astray; each one turned to his own way; and the LORD hath laid on him the iniquity of us all. 7 He was oppressed and afflicted, yet he opened not his mouth; as a lamb that is led to the slaughter, and as a sheep that before its shearers, so he opened not his mouth. 8 By oppression and judgment he was taken away; and who shall declare his generation? It was cut off from the land of the living; for the transgression of my people he was hit. 9 And they made his grave with the wicked, and with the rich in his death; because he had done no violence, neither was any deceit in his mouth. 10 Yet it pleased the Lord to bruise him, making him ill; when his life a guilt expiation of sin, you shall see his offspring and prolong his days; and the pleasure of the Lord shall prosper in his hand. 11 He shall see of the travail of his soul and be satisfied; with his knowledge shall my servant, the righteous justify many; because their iniquities shall bear upon him. 12 Therefore will I divide him a portion with many, and the powerful, he shall divide the spoil; because he poured out his soul unto death, and was
numbered with the transgressors; and he bare the sin of many, and made intercession for the transgressors."
The book of Isaiah contains 66 chapters: each of which was almost the same.
           God through the prophet Isaiah trying to save his people from destruction, of sin and death, for "He, God" never gave up love, to forgive all mankind. And the book of Isaiah ends with God that reject all rebellious sinners. Here ends the commentary on the book of Isaiah
          Noble readers (as) the following books, which are the books of Jeremiah, Ezekiel, Daniel, Hosea, Joel, Amos, Zechariah, Jonas, Zephaniah to Malachi, were no different from other books.
The prophet Jeremiah was chosen from the womb of his mother to serve God in Jerusalem, and their mission was the same as the other prophets. To take the word of love, salvation, liberation and forgiveness through repentance of his people, the children of Israel; they were still rebellious, stubborn and disobedient. This meant that they kept losing the blessings given by the Lord. I want to highlight the book of Daniel and Jonas: In Daniel, God's love was with his three friends who refused to worship and idolize the lie of god created by the King of Babylon, and they remained in the firm purpose of not deny the true God and not curvaramao god of the king, and were cast into the burning fiery furnace, and heated seven times. People who played them died because could not stand the heat. Now comes the best of God. They were seen dancing inside the furnace, and with it there was a fourth person, and the king assured him it was the son of God "Jesus Christ." Noble readers (as) as the king could say that he saw the son of God, Jesus had not yet been manisfestado. He was not yet in our midst! But God, for God sent his Son in spirit, which was seen by the king, and who saved the three friends of Daniel, and no burning, and a scratch. And the king appointed that all should worship the God of Shadrach, Meshach, and Abednego. But things did not stop there, there were still those who were against Daniel loyalty, and prayed to the God of Israel three times a day, and this bothered some of the kingdom. And Daniel had a position of importance in the kingdom, and that was the envy of some, that foramatras a decree condemning to death anyone caught worshiping the God who was not the king of God. And the king loved Daniel, and this decree was still valid throughout the kingdom, and the king had to apply to Daniel. With great sadness the king allowed Daniel was put into the grave with hungry lions. A stone was placed in the cave entrance, and Daniel went there all night, and nothing happened to him, you know why? God shut the lions' mouths, and Daniel was uninjured. The king did not sleep that night because very fond of Daniel, and coming to the front of the lions' den, the king called Daniel, and said so Daniel, "Daniel, Daniel, servant of the living God, would the is thy God, whom you serve continually, able to deliver thee from the lions? 21 Then said Daniel unto the king, O king, live forever! 6. Daniel 20 ".
è The love of God is true, and He will never allow anything bad to happen to those who are loved by Him. And so Daniel was saved from the lions, and those who caused this situation were thrown into the lions' den and were slaughtered by them . When you are a purpose for God, knowing that nothing can disturb you and take God's purpose in your life. Only if you do what he did Esau; belittle and despise God. Daniel was asked to seal the book with the latest developments that will be opened only by a single person who is called "Jesus Christ".
