Pular para o conteúdo principal

Libertação e Cura: Solidão. Parte IV


                                 A Força do Poder da Palavra do Senhor        
Solidão: Como vencer a Solidão
A Bíblia apresenta alguns personagens que enfrentaram a solidão. Elias ficou vários dias sozinho junto ao ribeiro de Querite (I Reis. 17:1-7).   Então Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o SENHOR Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra. 2  Depois veio a ele a palavra do Senhor, dizendo: 3  Retira-te daqui, e vai para o oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão. 4  E há de ser que beberás do ribeiro; e eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem. 5  Foi, pois, e fez conforme a palavra do Senhor; porque foi, e habitou junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão. 6  E os corvos lhe traziam pão e carne pela manhã; como também pão e carne à noite; e bebia do ribeiro. 7  E sucedeu que, passados dias, o ribeiro se secou, porque não tinha havido chuva na terra.”
         Somente depois deste período de Solidão é que Elias a mando do Senhor partiu para outro lugar, e teve a ajuda de uma viúva. Mas ele teve que fazer um milagre, o de multiplicar o azeite da viúva, que já estava sem nada para comer, sobreviver. ....  9  Levanta-te, e vai para Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente. 10  Então ele se levantou, e foi a Sarepta; e, chegando à porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; e ele a chamou, e lhe disse: Traze-me, peço-te, num vaso um pouco de água que beba. 11  E, indo ela a trazê-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me agora também um bocado de pão na tua mão. 12  Porém ela disse: Vive o Senhor teu Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela, e um pouco de azeite numa botija; e vês aqui apanhei dois cavacos, e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos, e morramos. 13  E Elias lhe disse: Não temas; vai, faze conforme à tua palavra; porém faze dele primeiro para mim um bolo pequeno, e traze-mo aqui; depois farás para ti e para teu filho.14  Porque assim diz o Senhor Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará até ao dia em que o Senhor dê chuva sobre a terra. 15  E ela foi e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias.16  Da panela a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou; conforme a palavra do Senhor, que ele falara pelo ministério de Elias.”
       Jó, caps. 1 e 2:  perdeu os bens, família, saúde, e os únicos “amigos” que ficaram ao seu lado o acusavam de pecar. Ele estava acompanhado, porém só. Daniel ficou só na cova dos leões durante uma noite inteira. João ficou só na ilha de Patmos. Obs. (Este João escreveu o livro de Apocalipse)    Mas talvez a maior solidão tenha sido experimentada por Jesus no Getsêmani e na cruz. Ele ficou só. Os discípulos dormiram quando deveriam orar e estavam longe quando deveriam estar perto (Luc. 22:39-46). Jesus no Getesêmani  (  Mt 26:36-46    Mc 14:32-42  ) Lucas 22. “39  E, saindo, foi, como costumava, para o Monte das Oliveiras; e também os seus discípulos o seguiram. 40  E quando chegou àquele lugar, disse-lhes: Orai, para que não entreis em tentação. 41  E apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e, pondo-se de joelhos, orava, 42  Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua. 43  E apareceu-lhe um anjo do céu, que o fortalecia.44  E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão. 45  E, levantando-se da oração, veio para os seus discípulos, e achou-os dormindo de tristeza. 46  E disse-lhes: Por que estais dormindo? Levantai-vos, e orai, para que não entreis em tentação.”
