Pular para o conteúdo principal

Anátema, pecados, iniquidades

                                 A Força do Poder da Palavra do Senhor        
O que é Anátema, pecado, iniquidade, e impiedade para “Deus”. Como não ser assim.
 Abominação: Para  “Deus” é Anátema, pecado, abominação:
Rs 16.3 ... até queimou a seu filho com sacrifício, segundo as abominações do gentios...2 Cr 27.3 ... queimou a seus próprios filhos no fogo .. abominação dos gentios ..2 Cr 33.6 .. queimou a seus filhos como oferta.. adivinhava pelas nuvens, era agoureiro ..feitiçaria ..Prov. 6.16-19 16: “ Há seis coisas que o Senhor detesta; sim, há sete que ele abomina: olhos altivos, língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente; coração que maquina projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal; testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.   “Prov. 16.5  Todo homem arrogante é abominação ao Senhor; certamente não ficará impune.”  Prov. 20.10 “ O peso fraudulento e a medida falsa são abominação ao Senhor, tanto uma como s 2.6 se encheram de corrupção .. são agoureiros .. e se associaram com os filhos dos estranhos .. outra coisa. Adivinhação: É Também Anátema, pecado.
Lev.  19.26:  26  Não comereis coisa alguma com o sangue; não agourareis nem adivinhareis.”
Num. 23.23 nem adivinharão contra Israel.  23  Pois contra Jacó não vale encantamento, nem adivinhação contra Israel; neste tempo se dirá de Jacó e de Israel: Que coisas Deus tem realizado!”
Deut. 18.10   As abominações das nações são proibidas9  Quando entrares na terra que o SENHOR teu Deus te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daquelas nações. 10  Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; 11  Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; 12  Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR teu Deus os lança fora de diante de ti. 13  Perfeito serás, como o SENHOR teu Deus.14  Porque estas nações, que hás de possuir, ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém a ti o SENHOR teu Deus não permitiu tal coisa.”
Assim Deus fez com seu povo pecador. 2 Rs 17.17 .. “16  E deixaram todos os mandamentos do SENHOR seu Deus, e fizeram imagens de fundição, dois bezerros; e fizeram um ídolo do bosque, e adoraram perante todo o exército do céu, e serviram a Baal. 17  Também fizeram passar pelo fogo a seus filhos e suas filhas, e deram-se a adivinhações, e criam em agouros; e venderam-se para fazer o que era mau aos olhos do SENHOR, para o provocarem à ira.18  Portanto o SENHOR muito se indignou contra Israel, e os tirou de diante da sua face; nada mais ficou, senão somente a tribo de Judá. 19  Até Judá não guardou os mandamentos do SENHOR seu Deus; antes andaram nos estatutos de Israel, que eles fizeram.20  Por isso o SENHOR rejeitou a toda a descendência de Israel, e os oprimiu, e os deu nas mãos dos despojadores, até que os expulsou da sua presença. 21  Porque rasgou a Israel da casa de Davi; e eles fizeram rei a Jeroboão, filho de Nebate. E Jeroboão apartou a Israel de seguir ao SENHOR, e os fez cometer um grande pecado. 22  Assim andaram os filhos de Israel em todos os pecados que Jeroboão tinha feito; nunca se apartaram deles;
Veja o que diz em At 16.16: “16  E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem, que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores. 17  Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo. 18  E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu.”
Adoração: também é pecado, Anátema, se não for para “Deus”
2 Cr 20.18 ... Josafá se prostrou com o rosto em terra .. perante o Senhor, e o adoraram . “17  Nesta batalha não tereis que pelejar; postai-vos, ficai parados, e vede a salvação do Senhor para convosco, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro, porque o Senhor será convosco. 18  Então Jeosafá se prostrou com o rosto em terra, e todo o Judá e os moradores de Jerusalém se lançaram perante o Senhor, adorando-o.
Veja em Neemias. 8.  6  E Esdras louvou ao SENHOR, o grande Deus; e todo o povo respondeu: Amém, Amém! levantando as suas mãos; e inclinaram suas cabeças, e adoraram ao SENHOR, com os rostos em terra.”   Veja o que diz em Luc 4.8 ...  5  E o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe num momento de tempo todos os reinos do mundo.6  E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero. 7  Portanto, se tu me adorares, tudo será teu.8  E Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te para trás de mim, Satanás; porque está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás. 9  Levou-o também a Jerusalém, e pô-lo sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; 10  Porque está escrito: Mandará aos seus anjos, acerca de ti, que te guardem, 11  E que te sustenham nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra.12  E Jesus, respondendo, disse-lhe: Dito está: Não tentarás ao Senhor teu Deus.13  E, acabando o diabo toda a tentação, ausentou-se dele por algum tempo.”
Satanás achou que conseguiria enganar a “Jesus” com sua falsidade, mentiras, mas “Jesus” mostrou-lhe que é o Senhor. Diz assim em Jõ 4. “23  Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.24  Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.”
Adultério: é pecado, e que levará aqueles que insistem e persistem no pecado, no Anátema, na iniquidade. Não adulterar, e fornicar para quem  é solteiro no Antigo Testamento, o Ato do adultério, quem fosse pego, poderia pagar com a vida. As pessoas eram apedrejadas até a morte.
Gên 38.24 tua nora adulterou, pois está grávida..  24  E aconteceu que, quase três meses depois, deram aviso a Judá, dizendo: Tamar, tua nora, adulterou, e eis que está grávida do adultério. Então disse Judá: Tirai-a fora para que seja queimada.”  Mas Tamar não havia adulterado e quase pagou com a vida.
O livro de Levíticos é o livro das leis, e o adultério era um pecado gravíssimo: veja o que diz em Lev. 18. “19  E não chegarás à mulher durante a separação da sua imundícia, para descobrir a sua nudez,20  Nem te deitarás com a mulher de teu próximo para cópula, para te contaminares com ela. 21  E da tua descendência não darás nenhum para fazer passar pelo fogo perante Moloque; e não profanarás o nome de teu Deus. Eu Sou o SENHOR. 22  Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é;”
Veja o que diz em Lev.20. {...} 10  Também o homem que adulterar com a mulher de outro, havendo adulterado com a mulher do seu próximo, certamente morrerá o adúltero e a adúltera.11  E o homem que se deitar com a mulher de seu pai descobriu a nudez de seu pai; ambos certamente morrerão; o seu sangue será sobre eles. 12  Semelhantemente, quando um homem se deitar com a sua nora, ambos certamente morrerão; fizeram confusão; o seu sangue será sobre eles. 13  Quando também um homem se deitar com outro homem, como com mulher, ambos fizeram abominação; certamente morrerão; o seu sangue será sobre eles. 14  E, quando um homem tomar uma mulher e a sua mãe, maldade é; a ele e a elas queimarão com fogo, para que não haja maldade no meio de vós.20  Quando também um homem se deitar com a sua tia descobriu a nudez de seu tio; seu pecado sobre si levarão; sem filhos morrerão.21  E quando um homem tomar a mulher de seu irmão, imundícia é; a nudez de seu irmão descobriu; sem filhos ficarão. 22  Guardai, pois, todos os meus estatutos, e todos os meus juízos, e cumpri-os, para que não vos vomite a terra, para a qual eu vos levo para habitar nela.23  E não andeis nos costumes das nações que eu expulso de diante de vós, porque fizeram todas estas coisas; portanto fui enfadado deles.”
       Se um homem tomar a mulher de seu irmão, é imundícia; terá descoberto a nudez de seu irmão; sem filhos ficarão. Deut.  22....  Se um homem for encontrado deitado com mulher que tenha marido, morrerão ambos, o homem que se tiver deitado com a mulher, e a mulher. Assim exterminarás o mal de Israel.
”22  Quando um homem for achado deitado com mulher que tenha marido, então ambos morrerão, o homem que se deitou com a mulher, e a mulher; assim tirarás o mal de Israel. 23  Quando houver moça virgem, desposada, e um homem a achar na cidade, e se deitar com ela, 24  Então trareis ambos à porta daquela cidade, e os apedrejareis, até que morram; a moça, porquanto não gritou na cidade, e o homem, porquanto humilhou a mulher do seu próximo; assim tirarás o mal do meio de ti.25  E se algum homem no campo achar uma moça desposada, e o homem a forçar, e se deitar com ela, então morrerá só o homem que se deitou com ela;”
Nobre leitor (a ), eu optei mostrar assim com detalhes, para se que se tenham uma ideia de como era no passado, e como é ainda nos dias de hoje. O adultério e a fornicação ainda continuam sendo pecados sim: mesmo a humanidade achando que tudo é normal, e tudo pode! Não pode não. O pecado é mesmo para “Deus”. A diferença é que, não se paga mais com a vida física. Mas se você se arrepender, e não fizer mais, o perdão virá por parte de “Deus, através do Filho Jesus”
O adultério e a fornicação levará muitos de nós para o inferno e sem volta.                                                     Fiz pacto com os meus olhos; como, pois, os fixaria numa virgem? Prov. 2. 18: pois a sua casa se inclina para a morte, e as suas veredas para as sombras. Prov. 5.3 ...os lábios da mulher adúltera destilam favos de mel, e as suas palavras são mais suaves que ...Prov. 5.8 ... afasta o teu caminho da mulher adúltera, e não se aproxime da porta da sua casa ...Prov.  6.26:  Porque o preço da prostituta é apenas um bocado de pão, mas a adúltera anda à caçada própria vida do homem. Prov. 6.29 ... assim será com o que se chegar à mulher do seu próximo; não ficará sem castigo...Pv  9.18 ... ali estão só mortos .. seus convidados estão nas profundezas do inferno ...Jer. 5.8 ... correm de um lado para o outro, cada um rinchando à mulher do seu companheiro ...Jr 13.27 ... as tuas abominações .. adultérios ..luxúria da tua prostituição ... aquele que olhar para uma mulher com intenção impura .. já adulterou com ela ..
