Pular para o conteúdo principal

                             A Bíblia Sagrada:

    (Comentada por livros, no Antigo Testamento)

Cap. 01: Comentário inicial nos livros de Gênesis:

    Nobre leitor (a) vamos conhecer um pouco mais sobre este livro Sagrado chamado Bíblia.

No princípio, Deus criou todas as coisas: Deus criou os céus, a terra, as águas, rios, mares e oceanos. Mas Deus viu que a terra era sem forma e vazia; era um abismo escuro, vazio, sem vida:

           Deus, disse assim. Haja luz, houve luz: Deus viu que era boa a luz, e decidiu fazer a separação entre luz e trevas. Criou assim o dia. A luz passou a ser chamada de dia, as trevas, noite: assim também foram criados os rios e mares. Deus pensou também nisto, e fez a separação e a expansão das águas, colocando junto à porção seca, chamada terra. Deus viu que tudo que havia criado, era muito bom. E foi criando todas as coisas. Tais como: as ervas verdes, as arvores, as frutas, e tudo que podia ser semeado e ser multiplicado. Deus viu também que deveria haver luminares para o dia e a noite.                                           Para o dia, foi criado o Sol, para a noite, as estrelas, e a lua. Foi criado espécies para habitarem, nos céus, na terra, em baixo da terra, e nas águas.

            E Deus disse assim: crescei e multiplicai-vos todas as coisas, e deem frutos. Assim aconteceu: mas Deus viu que precisava de alguém para cuidar, comandar todas as coisas; e decidiu então, criar o homem, sua imagem e semelhança. A ciência tenta encontrar explicação para a criação do homem cientificamente: mas a resposta esta aqui na Bíblia Sagrada. Do barro, o homem foi criado; do pó da terra, foi soprado em suas narinas, o fôlego da vida. E em seis dias foram criadas todas as coisas; e no sétimo, Ele, Deus descansou. Mas Deus viu que não era bom o homem ficar só; decidiu então criar uma ajudadora, uma companheira. Da costela de Adão foi criada a mulher.  E Deus, disse assim: deixará o homem pai e mãe, e apegar-se-á a mulher; na linguagem de hoje, marido e mulher. Até aqui, Gênesis caps. 1 e 2

No capitulo 3: temos o primeiro pecado, a primeira mentira, e a primeira morte espiritual, entrou no mundo, através do pecado de Adão, e não de Eva, que foi provocado pela Serpente, que era o diabo. E o homem foi expulso do paraíso, do Jardim do Éden. Deus decidiu então punir a todos: a serpente foi amaldiçoada passando a se rastejar com seu ventre no chão pelo resto da vida, e se alimentar do pó da terra. Já a mulher, passou a sentir cólicas, menstruação e dores de parto; pois até então tudo era maravilhas. Deus colocou inimizades entre a mulher e o homem e as sementes vindouras.     

No cap. 04, Adão e Eva, tem seus dois primeiros filhos; Caim e Abel: Caim foi lavrador de terra, e Abel, foi pastor de ovelhas. Mas Caim cometeu um grave pecado, com suas próprias mãos: ele por inveja, ódio, e ciúmes de seu irmão, o matou. Quando Abel foi levar a oferta a Deus, ele levou o melhor que ele tinha; Já Caim, fez o contrario, não dando o seu melhor. A primeira morte física aconteceu na terra. Deus puniu severamente a Caim, até suas gerações futuras; e que intentasse contra Caim, seria amaldiçoado por sete vezes mais.

Mas Deus amava quem Ele, havia criado, e concedeu a Adão, outro filho; chamado Sete: ele foi abençoado por Deus, e sua geração abençoada.

No cap. 5; temos as gerações de Adão: Sete foi a imagem e semelhança de Adão. Sendo assim imagem e semelhança de Deus: e fala também de todos aqueles que viveram naquela época, da geração de Sete; o ultimo, foi Noé. Dos caps. 6 aos 9, temos a historia de Noé, que foi muito amado por Deus.

