Intercessão. A Oração em favor do Próximo.
Porque orar! Porque esta é vontade de Deus: Ele quer que façamos isto em favor do próximo. Nós não precisariamos de intercessão, se o homem não houvesse pecado no paraiso atraves de Adão e nao Eva.
O homem, atraves de Adão foi expulso do paraiso, e o diabo passou a governar este mundo por causa da desobediência cometida por ele, Adão e nao Eva. E Deus passou a usar homens, e mulheres para intercederem em favor de seu povo; e assim aconteceu até a vinda do Salvador do mundo chamado “Jesus Cristo”. A Biblia nos mostra varios tipos de orações: e todas devem ser direcionadas apenas a Ele, “Jesus Cristo”. Nada de intermediarios, atraves de imagens de santos, de qualquer tipo! De barro, de gesso, de madeira, de fundição etc.
A oração de súplica: é aquela que é feita no momento em que as coisas estao ruins, e voce está no desespero, e sem saber o que fazer, sem direção. Veja aquém voce deve procurar para intercerder!Efésios. Ef. 6.10 ao 18. “10 Finalmente, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. 11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo; 12 pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes. 13 Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, permanecer firmes. 14 Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça, 15 e calçando os pés com a preparação do evangelho da paz, 16 tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.17 Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; 18 com toda a oração e súplica orando em todo tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos,”
A oração de fé, de petição: é aquela que é usada para transformar as coisas. Ela deve ter como base, a vontade de “Deus” , jamais deve conter a palavra Sê. Veja o que diz em Mat. 21.22 & Marcos. Mc.11. {...} 22 Respondeu-lhes Jesus: Tende fé em Deus. 23 Em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar; e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, assim lhe será feito. 24 Por isso vos digo que tudo o que pedirdes em oração, crede que o recebereis, e tê-lo-eis. 25 Quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que também vosso Pai que está no céu, vos perdoe as vossas ofensas. 26 [Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está no céu, não vos perdoará as vossas ofensas. ... As orações devem ser feitas com autoridade, jamais com incerteza, ou duvidas. ... 27 Vieram de novo a Jerusalém. E andando Jesus pelo templo, aproximaram-se dele os principais sacerdotes, os escribas e os anciãos, 28 que lhe perguntaram: Com que autoridade fazes tu estas coisas? Ou quem te deu autoridade para fazê-las? 29 Respondeu-lhes Jesus: Eu vos perguntarei uma coisa; respondei-me, pois, e Eu vos direi com que autoridade faço estas coisas.}
A oração de consagração é usada para consagrar nossa vida a “Deus”. Jesus fez esta oração no Jardim de Getesêmani. Lucas. Luc. 22. “39 Então saiu e, segundo o seu costume, foi para o Monte das Oliveiras; e os discípulos o seguiam. 40 Quando chegou àquele lugar, disse-lhes: Orai, para que não entreis em tentação. 41 E apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e pondo-se de joelhos, orava, 42 dizendo: Pai, se queres afasta de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua. 43 Então lhe apareceu um anjo do céu, que o confortava. 44 E, posto em agonia, orava mais intensamente; e o seu suor tornou-se como grandes gotas de sangue, que caíam sobre o chão. 45 Depois, levantando-se da oração, veio para os seus discípulos, e achou-os dormindo de tristeza; 46 e disse-lhes: Por que estais dormindo? Lenvantai-vos, e orai, para que não entreis em tentação.”
A oração de entrega: é aquela usada para entregar todos os cuidados sobre o Senhor. 1Pedro.5. 6 Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; 7 lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós. 8 Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar; 9 ao qual resisti firmes na fé, sabendo que os mesmos sofrimentos estão-se cumprindo entre os vossos irmãos no mundo.” A oração de Adoração: está em Luc. 24. “51 E aconteceu que, enquanto os abençoava, apartou-se deles; e foi elevado ao céu. 52 E, depois de o adorarem, voltaram com grande júbilo para Jerusalém; 53 e estavam continuamente no templo, bendizendo a Deus.”
Jesus é o nosso intercessor: diz assim em 1Tim. 1. “1 Exorto, pois, antes de tudo que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens, 2 pelos reis, e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranqüila e sossegada, em toda a piedade e honestida- de.3 Pois isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, 4 o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. 5 Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, 6 o qual se deu a si mesmo em resgate por todos, para servir de testemunho a seu tempo;”
Jesus está nos céus ao lado de “Deus” intercedendo por todos nós: Heb.2. “23 Era necessário, portanto, que as figuras das coisas que estão no céu fossem purificadas com tais sacrifícios, mas as próprias coisas celestiais com sacrifícios melhores do que estes. 24 Pois Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, mas no próprio céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus;” Seu divino Poder não cessará por um só momento. Diz assim em Heb. 7. “16 que não foi feito conforme a lei de um mandamento carnal, mas segundo o poder duma vida indissolúvel. 17 Porque dEle assim se testifica: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque. 19 (pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou), e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual nos aproxima- mos de Deus. 20 E visto como não foi sem prestar juramento (porque, na verdade, aqueles, sem juramento, foram feitos sacerdotes, 21 mas este com juramento daquele que lhe disse: Jurou o Senhor, e não se arrependerá: Tu és sacerdote para sempre), 22 de tanto melhor pacto foi feito fiador. 23 E, na verdade, aqueles foram feitos sacerdotes em grande número, porque pela morte foram impedidos de permanecer, 24 mas Este, porque permanece para sempre, tem o seu sacerdócio perpétuo. 25 Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, porquanto vive sempre para interceder por eles. 26 Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime que os céus; 27 que não necessita, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente por seus próprios pecados, e depois pelos do povo; porque isto fez Ele, uma vez por todas, quando se ofereceu a si mesmo.”
“ Jesus” é o tempo oportuno para cada necessidade nossa, e está sempre pronto paraa interceder pela humanidade. Ele é o eterno Sumo sacerdote, 2º a ordem de Melquisedeque. Ele também é o nosso Advogado, e intercessor. ( Heb. 7.17 – Rom.8.1,3- & 1 Jõ.2.1: “Rom.8. 1 Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. 2 Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. 3 Porquanto o que era impossível à lei, visto que se achava fraca pela carne, Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança da carne do pecado, e por causa do pecado, na carne condenou o pecado.” &1 Jõ. 2. “1 Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. 2 E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. 3 E nisto sabemos que o conhecemos; se guardamos os seus mandamentos.”
Seus mandamentos, nao são penosos 1Jõ.5. 3 Porque este é o amor de Deus, que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são penosos; 4 porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.” & Jõ.13. 34 Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros. 35 Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros.” O Espirito Santo intercede por nós até mesmo com gemidos inexprimívei Rom. 8. “26 Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis. 27 E aquele que esquadrinha os corações sabe qual é a intenção do Espírito: que ele, segundo a vontade de Deus, intercede pelos santos. 28 E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” Jesus é aquEle que examina nossos corações atraves do Espírito Santo, que intercede até mesmo com gemidos inesprimíveis; e nos ajuda contra as enfermidades que estão em nós. Na ocasião das aflições, temos um Intercessor que “Jesus Cristo”
A palavra Parákleto, em grego, significa Consolador: significa também que alguem foi chamado para interceder, ajudar. Uma das maneiras de o Espirito Santo ajudar na oração de intercessão é por meio de gemidos, e pela oração de outras linguas. “Rom. 8.22,27” Nossa comunhão com o Criador. “Deus” atraves do Filho “Jesus”. O Espirito Santo, interpreta para nós a consciência que temos do sofrimento.
