Pular para o conteúdo principal

Comentário sobre o poder da língua e do coração: como evitar que ele nos faça mal


A Força do Poder da Palavra do Senhor                            pag. 01
              Como controlar sua língua. ( Só tem uma maneira, imitar a Jesus )
Salmos 12: “Salva-nos, Senhor, porque faltam os homens bons; porque são poucos os fiéis entre os filhos dos homens.  Cada um fala com falsidade ao seu próximo; falam com lábios lisonjeiros e coração dobrado.   O Senhor cortará todos os lábios lisonjeiros e a língua que fala soberbamente.   Pois dizem: Com a nossa língua prevaleceremos; são nossos os lábios; quem é Senhor sobre nós?  Pela opressão dos pobres, pelo gemido dos necessitados me levantarei agora, diz o Senhor; porei a salvo aquele para quem eles assopram.   As palavras do Senhor são palavras puras, como prata refinada em fornalha de barro, purificada sete vezes.   Tu os guardarás, Senhor; desta geração os livrarás para sempre.   Os ímpios andam por toda parte, quando os mais vis dos filhos dos homens são exaltados.”
        Diz assim em SALMOS 19.14:  Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu!
Veja o que diz em Tiago cap. 3.1 ao 12  sobre o poder da língua  1  Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo. 2  Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo. 3  Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo. 4  Vede também as naus que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa. 5  Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia. 6  A língua também é um fogo; como mundo de iniquidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno. 7  Porque toda a natureza, tanto de bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana; 8  Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal. 9  Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.10  De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim.11  Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa?12  Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce.”
Sem fofocas, mexericos, você consegue controlar sua língua. Mas só existe uma única maneira dominarmos O grande poder de destruição que a língua tem! É firmar nossos pensamentos no Senhor “Jesus Cristo”. “Deus” a chamou de Peçonheta e mortífera.  A língua sozinha, não faz nada! Ela precisa ser alimentada. A maior fonte de alimento vem do coração: isto é a pura verdade. E a palavra de “Deus” confirma isto. Quer saber onde está escrito na Bíblia isto:  veja em dois lugares. No livro de Mateus e Marcos.
Em Mateus 15. {...} 7  Hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: 8  Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. 9  Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens. 10  E, chamando a si a multidão, disse-lhes: Ouvi, e entendei: 11  O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem. 17  Ainda não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce para o ventre, e é lançado fora? 18  Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem. 19  Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. Veja oque diz em Marcos. 7. “14  E, chamando outra vez a multidão, disse-lhes: Ouvi-me vós, todos, e compreendei. 15  Nada há, fora do homem, que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai dele isso é que contamina o homem. 16  Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça. 17  Depois, quando deixou a multidão, e entrou em casa, os seus discípulos o interrogavam acerca desta parábola. 18  E ele disse-lhes: Assim também vós estais sem entendimento? Não compreendeis que tudo o que de fora entra no homem não o pode contaminar, 19  Porque não entra no seu coração, mas no ventre, e é lançado fora, ficando puras todas as comidas? 20  E dizia: O que sai do homem isso contamina o homem. 21  Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, 22  Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura.23  Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem.”
           Da sua boca, juntamente com sua língua só irá sair “aquilo” que você permitiu, sem pensar ou não. A língua é controlada também pelo cérebro, sim: é no cérebro que depende o funcionamento de todo nosso corpo! E se o cérebro para, morre, qual o ultimo órgão a parar de funcionar! Justamente o coração. O Coração trabalha toda a emoção do ser humano, ele não é apenas um órgão que bombeia o sangue para o corpo! As emoções são trabalhadas nele. A língua sempre levará a fama de ruim, por nós não darmos ouvidos a razão, e sempre a emoção. Já pensou nisto! Veja o que diz em Provérbios      èProvérbios  11.13:  O mexeriqueiro revela o segredo, mas o fiel de espírito o mantém em oculto.  E no 26.20:  Sem lenha, o fogo se apagará; e não havendo intrigante, cessará a contenda.      èVeja o que diz em II.TESSALONICENSES 2.16-17   E o próprio nosso Senhor Jesus Cristo e nosso Deus e Pai, que nos Amou, e em graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança,  Console os vossos corações, e   vos confirme em toda a boa palavra e obra.   
           Amigo leitor (a) boca, língua, lábios e coração todos têm: mas o que muitos não sabem que ambos podem fazer um estrago muito grande na vida de qualquer pessoa que não pense antes de falar. Existe um órgão muito especial em todos os seres humanos chamado cérebro, que é pouco usado de maneira adequada, que dar a ele o trabalho de pensar! Com nossa boca, lábios e língua podemos cantar, louvar, salmodiar, orar. Veja  bons exemplos na Bíblia em Salmos:
O rei Davi orava assim a “Deus” Salmo. 5. “1  DÁ ouvidos às minhas palavras, ó Senhor, atende à minha meditação. 2  Atende à voz do meu clamor, Rei meu e Deus meu, pois a ti orarei. 3  Pela manhã ouvirás a minha voz, ó Senhor; pela manhã apresentarei a ti a minha oração, e vigiarei. 4  Porque tu não és um Deus que tenha prazer na iniquidade, nem contigo habitará o mal. 5  Os loucos não pararão à tua vista; odeias a todos os que praticam a maldade. 6  Destruirás aqueles que falam a mentira; o Senhor aborrecerá o homem sanguinário e fraudulento. 7  Porém eu entrarei em tua casa pela grandeza da tua benignidade; e em teu temor me inclinarei para o teu santo templo. 8  Senhor, guia-me na tua justiça, por causa dos meus inimigos; endireita diante de mim o teu caminho. 9  Porque não há retidão na boca deles; as suas entranhas são verdadeiras maldades, a sua garganta é um sepulcro aberto; lisonjeiam com a sua língua. 10  Declara-os culpados, ó Deus; caiam por seus próprios conselhos; lança-os fora por causa da multidão de suas transgressões, pois se rebelaram contra ti. 11  Porém alegrem-se todos os que confiam em ti; exultem eternamente, porquanto tu os defendes; e em ti se gloriem os que amam o teu nome. 12  Pois tu, Senhor, abençoarás ao justo; circundá-lo-ás da tua benevolência como de um escudo.”
