Pular para o conteúdo principal

O que devo fazer para receber o melhor do Senhor em minha vida parte IV


O que devo fazer para receber o melhor do Senhor em minha vida parte IV

 
Obediencia: ainda continua sendo a melhor solução. De nada vai adiantar você querer o melhor de Deus se você não fizer sua parte. Seguir a Jesus, e não mudar os hábitos cotidianos, o melhor do Senhor jamais será alcançado e dado a você que prefere viver na comodidade do mundo  moderno.

            Seguir a Deus através do Filho Jesus tem um preço a ser pago, e este preço, não envolve dinheiro, além da obediência, não pode faltar a honestidade, lealdade, sinceridade, justiça, amor a Deus e ao próximo, liberar perdão até mesmo ao seu pior inimigo. 

Para se ter o melhor do Senhor, você não deve usar de mentira, de inveja, de cobiça, de ganancia, de barganhas ou trocas como faz nossos políticos que criam leis absurdas que vai contra tudo aquilo que Deus condena, e eles acham que sabem tudo, e podem tudo. Não podem nada. Pois a salvação será individual, e irá depender daquilo que você fizer de bom; do seu arrependimento, da conversão, do nascer de novo, e ser uma nova criatura depois do verdadeiro Batismo, não aquele que nossos pais fizeram conosco quando éramos recém-nascidos.

O rei Davi, teve o melhor de Deus, por causa da sua obediência e temor, ele vencia todas as batalhas porque conversava em oração com Deus, e era atendido, mas ele conheceu o peso da mão de Deus quando ele pecou, só não perdeu a vida, porque foi perdoado pelo Senhor. O rei Davi foi o homem segundo o coração de Deus, e através de Davi, foi mantida uma lâmpada acesa até chegar a hora de o Salvador vir ao mundo como filho do homem, mas sendo o filho único de Deus. Nós somos considerados filhos adotivos, por causa deste grande amor de seu filho, fomos recebidos pelo  “Pai, Deus” para sermos adotados para toda a eternidade.

Murmuração: infelizmente o ser humano perde as bênçãos dadas por Deus, por causa desta palavra chamada murmuração. Quando algo não dá certo, nós fazemos isto: colocamos a culpa em Deus e nunca em nós mesmos. No passado, nossos antecessores deixaram de receber bênçãos por murmurarem o tempo todo. Eles nunca estavam contentes com aquilo que Deus, lhes dava: Moisés por causa deste povo rebelde, teimoso e murmurador, ele, por não abandonar seu povo, e enfrentar a Deus, não entrou e não herdou a terra prometida; e todos aqueles que tinham acima de vinte anos pereceram no deserto, pagando com suas vidas. Hoje não é diferente do passado. É ainda pior: pois no passado, não havia as facilidades que há hoje em dia. O ser humano ficou vulnerável, e nas mãos do maior inimigo de Deus, o diabo, que está na maior alegria por estar conseguindo levar para o inferno, não apenas milhares, mas milhões de seres humanos, por causa da desobediência, rebeldia, teimosia, da hipocrisia, da mentira, da inveja, da ganancia, da cobiça, do tudo pode, e do tudo é possível.        

          O apóstolo João escreveu o seguinte:  "Ora, a mensagem que, da parte dele, temos ouvido e vos anunciamos é esta:  que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma.  Se dissermos que mantemos comunhão com Ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade.  Se, porém, andarmos na luz, como Ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado" (1 João 1:5-7).  O homem não pode caminhar na escuridão, isto é, viver no pecado, e ter comunhão com Deus. A pessoa que nunca pecou está caminhando na luz, como estavam Adão e Eva antes de seu pecado no Jardim. O problema com a humanidade é que, com exceção de Jesus, todas as pessoas responsáveis têm pecado! 

