Pular para o conteúdo principal

Estudo sobre células, segundo o evangelho

AS CÉLULAS
Amigo leitor (a) eu procurei me informar a respeito de como se funciona uma célula, o que representa uma célula. A palavra células, você não vai encontrar na Bíblia, mas ela tem respaldo bíblico sim: quando se relaciona a igreja primitiva da época. Antigamente se fazia cultos no lar de pessoas abençoada e escolhida por “Deus, e pelo filho Jesus”. Participar de uma célula é muito importante, para o conhecimento e crescimento da palavra de “Deus através do Filho Jesus”. Todos devem ter responsabilidades, e procurar cumpri-las. O encontro em células é o caminho mais curto para se ganhar vidas para “Jesus Cristo”. Mas é preciso se ter e saber que, o crescimento deve ser focado no crescimento da palavra do “Senhor” as pessoas que vão comandar as células, não podem se esquecer de que, maior sempre será “Deus”: o líder de célula, deve ser uma pessoa comedida, centrada no objetivo de se fazer a célula crescer, se multiplicar, frutificar.
Em relação ao G12; existe uma falta de um melhor conhecimento, e entendimento de como é o funcionamento da células no G12. Se nós prestamos bem atenção, “Jesus” buscou doze discípulos para serem seus doze apóstolos. Jesus criou um grupo de doze homens para levarem e praticarem o Ide, de anunciar, levar, pregar e praticar o evangelho. Talvez alguns procuram deturpar, levar para outro caminho:
O G12, desde que levado a sério, não é uma seita como muitos dizem; o objetivo é multiplicar, expandir a palavra de “Deus”. No mundo de hoje, infelizmente existem grupos de G12 que estão se aproveitando da verdadeira intenção e objetivo das células: eu tinha minhas duvidas em relação as células; mas depois vi que eu estava enganado, errado.  Mas  “Deus”  sempre nos dá o oportunidade de vermos as coisas do lado bom. A células tem como objetivo de trazer as pessoas, principalmente jovens, adolescentes e adultos também, a buscar o verdadeiro “Deus” a trilhar o único e bom caminho. Infelizmente muitos pastores e denominações procuram criticar, condenar, por não procurarem saber como funciona uma célula.
Ainda nos dias de hoje existem lugares que só pequenos grupos conseguem se reunir e levar a palavra de “Deus”. Nos países comunistas e de denominações muçulmanas, não permitem e não aceitam que seja pregado o evangelho de “Cristo”. Dai vem a necessidade de se reunir em pequenos grupos, e ali se ter um líder espiritual, com conhecimentos bíblicos: estas reuniões acontecem em porões, as escondidas, pois são perseguidos pelas autoridades. Procurem ver as células na visão cristã, não na visão do homem, se tudo estiver acontecendo dentro da base bíblica é de “Deus”, mas seu líder estiver fazendo algo que não vem de “Deus”, descarte-o, parta para outra célula. As células sempre haverá alguém a frente de tudo, e quem estiver nesta célula, deve saber que existirá sempre alguém com poderes de liderança. Neste estudo aqui, eu só não entendi e tenho minhas duvidas quando se fala que um pastor deve cuidar apenas de um grupo de doze pessoas, durante toda sua vida. Pois “Jesus” não cuidou apenas de doze homens, ou pessoas!  Confesso que vou pesquisar um pouco mais sobre isto. Deus deu poderes ao pastor, de cuidar do rebanho de seu povo; e o rebanho de ‘Deus” não são apenas doze. O povo de “Deus” é incontável: é muito grande. Esta é minha opinião do que eu acho e veja em relação as células.
A Visão de Igrejas em células veio trazer uma compreensão melhor do significado “Corpo de Cristo”. A Bíblia, em várias passagens, diz que a igreja é o Corpo de Cristo na terra. Vários escritores da Palavra de Deus usaram o corpo humano para exemplificar a vida da igreja Primitiva.
Quando a Palavra de Deus aborda a expressão “corpo”, entendemos que é uma comparação ao corpo humano, essa comparação é muito mais do que um simples exemplo ou superficial, pois a Palavra de Deus sempre tem algo mais a nos dizer do que apenas o significado das palavras, um exemplo na Bíblia sempre tem um sentido maior do que muitos entendem.
Percebemos que quando a Bíblia compara a igreja do Senhor Jesus ao corpo humano está dizendo que o corpo deve ser observado de maneira profunda para compreender melhor o funcionamento e vida da igreja na face da terra. O corpo é o melhor exemplo para explicar a Igreja, um corpo é formado por células, cada sistema do corpo humano (sistema nervoso, sistema ósseo…), assim também deve ser a Igreja, se Ela quer atingir o propósito do Senhor precisa entender qual é a sua essência e forma de expressão na terra.
O QUE É UMA CÉLULA?
A Célula é a maior força dentro da Visão. Ela é a força geradora para ganhar almas, é o lugar onde cada cristão tem a possibilidade de começar seu ministério e cumprir seu chamado em Deus. Através das Células podemos entrar em todas as áreas da sociedade sem qualquer preconceito religioso ou barreira denominacional, pois as Células são uma estratégia de penetração, de conquista.
A Visão de Igreja em Células é uma forma de entrar para tomar, ganhar almas, consolidar as almas ganhas fazendo que cada fruto permaneça, porém isso acontece com eficácia através das Células, pois elas são uma estratégia tremenda.
             Existem dois tipos de Células: A Célula de Multiplicação – Onde é praticado o ganhar e consolidar, podendo ter comunhão e até edificação pastoral, porém o maior objetivo é ganhar almas e firmá-las em Cristo e na igreja.
A Célula de Edificação (Que na verdade são grupo de discipulado de doze) – É claro que são diferentes, nas Células de Edificação cada crente será discipulado (treinado) e depois enviado segundo a sua realidade vida para cumprir o seu chamado inicial começando por liderar uma célula de multiplicação. A realidade das Células de Multiplicação é de Ganhar novas almas, já a Células de Edificação é para gerar uma liberdade entre os membros, para que estes dêem liberdade ao Espírito Santo de agir em cada encontro do Discipulado. As Visão de Igreja em Células tem gerado dentro das Igrejas, algumas características importantes:
A – As Células são as unidades básicas de vidas.
B – As Células geram uma dependência que traz a vida.
C – As Células formam as Redes e as Redes trazem a união nas Células.
D – As Células são elos de ligação dentro da Igreja.
 O trabalho de organização celular deve visar que as Células todas cheguem a um estágio de serem tão parecidas ao ponto de serem confundidas.
● Células de Multiplicação – organização.  ● Discipulado de doze (Célula de edificação) – Governo.
● Células de Multiplicação – estratégias p/ atrair pessoas para Deus.  ● Discipulado de doze (Célula de edificação) – Deus vai transformar pessoas.
● Célula de Multiplicação – É uma ponte entre a igreja e o mundo.  ● Discipulado de doze (Célula de edificação) – Sarar para formar uma equipe.
 CÉLULA NATURAL E CÉLULA ESPIRITUAL
No mundo natural tudo começa a partir de uma célula, a biologia ensina que as células formam a base para toda a vida. Todo ser vivo é formado a partir de uma célula, cresce a partir da multiplicação de suas células e continua Vivo se as suas células forem saudáveis e funcionarem. Célula é a unidade básica da vida. O DNA contido no núcleo de cada uma de nossas células armazena informação suficiente não só para construir mais uma célula, mas também um corpo humano completo.
As células em um organismo multicelular não podem trabalhar sozinhas. Cada célula depende das outras células para cumprir as suas funções devidas. Essa interação ajuda a todo o corpo a funcionar e permanecer vivo. Em um organismo multicelular as células são organizadas em tecidos (redes), grupos de células semelhantes que fazem o mesmo tipo de trabalho. As células em um tecido parecem ser idênticas (porque são homogêneas).
As células de uma rede se parecem por serem homogêneas, e a união das células homogêneas é que faz as redes funcionarem, como no corpo humano, quando as células homogêneas (tecidos) funcionam juntas, todo o corpo é beneficiado, pois os tecidos do corpo humano funcionam como as redes de células dentro da igreja, cada um cuida de uma área, por isso o corpo cresce. As células precisam funcionar para as redes funcionarem, quando isso acontece toda a igreja vai crescer.
No Reino do Espírito também tudo começa a partir de uma célula, foi assim que Jesus Cristo de Nazaré começou a igreja antes mesmo de ir para a Cruz para nos salvar. Ele se preocupou com o futuro do homem salvo, de como o pai poderia usá-lo, por isso Deus Pai, através do Espírito Santo trouxe ao Senhor Jesus a Visão de Começar uma célula, depois o discipulado no modelo dos doze e isso se tornou a base da igreja. Se hoje estamos aqui, milhões e milhões de cristão não podemos esquecer que tudo começou com uma célula liderada por Jesus Cristo e depois multiplicada com seus discípulos.
A Igreja deve trabalhar dentro de uma transição para formar essa mentalidade na vida de cada pastor, cada líder e cada membro das igrejas. Em uma Igreja Celular tudo funciona a partir das células.
O QUE É UMA CÉLULA DE MULTIPLICAÇÃO?   Uma célula de multiplicação é uma reunião semanal formada por alguns membros da igreja local (pode começar com três ou mais pessoas), que se reúnem numa casa, escritório, escola ou outro lugar adequado, a fim de pregar o Evangelho das Boas Novas. Ouvir de Deus, compartilhar a Palavra, ter comunhão uns com os outros e expandir o Reino. Ela tem um líder que é aquele irmão que já fez ou está fazendo a Escola de Lideres, ou seja, está sendo preparado para dar direção aos outros membros da célula.
Essa reunião deve durar em média uma hora e a cada reunião o líder trará uma dinâmica para colocar em prática os objetivos das células de multiplicação. Faz parte dos objetivos de uma célula de multiplicação, ganhar almas para Cristo, cumprindo assim a principal função de cristão. Consolidar cada uma dessas pessoas em Cristo e na Igreja e levar o novo decidido a ter uma transformação real em sua vida.