            E Deus estava muito aborrecido com a humanidade, que se multiplicava em pecados, na terra; e Deus havia decidido acabar com tudo que Ele, Deus, havia criado. Todos se contaminavam em pecados: mas por amor ao justo, fiel e temente a Deus, chamado Noé, decidiu Deus, dar uma oportunidade a humanidade.                                                          Deus mandou Noé criar uma arca enorme, e nela colocasse todo tipo de seres viventes; entre homens, animais e aves. Resultado: a humanidade insistia em permanecer no pecado.  Deus decidiu então destruir a todos; mas havia este justo, chamado Noé; na arca entraram apenas a família de Noé, e casais de espécies para povoar a terra depois do Dilúvio. Durante quarenta dias e quarenta noites, choveu em toda a terra. E Deus se lembrou da promessa feita a Noé, e cessou o Dilúvio, depois de quarenta dias. Mas para a água baixar totalmente, durou mais de cento e cinquenta dias: já em terra firme novamente, Deus abençoou a Noé e sua família, e disse. Crescei e multiplicai-vos. Mas Deus, não parou por ai, Ele havia prometido a Noé, que não acabaria com o mundo, com água: no céu, toda vez que chove, aparece uma faixa colorida, conhecida por nós, como arco-íris. Sim: este foi o sinal de Deus deixado a nós, de que o mundo não acabaria mais com água.

No cap. 11: o mundo falava a mesma língua; o povo daquela época decidiu criar uma torre, que alcançasse os céus: isto não agradou a Deus, que decidiu acabar com esta obra, chamada Torre de Babel.

            Deus, fez com que ninguém entendesse a língua uns dos outros. E foram eles esparramados por toda terra; e a obra parou.                                                                       No cap. 12, já temos a historia de Abraão, ainda como Abrão, e Sara como Sarai.         Deus mandou Abraão sair do meio de sua parentela, indo morar noutro lugar abençoado por Ele, Deus; e foi prometido a Abraão tudo de bom, toda geração de Abraão seria abençoada, multiplicada, e seria incontável como as estrelas. Quem ficasse contra Abraão, seriam amaldiçoados por Deus; e assim aconteceu, conforme Deus queria. Sara, ainda Sarai, era uma mulher muito bonita, eles foram parar no Egito; Abraão, ainda Abrão, pediu a ela que mentisse quando alguém lhe perguntasse: era para ela dizer que eram irmãos. Abrão, não confiou inteiramente em Deus; Sarai, foi tomada para ser mulher de Faraó no Egito. Mas Abrão e Sarai, eram propósito de Deus; e a casa de Faraó foi amaldiçoada por Deus:                                                                                                                                  Faraó descobriu a verdade sobre Abrão, devolvendo Sarai, a ele, e protegeu Abrão enquanto esteve no Egito.                                                                                                        Já no cap.13: Abrão era homem muito rico, e Ló seu irmão, resolveram se separar; indo cada um para lado opostos, indo Ló para as campinas do Jordão, e Abrão para o outro lado; para as terras de Canaã. E  continuou sendo muito abençoado por Deus, e se multiplicando, segundo as promessas de Deus. Em Abrão, tornou-se incontável a sua descendência; era promessa de Deus, para Abrão.                                                                       No cap. 14: Abraão, ainda Abrão, decidiu entregar ao Sumo Sacerdote, Melquisedeque o dizimo de todos seus bens. Melquisedeque era rei de Salém. Maior que este Melquisedeque, aqui na terra, teve apenas um. Chamado Jesus Cristo; que é confirmado no Novo Testamento.

         Deus havia prometido um herdeiro para Abraão, que sua descendência, seria incontável, a partir do nascimento do filho de promessa. Abraão e Sara, eram avançados em idade: ele tinha quase cem anos, e Sarai, mais de oitenta anos. Era algo impossível para o ser humano normal ter filhos com esta idade. E Sarai, Sara, era estéril: e Abraão creu, e foi imputado por justiça. Deus, disse a Abraão. Mas antes de Deus cumprir a promessa feita a Abraão, disse a ele que, sua descendência seria entregue nas mãos do inimigo por mais de quatrocentos anos: motivo. A partir da quarta geração, voltaria em paz, para a terra da promessa. E Deus, fez uma aliança com Abraão (cap. 15 ). Obs. O tempo de escravidão e servidão durou 430 anos.                                                                                                       No cap.16: temos a historia do nascimento do filho da escrava, que ainda não seria este o filho da promessa; mas através dele nasceria uma nação guerreira. Este filho de Abraão com a escrava chamou-se Ismael, que foi um grande guerreiro. Obs., quando este filho nasceu, Abraão tinha 86 anos.

