Pular para o conteúdo principal

Palavras de força no sentido de estimulo, de confiança e de apoio na Bíblia parte VI



Palavras de força no sentido de estimulo, de confiança e de apoio na Bíblia parte VI
            Nobres leitores (as) espero estar conseguindo mostrar a todos, o sentido das palavras de força, de confiança, de estimulo, de fortaleza, e de como ser uma Rocha dentro da palavra de Deus, que é através do nome de Jesus Cristo. Não esperem escritas as palavras, Força, Rocha, fortaleza, mas sim o verdadeiro sentido para elas no seu dia a dia.
Traição: palavra pesada, e muito utilizada nos dias de hoje, até mesmo por pessoas que estão dentro das igrejas. Jesus sabia que iria ser traído e quem o trairia, e por quanto. Traição, não é apenas por causa de sexo: aqui ela é mais abrangente. As Escrituras precisavam ser cumpridas, e Jesus era o alvo principal a ser traído; motivo: o mundo precisava ser salvo, da perdição, escravidão, servidão do pecado e da morte. E Deus desde a fundação do mundo sabia de tudo que iria acontecer com a humanidade, que se corromperia, se prostituiria em todos os tipos de pecados, principalmente a mentira, que foi o principal motivo de o homem ser expulso do paraíso. Ali houve esta mentira provocada pela serpente que já era o mal. A partir daí veio a desobediência a Deus, e as coisas ruins e negativas começaram a fazer parte da vida da humanidade, pois o maior responsável por tudo de ruim foi expulso do céu vindo fixar morada na Terra. E Deus entregou este mundo a ele, o diabo, que veio para matar, roubar e destruir.    E assim ele fez e continua fazendo ainda nos dias de hoje com mais facilidades, pois prazer pelo pecado se tornou algo comum, corriqueiro. Deus começou a preparar a vinda de seu Único Filho a milhares de anos, para que Ele viesse salvar o mundo. Seu nome é Jesus Cristo, que veio ao mundo nascido de uma Virgem chamada Maria, e Ele ficou apenas por 33 anos, tempo suficiente e estipulado por Deus, para que as Escrituras se cumprissem. Ele, “Jesus” foi forte, corajoso, fiel, obediente, amoroso e perdoador. Jesus por amor e obediência ao Pai, Deus, se fez filho do homem, mas sendo o Filho Único de Deus. Jesus, já era o Deus Filho, mas tudo precisava se cumprir. A rocha a fortaleza, teve que ceder, e se humilhar e ser humilhado, espancado, esbofeteado, xingado, traído, sofrer as piores dores, e mais: colocaram em sua cabeça uma coroa de espinhos, e o pregaram numa Cruz de morte juntamente com pecadores, ímpios, e não contente ainda lhe deram vinagre com fel para Ele beber.  Este “Jesus” nunca mentiu, nunca roubou e nunca matou alguém; mas Ele precisava passar por todos estes sofrimentos, para que o mundo, a humanidade de todos os tempos fosse salva. Este Jesus é a sua força, sua Rocha, sua Fortaleza, seu Escudo protetor. Você só precisa buscar, acreditar, confiar, esperar e descansar nEle.   
Jesus, não precisa de intermediário para ser encontrado. Ele não precisa de nenhum tipo de santo, pai de santo, de imagens de esculturas para ser encontrado. Esta Rocha está a disposição de todos, e sem precisar pagar nada para isto. Esta Rocha foi rejeitada por muitos no passado e continua sendo rejeitada ainda nos dias de hoje, não por ignorância, ou por falta de informações sobre Ele. O mundo de hoje tem aquilo que nossos antepassados não tiveram; que são as facilidades de comunicações e informações, que acontecem em questão de segundos. Naquela época era impossível. Não havia rádio, nem televisão e nem Internet. Não havia carros, aviões, satélites de comunicação. Havia apenas lombo de burros, e longa caminhada pelo deserto. Hoje você só não tem esta Rocha, se você não quiser, pois Ele, Jesus ainda está a disposição daqueles que querem habitar na morada eterna ao lado do “Pai, Deus, e do Filho Jesus Cristo” para sempre num lugar onde não haverá tristezas, choro e nem ranger de dentes. Ali não precisará mais de Sol, nem da lua, pois a glória de Deus iluminará com todo seu resplendor.
            Esta Rocha, e fortaleza estarão lá com você para sempre. Mas para você merecer morar neste lugar, o preço a ser pago será sua obediência, temor e respeito as leis e mandamentos de Deus.