PROPÓSITOS DA CÉLULA DE MULTIPLICAÇÃO
As Células tem propósitos bem definidos e trabalhamos para que elas alcance o propósito:
● Abrir as portas para que nossos familiares sejam salvos (At. 10). “5  Agora, pois, envia homens a Jope, e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro.6  Este está com um certo Simão curtidor, que tem a sua casa junto do mar. Ele te dirá o que deves fazer.”
● Permite que as pessoas se relacionem com a liderança (Mat 9:10). “10  E aconteceu que, estando Ele em casa sentado à mesa, chegaram muitos publicanos e pecadores, e sentaram-se juntamente com Jesus e seus discípulos. 11  E os fariseus, vendo isto, disseram aos seus discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores?12  Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes. 13  Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício.
Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.
● As pessoas recebem o toque de Deus (Luc 5:19-20). “17  E aconteceu que, num daqueles dias, estava ensinando, e estavam ali assentados fariseus e doutores da lei, que tinham vindo de todas as aldeias da Galiléia, e da Judéia, e de Jerusalém. E a virtude do Senhor estava com Ele para curar. 18  E eis que uns homens transportaram numa cama um homem que estava paralítico, e procuravam fazê-lo entrar e pô-lo diante dele. 19  E, não achando por onde o pudessem levar, por causa da multidão, subiram ao telhado, e por entre as telhas o baixaram com a cama, até ao meio, diante de Jesus. 20  E, vendo Ele a fé deles, disse-lhe: Homem, os teus pecados te são perdoados.”
● Todos passam a ser útil.   ● Unifica a direção e a ação, todos trabalham para um só propósito.
● Tem compromisso, aprendido através de vínculos.  ● Tem metas financeiras para conquistar o reino.
● A Célula Multiplicação é a ponte entre as pessoas e a igreja.● A Consolidação é a ponte entre a decisão e o discipulado.  ● A Célula de Edificação é a ponte entre o discípulo e o seu chamado. ● A Escola de Líderes é a ponte para a multiplicação. ● A Rede é a ponte entre as Células de Multiplicação e a Igreja
 COMO COMEÇAR UMA CÉLULA DE MULTIPLICAÇÃO
 Geralmente começamos assim uma Célula de Multiplicação para Ganhar e consolidar as almas, ensinamos a necessidade de que: ● Tenha um local definido;  ● Tenha um líder (alguém que já fez a Escola de Lideres) e os membros (pelo menos um líder e três membros para começar);  ● Tenha um dia e horário definido para o funcionamento da Célula; ● Estar debaixo do discipulado de alguém;   ● Estar praticando a Visão (encontro, escola de líderes, etc)
 Uma dica para começar uma nova Célula de multiplicação é que o líder faça o mapeamento espiritual da região onde via funcionar a Célula de multiplicação, sempre com o auxilio do discipulador.
Depois iniciar um tempo de oração e jejum por tudo o que foi identificado no mapeamento, e nesse período de oração (durante 30 dias), orar pelas três pessoas que começará a evangelizar. Eventos de colheita na célula geralmente devem começar após os 30 dias de oração.
Por que Participar de uma Célula?
1. Você estará melhor preparado para lidar com o stress e as pressões.
A célula proporciona um excelente apoio em tempos de crises. Você tem uma sensação de estabilidade e segurança, sabendo que há pessoas realmente preocupadas e comprometidas a estarem sempre cuidando de você. Quando alguém perde o emprego, ou tem uma pessoa da família doente, ou uma mãe precisa de uma ama, estas são necessidades práticas que serão levadas naturalmente aos cuidados de seus companheiros (as) da célula. É a sua célula que irá coordenar e suprir as necessidades da sua família em tempos de dificuldades. Muitas pessoas em nossa Igreja podem testemunhar que elas não conseguiriam passar por momentos de dificuldades se não tivessem tido o apoio da sua célula. Juntos sempre somos mais fortes!       2. Você começará a realmente se sentir como parte da Família de Deus. Muitas pessoas que estão participando de uma célula dizem que o maior benefício é o relacionamento mais próximo e as novas amizades que elas desenvolvem, ou seja, uma maior comunhão. Você vencerá a solidão, pois  frequentemente elas telefonam umas para as outros durante a semana para compartilhar um pedido de oração urgente ou conversar sobre suas vidas e a Igreja. Você descobrirá que suas necessidades e problemas não são uma exclusividade sua pois: “estamos no mesmo barco uns dos outros”. Isto nos ajuda a ver que outras pessoas estão enfrentando as mesmas dificuldades, ou passaram por elas e agora podem compartilhar o que aprenderam nestes momentos difíceis. Somos fortalecidos e encorajados uns pelos outros.
3. Você entenderá melhor a Bíblia. Se já aconteceu com você de após ouvir uma pregação ter vontade de parar aquela pessoa e pedir mais explicações sobre o que ela falou, então você precisa de uma Célula. Pregação e ensinamento são meios de comunicação. Você ouve enquanto o outro fala. É excelente para adquirir conhecimento, mas não para efetivamente aplicar na sua vida pessoal. Nas reuniões das células, você pode perguntar e esclarecer suas dúvidas, participar de discussões sobre um determinado texto bíblico e ouvir as opiniões pessoais dos outros sobre aquela passagem. A Bíblia deve ser aplicada nas suas próprias situações pessoais e isto acontece melhor numa célula.
4. Você será um Cristão do Novo Testamento. O livro de Atos dos Apóstolos é muito claro sobre como Deus quer o povo Dele cresça e tenha suas necessidades atendidas na igreja. Ninguém deve ficar para trás ou
esquecido no meio da multidão. Deus nunca quis isto para ninguém, por isso a igreja primitiva também se
reunia em "células". Preste atenção nestes versículos da Bíblia:
"E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos. Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade. Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos." Atos 2.42-47  "E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus Cristo." Atos 5.42 "Saudai também a igreja que está em sua casa." Romanos 16.5 "As igrejas da Ásia vos saúdam. Saúdam-vos afetuosamente no Senhor Áqüila e Priscila, coma igreja que está em sua casa." 1 Coríntios 16.19 "Saudai aos irmãos que estão em Laodicéia e a Ninfa e à igreja que está em sua casa." Colossenses 4.15 As células trazem muitos benefícios que ninguém pode desprezar. Se você ainda não está participando de uma célula, porque não junta-se a uma ainda hoje?                                                                                                                                                              Como é uma célula? A célula não é um grupo de oração, ainda que a oração seja um dos seus ingredientes básicos. Não é um grupo de discipulado, ainda que o discipulado aconteça espontaneamente. Não é um grupo de estudo bíblico, ainda que a edificação seja forte nas reuniões. Não é um grupo de cura interior, ainda que seja um lugar de restauração. Não é um ponto de pregação, ainda que o objetivo básico de cada célula seja a multiplicação. A célula é um pouco de cada um desses grupos.
       A célula da igreja pode ser comparada a uma célula do nosso corpo. A célula não é o corpo todo, mas traz dentro de si todas as informações necessárias para gerar um corpo inteiro. Isto é o que nós chamamos de informação genética. Nesse contexto, célula é simplesmente uma miniatura da igreja, reunindo-se nas casas. Não existe algo tal como um ministério de células; as células são o lugar onde os ministérios afluem.
A célula é muito maior que a sua reunião. Se a célula só existe no dia da reunião, então não é uma célula, mas apenas um culto caseiro. A célula acontece a semana toda: no supermercado, no shopping, na caminhada, no lazer, nas casas. Sempre que os irmãos se encontram, a célula acontece. A primeira característica da célula é ser comunidade, e não o fato de existir como uma reunião.
a)A célula não é um lugar onde, a cada semana, comparece um grupo diferente de pessoas  Apesar da reunião de célula não ter como objetivo o evangelismo, o visitante será sempre bem-vindo. Na verdade, a célula visa a multiplicação, enquanto a reunião propriamente dita, está voltada para edificação. Ainda que a reunião não seja evangelística, todo o projeto final da célula visa à multiplicação. Crentes realmente edificados na Palavra são crentes frutíferos. E o lugar adequado para se frutificar é no círculo familiar, na escola, no trabalho. A reunião do grupo funciona como um lugar de treinamento e motivação, para que cada um possa enfrentar, com ousadia, a guerra lá fora.
b)Uma célula possui endereço e dia certo de reunião. Existem igrejas onde a reunião da célula é feita, a cada semana, na casa de um dos membros do grupo. A nossa experiência, porém, tem demonstrado que um lugar de reunião definido produz no grupo um senso de identidade, constância e segurança.
c)A célula se reúne regularmente.
A chave para a comunhão é a constância, a regularidade. Não basta ter um lugar de reunião, é preciso que o grupo se reúna numa base regular, semanalmente. Nenhum relacionamento sólido e gratificante pode ser construído sem convivência. É a convivência que vai produzir vínculos de amor, de amizade e de aceitação.
d)A célula é homogênea. Quando participamos de um grupo que possui as mesmas características gerais peculiares a nós, nos sentimos muito mais à vontade para compartilhar. Em nossa igreja, as células são padronizadas por faixa etária e não por sexo. Assim, temos redes de células de crianças, adolescentes, jovens e casais (mas temos também algumas células mistas).
Introdução:
A célula é uma reunião evangelística e seu propósito é pregar a palavra de Deus para aqueles que ainda não conhecem, gerando um ambiente de harmonia e comunhão entre os irmãos. As células da Catedral da Família possuem um tempo estipulado de 60 minutos mais a comunhão e lanche. A célula não pode ser algo muito demorado para que não “canse” os frequentadores. É extremamente importante que todos saiam de lá com vontade de receber mais. Isso gera a motivação nas pessoas de irem à igreja e de posteriormente voltarem à célula.
 Etapas da Célula
Recepção:  Receber os membros da célula e principalmente os convidados com alegria, pedindo para que os membros do núcleo preparem e distribuam um cartão de boas vindas para os convidados. É muito legal que acompanhe de um bombom de chocolate ou algo do tipo. Nesse momento o líder da célula dá as boas vindas a todos e demonstrar sua felicidade em estar naquele lugar para compartilhar a palavra Deus com as pessoas.