Diz assim em Jõ. 15. 1 ao 7. “Eu Sou a videira, e meu Pai é o viticultor. Toda vara em Mim
que não dá fruto, ele a corta; e toda vara que dá fruto, ele a limpa, para que dê mais fruto. 3 Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado. 4 Permanecei em Mim, e Eu permanecerei em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permane- cerdes em Mim. 5 Eu Sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6 Quem não permanece em Mim é lançado fora, como a vara, e seca; tais varas são recolhidas, lançadas no fogo e queimadas. 7 Se vós permanecerdes em Mim, e as Minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será feito. O Espírito Santo nos ajuda em nossas fraquezas. A ignorancia é uma enfermidade que na maioria das vezes nao percebemos. Veja o que diz em Col.1.8.ao “8 O qual também nos declarou o vosso amor no Espírito. 9 Por esta razão, nós também, desde o dia em que ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual; 10 para que possais andar de maneira digna do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus, 11 corroborados com toda a fortaleza, segundo o poder da sua glória, para toda a perseverança e longanimidade com gozo; 12 dando graças ao Pai que vos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz, 13 e que nos tirou do poder das trevas, e nos transportou para o reino do Seu Filho amado; 14 em quem temos a redenção, a saber, a remissão dos pecados; 15 o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; 16 porque nEle foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por Ele e para Ele. 17 Ele é antes de todas as coisas, e nEle subsistem todas as coisas; 18 também Ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência,”
Sabe como deixar de ser ignorante e vir para luz, saindo das trevas! É através do Filho “Jesus” Nao vos conformeis com as coisas deste mundo: diz assim em Rom. 12. “2 E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. 3 Porque pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não tenha de si mesmo mais alto conceito do que convém; mas que pense de si sobriamente, conforme a medida da fé que Deus, repartiu a cada um. 4 Pois assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma função, 5 assim nós, embora muitos, somos um só corpo em Cristo, e individualmente uns dos outros.”
Veja o que diz em Jõ. 14. “27 aquEle que vem depois de mim, de quem eu não sou digno de desatar a correia da alparca. 28 Estas coisas aconteceram em Betânia, além do Jordão, onde João estava batizando. 29 No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para Ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. 30 Este é aquEle de quem eu disse: Depois de mim vem um varão que passou adiante de mim, porque antes de mim Ele já existia. 31 Eu não o conhecia; mas, para que Ele fosse manifestado a Israel, é que vim batizando em água. 32 E João deu testemunho, dizendo: Vi o Espírito descer do céu como pomba, e repousar sobre Ele. 33 Eu não o conhecia; mas o que me enviou a batizar em água, esse me disse: AquEle sobre quem vires descer o Espírito, e sobre Ele permanecer, esse é o que batiza no Espírito Santo.”
Jõao Batista teve uma missão muito importante para a vinda do nosso maior intercessor, que se chama “Jesus Cristo”, ele, João veio antes para anunciar e preparar o caminho do nosso Salvador, e ele, batizava nas àguas, Mas “Jesus” nos batiza no Espirito Santo. Todo poder nos foi dado para ensinarmos no Espírito Santo: nós temos a unção do Espírito Santo para fazermos isto! Veja o que diz em 1 Jõ.2. {...} 20 Ora, vós tendes a unção da parte do Santo, e todos tendes conhecimento. 24 Portanto, o que desde o princípio ouvistes, permaneça em vós. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também vós permanecereis no Filho e no Pai. 25 E esta é a promessa que Ele nos fez: a vida eterna 27 E quanto a vós, a unção que dEle recebestes fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como vos ensinou ela, assim nEle permanecei. 28 E agora, filhinhos, permanecei nEle; para que, quando Ele se manifestar, tenhamos confiança, e não fiquemos confundidos diante dEle na sua vinda. 29 Se sabeis que Ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido dEle.}
A demora na percepção, é uma fraqueza. Luc. 24. {...} 13 Nesse mesmo dia, iam dois deles para uma aldeia chamada Emaús, que distava de Jerusalém sessenta estádios; 14 e iam comentando entre si tudo aquilo que havia sucedido. 15 Enquanto assim comentavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou, e ia com eles; 16 mas os olhos deles estavam como que fechados, de sorte que não o reconheceram. 17 Então ele lhes perguntou: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós? Eles então pararam tristes. 18 E um deles, chamado Cleopas, respondeu-lhe: És tu o único peregrino em Jerusalém que não soube das coisas que nela têm sucedido nestes dias? 19 Ao que ele lhes perguntou: Quais? Disseram-lhe: As que dizem respeito a Jesus, o nazareno, que foi profeta, poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo. 20 e como os principais sacerdotes e as nossas autoridades e entregaram para ser condenado à morte, e o crucificaram. 21 Ora, nós esperávamos que fosse Ele quem havia de remir Israel; e, além de tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram. 24 Além disso, alguns dos que estavam conosco foram ao sepulcro, e acharam ser assim como as mulheres haviam dito; a Ele, porém, não o viram. 25 Então Ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crerdes tudo o que os profetas disseram! 26 Porventura não importa que o Cristo padecesse essas coisas e entrasse na sua glória? 27 E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicou-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras. .... 30 Estando com eles à mesa, tomou o pão e o abençoou; e, partindo-o, lho dava. 31 Abriram-se-lhes então os olhos, e o reconheceram; nisto Ele desapareceu de diante deles. 32 E disseram um para o outro: Porventura não se nos abrasava o coração, quando pelo caminho nos falava, e quando nos abria as Escrituras? ... 35 Então os dois contaram o que acontecera no caminho, e como se lhes fizera conhecer no partir do pão. 36 Enquanto ainda falavam nisso, o próprio Jesus se apresentou no meio deles, e disse-lhes: Paz seja convosco. 37 Mas eles, espantados e atemorizados, pensavam que viam algum espírito. 38 Ele, porém, lhes disse: Por que estais perturbados? E por que surgem dúvidas em vossos corações? 41 Não acreditando eles ainda causa da por causa da alegria, e estando admirados, perguntou-lhes Jesus: Tendes aqui alguma coisa que comer? 42 Então lhe deram um pedaço de peixe assado, 43 o qual Ele tomou e comeu diante deles. 45 Então lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras; Faça a oração forte que está em Efésios. Ef.6.10 ao 18. “10 Finalmente, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. 11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo; 12 pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes. 13 Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, permanecer firmes. 14 Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça, 15 e calçando os pés com a preparação do evangelho da paz, 16 tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. 17 Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; 18 com toda a oração e súplica orando em todo tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos,”
Viram como nós nao precisamos de intermediario! Nossas orações de vem ser diretas a “Deus” atraves do filho “Jesus Cristo”. Ele nao é um Deus um Santo de mentira. Ele é Deus. Sabe porque? Ele é a Trindade: “Pai, Filho e Espirito Santo”, que sao apenas um. Na medida que aprendemos que a palavra é a vontade Deus, o Espirito Santo não precisa interceder com gemidos. Precisamos de alguem que exponha as escrituras. Deus colocou pessoas para evangelizar as igrejas. Diz assim em Ef.4. “11 E Ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres, 12 tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; 13 até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo; 14 para que não mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudulência dos homens, pela astúcia tendente à maquinação do erro; 15 antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquEle que é a cabeça, Cristo, 16 do qual o corpo inteiro bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, efetua o seu crescimento para edificação de si mesmo em amor.”
Debilidade do corpo: doença, enfermidade. A intercessão contra essas fraquezas. Rom.8. “26 Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis.”
No Antigo Testamento, Deus fez uma aliança com o povo de Israel. Diz assim em Êxodo. 23. “22 Mas se, na verdade, ouvires a sua voz, e fizeres tudo o que Eu disser, então serei inimigo dos teus inimigos, e adversário dos teus adversários. 23 Porque o meu anjo irá adiante de ti, e te introduzirá na terra dos amorreus, dos heteus, dos perizeus, dos cananeus, dos heveus e dos jebuseus; e eu os aniquilarei. 24 Não te inclinarás diante dos seus deuses, nem os servirás, nem farás conforme as suas obras; Antes os derrubarás totalmente, e quebrarás de todo as suas colunas. 25 Servireis, pois, ao Senhor vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e eu tirarei do meio de vós as enfermidades.”
Os planos de “Deus” é para todos nós, basta crer, confiar e esperar. A cura nos pertence. Ela está na expiação dada por Cristo. Ande segundo a nova aliança. Faça a oração da Concordância: Mat.18. “17 Se recusar ouvi-los, dize-o à igreja; e, se também recusar ouvir a igreja, considera-o como gentio e publicano. 18 Em verdade vos digo: Tudo quanto ligardes na terra será ligado no céu; e tudo quanto desligardes na terra será desligado no céu. 19 Ainda vos digo mais: Se dois de vós na terra concordarem acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por Meu Pai, que está nos céus. 20 Pois onde se acham dois ou três reunidos em Meu nome, aí estou Eu no meio deles.”