As facilidades do mundo moderno pode te afastar deste Salvador, desta Rocha, desta fortaleza, sabe por quê? É mais fácil praticar o pecado que obedecer a Deus. Porque muitos consideram Deus, careta, ultrapassado que não participa da modernidade do mundo, do tudo pode e do tudo é possível. De nada vai adiantar você buscar a Deus, se você não abrir mão do pecado. Milhões ficarão de fora das bênçãos de Deus, por não abrir mão do pecado, tipos: luxúria, inveja, cobiça, a ganância, idolatria, a todos os tipos de imagens de escultura, de fundição, de gesso, de barro, de pau ou de pedra ou de madeira, a prostituição, tipo adultério, fornicação, o efeminismo, Gays, lésbicas, transexualismo etc. E mais: ficarão de fora os beberrões, os parricídas e matricidas, ladrões, assassinos, os tímidos, os feiticeiros e adivinhadores, os mentirosos. Muitos não abrirão mão de alguns destes pecados por nada, tipo, nossos políticos que tem no sangue a mentira, a corrupção, a ganância, o sempre quero mais, e levando vantagens ilícitas e ainda pedindo a benção de Deus. Quanta hipocrisia e heresia fazer isto. Não brinquem de Deus e com Deus, Ele é Santo, e odeia mentiras.  Vejam a palavra de força de Jesus em João 13. “33  Filhinhos, ainda por um pouco estou convosco. Vós me buscareis, mas, como tenho dito aos judeus: Para onde Eu vou não podeis vós ir; Eu vo-lo digo também agora. 34  Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como Eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. 35  Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.”
Disse mais Jesus em Jõ. 14 “1  Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em Mim. 2  Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, Eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. 3  E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde Eu estiver estejais vós também. Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho.5  Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho? 6  Disse-lhe Jesus: Eu Sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por Mim. 7  Se vós me conhecêsseis a Mim, também conheceríeis a Meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto. 8  Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.9  Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? 10  Não crês tu que Eu Estou no Pai, e que o Pai está em Mim? As palavras que Eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.11  Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras. 12  Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que Eu faço, e as fará maiores do que estas, porque Eu vou para Meu Pai. 13  E tudo quanto pedirdes em Meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. 14  Se pedirdes alguma coisa em Meu nome, Eu o farei. 15  Se me amais, guardai os meus mandamentos.16  E Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;17  O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. 18  Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós. 19  Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque Eu vivo, e vós vivereis. 20  Naquele dia conhecereis que Estou em Meu Pai, e vós em Mim, e Eu em vós. 21  Aquele que tem os Meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e Eu o amarei, e me manifestarei a ele. 22  Disse-lhe Judas (não o Iscariotes): Senhor, de onde vem que te hás de manifestar a nós, e não ao mundo? 23  Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a Minha palavra, e Meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada. 24  Quem não me ama não guarda as Minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é Minha, mas do Pai que me enviou.”
   A palavra de força ainda é o amor, a confiança, de descanso: veja o que disse Jesus em Jõ 15.
“9  Como o Pai me amou, também Eu vos amei a vós; permanecei no meu amor. 10  Se guardardes os Meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que Eu tenho guardado os mandamentos de Meu Pai, e permaneço no seu amor.11  Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo.12  O Meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como Eu vos amei.13  Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.14  Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que Eu vos mando.15  Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer. 16  Não me escolhestes vós a mim, mas Eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em Meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.17  Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros. 18  Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a Mim.19  Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes Eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia. 20  Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu Senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa.21  Mas tudo isto vos farão por causa do Meu nome, porque não conhecem aquEle que me enviou. 22  Se Eu não viera, nem lhes houvera falado, não teriam pecado, mas agora não têm desculpa do seu pecado. 23  Aquele que me odeia, odeia também a meu Pai. 24  Se eu entre eles não fizesse tais obras, quais nenhum outro tem feito, não teriam pecado; mas agora, viram-nas e me odiaram a Mim e a Meu Pai. 25  Mas é para que se cumpra a palavra que está escrita na sua lei: Odiaram-me sem causa.26  Mas, quando vier o Consolador, que Eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, Ele testificará de Mim.27  E vós também testificareis, pois estivestes comigo desde o princípio.”
Assim é a palavra de Deus. Pura, verdadeira e eficaz: e não acrescenta dores. Então porque ficar de fora das bênçãos do Senhor, da vida eterna na alegria, no seu gozo. Veja o que disse Jesus em Jõ.16.
“20  Na verdade, na verdade vos digo que vós chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará, e vós estareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria.21  A mulher, quando está para dar à luz, sente tristeza, porque é chegada a sua hora; mas, depois de ter dado à luz a criança, já não se lembra da aflição, pelo prazer de haver nascido um homem no mundo.22  Assim também vós agora, na verdade, tendes tristeza; mas outra vez vos verei, e o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém vo-la tirará. 23  E naquele dia nada me perguntareis. Na verdade, na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a Meu Pai, em Meu nome, Ele vo-lo há de dar.24  Até agora nada pedistes em Meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo se cumpra. 25  Disse-vos isto por parábolas; chega, porém, a hora em que não vos falarei mais por parábolas, mas abertamente vos falarei acerca do Pai. 26  Naquele dia pedireis em Meu nome, e não vos digo que Eu rogarei por vós ao Pai;27  Pois o mesmo Pai vos ama, visto como vós me amastes, e crestes que saí de Deus.32  Eis que chega a hora, e já se aproxima, em que vós sereis dispersos cada um para sua parte, e me deixareis só; mas não estou só, porque o Pai está comigo. 33  Tenho-vos dito isto, para que em Mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo.”   Observem este ultimo versículo dito por Jesus: Ele venceu o mundo, que é governado pelo diabo. E disse mais também, que nós teríamos aflições, mas que não desanimemos; e que é para nós termos bom ânimo, pois Ele, venceu o mundo. Para que palavra de força melhor que esta.