 Oração Inicial:
 Essa oração deve ser breve dando as boas vindas ao Espírito Santo de Deus naquele lugar e pedindo para que Ele conduza a reunião da melhor forma possível para que todos saiam daquele lugar com uma semente em seus corações.
Avisos: Os avisos servem para informar a programação da igreja tais como conferências, vigílias, encontros com Deus e também da própria célula como eventos “ponte”, churrascos de confraternização, aniversários e outros. Os avisos são muito importantes, pois deixam bem claro que a célula não é independente e que faz parte de um corpo, o corpo de Cristo que se reune semanalmente na igreja!
Louvor: O louvor é uma etapa muito importante da célula, pois é nesse momento que os corações são
quebrantados e preparados para receber a palavra. Procure escolher músicas edificantes e que realmente
venham de Deus. Para não extrapolar no tempo o ideal é que sejam tocados dois louvores de no máximo 5 minutos cada. Iniciar com uma música um pouco mais agitada para animar e depois colocar uma mais lenta para quebrantar é uma dica importante. Não esqueça de imprimir a letra das músicas de forma que os convidados se sintam a vontade para cantar, afinal eles são o foco da célula e de Cristo!
         Momento Célula: No momento célula o líder nomeia uma pessoa do núcleo para falar e pede para ele fazer um breve comentário do que a célula tem significado para ele e qual o real propósito da mesma. Essa é uma ferramenta para ensinar os membros e convidados qual o verdadeiro significado da célula, ou seja qual o seu propósito de reunirmos semanalmente nas casas. Dessa forma todos entendem e caminham com o mesmo pensamento.
 Dinâmica:  A dinâmica serve para “quebrar o gelo” em uma reunião em que as pessoas ainda não se conhecem intimamente. O ideal é que a dinâmica seja conectada a palavra, ou ao menos comentada pelo líder, pois isso ajuda para que a pessoa não esqueça do que foi falado ali. Não deixe de fazer a dinâmica, isso é um ponto muito forte da reunião. Se está com dificuldades para achar dinâmicas, pesquise na internet, compre livros de dinâmicas (Vinha Editora possui) 
Palavra: A palavra deve ser breve e objetiva, procure sempre trazer a palavra para a realidade do grupo e para a prática de forma que o ouvinte possa se colocar nas situações ali citadas. A palavra da célula é diferente da palavra da igreja. Na igreja a palavra é o alimento sólido, muito mais profundo, por isso na célula devemos dar apenas uma introdução do que a pessoa pode vir a receber quando passar a frequentar a igreja. O tempo ideal para a palavra é de 20 minutos.
          Palavra de sabedoria:  A palavra de sabedoria é um texto que não seja bíblico, mas que tenha uma moral e que possa ser adaptado à vida das pessoas. É um momento principalmente para que os convidados vejam que a célula é feita de pessoas normais. O ideal é que seja um texto ou vídeo que venha motivar as pessoas em suas áreas profissionais, conjugais, familiares etc. No site www.sabedoriadosmestres.com você pode encontrar muitas palavras interessantes, porém cuidado, pois tem muitas palavras nesse site que não servem para nós!  Ex.:  O sucesso não ocorre por acaso.  By Marcia Ledo
Lendo uma reportagem sobre a vida dos brasileiros descobri que 85% dos ricos e milionários dos dias de hoje vieram de famílias humildes. Pessoas que superaram barreiras culturais, educacionais, sociais e até raciais para atingirem seus objetivos. E isso tem a ver, com toda certeza, com a autoestima que adquiriram ao longo do percurso, pois ao superarem cada dificuldade passaram a confiar mais em si mesmos, e automaticamente, passaram a se amar mais e agir confiantemente. Sobre isso vale a pena repensar algumas de nossas atitudes na vida, identificando realmente o que nos motiva a ir em frente, o que nos faz querer ir além, quais as nossas metas do dia seguinte, do próximo mês e do próximo ano. O quanto nós acreditamos em nossa capacidade  pode fazer toda a diferença no caminho do sucesso ou do fracasso. Como já passei um
pouquinho dos 40 anos, me permito dar alguns conselhos aos mais jovens que sonham em um dia ter
SUCESSO:
Primeira: antes de dormir, pense nas 5 coisas importantes que precisa fazer acontecer no dia seguinte. Não durma sem metas. Não durma sem saber que horas vai acordar e como vai planejar seu próximo dia. Não durma demais e nem de menos.
Segunda: mantenha olhos bem abertos às oportunidades que se apresentam e aproveite-as. Se você quer trabalhar em uma agência de propaganda e um dia conhece um empresário do ramo, mostre a ele seus talentos. Cause boa impressão. Mostre-se empenhado, focado, comprometido. Ele poderá ser seu patrão.
Terceira: identifique o que lhe motiva. E se for dinheiro, desista. O dinheiro é sempre consequência do que você faz com paixão e jamais deve ser o centro de sua motivação. Não foque nele, pois ele fugirá de você. Mas faça tudo o que vier às suas mãos com bom ânimo e ele vem como recompensa. Trabalhar sem motivação pode tirar 8 anos de vida de uma pessoa e ainda lhe causar doenças.
Quarta: aproveite bem seu tempo. Enquanto você dorme ou conversa bobagens no msn, outros estudam, correm, lêem e se instruem. Somente boas ideias, não bastam. Você precisa ter um ´modelo mental´ de como fazer essas ideias trabalharem a seu favor. Pense, crie, planeje e faça acontecer, ou suas ideias serão inúteis.
Quinta: entenda que para colher é preciso plantar. Ninguém faz sucesso em um ano, e às vezes, nem em 10, mas um dia ele chega se tudo for feito no tempo certo.
Sexta: comunique-se. Comunicação é ciência e arte. Produto altamente perecível, pois só tem valor no momento. As mulheres falam 25 mil palavras em um dia, enquanto os homens falam 12 mil em média. Talvez isso explique porque as mulheres estão ganhando cada dia mais espaço. Elas falam, se expressam, comunicam e crescem.
Sétima: não seja desagradável. Não discuta religião, futebol, política ou sexo. Mas fale de coisas que toquem o coração. O mundo precisa de esperança e alegria e se você souber transmitir esses sentimentos, certamente vai longe.
Oitava: seja honesto. No que fizer, seja correto e transparente. Não se influencie pelos que acham que colocar dinheiro nas meias e nas cuecas vale a pena. A mentira tem perna curta e sempre pega o desonesto na curva.
Nona: esteja onde os vencedores estão. Não se cerque de pessoas negativas, drogadas e deprimidas, pois elas não tem nada a lhe acrescentar e vão acabar levando você para o buraco. Meu amigo mais nerd do colégio é hoje o mais rico do grupo. Acaba de estrear sua terceira Mercedez enquanto o mais malucão continua pegando carona, 25 anos depois.                                                                                                        Décima: mude o que precisa mudar. Pros erros, há perdão; pros fracassos, chance,  já dizia Luiz Fernando Veríssimo em seu poema QUASE. Não tenha compromisso com erros do passado. Levante e siga em frente porque cair é humano, mas levantar é de Deus.                                                                                                   Oração final:  A oração final é um pouco mais longa que inicial, pois nesse momento o líder deve perguntar aos membros da célula se eles te algum pedido especial como a cura de um ente familiar que está doente, ou a salvação de um amigo, ou até mesmo um negócio que ele está tentando fechar. Essas orações servirão de testemunho para a célula, pois certamente Deus vai agir e muitos verão o poder da oração dos justos. Após isso, ore agradecendo pelas vidas que alí estão e também pelos que não puderam ir. Abençoe a todos e finalize.
         Lanche:  O lanche da célula não precisa ser um grande banquete ou jantar, porém também não pode ser algo desleixado e deve ser saboroso e o suficiente para todos se alimentarem. Forme duplas ou trios com o núcleo da célula para trazerem o lanche. E não se esqueça de mobilizar o núcleo para ajudar a limpar no final.
 Conclusão:  As células são uma forte ferramenta para juntos saquearmos o inferno e trazermos pessoas para a luz. Deus levantou a mim e a você para sermos ministros do seu evangelho nas casas. Não se preocupe com as suas limitações ou defeitos. Faça a sua parte e ore sempre, pois o grande mover não vem de nós, mas sim do Senhor!
Veja o que se fala sobre o G12 NO Brasil:
 Copyright © 2010 Igreja Quadrangular - Produzido  por Edielson Santana 
Origem    O movimento G12 foi criado pelo pastor colombiano César Castellanos Domínguez, da Missão Carismática Internacional (MCI). Castellanos iniciou seu movimento em 1983, inspirado no modelo de igreja em células do pastor sul-coreano David (Paul) Yonggi Cho da "Igreja do Evangelho Pleno". Com esse projeto deu-se início ao MCI. Castellanos afirma, então, ter recebido uma revelação profética  diretamente de Deus, em 1991, em resposta à sua oração em prol do crescimento de sua igreja, devido o movimento inicial não ter obtido o êxito esperado.
Em seu livro "Sonhas e Ganharás o Mundo" Castellanos esclarece: "Em 1991, sentimos que se aproximava um maior crescimento, mas algo impedia que o mesmo ocorresse em todas as dimensões. Estando em um dos meus prolongados períodos de oração, pedindo a direção de Deus para algumas decisões, clamando por uma estratégia que ajudasse na frutificação das setenta células que tínhamos até então, recebi a extraordinária revelação do modelo dos doze. Deus me tirou o véu. Foi então que tive a clareza do modelo que agora revoluciona o mundo quanto ao conceito mais eficaz para a multiplicação da igreja: os doze. Nesta ocasião, ouvi o Senhor dizendo-me: vais reproduzir a visão que tenho te dado em doze homens, e estes devem faze-lo em outros doze, e este, por sua vez, em outros doze.”[2].