           Este é um bom exemplo de como usar boca, língua, lábios e coração de maneira correta, abençoada.
Veja outro bom exemplo mostrado por Davi, no Salmo. 9. “1  Eu te louvarei, Senhor, com todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas. 2  Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo. 3  Porquanto os meus inimigos retornaram, caíram e pereceram diante da tua face. 4  Pois tu tens sustentado o meu direito e a minha causa; tu te assentaste no tribunal, julgando justamente;”
Mas tem pessoas que faz assim: Salmo 10. “3 Porque o ímpio gloria-se do desejo da sua alma; bendiz ao avarento, e renuncia ao Senhor. 4  Pela altivez do seu rosto o ímpio não busca a Deus; todas as suas cogitações são que não há Deus. 5  Os seus caminhos atormentam sempre; os teus juízos estão longe da vista dele, em grande altura, e despreza aos seus inimigos. 6  Diz em seu coração: Não serei abalado, porque nunca me verei na adversidade. 7  A sua boca está cheia de imprecações, de enganos e de astúcia; debaixo da sua língua há malícia e maldade.”
           “Humildade”:  se você quer ser alguém e se merecedor das bênçãos vindas do Senhor, esta palavra é fundamental, essencial. Nunca diga, nada  me impede, tudo posso! Você pode todas as coisas somente naquele que nos fortalece: “Jesus Cristo” refrear a língua sempre. Como! “ Humildade”. Jesus foi humilde o tempo todo.   O rei “Davi” foi muito feliz e abençoado quando escrevia e salmodiava a “Deus”: ele foi um rei vencedor, porque consultava a “Deus” antes de todas as batalhas. Veja o que Davi no Salmo 12.1, 4 “1  Salva-nos, Senhor, porque faltam os homens bons; porque são poucos os fiéis entre os filhos dos homens. 2  Cada um fala com falsidade ao seu próximo; falam com lábios lisonjeiros e coração dobrado. 3  O Senhor cortará todos os lábios lisonjeiros e a língua que fala soberbamente. 4  Pois dizem: Com a nossa língua prevaleceremos; são nossos os lábios; quem é Senhor sobre nós?”
Não quer ser abalado, quer  ter o melhor de “Deus”, faça como diz o rei “Davi”. Salmo 15. “3  Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo; 4  A cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao Senhor; aquele que jura com dano seu, e contudo não muda. 5  Aquele que não dá o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente. Quem faz isto nunca será abalado.”
           Em Salmos, nós temos uma proximidade maior com “Deus” através dos salmistas, que foram grandes homens de oração. Quando eles trabalhavam suas emoções colocando a razão a frente de tudo, o melhor lhes aconteciam. Veja como terminou o salmo 28, de Davi. Salmo  28. “6  Bendito seja o Senhor, porque ouviu a voz das minhas súplicas. 7  O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; assim o meu coração salta de prazer, e com o meu canto o louvarei. 8  O Senhor é a força do seu povo; também é a força salvadora do seu ungido. 9  Salva o teu povo, e abençoa a tua herança; e apascenta-os e exalta-os para sempre.”
           Faça assim no seu dia a dia. Seja este menino para o “Senhor”. Pois perto de ti estará o Senhor “Deus” Salmo. 34. “11  Vinde, meninos, ouvi-me; eu vos ensinarei o temor do Senhor. 12  Quem é o homem que deseja a vida, que quer largos dias para ver o bem? 13  Guarda a tua língua do mal, e os teus lábios de falarem o engano.14  Aparta-te do mal, e faze o bem; procura a paz, e segue-a. 15  Os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor. 16  A face do Senhor está contra os que fazem o mal, para desarraigar da terra a memória deles. 17  Os justos clamam, e o Senhor os ouve, e os livra de todas as suas angústias. 18  Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito.”
           Veja o que mostra no Salmo 37. “27  Aparta-te do mal e faze o bem; e terás morada para sempre. 28  Porque o Senhor ama o juízo e não desampara os seus santos; eles são preservados para sempre; mas a semente dos ímpios será desarraigada. 29  Os justos herdarão a terra e habitarão nela para sempre.30  A boca do justo fala a sabedoria; a sua língua fala do juízo. 31  A lei do seu Deus está em seu coração; os seus passos não resvalarão.”
Veja mais uma parte de outra oração de Davi no Salmo 40. “8  Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração. 9  Preguei a justiça na grande congregação; eis que não retive os meus lábios, Senhor, tu o sabes. 10  Não escondi a tua justiça dentro do meu coração; apregoei a tua fidelidade e a tua salvação. Não escondi da grande congregação a tua benignidade e a tua verdade. 11  Não retires de mim, Senhor, as tuas misericórdias; guardem-me continuamente a tua benignidade e a tua verdade.”       
           Veja como é possível falar palavras boas, e usar o melhor de seu coração: sentimentos bons. Falar do Rei maior, que é “Jesus Cristo”  Salmo 45. “1  O meu coração ferve com palavras boas, falo do que tenho feito no tocante ao Rei. A minha língua é a pena de um destro escritor.2 Tu és mais formoso do que os filhos dos homens; a graça se derramou em teus lábios; por isso Deus te abençoou para sempre.
3  Cinge a tua espada à coxa, ó valente, com a tua glória e a tua majestade. 4  E neste teu esplendor cavalga prosperamente, por causa da verdade, da mansidão e da justiça; e a tua destra te ensinará coisas terríveis. 5  As tuas flechas são agudas no coração dos inimigos do rei, e por elas os povos caíram debaixo de ti. 6  O teu trono, ó Deus, é eterno e perpétuo; o cetro do teu reino é um cetro de equidade. 7  Tu amas a justiça e odeias a impiedade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria mais do que a teus companheiros.”
           Veja a maneira correta de estar em paz com o Senhor, não permitindo que seu coração seja usado com carga negativa, e nem dar a língua o poder de falar mal, apenas o bem. Veja alguns versículos do Salmo. 49.
A vaidade dos bens terrestres - Só Deus salva da morte; isto faz mal para o corpo e a mente.