No Cap. 17: Abrão, Abraão, tem a confirmação de Deus, que o filho da promessa viria. Abrão tinha noventa e nove anos quando Deus falou com ele. Aqui Deus, muda o nome de Abrão e Sarai, para Abraão e Sara. Pois os dois seriam engrandecidos e abençoados por Deus. E o filho da promessa se chamará Isaque, que através dele, começaria a grandeza de Abraão.                                                                                                                                           No cap. 18: Deus confirma a Sara, de que ela se tornaria mãe; ela riu-se ironicamente, por ser ela velha e estéril. E Deus, tinha a intenção de destruir Sodoma e Gomorra, mas Abraão intercedeu perante o Senhor, pois seu irmão morava com sua família. E por amor de um justo, Deus cumpriu a promessa, mas retirou do meio daquela cidade, o Justo Ló.           No cap. 19: Deus envia dois anjos, para retirar de lá o justo Ló e sua família, que moravam em Sodoma. Como eles demoravam a sair de sua casa, os anjos apressaram a saída deles; eles foram retirados ilesos do meio destas duas cidades. Mas eles não podiam olhar para trás, para não verem a destruição destas cidades.                                                           Porém a mulher de Jô fez o contrario: virando para trás, fez o que não devia. Ela foi transformada em uma estatua de sal: temos também o fato de as filhas de Ló estarem vivendo numa caverna, e não havia homens para se relacionarem, elas decidiram embebedá-lo, e depois tiveram relações sexuais com ele e foram engravidadas pelo pai, e cada uma teve um filho.                                                                                                           No cap. 20 Abraão indo para o Egito manda sua mulher mentir com medo de ser morto, pois ela era muito bonita. Mas Deus puniu com severidade a casa de Abimeleque. Deus em sonho falou a Abimeleque e disse a ele que, iria morrer se não a devolvesse, Sara a Abraão, pois ela mulher de um profeta escolhido por Deus, e que ela já tinha um marido. Abimeleque questionou a Abraão por ele haver mentido dizendo que era sua irmã; e Sara foi devolvida a Abraão, que teve que orar a Deus para que o curasse, e assim foi feito. Abrão, não confiou plenamente em Deus.                                          Assim fazemos nós nos dias de hoje.                                                                                                          No cap. 21; Deus confirma a Sara a sua descendência em Isaque, determinado por Deus, no tempo de Deus. E não permitiu que o filho da escrava, morresse no deserto de fome e de sede: pois em Ismael, também nasceria uma grande nação guerreira. Nasce Isaque o filho da promessa; e Abraão tinha apenas 100 anos, e Sara 90 anos. Deus reverteu sua esterilidade dando a ela o filho da promessa.

