Pular para o conteúdo principal

Livro Perdoar: porque devo perdar e amar meus inimigos! Parte VI pg081



Livro Perdoar:  porque devo perdoar e amar meus inimigos! Parte VI                                   pg081
 Nobres leitores (as) para que você consiga liberar perdão, abençoar e amar seu inimigo é necessário que você passe por uma cura interior completa.
               Esta cura só poderá acontecer se, “Jesus” for o primeiro em sua vida. A cura interior, não depende do médico carnal, mas sim o médico espiritual: e quem é este médico! “Ele, se chama Jesus Cristo”. Vamos ver como se dá a cura interior.  Que é cura interior? ... é a cura de nosso homem interior: da mente, emoções, lembranças desagradáveis, sonhos... Cura Interior é o processo pelo qual, por meio da oração, numa dinâmica espiritual, somos libertos de sentimentos de ressentimento, rejeição, tristeza, culpa, medo, ódio, complexo de inferioridade...
Em Rom.12. lemos: “1  Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.2  E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.3  Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.4  Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, 5  Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.”   
         Jesus disse isto: Jó. 14. 26. “ Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. 27  Deixo-vos a paz, a Minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.”
Mas há inúmeras pessoas hoje que não possuem essa paz interior... muitas são crentes, mas acham-se emocionalmente enfermas. Algumas não entendem como é possível, se já são crentes! Aquele verso da Bíblia de 2 Cor. 5.17, precisa ser bem compreendido... Ele diz: “Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo”. Veja também os outros vers., 14  Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram. 15  E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. 16  Assim que daqui por diante a ninguém conhecemos segundo a carne, e, ainda que também tenhamos conhecido Cristo segundo a carne, contudo agora já não o conhecemos deste modo. 17  Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.  18  E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação;  19  Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.  20  De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus. 21  Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.”  Nós somos constituídos de três partes: temos corpo, alma e espírito. O que se fez novo em nós? ... o espírito é que nasceu de novo! Mas nosso corpo e nossa alma, não nasceram de novo. Tudo neles ainda é velho!    PG. 082.
                 Então, o que fazer ao corpo e à alma? ... a Bíblia diz, quanto ao corpo, que ele deve ser dominado, controlado: 1Cor 9.27 diz Assim.  “22  Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns.23  E eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele. 24  Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. 25  E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível. 26  Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar. 27  Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado.” 
             E quanto à alma? ... a Bíblia diz que ela precisa ser renovada.  Portanto, todos os crentes ainda têm pela frente dois processos importantes: precisam dominar o corpo e renovar a mente, a alma (a alma é composta de: sentimento, vontade, pensamento, consciência). Mesmo que alguém ache que não tem feridas e que por isso, não necessita de cura interior, ao se deparar com a ordem.
“Deixem que Deus o transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês”, através da Palavra de Deus, que precisa de renovação. Se ao lembrar de um fato (rejeição, abandono...) você sente dor, é porque a ferida ainda não cicatrizou. Ocorre então uma dor na alma,  essa dor se apresenta de diversas formas: Nojo, raiva, medo, angústia, vergonha... Uma pessoa disse: “Sinto muito inveja do meu irmão, que era o filho que minha mãe preferia...”. Outra pessoa disse: “...sinto nojo todas as vezes ao lembrar que fui violentada”.  Há casos de a alma estar ferida, mas que a pessoa não sente, conscientemente, qualquer dor. Mas a alma está ferida, então, ocorre de a pessoa ter algum comportamento pouco sadio. Por exemplo: a pessoa não sente raiva do irmão que era preferido da mãe, mas não tem assunto com ele... há uma barreira... A pessoa não sente nojo ou raiva ao lembrar-se de como foi molestada sexualmente, mas não consegue manter um relacionamento afetivo firme.