“ 1  OUVI isto, vós todos os povos; inclinai os ouvidos, todos os moradores do mundo, 2  Tanto baixos como altos, tanto ricos como pobres. 3  A minha boca falará de sabedoria, e a meditação do meu coração será de entendimento. 4  Inclinarei os meus ouvidos a uma parábola; declararei o meu enigma na harpa.
5  Por que temerei eu nos dias maus, quando me cercar a iniquidade dos que me armam ciladas? 6  Aqueles que confiam na sua fazenda, e se gloriam na multidão das suas riquezas, 7  Nenhum deles de modo algum pode remir a seu irmão, ou dar a Deus o resgate dele  8  (Pois a redenção da sua alma é caríssima, e cessará para sempre), 9  Para que viva para sempre, e não veja corrupção. 10  Porque ele vê que os sábios morrem; perecem igualmente tanto o louco como o brutal, e deixam a outros os seus bens. 16  Não temas, quando alguém se enriquece, quando a glória da sua casa se engrandece. 17  Porque, quando morrer, nada levará consigo, nem a sua glória o acompanhará. 18  Ainda que na sua vida ele bendisse a sua alma; e os homens te louvarão, quando fizeres bem a ti mesmo, 19  Irá para a geração de seus pais; eles nunca verão a luz. 20  O homem que está em honra, e não tem entendimento, é semelhante aos animais, que perecem.”
           Quando terminar este comentário, espero ter podido ter te ajudado dentro da palavra de “Deus”. Faça assim, como fez o rei “Davi” no Salmos 51, nestes vers. Separado por mim:
Salmo. 51. “10  Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. 11  Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo. 12  Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário.13  Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão. 14  Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua louvará altamente a tua justiça. 15  Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca entoará o teu louvor.”
           Ele é a sua fortaleza: Salmo. 71. “26  A minha carne e o meu coração desfalecem; mas Deus é a fortaleza do meu coração, e a minha porção para sempre. 27  Pois eis que os que se alongam de ti, perecerão; tu tens destruído todos aqueles que se desviam de ti. 28  Mas para mim, bom é aproximar-me de Deus; pus a minha confiança no Senhor Deus, para anunciar todas as tuas obras.”
           Use o poder de seu coração para andar no bom caminho do “Senhor” Salmo 119. [....}33  Ensina-me, ó Senhor, o caminho dos teus estatutos, e guardá-lo-ei até o fim. 34  Dá-me entendimento, e guardarei a tua lei, e observá-la-ei de todo o meu coração. 35  Faze-me andar na vereda dos teus mandamentos, porque nela tenho prazer. 36  Inclina o meu coração aos teus testemunhos, e não à cobiça. 37  Desvia os meus olhos de contemplarem a vaidade, e vivifica-me no teu caminho....
Veja um pouco mais de como ter o melhor de “Deus”, como dar ao coração o melhor dos sentimentos:
145  Clamei de todo o meu coração; escuta-me, Senhor, e guardarei os teus estatutos. 146  A ti te invoquei; salva-me, e guardarei os teus testemunhos. 147  Antecipei o cair da noite, e clamei; esperei na tua palavra....}
           Eu não coloquei todas as mensagens que falam da língua e do coração escritas em Salmos; escolhi as que mais poderão fazer a diferença em você. Veja o que diz no livro de Provérbios.
Salomão foi o homem mais rico e mais sábio em toda a terra; enquanto ele esteve no caminho da verdade, do amor e da justiça; foi o homem mais abençoado por  “Deus”. Veja o que diz em Provérbios. 2.
1  Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos, 2  Para fazeres o teu ouvido atento à sabedoria; e inclinares o teu coração ao entendimento; 3  Se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz, 4  Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, 5  Então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus. 6  Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento. 7  Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos. Escudo é para os que caminham na sinceridade, 8  Para que guardem as veredas do juízo. Ele preservará o caminho dos seus santos.  10  Pois quando a sabedoria entrar no teu coração, e o conhecimento for agradável à tua alma, 11  O bom siso te guardará e a inteligência te conservará;”
           Veja o que diz em Provérbios 4. “20  Filho meu, atenta para as minhas palavras; às minhas razões inclina o teu ouvido. 21  Não as deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-as no íntimo do teu coração. 22  Porque são vida para os que as acham, e saúde para todo o seu corpo. 23  Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. 24  Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios. 25  Os teus olhos olhem para a frente, e as tuas pálpebras olhem direto diante de ti. 26  Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam bem ordenados! 27  Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal.”
      Diz assim e Prov. 6. “12  O homem mau, o homem iníquo tem a boca pervertida. 13  Acena com os olhos, fala com os pés e faz sinais com os dedos. 14  Há no seu coração perversidade, todo o tempo maquina mal; anda semeando contendas. 15  Por isso a sua destruição virá repentinamente; subitamente será quebrantado, sem que haja cura. 16  Estas seis coisas o Senhor odeia, e a sétima a sua alma abomina:17  Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, 18  O coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, 19  A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos. 20  Filho meu, guarda o mandamento de teu pai, e não deixes a lei da tua mãe; 21  Ata-os perpetuamente ao teu coração, e pendura-os ao teu pescoço. 22  Quando caminhares, te guiará; quando te deitares, te guardará; quando acordares, falará contigo.”
           Veja que o caminho é apenas um só: guardar os mandamentos do “Senhor”. Veja que o coração se fartará de bênçãos. Diz assim em Prov.7. “1  Filho meu, guarda as minhas palavras, e esconde dentro de ti os meus mandamentos. 2  Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos. 3  Ata-os aos teus dedos, escreve-os na tábua do teu coração.”
Diz assim em Provérbios.8. “5  Entendei, ó simples, a prudência; e vós, insensatos, entendei de coração. 6  Ouvi, porque falarei coisas excelentes; os meus lábios se abrirão para a equidade. 7  Porque a minha boca proferirá a verdade, e os meus lábios abominam a impiedade. 8  São justas todas as palavras da minha boca: não há nelas nenhuma coisa tortuosa nem pervertida. 9  Todas elas são retas para aquele que as entende bem, e justas para os que acham o conhecimento. 13  O temor do Senhor é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio.