Em Mc 6.18 ... João lhe dizia: não te é lícito possuir a mulher de teu irmão: João pagou com a vida, mas foi ressuscitado por “Jesus”.
Veja o que diz em ..Jõ. 8.4{...}  Mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante adultério ...  “ Jesus” disse a todos que acusavam a mulher adultera assim:  .... 5  E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes? 6  Isto diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra. 7  E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela. 8  E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra. 9  Quando ouviram isto, redargüidos da consciência, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficou só Jesus e a mulher que estava no meio. 10  E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? 11  E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais.}
           “Jesus” mostrou a todos que, não devemos julgar ou condenar ninguém: pois somos todos pecadores. Como eles queriam praticar a lei de Moisés, se eram também pecadores!
Diz assim em At 15.20 ..  18  Conhecidas são a Deus, desde o princípio do mundo, todas as suas obras.19  Por isso julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus. 20  Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue.”  Se abstenham das contaminações dos ídolos bem como das relações sexuais ilícitas ..2 Ped 2.14 tendo os olhos cheios de adultério “12  Mas estes, como animais irracionais, que seguem a natureza, feitos para serem presos e mortos, blasfemando do que não entendem, perecerão na sua corrupção, 13  Recebendo o galardão da injustiça; pois que tais homens têm prazer nos deleites quotidianos; nódoas são eles e máculas, deleitando-se em seus enganos, quando se banqueteiam convosco; 14  Tendo os olhos cheios de adultério, e não cessando de pecar, engodando as almas inconstantes, tendo o coração exercitado na avareza, filhos de maldição;15  Os quais, deixando o caminho direito, erraram seguindo o caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o prêmio da injustiça; 16  Mas teve a repreensão da sua transgressão; o mudo jumento, falando com voz humana, impediu a loucura do profeta.”
Apostasia: Algo que tenho certeza a respeito de todos nós, os seres humanos, é que tomamos ciência durante o decorrer de nossas vidas de que informações e dados precisos e verazes são muitas vezes mal utilizados, com finalidades obscuras de apoiar certas afirmações, credos ou ensinos, ou ainda pior, para efeito de intimidação. A exemplo disto, durante a chamada Santa Inquisição, a Igreja oficial se valia de um hipotético apoio bíblico para justificar o tratamento desumano dado àqueles considerados hereges pelas autoridades eclesiásticas. De fato, este talvez seja o mais bem conhecido relato a respeito da distorção de um argumento ponderado, transformado artificialmente em apoio para um comando absolutista, cruel e desumano – para se dizer muito menos do que poderia ser dito. Mas, infelizmente este não é um único caso, mas apenas o mais bem conhecido. Se começarmos a recuar na história recente da humanidade, iremos observar casos notórios onde argumentos que em si mesmos seriam úteis, ou na pior das hipóteses inócuos, são utilizados como base para matanças, guerras, repressão e uma série de outros atos hediondos – cometidos tanto em nome da religião como da pátria.  Mas, voltando ao campo religioso, aparece na Bíblia um argumento que visa proteger os adoradores de Deus de pessoas mal intencionadas, cujo objetivo maior parece ser simplesmente o de desviar pessoas sinceras de um proceder salutar. De fato, contra estes os cristãos são alertados da seguinte maneira:
 O QUE É APOSTASIA? É o completo abandono da fé cristã. Apostatar é cometer apostasia. Apostasia sempre existiu, mas no final dos tempos atingirá um nível muito elevado: "Ninguém, de maneira alguma, vos engane, porque não será assim sem que antes venha a apostasia e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição" (2 Tess 2.3). Apostasia é rebelião contra Deus. Quando o cristão passa a dar ouvidos a "espíritos enganadores e a doutrinas de demônios", afasta-se das verdades bíblicas e comete apostasia (1 Tim 4.1). “1  MAS o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; 2  Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência; 3  Proibindo o casamento, e ordenando a abstinência dos alimentos que Deus criou para os fiéis, e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças; 4  Porque toda a criatura de Deus é boa, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças.5  Porque pela palavra de Deus e pela oração é santificada.”
A apostasia não acontece de uma hora para outra. É um processo. O pecado voluntário, continuado, sem arrependimento, "leva a um ponto sem retorno em que não há mais possibilidade de salvação". Configura-se, assim, o total abandono da fé e a consequente morte eterna. Pelo qual a Bíblia nos adverte tão fortemente contra apostasia é porque uma verdadeira conversão é medida por fruto visível. Quando João Batista estava batizando no Rio Jordão, ele advertiu aqueles que se achavam justos para produzir “frutos dignos de arrependimento” (Mateus 3:8). Jesus advertiu as pessoas que Lhe escutavam enquanto pregava o Sermão da Montanha para o fato de que toda árvore é conhecida por seus frutos:Mateus 7:16 – “Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?”  E que toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo (Mateus 7:19).
O propósito por trás de todas essas advertências é combater o que algumas pessoas chamariam de “crença fácil”. Em outras palavras, seguir a Jesus é mais do que apenas dizer que você é um Cristão. Qualquer pessoa pode clamar a Cristo como Salvador, mas aqueles que são verdadeiramente salvos vão produzir fruto visível. Agora, alguém pode fazer tal pergunta: “O que significa produzir fruto?” O exemplo mais claro de fruto Cristão pode ser encontrado em Gálatas 5:22-23, onde Paulo descreve o fruto do Espírito [Santo]: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Há outros tipos de fruto Cristão (tais como louvor, ganhar almas para Cristo), mas essa lista nos fornece um bom resumo das atitudes Cristãs. Gal 5.19  Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, 20  Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, 21  Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.22  Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. 23  Contra estas coisas não há lei. 24  E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. 25  Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito. 26  Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.
        Veja o que devemos ser e fazer para fugirmos da apostasia nestes exemplos aqui mostrados.
Crentes verdadeiros vão manifestar tais atitudes em suas vidas mais e mais à medida que progridem em sua caminhada Cristã (2 Pedro 1:5-8). “5  E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, 6  E à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade, 7  E à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade. 8  Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.9  Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados. 10  Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis.”
São esses discípulos verdadeiros que produzem fruto que têm a garantia da segurança eterna, e irão perseverar até o fim. Há várias passagens na Bíblia que provam isso. Romanos 8:29-30 descreve a “Sequência de Ouro” para salvação ao apontar que aqueles a quem o Pai conhecia de antemão foram predestinados, chamados, justificados e glorificados  28  E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.29  Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. 30  E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.”
Não há nenhuma perda durante todo o processo. Filipenses 1:6 nos diz que o trabalho que Deus começou em nós, “5  Pela vossa cooperação no evangelho desde o primeiro dia até agora. 6  Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo; 9  E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento, 10  Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo; 11  Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.”
Ele também vai completá-lo. Efésios 1:13-14 ensina que Deus nos selou com o Espírito Santo como garantia da nossa herança até o dia no qual a receberemos.  13  Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa.14  O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória.15  Por isso, ouvindo eu também a fé que entre vós há no Senhor Jesus, e o vosso amor para com todos os santos,”
Diz assim em João 10:29 afirma que ninguém pode arrebatar as ovelhas de Deus de Suas mãos. Há várias outras passagens que dizem a mesma coisa  27  As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; 28  E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. 29  Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai.30  Eu e o Pai somos um.”
– Cristãos verdadeiros têm a sua salvação segura por toda a eternidade.
As passagens que nos advertem contra apostasia servem de dois propósitos principais. Primeiro, elas exortam os crentes verdadeiros a confirmar seu “chamado e eleição”. Paulo nos diz em 2 Coríntios 13:5 para nos examinarmos para ver se somos realmente da fé. Se crentes verdadeiros são seguidores de Jesus Cristo que produzem frutos, então devemos poder ver evidência da salvação. Cristãos produzem fruto em diversas proporções, baseado no nível de obediência e dons espirituais, mas todos os Cristãos produzem fruto; e devemos ver evidência disso quando nos examinamos. “5  Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.6  Mas espero que entendereis que nós não somos reprovados.7  Ora, eu rogo a Deus que não façais mal algum, não para que sejamos achados aprovados, mas para que vós façais o bem, embora nós sejamos como reprovados. 8  Porque nada podemos contra a verdade, senão pela verdade.
Agora, haverá períodos na vida de um Cristão quando não há fruto visível. Isso acontece durante tempos de pecado e desobediência. O que acontece durante esses períodos de desobediência prolongada é que Deus remove de nós a segurança de nossa salvação. Note que Ele não remove nossa salvação, mas a segurança dela. Por isso que Davi orou em Salmo 51 para Deus restituir a “alegria da tua salvação” (Salmo 51:12).“9 Esconde a tua face dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniqüidades.10  Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. 11  Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo. 12  Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário. 13  Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão. Leiam todo o Salmo 51, e faça como fez o rei Davi, em suas orações;        “Fidelidade”, faz a diferença entre você e “Deus”
Perdemos a alegria da salvação quando vivemos em pecado. Por isso que precisamos nos examinar. Quando um Cristão verdadeiro se examina e não vê nenhum sinal de fruto recente, isso deveria levá-lo a arrependimento sério e a se voltar para Deus. A segunda razão principal dessas passagens em apostasia é apontar os apóstatas. Um apóstata é alguém que abandona sua fé religiosa. A Bíblia deixa claro que apóstatas são pessoas que fizeram uma profissão de fé em Jesus Cristo, mas que nunca receberam a Ele como Salvador de uma forma genuína. Mateus 13:1-9  1  TENDO Jesus saído de casa, naquele dia, estava assentado junto ao mar;2  E ajuntou-se muita gente ao pé dele, de sorte que, entrando num barco, se assentou; e toda a multidão estava em pé na praia. 3  E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear.4  E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na; 5  E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda; 6  Mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz. 7  E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na.8  E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta.9  Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
(a Párabola do Semeador) ilustra esse ponto perfeitamente. Nessa parábola, um semeador semeia em quatro tipos de solo diferentes: solo duro, solo rochoso, solo cheio de espinhos e solo bom. Esses tipos de solo representam quatro tipos de resposta ao evangelho. O primeiro é rejeição pura, enquanto que os outros três representam vários níveis de acolhimento. O solo rochoso e o solo cheio de espinhos representam pessoas que respondem favoravelmente ao evangelho no início, mas quando perseguição aparece (solo rochoso) ou quando as dificuldades desse mundo começam a pesar (solo cheio de espinhos), aquela pessoa se afasta. Jesus deixa bem claro que apesar desses dois tipos de resposta terem aceitado a verdade inicialmente, eles nunca produziram fruto.
