Pular para o conteúdo principal

Quem Ama, Perdoa, baseado no Antigo Testamento


Livro. Quem Ama, Perdoa: “baseado no amor e perdão de Jesus Cristo”.  Parte I

                Deus, por amor, cria todas as coisas, e libera os primeiros perdões. Cap.01

 
 O livro quem Ama, Perdoa, tem como principal objetivo, mostrar o verdadeiro amor e o perdão de Deus através de seus escolhidos e ungidos; que foram os Profetas, reis, sacerdotes, juízes e pastores.

             O Amor e o perdão, sempre fez parte da palavra de Deus; e aqui neste livro, pretendo mostrar a todos em resumo, tudo o que aconteceu no Antigo Testamento. Deus, no seu infinito amor, criou todas as coisas: os céus, a terra, as águas, mar, rios, lagos etc. Tudo se inicia no livro de Gênesis, que contém 50 capitulos. Em Gênesis cap. 1 ao 31 começa assim: Gên. Cap. 1 ao 31 em resumo.{...} No princípio criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. E disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus; que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.  E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia 1º.  E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas.  E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi.  E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo.  E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi. E chamou Deus à porção seca. Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom. ...        

               Deus abençoou todas as coisas por Ele criadas, e disse assim: Crescei e multiplicai-vos, e enchei-vos toda a terra, rios e mares. Deus precisava de alguém para tomar conta de tudo que havia feito; foi ai que Deus decidiu criar o homem. Que foi feita sua imagem e semelhança: mas Deus viu que não era bom o homem ficar só; decidiu então criar uma companheira, uma ajudadora como diz sua palavra. O amor de Deus é tão grande que Ele pensou em tudo. A ciência até hoje busca uma explicação para o inicio da vida: com teses absurdas. Os cientistas, não admitem a existência de todas as coisas, feitas por Deus; e as respos-tas, são tão visíveis. Mas mesmo assim ainda continuam se iludindo gastando bilhões de dólares com pesquisas que jamais obterão as respostas desejadas; pois lhes falta humildade para aceitar a verdade.   
Veja como termina o primeiro capitulo vers. 26 ao 31. ... E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.  E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.  E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.  E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento. E a Todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e Assim foi.  E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.} Gênesis 1. 1 ao 31.

Tudo foi criado em seis dias por “Deus”. Por Deus ser Invisível, mas real, muitos não acreditam que Ele existe! Mas Ele é verdadeiro sim: e assim Deus criou o homem e mulher. Está escrita em Gên. 2. 6 ao 24. {...} Um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a face da terra.  E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. E o Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal....

        Deus, disse que não era bom o homem ficar sozinho: foi ai que Ele decidiu criar a mulher: Diz Assim nos vers. 18 ao 24. ...E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.  Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome. E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea.  Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar;  E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.  E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma só carne.

          Deus não revelou a ninguém como só Ele sabe quanto tempo de vida terá cada um de nós. Deus tinha para a humanidade, o melhor da terra; o paraíso. Mas havia já naquela época a ganância, a inveja, a cobiça e a mentira; havia um anjo de luz, que intentou ser maior ou igual a Deus: Lucifer, Satanás. E Deus o expulsou-o do céu, vindo parar na terra, e aqui fez sua morada até os dias de hoje. Os livros de Ezequiel 28. 14 ao 18 & Lucas 10.18, confirmam isto: Eze. 28.14 ao 18. “Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.  Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti.  Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te  lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas.  Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei diante dos reis te pus, para que olhem para ti.  Pela multidão das tuas iniqüidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem.” “Em Lucas. 10. 18. “E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu.”

