Parte: VII.a: As palavras de bênçãos do
Abençoador “Jesus Cristo” através de seus apóstolos.
A
palavra de bênçãos agora está nas cartas de Paulo aos Gálatas e aos Efésios:
Paulo escreveu aos Gálatas da Galácia, mas antes passou por outras
cidades e começou assim. Veja em Gál.1. Prefácio e saudação “1
Paulo, apóstolo (não da parte dos homens, nem por homem algum, mas por
Jesus Cristo, e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos),2 E todos os irmãos que estão comigo, às
igrejas da Galácia:3 Graça e paz da
parte de Deus Pai e do nosso Senhor Jesus Cristo, 4
O qual se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente
século mau, segundo a vontade de Deus nosso Pai, 5 Ao qual seja dada glória para todo o sempre.
Amém. A inconstância dos gálatas
- Paulo vindica a autoridade divina do seu apostolado e da sua doutrina 6 Maravilho-me de que tão depressa passásseis
daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho;7 O qual não é outro, mas há alguns que vos
inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo.8 Mas,
ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que
já vos tenho anunciado, seja anátema. 9 Assim, como já
vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro
evangelho além do que já recebestes, seja anátema. 10 Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus?
Ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria
servo de Cristo.11 Mas faço-vos saber,
irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os
homens.12 Porque não o recebi, nem
aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo. 13 Porque já ouvistes qual foi antigamente a
minha conduta no judaísmo, como sobremaneira perseguia a igreja de Deus e a
assolava.14 E na minha nação excedia em
judaísmo a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições de
meus pais.15 Mas, quando aprouve a Deus,
que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça,16 Revelar seu Filho em mim, para que o pregasse
entre os gentios, não consultei a carne nem o sangue, 17 Nem tornei a Jerusalém, a ter com os que já
antes de mim eram apóstolos, mas parti para a Arábia, e voltei outra vez a
Damasco.18 Depois, passados três anos,
fui a Jerusalém para ver a Pedro, e fiquei com ele quinze dias. 19 E não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão
a Tiago, irmão do Senhor. 20 Ora, acerca
do que vos escrevo, eis que diante de Deus testifico que não minto.21 Depois fui para as partes da Síria e da
Cilícia.22 E não era conhecido de vista
das igrejas da Judéia, que estavam em Cristo;23 Mas somente
tinham ouvido dizer: Aquele que já nos perseguiu anuncia agora a fé que antes
destruía. 24 E glorificavam a Deus a
respeito de mim.”
As
viagens eram muito longas, pois não havia esta facilidade que a nos dias de
hoje. Paulo falava muito sobre circuncisão, pois quem era circuncidado era o
povo de “Deus”, não era considerado um estrangeiro. Veja o que aconteceu no cap.2 de Gál. “1 Depois, passados catorze anos, subi outra vez
a Jerusalém com Barnabé, levando também comigo Tito.2 E subi por uma revelação, e lhes expus o
evangelho, que prego entre os gentios, e particularmente aos que estavam em
estima; para que de maneira alguma não corresse ou não tivesse corrido em vão.3 Mas nem ainda Tito, que estava comigo, sendo
grego, foi constrangido a circuncidar-se; 4
E isto por causa dos falsos irmãos que se intrometeram, e secretamente
entraram a espiar a nossa liberdade, que temos em Cristo Jesus, para nos porem
em servidão;5 Aos quais nem ainda por
uma hora cedemos com sujeição, para que a verdade do evangelho permanecesse
entre vós. 6 E, quanto àqueles que
pareciam ser alguma coisa (quais tenham sido noutro tempo, não se me dá; Deus
não aceita a aparência do homem), esses, digo, que pareciam ser alguma coisa,
nada me comunicaram;
7 Antes, pelo
contrário, quando viram que o evangelho da incircuncisão me estava confiado,
como a Pedro o da circuncisão 8 (Porque aquele que operou eficazmente em
Pedro para o apostolado da circuncisão, esse operou também em mim com eficácia
para com os gentios),9 E conhecendo
Tiago, Cefas e João, que eram considerados como as colunas, a graça que me
havia sido dada, deram-nos as destras, em comunhão comigo e com Barnabé, para
que nós fôssemos aos gentios, e eles à circuncisão; 10 Recomendando-nos somente que nos lembrássemos
dos pobres, o que também procurei fazer com diligência. 11 E, chegando Pedro à Antioquia, lhe resisti na
cara, porque era repreensível. 12 Porque, antes
que alguns tivessem chegado da parte de Tiago, comia com os gentios; mas,
depois que chegaram, se foi retirando, e se apartou deles, temendo os que eram
da circuncisão. 13 E os outros judeus também dissimulavam com
ele, de maneira que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação.14 Mas, quando vi que não andavam bem e
direitamente conforme a verdade do evangelho, disse a Pedro na presença de
todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como judeu, por que
obrigas os gentios a viverem como judeus? 15 Nós somos judeus por natureza, e não
pecadores dentre os gentios. 16 Sabendo que o homem não é justificado pelas
obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo,
para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto
pelas obras da lei nenhuma carne será justificada. 17 Pois, se nós, que procuramos ser justificados
em Cristo, nós mesmos também somos achados pecadores, é porventura Cristo
ministro do pecado? De maneira nenhuma. 18 Porque, se torno a edificar aquilo que
destruí, constituo-me a mim mesmo transgressor. 19 Porque eu, pela lei, estou morto para a lei,
para viver para Deus. 20 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não
mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé
do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. 21 Não
aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que
Cristo morreu debalde.”
