Pular para o conteúdo principal

Libertação e cura: parte VI

Existe cura para Alma doente!
“É Ele que perdoa todos os seus pecados e cura todas as suas doenças.” Sal. 103. “2  Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios. 3  Ele é o que perdoa todas as tuas iniquidades, que sara todas as tuas enfermidades, 4  Que redime a tua vida da perdição; que te coroa de benignidade e de misericórdia, 5  Que farta a tua boca de bens, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia. 6  O Senhor faz justiça e juízo a todos os oprimidos. 7  Fez conhecidos os seus caminhos a Moisés, e os seus feitos aos filhos de Israel. 8  Misericordioso e piedoso é o Senhor; longânimo e grande em benignidade.9  Não reprovará perpetuamente, nem para sempre reterá a sua ira. 10  Não nos tratou segundo os nossos pecados, nem nos recompensou segundo as nossas iniquidades. 11  Pois assim como o céu está elevado acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem.”
“Só ele cura os de coração quebrantado e cuida das suas feridas.” Sal. 147.3 “ 1  Louvai ao Senhor, porque é bom cantar louvores ao nosso Deus, porque é agradável; decoroso é o louvor. 2  O Senhor edifica a Jerusalém, congrega os dispersos de Israel. 3  Sara os quebrantados de coração, e lhes ata as suas feridas.
4  Conta o número das estrelas, chama-as a todas pelos seus nomes. 5  Grande é o nosso Senhor, e de grande poder; o seu entendimento é infinito. 6  O Senhor eleva os humildes, e abate os ímpios até à terra.”
Existem dois grupos de doentes da alma:
1. Os que admitem;
2. Os que ignoram;
II. Entre os que admitem, também existem dois grupos: 1. Os que admitem e nada fazem para mudar a situação,
2. Os que admitem e buscam ajuda,
III. Os que buscam ajuda, geralmente o fazem... 1. Buscando ajuda na Psiquiatria:  A palavra Psiquiatria deriva do Grego e quer dizer "arte de curar a alma" Esta não é uma especialidade humana e sim divina. A Psiquiatria é o ramo da medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das doenças mentais, sejam eles de cunho orgânico ou funcional, tais como depressão, doença bipolar, esquizofrenia e transtornos de ansiedade. A meta principal é o alívio do sofrimento psíquico e o bem-estar psíquico. A própria psiquiatria admite: “Muitas doenças psiquiátricas ainda não tem cura.” A efetividade do tratamento também varia em cada paciente. Existe uma grande diferença entre doença Emocional e Espiritual.
A psiquiatria não tem poder para curar a alma humana de problemas gerados pela ausência de Deus!
2. Buscando ajuda Espiritualista: Vivemos num país religioso desde suas raízes e do seu descobrimento. Este “mix” de religiões tem gerado pessoas cada vez mais DOENTES!
Passe magnético, água fluidificada, aromaterapia, terapia com florais, terapia de vidas passadas, banho de descarrego (Banho de sal grosso), fez yoga, cromoterapia, e nada adianta... A espiritualidade sem Jesus não tem poder para curar a alma humana de problemas gerados pela ausência de Deus!
3. Buscando ajuda Religiosa:  Não falta religião no mundo! Hinduísmos, xintoísmo, budismo, judaísmo, islamismo, cristianismo, catolicismo, até ateísmo. São tantos “ismos” Religião não salva, não cura, não restaura a vida das pessoas! Mas pode deixar doente e até matar. A religião, em especial neste início de século tem sido a 4ª maior causa de morte do mundo (Sendo superada apenas pelas doenças, miséria e catástrofes naturais). Os três caminhos sempre num primeiro momento parecem ser bons, mas os 3 podem Não Resolver, ou Pior, Gerar ainda mais Problemas.  Então o que fazer? Buscar diretamente a Deus, através de Jesus. Decisão pessoal e genuíno arrependimento!
Passos para tratar a alma ferida: 1. ORAR ENTREGANDO TUDO PARA DEUS, abrir o coração para Deus:  Salmo 37: 5 - Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará. “3  Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado. 4  Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração. 5  Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nEle, e Ele o fará.
6  E Ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia. 7  Descansa no Senhor, e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos.”
A ORAÇÃO FEITA COM FÉ, NUNCA FICARÁ SEM RESPOSTA! 2. LOUVAR A DEUS POR TODAS AS SITUAÇÕES: “Quando me lembro destas coisas choro angustiado. Pois eu costumava ir com a multidão, conduzindo a procissão à casa de Deus, com cantos de alegria e de ação de graças entre a multidão que festejava... Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus”.
Habacuque 3: 17 a 19 - Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto nas vides; ainda que falhe o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que o rebanho seja exterminado da malhada e nos currais não haja gado. Todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação. O Senhor Deus é minha força, ele fará os meus pés como os da corça, e me fará andar sobre os meus lugares altos.