O intercessor as vezes espiritualmente sente as mesmas dores que o doente. Porquê? É que estamos no mesmo lugar da pessoa. Significa que, espiritualmente voce se posicionando contra a fraqueza da doença. A intercessão de Cristo por todos nós, está em 1 Tim.2. “1 Exorto, pois, antes de tudo que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens, 2 pelos reis, e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranqüila e sossegada, em toda a piedade e honestidade. 3 Pois isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, 4 o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. 5 Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, 6 o qual se deu a si mesmo em resgate por todos, para servir de testemunho a seu tempo;”
Nós temos que estar em harmonia com o grande Intercessor, “Jesus” Diz assim em 1Cor.6. “14 Ora, Deus não somente ressuscitou ao Senhor, mas também nos ressuscitará a nós pelo seu poder. 15 Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei pois os membros de Cristo, e os farei membros de uma meretriz? De modo nenhum. 16 Ou não sabeis que o que se une à meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque, como foi dito, os dois serão uma só carne. 17 Mas, o que se une ao Senhor é um só espírito com Ele. 18 Fugi da prostituição. Qualquer outro pecado que o homem comete, é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo. 19 Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? 20 Porque fostes comprados por preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo.” E diz assim também em 1Cor. 12. {....} 18 Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. 19 E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? 20 Agora, porém, há muitos membros, mas um só corpo. ... 25 para que não haja divisão no corpo, mas que os membros tenham igual cuidado uns dos outros. 26 De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele. 27 Ora, vós sois corpo de Cristo, e individualmente seus membros. 28 E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro mestres, depois operadores de milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. 29 Porventura são todos apóstolos? São todos profetas? São todos mestres? São todos operadores de milagres? 30 Todos têm dons de curar? Falam todos em línguas? Interpretam todos?}
Procure com zelo o dom de interceder. Interceceda pelo próximo. Diz assim em 2 Cor.1. “3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda a consolação, 4 que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, pela consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus. 5 Porque, como as aflições de Cristo transbordam para conosco, assim também por meio de Cristo transborda a nossa consolação. 6 Mas, se somos atribulados, é para vossa consolação e salvação; ou, se somos consolados, para vossa consolação é a qual se opera suportando com paciência as mesmas aflições que nós também padecemos; 7 e a nossa esperança acerca de vós é firme, sabendo que, como sois participantes das aflições, assim o sereis também da consolação. 9 portanto já em nós mesmos tínhamos a sentença de morte, para que não confiássemos em nós, mas em Deus, que ressuscita os mortos; 10 o qual nos livrou de tão horrível morte, e livrará; em quem esperamos que também ainda nos livrará, 11 ajudando-nos também vós com orações por nós, para que, pela mercê que por muitas pessoas nos foi feita, por muitas também sejam dadas graças a nosso respeito.”
Além de nosso maior Intercessor, Ele é também nosso maior Consolador: Ele nos justificou e intercedeu por nós. O Senhor quer que intercedamos pelos aflitos, atribulados, enfermos; enfim por todos que estão precisando de ajuda! Seja qual for. Por Ele fomos justificados. Veja o que diz em Rom. 5. [...}1 Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, 2 por quem obtivemos também nosso acesso pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e gloriemo-nos na esperança da glória de Deus. 3 E não somente isso, mas também gloriemo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a perseverança, 4 e a perseverança a experiência, e a experiência a esperança; 5 e a esperança não desaponta, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. 6 Pois, quando ainda éramos fracos, Cristo morreu a seu tempo pelos ímpios. 7 Porque dificilmente haverá quem morra por um justo; pois poderá ser que pelo homem bondoso alguém ouse morrer. 8 Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós. 9 Logo muito mais, sendo agora justificados pelo Seu sangue, seremos por Ele salvos da ira. 10 Porque se nós, quando éramos inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida. 11 E não somente isso, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora temos recebido a reconciliação. 16 Também não é assim o dom como a ofensa, que veio por um só que pecou; porque o juízo veio, na verda- de, de uma só ofensa para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação. 17 Porque, se pela ofensa de um só, a morte veio a reinar por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo. 18 Portanto, assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação e vida.}
Leiam 1 Tessalonicenses.4. 1 ao 18, e saiba um pouco mais sobre o Consolador, e intercessor “Jesus Cristo.
Veja o que diz em Jõ.13. “34 Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como Eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros. 35 Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros.” Diz assim também em Mateus. Mat.5. “44 Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem; 45 para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus; porque Ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos. 48 Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial.” Orar, é interceder: Veja o que diz em 1Jõ.3. “1 Vede que grande amor nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus; e nós o somos. Por isso o mundo não nos conhece; porque não conheceu a Ele. 2 Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele; porque assim como é, o veremos. 3 E todo o que nEle tem esta esperança, purifica-se a si mesmo, assim como Ele é puro.” Dedique sua vida a orar, interceder pelo próximo, assim como o Senhor fez: isto será o caminho para sua salvação e libertação. Trabalhe na obra do Senhor; isto lhe fará muito bem: Compaixao é um ingrediente do “amor”; sua compaixão curou aqueles que pediram: Marcos. Mc. 1. “40 E veio a Ele um leproso que, de joelhos, lhe rogava, dizendo: Se quiseres, bem podes tornar-me limpo. 41 Jesus, pois, compadecido dele, estendendo a mão, tocou-o e disse-lhe: Quero; sê limpo. 42 Imediatamente desapareceu dEle a lepra e ficou limpo.”
O Senhor fez da cura, um dos sinais para aqueles que crerem: Mc.16. “15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. 16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. 17 E estes sinais acompanharão aos que crerem: em Meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; 18 pegarão em serpentes; e se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e estes serão curados. 19 Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus. 20 Eles, pois, saindo, pregaram por toda parte, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que os acompanhavam.] A compaixao de Cristo sempre trouxe libertação para aqueles que creram nEle, e chorou com aqueles que choram: Diz assim em Rom. 12. “14 abençoai aos que vos perseguem; abençoai, e não amaldiçoeis; 15 alegrai-vos com os que se alegram; chorai com os que choram;” & Heb.4. “14 Tendo, portanto, um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou os céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. 15 Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. 16 Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno.” Ele é o nosso eterno Sumo sacerdote. Se você crer, fará as mesmas obras que Ele fez, e fará ainda maiores, como Ele disse em sua palavra. Diz assim em Jõ. 14. “10 Não crês tu que Eu estou no Pai, e que o Pai está em Mim? As palavras que Eu vos digo, não as digo por Mim mesmo; mas o
Pai, que permanece em Mim, é quem faz as suas obras. 11 Crede-me que Eu estou no Pai, e que o Pai está em Mim; crede ao menos por causa das mesmas obras. 12 Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que crê em Mim, esse também fará as obras que Eu faço, e as fará maiores do que estas; porque Eu vou para o Pai; 13 e tudo quanto pedirdes em Meu nome, Eu o farei, para que o Pai seja glorifica- do no Filho. 14 Se me pedirdes alguma coisa em Meu nome, Eu a farei. 15 Se me amardes, guardareis os meus mandamentos. 16 E Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre. 17 a saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque Ele habita convosco, e estará em vós. 18 Não vos deixarei órfãos; voltarei a vós.” Viram como age o nosso maior Intercessor! “Jesus Cristo”
Conheça o amor de “Deus” Efésios 3. “16 para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais robustecidos com poder pelo seu Espírito no homem interior; 17 que Cristo habite pela fé nos vossos corações, a fim de que, estando arraigados e fundados em amor, 18 possais compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, 19 e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios até a inteira plenitude de Deus. 20 Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, 21 a esse seja glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém. Em Mateus. 5.44, 45 diz assim: “44 Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem; 45 para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus; porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos.” Diz assim em Lucas. 6. 35 “Amai, porém a vossos inimigos, fazei bem e emprestai, nunca desanimado; e grande será a vossa recompensa, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os integrantes e maus.” O grande Intercessor, pagou um alto preço para que nós estivessemos aqui hoje: diz assim em Efésios 2. 1 “Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, 2 nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência, 3 entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais. 4 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, 5 estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), 6 e nos ressuscitou juntamente com Ele, e com Ele nos fez sentar nas regiões celestes em Cristo Jesus, 7 para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça, pela sua bondade para conosco em Cristo Jesus. 8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 não vem das obras, para que ninguém se glorie. 10 Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas.” Em Apocalipse 22. Diz assim: 13 Eu Sou o Alfa e o èmega, o primeiro e o derradeiro, o princípio e o fim. 14 Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestes [ no sangue do Cordeiro] para que tenham direito à arvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas. 15 Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras, e todo o que ama e pratica a mentira. 16 Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas a favor das igrejas. Eu Sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã. 17 E o Espírito e a noiva dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, receba de graça a água da vida. 18 Eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro: Se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus lhe acrescentará as pragas que estão escritas neste livro; 19 e se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus lhe tirará a sua parte da árvore da vida, e da cidade santa, que estão descritas neste livro. 20 Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém; vem, Senhor Jesus.