Diz assim em Provérbios 10. {...} 8  O sábio de coração aceita os mandamentos, mas o insensato de lábios ficará transtornado. 9  Quem anda em sinceridade, anda seguro; mas o que perverte os seus caminhos ficará conhecido. 10  O que acena com os olhos causa dores, e o tolo de lábios ficará transtornado. 11  A boca do justo é fonte de vida, mas a violência cobre a boca dos perversos. 12  O ódio excita contendas, mas o amor cobre todos os pecados. 13  Nos lábios do entendido se acha a sabedoria, mas a vara é para as costas do falto de entendimento.... 18  O que encobre o ódio tem lábios falsos, e o que divulga má fama é um insensato. 19  Na multidão de palavras não falta pecado, mas o que modera os seus lábios é sábio. 20  Prata escolhida é a língua do justo; o coração dos perversos é de nenhum valor. 21  Os lábios do justo apascentam a muitos, mas os tolos morrem por falta de entendimento. 22  A bênção do Senhor é que enriquece; e não traz consigo dores.... 31  A boca do justo jorra sabedoria, mas a língua da perversidade será cortada. 32  Os lábios do justo sabem o que agrada, mas a boca dos perversos, só perversidades.}
Veja o que diz em Prov. 12. “19  O lábio da verdade permanece para sempre, mas a língua da falsidade, dura por um só momento. 20  No coração dos que maquinam o mal há engano, mas os que aconselham a paz têm alegria. 21  Nenhum agravo sobrevirá ao justo, mas os ímpios ficam cheios de problemas. 22  Os lábios mentirosos são abomináveis ao SENHOR, mas os que agem fielmente são o seu deleite. 23  O homem prudente encobre o conhecimento, mas o coração dos tolos proclama a estultícia. 25  A ansiedade no coração deixa o homem abatido, mas uma boa palavra o alegra. 26  O justo é mais excelente do que o seu próximo, mas o caminho dos ímpios faz errar.”
Veja o que diz em Prov.13. {...}2  Do fruto da boca cada um comerá o bem, mas a alma dos prevaricadores comerá a violência. 3  O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que abre muito os seus lábios se destrói. ...12  A esperança adiada desfalece o coração, mas o desejo atendido é árvore de vida. 13  O que despreza a palavra perecerá, mas o que teme o mandamento será galardoado.”
Diz assim em Provérbios 14. {...} 10  O coração conhece a sua própria amargura, e o estranho não participará no íntimo da sua alegria. 13  Até no riso o coração sente dor e o fim da alegria é tristeza. 14  O que no seu coração comete deslize, se enfada dos seus caminhos, mas o homem bom fica satisfeito com o seu proceder. 33  No coração do prudente a sabedoria permanece, mas o que está no interior dos tolos se faz conhecido.}
           Veja o que diz em Prov.15. {...} 2  A língua dos sábios adorna a sabedoria, mas a boca dos tolos derrama a estultícia. 3  Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons. 4  A língua benigna é árvore de vida, mas a perversidade nela deprime o espírito. 7  Os lábios dos sábios derramam o conhecimento, mas o coração dos tolos não faz assim. 8  O sacrifício dos ímpios é abominável ao Senhor, mas a oração dos retos é o seu contentamento. 11  O inferno e a perdição estão perante o Senhor; quanto mais os corações dos filhos dos homens? 13  O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate. 14  O coração entendido buscará o conhecimento, mas a boca dos tolos se apascentará de estultícia. ... 28  O coração do justo medita no que há de responder, mas a boca dos ímpios jorra coisas más. 29  O Senhor está longe dos ímpios, mas a oração dos justos escutará. 30  A luz dos olhos alegra o coração, a boa notícia fortalece os ossos.}
           Veja o que diz em Prov. 16. {...} 1  Do homem são as preparações do coração, mas do Senhor a resposta da língua. 2  Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o Senhor pesa o espírito. 3  Confia ao Senhor as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos. 9  O coração do homem planeja o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos. 10  Nos lábios do rei se acha a sentença divina; a sua boca não transgride quando julga. 13  Os lábios de justiça são o contentamento dos reis; eles amarão o que fala coisas retas. 21  O sábio de coração será chamado prudente, e a doçura dos lábios aumentará o ensino. 22  O entendimento para aqueles que o possuem, é uma fonte de vida, mas a instrução dos tolos é a sua estultícia. 23  O coração do sábio instrui a sua boca, e aumenta o ensino dos seus lábios. 24  As palavras suaves são favos de mel, doces para a alma, e saúde para os ossos. 25  Há um caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte. 29  O homem violento coage o seu próximo, e o faz deslizar por caminhos nada bons. 30  O que fecha os olhos para imaginar coisas ruins, ao cerrar os lábios pratica o mal.}
           Veja o que diz em Prov. 17. {...} 4  O ímpio atenta para o lábio iníquo, o mentiroso inclina os ouvidos à língua maligna. 5  O que escarnece do pobre insulta ao seu Criador, o que se alegra da
calamidade não ficará impune. 6  A coroa dos velhos são os filhos dos filhos; e a glória dos filhos são seus pais. 7  Não convém ao tolo a fala excelente; quanto menos ao príncipe, o lábio mentiroso. 20  O perverso de coração jamais achará o bem; e o que tem a língua dobre vem a cair no mal. 21  O que gera um tolo para a sua tristeza o faz; e o pai do insensato não tem alegria. 22  O coração alegre é como o bom remédio, mas o espírito abatido seca até os ossos.}
Veja o que diz em Prov. 18. {...} 6  Os lábios do tolo entram na contenda, e a sua boca brada por açoites. 7  A boca do tolo é a sua própria destruição, e os seus lábios um laço para a sua alma. 8  As palavras do mexeriqueiro são como doces bocados; elas descem ao íntimo do ventre. 9  O que é negligente na sua obra é também irmão do desperdiçador. 12  O coração do homem se exalta antes de ser abatido e diante da honra vai a humildade. 13  O que responde antes de ouvir comete estultícia que é para vergonha sua. 15  O coração do entendido adquire o conhecimento, e o ouvido dos sábios busca a sabedoria.20  Do fruto da boca de cada um se fartará o seu ventre; dos renovos dos seus lábios ficará satisfeito. 21  A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto.}
Veja o que diz em Prov. 23. {...} 17  Quando cair o teu inimigo, não te alegres, nem se regozije o teu coração quando ele tropeçar; 18  Para que, vendo-o o Senhor, seja isso mau aos seus olhos, e desvie dele a sua ira. 26  Beijados serão os lábios do que responde com palavras retas. 32  O que eu tenho visto, o guardarei no coração, e vendo-o recebi instrução.}
Diz assim em prov.27. {...} 2  Que um outro te louve, e não a tua própria boca; o estranho, e não os teus lábios. 9  O óleo e o perfume alegram o coração; assim o faz a doçura do amigo pelo conselho cordial. 11  Sê sábio, filho meu, e alegra o meu coração, para que tenha alguma coisa que responder àquele que me desprezar. 19  Como na água o rosto corresponde ao rosto, assim o coração do homem ao homem.}
Veja o que diz em Prov. 28. {...} 14  Bem-aventurado o homem que continuamente teme; mas o que endurece o seu coração cairá no mal. 25  O orgulhoso de coração levanta contendas, mas o que confia no Senhor prosperará. 26  O que confia no seu próprio coração é insensato, mas o que anda em sabedoria, será salvo.}
           Veja o que diz em Prov. 31. “11  O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo. 12  Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida. 26  Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua.”
