Pular para o conteúdo principal

Confiar em "Deus" respostas biblicas

 Confiar no senhor na Bíblia
É comum muitas vezes, passarmos por momentos em nossas vidas, que ao olharmos para nós mesmos, e percebermos um vazio, uma necessidade de algo que não sabemos o que é, não vemos nenhuma saída, não vemos nada que possa nos levar para algum lugar, e nem mesmo um alivio para as nossas ansiedades.
A correria da vida diária, nos faz tirar nossos olhos do foco principal, Jesus Cristo, e quando vemos, já ouve o tão falado, esfriamento espiritual. Perdemos muitas vezes, a total vontade de reagirmos a essas aflições da vida, e a confiança que tínhamos em Deus, derrepente desaparece dando lugar ao medo, ansiedade, fraqueza, etc... Nossa vontade muitas vezes é aquela de ficarmos quietos num “canto” vendo tudo acontecer, é quando nos deparamos numa situação que todo cristão deveria passar, somos guiados pelo Espírito Santo de Deus até à Sua Palavra e o próprio Deus nos mostra o verdadeiro refrigério para nossas almas.
Deus através da Tua infinita misericórdia (Lam. 3.22),  “22  As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; 23  Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade. 24  A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto esperarei nEle.”     Obs. Isto é confiança em “Deus”.  “Ele” ,nos leva em uma rica e maravilhosa viagem pela Tua palavra, para então nos mostrar que Ele está conosco para sempre (Jõ. 14.16). “15  Se me amais, guardai os meus mandamentos. 16  E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; 17  O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.18  Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.
      Deus está conosco, não nos deixará e também não nos desamparará, mas para isso existem algumas condições colocadas pelo Senhor, que o versículo nos propõem  para analisarmos. Vejamos quais são:
Primeira condição: Esforçai-vos. Muitas vezes, achamos nossa condição cômoda demais, e queremos que tudo caia do céu, ou seja, não queremos nos esforçar, queremos tudo de “mão beijada”, tudo fácil, mas vemos que as coisas não são fáceis assim temos que lutar para conseguirmos alguma coisa, imaginamos uma situação, já pensou se José do Egito não tivesse se esforçado quando seus irmãos o venderam, se ele tivesse desistido, sua linda historia não teria sido escrita. O esforço de José junto com sua fé e amor por Deus foi o que o fizeram vencer. Referência: – Dan cap.11. Js 1.5,7 - Js 10.25
“Js.1.5  Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei. 6  Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. 7  Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.”  <  > “Js.10. 25  Então Josué lhes disse: Não temais, nem vos espanteis; esforçai-vos e animai-vos; porque assim o fará o Senhor a todos os vossos inimigos, contra os quais pelejardes.”
Segunda condição: Animai-vos. Quando estamos passando por lutas, ah é um verdadeiro “Deus nos acuda”. É raro olharmos para um irmão que está passando por lutas e ele esteja jubiloso, muitas vezes, seu semblante esta abatido, e seu animo já era. Vejamos então Js 10.25, que nos fala que é Deus quem está a frente do nosso combate, mas para isso, temos que ter ânimos, vontade, desejo para que isso aconteça. Referência: Mat 14. “25  Mas, à quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, andando por cima do mar. 26  E os discípulos, vendo-o andando sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram com medo.27  Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu, não temais.”  <  > Veja  o que diz em Atos 27.22, At 28.15  Atos 27. “22  Mas agora vos admoesto a que tenhais bom ânimo, porque não se perderá a vida de nenhum de vós, mas somente o navio.23  Porque esta mesma noite o anjo de Deus, de quem eu sou, e a quem sirvo, esteve comigo, 24  Dizendo: Paulo, não temas; importa que sejas apresentado a César, e eis que Deus te deu todos quantos navegam contigo.25  Portanto, ó senhores, tende bom ânimo; porque creio em Deus, que há de acontecer assim como a mim me foi dito.”
“Atos. 28.15  E de lá, ouvindo os irmãos novas de nós, nos saíram ao encontro à Praça de Ápio e às Três Vendas, e Paulo, vendo-os, deu graças a Deus e tomou ânimo.”
Terceira condição. Não Temais. O medo nos afugenta, quando nos deparamos com uma situação que nos causa medo, temor, ficamos parados, com uma tendência muito grande de voltar, de recuar. Um exemplo bem claro disso, foi quando Elias, após ter matado os profetas de Baal, ficou amedrontado por causa de Jezabel, e chegou até a se esconder. O próprio Deus tratou com ele, mostrando que tinha algo mais para com a vida de Elias, e que ele não podia ficar ali. (1 Rs. 19).
Temos que ter outra reação, reagir de uma outra forma. Ao olharmos o grande exemplo na Bíblia, Daniel. Imaginemos que ao ser decretada a sentença de que ele seria “jogado” na cova dos leões, a cena de Daniel gritando, correndo ou ate mesmo em silencio, mas com um grande medo invadindo o seu coração. Mas não foi isso que aconteceu, quando Daniel ficou sabendo que ele iria para a cova dos leões, ele “apenas” orou a Deus. Com certeza, Daniel ficou apreensivo, mas não deixou o medo tomar conta de sua alma, (2 Cor.7.5)  antes disso, confiou no Senhor. Referência: Isa. 41. “ 9  Tu a quem tomei desde os fins da terra, e te chamei dentre os seus mais excelentes, e te disse: Tu és o meu servo, a ti escolhi e nunca te rejeitei. 10  Não temas, porque Eu ou contigo; não te assombres, porque Eu ou teu Deus; Eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.”
Quarta condição: Não Espantais-vos.