Façam por merecer a salvação, pois ele será individual, e será eterna. Significa para sempre ao lado de “Deus” . Jesus está intercedendo por você agora, para que nada de ruim lhe aconteça; nao duvide! Assim é Ele. Interceda pelo próximo, nao permita que o destruidor leve mais um para o inferno; pois ele está cegando espiritualmente o povo do Senhor, que ainda nao acordou para ver o motivo de sua cegueira. Uma de nossas importantes armas, é o jejum e oração: isto é interceder também. Esta arma é muito forte; e o inimigo sabe disto, mas nao desiste. Sabe por quê? Ele vai no nosso ponto fraco, que é quando abrimos nossa boca e soltamos nossa lingua e falamos sem pensar, ai ele aproveita a oportunidade que nós lhe damos. Veja o que diz em 2 Cor.4. “3 Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, é naqueles que se perdem que está encoberto, 4 nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus. 5 Pois não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus como Senhor; e a nós mesmos como vossos servos por amor de Jesus. 6 Porque Deus, que disse: Das trevas brilhará a luz, é quem brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo. Veja o que diz em 2 Cor.10. “3 Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne, 4 pois as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus, para demolição de fortalezas; 5 derribando raciocínios e todo baluarte que se ergue contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência a Cristo; 6 e estando prontos para vingar toda desobediência, quando for cumprida a vossa obediência.”
O nosso ministerio é o da reconciliação, portanto reconcilie-se, ame seu próximo, seu inimigo ou seu irmão. Identifique-se com seu próximo. Diz assim em Rom. 12. “9 O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. 10 Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros; 11 não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor; 12 alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração; 13 acudi aos santos nas suas necessidades, exercei a hospitalidade; 14 abençoai aos que vos perseguem; abençoai, e não amaldiçoeis; 15 alegrai-vos com os que se alegram; chorai com os que choram; 16 sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altivas mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios aos vossos olhos; 17 a ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas dignas, perante todos os homens.”
Diz assim em 1Cor.9. “19 Pois, sendo livre de todos, fiz-me escravo de todos para ganhar o maior número possível: 20 Fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse Eu debaixo da lei (embora debaixo da lei não esteja), para ganhar os que estão debaixo da lei; 21 para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei. 22 Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. 23 Ora, tudo faço por causa do evangelho, para dele tornar-me co-participante.”
Jesus mais uma vez intercedeu por todos nós se fazendo de fraco, para nos tornar fortes. O nosso grande intercessor se identificou aos homens em forma de “Deus”, para nos trazer a libertação. Diz assim em Filipenses, Filip. 2. “4 não olhe cada um somente para o que é seu, mas cada qual também para o que é dos outros. 5 Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6 o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, 7 mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; 8 e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. 9 Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que é sobre todo nome; 10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, 11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.”
Intercedendo pelos perdidos: Isaias profetizou que Israel renasceria como nação, e que Siao sentiria as dores de parto, e daria a luz a seus filhos. Diz assim em Isaias 66. “1 Assim diz o Senhor: O céu é o Meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés. Que casa me edificaríeis vós? E que lugar seria o do meu descanso? 2 A minha mão fez todas essas coisas, e assim todas elas vieram a existir, diz o Senhor; mas eis para quem olharei: para o humilde e contrito de espírito, que treme da minha palavra. 3 Quem mata um boi é como o que tira a vida a um homem; quem sacrifica um cordeiro, como o que quebra o pescoço a um cão; quem oferece uma oblação, como o que oferece sangue de porco; quem queima incenso, como o que bendiz a um ídolo. Porquanto eles escolheram os seus próprios caminhos, e tomam prazer nas suas abominações, 4 também Eu escolherei as suas aflições, farei vir sobre eles aquilo que temiam; porque quando clamei, ninguém respondeu; quando falei, eles não escutaram, mas fizeram o que era mau aos meus olhos, e escolhe- ram aquilo em que Eu não tinha prazer. 5 Ouvi a palavra do Senhor, os que tremeis da sua palavra: Vossos irmãos, que vos odeiam e que para longe vos lançam por causa do Meu nome, disseram: Seja glorificado o Senhor, para que vejamos a vossa alegria; mas eles serão confundidos. 6 uma voz de grande tumulto vem da cidade, uma voz do templo, ei-la, a voz do Senhor, que dá a recompensa aos seus inimigos. 7 Antes que estivesse de parto, deu à luz; antes que lhe viessem as dores, deu à luz um filho.8 Quem jamais ouviu tal coisa? Quem viu coisas semelhantes? Poder-se-ia fazer nascer uma terra num só dia? Nasceria uma nação de uma só vez? Mas logo que Sião esteve de parto, deu à luz seus filhos. 9 Acaso farei eu abrir a madre, e não farei nascer? Diz o Senhor. Acaso Eu que faço nascer, fecharei a madre? Diz o teu Deus. 10 Regozijai-vos com Jerusalém, e alegrai-vos por ela, vós todos os que amais; enchei-vos por ela de alegria, todos os que por ela pranteastes; 11 para que mameis e vos farteis dos peitos das suas consolações; para que sugueis, e vos deleiteis com a abundância da sua glória. 12 Pois assim diz o Senhor: Eis que estenderei sobre ela a paz como um rio, e a glória das nações como um ribeiro que trasborda; então mamareis, ao colo vos trarão, e sobre os joelhos vos afagarão.”
Nós somos este Sião hoje sabiam! A igreja é comparada ao monte Sião: diz assim em Hebreus. Heb.12. “17 Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado; porque não achou lugar de arrependimento, ainda que o buscou diligentemente com lágrimas. 18 Pois não tendes chegado ao monte palpável, aceso em fogo, e à escuridão, e às trevas, e à tempestade, 19 e ao sonido da trombeta, e à voz das palavras, a qual os que a ouviram rogaram que não se lhes falasse mais; 20 porque não podiam suportar o que se lhes mandava: Se até um animal tocar o monte, será apedrejado. 21 E tão terrível era a visão, que Moisés disse: Estou todo aterrorizado e trêmulo. 22 Mas tendes chegado ao Monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, a miríades de anjos; 23 à universal assembléia e igreja dos primogênitos inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados; 24 e a Jesus, o mediador de um novo pacto, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel. Precisamos nascer de novo Jõ.3. “3 Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. 4 Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? 5 Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. 6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. 7 Não te admires de eu te haver dito: Necessário vos é nascer de novo. Intercessor é aquele toma o lugar do outro. O inimigo, o diabo, te faz sentir-se derrotado, mas Espírito Santo, nao deixa o inimigo lhe atacar. Ele pode até tentar, mas se você permitir o agir do Senhor na sua vida, o intercessor estará agindo. Nós nao nascemos maduros, somos muito pequenos: somos como criânças na fé. Veja o que diz em 1Ped. 2. “2 desejai como meninos recém-nascidos, o puro leite espiritual, a fim de por Ele crescerdes para a salvação, 3 se é que já provastes que o Senhor é bom; 4 e, chegando-vos para Ele, pedra viva, rejeitada, na verdade, pelos homens, mas, para com Deus eleita e preciosa, 5 vós também, quais pedras vivas, sois edificados como casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, aceitáveis a Deus por Jesus Cristo. 6 Por isso, na Escritura se diz: Eis que ponho em Sião uma principal pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido.”
