Vitória Sobre o Desânimo. Vencendo o desânimo.
Em nossa época há inúmeras coisas que podem nos levar ao desânimo. A situação se agrava quando se acrescentam os problemas pessoais.
Mas Jesus é maior que tudo! Ele nos ama e jamais permitirá que as provações sejam superiores ao que podemos suportar: "Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar" (1 Cor 10.13). Como discípulos de Jesus, é importante que aprendamos a assumir uma posição interior oposta às dificuldades logo que elas aparecerem, e não deixemos que elas tomem conta de nós.
Como podemos fazer isso? Levantando bem alto o escudo da fé! Quero acentuar que isso deve ser feito "imediatamente". Em outras palavras: agradeça logo ao Senhor por estar absolutamente protegido e seguro nEle. Se Jesus Cristo tornou-se nosso Salvador e Senhor pessoal, então a cada hora, a cada minuto, estamos seguros e protegidos de verdade. Assim, lemos em Colossenses 3.3: "...porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus." Não restam dúvidas nem incertezas!
O profeta Isaías, inspirado pelo Espírito Santo, diz a mesma coisa quando nos apresenta um quadro maravilhoso, para servir de ilustração a essa verdade tão importante: "Acaso pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, Eu, todavia, não me esquecerei de ti. Eis que nas palmas das Minhas mãos te gravei; os teus muros estão continuamente perante Mim" (Isa 49.15-16). Deus estava em Cristo e nos reconciliou consigo mesmo. Isso aconteceu na cruz do Calvário, onde literalmente fomos gravados nas palmas de Suas mãos! E este mesmo Deus maravilhoso tem nossos "muros" continuamente diante de Si! Ele sabe das nossas limitações, das nossas mudanças de humor e das nossas falhas! Ele conhece nossas ansiedades e angústias. E através de Sua Palavra Ele nos anima, dizendo: "Eu fiz tudo por você porque o amo. Confie em mim! Não fique olhando apavorado ao seu redor – levante seus olhos para mim! Eu sou o Autor e o Consumador de sua fé!"
Segure novamente as mãos trespassadas de Jesus: numa decisão cheia de fé, lance todas as suas angústias sobre Ele, que se preocupa com você e cuida de você: "lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós" (1 Ped 5.7)! (Elsbeth Vetsch –http://www.aPaz.com.br)
Um termo excepcionalmente rico em sentido espiritual. Ele significa uma confiança alegre, inabalável de uma fé inteligente; a segurança da confiança sem temor. As palavras originais tem a ver com o coração da religião vital. בּטח, bāṭaḥ, “confiar”;אמן, 'aman, “apoiar,” portanto, confiar em. Jesus repetidamente usou essa palavra “amém” para expressar a confiabilidade e certeza de seus ditos. πίστις, pístis, “fé”; πληροφορία, plērophoría, “cheio de confiança.” A confiança da fé é baseada, não nas “horas de justiça que realizamos” (compare com Tito 3: “4 Mas quando apareceu a benignidade e amor de Deus nosso Salvador, para com os homens, 5 Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, 6 Que abundantemente Ele derramou sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador; 7 Para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna.”
Mas no sacerdócio e sacrifício propiciatório de Cristo Heb. 10: “19 Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, 20 Pelo novo e vivo caminho que Ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne,21 E tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus,22 Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa,23 Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu.”
A confiança é a apreensão da alma de sua completa emancipação do poder do mal e do consequente julgamento, através da graça propiciatória de Cristo. É exatamente o oposto de auto-confiança, sendo uma apropriação alegre e experiência da plenitude de Cristo - uma sensação alegre de seguração, liberdade e vida eterna nEle. Essa doutrina é de imensurável importância para a vida da igreja e do indivíduo crente, como uma vida de dúvida e incerteza espiritual contradiz o ideal da liberdade em Cristo Jesus que é natural e fruto necessário da “lavagem de regeneração e renovação do Espírito Santo... derramado sobre nós abundantemente, através de Jesus Cristo, nosso Salvador.” Paulo, sem hesitação disse, “eu sei” (2Tim 1:12) “12 Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia. 13 Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido, na fé e no amor que há em Cristo Jesus.”
- Uma palavra que é frequentemente repetida em 1 João, fornece o pano de fundo da segurança alegre que percorre a inteira epístola. Para a passagem clássica sobre “plena confiança” veja Col 2:1-10.
Introdução : De alguma maneira, todos somos sujeitos a desânimo. Nas Escrituras encontramos várias pessoas que passaram por essa experiência. Moisés, apesar de quem era, teve momentos de desânimo e reclamou muito. Tem pessoas que são fortes nessa fraqueza. Moisés tinha outro estilo, mas foi forte na sua fraqueza. 11 E ele perguntou ao Senhor: “Por que trouxeste este mal sobre o teu servo? Foi por não te agradares de mim, que colocaste sobre os meus ombros a responsabilidade de todo esse povo? 12. Por acaso fui eu quem o concebeu? Fui eu quem o deu à luz? Por que me pedes para carregá-lo nos braços, como uma ama carrega um recém-nascido, para levá-lo à terra que prometeste sob juramento aos seus antepassados? 13 Onde conseguirei carne para todo esse povo? Eles ficam se queixando contra mim, dizendo: ‘Dê-nos carne para comer!’ 14 Não posso levar todo esse povo sozinho; essa responsabilidade é grande demais para mim. 15 Se é assim que vais me tratar, matame agora mesmo; se te agradas de mim, não me deixes ver a minha própria ruína”. Números 11.11ao15
Falar essas coisas, e para Deus!!! Ele devia estar muito desanimado, mas não foi o único:Josué – Josué 7: 7 Disse então Josué: “Ah, Soberano Senhor, por que fizeste este povo atravessar o Jordão? Foi para nos entregar nas mãos dos amorreus e nos destruir? Antes nos contentássemos em continuar no outro lado do Jordão! > Elias – 1 Reis 19:4 …Chegou a um pé de giesta, sentou-se debaixo dele e orou, pedindo a morte: “Já tive o bastante, SENHOR. Tira a minha vida; não sou melhor do que os meus antepassados”
Ezequias – Ezequiel 38:1 Naqueles dias Ezequias ficou doente, à beira da morte. O profeta Isaías, filho de Amoz, foi visitá-lo e lhe disse: “Assim diz o SENHOR: ‘Ponha a casa em ordem, porque você vai morrer; você não se recuperará“. 2 Ezequias virou o rosto para a parede e orou ao SENHOR: 3“Lembra-te, SENHOR, de como tenho te servido com fidelidade e com devoção sincera, e tenho feito o que tu aprovas”. E Ezequias chorou amargamente.
