Pular para o conteúdo principal

Livro: Perdão. Porque perdoar e amar meu inimigo! Parte VII pg. 096



       Livro: Perdão. Porque perdoar e amar meu inimigo! Parte VII      pg. 096
 Nobres leitores (as) para que você consiga liberar perdão, abençoar e amar seu inimigo é necessário que você passe por uma cura interior completa. Esta cura só poderá acontecer se, “Jesus” for o primeiro em sua vida. A cura interior, não depende do médico carnal, mas sim o médico espiritual: e quem é este médico! “Ele, se chama Jesus Cristo”.  Não fique mais nem um minuto guardando ódio, mágoas e ressentimentos em seu coração. Frase: Você só prova que realmente perdoou ou precisa de perdão quando é capaz de orar em favor daquele que te magoou e abençoá-lo para que seja muito feliz.
                A falta do perdão verdadeiro produz amargura, prisão na alma, tristeza. Embora uma pessoa impiedosa venha a produzir bons frutos profissionais e cresça financeiramente, ela terá uma alma triste, sem comunhão com Deus, pelo simples fato de não conseguir perdoar.  A falta de perdão transforma o coração em uma pedreira. O tempo passa e as amarguras só tendem a aumentar porque há um acúmulo de coisas ruins, tipo: mágoas, sofrimentos, tristeza, decepções, angústia, ódio, rancores etc.
 Um coração com essas características é um órgão doente, contaminado, frágil às investidas de satanás com suas acusações. O diabo mostra à pessoa tudo de ruim que ela viveu e sofreu. Prende-a e oprimi-a em lembranças negativas. A pessoa, fragilizada, transforma o coração em um baú de recordações sombrias. Mente inquieta, coração doente e amargurado, alma aprisionada. Não há como ser santo, ter comunhão com Deus, dessa maneira.
            Jesus Cristo ordena que perdoemos o próximo, independentemente das circunstâncias e do que Ele fez, para recebermos a libertação da alma, a cura, a verdadeira liberdade humana em Cristo Jesus. Por isso, o Filho de Deus não sugere nem pede que perdoemos. Ele manda, ordena, determina, com toda autoridade a nós: “Perdoem!”  Assim que você acorda, ore e agradeça a Deus pela capacidade que Ele  lhe dá para perdoar incondicionalmente o seu opositor, o seu inimigo, adversário, algum parente ou amigo que tenha lhe feito mal. Em seguida, o Espírito Santo lhe pergunta: “você está preparado para abraçar, caminhar outra vez com essa pessoa que te fez mal?” Responda: “Sim Senhor.”
 Porque perdoar vai muito além de admitir para si mesmo ou para outras pessoas que já perdoou, que não sente mais mágoas, que já esqueceu. Perdoar é algo muito mais profundo: é devolver o exato lugar que a pessoa ocupava antes. “Depois que você decidir perdoar a todos, sua vida tornar-se-a livre e você passará a ouvir a voz de Deus e a ter grandes experiências com Ele”  “Jesus passará a ser o Senhor da sua vida, pois aprendendo a perdoar verdadeiramente como Ele lhe perdoou.”
 Hoje posso afirmar: Sou Livre em Jesus porque aprendi a perdoar. Não seja mais vencido por Satanás. Veja o que o apóstolo Paulo escreveu:  (2 Cor. 2: “5  Porque, se alguém me contristou, não me contristou a mim senão em parte, para vos não sobrecarregar a vós todos. 6  Basta-lhe ao tal esta repreensão feita por muitos. 7  De maneira que pelo contrário deveis antes perdoar-lhe e consolá-lo, para que o tal não seja de modo algum devorado de demasiada tristeza. 8  Por isso vos rogo que confirmeis para com ele o vosso amor. 9  E para isso vos escrevi também, para por esta prova saber se sois obedientes em tudo.10  E a quem perdoardes alguma coisa, também eu; porque, o que eu também perdoei, se é que tenho perdoado, por amor de vós o fiz na presença de Cristo; para que não sejamos vencidos por Satanás;11  Porque não ignoramos os seus ardis.       Pg. 097
               Observe que o próprio Deus entrega a pessoa que não perdoa às opressões diabólicas, pois ela deixou de reconhecer o fato de Cristo tê-la perdoado e se compadecido dela:  Devemos perdoar o próximo para termos comunhão com Deus. Mas, se assim não fizermos, Deus também não nos perdoará em nada, ou seja, deixaremos de ter comunhão com Ele e passaremos a viver debaixo da servidão do mal: veja o que diz em  Mat.6. 14 “Pois se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós. Porém, se não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial não perdoará as vossas”  Deus nos chamou à liberdade em Cristo Jesus. E Ele nos revelou esse segredo para sermos curados espiritualmente e alcançarmos todas as promessas de Deus.  
           O perdão também é a chave, o caminho, para recebermos as bênçãos do Pai Marcos 11:24  Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e tê-las-eis. 25  E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas. 26  Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, vos não perdoará as vossas ofensas.”
Veja o que diz em Ef. 4. “24  E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade. 25  Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. 26  Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. 27  Não deis lugar ao diabo. 29  Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. 30  E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. 31  Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós, 32  Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.