De novo, Jesus diz no Sermão da Montanha: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus” (Mateus 7:21).
Pode até parecer incomum para a Bíblia advertir contra apostasia, e ao mesmo tempo dizer que o Cristão verdadeiro não vai nunca apostatar. No entanto, isso é o que as Escrituras dizem. 1 João 2:19 diz especificamente que aqueles que apostatam estão demonstrando que nunca foram Cristãos verdadeiros.18  Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora.19  Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós.20  E vós tendes a unção do Santo, e sabeis tudo.”
As advertências Bíblicas contra apostasia, no entanto, devem ser uma advertência para aqueles que estão “na fé”, sem nunca realmente tê-la recebido. Passagens bíblicas como Hebreus 6:4-6 e Hebreus 10:26-29 são advertências para os crentes que “fingem”, que eles precisam se examinar e perceber que se estão considerando apostatar, então não são realmente salvos. Heb. 6. “4  Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo, 5  E provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro,6  E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério.7  Porque a terra que embebe a chuva, que muitas vezes cai sobre ela, e produz erva proveitosa para aqueles por quem é lavrada, recebe a bênção de Deus;8  Mas a que produz espinhos e abrolhos, é reprovada, e perto está da maldição; o seu fim é ser queimada.” Em 10. “22  Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa, 23  Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu. 24  E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, 25  Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia. 26  Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados,27  Mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários.28  Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas.29  De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça? 30  Porque bem conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, Eu darei a recompensa, diz o Senhor. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. 31  Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.32  Lembrai-vos, porém, dos dias passados, em que, depois de serdes iluminados, suportastes grande combate de aflições.33  Em parte fostes feitos espetáculo com vitupérios e tribulações, e em parte fostes participantes com os que assim foram tratados.”
Em Mateus 7:22-23 indica que aqueles que são “crentes falsos” a quem Deus rejeita são rejeitados não porque perderam a fé, mas por causa do fato de que Deus nunca os conheceu realmente. “20  Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.21  Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. 22  Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? 23  E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.”     Há muitas pessoas que estão dispostas a se identificarem com Jesus. Quem não quer vida eterna e benção? No entanto, Jesus nos adverte a levar em consideração o custo do discipulado (Lucas 9:23-26, 14:25-33). Crentes verdadeiros já fizeram a avaliação desses custos, enquanto que os apóstatas não.  Luc. 9. “23  E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.24  Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará.25  Porque, que aproveita ao homem granjear o mundo todo, perdendo-se ou prejudicando-se a si mesmo? 26  Porque, qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do homem, quando vier na sua glória, e na do Pai e dos santos anjos.27  E em verdade vos digo que, dos que aqui estão, alguns há que não provarão a morte até que vejam o reino de Deus.” Veja o que diz no cap. 14.25  Ora, ia com ele uma grande multidão; e, voltando-se, disse-lhe: 26  Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.27  E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo.28  Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?29  Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele, 30  Dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar.31  Ou qual é o rei que, indo à guerra a pelejar contra outro rei, não se assenta primeiro a tomar conselho sobre se com dez mil pode sair ao encontro do que vem contra ele com vinte mil?32  De outra maneira, estando o outro ainda longe, manda embaixadores, e pede condições de paz.33  Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo.”
Apóstatas são pessoas que, quando abandonam a fé, dão evidência de que nunca foram realmente salvos (1 João 2:19). Apostasia não é perder a salvação, mas ao contrário, é uma demonstração de que salvação nunca foi realmente possuída.
Deus os abençoe. Paz! Germano Luiz Ourique
Vê que mau e quão amargo é deixares o Senhor teu deus, e não teres temor de mim ...Jr 8.5 ... porque .. este povo .. se desvia, apostatando continuamente?
A apostasia do povo de Deus - O castigo é inevitável
Jer. 8. 4  Dize-lhes mais: Assim diz o SENHOR: Porventura cairão e não se tornarão a levantar? Desviar-se-ão, e não voltarão? 5  Por que, pois, se desvia este povo de Jerusalém com uma apostasia tão contínua? Persiste no engano, não quer voltar. 6  Eu escutei e ouvi; não falam o que é reto, ninguém há que se arrependa da sua maldade, dizendo: Que fiz eu? Cada um se desvia na sua carreira, como um cavalo que arremete com ímpeto na batalha.7  Até a cegonha no céu conhece os seus tempos determinados; e a rola, e o grou e a andorinha observam o tempo da sua arribação; mas o meu povo não conhece o juízo do SENHOR.”                                                                                                                                                              Os que me deixam serão envergonhados ... seus nomes serão escritos no chão1 Cor 10.12 ... aquele, pois que pensa estar em pé veja que não caia ..2 Tim 4.10 ... tendo amado o presente século me abandonou. Heb .6.4 é impossível .. que aqueles que .. foram iluminados e provaram o dom celestial e se tornaram participantes do Espírito Santo .. e    caíram .. serem renovados para o arrependimento Heb 10.28 ... sem misericórdia morre pelo depoimento de duas ou três testemunhas quem  tiver rejeitado a lei de Moisés, de quanto mais severo castigo .. aquele que calcou aos pés o filho de Deus e profanou o sangue da aliança ..
 Apocalipse 3:14-22 – “E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas. Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te. Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.”
 A ambição (desejo imoderado de glória, fortuna, poder, prestígio, etc), a avidez, a ganância, avareza, sovinice, mesquinharia, usura, cobiça, inveja, luxúria, soberba, arrogância, orgulho, vaidade, o amor ao dinheiro/riquezas, ao poder, ao prestígio, ... são todos desejos demoníacos que conduzem à destruição.
 Efésios 4:17-19 – “E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente. Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração; Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza.”
 Êxodo 20:17 – “Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.”
 Oséias 4:12 – “O meu povo consulta a sua madeira, e a sua vara lhe responde, porque o espírito da luxúria os engana, e prostituem-se, apartando-se da sujeição do seu Deus.”
 Isaías 57:17 – “Pela iniquidade da sua avareza me indignei, e o feri; escondi-me, e indignei-me; contudo, rebelde, seguiu o caminho do seu coração.”  Provérbios16.  16 – “Quão melhor é adquirir a sabedoria do que o ouro! e quão mais excelente é adquirir a prudência do que a prata! 17 Os retos fazem o seu caminho desviar-se do mal; o que guarda o seu caminho preserva a sua alma. 18 A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda. 19 Melhor é ser humilde de espírito com os mansos, do que repartir o despojo com os soberbos.” Habacuque 2:5 – “Tanto mais que, por ser dado ao vinho é desleal; homem soberbo que não permanecerá; que alarga como o inferno a sua alma; e é como a morte que não se farta, e ajunta a si todas as nações, e congrega a si todos os povos.”
 Marcos 7:21-22 – “Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura.”    Lucas 12:15 – “E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.”   I Timóteo 6:10 – “Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.”   Tiago 4:2-3 – “Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis. Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.”
 O que essas pessoas não percebem é que a razão de tudo isso é que nossos pecados enfraquecem nossa alma, tornando-a sedenta e faminta de Deus e de Sua Palavra (Amós 8:11) e o pecado só gera mais pecado(Isaías 30:1). Um demônio só atrai mais demônios (Mateus 12:45, Lucas 11:26).
 Ezequiel 16:28 – “Também te prostituíste com os filhos da Assíria, porquanto eras insaciável; e prostituindo-te com eles, nem ainda assim ficaste farta.”
Apocalipse 22:11 - "Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, seja santificado ainda."
 O pecado é insaciável (nunca está satisfeito e nunca satisfaz). Quem vive em pecado nunca está satisfeito ou feliz e sempre quer mais e mais. Come, come, come ... e nunca se farta. Bebe, bebe, bebe ... e nunca basta. Por mais dinheiro que tenha, nunca é o bastante. Para essas pessoas sempre a grama do vizinho vai ser mais verde, a cria (animal) dos outros será mais gordo e bonito; a casa ou o carro dos outros vai ser mais bonito, o cônjuge dos outros vai ser mais bonito .... e por aí vai a cobiça/inveja sem limites. Essas pessoas, reclamando de barriga cheia, nunca percebem o quanto possuem à mais que muitas pessoas, que muitas pessoas passam necessidades, frio, calor, sede, fome, estão desempregadas, moram nas ruas, não podem nem tomar banho, não podem colocar uma roupa limpa, são aleijadas/deficientes, ... como bem diz aquele ditado: “Eu parei de reclamar de meus sapatos velhos quando vi um homem que não tinha pés.”
 Os demônios nos usam para experimentar os prazeres da carne (Romanos 7:5,17,20; Gálatas 5:16-22, Efésios 2:3 e 6:12, I João 2:16) e para nos desviar de Deus (I Crônicas 21:1, Livro de Jó, Mateus 4:1, Marcos 4:15, Lucas 8:12, João 13:2, Atos 5:3, I Pedro 5:8). Como eles estão afastados de Deus, buscam frenética e desesperadamente por algo, situações, emoções, prazeres, sensações, sentimentos, etc., que possam preencher o vazio e a frieza que são gerados com a falta de Deus, mas como esse vazio e frieza somente na existem quando estamos com Deus, eles nunca estão satisfeitos e querem prolongar esses momentos de prazeres numa tentativa de fuga da realidade e, ao mesmo tempo, de revolta por saberem que irão arder no Inferno e, por isso, querem levar consigo o maior número de pessoas possíveis.