A palavra de força é: confiança em Deus, e guardar seus mandamentos, amar, e  acreditar, e buscar somente nEle.  Ter fé Jesus fez esta linda oração ao “Pai, Deus” e disse assim. Jõ. 17. Oração de Jesus pelos seus discípulos1  Jesus falou assim e, levantando seus olhos ao céu, disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a Ti; 2  Assim como lhe deste poder sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos quantos lhe deste. 3  E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. 4  Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer.5  E agora glorifica-me Tu, ó Pai, junto de Ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse. 6  Manifestei o Teu nome aos homens que do mundo me deste; eram Teus, e Tu mos deste, e guardaram a Tua palavra. 7  Agora já têm conhecido que tudo quanto me deste provém de Ti; 8  Porque lhes dei as palavras que Tu me deste; e eles as receberam, e têm verdadeiramente conhecido que saí de Ti, e creram que me enviaste. 9  Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus.10  E todas as Minhas coisas são Tuas, e as Tuas coisas são minhas; e nisso Sou glorificado.11  E Eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e Eu Vou para Ti. Pai santo, guarda em Teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós.12  Estando Eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse.13  Mas agora vou para Ti, e digo isto no mundo, para que tenham a Minha alegria completa em si mesmos.14  Dei-lhes a Tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como Eu não Sou do mundo. 15  Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal. 16  Não são do mundo, como Eu do mundo não Sou. 17  Santifica-os na Tua verdade; a Tua palavra é a verdade. 18  Assim como Tu me enviaste ao mundo, também Eu os enviei ao mundo.19  E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade. 20  E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em Mim; 21  Para que todos sejam um, como Tu, ó Pai, o és em Mim, e Eu em Ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que Tu me enviaste.22  E Eu dei-lhes a glória que a Mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.23  Eu neles, e Tu em Mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que Tu me enviaste a Mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a Mim.24  Pai, aqueles que me deste quero que, onde Eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a Minha glória que me deste; porque Tu me amaste antes da fundação do mundo.25  Pai justo, o mundo não te conheceu; mas Eu te conheci, e estes conheceram que Tu me enviaste a Mim. 26  E Eu lhes fiz conhecer o Teu nome, e lho farei conhecer mais, para que o amor com que me tens amado esteja neles, e Eu neles esteja.”
 Viram que linda oração feita por Jesus, e que não se esqueceu de nenhum de nós, como muitos de nós o esquecemos.  A palavra de força deixada por Jesus através de seus apóstolos, principalmente Pedro e João que depois da subida de Jesus aos céus é: Arrependimento, conversão, e Batismo no Espírito Santo. Este Pedro foi aquele que negou a Cristo por três vezes vocês se lembram! Mas ele se arrependeu e recebeu o batismo no Espírito Santo, e mudou totalmente. Veja em Atos.2  
As primeiras conversões “37  E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos?38  E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; 39  Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.40  E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa.41  De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas, 42  E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.43  E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.
            A mudança dos apóstolos foi muito grande, e Pedro passou a fazer “aquilo” que Jesus deixou e esperou que todos fizessem: obediência, temor, respeito e fidelidade. Pedro, João, Tiago e Filipe etc., operaram muitos milagres de curas e de libertação, em nome de Jesus Cristo.
Veja o que diz em Atos. 3. Cura de um coxo. O discurso de Pedro no templo {...}1  E Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona.2  E era trazido um homem que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam.3  O qual, vendo a Pedro e a João que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola. 4  E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós. 5  E olhou para eles, esperando receber deles alguma coisa. 6  E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.7  E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram.8  E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus. 9  E todo o povo o viu andar e louvar a Deus; 10  E conheciam-no, pois era ele o que se assentava a pedir esmola à porta Formosa do templo; e ficaram cheios de pasmo e assombro, pelo que lhe acontecera.....