No dia do juizo final, o Senhor cobrará das igrejas a omissão por falta de acompanhamento espiritual aqueles (as) que se desviaram do caminho do Senhor. De nada adianta se converter, se não houver arrependimento, e nascer de novo, Batizando-se em nome do “Pai, do Filho e Espírito Santo” Aprenda a escutar o Espírito Santo, a orar conforme Ele o orienta: O que é orar no Espírito! Veja o que diz em Judas. 1. “20 Mas vós, amados, edificando-vos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo, 21 conservai-vos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna. 22 E apiedai-vos de alguns que estão na dúvida, 23 e salvai-os, arrebatando-os do fogo; e de outros tende misericórdia com temor, abominação até a túnica manchada pela carne. 24 Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos ante a sua glória imaculados e jubilosos, 25 ao único Deus, nosso Salvador, por Jesus Cristo nosso Senhor, glória, majestade, domínio e poder, antes de todos os séculos, e agora, e para todo o sempre. Amém.”
Em Efésios 6. 11 ao 18; você pode fazer esta forte oração intercessoara, e diz assim: “11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo; 12 pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes. 13 Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, permanecer firmes. 14 Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça, 15 e calçando os pés com a preparação do evangelho da paz, 16 tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. 17 Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; 18 com toda a oração e súplica orando em todo tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos,”
A oração mental é aquela que voce usa sua mente em silencio: mas saiba queo Senhor lhe escuta sim. A oração espiritual é aquela feita no espirito, em lingua desconhecida, que o diabo nao naõ pode fazer nada. Pois voce estará ligado em Espirito com o Senhor, e e que saiirá de seus lábios com gemidos inesprimíveis e que está confirmada em Rom.8. “26 Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis. 27 E aquele que esquadrinha os corações sabe qual é a intenção do Espírito: que ele, segundo a vontade de Deus, intercede pelos santos.” O Espírito Santo compreende tudo quando permitimos que Ele ore por intermedio para nos ajudar em nossa vida de oração. Em Atos 10, diz assim: “42 este nos mandou pregar ao povo, e testificar que Ele é o que por Deus foi constituído juiz dos vivos e dos mortos. 43 A ele todos os profetas dão testemunho de que todo o que nele crê receberá a remissão dos pecados pelo seu nome. 44 Enquanto Pedro ainda dizia estas coisas, desceu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. 45 Os crentes que eram de circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que também sobre os gentios se derramasse o dom do Espírito Santo; 46 porque os ouviam falar línguas e magnificar a Deus. 47 Respondeu então Pedro: Pode alguém porventura recusar a água para que não sejam batizados estes que também, como nós, receberam o Espírito Santo? 48 Mandou, pois, que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Então lhe rogaram que ficasse com eles por alguns dias.” Em 1 Cor. 14, diz assim: {...} 2 Porque o que fala em língua não fala aos homens, mas a Deus; pois ninguém o entende; porque em espírito fala mistérios. 4 O que fala em língua edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja. 5 Ora, quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis, pois quem profetiza é maior do que aquele que fala em línguas, a não ser que também intercede para que a igreja receba edificação. 6 E agora, irmãos, se eu for ter convosco falando em línguas, de que vos aproveitarei, se vos não falar ou por meio de revelação, ou de ciência, ou de profecia, ou de doutrina? ... 9 Assim também vós, se com a língua não pronunciar- des palavras bem inteligíveis, como se entenderá o que se diz? Porque estareis como que falando ao ar. 10 Há, por exemplo, tantas espécies de vozes no mundo, e nenhuma delas sem significação. 11 Se, pois, eu não souber o sentido da voz, serei estrangeiro para aquele que fala, e o que fala será estrangeiro para mim.12 Assim também vós, já que estais desejosos de dons espirituais, procurai abundar neles para a edificação da igreja. 13 Por isso, o que fala em língua, ore para que a possa interpretar.14 Porque se eu orar em língua, o meu espírito ora, sim, mas o meu entendimento fica infrutífero.15 Que fazer, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento.16 De outra maneira, se tu bendisseres com o espírito, como dirá o amém sobre a tua ação de graças aquele que ocupa o lugar de indouto, visto que não sabe o que dizes? 17 Porque realmente tu dás bem as graças, mas o outro não é edificado. 18 Dou graças a Deus, que falo em línguas mais do que vós todos.... 21 Está escrito na lei: Por homens de outras línguas e por lábios de estrangeiros falarei a este povo; e nem assim me ouvirão, diz o Senhor. 22 De modo que as línguas são um sinal, não para os crentes, mas para os incrédulos; a profecia, porém, não é sinal para os incrédulos, mas para os crentes. 23 Se, pois, toda a igreja se reunir num mesmo lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem indoutos ou incrédulos, não dirão porventura que estais loucos? ... 26 Que fazer, pois, irmãos? Quando vos congregais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação. 27 Se alguém falar em língua, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e cada um por sua vez, e haja um que interprete. 28 Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus.}
Procure orar mais no Espírito, em linguas estranhas: seja ousado, peça ao Senhor este dom. Orando em lingua estranha, dará descanso ao cansado. Diz assim em Isaias. Isa.28. “11 Na verdade por lábios estranhos e por outra língua falará a este povo; 12 ao qual disse: Este é o descanso, dai descanso ao cansado; e este é o refrigério; mas não quiseram ouvir. 13 Assim pois a palavra do Senhor lhes será preceito sobre preceito, preceito sobre preceito; regra sobre regra, regra sobre regra; um pouco aqui, um pouco ali; para que vão, e caiam para trás, e fiquem quebrantados, enlaçados, e presos.” A Oração em linguas estranhas, não é só exclusividade dos pregadores! Você também pode orar, e em silencio também te edificará. Em momento algum, deixe que a insegurança,a duvida entrar em você. Seja persistente e perseverante. Há também oração nao tao silenciosa! Há momentos que não conseguimos orar em silencio. Uma vez que você se entrega ao Espírito, fica quase impossível parar.
