Pular para o conteúdo principal

Palavras de força no sentido de estimulo, de confiança e de apoio na Bíblia parte III



Palavras de força no sentido de estimulo, de confiança e de apoio na Bíblia parte III
             Nobres leitores (as) o tema sobre as palavras de força de Estimulo, e de confiança está sendo gratificante, pois o que Deus mais deseja é fazer com que todos nós tenhamos o melhor dEle enquanto estivermos aqui neste mundo, que governado pelo diabo. E o que Ele nos pede!
Veja o que diz em Isaias 26. {...} 4  Confiai no Senhor perpetuamente; porque o Senhor Deus é uma rocha eterna. 5  Porque ele abate os que habitam no alto, na cidade elevada; humilha-a, humilha-a até ao chão, e derruba-a até ao pó. 11  Senhor, a tua mão está exaltada, mas nem por isso a vêem; vê-la-ão, porém, e confundir-se-ão por causa do zelo que tens do teu povo; e o fogo consumirá os teus adversários. 12  Senhor, tu nos darás a paz, porque tu és o que fizeste em nós todas as nossas obras.
13  Ó Senhor Deus nosso, já outros senhores têm tido domínio sobre nós; porém, por ti só, nos lembramos de teu nome. 14  Morrendo eles, não tornarão a viver; falecendo, não ressuscitarão; por isso os visitaste e destruíste, e apagaste toda a sua memória. 15  Tu, Senhor, aumentaste a esta nação, tu aumentaste a esta nação, fizeste-te glorioso; alargaste todos os confins da terra. 16  Ó Senhor, na angústia te buscaram; vindo sobre eles a tua correção, derramaram a sua oração secreta.}
            Veja o que diz em Isa. 33. “5  O Senhor está exaltado, pois habita nas alturas; encheu a Sião de juízo e justiça. 6  E haverá estabilidade nos teus tempos, abundância de salvação, sabedoria e conhecimento; e o temor do Senhor será o seu tesouro.”
Nobres leitores (as) lá num passado muito distante, “Jesus” ainda não estava entre nós como filho do homem, mas sendo o Filho único de Deus. Pois fomos adotados por Deus, por amor ao Filho “Jesus” que só veio ao mundo, muitos seculos depois que o profeta Isaias o anunciou em seu livro. Aqui no cap. 38 de Isaias era o tempo do rei Ezequias, ele havia adoecido, e sua enfermidade seria de morte: o rei confiava muito em Deus, e ele orou fervorosamente a Deus, e sua oração foi atendida, e Deus mandou o profeta Isaias dizer a ele que sua oração foi ouvida, e que Deus acrescentaria mais quinze anos em sua vida, e que daquela enfermidade, ele não mais morreria. Veja o que disse Deus em Isa.38.1  Naquelsdias Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal; e veio a ele o profeta Isaías, filho de Amós, e lhe disse: Assim diz o Senhor: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás. 2  Então virou Ezequias o seu rosto para a parede, e orou ao Senhor. 3  E disse: Ah! Senhor, peço-te, lembra-te agora, de que andei diante de ti em verdade, e com coração perfeito, e fiz o que era reto aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo. 4  Então veio a palavra do Senhor a Isaías, dizendo: 5  Vai, e dize a Ezequias: Assim diz o Senhor, o Deus de Davi teu pai: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas; eis que acrescentarei aos teus dias quinze anos. 6  E livrar-te-ei das mãos do rei da Assíria, a ti, e a esta cidade, e defenderei esta cidade. 7  E isto te será da parte do Senhor como sinal de que o Senhor cumprirá esta palavra que falou. 8  Eis que farei retroceder dez graus a sombra lançada pelo sol declinante no relógio de Acaz. Assim retrocedeu o sol os dez graus que já tinha declinado. 9  O escrito de Ezequias, rei de Judá, de quando adoeceu e sarou de sua enfermidade:
Vejao que diz Deus em Isa 40, em resumo. Somente quem ama verdadeiramente pode fazer assim:
Este amor verdadeiro foi confirmado pelo Filho Jesus, muitos séculos depois, e tudo está confirmado no Novo Testamento. Veja o que disse Deus em Isa.40. 26  Levantai ao alto os vossos olhos, e vede quem criou estas coisas; foi aquele que faz sair o exército delas segundo o seu número; ele as chama a todas pelos seus nomes; por causa da grandeza das suas forças, e porquanto é forte em poder, nenhuma delas faltará. 27  Por que dizes, ó Jacó, e tu falas, ó Israel: O meu caminho está encoberto ao Senhor, e o meu juízo passa despercebido ao meu Deus? 28  Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento.29  Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. 30  Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão; 31  Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.