         Na cruz, Ele também estava só. Seu clamor foi “Deus meu, Deus meu por que me desamparaste?” (Mat. 27:46). Ele estava só. “35  E, havendo-o crucificado, repartiram as suas vestes, lançando sortes, para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta: Repartiram entre si as minhas vestes, e sobre a minha túnica lançaram sortes. 36  E, assentados, o guardavam ali. 37  E por cima da sua cabeça puseram escrita a sua acusação: ESTE É JESUS, O REI DOS JUDEUS. 38  E foram crucificados com Ele dois salteadores, um à direita, e outro à esquerda. 39  E os que passavam blasfemavam dele, meneando as cabeças,
(  Mc 15:33-41    Luc 23:44-49    Jõ 19:28-30  )... 45  E desde a hora sexta houve trevas sobre toda a terra, até à hora nona. 46  E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?”                                                                              
       No entanto, o homem não foi criado para viver sozinho. Ao criá-lo, Deus declarou que “não é bom que o homem esteja só” (Gn. 2:18). Apesar de referir-se ao casamento, este texto também diz respeito aos relacionamentos, por isso Salomão diz que “melhor é serem dois do que um…” (Ecl.. 4:9-12). “9  Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. 10  Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante.11  Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará? 12  E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.”                                                                                                                  Como vencer a solidão? A melhor receita foi prescrita por Jesus quando disse que “onde estiverem dois ou três reunidos em Meu nome, ali estou Eu no meio deles” (Mateus. 18:20). “19  Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. 20  Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.”    Por isso, em primeiro lugar, tenha um relacionamento saudável com outras pessoas através do ambiente do Pequeno Grupo (“dois ou três reunidos em Meu nome”). Ali a solidão é banida, pois é o lugar onde Deus está presente, amigos se encontram, sonhos são compartilhados e orações são atendidas.   Em segundo lugar, procure relacionar-se com as pessoas através da igreja, comunidade e estreitando a amizade com um amigo. A Bíblia afirma que “há amigos mais chegados que um irmão” (Prov. 18:24), e este certamente poderá lhe ajudar. “24  O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão.”    E, acima de tudo, tenha esperança e certeza de que Deus está ao seu lado. Ele afirmou: “não temas, porque Eu Sou contigo…” (Isa. 41:10),  10  Não temas, porque Eu Sou contigo; não te assombres, porque Eu Sou teu Deus; Eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da Minha justiça. 11  Eis que, envergonhados e confundidos serão todos os que se indignaram contra ti; tornar-se-ão em nada, e os que contenderem contigo, perecerão. 12  Buscá-los-ás, porém não os acharás; os que pelejarem contigo, tornar-se-ão em nada, e como coisa que não é nada, os que guerrearem contigo. 13  Porque Eu, o Senhor teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, Eu te ajudo. 14  Não temas, tu verme de Jacó, povozinho de Israel; eu te ajudo, diz o Senhor, e o teu redentor é o Santo de Israel.”
E Jesus disse “eis que Estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mat. 28:20). Isso fará você se sentir feliz e acompanhado.
Como vencer a solidão:  Muitos me perguntam: Será que existe uma fórmula, uma estratégia para que eu possa vencer o fantasma da solidão?  Aqui, só posso lhe dizer que não existe um caminho único, pois cada ser tem características únicas e reage de maneira própria diante dos obstáculos da vida. Porém, a forma como o indivíduo vê sua realidade interna e externa e os recursos internos que possui para sair do papel de vítima é que vai fazer a diferença.  Enquanto acreditarmos que o outro é o responsável por tudo aquilo que ocorre conosco e enxergarmos a solidão apenas em seu pólo negativo, este sentimento irá nos corroer por dentro levando-nos à inércia e ao adoecimento.  Às vezes são as nossas crenças que têm de ser revistas, hábitos que têm de ser mudados, flexibilidade que tem de ser adquirida.  Para aliviarmos a angústia é necessário primeiro nos encontrar conosco mesmos, seja pela fé e/ou pela reflexão interior, sem medo de conhecer nossos abismos.  Nunca se esqueça que a possibilidade de gozarmos a nossa própria companhia é uma excelente fonte de auto-conhecimento e uma excelente oportunidade para crescermos enquanto pessoas.
O sentimento negativo da solidão nunca existirá se estivermos em coerência com a nossa própria essência, nos amando e respeitando nossos limites.  Viver a alternância entre solidão e convívio pessoal é extremamente saudável e nos leva ao amadurecimento emocional.
Procure entender o que a sua experiência de solidão está tentando lhe dizer. Aproveite este momento para mudar tudo aquilo que não deseja mais em sua vida e entenda que você é o único responsável pelo que virá logo a seguir.