Outros sintomas de feridas de alma são os seguintes: Viver ameaçando jamais admitir os próprios erros, e  sentir prazer na desgraça do outro,  não ter aspirações, sonhos, ser ciumento, ser triste, ser  risonho demais, e gastar o que não tem, e ter dificuldade para dizer não. Ter timidez paralisante. Há situações que nos ferem emocionalmente; A família é a nossa base, se foi desestruturada, você também pode ter sido desestruturado.Talvez aconteceram muitas coisas no período em que você ainda estava no ventre de sua mãe, e durante a sua infância e adolescência, que lhe afetaram diretamente. Jesus tem poder para curar os seus traumas, as suas feridas interiores e até as suas doenças. Amém? Jesus veio para isto!
E hoje, Ele vai tratar você, tirando o que foi plantado e não presta. A Bíblia mostra homens e mulheres que tinham feridas na alma e que precisaram ser curados por Deus: Moisés tinha dificuldade na fala (língua presa, talvez) quem sabe, por conta disso, se achava incapaz de falar ao Faraó do Egito? Elias foi um poderoso profeta, mas sentiu-se inferiorizado e incapaz de enfrentar Jezabel, e  entrou em depressão, queria morrer. Mirian, irmã de Moisés, sentia-se inferior a Moisés e quis se exaltar, afirmando ser usada por Deus, e ficou leprosa!. Há muitas portas que, sendo abertas, geram feridas emocionais: É o caso da rejeição, do sentimento de que não somos amados, aceitos ou bem-vindos.
               A pessoa rejeitada sempre interpreta mal as atitudes das outras pessoas, tendo a sensação de desprezo. A rejeição vem através de várias situações: O nome próprio, registrado em Cartório, pelos pais: Morte do pai, da mãe ou de ambos, inconscientemente a pessoa assimilou como rejeição.
Divórcio dos pais. Rejeição no casamento: o marido rejeita a esposa porque está gorda, fala coisas desagradáveis para ela, humilha. Abandono da mãe; a mãe que deixa filho com a avó ou o pai, para ir trabalhar em outra cidade ou morar com outro homem, ou vice-versa...           pg. 083
Palavras que geram maldições: mãe ou pai que lançou palavras, chamando o filho de burro, prostituta, gay, que nunca devia ter nascido, não presta para nada, não vale nada, não vai dar em nada... 
 Há muitas palavras que amaldiçoam: ah! Você nunca vai prestar para nada.  Você é pobre, conforme-se com isso. Você vai virar uma prostituta se continuar assim: homem que é homem não chora.
Ser homem mesmo precisa ter relações sexuais antes de casar...  A rejeição também vem de apelidos dados em virtude de alguma deformação: Narigudo, baleia, Orelhudo, Palito. Há rejeição que se instala devido à carência afetiva: o pai ou mãe que nunca disse que amava o filho, que nunca lhe fez carinho ou deu abraço. Tem também aquele sentimento de rejeição que é auto-imposto, isto é, a própria pessoa se impõe: deficiência física... magreza excessiva, obesidade, seios grandes, cravos e espinhas em excesso e doenças constantes. Também, algumas pessoas carregam feridas de alma em virtude da culpa.
Culpa por ter abortado ou pago o aborto para alguém.  Culpa pela morte de alguém. Culpa  por espancar filhos ou irmãos. Culpa por ter roubado, enganado; culpa por ter sido abusado sexualmente de alguém. Culpa por não ser mais virgem, ou ainda virgem.  Amados (as), por tudo isso, é que você hoje, talvez seja: inseguro, medroso, birrento, rancoroso, magoado, tímido, assustado, solitário.