            Nobres leitores (as), nós hoje somos o povo de Jacó,somos as gerações abençoadas por Deus, por causa do grande amor do Filho “Jesus Cristo”. Veja o que diz a palavra de Deus em Isa.41. “8  Porém tu, ó Israel, servo meu, tu Jacó, a quem elegi descendência de Abraão, meu amigo; 9  Tu a quem tomei desde os fins da terra, e te chamei dentre os seus mais excelentes, e te disse: Tu és o meu servo, a ti escolhi e nunca te rejeitei. 10  Não temas, porque Eu Sou contigo; não te assombres, porque Eu Sou teu Deus; Eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da Minha justiça. 11  Eis que, envergonhados e confundidos serão todos os que se indignaram contra ti; tornar-se-ão em nada, e os que contenderem contigo, perecerão. 12  Buscá-los-ás, porém não os acharás; os que pelejarem contigo, tornar-se-ão em nada, e como coisa que não é nada, os que guerrearem contigo. 13  Porque Eu, o Senhor teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, Eu te ajudo.”
            A palavra de estimulo, de força, de confiança e amor é esta veja: Isa.43.10  Vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor, e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que Eu Sou o mesmo, e que antes de Mim deus nenhum se formou, e depois de Mim nenhum haverá. 11  Eu, Eu Sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador. 12  Eu anunciei, e Eu salvei, e Eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor; Eu Sou Deus. 13  Ainda antes que houvesse dia, Eu Sou; e ninguém há que possa fazer escapar das Minhas mãos; agindo Eu, quem o impedirá? 15  Eu Sou o Senhor, vosso Santo, o Criador de Israel, vosso Rei. 24  Não me compraste por dinheiro cana aromática, nem com a gordura dos teus sacrifícios me satisfizeste, mas me deste trabalho com os teus pecados, e me cansaste com as tuas iniqüidades. 25  Eu, Eu mesmo, Sou o que apago as tuas transgressões por amor de Mim, e dos teus pecados não me lembro.26  Faze-me lembrar; entremos juntos em juízo; conta tu as tuas razões, para que te possas justificar.”
Veja a palavra de amor e de confiança também para você nos dias de hoje. Isa.45. {...} 4  Por amor de meu servo Jacó, e de Israel, meu eleito, Eu te chamei pelo teu nome, pus o teu sobrenome, ainda que não me conhecesses.5  Eu Sou o Senhor, e não há outro; fora de mim não há Deus; Eu te cingirei, ainda que tu não me conheças; 6  Para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora de mim não há outro; Eu Sou o Senhor, e não há outro. 7  Eu formo a luz, e crio as trevas; Eu faço a paz, e crio o mal; Eu, o Senhor, faço todas estas coisas. 8  Destilai, ó céus, dessas alturas, e as nuvens chovam justiça; abra-se a terra, e produza a salvação, e ao mesmo tempo frutifique a justiça; Eu, o Senhor, as criei. 18  Porque assim diz o Senhor que tem criado os céus, o Deus que formou a terra, e a fez; ele a confirmou, não a criou vazia, mas a formou para que fosse habitada: Eu Sou o Senhor e não há outro. 19  Não falei em segredo, nem em lugar algum escuro da terra; não disse à descendência de Jacó: Buscai-me em vão; Eu Sou o Senhor, que falo a justiça, e anuncio coisas retas. 22  Olhai para Mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque Eu Sou Deus, e não há outro. 23  Por mim mesmo tenho jurado, já saiu da Minha boca a palavra de justiça, e não tornará atrás; que diante de Mim se dobrará todo o joelho, e por Mim jurará toda a língua. 24  De mim se dirá: Deveras no Senhor há justiça e força; até Ele virão, mas serão envergonhados todos os que se indignarem contra Ele.