Jó – Jó 3:1 Depois disso Jó abriu a boca e amaldiçoou o dia do seu nascimento,
Jeremias – Conhecido como profeta chorão, lamentador.
Como Deus pode restaurar o nosso ânimo?
FRUSTRANDO OS INIMIGOS; REVELANDO-SE E TENDO COMUNHÃO COM O DESANIMADO; ATRAVÉS DOS FRUTOS QUE SE MANIFESTAM NA CONVERSÃO DE NOVAS PESSOAS E NA COMPANHIA DE AMIGOS, ETC.
Como vencer o desânimo: Juízes 7: 1-7 - Deus trata de forma seletiva aqueles que estão dispostos a conquistar. Uma coisa que impede de se chegar à vitória é o desânimo. Quantas vezes você já ficou desanimado por uma determinada situação e pensou em parar com tudo, desistir, abandonar seu trabalho, seu casamento, fechar sua empresa, mudar de cidade.
O texto acima fala que Gideão saiu com 32.000 homens para lutar contra os midianitas, e todos eles tinham condições de ir a essa luta e serem vitoriosos. A maioria deles foi reprovado, foram desqualificados por alguma causa, e também porque eram homens desanimados.
Deus colocou à prova esses homens, dizendo: “Quem for tímido e medroso que volte para a sua casa”, e então, voltaram 22.000 homens. Aconteceu a segunda prova, Deus orientou a Gideão para levá-los a uma fonte para beber água. Então o Senhor disse: “Todo o que lamber a água com a língua, como faz o cão, esse porás de lado, como também a todo aquele que se abaixar de joelhos a beber”. Aqui mais 9.700 homens não passaram pela prova. Juízes 7:6 fala que 300 homens beberam água de uma maneira diferente, eles ficaram em pé e com as mãos trouxeram a água em sua boca.
Então o Senhor disse: “É com esses 300 homens que você irá lutar contra os midianitas”. Essa experiência fala que esses homens foram aprovados, a sua atitude mostra que eles estavam atentos a tudo, tomaram água, com inteligência, foram vigilantes, determinados e ainda não estavam desanimados e sim prontos para ir à guerra e serem guerreiros prontos para lutar.
Uma das coisas que Davi deu como conselho ao seu filho Salomão, está em 1 Crônicas 28: 20: “Sê forte e corajoso e faze a obra, não temas, nem te desanimes, porque o Senhor Deus, meu Deus, há de ser contigo, não te deixará, nem te desamparará, até que acabes todas as obras para o serviço da Casa do Senhor”.
Davi estava dizendo: “Salomão não fique desanimado com a oposição, com os levantes, para você terminar a construção do Templo terá que ter firmeza, fé, ousadia, ser forte e corajoso e uma coisa muito importante, não ficar desanimado”. Foi com 300 homens que Gideão abateu os midianitas que tinha um exército de 120.000 homens.
O texto acima fala que Gideão saiu com 32.000 homens para lutar contra os midianitas, e todos eles tinham condições de ir a essa luta e serem vitoriosos. A maioria deles foi reprovado, foram desqualificados por alguma causa, e também porque eram homens desanimados.
Deus colocou à prova esses homens, dizendo: “Quem for tímido e medroso que volte para a sua casa”, e então, voltaram 22.000 homens. Aconteceu a segunda prova, Deus orientou a Gideão para levá-los a uma fonte para beber água. Então o Senhor disse: “Todo o que lamber a água com a língua, como faz o cão, esse porás de lado, como também a todo aquele que se abaixar de joelhos a beber”. Aqui mais 9.700 homens não passaram pela prova. Juízes 7:6 fala que 300 homens beberam água de uma maneira diferente, eles ficaram em pé e com as mãos trouxeram a água em sua boca.
Então o Senhor disse: “É com esses 300 homens que você irá lutar contra os midianitas”. Essa experiência fala que esses homens foram aprovados, a sua atitude mostra que eles estavam atentos a tudo, tomaram água, com inteligência, foram vigilantes, determinados e ainda não estavam desanimados e sim prontos para ir à guerra e serem guerreiros prontos para lutar.
Uma das coisas que Davi deu como conselho ao seu filho Salomão, está em 1 Crônicas 28: 20: “Sê forte e corajoso e faze a obra, não temas, nem te desanimes, porque o Senhor Deus, meu Deus, há de ser contigo, não te deixará, nem te desamparará, até que acabes todas as obras para o serviço da Casa do Senhor”.
Davi estava dizendo: “Salomão não fique desanimado com a oposição, com os levantes, para você terminar a construção do Templo terá que ter firmeza, fé, ousadia, ser forte e corajoso e uma coisa muito importante, não ficar desanimado”. Foi com 300 homens que Gideão abateu os midianitas que tinha um exército de 120.000 homens.
Amados irmãos temos aprendido que vitória é superação de adversidades e situações negativas, que a vitória de Cristo em nós é diferente da vitória humana, e aprendemos que esta vitória deve começar dentro de nós. Hoje aprenderemos a vencer um dos obstáculos que tem levado muitos a desistirem de sonhos, objetivos e até da vida; o desânimo tem levado muitos a viverem uma vida amarga, sem vigor e negativa.
1-Conseqüências do desânimo: A) Ausência de perspectiva de um futuro promissor. B) Ausência de produtividade-Baixa do potencial de realização. C)Perda de energia-Esgotamento físico e mental. D)Perda de motivação E) Falta de interesse pelas coisas cotidianas F) Sensação de opressão- Sentimento de estar dominado, atormentado, afligido G) Pré-disposição ao isolamento- Separado do convívio social. Deus tem um objetivo nestes últimos dias com sua igreja, despertar, avivar, animar e encorajar, pois a nossa missão exige de cada um de nós este ânimo. Veja no velho pacto Deus animando a liderança de seu povo para continuar a missão determinada por ele. (Josué 1:9). “6 Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. 7 Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. 8 Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. 9 Não to mandei Eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares.”
1-Conseqüências do desânimo: A) Ausência de perspectiva de um futuro promissor. B) Ausência de produtividade-Baixa do potencial de realização. C)Perda de energia-Esgotamento físico e mental. D)Perda de motivação E) Falta de interesse pelas coisas cotidianas F) Sensação de opressão- Sentimento de estar dominado, atormentado, afligido G) Pré-disposição ao isolamento- Separado do convívio social. Deus tem um objetivo nestes últimos dias com sua igreja, despertar, avivar, animar e encorajar, pois a nossa missão exige de cada um de nós este ânimo. Veja no velho pacto Deus animando a liderança de seu povo para continuar a missão determinada por ele. (Josué 1:9). “6 Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. 7 Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. 8 Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. 9 Não to mandei Eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares.”