           Porém, considere o poder de Jesus, Ele é o maior dos médicos – médicos e enfermeiros tratam dos doentes, mas é Jesus quem os cura! E em assuntos de alma, Jesus é especialista... Ele deseja sarar nossas tristezas e mágoas... quer que sejamos sadios. Talvez você já viu um cartãozinho, onde aparece escrito assim: Médico Cirurgião: Dr Jesus Cristo (Médico dos médicos)... Consultório: em toda parte... Graduação: Filho de Deus... Sua Especialidade: o Impossível. Creia no seu coração: Jesus Cristo é o mesmo ontem e hoje e o será para sempre... o tempo e o espaço não significam nada para Ele. Jesus pode voltar ao nosso passado e tocar aqueles pontos em que fomos feridos. Cura interior é isso: é deixar que Jesus faça Sua luz brilhar em todos os recantos escuros da alma, onde Satanás entulhou as mágoas e lembranças dolorosas. Muitas vezes pensamos: “Ah! Não quero ficar lembrando estas coisas ruins!”  Mas  isto é como acumular objetos dentro de um armário. Você fecha a porta e não vê, mas as coisas estão lá e um dia rolarão para fora.                                        Pg. 083
A Cura Interior se dá através de uma dinâmica espiritual, nessa dinâmica saímos do tempo e vamos para a esfera espiritual. Essa dinâmica pode ocorrer em vários níveis: No nível de impressões, a pessoa não chega a ver Jesus, mas sente a Sua presença... sente que Ele está lhe dizendo alguma coisa, sente paz no coração... sente Seu consolo. No nível de visão, a pessoa vê Jesus agindo e, para a pessoa, esse encontro é muito real. No nível do arrebatamento, a pessoa é tomada espiritualmente... tem um encontro espiritual com Jesus e, quando retorna, vem curada. Em todos esses níveis, um fato bastante comum é que quando está havendo cura, ela se manifesta, no mundo físico, através do choro.      Pg. 084
            Você deve ficar à vontade, sem se constranger. Vamos ter ministrações em cinco áreas: amargura, medo, rejeição, depressão e culpa. Mas começaremos com a purificação da memória.
 É que durante a nossa vida, muita sujeira vai sendo acumulada em nossa mente, em nossa memória.
Se quisermos ser sadios, precisamos da purificação da nossa alma, da nossa memória. Nossa alma pode estar contaminada com muitas coisas impuras, e a  Palavra de Deus é: “meus irmãos e minhas irmãs, encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente”  Diz assim em Filip. 4.4  Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos. 5  Seja a vossa equidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor. 6  Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. 7  E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. 8  Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. 9  O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco.”
          Todas as coisas contrárias a essas são lixo, impureza. Para a limpeza, vamos orar do seguinte modo: repita depois de mim: “Senhor Jesus, eu quero te pedir perdão por todas as ocasiões em que me deixei contaminar com palavras e com as cenas que presenciei que foram situações impuras que me atingiram. Muitas delas eu poderia ter evitado, mas não evitei. Por isso, eu te peço, Senhor, que o Senhor venha purificar agora a minha memória, aplicando sobre ela o sangue de Jesus. Oh! Senhor, de tudo o que não é verdadeiro, e que entrou em nossa alma, em nossa mente, eu te peço, limpa, Senhor. Limpa da mente todos os ensinos e doutrinas falsas. De tudo o que não é respeitável, nem honesto, de tudo que é mentiroso, purifica, Senhor. Purifica a memória completamente de todas essas coisas. Purifica também, Senhor de tudo o que não é justo. Limpa a memória de todos os pecados cometidos, e que já foram perdoados pelo Senhor, porque já foram confessados em arrependimento...  purifica a memória também, Senhor, de todos os pecados que foram vistos serem cometidos por outras pessoas. Purifica, Senhor, da lembrança de toda impureza decorrente da infidelidade, e toda a sujeira sexual.  Limpa,  oh! Deus, a memória de toda pornografia que foi vista, limpa a mente dos palavrões, das piadas sujas. Limpa lavando com o sangue de Jesus. Purifica da memória ainda tudo aquilo que não é amável. Limpa a mente, completamente, de tudo o que não é amável. Limpa ainda a memória, ó Deus, de tudo que foi visto, ouvido e praticado, relacionado com a manipulação de pessoas, corrupção, vícios, trapaças, roubos e furtos. Sim, ó Deus, limpa completamente toda a memória, tanto a consciente como a inconsciente, de todas essas coisas. E liga agora, ó Deus, a mente de cada um com a mente de Jesus Cristo, e coloca sobre cada um o capacete da salvação, para que fique protegido contra todas as sujeiras. Em nome de Jesus. Amém.”                                        Pg. 084                                             Além da nossa memória, temos que limpar espiritualmente os pensamentos que temos...  porque há pensamentos imundos, contaminados. Na área da amargura e da baixa estima, tipo: não posso nem ver fulano... esta é a cruz que eu carrego... nasci para ser infeliz... sou um caso perdido... Na área do medo, a pessoa diz: tenho medo de água, escada, de assombração etc.,... Na área do ódio, pensamentos tipo: não consigo me controlar, não consigo perdoar. Tenho  muito rancor, muito ressentimento de fulano (a). 