25  Mas no Senhor será justificada, e se gloriará toda a descendência de Israel.}  “Quem entre vocês teme o Senhor e obedece à palavra de seu servo? Que aquele que anda no escuro, que não tem luz alguma, confie no nome do Senhor e se apóie em seu Deus”. Isaías 50.10) “Portanto, volte para o seu Deus, e pratique a lealdade e a justiça; confie sempre no seu Deus”. (Oséias 12.6)
Encorajamento na Bíblia: Deus jamais deixou de nos amar, e sempre procurou encorajar a todos. Isto desde  a fundação do mundo. Veja o que Ele disse e fez nos tempos de Moisés, quando o povo de Deus eram cativos no Egito, e foram libertos por Moisés. Deuteronômio 31: “6  Esforçai-vos, e animai-vos; não temais, nem vos espanteis diante deles; porque o Senhor teu Deus é o que vai contigo; não te deixará nem te desamparará.7  E chamou Moisés a Josué, e lhe disse aos olhos de todo o Israel: Esforça-te e anima-te; porque com este povo entrarás na terra que o Senhor jurou a teus pais lhes dar; e tu os farás herdá-la. 8  O Senhor, pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te espantes.”
            Moisés não pode herdar e nem entrar na terra prometida por Deus, mas Josué ouviu isto de Deus. Veja o que diz em Josué. Js.1. “2  Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que Eu dou aos filhos de Israel. 3  Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como Eu disse a Moisés. 4  Desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo.  5  Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei. 6  Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. 7  Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.8  Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. 9  Não to mandei Eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.”  Obs. O livro da lei chama-se Bíblia Sagrada.
Nobres leitores (as) a Bíblia Sagrada é um livro completo. Tudo “aquilo” que você busca de bom, você vai encontrar, desde que você seja obediente, temente, e fiel a Deus, tudo de bom em sua vida irá acontecer. As lutas, as tribulações e tentações, você conseguirá superar todas sendo fiel a Deus.                                                 
              Mas se você tiver no pecado, tipo: prostituição que abrange todos os tipos de pecados, idolatria, a tudo, falsidade, mentiras, inveja, cobiça, ódio, rancores, luxúria, ganância, gula  etc. 
Aprenda a esperar, descansar e confiar apenas no Senhor “Deus, que hoje é no nome de  Jesus Cristo”
Veja o que escreveu e disse o rei Davi a Deus em Salmos. 8. “1  Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o Teu nome em toda a terra, pois puseste a tua glória sobre os céus!2  Tu ordenaste força da boca das crianças e dos que mamam, por causa dos teus inimigos, para fazer calar ao inimigo e ao vingador. 3  Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste;4  Que é o homem mortal para que te lembres dele? E  o filho do homem, para que o visites? 5  Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste.6  Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés:7  Todas as ovelhas e bois, assim como os animais do campo, 8  As aves dos céus, e os peixes do mar, e tudo o que passa pelas veredas dos mares. 9  Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome sobre toda a terra!”
            O rei Davi é um exemplo de confiança em Deus: e nós confiamos em quem! Nos homens! Na  justiça da terra ou na justiça de Deus!. Veja o que disse Davi em Sls.15.”1  Guarda-me, ó Deus, porque em ti confio. 2  A minha alma disse ao Senhor: Tu és o meu Senhor, a minha bondade não chega à tua presença, 3  Mas aos santos que estão na terra, e aos ilustres em quem está todo o meu prazer. 4  As dores se multiplicarão àqueles que fazem oferendas a outro deus; eu não oferecerei as suas libações de sangue, nem tomarei os seus nomes nos meus lábios. 5  O Senhor é a porção da minha herança e do meu cálice; tu sustentas a minha sorte. 6  As linhas caem-me em lugares deliciosos: sim, coube-me uma formosa herança. 8  Tenho posto o Senhor continuamente diante de mim; por isso que ele está à minha mão direita, nunca vacilarei. 9  Portanto está alegre o meu coração e se regozija a minha glória; também a minha carne repousará segura. 10  Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção. 11  Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há fartura de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente.”
Disse assim o rei Davi em Sls.18. 1  Eu te amarei, ó Senhor, fortaleza minha. 2  O Senhor é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio.                                                         Disse assim o rei Davi em Sls.22. “4  Em ti confiaram nossos pais; confiaram, e tu os livraste. 5  A ti clamaram e escaparam; em ti confiaram, e não foram confundidos.”