            Vejam a mudança daquele que negara a Cristo por três vezes. Imagine ele falando assim.... 12  E quando Pedro viu isto, disse ao povo: Homens israelitas, por que vos maravilhais disto? Ou, por que olhais tanto para nós, como se por nossa própria virtude ou santidade fizéssemos andar este homem? 13  O Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, o Deus de nossos pais, glorificou a seu filho Jesus, a quem vós entregastes e perante a face de Pilatos negastes, tendo ele determinado que fosse solto.14  Mas vós negastes o Santo e o Justo, e pedistes que se vos desse um homem homicida.15  E matastes o Príncipe da vida, ao qual Deus ressuscitou dentre os mortos, do que nós somos testemunhas.16  E pela fé no seu nome fez o seu nome fortalecer a este que vedes e conheceis; sim, a fé que vem por ele, deu a este, na presença de todos vós, esta perfeita saúde. 17  E agora, irmãos, eu sei que o fizestes por ignorância, como também os vossos príncipes. 18  Mas Deus assim cumpriu o que já dantes pela boca de todos os seus profetas havia anunciado; que o Cristo havia de padecer.19  Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor, 20  E envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado.21  O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio.22  Porque Moisés disse aos pais: O Senhor vosso Deus levantará de entre vossos irmãos um profeta semelhante a mim; a ele ouvireis em tudo quanto vos disser. 23  E acontecerá que toda a alma que não escutar esse profeta será exterminada dentre o povo.24  Sim, e todos os profetas, desde Samuel, todos quantos depois falaram, também predisseram estes dias.25  Vós sois os filhos dos profetas e da aliança que Deus fez com nossos pais, dizendo a Abraão: Na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra.26  Ressuscitando Deus a seu Filho Jesus, primeiro o enviou a vós, para que nisso vos abençoasse, no apartar, a cada um de vós, das vossas maldades.}
            Agora os apóstolos eram os perseguidos por fazerem aquilo que Jesus fez por amor. Eles agora faziam por obediência. Mas a palavra de força é: Ide, e pregai o evangelho a toda criatura. Curai enfermos e expulsai demônios pisai em serpentes e escorpiões, e não serão atingidos. Esta foi a palavra de força aos apóstolos e discípulos. Se você for na certeza de que o Senhor está contigo, nada lhe acontecerá. Mas se for com pensamentos negativos, temendo pelas consequências, então nem tente, não vá. Como você vai fazer algo, se não crer, não confiar, e não acreditar que é possível sim, você ser mais que vencedor em nome de “Jesus”, saia fora e viva sua vidinha medíocre no pecado, no erro, e na burrice. Pois quem dúvida que o Senhor existe, saiba que você ainda tem uma chance de se arrepender e se converter ao Senhor Jesus enquanto ainda há tempo para isto. O tempo de Jesus, na terra como filho do homem, mas sendo o Filho Único de Deus acabou; Ele, Jesus cumpriu as Escrituras. Tudo se cumpriu nEle, e é através dEle que, todos ainda temos uma única chance, de merecermos e recebermos a vida eterna ao lado do “Pai, Deus, e do Filho Jesus” para sempre na morada eterna criada pelas mãos de Deus, e não a dos homens. A única saída é o arrependimento, a conversão, o nascer de novo através do
batismo das águas e do espírito Santo, assim como foram seus apóstolos, menos o Judas Iscariotes que o traiu, e que jamais receberá o perdão de Deus. Naquela época usava-se o nome dos lideres, dos maiorais, eles eram chamados de principais; e eles não aceitavam que aqueles homens, que para eles eram comuns, simples, e como podiam fazer coisas para eles absurdas, pecadoras.                        E os apóstolos eram presos, espancados, chicoteados, mas eles, não voltavam atrás nas suas decisões de falar, de pregar o Ide, o evangelho de Cristo, a salvação. Eles não admitiam que aqueles homens tivessem tantos poderes de cura, de libertação!  Veja o que aconteceu com Pedro e João em Atos.4. {...} Pedro e João perante o Sinédrio 1  E, estando eles falando ao povo, sobrevieram os sacerdotes, e o capitão do templo, e os saduceus, 2  Doendo-se muito de que ensinassem o povo, e anunciassem em Jesus a ressurreição dentre os mortos. 3  E lançaram mão deles, e os encerraram na prisão até ao dia seguinte, pois já era tarde.4  Muitos, porém, dos que ouviram a palavra creram, e chegou o número desses homens a quase cinco mil. 5  E aconteceu, no dia seguinte, reunirem-se em Jerusalém os seus principais, os anciãos, os escribas, 6  E Anás, o sumo sacerdote, e Caifás, e João, e Alexandre, e todos quantos havia da linhagem do sumo sacerdote. 