Todos pecaram: somos todos pecadores. Eis aqui um dos grandes motivos de você não receber o melhor de Deus. O pecado. Mas como assim: nós seres humanos não admitimos que somos pecadores, pelo simples fato, motivo, de hoje estar sendo tudo liberado, tudo permitido até mesmo por nossos fazedores de leis, que são nossos políticos especialistas em leis, em código civil, penal; e se esquecem de que Deus é o Criador de todas as coisas, e suas leis, e mandamentos, não são penosos, e difíceis de se cumprir, e são apenas dez mandamentos. Desde a fundação do mundo, e dá criação da humanidade, Deus vem através de seus profetas, exortar o povo a obediência. Veja o que diz em Deuteronômio. Deut. 4. {...} 1  Agora, pois, ó Israel, ouve os estatutos e os juízos que eu vos ensino, para os cumprirdes; para que vivais, e entreis, e possuais a terra que o Senhor Deus de vossos pais vos dá. 2  Não acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do Senhor vosso Deus, que Eu vos mando. 5  Vedes aqui vos tenho ensinado estatutos e juízos, como me mandou o Senhor meu Deus; para que assim façais no meio da terra a qual ides a herdar. 6  Guardai-os pois, e cumpri-os, porque isso será a vossa sabedoria e o vosso entendimento perante os olhos dos povos, que ouvirão todos estes estatutos, e dirão: Este grande povo é nação sábia e entendida. ...10  O dia em que estiveste perante o Senhor teu Deus em Horebe, quando o Senhor me disse: Ajunta-me este povo, e os farei ouvir as Minhas palavras, e aprendê-las-ão, para me temerem todos os dias que na terra viverem, e as ensinarão a seus filhos; ... 15  Guardai, pois, com diligência as vossas almas, pois nenhuma figura vistes no dia em que o Senhor, em Horebe, falou convosco do meio do fogo; 16  Para que não vos corrompais, e vos façais alguma imagem esculpida na forma de qualquer figura, semelhança de homem ou mulher; 17  Figura de algum animal que haja na terra; figura de alguma ave alada que voa pelos céus; 18  Figura de algum animal que se arrasta sobre a terra; figura de algum peixe que esteja nas águas debaixo da terra; 19  Que não levantes os teus olhos aos céus e vejas o sol, e a lua, e as estrelas, todo o exército dos céus; e sejas impelido a que te inclines perante eles, e sirvas àqueles que o Senhor teu Deus repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus. ...23  Guardai-vos e não vos esqueçais da aliança do Senhor vosso Deus, que tem feito convosco, e não façais para vós escultura alguma, imagem de alguma coisa que o Senhor vosso Deus vos proibiu. 24  Porque o Senhor teu Deus é um fogo que consome, um Deus zeloso. 25  Quando, pois, gerardes filhos, e filhos de filhos, e vos envelhecerdes na terra, e vos corromperdes, e fizerdes alguma escultura, semelhança de alguma coisa, e fizerdes o que é mau aos olhos do Senhor teu Deus, para o provocar à ira;}

            Veja o que disse Deus em Êxodo. 20. 1  Então falou Deus todas estas palavras, dizendo: 2  Eu Sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. 3  Não terás outros deuses diante de Mim.4  Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. 5  Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque Eu, o Senhor teu Deus, Sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.7  Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.12  Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá. 13  Não matarás. 14  Não adulterarás. 15  Não furtarás. 16  Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.17  Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.”

Paulo concluiu em sua carta aos Rom. "pois todos pecaram e carecem da glória de Deus" (3:23). 

Veja o que diz em Romanos: Rom.5 {...} 6  Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. 7  Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer. 8  Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. 9  Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por Ele salvos da ira. 10  Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida. 11  E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação. 12  Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram. 13  Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado, não havendo lei. 15  Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa. Porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos.16  E não foi assim o dom como a ofensa, por um só que pecou. Porque o juízo veio de uma só ofensa, na verdade, para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação. 17  Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo. 18  Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida. 19  Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos. 20  Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça; 21  Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor.}

            Veja a importância do batismo em Cristo. Veja o que diz em Rom. 6. “1  Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde?2  De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele? 3  Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? 4  De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. 5  Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição; 6  Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.7  Porque aquele que está morto está justificado do pecado. 8  Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com Ele viveremos; 9  Sabendo que, tendo sido Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte não mais tem domínio sobre Ele. 10  Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus. 11  Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor.”
Veja um pouco mais o que Jesus diz sobre o pecado, que nos condena a morte, e nos afastado melhor de Deus através do Filho “Jesus Cristo” Diz assim em Rom.8. “1  Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. 2  Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte. 3  Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne; 4  Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. 5  Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. 6  Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.7  Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. 8  Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. 9  Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. 10  E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça. 11  E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.
12  De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne. 13  Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.14  Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. 15  Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. 16  O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. 17  E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com Ele sejamos glorificados.”