Em Gên. 22: Abraão foi testado por Deus, em algo impossível para um homem comum. Ele teria que entregar seu único filho, “Isaque” para sacrifício vivo a Deus. Abraão, não pensou duas vezes, levou seu filho para ser sacrificado: quando ele ia completar o sacrifício, um anjo de Deus, não permitiu que ele fizesse isto.                                                       Deus havia preparado um carneiro, imolado, puro, limpo para o lugar de Isaque. Deus amou cada vez mais ainda a Abraão, pelo seu gesto: Abraão deu o nome daquele lugar de o Senhor proverá. E o anjo do Senhor apareceu pela segunda vez e prometeu abençoar toda a descendência de Abraão através de Isaque, que seria multiplicada grandemente como as estrelas do céu.                                                                                                                     Cap. 23:  E Sara viveu cento e vinte e sete anos e foi sepultada num lugar escolhido e comprado por Abraão, para seu sepultamento, que era um lugar especial para Abraão sagrado em Canaã. Lugar chamado Macpela junto a Manre em Canaã, que foi comprado por Abrão, que virou propriedade particular.                                                                         No cap. 24: Abrão já com idade avançada pede a Isaque para que não escolhesse sua esposa em Canaã, para que não se casasse com parente; e assim ele o fez. Raquel foi a escolhida, e foi abençoada por Abraão antes de sua morte. E Rebeca não podia ter filhos; mas como eram promessa de Deus foi revertida, e desta relação tiveram dois filhos, e dentro do ventre da mãe eles lutavam muito. Seus nomes Esaú e Jacó. Esaú foi homem de caça, e Jacó, homem do campo. Aqui Deus disse assim: que o maior serviria o menor. O menor era Jacó, e Esaú o primogênito. Houve uma mentira pregada pela mãe de Jacó que amava mais a Jacó que Esaú que era o preferido do pai. Isaque já bastante idoso, quase não enxergava mais nada, e Rebeca fez Jacó matar uma caça, e fez um guisado para Isaque, e fez Jacó se passar por Esaú, que era um jovem peludo e caçador. Esaú chegou cansado, sem forças fez algo que “Deus” já sabia, ele desprezou e menosprezou sua primogenitura vendendo-a por um prato de guisado com lentilhas; e Isaque não enxergando quase nada abençoou a Jacó ao invés de Esaú. Houve uma mentira pregada por Rebeca, e Isaque não voltou atrás em sua decisão, mesmo Esaú chorando e implorando a ele. Esta mentira, só Deus para dizer a resposta que não posso lhes dar.                                                                                             No capitulo 25; fala da morte de Abraão com cento e setenta e cinco anos, foi sepultado ao lado de Sara n o lugar onde ele havia comprado. E Isaque casou-se com Rebeca, com a idade quarenta anos. Era Rebeca, também estéril, mas Isaque orou a Deus, sua oração foi atendida: e no ventre de Rebeca, nasceriam duas nações, dois povos, onde o mais forte serviria o mais fraco, o menor. E assim aconteceu: nasceram Esaú e Jacó. Os dois eram diferentes um do outro. Primeiro nasceu Esaú, depois veio Jacó que saiu agarrado no calcanhar de Esaú: Jacó era homem do campo, e Esaú homem de caça.                        Tinha Isaque sessenta anos quando nasceram seus filhos. Jacó havia cozido um guisado, e seu irmão Esaú, que era um homem de caça, estava muito cansado e com fome, sentiu o desejo de comer aquele guisado. Jacó fez uma proposta a seu irmão; pediu a ele que vendesse sua primogenitura em troca do guisado.                                                              Esaú desprezou e menosprezou sua primogenitura: isto desagradou muito Deus, pois ele era o primogênito de Deus. E Esaú perdeu sua primogenitura, e a benção de seu pai.     Cap: 26: Por causa da fome, Isaque vai até o rei dos filisteus, Abimeleque em Gerar, e Deus pede a ele para não ir para o Egito, e manda-o ficar na terra que “Ele, Deus mandar”, pois caso ele assim o fizer, será abençoado toda sua descendência. E Isaque fez a mesma coisa que fizera seu pai Abraão com medo de ser morto, mentiu dizendo que Rebeca sua esposa era sua irmã, e era ela muito bonita. Mas o rei Abimeleque viu Isaque brincando sua mulher, e viu que não eram irmãos, e mais uma vez o rei viu que todos seriam amaldiçoados caso viessem a possuir Rebeca, e ameaçou seu povo para não mexer com eles, pois seriam mortos. Isaque semeou naquela terra e tudo prosperou muito. Os poços que seu pai havia perfurado foram entulhados pelos filisteus, e Isaque perfurou outros poços e vinham até ele e diziam que ele não era o dono, e assim aconteceu por algumas vezes, até ele perfurou outro poço e ninguém veio reclamar sobre ele; por isso chamou-o Reobote, e disse: Porque agora nos alargou o Senhor, e crescemos nesta terra. E Deus apareceu para ele naquela noite, e falou assim:  “Eu sou o Deus de Abraão teu pai; não temas, porque eu sou contigo, e abençoar-te-ei, e multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão meu servo.”                                                                                                                        Abimeleque vai até Isaque, e faz um pacto com ele, pois era muito mais vantajoso tê-lo ao seu lado, pois Isaque tinha a proteção de Deus. Foi feito um juramento por eles, e Isaque partiu em paz de Gerar. E o poço perfurado por Isaque foi abençoado, existe até nos dias de hoje, e o nome da cidade por causa do poço passou a se chamada de Berseba até os dias de hoje. E Esaú aos quarenta anos casa-se com duas mulheres heteas para amargura de espirito de Rebeca. Assim é o cap. 26 resumido.