Todos nós estamos sujeitos à solidão, e a Bíblia nos mostra a resposta de Deus a este problema. Muitas são as causas que provocam a solidão. Uma pode ser a perda de uma pessoa querida. Outra pode ser a mudança de um ambiente familiar e agradável para outro onde a pessoa é desconhecida e se sente desambientada. Também pode acontecer que uma pessoa seja abandonada pelo seu grupo de amigos.  Seja qual for a causa da solidão, saiba que Deus está interessado em nós. A solidão não é simplesmente consequência da ausência de pessoas, porque a multidão muitas vezes é o lugar mais solitário. Vocês que viajaram, sabem disso. Você está cercado de pessoas, mas sente a tristeza da solidão. Isto acontece porque a solidão não depende do número de pessoas que estão com você em determinado lugar, mas do relacionamento que você tem com estas pessoas. Não é o número de pessoas que determina o seu sentimento de solidão, mas o seu relacionamento com alguém. Encontramos na Bíblia a história de pessoas que experimentaram a solidão, mas que encontraram a solução para este problema. O profeta Elias é uma destas pessoas. Em seu tempo, a rainha Jezabel tinha introduzido deuses pagãos na vida religiosa de Israel, que foram aceitos pelo povo. Para agradar sua mulher Jezabel, o rei Acabe deu-lhe autoridade sobre assuntos religiosos, e mandou construir ídolos e templos aos deuses dela.
Acabe igualou o culto a Baal ao culto a Jeová. Então, Deus enviou Elias. O profeta destemidamente denunciou o pecado que todos haviam cometido, abandonando Jeová. E por causa da pregação de Elias, Jezabel decidiu matá-lo. Então, Elias fugiu para o deserto e se escondeu em uma caverna. "E lhe veio a palavra do Senhor dizendo: Que fazes aqui Elias?" (1 Reis 19:9).
        A sua solidão era real, palpável, pois ele se sentia triste, desanimado e derrotado por não ter absolutamente ninguém ao seu lado. Foi então que Deus começou a resolver o problema de Elias.
A primeira providência que tomou foi Ele próprio revelar-se ao profeta. Elias tinha que aprender a lição de que um homem que conhece ao Senhor nunca está só, pois Deus prometeu ser um auxílio bem presente na angústia. E na escuridão e na solidão da caverna Deus estava lá. Deus estava se revelando a Elias naquela solidão, mas ele estava tão desconsolado que parecia ter perdido a capacidade de buscar a Deus através da oração. Ele estava enfraquecido pela solidão e pelo desespero. Então, Deus veio em seu auxílio e lhe revelou a sua presença.
A consciência da presença de Deus em nossos corações é o primeiro passo para vencermos a solidão. Este princípio é ilustrado na Bíblia em diversas ocasiões. Em Deuteronômio 31:6-8, encontramos Moisés falando a Josué. Estava se aproximando a hora da morte de Moisés e Josué tinha sido escolhido para assumir o comando do povo de Israel. Então Moisés lhe disse: "Esforça-te e anima-te, pois com este povo entrarás na terra que o Senhor jurou a teus pais lhe daria, e tu os farás herdá-lo. O Senhor é que vai adiante de ti; Ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará. Não temas; não te espantes." (Deut. 31:7-8).
Repare que, por duas vezes, vemos a promessa de que Deus não vai desamparar Josué. Moisés tinha avisado Josué sobre a sua morte; era natural que o sentimento de solidão se abatesse sobre Josué. Nas Moisés tranquilizou Josué: "O Senhor será contigo, não te deixará, nem te desamparará." O sentimento de solidão podia ser dissipado com a promessa que Deus não o deixaria só.
O segundo passo para vencermos a solidão é a atividade espiritual. Voltemos ao profeta Elias. "Disse-lhe o Senhor: vai, volta pelo caminho para o deserto de Damasco. Quando lá chegares, unge a Hazael rei sobre a Síria." Nos versículos 16 a 18, Deus determina a Elias uma tarefa e o adverte em não ficar escondido na caverna. Ele deve empenhar-se na realização do trabalho que lhe foi determinado.  Quando estamos ocupados realizando a vontade Deus, podemos sentir sua presença e sua aprovação bem dentro de nós. Ociosidade não é a vontade de Deus para o homem.