         Disse mais o Senhor através de  Paulo em  (Col. 3:12  Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; 13  Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. 14  E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição. 15  E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos. 16  A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração. 17  E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus
Só se consegue cumprir esse mandamento de Deus, quando a luz do arrependimento brilhar no coração endurecido e quebrantá-lo. Sem essa luz, a raiz da amargura, a dureza do coração, o distanciamento de Deus vão permanecer. O perdão é um exercício humano que só é atingido quando o Espírito Santo leva o homem a se arrepender.                                      Pg. 097
è Comentário: E mesmo quando você não seja culpado de algo, que outra pessoa fez de mal para você, vá e peça perdão para essa pessoa, pois você vai ver o agir de Deus e tudo se resolverá de uma maneira além da sua expectativa. Digo  por experiência própria que funciona, lembrando que isto está escrito em Romanos 12:21 "Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem."          
              O Perdão é a manisfestação da Graça.  Disse assim David Augusburger "Amar é assumir responsabilidade, é quebrar o lápis que contabiliza erros, é rasgar a ficha de contagem de pontos, é começar de novo. Agora".   Por que, em muitas famílias, constroem-se mais "paredes" que separam, do que "pontes" que ligam um coração ao outro?  Por que alguns casais fazem festa para os outros, mas não há festa no relacionamento entre eles? Por que algumas pessoas moram bem, mas vivem mal?
Por que, com frequência, encontramos pessoas que não têm desejo ou prazer de retornar para casa?
Por que, de repente, o silêncio passa a afastar os próximos, causar estranheza nos conhecidos e levantar suspeições? Por que, em muitas casas, com o passar do tempo, as reuniões, comuns entre os familiares, em torno de uma mesa, vão se acabando? A causa de tudo isso quase sempre passa pela falta de perdão.  O coração do pai do "filho pródigo" era, sobretudo, um coração "perdoador". Talvez esta seja a mensagem mais forte de toda a parábola.  O perdão incondicional que foi liberado pelo pai, como manifestação da graça.
                Philip Yancey, em seu livro "Maravilhosa Graça", diz: "O perdão é a única alternativa que pode deter o ciclo da culpa e da dor, interrompendo a cadeia da ausência da graça".  É impossível conviver sem praticar a arte do perdão. Quando não se vive com esta consciência, as pessoas vão "desconstruindo" seus relacionamentos e acumulando sentimentos negativos: no  "porão da alma". E.H. Chapin disse: “ Nunca a  alma humana surge tão forte e nobre como quando renuncia à vingança e ousa perdoar uma ofensa".
O que significa perdoar? (1)  Perdoar é um ato irracional aos olhos do homem natural. Qualquer pessoa que tentar compreender o perdão, apenas sob a perspectiva humana, nunca irá encontrar motivos para perdoar. Errar é humano, perdoar é divino! A Bíblia diz: "... Lembre-se que o Senhor os perdoou, portanto vocês devem perdoar os outros Col 3.13.  O perdão deve ser compreendido sob a ótica divina.  (2) Perdoar é uma questão de obediência a uma ordem do Senhor (Mc 11.22; Ef. 4.32; Luc. 17.3-10).  Disse Jesus: "E, quando estiverdes orando, perdoai... " Quando você libera perdão incondicional, é uma atitude de obediência ao Senhor.”  O resultado disso é cura, libertação e crescimento. Nada agrada mais o coração do nosso Senhor do que as nossas atitudes de obediência. Lembre-se, Deus sorri quando nos vê liberando perdão aos nossos ofensores. Isso significa vitória sobre o mal. 
3)  O perdão não é uma emoção, mas uma decisão! É um ato de minha vontade, não de minhas emoções (Col 3.13). Já ouvi alguém dizer: "Eu ainda não senti que devo perdoar". O perdão é uma decisão com base em princípios, e não no que se está sentindo. Você não pode ser dirigido pelos seus sentimentos, pelas suas emoções, mas sim por aquilo que está escrito na Palavra de Deus.
4)  Perdoar é tomar a decisão de não levantar mais a ofensa perante três pessoas:
1)Deus; è 2 )os outros (inclusive o ofensor);  è e 3) a si próprio.  Quem perdoa sepulta o que aconteceu para nunca mais desenterrar. É decidir não falar mais sobre o que aconteceu, pois o que já foi resolvido com o perdão não merece mais a nossa atenção.                                          Pg. 098        5)  Perdoar é reconhecer que só Deus tem o direito de julgar. Na carta de Paulo aos romanos (Rom 12.19),  está escrito: ....14  Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis. 15  Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram;16  Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos;17  A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens. 18  Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens. 19  Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; Eu recompensarei, diz o Senhor. 20  Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. 21  Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.
           É Deus quem pesa nossas causas em balança justa. A mim e a você cabe apenas perdoar.
(6)  Perdoar é deixar prevalecer a graça, em vez da vingança. O sentimento de vingança faz da pessoa uma prisioneira do diabo, pois as Escrituras o descreve como um"... ladrão que veio para roubar, matar e destruir..." Veja o que diz emJõ 10. “9  Eu Sou a porta; se alguém entrar por Mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. 10  O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. 11  Eu Sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. 12  Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas. 13  Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas. 14  Eu Sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.”
            Você que está nesta situação, de não liberar perdão seja a quem for; saiba que, “Ele, Jesus” te amou e te perdoou primeiro. Mesmo você não merecendo o perdão. Todos nós fomos amados e perdoados primeiro. Não deixe que o ladrão venha roubar sua paz, seu espírito, sua vida com Cristo.
Não se deixe destruir e ser destruído pelo inimigo de Jesus, o diabo.
 O sentimento de vingança faz com que a pessoa transporte dentro de si a presença do ofensor lhe ofendendo, machucando e ferindo, todos os dias. O sentimento de vingança facilita a ação destruidora de Satanás na vida da pessoa que resiste em perdoar. O melhor caminho é o da graça, do perdão incondicional. 