No cap. 27: A confirmação da história de Esaú, e Jacó, a mentira de Rebeca; Esaú descobre que Jacó roubou sua bênção.  Isaque, já estava com idade bem avançada e quase cego pediu para Esaú seu filho preferido fazer um guisado de carne de caça para ele comer antes de morrer. Houve ai uma mentira da parte de Rebeca e Jacó, que ouviu Isaque pedir a Esaú carne de caça; ela ouvindo a conversa, tramou com Jacó, que planejaram tudo, forjando uma situação que não era real. Mas como Isaque quase não enxergava mais, não reconheceu que era Jacó e não Esaú que levara a carne de caça até ele. Chegando Esaú com prato prometido levando até seu pai, não entendeu o acontecido. Jacó havia recebido a benção de Isaque seu pai, no lugar de Esaú. Esaú perdeu sua primogenitura e a benção de seu pai. Mas o que Deus, não aceitou, foi o fato de ele ter desprezado e menosprezado sua primogenitura. Aquilo que Deus havia dito foi concretizado, o maior, passou a servir o menor; o menor era Jacó. Esaú se irou com Jacó e intentou matá-lo, por causa disto: sua mãe teve que mandar Jacó para casa de parentes, para que Esaú, não o matasse.                 O que Esaú fez, não houve lugar para o arrependimento de Esaú perante Deus. E Isaque antes de morrer, abençoou Jacó e sua descendência, que era a continuação da descendência de Abraão.                                                                                                                                      (Gên. cap. 28) Isaque manda Jacó para Pada Arã e lhe abençoou, e pediu para ela não tomar mulheres das filhas de Canaã, e Esaú revoltado tomou esposas da família de Ismael, filho da escrava de Sara. E Jacó teve uma visão de uma escada que subia até o topo dos céus, e neste sonho, Deus a ele que aquele lugar em que ele estava deitado seria dado como herança a sua descendência, e todas as famílias seriam abençoadas de Norte a Sul, do Oriente ao Ocidente, E Jacó colocou o nome da cidade de Betel até nos dias de hoje, e se firmou na palavra da promessa de Deus.                                                                             Cap. 29: Jacó foi para o Oriente para as terras de Labão que veio a ser seu sogro; lá ele conheceu Raquel, a mulher de sua vida. Jacó a pediu em casamento, mas Labão era muito esperto e fê-lo trabalhar por um bom período de tempo, “ sete anos” em troca de sua filha.  E assim foi feito, mas Labão mentiu a Jacó e não entregou Raquel, mas sim sua filha mais nova, Lia; e Jacó teve dez filhos com outras esposas, mas antes se   casou com Raquel, que era estéril, mas os dois já era um propósito de Deus, que se lembrou de Raquel e abriu sua madre, e nasceu José e Benjamin.                                                                                       (Gên. cap.30)   Raquel era estéril, não  podia ter filhos, e isto a incomodava muito, então ela permitiu que Jacó tivesse filhos com suas servas, e assim aconteceu. Labão faz um novo pacto com Jacó que prospera muito sobre Labão.                                                               Gên. Cap. 31: Deus manda Jacó voltar para a terra de seus pais, e leva Lia e Raquel com ele indo para Gileade, Jacó teve que furtar Raquel, pois Labão não a entregava. Jacó dava lucros a Labão, os dois discutiram, mas depois fizeram um pacto em Galeede. E Labão abençoou suas filhas e foi embora de volta para sua terra.                                                 Cap. 32: Jacó reencontra-se com Esaú, e teme por sua vida, e Jacó separou-se em bandos, temendo por sua família achando que Esaú ainda queria mata-lo. Jacó orou a Deus relembrando suas promessas. Em vau de jaboque, Jacó passa a noite lutando com um anjo em busca de sua bênção. E Jacó foi ferido na juntura de sua coxa nesta luta ficando manco para sempre, mas recebeu a bênçãos do Senhor. E termina assim no cap. 32:

“30  E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva. 31  E saiu-lhe o sol, quando passou a Peniel; e manquejava da sua coxa. 32  Por isso os filhos de Israel não comem o nervo encolhido, que está sobre a juntura da coxa, até o dia de hoje; porquanto tocara a juntura da coxa de Jacó no nervo encolhido.”