Ousadia: A intercessão envolve ousadia. Hebreus. “Heb. 4.16 Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno.” Diz assim também em Ef. 3. “9 e demonstrar a todos qual seja a dispensação
do mistério que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou, 10 para que agora seja
manifestada, por meio da igreja, aos principados e potestades nas regiões celestes, 11 segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus nosso Senhor, 12 no qual temos ousadia e acesso em confiança, pela nossa fé nele.” Seja ousado sempre: tenha fé. Ouça a palavra do Senhor. Diz assim em Rom.10. {...}13 Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. 14 Como pois invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não há quem pregue? 16 Mas nem todos deram ouvidos ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem deu crédito à nossa mensagem? 17 Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo. 18 Mas pergunto: Porventura não ouviram? Sim, por certo: Por toda a terra saiu a voz deles, e as suas palavras até os confins do mundo. 20 E Isaías ousou dizer: Fui achado pelos que não me buscavam, manifestei-me aos que por mim não perguntavam. 21 Quanto a Israel, porém, diz: Todo o dia estendi as minhas mãos a um povo rebelde e contradizente.}
Viram como o grande intercessor nao desistiu de você. Ele continua de de braços abertos e mãos estendidas para você, mesmo que não creia nEle, pode ter certeza disto. Precisamos ter ousadia para orar em Espírito. Peça ao Senhor ousadia sim, para ser mais um intercessor. Pedro e João foram ousados sabia! Diz assim em Atos.4. {....} 13 Então eles, vendo a intrepidez de Pedro e João, e tendo percebido que eram homens iletrados e indoutos, se admiravam; e reconheciam que haviam estado com Jesus.14 E vendo em pé com eles o homem que fora curado, nada tinham que dizer em contrário. .... 29 Agora pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos teus servos que falam com toda a intrepidez a tua palavra, 30 enquanto estendes a mão para curar e para que se façam sinais e prodígios pelo nome de teu santo Servo Jesus. 31 E, tendo eles orado, tremeu o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com intrepidez a palavra de Deus. 32 Da multidão dos que criam, era um só o coração e uma só a alma, e ninguém dizia que coisa alguma das que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns. 33 Com grande poder os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça.}
Deus quer fazer de você um intercessor, mas não tem de você a permissão! Permita o agir de Deus em você. Ousadia diante do trono! Isa. 43. “24 Não me compraste por dinheiro cana aromática, nem com a gordura dos teus sacrifícios me satisfizeste; mas me deste trabalho com os teus pecados, e me cansaste com as tuas iniqüidades. 25 Eu, Eu mesmo, Sou o que apago as tuas transgressões por amor de Mim, e dos teus pecados não me lembro. 26 Procura lembrar-me; entremos juntos em juizo; apresenta as tuas razões, para que te possas justificar! 27 Teu primeiro pai pecou, e os teus intérpretes prevaricaram contra Mim. 28 Pelo que profanei os príncipes do santuário; e entreguei Jacó ao anátema, e Israel ao opróbrio.” Deus guardou a aliança feita ao povo de Israel, e guardará também aquela que fez conosco nos dias de hoje também. Pois Ele enviou seu Filho amado para interceder por nós. Ao orar, não se sinta inferiorizado com sentimento de culpa! Somos filhos de “Deus”, co-herdeiros em Cristo. A intercessão eficaz, envolve fervor: Rom.12. “11 não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor; 12 alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;
Diz assim também em Tiago. Tg.5. “15 e a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. 16 Confessai, portanto, os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados. A súplica de um justo pode muito na sua atuação.17 Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós, e orou com fervor para que não chovesse, e por três anos e seis meses não choveu sobre a terra. 18 E orou outra vez e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto.” O intercessor é também nosso consolador: Veja o que diz em 2 Cor.7. “4 Grande é a minha franqueza para convosco, e muito me glorio a respeito de vós; estou cheio de consolação, transbordo de gozo em todas as nossas tribulações. 6 Mas Deus, que consola os abatidos, nos consolou com a vinda de Tito; 7 e não somente com a sua vinda, mas também pela consolação com que foi consolado a vosso respeito, enquanto nos referia as vossas saudações, o vosso pranto, o vosso zelo por mim, de modo que ainda mais me regozijei.” O desejo supremos do Senhor é que nos sejamos intercessores, e que sejamos seus cooperadores. Veja o que diz em 1 Cor.3.” 6 Eu plantei; Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. 7 De modo que, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. 8 Ora, uma só coisa é o que planta e o que rega; e cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho. 9 Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus. 10 Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei eu como sábio construtor, o fundamento, e outro edifica sobre Ele; mas veja cada um como edifica sobre Ele. 11 Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.”
O intercessor, não deve parar de interceder por alguém até que se obtenha a resposta desejada. Isto pode durar uma hora, um dia, um mês, um ano, ou varios anos! Mas o que não exister é: desânimo, ou parar de interceder. A persistência é fundamental para quem intercede por alguém, pelo próximo. Posicione-se contra o pecado. Infelizmente muitas igrejas fazem vistas grossas a varos tipos de pecados, para não perder um ou varios membros.
Intercessão por seu livramento: 2 Tessalonicenses.3. “1 Finalmente, irmãos, orai por nós, para que a palavra do Senhor se propague e seja glorificada. como também o é entre vós, 2 e para que sejamos livres de homens perversos e maus; porque a fé não é de todos. 3 Mas fiel é o Senhor, o qual vos confirmará e guardará do maligno. 4 E, quanto a vós, confiamos no Senhor que não só fazeis, mas fareis o que vos mandamos. 5 Ora, o Senhor encaminhe os vossos corações no amor de Deus e na constância de Cristo.” Caso sentir alguém falando com você, nao deixe de ouví-lo: isto pode fazer a diferença entre a vida e a morte desta pessoa; que pode estar atravessando por um periodo difícil. Devemos participar da cura um dos outros: chorar com os que choram, regozijar com os que regozijam. Veja o que diz em Rom. 12. “12 alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração; 14 abençoai aos que vos perseguem; abençoai, e não amaldiçoeis; 15 alegrai-vos com os que se alegram; chorai com os que choram;” Devemos suportar as debilidades dos fracos. Rom.15. 1 Ora nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos. 2 Portanto cada um de nós agrade ao seu próximo, visando o que é bom para edificação. 3 Porque também Cristo não se agradou a si mesmo, mas como está escrito: Sobre mim caíram as injúrias dos que te injuriavam. 4 Porquanto, tudo que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que, pela constância e pela consolação provenientes das Escrituras, tenhamos esperança. 5 Ora, o Deus de constância e de consolação vos dê o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Cristo Jesus. 6 Para que unânimes, e a uma boca, glorifiqueis ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. 7 Portanto recebei-vos uns aos outros, como também Cristo nos recebeu, para glória de Deus.
Para ajudar estas pessoas, ore intercedendo; isto ajuda a derrubar as fortalezas que Satanás colocou na vida destas pessoas. Procure levar estas pessoas a boa doutrina que é “Jesus”, leia Efésios cap. 1: ali você terá boas lições. Busque ousadia. Ef. 3. “10 para que agora seja manifestada, por meio da igreja, aos principados e potestades nas regiões celestes, 11 segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus nosso Senhor, 12 no qual temos ousadia e acesso em confiança, pela nossa fé nEle.” Entendimento, conhecimento e sabedoria. Ef.3. “14 Por esta razão dobro os meus joelhos perante o Pai,15 do qual toda família nos céus e na terra toma o nome, 16 para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais robustecidos com poder pelo seu Espírito no homem interior; 17 que Cristo habite pela fé nos vossos corações, a fim de que, estando arraigados e fundados em amor, 18 possais compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, 19 e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios até a inteira plenitude de Deus. 20 Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundante- mente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, 21 a esse seja glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém.”
“Deus” já nos abençoou com toda sorte de bençãos espirítuais nas regiões celestiais em “Cristo”
Ef.1. “3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestes em Cristo; 4 como também nos elegeu nEle antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dEle em amor; 5 e nos predestinou para sermos filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, 6 para o louvor da glória da sua graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado; 7 em quem temos a redenção pelo seu sangue, a redenção dos nossos delitos, segundo as riquezas da sua graça, 8 que Ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência,” É necessário perseverar dia e noite, se for possível, levar a carga um dos outros: diz assim em Galatas. Gal. 6. “1 Irmãos, se um homem chegar a ser surpreendido em algum delito, vós que sois espirituais corrigi o tal com espírito de mansidão; e olha por ti mesmo, para que também tu não sejas tentado. 2 Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo. 3 Pois, se alguém pensa ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo.’
