Pular para o conteúdo principal

Seitas: Parte I

Seitas:                                                                                                                                        "Vou me tornar seu inimigo, porque lhe conto a VERDADE?!"  Gálatas 4:16
 Está Escrito - Apocalipse 13 “1 Vi emergir do mar Uma Besta que tinha dez chifres e sete cabeças e, sobre os chifres, dez diademas e, sobre as cabeças, nomes de blasfêmia. 7  Foi-lhe dado, também, que pelejasse contra os santos e os vencesse. Deu-se-lhe ainda autoridade sobre cada tribo, povo, língua e nação; 8  e adorá-la-ão TODOS os que habitam sobre a terra, aqueles cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo. 9  Se Alguém Tem Ouvidos, Ouça. 10  Se alguém leva para cativeiro, para cativeiro vai. Se alguém matar à espada, necessário é que seja morto à espada. Aqui está a perseverança e a fidelidade dos santos. 11 Vi ainda Outra Besta emergir da terra; possuía dois chifres, parecendo cordeiro, mas falava como dragão. 12  Exerce toda a autoridade da primeira besta na sua presença. Faz com que a terra e os seus habitantes adorem a primeira besta, cuja ferida mortal fora curada. 13  Também opera grandes sinais, de maneira que até fogo do céu faz descer à terra, diante dos homens. 14  Seduz os que habitam sobre a terra por causa dos sinais que lhe foi dado executar diante da besta, dizendo aos que habitam sobre a terra que façam uma imagem à besta, àquela que, ferida à espada, sobreviveu; 15  e lhe foi dado comunicar fôlego à imagem da besta, para que não só a imagem falasse, como ainda fizesse MORRER quantos não adorassem a imagem da besta. 16  A todos, os pequenos e os grandes, os ricos e os pobres, os livres e os escravos, faz que lhes seja dada certa marca sobre a mão direita ou sobre a fronte, 17  para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tem a marca, o nome da besta ou o número do seu nome. 18  Aqui está a sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule o número da besta, pois é número de homem. Ora, esse número é seiscentos e sessenta e seis.
MORTES E DESTRUIÇÕES: FATO 1
O plano dos Iluministas (super maçons) friamente prepara há 250 anos o aparecimento de “seu Cristo” (Anticristo) e este plano está prestes a ser concluído. Nos artigos do Cutting Edge, www. espada.eti. br/ maconaria.htm ,  “O Plano Demoníaco de Albert Pike Para a Implementação da Nova Ordem Mundial” (www.espada.eti.br/n1015.asp)  e  “Três Crises Planejadas Para Anteceder o Aparecimento do Anticristo” (http://www.espada.eti.br/n1319.asp) encontramos algumas informações sobre os planos do Anticristo.  Assim como numa boa peça teatral, todas as peças do quebra-cabeça estão se encaixando para produzir um grandioso e emocionante clímax neste final dos tempos. Nos últimos anos, vivemos o estágio final da Nova Ordem Mundial para produzir seu rei, “seu Cristo”, o Anticristo bíblico, O efeito cumulativo das crises será tão poderoso, O GRANDE CAOS OU GRANDE TRIBULAÇÃO,  que a população mundial entrará em pânico e aceitará as promessas de “paz e segurança” que esse “Cristo” apresentará quando aparecer na cena internacional com grande poder, e operando tremendos “sinais e maravilhas”. Uma dessas crises ocorrerá no  Oriente Médio. Os árabes planejam atacar Israel. Essa guerra foi descrita há 135 anos,  na visão demoníaca de ALBERT PIKE, de 1870 e foi chamada de Terceira Guerra Mundial. Pike foi o Grande Comandante da MAÇONARIA norte-americana entre 1859-1891. Durante seu mandato, teve uma visão global do que a MAÇONARIA poderia alcançar, e usou seu imenso intelecto para cumprir essa visão. Consequentemente, ele foi considerado o maior líder MAÇOM de seu tempo e, talvez, o maior de toda a história.  Assim, Pike recebeu uma VISÃO DEMONÍACA, descrita em seguida. Em 22 de janeiro de 1870, há 135 anos, Albert Pike e Guiseppe Mazzini (fundador da máfia), um de seus co-conspiradores internacionais, publicaram o Plano para estabelecer a Nova Ordem Mundial.  Esse plano foi mantido em grande segredo, revelado dentro dos círculos da MAÇONARIA, desde o tempo de sua concepção, somente aos outros conspiradores Iluministas ocultistas. No livro “Secrets of the Illuminati” Doc Marquis (ex-luciferiano Iluminista) revela muitos detalhes ocultos que antigamente só eram conhecidos dos Iluministas.