Paulo explica sobre a lei e a fé, e
diz que, pela lei, ninguém será justificado diante de “Deus”, pois sem fé, não
agradaremos e não chegaremos a “Deus” . veja a importância da palavra fé. Diz
assim em Gál.3. A lei é
impotente para salvar, mas conduz a Cristo e à fé “1 Ó insensatos
gálatas! Quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade, a vós, perante os
olhos de quem Jesus Cristo foi evidenciado, crucificado, entre vós?2 Só quisera saber isto de vós: recebestes o
Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé?3 Sois vós tão insensatos que, tendo começado
pelo Espírito, acabeis agora pela carne?4
Será em vão que tenhais padecido tanto? Se é que isso também foi em
vão.5 Aquele, pois, que vos dá o
Espírito, e que opera maravilhas entre vós, fá-lo pelas obras da lei, ou pela
pregação da fé? 6 Assim como Abraão creu
em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.7
Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão.8 Ora, tendo a Escritura previsto que Deus
havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão,
dizendo: Todas as nações serão benditas em ti. 9 De sorte que os que são da fé são benditos
com o crente Abraão.10 Todos aqueles,
pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito:
Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no
livro da lei, para fazê-las.11 E é
evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo
viverá da fé. 12 Ora, a lei não é da fé; mas o homem, que
fizer estas coisas, por elas viverá. 13
Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós;
porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; 14 Para
que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela
fé nós recebamos a promessa do Espírito.15
Irmãos, como homem falo; se a aliança de um homem for confirmada,
ninguém a anula nem a acrescenta. 16 Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à
sua descendência. Não diz: E às descendências, como falando de muitas, mas como
de uma só: E à tua descendência, que é Cristo.17 Mas digo isto: Que tendo sido a aliança
anteriormente confirmada por Deus em Cristo, a lei, que veio quatrocentos e
trinta anos depois, não a invalida, de forma a abolir a promessa.18 Porque, se a herança provém da lei, já não
provém da promessa; mas Deus pela promessa a deu gratuitamente a Abraão. 19 Logo,
para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões, até que viesse a
posteridade a quem a promessa tinha sido feita; e foi posta pelos anjos na mão
de um medianeiro. 20 Ora, o
medianeiro não o é de um só, mas Deus é um. 21 Logo, a lei é contra as promessas de Deus? De
nenhuma sorte; porque, se fosse dada uma lei que pudesse vivificar, a justiça,
na verdade, teria sido pela lei. 22 Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do
pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos crentes. 23 Mas,
antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei, e encerrados para
aquela fé que se havia de manifestar. 24 De maneira que a lei nos serviu de aio, para
nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados. 25 Mas,
depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio.
26 Porque todos sois filhos de
Deus pela fé em Cristo Jesus. 27 Porque todos quantos fostes batizados em
Cristo já vos revestistes de Cristo. 28 Nisto não há judeu nem grego; não há servo
nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo
Jesus.29 E, se sois de Cristo, então
sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.”
Paulo pregava a importância do evangelho, e o que a lei representa após
a vinda do “Salvador Jesus” diz assim em
Gál.4 O evangelho isenta-nos da lei “1 Digo, pois, que todo o tempo que o herdeiro é
menino em nada difere do servo, ainda que seja senhor de tudo;2 Mas está debaixo de tutores e curadores até
ao tempo determinado pelo pai.3 Assim
também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos
primeiros rudimentos do mundo. 4 Mas, vindo a plenitude dos
tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, 5 Para remir os que estavam debaixo da lei, a
fim de recebermos a adoção de filhos. 6
E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu
Filho, que clama: Aba, Pai.7 Assim que
já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por
Cristo.8 Mas, quando não conhecíeis a
Deus, servíeis aos que por natureza não são deuses. 9 Mas agora,
conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez
a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir? 10 Guardais dias, e meses, e tempos, e anos. 11 Receio de vós, que não haja trabalhado em vão
para convosco. 12 Irmãos, rogo-vos que
sejais como eu, porque também eu sou como vós; nenhum mal me fizestes.13 E vós sabeis que primeiro vos anunciei o
evangelho estando em fraqueza da carne; 14
E não rejeitastes, nem desprezastes isso que era uma tentação na minha
carne, antes me recebestes como um anjo de Deus, como Jesus Cristo
mesmo.15 Qual é, logo, a vossa bem-aventurança?