7)  Perdoar é manter abertos os canais por onde fluem a confiança e o amor incondicional.
 Nós crescemos no conceito das pessoas, construímos autoridade, ganhamos crédito quando liberamos perdão incondicional. O perdão é uma das demonstrações de humildade; e a Bíblia diz que  Tg 4. 6  Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. 7  Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. 8  Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. 9  Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza.
Perdoar não é demonstração de fraqueza, mas sim, de sabedoria.”                                                    8)  Perdoar é uma reação positiva para com a ofensa, ao invés de uma reação negativa para com o ofensor. Pessoas que sabem perdoar são pessoas que pensam positivamente, mesmo que as  pg. 099 circunstâncias sejam negativas, desfavoráveis e contrárias a elas             Pg. 100                                     Quando você consegue enxergar o lado positivo, até nas tragédias e nos acidentes de percurso da vida, o perdão flui com naturalidade.  Perdoar é pensar e reagir positivamente. Foi assim que Estêvão reagiu diante das pedradas: "E apedrejaram a Estêvão que, em invocação, dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito. E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu e morreu At.7. 59,60”
9)  Perdoar é zerar as contas do passado (Jo 19. “28  Depois, sabendo Jesus que já todas as coisas estavam terminadas, para que a Escritura se cumprisse, disse: Tenho sede. 29  Estava, pois, ali um vaso cheio de vinagre. E encheram de vinagre uma esponja, e, pondo-a num hissope, lha chegaram à boca. 30  E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.
              Quando o perdão é liberado incondicionalmente, estamos dizendo para o ofensor: "Você não me deve mais nada, a conta foi rasgada".   è Conversando com uma senhora, ela me disse que ouviu da pessoa para a qual ela havia liberado perdão: "Você sabia que perdoar é voltar a ser como era antes? É viver em comunhão como se nunca aquilo tivesse acontecido?" Foi exatamente o que aconteceu na Parábola do Filho Pródigo: tudo voltou a ser como era antes.  Eu creio no poder restaurador do perdão liberado graciosamente.
(10)  Perdoar é repetir, com o próximo, o gesto de Deus para conosco.  Quem foi por Deus perdoado deve perdoar sempre que for necessário. Não existe outra saída, esta é a única porta que a Bíblia nos apresenta. Se você foi perdoado, deve perdoar quem precisa do seu perdão.
 O apóstolo Paulo escreveu: Ef .4. “31  Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós, 32  Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.”  
Os filhos devem refletir, em suas atitudes e comportamento, os traços do caráter do seu pai.
Se você é filho (a) de Deus, deve agir como o seu Pai age.
(11) Perdoar é oferecer amor quando não há motivo para amar.  Que motivo o Senhor tinha para nos amar? Diz as Escrituras: "Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro". Todo perdão liberado é demonstração de amor incondicional.  Ninguém pode afirmar que ama quando não há disposição, voluntariedade, vontade para perdoar. Perdoar é amar sacrificialmente, como Cristo nos amou.
(12)  Perdoar é dizer "não" ao ressentimento. Ressentimento significa sentir de novo, é como tirar com a unha a casca de uma ferida que já estava em processo de cicatrização. Quando não há uma atitude "perdoadora", a ferida nunca cicatriza, a pessoa vive com a dor.
Perdoar é vencer a tentação de "tirar a casca da ferida" em processo de cura e cicatrização.
13)  Perdoar é reconstruir o que foi destruído. Foi com essa missão que Jesus veio como enviado do Pai para reconstruir o que tinha sido destruído com a queda: a desobediência do homem no Jardim do Éden. Não há reconstrução se não houver a manifestação da graça através do perdão. O mais interessado em que isso não aconteça é aquele que levou o homem a destruir sua comunhão com Deus no Jardim do que isso não aconteça é aquele que levou o homem a destruir sua comunhão com Deus no Jardim do Éden, o diabo. Por detrás de toda resistência ao perdão, está ele, nosso adversário.              Pg. 101            
  Não perdoar é fazer a opção pela destruição, e não pela reconstrução. Quem perdoa sempre reconstrói.                                                                                                                                            14)  Perdoar é fechar a porta do coração para a amargura. 
           O escritor da carta aos hebreus diz: Heb 12. “14  Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; 15  Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem.
Toda raiz de amargura causa perturbação no coração de quem sente e contamina as pessoas próximas deste. Quem muito perdoa vive com suavidade, leveza, alegria, prazer e muita doçura na alma.
15) Perdoar é um indicador de nossa compreensão do amor de Deus por nós.  Uma das evidências de que você compreendeu o amor de Deus está na sua disposição em perdoar sempre.
16)  Perdoar é semear misericórdia (Gal 6.7).  “7  Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. 8  Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. 9  E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.10  Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.”
 A lei da semeadura é infalível. Em um painel de propaganda de venda de sementes, a empresa responsável  escreveu: "Se você não gosta do que está colhendo, olhe para trás e veja o que foi plantado". Essa frase sintetiza tudo o que se pode dizer sobre o cuidado que cada deve ter com o tipo de semente que lança no solo do coração da família. Foi Jesus quem disse: "Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;" Mat 5. “3  Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus; 4  Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;5  Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; 6  Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; 7  Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; 8  Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; 9  Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; 10  Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;11  Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.”   O perdão é uma semente de misericórdia que todos podem lançar no solo do coração da família.”