O desejo pelo domínio mundial, seja pela força das armas, da cultura ou da religião, é tão antigo quanto a história. Após rastrear algumas tentativas da tomada do controle do papado por elementos não-cristãos, Compton começa a falar sobre Adam Weishaupt, o Sacerdote Jesuíta que criou os Mestres dos Illuminati.  Compton diz, “... Adam Weishaupt podia ver as possibilidades diante de si com uma mente militar. Ele tinha ímpeto e visão. Conhecia o valor da surpresa, que está firmada nos segredos...
 Ele podia misturar a humanidade em um todo... suprimir o dogma... O estado ideal que Weishaupt  tinha em mente estava... fundado no sonho impossível da perfeição humana... Em primeiro de maio de 1776 (há 229 anos), a sociedade secreta que iria afetar profundamente grande parte da história subseqüente veio à existência com o nome de Illuminati” = (Iluministas)
O objetivo da Nova Ordem Mundial é calar e MATAR 80% DA POPULAÇÃO MUNDIAL (4.8 bilhões de pessoas).  Restariam apenas 20% da população mundial, ou seja apenas 1.2 bilhão de pessoas (“911: Descent into Tyranny” Alex Jones - www.cuttingedge.org/detail.cfm?ID=580
A ´Bíblia, Palavra de Deus, já dizia há 2000 anos: O Anticristo é seguido por cavalos vermelho, preto e amarelo: Está escrito  Apocalipse 6:4-8 “... e saiu outro cavalo, vermelho.... então vi, e eis um cavalo preto.... E olhei, e eis um cavalo amarelo.” Os cavaleiros desses cavalos tirarão a paz, trarão a fome e GRANDE MORTANDADE sobre o mundo.
Está escrito - Apocalipse 13:15 nos diz que o ANTICRISTO irá, na verdade, erigir uma imagem criada à sua semelhança; essa imagem não será apenas capaz de falar, mas possuirá o poder sobrenatural de MATAR a todos os que não a adorarem!   Está escrito - 1 Coríntios 3:17  Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus,  QUE  SOIS VÓS,   é sagrado.  Está escrito - Mateus 24: 9, 21e 22   Jesus Disse: Então, sereis atribulados, e VOS MATARÃO. Sereis odiados de todas as nações, por causa do meu nome. Porque NESSE TEMPO haverá grande tribulação, como desde o princípio do mundo até agora não tem havido e nem haverá jamais. Está escrito - Daniel 8:24 “Grande é o seu poder, mas não por sua própria força; causará estupendas destruições, prosperará e fará o que lhe aprouver; destruirá os poderosos e o povo santo.”  Está escrito - Zacarias 13:8-9 “Em toda a terra, diz o Senhor, dois terços dela serão eliminados e perecerão; mas a terceira parte restará nela.  Farei passar a terceira parte pelo fogo, e a purificarei como se purifica a prata, e a provarei como se prova o ouro; ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: é meu povo, e ela dirá: O Senhor é meu Deus”
A revista VEJA, edição 1896, ano 38, Nº 11, de 16 de março de 2005, traz uma reportagem com o título “Essa é de Doer”. A pesquisa biomédica vem desenvolvendo um trabalho muito bonito chamado O Estado da Dor, onde as pesquisas procuram descobrir remédios e técnicas para combaterem a dor. Até hoje, esta pesquisa vinha sendo conduzido com o objetivo de minorar o sofrimento humano entretanto pode ganhar aplicações nada nobres. Segundo uma denúncia do Projeto Sunshine divulgada pela revista Britânica NEW SCIENTIST,  as Forças Armadas dos Estados Unidos estão tentando desenvolver uma arma que não mata as pessoas, mesmo a uma distancia de dois quilômetros, mas Causa uma dor violenta capaz de Paralizar indivíduos ou multidões.  A Sunshine conseguiu uma cópia do contrato entre a Agência de Pesquisa Naval e a Universidade da Flórida para que avaliasse “as consequências sensoriais de pulsos eletromagnéticos emitidos por plasmas induzidos a laser”. A nova arma em estudo pelo Pentágono será capaz de provocar Dores em Níveis Paralisantes, comparáveis as piores dores que o ser humano pode suportar. Imaginem a minha tristeza ao ler esta reportagem, pois desde criança desejei ser médico anestesiologista, para ter a vitória sobre a dor. Sou feliz porque tenho o privilégio de trabalhar em anestesiologia há quase trinta anos  e contar com tantos colegas abnegados nesta luta para quando nada, amenizar as dores. Desde o profeta Isaias sabemos que Jesus levou sobre Si as nossas dores. Tratar, aliviar e evitar as dores é divino, mas desencadeá-las, é coisa de anticristo. O anticristo está chegando, mas Cristo vem antes para arrebatar a igreja. OH ! GLÓRIA!.