Quando analisamos a palavra espantais-vos, logo imaginamos algo com que depararemos e nos trará espanto, nos assustará. Nosso Deus é maravilhosamente incrível, Ele já nos pede para não nos espantarmos, pois, Ele vai agir com grande poder e grande gloria em favor das nossas vidas, ou seja, ele ira fazer um grande milagre, e será tão grande, que até mesmo, nós que somos Teus filhos, que andamos com Ele  ficaremos espantados.
Quem já não teve a experiência de pedir algo ao Senhor, e quando Ele nos dá, dizemos: “ – ah, eu não acredito que Deus me deu...”, nos espantamos e acabamos em novamente colocar duvidas no mover de Deus. Por isso, não podemos nos espantar com o agir de Deus. Quando Moises nomeou Josué para ser seu sucessor (Deut 31.1-8), uma das palavras que ele próprio disse para que Josué foi que não se espantasse. “3  O Senhor teu Deus passará adiante de ti; ele destruirá estas nações de diante de ti, para que as possuas; Josué passará adiante de ti, como o Senhor tem falado. 5  Quando, pois, o Senhor vo-los der diante de vós, então com eles fareis conforme a todo o mandamento que vos tenho ordenado. 6  Esforçai-vos, e animai-vos; não temais, nem vos espanteis diante deles; porque o Senhor teu Deus é o que vai contigo; não te deixará nem te desamparará. 7  E chamou Moisés a Josué, e lhe disse aos olhos de todo o Israel: Esforça-te e anima-te; porque com este povo entrarás na terra que o Senhor jurou a teus pais lhes dar; e tu os farás herdá-la. 8  O Senhor, pois, é aquEle que vai adiante de ti; Ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te espantes.”
       Imaginemos a cena, Deus manda Moises levantar a sua vara, estender a sua mão sobre o mar e fendê-lo para que o povo de Deus atravessa-se o mar, e ainda por cima com os pés secos (Ex 14.15-16, mas ele sabia o Deus que ele cria, e sabia que Ele é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo que pensamos ou pedimos  Êx. “15  Então disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.16  E tu, levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco. 17  E eis que endurecerei o coração dos egípcios, e estes entrarão atrás deles; e eu serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército, nos seus carros e nos seus cavaleiros, 18  E os egípcios saberão que eu sou o Senhor, quando for glorificado em Faraó, nos seus carros e nos seus cavaleiros.21  Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o Senhor fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite; e o mar tornou-se em seco, e as águas foram partidas.22  E os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco; e as águas foram-lhes como muro à sua direita e à sua esquerda.”
Diz assim em Ef. 3. “20  Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,21  A esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém”.
Referência: Js 1.9, Sl 27.1, Jer 1.8    >Js. 1. “9  Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares. Salmos. 27. 1  O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O SENHOR é a força da minha vida; de quem me recearei? 2  Quando os malvados, meus adversários e meus inimigos, se chegaram contra mim, para comerem as minhas carnes, tropeçaram e caíram”.
Veja o que diz em Jer.1.  “6  Então disse eu: Ah, Senhor Deus! Eis que não sei falar; porque ainda sou um menino.7  Mas o Senhor me disse: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás.8  Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o Senhor.9  E estendeu o Senhor a sua mão, e tocou-me na boca; e disse-me o Senhor: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca;10  Olha, ponho-te neste dia sobre as nações, e sobre os reinos, para arrancares, e para derrubares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares.”
     Sei que já ouvimos a frase “temos que tirar nossos olhos das dificuldades”, inúmeras vezes em nossos cultos e reuniões, mas temos que aprender a ouvir, crer e colocar em pratica essa realidade, Deus não trabalha em meio às nossas duvidas. Se quisermos ver a Sua gloria temos que acreditar, e para acreditar temos que nos esforçar, nos animar, não podemos temer e nem muito menos nos espantar. É difícil as vezes o próprio Jesus disse que não seria fácil (Mc 6.50),  “49  Mas, quando eles o viram andar sobre o mar, cuidaram que era um fantasma, e deram grandes gritos.50  Porque todos o viam, e perturbaram-se; mas logo falou com eles, e disse-lhes: Tende bom ânimo; sou eu, não temais.” mas também  não quer dizer que será impossível. Deus não nos tira da porta da fornalha ardente, Ele nos tira de dentro da fornalha (Dan. 3.26),  {...} 25  Respondeu, dizendo: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem sofrer nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante ao Filho de Deus. 26  Então chegando-se Nabucodonosor à porta da fornalha de fogo ardente, falou, dizendo: Sadraque, Mesaque e Abednego, servos do Deus Altíssimo, saí e vinde! Então Sadraque, Mesaque e Abednego saíram do meio do fogo.28  Falou Nabucodonosor, dizendo: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, que enviou o seu anjo, e livrou os seus servos, que confiaram nele, pois violaram a palavra do rei, preferindo entregar os seus corpos, para que não servissem nem adorassem algum outro deus, senão o seu Deus. 29  Por mim, pois, é feito um decreto, pelo qual todo o povo, e nação e língua que disser blasfêmia contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, seja despedaçado, e as suas casas sejam feitas um monturo; porquanto não há outro Deus que possa livrar como este.30  Então o rei fez prosperar a Sadraque, Mesaque e Abednego, na província de Babilônia.}
        Deus não nos livra da cova dos leões, mas faz calar a boca dos leões (Dan 6.22), “19  Pela manhã, ao romper do dia, levantou-se o rei, e foi com pressa à cova dos leões.20  E, chegando-se à cova, chamou por Daniel com voz triste; e disse o rei a Daniel: Daniel, servo do Deus vivo, dar-se-ia o caso que o teu Deus, a quem tu continuamente serves, tenha podido livrar-te dos leões?21  Então Daniel falou ao rei: Ó rei, vive para sempre! 22  O meu Deus enviou o seu anjo, e fechou a boca dos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante dele; e também contra ti, ó rei, não tenho cometido delito algum. 23  Então o rei muito se alegrou em si mesmo, e mandou tirar a Daniel da cova. Assim foi tirado Daniel da cova, e nenhum dano se achou nele, porque crera no seu Deus. 24  E ordenou o rei, e foram trazidos aqueles homens que tinham acusado a Daniel, e foram lançados na cova dos leões, eles, seus filhos e suas mulheres; e ainda não tinham chegado ao fundo da cova quando os leões se apoderaram deles, e lhes esmigalharam todos os ossos.25  Então o rei Dario escreveu a todos os povos, nações e línguas que moram em toda a terra: A paz vos seja multiplicada.”