As pessoas estão carregando um fardo pesado; talvez haja em suas vidas, pecados ou falhas dificeis de eliminar, dificuldades em desembaraçá-los. A oração de intercessão pode ajudar a levantar essas cargas, para que elas possam ser libertas. Veja o que diz em Heb. 12.1,5 “1 Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, 2 fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus. 3 C onsiderai, pois aquele que suportou tal contradição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos canseis, desfalecendo em vossas almas. 4 Ainda não resististes até o sangue, combatendo contra o pecado; 5 e já vos esquecestes da exortação que vos admoesta como a filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, nem te desanimes quando por ele és repreendido;”
Posicionando contra os poderes das trevas: No livro de Daniel, ele orou e fez jejum buscando a “Deus” depois de tres semanas, o anjo veio com a respostade sua oração: ‘Deus” ouviu Daniel no primeiro dia em que ele fazia sua oração. Está confirmado em Daniel. Dan. 10.1 ao 21: veja em resumo: O Jejum é muito importante em uma oração de intercessão. Quem consegue jejuar, torna se muito forte espiritualmente: eu confesso que para eu jejuar, nao é facil; e isto é muito ruim, pois o diabo aproveita estas situações, para se fortalecer. A próprio “Jesus” ja nos alertou que Legião de demônios, só com jejum e oração. Aqui no cap. 10, de Daniel, ele orou e jejuou por 21 dias, até que veio o socorro, a ajuda vinda dos céus enviada por “Deus” Dan. 10. “1 No ano terceiro de Ciro, rei da Pérsia, foi revelada uma palavra a Daniel, cujo nome se chama Beltessazar, uma palavra verdadeira concernente a um grande conflito; e ele entendeu esta palavra, e teve entendimento da visão.2 Naqueles dias eu, Daniel, estava pranteando por três semanas inteiras. 3 Nenhuma coisa desejável comi, nem carne nem vinho entraram na minha boca, nem me ungi com ungüento, até que se cumpriram as três semanas completas. 4 No dia vinte e quatro do primeiro mês, estava eu à borda do grande rio, o Tigre; 5 levantei os meus olhos, e olhei, e eis um homem vestido de linho e os seus lombos cingidos com ouro fino de Ufaz; 6 o seu corpo era como o berilo, e o seu rosto como um relâmpago; os seus olhos eram como tochas de fogo, e os seus braços e os seus pés como o brilho de bronze polido; e a voz das suas palavras como a voz duma multidão. 7 Ora, só eu, Daniel, vi aquela visão; pois os homens que estavam comigo não a viram: não obstante, caiu sobre eles um grande temor, e fugiram para se esconder.8 Fiquei pois eu só a contemplar a grande visão, e não ficou força em mim; desfigurou-se a feição do meu rosto, e não retive força alguma. 9 Contudo, ouvi a voz das suas palavras; e, ouvindo o som das suas palavras, eu caí num profundo sono, com o rosto em terra. 10 E eis que uma mão me tocou, e fez com que me levantasse, tremendo, sobre os meus joelhos e sobre as palmas das minhas mãos. 11 E me disse: Daniel, homem muito amado, entende as palavras que te vou dizer, e levanta-te sobre os teus pés; pois agora te sou enviado. Ao falar ele comigo esta palavra, pus-me em pé tremendo. 12 Então me disse: Não temas, Daniel; porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras, e por causa das tuas palavras eu vim. 13 Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu o deixei ali com os reis da Pérsia. 14 Agora vim, para fazer-te entender o que há de suceder ao teu povo nos derradeiros dias; pois a visão se refere a dias ainda distantes. 15 Ao falar ele comigo estas palavras, abaixei o rosto para a terra e emudeci. 16 E eis que um que tinha a semelhança dos filhos dos homens me tocou os lábios; então abri a boca e falei, e disse àquele que estava em pé diante de mim: Senhor meu, por causa da visão sobrevieram-me dores, e não retenho força alguma. 17 Como, pois, pode o servo do meu Senhor falar com o meu Senhor? Pois, quanto a mim, desde agora não resta força em mim, nem fôlego ficou em mim. 18 Então tornou a tocar-me um que tinha a semelhança dum homem, e me consolou. 19 E disse: Não temas, homem muito amado; paz seja contigo; sê forte, e tem bom ânimo. E quando ele falou comigo, fiquei fortalecido, e disse: Fala, meu senhor, pois me fortaleceste. 20 Ainda disse ele: Sabes por que eu vim a ti? Agora tornarei a pelejar contra o príncipe dos persas; e, saindo eu, eis que virá o príncipe da Grécia. 21 Contudo eu te declararei o que está gravado na escritura da verdade; e ninguém há que se esforce comigo contra aqueles, senão Miguel, vosso príncipe.”
Há um reino satânico, invisivel, que tentou até o nosso maior intercessor “Jesus Cristo”, que mostrou ao diabo quem era Ele “Jesus”, o Salvador do mundo. Todas estas confirmações estão nos livros de Mateus. 4.1 ao 11. Marcos 1. Ao 12 & Lucas 4. 1 ao 13. Voltando lá atrás nos tempos de Adão: “Deus” havia dado, entregue este mundo a “ele”, mas como ele, Adão cometeu o primeiro pecado por nao ter resistido a tentação provocada pela serpente, que já representava o mau. Deus expulsou Adão do paraiso, juntamente com Eva e a serpente. A partir dai, o inimigo, o diabo passou a governar o mundo, e “Deus” começou a preparar o melhor para seu povo, preparando a vinda de seu Unico Filho chamado “Jesus Cristo” que veio a mihares de anos depois como filho do homem, mas sendo Filho de “Deus” Veja o que diz em 2 Cor. 4. “2 pelo contrário, rejeitamos as coisas ocultas, que são vergonhosas, não andando com astúcia, nem adulterando a palavra de Deus; mas, pela manifestação da verdade, nós nos recomen- damos à consciência de todos os homens diante de Deus. 3 Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, é naqueles que se perdem que está encoberto, 4 nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus. 5 Pois não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus como Senhor; e a nós mesmos como vossos servos por amor de Jesus. 6 Porque Deus, que disse: Das trevas brilhará a luz, é quem brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo.”
Deus nos ouve, nos atende quando oramos a “Ele”, nunca através de intermediarios, como muitos de nós fazemos: rezando para todos os tipos de imagens, e se esquecendo de que temos um Único Intercessor que é o nome sobre todo nome. “Jesus Cristo”, e que intercede por nós até mesmo com gemidos inexprimiveis. A nossa luta nao é contra o sangue e nem a carne; mas sim contra os principados e potestades. Veja oque diz em Efésios. “Ef. 6. 11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo; 12 pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes.” Em 1Jõ. 5. diz assim {...} 4 porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. 5 Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? 6 Este é aquEle que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só pela água, mas pela água e pelo sangue. E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade. 7 Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um. 8 E três são os que testificam na terra: o Espírito, e a água, e o sangue; e estes três concordam. 18 Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive pecando; antes o guarda aquele que nasceu de Deus, e o Maligno não lhe toca. 19 Sabemos que somos de Deus, e que o mundo inteiro jaz no Maligno. 20 Sabemos também que já veio o Filho de Deus, e nos deu entendimento para conhecermos aquele que é verdadeiro; e nós estamos naquele que é verdadeiro, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.}
A Biblía nos afirma que estamos no mundo, mas nao somos deste mundo. Pois “neste” existe as trevas, e Jesus é a luz do mundo. Somos filhos da luz e nao das trevas: veja o que diz em Colossenses. Col.1. “9 Por esta razão, nós também, desde o dia em que ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual; 10 para que possais andar de maneira digna do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus, 11 corroborados com toda a fortaleza, segundo o poder da sua glória, para toda a perseverança e longanimidade com gozo; 12 dando graças ao Pai que vos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz, 13 e que nos tirou do poder das trevas, e nos transportou para o reino do seu Filho amado.”
Nós nunca lutaremos contra “Deus”. A Bíblia se refere a tres céus, que está confirmado em 2 Cor.12. “2 Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo não sei, se fora do corpo não sei; Deus o sabe) foi arrebatado até o terceiro céu. 3 Sim, conheço o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei: Deus o sabe), 4 que foi arrebatado ao paraíso, e ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir.” Em Ezequiel cap. 28; Deus falou a respeito do diabo, de como ele era, e o que Deus fez a ele. {...} 11 Veio mais a mim a palavra do Senhor, dizendo: 12 Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-te: Assim diz o Senhor Deus: Tu eras o selo da perfeição, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. 13 Estiveste no Éden, jardim de Deus; cobrias-te de toda pedra preciosa: a cornalina, o topázio, o ônix, a crisólita, o berilo, o jaspe, a safira, a granada, a esmeralda e o ouro. Em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados. 14 Eu te coloquei com o querubim da guarda; estiveste sobre o monte santo de Deus; andaste no meio das pedras afogueadas. 15 Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que em ti se achou iniqüidade. 16 Pela abundância do teu comércio o teu coração se encheu de violência, e pecaste; pelo que te lancei, profanado, fora do monte de Deus, e o querubim da guarda te expulsou do meio das pedras afogueadas. 17 Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei; diante dos reis te pus, para que te contemplem. 18 Pela multidão das tuas iniqüidades, na injustiça do teu comércio, profanaste os teus santuários; Eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu a ti, e te tornei em cinza sobre a terra, à vista de todos os que te contemplavam. 19 Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; chegaste a um fim horrível, e não mais existirás, por todo o sempre.