O rei Davi só ia para uma batalha, quando Deus dava a ele a confirmação de estaria com ele. E assim o rei voltava vencedor das batalhas  Salmos 27: {...}1  O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei? 2  Quando os malvados, meus adversários e meus inimigos, se chegaram contra mim, para comerem as minhas carnes, tropeçaram e caíram. 3  Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria; ainda que a guerra se levantasse contra mim, nisto confiaria. 4  Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e inquirir no seu templo. 5  Porque no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão; no oculto do seu tabernáculo me esconderá; pôr-me-á sobre uma rocha. 13  Pereceria sem dúvida, se não cresse que veria a bondade do Senhor na terra dos viventes. 14  Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor.”  è O rei Davi foi muito especial para Deus, pois houve nele, lealdade, fidelidade, bondade, justiça, temor e obediência: Deus considerava o rei Davi, homem segundo seu coração.veja o que escreveu e falou Davi a Deus em mais um de seus Salmos, que foram apenas 72, dos 150 escritos na Bíblia. Diz assim em Sls.28. “6  Bendito seja o Senhor, porque ouviu a voz das minhas súplicas.7  O Senho é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; assim o meu coração salta de prazer, e com o meu canto o louvarei. 8  O Senhor é a força do seu povo; também é a força salvadora do seu ungido. 9  Salva o teu povo, e abençoa a tua herança; e apascenta-os e exalta-os para sempre.
O rei Davi foi um homem de muita oração, ele dobrava os joelhos e orava constantemente a Deus, e era ouvido em suas orações, e petições. O rei Davi fazia algo que o ser humano não faz, que é agradecer até mesmo nas dificuldades. Isto é bíblico. Veja o que ele disse em Sls. 31. “1  Em Ti, Senhor, confio; nunca me deixes confundido. Livra-me pela tua justiça. 2  Inclina para mim os teus ouvidos, livra-me depressa; sê a minha firme rocha, uma casa fortíssima que me salve. 3  Porque Tu és a minha rocha e a minha fortaleza; assim, por amor do teu nome, guia-me e encaminha-me. 4  Tira-me da rede que para mim esconderam, pois tu és a minha força. 5  Nas tuas mãos encomendo o meu espírito; Tu me redimiste, Senhor Deus da verdade. 6  Odeio aqueles que se entregam a vaidades enganosas; eu, porém, confio no Senhor. 7  Eu me alegrarei e regozijarei na tua benignidade, pois consideraste a minha aflição; conheceste a minha alma nas angústias. 8  E não me entregaste nas mãos do inimigo; puseste os meus pés num lugar espaçoso. 9  Tem misericórdia de mim, ó Senhor, porque estou angustiado. Consumidos estão de tristeza os meus olhos, a minha alma e o meu ventre. 13  Pois ouvi a murmuração de muitos, temor havia ao redor; enquanto juntamente consultavam contra mim, intentaram tirar-me a vida. 14  Mas eu confiei em Ti, Senhor; e disse: Tu és o meu Deus. 15  Os meus tempos estão nas tuas mãos; livra-me das mãos dos meus inimigos e dos que me perseguem. 16  Faze resplandecer o Teu rosto sobre o teu servo; salva-me por tuas misericórdias. 17  Não me deixes confundido, Senhor, porque te tenho invocado. Deixa confundidos os ímpios, e emudeçam na sepultura. 18  Emudeçam os lábios mentirosos que falam coisas más com soberba e desprezo contra o justo. 19  Oh! Quão grande é a tua bondade, que guardaste para os que te temem, a qual operaste para aqueles que em ti confiam na presença dos filhos dos homens!20  Tu os esconderás, no secreto da Tua presença, dos desaforos dos homens; encobri-los-ás em um pavilhão, da contenda das línguas.21  Bendito seja o Senhor, pois fez maravilhosa a sua misericórdia para comigo em cidade segura. 22  Pois eu dizia na minha pressa: Estou cortado de diante dos teus olhos; não obstante, tu ouviste a voz das minhas súplicas, quando eu a ti clamei.23  Amai ao Senhor, vós todos que sois seus santos; porque o Senhor guarda os fiéis e retribui com abundância ao que usa de soberba.24  Esforçai-vos, e ele fortalecerá o vosso coração, vós todos que esperais no Senhor..”