            Nobres leitores (as) Deus nos ama de tal maneira que nos deu o Seu Único Filho para morrer por nossos pecados, nos livrar da servidão e escravidão e da morte, para nos dar o direito a vida eterna ao lado do “Pai, Deus”. E mais: fomos reconciliados, e adotados como filhos, por causa do grande amor de “Jesus Cristo ao Pai”, e a nós. Este amor durará para sempre, pois assim é “Deus”, amoroso e perdoador. É por causa deste infinito amor que, o pecado é algo que deve ser abandonado por todos, pois nos afasta de todas as bênçãos vindas do Senhor através do Filho Jesus.

O pecado é tudo aquilo que não agrada e não vem de Deus, tipo: prostituição que para Deus, não significa apenas sexo. A idolatria, a adoração a qualquer tipo de imagens de escultura, de gesso, de
barro, de metal ou de madeira etc. A inveja, a cobiça, a ganancia, a mentira, a luxúria, a gula, o orgulho, a arrogância, a hipocrisia, e a falsidade, a murmuração, a incredulidade, tudo isto nos afasta das bênçãos do Salvador “Jesus Cristo”.

            Veja o que Jesus disse em Rom. 11.26  E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, E desviará de Jacó as impiedades. 27  E esta será a minha aliança com eles, Quando eu tirar os seus pecados. 28  Assim que, quanto ao evangelho, são inimigos por causa de vós; mas, quanto à eleição, amados por causa dos pais. 29  Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento. 30  Porque assim como vós também antigamente fostes desobedientes a Deus, mas agora alcançastes misericórdia pela desobediência deles, 31  Assim também estes agora foram desobedientes, para também alcançarem misericórdia pela misericórdia a vós demonstrada. 32  Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia.”

Humildade: quer merecer o melhor do Senhor, seja humilde, fiel, amoroso e perdoador, e faça assim: veja o que diz em Rom.12. “9  O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.10  Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.11  Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor; 12  Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração; 13  Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade; 14  Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis. 15  Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram; 16  Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos; 17  A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens.18  Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.19  Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor. 20  Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. 21  Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.”

            Veja o quanto o amor é de fundamental importância para se receber o melhor do Senhor. Jesus falou através das cartas de Paulo, e disse assim em Rom.13.O amor ao próximo, a vigilância, a pureza  “8  A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. 9  Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. 10  O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.11  E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. 12  A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz. 13  Andemos honestamente, como de dia; não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja.14  Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.”

Viram como não é difícil agradar a Deus através do Filho Jesus Cristo. O mandamento principal ainda é o amor: pois é impossível receber o melhor do Senhor, se você, nós, não darmos também. Não é pedir e querer receber! Jesus veio até nós por amor, e por amor, “Ele” deu sua vida terrena, e depois do terceiro dia ressuscitar, e vencer a morte que pertence ao diabo, para nos dar a vida eterna.

            Experimente liberar o amor, o perdão ao seu próximo ou até mesmo seu pior inimigo. Não permita que enfermidades venham sobre vocês. Sim; pois quem odeia seu próximo, e não consegue perdoar, e guarda magoa, e ressentimentos, como quer que Jesus de a eles bênçãos. Como receber bênçãos, se você não abençoa, e não libera perdão, e quer que o Senhor lhe de o melhor!

Jesus jamais vai mandar você se vingar de alguém. Veja o que eu lhes mostrei aqui: não pagueis o mal com mal. É  sempre o contrario: o mal deve ser pago sempre com o bem; pois foi assim “Jesus” enquanto esteve neste mundo como filho do homem, mas sendo o Filho Único de Deus.

Jesus foi tão fiel e amoroso, que antes de morrer naquela Cruz de morte, “Ele disse assim, Pai” perdoa-lhes, eles não sabem o que fazem.       Lucas. 23. “34  E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes.”