 Provérbios 27:20 – “Como o inferno e a perdição nunca se fartam, assim os olhos do homem nunca se satisfazem.”   Provérbios 30:15-16 – “A sanguessuga tem duas filhas: Dá e Dá. Estas três coisas nunca se fartam; e com a quarta, nunca dizem: Basta! A sepultura; a madre estéril; a terra que não se farta de água; e o fogo; nunca dizem: Basta!”
 Quando pecamos nos afastamos de Deus e de suas bênçãos, assim ficamos sob maldições e pragas em razão de nossa rebeldia a Palavra de Deus. Como no princípio, quando Adão e Eva pecaram, eles fugiram da presença do Senhor e tiveram que suportar as consequências do pecado (maldição), além de perderem as bençãos.  Isaías 59:1-21 – “1 EIS que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir.2   Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.3   Porque as vossas mãos estão contaminadas de sangue, e os vossos dedos de iniquidade; os vossos lábios falam falsidade, a vossa língua pronuncia perversidade.4   Ninguém há que clame pela justiça, nem ninguém que compareça em juízo pela verdade; confiam na vaidade, e falam mentiras; concebem o mal, e dão à luz a iniquidade. 5   Chocam ovos de basilisco, e tecem teias de aranha; o que comer dos ovos deles, morrerá; e, quebrando-os, sairá uma víbora. 6   As suas teias não prestam para vestes nem se poderão cobrir com as suas obras; as suas obras são obras de iniquidade, e obra de violência há nas suas mãos.7   Os seus pés correm para o mal, e se apressam para derramarem o sangue inocente; os seus pensamentos são pensamentos de iniquidade; destruição e quebrantamento há nas suas estradas.8   Não conhecem o caminho da paz, nem há justiça nos seus passos; fizeram para si veredas tortuosas; todo aquele que anda por elas não tem conhecimento da paz.9   Por isso o juízo está longe de nós, e a justiça não nos alcança; esperamos pela luz, e eis que só há trevas; pelo resplendor, mas andamos em escuridão.10   Apalpamos as paredes como cegos, e como os que não têm olhos andamos apalpando; tropeçamos ao meio-dia como nas trevas, e nos lugares escuros como mortos.11   Todos nós bramamos como ursos, e continuamente gememos como pombas; esperamos pelo juízo, e não o há; pela salvação, e está longe de nós.12   Porque as nossas transgressões se multiplicaram perante ti, e os nossos pecados testificam contra nós; porque as nossas transgressões estão conosco, e conhecemos as nossas iniquidades;13   Como o prevaricar, e mentir contra o SENHOR, e o desviarmo-nos do nosso Deus, o falar de opressão e rebelião, o conceber e proferir do coração palavras de falsidade.14   Por isso o direito se tornou atrás, e a justiça se pôs de longe; porque a verdade anda tropeçando pelas ruas, e a equidade não pode entrar.15   Sim, a verdade desfalece, e quem se desvia do mal arrisca-se a ser despojado; e o SENHOR viu, e pareceu mal aos seus olhos que não
houvesse justiça.16   E vendo que ninguém havia, maravilhou-se de que não houvesse um intercessor; por isso o seu próprio braço lhe trouxe a salvação, e a sua própria justiça o susteve.17   Pois vestiu-se de justiça, como de uma couraça, e pôs o capacete da salvação na sua cabeça, e por vestidura pôs sobre si vestes de vingança, e cobriu-se de zelo, como de um manto.18   Conforme forem as obras deles, assim será a sua retribuição, furor aos seus adversários, e recompensa aos seus inimigos; às ilhas dará ele a sua recompensa.19   Então temerão o nome do Senhor desde o poente, e a sua glória desde o nascente do sol; vindo o inimigo como uma corrente de águas, o Espírito do Senhor arvorará contra ele a sua bandeira.20   E virá um Redentor a Sião e aos que em Jacó se converterem da transgressão, diz o Senhor. 21 Quanto a mim, esta é a minha aliança com eles, diz o Senhor: o meu espírito, que está sobre ti, e as minhas palavras, que pus na tua boca, não se desviarão da tua boca nem da boca da tua descendência, nem da boca da descendência da tua descendência, diz o Senhor, desde agora e para todo o sempre.”
Isaías 29:13-14 – “Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de Mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de Mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído; Portanto eis que continuarei a fazer uma obra maravilhosa no meio deste povo, uma obra maravilhosa e um assombro; porque a sabedoria dos seus sábios perecerá, e o entendimento dos seus prudentes se esconderá.”
 Deuteronômio 28:47-48 – “Porquanto não serviste ao SENHOR teu Deus com alegria e bondade de coração, pela abundância de tudo. Assim servirás aos teus inimigos, que o SENHOR enviará contra ti, com fome e com sede, e com nudez, e com falta de tudo; e sobre o teu pescoço porá um jugo de ferro, até que te tenha destruído.”
 Provérbios 15:29 – “O SENHOR está longe dos ímpios, mas a oração dos justos escutará.”
Oséias 4:6-12 – “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também Eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de Mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também Eu me esquecerei de teus filhos. Como eles se multiplicaram, assim pecaram contra Mim; Eu mudarei a sua honra em vergonha. Comem da oferta pelo pecado do meu povo, e pela transgressão dele têm desejo ardente. Por isso, como é o povo, assim será o sacerdote; e castigá-lo-ei segundo os seus caminhos, e dar-lhe-ei a recompensa das suas obras. Comerão, mas não se fartarão; entregar-se-ão à luxúria, mas não se multiplicarão; porque deixaram de atentar ao Senhor.
A luxúria, e o vinho, e o mosto tiram o coração. “O meu povo consulta a sua madeira, e a sua vara lhe responde, porque o espírito da luxúria os engana, e prostituem-se, apartando-se da sujeição do seu Deus.”
 Ageu 1:5-6 – “Ora, pois, assim diz o SENHOR dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos. Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais; vesti-vos, porém ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o num saco furado.”
 Amós 4:8-9 – “E andaram errantes duas ou três cidades, indo a outra cidade para beberem água, mas não se saciaram; contudo não vos convertestes a mim, disse o SENHOR. “Feri-vos com queimadura, e com ferrugem; a multidão das vossas hortas, e das vossas vinhas, e das vossas figueiras, e das vossas oliveiras, comeu a locusta; contudo não vos convertestes a mim, disse o SENHOR.”
Miquéias 6:13-15 – “Assim eu também te enfraquecerei, ferindo-te e assolando-te por causa dos teus pecados. Tu comerás, mas não te fartarás e a tua humilhação estará no meio de ti; removerás os teus bens mas não livrarás; e aquilo que livrares, eu o entregarei à espada. Tu semearás, mas não segarás; pisarás a azeitona, mas não te ungirás com azeite; e pisarás o mosto, mas não beberás vinho.”   Levítico 26:26 –“Quando eu vos quebrar o sustento do pão, então dez mulheres cozerão o vosso pão num só forno, e devolver-vos-ão o vosso pão por peso; e comereis, mas não vos fartareis.”
 Salmos 22:26 – “Os mansos comerão e se fartarão; louvarão ao Senhor os que o buscam; o vosso coração viverá eternamente.” 27  Todos os limites da terra se lembrarão, e se converterão ao Senhor; e todas as famílias das nações adorarão perante a tua face. 28  Porque o reino é do Senhor, e Ele domina entre as nações.29  Todos os que na terra são gordos comerão e adorarão, e todos os que descem ao pó se prostrarão perante ele; e nenhum poderá reter viva a sua alma. 30  Uma semente o servirá; será declarada ao Senhor a cada geração. 31  Chegarão e anunciarão a sua justiça ao povo que nascer, porquanto Ele o fez.”
Salmos 59:12-15 – “Pelo pecado da sua boca e pelas palavras dos seus lábios, fiquem presos na sua soberba, e pelas maldições e pelas mentiras que falam. Consome-os na tua indignação, consome-os, para que não existam, e para que saibam que Deus reina em Jacó até aos fins da terra. (Selá.) E tornem a vir à tarde, e dêem ganidos como cães, e cerquem a cidade. Vagueiem para cima e para baixo por mantimento, e passem a noite sem se saciarem.”
 Provérbios 13:25 – “O justo come até ficar satisfeito, mas o ventre dos ímpios passará necessidade.”
 Provérbios 10:3 – “O SENHOR não deixa o justo passar fome, mas rechaça a aspiração dos perversos.” Pois todo aquele que comete pecado é escravo do pecado, fica afastado de Deus e permanece sob o domínio de Satanás e o pecado leva à morte. João 8:34 - "Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado."   João 9:31 - "Ora, nós sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém é temente a Deus, e faz a sua vontade, a esse ouve."   Romanos 6:17 - "Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues."  Romanos 6:23 - "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor."
Tiago 1:15 - "Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte."
 I João 3:8-10 – “Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo. Qualquer que é nascido de Deus não
comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus.
Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus.”
 Para ser mais didático, assim como só pode haver luz ou trevas, sim ou não, verdade ou mentira, certo ou errado, felicidade ou tristeza, paz ou luta, saúde ou doença, ou nós temos o Espírito Santo em nossos corações, ou somos possuídos pelos espíritos malignos (demônios), pois não se tem como ser a noiva de Cristo e ao mesmo tempo o trair com Satanás, pois Ele rejeitará a noiva infiel.