            Sabe por que devemos confiar, esperar e descansar no Senhor Deus! Veja o que diz em Sls.34. “18  Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito. 19  Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas. 20  Ele lhe guarda todos os seus ossos; nem sequer um deles se quebra. 21  A malícia matará o ímpio, e os que odeiam o justo serão punidos. 22  O Senhor resgata a alma dos seus servos, e nenhum dos que nele confiam será punido.”
Veja o que disse o rei Davi no Salmos 37: {...} 1  Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniqüidade.2  Porque cedo serão ceifados como a erva, e murcharão como a verdura. 3  Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado. 4  Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração. 5  Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nEle, e Ele o fará. 6  E Ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia. 7  Descansa no Senhor, e espera nEle; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos.8  Deixa a ira, e abandona o furor; não te indignes de forma alguma para fazer o mal. 9  Porque os malfeitores serão desarraigados; mas aqueles que esperam no Senhor herdarão a terra. 10  Pois ainda um pouco, e o ímpio não existirá; olharás para o seu lugar, e não aparecerá. 11  Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz. 18  O Senhor conhece os dias dos retos, e a sua herança permanecerá para sempre. 19  Não serão envergonhados nos dias maus, e nos dias de fome se fartarão. 20  Mas os ímpios perecerão, e os inimigos do Senhor serão como a gordura dos cordeiros; desaparecerão, e em fumaça se desfarão. 21  O ímpio toma emprestado, e não paga; mas o justo se compadece e dá. 22  Porque aqueles que Ele abençoa herdarão a terra, e aqueles que forem por ele amaldiçoados serão desarraigados. 23  Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor, e deleita-se no seu caminho. 24  Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o Senhor o sustém com a sua mão. 27  Aparta-te do mal e faze o bem; e terás morada para sempre. 28  Porque o Senhor ama o juízo e não desampara os seus santos; eles são preservados para sempre; mas a semente dos ímpios será desarraigada. 29  Os justos herdarão a terra e habitarão nela para sempre.30  A boca do justo fala a sabedoria; a sua língua fala do juízo.31  A lei do seu Deus está em seu coração; os seus passos não resvalarão. 32  O ímpio espreita ao justo, e procura matá-lo. 33  O Senhor não o deixará em suas mãos, nem o condenará quando for julgado. 34  Espera no Senhor, e guarda o seu caminho, e te exaltará para herdares a terra; tu o verás quando os ímpios forem desarraigados. 37  Nota o homem sincero, e considera o reto, porque o fim desse homem é a paz. 38  Quanto aos transgressores, serão à uma destruídos, e as relíquias dos ímpios serão destruídas. 39  Mas a salvação dos justos vem do Senhor; Ele é a sua fortaleza no tempo da angústia. 40  E o Senhor os ajudará e os livrará; ele os livrará dos ímpios e os salvará, porquanto confiam nEle.}
Paciência: esta palavra é muito importante: ela falta na maioria de nós, pois não temos paciência de saber esperar, principalmente se demorar a resposta, uma solução. Mas o rei disse assim em Sls. 40. “1  Esperie com paciência no Senhor, e Ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. 2  Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos.3  E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no Senhor. 4  Bem-aventurado o homem que põe no Senhor a sua confiança, e que não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira. 5  Muitas são, Senhor meu Deus, as maravilhas que tens operado para conosco, e os teus pensamentos não se podem contar diante de Ti; se eu os quisera anunciar, e deles falar, são mais do que se podem contar. 7  Então disse: Eis aqui venho; no rolo do livro de mim está escrito. 8  Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração. 9  Preguei a justiça na grande congregação; eis que não retive os meus lábios, Senhor, Tu o sabes. 10  Não escondi a tua justiça dentro do meu coração; apregoei a Tua fidelidade e a Tua salvação. Não escondi da grande congregação a Tua benignidade e a Tua verdade. 11  Não retires de mim, Senhor, as Tuas misericórdias; guardem-me continuamente a Tua benignidade e a Tua verdade. 12  Porque males sem número me têm rodeado; as minhas iniqüidades me prenderam de modo que não posso olhar para cima. São mais numerosas do que os cabelos da minha cabeça; assim desfalece o meu coração. 13  Digna-te, Senhor, livrar-me: Senhor, apressa-te em meu auxílio. 14  Sejam à uma confundidos e envergonhados os que buscam a minha vida para destruí-la; tornem atrás e confundam-se os que me querem mal. 15  Desolados sejam em pago da sua afronta os que me dizem: Ah! Ah! 16  Folguem e alegrem-se em Ti os que te buscam; digam constantemente os que amam a Tua salvação: Magnificado seja o Senhor. 17  Mas eu sou pobre e necessitado; contudo o Senhor cuida de mim. Tu és o meu auxílio e o meu libertador; não te detenhas, ó meu Deus.”