Porque vos dou testemunho de que, se possível fora, arrancaríeis os vossos
olhos, e mos daríeis.16 Fiz-me acaso
vosso inimigo, dizendo a verdade? 17
Eles têm zelo por vós, não como convém; mas querem excluir-vos, para que
vós tenhais zelo por eles.18 É bom ser
zeloso, mas sempre do bem, e não somente quando estou presente convosco.19 Meus filhinhos, por quem de novo sinto as
dores de parto, até que Cristo seja formado em vós;20 Eu bem quisera agora estar presente convosco,
e mudar a minha voz; porque estou perplexo a vosso respeito. Sara e Agar são uma alegoria dos dois
concertos 21 Dizei-me, os que
quereis estar debaixo da lei, não ouvis vós a lei?22 Porque está escrito que Abraão teve dois
filhos, um da escrava, e outro da livre.23
Todavia, o que era da escrava nasceu segundo a carne, mas, o que era da
livre, por promessa.24 O que se entende
por alegoria; porque estas são as duas alianças; uma, do monte Sinai, gerando
filhos para a servidão, que é Agar.25
Ora, esta Agar é Sinai, um monte da Arábia, que corresponde à Jerusalém
que agora existe, pois é escrava com seus filhos.26 Mas a Jerusalém que é de cima é livre; a qual
é mãe de todos nós. 27 Porque está
escrito: Alegra-te, estéril, que não dás à luz; Esforça-te e clama, tu que não
estás de parto; Porque os filhos da solitária são mais do que os da que tem
marido. 28 Mas nós, irmãos, somos filhos
da promessa como Isaque.29 Mas, como
então aquele que era gerado segundo a carne perseguia o que o era segundo o
Espírito, assim é também agora.30 Mas que
diz a Escritura? Lança fora a escrava e seu filho, porque de modo algum o filho
da escrava herdará com o filho da livre. 31
De maneira que, irmãos, somos filhos, não da escrava, mas da livre.” è Paulo exorta a todos para conserva a liberdade cristã: veja
porque ele disse isto! Saiba um pouco mais das palavras de bênçãos do Salvador
“Jesus Cristo” no cap.5 de Gálatas
Exortação a conservar a liberdade cristã “1 Estai, pois, firmes na liberdade com que
Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da
servidão.2 Eis que eu, Paulo, vos digo
que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará.3 E de novo protesto a todo o homem, que se
deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei. 4 Separados estais de Cristo, vós os que vos
justificais pela lei; da graça tendes caído.5
Porque nós pelo Espírito da fé aguardamos a esperança da justiça.6 Porque em Jesus Cristo nem a circuncisão nem
a incircuncisão tem valor algum; mas sim a fé que opera pelo amor.7 Corríeis bem; quem vos impediu, para que não
obedeçais à verdade? 8 Esta persuasão
não vem daquele que vos chamou.9 Um
pouco de fermento leveda toda a massa.10
Confio de vós, no Senhor, que nenhuma outra coisa sentireis; mas aquele
que vos inquieta, seja ele quem for, sofrerá a condenação.11 Eu, porém, irmãos, se prego ainda a
circuncisão, por que sou, pois, perseguido? Logo o escândalo da cruz está
aniquilado.12 Eu quereria que fossem
cortados aqueles que vos andam inquietando. 13
Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da
liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor. 14 Porque toda a lei se cumpre numa só palavra,
nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. 15 Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos
outros, vede não vos consumais também uns aos outros. As obras da carne e os frutos do
Espírito
16 Digo, porém: Andai em
Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.