             E há ainda os pensamentos egoístas, cheios de orgulho, ganância... Para fazer essa limpeza, ore em voz alta depois de mim:  “Senhor, quero pedir perdão por todas as vezes em que eu disse ou fiz alguma coisa simplesmente para ser visto pelos outros, ou para encobrir algum problema da minha vida. Eu declaro que detesto e que repudio toda falsidade em minha vida. E sirvo-me do sangue de Jesus para me purificar de todos os pensamentos sujos que tive. Senhor, purifica o meu coração de todo o orgulho, de toda vaidade e de tudo o mais que me contaminava. Expulso da minha vida agora todo espírito de engano e falsidade, de inveja, cobiça, ódio e rancor. Senhor, eu te agradeço por minha purificação. Em nome de Jesus. Amém.”
“ Senhor, pedimos-te perdão por todos os pensamentos imundos em nossa mente. E em nome de Jesus, cancelamos agora, tudo o que Satanás programou em nossa mente. Que todos os pensamentos sejam dirigidos pelo Espírito Santo, e estejam de acordo com a Tua Palavra.”  Que cada um guarde a Tua Palavra no coração para não pecar contra Ti. Que a mente seja ligada à mente de Cristo. E que todo pensamento humano obedeça a Cristo.
           Agora, em nome de Jesus! Agora vamos tratar de áreas específicas. Primeiro, a cura na área da amargura. Você passou por um momento de grande tristeza, causado pela perda de um ente querido, cuja morte você crê que aconteceu por culpa de alguém. Você sofreu uma grande perda financeira, por culpa de alguém. Você passou por uma desilusão e uma grande tristeza pela traição do seu cônjuge com uma outra pessoa, talvez, até mesmo abandonando o lar. Você passou por um abuso sexual na infância, causado por alguém de maior idade que forçou a situação e lhe causou, assim, uma revolta no coração. Seus pais não lhe deram proteção o quanto deveriam em sua infância ou adolescência, e assim você foi vítima de uma agressão por alguém, machucando, ferindo o seu corpo ou o abusando sexualmente.  Quero dizer que a Palavra de Deus ensina isto: “Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem uns aos outros” (Col. “12  Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; 13  Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. 14  E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.15  E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos. 16  A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração.17  E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.”                   Pg. 085                                    Perdoar é uma ordem de Deus...  quem não perdoa, sofre;  quem não perdoa, a si mesmo se atordoa, mas, quem perdoa, a si mesmo abençoa. Decida liberar perdão. A quem você deve liberar perdão? libere agora! Ore assim: “Senhor, eu sei que tenho que perdoar. Capacita-me Senhor, eu tomo a decisão de declarar que perdoo fulano (a) por tudo o que me fez. E os abençoo com as bênçãos de Jesus!  Senhor, que a tua paz agora, invada o meu coração. Eu te agradeço porque todo esse peso de falta de perdão, que estava sobre mim, agora Jesus levou. E ordeno que todo espírito torturador, que antes me atribulava, saia agora da minha vida, indo para o lugar que Jesus determinar. Muito obrigado, Senhor. Em nome de Jesus. Amém.                                                                            Pg. 086
             Cura na área do medo. Medo de certos animais, porque acredita que eles terão o poder de lhe fazer algum mal. Medo de dirigir um carro, quem sabe por que enfrentou um acidente de carro no passado? Medo de mar, piscina. Medo de trovões, quem sabe você, na infância, você foi deixado sozinho e de repente começou a trovejar? Medo de altura, Medo da morte, medo de ser feliz:
Cura na área da rejeição. Se queriam um menino, e você nasceu menina, ou o contrário.  Se seus pais, por alguma razão, o deram para ser criado por outras pessoas, e você sentiu que eles o estavam rejeitando. Qualquer que tenha sido a situação, isso lhe foi muito doloroso, eu sei. Mas você pode recorrer a Jesus. Ele pode curar essa sua ferida de alma. 