           Mas Satanás na forma de uma serpente fez Adão e Eva cometerem o segundo pecado; pois o primeiro foi Satanás quem cometeu, quando intentou ser maior que Deus: “cobiçou, invejou, e ambicionou aquilo que é só de Deus” A primeira mentira aconteceu pela astúcia da serpente, demônio, que induziu a Eva e Adão a cometerem o primeiro pecado no Paraiso que era um lugar puro, sem manchas. Adão e Eva, e a serpente foram expulsos do paraíso por causa desta desobediência, e o mundo foi entregue ao diabo.
Adão e Eva tiveram seus primeiros filhos: um se chamou Abel, outro Caim. Infelizmente aconteceu mais uma vez por inveja, ódio e rancor, a primeira morte física cometida por Caim, que matou seu irmão Abel:

            Caim foi amaldiçoado até sua quarta geração. Estou mostrando isto para que todos saibam como tudo aconteceu: onde entra o amor e o perdão de Deus! No arrependimento de tudo aquilo que fazemos de errado. Deus é puro amor, e não aceita nada que não seja também o amor, o perdão, a misericórdia, a bondade, a justiça, a paz, a sinceridade de todos. Tudo que aconteceu com Abel e Caim está no cap. 4.1 ao 26.    Obs. Quem matasse Caim, seria amaldiçoado sete vezes mais.  Mas o amor de Deus não tem fim; no lugar de Abel, nasceu Sete, que foi abençoado por Deus. O perdão sempre vem através do arrependimento. Sexo naquela época, não era esta sem vergonhice que acontece nos dias de hoje com muita naturalidade. Esta passagem está em Gên. 5.1;4. E Tornou Adão a conhecer a sua mulher; e ela deu à luz um filho, e chamou o seu nome Sete; porque, disse ela, Deus me deu outro filho em lugar de Abel; porquanto Caim o matou. E a Sete também nasceu um filho; e chamou o seu nome Enos; então se começou a invocar o nome do Senhor.} No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez.  Homem e mulher os criou; e os abençoou e chamou o seu nome Adão, no dia em que foram criados.  E Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de Sete. E foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos, e gerou filhos e filhas.” (Gên.5;1,4).

              Deus no decorrer do tempo se arrependeu de haver criado o homem, por causa de seus pecados, que se multiplicou por todos os lugares. E Deus decidiu acabar com tudo que “Ele” havia criado com muito amor. A destruição total de Deus só não aconteceu por causa de um justo chamado Noé; através de Noé o mundo foi salvo da destruição total. Por amor a este justo, o mundo não foi destruído: Deus mandou Noé construir uma arca, e colocar nela casais de todas as espécies; mas antes tentou salvar aqueles que se arrependessem. Infelizmente isto não aconteceu, pois ninguém se arrependeu. E entraram na arca juntamente com casais de animais, somente a família de Noé. A arca foi fechada, e Deus mandou o Diluvio, chovendo por quarenta dias e quarenta noites sem parar. Mas Deus se lembrou de Noé e cessou o Diluvio: mas para as águas baixarem totalmente, levaram cento e cinqüenta dias. E Deus fez uma promessa através de Noé, que não acabaria mais com o mundo com água; e deixou como sinal, o arco-iris. Todas as vezes que chove, no céu aparece este sinal com varias cores; foi o sinal deixado por Deus para a humanidade ver.

            Toda a narrativa sobre Noé estão escritas nos capítulos seis ao nove (6-9) no livro de Gênesis {...} E disse o Senhor: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.  Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor.  Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus.  Mas Deus vendo em Noé, o que a humanidade deixara de fazer; mandou Nóé, construir uma arca, e nela colocar um casal de cada ser vivente para dar continuidade a vida na terra, por amor a Noé.  E o Senhor; fez uma  aliança com Noé.  Porque eis que Eu trago um dilúvio de águas sobre a terra, para desfazer toda a carne em que há espírito de vida debaixo dos céus; tudo o que há na terra expirará. Mas contigo estabelecerei a minha aliança; e entrarás na arca, tu e os teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo.  Gên. 6.11 ao 22.  Diz assim em Gên.7. 17 ao 24:  “E durou o dilúvio quarenta dias sobre a terra, e cresceram as águas e levantaram a arca, e ela se elevou sobre a terra.  Tudo o que tinha fôlego de espírito de vida em suas narinas, tudo o que havia em terra seca, morreu. Assim foi destruído todo o ser vivente que havia sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; e foram extintos da terra; e ficou somente Noé, e os que com ele estavam na arca. E prevaleceram as águas sobre a terra cento e cinqüenta dias”