 FATO 2. O Plano Demoníaco de Albert Pike para a implantação da Nova Ordem Mundial, cita literalmente, que do meio da fumaça, da poeira e das cinzas dessa guerra, o Anticristo aparecerá. Ele surgirá no lado oriental de Jerusalém, vestido de branco e recriando o Domingo de Ramos. O plano da Nova Ordem Mundial prevê a aniquilação dos árabes e uma vitória total para Israel. (Peter Lemesurier, The Armageddon Script, pg 231).
FATO 3.  A Nova Ordem Mundial nada mais é do que a  Velha Ordem Maçônica. O maior maçom de todos os tempos, dito por eles, o SATANISTA ALBERT PIKE, planejou a primeira, a segunda e a terceira guerras mundiais.   Albert Pike foi fundador da Ku Klux Klan, sociedade secreta que mata os negros e incendeia as suas propriedades. Comprovem  assistindo o filme Mississipi Em Chamas. A mesma FALSA LUZ das cruzes incendiadas dos FANÁTICOS da Ku Klux Klan, a sociedade secreta fundada no Sul dos EUA após a Guerra Civil (1867) pelo LÍDER DA MAÇONARIA, o Iluminado ALBERT PIKE, com o objetivo de impedir que a abolição da escravatura resultasse em liberdade para os negros.  A KKK ficou conhecida pela violência que pregava e praticava contra os negros ate meados da década de 1960, assassinando e queimando suas vitimas em escaladas noturnas de terror e extrema barbárie. Ainda hoje a Ku Klux Klan dá sinais de vida, semeando o terror em atos declaradamente racistas. (666 Nova Ordem Mundial pag 10 e 11 A. Ralph Epperson). Fato recente foi o assassinato do Pr. Martin Luther King, quando planejava a libertação real dos negros americanos. O túmulo deste pastor, assim como o do Presidente Kennedy (que recusou assinar a Ordem executiva 11.490 para instalar a Nova Ordem Mundial nos Estados Unidos), possuem uma chama perpétua, como assinatura dos ILLUMINATIS.
A discriminação existe. Bill Cooper, escritor da Nova Era (Além do Cavalo Amarelo) afirma que ninguém é promovido na inteligência americana a menos que seja membro da maçonaria. A única experiência do Cooper com maçonaria foi como De Molay quando jovem. (cuttingedge.org/detail.cfm?ID=948)
O livro Moral´s and Dogma de Albert Pike contém as instruções dos 32 graus da RELIGIÃO MAÇONARIA. É considerado o livro clássico da maçonaria, por muito tempo muito escondido de todos, accessível  apenas aos graus elevados . Podemos concluir que o deus de Albert Pike também é GADU
FATO 4.  Continuando o roteiro desta história de destruição: ADOLF HITLER. Vamos falar de outro ilustre e famoso maçom, Adolf Hitler. Está escrito - Apocalipse 17:10-11 — “São também sete reis, dos quais caíram cinco, um existe, e o outro ainda não chegou; e, quando chegar, tem de durar pouco. E a besta que era e não é, também é ele, o oitavo rei, e procede dos sete, e caminha para a destruição.”  Hitler foi o penúltimo precursor do anticristo, portanto o sétimo rei de majestade e o seu reino durou pouco, 12 anos. Adolf Hitler pertenceu `a sociedade secreta CATÓLICA dos jesuítas e foi membro da sociedade da irmandade da morte, a sociedade de Thule., conhecida hoje como Illuminatis. Hitler foi iniciado na maçonaria pela russa Helena P. Blavatsky, fundadora da sociedade teosófica e precursora da Nova Era. Hitler, particularmente, considerava os ensinos de Blavatsky (morreu 1891) cruciais para suas doutrinas satânicas, especialmente o tratado que ela escreveu, A Doutrina Secreta. (Lança do Destino” de Trevor Ravenscroft, publicado pela Samuel Weiser, 1987) - (www.espada.eti.br/free14.asp   Doc Marquis (pergunta Nº 11) - “Hitler`s Cross” – Erwim W. Lutzer www.cuttingedge.org/detail.cfm?ID=395
Podemos concluir que o deus de Hitler também é GADU. Ele matou 6 milhões de judeus e 12 milhões de outras raças. A segunda guerra mundial matou 52 milhões de pessoas.  A igreja católica, através do papa PIO XI e principalmente  através de do papa PIO XII, patrocinou Adolf Hitler na Alemanha e Mussolini na Itália, para iniciarem a 2ª Guerra Mundial, invadindo a Polônia (este bloco representava a Magia Negra). A Inglaterra e depois os Estados Unidos (representando o bloco da Magia Branca) entraram em defesa da Polônia. A seguir o Japão entrou ao lado da Alemanha e Itália. A segunda guerra mundial também serviu para criar o Comunismo, a fim de enfraquecer a Igreja Ortodoxa na Rússia. (O Plano Demoníaco de Albert Pike Para a Implementação da Nova Ordem Mundial) - www.espada.eti.br/n1015.asp)