And Daniel also spoke about Jesus, and entendeuo representing the seventy weeks of the Messiah. The other book, I want to highlight the life of Jonah, who also represents the life of the Savior "Jesus Christ" Jonas was chosen by God to lead to repentance word the city of Nineveh, which would be destroyed by the Lord if they do not repent of their sins. Jonas entered a ship going to Tarshish, the opposite Jonah should go.
              In the middle of the trip, a storm shook the ship, which was about to sink, and Jonas saw that he was guilty of that storm, and others should not pay with their lives something he had been the culprit. Jonas asked to be thrown into the sea, than that tempeste cease; and so it happened. And Jonah was swallowed by a big fish, and it is assumed that it was a whale. Jonas stayed for three days and three nights inside this fish, or whale, and "there" in, he repented and was released, vomited out of the belly of this fish ending up on a beach.
Note. This passage is the three days that "Jesus" went into the darkness, in the darkness, and overcoming death, resurrected on the third day to give us eternal life next to the "Father God, and Him" ​​also the day of judgment Final, which will be for all eternity. And Jonas returned to Nineveh and preached the word of regret to them, who were saved by God because there was true repentance of everyone, including the king.
Noble readers (as) the other books will not change anything about this comment About Love, Forgive: for what the other prophets did was the same thing that others mentioned here did. Trying to show the children of Israel, the words of repentance, conversion, love and forgiveness to all the people of God. But few have repented and turned to the only living given way and left for God. Most opted by sin, perdition in darkness, and to hell with the devil. Who repented was saved and delivered by the Lord.
Who loves, forgives: now comes the most important part of this theme. The birth, the coming of the "Saviour, the Messiah, the Wonderful Counselor, the Prince of Peace, The everlasting Father, Emmanuel, Teacher, the Comforter loving and forgiving." Because of this man called "Jesus Christ", which came as a son of man, but the only Son of God. Scripture was fulfilled with the coming of the Savior "Jesus", another stage of the Scriptures was confirmed by God. The saddest thing of all is that He, Jesus, did not have a decent place to be born: his birth occurred within a stable, a manger was placed Savior of the world. But Jesus' life was in danger because King Herod wanted to kill all the firstborn to get to Jesus, who had to flee into the wilderness, and staying there until the death of Herod. In the New Testament, the Scriptures go to the book of John.
The first book of the New Testament is the book of Matthew speaks of the birth of "Emmanuel, God with us." And Jesus came to serve and not be served: He came to love, and release forgiveness to those who repent of their sins. The Savior of the world came as Son of man, but being the only Son of God; and that the Scriptures be fulfilled, He would have to come as well. Born of the Virgin Mary by the Holy Spirit. When the prophet Isaiah announced his coming, this happened more than seven hundred years later. But part of humanity, the hated, despised and scorned.  But this was not enough that "He" gave up on us: Jesus, from an early age was already dferente. He was special, and stood out wherever he went: it was very smart, and had what we do not have is: sincerity, loyalty, honesty and loyalty to "the Father, God." Jesus in his adulthood formed his discipleship, choosing twelve apostles; It is different from one another. Ali was simple, ordinary men, to medical and Luke, and also had fishermen and a tax collector. And all began to serve Jesus faithfully. Jesus began to teach them, and send them to work, to practice Go, preach the gospel to every creature in the four corners of the earth. But first of all, Jesus was baptized by John did not want to baptize him because he was not the height of such responsibility. But the Scriptures had to be fulfilled, and John agreed to the Savior of the world's baptism. Jesus lived among us for only thirty-three years; this was the time given by God "He" who did and worked many miracles, healings and deliverances. When Jesus healed or freeing someone, He said thus: "your sins are forgiven, go and sin no more." Jesus never failed to meet whoever it was to him: despite his apostles several times sending the crowds He lay off and not pay attention. But He came to serve, to love, free, heal, forgive, save and resurrect, as He did with Lazarus etc .. Each book tells of the Savior in its own way, but that ends with the death and resurrection of Christ. Jesus, for love of the Father and to us, healed many sick, drove legions of demons, freed many captives, blessed all without distinction of persons. But he did not pass his hand on the head of those who remained in sin, in error. And many of these sins are related to sex, worship and idolatry to any type of images, sculptures, like clay, wood, stone, wood, metal, and today, gypsum and other materials. Jesus does not love and does not support adultery, fornication, which is the ratio of single people, or married with singles (as). What's more, Jesus, does not endorse and does not bless relationship of same-sex couples, and does not allow the union is made, and fulfilled as today's authorities are releasing and even threatening with prison if denied. Things of God, have not changed and will never change, and no matter modernity, time to go, because for God, His commandments, laws and statutes, are eternal.