         A chuva parou as águas baixaram, e Deus por amor fez assim em Gên. 8. 1 ao 22 em resumo. {...}  E lembrou-se Deus de Noé, e de todos os seres viventes, e de todo o gado que estavam com ele na arca; e Deus fez passar um vento sobre a terra, e aquietaram-se as águas. Cerraram-se também as fontes do abismo e as janelas dos céus, e a chuva dos céus deteve-se.  E as águas iam-se escoando continuamente de sobre a terra, e ao fim de cento e cinqüenta dias minguaram.              O Amor de Deus prevaleceu sobre o pecado; por amor a Noé, o mundo não foi destruído. Ai está o grande perdão do Senhor, para que nós permanecêssemos aqui na terra. Gên. 9.1 ao 17 {...} E abençoou Deus a Noé e a seus filhos, e disse-lhes: Frutificai e multiplicai-vos e enchei a terra.  Mas vós frutificai e multiplicai-vos; povoai abundantemente a terra, e multiplicai-vos nela. E falou Deus a Noé. E Eu, eis que estabeleço a Minha aliança  Eis que estabeleço a Minha aliança convosco e com a vossa descendên- cia depois de vós.  E com toda a alma vivente que convosco está, de aves, de gado, e de todo o animal da terra convosco; com todos que saíram da arca, até todo o animal da terra. E eu convosco estabeleço a minha aliança, que não será mais destruída toda a carne pelas águas do dilúvio, e que não haverá mais dilúvio, para destruir a terra.  E disse Deus: Este é o sinal da aliança que ponho entre mim e vós, e entre toda a alma vivente, que está convosco, por gerações eternas.        

          Viram como funciona o amor de Deus com o seu povo, que hoje somos nós hoje.  A palavra de Amor de Deus agora em Abraão, o pai da fé, e de muitas nações: Deus escolheu Abrão que depois se tornou Abraão para continuar o caminho traçado por Deus. Ele foi tirado do meio de sua parentela para evitar a união entre parentes: Abraão ouviu e aceitou sem resignar; obedeceu a ordem de Deus. E Deus falou assim em Gênesis 12. 1 ao 20: {...} Ora, o Senhor disse a  Abrão:Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que Eu te mostrarei.  E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.  E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.  

         Deus tinha um propósito para a vida de Abraão, e suas gerações futuras: Abraão tinha como esposa Sara, que no inicio chamava-se Sarai; eles eram de idade avançada, mas para Deus tudo é possível. Foi prometido a eles um filho, que se tornou o filho da promessa: Abraão teve um filho com uma serva de Sara, que se chamou Ismael; mas este não seria o filho da promessa de Deus. E assim foi falado a Abraão em Gên. 15.1 ao 18 em resumo: {...} Depois destas coisas veio a palavra do Senhor a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, Eu Sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão.  Então disse Abrão: Senhor Deus, que me hás de dar, pois ando sem filhos, e o mordomo da minha casa é o damasceno Eliézer?  Disse mais Abrão: Eis que não me tens dado filhos, e eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro.  E eis que veio a palavra do Senhor a ele dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que de tuas entranhas sair, este será o teu herdeiro.  Então o levou fora, e disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência.  E creu ele no Senhor, e imputou-lhe isto por justiça.  Disse-lhe mais: Eu Sou o Senhor, que te tirei de Ur dos caldeus, para dar-te a ti esta terra, para herdá-la. ...       è Deus disse a Abrão que seu povo ficaria escravo por mais de quatrocentos anos como escravos em terras estranhas; mas no tempo certo seriam libertos, e levados para uma terra que manava leite e mel, de tão boa que era esta terra. ... E pondo-se o sol, um profundo sono caiu sobre Abrão; e eis que grande espanto e grande escuridão caiu sobre ele.  Então disse a Abrão: Sabes, de certo, que peregrina será a tua descendência em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos,  Mas também Eu julgarei a nação, à qual ela tem de servir, e depois sairá com grande riqueza.  E tu irás a teus pais em paz; em boa velhice serás sepultado.  E a quarta geração tornará para cá; porque a medida da injustiça dos amorreus não está ainda cheia.  E sucedeu que, posto o sol, houve escuridão, e eis um forno de fumaça, e uma tocha de fogo, que passou por aquelas metades.  Naquele mesmo dia fez o Senhor uma aliança com Abrão, dizendo: À tua descendência tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates;}.