No livro “Unholy Trinity: How the VATICAN’s Nazi Networks Betrayed Western Intelligence to the Soviets” de Mark Aarons, John Loftus, publicado pela St. Martin’s P0ress, 1993, autor secular, demonstra como o Vaticano cooperou com os nazistas durante e após a Segunda Guerra Mundial de tal forma que traiu os serviços de inteligência ocidentais aos comunistas.” O livro mostra como o Vaticano armou um rota de fuga para “dezenas de milhares” de oficiais nazistas por meio da Itália, a chamada “Linha das Ratazanas”.   Na página 275 diz: “Atrás dos nazistas estava o Vaticano; atrás do Vaticano estavam os britânicos; e atrás dos britânicos estavam os comunistas”
FATO 5.  Outro maçom ilustre foi Giuseppe Mazzini, fundador da sociedade secreta MÁFIA. O próprio nome da Máfia é na realidade um acróstico da frase: Mazzini Autorizza Furti, Incendi, Avvelenamenti, que significa Mazzini autoriza furtos, incêndios e envenenamentos. (666 Nova Ordem Mundial pag 10 A. Ralph Epperson) . Podemos concluir que o deus de Giuseppe Mazzini também é GADU ( Anticristo)
FATO 6. De todos os movimentos libertários, foi na Revolução Francesa que a MAÇONARIA teve uma participação mais forte, e que resultou no massacre de milhares de pessoas e na anulação do conceito de religião, quando a França “aboliu” a existência de Deus e entronizou em seu lugar uma prostituta como a deusa “Razão”; passando à perseguição dos religiosos e à destruição de todos os exemplares das Escrituras Sagradas, o que resultou em caos e trevas morais. Após três anos e meio, a situação política e social da França chegou a um estágio de degradação tal que os franceses se viram obrigados a permitir novamente as práticas religiosas abolidas (666 Nova Ordem Mundial -  A. Ralph Epperson pag 5)
FATO 7. A Cultura do Medo. Os "IRMÃOS" das religiões e sociedades secretas são submetidos a juramentos amedrontadores e rituais opressores, levando-os a uma submissão total. Vejamos:  No ritual e Instruções do Aprendiz Maçom do Rito Escocês Antigo e Aceito (São Paulo: Grande Oriente de São Paulo, 1984),  Aslan, Ritual do Aprendiz –Maçom, pag 94-98 Lemos o Juramento: “Eu, fulano de tal, juro e prometo, de minha livre vontade, pela minha honra e pela minha fé, em presença do Supremo Arquiteto do Universo, que é Deus, e perante esta assembléia de maçons, solene e sinceramente, nunca revelar qualquer dos mistérios da maçonaria que me vão ser confiados (...) Se violar este juramento seja-me arrancada a língua,  o pescoço cortado e meu corpo enterrado nas águas do mar, onde o fluxo e refluxo me mergulhem em perpétuo esquecimento, sendo declarado sacrílego para com Deus e desonrado para com os homens. Assim seja."
Existe ainda o ritual onde uma espada é apontada para o peito do Irmão e uma bebida simbolizando o veneno é apresentada ao Irmão iniciante ou que muda de grau.
No livro, “Numa Ditadura” de Alex Jones (www.cuttingedge.org) lemos: 1 - Não há escolha  2 - As eleições são controladas. 3 - A polícia são os  militares. 4 - O medo equivale ao controle. 5 - A palavra é censurada   6 - A economia sucateada    7 - As pessoas são tratados como escravos
A PALAVRA DE DEUS É CLARA: ONDE EXISTE MEDO NÃO EXISTE AMOR
Está escrito - I João 4:18  No AMOR não existe MEDO; antes, o PERFEITO AMOR lança fora o MEDO. Ora, o MEDO produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no AMOR. Obs. Em algumas versões a palavra medo está a palavra Temor.
Está escrito - I João 4:8 Aquele que não AMA não conhece a Deus, pois DEUS É AMOR.
Está escrito - I João 4:20  Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu Irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu Irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.
Está escrito - I João 4:21 Ora, temos, da parte dele, este mandamento: que aquele que ama a Deus ame também a seu Irmão. (quem ama seu irmão não lhe submete ao medo)
Está escrito - Salmo 27:1  O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei Medo? O SENHOR é a fortaleza da minha vida; a quem temerei?
Está escrito - 2 Timóteo 1:7  Porque Deus não nos tem dado espírito de MEDO, mas de poder, de amor e de moderação.
OBS: Alguns crentes têm Medo de falar de Deus às pessoas que seguem seitas, heresias, grupos mais radicais, numerosos, poderosos e intimidadores,  entretanto o AMOR DE DEUS e o NOSSO AMOR para com estas pessoas, fazem com que seja lançado fora todo o MEDO.  Vejam exemplos de Jesus e de vários personagens da Bíblia.