Uma pessoa desanimada não consegue prosseguir e avançar no cumprimento dos propósitos de Deus para sua vida, por isso Jesus fez estas afirmações aos discípulos e hoje a nós. Vamos analisar estas afirmações que Jesus fez:
1- “no mundo tereis aflições” Jesus nunca iludiu ninguém quanto a vida espiritual nesta terra, é muito importante durante a nossa trajetória de vida na terra estarmos preparados para os momentos difíceis da vida. Não tem como evitar aflições mesmo tendo Deus na nossa vida, em toda a história do cristianismo houve aflições, tribulações e lutas constante, veja o que Paulo disse (II Corintios 11:24-28). “24 Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um.25 Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo; 26 Em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos; 27 Em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejum muitas vezes, em frio e nudez.28 Além das coisas exteriores, me oprime cada dia o cuidado de todas as igrejas.29 Quem enfraquece, que eu também não enfraqueça? Quem se escandaliza, que eu me não abrase? 30 Se convém gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha fraqueza.31 O Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que é eternamente bendito, sabe que não minto.”
1- “no mundo tereis aflições” Jesus nunca iludiu ninguém quanto a vida espiritual nesta terra, é muito importante durante a nossa trajetória de vida na terra estarmos preparados para os momentos difíceis da vida. Não tem como evitar aflições mesmo tendo Deus na nossa vida, em toda a história do cristianismo houve aflições, tribulações e lutas constante, veja o que Paulo disse (II Corintios 11:24-28). “24 Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um.25 Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo; 26 Em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos; 27 Em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejum muitas vezes, em frio e nudez.28 Além das coisas exteriores, me oprime cada dia o cuidado de todas as igrejas.29 Quem enfraquece, que eu também não enfraqueça? Quem se escandaliza, que eu me não abrase? 30 Se convém gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha fraqueza.31 O Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que é eternamente bendito, sabe que não minto.”
2- “tem bom ânimo” o grande antídoto contra as tribulações e aflições é exatamente o bom ânimo, agora eu pergunto: como ter bom ânimo diante das tribulações e aflições? > a) confiando totalmente nas promessas de Deus(II Corintios 1:20) “20 Porque todas quantas promessas há de Deus, são nele sim, e por ele o Amém, para glória de Deus por nós. 21 Mas o que nos confirma convosco em Cristo, e o que nos ungiu, é Deus, 22 O qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações.”
Diz assim em (Hebreus 10:23). “22 Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa, 23 Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu.”
B ) entendendo que todas as coisas na vida de quem ama a Deus cooperam para o seu próprio bem. (Romanos 8:28). “27 E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é Ele que segundo Deus intercede pelos santos.28 E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.29 Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos.30 E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.”
3- “eu venci o mundo” esta expressão de Jesus é encorajadora pois ele quis dizer que como ser humano ele conseguiu vencer as adversidades e as aflições da vida. E mais ele também deixa claro que ao vencer estaria conosco para sempre (Mat. 28:20). “18 E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.”
Vejamos quatro passos para fugirmos do desânimo:
Primeiro passo: Pensar nas misericórdias do Senhor em suas vitórias do passado. (Lamentações 3:18-23). “18 Então disse eu: Já pereceu a minha força, como também a minha esperança no Senhor. 19 Lembra-te da minha aflição e do meu pranto, do absinto e do fel. 20 Minha alma certamente disto se lembra, e se abate dentro de mim.21 Disto me recordarei na minha mente; por isso esperarei. 22 As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; 23 Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.24 A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto esperarei nEle.”
Primeiro passo: Pensar nas misericórdias do Senhor em suas vitórias do passado. (Lamentações 3:18-23). “18 Então disse eu: Já pereceu a minha força, como também a minha esperança no Senhor. 19 Lembra-te da minha aflição e do meu pranto, do absinto e do fel. 20 Minha alma certamente disto se lembra, e se abate dentro de mim.21 Disto me recordarei na minha mente; por isso esperarei. 22 As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; 23 Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.24 A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto esperarei nEle.”
Segundo passo: Elimine todas as influências negativas de sua vida.( I Corintios 15:33).”33 Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes. 34 Vigiai justamente e não pequeis; porque alguns ainda não têm o conhecimento de Deus; digo-o para vergonha vossa.”
Terceiro passo: Multiplique o seu conhecimento sobre as promessas de Deus para a sua vida. Isaias 49: “14 Porém Sião diz: Já me desamparou o Senhor, e o meu Senhor se esqueceu de mim.15 Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti.16 Eis que nas palmas das Minhas mãos Eu te gravei; os teus muros estão continuamente diante de Mim.”
Quarto passo: Compartilhe com outras pessoas das bênçãos que Deus tem para você e para outros. Salmos 105: “1 Louvai ao Senhor, e invocai o Seu nome; fazei conhecidas as Suas obras entre os povos.2 Cantai-lhe, cantai-lhe salmos; falai de todas as Suas maravilhas.3 Gloriai-vos no seu santo nome; alegre-se o coração daqueles que buscam ao Senhor.4 Buscai ao Senhor e a Sua força; buscai a Sua face continuamente. 5 Lembrai-vos das maravilhas que fez, dos Seus prodígios e dos juízos da Sua boca; 6 Vós, semente de Abraão, seu servo, vós, filhos de Jacó, seus escolhidos.7 Ele é o Senhor nosso Deus; os Seus juízos estão em toda a terra.8 Lembrou-se da sua aliança para sempre, da palavra que mandou a milhares de gerações.9 A qual aliança fez com Abraão, e o Seu juramento a Isaque.10 E confirmou o mesmo a Jacó por lei, e a Israel por aliança eterna,”
Eu termino com esta recomendação de Jesus a uma das igrejas da Ásia, (Apocalipse 2:8-11). “8 E ao anjo da igreja que está em Esmirna, escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu:9 Conheço as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás. 10 Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. 11 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte.”’
Em nossa época há inúmeras coisas que podem nos levar ao desânimo. A situação se agrava quando se acrescentam os problemas pessoais. Mas Jesus é maior que tudo! Ele nos ama e jamais permitirá que as provações sejam superiores ao que podemos suportar: "Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar" (1 Cor. 10.13). Como discípulos de Jesus, é importante que aprendamos a assumir uma posição interior oposta às dificuldades logo que elas aparecerem, e não deixemos que elas tomem conta de nós. Como podemos fazer isso? Levantando bem alto o escudo da fé! Quero acentuar que isso deve ser feito "imediatamente".