17)  Perdoar é reconhecer que todos nós estamos sujeitos a tropeços e quedas. Quando trouxeram a Jesus uma mulher que tinha sido pega cometendo adultério, disseram a Ele: "Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando.” E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes? Eles diziam isto,  tentando-o, para que tivessem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra" (Jo 8.6). Jesus, com uma única resposta, desarma aqueles homens impiedosos e faz com que eles compreendam o que significa perdoar: "Aquele que  dentre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela" (Jo 8.7b). Jesus estava como que  pg.101
perguntando: Nenhum de vocês comete pecado? Nenhum de vocês algum dia foi perdoado? Pg.102
              E eles entenderam a mensagem! "Quando ouviram isto, redargüidos da consciência, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficou só Jesus e a mulher que estava no meio" (Jo 8.9). O interessante é que Jesus era o único que não tinha pecado e poderia apedrejar, porém a graça venceu a lei,e Ele perdoou a mulher: "E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais" (Jo 8.10-11). Quem perdoa reconhece que também erra e que precisa ser perdoado.                                                                                                                            18)  Perdoar é praticar a generosidade. Observe que a palavra  perdoar termina com "doar".
 Quando você perdoa está generosamente doando compreensão, amor, respeito, misericórdia e assumindo a dor da ofensa. A Bíblia diz que o generoso será abençoado (Prov 11. “25  A alma generosa prosperará e aquele que atende também será atendido.”
 Lembre-se, aquele que perdoa é abençoado por causa da sua atitude generosa.
19)  Perdoar é deixar livre, soltar, libertar, despedir, mandar embora, atribuir um favor incondicional àquele que feriu.                                                                                                                                       20)  O perdão de Deus é o padrão para o perdão humano. Qualquer pessoa que deseja crescer na prática do perdão incondicional precisa conhecer, através das Escrituras, como é o perdão de Deus.
Um dia, após lavar os pés dos discípulos, inclusive o de Judas, o traidor, Jesus disse: "Porque Eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também" (Jo 13.15). Esta é a vontade do Senhor: que as nossas atitudes sejam semelhantes às d'Ele. Vejamos alguns textos na Bíblia que nos ajudam a entender como é o perdão de Deus para conosco:  veja o que diz em Salmos 78. “ 38  Ele, porém, que é misericordioso, perdoou a sua iniqüidade; e não os destruiu, antes muitas vezes desviou deles o seu furor, e não despertou toda a sua ira.39  Porque se lembrou de que eram de carne, vento que passa e não volta. 40  Quantas vezes o provocaram no deserto, e o entristeceram na solidão!41  Voltaram atrás, e tentaram a Deus, e limitaram o Santo de Israel.”
 Veja o que diz em Isaias 43. “24  Não me compraste por dinheiro cana aromática, nem com a gordura dos teus sacrifícios me satisfizeste, mas me deste trabalho com os teus pecados, e me cansaste com as tuas iniqüidades. 25  Eu, Eu mesmo, Sou o que apago as tuas transgressões por amor de Mim, e dos teus pecados não me lembro. 26  Faze-me lembrar; entremos juntos em juízo; conta tu as tuas razões, para que te possas justificar.” 
è Diz assim em Isa. 44. “21  Lembra-te destas coisas, ó Jacó, e Israel, porquanto és meu servo; Eu te formei, meu servo és, ó Israel, não me esquecerei de ti. 22  Apaguei as tuas transgressões como a névoa, e os teus pecados como a nuvem; torna-te para mim, porque Eu te remi.” 
Em Miqueias 7, diz assim: "18 Quem é Deus semelhante a ti, que perdoa a iniqüidade, e que passa por cima da rebelião do restante da sua herança? Ele não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na sua benignidade 19  Tornará a apiedar-se de nós; sujeitará as nossas iniqüidades, e tu lançarás todos os seus pecados nas profundezas do mar.20  Darás a Jacó a fidelidade, e a Abraão a
benignidade, que juraste a nossos pais desde os dias antigos.”                                                                                                                                             PG. 103
               Diz assim em Salmo 85. 1 Abençoastes, Senhor, a tua terra; fizeste voltar o cativeiro de Jacó.2  Perdoaste a iniqüidade do teu povo; cobriste todos os seus pecados. 3  Fizeste cessar toda a tua indignação; desviaste-te do ardor da tua ira.”  Diz assim em Marcos2. “3  E vieram ter com ele conduzindo um paralítico, trazido por quatro. 4  E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o telhado onde estava, e, fazendo um buraco, baixaram o leito em que jazia o paralítico.5  E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados.6  E estavam ali assentados alguns dos escribas, que arrazoavam em seus corações, dizendo: 7  Por que diz este assim blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão Deus? 8  E Jesus, conhecendo logo em seu espírito que assim arrazoavam entre si, lhes disse: Por que arrazoais sobre estas coisas em vossos corações?9  Qual é mais fácil? Dizer ao paralítico: Estão perdoados os teus pecados; ou dizer-lhe: Levanta-te, e toma o teu leito, e anda?10  Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder para perdoar pecados (disse ao paralítico), 11  A ti te digo: Levanta-te, toma o teu leito, e vai para tua casa.
"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. 1 Jo 1.9”.