 No cap.33; Jacó e Esaú se encontram e se abraçam e se perdoaram. Foi um encontro maravilhoso, houve perdão e muito amor por parte dos dois irmãos.  Todos se abraçaram, Raquel, Lia e os filhos de Jacó.                                                                                    Chegando Jacó em Siquém, ergueu um altar para Deus.  E a descendência de Abraão continuou se multiplicando grandemente.                                                                       Cap.34: Dina a filha de Lia é violada, e seus irmãos Simeão e Levi se vingam matando todos aqueles que fizeram o mal contra sua irmã.                                                               Cap. 35: Deus manda Jacó a Betel levantar um altar, e morre Debora a ama de Raquel, e Deus muda o nome de Jacó para Israel e prometeu cumprir todas as promessas feitas no passado agora em Israel. E o lugar onde Deus falou com Israel, passou a se chamar Betel. Mas antes de Raquel morrer, Deus abençoa mais um filho a ela, que veio a falecer devido a complicação do parto, e o menino foi chamado de Benjamim.  Raquel foi sepultada em Efrata, hoje, Belém.                                                                                                                 No cap. 36 fala das descendências de Esaú:                                                                     Vamos falar agora de uma das passagens da Bíblia Sagrada, que eu considero mais bonita. É a historia de José: que vai dos caps. 37 ao50. Aqui, acontece de tudo: José era muito amado e o preferido de Jacó; isto incomodava e irritava os seus irmãos, que o odiavam muito. Tinha Jose à idade de dezessete anos, quando seus irmãos planejaram sua morte, por causa do ciúme, da inveja, e do ódio que nutriam por José. Eles mentiram a seu pai, dizendo que ele havia sido devorado por um animal feroz, e levaram a roupa manchada de sangue de um animal que não era de José.  Seu pai que acreditou neles. Seus irmãos, o venderam a mercadores, que foi parar no Egito na casa de Faraó, ficando aos cuidados do capitão da guarda de faraó. José tinha o dom de interpretar sonhos, e num destes sonhos, José disse a seus irmãos que ele, José reinaria, e governaria sobre eles. Isto incomodou muito eles, que decidiram matar José, mas que foi impedido por um de seus irmãos.