Em outras palavras: agradeça logo ao Senhor por estar absolutamente protegido e seguro nEle. Se Jesus Cristo tornou-se nosso Salvador e Senhor pessoal, então a cada hora, a cada minuto, estamos seguros e protegidos de verdade. Assim, lemos em Colossenses 3.3: "...porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus." Não restam dúvidas nem incertezas! O profeta Isaías, inspirado pelo Espírito Santo, diz a mesma coisa quando nos apresenta um quadro maravilhoso, para servir de ilustração a essa verdade tão importante: "Acaso pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti. Eis que nas palmas das minhas mãos te gravei; os teus muros estão continuamente perante mim" (Isa. 49.15-16).
Deus estava em Cristo e nos reconciliou consigo mesmo. Isso aconteceu na cruz do Calvário, onde literalmente fomos gravados nas palmas de Suas mãos! E este mesmo Deus maravilhoso tem nossos "muros" continuamente diante de Si! Ele sabe das nossas limitações, das nossas mudanças de humor e das nossas falhas! Ele conhece nossas ansiedades e angústias. E através de Sua Palavra Ele nos anima, dizendo: "Eu fiz tudo por você porque o amo. Confie em mim! Não fique olhando apavorado ao seu redor – levante seus olhos para mim! Eu sou o Autor e o Consumador de sua fé!"
Segure novamente as mãos transpassadas de Jesus: numa decisão cheia de fé, lance todas as suas angústias sobre Ele, que se preocupa com você e cuida de você: "lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós" 1 Ped 5.7 Faça assim: "Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá:" (Salmo 37.5) < > "A minha salvação e a minha honra de Deus dependem; Ele é a minha rocha firme, o meu refúgio. Confie nEle em todos os momentos, ó povo; derrame diante dEle o coração, pois Ele é o nosso refúgio". (Salmo 62.7-8) < > "Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas. (Provérbios 3.5-6)” < > "Confiem para sempre no Senhor, pois o Senhor, somente o Senhor, é a Rocha eterna". (Isaías 26.4) < > "Quem entre vocês teme o Senhor e obedece à palavra de seu servo? Que aquele que anda no escuro, que não tem luz alguma, confie no nome do Senhor e se apóie em seu Deus". Isaías 50.10) < > "Portanto, volte para o seu Deus, e pratique a lealdade e a justiça; confie sempre no seu Deus". (Oséias 12.6) < > "Em ti os nossos antepassados puseram a sua confiança; confiaram, e os livraste." (Salmo 22.4) < > "Pois Tu és a minha esperança, ó Soberano Senhor, em ti está a minha confiança desde a juventude. Salmo 71.5 < > "Mas bendito é o homem cuja confiança está no Senhor, cuja confiança nele está. Ele será como uma árvore plantada junto às águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Ela não temerá quando chegar o calor, porque as suas folhas estão sempre verdes; não ficará ansiosa no ano da seca nem deixará de dar fruto". (Jeremias 17.7-8) < > "Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo" (Romanos 15.13) < > "Não que possamos reivindicar qualquer coisa com base em nossos próprios méritos, mas a nossa capacidade vem de Deus" (2Coríntios 3.5) < > "Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade". (Hebreus 4.16) < > "Por isso, não abram mão da confiança que vocês têm; ela será ricamente recompensada". (Hebreus 10.35) < > "Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a vontade de Deus, ele nos ouvirá. E se sabemos que ele nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que temos o que dele pedimos". (1João 5.14-15)
Em outras palavras: agradeça logo ao Senhor por estar absolutamente protegido e seguro nEle. Se Jesus Cristo tornou-se nosso Salvador e Senhor pessoal, então a cada hora, a cada minuto, estamos seguros e protegidos de verdade. Assim, lemos em Colossenses 3.3: "...porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus." Não restam dúvidas nem incertezas! O profeta Isaías, inspirado pelo Espírito Santo, diz a mesma coisa quando nos apresenta um quadro maravilhoso, para servir de ilustração a essa verdade tão importante: "Acaso pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti. Eis que nas palmas das minhas mãos te gravei; os teus muros estão continuamente perante mim" (Isa. 49.15-16).
Deus estava em Cristo e nos reconciliou consigo mesmo. Isso aconteceu na cruz do Calvário, onde literalmente fomos gravados nas palmas de Suas mãos! E este mesmo Deus maravilhoso tem nossos "muros" continuamente diante de Si! Ele sabe das nossas limitações, das nossas mudanças de humor e das nossas falhas! Ele conhece nossas ansiedades e angústias. E através de Sua Palavra Ele nos anima, dizendo: "Eu fiz tudo por você porque o amo. Confie em mim! Não fique olhando apavorado ao seu redor – levante seus olhos para mim! Eu sou o Autor e o Consumador de sua fé!"
Segure novamente as mãos transpassadas de Jesus: numa decisão cheia de fé, lance todas as suas angústias sobre Ele, que se preocupa com você e cuida de você: "lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós" 1 Ped 5.7 Faça assim: "Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá:" (Salmo 37.5) < > "A minha salvação e a minha honra de Deus dependem; Ele é a minha rocha firme, o meu refúgio. Confie nEle em todos os momentos, ó povo; derrame diante dEle o coração, pois Ele é o nosso refúgio". (Salmo 62.7-8) < > "Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas. (Provérbios 3.5-6)” < > "Confiem para sempre no Senhor, pois o Senhor, somente o Senhor, é a Rocha eterna". (Isaías 26.4) < > "Quem entre vocês teme o Senhor e obedece à palavra de seu servo? Que aquele que anda no escuro, que não tem luz alguma, confie no nome do Senhor e se apóie em seu Deus". Isaías 50.10) < > "Portanto, volte para o seu Deus, e pratique a lealdade e a justiça; confie sempre no seu Deus". (Oséias 12.6) < > "Em ti os nossos antepassados puseram a sua confiança; confiaram, e os livraste." (Salmo 22.4) < > "Pois Tu és a minha esperança, ó Soberano Senhor, em ti está a minha confiança desde a juventude. Salmo 71.5 < > "Mas bendito é o homem cuja confiança está no Senhor, cuja confiança nele está. Ele será como uma árvore plantada junto às águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Ela não temerá quando chegar o calor, porque as suas folhas estão sempre verdes; não ficará ansiosa no ano da seca nem deixará de dar fruto". (Jeremias 17.7-8) < > "Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo" (Romanos 15.13) < > "Não que possamos reivindicar qualquer coisa com base em nossos próprios méritos, mas a nossa capacidade vem de Deus" (2Coríntios 3.5) < > "Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade". (Hebreus 4.16) < > "Por isso, não abram mão da confiança que vocês têm; ela será ricamente recompensada". (Hebreus 10.35) < > "Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a vontade de Deus, ele nos ouvirá. E se sabemos que ele nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que temos o que dele pedimos". (1João 5.14-15)
Enfrentando crises. Conforme enfrentamos várias crises, é fácil nos voltarmos para soluções humanas, em vez do Senhor. Crises financeiras podem levar-nos a desonestidade ou a sacrificar o Senhor pela carreira, em vez de nos voltarmos para ele para resolver o problema. Crises emocionais podem levar-nos a buscar soluções em drogas e em terapias humanistas, antes de levar os problemas ao Senhor. Crises familiares podem levar a aconselhamento baseado em pressuposições atéias, em vez de a um novo compromisso com a vontade de Deus. Crises físicas podem levar-nos a colocar nossa principal fé em médicos e medicamentos, em vez de colocá-la no Senhor. Deus pode usar médicos (Colossenses 4:14), mas todas as bênçãos, incluindo cura, no final, procedem do Senhor. "Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas" (Provérbios 3:5-6).