APELO: Troque o medo pelo amor já!
Está escrito - Isaías 28:18  “18  E a vossa aliança com a morte se anulará; e o vosso acordo com o inferno não subsistirá; e, quando o dilúvio do açoite passar, então sereis por ele pisados.19  Desde que comece a passar, vos arrebatará, porque manhã após manhã passará, de dia e de noite; e será que somente o ouvir tal notícia causará grande turbação. 20  Porque a cama será tão curta que ninguém se poderá estender nela; e o cobertor tão estreito que ninguém se poderá cobrir com ele. 21  Porque o Senhor se levantará como no monte Perazim, e se irará, como no vale de Gibeão, para fazer a sua obra, a sua estranha obra, e para executar o seu ato, o seu estranho ato. 22  Agora, pois, não mais escarneçais, para que vossos grilhões não se façam mais fortes; porque já ao Senhor DEUS dos Exércitos ouvi falar de uma destruição, e essa já está determinada sobre toda a terra.
FATO 8. Violência.  Os MAÇONS ficam em volta do Caixão do falecido, levam o ramo de Acácia até ao narize o lançam sobre o caixão . Eles fazem isso exatamente como seus irmãos pagãos faziam nos tempos do Antigo Testamento, recebendo a condenação de Deus.  Veja: Está escrito - Ezequiel 8:16-18 “16  E levou-me para o átrio interior da casa do SENHOR, e eis que estavam à entrada do templo do SENHOR, entre o pórtico e o altar, cerca de vinte e cinco homens, de costas para o templo do SENHOR, e com os rostos para o oriente; e eles, virados para o oriente adoravam o sol. 17  Então me disse: Vês isto, filho do homem? Há porventura coisa mais leviana para a casa de Judá, do que tais abominações, que fazem aqui? Havendo enchido a terra de violência, tornam a irritar-me; e ei-los a chegar o ramo ao seu nariz. 18  Por isso também Eu os tratarei com furor; o Meu olho não poupará, nem terei piedade; ainda que me gritem aos ouvidos com grande voz, contudo não os ouvirei.”     OS Adoradores de Baal atribuíam exatamente o mesmo significado de Vida Eterna ao ramo de acácia que os Maçons modernos, e o levavam aos seus narizes. Como o ramo de acácia simbolizava uma Falsificação Pagã da vida Eterna, Deus ficou enfurecido Seu precioso plano de Salvação estava sendo suplantado por um plano satânico Os maçons cometem o mesmo pecado hoje. Entretanto sua cegueira espiritual e sua ignorância da Bíblia os impedem de ver essa terrível verdade.
Há 2.700 anos Deus já havia revelado a Ezequiel que os que levam o ramo ao nariz Enchem a terra de violência e chega a irritá-lo, a ponto de não os ouvirem, mesmo que gritem.  Os Estados mais “evangelizados” do Brasil, e com expressiva presença e atuação maçônica, são os mais violentos - Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo - mostrando que mesmo há 2.700 anos a Palavra de Deus continua atual.
Parece piada..., mas os comentaristas da famosa Bíblia de Jerusalém (católica), não sabem interpretar a expressão: “os que levam o ramo ao nariz”... Dizem: "Não é possível definir com segurança o rito ao qual se faz alusão aqui"... (p.1613, da nova edição, revista). É conveniente ficarmos atentos, pois algumas "bíblias" protestantes não fazem menção "ao ramo levado ao nariz", como é o caso da BLH (Bíblia na Linguagem de Hoje).
O Caixão Maçônico é uma Árvore da Vida Sefirot Modificada.  Sempre quis saber por que o caixão maçônico é tão diferente de um caixão normal.  Por que ele tem duas protuberâncias nos lados esquerdo e direito, se o corpo de uma pessoa no caixão tem seus braços retos para baixo aos lados e não precisa dessas protuberâncias?  Colocando um maçom em um caixão no formato da Árvore da Vida Sefirot, a Maçonaria está representando a vida eterna.  Logicamente, o Homem Aperfeiçoado, Reto da Maçonaria.
["Homens Bons Tornando-se Melhores"] recebe e usa sua Coroa na vida após a morte. Portanto, não há a necessidade de existir o ponto superior da Coroa no caixão maçônico. O irmão maçom falecido levou sua coroa consigo para a morada eterna. A coroa foi substituída nessa ilustração pelo RAMO DE ACÁCIA; há muito tempo a acácia é um símbolo maçônico da Vida Eterna e aparece na ilustração desse caixão exatamente na posição da Coroa da Árvore da Vida.