3. ESPERAR EM DEUS:  “Ponha a sua esperança em Deus”. Ele diz à sua alma: “Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação que há na sua presença”. Salmo 42. 11:  Salmo 71: 13  Sejam confundidos e consumidos os que são adversários da minha alma; cubram-se de opróbrio e de confusão aqueles que procuram o meu mal.14  Mas eu esperarei continuamente, e te louvarei cada vez mais. 15  A minha boca manifestará a tua justiça e a tua salvação todo o dia, pois não conheço o número delas.” Veja o que diz em Atos. 4: “
10  Seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, em nome desse é que este está são diante de vós. 11  Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por
cabeça de esquina. 12  E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome
há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.”
        Mas somente em Jesus há salvação. Se entregue a Jesus, deixe que Ele cure a sua alma, sare as suas feridas, perdoe seus pecados e lhe dê a salvação!
4. CONFIAR DE TODO SEU CORAÇÃO: É entregar tudo. Decisão pessoal e imediata!  A ansiedade gera uma série de doenças da alma. A entrega é a melhor decisão.  Você precisa de Deus, você precisa de Jesus, entregue sem reservas sua vida confiando plenamente em sua providência.
Veja o que diz em  Sal. 118. “7  O Senhor está comigo entre aqueles que me ajudam; por isso verei cumprido o meu desejo sobre os que me odeiam. 8  É melhor confiar no Senhor do que confiar no homem. 9  É melhor confiar no Senhor do que confiar nos príncipes.”
Conclusão: ORAR, LOUVAR, ESPERAR E CONFIAR:
Essa pessoa, do Salmo 42, estava com a alma amargurada; mas ele tomou 4 atitudes para curar a sua alma: Ele orou a Deus... Ele louvou a Deus... Ele esperou em Deus e confiou plenamente em Deus. “Mas para vocês que me obedecem, nascerá o sol da justiça, trazendo com ele a salvação. Vocês serão libertados e saltarão de alegria.” Bíblia Viva
Encerramento: Realize um período de Louvor e quebrantamento diante de Deus ao final de sua célula, com cânticos de adoração que leve ao total reconhecimento da necessidade do Senhor.
Sugestão de Louvores: Fernandinho – Faz Chover:   Comunidade Canção Nova - A minh'alma tem sede de Deus (Sal. 41)                                                                                                                                                         Texto: Pastor Marcelo Clemente - Igreja Bíblica da Paz.  Dinâmica inicial e de encerramento: Missionária Adriana Lopes Mendes - Ministério Monte Sião
Texto: (Isaías 40:31) – “Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.” A águia é uma ave que ama a liberdade. Ela tem intimidade com as alturas. Não sabe viver em cativeiro. Não consegue viver em gaiolas. Não sobrevive enjaulada nos zoológicos. Ela morre, mas não permanece cativa. Ela não aceita outra condição para sua vida que não seja a liberdade. (Gálatas 5:1) – “Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão.” Veja o que diz em (João 8:36) - Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.
1. O Cristão não pode viver cativo com medo do diabo:- Há cristãos que deixam de deleitar-se nas verdades celestiais, privam-se das delícias do banquete de Deus porque vivem às voltas com uma fobia que lhes rouba toda alegria de viver assentados com Cristo nas regiões celestiais; - Há igrejas que falam mais dele do que do próprio Jesus; Há Pessoas que atribuem todos os problemas a ele. Abaixo alguns versículos que nos liberta deste medo: (II Timóteo 1:7) - Porque Deus não nos deu o espírito de temor mas de fortaleza, e de
   moderação. Em (Tiago 4:7) - Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.  Em (Mateus     28:18) - E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. (Apocalipse 1:17) - E eu, quando vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu Sou o primeiro e o último;(Apocalipse 1:18) - E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.1João. 3.8 - Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.  (Colossenses 2:14) - Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. (Colossenses 2:15) - E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo. Em (Lucas 9:1) - E, convocando os seus doze discípulos, deu-lhes virtude e poder sobre todos os demônios, para curarem enfermidades. Em (Marcos 16:17) - E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;  Em (Romanos 16:20) - E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. Amém.