Há um terceiro passo no versículo 18: "Também conservei em Israel 7.000 – todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que não o beijou."  Elias sentia-se sozinho porque julgava ser o único que amava a Deus. Mas Deus lhe disse que saísse e fosse se ajuntar a outros que também amavam a Deus, o mesmo Deus a quem ele amava. Quando encontrasse outros com a mesma fé e o mesmo amor, haveria uma aproximação e uma comunhão que iria dissipar a solidão que ele havia sofrido enquanto estava sozinho na caverna.  Muitos se entregam à solidão porque não querem empregar seu tempo nem se dar ao trabalho de encontrar uma oportunidade de comunhão com aqueles que compartilham da fé e do amor de Deus. Este é o terceiro passo para vencer a solidão: Manter comunhão com os que amam o Senhor.
Conclusão:
A maioria dos conselhos populares e de orientação técnica para a cura da solidão começa dizendo que a pessoa deve se ocupar com alguma coisa, deve andar sempre com as mãos ocupadas. Mas isto é atacar o problema partindo de uma premissa completamente errada. Deus não mandou que Elias primeiro ficasse ocupado e depois encontrasse alguns amigos. Deus começou revelando a sua presença. Qualquer atividade ou amizade que você estabeleça sem considerar a presença pessoal de Cristo na sua vida, nunca poderá satisfazer sua necessidade.
A resposta de Deus ao problema da solidão é compreender e aceitar a verdade maravilhosa e abençoada de que Deus o Pai, Deus o Filho e Deus o Espírito Santo moram nos filhos de Deus. E assim Deus está pessoalmente presente. E onde Deus está, não há motivo para solidão.  Deus tem um trabalho determinado para cada um de nós e quando nos ocupamos em executá-lo sentimo-nos libertos da solidão. Finalmente, através da comunhão com aqueles que professam o amor e a fé em Deus, nos libertamos da solidão. Quando tentado a escondermos em nossas cavernas, como Elias, que possamos experimentar a presença real de Deus em nossas vidas. Deus está no teu coração. Você não está só.
  Autor:   Eude Martins da Silva: pesquisador: José Carlos Ribeiro, membro da PiB  de Campo Grande MS
       Na Bíblia, o apóstolo Paulo, um dos mais destacados líderes da igreja primitiva, descreveu episódios de solidão em II Timóteo 4.6-21.
Assim, mesmo aqueles que são intensamente espirituais e devotados a Deus, também lutam com as profundezas da solidão. Examinemos algumas causas comuns da solidão e sugestões de como lidar com ela.
Algumas Causas de Solidão:
Transições na vida - A vida envolve uma série de transições que vai desde o nascimento, passa pelo primeiro contato com a Escola, formatura, primeiro emprego, casamento, paternidade, até à aposentadoria. Toda mudança na vida carrega a tendência para a solidão.
. Separação - Podemos possuir todas as coisas e ter todo o dinheiro do mundo, mas estar sozinho numa ilha e sentir-se miserável. Fomos criados para estarmos uns com os outros. Alguns mudam de casa e ficam sem raízes. Separações em razão de convocações militares, carreira, doenças, divórcios ou morte podem provocar solidão.
. Oposição - Quando nos sentimos atacados, ridicularizados ou criticados, há uma tendência para o recolhimento, que gera solidão.                                                                                                                    . Rejeição - Quando somos traídos, esquecidos ou abandonados, podemos sentir solidão. Uma de nossas maiores necessidades é a de sermos aceitos. Rejeição causa solidão.
Como você tem lidado com a solidão? Alguns usam drogas, bebem, tentam marcar encontros pela Internet ou se valem de outros meios para obter alívio. Certo homem chegou de ir ao médico para ver se tinha "múltiplas personalidades", somente para ter "alguém" com quem conviver!