Cura na área da depressão. Somente “Jesus” pode nos curar da depressão: remédios aliviam os sintomas, mas não irá trazer-lhe a cura.  Você teve objetivos, alvos e pedidos que esperou receber, não recebeu, acabou perdendo a esperança, então entrou em depressão? Se vive em meio à frustração, sem esperança, sem ânimo... Tratamento: “Jesus Cristo” Peça ao Senhor curar o seu coração.  
Cura na área da culpa. Você tem sentimentos de culpa? ...se sente culpado de alguma coisa?
O  inimigo ainda o acusa de algum pecado, mesmo tendo confessado a Deus?                                   Pr Walter Pacheco da Silveira. OBS.:  Tiradas do livro “Plena Paz” autoria de Milton Andrade
           Nobres leitores (as) se nós estivermos interiormente para baixo, a alto estima lá embaixo, estaremos iguais ou piores que aqueles que estão precisando de ajuda. Para podermos ajudar ou perdoarmos alguém, nós temos que estarmos bem também.
A cura interior é de fundamental importância: Como podemos liberar perdão, abençoar e amar nosso inimigo, se em nosso coração está cheio de ódio, rancor, fúria, ira magoa, ressentimento, tristeza, melancolia, decepção, inveja, cheio de ganancia, de cobiça, de arrogância, de altivez, de falsidade etc. Estando nós assim, como “Jesus” estará em nós! Sem amor, sem a paz de espirito, sem “Jesus” nós não somos capazes de liberar perdão, de amar, e de abençoar principalmente nossos inimigos. “Jesus” é o único que pode nos curar interiormente. Os médicos podem ajudar a melhorar o nosso interior, a tratá-lo apenas; mas se não houver em nós, “Ele, Jesus” o médico dos médicos, e que não usa nenhum tipo de remédio, e que não tem efeito colateral. “Ele” faz a cura completa. Todas estas enfermidades aqui mencionadas provem do coração, que trabalha todas nossas emoções, boas e más. E  como podemos fazer este tratamento! E para obtermos a cura interior! Só existe uma maneira de se obter a cura interior. Você tem que permitir e aceitar que “Ele, Jesus” seja o primeiro em sua vida. Mas se você não fazer sua parte, que é: ser sincero, abandonar a mentira, e tomar uma atitude drástica: é falar ao Senhor assim: “Senhor Jesus” eu permito que o Senhor faça uma limpeza em mim, em meu coração, que está carregado de muito ódio, rancor, magoas e  ressentimentos. Senhor, eu quero ser como criança; pois em mim, não há verdade não há pureza: eu quero aprender a amar, a perdoar, e quero que o Senhor coloque em mim um coração quebrantado, humilhado, e ensina-me Senhor a ser humilde como é o Senhor. “Eu não quero mais ser escravo do diabo, por causa da dureza de meu coração que está me destruindo, e me matando por dentro, e me levando a ficar cada vez mais distante de Ti Senhor”.  Pg. 087
             Depois que você orar, não deixe de agradecer, mesmo que, ainda você não sinta esta cura, a libertação. Agradeça sempre, e faça você mesmo sua oração: não precisa igual a esta.