[editar]Sistemática.  De acordo com a visão de Castellanos, a igreja deve ser subdividida em grupos. Esses grupos se reunem nas casas, onde se realizam reuniões de estudo bíblico e oração, sob a coordenação de um líder. O objetivo da célula é o crescimento e a multiplicação. Assim que a célula atinge a meta de 24
membros é dividida em duas células de 12 membros, e assim por diante. Algumas igrejas utilizam outros
números de membros para a multiplicação. Porém, a idéia é a mesma.
Segundo Catellanos: "...o princípio dos doze é um revolucionário modelo de liderança que consiste em que a cabeça de um ministério seleciona doze pessoas para reproduzir seu caráter e autoridade neles para desenvolver a visão da igreja, facilitando assim a multiplicação; essas doze pessoas selecionam a outras doze, e estas a outras doze, para fazer com elas o mesmo que o líder fez em suas vidas"[3].
Dessa forma, a visão, como costuma ser chamado o G12, é tratada como uma estratégia para frutificação rápida e eficaz da igreja, através da qual o evangelismo é sistematizado. É muito comum que algumas igrejas, adeptas do G12, estabeleçam metas de crescimento de modo a incentivar a multiplicação das células.  Segundo seus idealizadores, o G12 possui quatro etapas principais:
Ganhar: Ocorre quanto um novo membro é convidado e começa a participar das reuniões na célula e/ou na igreja e aceita Jesus em sua vida
Consolidar: É o cuidado que se tem com o novo convertido. É nesta etapa que o novo convertido é convidado a participar do Encontro, retiro espiritual
Discipular: Após o Encontro o participante é discipulado, etapa essa em que o líder o ajuda a moldar seu caráter ao caráter de Cristo.
Enviar: O novo líder está pronto para assumir uma célula. Há porém outras versões para modelo de igrejas em células, mas no entanto NÃO possuem nenhum ligamento com o G12 do pastor Cesar Castellanos: M12 de Renê Terra Nova, o GG13 (Governo em Graça dos 13), de R. Coelho.
Encontro.  Os Encontros fazem parte da estratégia de consolidação. São retiros, normalmente de três dias, realizados com os membros das células. Para participar é necessário passar pelas reuniões de pré-encontro, onde os participantes recebem instruções sobre a visão e a estrutura da igreja em células. Após o retiro também são realizadas reuniões pós-Encontro.
De acordo com Castellanos: "É a primeira experiência de confrontação cara a cara com Deus, consigo mesmo e com as demais pessoas, que o motivará a refletir no seu viver diário e a projetar-se com paz e segurança em Jesus Cristo para o futuro. O encontro é uma experiência genuína com Jesus Cristo, com a Pessoa do Espírito Santo e com as Sagradas Escrituras, no qual, mediante conferências, seminários, vídeos e auto-exame se leva o novo convertido ao arrependimento, libertação de ataduras e cura interior. O propósito é dar orientação clara, à luz das Sagradas Escrituras, ao recém convertido, sobre seu passado, presente e futuro com Jesus Cristo, mediante ministrações a nível pessoal e de grupo... Desta maneira, o novo crente é preparado para desenvolver uma relação íntima com o Senhor, facilitando-lhe o aprendizado da oração, leitura da Palavra e o conhecimento da visão..."[3] É comum, em alguns casos, antes do Encontro o participante já ter passado pelo batismo nas águas, mas geralmente isso acontece após o encontro, quando o participante já alcançou certo nível de consciência de arrependimento de pecado, requisito primordial para a realização do Batismo.
Nos encontros, a principal ferramenta de atuação é do Espírito Santo. As atividades variam a cada igreja, mas normalmente métodos de lembrar o individuo da Cruz, e outras técnicas são utilizadas, visando a transformação do caráter do indivíduo. Esta forma é tremendo, do método proposto pela Bíblia, onde a transformação acontece pela leitura da mesma. Após o Encontro o membro da célula passa por um treinamento para se tornar líder. Esse curso dura de 3 a 6 meses e tem por objetivo formar o membro para conduzir as reuniões nas células. Quando um líder tem várias células sob seus cuidados ele recebe outros títulos, como supervisor ou coordenador.
Críticas. O G12 tem gerado grandes discussões no meio evangélico brasileiro, devido à sua conotação neo-pentecostal. Bem recebido e implantado por algumas igrejas e totalmente rejeitado em outras.[carece de fontes]  A principal crítica ao movimento é com relação às doutrinas que os opositores alegam estar 'embutidas' no G12. Muitas dessas doutrinas não são aceitas pelas denominações tradicionais e pentecostais clássicas, tais como: batalha espiritualquebra de maldiçõescobertura espiritualatos proféticoscura interior, etc. Há algumas críticas também pelo fato do participante do encontro ter o seu "renascimento" para Cristo. Pelo fato das igrejas tradicionais, não aceitarem o novo "nascimento", o G12 tem levado críticas no meio evangélico tradicional. Referências
O MÉTODO DE CRESCIMENTO DE IGREJAS POR CÉLULAS
É coerente uma igreja verdadeiramente cristã adotar o método das células para crescimento? Dissertarei que tal método, pragmático, é inconsistente com as Escrituras.
Em primeiro lugar cremos que Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade (Filip 2:13, ). Não há método algum para regenerar pecadores, quem convence a pessoa do pecado, do juízo e da justiça é o Consolador — o Espírito Santo: “13  Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.14  Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas;”
      “ Mas Eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, Eu for, Eu vo-lo enviarei. Quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: do pecado, porque não creem em Mim; da justiça, porque vou para o Pai, e não me vereis mais. (Jo 16:7-10).”
Os seres humanos estão em estado de depravação total[2] e, todos os que ainda não foram regenerados, mortos em seus delitos e pecados incapazes de tomarem qualquer atitude que os levem a salvação. Que método, senão a ação vivificadora do Espírito Santo, poderá tira-los de tal estado? (Ef 2:,1,3).
“1  Evos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, 2  Em que noutro tempo andastes segundo o
curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. 3  Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.”
           O método das células é uma consequência da doutrina humanista da teologia de Arminius[3] — é antibíblica. A salvação dos pecadores não depende do nosso querer, de nossos métodos ou estratégias.
Pois ele diz a Moisés: Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixão. Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia.  Porque a Escritura diz a Faraó: Para isto mesmo te levantei, para mostrar em ti o meu poder e para que o meu nome seja anunciado por toda a terra. Logo, tem ele misericórdia de quem quer e também endurece a quem lhe apraz (Rom 9:15-18)
A nós é ordenado unicamente pregar o Evangelho (Mc 16:15).  “15  E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. 16  Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.”
O único método bíblico, prescrito por Jesus, de fazer discípulos é pregar o Evangelho (Mat. 28:19) — uma árdua tarefa, uma nobre incumbência. O que acontece é que essas crianças na fé (os arminianos) pensam que ao pregar seremos ouvidos por todos, que todos atenderam à mensagem, ledo engano:     “18  E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.19  Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20  Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.”
Quem creu em nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do SENHOR? (Isa 53:1) Obs. Leiam todo Isaias 53; para que vocês saibam quem foi  “Jesus Cristo”  “1  Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do Senhor?”
Os pragmáticos do método das células acham que aqueles que são incrédulos quanto a Jesus Cristo poderão ver beleza nEle; que poderão fazer alguma coisa para que aqueles que estão mortos em seus delitos e pecados vejam a beleza da pregação da Cruz. Está escrito sobre Jesus: não tinha aparência nem formosura; olhamo-lo, mas nenhuma beleza havia que nos agradasse. Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso. (Isa 53: 2, 3)
Logo, foi profetiza por Isaias que o Evangelho de Jesus Cristo e Ele próprio, inclusive, seriam rejeitados pela maioria. A palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus, (...) nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios (1 Cor 1:18 e 23). “18  Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o
poder de Deus. 19  Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos
inteligentes. 20  Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? 21  Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação. 22  Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria; 23  Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos. 24  Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus.”
        É difícil aceitar que muitas vezes nossa pregação é na verdade instrumento de condenação para os vasos de ira, sim, àqueles que Deus em sua soberania predestinou como vasos de ira para manifestar as riquezas de sua glória aos vasos de misericórdia que para a Glória preparou de antemão antes de terem praticado bem ou mal para que, dessa forma, o propósito de Deus quanto à eleição prevalecesse, não por obras, mas por aquele que chama. (Rom 9:21-24 e 11). “21  Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra? 24  Os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios? 25  Como também diz em Oséias: Chamarei meu povo ao que não era meu povo; E amada à que não era amada. 26  E sucederá que no lugar em que lhes foi dito: Vós não sois meu povo; Aí serão chamados filhos do Deus vivo.”
         Muitos têm se escandalizado com essa doutrina desde que Jesus a pregou em João capítulo 6 que ninguém iria a Ele se pelo Pai não fosse concedido (Jõ. 6:44 e 65).  “44  Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. 45  Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim. 47  Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna. 48  Eu Sou o pão da vida.50  Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra. 51  Eu Sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que Eu der é a minha carne, que Eu darei pela vida do mundo. 64  Mas há alguns de vós que não crêem. Porque bem sabia Jesus, desde o princípio, quem eram os que não criam, e quem era o que o havia de entregar. 65  E dizia: Por isso Eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido.
Não é o pecador que se convida a vir a Cristo, ele é dado a Cristo pelo Pai, que em Sua soberania escolheu esse meio de salvar àqueles a quem Ele escolheu, àqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos (Rom 8:.  “28  E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. 29  Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos. 30  E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.”            A consequência de pregar essa doutrina nos dias de hoje é a mesma da época de Cristo, muitos dizem: “Duro é este discurso; quem o pode ouvir” (Jo 6:60). Outros reagem: “À vista disso, muitos dos seus discípulos O abandonaram e já não andavam com Ele” (Jo 6:66).  Por acharem duro demais o Evangelho de Cristo e difícil demais o método que Jesus prescreveu para fazer discípulos, muitos têm apelado para a metodologia humanista das células fundada sobre o pressuposto arminiano de que o homem têm livre vontade para fazer escolhas salvificas sendo necessária apenas a isca certa para pegar o peixe, e de que o homem não caiu totalmente, conforme postulava Arminius, havendo nele ainda um quê de inclinação a Cristo, bastando apenas apelar para sua “razão” com o método certo que ele, cedo ou tarde, virá a Cristo. O problema é se a razão estiver morta... (Ef. 2:1).