           They will never change and may be changed by man, and woe to those who do this. Jesus came for sinners, for the sick, to heal, deliver and save everyone. He as the son of man did everything "that" it had to be done. Your love, your dedication, was something extraordinary:. For he never refused to meet whoever was to Him where He was born Unfortunately, the expelled. For it bothered some of the time: but his work, his love has not changed. All had opportunities to repent, as there is still time for those who unfortunately still insists and persists in error, sin. Jesus went through long walks in the desert, and also in boats, so that people receive the blessings of the Lord coming. And the apostles were of fundamental importance. They were prepared to continue the work of the Lord, I could not stop, even with all the threats and harassment. Jesus showed how a human being can be blessed, be victorious and winner. To have the best of God, which is salvation, deliverance, forgiveness, love, born again; and a new creature. More unfortunately there were those who opted for sin, death, and without Jesus. For they were rich, and had many material possessions, but that will not lead one to heaven, eternal life next to the "Father God" and always in the best of God, no sorrows, no pain, no gnashing of teeth and the glory of the Lord Jesus also forever. And without anything, because there we have it all for free. But only for those who are saved and who they repented and were forgiven their sins. The apostles of Jesus paid a high price for serving him, but the higher price, "Him, Jesus" was the one who paid. He gave his life for us, we did not deserve. For we are sinners and ingrates. The apostle John was very special for the coming and the life of Jesus, for he was chosen even before birth; it was already a purpose of God. And he came before to prepare and make straight the way and announce the Savior of the world's coming. The book of John is closer by the fact that he was well separated before being formed in his mother's womb. But God can do all things, and this is another of those impossible things for man. Jesus knew he would be betrayed by one of his disciples, and his name is Judas Iscariot. Jesus did everything "that" the "Father God" had already prepared for "him" for love. Yes: it is not a false love, false, with hypocrisy and full of lies. Everything was programmed by God, and the Lord's time was going on. The Scriptures had to be fulfilled through love and sacrifice of the Savior of the world "Jesus". Everywhere He went, and worked miracles of healing, liberation and salvation, hear love and forgiveness, for all this was already confirmed by God. Jesus was a faithful doer of what God wanted, and that his Son did not refuse to comply. For He could say to the Father thus: "Father," I did nothing, I have not sinned and never lie, so why should I suffer and suffer because of this ungrateful people, rebellious and sinful liar! But He has not done so; Jesus simply did not open his mouth to blaspheme, murmuring, judge, condemn and criticize anyone. He was subjected everything for love, even though He could, send angels to deliver him that Cruz's death. But who loves, forgives. While there in Jesus, so much love, forgiveness needed to be given to all, so that the world was freed from the devil power. Jesus fulfilled step by step all things, but before conumar, Him for love, mercy, charity, goodness and righteousness, did "it" that for him, it was not difficult, for He was God the Son, and had all the powers given by the "Father God" But the time was approaching, and he would have to go through the worst sufferings, pains, sorrows and humiliations. The day came that he was betrayed and handed over to monsters, and idiotic at the time, because They would commit the worst act of injustice, terror, humiliation. But before Jesus was handed over to his enemies, "Jesus" at its worst moment of anguish, sadness and loneliness, no one had to go pray with Him. And He did this three times, and all slept while Jesus knowing what would happen in a few hours later, it was already written, and nothing could be done: only Jesus could reverse this situation if he refused not to fulfill Scripture. But love, fidelity, loyalty to the "Father" who had promised to deliver his only Son to be the last living sacrifice, to save, release and forgive mankind, because of the infinite love of God to all of us in the past and present, including the world today. Unfortunately as the fateful day arrived. Jesus was kissed by the traitor, and the officers arrested him: started the martyrdom of the Savior who was beaten, slapped, humiliated, cursed, kicked, put a crown of thorns on his head, He was despised, despised, hated and then preached in Cruz along with criminal and wicked sinner.  