2. O Cristão não pode viver cativo do pecado: (Hebreus 12:4) - Ainda não resististes até ao sangue, combatendo contra o pecado. Prefere morrer a ser cativo do pecado: Daniel (leia Daniel capítulo 6) Prefere ir para fogueira que pecar: (leia Daniel capítulo 3) Prefere ser preso do que pecar: José no Egito;  Prefere ser apedrejado: (Atos 7:59) - E apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito.    "O Cristão autêntico não consegue viver com máscara como Judas"  (I João 2:6) - Aquele que diz que está nEle, também deve andar como ele andou. (I João 3:9) - Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus. (Salmos 1:1) - Bem-Aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Existem pessoas que são escravas da bebida, drogas, homossexualismo, mentira, etc., e esquecem do que está escrito na bíblia em: (I Corintios 6:8,9,10) – “Mas vós mesmos fazeis a injustiça e fazeis o dano, e isto aos irmãos.  9 - Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, 10) - nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.”  " É escandaloso ver como vivem muitas pessoas que se dizem cristãs e não aparentam nenhuma diferença em relação aos que não conhecem a Deus:  "Outras pessoas praticam as mesmas práticas que condenam. Seus lábios estão cheios de lascívia. Suas mãos cheias de iniquidade. Suas vestes contaminadas pela sensualidade. Seus pés se apressam para as veredas do pecado. Frequentam igrejas, mas são cativos e estão nas jaulas do adversário."
3. O Cristão não pode viver cativo da omissão.  Há cristãos que são agentes secretos de Jesus. Sua vida é tão insípida e tão inexpressiva que ninguém nota que eles são de Jesus, se é que são. Vivem calados, quando se trata de falar de Jesus. São destemidos para falar de futebol, moda, filme, novelas, etc. Para falar de Jesus, tem medo, vergonha, etc. (Lucas 9:26) - Porque, qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do homem, quando vier na sua glória, e na do Pai e dos santos anjos. (Mateus 10:33) - Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus.  Veja o que diz em Isaías 61: “1  O Espirito do Senhor Deus está sobre mim; porque o Senhor me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; 2  A apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes; 3  A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do Senhor, para que Ele seja glorificado.4  E edificarão os lugares antigamente assolados, e restaurarão os anteriormente destruídos, e renovarão as cidades assoladas, destruídas de geração em geração. 5  E haverá estrangeiros, que apascentarão os vossos rebanhos; e estranhos serão os vossos lavradores e os vossos vinhateiros. 6  Porém vós sereis chamados sacerdotes do Senhor, e vos chamarão ministros de nosso Deus; comereis a riqueza dos gentios, e na sua glória vos gloriareis. 7  Em lugar da vossa vergonha tereis dupla honra; e em lugar da afronta exultareis na vossa parte; por isso na sua terra possuirão o dobro, e terão perpétua alegria.”
Veja o que diz em (II Corintios 3:17) - Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.   O Veneno da Amargura: A amargura é um veneno que pode se desenvolver e crescer dentro de uma pessoa – até quase despercebida por ela mesma. Acredito que seja uma ferramenta que Satanás usa como armadilha para apanhar até mesmo aqueles que têm trabalhado arduamente para livrar suas
vidas de muitos outros pecados. O apóstolo Pedro falou da amargura como um veneno quando repreendeu o ex-feiticeiro. Ele disse: “pois vejo que estás em fel de amargura e laço de iniquidade” (Atos 8:23). A condição de Simão não era exclusiva dele. Nenhum de nós está imune a seu veneno. Esposos são advertidos a não tratar suas esposas com amargura Colossenses 3: “18  Vós, mulheres, estai sujeitas a vossos próprios maridos, como convém no Senhor. 19  Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não vos irriteis contra elas. 20  Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor.21  Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo. 22  Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores segundo a carne, não servindo só na aparência, como para agradar aos homens, mas em simplicidade de coração, temendo a Deus.23  E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens,24  Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis. 25  Mas quem fizer agravo receberá o agravo que fizer; pois não há acepção de pessoas.”
         Ainda que o escritor inspirado não mencione especificamente a possibilidade, eu não tenho dúvida de que as esposas podem desenvolver amargura para com seus esposos. Certamente, se um pai deixa de atender às instruções do apóstolo para evitar desencorajar seus filhos, provocando-os à ira (3:21), eles provavelmente desenvolverão amargura para com ele.   Os pregadores são ótimos candidatos para esta condição venenosa. Ainda que a maioria dos pregadores seja bem tratado pelos outros irmãos, ocasionalmente não o são. Expectativas excessivas do pregador ou de sua família podem causar ressentimento que, se ele não for cuidadoso, conduzirá à amargura. Ou um pregador poderá esperar que seus irmãos vivam de acordo com suas expectativas, e quando não o fazem, ele fica desencorajado. Muitos homens capazes têm perdido sua influência, alguns até mesmo perdendo a fé, depois de serem vencidos pela amargura para com seus irmãos. Os idosos (e aqueles que estão se aproximando da velhice) parecem ser especialmente suscetíveis à amargura. Talvez a perda de energia, capacidades diminuídas, problemas de saúde e a percepção (real ou imaginária) de que a geração mais jovem não nos aprecia abram a porta para a amargura.