Lidando Com a Solidão: . Utilize seu tempo - Resista à tentação de não fazer nada. Use seu tempo para cuidar de suas necessidades físicas, alimentando-se corretamente, descansando, exercitando-se, evitando drogas e álcool e cuidando de sua aparência.
. Cuide-se mental, espiritual e socialmente - Não fique viciado em televisão. Leia bons livros e revistas. Cuide de suas necessidades espirituais, lendo a Bíblia. Ela proporciona orientação, instrução, encorajamento e esperança. Ore e passe algum tempo com pessoas que compartilhem sua fé. Cuide de suas necessidades sociais, cultivando amizades. Tome a iniciativa, mas seja generoso e paciente. Amizade leva tempo. Encontre alguém que esteja em pior estado do que o seu e ajude-o.
. Minimize o sofrimento - Não fique remoendo o sofrimento em sua mente, vezes e mais vezes. Não se torne amargo nem rancoroso. Ninguém gosta de ficar perto de pessoas cínicas ou ressentidas. Aborde o problema, lidando com ele. Não lhe dê demasiada importância , mas ore a respeito.
. Reconheça a presença de Deus - Onde está Deus quando nos sentimos sós? Deus está em toda parte. Não existe lugar onde estejamos que Ele também não esteja. Ele prometeu: "Nunca o deixarei, jamais o abandonarei" (Josué 1.5). Abra os olhos e reconheça a Sua presença.
Escrito Por Ken Korkow, pesquisado por José Carlos Ribeiro, membro da PiB de Campo Grande MS.
Texto: Malaquias 4:6:  Introdução: - A família influencia e causa um grande impacto em cada um de nós:  - Sua influência pode ser boa ou ruim, para o bem ou para o mal  - Sua influência afeta nosso caráter e o que seremos no futuro - Muitos dos hábitos, sentimentos e princípios que trazemos, os recebemos no contexto da família
1- O PROPÓSITO DE DEUS AO ESTABELECER A FAMÍLIA
Nos marcar com hábitos bons: Nos abençoar com amor, proteção, aceitação, suprimentos, etc
Nos compreender e nos aceitar;  Nos fazer pessoas estáveis, seguras e bem afirmadas emocionalmente
- Deus definiu nossa família para demonstrar atenção, suprir nossas necessidades, suprir nossos sentimentos;  - Deus planejou com que a família fosse um escola de treinamento para o êxito na vida (ou seja para que desde pequenos fossemos valorizados e amados nas pequenas e grandes vitórias)
- Deus criou a família para que tivéssemos méritos, e através deles (estímulos) não fôssemos pessoas amargas, rebeldes, inseguros...  Porém, o pecado afetou profundamente o propósito original de Deus. Com isto vieram os conflitos familiares (abandono, mágoa, ressentimento, rejeição familiar, ausência dos pais, discórdias, separações, etc) e a consequência disto são os traumas familiares.
2- OS TRAUMAS FAMILIARES. Os traumas familiares são a causa da existência de um grande número de famílias disfuncionais.
Família Disfuncional = família que não funciona conforme o propósito de Deus. Num mundo marcado pelo pecado, as famílias estão esfaceladas, e ao estarem esfaceladas emocionalmente, criam filhos esfacelados. E a cada geração os sintomas vão se agravando...  A célula máter da sociedade se tornou um lugar de guerra, discórdias, dissensões, rebeldia, separações.  Tem gerado pessoas disfuncionais, com personalidades destruídas, distorcidas, machucadas, feridas, inseguras, rebeldes, etc. Na palavra de Deus nós vemos famílias que passaram por problemas e que necessitaram de auxílio divino para serem curadas. Vejamos alguns exemplos bíblicos de homens de Deus, que em determinado momento de vida foram instrumentos para ferirem a vida de seus próprios filhos, irmãos, pais, esposas...