21) Perdoar é desativar o sistema de violência que existe dentro e fora de nós. Qual é o pai que, ao se preparar para disciplinar com firmeza o filho que errou, não se rende diante do rostinho meigo, dos olhos lacrimejando e  de um pedido de perdão com a voz embargada? Por mais irritada e nervosa que a pessoa esteja diante de um erro cometido, um pedido de perdão pode desativar o mecanismo de violência. Foi no perdão que Jesus encontrou força para vencer o sistema de violência que o cercava. Ninguém soube perdoar como Jesus, ele era o Mestre na arte de perdoar. Até mesmo na hora mais angustiante na Cruz, Ele disse: "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes"  (Luc 23.34). Onde o perdão é liberado, a violência não floresce. Lembre-se: onde há violência, é porque a graça para perdoar não floresceu.
 PERDÃO: Um ato Milagroso. Marcos 2:7-11 (RA) "Por quê fala ele deste modo? isto é blasfêmia! Quem pode perdoar pecados, senão um, que é Deus?... Jesus... disse-lhes: ... Qual é mais fácil, dizer ao paralítico: estão perdoados os teus pecados, ou dizer: levanta-te, toma o teu leito, e anda? Ora, para que saibais que o Filho do homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados: disse ao paralítico: Eu te mando: Levanta-te, toma o teu leito, e vai para a tua casa.
PERDÃO CONDICIONAL Mat. 6:12 (BLH) "Perdoa as nossas ofensas como também nós perdoamos os que nos ofenderam".  Em Lucas 6: “37  Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão.  Diz assim em Mateus 6:14-15 (NVI) "Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará. Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não lhes perdoará as ofensas".  Mais adiante iremos ver o que o perdão realmente é, como obtê-lo, e como permanecer nele. E assim veremos que perdoar é mais difícil e, por outro lado, mais fácil, do que pensávamos.                                                                                             Pg. 103                                                           Mas Deus requer perdão, senão Ele não nos perdoará. Se não quisermos ou não pudermos  perdoar, então não há razão para orarmos por perdão, porque Deus nos disse claramente que não o receberemos.       Também não adianta evitarmos o assunto nos distraindo com obras religiosos, ou louvores a Deus quando nossos corações estão cheios de pecado. “Marcos 11:25 (NVI) E quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial lhes perdoe os seus pecados”                                                                           pg. 104              1) O que não é perdão: o habito de se finger para manter as aparências:  E quando há essa encenação, há pelo menos um alívio temporário. Mas a dor de Deus é muito mais aguda quando Ele vê nossas brigas uns com os outros, e Sua solução é um pouco mais profunda do que meras palavras, mímicas, ou fingimentos. O Seu alvo não é uma encenação hipócrita, mas sim a verdade que vem de dentro para fora.  Esta encenação de "perdão " freqüentemente se estende à vida adulta como um substituto superficial para o verdadeiro perdão. Nós pensamos que se meramente dissermos que estamos arrependidos bastará. Mas, será que Deus é enganado por nós? Será que há um lugar onde podemos escapar dos Seus olhos? Será que Ele não vê o desejo secreto de vingança ou o ódio amargo atrás dos sorrisos?
Diz assim em  Marcos 7:6. Jesus replicou, "Hipócritas, Isaías descreveu vocês perfeitamente quando escreveu: 'Estas pessoas me honram com seus lábios, mas seus corações estão longe de mim'. Estes ensinamentos são regras feitas por homens".
 2) NEGAÇÃO É PERDÃO? A inabilidade de se perdoar verdadeiramente é frequente devido ao falso conceito de que "esquecer é perdoar". Esquecer Não é perdoar. Se perdoarmos, nós esqueceremos daquilo que aconteceu. Mas o reverso não é verdadeiro: esquecer não é perdoar: é negar.
Veja como funciona de verdade o amor e o perdão que é dado por “Deus”. Como se deve ser:
Nós fomos concebidos em iniquidade, no pecado; e o que deve ser feito por nós. E mais: nós temos que reconhecer nossas transgressões. E assim fez o rei Davi quando orou a “Deus”! Ele, não chegava até “Deus” com o coração enganoso, mentiroso. Davi era verdadeiro, e assim devemos ser todos nós. 
Veja em Salmo 51:“1  Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.2  Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado. 3  Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.4  Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares.5  Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe. 6  Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria. 7 Purifica-me com hissope, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve.8  Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que Tu quebraste. 9  Esconde a Tua face dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniqüidades.10  Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.11  Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o Teu Espírito Santo.12  Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário.13  Então ensinarei aos transgressores os Teus caminhos, e os pecadores a Ti se converterão.14  Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua louvará altamente a tua justiça. 15  Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca entoará o teu louvor.16  Pois não desejas sacrifícios, senão eu os daria; Tu não te deleitas em holocaustos. 17  Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.”                                                                           Pg. 105
           Nobres leitores (as) porque eu mencionei aqui o nome do  rei Davi! É para mostrar a todos como as coisas de “Deus” funcionam. O rei Davi, cometeu pecados gravíssimos, mas a diferença é que havia em Davi, sinceridade, fidelidade e lealdade a “Deus”. Vejam que Davi, disse a “Deus” aqui nos vers.15 ao 17.  Obs. A uns tempos atrás, uma emissora de televisão mostrou uma mini serie sobre o rei Davi; eu lamento dizer a vocês que, algumas coisas ali mostradas, não estão na Biblia! E se não estão na Bíblia, não pode ser verdade. Para se ter o melhor do Senhor, e receber o melhor do “Senhor”, temos que ser verdadeiros. E o rei Davi foi. Mesmo quando ele pecou, o seu arrependimento foi verdadeiro: e foi por isto que “Deus” disse que Davi foi o homem segundo o seu coração. Por causa de sua fidelidade e obediência a “Ele, Deus”.  Este tema tem a finalidade, o objetivo de lhes mostrar a verdade: não podemos sair por ai fazendo e dizendo coisas sem pensar e sem darmos ouvidos a razão.