Amargura é a “propriedade ou característica de severo, de áspero, de intransigente” (Dicionário Houaiss). Ela pode ser provocada por um número de circunstâncias, inclusive: desencorajamento, desesperança, inveja e ciúme.  O Novo Testamento tem várias coisas a dizer sobre esta atitude: 1. Ela precisa ser afastada (Efésios 4:25-32).  O apóstolo Paulo lista-a entre muitos outros pecados, e entre aqueles que entristecem o Espírito Santo. “25  Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. 26  Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. 27  Não deis lugar ao diabo.28  Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade. 29  Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. 30  E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. 31  Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós, 32  Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.”
2. É ligada a maldição (Romanos 3:9-18).  9  Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado; 10  Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer.11  Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. 12  Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. 13  A sua garganta é um sepulcro aberto; Com as suas línguas tratam enganosamente; Peçonha de áspides está debaixo de seus lábios; 14  Cuja boca está cheia de maldição e amargura.15  Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. 16  Em seus caminhos há destruição e miséria;17  E não conheceram o caminho da paz. 18  Não há temor de Deus diante de seus olhos. 19  Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus.20  Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.”
Cristãos que nunca amaldiçoariam verbalmente podem ser culpados de “maldição virtual” por sua demonstração de amargura. Isto pode ser apenas em pensamento mas, se não for reprimido, afinal se manifestará em aspereza.
3. É um veneno espiritual (Atos 8:13-23).  “13  E creu até o próprio Simão; e, sendo batizado, ficou de contínuo com Filipe; e, vendo os sinais e as grandes maravilhas que se faziam, estava atônito. 14  Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, ouvindo que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João. 15  Os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo. 16  (Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido; mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus).17  Então lhes impuseram as mãos, e receberam o Espírito Santo. 18  E Simão, vendo que pela imposição das mãos dos apóstolos era dado o Espírito Santo, lhes ofereceu dinheiro, 19  Dizendo: Dai-me também a mim esse poder, para que aquele sobre quem eu puser as mãos receba o Espírito Santo. 20  Mas disse-lhe Pedro: O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois cuidaste que o dom de Deus se alcança por dinheiro. 21  Tu não tens parte nem sorte nesta palavra, porque o teu coração não é reto diante de Deus. 22  Arrepende-te, pois, dessa tua iniquidade, e ora a Deus, para que porventura te seja perdoado o pensamento do teu coração; 23  Pois vejo que estás em fel de amargura, e em laço de iniquidade.”
             Como já foi notado, a Simão —  que ao se tornar cristão tinha se arrependido de sua feitiçaria —  foi dito que sua amargura era seu veneno que o tinha amarrado pela iniquidade. Subitamente, sem a atenção das massas, talvez ele tenha ficado ciumento do poder dos apóstolos para conceder o Espírito Santo pela imposição de suas mãos.
4. Ela pode brotar despercebida (Hebreus 12:12-17). 12  Portanto, tornai a levantar as mãos cansadas,  e os joelhos desconjuntados,13  E fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que manqueja não se desvie inteiramente, antes seja sarado.14  Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; 15  Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem. 16  E ninguém seja devasso, ou profano, como Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura. 17  Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que com lágrimas o buscou.”
           É uma coisa identificar um problema, e outra prover um remédio. Aplicando as Escrituras, eu acredito que podemos vencer este vilão em duas frentes. Primeiro, poderemos ajudar a preveni-lo em outros evitando o que o promove. Por exemplo, a amargura de um esposo pode ser diminuída pelas atitudes e comportamento da esposa (Efésios 5:25, 28, 33).  “22  Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; 23  Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. 24  De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos. 25  Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, 26  Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, 27  Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. 28  Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. 29  Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja; 30  Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos. 31  Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne. 32  Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja. 33  Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido.”
A amargura dos pais pode ser minimizada se os filhos obedecerem (Efésios 6:1-3,4) e é menos provável que os filhos se tornem amargurados se os pais ouvirem a Deus. “1  VÓS, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. 2  Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; 3  Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. 4 E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.  6  Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus; 7  Servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens. 8  Sabendo que cada um receberá do Senhor todo o bem que fizer, seja servo, seja livre.”
          Veja o que diz em Colossenses 3:21).Vamos abranger um pouco mais! Veja estes vers., também
“18  Vós, mulheres, estai sujeitas a vossos próprios maridos, como convém no Senhor. 19  Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não vos irriteis contra elas. 20  Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor. 21  Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo. 22  Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores segundo a carne, não servindo só na aparência, como para agradar aos homens, mas em simplicidade de coração, temendo a Deus. 23  E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens,24  Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis. 25  Mas quem fizer agravo receberá o agravo que fizer; pois não há acepção de pessoas.