7  E, pondo-os no meio, perguntaram: Com que poder ou em nome de quem fizestes isto? 8  Então Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes disse: Principais do povo, e vós, anciãos de Israel, 9  Visto que hoje somos interrogados acerca do benefício feito a um homem enfermo, e do modo como foi curado,10  Seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, em nome desse é que este está são diante de vós. 11  Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina. 12  E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. 13  Então eles, vendo a ousadia de Pedro e João, e informados de que eram homens sem letras e indoutos, maravilharam-se e reconheceram que eles haviam estado com Jesus. 16  Dizendo: Que havemos de fazer a estes homens? Porque a todos os que habitam em Jerusalém é manifesto que por eles foi feito um sinal notório, e não o podemos negar; 17  Mas, para que não se divulgue mais entre o povo, ameacemo-los para que não falem mais nesse nome a homem algum. 18  E, chamando-os, disseram-lhes que absolutamente não falassem, nem ensinassem, no nome de Jesus. 19  Respondendo, porém, Pedro e João, lhes disseram: Julgai vós se é justo, diante de Deus, ouvir-vos antes a vós do que a Deus; 20  Porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido. 21  Mas eles ainda os ameaçaram mais e, não achando motivo para os castigar, deixaram-nos ir, por causa do povo; porque todos glorificavam a Deus pelo que acontecera; 22  Pois tinha mais de quarenta anos o homem em quem se operara aquele milagre de saúde. 23  E, soltos eles, foram para os seus, e contaram tudo o que lhes disseram os principais dos sacerdotes e os anciãos. 24  E, ouvindo eles isto, unânimes levantaram a voz a Deus, e disseram: Senhor, tu és o Deus que fizeste o céu, e a terra, e o mar e tudo o que neles há; 25  Que disseste pela boca de Davi, teu servo: Por que bramaram os gentios, e os povos pensaram coisas vãs?26  Levantaram-se os reis da terra, E os príncipes se ajuntaram à uma, Contra o Senhor e contra o seu Ungido.27  Porque verdadeiramente contra o Teu santo Filho Jesus, que Tu ungiste, se ajuntaram, não só Herodes, mas Pôncio Pilatos, com os gentios e os povos de Israel; 28  Para fazerem tudo o que a tua mão e o teu conselho tinham anteriormente determinado que se havia de fazer. 29  Agora, pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos teus servos que falem com toda a ousadia a tua palavra; 30  Enquanto estendes a tua mão para curar, e para que se façam sinais e prodígios pelo nome de teu santo Filho Jesus. 31  E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus....
            Nobre leitor (a) preste muita atenção nesta passagem aqui; veja o que estas pessoas fizeram e que muitos de nós fazemos hoje na maior cara limpa, principalmente nossos políticos. Isto não é para ser seguido, mas quem faz isto nos dias de hoje! E como queremos a salvação se não fazemos as coisas de maneira correta. Veja o que Ananias e Safira fizeram, e o que aconteceu a eles ..... 33  E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça. 34  Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos. 35  E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha. 36  Então José, cognominado pelos apóstolos, Barnabé (que, traduzido, é Filho da consolação), levita, natural de Chipre, 37  Possuindo uma herdade, vendeu-a, e trouxe o preço, e o depositou aos pés dos apóstolos.
            Mas estes não fizeram o correto. Atos.5. {...}1  Mas um certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade, 2  E reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e, levando uma parte, a depositou aos pés dos apóstolos.3  Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? 4  Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus. 5  E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre todos os que isto ouviram. 6  E, levantando-se os moços, cobriram o morto e, transportando-o para fora, o sepultaram. 7  E, passando um espaço quase de três horas, entrou também sua mulher, não sabendo o que havia acontecido. 8  E disse-lhe Pedro: Dize-me, vendestes por tanto aquela herdade? E ela disse: Sim, por tanto.  Então Pedro lhe disse: Por que é que entre vós vos concertastes para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e também te levarão a ti. 10  E logo caiu aos seus pés, e expirou. E, entrando os moços, acharam-na morta, e a sepultaram junto de seu marido.11  E houve um grande temor em toda a igreja, e em todos os que ouviram estas coisas.12  E muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos. E estavam todos unanimemente no alpendre de Salomão.