And they gave you more vinegar with gall to drink: but before Jesus died, the bandit repented and asked Jesus to remember him when he was in heaven, and the other chose to stay in sin that save. And Jesus turned himself dying as a son of man, but rose the third day as the Son of God. Scripture was fulfilled, and Jesus was still on earth for forty days, and passed all the information to his apostles, so they gave Following the "work" of the Lord. Jesus in this short period that passed between mortals as son of man, but being the only Son of God, He performed many miracles of healing, deliverance, salvation and raised the dead. And at any time He ceased to speak or meet someone: Jesus showed everyone that we do not respect persons, and we should not judge, criticize, condemn, offending people; because we are not judges. What Jesus pediua all of us was very simple. "44 But I say unto you, Love your enemies, bless them that curse you, do good to them that hate you, and pray for those who mistreat you and persecute you; that you may be sons of your Father who is in heaven; Matthew. 5:44 ".  Jesus was and still is the greatest reference of love and forgiveness to all mankind. He was always humble and simple; He was never arrogant and never despised and belittled anyone. He did not need anything, but had nothing and was not carrying anything of value, and that He came to his disciples and apostles. Jesus also said that through John, not the Baptist; 1 John 1. "15 Do not love the world or the things in the world. If anyone loves the world, the love of the Father is not in him. 16 For all that is in the world, the lust of the flesh, the lust of the eyes and the pride of life, is not of the Father but from the world. 17 And the world passeth away, and the lust thereof: but he who does the will of God abides forever. "He has loved us first, remember, asked to love one another, and without distinction, really, no lies. Here's what he told us in John 4. "7 Beloved, let us love one another; for love is of God; and everyone who loves is born of God and knows God. 8 Whoever does not love does not know God; for God is love. 9 In this was manifested the love of God toward us, because that God sent his only Son into the world so that through him vivamos.10 Herein is love, not that we loved God, but that He loved us, and sent his Son to be the propitiation for our sins. 11 Beloved, if God so loved us, we also ought to love one outros.12 No one has ever seen God; if we love one another, God dwelleth in us, and is perfected in us his love. 13 By this we know that we are in Him, and He in us, because he hath given us of his Spirit. 14 And we have seen and testify that the Father sent his Son as Savior of the world. 15 Whosoever shall confess that Jesus is the Son of God, God dwelleth in him, and he in God. 16 And we have known and believed the love that God hath to us. God is love; and whoever abides in love abides in God, and God in him. 17 Herein is our love made perfect with us, that the day of judgment we trust; because as he is, so are we in this world. 18 There is no fear in love; but perfect love casts out fear; because fear has to do with punishment, and he who fears is not made perfect in love. 19 We love him because he first loved us. 20 If a man say, I love God and hateth his brother, he is a liar. Because who does not love his brother whom he hath seen, how can he love God, who has not seen? 21 And this commandment we have from Him: that he who loves God must also love his brother. Love is the commandment of God, and who loves, forgives. "He, Jesus" without merit, loved us to the time of his death as a son of man, and after his resurrection, his love continued, for He is immortalized, and will continue to be loved for all eternity. Jesus before climbing stayed with his disciples for forty days, and forgave Peter who denied three times before the cock crows, not to be stuck with Jesus. And the apostles did everything "that" they did not do as Jesus was the son of man, but being the Son of God. Peter and John were so blessed that they passed there were many healings and deliverances. But there were also men of fidelity like Stephen who was stoned to death for not denying Jesus, and became the first Martyr of the Bible.