Permita-me dizer-lhe que o desânimo: Nos impede de ser o que Deus tem intenção de que sejamos; esconde as belezas da vida para nossas vidas; asfixia nossas ambições e nossos projetos de vida; nos amontoa com a multidão de pessoas perdedoras; apaga nossa luz que deve brilhar claramente com Jesus, porque Ele disse: vós sois a luz do mundo (Mateus 5:14).. “14 Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;15 Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.”
O desânimo, ainda: Nos identifica com o fracasso; faz com que as dúvidas controle nossas ações; atrofia nossas mentes para que não sejam criativas; paralisa nossa fé; magnifica nossos problemas; obstruí nossa influência positiva sobre outras pessoas; nos força a sermos pessoas introvertidas; torna nublada ou sombria nossa visão. O desânimo destrói nossos sonhos; destrói nossos projetos de vida.
É o desânimo a ferramenta utilizada pelas forças espirituais do mal para que muitas pessoas peguem a toalha e abandonem a luta por uma melhor qualidade de vida. O desânimo torna a pessoa apática, conformada. E a maioria faz coro e diz: – É assim mesmo! Assim é a vida! – Não a pena lutar! – A vida é assim mesmo!
Caríssimo amigo: O propósito desta mensagem é poder dizer hoje a você que Deus quer você lute, porque Ele mesmo – Deus – o próprio Deus – vai estar com você para que aconteça um novo tempo em sua vida: um tempo de êxito, um tempo de paz de espírito, um tempo de saúde, um tempo de amor, um tempo de felicidade.
Deus não quer que você desista e Ele diz hoje a você: “- Meu filho: Não tenhas medo, porque Eu te ajudo… Eu te resgatei, chamei-te pelo teu nome; tu és meu. Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Porque Eu Sou o Senhor teu Deus, o teu Salvador. Visto que foste precioso aos meus olhos… também foste honrado, e Eu te amei. Não tenhas medo, pois, porque Estou contigo. Eu te ajudo (Isaías 43:1-5).”
Assim, ainda que seja impossível viver em uma atmosfera totalmente separada do desânimo, além da ajuda de Deus o nosso Pai que estende para nós a Sua potente mão, existem alguns passos que podemos dar e que são passos de nossa inteira responsabilidade a fim de que sejamos vitoriosos, enquanto o desânimo tão de perto nos rodeia.
Primeiro passo: Pensar nas vitórias do passado. Normalmente quando estamos desanimados nós nos esquecemos das vitórias passadas. O desânimo produz um sentimento negativo a respeito de nós mesmos e nós começamos a nos sentir como um fracasso e dizemos a nós mesmos: “eu não sou bom” ou “sempre estou cometendo os mesmos erros” ou “porque não posso fazer nada bem” ou ainda “tudo que eu faço dá errado”. Por favor, meu amigo: pare de viver na noite obscura do negativismo. Pense em alguma coisa do passado em que você foi vitorioso. Eu garanto que esse exercício mental vai lançar uma luz no calabouço de seu desânimo.
Segundo passo: Elimine todas as influências negativas de sua vida. Talvez você tenha amigos como os amigos de um personagem da Bíblia chamado Jó. Amigos que aos invés de ajudá-lo só veem obstáculos e o lado escuro da vida. Existem pessoas que estão sempre de óculos escuros cujas lentes não captam os ângulos luminosos da vida. Espalhafatosas, agressivas, estão sempre se recusando a dar um sorriso, um aperto de mão, um abraço; sentem-se injustiçados e sem oportunidades na vida. Essas pessoas trazem agressões ao nosso espírito. Por favor: Após ler (ou ouvir) esta mensagem, pegue uma folha de papel e uma caneta, escreva os nomes de seus amigos e na frente de seus nomes escreva suas características. Algumas perguntas podem ajudá-lo nesse processo: Seus amigos são pessoas positivas ou negativas? Eles levantam você ou puxam você para baixo? Possuem atitudes de inveja, ciúmes, amargura e ódio? Sobre o que eles gostam de falar quando vocês estão juntos?
Se seus amigos estão puxando você para baixo é melhor encontrar novos amigos ou caminhar sozinho com Deus. Comece ler bons livros que construam sua fé. Elimine qualquer coisa de sua vida que tenha a tendência de manter você para baixo, como esses programas jornalísticos do rádio e da televisão que só falam de tragédias, de crimes e de mentiras. Não comece o seu dia com um programa jornalístico, a não ser que, profissionalmente, isso seja necessário. Faça uma limpeza em sua casa de tudo quanto lembra situações tristes do passado (p.e. roupas, joias, cartas, cópias de processos judiciais, fotografias, objetos, E-mails etc). Digamos que seja uma espécie de “queima de arquivo” que eu prefiro chamar de “purificação do seu meio-ambiente”. Eu garanto que você vai poder dizer como um outro personagem da Bíblia chamado Jeremias. Ele disse: Lamentações {...} 3. 21 “Eu somente vou trazer a minha mente o que me pode dar esperança, por isto esperarei 26 Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor.31 Pois o Senhor não rejeitará para sempre. 32 Pois, ainda que entristeça a alguém, usará de compaixão, segundo a grandeza das suas misericórdias.33 Porque não aflige nem entristece de bom grado aos filhos dos homens.”
Em outras palavras, estava dizendo: “Eu me recuso a deixar que a minha mente seja um baú de recordações tristes do passado”.