            E Deus confirma a promessa feita a Abraão, que ele teria o filho da promessa, e que seu nome será Isaque; e que faria uma aliança perpétua entre ele e Deus a ele. Os nomes de Abrão e Sarai são mudados para Abraão e Sara: está confirmado em: Gên. 17.1 ao 22  {...} Sendo, pois, Abrão da idade de 99, anos, apareceu o Senhor a Abrão, e disse-lhe: E Eu Sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito.  E porei a minha aliança entre Mim e ti, e te multiplicarei grandíssimamente.  Quanto a Mim, eis a Minha aliança contigo: serás o pai de muitas nações.  E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai de muitas nações te tenho posto; E te farei frutificar grandissímamente e de ti farei nações, e reis sairão de ti; E estabelecerei a Minha aliança entre Mim e ti e a tua descendência depois de ti em suas gerações, por aliança perpétua, para te ser a ti por Deus, e à tua descendência depois de ti.  E te darei a ti e à tua descendência depois de ti, a terra de tuas peregrinações, toda a terra de Canaã em perpétua possessão e ser-lhes-ei o seu Deus. Tu, porém, guardarás a minha aliança, tu, e a tua descendência depois de ti, nas suas gerações. Disse Deus mais a Abraão: A Sarai tua mulher não chamarás mais pelo nome de Sarai, mas Sara será o seu nome.  Porque Eu a hei de abençoar, e te darei dela um filho; e a abençoaçoarei, e será mãe das nações; reis de povos sairão dela. E disse Deus: Na verdade, Sara, tua mulher, te dará um filho, e chamarás o seu nome Isaque, e com ele estabelecerei a Minha aliança, por aliança perpétua para a sua descendência depois dele.

            No cap. 19, Deus antes de destruir as cidades de Sodoma e Gomorra, retira de lá um justo chamado , por amor a Abraão, pois estas cidades se contaminaram com todos os tipos de prostituições. Com Ló saíram também sua família. Deus pediu a eles que não olhassem para trás, mas a mulher de Ló desobedeceu, e foi transformada numa estatua de sal. Está em Gên. 19.1 ao29:  {...} E vieram os dois anjos a Sodoma à tarde, e estava Ló assentado à porta de Sodoma; e vendo-os Ló, levantou-se ao seu encontro e inclinou-se com o rosto à terra;  E disse: Eis agora, meus senhores, entrai, peço-vos, em casa de vosso servo, e passai nela a noite, e lavai os vossos pés; e de madrugada vos levantareis e ireis vosso caminho. ...  
Havia mais pessoas naquela cidade que poderiam ter sido salvas também! Mas preferiram zombar de Ló ao invés de seguí-lo; e pagaram com suas vidas.  ... Então saiu Ló, e falou a seus genros, aos que haviam de tomar as suas filhas, e disse: Levantai-vos, saí deste lugar, porque o Senhor há de destruir a cidade. Foi tido porém por zombador aos olhos de seus genros.  E ao amanhecer os anjos apertaram com Ló, dizendo: Levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas que aqui estão, para que não pereças na injustiça desta cidade.  Ele, porém, demorava-se, e aqueles homens lhe pegaram pela mão, e pela mão de sua mulher e de suas duas filhas, sendo-lhe o Senhor misericordioso, e tiraram-no, e puseram-no fora da cidade.  E aconteceu que, tirando-os fora, disse: Escapa-te por tua vida; não olhes para trás de ti, e não pares em toda esta campina; escapa lá para o monte, para que não pereças.  Apressa-te, escapa-te para ali; porque nada poderei fazer, enquanto não tiveres ali chegado. Por isso se chamou o nome da cidade Zoar.  Então o Senhor fez chover enxofre e fogo, do Senhor desde os céus, sobre Sodoma e Gomorra;  E destruiu aquelas cidades e toda aquela campina, e todos os moradores daque las cidades, e o que nascia da terra. E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estatua de sal. E aconteceu que, destruindo Deus as cidades da campina, lembrou-se Deus de Abraão, e tirou a Ló do meio da destruição, derrubando aquelas cidades em que Ló habitara.}