            Temos que crer que se o mar não se abrir, Deus nos fará passar por sobre as águas. A palavra que temos que compreender é “confiança”. Confiar em Deus é não olhar para os problemas e tribulações, é saber que embora a dificuldade seja grande, nosso Deus é infinitamente maior. As lutas da vida não podem encher nosso coração de medo. Muitas vezes caímos desfalecidos, preocupados de como será o amanhã, mas o amanhã não cabe a nós resolver, basta a cada dia o seu próprio mal (Mat 6.34). “31  Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?32  (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;33  Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. 34  Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.
Paulo foi um grande homem, que passou por grandes lutas e nos deixou grandes exemplos. Ele mesmo declarou que tinha aprendido a conviver com a abundancia e com a dificuldade, com a fartura e com a fome, pois ele sabia que podia todas as coisas em Jesus que o fortalecia (Filip 4.13).  “12  Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.13  Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.14  Todavia fizestes bem em tomar parte na minha aflição.”
       Imagine uma pessoa deficiente visual, ela tem que confiar na pessoa que esta guiando-a, pois de outra forma, ela não poderá caminhar, comer, etc. Quando entramos num ônibus, raramente conhecemos o motorista, e ainda assim, quando o conhecemos não muda o quadro, temos que confiar, pois é ele que “está” no comando do veiculo. Confiança em Deus é isso, saber que Ele está sempre próximo de nós, é acreditar que ele não nos desamparará, a não ser que não venhamos querer estar com Ele, pois sabemos que Deus só tem compromisso, com quem tem compromisso com Ele.
Confiança é isso, compromisso com Deus. Saber que existe um grande Deus no controle de nossas vidas, e que nada de mal nos acontecerá! “Vale a pena confiar em Deus! Deus é o nosso grande e maravilhoso Pai de amo!”  "Os que confiam no Senhor, serão como o monte Sião, que não se abala, mas permanece para sempre Sl 125.1”
Autor:Eveson Piva
E-mail: eversonpiva@hotmail.com
Mateus 6:33 …buscai, em primeiro lugar, o reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão dadas em acréscimo. <  > “Filip. 4:19 : O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.”    Veja o que diz em I Timóteo 6: “17  Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos;18  Que façam bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente, e sejam comunicáveis; 19  Que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam alcançar a vida eterna.”
Veja o que diz em Mateus 19: “23  Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus. 24  E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus. 25  Os seus discípulos, ouvindo isto, admiraram-se muito, dizendo: Quem poderá pois salvar-se? 26  E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível.”
Isaías 65: “24  E será que antes que clamem eu responderei; estando eles ainda falando, eu os ouvirei.”  <  > Diz assim em Mateus 9: “28  E, quando chegou à casa, os cegos se aproximaram dele; e Jesus disse-lhes: Credes vós que eu possa fazer isto? Disseram-lhe eles: Sim, Senhor.29  Tocou então os olhos deles, dizendo: Seja-vos feito segundo a vossa fé. 30  E os olhos se lhes abriram. E Jesus ameaçou-os, dizendo: Olhai que ninguém o saiba.31  Mas, tendo eles saído, divulgaram a sua fama por toda aquela terra.”
Marcos 9:23 23  E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê. 24  E logo o pai do menino, clamando, com lágrimas, disse: Eu creio, Senhor! ajuda a minha incredulidade.25  E Jesus, vendo que a multidão concorria, repreendeu o espírito imundo, dizendo-lhe: Espírito mudo e surdo, Eu te ordeno: Sai dele, e não entres mais nele. 26  E ele, clamando, e agitando-o com violência, saiu; e ficou o menino como morto, de tal maneira que muitos diziam que estava morto.27  Mas Jesus, tomando-o pela mão, o ergueu, e ele se levantou. 28  E, quando entrou em casa, os seus discípulos lhe perguntaram à parte: Por que o não pudemos nós expulsar? 29  E disse-lhes: Esta casta não pode sair com coisa alguma, a não ser com oração e jejum.”
“Salmo 27: 1  O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei?  O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei?”  <  > “Diz assim em Salmo 121:1 Levantarei os olhos para as montanhas de onde virá a minha ajuda. 2  O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra.”
Nobre leitor (a) Confiança em “Deus” esta naquilo que você absorve dentro da palavra do Senhor.
A Bíblia é o livro mais amado e mais odiado ao mesmo tempo. Muitos acreditam, e muitos não acreditam, lançando duvidas; a palavra de confiança está em cada versículo deixado por “Deus” a todos nós. Não é necessário estar escrito a palavra confiança, para que acreditemos! Exemplos nós teremos em a Bíblia; veja os exemplos a seguir: 
João 14:30  “28  Ouvistes que Eu vos disse: Vou, e venho para vós. Se me amásseis, certamente exultaríeis porque Eu disse: Vou para o Pai; porque meu Pai é maior do que Eu.29  Eu vo-lo disse agora antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis. 30  Já não falarei muito convosco, porque se aproxima o príncipe deste mundo, e nada tem em mim; <  > Salmo 91 “1  AquEle que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.2  Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. 3  Porque Ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa. 4  Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel. 5  Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia, 6  Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.7  Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti. 8  Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios. 9  Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação. 10  Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.11  Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. 12  Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.”