Terceiro passo: Multiplique o seu conhecimento sobre as promessas de Deus para a sua vida. Você conhecerá e viverá essas promessas lendo a Bíblia Sagrada, que é a Palavra de Deus escrita e inspirada pelo Espírito Santo, e participando de um grupo de pessoas comprometidas com a prática da adoração e do estudo da Palavra de Deus que poderá, inclusive, ser em uma Igreja, para compartilhamento mútuo.
Deus projetou você para dar certo. Ele não erra. E para cada ser humano na face da terra o Criador planejou um existir, e nós tomamos conhecimento desse projeto e das ferramentas disponíveis para desenvolvê-lo em grau de excelência, precisamente, por meio da Sua Palavra.
Quarto passo: Compartilhe com outras pessoas das bênçãos que Deus tem para você e para outros.
Há uma orientação na Bíblia que diz: “… de graça recebestes; de graça daí” (Mateus 10:8).
É chegado o tempo de você dar daquilo que tem recebido. Com essa atitude, estará motivando outras pessoas a saírem do lugar comum onde as coisas não acontecem e, pela fé, emigrarem para o lugar onde existe criatividade, produtividade, abundância, multiplicação e restituição. Posso garantir a você que não há nenhuma forma de melhor vencer o desânimo do que compartilhar algo bom com outra pessoa. É uma espécie de aquecimento, de troca, de bate-bola.
Com efeito, quando nós começamos a ajudar outras pessoas, um sentimento de utilidade, de felicidade e de ânimo invade nossas vidas. Quero conclamar você a fazer agora mesmo uma decisão para ser, desde já, um animador, um ajudador, uma voz positiva em meio a tanta confusão e pessimismo. E assim, é você quem vai “puxar o cordão” dos animados.
Por favor, ao terminar de ler (ou ouvir) esta mensagem pegue o seu telefone e ligue para alguém, que pode ser um amigo, um parente, um colega de trabalho, enfim, alguém que você conheça, ou mesmo não conheça, e diga-lhe: Oi fulano … Estou ligando só para dar um alô … só para saber como você está… e para lhe dizer o quanto Deus ama você … e que eu também tenho uma grande consideração… uma grande estima… uma grande afeição por você. Talvez você possa até dizer: Amo você! Fale ainda outras palavras positivas para essa pessoa para a qual você vai ligar. Pronto: Em primeiro, você vai se sentir uma pessoa positiva. Em segundo, as pessoas vão querer estar ao seu lado porque, efetivamente, você estará sendo um fator positivo para suas vidas. Suas palavras serão como as de Jesus: espírito e vida (João 6:63).
“63 O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que Eu vos disse são espírito e vida. 64 Mas há alguns de vós que não creem. Porque bem sabia Jesus, desde o princípio, quem eram os que não criam, e quem era o que o havia de entregar. 65 E dizia: Por isso Eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido.”
Tome posse destas palavras em sua vida. Amém.
Que bom que não vamos falar mais de desânimo. Porque é aqui; é aqui mesmo onde nós estamos que boas coisas estarão acontecendo; que coisas positivas e construtivas estarão acontecendo em nossas vidas. É na plenitude desse conhecimento que vamos concluir esta reflexão com uma oração de louvor e gratidão a esse Deus que tudo preparou para que tenhamos vida abundante.
Oração: “Oh Pai! Pai nosso que estás nos céus. Obrigado por Tua mão estendida. Obrigado, Senhor, por Teu amparo. Nós nos sentimos confortáveis e seguros. Agora, Oh Senhor nosso, ajuda-nos também a estender nossas mãos para o próximo. Dê-nos palavras construtivas; palavras de ânimo, palavras de saúde, de vida e de ressurreição, a fim de que possamos transmiti-las com o amor, o poder e a autoridade do Espírito Santo. Queremos ser um fator positivo onde quer que estejamos. Assim, oramos agradecidos em o nome do Senhor Jesus Cristo. Amém. Amém.”
Por Flauzilino Araújo dos Santos. “Obrigado a você Flauzilino que deixou esta linda mensagem para que nós pudéssemos ter também livre acesso a ela.”
Desânimo é um sentimento que vem universalmente, mas como vencê-lo? Para vencê-lo precisamos de: Estar abrigados no SENHOR veja este Salmo de força do Senhor através do rei Davi, quando dirigia suas orações a “Deus” – Sl 31:1ao 24 “1 Em Ti, Senhor, confio; nunca me deixes confundido. Livra-me pela tua justiça. 2 Inclina para mim os teus ouvidos, livra-me depressa; sê a minha firme rocha, uma casa fortíssima que me salve. 3 Porque tu és a minha rocha e a minha fortaleza; assim, por amor do Teu nome, guia-me e encaminha-me. 4 Tira-me da rede que para mim esconderam, pois Tu és a minha força. 5 Nas tuas mãos encomendo o meu espírito; Tu me redimiste, Senhor Deus da verdade. 6 Odeio aqueles que se entregam a vaidades enganosas; eu, porém, confio no Senhor.7 Eu me alegrarei e regozijarei na tua benignidade, pois consideraste a minha aflição; conheceste a minha alma nas angústias. 8 E não me entregaste nas mãos do inimigo; puseste os meus pés num lugar espaçoso. 9 Tem misericórdia de mim, ó Senhor, porque estou angustiado. Consumidos estão de tristeza os meus olhos, a minha alma e o meu ventre. 10 Porque a minha vida está gasta de tristeza, e os meus anos de suspiros; a minha força descai por causa da minha iniquidade, e os meus ossos se consomem. 11 Fui opróbrio entre todos os meus inimigos, até entre os meus vizinhos, e horror para os meus conhecidos; os que me viam na rua fugiam de mim. 12 Estou esquecido no coração deles, como um morto; sou como um vaso quebrado.13 Pois ouvi a murmuração de muitos, temor havia ao redor; enquanto juntamente consultavam contra mim, intentaram tirar-me a vida.14 Mas eu confiei em Ti, Senhor; e disse: Tu és o meu Deus. 15 Os meus tempos estão nas tuas mãos; livra-me das mãos dos meus inimigos e dos que me perseguem. 16 Faze resplandecer o teu rosto sobre o teu servo; salva-me por tuas misericórdias.17 Não me deixes confundido, Senhor, porque te tenho invocado. Deixa confundidos os ímpios, e emudeçam na sepultura.18 Emudeçam os lábios mentirosos que falam coisas más com soberba e desprezo contra o justo. 19 Oh! Quão grande é a tua bondade, que guardaste para os que te temem, a qual operaste para aqueles que em ti confiam na presença dos filhos dos homens!20 Tu os esconderás, no secreto da tua presença, dos desaforos dos homens; encobri-los-ás em um pavilhão, da contenda das línguas. 21 Bendito seja o Senhor, pois fez maravilhosa a sua misericórdia para comigo em cidade segura.22 Pois eu dizia na minha pressa: Estou cortado de diante dos teus olhos; não obstante, tu ouviste a voz das minhas súplicas, quando eu a ti clamei. 23 Amai ao Senhor, vós todos que sois seus santos; porque o Senhor guarda os fiéis e retribui com abundância ao que usa de soberba. 24 Esforçai-vos, e Ele fortalecerá o vosso coração, vós todos que esperais no Senhor.