          Deus por amor libertava e perdoava através de seus escolhidos: o amor de Deus é algo que não pode- mos explicar; pois é diferente; é puro e verdadeiro, não este amor fingido que dizemos ter! Deus fez um pedido a Abraão que ser humano comum, não faria; Deus pediu o filho da promessa em sacrifício: Abraão teria que dar seu filho em sacrifício. Abraão obedeceu; mas no exato instante que Abraão iria sacrificá-lo, Deus enviou um anjo impedindo Abraão de cumprir seu ato. Deus enviou um cordeiro imaculado, puro para o lugar de Isaque: sabe o que significa isto! Deus jamais abandona quem Ele ama; ainda mais se este for um de seus escolhidos e ungidos. Esta passagem está confirmada em Gên. 22. 1 ao 14: {...} Sucedeu, depois destas coisas, que Deus provou a Abraão, dizendo-lhe: Abraão! E este respondeu: Eis-me aqui. 2 Prosseguiu Deus: Toma agora teu filho; o teu único filho, Isaque, a quem amas; vai à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre um dos montes que te hei de mostrar. 3 Levantou-se, pois, Abraão de manhã cedo, albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque, seu filho; e, tendo cortado lenha para o holocausto, partiu para ir ao lugar que Deus lhe dissera. 6 Tomou, pois, Abraão a lenha do holocausto e a pôs sobre Isaque, seu filho; tomou também na mão o fogo e o cutelo, e foram caminhando juntos. 7: Então disse Isaque a Abraão, seu pai: Meu pai! Respondeu Abraão: Eis-me aqui, meu filho! Perguntou-lhe Isaque: Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? 8: Respondeu Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. E os dois iam caminhando juntos. 9: Havendo eles chegado ao lugar que Deus lhe dissera, edificou Abraão ali o altar e pôs a lenha em ordem; o amarrou, a Isaque, seu filho, e o deitou sobre o altar em cima da lenha. E, estendendo a mão, pegou no cutelo para imolar a seu filho. 11: Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde o céu, e disse Abraão, Abraão! Ele respondeu: Eis me aqui. Então disse o anjo: Não estendas a mão sobre o mancebo, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, visto que não me negaste teu filho, o teu único filho.  Nisso levantou Abraão os olhos e olhou, e eis atrás de si um carneiro embaraçado pelos chifres no mato; e foi Abraão, tomou o carneiro e o ofereceu em holocausto em lugar de seu filho. 14 Pelo que chamou Abraão àquele lugar Jeová-Jiré; donde se diz até o dia de hoje: No monte do Senhor se proverá.                                                                                           

             Este é o verdadeiro amor. Puro e verdadeiro, que somente Deus tem para oferecer, e dar a todos nós. Deus não abandona nenhum de seus escolhidos; seja também um dos escolhidos de Deus, e receba-o de braços abertos. O amor de Deus, não se mede em qualidade ou quantidade; Ele é absoluto, Único. Abraão e Sara eram velhos, avançados em idade, e Sara era estéril: mas Deus reverteu sua esterelidade dando-lhe um filho na sua velhice, que foi o filho da promessa, Isaque. Rebeca era esposa de Isaque, e também era estéril, mas Isaque orou a Deus que reverteu sua esterelidade, dando-lhe dois filhos, que se tornaram duas nações; onde o maior serviria o menor. Esaú era o maior, e Jacó o menor: para Deus não importa a idade que você tem. Quando Isaque foi pai destes gêmeos, ele tinha sessenta anos; tudo aconteceu no tempo de Deus, nunca no tempo do homem. Veja como aconteceu em Gênesis 25.21 ao 27: “E Rebeca, sua  mulher concebeu.  E os filhos lutavam dentro dela; então disse:Se assim é, por que sou eu assim?  E foi perguntar ao Senhor.  E o Senhor lhe disse: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor.  E cumprindo-se os seus dias para dar à luz, eis gêmeos no seu ventre.  E saiu o primeiro ruivo e todo como um vestido de pêlo; por isso chamaram o seu nome Esaú.  E depois saiu o Irmão, agarrada sua mão no calcanhar de Esaú; por isso o seu nome Jacó. E era Isaque da idade de Sessenta anos quando os gerou. E cresceram os meninos, e Esaú foi homem de caça, homem do campo; mas Jacó era homem simples, habitando em tendas.”