Na verdade, o método de crescimento em células, com sua sucessivas mitoses, se assemelha muito a um processo tumoral: as células começam a se multiplicar até formarem um massa horrenda, disforme e em determinado estágio entrará no que é chamado metástase no qual células cancerígenas estarão espalhadas por todo o organismo levando-o à morte. Eis o objetivo da metodologia do crescimento em células: a destruição da igreja de Cristo. O crescimento em células é “uma excelente proposta para perverter o Evangelho e mundanizar a igreja de Cristo” (Rev. Bezerril, Moisés C,                                                                  Igreja em Células: Uma Ameaça à Eclesiologia Reformada e ao Pastorado Apostólico).
O método bíblico para fazer discípulos é a pregação do Evangelho no poder do Espírito Santo, que como diz a Escritura é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê (Rom 1:16). “16  Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. 17  Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.’
 Temos que ter em mente que se perdermos o cantado com a videira, Cristo, da qual somos os ramos não daremos Frutos e nosso trabalho será inútil, pois sem Ele nada podemos fazer (Jõ 15. “15  Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de Meu Pai vos tenho feito conhecer. 16  Não me escolhestes vós a mim, mas Eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai Ele vo-lo conceda. 17  Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros.
19  Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes Eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia. 20  Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu SENHOR. Se a Mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. 21  Mas tudo isto vos farão por causa do Meu nome, porque não conhecem aquEle que me enviou.”
A igreja de Cristo não é uma empresa que deva ser gerenciada segundo métodos humanos, tudo o que é necessário para a manutenção da saúde do Corpo de Cristo está revelado nas Escrituras ou pode ser deduzido dela. Ao longo dos séculos a igreja de Cristo não precisou buscar no Egito seu esteio, tendo na Palavra revelada seu mais legitimo suporte e ainda a promessa de que as portas do Inferno não prevaleceriam contra ela (Mat. 16:18).  “18  Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; 19  E Eu te darei as
chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.” Apelamos ao Egito quando perdemos a confiança na providência do Santo de Israel,   “Ai dos que descem ao Egito em busca de socorro e se estribam em cavalos; que confiam em carros, porque são muitos, e em cavaleiros, porque são mui fortes, mas não atentam para o Santo de Israel, nem buscam ao SENHOR! (Isa.31:1)
Para esses lideres, que  apostataram: adotaram a metodologia humanista das células ou que pretendem fazê-lo: Convertei-vos, pois, ó filhos de Israel, àquele de quem tanto vos afastastes. Isa. 31:6 “6  Convertei-vos, pois, àquele contra quem os filhos de Israel se rebelaram tão profundamente.7  Porque naquele dia cada um lançará fora os seus ídolos de prata, e os seus ídolos de ouro, que vos fabricaram as vossas mãos para pecardes,”
O Santo de Israel é soberano, só Ele é reina. A Ele toda a glória!
Mauá, São Paulo, 27 de junho de 2011. Vanderlei Maurer de Andrade
[1] Todas as citações são da ARA.
[2] Veja o comentário do Rev. Ewerton Barcelos Tokashiki sobre os cinco pontos do calvinismo emhttp://www.monergismo.com/textos/calvinismo/cinco_pontos_tokashiki.htm
[3] Veja o comentário de Duane Edward Spencer sobre os cinco pontos do arminianismo emhttp://www.monergismo.com/textos/arminianismo/cincopontos_arminianismo.htm
Postado por Vanderlei Maurer de Andrade às 02:28 
Marcadores: células
QUAL EVANGELHO VOCÊ TEM VIVIDO?
Texto base: Gálatas 1
Objetivo do estudo:  Compreender a importância de vivermos firmes na verdade do evangelho de Cristo, não nos desviando jamais do Caminho que nos conduz à salvação.                                                                    Introdução: Há algumas semanas atrás falamos a respeito da importância de vivermos uma vida de integridade – “integridade cristã”. Vimos que é impossível vivermos o cristianismo se estivermos distantes de Cristo, nosso modelo de vida. Nesta mesma linha, Paulo inicia sua carta aos galácios, chamando a atenção daquele povo para o Evangelho de Jesus. Uma das coisas mais impressionantes da Palavra de Deus é que ela transcende o tempo e o espaço, tornando seus ensinamentos aplicáveis plenamente no contexto em que vivemos hoje – anos e anos depois. Paulo, aqui nos traz um alerta sobre uma tendência natural humana: ser dominado pelo conhecimento humano e afastar-se do conhecimento de Deus. Você já parou pra pensar:
Quantas vezes a palavra dos homens (de derrota/de dor/ de tristeza) tiveram mais força na sua vida do que a
Palavra de Deus (de vida/alegria/paz/vitória)? É contra esta tendência humana que devemos lutar todos os dias e o Espírito Santo é quem nos conduz à vitória afim de que permaneçamos firmes em Jesus.
v.4 – Jesus se entregou pelos nossos pecados, para nos arrancar (tirar nossas raízes) deste mundo perverso
Aqui vemos de forma muito clara o preço que Jesus pagou para que fôssemos livres da perversidade deste mundo.  E a forma de mantermos esta conquista poderosa de Jesus é vivermos firmes no evangelho de Cristo = AS BOAS NOVAS DA GRAÇA DE DEUS EM CRISTO!   v.6-7 – A perversão do evangelho de Cristo   Aqui Paulo demonstra sua admiração ao ver que muitos estavam se distanciando do evangelho de Cristo para viver um “outro evangelho”. - o “outro evangelho” é a perversão do evangelho de Jesus.  - é o próprio homem quem perverte o evangelho de Jesus:  > quando se distancia da verdade de Jesus (Palavra) e cria sua própria “verdade”; > quando acrescenta suas idéias humanas (levanta questionamentos sem fundamento, defende idéias contrárias à Palavra, rejeita ensinamentos preciosos…); > quando banaliza ou relativiza os ensinamentos do Senhor; > quando rejeita a graça de Deus.  Todas estas “perversões” do evangelho de Cristo são visíveis hoje, e muitos têm abandonado a graça de Deus para viver este “outro evangelho”.                                                                                                                                                           Cuidado!!! (v.9)   - Qual evangelho você tem vivido?  O evangelho de Jesus deve ser vivido genuinamente. v.10 – Quem você tem procurado agradar? Quando vivemos o evangelho de Cristo, agradamos a Deus. Aqueles que procuram agradar a homens, facilmente se distanciam do evangelho de Jesus. Quem busca agradar a homens não pode ser servo de Deus.  v.11-12 – O evangelho de Jesus só pode ser vivido mediante revelação de Cristo Jesus.  As boas novas da graça de Deus (o evangelho de Cristo) não nos foi dado por homem algum, mas por Jesus Cristo nosso Senhor! Precisamos da revelação de Jesus Cristo em nossas vidas, afim de que possamos receber e viver a Verdade poderosa deste evangelho. Cada um de nós deve buscar a revelação de Jesus em sua vida, isso quer dizer que precisamos (individualmente) ser impactados pelo amor de Deus. Devemos buscar nossas próprias experiências para sermos fortalecidos a cada dia na verdade do evangelho de Cristo. Isto se alcança através da comunhão e do nosso relacionamento contínuo com Deus.                                                                                                                                                        Conclusão: - firme-se na verdade do evangelho de Jesus - não se deixe levar por qualquer “outro evangelho”  - somente a verdade do evangelho de Cristo é que é poderosa para nos libertar e trazer salvação para nossas vidas. Seja uma benção!                                                                                                               O PODER DE UMA VISÃO
“Então o Senhor me respondeu dizendo: Escreve a visão e torna-a bem legível sobre tábuas, para que a possa ler quem passa corrente. Pois a visão é ainda para o tempo determinado e se apressa para o fim. Ainda que demore, espera-o porque certamente virá ,não tardará”  ( Habacuque2:2-3).