             O ser humano jamais terá o perdão de “Deus” com mentiras, falsidades, hipocrisia, com ódio, magoas, e rancores em seu coração! Como poderemos perdoar alguém com todas estas coisas dentro de nós! Não conseguiremos jamais fazer isto verdadeiramente, porque estamos mentindo para “Deus” é para nós mesmos. Veja o que diz a seguir: eu ainda não tinha visualizado. Mas não fui eu quem escreveu estas palavras, e como elas coincidem com as minhas palavras e meus pensamentos. Veja: Se tentarmos alcançar um perdão falso tentado deliberadamente ignorar a ofensa, estaremos nos enganando e enganando a outros. Mas todas as emoções, maquinações e feridas estão lá, só que colocadas num outro plano através da força de vontade de deliberadamente negar os fatos.
Uma mente contaminada com negação tem um terrível hábito de "explodir" nos momentos mais inoportunos. Veja o que diz em I João 2: , 1  Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. 2  E Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.
A observação dos mandamentos. O amor fraternal. A separação do mundo 3  E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos. 4  Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nEle não está a verdade. 5  Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nEle verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nEle. 6  Aquele que diz que está nEle, também deve andar como Ele andou. 7  Irmãos, não vos escrevo mandamento novo, mas o mandamento antigo, que desde o princípio tivestes. Este mandamento antigo é a palavra que desde o princípio ouvistes. 8  Outra vez vos escrevo um mandamento novo, que é verdadeiro nEle e em vós; porque vão passando as trevas, e já a verdadeira luz ilumina. 9  Aquele que diz que está na luz, e odeia a seu irmão, até agora está em trevas. 10  Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nEle não há escândalo.  11  Mas aquele que odeia a seu irmão está em trevas, e anda em trevas, e não sabe para onde deva ir; porque as trevas lhe cegaram os olhos. 12  Filhinhos, escrevo-vos, porque pelo seu nome vos são perdoados os pecados. 13  Pais, escrevo-vos, porque conhecestes aquele que é desde o princípio. Jovens, escrevo-vos, porque vencestes o maligno. Eu vos escrevi, filhos, porque conhecestes o Pai. 14  Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno. 15  Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
16  Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. 17  E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre......                    pg. 106
Os anticristos  18  Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora. 19  Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós. 20  E vós tendes a unção do Santo, e sabeis tudo. 21  Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade. 22  Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? É o anticristo esse mesmo que nega o Pai e o Filho. 23  Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; mas aquele que confessa o Filho, tem também o Pai. 24  Portanto, o que desde o princípio ouvistes permaneça em vós. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também permanecereis no Filho e no Pai. 25  E esta é a promessa que Ele nos fez: a vida eterna. 26  Estas coisas vos escrevi acerca dos que vos enganam. 27  E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim neEe permanecereis. 28  E agora, filhinhos, permanecei nEle; para que, quando Ele se manifestar, tenhamos confiança, e não sejamos confundidos por Ele na sua vinda. 29  Se sabeis que Ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele.
            A negação é uma mera desilusão - frágil, fingida e superficial. O perdão é  real. Não é evitar a verdade, mas sim lidar com ela francamente; não se importando o quanto doa.
Considere a perspectiva de Deus. Nada está escondido aos Seus olhos:  os maus intentos, a lascívia escondida, o dano causado, o escolher aquilo que é errado, etc. Ainda assim, Ele é o Autor e o Criador do perdão. Se formos verdadeiramente perdoar, teremos que fazê-lo de acordo com Seus métodos. E com nossos olhos abertos. Pois aqueles a quem Deus escolhe perdoar, Ele "esquecerá" seus pecados, " não mais se lembrando deles". Contudo, não acusemos o Deus Onisciente de não saber algo, ou de ser ignorante! Quanto  a qualquer fato. Ele nos disse que nada lhe está escondido. Ao invés disso, devemos entender as "figuras de linguagem" e as dinâmicas espirituais de Como Deus perdoa. Hebreus 8:12 (NVI) Pois eu lhes perdoarei a maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados". “10  Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo; 11  E não ensinará cada um a seu próximo, Nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; Porque todos me conhecerão, Desde o menor deles até ao maior.12  Porque serei misericordioso para com suas iniqüidades,  E de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais.13  Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar.                                                                                                                                                                                   Pg. 107
               A ordem aqui é essencial. Primeiro o perdão, depois o esquecimento. Enquanto o verdadeiro perdão não acontece, a ofensa continuará entre nós e a pessoa com a qual tivemos problemas, e o mesmo ocorre em relação a Deus. O pecado se coloca entre nós e não pode ser "esquecido" até que lidemos com ele. Se, e quando entrarmos em verdadeiro perdão, podemos considerar a pessoa sem que a "ofensa" esteja entre nós. Diz assim em  Isa. 43 24  Não me compraste por dinheiro cana aromática, nem com a gordura dos teus sacrifícios me satisfizeste, mas me deste trabalho com os teus pecados, e me cansaste com as tuas iniqüidades. 25 Eu, Eu mesmo, Sou o que apaga as tuas transgressões por amor de Mim, e dos teus pecados não me lembro.”
 3) Impedimentos para perdoar: A enganação do pecado.  Um outro impedimento ao perdão é que a amargura, a vingança, o ódio, etc,. tem um apelo um tanto pervertido. Quem nunca sentiu o engano de uma grande maquinação para retribuir um mal recebido? Enquanto sabemos que isso é errado, sentimos grande prazer no momento em que formulamos tais pensamentos.