             Neste capitulo 25, aconteceu algo muito sério, que não devemos repetir: Esaú era o primogênito, nasceu primeiro que Jacó; naquela época, isto significava para Deus muito: a primogenitura. Rebeca e Jacó usaram de artimanhas contra Isaque que já era bastante idoso, e não enxergava quase nada mais; Esaú cansado e desanimado desprezou e menosprezou sua primogenitura, vendendo a Jacó por um prato de Guisado. Isto para Deus não teve perdão: aconteceu uma grande farsa, mentira; mas o fato de Esaú haver menosprezado e desprezado sua promogenitura desagradou a Deus que, passou para Jacó este direito. Ai se confirmou aquilo que Deus disse: o maior servirá o menor. Creio eu que no dia do juízo final esta mentira será cobrada por Deus de Rebeca e Jacó. Pois Deus não ama e não apóia mentiras e mentirosos. Veja em Gênesis 25.28 ao 34.  28 Isaque amava a Esaú, porque comia da sua caça; mas Rebeca amava a Jacó.  Jacó havia feito um guisado, quando Esaú chegou do campo, muito cansado; 30 e disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou muito cansado. Por isso se chamou Edom. Respondeu Jacó: Vende-me primeiro o teu direito de primogenitura. Então replicou Esaú: Eis que estou a ponto e morrer; logo, para que me servirá o direito de primogenitura? Ao que disse Jacó: Jura-me primeiro. Jurou-lhe, pois; e vendeu o seu direito de primogenitura a Jacó.  Jacó deu a Esaú pão e o guisado e lentilhas; ele comeu e bebeu; e, levantando-se seguiu seu caminho.  Assim desprezou Esaú o seu direito de primogenitura....

E Isaque abençoou Jacó no lugar de Esáu: veja em Gên. 28.1 ao 46 em detalhes. A história se repete:  Jacó se casou com Raquel, que também era estéril; não podendo dar filhos. Jacó teve filhos com outras esposas. Mas Deus novamente reverteu esta situação, e Raquel engravidou tendo um filho chamado José. O Amor de Deus, não tem limites; Ele se lembrou de Raquel, abençoando- a com um filho que foi muito amado por Deus. Esta passagem se confirma em “Gên.30. 22 Também lembrou-se Deus de Raquel, ouviu-a e a tornou fecunda. De modo que ela concebeu e deu à luz um filho, e disse: Tirou-me Deus o opróbrio. 24 E chamou-lhe José, dizendo: Acrescente-me o Senhor ainda outro filho.”

            José foi um grande homem de Deus: aqui na Biblia, ele é o protagonista da mais linda história de Amor de Deus a ele, e ele com seu próximo, inimigos e seus irmãos: José era muito amado por Jacó, que teve seu nome mudado para Israel: veja o porquê em Gên. 32. 24ao 29.   24 Jacó, porém, ficou só; e lutava com ele um homem até o romper do dia. 26  Disse o homem: Deixa-me ir, porque já vem rompendo o dia. Jacó, porém, respondeu: Não te deixarei ir, se me não abençoares. Perguntou-lhe, pois: Qual é o teu nome? E ele respondeu: Jacó. Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; porque tens lutado com Deus e com os homens e tens prevalecido. 29 Perguntou-lhe Jacó: Dize-me, peço-te, o teu nome. Respondeu o homem: Por que perguntas pelo meu nome? E ali o abençoou.”