O Rei Salomão teve de tudo em sua vida, mas ele viu e sentiu em seu coração, enfado, cansaço e tristeza: ele viu também que tudo era vaidade. E que as coisas que ele havia aplicado em seu coração foi “Vaidade.”
Veja o que diz em  Eclesiastes.1. “12  Eu, o pregador, fui rei sobre Israel em Jerusalém. 13  E apliquei o meu coração a esquadrinhar, e a informar-me com sabedoria de tudo quanto sucede debaixo do céu; esta enfadonha ocupação deu Deus aos filhos dos homens, para nela os exercitar. 14  Atentei para todas as obras que se fazem debaixo do sol, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito. 15  Aquilo que é torto não se pode endireitar; aquilo que falta não se pode calcular. 16  Falei eu com o meu coração, dizendo: Eis que eu me engrandeci, e sobrepujei em sabedoria a todos os que houve antes de mim em Jerusalém; e o meu coração contemplou abundantemente a sabedoria e o conhecimento. 17  E apliquei o meu coração a conhecer a sabedoria e a conhecer os desvarios e as loucuras, e vim a saber que também isto era aflição de espírito.”
           Veja o que diz em Eclesiastes. 2. {...} 1  Disse eu no meu coração: Ora vem, eu te provarei com alegria; portanto goza o prazer; mas eis que também isso era vaidade. 2  Ao riso disse: Está doido; e da alegria: De que serve esta? 3  Busquei no meu coração como estimular com vinho a minha carne (regendo porém o meu coração com sabedoria), e entregar-me à loucura, até ver o que seria melhor que os filhos dos homens fizessem debaixo do céu durante o número dos dias de sua vida. 4  Fiz para mim obras magníficas; edifiquei para mim casas; plantei para mim vinhas. 5  Fiz para mim hortas e jardins, e plantei neles árvores de toda a espécie de fruto. 6  Fiz para mim tanques de águas, para regar com eles o bosque em que reverdeciam as árvores. 7  Adquiri servos e servas, e tive servos nascidos em casa; também tive grandes possessões de gados e ovelhas, mais do que todos os que houve antes de mim em Jerusalém. 8  Amontoei também para mim prata e ouro, e tesouros dos reis e das províncias; provi-me de cantores e cantoras, e das delícias dos filhos dos homens; e de instrumentos de música de toda a espécie. 9  E fui engrandecido, e aumentei mais do que todos os que houve antes de mim em Jerusalém; perseverou também comigo a minha sabedoria. 10  E tudo quanto desejaram os meus olhos não lhes neguei, nem privei o meu coração de alegria alguma; mas o meu coração se alegrou por todo o meu trabalho, e esta foi a minha porção de todo o meu trabalho. 15  Assim eu disse no meu coração: Como acontece ao tolo, assim me sucederá a mim; por que então busquei eu mais a sabedoria? Então disse no meu coração que também isto era vaidade. 16  Porque nunca haverá mais lembrança do sábio do que do tolo; porquanto de tudo, nos dias futuros, total esquecimento haverá. E como morre o sábio, assim morre o tolo! 20  Então eu me volvi e entreguei o meu coração ao desespero no tocante ao trabalho, o qual realizei debaixo do sol. 21  Porque há homem cujo trabalho é feito com sabedoria, conhecimento, e destreza; contudo deixará o seu trabalho como porção de quem nele não trabalhou; também isto é vaidade e grande mal. 22  Porque, que mais tem o homem de todo o seu trabalho, e da aflição do seu coração, em que ele anda trabalhando debaixo do sol? 23  Porque todos os seus dias são dores, e a sua ocupação é aflição; até de noite não descansa o seu coração; também isto é vaidade. 24  Não há nada melhor para o homem do que comer e beber, e fazer com que sua alma goze do bem do seu trabalho. Também vi que isto vem da mão de Deus.
25  Pois quem pode comer, ou quem pode gozar melhor do que eu? 26  Porque ao homem que é bom diante dele, dá Deus sabedoria e conhecimento e alegria; mas ao pecador dá trabalho, para que ele ajunte, e amontoe, para dá-lo ao que é bom perante Deus. Também isto é vaidade e aflição de espírito.}
Diz assim em Eclesiastes 3. “10  Tenho visto o trabalho que Deus deu aos filhos dos homens, para com ele os exercitar. 11  Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs o mundo no coração do homem, sem que este possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até ao fim. 12  Já tenho entendido que não há coisa melhor para eles do que alegrar-se e fazer bem na sua vida; 14  Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar; e isto faz Deus para que haja temor diante dele. 15  O que é, já foi; e o que há de ser, também já foi; e Deus pede conta do que passou. 16  Vi mais debaixo do sol que no lugar do juízo havia impiedade, e no lugar da justiça havia iniquidade. 17  Eu disse no meu coração: Deus julgará o justo e o ímpio; porque há um tempo para todo o propósito e para toda a obra. 18  Disse eu no meu coração, quanto a condição dos filhos dos homens, que Deus os provaria, para que assim pudessem ver que são em si mesmos como os animais. 19  Porque o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos animais, e lhes sucede a mesma coisa; como morre um, assim morre o outro; e todos têm o mesmo fôlego, e a vantagem dos homens sobre os animais não é nenhuma, porque todos são vaidade. 20  Todos vão para um lugar; todos foram feitos do pó, e todos voltarão ao pó.”