Travando uma tremenda batalha em oração, o profeta disse a Deus era que Ele tinha de fazer algo:
“ E farias os homens como peixes do mar; como os répteis, que não têm quem os governe ?” Hab.1.14 Então Deus respondeu-lhe que, no tempo do fim, viria uma visão de governo com o qual os crentes não andariam como peixes do mar e como répteis, sem ter quem os governasse. Tenho plena certeza de que o modelo aqui proposto dá plena organização de liderança e base para o crescimento: é o Governo dos doze. Essa é a razão pela qual preparamos para você material, que será um grande apoio para o seu conhecimento e experimentar um dos maiores crescimentos nem mesmo imaginado por você. É sua oportunidade de levar todos que com você caminham a visão correr o mais rápido passível, sem que nada nem ninguém a detenha, pois este é um tempo de graça. Agora sabemos que Jesus não fazia milagres simplesmente por aplicar um método, mas sim porque o Espírito Santo estava com Ele: “ Concernente a Jesus de Nazaré, como Deus O ungiu com o Espírito e com poder; o qual andou por toda a parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do Diabo, porque Deus era com Ele” (Atos 10:38)  “36  A palavra que ele enviou aos filhos de Israel, anunciando a paz por Jesus Cristo (este é o SENHOR de todos); 37  Esta palavra, vós bem sabeis, veio por toda a Judéia, começando pela Galiléia, depois do batismo que João pregou; 38  Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com Ele.”                                                                                            Deus o ouvia por seu temor reverente. “ o qual nos dias da Sua carne, tendo oferecido, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas a O que podia livrar da morte, e tendo sido ouvido por causa da Sua reverência” Hebreus 5: “7  O qual, nos dias da sua carne, oferecendo, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que o podia livrar da morte, foi ouvido quanto ao que temia. 8  Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu. 9  E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem;”                                                                                                          E não fazia Sua vontade, mas a do Pai. “ Disse-lhe Jesus: A minha comida é fazer a vontade daquEle que Me enviou e completar a Sua obra” ( João 4:34). Veja o que diz nos vers. Seguinte. 35  Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que Eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa. 36  E o que ceifa recebe galardão, e ajunta fruto para a vida eterna; para que, assim o que semeia como o que ceifa, ambos se regozijem. 37  Porque nisto é verdadeiro o ditado, que um é o que semeia, e outro o que ceifa. 38  Eu vos enviei a ceifar onde vós não trabalhastes; outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho.                                                                                      “ Eu farei de ti ima grande nação; abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome; e tu, sê uma bênção” ( Gên. 12:2). Tão logo você começa a enveredar-se pelo caminho da vida cristã, convertido em discípulo de Jesus Cristo e, por conseguinte, em seguidor e praticante de Seus ensinos, o véu da sua mente, e de seu coração  de seus olhos, é descerrado. O panorama da vida transforma-se diante de você, porque Deus o torna um Visionário.  Quando Deus criou o mundo e nele o homem. Fê-lo guiado por Sua incomparável e ilimitável capacidade criativa. Ele teve primeiramente uma visão do que anelava estabelecer na criação. “ Somos a obra prima de Deus” ( Efésios 2:10). Veja o que diz nos vers., anteriores  “7  Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. 8  Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9  Não vem das obras, para que ninguém se glorie; 10  Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as
quais Deus preparou para que andássemos nelas.   O Senhor estampou o Seu caráter em cada um de nós e fez-nos à Sua imagem e semelhança, dotou-nos de uma capacidade criativa, que só poderá transformar-se em algo efetivo para a nossa vida e nosso labor no interior da igreja, à medida que usarmos ser visionários. A visão determina tudo no processo para o êxito: através da história bíblica, notamos que Deus, para levar o cabo os Seus propósitos, escolhe um homem a quem não somente revela a Sua vontade e confia Seus planos, como também cerca de pessoas que, ao identificarem-se com ele, decidem apoiá-lo em tudo quanto empreende assim, o eleito transforma-se na força propulsora da visão, pois Deus prefere trabalhar em equipe com o homem que se atreve a crer nEle e a estar disposto a obedecer-LHE.
O QUE É A VISÃO ? É a idéia de Deus revelada à mente do homem para que este a execute. Eleve seu nível de Fé. A fé não é intelectual; é espiritual, por isso vai para além dos sentidos e de tudo aquilo que nos rodeia. Tem que brotar do mais profundo do seu ser, onde o desejo de seu coração se une ao desejo de Deus o qual é revelado em Sua Palavra e em oração até que você tenha certeza de que Deus já recebeu sua oração: “ Deleita-te também no Senhor e ele te concederá o que deseja o teu coração.” (Salmo 37.4).Veja o que diz nos vers. Seguinte: “4  Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração.5  Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nEle, e Ele o fará. 6  E Ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia. 7  Descansa no Senhor, e espera nEle; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos. 8  Deixa a ira, e abandona o furor; não te indignes de forma alguma para fazer o mal. 9  Porque os malfeitores serão desarraigados; mas aqueles que esperam no Senhor herdarão a terra.”                                                                    A VISÃO É A FORÇA MOTIVADORA DOS GRANDES LÍDERES.
É a visão de Deus a que nos torna triunfantes; e o líder de sucesso preocupa-se em saber qual é o propósito do senhor para a sua vida e dispõe de todas as suas capacidades para desenvolve-la. O triunfo é obtido quando o homem dispõe-se a cuidar dos seus pensamentos e esforçar–se por ter a mente de Cristo ( Filipenses 4:8). “6  Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. 7  E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. 8  Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. 9  O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco.”  A visão é poder que vivifica. Entrar na visão implica permanecer no plano espiritual para,  a partir dali observar o que desejamos que aconteça no plano natural. Só assim poderemos ver as coisas com os olhos de Deus e chamar o que não é como se já fosse. Como aconteceu com o profeta Ezequiel, que teve a visão do vale de ossos secos. Todos devemos compreender que a única maneira de conseguir uma mudança especial em nossa vida e em nossos empreendimentos é com a intervenção Divina ( EZEQUIEL 37:1-14).                           1  Veio sobre mim a mão do Senhor, e Ele me fez sair no Espírito do Senhor, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos. 2  E me fez passar em volta deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale, e eis que estavam sequíssimos.3  E me disse: Filho do homem, porventura viverão estes ossos? E eu disse: Senhor Deus, tu o sabes. 4  Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor. 5  Assim diz o Senhor Deus a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis. 6  E porei nervos sobre vós e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele, e porei em vós o espírito, e vivereis, e sabereis que Eu Sou o Senhor. 7  Então profetizei como se me deu ordem. E houve um ruído, enquanto eu profetizava; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram, cada osso ao seu osso.8  E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima; mas não havia neles espírito. 9  E Ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor Deus: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam. 10  E profetizei como Ele me deu ordem; então o espírito entrou neles, e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo.11  Então me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; nós mesmos estamos cortados. 12  Portanto profetiza, e dize-lhes: Assim diz o Senhor Deus: Eis que Eu abrirei os vossos sepulcros, e vos farei subir das vossas sepulturas, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel. 13  E sabereis que Eu Sou o Senhor, quando eu abrir os vossos sepulcros, e vos fizer subir das vossas sepulturas, ó povo meu. 14  E porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos porei na vossa terra; e sabereis que Eu, o Senhor, disse isto, e o fiz, diz o Senhor.”                                                                                                                           GANHAR ALMAS E FAZER DISCIPULOS: Para produzir um crescimento rápido e integral em sua igreja, cidade ou nação, onde as pessoas não somente são alcançadas com o evangelho, mas são formadas como discípulos de Jesus, os quais dêem frutos permanentes através do modelo dos doze.
Objetivo é: Fazer de cada membro um líder.
Há alguns nos temos implementado a visão, não deixando que o capacitar-se biblicamente seja algo opcional, mas sim uma motivação para que todos recebam uma capacitação efetiva em curto espaço de tempo , através Escola de Líderes. Todo esse processo é desenvolvido por meio de passos ou degraus que chamamos a Escada do Sucesso e consistem em: Ganhar , Consolidar Discipular e Enviar. Tudo fundamentado no princípio dos doze. A visão do Senhor Jesus é global ,holística, completa. Para Ele, o campo é o mundo; seu alvo é a humanidade inteira –e Ele conta com a igreja toda para conquistá-la ( Efésios 3:10).  “10  Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus, 11  Segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus nosso Senhor, 12  No qual temos ousadia e acesso com confiança, pela nossa fé nEle.”  Ter compaixão pelos perdidos: O mesmo sentimento que estava em Jesus deve também estar em nós ( Filipenses 2:5-8). ‘Veja com mais detalhes a palavra de Deus” “2  Completai o Meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa.3  Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. 4  Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. 5  De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,6  Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, 7  Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; 8  E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. 9  Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;”                                                                                                                        Pessoas redimidas deste mundo, e saber que só Jesus pode salvá-la pelo sangue vertido em seu lugar . Então reconhece seus pecados, confessa-os, renuncia-os e pede a graça restauradora em sua vida Escada do Sucesso
UMA PROJEÇÃO DA VISÃO DE JESUS.
Representamos a Visão completa do projeto de Jesus para salvar o mundo, na figura de uma escada, com 4 pilares,4 degraus, que , galgados, formam, 4 bases sólidas, onde se apóia e se desenvolve todo o trabalho do Senhor. Foi assim que de forma original, a concebeu o Pastor César Castellanos Domingues, o idealizador e aperfeiçoador desta visão. ENVIAR- TREINAR - CONSOLIDAR - GANHAR
A imagem ou figura de uma escada faz parte tanto do imaginário quanto da realidade do mundo religioso dos homens. Seja em sonho, na imaginação, ou forma direta de revelação, Deus sempre se manifestou e demonstrou sua vontade em forma clara e compreensível. E Ele nunca deixou também de indicar a melhor maneira de implementar e colocar essa vontade em prática. Foi assim no caso de Noé, no plano de redenção antidiluviano; foi assim com Moisés, na confecção do tabernáculo; com Salomão, na construção do templo, e, porque não admitir que Ele mesmo deu a Jesus o projeto perfeito para a evangelização de todo o mundo ? Isso só facilita as coisas para nós e nos ajuda a faze-las melhor, sendo eficazes e edificantes__ fazendo a coisa certa da maneira certa ! No caso deste projeto salviniácio de Jesus ,na Visão da Igreja em Células no modelo dos 12 , quando bem estabelecido e cuidadosamente desenvolvido, pode muito bem ser visto como uma escada do sucesso.
JESUS CRISTO O ALICERCE. Esta é uma visão poderosa e eficaz, uma estratégia infalível para evangelização dos povos. Ganhar, consolidar, treinar e levar à maturidade; em outras palavras__ integrar para não entregar! E agora, veja o melhor, o mais instigante e provocativo de tudo: Isso nos dá uma idéia de uma visão completa, simples, plenamente compreensível. Aliás, uma das coisas mais belas e mais atrativas desta Visão é a sua simplicidade e facilidade de assimilação. Mesmo as pessoas mais simples e menos escolarizadas podem compreendê-la e captá-la sem dúvida nem confusão. Outro fator preponderante é que a Visão pode ser modelada e desenvolvida dentro de uma estrutura Quadrangular organizada, progressiva e Absolutamente objetiva. Nesta visão cada cristão se compreende perfeitamente percebe-se claramente o seu lugar no corpo de Cristo. É  integrado na comunidade dos salvos e torna-se ativo e produtivo ao ganhar outros para o seu Senhor.  Mas vejamos cada um destes passos se desenvolve, como se pode galgar cada um desses degraus, sempre de forma progressiva ,com consciência da importância de cada fase, e como cada pessoa envolvida vai se integrando num todo harmonioso.
Ganhar. O fruto do Justo é árvore de vida; quem ganha almas sábio é. Provérbios 11:30.
Consolidar. Paulo disse: “Pois eu pelo evangelho vos gerei em Cristo”1º Coríntios 4:15.