          Quem Ama Perdoa, não pode ficar sem a história de José; sabe por quê? Toda sua história inicia-se no capitulo 37 e vai até o capitulo 50 de Gênesis: são treze capítulos. José tinha a preferência de seu pai, Jacó, Israel. José teve um sonho, e neste sonho, ele seria maior que todos seus irmãos, e  governaria sobre eles.  Isto fez com que partes de seus irmãos o odiasse muito, e provocasse neles grande ira. A história envolve muito amor, muito ódio, inveja, ciúmes e mentiras: mas o principal também aconteceu: que foi o perdão de José. Seus irmãos planejaram sua morte, mas não houve o consentimento de todos seus irmãos: então preferiram mentir a seu pai, Jacó, Israel, dizendo que ele havia sido devorado por uma fera. Eles tiraram as vestes de José, e a sujaram de sangue de animal, e levaram até seu pai, que acreditou na história contada por seus filhos. José foi vendido a mercadores, indo parar no Egito: lá ele foi apresenta- do a Faraó, que ficou sob a guarda de Potifar em sua casa. Neste período aconteceu que a mulher de Pótifar se apaixonou por José, que era um jovem muito bonito e inteligente. Ela tentou seduzir José que não aceitou, saindo correndo da casa para fora, ela vendo que seu plano não dera certo, mentiu a seu marido e ao povo que viu José sair sem roupas. Ele ficou preso por um bom tempo. Mas José era um propósito de Deus no Egito, e na vida de Faraó: na prisão José revelou o sonho de um copeiro e de um padeiro que estavam presos também. Um seria morto, enforcado, e o outro solto voltando para sua atividade. Faraó teve dois sonhos que se tornou um pesadelo. Ninguém em todo o Egito conseguiu interpretar os sonhos de Faraó: mas alguém se lembrou de José, e de seus feitos na prisão. José foi levado até Faraó que lhe contou seus sonhos, e José através do poder de Deus, dado a ele, revelou a Faraó o significado dos seus sonhos. Nestes sonhos apareceram sete vacas gordas, e sete vacas magras, e sete espigas graúdas, e Sete espigas miúdas, secas, queimadas. Até aqui Gênesis caps. 37 ao 41. José revelou a Faraó, seu sonho, o que eles significavam: Em toda terra haveria sete anos de fartura, e sete anos de seca em toda a terra daquela época. Passando os sete anos de fartura, todos teriam que descer ao Egito em busca de alimentos. José foi escolhido por Faraó para governar o Egito: acima de José, apenas Deus, e Faraó. Aconteceu que, todos tiveram que vir ao Egito comprar ou trocar por mercadorias, terras, ou que tivessem de valor; seus irmãos tiveram que descer também ao Egito em busca de alimentos.                      
          Isto já no cap. 42.6,8-13 ao 25. José reconheceu seus irmãos que não o reconheceram: José se emocionou e chorou muito às escondidas. Neste choro, não ouve ódio, rancor, magoas ou ressentimos em José; mas os fez passarem por uma prova de consciência os fazendo citarem os nomes de seus irmãos, e mencionarem o acontecido com José, que novamente o fez passar por outra prova. Um deles ficou preso a mando de José até que eles lhes trouxessem seu irmão mais novo até ele. Mas José teve outra atitude muito bonita; ele mandou devolver todo o dinheiro que eles haviam trazido para comprar alimentos. Não ouve vingança da parte de José; foi apenas uma maneira de José rever seu irmão caçula. No cap. 43. 16 ao 31: seus irmãos retornam com seu irmão caçula. Ao rever seu irmão caçula, José não se conteve, chorou muito de tanta emoção e felicidade. José mandou sair todos que estavam com ele, ficando apenas seus irmãos: José se revelou quem era ele a seus irmãos, que ficaram supresos e amedrontados. Pois não sabiam qual seria a reação de José: tudo isto esta no cap. 45. 1ao 27.         
A atitude de José foi muito digna, e muito bonita; para um ser humano comum, não seria possível. Mas José era propósito de Deus; por isto que ele teve tamanha grandeza. Seu amor falou mais alto, mais forte; ele ministrou o perdão: perdoou seus irmãos, e mandou buscar toda sua família para vir morar no Egito, juntamente com seu pai Jacó, Israel, que teve a benção de Deus. Faraó permitiu a vinda da família de José, e o colocaram no melhor da terra todos eles. E Jacó abençoou a Faraó, que perguntou sua idade: e Jacó respondeu. Cento e trinta anos: Cap. 47. Aqui no livro de Gênesis, uma história se repete: o maior, novamente serviria o menor. Esaú e Jacó: e Jacó, como Israel, abençoou os filhos de José. Efraim e Manassés que era o primogênito de José: em Efraim seria uma grande nação; e Manassés foi o mal.