 O Centro Governamental em Washington Foi Projetado Originalmente Como uma Árvore da Vida Sefirot, da Cabala (www.espada.eti.br/n1399.asp)
FATO 9. No momento resta menos de 10% para o domínio mundial. O livro A TERCEIRA GUERRA MUNDIAL mostra como faltavam 20 paises a serem dominados pela Nova Ordem Mundial. www.espada. eti.br/tgm.htm 
Leiam “A Invasão da África e de Todos os Países Ainda Não Integrados na Economia Globalizada”. www.espada.eti.br/n1833.asp
RELIGIÃO, SEITAS E HERESIAS                                                                                              
O QUE É RELIGIÃO? R: Culto Prestado a uma divindade; doutrina religiosa; dever sagrado; ordem religiosa; crença viva; consciência escrupulosa; escrúpulos; (Social.) um sistema solidário de crenças e
práticas relativas a coisas sagradas, isto é, separadas, interditas, e que unem em uma mesma comunidade
moral, chamada Igreja, todos os que aderem a esse sistema.
O QUE É SEITA? R: Doutrina ou sistema que se afasta da opinião geral; conjunto dos indivíduos que a seguem; comunidade fechada; de cunho (caráter) radical; facção; partido.
O QUE É HERESIA? R: Doutrina contrária aos dogmas (ponto fundamental e indiscutível de uma doutrinas) da igreja; contra-senso; ato ou palavra ofensiva à religião, escolha, seleção, preferência... (Pequeno Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa, de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira)
O PERIGO DAS SEITAS E HERESIAS. Gên 4:3-7 “3  E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR. 4  E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta. 5  Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. 6  E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? 7  Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.”
Compreender a origem e a natureza da religiosidade é básico para entendermos a extrema disseminação de seitas e ensinos falsos, não apenas em nossos dias, mas em toda a história da humanidade. Este texto espelha de uma forma clara, a maneira pela qual o espírito de religiosidade começou a se manifestar entre os homens. A palavra "religião" vem do latim religio, que significa "religar". O conceito implícito nessa palavra é o de uma tentativa do homem de "religar-se" a Deus, reatando uma comunhão rompida. Esse sentimento "religioso" é comum a todos os homens, não importando sua origem social ou geográfica. A religião surgiu no vácuo provocado pela ausência da comunhão autêntica com Deus. O homem foi feito para viver em comunhão com Deus, e na falta dessa comunhão ele experimenta, ainda que inconscientemente, um sentimento de profunda frustração. Esse anseio (e não o "medo do desconhecido", como muitos sustentaram no passado) é que originou na humanidade a busca religiosa. O texto que lemos caracteriza alguns aspectos essenciais do espírito de religiosidade. Caim ofertou do que lhe sobrava, enquanto Abel trouxe suas primícias (note as palavras "oferta" e "primícias", nos versículos 3 e 4). O espírito religioso sempre oferta do que sobra, seja dinheiro, tempo, esforço; Caim procurou aproximar-se de Deus por seus próprios meios, enquanto Abel, pelo meio determinado por Deus. Este é um dos principais motivos que levou o Senhor a rejeitar a oferta de Caim. Em Gên 3:21 vemos pela primeira vez nas Escrituras o surgimento de uma vítima sacrificial (se Adão e Eva foram vestidos por Deus com roupas de peles, um animal teve que ser morto!). Esta verdade é a mesma que aparece registrada em Heb 9:22.  21  E semelhantemente aspergiu com sangue o tabernáculo e todos os vasos do ministério. 22  E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão. 23  De sorte que era bem necessário que as figuras das coisas que estão no céu assim se purificassem; mas as próprias coisas celestiais com sacrifícios melhores do que estes.”  Em conexão com Gên. 3:21, é importante lembrar que a palavra hebraica que significa "cobrir" tem o sentido do termo "propiciação", que é a palavra utilizada pelo Novo Testamento para definir a obra redentora de Jesus na cruz, veja Rom. 3:24,25.  24  Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. 25  Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;”
          Ora, o espírito de religiosidade sempre apresenta uma oferta que Deus não pediu, que é incapaz de resolver o verdadeiro problema que separa o homem de Deus: às vezes são "obras", outras vezes são "rituais", mas sempre são coisas que não podem tratar adequadamente o problema do pecado. Abel, pela fé, apresentou o Senhor Jesus (porque todo sacrifício de animais no Velho Testamento apontava profeticamente para Jesus). Já Caim, apresentou a si próprio: suas obras, seu trabalho, suas iniciativas! Caim apresentou, à recusa da sua oferta, a reação característica do espírito de religiosidade. Veja Gên 4:5b. É a reação característica do orgulho ferido. O espírito de religiosidade é sempre o espírito do farisaísmo, o qual é marcado por uma ideia elevada de si próprio, o que leva-o automaticamente a não cogitar jamais a possibilidade de ser recusado. Neste ponto, é diametralmente oposto ao espírito do cristão, o qual é marcado por um coração quebrantado. Vemos uma ilustração clara disso na parábola do fariseu e do publicano (veja Luc. 18:9-14).  9  E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros: 10  Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano.11  O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. 12  Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo.13  O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! 14  Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.”