            José era jovem, bonito, formoso e inteligente, isto fez com que a mulher do capitão da guarda, se apaixonasse por ele; e fez de tudo para que ele se deitasse com ela. Mas José era um propósito de Deus, ele não se sujeitou aos encantos da mulher de Potifar: num determinado dia ela tentou ter relações com José, que saiu correndo sem roupas, e ela para não ficar em maus lençóis mentiu a todos que ele José havia tentado seduzí-la. José foi elevado na casa de Potifar, que confiou tudo o que possuía em suas mãos, menos a esposa.  José foi preso por causa disto: mas ele era propósito de Deus, mesmo na prisão era usado para o bem. E quem se aproximava de José, prosperava muito. Na prisão, José interpretou dois sonhos: o do copeiro e de um padeiro: um seria solto, o outro seria enforcado. E assim aconteceu. O copeiro recuperou seu posto, e o padeiro foi enforcado. Passado algum tempo, Faraó teve sonhos, que ninguém em toda a terra, conseguiu interpretar. E Faraó, ficou sabendo da existência de José através do copeiro que se lembrou de José, e disse a Faraó que mandou busca-lo. José foi colocado diante de Faraó, e interpretou os sonhos de Faraó.     Em todo o Egito, aconteceriam sete anos de fartura, e sete anos de fome e seca; e assim aconteceu. Somente no Egito, haveria comida, quem quisesse conseguir comida, teriam que ir até o Egito, e fazer barganha, comprar ou trocar por objetos de valor. Passado os sete anos de fartura, vieram os sete anos de fome. Não havia comida em lugar algum, somente no Egito; e seus irmãos tiveram que descer até o Egito em busca de alimentos: só que eles não sabiam que seu irmão, estava à frente de tudo no Egito. Ele José, era o segundo no Egito, maior que ele apenas Faraó: Chegando alguns de seus irmãos no Egito, para buscar alimento, não reconheceram José; mas José reconheceu seus irmãos. José se lembrou do sonho que ele havia sonhado que ele reinaria sobre eles.                                                  Agora nobre leitor (a) aqui vem a melhor parte: José poderia odiá-los e até mesmo matá-los, mas, não foi assim que José fez! Tinha José um bom coração: amoroso e perdoador, José perguntou de seus outros irmãos, e de seu pai; e fez com que eles trouxessem o irmão caçula até ele. O dinheiro que trouxeram para pagar o alimento, José mandou colocar de volta em seus sacos. Eles voltaram mais de uma vez ao Egito para buscar alimentos, e um de seus irmãos ficou detido no Egito até que eles trouxessem o irmão caçula.                    José quando viu seu irmão caçula chorou muito sem que eles vissem: mas José não se conteve, e revelou a seus irmãos quem era ele. Para eles foi uma surpresa. Imagine você fazendo algo de errado, e aquele aquém você prejudicou, está a sua frente, e com todos os poderes! Assim aconteceu com José. A atitude de José foi muito bonita: ele amou seus irmãos, e pediu que lhe trouxesse seu pai, e o restante de sua família que era bem numerosa. José apresentou sua parentela a Faraó, cuidou deles, vestindo-os, e  alimentando-os. E Jacó como Israel, abençoou a casa de Faraó. Toda família de José, habitaram em uma boa terra, escolhida por José. E tinha Jacó, Israel cento e trinta anos: os anos de fome foram grande, e José conseguiu comprar todas as terras do Egito, para Faraó. E Jacó, Israel, viveu mais dezessete anos no Egito, falecendo com cento e quarenta e sete anos. Depois da morte do pai de José agora Israel, seus irmãos temeram por suas vidas: mas José cumpriu o prometido a seu pai, Israel.  No cap.48; algo que aconteceu lá num passado distante, se repetiu perante José, e os dois filhos de José: o primogênito de José era Manassés, o outro se chamava Efraim; Israel colocou sua mão direita sobre a cabeça de Efraim, que não era o primogênito. Novamente duas nações se formariam através de Efraim e Manassés: e Manassés, não foi um bom homem, um bom rei, ele fez tudo de errado, perante os olhos de Deus. Jacó, Israel, morreu, e foi embalsamado e seu corpo levado para as terras de Canaã, conforme pedira seu pai antes de morrer. José tomou para si, a responsabilidade de cuidar de seus irmãos, e assim aconteceu. O mais bonito amigo leitor (a), era o amor que havia em José, em seus atos: todos os irmãos de José foram amados e perdoados por ele, e sustentados até o dia de sua morte, com a idade de cento e dez anos. Seu corpo foi embalsamado, e a geração futura, se encarregou de levar seus ossos para fora do Egito. Amigo leitor (a), eu já li a Bíblia varias vezes, ainda não sou pastor, mas tenho um bom conhecimento e entendimento da mesma: eu considero a historia de José, uma das mais bonitas, por ser ela completa. Ali envolveu ódio, rancor, magoa ressentimentos, ciúmes, inveja, e mentiras, por parte dos irmãos de José: do lado de José, houve muito amor e perdão; não houve espaço em seu coração para o ódio, magoas e ressentimentos. José poderia odiar seus irmãos, e matá-los, caso quisesse. Motivos, ele tinha: não foi isto que ele Fez. E assim foi o resumo no livro de Gênesis caps. 1 aos 50; onde procurei mostrar a todos, como vejo e entendo este livro, para que haja um melhor entendimento de como tudo aconteceu desde a fundação do mundo.

A Bíblia utilizada aqui está sendo a J.F. A Versão digital, freeware 6.7 corrigida Fiel, e programada por Marcelo Ribeiro de Oliveira. Está é uma das melhores traduções bíblicas, fiel a original.

Este resumo foi feito por José Carlos Ribeiro, membro da PiB de Campo Grande MS. Sou capelão hospitalar formado pela PiB, e também pela UFMS, pelo professor e capelão Reis.