           Todos os cristãos deverão fazer um esforço combinado para não serem desencorajamento para outros. Os cristãos mais jovens, no seu entusiasmo e zelo, precisam não deixar a geração mais velha para trás. Eles precisam entender que “mudança” (ainda que esteja dentro da autoridade) é perturbadora para os idosos. Leve-os gentilmente. Cristãos mais velhos precisam aceitar que sabem de cor que a mudança é inevitável, e enquanto for espiritual, pode até ser desejável. Não “afogue o espírito” do jovem para que ele não se amargure. Você pode ajudar um pregador a evitar cair na fossa da amargura sendo um encorajamento
para ele nos seus esforços para ensinar aos perdidos e edificar os santos. Trate-o como o irmão que ele é, antes que um empregado da igreja que pode ser contratado e despedido à vontade. Sabendo que inveja e ciúme promovem amargura, deveremos evitar alardear poder, posses, ou qualquer outra vantagem que tenhamos sobre outros.
Em segundo lugar, precisamos combater a amargura em nós mesmos resistindo a ela ativamente.  Corte pela raiz! Trate-a como qualquer tentação. Comece reconhecendo Satanás como a fonte de atitudes amargas. Quando os sintomas aparecerem, estude e medite nas Escrituras em vez de se entregar à auto piedade. Busque regozijar-se com aqueles que são mais abençoados do que você. Substitua a inveja pela alegria. E mais do que tudo, ore por ajuda. A amargura tem potencial para consumir uma pessoa e drenar-lhe a espiritualidade; e como Satanás gosta disso!
 Escrito por Al Diestelkamp, e pesquisado por José Carlos Ribeiro, membro da PiB de Campo Grande MS. 
Charles Swindoll, diz “o ressentimento é como uma corrente que nos aprisiona a um fato ou a uma pessoa”. E o pior é que nós mesmos nos aprisionamos. Nós é que sofremos e perdemos a alegria dos relacionamentos e da vida. As pessoas podem até ser atingidas por nosso ressentimento, mas o maior afetado é aquele que se ressente. afetado é aquele que se ressente.  O ressentimento pode ser curado pelo amor e pelo perdão. Onde o amor reina, não existe ressentimento, pois o amor não guarda ressentimento. Em 1 Coríntios 13:5, lemos claramente:“o amor não se ressente do mal.” O verbo ressentir (gr. logizomai), significa ‘contar, registrar, ou pesar duas vezes.”  A mesma palavra é usada em 2 Coríntios 5:19; “...a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação”.  “17  Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 18  E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; 19  Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação. 20  De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus. 21  Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.”
            Veja o e se confirma em Rom.4:8; e alguns outros vers., “3  Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.4  Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida. 5  Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça.  6  Assim também Davi declara bem- aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as obras, dizendo: 7  Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos. 8  Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado.”  Veja também em 2 Tim.4:16). “16  Ninguém me assistiu na minha primeira defesa, antes todos me desampararam. Que isto lhes não seja imputado. 17  Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me, para que por mim fosse cumprida a pregação, e todos os gentios a ouvissem; e fiquei livre da boca do leão.
18  E o Senhor me livrará de toda a má obra, e guardar-me-á para o seu reino celestial; a quem seja glória para todo o sempre. Amém.”  A mesma palavra é usada em 2 Coríntios 5:19; “...a  saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação”. (Rom.4:8; 2 Tim.4:16).  Infelizmente, algumas pessoas contam dezenas, centenas ou milhares de vezes uma tristeza ou decepção e, em função disso, não conseguem se libertar desse sentimento.  Jesus disse que devemos amar o próximo e até os inimigos (Mateus 5.44; e 22.39). Mat. 5. “43  Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. 44  Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; 45  Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos. 46  Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo? 47  E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim? 48  Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.
            Veja o que diz no cap. 22. “36  Mestre, qual é o grande mandamento na lei? 37  E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 38  Este é o primeiro e grande mandamento. 39  E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 40  Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.” Ele orou na cruz: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem”. (Lucas 23.34), Essa foi a maior demonstração de como podemos curar os ressentimentos e reconstruir os relacionamentos abalados.  Infelizmente, algumas pessoas contam dezenas, centenas ou milhares de vezes uma tristeza ou decepção e, em função disso, não conseguem se libertar desse sentimento.  Jesus disse que devemos amar o próximo e até os inimigos (Mateus 5.44; 22.39). Ele orou na cruz:“ Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem”. (Lucas 23.34), Essa foi a maior demonstração de como podemos curar os ressentimentos e reconstruir os relacionamentos abalados.”  Certamente você já foi ofendido por alguém e tem dificuldades de perdoar. Perdoe, ame aquele que te decepcionou, ame aquele que te feriu! Amando e perdoando conseguiremos nos livrar dos ressentimentos e seremos crentes saudáveis. Hebreus nos adverte: “...nem haja (em vós) alguma raiz de amargura (ressentimento) que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados”.   Hebreus 12:15. Antes, “Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós”.  Perdoar, não é uma questão de sentimento, mas de obediência.
Autor: Pr. Márcio Rodrigues de Almeida
Por Lidiomar, pesquisa atual, José Carlos Ribeiro, membro da PiB de Campo Grande MS
Pr. Márcio Rodrigues de Almeida.