And Jesus, for love, separated Saul and Silas for the work. And Saul who became Paul was separated by the Lord, to suffer and suffer for the sake of his name. While Paul was Saul was the greatest persecutor of the people of Christ, and participated in Stephen's death, but Jesus chose him, and changed radically, and Paul was one of the greatest preachers of the word of the Lord Jesus. Tracker, he became the persecuted because his past condemned. But Paul went on to do the reverse: instead of persecuting Christians he went on to talk of love, kindness, mercy of Jesus, and that everyone should follow Christ. The apostles did not have an easy life, but were never abandoned by God, through His Son Jesus Christ. Paul wrote over ten letters to various people, even in prison he kept preaching to proclaim the Gospel, to liberate, to heal and save entire families, through baptism in the waters and the Holy Spirit, and the subject who loves, Forgive: I went to the book of Revelation.
And the book of Revelation reveals and confirms everything "that" some prophets wrote and sealed off to be opened by the Lamb called "Jesus Christ". The Apocalise book was written by John, not the Baptist, the Eagle of Patmos, as he was known. Very heavy and horrible things will happen and they will come; but still will not be the end. In Revelation Jesus did not hide anything from anyone: only pass through the sulfur lake those who
remained in sin, and who would not receive the Lord's forgiveness. But the love of God through Jesus, has not
changed; only given to those who repent and turn to Christ, be baptized, and a new creature after baptism.

            See what the Lord will do in the final Judgment Day only for those who have repented and left sin behind. He says m and Revelation. 21 "4 And God shall wipe your eyes all tears; and there will be no more death or mourning or crying or pain, for the former things are passed away. 5 And he that sat upon the throne said, Behold, I make all things new. And he said unto me, Write: for these words are true and faithful. 6 And he said unto me, It is done. I am the Alpha and the Omega, the beginning and the end. The whoever is thirsty for free will give you the source of living water. 7 He who overcomes shall inherit all things; and I will be his God and he shall be my son. 8 But the fearful, and unbelieving, and the abominable, and murderers, and fornicators, and sorcerers, and idolaters, and all liars, shall have their part in the lake which burns with fire and brimstone; which is the second death. "
And so the book ends Apocalispe, see what Jesus told John to write. Revelation. 22. {...} 3 And there shall be no more curse against someone; and it will be the throne of God and of the Lamb, and his servants shall serve him. 4 And they shall see his face, and in their foreheads will be your name. 5 And there shall be no night, and they need no candle, neither light of the sun, for the Lord God enlightens them; and they shall reign for ever and ever. 14 Blessed are they that do his commandments, that they may have right to the tree of life, and may enter the city through the gates. 15 Outside are the dogs and sorcerers and fornicators, and murderers, and idolaters, and whosoever loveth and maketh a lie. 16 I Jesus have sent mine angel to testify unto you these things in the churches. I am the root and the offspring of David, and the bright and morning star. 17 And the Spirit and the bride say, Come. And let him that heareth say, Come. And who is thirsty come; And whosoever will, take the free gift of the water of life. 18 For I testify unto every man that heareth the words of the prophecy of this book, if any man shall add unto these things, God shall add unto him the plagues that are written in this book; 19 And if anyone takes words away from this book of prophecy, God shall take away his part from the Book of Life and the holy city, and from the things which are written in this book. 20 He who testifies to these things says, Surely I come quickly. Amen. Even so, come, Lord Jesus. 21 The grace of our Lord Jesus Christ be with all of you. Amen.}
Noble readers (as) so was the book Who loves, forgives. Based on the great love of God, Father, and the Son Jesus Christ, who was given by the Father to save all mankind. Based on Biblical examples I tried to show everyone that love and forgiveness can never be separated data. Or forgive or you're lying to yourself because who loves, forgives. And if you do not forgive, how to be forgiven! Have you thought of it. This book is for all religions, no matter who you are. It rather you be the difference between people, and be a person of God makes all the difference. Thanks to those who read this comment Book About Love, Forgive. I do not know when I will publish the book because the main I have not, which is money. It is in God's time. If you want to help me to publish the book, I accept financial aid for the book. May God bless you all, and that this review helps you to release forgiveness short is needed as About Love, Forgive. Jesus did this for all of us and asked for nothing in return, and we did not deserve to be forgiven. For we have sinned most often consciously.