13  Dos outros, porém, ninguém ousava ajuntar-se a eles; mas o povo tinha-os em grande estima.14  E a multidão dos que criam no Senhor, tanto homens como mulheres, crescia cada vez mais.15  De sorte que transportavam os enfermos para as ruas, e os punham em leitos e em camilhas para que ao menos a sombra de Pedro, quando este passasse, cobrisse alguns deles.16  E até das cidades circunvizinhas concorria muita gente a Jerusalém, conduzindo enfermos e atormentados de espíritos imundos; os quais eram todos curados.... “Mas a força de Deus, através do Filho Jesus se manifestou novamente, e Pedro e João foram libertos da prisão através da força, do Poder de Jesus Cristo.” Veja como aconteceu com eles.   Os apóstolos são milagrosamente tirados da prisão e dão testemunho perante o sinédrio. O conselho de Gamaliel .... 17  E, levantando-se o sumo sacerdote, e todos os que estavam com ele (e eram eles da seita dos saduceus), encheram-se de inveja, 18  E lançaram mão dos apóstolos, e os puseram na prisão pública. 19  Mas de noite um anjo do Senhor abriu as portas da prisão e, tirando-os para fora, disse: 20  Ide e apresentai-vos no templo, e dizei ao povo todas as palavras desta vida. 21  E, ouvindo eles isto, entraram de manhã cedo no templo, e ensinavam. Chegando, porém, o sumo sacerdote e os que estavam com ele, convocaram o conselho, e a todos os anciãos dos filhos de Israel, e enviaram ao cárcere, para que de lá os trouxessem. 22  Mas, tendo lá ido os servidores, não os acharam na prisão e, voltando, lho anunciaram, 23  Dizendo: Achamos realmente o cárcere fechado, com toda a segurança, e os guardas, que estavam fora, diante das portas; mas, quando abrimos, ninguém achamos dentro. 24  Então o sumo sacerdote, o capitão do templo e os chefes dos sacerdotes, ouvindo estas palavras, estavam perplexos acerca deles e do que viria a ser aquilo. 25  E, chegando um, anunciou-lhes, dizendo: Eis que os homens que encerrastes na prisão estão no templo e ensinam ao povo.26  Então foi o capitão com os servidores, e os trouxe, não com violência (porque temiam ser apedrejados pelo povo).  27  E, trazendo-os, os apresentaram ao conselho. E o sumo sacerdote os interrogou, 28  Dizendo: Não vos admoestamos nós expressamente que não ensinásseis nesse nome? E eis que enchestes Jerusalém dessa vossa doutrina, e quereis lançar sobre nós o sangue desse homem.29  Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens. 30  O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, ao qual vós matastes, suspendendo-o no madeiro.31  Deus com a sua destra o elevou a Príncipe e Salvador, para dar a Israel o arrependimento e a remissão dos pecados. 32  E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem. 33  E, ouvindo eles isto, se enfureciam, e deliberaram matá-los.34  Mas, levantando-se no conselho um certo fariseu, chamado Gamaliel, doutor da lei, venerado por todo o povo, mandou que por um pouco levassem para fora os apóstolos; 35  E disse-lhes: Homens israelitas, acautelai-vos a respeito do que haveis de fazer a estes homens, 36  Porque antes destes dias levantou-se Teudas, dizendo ser alguém; a este se ajuntou o número de uns quatrocentos homens; o qual foi morto, e todos os que lhe deram ouvidos foram dispersos e reduzidos a nada. 37  Depois deste levantou-se Judas, o galileu, nos dias do alistamento, e levou muito povo após si; mas também este pereceu, e todos os que lhe deram ouvidos foram dispersos. 38  E agora digo-vos: Dai de mão a estes homens, e deixai-os, porque, se este conselho ou esta obra é de homens, se desfará, 39  Mas, se é de Deus, não podereis desfazê-la; para que não aconteça serdes também achados combatendo contra Deus.40  E concordaram com ele. E, chamando os apóstolos, e tendo-os açoitado, mandaram que não falassem no nome de Jesus, e os deixaram ir.}                       Nobres leitores (as) temos aqui no cap., 6 e 7 a história de Estevão, que foi considerado o primeiro  
Martir da Bíblia, por ele em momento algum, ter negado a Cristo. Estevão era um homem de muita
Oração, e era um homem prodigioso, e fazia isto maravilhosamente bem, e isto incomodava “aqueles” que não eram de Jesus, pois se fossem, eles não fariam isto que fizeram com Estevão. Eles arranjaram testemunhas falsas para incriminar a Estevão, que foi condenado a morte por apedrejamento.
            Nobres leitores (as) no meio daquele povo rebelde estava um homem chamado Saulo, que foi o maior perseguidor do cristianismo, e ele participou da morte de Estevão. Mas o melhor, Jesus preparou para Saulo depois de sua conversão ao cristianismo que lhes mostrarei mais adiante.  Veja como era Estevão em Atos. 6. “8  E Estêvão, cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. 9  E levantaram-se alguns que eram da sinagoga chamada dos libertinos, e dos cireneus e dos alexandrinos, e dos que eram da Cilícia e da Ásia, e disputavam com Estêvão.10  E não podiam resistir à sabedoria, e ao Espírito com que falava. 11  Então subornaram uns homens, para que dissessem: Ouvimos-lhe proferir palavras blasfemas contra Moisés e contra Deus. 12  E excitaram o povo, os anciãos e os escribas; e, investindo contra ele, o arrebataram e o levaram ao conselho. 13  E apresentaram falsas testemunhas, que diziam: Este homem não cessa de proferir palavras blasfemas contra este santo lugar e a lei; 14  Porque nós lhe ouvimos dizer que esse Jesus Nazareno há de destruir este lugar e mudar os costumes que Moisés nos deu. 15  Então todos os que estavam assentados no conselho, fixando os olhos nele, viram o seu rosto como o rosto de um anjo.”