2.1 – A Família de Adão – Gên 4.1-7  ●  Caim e Abel eram diferentes ●  Caim era lavrador e Abel era pastor de ovelhas ●  Caim trouxe oferta ao Senhor do fruto da terra / Abel trouxe dos primogênitos das ovelhas. “mas para Caim e para a sua oferta não atentou. Pelo que irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. Então o Senhor perguntou a Caim: Por que te iraste? e por que está descaído o teu semblante? Porventura se  procederes bem, não se há de levantar o teu semblante? E se não procederes bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo; mas sobre ele tu deves dominar. ●  O Egoísmo, o ciúmes, a inveja e a ira racham a primeira família da terra. ●  Caim se irou contra Deus e se desfigurou... ●  Conflitos entre os irmãos ainda continuam vivos até o dia de hoje gerando morte nos relacionamentos, morte nos laços de amizade e fraternidade, gerando traumas e feridas. ●  A medida que o pecado entra na família, entra também o conflito e os traumas
2.2 - A Família de Noé – Gên. 9.1 ; 20-23  1  E Abençoou Deus a Noé e a seus filhos, e disse-lhes: Frutificai e multiplicai-vos e enchei a terra. 2  E o temor de vós e o pavor de vós virão sobre todo o animal da terra, e sobre toda a ave dos céus; tudo o que se move sobre a terra, e todos os peixes do mar, nas vossas mãos são entregues. 18  E os filhos de Noé, que da arca saíram, foram Sem, Cão e Jafé; e Cão é o pai de Canaã. 19  Estes três foram os filhos de Noé; e destes se povoou toda a terra. 20  E começou Noé a ser lavrador da terra, e plantou uma vinha. 21  E bebeu do vinho, e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda.22  E viu Cão, o pai de Canaã, a nudez do seu pai, e fê-lo saber a ambos seus irmãos no lado de fora. 23  Então tomaram Sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre ambos os seus ombros, e indo virados para trás, cobriram a nudez do seu pai, e os seus rostos estavam virados, de maneira que não viram a nudez do seu pai.”  ●  Sendo Noé lavrador, passou a plantar um vinha. Bebendo do vinho, embriagou-se e se pôs nu dentro de sua tenda. Cão, pai de Canaã, vendo a nudez do Pai , fê-lo saber, fora, a seus dois irmãos. ●  Uma família com a promessa e incumbência de frutificar e multiplicar entra em conflitos ●  Um Pai que não tinha nada que se embriagar, quanto mais estar nu onde não devia ●  Um filho que, a despeito do erro do pai, não devia desrespeitá-lo como autoridade. ●  Desrespeito mútuo. Difamação familiar ●  Insubmissão a autoridades
. Consequencias  da maldição em Cão - Multiplica-se a Rebeldia
2.3 - A Família de Abraão: ●  Abraão vai para o Egito e diz que Sara é sua irmã (isto gera rejeição em Sara – sua esposa) ●  Sara rejeita a Agar - . Agar rejeita o filho (Ismael, uma nação inteira é rejeitada
●  Uma família de preferências e acepção de filhos: - Abraão preferiu Isaque - Isaque preferiu Jacó - Jacó preferiu José - José preferiu Manassés:  ●  Abraão e Ló (Tio e Sobrinho) tiveram que se separar ●  Uma família marcada por mentiras, rejeição, acepção de pessoas, separação..
2.4 – A Família de Jacó.  ●  José era o filho preferido do Pai . ●  José era filho da mulher que ele amava.
●  Ciúmes e revolta entre os irmãos. ●  Aqui temos uma Injustiça familiar: Jacó faz uma túnica para José (representava a autoridade e realeza que somente os primogênitos teriam direito de recebê-la) ●  Aqui temos uma confusão e intriga familiar: Por ser mais amado que seus irmãos, estes o venderam a uma caravana que o levou ao Egito. ●  Aqui temos um grande trauma familiar: Quando José foi vendido... - Trataram-no asperamente (tiraram-lhe a túnica e o lançaram no poço) - Deixaram-no preso num poço por 1 noite. - Venderam José por 20 moedas.  - Mentiram sobre sua túnica (manchada de sangue de animal)
●  No Egito dá a volta por cima e se torna governador:
●  Aqui temos um grande trauma familiar:
- Cerca de 20 anos se passaram. - A posição de José no Egito não apagou suas feridas. José nunca voltou para casa, nem os procurou ( por que não? já que agora podia ir ou buscar) - O tempo e a posição não podem apagar suas feridas. Elas precisam ser curadas. - José levava a dor no coração e as feridas de rejeição que ainda carregava contra seus irmãos. ●  Teve 2 filhos: Atestados do seus traumas.