            Veja o que disse o rei Davi ao filho e rei Salomão em 1 Crônicas 28. “19  Tudo isto, disse Davi, fez-me entender o Senhor, por escrito da sua mão, a saber, todas as obras desta planta.20  E disse Davi a Salomão seu filho: Esforça-te e tem bom ânimo, e faze a obra; não temas, nem te apavores; porque o Senhor Deus, meu Deus, há de ser contigo; não te deixará, nem te desamparará, até que acabes toda a obra do serviço da casa do Senhor. 21  E eis que aí tens as turmas dos sacerdotes e dos levitas para todo o ministério da casa de Deus; estão também contigo, para toda a obra, voluntários com sabedoria de toda a espécie para todo o ministério; como também todos os príncipes, e todo o povo, para todos os teus mandados.”   Veja o que diz em Sls.46. “A vaidade dos bens terrestres - Só Deus salva da morte” “1  Ouvi isto, vós todos os povos; inclinai os ouvidos, todos os moradores do mundo, 2  Tanto baixos como altos, tanto ricos como pobres. 3  A minha boca falará de sabedoria, e a meditação do meu coração será de entendimento.4  Inclinarei os meus ouvidos a uma parábola; declararei o meu enigma na harpa.5  Por que temerei eu nos dias maus, quando me cercar a iniqüidade dos que me armam ciladas? 6  Aqueles que confiam na sua fazenda, e se gloriam na multidão das suas riquezas, 7  Nenhum deles de modo algum pode remir a seu irmão, ou dar a Deus o resgate dele 8  (Pois a redenção da sua alma é caríssima, e cessará para sempre), 9  Para que viva para sempre, e não veja corrupção.10  Porque ele vê que os sábios morrem; perecem igualmente tanto o louco como o brutal, e deixam a outros os seus bens.11  O seu pensamento interior é que as suas casas serão perpétuas e as suas habitações de geração em geração; dão às suas terras os seus próprios nomes. 16  Não temas, quando alguém se enriquece, quando a glória da sua casa se engrandece. 17  Porque, quando morrer, nada levará consigo, nem a sua glória o acompanhará. 18  Ainda que na sua vida ele bendisse a sua alma; e os homens te louvarão, quando fizeres bem a ti mesmo, 19  Irá para a geração de seus pais; eles nunca verão a luz. 20  O homem que está em honra, e não tem entendimento, é semelhante aos animais, que perecem.”
            Nobres leitores (as) porque será que o rei Davi confiava plenamente em Deus! Davi sabia que não havia outro deus, pois o Único que realmente é verdadeiro, e que cumpre todas as promessas é o Deus de Abraão, Isaac, Jacó, José, de Moisés etc., e o Deus todo Poderoso. Ninguém jamais viu seu rosto, mas Ele existe sim. A diferença é que devemos confiar, buscar e acreditar somente nEle. Veja o que diz em Sls. 62.5  Ó minha alma, espera somente em Deus, porque dEle vem a minha esperança. 6  Só Ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa; não serei abalado. 7  Em Deus está a minha salvação e a minha glória; a rocha da minha fortaleza, e o meu refúgio estão em Deus. 8  Confiai nEle, ó povo, em todos os tempos; derramai perante Ele o vosso coração. Deus é o nosso refúgio.  9  Certamente que os homens de classe baixa são vaidade, e os homens de ordem elevada são mentira; pesados em balanças, eles juntos são mais leves do que a vaidade. 10  Não confieis na opressão, nem vos ensoberbeçais na rapina; se as vossas riquezas aumentam, não ponhais nelas o coração. 11  Deus falou uma vez; duas vezes ouvi isto: que o poder pertence a Deus. 12  A ti também, Senhor, pertence a misericórdia; pois retribuirás a cada um segundo a sua obra.