          E assim termina o cap. 7 com a morte de Estevão injustamente. Atos 7. “51  Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais. 52  A qual dos profetas não perseguiram vossos pais? Até mataram os que anteriormente anunciaram a vinda do Justo, do qual vós agora fostes traidores e homicidas; 53  Vós, que recebestes a lei por ordenação dos anjos, e não a guardastes. 54  E, ouvindo eles isto, enfureciam-se em seus corações, e rangiam os dentes contra ele. 55  Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus; 56  E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus.57  Mas eles gritaram com grande voz, taparam os seus ouvidos, e arremeteram unânimes contra ele. 58  E, expulsando-o da cidade, o apedrejavam. E as testemunhas depuseram as suas capas aos pés de um jovem chamado Saulo.59  E apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito.
60  E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu.
            Nobres leitores (as) infelizmente ainda nos dias de hoje é proibido falar de Jesus, e muitos pagam com a vida por enfrentarem o sistema, chamado de seitas religiosas, que matam a tiros, ou em forcas e as vezes queimam vivos quem ousar não fazer o que manda seus seguidores destas seitas que não vou citar nomes; mas que todos sabem qual é: estes Países em sua maioria se encontra na Ásia.
Saulo: quem foi Saulo? Ele foi o maior perseguidor do povo de Cristo. Ele açoitava e mandava matar quem era do povo de Cristo. Mas o melhor para ele aconteceu depois que Jesus mandou separar Saulo e Silas para a sua obra, e Saulo teria que padecer e sofrer por amor a Cristo, e praticar e falar do evangelho de Cristo a toda criatura. E isto passou a fazer e muito bem; mas a situação se  reverteu. De perseguidor, ele passou a ser o perseguido; pois quem o conhecia, sabia o quanto ele foi mal, muito  perverso com o povo cristão da época. Assim era Saulo, que se tornou Paulo, o maior pregador do evangelho depois que Jesus subiu aos céus. Veja como era Saulo em Atos. 8. {...} 1  E também Saulo consentiu na morte dele. E fez-se naquele dia uma grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos foram dispersos pelas terras da Judéia e de Samaria, exceto os apóstolos. 2  E uns homens piedosos foram enterrar Estêvão, e fizeram sobre ele grande pranto.3  E Saulo assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, os encerrava na prisão....
            Mas havia aqueles que faziam e operavam milagres de curas como Filipe, que não se intimidava com a perseguição imposta por Paulo... Palavra de força: Fidelidade, lealdade, e obediência ao evangelho deixado por Cristo..... 4  Mas os que andavam dispersos iam por toda a parte, anunciando a palavra. 5  E, descendo Filipe à cidade de Samaria lhes pregava a Cristo. 6  E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia; 7  Pois que os espíritos imundos saíam de muitos que os tinham, clamando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos eram curados. 8  E havia grande alegria naquela cidade. 9  E estava ali um certo homem, chamado Simão, que anteriormente exercera naquela cidade a arte mágica, e tinha iludido o povo de Samaria, dizendo que era uma grande personagem;10  Ao qual todos atendiam, desde o menor até ao maior, dizendo: Este é a grande virtude de Deus. 11  E atendiam-no, porque já desde muito tempo os havia iludido com artes mágicas. 12  Mas, como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus, e do nome de Jesus Cristo, se batizavam, tanto homens como mulheres. 13  E creu até o próprio Simão; e, sendo batizado, ficou de contínuo com Filipe; e, vendo os sinais e as grandes maravilhas que se faziam, estava atônito. 14  Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, ouvindo que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João.  15  Os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo  16  (Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido; mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus).  17  Então lhes impuseram as mãos, e receberam o Espírito Santo.....
             Isto aqui, você e ninguém que busca a Deus através do Filho Jesus venha fazer. Veja o que tentou fazer Simão.... 18  E Simão, vendo que pela imposição das mãos dos apóstolos era dado o Espírito Santo, lhes ofereceu dinheiro, 19  Dizendo: Dai-me também a mim esse poder, para que aquele sobre quem eu puser as mãos receba o Espírito Santo.20  Mas disse-lhe Pedro: O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois cuidaste que o dom de Deus se alcança por dinheiro.21  Tu não tens parte nem sorte nesta palavra, porque o teu coração não é reto diante de Deus. 22  Arrepende-te, pois, dessa tua iniqüidade, e ora a Deus, para que porventura te seja perdoado o pensamento do teu coração; 23  Pois vejo que estás em fel de amargura, e em laço de iniqüidade.