II Timóteo 1:7… Porque Deus não nos deu um espírito de timidez, mas de Fortaleza, de AMOR e de SABEDORIA.  <  > Romanos 8: “31  Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? 32  Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas? 33  Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. 34  Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós. 35  Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?36  Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro. 37  Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquEle que nos amou.38  Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, 39  Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.”
Jó 22:25  Então o Todo-Poderoso será o teu tesouro, e a tua prata acumulada. 26  Porque então te deleitarás no Todo-Poderoso, e levantarás o teu rosto para Deus. 27  Orarás a Ele, e ele te ouvirá, e pagarás os teus votos. 28  Determinarás tu algum negócio, e ser-te-á firme, e a luz brilhará em teus caminhos. 29  Quando te abaterem, então tu dirás: Haja exaltação! E Deus salvará ao humilde.30  E livrará até ao que não é inocente; porque será libertado pela pureza de tuas mãos.”
Salmo 23. O Senhor é meus pastor: NADA me faltará!
Veja também outras passagens bíblicas: Salmo 30:55  Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.” 
Isaías 4110  Não temas, porque Eu Sou contigo; não te assombres, porque Eu Sou teu Deus; Eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. 11  Eis que, envergonhados e confundidos serão todos os que se indignaram contra ti; tornar-se-ão em nada, e os que contenderem contigo, perecerão. 12  Buscá-los-ás, porém não os acharás; os que pelejarem contigo, tornar-se-ão em nada, e como coisa que não é nada, os que guerrearem contigo. 13  Porque Eu, o SENHOR teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, Eu te ajudo.” <  >salmos 37:3  Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado.
4  Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração.5  Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará. 6  E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia. 7  Descansa no Senhor, e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos. 8  Deixa a ira, e abandona o furor; não te indignes de forma alguma para fazer o mal. 9  Porque os malfeitores serão desarraigados; mas aqueles que esperam no Senhor herdarão a terra. 10  Pois ainda um pouco, e o ímpio não existirá; olharás para o seu lugar, e não aparecerá. 11  Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz.”  <  > João 15: “12  O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.13  Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.14  Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que Eu vos mando.15  Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.16  Não me escolhestes vós a Mim, mas Eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em Meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.7  Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros.18  Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a Mim.19  Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes Eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia.20  Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu Senhor. Se a Mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a Minha palavra, também guardarão a vossa.21  Mas tudo isto vos farão por causa do Meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou.22  Se eu não viera, nem lhes houvera falado, não teriam pecado, mas agora não têm desculpa do seu pecado.23  Aquele que me odeia, odeia também a Meu Pai. 24  Se Eu entre eles não fizesse tais obras, quais nenhum outro tem feito, não teriam pecado; mas agora, viram-nas e me odiaram a Mim e a Meu Pai.25  Mas é para que se cumpra a palavra que está escrita na sua lei: Odiaram-me sem causa.26  Mas, quando vier o Consolador, que Eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de Mim.”
Mateus 4:4 Está escrito: Nem só de pão viverá o homem mas de toda palavra que sai da boca de Deus.   <  > João 3:15  Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 16  Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 17  Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele.18  Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.19  E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.20  Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.21  Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.” <  > Romanos 10: “9  A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.10  Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.11  Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido.” <  > João 13: “34  Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. 35  Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.”  <  > Jõ 14: “6  Disse-lhe Jesus: Eu Sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por Mim. 7  Se vós me conhecêsseis a Mim, também conheceríeis a Meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto. 12  Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em Mim também fará as obras que Eu faço, e as fará maiores do que estas, porque Eu vou para Meu Pai.13  E tudo quanto pedirdes em Meu nome Eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. 14  Se pedirdes alguma coisa em Meu nome, eu o farei.”  <  > 1 Coríntios 13:4-7: O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. <  > 2 Coríntios 1,3-4: Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda a consolação, que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, pela consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus.  <  > Provérbios 1:7: O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução.  <  > Mateus 6:14-15: Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas.  <  > Mateus 11:27: Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Lucas 17:24  Porque, como o relâmpago ilumina desde uma extremidade inferior do céu até à outra extremidade, assim será também o Filho do homem no seu dia.  <  > João 14:26: Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. <  > João 10:14: Eu Sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.15  Assim como o Pai me conhece a mim, também Eu conheço o Pai, e dou a Minha vida pelas ovelhas. 16  Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor. 17  Por isto o Pai me ama, porque dou a Minha vida para tornar a tomá-la.18  Ninguém ma tira de Mim, mas Eu de Mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de Meu Pai.”  <  > João 8:32. E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
Confiança em Meio à Angústia:  (Tiago 5.13). “13  Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores. 14  Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; 15  E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. 16  Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.”
     Parte do caráter de Deus é que Ele é de confiança. A Bíblia diz em Salmos 33:4 “Porque a palavra do Senhor é reta; e todas as suas obras são feitas com fidelidade.”
Pode-se confiar que os cristãos seguem sempre a verdade. A Bíblia diz em Efésios 4:15-16 “Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, do qual o corpo inteiro bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, efetua o seu crescimento para edificação de si mesmo em amor.”
O Senhor procura fiéis e servos de confiança. A Bíblia diz em Mateus 24:45Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o senhor pôs sobre os seus serviçais, para a tempo dar-lhes o sustento?”