           Diz assim em Eclesiastes 5. “2  Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu estás sobre a terra; assim sejam poucas as tuas palavras. 6  Não consintas que a tua boca faça pecar a tua carne, nem digas diante do anjo que foi erro; por que razão se iraria Deus contra a tua voz, e destruiria a obra das tuas mãos? 7  Porque, como na multidão dos sonhos há vaidades, assim também nas muitas palavras; mas tu teme a Deus.”
Veja o que diz em Eclesiastes. 7. {...} 2  Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, porque naquela está o fim de todos os homens, e os vivos o aplicam ao seu coração. 3  Melhor é a mágoa do que o riso, porque com a tristeza do rosto se faz melhor o coração. 4  O coração dos sábios está na casa do luto, mas o coração dos tolos na casa da alegria. 5  Melhor é ouvir a repreensão do sábio, do que ouvir alguém a canção do tolo. 7  Verdadeiramente que a opressão faria endoidecer até ao sábio, e o suborno corrompe o coração. 20  Na verdade que não há homem justo sobre a terra, que faça o bem, e nunca peque. 21  Tampouco apliques o teu coração a todas as palavras que se disserem, para que não venhas a ouvir o teu servo amaldiçoar-te. 22  Porque o teu coração também já confessou que muitas vezes tu amaldiçoaste a outros. 23  Tudo isto provei-o pela sabedoria; eu disse: Sabedoria adquirirei; mas ela ainda estava longe de mim. 25  Eu apliquei o meu coração para saber, e inquirir, e buscar a sabedoria e a razão das coisas, e para conhecer que a impiedade é insensatez e que a estultícia é loucura. 26  E eu achei uma coisa mais amarga do que a morte, a mulher cujo coração são redes e laços, e cujas mãos são ataduras; quem for bom diante de Deus escapará dela, mas o pecador virá a ser preso por ela.}
Veja o que diz em Eclesiastes 8. “8  Nenhum homem há que tenha domínio sobre o espírito, para o
reter; nem tampouco tem ele poder sobre o dia da morte; como também não há licença nesta peleja; nem tampouco a impiedade livrará aos ímpios. 9  Tudo isto vi quando apliquei o meu coração a toda a obra que se faz debaixo do sol; tempo há em que um homem tem domínio sobre outro homem, para desgraça sua. 11  Porquanto não se executa logo o juízo sobre a má obra, por isso o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto para fazer o mal. 12  Ainda que o pecador faça o mal cem vezes, e os dias se lhe prolonguem, contudo eu sei com certeza, que bem sucede aos que temem a Deus, aos que temem diante dele. 13  Porém o ímpio não irá bem, e ele não prolongará os seus dias, que são como a sombra; porque ele não teme diante de Deus. 16  Aplicando eu o meu coração a conhecer a sabedoria, e a ver o trabalho que há sobre a terra (que nem de dia nem de noite vê o homem sono nos seus olhos); 17  Então vi toda a obra de Deus, que o homem não pode perceber, a obra que se faz debaixo do sol, por mais que trabalhe o homem para a descobrir, não a achará; e, ainda que diga o sábio que a conhece, nem por isso a poderá compreender.”
Veja o que diz em Eclesiastes. 9. “1  Deveras todas estas coisas considerei no meu coração, para declarar tudo isto: que os justos, e os sábios, e as suas obras, estão nas mãos de Deus, e também o homem não conhece nem o amor nem o ódio; tudo passa perante ele. 2  Tudo sucede igualmente a todos; o mesmo sucede ao justo e ao ímpio, ao bom e ao puro, como ao impuro; assim ao que sacrifica como ao que não sacrifica; assim ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento. 3  Este é o mal que há entre tudo quanto se faz debaixo do sol; a todos sucede o mesmo; e que também o coração dos filhos dos homens está cheio de maldade, e que há desvarios no seu coração enquanto vivem, e depois se vão aos mortos. 5  Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento. 6  Também o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.”
           Veja o que diz em Eclesiastes. 11. “9  Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo. 10  Afasta, pois, a ira do teu coração, e remove da tua carne o mal, porque a adolescência e a juventude são vaidade.”
Exemplos de como devemos aplicar em nosso coração na Bíblia encontraremos muitos; mas ninguém em toda a terra teve do bom e do melhor, que o rei Salomão. Das coisas do mundo, nada lhe faltou: ele pediu a “Deus” um coração justo para governar seu povo. Mas ele no final de sua vida se perdeu: ele viu que de nada lhe adiantou ter de tudo na vida, e ele viu que tudo era enfado, tristeza e canseira. Ele viu que tudo era, e foi vaidade. Dentro da palavra de “Deus” nós encontraremos muitas verdades de como não devemos fazer com nossa boca, língua, lábios e coração. Eu na medida em que busquei dentro da palavra de “Deus” descobri que só existe uma maneira de não ser vencido pelo coração e não pela língua: pois e no coração  que tudo se transforma, para o bem e para o mal. O profeta Isaias era um homem de lábios impuros,
Pecador; mas ele teve a ousadia, a coragem de falar ao anjo de “Deus” deque ele era um homem de lábios impuros! Veja o que aconteceu em Isaias. 6. “5  Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos. 6  Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; 7  E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniquidade foi tirada, e expiado o teu pecado. 8  Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.”