O pré Encontro. O novo discípulo é encaminhado à classe do Pré-Encontro.
O Encontro. O encontro é a primeira experiência face a face com Deus. O Pós Encontro.  Ensinar o novo discípulo, que acaba de sair do Encontro, a lidar com os contra-ataques de Satanás.
Discipular. Treinar: preparar eficientemente líderes de Células para que cultivem não somente a habilidade de ganhar vidas para Cristo, como também a de imprimir, nos novos crentes. O processo da visão até que esses se transformem em líderes de sucesso.
Escola de Lideres. É preparar o Discípulo para ser um líder de sucesso em Célula.
O Reencontro. Durante o tempo em que o discípulo estiver no segundo nível da Escola de Lideres. É uma ministração muito mais profunda na vida do Líder, daqueles que passam pelo Encontro. É a preparação requerida para abrir Célula.
Enviar. Um mandamento Divino: quando o profeta Isaias teve uma das maiores revelações divinas: ele viu o Senhor, sentado em Seu trono de glória, e os serafins, que continuamente o adoravam, dizem-Lhe: “ Santo, Santo, Santo”. A seguir, ouviu o Senhor que lhe disse: “ a quem enviarei e quem há de ir por nós” Ao que o profeta respondeu: “ eles Eis - aqui, envia-me a mim”. Isaias 6:8.
A Estratégia Celular. A igreja, onde os líderes são preparados para a obra, deve estar centrada na estratégia Celular. Cada pessoa, homem mulher, jovem ou adulto, profissional liberal ou empregado, tem a oportunidade de reproduzir todo seu potencial espiritual. E também da realização da obra por muitos torna-se mais eficaz do que por apenas um a realizasse.
AS CARACTERISTICAS DE UMA IGREJA VISIONÁRIA.
1º Atuação da Igreja.
Leva a igreja a atuar fora das quatro paredes do templo em busca das almas para Jesus Cristo.
2º- Toda igreja trabalhando. Tem uma forte ênfase no ministério de cada membro e de todo o corpo. O clericalismo é deixado para trás e o lema principal é: “ cada crente um líder ministro, multiplicador de discípulos, e cada casa uma célula evangelística e crescente.
3º- A multiplicação da igreja. A igreja passa a ser ativa nos lares, comércios, industrias, lugares públicos, etc. Multiplica através das células de evangelização.
4º- A conquista da igreja. Toda igreja trabalha incansavelmente para conquistar territórios até que alcancemos nossa geração para o Senhor Jesus Cristo.
5º- A escada do sucesso: Não existe nesta estrutura eclesiástica rotina religiosa, pois a igreja e levada a subir a ESCADA DO SUCESSO: GANHAR, CONSOLIDAR, DISCIPULAR E ENVIAR, experimentando a cada degrau o gozo e o prazer de servir a Deus e aos irmãos enquanto se avança para a perfeição em Jesus Cristo. Nesse processo acaba-se com a aposentadoria do serviço cristão.
6º A função do Governo dos 12. Nesta estrutura todos funcionam, todos trabalham, todos testemunham, todos se preparam, todos ganham almas, todos tem alvos, todos se aliança , ninguém fica sem cobertura espiritual , pois há uma cadeia de autoridade e discipulado(G12) onde todos são discípulos e discipuladores.
7º- Santidade e serviço:  O maior preço a ser pago é a vida de Santidade, onde cada um é levado a fazer uma aliança de andar em santidade e ter compromisso de frutificar em uma célula de multiplicação. Desde a mais nova criança ao mais idoso ancião, todos são desafiados a subir os degraus da Escada do sucesso.
8º- Cobertura para os novos.  Os novos na fé não se perdem do programa da igreja, como ocorre no sistema convencional, pois há uma forte ênfase no trabalho de CONSOLIDAÇÂO e cobertura dos decididos que jamais são abandonados através da ESCADA SO SUCESSO a alcançar a maturidade cristã e a se tornarem colaboradores, líderes ,na expansão da igreja.
9º- Honra Às autoridades espirituais: Os pastores principais são sempre honrados e reconhecidos pela igreja, pois deles é que parte toda a orientação espiritual e o alimento da palavra para geração dos 12.
10º Ministério Motivador. Neste modelo nenhum pastor se aposenta por velhice ou morre de estresse, pois sua tarefa principal é pastorear apenas 12 discípulos por toda sua vida.
11º- Não ao ativismo: A igreja sai daquele ciclo repetitivo do muita programação e ativismo religioso que nunca chega a um lugar de expansão e crescimento. Os membros são treinados e conduzidos a uma vida de serviço produtivo e de aprimoramento espiritual.  Cada novo convertido passa a ter trabalho e posição e conhece logo que se decide qual a sua trajetória até a plena estatura de Jesus Cristo.
12º A igreja e seu propósito. O corpo é nutrido com a vida de Deus, há uma satisfação visível por parte de cada membro de ser efetivamente a igreja do Senhor Jesus Cristo pó onde quer de vá
“A MOTIVAÇÃO PARA SE PREPARAR É MAIS IMPORTANTE QUE A MOTIVAÇÃO PARA VENCER”
“ Disse Jesus: Vinde a mim, todos que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei... Encontrareis descanso para a vossa alma... Mateus 11:25 – 30).
Então o Senhor me respondeu, dizendo: Escreva a visão o torna-a bem legível sobre tábuas, para quem a possa ler quem passa correndo. Pois a visão é ainda para o tempo determinado e se apressa para o fim, porque certamente virá, não tardará. Habacuque : 2-3).
Igreja em Célula no Governo dos 12: Nós cremos que a “visão” da Igreja em célula no governo dos 12 é a ferramenta que Deus usará para materializar a oração feita pelo Senhor Jesus Cristo em ( João 17:21) quando pediu a “ Unidade” do corpo de Cristo.  “21  Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. 22  E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.”      
 Em Gên. 11:6, o povo era um e falava uma mesma linguagem. Deus confundiu a linguagem do povo, porque o intento dos seus corações era mal; o diabo ,copiando Deus, trouxe a confusão das línguas para o ceio da humanidade, em especial para o corpo de Cristo, gerando com isto a confusão das línguas , as divisões, as contendas, as guerras e conseguindo o enfraquecimento de todas as sociedades inclusive a do povo de Deus.
Agora, Deus quer responder de forma materializada a oração que o Senhor Jesus Cristo fez pela “ unidade” , onde através, da visão G12 falaremos uma mesma linguagem, e tudo quanto intentarmos fazer, conseguiremos. Para que saibamos um pouco sobre os princípios da visão G-12”
Segue alguns pontos fundamentais.
Considerando os pontos fundamentais da visão celular G-12 não há como alguém em sã consciência e que caminha no temor do Senhor, ter a petulância de se levantar contra uma obra que está amplamente alicerçada na Palavra de Deus e que trabalha prioritariamente na multiplicação de discípulos do Senhor Jesus Cristo., como nos mandou em Mateus 28: 18 –20). Levando cabo a grande comissão. “18  Porque sabia que por inveja o haviam entregado.19  E, estando ele assentado no tribunal, sua mulher mandou-lhe dizer: Não entres na questão desse justo, porque num sonho muito sofri por causa dEle. 20  Mas os príncipes dos sacerdotes e os anciãos persuadiram à multidão que pedisse Barrabás e matasse Jesus. 21  E, respondendo o presidente, disse-lhes: Qual desses dois quereis vós que eu solte? E eles disseram: Barrabás.”                                                                                                                                                              Vamos aprender um pouco mais sobre o Discipulador dos Líderes ( Supervisor)  Todo o líder de célula á acompanhado por um discipulador. Nenhum líder pode liderar se não estiver debaixo de liderança. O discipulador desenvolve com o líder de célula o relacionamento de pai e filho, discípulo e discipulador .Nesse aspecto, a responsabilidade é maior que a liderança de uma célula , pois estará cuidando de vários líderes ( na nossa igreja, hoje, de 30 a 40 líderes).
• Na célula temos ovelhas.  • No grupo de líderes temos , os discípulos. • Às ovelhas damos carinho, ensinamos, curamos sua feridas andamos juntos, levando aos degraus do crescimento. • Não fazemos exigência de grande responsabilidade. • Quando uma ovelha chora, reclama, tentamos atende-la visitando-a e procurando compreende-la.  • A ovelha não lidera, ela ainda precisa de “ colo” , e nós lhe damos o colo.  • Já o discípulo , o tratamento é diferente, pois ele já está mais amadurecido,” não chora à toa fica reclamando, e se o faz, procuramos corrigi-lo.  • Delegamo-lhes responsabilidade e ele é fiel em prestar contas. • Ele caminha os degraus do crescimento com maturidade, apontamos o caminho e ele vai sozinho. • Ele tem relacionamento de amizade e intimidade com seu discipulador ; andam juntos.
Dessa maneira, o papel do discipulador é fundamental na estrutura de células, pois o líder bem acompanhado cuidará bem da suas células, gerará ovelhas sadias, que logo virão a ser discípulos também.
O papel do discipulador. O discipulador é alguém que gerou discípulos, ou seja, foi um líder que levou suas ovelhas a crescer, a ser treinadas e a começar suas células ou a assumir multiplicação da Célula- Mãe.
Dessa maneira, ele agora se reúne com seus discípulos separadamente da Célula, pois o “ alimento” para esses agora é outro.
O Papel do Discipulador Com a Coordenação.
• Reunir-se regularmente, seja semanal ou quinzenalmente com seu discipulador.   • Quando não poder ir à reunião, enviar auxiliar comunicando com antecedência.   • Receber e acatar as orientações da liderança com fidelidade. • Respeitar, honrando, a hierarquia da liderança estabelecida pela igreja.
• Comparecer aos encontros e palestras quando convocado pela coordenação.
O Papel do Discipulador ( Supervisor ) Com Seus Discípulos.
O discipulador deve reunir-se metodicamente com seus líderes de células. Na reunião, ele deve.