Se a situação fosse inversa, e o publicano fosse rejeitado, ele simplesmente continuaria orando por misericórdia, porque era um homem de coração quebrantado; mas o fariseu jamais suportaria ser rejeitado, porque estava firmado nos seus "méritos"! Gên 4:7  “6  E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? 7  Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.”
         Todas as religiões sempre têm sua base no que o homem pretende fazer ou ser, por si só, independente de quem quer que seja. A palavra de Deus para Caim foi "Se bem fizeres, não haverá aceitação para ti?". Se bem fizeres, aqui, tem o sentido de fazer o que é correto, aproximar-se de Deus da maneira certa. No Velho Testamento, essa maneira era a observância da lei e dos sacrifícios, tendo em vista a obra de Jesus que se manifestaria no futuro. No Novo Testamento, é a aproximação de Deus unicamente através de Jesus, submetendo-se ao Seu senhorio, governo e confiando apenas nos méritos da Sua obra realizada em nosso favor. Não é difícil, contudo, verificamos como o homem procurou seguir o caminho de Caim desde o princípio da humanidade. Gên 4:16,17 Caim foi tanto o iniciador da religião como o primeiro a procurar construir uma sociedade à parte de Deus. A expressão "E saiu Caim de diante da face do Senhor" (v.16) nos mostra que Caim optou por afastar-se de Deus, vivendo longe dEle. À partir desse homem, surgiu toda uma linha de seres humanos que não tinham consciência da pessoa de Deus, mas que experimentavam o anseio inconsciente por comunhão com seu Criador, ao qual já nos referimos. Entre essas pessoas temos sem dúvida os primeiros a adorarem os elementos da natureza, seguindo seus corações corrompidos. Rom 1:21-“21  Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. 22  Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. 23  E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. 24  Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si; 25  Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. 26  Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. 27  E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.28  E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm;”
            Apesar da revelação disponível de Deus na criação, os homens preferiram escolher seus próprios caminhos, marcados pela religiosidade. O fim disso, como o v. 24 demonstra, está sempre em carnalidade e imoralidade. Rom 1:21 "... e o seu coração insensato se obscureceu." O coração do homem foi obscurecido a fim de que perdesse de vista qualquer traço de revelação do verdadeiro Deus e direcionasse o anseio de seu coração para outros seres. 2 Cor. 4:4  2  Antes, rejeitamos as coisas que por vergonha se ocultam, não andando com astúcia nem falsificando a palavra de Deus; e assim nos recomendamos à consciência de todo o homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade. 3  Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto. 4  Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. 5  Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o SENHOR; e nós mesmos somos vossos servos por amor de Jesus. 6  Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo.”
O diabo é o autor desse entenebrecimento dos corações e da transformação desse anseio legítimo num espírito pervertido de religiosidade. At. 19:17-20, 27; 2 Cor. 10:4,5; Ef. 6:11,12. Se a ação do diabo é que
Veja o que  diz em Atos. 19. “13  E alguns dos exorcistas judeus ambulantes tentavam invocar o nome do Senhor Jesus sobre os que tinham espíritos malignos, dizendo: Esconjuro-vos por Jesus a quem Paulo prega.
14  E os que faziam isto eram sete filhos de Ceva, judeu, principal dos sacerdotes. 15  Respondendo, porém, o espírito maligno, disse: Conheço a Jesus, e bem sei quem é Paulo; mas vós quem sois? 16  E, saltando neles o homem que tinha o espírito maligno, e assenhoreando-se de todos, pôde mais do que eles; de tal maneira que, nus e feridos, fugiram daquela casa. 17  E foi isto notório a todos os que habitavam em Éfeso, tanto judeus como gregos; e caiu temor sobre todos eles, e o nome do Senhor Jesus era engrandecido.18  E muitos dos que tinham crido vinham, confessando e publicando os seus feitos. 19  Também muitos dos que seguiam artes mágicas trouxeram os seus livros, e os queimaram na presença de todos e, feita a conta do seu preço, acharam que montava a cinquenta mil peças de prata. 20  Assim a palavra do Senhor crescia poderosamente e prevalecia. 24  Porque um certo ourives da prata, por nome Demétrio, que fazia de prata nichos de Diana, dava não pouco lucro aos artífices, 25  Aos quais, havendo-os ajuntado com os oficiais de obras semelhantes, disse: Senhores, vós bem sabeis que deste ofício temos a nossa prosperidade; 26  E bem vedes e ouvis que não só em Éfeso, mas até quase em toda a Ásia, este Paulo tem convencido e afastado uma grande multidão, dizendo que não são deuses os que se fazem com as mãos. 27  E não somente há o perigo de que a nossa profissão caia em descrédito, mas também de que o próprio templo da grande deusa Diana seja estimado em nada, vindo a ser destruída a majestade daquela que toda a Ásia e o mundo veneram. 28  E, ouvindo-o, encheram-se de ira, e clamaram, dizendo: Grande é a Diana dos efésios.”