            A Vingança é do Senhor...  Romanos 12:19 (NVI) Amados, nunca procurem vingar-se, mas deem lugar à ira de Deus, pois está escrito: "Minha é a vingança; eu retribuirei", diz o Senhor. “19  Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; Eu recompensarei, diz o Senhor. 20  Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.21  Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.”   Certamente Deus tem mais poder de lançar ira sobre os nossos inimigos do que nós temos, e certamente Ele vê o mal que nos é feito.
Veja o que diz em  “Prov. 24  15  Não armes ciladas contra a habitação do justo, ó ímpio, nem assoles o seu lugar de repouso, 16  Porque sete vezes cairá o justo, e se levantará; mas os ímpios tropeçarão no mal. 17  Quando cair o teu inimigo, não te alegres, nem se regozije o teu coração quando ele tropeçar; 18  Para que, vendo-o o Senhor, seja isso mau aos seus olhos, e desvie dele a sua ira. 19  Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos ímpios, 20  Porque o homem maligno não terá galardão, e a lâmpada dos ímpios se apagará.”
           Veja o que diz em Mat. 5: “43  Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. 44  Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; 45  Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos. 46  Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo? 47  E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim?48  Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.”   Deixe Deus lidar com nossos "inimigos". Ele pode abençoá-los, prosperá-los, e salvar suas almas eternamente. Pois Deus é assim:                                   pg. 107
Veja o que disse Deus em I Cor. 1: “25  Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.26  Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados.27  Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; 28  E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; 29  Para que nenhuma carne se glorie perante Ele.30  Mas vós sois dEle, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção; 31  Para que, como está escrito: Aquele que se gloria glorie-se no Senhor.”                                                                                        Pg. 108
               Há um ditado que diz: "Errar é humano, perdoar é divino". Há uma certa verdade neste ditado. Para que haja um melhor entendimento sobre este versículo, veja os vers., anteriores de Lucas 7:49: mas vejam estes vers antes.   “44  E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta regou-me os pés com lágrimas, e mos enxugou com os seus cabelos. 45  Não me deste ósculo, mas esta, desde que entrou, não tem cessado de me beijar os pés.46  Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta ungiu-me os pés com ungüento.47  Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama. 48  E disse-lhe a ela: Os teus pecados te são perdoados. 49  E os que estavam à mesa começaram a dizer entre si: Quem é este, que até perdoa pecados? 50  E disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz.”
O perdão. O que aconteceria com nossa sociedade se todos Realmente agissem assim? "Amar os nossos inimigos" é algo que apela à nossa sensibilidade? Isso faz sentido para o homem natural? 
Quando Deus diz que deviríamos fazer algo que está razoavelmente dentro de nossa capacidade, podemos erroneamente nos esforçar na carne ao invés de sermos obedientes à direção do Espírito. Através da fé no único que tem as qualidades que Deus requer. Pois estamos nos referindo a coisas que só Deus pode fazer. Se a "perfeição" não nos é dada por Cristo, nunca a alcançaremos sozinhos.
João 15: "...Sem mim nada podeis fazer". “ 1 Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. 2  Toda a vara em Mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.3  Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.4  Estai em Mim, e Eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em Mim.5  Eu Sou a videira, vós as varas; quem está em Mim, e Eu nele, esse dá muito fruto; porque sem Mim nada podeis fazer. 6  Se alguém não estiver em Mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.7  Se vós estiverdes em Mim, e as Minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.8  Nisto é glorificado Meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. 9  Como o Pai Me amou, também Eu vos amei a vós; permanecei no Meu amor.10  Se guardardes os Meus mandamentos, permanecereis no Meu amor; do mesmo modo que Eu tenho guardado os m andamentos de Meu Pai, e permaneço no seu amor. 11  Tenho-vos dito isto, para que o Meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo.12  O Meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como Eu vos amei. 13  Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.14  Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que Eu vos mando.15  Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de Meu Pai vos tenho feito conhecer.16  Não me escolhestes vós a Mim, mas Eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em Meu nome pedirdes ao Pai Ele vo-lo conceda. 17  Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros. 18  Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, Me odiou a Mim.19  Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes Eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia. 20  Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu Senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. 21 Mas tudo isto vos farão por causa de Meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou. 22 Se Eu não viera, nem lhes houvera falado, não teriam pecado, mas agora não têm desculpa do seu pecado. 23  Aquele que me odeia, odeia também a Meu Pai. 24  Se Eu entre eles não fizesse tais obras, quais nenhum outro tem feito, não teriam pecado; mas agora, viram-nas e me odiaram a Mim e a Meu Pai. 25  Mas é para que se cumpra a palavra que está escrita na sua lei: Odiaram-me sem causa.”                                                                                                 Pg. 109
           Viram como não é bom se colocar apenas um versículo! Viram quantas perguntas ficam sem respostas, por falta de informações! A Bíblia nobres leitores (as) não pode ser vista apenas por alguns versículos, pelo simples motivo de estarmos deixando informações preciosas para trás. Onde há ódio não pode haver perdão. Onde há amor haverá sempre o perdão.  E “Jesus” é amor, é paz, é justiça e é também perdão. Pois assim foi “Ele” naquele dia em que o penduraram num Cruz sem merecer, e ainda ao lado de pecadores, e mesmo lá naquela Cruz, “Ele,”  mostrou e demonstrou o seu amor a aquele homem pecador que seria enforcado juntamente com “Ele, Jesus”.   O perdão é algo divino.  Diz assim em Lucas 5:20-21 (NVI) Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse: "Homem, os seus pecados estão perdoados". Os fariseus e os mestres da lei começaram a pensar consigo mesmos: "Quem é esse que blasfema? Quem pode perdoar pecados, a não ser somente Deus?" 