Os espíritos malignos, nao são homens: o homem nao poderia ainda estar no paraiso. No paraiso apenas Adao e Evae a serpente estavam lá. E o mau estava na serpente: Todos aquele que quer forçar e dominar as pessoas, estao motivados pelo espírito do diabo. Deus nos libertou das trevas e nos colocou na luz: nós cristãos somos guiados pelo espírito de Deus. Diz assim em Rom. 8. “11 E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus há de vivificar também os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita. 12 Portanto, irmãos, somos devedores, não à carne para vivermos segundo a carne; 13 porque se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. 14 Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. 15 Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes com temor, mas recebestes o espírito de adoção, pelo qual clamamos: Aba, Pai! 16 O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus; 17 e, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.”
Pratique sempre a oração de revestimento das Armaduras de “Deus”. Ef. 6. 11 ao 18: e nunca se esqueça de que a frente de todas as coisas, está “Jesus”, contra os principados e potestades. Dediquem-se mais tempo em oração, interrompendo a ação do diabo, na sua vida e a do próximo: Intercedendo em linguas: Ao orar em linguas, voce pede coisas a favor de quem nada sabe. O espírito de Deus ajuda a interceder por pessoas, e situações. Sabemos que devemos orar, em muitos casos nao sabemos como! Dependendo a quem foros orar, enfraquecemos, e cansamos; pois a carne é fraca, e nós misturamos sentimentos. Jesus, na maioria das vezes antes de Ele curar, mandava todos sairem e ficava apenas Ele intercedendo por aquela pessoa.
O grande intercessor, nos comprou pr um alto preço, e apaga nossas transgressões, e não lembra mais nossos pecados. Diz assim em Isa. 43. “24 Não me compraste por dinheiro cana aromática, nem com a gordura dos teus sacrifícios me satisfizeste; mas me deste trabalho com os teus pecados, e me cansaste com as tuas iniqüidades. 25 Eu, Eu mesmo, Sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro.”. Não permita que o diabo interfira em sua vida, repreenda-o com atitude seria. Se permanecermos na luz, impediremos o poder das trevas em nós, e transformar vidas.
O jejum: tem casos, que somente com jejum, e oração podemos derrotar o inimigo de “Deus”, o diabo. Quando alguém esta possuido por uma legião de demônios, temos que estar assim: o intercessor que tem o habito de jejuar, tem mais facilidades de expulsar legiões de demônios; mas não deve esquecer que podemos todas as coisas naquEle que nos fortalece. “Jesus Cristo”. Sim; este nome é sobre todo o nome. Quando for necessário, jejue: O jejum, ajuda você manter o controle sobre a carne, e ficar mais próximo do Espírito Santo de “Deus”. O Senhor pode falar com neste sentido: sim, pois Ele jejuou quarenta dias, antes de ser tentado pelo diabo, e expulsou-o com facilidade. Moisés e Elias também jejuaram por quarenta dias na presença de “Deus”, e foram fortalecidos por Ele “Deus”
A palavra de Deus, diz que devemos interceder por nossas autoridades, tais como: nossos politicos, autoridades civeis e militares; nao devemos amaldiçoá-los como fazemos com muita frequência e naturalidade. Vejao que diz em 1Timóteo. Tim. 2. “1 Exorto, pois, antes de tudo que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens, 2 pelos reis, e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranqüila e sossegada, em toda a piedade e honestidade.3 Pois isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, 4 o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. 5 Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, 6 o qual se deu a Si mesmo em resgate por todos, para servir de testemunho a seu tempo;” Como faremos isto! Com súplicas e orações de graça, sempre: jamais devemos acusar, condenar ou cricar alguém como sempre fazemos! Infelizemnte somos assim: veja o exemplo de Abraão, que intercedeu por duas cidades! E Deus atendeu a súplica de Abraão tirando de lá a familia de Ló que era um homem justo. As cidades foram destruidas por causa das prostituições que cometeram desobedecendo a “Deus” está escrito em Gênesis. Gên. 18. 17 ao 32.
Deus enviou varios intercessores até nós, para que arrependessemos de nossos pecados; mas o maior intercessor foi “Jesus Cristo”, que veio até nós como filho do homem, mas sendo o “Filho Único de Deus”. O diabo, ou Satanás, ou qualquer nome que voce der a ele, nao pode ser seu deus, pois ele é o mau, nunca o bem. Deus deu a nós o direito de nascermos de novo: como isto é possível! Muito simples. Arrependendo-se, se convertendo, batizando-se, descendo as àguas, sepultando a velha criatura, e recebendo o espirito de “Deus”, nascendo de novo, agora lavado e remido dos pecados e perdoados também. Mas não devemos mais continuar no pecado depois do verdadeiro batismo. Veja o que diz em Jõ.3. “1 Ora, havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus. 2 Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-lhe: Rabi, sabemos que és Mestre, vindo de Deus; pois ninguém pode fazer estes sinais que Tu fazes, se Deus não estiver com Ele. 3 Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. 4 Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? 5 Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. 6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. 7 Não te admires de Eu te haver dito: Necessário vos é nascer de novo. 8 O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz; mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.”
Ofereça-se como voluntário para ser intercessor! Isto é bom e agrada a “Deus”, e lhe deixará bem próximo de Deus, e sua salvação e libertação. E mais: se permanecer fiel e temente a “Deus” receberá a coroa da vitória das maos do Senhor, e será para toda a eternidade ao lado “Pai, e do Filho Jesus Cristo”
Este tema, teve como base, o livro chamado A Arte de interceder, de Kenneth. E. Hagin, que estava enfermo, totalmente paralizado, confinado nua cama, sofrendo de uma doença no sangue e no coração, e era incurável, e que tinha pouco tempo de vida pela medicina do homem; e que nao passaria dos dezessete anos. Mas Hagin ja era evangélico, e crendo na palavra de “Deus” e no que dizia os versicúlos 23 e 24, cap. 11 de Marcos, ficando totalmente curado, e alcançando mais de sessenta anos (60) de ministério de intercessão. Lembram-se de que os medicos diziam que ele nao passaria dos dezessete anos, (17). Ele morreu com mais 80 anos de vida.
Sabe oque aconteceu com ele! Muito simples: ele creu, se arrependeu de seus pecados, se converteu, e nasceu de novo. Batizando-se nas àguas, tornando-se uma nova criatura. Isto que aconteceu com Hagin, pode acontecer com você também, basta seguir os mesmos passos daqueles que decidiram mudar de vida. A Intercessão é um dom abençoado por Deus, que continuou através do Filho “Jesus Cristo”, o maior intercessor que foi enviado por Deus, para salvar e libertar toda a humanidade do pecado e da morte, por amor do “Pai através do Filho, Jesus Cristo”. Faça também o mesmo: interceda pelo seu próximo, seu inimigo e seu irmão; e por toda as autoridades,sejam quais forem.
Sê um dia quiserem ler este livro, será muito bom para seu crescimento espírítual. O livro chama-se A Arte de Interder: de Kenneth. E. Hagin: Responsavel pela escrita em Março de 2005: José. Carlos Ribeiro. Menbro da Primeira Igreja Batista de Campo Grande. MS. Reescrita em Março de 2011
Blog: egitodojose.blogspot.com
Comentários
Postar um comentário
Olá meus nobres leitores (as ) muito obrigado pela confiança e pelos mais de 44 mil acessos. Isto me torna com mais responsabilidades, e me obriga a fazer pesquisa cada vez mais seria, pois não posso baixar a qualidade, o nível da pesquisa. Estou muito feliz com todos vocês, e quero dizer que, meus temas são longos, para que todos venham ter um melhor aprendizado, e melhorem seus conhecimentos, pois nas igreja não terão tantas informações assim. se quiseram que eu desenvolva algum tema relacionado com a palavra de Deus, mandem algum recado que tentarei desenvolver. Fiquem com Deus todos vocês
em nome de Jesus.