 I Samuel 16:15 – “Então os criados de Saul lhe disseram: Eis que agora o espírito mau da parte de Deus te atormenta;”  Diz assim em I Reis 22:19-23 – “Então ele disse: Ouve, pois, a palavra do SENHOR: Vi ao SENHOR assentado sobre o seu trono, e todo o exército do céu estava junto a ele, à sua mão direita e à sua esquerda. E disse o SENHOR: Quem induzirá Acabe, para que suba, e caia em Ramote de Gileade? E um dizia desta maneira e outro de outra. Então saiu um espírito, e se apresentou diante do SENHOR, e disse: Eu o induzirei. E o SENHOR lhe disse: Com quê? E disse ele: Eu sairei, e serei um espírito de mentira na boca de todos os seus profetas. E ele disse: Tu o induzirás, e ainda prevalecerás; sai e faze assim. Agora, pois, eis que o SENHOR pôs o espírito de mentira na boca de todos estes teus profetas, e o SENHOR falou o mal contra ti.”   Isaías 19:14 – “O SENHOR derramou no meio dele um perverso espírito; e eles fizeram errar o Egito em toda a sua obra, como o bêbado quando se revolve no seu vômito.”   Isaías 29:10 – “Porque o SENHOR derramou sobre vós um espírito de profundo sono, e fechou os vossos olhos, vendou os profetas, e os vossos principais videntes.”
Oséias 5:4 – “Não querem ordenar as suas ações a fim de voltarem para o seu Deus, porque o espírito das prostituições está no meio deles, e não conhecem ao SENHOR.”
Lucas 11:24-26 – “Quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares secos, buscando repouso; e, não o achando, diz: Tornarei para minha casa, de onde saí. E, chegando, acha-a varrida e adornada. Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e o último estado desse homem é pior do que o primeiro.”
 Romanos 8:9 – “Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.”
 I Corintios 2:11-12 – “Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.
Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.”
 I Corintios  12:3 – “Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema, e ninguém pode dizer que Jesus é o SENHOR, senão pelo Espírito Santo.” IICorintios  11:4 – “Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofrereis.”
Efésios 2:2-3 – “Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.”
I Timóteo 4:1 – “MAS o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;”
 II Timóteo 1:7 – “Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.”    Tiago 4:4-5 – “Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?”
 I João 4:1-3 – “AMADOS, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já está no mundo.”
 I Corintios 10:20-21 – “Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios. Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.”
 Assim os que vivem a Palavra de Deus (justos, santos, servos, filhos) são abençoados:
 Levítico 26:6-7 – “Também darei paz na terra, e dormireis seguros, e não haverá quem vos espante; e farei cessar os animais nocivos da terra, e pela vossa terra não passará espada. E perseguireis os vossos inimigos, e cairão à espada diante de vós.”
Isaías 49:8-10 – “Assim diz o SENHOR: No tempo aceitável te ouvi e no dia da salvação te ajudei, e te guardarei, e te darei por aliança do povo, para restaurares a terra, e dar-lhes em herança as herdades assoladas; Para dizeres aos presos: Saí; e aos que estão em trevas: Aparecei. Eles pastarão nos caminhos, e em todos os lugares altos haverá o seu pasto. Nunca terão fome, nem sede, nem o calor, nem o sol os afligirá; porque o que se compadece deles os guiará e os levará mansamente aos mananciais das águas.”
Salmos 4:8 – “Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, SENHOR, me fazes habitar em segurança.”  Salmos 119:165 – “Muita paz têm os que amam a tua lei, e para eles não há tropeço.”
 Salmos 37:25 – “Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão.” Salmos 23:1-6 – “1 O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. 2   Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas.3 Refrifrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. 4   Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. 5   Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. 6   Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.” Salmos 34:9-10 – “Temei ao SENHOR, vós, os seus santos, pois nada falta aos que o temem. Os filhos dos leões necessitam e sofrem fome, mas àqueles que buscam ao SENHOR bem nenhum faltará.”
 I Reis 17:1-24 – “1   ENTÃO Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o SENHOR Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra. 2   Depois veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo:3   Retira-te daqui, e vai para o oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão.4   E há de ser que beberás do ribeiro; e eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem. 5   Foi, pois, e fez conforme a palavra do SENHOR; porque foi, e habitou junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão.6   E os corvos lhe traziam pão e carne pela manhã; como também pão e carne à noite; e bebia do ribeiro.7   E sucedeu que, passados dias, o ribeiro se secou, porque não tinha havido chuva na terra. 8   Então veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo: 9   Levanta-te, e vai para Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente.10   Então ele se levantou, e foi a Sarepta; e, chegando à porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; e ele a chamou, e lhe disse: Traze-me, peço-te, num vaso um pouco de água que beba. 11 E, indo ela a trazê-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me agora também um bocado de pão na tua mão.12   Porém ela disse: Vive o SENHOR teu Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela, e um pouco de azeite numa botija; e vês aqui apanhei dois cavacos, e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos, e morramos.13   E Elias lhe disse: Não temas; vai, faze conforme à tua palavra; porém faze dele primeiro para mim um bolo pequeno, e traze-mo aqui; depois farás para ti e para teu filho. 14 Porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará até ao dia em que o SENHOR dê chuva sobre a terra. 15   E ela foi e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias.16   Da panela a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou; conforme a palavra do SENHOR, que ele falara pelo ministério de Elias.17   E depois destas coisas sucedeu que adoeceu o filho desta mulher, dona da casa; e a sua doença se agravou muito, até que nele nenhum fôlego ficou.18   Então ela disse a Elias: Que tenho eu contigo, homem de Deus? Vieste tu a mim para trazeres à memória a minha iniquidade, e matares a meu filho?19   E ele disse: Dá-me o teu filho. E ele o tomou do seu regaço, e o levou para cima, ao quarto, onde ele mesmo habitava, e o deitou em sua cama,20   E clamou ao SENHOR, e disse: Ó SENHOR meu Deus, também até a esta viúva, com quem me hospedo, afligiste, matando-lhe o filho? 21 Então se estendeu sobre o menino três vezes, e clamou ao SENHOR, e disse: Ó SENHOR meu Deus, rogo-te que a alma deste menino torne a entrar nele. 22   E o SENHOR ouviu a voz de Elias; e a alma do menino tornou a entrar nele, e reviveu.23   E Elias tomou o menino, e o trouxe do quarto à casa, e o deu a sua mãe; e disse Elias: Vês aí, teu filho vive.24   Então a mulher disse a Elias: Nisto conheço agora que tu és homem de Deus, e que a palavra do SENHOR na tua boca é verdade.” Neemias 9:19-38 – “19   Todavia tu, pela multidão das tuas misericórdias, não os deixaste no deserto. A coluna de nuvem nunca se apartou deles de dia, para os guiar pelo caminho, nem a coluna de fogo de noite, para lhes iluminar; e isto pelo caminho por onde haviam de ir. 20   E deste o teu bom espírito, para os ensinar; e o teu maná não retiraste da sua boca; e água lhes deste na sua sede.21   De tal modo os sustentaste quarenta anos no deserto; nada lhes faltou; as suas roupas não se envelheceram, e os seus pés não se incharam.22   Também lhes deste reinos e povos, e os repartiste em porções; e eles possuíram a terra de Siom, a saber, a terra do rei de Hesbom, e a terra de Ogue, rei de Basã.23   E multiplicaste os seus filhos como as estrelas do céu, e trouxeste-os à terra de que tinhas falado a seus pais que nela entrariam para a possuírem.24   Assim os filhos entraram e possuíram aquela terra; e abateste perante eles os moradores da terra, os cananeus, e lhos entregaste na mão, como também os reis e os povos da terra, para fazerem deles conforme a sua vontade.25   E tomaram cidades fortificadas e terra fértil, e possuíram casas cheias de toda a fartura, cisternas cavadas, vinhas e olivais, e árvores frutíferas, em abundância; e comeram e se fartaram e engordaram e viveram em delícias, pela tua grande bondade. 26 Porém se obstinaram, e se rebelaram contra ti, e lançaram a tua lei para trás das suas costas, e mataram os teus profetas, que protestavam contra eles, para que voltassem para ti; assim fizeram grandes abominações.27   Por isso os entregaste na mão dos seus adversários, que os angustiaram; mas no tempo de sua angústia, clamando a ti, desde os céus tu ouviste; e segundo a tua grande misericórdia lhes deste libertadores que os libertaram da mão de seus adversários.28   Porém, em tendo repouso, tornavam a fazer o mal diante de ti; e tu os deixavas na mão dos seus inimigos, para que dominassem sobre eles; e convertendo-se eles, e clamando a ti, tu os ouviste desde os céus, e segundo a tua misericórdia os livraste muitas vezes.29   E testificaste contra eles, para que voltassem para a tua lei; porém eles se houveram soberbamente, e não deram ouvidos aos teus mandamentos, mas pecaram contra os teus juízos, pelos quais o homem que os cumprir viverá; viraram o ombro, endureceram a sua cerviz, e não quiseram ouvir.30   Porém estendeste a tua benignidade sobre eles por muitos anos, e testificaste contra eles pelo teu Espírito, pelo ministério dos teus profetas; porém eles não deram ouvidos; por isso os entregaste nas mãos dos povos das terras.31   Mas pela tua grande misericórdia os não destruíste nem desamparaste, porque és um Deus clemente e misericordioso.32   Agora, pois, nosso Deus, o grande, poderoso e terrível Deus, que guardas a aliança e a beneficência, não tenhas em pouca conta toda a aflição que nos alcançou a nós, aos nossos reis, aos nossos príncipes, aos nossos sacerdotes, aos nossos profetas, aos nossos pais e a todo o teu povo, desde os dias dos reis da Assíria até ao dia de hoje.33   Porém tu és justo em tudo quanto tem vindo sobre nós; porque tu tens agido fielmente, e nós temos agido impiamente.34   E os nossos reis, os nossos príncipes, os nossos sacerdotes, e os nossos pais não guardaram a tua lei, e não deram ouvidos aos teus mandamentos e aos teus testemunhos, que testificaste contra eles.35   Porque eles nem no seu reino, nem na muita abundância de bens que lhes deste, nem na terra espaçosa e fértil que puseste diante deles, te serviram, nem se converteram de suas más obras.36   Eis que hoje somos servos; e até na terra que deste a nossos pais, para comerem o seu fruto e o seu bem, eis que somos servos nela.37   E ela multiplica os seus produtos para os reis, que puseste sobre nós, por causa dos nossos pecados; e conforme a sua vontade dominam sobre os nossos corpos e sobre o nosso gado; e estamos numa grande angústia.38   E, todavia fizemos uma firme aliança, e o escrevemos; e selaram-no os nossos príncipes, os nossos levitas e os nossos sacerdotes.”