Deus promete poder para que possamos permanecer fiéis até ao fim. A Bíblia diz em Apocalipse 2:10 “Não temas o que hás de padecer. Eis que o Diabo está para lançar alguns de vós na prisão, para que sejais provados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida.”
      Confie em Deus e não nas suas ideias brilhantes. A Bíblia diz em Provérbios 3:5-6 Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.
Confiar significa crer que Deus fará exatamente o que Ele diz. A Bíblia diz em Romanos “ 3:21-22 ?Mas agora, sem lei, tem-se manifestado a justiça de Deus, que é atestada pela lei e pelos profetas; isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos os que crêem; pois não há distinção.23  Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; 24  Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.”
Paz perfeita resulta de confiar em Deus. A Bíblia diz em Isaías 26:3 ?Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti. 4  Confiai no Senhor perpetuamente; porque o Senhor Deus é uma rocha eterna.5  Porque Ele abate os que habitam no alto, na cidade elevada; humilha-a, humilha-a até ao chão, e derruba-a até ao pó.”
Vivemos em tempos de dificuldades, que olhando para os lados já não é possível confiarmos em tudo que os olhos vêem, mas quando confiamos no senhor, ELE tem algo muito especial para aqueles que nEle confiam: “1 Coríntios 2.9 Mas, como está escrito: As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.”
“Deus tem coisas grandes preparadas para os que o amam.” o amor em Deus é a grande confiança que Deus precisa para abrir nossos olhos, nossos ouvidos para que possamos ver as maravilhas que ele tem preparado para nosso coração. A confiança no senhor nos traz a esperança, e esperança não traz confusão: Romanos 5:5  E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. 6  Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. 7  Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer. 8  Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.9  Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.10  Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.”
Veja as palavras de confiança em Isaías 50.5  O Senhor DEUS me abriu os ouvidos, e eu não fui rebelde; não me retirei para trás. 6  As minhas costas ofereci aos que me feriam, e a minha face aos que me arrancavam os cabelos; não escondi a minha face dos que me afrontavam e me cuspiam. 7  Porque o Senhor DEUS me ajuda, assim não me confundo; por isso pus o meu rosto como um seixo, porque sei que não serei envergonhado. 8  Perto está o que me justifica; quem contenderá comigo? Compareçamos juntamente; quem é meu adversário? Chegue-se para mim. 9  Eis que o Senhor Deus me ajuda; quem há que me condene? Eis que todos eles como roupas se envelhecerão, e a traça os comerá.10  Quem há entre vós que tema ao Senhor e ouça a voz do seu servo? Quando andar em trevas, e não tiver luz nenhuma, confie no nome do Senhor, e firme-se sobre o seu Deus.”  <  > “Portanto, volte para o seu Deus, e pratique a lealdade e a justiça; confie sempre no seu Deus”. (Oséias 12.6)  <  > Diz assim em Salmos 22. 4 “Em ti os nossos antepassados puseram a sua confiança; confiaram, e os livraste “Pois tu és a minha esperança, ó Soberano Senhor, em Ti está a minha confiança desde a juventude.  5  A Ti clamaram e escaparam; em Ti confiaram, e não foram confundidos.”    < > Salmo 71.5  “Mas bendito é o homem cuja confiança está no Senhor, cuja confiança nEle está. Ele será como uma árvore  6  Por ti tenho sido sustentado desde o ventre; Tu és aquEle que me tiraste das entranhas de minha mãe; o meu louvor será para ti constantemente.7  Sou como um prodígio para muitos, mas tu és o meu refúgio forte.”
 “Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo” (Romanos 15.13)  <  > 2Cor. 3.“5 Não que possamos reivindicar qualquer coisa com base em nossos próprios méritos, mas a nossa capacidade vem de Deus 6  O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica.7  E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual era transitória,8  Como não será de maior glória o ministério do Espírito?   <  > Heb. 4. “14  Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão.15  Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade”
 “Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a vontade de Deus, ele nos ouvirá. E se sabemos que ele nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que temos o que dele pedimos”. (1João 5.14-15)  <  > Heb. 10. 35 “Por isso, não abram mão da confiança que vocês têm; ela será ricamente recompensada”.
36  Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa. 37  Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará.38  Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nEle. 39  Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma.
       Crescer na graça e no conhecimento de Jesus Cristo é nossa necessidade primária para confiarmos em Deus: "Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo" II Pedro 3.18.”
Quando confiamos no Senhor, devemos algo chamado “Deleitar”, confiar, descansar apenas no Senhor “Deus, através do Filho Jesus”
"Deleita-te também no Senhor...". Salmos 37.4. Vimos acima a palavra confiar, nessa veremos sobre a palavra deleitar. Deleitar é se deliciar, é agradar-se, é ter prazer em Deus. Mas no sentido espiritual da Palavra, é amamentar-se, é leitar-se de Deus. Tudo que o Salmo 37, dos versos 4 a 7 dizem, tem a ver com toda a nossa vida cristã, desde o princípio. Confiança é conhecimento de Deus. Deleitar-se, é ter prazer em se alimentar de Cristo, do puro leite espiritual: "Desejai como meninos recém-nascidos, o puro leite espiritual, a fim de por ele crescerdes para a salvação; se é que já provastes que o Senhor é bom" I Pedro 2.2-3
O Salmo 131 traz com mais clareza o que é deleitar-se, quando diz: "Senhor, o meu coração não se elevou nem os meus olhos se levantaram; não me exercito em grandes matérias, nem em coisas muito elevadas para mim. Certamente que me tenho portado e sossegado como uma criança desmamada de sua mãe; a minha alma está como uma criança desmamada. Espere Israel no Senhor, desde agora e para sempre" Salmos 131. Como podemos ver, neste Salmo também existe a palavra esperar que veremos abaixo. Deleitar-se é a satisfação que uma criança tem depois de estar desmamada no seio de sua mãe. Ela fica farta, realizada; assim também são aqueles que se deleitam no Senhor: "Digo ao Senhor: Tu és o meu Senhor; além de ti não tenho outro bem. Portanto está alegre o meu coração e se regozija a minha glória; também a minha carne repousará segura. Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há fartura de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente" Salmos 16.2, 9 e 11.