Pastor Ajudante de Tempo Integral na Igreja de Morro Agudo, Licenciado em Letras Português e Inglês pelas Faculdades COC, Seminário Ceforte Guarulhos em 2005
Como se libertar da mágoa, do rancor e do ressentimento - Mensagens Evangélicas da Palavra de Deus. Como me libertar da mágoa e do rancor. Como deixar de se rancoroso. Como superar a mágoa e o rancor. Como lidar com a mágoa, com o rancor e com o ressentimento.
Quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que também vosso Pai  que está no céu, vos perdoe as vossas ofensas.  “Marcos 11:25” “Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. - Lucas 6:37”.  O senhor Jesus Cristo no ensinou que deveríamos perdoar sempre. No entanto, existem pessoas que ainda não estão tão evoluídas aponto de terem um comportamento tão elevado assim, eu me incluo nessa relação, são pessoas que, mesmo sem querer, lá no fundo ainda guardam algum tipo de mágoa ou rancor, ainda que pequenino, daquelas pessoas que um dia lhe fizeram algum tipo de mal. Outra coisa que o Senhor Jesus Cristo nos ensinou também é a orarmos pelos nossos inimigos. “Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem;  Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.Mateus 5:44,45”  Em Lucas 6:27,28  27  Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam; 28  Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam.
          Eu sei que é complicado fazer tudo isso. Mas seguir o Senhor Jesus Cristo é assim mesmo. Não é nada fácil. Quando entramos em contato com essas palavras do Senhor causa em nós certa confusão porque a nossa natureza não pensa assim. A nossa carne quer odiar, quer ter raiva e rancor e assim em diante. Na verdade, a nossa carne quer se vingar, ela quer devolver o mal com o mal, ela quer pagar tudo na mesma moeda e no dente por dente e olho por olho. Entretanto, quando o Senhor Jesus Cristo nos diz para orarmos pelos nossos inimigos Ele está na verdade nos ensinando a orarmos por nós mesmos. Como assim? Agora não entendi nada.  Jesus nos disse:  14 Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; 15  Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. 16  Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.”  Mateus. 5.14,16:
Eu Sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida. João 8:12.  É isso mesmo! A pessoa que é de Deus é com Jesus a luz do mundo. Se ela se deixa ser tomada pelas trevas da mágoa e do rancor a luz dela deixará de brilhar. Por isso Jesus nos disse que deveríamos amar e orar pelos nossos inimigos. Quando fazemos isso estamos enviando da nossa luz para aqueles que ainda vivem nas trevas. Quando nós estivermos emitindo a  nossa luz não tem como não ser também iluminado pela mesma luz. Se mesmo depois desses ensinamentos a gente não conseguir pelo menos fazer com que a mágoa e o rancor diminuam temos outras opções: Podemos pedir para que o Espírito Santo de Deus interceda por nós e que Ele nos ensine a orar para que possamos pedir a Deus pai, que no nome do Senhor Jesus Cristo Ele retire do nosso coração esses sentimentos ruins que só fazem mal a quem está sentindo, no caso a nós mesmos.  Observação importante! Eu não sei se todos sabem, mas a mágoa e o rancor são venenos que a gente deseja para os outros, no entanto, somos nós mesmos quem tomamos. E para aquelas pessoas que necessitam eliminar das suas vidas estes terríveis sentimentos existem duas orações que podem ser usadas:
        A primeira é assim: Pai, no nome do Senhor Jesus Cristo eu te agradeço pela minha libertação de espiritual toda a mágoa e todo rancor, Amém e graças a Deus.
E a segunda é assim: Pai, no nome do Senhor Jesus Cristo, obrigado por retirar da minha vida toda mágoa, todo rancor e todo ressentimento e me dar um coração que sabe perdoar da mesma forma que o senhor me perdoou. Amém e Graças a Deus.
O importante é fazermos o possível e o impossível para nos livráramos destes sentimentos tão ruins que só fazem destruir a nossa comunhão com Deus e a nossa saúde física. Outra maneira de lidar com a mágoa, com o rancor, e com o ressentimento, é abandonar tudo nas mãos do Senhor Jesus Cristo.
O importante é fazermos o possível e o impossível para nos livráramos destes sentimentos tão ruins que só fazem destruir a nossa comunhão com Deus e a nossa saúde física. Outra maneira de lidar com a mágoa, com o rancor, e com o ressentimento, é abandonar tudo nas mãos do Senhor Jesus Cristo. Clame. Ore ao Senhor Jesus. Ele lhe mandará da Graça e da Consolação dEle para que elas façam uma obra redentora na sua vida.  Para a sua alma, isso será um refrigério e uma benção sem tamanho. Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Mateus 11:28 “27  Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar. 28  Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. 29  Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. 30  Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.’
Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; Veja o que diz em Filipenses 4: 4  Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos. 5  Seja a vossa equidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor.6  Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.7  E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. 8  Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. 9  O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco.”