 Já os ímpios (pecadores, malfeitores, filhos das trevas, da ira ou do maligno), ou seja, aqueles que rejeitam, desprezam, negam, ignoram, desconsideram ... a Palavra de Deus são amaldiçoados e apesar de receberem as coisas e riquezas deste mundo das mãos de Satanás (Mateus 4:8-10, I João 5:19, Salmos 52:7, Eclesiastes 5:13, Mateus 13:22 e 16:26, Marcos 8:36-37 e 10:23, Lucas 12:15-31, Hebreus 11:26), nunca são felizes. Veja Mateus. 4.8  Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. 9  E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.10  Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.”    Veja o que diz em 1 João 5. “17  Toda a iniquidade é pecado, e há pecado que não é para morte.18  Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca. 19  Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno. 20  E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. 21  Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Amém.”
Salmos 34:10 – “Os filhos dos leões necessitam e sofrem fome, mas àqueles que buscam ao SENHOR bem nenhum faltará.”   Provérbios 3:33 – “A maldição do Senhor habita na casa do ímpio, mas a habitação dos justos abençoará.”   Provérbios 12:7 – “Os ímpios serão transtornados e não subsistirão, mas a casa dos justos permanecerá.”  Provérbios 14:11 - “A casa dos ímpios se desfará, mas a tenda dos retos florescerá.”
 Salmos 37:18-20 – “O SENHOR conhece os dias dos retos, e a sua herança permanecerá para sempre. Não serão envergonhados nos dias maus, e nos dias de fome se fartarão.Mas os ímpios perecerão, e os inimigos do SENHOR serão como a gordura dos cordeiros; desaparecerão, e em fumaça se desfarão.”
 Salmos 38:3 – “Não há coisa sã na minha carne, por causa da tua cólera; nem há paz em meus ossos, por causa do meu pecado.”  Isaías 48:22 – “Mas os ímpios não têm paz, diz o SENHOR.“
Isaías 57:21 – “Não há paz para os ímpios, diz o meu Deus.”
Provérbios 21:17 – “O que ama os prazeres padecerá necessidade; o que ama o vinho e o azeite nunca enriquecerá.”    Provérbios 28:27 – “O que dá ao pobre não terá necessidade, mas o que esconde os seus olhos terá muitas maldições.”
 I Samuel 2:9 – “Os pés dos seus santos guardará, porém os ímpios ficarão mudos nas trevas; porque o homem não prevalecerá pela força.”
 Jó 15:20 – “Todos os dias o ímpio é atormentado, e se reserva, para o tirano, um certo número de anos.”
 Salmos 1:6 – “Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.” Salmos 9:17 – “Os ímpios serão lançados no inferno, e todas as nações que se esquecem de Deus.” Salmos 32:10 – “O ímpio tem muitas dores, mas àquele que confia no SENHOR a misericórdia o cercará.”
 Provérbios 13:21 - "O mal perseguirá os pecadores, mas os justos serão galardoados com o bem."
 Eclesiastes 9:18 - "Melhor é a sabedoria do que as armas de guerra, porém um só pecador destrói muitos bens."  Salmos 37:35-40 – “35   Vi o ímpio com grande poder espalhar-se como a árvore verde na terra natal.36   Mas passou e já não aparece; procurei-o, mas não se pôde encontrar.37   Nota o homem sincero, e considera o reto, porque o fim desse homem é a paz.38   Quanto aos transgressores, serão à uma destruídos, e as relíquias dos ímpios serão destruídas. 39   Mas a salvação dos justos vem do SENHOR; ele é a sua fortaleza no tempo da angústia. 40   E o SENHOR os ajudará e os livrará; ele os livrará dos ímpios e os salvará, porquanto confiam nele.”
Mas Deus, em sua infinita misericórdia, acolhe os ímpios que se arrependerem dos seus pecados e se submeterem à Palavra de Deus.
Ezequiel 3:17-21 – “17   Filho do homem: Eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; e tu da minha boca ouvirás a palavra e avisá-los-ás da minha parte.18   Quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; e tu não o avisares, nem falares para avisar o ímpio acerca do seu mau caminho, para salvar a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua iniquidade, mas o seu sangue, da tua mão o requererei.19   Mas, se avisares ao ímpio, e ele não se converter da sua impiedade e do seu mau caminho, ele morrerá na sua iniquidade, mas tu livraste a tua alma.20   Semelhantemente, quando o justo se desviar da sua justiça, e cometer a iniquidade, e eu puser diante dele um tropeço, ele morrerá: porque tu não o avisaste, no seu pecado morrerá; e suas justiças, que tiver praticado, não serão lembradas, mas o seu sangue, da tua mão o requererei.21   Mas, avisando tu o justo, para que não peque, e ele não pecar, certamente viverá; porque foi avisado; e tu livraste a tua alma.”
 Ezequiel 18:20- 24 – “20   A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniquidade do pai, nem o pai levará a iniquidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele e a impiedade do ímpio cairá sobre ele.
21   Mas se o ímpio se converter de todos os pecados que cometeu, e guardar todos os meus estatutos, e proceder com retidão e justiça, certamente viverá; não morrerá.22   De todas as transgressões que cometeu não haverá lembrança contra ele; pela justiça que praticou viverá.23   Desejaria eu, de qualquer maneira, a morte do ímpio? Diz o Senhor DEUS; Não desejo antes que se converta dos seus caminhos, e viva?24   Mas, desviando-se o justo da sua justiça, e cometendo a iniquidade, fazendo conforme todas as abominações que faz o ímpio, porventura viverá? De todas as justiças que tiver feito não se fará memória; na sua transgressão com que transgrediu, e no seu pecado com que pecou, neles morrerá.”
Ezequiel 18:27 – “Mas, convertendo-se o ímpio da impiedade que cometeu, e procedendo com retidão e justiça, conservará este a sua alma em vida.”  Ezequiel 33:11 – “Dize-lhes: Vivo Eu, diz o Senhor DEUS, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis, ó casa de Israel?”
Ezequiel 33:14-16 – “Quando eu também disser ao ímpio: Certamente morrerás; se ele se converter do seu pecado, e praticar juízo e justiça,Restituindo esse ímpio o penhor, indenizando o que furtou, andando nos estatutos da vida, e não praticando iniquidade, certamente viverá, não morrerá. De todos os seus pecados que cometeu não se terá memória contra ele; juízo e justiça fez, certamente viverá.”
 Mateus 9:12-13 – “Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes. Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.”
 Marcos 2:17 - "E Jesus, tendo ouvido isto, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento."   Lucas 15:7 - "Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento."