17 Porque a carne cobiça contra o
Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que
não façais o que quereis.18 Mas, se sois
guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.19 Porque as obras
da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza,
lascívia, 20
Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas,
dissensões, heresias,21 Invejas,
homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das
quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não
herdarão o reino de Deus.22 Mas o fruto
do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé,
mansidão, temperança. 23 Contra estas coisas não há lei. 24 E os
que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e
concupiscências.25 Se vivemos em
Espírito, andemos também em Espírito.26
Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros,
invejando-nos uns aos outros.” Assim termina o a carta de Paulo
aos Gálatas, vejamos como foi! Gal. 6. As últimas exortações e saudações
“1 Irmãos, se algum homem chegar a ser
surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com
espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também
tentado.2 Levai as cargas uns dos outros,
e assim cumprireis a lei de Cristo. 3
Porque, se alguém cuida ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si
mesmo.4 Mas prove cada um a sua própria
obra, e terá glória só em si mesmo, e não noutro. 5 Porque cada qual levará a sua própria
carga.6 E o que é instruído na palavra
reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui. 7 Não
erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso
também ceifará.8 Porque o que semeia na
sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito
ceifará a vida eterna.9 E não nos
cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos
desfalecido.10 Então, enquanto temos
tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.11 Vede com que grandes letras vos escrevi por
minha mão.12 Todos os que querem mostrar
boa aparência na carne, esses vos obrigam a circuncidar-vos, somente para não
serem perseguidos por causa da cruz de Cristo.13 Porque nem ainda esses mesmos que se
circuncidam guardam a lei, mas querem que vos circuncideis, para se gloriarem
na vossa carne. 14 Mas longe esteja de
mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o
mundo está crucificado para mim e eu para o mundo.15 Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem
a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura. 16 E a todos quantos andarem conforme esta
regra, paz e misericórdia sobre eles e sobre o Israel de Deus.17 Desde agora ninguém me inquiete; porque trago
no meu corpo as marcas do Senhor Jesus. 18
A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja, irmãos, com o vosso espírito!
Amém.”
Nobres leitores (as) assim termina a carta de Paulo aos Gálatas, que
procurou mostrar as bênçãos dentro da palavra do Senhor “Jesus Cristo”. Paulo, não
mediu esforços para pregar e anunciar o evangelho aos quatro cantos da terra, e
foram longas caminhadas no deserto e também por embarcações da época. Estas
cartas tiveram muita importância para “Deus”, tanto que, fazem parte da Bíblia
Sagrada, e que cada uma delas tem um grande valor espiritual, e que fará a
diferença na vida de cada um de nós, que não se desviar deste único e vivo
caminho chamado “Jesus Cristo”. As cartas aqui na Bíblia são muito especiais.
Elas representam o poder de “Deus” através das escritas dos apóstolos,
discípulos e pastores como o rei Davi: e Paulo foi separado e escolhido por
“Jesus Cristo para sofrer e padecer por amor ao Salvador Jesus Cristo”. Por que
sofrer? É para mostrar o quanto o Salvador sofreu e padeceu por amor a toda a
humanidade que estava cativa, nas mãos do diabo; e isto tinha dia e hora para
acabar. E isto aconteceu justamente quando “Jesus “ venceu a morte, quando Ele,
ressuscitou no terceiro dia para nos dar a vida eterna ao lado do “Pai, Deus, e
do Filho Jesus Cristo”. Mas todo este sofrimento é recompensado a partir de
quando decidimos aceitar o “Senhor Jesus como único Salvador e Senhor”. E isto
só tem efeito quando completamos estas etapas que é: se arrepender, e se
converter, pedir perdão, se batizar nas aguas de corpo inteiro e depois dos
doze anos, nunca quando criança; pois as crianças, os bebês são puros, sem
pecado. E Paulo passou por todas estas etapas, depois que “Jesus” mandou que
ele, Paulo que se chamava Saulo para a obra. E Paulo continuou fazendo a obra,
e sua próxima carta foi para os efésios. Obrigado a todos vocês que continuam
me prestigiando em meu blog, espero contar com vocês assim que puderem. Espero
que estes temas estejam lhes ajudando a encontrar o verdadeiro caminho, do
amor, da paz, da justiça, da caridade, misericórdia, bondade e do perdão. Este
tema esta sendo escrito por José Carlos Ribeiro, membro da PiB, de MS. Não sou
teólogo, mas sim um conhecedor e pesquisador da Bíblia Sagrada.
Campo Grande 04 de novembro de 2012
Comentários
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Olá meus nobres leitores (as ) muito obrigado pela confiança e pelos mais de 44 mil acessos. Isto me torna com mais responsabilidades, e me obriga a fazer pesquisa cada vez mais seria, pois não posso baixar a qualidade, o nível da pesquisa. Estou muito feliz com todos vocês, e quero dizer que, meus temas são longos, para que todos venham ter um melhor aprendizado, e melhorem seus conhecimentos, pois nas igreja não terão tantas informações assim. se quiseram que eu desenvolva algum tema relacionado com a palavra de Deus, mandem algum recado que tentarei desenvolver. Fiquem com Deus todos vocês
em nome de Jesus.