Davi buscou forças no Senhor, somente ele pode dar força ao cansado e multiplicar a força ao que não tem nenhum vigor como diz Isaías 40: “26 Levantai ao alto os vossos olhos, e vede quem criou estas coisas; foi aquEle que faz sair o exército delas segundo o seu número; Ele as chama a todas pelos seus nomes; por causa da grandeza das suas forças, e porquanto é forte em poder, nenhuma delas faltará. 27 Por que dizes, ó Jacó, e tu falas, ó Israel: O meu caminho está encoberto ao Senhor, e o meu juízo passa despercebido ao meu Deus? 28 Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento. 29 Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.30 Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão; 31 Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.
O inimigo de nossas almas, Satanás, usa algumas ferramentas para trazer o desânimo em nossas vidas, porem, Deus já nos deu todas as ferramentas necessárias para vencermos o desânimo e conservamos o nosso coração animado e perseverando em Deus. São elas...
1.Solidão. 1 Jo. 1. “5 E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nEle trevas nenhumas. 6 Se dissermos que temos comunhão com Ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade.7 Mas, se andarmos na luz, como Ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.”
A solidão é a primeira estratégia que Satanás usa para instalar o desânimo em nossas vidas. Se nossa fé está firme e estamos entre irmãos e irmãs significa que estamos fortalecidos, mas quando estamos sozinhos, isolados nos tornamos uma presa fácil. Satanás lançará intrigas, rixas, tudo para nos afastar da comunhão. Deus criou a comunhão e se permanecermos nela venceremos a solidão e com isso não damos lado ao desânimo. As células existem para este fim, estarmos em comunhão e toda semana Satanás tentará fazer com que nós não participemos das reuniões na Igreja, na célula e etc. Brasa unida ao braseiro permanece acesa, porem brasa fora do braseiro se apaga, devemos permanecer em comunhão com Jesus e com os irmãos e irmãs.
2. Incredulidade. Após a solidão encher o nosso coração Satanás ataca a nossa fé. Para que deixemos de crer e nos apegar na Palavra de Deus. Sem a fé não conseguimos agradar a Deus como diz Heb. 11.6. “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.”
E também não conseguimos vencer o mundo como diz 1Jo.5. “4 Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. 5 Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? 6 Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só por água, mas por água e por sangue. E o Espírito é o que testifica, porque o Espírito é a verdade.7 Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um.8 E três são os que testificam na terra: o Espírito, e a água e o sangue; e estes três concordam num.”
Se Satanás conseguir nos tornar incrédulos nos tornamos crentes perdedores, incapaz de experimentar a maravilhosa vida em abundância de Deus, pois aquele(a) que é de Deus vive pela fé, ou seja por aquilo que crê Rom. 1. “17 Porque nEle se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.”. A vitória sobre a incredulidade é a fé e ela vem por meio da Palavra de Deus, oração e jejum. Como tem estado a sua fé? E a incredulidade em seu coração?
3. Medo. Depois da solidão e da incredulidade, Satanás tentará encher as nossas vidas de medo. Medo de fazer algumas coisas, medo de tomar algumas atitudes, medos que aos poucos vão aprisionando as nossas vidas até o ponto em que não conseguiremos fazer mais nada. Medo de confiar nas pessoas, medo de buscar a Deus, medo de não conseguir pagar as contas, medo de ser traído(a) e etc. Vencemos o medo com a confiança em Deus! A confiança nos assegura, trás paz ao invés de temor em nossos corações, pois sabemos que Deus é conosco.
Conclusão: Deus deseja que o nosso coração seja animado por completo, em nada tomado pelo desanimo. Mas para isso precisamos vigiar sobre a solidão, incredulidade e medo. Hoje em seu coração há solidão? Há incredulidade? Há medo? Ele quer mudar isso dando comunhão, fé e confiança que Ele é por você. Quer ser renovado em seu ânimo?
Vamos encerrar este tema mostrando como foi derrotado o deus deste mundo, Satanás, que é o responsável por todas as coisas ruins em nossa vida. Mas saiba que, nós damos a ele brechas para isto. Veja como ele foi vencido.
"Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus. Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida" (Apoc. 12.10-11).
Essa passagem fala, em princípio, do tempo da Grande Tribulação, e se refere àqueles que saem dela como vencedores. Contudo, nesses versículos também podemos aprender alguns princípios para a vida em nossa época. Todos que creem em Jesus Cristo se defrontam com o mesmo acusador, e só podemos vencê-lo da maneira como lemos nessa passagem.
Quem é nosso adversário na batalha espiritual? Em Apocalipse 12.9, o inimigo é descrito da seguinte maneira: "... o grande dragão, a antiga serpente, que se chama Diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo..." Ele é o acusador, que nos acusa de dia e de noite diante de Deus. Com olhar maligno ele nos observa em tudo que fazemos ou deixamos de fazer e se empenha ao máximo para poder nos acusar constantemente diante de Deus. A tática de Satanás é a mesma de sempre: primeiro ele faz com que pequemos com facilidade, e depois torna o perdão muito difícil.
A situação de muitos crentes hoje em dia não é nada fácil. No mundo espiritual estão acontecendo muitas coisas, pois Jesus voltará em breve. Por isso também sentimos o aumento das tribulações em nosso espírito. A maldade dos tempos finais aumenta, e esses ventos também chegam às portas dos cristãos. Muitos têm se queixado de depressão, melancolia, estado de irritação e desânimo – outros sentem-se cansados, miseráveis e não têm mais capacidade para nada. As acusações mútuas, assim como as auto-acusações, têm aumentado. Muitos estão prestes a resignar. As tentações de todo tipo quase não podem ser mais superadas. Tudo isso acontece porque o Senhor virá em breve, e a influência demoníaca em nosso mundo tem aumentado.
O caminho da vitória. Justamente diante das crescentes tribulações em nossos dias, é necessário vencer triunfalmente o inimigo no dia-a-dia. Em Apocalipse 12.11 nos é mostrado claramente o caminho tríplice para isso: "Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida".