- Manasses: “Deus me fez esquecer”   Esquecer do quê ? Do seu passado, de seus traumas familiares.
“Eu me esqueço do que meus irmãos fizeram comigo” SERÁ ???  - Efraim: “Deus me fez próspero na terra da minha aflição” “Aqui é o lugar que eu estou, mas não é o lugar onde gostaria de estar; eu queria é estar na terra de meu Deus e do meu Pai”. Aflição e dores no meio da prosperidade  ●  Quando José se depara com seus irmãos, ele prepara uma vingança. Agora ele vai fazer o mesmo que fizeram com Ele. Suas feridas estão vivas em sua mente. - Tratou-os asperamente - Gen 42.7 - Os colocou na prisão por 3 dias
- Devolve as moedas. Lembrando do barulho das mesmas moedas que seus irmãos receberam na noite em que ele foi vendido. - Mente, devolvendo o dinheiro , diz que eles é que roubaram.
●  Uma pessoa ferida que está ferindo e escondendo seus traumas familiares - Chora escondido – Gen 42.24 – Choro de uma pessoa ferida. - Ódio e amor se misturam em feridas familiares (Benjamim) Gen 43.29,30
O processo de Cura na Família: ●  José só se deixou ser tratado quando fez-se conhecido de seus irmãos. Quando encarou a realidade e enfrentou-a. Gên. 45.1-4.  ●  Desde este momento ele chorou intensamente. O choro que estava engasgado há 20 anos. ●  Ele chorou a dor da alma que não chorava há 20 anos.
●  Depois do choro e do perdão ele entrou num processo de cura em seus relacionamentos familiares. Só a partir de então Ele foi um canal de Deus para preservar a vida de sua família e abençoá-la.
Conclusão: Deus ama a família e quer remover todas as mazelas que tenta destruí-la.
A Solidão só pelo nome já diz tudo: O próprio “Deus” disse assim: “Não é bom é que o homem fique só, farlhe-ei uma ajudadora idônea”. E Deus fez a mulher, uma companheira e não uma escrava: tudo “Deus” Fez um par, um casal; para que ninguém ficasse sozinho: Veja o que diz em Gên. 2. 18  E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. 19  Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome. 20  E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea. 21  Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; 22  E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. 23  E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.
24  Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.”