Campo Grande 18 de fevereiro de 2015, dia da revisão jcr0856@hotmail.com               ultima revisão e nova postagem em 07 de Fevereiro de 2022

  

Comentários

  1. Ola galera tudo bem. eu fiz um comentário de toda a Bíblia Sagrada em 2015,e em 2022 decidi mostrar a todos voces cada livro comentado por mim em 2015. A partir desta data mostrarei lhes todos os livros individualmente, espero que gostem e comentem por favor. Muito obrigado

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá meus nobres leitores (as ) muito obrigado pela confiança e pelos mais de 44 mil acessos. Isto me torna com mais responsabilidades, e me obriga a fazer pesquisa cada vez mais seria, pois não posso baixar a qualidade, o nível da pesquisa. Estou muito feliz com todos vocês, e quero dizer que, meus temas são longos, para que todos venham ter um melhor aprendizado, e melhorem seus conhecimentos, pois nas igreja não terão tantas informações assim. se quiseram que eu desenvolva algum tema relacionado com a palavra de Deus, mandem algum recado que tentarei desenvolver. Fiquem com Deus todos vocês
em nome de Jesus.

Postagens mais visitadas deste blog

Bíblia Sagrada comentada por livros por José Carlos Ribeiro Comentário nos livros de Joel, Amós, Obadias, Jonas & Miquéias: livros 29, 30,31,32,33 e 34

 Bíblia Sagrada comentada por livros por José Carlos Ribeiro    Comentário nos livros de Joel, Amós, Obadias, Jonas & Miquéias: livros 29, 30,31,32,33 e 34           O nome Joel significa, literalmente, “ Jeová é Deus”. Este é um nome muito comum em Israel, e Joel, o profeta, é especificado como o filho de Petuel. Nada é conhecido a respeito dele ou da circunstância de sua vida. Provavelmente que ele tenha vivido em Judá e profetizado em Jerusalém. Não há como datar o livro com absoluta certeza, e os estudiosos variam em suas opiniões. Há referências tanto em Amós como em Isaías, que também estão em Joel (comparar Amós 1.2 com Joel. 3.16 e Isa. 13.6 com Jl 1.15) É opinião de muitos conservadores que Amós e Isaias tenham tomado emprestado de Joel, fazendo-o um dos mais antigos dos profetas menores. Além do mais, a adoração a Deus, a qual o sumo sacerdote Joiada restaurou durante o reinado de Joás (2.Rs 11; 2Crôn. 23.16), é suposta por Joel. Portanto muitos sustentam que

How to receive and deserve God's blessings in your life. Part V III. Purity and perseverance: it is part of God's blessings: also in Greek English and German

Como receber e merecer as bênçãos de Deus em sua vida. Parte V III. A                                              Pureza e perseverança: faz parte das bênçãos de Deus:                                                                                   Nobres leitores o tema continua mostrando um pouco mais sobre pureza e perseverança, pois é algo muito difícil nos dias de hoje. Ser puro incomoda, e perseverar em honestidade, lealdade, justiça, temor e obediência também incomodam. No mundo globalizado de hoje é quase impossível encontrar alguém puro, integro, honesto etc. ser puro não te dará benefícios financeiros, morais e religiosos. Vejam o exemplo do que esta acontecendo em nosso País onde ser corrupto, ladrão, bandido, canalha, pilantra, trás milhões de dólares nas contas destas pessoas. Ser puro neste País tem sentido contrario, pois aqui no Brasil, eles se purificaram e perseveram em corrupções roubando todo um País. A pureza de nossos políticos é tão evidente que, não consegui

Discernimento, entendimento e Sabedoria: O que é discernimento segundo a Bíblia. Parte I Também em Inglês Grego e Alemão

Discernimento, entendimento e Sabedoria: O que é discernimento segundo a Bíblia. Parte I                   Conhecendo  melhor a Bíblia, e a palavra de Deus.            Nobres leitores irei mostrar a todos vocês um pouco mais sobre o que é discernimento segundo a palavra de Deus.  O discernimento é essencial no processo de tomar decisões sábias.   A Bíblia diz em Tiago 1: “ 5  E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. 6  Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. 7  Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. 8  O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos. 9  Mas glorie-se o irmão abatido na sua exaltação, 10  E o rico em seu abatimento; porque ele passará como a flor da erva. 11  Porque sai o sol com ardor, e a erva seca, e a sua flor cai, e a formos