É você e “Deus”. É sua sinceridade, verdade, arrependimento que vai fazer a diferença: a sua cura, só acontecerá se você permitir o agir do Senhor em você. Lembre-se sempre que, o coração não serve apenas para levar e bombear sangue para nosso corpo. Ele é tão importante que trabalha todas nossas emoções, e que pode nos levar a morte física e a espiritual, que poderá ser por toda a eternidade no inferno, junto com Satanás. Pense nisto: será que vale a pena eu levar e viver uma vida tendo um coração rancoroso, rígido, que não ama, e não perdoa ninguém! Será que vale a pena viver sozinho, mal humorado, irritado, cheio de enfermidades, que irá te levar a contrair doenças incuráveis pela medicina humana! Não vale a pena. O amor e o perdão foi dado por “Ele, Jesus” a todos nós, e sem nada ser pedido em troca. Seja curado (a) pelo infinito amor daquele que nos amou e nos perdoou primeiro, e ainda nos até nos dias de hoje, e nos amará sempre.  Ser cristão é viver o maior desafio de ser outro Cristo para as pessoas e amar como Ele, pensar como Ele. A sua vida precisa ser a vida do Cristo, e a vida do Cristo precisa ser a sua. Quando falamos em amar os inimigos, não estamos dizendo que você vai esquecer os problemas. Qual a receita que Deus nos dá está em amar em gestos os nossos inimigos. “Deus não nos trata segundo as nossas faltas”. O grande mal do ser humano é querer tomar posse do lugar de Deus, e se nós queremos ser perfeito como Deus, é preciso amar os outros como Deus ama. Deus dá chuva para os justos e os injustos. O grande problema do ser humano é não considerar que é injusto, e sim sempre o justo. Todas as vezes que nos fazem mal, naturalmente queremos vingança. E ai confundiu vingança com justiça. A justiça divina é sempre injusta, porque Jesus não leva em conta as nossas faltas. “É qualidade de vida viver segundo Deus, segundo Jesus Cristo.”
A nossa vida será de amizade e inimizades e constantemente preciso lembrar que não vou tratar meu inimigo como exige as suas faltas. Olhe para os seus inimigos, e lembre-se que, cada vez que pecamos nos tornamos inimigo de Deus. Trate seu inimigo como Deus te trata. Faça o bem, que Deus fará o bem para você.  Qual é sua visão sobre este assunto? Devemos amar e orar pelos nossos inimigos?
 Resposta: Eu, José Carlos Ribeiro, baseado naquilo que eu aprendi dentro da palavra de “Deus”, sim. Temos que orar, abençoar, amar e liberar perdão sim: é a palavra de “Deus” que nos pede isto. Pois “Jesus” fez isto por todos nós mesmo sem merecermos. Então porque devemos ser diferentes! “Deus” nos fez sua imagem e semelhança: procure pensar nisto antes de tomar qualquer atitude que irá desagradar a “Deus”.  O Princípio do Perdão. Mateus 6: “14  Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; 15  Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.”   Pg. 087
Qual é a importância do Perdão! A falta de perdão cria um muro entre você e a pessoa que você não perdoou e também com Deus.  É quase impossível uma pessoa não ofender ou magoar o outro, principalmente o cônjuge. O perdão é a chave para corrigir e restaurar o relacionamento que foi
quebrado com a outra pessoa e com Deus.  Quando fizemos algo errado e não pedimos perdão o inimigo nos prende como escravo, nos ameaçando e nos oprimindo. Meus irmãos Deus conhece toda a nossa vida. Você precisa saber que Deus sabe tudo o que fizemos de errado Ele sabe tudo como aconteceu.
             Ele quer que você saiba que Ele te ama e que está te esperando para te perdoar.  Ele está apenas querendo saber quanto tempo você vai deixar o diabo fazer de você um escravo.                      Pg.088
O que é o perdão: O perdão é muito importante para quem foi ofendido! 1.  Perdoar é liberar alguém da responsabilidade do mal que ela praticou.  2. Perdoar é não mais culpar o ofensor. è 3. Perdoar é liberar a pessoa com a mente e principalmente com o coração.  4. O perdão é um processo que começa com a sua decisão de obedecer a Deus, a Sua Palavra e isto envolve a graça e o amor de Deus em nós, que move o nosso coração e nos dá força para liberar o ofensor que nos feriu.   
O que não é Perdão? Perdão não é um sentimento, mas sim uma ordenança de Deus, é um ato do nosso livre arbítrio, é uma escolha, uma opção. Decida perdoar e seus sentimentos virão após isso.