This review of the book was written on January 13 Email jcr0856@hotmail.com
Campo Grande M.S. January 30, 2013

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bíblia Sagrada comentada por livros por José Carlos Ribeiro Comentário nos livros de Joel, Amós, Obadias, Jonas & Miquéias: livros 29, 30,31,32,33 e 34

 Bíblia Sagrada comentada por livros por José Carlos Ribeiro    Comentário nos livros de Joel, Amós, Obadias, Jonas & Miquéias: livros 29, 30,31,32,33 e 34           O nome Joel significa, literalmente, “ Jeová é Deus”. Este é um nome muito comum em Israel, e Joel, o profeta, é especificado como o filho de Petuel. Nada é conhecido a respeito dele ou da circunstância de sua vida. Provavelmente que ele tenha vivido em Judá e profetizado em Jerusalém. Não há como datar o livro com absoluta certeza, e os estudiosos variam em suas opiniões. Há referências tanto em Amós como em Isaías, que também estão em Joel (comparar Amós 1.2 com Joel. 3.16 e Isa. 13.6 com Jl 1.15) É opinião de muitos conservadores que Amós e Isaias tenham tomado emprestado de Joel, fazendo-o um dos mais antigos dos profetas menores. Além do mais, a adoração a Deus, a qual o sumo sacerdote Joiada restaurou durante o reinado de Joás (2.Rs 11; 2Crôn. 23.16), é suposta por Joel. Portanto muitos sustentam que

How to receive and deserve God's blessings in your life. Part V III. Purity and perseverance: it is part of God's blessings: also in Greek English and German

Como receber e merecer as bênçãos de Deus em sua vida. Parte V III. A                                              Pureza e perseverança: faz parte das bênçãos de Deus:                                                                                   Nobres leitores o tema continua mostrando um pouco mais sobre pureza e perseverança, pois é algo muito difícil nos dias de hoje. Ser puro incomoda, e perseverar em honestidade, lealdade, justiça, temor e obediência também incomodam. No mundo globalizado de hoje é quase impossível encontrar alguém puro, integro, honesto etc. ser puro não te dará benefícios financeiros, morais e religiosos. Vejam o exemplo do que esta acontecendo em nosso País onde ser corrupto, ladrão, bandido, canalha, pilantra, trás milhões de dólares nas contas destas pessoas. Ser puro neste País tem sentido contrario, pois aqui no Brasil, eles se purificaram e perseveram em corrupções roubando todo um País. A pureza de nossos políticos é tão evidente que, não consegui

Discernimento, entendimento e Sabedoria: O que é discernimento segundo a Bíblia. Parte I Também em Inglês Grego e Alemão

Discernimento, entendimento e Sabedoria: O que é discernimento segundo a Bíblia. Parte I                   Conhecendo  melhor a Bíblia, e a palavra de Deus.            Nobres leitores irei mostrar a todos vocês um pouco mais sobre o que é discernimento segundo a palavra de Deus.  O discernimento é essencial no processo de tomar decisões sábias.   A Bíblia diz em Tiago 1: “ 5  E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. 6  Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. 7  Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. 8  O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos. 9  Mas glorie-se o irmão abatido na sua exaltação, 10  E o rico em seu abatimento; porque ele passará como a flor da erva. 11  Porque sai o sol com ardor, e a erva seca, e a sua flor cai, e a formos