Veja o que diz em 1Pedro 5. “ 6  Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo
necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações, 7  Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo; 8  Ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso; 9  Alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas. 10  Da qual salvação inquiriram e trataram diligentemente os profetas que profetizaram da graça que vos foi dada,”  Salmos 4:1 Em ti, Senhor, me refugio; nunca seja eu envergonhado; livra-me pela tua justiça! - Salmos 31:1 Justifica-me segundo a tua justiça, Senhor Deus meu, e não se regozijem eles sobre mim. - Salmos 35:24. Salva-me, ó Deus, pelo teu nome, e faze-me justiça pelo teu poder.
Salmos 54:1 Com prodígios nos respondes em justiça, ó Deus da nossa salvação, a esperança de todas as extremidades da terra, e do mais remoto mar;  Salmos 65: “4  Bem-aventurado aquele a quem tu escolhes, e fazes chegar a ti, para que habite em teus átrios; nós seremos fartos da bondade da tua casa e do teu santo templo. 5  Com coisas tremendas em justiça nos responderás, ó Deus da nossa salvação; tu és a esperança de todas as extremidades da terra, e daqueles que estão longe sobre o mar.”
      Vamos supor que num momento de fraqueza lhe venha na mente um forte sentimento de vingança.  Não faça nada. Fique bem quietinho onde você está. Apenas confie no senhor. Confie na Justiça de Deus porque igual à justiça dEle  outra não há. Veja só: - Deuteronômio 32: “34  Não está isto guardado comigo? Selado nos meus tesouros? 35  Minha é a vingança e a recompensa, ao tempo que resvalar o seu pé; porque o dia da sua ruína está próximo, e as coisas que lhes hão de suceder, se apressam a chegar. 36  Porque o Senhor fará justiça ao seu povo, e se compadecerá de seus servos; quando vir que o poder deles se foi, e não há preso nem desamparado.”  O justo se alegrará quando vir à vingança; lavará os seus pés no sangue do ímpio. - Salmos 58:10. Salmo 94. “1  Ó Senhor Deus, a quem a vingança pertence, ó Deus, a quem a vingança pertence, mostra-te resplandecente.
Veja o que diz em  Isaias 35.  3  Fortalecei as mãos fracas, e firmai os joelhos trementes. 4  Dizei aos turbados de coração: Sede fortes, não temais; eis que o vosso Deus virá com vingança, com recompensa de Deus; Ele virá, e vos salvará. 5  Então os olhos dos cegos serão abertos, e os ouvidos dos surdos se abrirão. 6  Então os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantará; porque águas arrebentarão no deserto e ribeiros no ermo. 7  E a terra seca se tornará em lagos, e a terra sedenta em mananciais de águas; e nas habitações em que jaziam os chacais haverá erva com canas e juncos. 8  E ali haverá uma estrada, um caminho, que se chamará o caminho santo; o imundo não passará por ele, mas será para aqueles; os caminhantes, até mesmo os loucos, não errarão. 9  Ali não haverá leão, nem animal feroz subirá a ele, nem se achará nele; porém só os remidos andarão por ele. 10  E os resgatados do SENHOR voltarão; e virão a Sião com júbilo, e alegria eterna haverá sobre as suas cabeças; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido.”
         Assim é o Senhor! Ele cura, salva, liberta e restaura por completo. Tu pois, ó Senhor dos exércitos, que provas o justo, e vês os pensamentos e o coração, permite que eu veja a tua vingança sobre eles; porque te confiei a minha causa. - Jeremias 20:12
Não importa qual seja o método que você vai adotar para lidar com a mágoa, com o rancor e com o ressentimento. O importante é que você sempre tenha confiança em Deus Pai, no Senhor Jesus Cristo e no Espírito Santo de Deus. Espere em Deus. Confie em Deus, Ele vai lhe fazer justiça e vai mudar a sua história.
Isaias 46: “12  Ouvi-me, ó duros de coração, os que estais longe da justiça. 13  Faço chegar a minha justiça, e não estará ao longe, e a minha salvação não tardará; mas estabelecerei em Sião a salvação, e em Israel a minha glória.”
Veja o que diz em Salmos 37: “5  Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nEle, e Ele o fará. 6  E Ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia.7  Descansa no Senhor, e espera nEle; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos. 8  Deixa a ira, e abandona o furor; não te indignes de forma alguma para fazer o mal. 9  Porque os malfeitores serão desarraigados; mas aqueles que esperam no Senhor herdarão a terra. 10  Pois ainda um pouco, e o ímpio não existirá; olharás para o seu lugar, e não aparecerá.11  Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz.”