           Tudo isto é para que você que sente sozinho, e que acha que a solidão faz bem, a palavra de “Deus” nos mostra que não é bom que fiquemos sozinhos! A Solidão se torna doença, se não buscarmos ajuda. A melhor ajuda vem de “Deus”; pois Ele está em todo lugar ao mesmo tempo. Eu poderia ficar aqui colocando um monte de justificativas, obstáculos etc., mas a resposta para combater a solidão é e será sempre  “Deus, através do filho Jesus Cristo”. A solidão física é mais fácil de curar, de se libertar; mas a solidão espiritual, só existe um antidoto, “Jesus Cristo”. “Ele”, jamais desamparou ou abandonou os seus: mesmo nos momentos mais difíceis, Ele é o único em que podemos confiar, acreditar e buscar. Que tem o Senhor “Jesus” como Senhor e Salvador, jamais ficará e sentirá só! Médico jamais conseguirá lhe curar da solidão; mas “Jesus” sim: porque Ele é o médico dos médicos, é o único quem ama verdadeiramente e que tem o antidoto, a vacina contra todos os males. Você que neste momento esta se sentido só, e sem ânimo, e querendo fazer besteiras contra sua vida; lembre-se sempre que, Ele já te amava e ainda te ama, e se preocupa com você, e deseja que você se liberte e cure deste mal através do infinito amor dado pelo “Pai, Deus, através do Filho, Jesus”, que irá agir diretamente na alma, no espirito, dando-lhe uma paz que nenhum ser humano seja capaz de dar, oferecer! A Solidão provocada pelo mundo moderno, só irá acarretar uma serie de complicações, transtornos, que a medicina pode atenuar os sintomas; mas jamais seremos curados.  Mas pelo Poder de “Deus, através do Filho, Jesus” seremos curados sim, e sem remédios que nos trarão complicações, efeitos colaterais. Em “Jesus Cristo” seremos libertos e curados sim, desde que permitimos o seu agir em nós.   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bíblia Sagrada comentada por livros por José Carlos Ribeiro Comentário nos livros de Joel, Amós, Obadias, Jonas & Miquéias: livros 29, 30,31,32,33 e 34

 Bíblia Sagrada comentada por livros por José Carlos Ribeiro    Comentário nos livros de Joel, Amós, Obadias, Jonas & Miquéias: livros 29, 30,31,32,33 e 34           O nome Joel significa, literalmente, “ Jeová é Deus”. Este é um nome muito comum em Israel, e Joel, o profeta, é especificado como o filho de Petuel. Nada é conhecido a respeito dele ou da circunstância de sua vida. Provavelmente que ele tenha vivido em Judá e profetizado em Jerusalém. Não há como datar o livro com absoluta certeza, e os estudiosos variam em suas opiniões. Há referências tanto em Amós como em Isaías, que também estão em Joel (comparar Amós 1.2 com Joel. 3.16 e Isa. 13.6 com Jl 1.15) É opinião de muitos conservadores que Amós e Isaias tenham tomado emprestado de Joel, fazendo-o um dos mais antigos dos profetas menores. Além do mais, a adoração a Deus, a qual o sumo sacerdote Joiada restaurou durante o reinado de Joás (2.Rs 11; 2Crôn. 23.16), é suposta por Joel. Portanto muitos sustentam que

How to receive and deserve God's blessings in your life. Part V III. Purity and perseverance: it is part of God's blessings: also in Greek English and German

Como receber e merecer as bênçãos de Deus em sua vida. Parte V III. A                                              Pureza e perseverança: faz parte das bênçãos de Deus:                                                                                   Nobres leitores o tema continua mostrando um pouco mais sobre pureza e perseverança, pois é algo muito difícil nos dias de hoje. Ser puro incomoda, e perseverar em honestidade, lealdade, justiça, temor e obediência também incomodam. No mundo globalizado de hoje é quase impossível encontrar alguém puro, integro, honesto etc. ser puro não te dará benefícios financeiros, morais e religiosos. Vejam o exemplo do que esta acontecendo em nosso País onde ser corrupto, ladrão, bandido, canalha, pilantra, trás milhões de dólares nas contas destas pessoas. Ser puro neste País tem sentido contrario, pois aqui no Brasil, eles se purificaram e perseveram em corrupções roubando todo um País. A pureza de nossos políticos é tão evidente que, não consegui

Discernimento, entendimento e Sabedoria: O que é discernimento segundo a Bíblia. Parte I Também em Inglês Grego e Alemão

Discernimento, entendimento e Sabedoria: O que é discernimento segundo a Bíblia. Parte I                   Conhecendo  melhor a Bíblia, e a palavra de Deus.            Nobres leitores irei mostrar a todos vocês um pouco mais sobre o que é discernimento segundo a palavra de Deus.  O discernimento é essencial no processo de tomar decisões sábias.   A Bíblia diz em Tiago 1: “ 5  E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. 6  Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. 7  Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. 8  O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos. 9  Mas glorie-se o irmão abatido na sua exaltação, 10  E o rico em seu abatimento; porque ele passará como a flor da erva. 11  Porque sai o sol com ardor, e a erva seca, e a sua flor cai, e a formos