• Orientar as lições que serão ministrada ( levando material, xerox etc.  • Orar e louvor juntos ao Senhor.  • Cobrar memorização dos textos bíblicos. • Verificar tarefas executadas- visitas etc. • Motivar, lembrando quanto à vigília, encontros de líderes, treinamentos etc.  • Estabelecer alvos com as células: que cada líder lhe passe os alvos das suas células.
Resultados: ALVOS Data Estimado Data Alcançados 
èMultiplicação das Células  >Alvos Missionários
Campanha de Visitação  > Confraternização > • Estar em contato semanal com seus discípulos individualmente, de forma pessoal ou por telefone. > • Orar regularmente todos os dias pelos seus discípulos. > • Conhecer a família e o relacionamento dos discípulos, visitando a casa deles. > • Certificar-se de que todo líder está caminhando na “ Escala de Sucesso” . > • Reunir-se informalmente com os discípulos(para lazer, passeio, um almoço, caminhada...)
• Em caso de detectar falhas, falar separadamente( nunca na reunião) e amavelmente,” fazendo correção de rota” quando necessário, > • Ajuda-los a atingir seus alvos, através de metas específicas.
Alvos  >Metas Específicas
Multiplicação   
è Como conseguir nova casa para Multiplicação è Gerar auxiliar Conscientizar a Célula
Visita:  Ir junto quando necessário; dar orientação; leva ajuda (equipe da igreja)
Confraternização ____ Ajudar organizar o programa; ajudar encontrar o local; participar com eles.
Colheita do ______ dar sugestões de abordagens;  _ métodos e estratégias
Evangelho incentiva-los aos treinamentos
Orientar os líderes quanto à “ Escada do Sucesso” , ajudando a enviar pessoas para treinamentos de evangelismo, discipulado e liderança. > • Ajudar discípulos a detectar pessoas para auxilia-los.
• Ler relatórios e corrigi-los quando necessário, junto com seu discipulador, conferindo-os antes de entregá-los ao superintendente. > • Orientar o líder_ elogiando seu desempenho e corrigindo onde porventura tiver falhado.
MURMURAÇÃO E MENTIRA DE DEUS OU DO DIABO ?
Na visão Celular não temos tempo nem para pecar ou murmurar. A murmuração, fofoca, mentira e maledicência têm um único pai: o diabo. A Bíblia diz que ele é o pai da mentira talvez este tenha sido o seu problema, a língua tenha cuidado meu irmão (a). O povo de Israel não pôde entrar na terra da promessa por causa da murmuração.  Conta-se que três irmãos estavam reunidos para orar e cada um tinha um problema. O problema do primeiro era mulher. Não podia ver uma mulher que tinha vontade de prostituir. O problema do segundo era o dinheiro. Não podia ver dinheiro, principalmente os dízimos e ofertas da igreja. Perguntou ao terceiro qual era seu problema. Ele respondeu: - “ Meu problema é a língua. Não vejo a hora de sair daqui para contar o problema de vocês”.
Atenção: a Bíblia diz que o semeador de contenda é o diabo.  Deus abomina esta prática infernal.
“ Aquele que difama o seu irmão às escondidas, eu o destruirei; aquele que tem olhar altivo e o coração soberbo não tolerarei.” Salmo 101:5).
A Vida Em Família.
A família é a célula originária da vida social. É a sociedade natural onde o homem e a mulher são chamados ao Dom de si e no amor e no Dom da vida. A autoridade, e estabilidade e a vida de relações dentro dela constituem seus fundamentos de liberdade, segurança e fraternidade. A família é a comunidade na qual, desde a infância, se pode assimilar valores morais, em que se pode começar a honrar a Deus e a usar corretamente a liberdade. A vida em família é iniciação para vida em sociedade. A família deve viver de maneira que seus membros aprendam a cuidar e a responsabilizar-se pelos jovens e pelos velhos, pelos doentes e deficientes e pelos pobres. São numerosas as famílias que em certos momentos, não capazes de proporcionar essa ajuda. Cabe então as outras pessoas preparadas por Deus para prover às suas necessidades:” A religião pura e sem mácula diante de Deus, nosso Pai, consiste nisto: visitar os órfãos e as viúvas em sua tribulações e guardar-se livre da corrupção do mundo” ( Tiago: 1:27)”. A família é a base de tudo neste mundo, tudo se começou no Éden na queda do homem pela sua desobediência a Deus sendo o homem e a mulher enganados pela serpente, então disse a serpente á mulher: É certo que não morrereis, Gêneses 2:18) Daí então Deus, formou a primeira célula que é a família: Disse Deus portanto, deixa o homem seu pai e a sua mãe une a á sua mulher ,tornando-se os dois uma só carne, ( Gên.2:24). A mulher é absolutamente essencial no plano de Deus. Foi o próprio Deus quem observou que “ não é bom que o homem esteja só”. Gên: 2:18) E que decidiu criar “ uma auxiliadora” para Adão adequada ás suas necessidades mentais, espirituais, emocionais, sociais e físicas. Deus pôs seu plano em execução um programa de orientação para mostrar ao homem as necessidades que somente ele próprio havia percebido. Criou Deus, pois o homem e a mulher e os criou. Deus abençoou e disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei-vos a terra, e sujeita-a; e dominai sobre os peixes do mau, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra ,( Gên. 1:27-28)”. Mas novamente por falta de cuidados e atenção de Adão e Eva, Satanás colocou no coração de Caim, o desejo de matar seu irmão Abel dando brecha para Satanás destruir a primeira Célula que Deus o formou na terra. Em Provérbios disse; corrige teu filho, e dará descanso o, dará delícias à tua alma ( Provérbios 29: 17). Ensina a criança o caminho em que deve andar, e,, ainda quando for velho não se desviará dele, ( Provérbios 22: 6). Hoje vimos acontecer do mesmo modo diante de nossos olhos como, as famílias estão necessitando de Deus, aprendemos que: o pulsar do coração de Deus é, Almas e Células e portando a família é a base de tudo nesta vida . No entanto vimos, famílias inteiras sendo destruída, lares abandonados, sem amor, união sem fraternidade em fim famílias vivendo sem Deus, se cumpre o que diz: O Senhor Jesus, O ladrão não vê, se não roubar, matar e destruir, Mas Jesus veio para dar vida em abundância, Evan. S. João 10:10.
“A motivação para se preparar é mais importante do que a motivação para vencer !.”
Disse Jesus: Vinde a mim, todos vós que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei ...
Aprendei de mim... e encontrareis descanso para as vossas almas. ( Mat. 11:28- 29).
Venha ao Reencontro com Deus se preparar para fazer de cada alma ganha e batizada um Líder na Igreja de nosso Senhor Jesus Cristo.
Obrigado a todos vocês que viram esta escrita sobre o que é Celulas,  espero ter conseguido mostrar a todos um pouquinho sobre este tema; e que lhes ajude neste tão importante tema.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bíblia Sagrada comentada por livros por José Carlos Ribeiro Comentário nos livros de Joel, Amós, Obadias, Jonas & Miquéias: livros 29, 30,31,32,33 e 34

 Bíblia Sagrada comentada por livros por José Carlos Ribeiro    Comentário nos livros de Joel, Amós, Obadias, Jonas & Miquéias: livros 29, 30,31,32,33 e 34           O nome Joel significa, literalmente, “ Jeová é Deus”. Este é um nome muito comum em Israel, e Joel, o profeta, é especificado como o filho de Petuel. Nada é conhecido a respeito dele ou da circunstância de sua vida. Provavelmente que ele tenha vivido em Judá e profetizado em Jerusalém. Não há como datar o livro com absoluta certeza, e os estudiosos variam em suas opiniões. Há referências tanto em Amós como em Isaías, que também estão em Joel (comparar Amós 1.2 com Joel. 3.16 e Isa. 13.6 com Jl 1.15) É opinião de muitos conservadores que Amós e Isaias tenham tomado emprestado de Joel, fazendo-o um dos mais antigos dos profetas menores. Além do mais, a adoração a Deus, a qual o sumo sacerdote Joiada restaurou durante o reinado de Joás (2.Rs 11; 2Crôn. 23.16), é suposta por Joel. Portanto muitos sustentam que

How to receive and deserve God's blessings in your life. Part V III. Purity and perseverance: it is part of God's blessings: also in Greek English and German

Como receber e merecer as bênçãos de Deus em sua vida. Parte V III. A                                              Pureza e perseverança: faz parte das bênçãos de Deus:                                                                                   Nobres leitores o tema continua mostrando um pouco mais sobre pureza e perseverança, pois é algo muito difícil nos dias de hoje. Ser puro incomoda, e perseverar em honestidade, lealdade, justiça, temor e obediência também incomodam. No mundo globalizado de hoje é quase impossível encontrar alguém puro, integro, honesto etc. ser puro não te dará benefícios financeiros, morais e religiosos. Vejam o exemplo do que esta acontecendo em nosso País onde ser corrupto, ladrão, bandido, canalha, pilantra, trás milhões de dólares nas contas destas pessoas. Ser puro neste País tem sentido contrario, pois aqui no Brasil, eles se purificaram e perseveram em corrupções roubando todo um País. A pureza de nossos políticos é tão evidente que, não consegui

Discernimento, entendimento e Sabedoria: O que é discernimento segundo a Bíblia. Parte I Também em Inglês Grego e Alemão

Discernimento, entendimento e Sabedoria: O que é discernimento segundo a Bíblia. Parte I                   Conhecendo  melhor a Bíblia, e a palavra de Deus.            Nobres leitores irei mostrar a todos vocês um pouco mais sobre o que é discernimento segundo a palavra de Deus.  O discernimento é essencial no processo de tomar decisões sábias.   A Bíblia diz em Tiago 1: “ 5  E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. 6  Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. 7  Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. 8  O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos. 9  Mas glorie-se o irmão abatido na sua exaltação, 10  E o rico em seu abatimento; porque ele passará como a flor da erva. 11  Porque sai o sol com ardor, e a erva seca, e a sua flor cai, e a formos