           Veja que coisa linda sobre o Salvador do mundo, mesmo Ele não estando ainda como filho do homem, mas sendo o Filho de “Deus”. Eu estou falando de “Jesus Cristo” que já vinha sendo preparado sua vinda, desde a fundação do mundo. Diz assim em Isaias 11. “O reino do Messias é pacífico e próspero”
“1  Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará. 2  E repousará sobre Ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor. 3  E deleitar-se-á no temor do Senhor; e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos. 4  Mas julgará com justiça aos pobres, e repreenderá com equidade aos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará ao ímpio,”
           Para que você tenha uma ideia de como nossa língua levou a fama de Peçonhenta e mortífera foi pelo simples fato de se fazer as coisas sempre pelo impulso da emoção e nunca pela razão. O primeiro pecado aconteceu não por culpa de Deus, mas sim por desobediência da serpente que já era o mal, e de Adão, e não de Eva, que moravam no paraíso e foram expulsos de lá perdendo todas as regalias: e “Deus” depois do primeiro pecado começou a preparar o mundo para a vinda de seu único Filho “Jesus Cristo”. A primeira morte espiritual quem levou a culpa foi a língua da serpente, que já era o mal. Até a vinda de Jesus, se passaram milhares de anos; mas a língua continuava a pagar e levar a fama de ruim. Saiba que, se quisermos, nós temos algo que “Deus” nos deu chamado“cérebro” que de tão importante, comanda todo nosso corpo. “Deus” nos fez com capacidade de pensar, e quando isto acontece, nós temos como controlar nossa língua sim, e tirar dela o titulo de peçonhenta e mortífera. O nosso coração é tão importante que é o ultimo a parar; e sua função não se limita apenas em bombear, levar sangue para nosso corpo e nos manter vivos. Ele é o principal responsável por nossas emoções: é ali que tudo se transforma.
           No Novo Testamento,Jesus” nos deu o exemplo de como é possível usar a língua para o bem: e como isto aconteceu! “Jesus” abria sua boca e soltava sua língua para abençoar, para alertar, e o coração, para amar. Esta foi e é a diferença: o caminho, a direção, o ensinamento que “Jesus” deixou é eterno: dura para sempre. Não acabará nunca, já pensou nisto!
No Antigo Testamento, “Deus” fez algo que nos tempos de “Jesus” se repetiu através dos apóstolos, que foi a separação de línguas, de idiomas: todos falavam a mesma língua, e estava sendo usada para algo que Não agradava a “Deus”. E “Deus”decidiu fazer com que todos falassem em seus idiomas locais; e ninguém entendia mais o outro, e aquilo que eles estavam fazendo e que não agradava a “Deus” teve que parar, pois não havia mais entendimento. Mas no Novo Testamento estas línguas repartidas serviram para que o nome do Senhor “Deus, através do Filho Jesus” fosse levado por toda a terra. E o nome do Senhor, engrandecido nos quatros cantos da terra. Veja como aconteceu em Atos.2.{...} 1  E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; 2  E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. 3  E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. 4  E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
5  E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu. 6  E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua. 7  E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! Não são galileus todos esses homens que estão falando? 8  Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos? 11  Cretenses e árabes, todos nós temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus. 12  E todos se maravilhavam e estavam suspensos, dizendo uns para os outros: Que quer isto dizer? 14  Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a sua voz, e disse-lhes: Homens judeus, e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras. 15  Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo a terceira hora do dia. 16  Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: 17  E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos terão sonhos; 18  E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão; ... 26  Por isso se alegrou o meu coração, e a minha língua exultou; E ainda a minha carne há de repousar em esperança; 27  Pois não deixarás a minha alma no inferno, Nem permitirás que o teu Santo veja a corrupção; 28  Fizeste-me conhecidos os caminhos da vida; Com a tua face me encherás de júbilo.”
           O poder da língua e do coração através do nome de “Jesus” fará a diferença na de aquele que optar por único e bom caminho. A palavra do Senhor, diz assim: que todos pecaram. E por onde sai o pecado! Pela boca através da língua: mas trabalhado no coração. Veja o que diz em Romanos. 3. {...} 9  Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado; 10  Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. 11  Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. 12  Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.13  A sua garganta é um sepulcro aberto; Com as suas línguas tratam enganosamente; Peçonha de áspides está debaixo de seus lábios; 14  Cuja boca está cheia de maldição e amargura. 15  Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. 16  Em seus caminhos há destruição e miséria; 17  E não conheceram o caminho da paz. 18  Não há temor de Deus diante de seus olhos. 19  Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus. 23  Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; 24  Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.}
           Mas homens como Abraão e Davi, tiraram proveitos do poder da palavra de “Deus” Diz assim em Romanos.4. “2  Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus. 3  Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. 4  Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida.
5  Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça. 6  Assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as obras, dizendo: 7  Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos. 8  Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado.”
           A palavra é obediência: Veja Romanos. 6. {...} 17  Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues. 18  E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça. 22  Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna. 23  Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.}
Estando ligado apenas no Senhor “Jesus” o coração vai trabalhar as coisas boas da vida, e não lhe acrescentará dores.  Veja mais sobre o Salvador “Jesus” e veja o que Ele nos diz em Romanos. 8. “26  E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. 27  E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.”
           Não rejeite a justiça de “Deus através do Filho Jesus” Diz assim em Romanos. 10. “1  Irmãos, o bom desejo do meu coração e a oração a Deus por Israel é para sua salvação. 2  Porque lhes dou testemunho de que têm zelo de Deus, mas não com entendimento. 3  Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus. 4  Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê. 6  Mas a justiça que é pela fé diz assim: Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu? (isto é, a trazer do alto a Cristo.) 7  Ou: Quem descerá ao abismo? (isto é, a tornar a trazer dentre os mortos a Cristo.) 8  Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos, 9  A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. 10  Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. 11  Porque a Escritura diz:  Todo aquele que nele crer não será confundido. 12  Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam.”
           Veja o que diz em Colocenses 2. “2  Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus e Pai, e de Cristo, 3  Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.”
{...} Col. 3. 8  Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. 9  Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos, 10  E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; 12  Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; 13  Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. 14  E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição. 15  E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos. 16  A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração. 17  E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. 23  E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens, 24  Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis. 25  Mas quem fizer agravo receberá o agravo que fizer; pois não há acepção de pessoas.}
           Veja o que diz em 1 Timóteo. 1. “5  Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida.”
Veja o que diz a palavra de ‘Deus” em Hebreus 10. {...} 16  Esta é a aliança que farei com eles Depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seus corações, E as escreverei em seus entendimentos; acrescenta: 17  E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniquidades. 22  Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa, 23  Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu. 24  E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras,}
           “Jesus” nos mostra como devemos controlar nossa língua e coração, sem perdermos as bênçãos, e não darmos motivos para o inimigo lançar suas setas inflamadas e malignas. Os exemplos de uma boa defesa estará sempre no poder da palavra do Senhor “Jesus”.