E Filipe continuava fazendo aquilo que Jesus deixou como ensinamento. A fé, a obediência, o temor, e acima de tudo, a confiança que havia nestas pessoas; pois sabiam que podiam confiar nas palavras do evangelho deixadas por Jesus a eles, e que eles deveriam fazer e praticar.... Filipe e o eunuco etíope ... 26  E o anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai para o lado do sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserta. 27  E levantou-se, e foi; e eis que um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros, e tinha ido a Jerusalém para adoração, 28  Regressava e, assentado no seu carro, lia o profeta Isaías. 29  E disse o Espírito a Filipe: Chega-te, e ajunta-te a esse carro.30  E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês? 31  E ele disse: Como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse. 32  E o lugar da Escritura que lia era este: Foi levado como a ovelha para o matadouro; e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, Assim não abriu a sua boca. 33  Na sua humilhação foi tirado o seu julgamento; E quem contará a sua geração? Porque a sua vida é tirada da terra. 34  E, respondendo o eunuco a Filipe, disse: Rogo-te, de quem diz isto o profeta? De si mesmo, ou de algum outro? 35  Então Filipe, abrindo a sua boca, e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus. 36  E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? 37  E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. 38  E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou. 39  E, quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco; e, jubiloso, continuou o seu caminho.40  E Filipe se achou em Azoto e, indo passando, anunciava o evangelho em todas as cidades, até que chegou a Cesaréia.    Obs. Aqui o eunuco estava lendo Isaias 53, que mostra exatamente isto; que Jesus foi levado ao matadouro como um cordeiro sem abrir a boca, sem blasfemar, murmurar, para que as Escrituras fossem cumpridas na integra.
Nobres leitores (as) para que este tema não fique muito cumprida cada parte, encerro aqui esta parte VI, espero encontrá-los todos vocês novamente na parte VII.
Este tema está sendo pesquisado, revisado e acrescentada novas informações por José Carlos Ribeiro, membro da PiB de MS. Obrigado a todos vocês meus nobres leitores (as) pelos quase 24 mil acessos em meu blog chamado egitodojose.blogspot.com
Campo Grande, janeiro de 2014-01-05  carlos.pib.ms@gmail.com ou jcr0856@hotmail.com








  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bíblia Sagrada comentada por livros por José Carlos Ribeiro Comentário nos livros de Joel, Amós, Obadias, Jonas & Miquéias: livros 29, 30,31,32,33 e 34

 Bíblia Sagrada comentada por livros por José Carlos Ribeiro    Comentário nos livros de Joel, Amós, Obadias, Jonas & Miquéias: livros 29, 30,31,32,33 e 34           O nome Joel significa, literalmente, “ Jeová é Deus”. Este é um nome muito comum em Israel, e Joel, o profeta, é especificado como o filho de Petuel. Nada é conhecido a respeito dele ou da circunstância de sua vida. Provavelmente que ele tenha vivido em Judá e profetizado em Jerusalém. Não há como datar o livro com absoluta certeza, e os estudiosos variam em suas opiniões. Há referências tanto em Amós como em Isaías, que também estão em Joel (comparar Amós 1.2 com Joel. 3.16 e Isa. 13.6 com Jl 1.15) É opinião de muitos conservadores que Amós e Isaias tenham tomado emprestado de Joel, fazendo-o um dos mais antigos dos profetas menores. Além do mais, a adoração a Deus, a qual o sumo sacerdote Joiada restaurou durante o reinado de Joás (2.Rs 11; 2Crôn. 23.16), é suposta por Joel. Portanto muitos sustentam que

How to receive and deserve God's blessings in your life. Part V III. Purity and perseverance: it is part of God's blessings: also in Greek English and German

Como receber e merecer as bênçãos de Deus em sua vida. Parte V III. A                                              Pureza e perseverança: faz parte das bênçãos de Deus:                                                                                   Nobres leitores o tema continua mostrando um pouco mais sobre pureza e perseverança, pois é algo muito difícil nos dias de hoje. Ser puro incomoda, e perseverar em honestidade, lealdade, justiça, temor e obediência também incomodam. No mundo globalizado de hoje é quase impossível encontrar alguém puro, integro, honesto etc. ser puro não te dará benefícios financeiros, morais e religiosos. Vejam o exemplo do que esta acontecendo em nosso País onde ser corrupto, ladrão, bandido, canalha, pilantra, trás milhões de dólares nas contas destas pessoas. Ser puro neste País tem sentido contrario, pois aqui no Brasil, eles se purificaram e perseveram em corrupções roubando todo um País. A pureza de nossos políticos é tão evidente que, não consegui

Discernimento, entendimento e Sabedoria: O que é discernimento segundo a Bíblia. Parte I Também em Inglês Grego e Alemão

Discernimento, entendimento e Sabedoria: O que é discernimento segundo a Bíblia. Parte I                   Conhecendo  melhor a Bíblia, e a palavra de Deus.            Nobres leitores irei mostrar a todos vocês um pouco mais sobre o que é discernimento segundo a palavra de Deus.  O discernimento é essencial no processo de tomar decisões sábias.   A Bíblia diz em Tiago 1: “ 5  E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. 6  Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. 7  Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. 8  O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos. 9  Mas glorie-se o irmão abatido na sua exaltação, 10  E o rico em seu abatimento; porque ele passará como a flor da erva. 11  Porque sai o sol com ardor, e a erva seca, e a sua flor cai, e a formos