Esse prazer, esse deleite, essa satisfação, essa realização é só para os filhos de Deus, daqueles que são de novo gerados pelo Espírito, para a Sua comunhão íntima: "Porque o perverso é abominável ao Senhor, mas com os sinceros ele tem intimidade" Provérbios 3.32.  < > "Muitos dizem: Quem nos mostrará o bem? Senhor, exalta sobre nós a luz do teu rosto. Puseste alegria no meu coração, mais do que no tempo em que se lhes multiplicaram o trigo e o vinho. Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, SENHOR, me fazes habitar em segurança" Salmos 4.6-8..
   O texto do Salmos 37, verso 4, ainda continua dizendo: "e ele te concederá o que deseja o seu coração". Muitos usam esse texto para justificarem o seu egoísmo diante de Deus. Dizem que se você se deleitar no Senhor, Ele concederá tudo o que desejamos receber, como um gênio da lâmpada, sem limite de pedidos. Não é isso que Deus está dizendo em Sua Palavra. Muitos, sem terem prazer nela, tomam a Palavra todos os dias, para buscar uma promessa, como se fosse um horóscopo evangélico. Fazem até umas caixinhas de promessas com textos bíblicos, e sorteiam para ver qual promessa cairá naquele dia. > Em Lamentações, capítulo 5. 21, o profeta diz: "Converte-nos a ti, Senhor, e seremos convertidos". Precisa haver em nós cristãos, uma verdadeira conversão ao Senhor. Não é Deus viver para nós, e nos satisfazer em tudo, mas nós vivermos para Ele, agradando-lhe em tudo. Para isso precisa haver uma renovação do nosso entendimento, uma inteligência espiritual:   " Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual; para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus" Colossenses 1.9.
Todo o texto implica em deleitar-se em Deus, e que o nosso coração deseje as coisas de Deus. O texto não diz que se nós nos deleitarmos no Senhor, Ele concederá tudo o que deseja a nossa alma, mas o que deseja o nosso coração. O desejo do coração é o desejo de Cristo, onde estão as fontes que jorram para a vida eterna:  "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida" Provérbios 4.23. Aqui são os desejos de Cristo, do Espírito e não do nosso egoísmo.
Quando temos prazer em Deus, nos deleitamos nEle,  do novo coração irá sair somente a busca daquilo que é do alto e não o que é daqui da terra: "Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra" Colossenses 3.1-2; o que é do nosso espírito novo, e não o que agrada a nossa carne ou alma: "Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele" Romanos 8.5-9.
Entrega o teu caminho ao Senhor...". Salmos 37.5.
        Acima vimos as palavras: confiar e deleitar, nessa veremos sobre a palavra entregar. Quanto mais crescemos na graça e no conhecimento de Jesus Cristo, e na face de Cristo conhecemos a Glória do Pai, passamos a confiar e ter prazer em Deus; ter prazer no seu ensino, na sua consolação, e também na sua disciplina: "Porque o Senhor corrige o que ama, e açoita a qualquer que recebe por filho" Hebreus 12.6.
Aprendemos do Espírito, desde o princípio da nossa caminhada cristã, que nossos caminhos agora pertencem ao Senhor: "Do homem são as preparações do coração, mas do Senhor a resposta da língua.” Muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do Senhor permanecerá" Prov. 16.1 e 19.21. "Eu sei, ó Senhor, que não é do homem o seu caminho; nem do homem que caminha o dirigir os seus passos" Jeremias 10.23.
Agora não é mais a nossa vontade que prevalece, mas a vontade de Deus: "Mas, se Ele resolveu alguma coisa, quem então o desviará? E o que Ele quiser, isso fará. Porque cumprirá o que está ordenado a meu respeito, e muitas coisas como estas ainda tem consigo" Jó 23.13-14.   <  > "Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade; que Eu Sou Deus, e não há outro Deus, não há outro semelhante a mim. Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade" Isaías 46.9-10.
Como é Deus que nos guia pelo seu Espírito, e nos faz conhecer a Sua Vontade Soberana, e como também não sabemos o dia de amanhã, temos que entregar esse caminho a Ele. Como disse o Senhor à nação de Israel, não podemos passar adiante da arca (figura de Cristo), porque esse é um caminho que não conhecemos; é um caminho que nunca passamos:   "E ordenaram ao povo, dizendo: Quando virdes a arca da aliança do Senhor vosso Deus, e que os sacerdotes levitas a levam, partireis vós também do vosso lugar, e seguireis. Haja contudo, entre vós e ela, uma distância de dois mil côvados; e não vos chegueis a ela, para que saibais o caminho pelo qual haveis de ir; porquanto por este caminho nunca passastes antes" Josué 3.3-4.
Uma coisa é o que aprendemos e outra é o que fazemos. Tenho aprendido de Deus nesses dias, que não somos o que pensamos, concordamos ou queremos ser, mas somos aquilo que praticamos. Entregar é deixar nas Suas mãos, é verdadeiramente abandonar o que estamos fazendo para que Deus faça. Entregar no sentido espiritual é ceder para Aquele que pode todas as coisas. É necessário entregarmos o nosso caminho ao Senhor, porque é Ele que tudo fará. Cristo é o caminho, e esse caminho nós não conhecemos, nunca passamos. É Ele quem nos fará conhecer. É Ele quem tudo fará.