 Jeremias 9: “23  Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas, 24  Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o Senhor, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor.” Veja o que diz em Gênesis 15:4  E eis que veio a palavra do Senhor a ele dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que de tuas entranhas sair, este será o teu herdeiro. 5  Então o levou fora, e disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência. 6  E creu ele no SENHOR, e imputou-lhe isto por justiça. 7  Disse-lhe mais: Eu Sou o Senhor, que te tirei de Ur dos caldeus, para dar-te a ti esta terra, para herdá-la.”                                                                                           Veja o que diz em Deut. “39 Vede agora que Eu, Eu o Sou, e não há outro deus além de mim; Eu faço morrer e Eu faço viver; Eu firo e Eu saro; e não há quem possa livrar da minha mão. 40  Porque levantarei a minha mão aos céus, e direi: Eu vivo para sempre. 41  Se Eu afiar a minha espada reluzente, e se a minha mão travar o juízo, retribuirei a vingança sobre os meus adversários, e recompensarei aos que me odeiam.”
        Amigo leitor (a), eu busquei aqui opções de Libertação e cura, que podem ser tratadas, libertas e curadas através do Poderoso nome do Senhor “Jesus Cristo”; mas não quero que você que esta num processo de tratamento Psicológico, psiquiátrico, espiritual ou emocional, causado por vários motivos, que na maioria das vezes é provocada por vacílos ou setas demoníacas. Mas que na maioria das vezes é tratada de maneira errônea. Através destas importantes pesquisas, eu procurei mostrar que, o melhor remédio, o melhor remédio, e tratamento é feito através do grande poder de “Deus através do Filho Jesus”.   
A melhor resposta para o tratamento de cura e libertação de qualquer enfermidade, não está nas mãos do médico humano, mas sim nas mãos dos médicos dos médicos, “Jesus Cristo”.
Sabe o que nos falta para sermos curados e libertos de todas as enfermidades! Fé, e confiança no único que tem todos os poderes de cura e libertação: Falta simplesmente um pequeno gesto de nossa parte! Humildade.
Sim: Existe enfermidades que são para a morte, e outras que só para a vida. Muitas das enfermidades são nos dada para o crescimento espiritual, que irá nos levar bem mais próximo do “Pai, Deus”. O Único que tem o poder de salvar, libertar e curar é somente Ele, “Jesus Cristo”
Fiquem com estas mensagens aqui, enquanto eu preparo outras.  Amém.   










































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

                              A Bíblia Sagrada:     (Comentada por livros, no Antigo Testamento) Cap. 01: Comentário inicial nos livros de Gênesis:      Nobre leitor (a) vamos conhecer um pouco mais sobre este livro Sagrado chamado Bíblia. No princípio, Deus criou todas as coisas: Deus criou os céus, a terra, as águas, rios, mares e oceanos.  Mas Deus viu que a terra era sem forma e vazia; era um abismo escuro, vazio, sem vida:            Deus, disse assim. Haja luz, houve luz : Deus viu que era boa a luz, e decidiu fazer a separação entre luz e trevas. Criou assim o dia. A luz passou a ser chamada de dia, as trevas, noite: assim também foram criados os rios e mares. Deus pensou também nisto, e fez a separação e a expansão das águas, colocando junto à porção seca, chamada terra. Deus viu que tudo que havia criado,...

Discernimento, entendimento e Sabedoria: O que é discernimento segundo a Bíblia. Parte I Também em Inglês Grego e Alemão

Discernimento, entendimento e Sabedoria: O que é discernimento segundo a Bíblia. Parte I                   Conhecendo  melhor a Bíblia, e a palavra de Deus.            Nobres leitores irei mostrar a todos vocês um pouco mais sobre o que é discernimento segundo a palavra de Deus.  O discernimento é essencial no processo de tomar decisões sábias.   A Bíblia diz em Tiago 1: “ 5  E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. 6  Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. 7  Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. 8  O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos. 9  Mas glorie-se o irmão abatido na sua exaltação, 10  ...
  Os acontecimentos dos últimos dias. As revelações bíblicas :                                HE END IS NEAR: WHAT THE BIBLE SAYS: HOW IT WILL BE! Part V Also in English             O que fazer e qual é o nosso dever nestes últimos dias?         Nobres leitores, todos queremos ser salvos certo! Mas o que fazemos para merecer a salvação? Nada. Hoje, o que você já fez para agradar a “Deus”! Você fez algo pelo seu próximo! Quantas vezes você agradeceu a “Deus” pela sua vida! Pela família, trabalho, etc. Infelizmente são poucas pessoas que agradecem a “Deus” mesmo sabendo que aconteceu um livramento, uma vitória, uma benção. Nós queremos que tudo de bom nos aconteça sim; mas jamais reconhecemos o poder de “Deus” em nossas vidas. A nossa salvação dependerá também das pequenas coisas que fazemos, principalmente ao próximo; pois is...