             Veja o que diz em 2Cor. 10. “4  Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas; 5  Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo;”
           Diz assim em Efésios. 6. “ 11  Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.12  Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. 13  Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.”
Se a ação do diabo é que está por detrás do espírito de religiosidade, precisamos concluir que todas as religiões são de iniciativa diabólica, e que a maneira pela qual podemos combatê-las não é através de debates ou coisas parecidas, mas unicamente através da batalha espiritual, discernindo sua origem satânica e combatendo com armas espirituais, os demônios que estão por detrás delas. "Heresias e Seitas" O mesmo espírito religioso que está por detrás de cultos como o islamismo, o animismo (adoração de espíritos, englobando todas as formas de umbanda), o espiritismo e outras manifestações religiosas, está também por detrás de todas as seitas e heresias que surgiram no meio da Igreja no decorrer da história. Na verdade, o diabo é especialista em variar suas armas no ataque contra a Igreja. A diferença entre o paganismo e o cristianismo é fácil de ser detectada, mas o mesmo não acontece entre o cristianismo verdadeiro e alguns movimentos heréticos. O interesse aqui não é formar um painel acerca das religiões que atuam ou atuaram no mundo, mas analisar principalmente algumas heresias e seitas que surgiram no meio da Igreja. Para isso, precisamos compreender primeiramente a diferença entre "heresia" e "seita".
           Nobres leitores (as), este tema é muito extenso, e para que haja um melhor entendimento, vamos fazer por partes, para que não haja um desânimo ao ler, vamos combinar assim.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bíblia Sagrada comentada por livros por José Carlos Ribeiro Comentário nos livros de Joel, Amós, Obadias, Jonas & Miquéias: livros 29, 30,31,32,33 e 34

 Bíblia Sagrada comentada por livros por José Carlos Ribeiro    Comentário nos livros de Joel, Amós, Obadias, Jonas & Miquéias: livros 29, 30,31,32,33 e 34           O nome Joel significa, literalmente, “ Jeová é Deus”. Este é um nome muito comum em Israel, e Joel, o profeta, é especificado como o filho de Petuel. Nada é conhecido a respeito dele ou da circunstância de sua vida. Provavelmente que ele tenha vivido em Judá e profetizado em Jerusalém. Não há como datar o livro com absoluta certeza, e os estudiosos variam em suas opiniões. Há referências tanto em Amós como em Isaías, que também estão em Joel (comparar Amós 1.2 com Joel. 3.16 e Isa. 13.6 com Jl 1.15) É opinião de muitos conservadores que Amós e Isaias tenham tomado emprestado de Joel, fazendo-o um dos mais antigos dos profetas menores. Além do mais, a adoração a Deus, a qual o sumo sacerdote Joiada restaurou durante o reinado de Joás (2.Rs 11; 2Crôn....

Discernimento, entendimento e Sabedoria: O que é discernimento segundo a Bíblia. Parte I Também em Inglês Grego e Alemão

Discernimento, entendimento e Sabedoria: O que é discernimento segundo a Bíblia. Parte I                   Conhecendo  melhor a Bíblia, e a palavra de Deus.            Nobres leitores irei mostrar a todos vocês um pouco mais sobre o que é discernimento segundo a palavra de Deus.  O discernimento é essencial no processo de tomar decisões sábias.   A Bíblia diz em Tiago 1: “ 5  E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. 6  Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. 7  Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. 8  O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos. 9  Mas glorie-se o irmão abatido na sua exaltação, 10  ...
                              A Bíblia Sagrada:     (Comentada por livros, no Antigo Testamento) Cap. 01: Comentário inicial nos livros de Gênesis:      Nobre leitor (a) vamos conhecer um pouco mais sobre este livro Sagrado chamado Bíblia. No princípio, Deus criou todas as coisas: Deus criou os céus, a terra, as águas, rios, mares e oceanos.  Mas Deus viu que a terra era sem forma e vazia; era um abismo escuro, vazio, sem vida:            Deus, disse assim. Haja luz, houve luz : Deus viu que era boa a luz, e decidiu fazer a separação entre luz e trevas. Criou assim o dia. A luz passou a ser chamada de dia, as trevas, noite: assim também foram criados os rios e mares. Deus pensou também nisto, e fez a separação e a expansão das águas, colocando junto à porção seca, chamada terra. Deus viu que tudo que havia criado,...