Isaías 53 – “1   QUEM deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR? 2   Porque foi subindo como renovo perante Ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para Ele, não havia boa aparência nEle, para que o desejássemos. 3   Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. 4 Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. 5   Mas Ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. 6   Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos. 7   Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.8   Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido. 9   E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca.10   Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do SENHOR prosperará na sua mão.11 Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniquidades deles levará sobre si. 12 Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.”                              O CRENTE E O INCRÉDULO
"Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade ? Ou que comunhão, da luz com as trevas ? Que harmonia entre Cristo e o Maligno ? Ou que união, do crente com o incrédulo ?"( 2 Coríntios 6:14-15)                                                                 Para mim, Paulo foi o exemplo de conversão mais marcante que a Bíblia relata. Ele era um cidadão romano, culto, conhecedor das Leis e perseguidor da Igreja de Cristo Jesus. Após ver uma forte luz e ouvir a voz do Senhor Jesus, Saulo, apelidado de Tarso, caiu do cavalo e ficou cego, permanecendo assim em Damasco três dias, até que o Senhor mandasse um discípulo de nome Ananias, para orar com ele e este recupera a visão. Muitos estão cegos para enxergar a Deus. O homem, por si só, é curioso, inteligente e procura estudar, pesquisar e avançar nas descobertas, sejam estas fundamentadas nas Leis da física, nos registros arqueológicos e/ou nas teses filosóficas. O fato é que a inteligência do  homem cria e desenvolve ideias boas e más. Isto é louvável, a medida em que os frutos obtidos do esforço humano gerem benefícios para a espécie e esta conquista não sirva para elevar o homem a um estado de soberba, que é a causa principal do afastamento do ser do seu criador. Com o avanço da tecnologia e a expansão dos meios de comunicação, essas literaturas nos chegam e são devoradas pelos homens, que pela ânsia do saber, se dividem em vários grupos sociais e intelectuais, de forma que os intelectuais se desviam mais de Deus, pois suas mentes materiais ficam vedadas para captar as coisas espirituais. E, a palavra de Deus nos fala que a "sua sabedoria" era loucura para os homens (I Cor. 1:18), pois as coisas do espírito se discerne espiritualmente.  A Bíblia jamais poderá ser vista ou lida como um livro histórico, onde o leitor faz a interpretação literária. A Bíblia é um livro profético e nela está contida a palavra de Deus. Obviamente, ali estão narrados fatos que já aconteceram, os que estão acontecendo e os que sucederão no futuro ( I Pedro 4:1 ao 11) (Mateus 25:31 ao 46)(Livro do Apocalipse). Teses e críticas têm sido escritas contra as Escrituras Sagradas e muitas destas teses ganharam adeptos, tornando-se doutrinas, as quais dão origem às seitas religiosas.  O homem busca sempre o "novo" e procura utilizar-se da razão, sufocando o espírito nele existente. Isto faz com que os sentimentos de fé, amor e misericórdia, manifestos somente pelo espírito, se anulem, vez que a carne luta contra o espírito, tornando-se aquela mais forte.  Jesus, enquanto homem se mostrou sábio ao falar por parábolas, e, utilizando metáforas, se fazia entender por poucos. Ao contrariar os costumes, calcados em Leis, provava Ele que o amor e misericórdia deveriam estar acima da tradição. Isso foi demonstrado ao  justificar o Samaritano que dera socorro a um homem espancado e caído ao caminho, após ter sido aquele ignorado por um sacerdote e um levita, que diante de Deus, haviam feito votos de prestar socorro e amparo aos necessitados. Por guardar a Lei, os Judeus também condenaram a Jesus por fazer curas sobrenaturais no sábado, aos olhos dos homens (marcos 3:1-6). 1  E OUTRA vez entrou na sinagoga, e estava ali um homem que tinha uma das mãos mirrada. 2  E estavam observando-o se curaria no sábado, para o acusarem.3  E disse ao homem que tinha a mão mirrada: Levanta-te e vem para o meio. 4  E perguntou-lhes: É lícito no sábado fazer bem, ou fazer mal? salvar a vida, ou matar? E eles calaram-se. 5  E, olhando para eles em redor com indignação, condoendo-se da dureza do seu coração, disse ao homem: Estende a tua mão. E ele a estendeu, e foi-lhe restituída a sua mão, sã como a outra. 6  E, tendo saído os fariseus, tomaram logo conselho com os herodianos contra ele, procurando ver como o matariam. E, não obstante a manifestação de sinais e maravilhas, operados por Jesus, ainda se levantavam os incrédulos, verdadeiros opositores do poder de Deus, os sacerdotes, escribas e anciãos.  O homem é tão carente do visível e do palpável, que um dos discípulos de Jesus, que presenciava os sinais de que estava diante do filho de Deus, somente creu na sua ressurreição ao tocar as marcas dos pregos nas mãos do Senhor. Os historiadores distorcem as Escrituras Sagradas, pois as têm como "fatos que se supõem terem ocorridos e que sofreram interpretações diversas, não se podendo ter como uma verdade absoluta". O Livro de Gêneses, em especial, no capítulo que fala da forma como Deus originou o homem e a mulher, são citados como "contos" e "fábulas".  O que significa dizer que maioria se encontram no rol dos incrédulos.   A ira de Deus se revela no céu contra toda a impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça (Rom 1: Nos fala a palavra de Deus, revelada a Paulo: “18  Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. 19  Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.20  Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; 21  Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.22  Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.23  E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.24  Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si;25  Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.”   "O homem, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes, cheios de toda injustiça, malícia, avareza e maldade; possuídos de inveja, homicídio, contenda, dolo e malignidade; sendo difamadores, caluniadores, aborrecidos de Deus, insolentes, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais, insensatos, pérfidos, sem afeição natural e sem misericórdia. Ora, conhecendo eles a sentença de Deus, de que são passíveis de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que assim procedem" (Rom 1:8-32).                                                                                                Existem pessoas cultas, que têm conhecimento da Bíblia, mas que discordam que Deus é juiz e advogado de todos os homens. O poder da "trindade", representado por Deus Pai, filho (Jesus) e o Espírito Santo (o espírito de Deus) não são alcançados pelos incrédulos. O Livro de Romanos fala acerca do juízo de Deus para com o homem. Ora, quem representa o juízo senão o Juiz ? E qual o papel do Filho de Deus (?) senão defender e libertar o pecador arrependido, socorrer o aflito, estar com o contrito e abatido de espírito, para  vivificar-lhe o coração (Isaías 57:15). E, mais uma vez, fico impressionada como Deus preparou o Paulo para nos deixar tão grande revelação. Ele nos revela que "aquele que vive segundo a carne, caminha para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis. Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus" (Rm 8:13-14).     A mim, me parece, que a profundidade espiritual destes versículos citados não poderão ser entendidos por uma pessoa incrédula. A nossa abstinência a frequentar certos lugares, por exemplo, aqueles mostrados pelo Espírito Santo como inconvenientes, é vista pelo homem carnal como uma "limitação de mente", rotulando-nos como verdadeiros  "alienados". Mas, na sua palavra, Deus diz que "Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos" (PV 2:7).  A terra foi feita pelas mãos de Deus e este a designou para ser dos homens, podendo ter o domínio sobre toda a terra. Tudo que nos é acessível a esta terra é para usufruirmos de forma correta e não destrutiva. O livre arbítrio que nos foi dado por Deus deveria ser utilizado para construirmos o melhor, dentro das normas divinas, mas o homem, desde o princípio,  não quis se submeter as ordenanças que o Senhor dava aqueles a quem escolhera (Profetas), preferindo desde à época do Velho Testamento, que um Rei os comandassem. Então, Deus ordenou a Samuel que ungisse a Saul como Rei  (I Samuel 10:19), iniciando-se assim a monarquia. A escolha de Deus para a missão de um homem não se dá por linhagem, grau de conhecimento ou indicação. O Senhor é soberano para ordenar ao homem uma missão, trabalho ou encargo. As Escrituras nos mostram que homens ricos o serviram (Abraão, Ló), de linhagem (Moisés, e vários reis de Israel), cultos (Samuel, Paulo, Salomão), assim como os simples, Elias, Pedro, João e tantos outros do Velho e Novo Testamento.                                                                                                                      Os crentes não são pessoas sem cultura, de mente fraca, desequilibrados. Talvez, esta rotulação se deva pelo fato do verdadeiro convertido dizer não a certas praticas, como a  prostituição, as feitiçarias, as fraudes, as mentiras, à falsidade, evitando assim estar entre aqueles que se reúnem para escarnecer uns aos outros (Salmos 1; Gal 5:16-26). “16  Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.17  Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.18  Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. 19  Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,20  Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,21  Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. 22  Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.23  Contra estas coisas não há lei.24  E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. 25  Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.26  Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.”  Deus elegeu o crente porque este creu na sua existência, mesmo tendo o homem o livre arbítrio de segui-lo ou não, pois a fé é um dom vindo Dele. Logo, há uma condição para o homem ser salvo que é a aceitação de Jesus, de todo o coração.  Ninguém se auto atribui fé. Todavia, se no coração existir o amor ao próximo, a ponto de nos condoermos pela dor do outro; se o sacrifício de Jesus por nós for aceito e crermos ser Ele o filho de Deus, certamente temos parte com Ele. A fé vem pelo ouvir a palavra de Deus e crer totalmente nela, sem duvidar, pois aquele que duvida é comparado à onda do mar que vem e vai (TG 1:6).                                                                                                  O exercício da fé é contínuo, não podendo o crente crer hoje e amanhã desistir de crer em tudo aquilo que Deus determinou ao homem. Vejam o que fala a sua palavra no Livro de Apocalipse 3:7 ao 11):"Conheço as tuas obras – eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta (Jesus), a qual ninguém pode fechar – que tens pouca força (fé), entretanto, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome. Eis farei que alguns dos que são da sinagoga de Satanás, desses que a si mesmos se declaram judeus e não são, mas mentem, eis que os farei vir e prostrar-se aos teus pés e conhecer que eu te amei. Porque guardastes a palavra da minha perseverança, também Eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra. Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa".    A fé é a plena convicção da existência de Deus; ela é o sustentáculo  para aquele que deseja viver uma vida de comunhão com o Criador. Hoje, poucos têm gratidão pela vida. As pessoas vivem descontentes e reclamam de tudo. A gratidão é uma atitude que agrada a Deus. Ninguém para para pensar naqueles que estão vivendo em situação de misérias, doentes, abandonados, injustiçados. Sobre a terra há muitos dominadores – pessoas ricas e egocêntricas – que se utilizam do trabalho de outrem para aumentar as suas riquezas. Jesus nos deixou claro que não podemos servir a dois senhores (MT 6:24). Isto significa dizer que o que ama a riqueza despreza o Reino de Deus que é justiça. O avarento, que nada divide, não herdará o Reino ( I Coríntios 6: 9 ao 11). “9  Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas,10  nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.11  E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus.”   Paulo nos afirma que "carne e sangue não herdarão o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção. Pois nem todos dormirão mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos" ( I CO 15:50-52). O que isso significa ? Paulo nos adverte acerca da salvação. Porque esta, embora seja uma deliberação do próprio Deus, nos permite, enquanto homens, caminhar de uma  forma consciente, quando nos dispomos a viver o evangelho. A palavra de Deus tem o poder de nos transformar, fazendo-nos novas criaturas. De forma que a herança de Deus é para estes que dão ouvidos e com fé aqui caminham, certos da existência de uma eternidade. Daí a revelação de Paulo a nós de que seremos transformados, ganhando um corpo incorruptível, num abrir e fechar de olhos, ou seja, no momento