            Deus confirma em Salmos, o quanto Ele é fiel, e que cumpriu tudo “aquilo” que foi prometido a Davi.  Sals. 89 em resumo {...} 3  Fiz uma aliança com o meu escolhido, e jurei ao meu servo Davi, dizendo: 4  A tua semente estabelecerei para sempre, e edificarei o teu trono de geração em geração. 20  Achei a Davi, meu servo; com santo óleo o ungi, 21  Com o qual a Minha mão ficará firme, e o Meu braço o fortalecerá. 22  O inimigo não o importunará, nem o filho da perversidade o afligirá. 23  E Eu derrubarei os seus inimigos perante a sua face, e ferirei aos que o odeiam. 24  E a Minha fidelidade e a Minha benignidade estarão com ele; e em Meu nome será exaltado o seu poder. 25  Porei também a sua mão no mar, e a sua direita nos rios. 26  Ele me chamará, dizendo: Tu és meu pai, meu Deus, e a rocha da minha salvação. 27  Também o farei meu primogênito mais elevado do que os reis da terra. 28  A Minha benignidade lhe conservarei Eu para sempre, e a Minha aliança lhe será firme, 29  E conservarei para sempre a sua semente, e o seu trono como os dias do céu. 30  Se os seus filhos deixarem a Minha lei, e não andarem nos Meus juízos, 31  Se profanarem os Meus preceitos, e não guardarem os Meus mandamentos, 32  Então visitarei a sua transgressão com a vara, e a sua iniqüidade com açoites. 33  Mas não retirarei totalmente dele a minha benignidade, nem faltarei à minha fidelidade. 34  Não quebrarei a minha aliança, não alterarei o que saiu dos meus lábios. 35  Uma vez jurei pela minha santidade que não mentirei a Davi. 36  A sua semente durará para sempre, e o seu trono, como o sol diante de mim. 37  Será estabelecido para sempre como a lua e como uma testemunha fiel no céu.}
Veja um pouco mais da bênçãos do Senhor Deus em Sls,1186  O Senhor está comigo; não temerei o que me pode fazer o homem.7  O Senhor está comigo entre aqueles que me ajudam; por isso verei cumprido o meu desejo sobre os que me odeiam. 8  É melhor confiar no Senhor do que confiar no homem. 9  É melhor confiar no Senhor do que confiar nos príncipes. 26  Bendito aquele que vem em nome do Senhor; nós vos bendizemos desde a casa do Senhor.”
            Veja o que diz em Sls.119. “41  Venham sobre mim também as tuas misericórdias, ó Senhor, e a tua salvação segundo a tua palavra. 42  Assim terei que responder ao que me afronta, pois confio na tua palavra.”  Confiança é fundamental em Deus: de nada adianta nós querermos ter as coisas, pedindo para Deus uma benção, se não haver confiança em Deus. Diz assim em Salmos 146. 3  Não confieis em príncipes, nem em filho de homem, em quem não há salvação. 4  Sai-lhe o espírito, volta para a terra; naquele mesmo dia perecem os seus pensamentos. 5  Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, e cuja esperança está posta no Senhor seu Deus. 6  O que fez os céus e a terra, o mar e tudo quanto há neles, e o que guarda a verdade para sempre; 7  O que faz justiça aos oprimidos, o que dá pão aos famintos. O Senhor solta os encarcerados. 8  O Senhor abre os olhos aos cegos; o Senhor levanta os abatidos; o Senhor ama os justos; 9  O Senhor guarda os estrangeiros; sustém o órfão e a viúva, mas transtorna o caminho dos ímpios. 10  O Senhor reinará eternamente; o teu Deus, ó Sião, de geração em geração. Louvai ao Senhor.”