A carta de Tiago fala muito também do poder da língua: veja em Tiago. 1. “25  Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito. 26  Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã.”
           Veja o que diz em Tiago. 3.{...} 3  Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo. 4  Vede também as naus que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa. 5  Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia. 6  A língua também é um fogo; como mundo de iniquidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno. 7  Porque toda a natureza, tanto de bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana; 8  Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal. 9  Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. 10  De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim. 11  Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa? 13  Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. 14  Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. 15  Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. 16  Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. 17  Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia.}
           Diz assim também em Tiago.4. “8  Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. 9  Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza. 10  Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará. 11  Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz. 12  Há só um legislador que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem?”
Diz assim em Tiago. 5.” 7  Sede pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia. 8  Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima.9  Irmãos, não vos queixeis uns contra os outros, para que não sejais condenados. Eis que o juiz está à porta. 10  Meus irmãos, tomai por exemplo de aflição e paciência os profetas que falaram em nome do Senhor. 11  Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso. 12  Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; mas que a vossa palavra seja sim, sim, e não, não; para que não caiais em condenação.13  Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores. 14  Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; 15  E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.16  Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.”
           Viram como podemos controlar nossa língua e o coração estando ligado no Senhor “Jesus”
“Jesus” fez e foi assim, por amor a todos nós, porque não o imitamos! Não é impossível.
Diz assim em: 1Pedro. 2. “15  Porque assim é a vontade de Deus, que, fazendo bem, tapeis a boca à ignorância dos homens insensatos; 16  Como livres, e não tendo a liberdade por cobertura da malícia, mas como servos de Deus. 17  Honrai a todos. Amai a fraternidade. Temei a Deus. Honrai ao rei. 21  Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas. 22  O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano. 23  O qual, quando o injuriavam, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente;”
Diz assim em 1Pedro.3. “4  Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus. 8  E, finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis. 9  Não tornando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; sabendo que para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis a bênção. 10  Porque Quem quer amar a vida, E ver os dias bons, Refreie a sua língua do mal, E os seus lábios não falem engano. 12  Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, E os seus ouvidos atentos às suas orações; Mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal.”
           Veja o que diz em 1João. 2. “18  Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade. 19  E nisto conhecemos que somos da verdade, e diante dele asseguraremos nossos corações; 20  Sabendo que, se o nosso coração nos condena, maior é Deus do que o nosso coração, e conhece todas as coisas. 19  Amados, se o nosso coração não nos condena, temos confiança para com Deus; 22  E qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista. 23  E o seu mandamento é este: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o seu mandamento.”
               A palavra de amor do Senhor termina assim em Apocalipse 22. {...} 7  Eis que presto venho:   Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro. 14  Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas. 15  Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira. 16  Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã. 17  E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida. 18  Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; 19  E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro. 20  Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus. 21  A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém.}
           Amigos leitores (as) eu procurei mostrar a todos, um pouco daquilo que aprendi dentro da palavra de “Deus” através do Filho “Jesus Cristo” como podemos vencer e superar o poder que a língua tem de abençoar e amaldiçoar. Eu procurei mostrar também o que a palavra mostra sobre o poder do coração: este órgão não serve apenas para bombear e levar o sangue par nosso corpo. A  palavra do Senhor nos mostra que o coração tem um alto poder de nos levar a cometermos atos ruins. O coração é o responsável por nossas emoções sim: e “Jesus” nos mostrou como tudo acontece. Não precisamos ir ao médico para ele nos dizer o que fazer! Tenha a certeza de que a maioria deles, não lhes dará esta resposta confirmada pelo Senhor “Jesus Cristo”. Sendo assim fiz esta opção de mostrar com detalhes bíblicos este tema muito importante para que você não fique sem saber a verdade. Obrigado meu “Deus” por mais esta oportunidade  de levar a verdade também aqui na internet.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

                              A Bíblia Sagrada:     (Comentada por livros, no Antigo Testamento) Cap. 01: Comentário inicial nos livros de Gênesis:      Nobre leitor (a) vamos conhecer um pouco mais sobre este livro Sagrado chamado Bíblia. No princípio, Deus criou todas as coisas: Deus criou os céus, a terra, as águas, rios, mares e oceanos.  Mas Deus viu que a terra era sem forma e vazia; era um abismo escuro, vazio, sem vida:            Deus, disse assim. Haja luz, houve luz : Deus viu que era boa a luz, e decidiu fazer a separação entre luz e trevas. Criou assim o dia. A luz passou a ser chamada de dia, as trevas, noite: assim também foram criados os rios e mares. Deus pensou também nisto, e fez a separação e a expansão das águas, colocando junto à porção seca, chamada terra. Deus viu que tudo que havia criado,...

Discernimento, entendimento e Sabedoria: O que é discernimento segundo a Bíblia. Parte I Também em Inglês Grego e Alemão

Discernimento, entendimento e Sabedoria: O que é discernimento segundo a Bíblia. Parte I                   Conhecendo  melhor a Bíblia, e a palavra de Deus.            Nobres leitores irei mostrar a todos vocês um pouco mais sobre o que é discernimento segundo a palavra de Deus.  O discernimento é essencial no processo de tomar decisões sábias.   A Bíblia diz em Tiago 1: “ 5  E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. 6  Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. 7  Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. 8  O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos. 9  Mas glorie-se o irmão abatido na sua exaltação, 10  ...
  Os acontecimentos dos últimos dias. As revelações bíblicas :                                HE END IS NEAR: WHAT THE BIBLE SAYS: HOW IT WILL BE! Part V Also in English             O que fazer e qual é o nosso dever nestes últimos dias?         Nobres leitores, todos queremos ser salvos certo! Mas o que fazemos para merecer a salvação? Nada. Hoje, o que você já fez para agradar a “Deus”! Você fez algo pelo seu próximo! Quantas vezes você agradeceu a “Deus” pela sua vida! Pela família, trabalho, etc. Infelizmente são poucas pessoas que agradecem a “Deus” mesmo sabendo que aconteceu um livramento, uma vitória, uma benção. Nós queremos que tudo de bom nos aconteça sim; mas jamais reconhecemos o poder de “Deus” em nossas vidas. A nossa salvação dependerá também das pequenas coisas que fazemos, principalmente ao próximo; pois is...