Quero terminar esta parte IV pedindo a todos vocês que, ainda insistem em não liberar o perdão, que procurem fazê-lo o mais rápido possível; pois quem está perdendo, não é Jesus: é aqueles que estão odiando o seu próximo e até mesmo seu inimigo. Porque insistimos em sermos diferentes

         Jesus obedeceu a vontade do Pai perfeitamente Hebreus 4:14  Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão.15  Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.16  Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.”

Nobres leitores (as), para que este tema não fique muito longo, quero agradecer a todos por estarem me prestigiando aqui neste blog, e dizer assim: obrigado Senhor pelas abençoadas que o Senhor tem me mostrado, e que irá fazer a diferença na vida daqueles que optarem pelo amor, pela paz, e pelo perdão.

Este tema está sendo escrito e pesquisado por José Carlos Ribeiro, membro da PiB, de MS.

Campo Grande, MS 28 de agosto de 2013. 22:08 hs.

Espero vocês na parte V deste tema. Muito obrigado a todos, e principalmente a Deus.


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bíblia Sagrada comentada por livros por José Carlos Ribeiro Comentário nos livros de Joel, Amós, Obadias, Jonas & Miquéias: livros 29, 30,31,32,33 e 34

 Bíblia Sagrada comentada por livros por José Carlos Ribeiro    Comentário nos livros de Joel, Amós, Obadias, Jonas & Miquéias: livros 29, 30,31,32,33 e 34           O nome Joel significa, literalmente, “ Jeová é Deus”. Este é um nome muito comum em Israel, e Joel, o profeta, é especificado como o filho de Petuel. Nada é conhecido a respeito dele ou da circunstância de sua vida. Provavelmente que ele tenha vivido em Judá e profetizado em Jerusalém. Não há como datar o livro com absoluta certeza, e os estudiosos variam em suas opiniões. Há referências tanto em Amós como em Isaías, que também estão em Joel (comparar Amós 1.2 com Joel. 3.16 e Isa. 13.6 com Jl 1.15) É opinião de muitos conservadores que Amós e Isaias tenham tomado emprestado de Joel, fazendo-o um dos mais antigos dos profetas menores. Além do mais, a adoração a Deus, a qual o sumo sacerdote Joiada restaurou durante o reinado de Joás (2.Rs 11; 2Crôn. 23.16), é suposta por Joel. Portanto muitos sustentam que

How to receive and deserve God's blessings in your life. Part V III. Purity and perseverance: it is part of God's blessings: also in Greek English and German

Como receber e merecer as bênçãos de Deus em sua vida. Parte V III. A                                              Pureza e perseverança: faz parte das bênçãos de Deus:                                                                                   Nobres leitores o tema continua mostrando um pouco mais sobre pureza e perseverança, pois é algo muito difícil nos dias de hoje. Ser puro incomoda, e perseverar em honestidade, lealdade, justiça, temor e obediência também incomodam. No mundo globalizado de hoje é quase impossível encontrar alguém puro, integro, honesto etc. ser puro não te dará benefícios financeiros, morais e religiosos. Vejam o exemplo do que esta acontecendo em nosso País onde ser corrupto, ladrão, bandido, canalha, pilantra, trás milhões de dólares nas contas destas pessoas. Ser puro neste País tem sentido contrario, pois aqui no Brasil, eles se purificaram e perseveram em corrupções roubando todo um País. A pureza de nossos políticos é tão evidente que, não consegui

Discernimento, entendimento e Sabedoria: O que é discernimento segundo a Bíblia. Parte I Também em Inglês Grego e Alemão

Discernimento, entendimento e Sabedoria: O que é discernimento segundo a Bíblia. Parte I                   Conhecendo  melhor a Bíblia, e a palavra de Deus.            Nobres leitores irei mostrar a todos vocês um pouco mais sobre o que é discernimento segundo a palavra de Deus.  O discernimento é essencial no processo de tomar decisões sábias.   A Bíblia diz em Tiago 1: “ 5  E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. 6  Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. 7  Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. 8  O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos. 9  Mas glorie-se o irmão abatido na sua exaltação, 10  E o rico em seu abatimento; porque ele passará como a flor da erva. 11  Porque sai o sol com ardor, e a erva seca, e a sua flor cai, e a formos