em que Jesus vier buscar a sua Igreja.  E, muitos poderão pensar que realmente a Bíblia é um livro ultrapassado, vez que há mais de 2.000 mil anos, o homem espera pela volta de Jesus. Acontece que o tempo de Deus não é igual ao do homem e "Ele nos fala que um dia para Ele é como mil anos (Salmos 90:4) porque de eternidade a eternidade, ELE É DEUS".   Vejam que o Profeta Isaías pregava que viria um Príncipe da Paz para tirar a aflição da terra, predizendo assim a vinda de Jesus no Velho Testamento. O capítulo 9, versos 6 e 7de Isaías nos revela: "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será "Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz; para que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu Reino, para o estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça, desde agora e para sempre". O mesmo profeta, no capítulo 11, nos fala que "do tronco de Jessé sairá um rebento e de suas raízes um renovo". O Homem de Deus dizia ao povo de Israel que da família de Jessé sairia um filho (rebento). Davi, o homem segundo o coração de Deus, era filho de Jessé e Jesus (renovo) é descendente de Davi (raiz). Amados, toda esta profecia se cumpriu com o nascimento de Jesus e está ainda se cumprindo, porque Deus é longânime para com o homem, a quem ama.   Muitos perecerão e sofrerão o castigo, mas outros se converterão e viverão eternamente. Jesus falou ao seu discípulo Tomé: "Feliz é o que não vê e crer". O elo entre Deus e o homem se dá nesta convicção, na certeza que temos de que Deus existe, que ama o homem a quem criou e que este faz parte do seu Plano Eterno.                                                                             CONCLUSÃO.  A mente do homem é muito limitada. O tempo da nossa existência sobre a terra é curto diante da eternidade de Deus. A salvação do homem não vem por suas obras mas única e exclusivamente pela vontade do Criador. Mas, a Bíblia, como sendo um livro profético, nos dá testemunhos da ação de Deus na vida do homem, assim como nos revela que Deus deixa claro que o caminho para que o homem se chegue a Ele é por meio do exercício da justiça, da capacidade de amarmos aqui uns aos outros e de manifestarmos o temor a Deus. Ainda há tempo para você mudar do lado da incredulidade para aqueles que confiam plenamente na existência de Deus. A Bíblia Sagrada é a única fonte que nos leva a constatar de que tudo que ali está narrado é verdade. O Espírito Santo tem a função de testificar no nosso coração a verdade absoluta, e nos convencer do pecado, da justiça e do juízo. Jesus veio desfazer padrões e normas criados pelo homem. Durante o seu ministério, que foi de 3 anos, ele nos ensinou acerca do caminho que nos levará à presença de Deus. Ele não deixou dito para seguirmos uma religião "x", "y" ou "z". Ele nos recomendou a fazer aquilo que o Pai o mandou dizer ao homem: "amarás a um só Deus e ao teu próximo como a ti mesmo".       Paulo, Ministro do Deus Altíssimo, nos adverte a não acrescentar nada ao evangelho pois tudo que lhe for acrescido é tido por anátema. Logo, não são todos os caminhos que levará o homem a Deus, pois claro está que Deus não dá a sua Glória a Ninguém (Isaías 42;9).Paz seja com todos !      Zenaide Alcântara de Sousa Nobre leitores (as)eu fiz uma pesquisa sobre o que é Anátema, pecado, iniquidade, e impiedade, e encontrei uma serie de informações, que preferi dividir com todos vocês. São informações muito boas, e verdadeiras
que foram buscadas em sites idôneos, de pessoas capacitadas, e também com conhecimentos bíblicos, que se propuseram mostrar seus conhecimentos aqui na Net. Obrigado a todos vocês, e que “Deus” continue abençoando-os, e capacitando-os grandemente.                                                                                                      O que é Anátema  “Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema” (Gl 1.9). A PALAVRA anátema (gr. anathema) significa alguém que está sob maldição divina, condenado à destruição.                                                                                                                                                            Anátema: Maldito, amaldiçoado, reprovado. As imagens de escultura dos seus deuses queimarás a fogo: a prata e o ouro que estão sobre elas não cobiçarás, nem os tomarás para ti, para que te não enlaces neles; pois abominação é ao Senhor, teu Deus. Não meterás, pois, abominação em tua casa, para que não sejas anátema, assim como ela; de todo a detestarás, e de todo a abominarás, porque anátema é.- Deuteronômio 7:25 e 26.- Quem coloca imagens de ídolos mudos, corre um sério risco de se tornar maldito, amaldiçoado e reprovado. Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens. Têm boca, mas não falam; têm olhos, mas não vêem; Têm ouvidos, mas não ouvem; nariz têm, mas não cheiram; Têm mãos, mas não apalpam; têm pés, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta. Tornem-se semelhantes a eles os que os fazem, e todos os que neles confiam.- Salmos 115:4 ao 8.- Tornar-se semelhantes a eles, significa não ter mais expressão alguma na presença de Deus, ficar como uma estátua, muda, surda, cega, e imóvel.- Quer maldição maior que essa? Tenho certeza que não! JESUS te ama!  Fonte(s): Bíblia Sagrada Origináriamente  MALDITO.
Depois, vieram os significados religiosos que nem sempre retratam a verdade. Anátema

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Anátema (do grego antigo ἀνάϑημα "oferta votiva" e, depois, ἀνάϑεμα "maldição"; derivadas de ἀνατίϑημι "dedicar") era na Grécia Antiga uma oferta posta no templo de uma deidade, constituída inicialmente por frutas ou animais e, posteriormente, por armas, estátuas etc. Seu objetivo era agradecer por uma vitória ou outro evento favorável.
No Cristianismo, é uma sentença de excomunhão da Igreja. Em algumas tradições cristãs existem ritos específicos para a anátema.  O apóstolo Paulo relata o termo em uma de suas cartas sobre a inconstância dos Gálatas nas doutrinas pregadas nas igrejas:
"Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho; o qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema". (Gálatas 1:6-8) 
A cobiça, o Roubo, Abandonar a “Deus”, Maus pensamentos, Jactância, Tramar e aproveitar dos outros: Enganar: Odio. Sodomia e homossexualismo. Incesto. Mentira: Ciume. Estupro: Tramar a morte. Inveja. Zombaria: Adultério. Murmuração. Rebelar; ar falso Testemunho. Idolatria. Blasfemia. Rejeitar a Deus. Violar a Aliança com Deus. Curvar a outros deuses. Violar os mandamentos. Corromper-se. Egoismo. Teimosia. Abominação. Avareza. Aceitar suborno. Comer e beber sangue. Rejeitar a palavra de Deus. Feitiçaria. Adivinhação. Desprezo. Bebedice. Idolatria. Dureza de coração. Fazer sacrifícios humanos. Recusar não se humilhar. Orgulho. Infidelidade. Maldade interior. Palavras torpes. Lisonja. Violência. Perseguição aos pobres. Gula. Luxúria. Fornicação etc, Aqui estão alguns exemplos de pecados:  se você se enquadra num destes pecados, cuidado: permanecer no pecado, e não havendo arrependimento, te levará a morte física e eterna no inferno.
                                                                                                                   Nobre leitor (a) procure tirar exemplos das coisas que não agradam a “Deus”: veja um pouco do que é Anátema, impiedade, e iniquidade, e procure não repetir os erros de nossos antepassados. A Bíblia é muito clara e precisa em tudo aquilo que não agrada a “Deus”
Este tema foi pesquisado por José Carlos Ribeiro membro da Pib de Campo Grande MS; e capelão hospitalar
carlosribeiro-@hotmail.com






          


      








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bíblia Sagrada comentada por livros por José Carlos Ribeiro Comentário nos livros de Joel, Amós, Obadias, Jonas & Miquéias: livros 29, 30,31,32,33 e 34

 Bíblia Sagrada comentada por livros por José Carlos Ribeiro    Comentário nos livros de Joel, Amós, Obadias, Jonas & Miquéias: livros 29, 30,31,32,33 e 34           O nome Joel significa, literalmente, “ Jeová é Deus”. Este é um nome muito comum em Israel, e Joel, o profeta, é especificado como o filho de Petuel. Nada é conhecido a respeito dele ou da circunstância de sua vida. Provavelmente que ele tenha vivido em Judá e profetizado em Jerusalém. Não há como datar o livro com absoluta certeza, e os estudiosos variam em suas opiniões. Há referências tanto em Amós como em Isaías, que também estão em Joel (comparar Amós 1.2 com Joel. 3.16 e Isa. 13.6 com Jl 1.15) É opinião de muitos conservadores que Amós e Isaias tenham tomado emprestado de Joel, fazendo-o um dos mais antigos dos profetas menores. Além do mais, a adoração a Deus, a qual o sumo sacerdote Joiada restaurou durante o reinado de Joás (2.Rs 11; 2Crôn....

Discernimento, entendimento e Sabedoria: O que é discernimento segundo a Bíblia. Parte I Também em Inglês Grego e Alemão

Discernimento, entendimento e Sabedoria: O que é discernimento segundo a Bíblia. Parte I                   Conhecendo  melhor a Bíblia, e a palavra de Deus.            Nobres leitores irei mostrar a todos vocês um pouco mais sobre o que é discernimento segundo a palavra de Deus.  O discernimento é essencial no processo de tomar decisões sábias.   A Bíblia diz em Tiago 1: “ 5  E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. 6  Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. 7  Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. 8  O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos. 9  Mas glorie-se o irmão abatido na sua exaltação, 10  ...
                              A Bíblia Sagrada:     (Comentada por livros, no Antigo Testamento) Cap. 01: Comentário inicial nos livros de Gênesis:      Nobre leitor (a) vamos conhecer um pouco mais sobre este livro Sagrado chamado Bíblia. No princípio, Deus criou todas as coisas: Deus criou os céus, a terra, as águas, rios, mares e oceanos.  Mas Deus viu que a terra era sem forma e vazia; era um abismo escuro, vazio, sem vida:            Deus, disse assim. Haja luz, houve luz : Deus viu que era boa a luz, e decidiu fazer a separação entre luz e trevas. Criou assim o dia. A luz passou a ser chamada de dia, as trevas, noite: assim também foram criados os rios e mares. Deus pensou também nisto, e fez a separação e a expansão das águas, colocando junto à porção seca, chamada terra. Deus viu que tudo que havia criado,...