Experiência com Deus:  Todo crente terá uma experiência com o verdadeiro perdão, ainda que seja através de um filme, livro, ou história. E na extensão das emoções humanas, o verdadeiro perdão pode ser classificado como um dos mais doces sentimentos e que traz mais prazer a um ser humano.
Corrie Ten Boom descreveu o que vem após o perdão como "uma inundação de alegria e paz".
O jugo de amargura é removido, há um senso de justiça sobrenatural, conflitos são substituídos com tranquilidade, e o amor inunda aquele lugar antes ocupado pelo ódio. Isto não é por acaso; é a própria natureza de Deus se manifestando por dentro de nós. É graça em operação, pois a única maneira de se perdoar é ter Sua vida em nós. Tudo o mais é encenação, negação de atitude, ou rendição ao pecado.
Que possamos ser ainda mais encorajados com este aspecto de "Cristo em nós", agora que experimentamos e vimos que o Senhor é bom.                                              Pg. 109
 Nobres leitores (as) vou parar por aqui esta sétima parte, mas continuarei falando sobre este tema, que de suma importância para todos nós ainda nos dias de hoje. Infelizmente nos dias de hoje, a falta de amor, e de perdão, está fazendo a diferença para pior: as pessoas, as famílias estão se matando e se destruindo por pouca coisa, por nada. É pai matando filhos, e filhos matando os pais por ganancia, por cobiça, por aquilo que os pais têm de valor. Isto é apenas a ponta do Iceberg: infelizmente pessoas de “Deus” estão usando o Santo nome do Senhor em vão, e chegando a usar órgãos de imprensa, tipo: radio, tv e jornais, e ainda chegam a derramar lágrimas de crocodilo, mentindo, blasfemando, e agradecendo a “Deus” pelo recebimento de coisas ilícitas que eles fizeram. Tipo: dinheiro conseguido de forma fraudulenta. Perdoar é tao importante que, “Jesus” antes morrer disse assim: “Pai, perdoa-lhes, pois eles não sabem o que fazem.” “Jesus” nos amou até mesmo no pior momento de sua vida terrena; e nós o que fazemos! Odiamos, ofendemos, maltratamos, e guardamos magoas, rancores e ressentimentos.                Pg. 110
Este tema está sendo escrito e pesquisado por José Carlos Ribeiro, membro da PiB de Campo Grande MS 16 de maio de 2012. Este tema está sendo transformado em livro no mês de abril de 14







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bíblia Sagrada comentada por livros por José Carlos Ribeiro Comentário nos livros de Joel, Amós, Obadias, Jonas & Miquéias: livros 29, 30,31,32,33 e 34

 Bíblia Sagrada comentada por livros por José Carlos Ribeiro    Comentário nos livros de Joel, Amós, Obadias, Jonas & Miquéias: livros 29, 30,31,32,33 e 34           O nome Joel significa, literalmente, “ Jeová é Deus”. Este é um nome muito comum em Israel, e Joel, o profeta, é especificado como o filho de Petuel. Nada é conhecido a respeito dele ou da circunstância de sua vida. Provavelmente que ele tenha vivido em Judá e profetizado em Jerusalém. Não há como datar o livro com absoluta certeza, e os estudiosos variam em suas opiniões. Há referências tanto em Amós como em Isaías, que também estão em Joel (comparar Amós 1.2 com Joel. 3.16 e Isa. 13.6 com Jl 1.15) É opinião de muitos conservadores que Amós e Isaias tenham tomado emprestado de Joel, fazendo-o um dos mais antigos dos profetas menores. Além do mais, a adoração a Deus, a qual o sumo sacerdote Joiada restaurou durante o reinado de Joás (2.Rs 11; 2Crôn....

Discernimento, entendimento e Sabedoria: O que é discernimento segundo a Bíblia. Parte I Também em Inglês Grego e Alemão

Discernimento, entendimento e Sabedoria: O que é discernimento segundo a Bíblia. Parte I                   Conhecendo  melhor a Bíblia, e a palavra de Deus.            Nobres leitores irei mostrar a todos vocês um pouco mais sobre o que é discernimento segundo a palavra de Deus.  O discernimento é essencial no processo de tomar decisões sábias.   A Bíblia diz em Tiago 1: “ 5  E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. 6  Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. 7  Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. 8  O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos. 9  Mas glorie-se o irmão abatido na sua exaltação, 10  ...

How to receive and deserve God's blessings in your life. Part V III. Purity and perseverance: it is part of God's blessings: also in Greek English and German

Como receber e merecer as bênçãos de Deus em sua vida. Parte V III. A                                              Pureza e perseverança: faz parte das bênçãos de Deus:                                                                                   Nobres leitores o tema continua mostrando um pouco mais sobre pureza e perseverança, pois é algo muito difícil nos dias de hoje. Ser puro incomoda, e perseverar em honestidade, lealdade, justiça, temor e obediência também incomodam. No mundo globalizado de hoje é quase impossível encontrar alguém puro, integro, honesto etc. ser puro não te dará benefícios financeiros, morais e religiosos. Vejam o exemplo do que esta acontece...