            Nobres leitores (as) eu procurei mostrar um pouco mais sobre palavras de confiança: e o livro de Salmos é muito rico em palavras de confiança, conforto, de força, de fidelidade, tanto do rei Davi, quanto de Deus. O rei Davi tinha algo que, todos nós não temos. Que é o hábito de consultar a Deus, esperar a resposta de Deus. O rei Davi, confiava tanto em Deus que, ele sabia quando Deus lhe respondia. A força da palavra de Deus fez a diferença na vida de Davi, e pode fazer também em sua vida; basta você crer, buscar, esperar e confiar tudo no tempo de Deus, jamais no tempo do homem.     Confiança tem que ser total. Ou você confia em Deus ou no homem. Mas a grande diferença é que Deus não mente, não mata e não rouba, e não finge que é deus. Ele é Deus e pronto, Ele é o Poderoso Deus e pronto. Tudo o que Deus prometeu, Ele cumpriu. E mais: Deus jamais fará uma promessa que Ele não possa cumprir pelo simples fato de Ele ser Deus. Não existe alguém acima de Deus. O diabo um dia intentou ser igual o mais que Deus. Resultado: ele foi lançado fora dos céus e veio para e morar na terra, onde ele governa. A palavra de Deus diz assim: “o mundo jaz do maligno”. Agora vem a pergunta chave. Você prefere confiar no maligno que governa este mundo por permissão de Deus, ou confiar no dono de todas as coisas, o Criador de tudo. Força, esperança, estimulo, fortaleza, rocha, e escudo, “Deus através do Filho Jesus Cristo” é o Único que pode ser tudo isto em você. Nenhuma palavra vinda de Deus é perdida, e fica sem resposta. Nenhuma promessa de Deus deixa de ser cumprida por Ele. Bênçãos são perdidas por falta de paciência, de confiança. O ser humano não sabe esperar. Ele quere tudo para ontem, e se esquece de que o tempo para todas as coisas é de Deus. Este tema está sendo pesquisado e revisado por José Carlos Ribeiro, membro da PiB de MS.
Campo Grande 22 de dezembro de 2013 17:26 hs. Carlos.pib.ms@gmail.com          

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bíblia Sagrada comentada por livros por José Carlos Ribeiro Comentário nos livros de Joel, Amós, Obadias, Jonas & Miquéias: livros 29, 30,31,32,33 e 34

 Bíblia Sagrada comentada por livros por José Carlos Ribeiro    Comentário nos livros de Joel, Amós, Obadias, Jonas & Miquéias: livros 29, 30,31,32,33 e 34           O nome Joel significa, literalmente, “ Jeová é Deus”. Este é um nome muito comum em Israel, e Joel, o profeta, é especificado como o filho de Petuel. Nada é conhecido a respeito dele ou da circunstância de sua vida. Provavelmente que ele tenha vivido em Judá e profetizado em Jerusalém. Não há como datar o livro com absoluta certeza, e os estudiosos variam em suas opiniões. Há referências tanto em Amós como em Isaías, que também estão em Joel (comparar Amós 1.2 com Joel. 3.16 e Isa. 13.6 com Jl 1.15) É opinião de muitos conservadores que Amós e Isaias tenham tomado emprestado de Joel, fazendo-o um dos mais antigos dos profetas menores. Além do mais, a adoração a Deus, a qual o sumo sacerdote Joiada restaurou durante o reinado de Joás (2.Rs 11; 2Crôn....

Discernimento, entendimento e Sabedoria: O que é discernimento segundo a Bíblia. Parte I Também em Inglês Grego e Alemão

Discernimento, entendimento e Sabedoria: O que é discernimento segundo a Bíblia. Parte I                   Conhecendo  melhor a Bíblia, e a palavra de Deus.            Nobres leitores irei mostrar a todos vocês um pouco mais sobre o que é discernimento segundo a palavra de Deus.  O discernimento é essencial no processo de tomar decisões sábias.   A Bíblia diz em Tiago 1: “ 5  E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. 6  Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. 7  Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. 8  O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos. 9  Mas glorie-se o irmão abatido na sua exaltação, 10  ...
                              A Bíblia Sagrada:     (Comentada por livros, no Antigo Testamento) Cap. 01: Comentário inicial nos livros de Gênesis:      Nobre leitor (a) vamos conhecer um pouco mais sobre este livro Sagrado chamado Bíblia. No princípio, Deus criou todas as coisas: Deus criou os céus, a terra, as águas, rios, mares e oceanos.  Mas Deus viu que a terra era sem forma e vazia; era um abismo escuro, vazio, sem vida:            Deus, disse assim. Haja luz, houve luz : Deus viu que era boa a luz, e decidiu fazer a separação entre luz e trevas. Criou assim o dia. A luz passou a ser chamada de dia, as trevas, noite: assim também foram criados os rios e mares. Deus pensou também nisto, e fez a separação e a expansão das águas, colocando junto à porção seca, chamada terra. Deus viu que tudo que havia criado,...