Quando é que você cederá a Jesus? Tudo agora, ou somente quando ver  que não tem mais saída, quando só sobrou Ele para recorrer e entregar? O texto do Salmo 37, no verso 5, nos ensina para entregarmos o nosso caminho ao Senhor. O nosso caminho é tudo, e não apenas algumas coisas; não é apenas aquilo que achamos que não podemos fazer ou entregar para alguém.
Lutamos muitas vezes com as coisas, sendo que Deus nos colocou no caminho. Ele nos colocou em Cristo, que é a nossa vida:  "E ali haverá uma estrada, um caminho, que se chamará o caminho santo; o imundo não passará por ele, mas será para aqueles; os caminhantes, até mesmo os loucos, não errarão" Isaías 35.8.   Entregar é ceder completamente, é render-se inteiramente: "Porque para Deus nada é impossível. Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela" Lucas 1.37-38.   Entregar é andar, crer e confessar que:  "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim" Gálatas 2.20.    Entregar é levar o morrer de Jesus no nosso corpo, para que a vida de Cristo se manifeste em nossa carne mortal.
 "Descansa no Senhor, e espera nele...". Salmos 37.5.
 Acima, vimos as palavras: confiar, deleitar e entregar, nessa veremos sobre as palavras descansar e esperar. Os três procedimentos de fé que vimos anteriormente, implica que o cristão conheça ao Senhor, que tenha prazer em ter comunhão com o Pai e com Seu Filho Jesus, e que se entregue completamente, que se coloque debaixo da potente mão de Deus. É uma posição de fé de que não vivemos mais, mas Cristo é quem vive em nós; Aquele que opera tudo em nós: "Cristo é tudo em todos" Colossenses 3.11.
Agora descansar e esperar, são consequências, são os efeitos naquele que confiou e entregou tudo ao Senhor, e sabe que Ele tudo fará. Descansar e esperar é o resultado de quem confiou, se deleitou e entregou tudo ao Senhor. Não estamos falando aqui de descanso físico, mas do descanso do coração: "E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera" Gênesis 2.2-3.   > "Respondeu-lhe o Senhor: Eu mesmo irei contigo, e eu te darei descanso" Êxodo 33.14.
             Como podemos ver, descansar e esperar é uma atitude de fé, de confiança, de conhecimento, e de prazer nAquele que tudo pode, tudo vê, e tudo sabe: "Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia. E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grandes são as somas deles! Se as contasse, seriam em maior número do que a areia; quando acordo ainda estou contigo" Salmos 139.16-18.
Achar descanso para a alma é resultado daquele que foi e aprendeu do Senhor Jesus: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve" Mateus 11.28-30.
Descansamos e esperamos, porque temos a certeza que Aquele que fez a promessa, há de cumprir: "Porque o SENHOR dos Exércitos o determinou; quem o invalidará? E a sua mão está estendida; quem pois a fará voltar atrás?" Isaías 14.27, porque Ele não é homem para mentir:   < > "Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?" Números 23.19; porque Ele é fiel:  >"Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo" II Timóteo 2.13.
 "Mas a salvação dos justos vem do Senhor...". Salmos 37.39.
 Como vimos anteriormente, descansar e esperar são consequências na vida do cristão que confiou, entregou e teve prazer no Senhor, nAquele que tudo pode, e que é benigno para com os seus: "Quão preciosa é, ó Deus, a tua benignidade, pelo que os filhos dos homens se abrigam à sombra das tuas asas" Salmos 36.7. "Louvai ao SENHOR, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre" Salmos 118.29.
Mas por que as atitudes, que deveriam ser tão naturais na vida de um cristão, são de maneira contrária? Por que primeiro nos preocupamos, ficamos ansiosos, buscamos socorro em pessoas ou na nossa própria força, ao invés de confiarmos, entregarmos e nos regozijarmos no Senhor? Se temos provado tantas boas dádivas de Deus (Tiago 1.17),  “17  Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. 18  Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas.”
Por que só recorremos a Ele quando nos sentimos impotentes e incapazes? Graças a Deus por isso. Que isso fique cada vez mais evidente ao nosso entendimento. Que Deus nos faça desesperar de nós mesmos, todas as vezes que procuramos confiar, nos deleitar e entregar nosso caminho ao Senhor.
Em nós, isto é, na nossa carne, não habita bem algum (Romanos 7.18).  “18  Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem.”
Precisamos crer de uma vez por todas que a nossa carne é fraca:  "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca" Mateus 26.41, e que não há nada em nós, que possa agradar a Deus:  "Mas o mesmo Jesus não confiava neles, porque a todos conhecia; e não necessitava de que alguém testificasse do homem, porque ele bem sabia o que havia no homem" João 2.24-25..”
Na nossa carne? Já sabemos que é fraca, e que não pode agradar a Deus. Na nossa alma? Essa nem pensar, é muito instável, é muito sentimental, ainda precisa de santificação pela Palavra: "recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas" Tiago 1.21. Em outra pessoa? Muito menos, seremos malditos: "Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço" Jeremias 17.5
Onde então podemos encontrar essa capacidade? No nosso espírito, em Cristo. Só NEle podemos encontrar suficiência para confiarmos, entregarmos, e nos deleitarmos no Senhor. Como consequência, gozarmos do descanso e da esperança nEle: "E é por Cristo que temos tal confiança em Deus; não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus" II Coríntios 3.4-5.   <  >  “4  Estai em Mim, e Eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em Mim. Eu Sou a videira, vós as varas; quem está em Mim, e Eu nele, esse dá muito fruto; porque sem Mim nada podeis fazer" João 15.4,5.