1. Pelo sangue do Cordeiro. "Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro..." Diante do sangue do Cordeiro, o diabo tem de parar. Ali ele está vencido. Ali qualquer acusação perde seu peso. Essa verdade nos é apresentada de maneira figurada na catedral de Bamberg (Alemanha):
Nela há uma representação do Juízo Final esculpida na rocha. O anjo do juízo tem uma balança na mão. No prato da balança se encontram livros grossos, evidentemente o registro dos pecados. Pequenos diabinhos se penduram neste prato e tentam puxá-lo para baixo. Mas eles não o conseguem, embora o outro prato esteja quase vazio. Nele se encontra apenas um pequeno cálice da Santa Ceia. O sangue de Jesus pesa mais do que todos os nossos pecados. É muito importante que nos firmemos no perdão que nos foi outorgado, que creiamos firmemente nele e nos gloriemos no sangue de Jesus. O sangue de Jesus Cristo derramado no Calvário é o poder que rasgou e cancelou a nossa nota promissória (Col 2.14). Uma dívida que foi liquidada por ter sido paga não pode mais ser utilizada como acusação contra nós. Col. 2. “14 Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.15 E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.” 2. Por causa da palavra do testemunho que deram. "Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram..." A Bíblia Viva diz: "Eles o derrotaram pelo sangue do Cordeiro e pelo testemunho deles; pois não amaram as suas vidas, mas as entregaram a Ele." Não apenas é importante confiar no sangue de Jesus e conhecer o seu poder, mas também aplicá-lo no testemunho. Em outras palavras: a vitória sobre o inimigo acontece baseada na morte de Cristo e em nosso testemunho a respeito do valor dessa morte. Precisamos saber que o poder está sempre na Palavra de Deus. No momento em que reivindicamos a Palavra de Deus para nós, o sangue de Jesus torna-se eficaz. É como no caso de uma herança que você recebeu de presente. Para que o inimigo não mais possa reivindicá-la e a herança passe a ser sua ou se torne eficaz para você, é preciso um testamento escrito. Esse documento com a assinatura do testador lhe garante a herança. Nenhuma outra pessoa pode reivindicar ou tirar-lhe esta herança. Todas as acusações ricocheteiam quando confrontadas com a Palavra de Deus. A respeito, um relato interessante:
O porteiro de um hotel lia muito em sua Bíblia, principalmente durante a noite. Quando não a estava usando, ele a carregava sempre no bolso sobre o peito. Um dia ele foi assaltado. O delinquente atirou nele – mas a bala, que estava destinada ao seu coração, ficou cravada na sua Bíblia. A Bíblia salvou a sua vida!
Quando somos assaltados por tentações ou quando o inimigo nos acusa, fazemos bem em buscar a Palavra de Deus. Davi orou: "Ao meu coração me ocorre: Buscai a minha presença, buscarei, pois, Senhor, a tua presença" (Sl 27.8). O Senhor Jesus nos anima a orar com base na Palavra de Deus e a confiar nela: "Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco" (Mc 11.24). É uma honra para Deus se confiamos na Sua Palavra, e da nossa parte trata-se de expressão da nossa fé. Consideremos a Sua Palavra como verdade (Sl 119.142). “142 A tua justiça é uma justiça eterna, e a tua lei é a verdade.’ 3. Por estarem crucificados juntos com Ele: "Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida". Para alcançarmos uma vitória real, devemos, sem dúvida, entregar nossa própria vida. Ao seguirmos o Cordeiro de Deus, o amor a nós mesmos é o maior empecilho no trabalho para o Senhor. Muitas brigas, intolerância, acusações e irritação só se manifestam porque ainda amamos tanto a nossa própria vida.
Os crentes mencionados em Apocalipse 12.11, "... mesmo em face da morte, não amaram a própria vida." “10 E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.11 E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte. 12 Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo.”
O caminho após o Cordeiro é um caminho de morte. É o mais difícil, mas também o mais frutífero. A morte de Jesus produziu o maior fruto (comp. Isa. 53.11-12). “1 Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do Senhor?2 Porque foi subindo como renovo perante Ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nEle, para que o desejássemos.3 Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dEle caso algum.4 Verdadeiramente ele tomou sobre Si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre Si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.5 Mas Ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.6 Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre Ele a iniquidade de nós todos.7 Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim Ele não abriu a sua boca.8 Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo Ele foi atingido.9 E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca.10 Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão.11 Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniquidades deles levará sobre Si.12 Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.”
Você que anda desanimado, abatido, sentindo-se fraco, oprimido, procure tirar lições para sua vida aqui em Isaías 53; pois aqui está confirmado toda a verdade sobre a vinda do Salvador do mundo, e tudo aquilo que Ele iria passar, e que passou para que todos nós recebêssemos a salvação, o direito a vida eterna. Sim amados leitores (as): assim aconteceu. Todo seu sofrimento, dores, tristezas, decepções, e provações. Ele passou primeiro, e sem merecer: você pensou nisto um dia! Então pense, reflita e pergunte a si mesmo, vale a pena eu ficar desanimado, triste, abatido, se teve aquele que padeceu e sofreu tudo por mim para que nós estivéssemos aqui hoje! Para que desanimar, se Ele não permitiu que nós desanimássemos!
Este tema foi pesquisado e revisado por José Carlos Ribeiro, membro da PiB de Campo Grande MS. Sou formado em capelania hospitalar na PiB, e também a nível Universitário pelo Professor Reis de UFMS, que também é professor de Bioética em medicina, e também pastor e capelão hospitalar. Campo Grande MS revisado em 26 de dezembro de 2014 jcr0856@hotmail.com
Este tema foi pesquisado e revisado por José Carlos Ribeiro, membro da PiB de Campo Grande MS. Sou formado em capelania hospitalar na PiB, e também a nível Universitário pelo Professor Reis de UFMS, que também é professor de Bioética em medicina, e também pastor e capelão hospitalar. Campo Grande MS revisado em 26 de dezembro de 2014 jcr0856@hotmail.com
Comentários
Postar um comentário
Olá meus nobres leitores (as ) muito obrigado pela confiança e pelos mais de 44 mil acessos. Isto me torna com mais responsabilidades, e me obriga a fazer pesquisa cada vez mais seria, pois não posso baixar a qualidade, o nível da pesquisa. Estou muito feliz com todos vocês, e quero dizer que, meus temas são longos, para que todos venham ter um melhor aprendizado, e melhorem seus conhecimentos, pois nas igreja não terão tantas informações assim. se quiseram que eu desenvolva algum tema relacionado com a palavra de Deus, mandem algum recado que tentarei desenvolver. Fiquem com Deus todos vocês
em nome de Jesus.