           Jacó faleceu no Egito com mais de cento e quarenta anos, seu corpo foi levado para Canaã. Seus irmãos se lembraram do que fizeram a José, e temeram pela vida deles achando que José se vingaria deles. José mostrou a eles que o mal não se paga com o mal, e devolveu-lhes tudo que eles fizeram, com muito amor e perdão. É por isto que a história de José é de fundamental importância neste tema, Quem Ama, Perdoa.  Toda esta historia está confirmada nos capítulos 37 ao 50 de Gênesis: é um relato fiel de tudo que aconteceu com José, e não está na Biblia sem motivos. Deus mostrou a todos nós que é possível Amar e perdoar sempre sim. Para que você saiba com mais detalhes, leiam todo o livro de Gênesis capítulos 1 ao 50: a historia de José é para mim, uma das mais lindas historias que envolve ódio, rancor, magoas, ressentimentos, mentiras; mas que termina com uma grande lição de José, que liberou o amor e o perdão a aqueles que fizeram tudo de ruim com eles. A histotria de José é uma das mais lindas e emocionantes da Biblia, por ela envolver o bem contra o mal. José foi o bem, e foi muito abençoado e amado por Deus; e veio mostrar que é possível amar e perdoar sim. Pois assim foi sua historia de vida: finda aqui o livro de Gênesis em resumo.  Enquanto José viveu, sua família foi muito bem cuidada e amada por ele. Faraó prosperou muito enquanto José viveu: o Egito ficou muito rico, pois todos dependiam da fartura existente no Egito. E o amor e o perdão prevaleceu em todo livro de Gênesis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bíblia Sagrada comentada por livros por José Carlos Ribeiro Comentário nos livros de Joel, Amós, Obadias, Jonas & Miquéias: livros 29, 30,31,32,33 e 34

 Bíblia Sagrada comentada por livros por José Carlos Ribeiro    Comentário nos livros de Joel, Amós, Obadias, Jonas & Miquéias: livros 29, 30,31,32,33 e 34           O nome Joel significa, literalmente, “ Jeová é Deus”. Este é um nome muito comum em Israel, e Joel, o profeta, é especificado como o filho de Petuel. Nada é conhecido a respeito dele ou da circunstância de sua vida. Provavelmente que ele tenha vivido em Judá e profetizado em Jerusalém. Não há como datar o livro com absoluta certeza, e os estudiosos variam em suas opiniões. Há referências tanto em Amós como em Isaías, que também estão em Joel (comparar Amós 1.2 com Joel. 3.16 e Isa. 13.6 com Jl 1.15) É opinião de muitos conservadores que Amós e Isaias tenham tomado emprestado de Joel, fazendo-o um dos mais antigos dos profetas menores. Além do mais, a adoração a Deus, a qual o sumo sacerdote Joiada restaurou durante o reinado de Joás (2.Rs 11; 2Crôn....

Discernimento, entendimento e Sabedoria: O que é discernimento segundo a Bíblia. Parte I Também em Inglês Grego e Alemão

Discernimento, entendimento e Sabedoria: O que é discernimento segundo a Bíblia. Parte I                   Conhecendo  melhor a Bíblia, e a palavra de Deus.            Nobres leitores irei mostrar a todos vocês um pouco mais sobre o que é discernimento segundo a palavra de Deus.  O discernimento é essencial no processo de tomar decisões sábias.   A Bíblia diz em Tiago 1: “ 5  E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. 6  Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. 7  Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. 8  O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos. 9  Mas glorie-se o irmão abatido na sua exaltação, 10  ...
                              A Bíblia Sagrada:     (Comentada por livros, no Antigo Testamento) Cap. 01: Comentário inicial nos livros de Gênesis:      Nobre leitor (a) vamos conhecer um pouco mais sobre este livro Sagrado chamado Bíblia. No princípio, Deus criou todas as coisas: Deus criou os céus, a terra, as águas, rios, mares e oceanos.  Mas Deus viu que a terra era sem forma e vazia; era um abismo escuro, vazio, sem vida:            Deus, disse assim. Haja luz, houve luz : Deus viu que era boa a luz, e decidiu fazer a separação entre luz e trevas. Criou assim o dia. A luz passou a ser chamada de dia, as trevas, noite: assim também foram criados os rios e mares. Deus pensou também nisto, e fez a separação e a expansão das águas, colocando junto à porção seca, chamada terra. Deus viu que tudo que havia criado,...