Por que muitos de nós cristãos, não temos gozado desse descanso? Por que nos frustramos todas as vezes que nos aparece uma necessidade de crermos, confiarmos e entregarmos nosso caminho ao Senhor? Deus nos ensina isto desde o princípio. Ele sempre tem nos dito que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais em Cristo Efésios 1. “3  Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; 4  Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;5  E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, 6  Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado,7  Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça,”
       Que Deus fez de Cristo por nós: sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção (I Coríntios 1.30).  Que Ele nos deu da sua plenitude: graça sobre graça (João 1.16).  <  > Que Cristo opera em nós tanto o querer, como o efetuar segundo a sua boa vontade (Filipenses 2.13).
O Senhor sempre nos ensinou tudo isso; mas como é difícil para nós. De uma vez por todas precisamos entender que é pela graça que somos salvos, e é pela graça que somos sustentados: "Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo" I Pedro 1.13.   "Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça" Romanos 11.6.
Em toda e qualquer circunstância, a nossa salvação vem do Senhor. Deus fez isto para que nenhum mortal se glorie na Sua presença. Se eu ou você fôssemos capazes de crer, termos prazer em Deus, e confiar a Ele todas as coisas, nós não precisaríamos de Cristo. E também, neste caso, os cristãos estariam em disputa, para dizer quem de nós seria o maior. Aí a glória seria do homem e não de Deus: "E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; para que nenhuma carne se glorie perante ele" I Coríntios 1.28-29.
Pare de querer crer, de querer ser forte, capaz, e confiar. Creia somente nisto: "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim" Gálatas 2.20. Nessa Pessoa de Cristo é que está toda a nossa força:   > "Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele, arraigados e edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, nela abundando em ação de graças. Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo; porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade" Colossenses 2.6-9. Amém.
 Texto do Salmo 37, escrita por Edward Burke Junior, e pesquisado por José Carlos Ribeiro, membro da PiB de Campo Grande MS; e formado em Capelania Hospitalar e prisional.
Nobre leitores (a) eu fiz esta pesquisa para lhes mostrar a importância de como confiar em “Deus” faz a maior diferença. Dentro da palavra de “Deus” tudo se torna mais fácil, sabem por quê? Não existe outro caminho: nós podemos até tentar trilhar por outro caminho, mas um caminho de derrotas, de fracasso. Para não ficar um tema muito longo, eu pararei por aqui, e lhes mostrarei novos temas dentro a palavra do Senhor “Deus”. Amigos continuem aqui comigo em nome de “Jesus Cristo”



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bíblia Sagrada comentada por livros por José Carlos Ribeiro Comentário nos livros de Joel, Amós, Obadias, Jonas & Miquéias: livros 29, 30,31,32,33 e 34

 Bíblia Sagrada comentada por livros por José Carlos Ribeiro    Comentário nos livros de Joel, Amós, Obadias, Jonas & Miquéias: livros 29, 30,31,32,33 e 34           O nome Joel significa, literalmente, “ Jeová é Deus”. Este é um nome muito comum em Israel, e Joel, o profeta, é especificado como o filho de Petuel. Nada é conhecido a respeito dele ou da circunstância de sua vida. Provavelmente que ele tenha vivido em Judá e profetizado em Jerusalém. Não há como datar o livro com absoluta certeza, e os estudiosos variam em suas opiniões. Há referências tanto em Amós como em Isaías, que também estão em Joel (comparar Amós 1.2 com Joel. 3.16 e Isa. 13.6 com Jl 1.15) É opinião de muitos conservadores que Amós e Isaias tenham tomado emprestado de Joel, fazendo-o um dos mais antigos dos profetas menores. Além do mais, a adoração a Deus, a qual o sumo sacerdote Joiada restaurou durante o reinado de Joás (2.Rs 11; 2Crôn. 23.16), é suposta por Joel. Portanto muitos sustentam que

How to receive and deserve God's blessings in your life. Part V III. Purity and perseverance: it is part of God's blessings: also in Greek English and German

Como receber e merecer as bênçãos de Deus em sua vida. Parte V III. A                                              Pureza e perseverança: faz parte das bênçãos de Deus:                                                                                   Nobres leitores o tema continua mostrando um pouco mais sobre pureza e perseverança, pois é algo muito difícil nos dias de hoje. Ser puro incomoda, e perseverar em honestidade, lealdade, justiça, temor e obediência também incomodam. No mundo globalizado de hoje é quase impossível encontrar alguém puro, integro, honesto etc. ser puro não te dará benefícios financeiros, morais e religiosos. Vejam o exemplo do que esta acontecendo em nosso País onde ser corrupto, ladrão, bandido, canalha, pilantra, trás milhões de dólares nas contas destas pessoas. Ser puro neste País tem sentido contrario, pois aqui no Brasil, eles se purificaram e perseveram em corrupções roubando todo um País. A pureza de nossos políticos é tão evidente que, não consegui

Discernimento, entendimento e Sabedoria: O que é discernimento segundo a Bíblia. Parte I Também em Inglês Grego e Alemão

Discernimento, entendimento e Sabedoria: O que é discernimento segundo a Bíblia. Parte I                   Conhecendo  melhor a Bíblia, e a palavra de Deus.            Nobres leitores irei mostrar a todos vocês um pouco mais sobre o que é discernimento segundo a palavra de Deus.  O discernimento é essencial no processo de tomar decisões sábias.   A Bíblia diz em Tiago 1: “ 5  E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. 6  Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. 7  Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. 8  O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos. 9  Mas glorie-se o irmão abatido na sua exaltação, 10  E o rico em seu abatimento; porque ele passará como a flor da erva. 11  Porque sai o sol com ardor, e a erva seca, e a sua flor cai, e a formos