Perdão não é fingir. Não podemos ignorar o fato de que algo aconteceu. De fato, sua falta em enfrentar o problema e procurar reconciliação pode encorajar a outra pessoa a continuar repetindo a mesma atitude. Perdão não é esquecer, mas sim lembrar a ofensa como um fato que aconteceu, sem que isso traga um efeito emocional no relacionamento. É tratar cada ofensa nova como se ela nunca tivesse acontecido antes. Perdão não é voltar ao passado. Não há nada que você possa fazer para mudar o passado. Perdão Não é justificar dizendo que não há problemas. Perdão Não é tolerar ou desprezar. Perdão Não é aceitar o mal que foi feito. Perdão Não é deixar a outra pessoa passar por cima e se aproveitar de você. Perdoar não é exigir mudanças por parte da outra pessoa antes de perdoar. Não precisamos do arrependimento da outra pessoa para perdoá-la. Precisamos assegurar a nós mesmos o perdão, tendo nós ofendido ou sido ofendidos. Ao fazermos isso, liberamos o ofensor para o arrependimento. Ninguém tem o poder de determinar como será a sua vida, só Deus?
A). Jesus já pagou pelos pecados do culpado. Posso perdoar o ofensor porque o sangue de Jesus é suficiente para pagar pelo pecado cometido e por suas consequências.  
B). Se eu disser que o ofensor destruiu a minha vida, eu estou elevando essa pessoa a um lugar acima de Deus. Isso é idolatria.
C). Devemos nos arrepender da idolatria de ter posto uma pessoa no lugar de Deus, e ter-lhe dado poder sobre a minha (sua) identidade e o meu (seu) destino. O ofensor não tem esse poder, só Deus o tem.                                                                                                                                                       D). Para liberar o perdão, não é necessário o ofensor estar arrependido pelo que ele fez.
E Jesus perdoou as pessoas que nem sabiam que estavam fazendo o mal. As pessoas podem estar cegas pelo pecado. Em Lucas 23:34 "Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem."                                                                                                                                                       E). Se o seu cônjuge estiver te magoando você deve perdoá-lo, mesmo que ele não reconheça seu
próprio pecado e não se arrependa. Você não precisará que ele pague pelo pecado, você receberá o
Sangue de Jesus para pagar pelo pecado dele.                                                                          Pg. 089
è F). Se não perdoamos, nós colocamos a pessoa na posição de Deus e é preciso se proteger dela, porque Deus não o protege mais. Esta é uma forma de não crer e de não confiar em Deus.
“Filhos se for os seus pais que te feriram, perdoe eles.”    Há pessoas que não perdoam a Deus pela perda dos pais ou tragédias em sua vida.
G). Precisamos crer que Deus é o nosso protetor e defensor, que o sangue de Jesus é suficiente para fazer eu perdoar a pessoa que me ofendeu. Isto é uma lei espiritual.
H). Sintomas que temos quando ainda não perdoamos: 1. Raiva. è2 . Pensamentos de vingança.  è 3 Ira. => 4. Magoa. =>5. Ressentimento. =>6. Decepção. Etc. 
 A quem, o que, quando e quantas vezes devemos perdoar?  
A). A quem perdoar? Devemos perdoar a todos que pecaram contra nós, aos que nos ofenderam e nos desapontaram. Veja o conselho de Paulo: devemos abençoar os que nos perseguem para vivermos em paz com todos os homens, isso inclui seu cônjuge. Romanos 12: “14  Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis.15  Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram;16  Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos; 17  A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens.18  Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.19  Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; Eu recompensarei, diz o Senhor. 20  Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.21  Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.”
B. O que eu devo perdoar? Tudo: seja um pecado grande ou pequeno, assassinato, estupro, roubo, mentira, calúnia, traição, ou seja, qualquer pecado ou decepção, mesmo que seus pais eram alcoólatras, viciados, divorciados, agressivos, violentos, imorais, desonestos, etc...   
C. Quando eu devo perdoar? Sempre, todos os dias, assim que eu sentir mágoa ou falta de perdão no coração é a hora de eu perdoar e liberar a pessoa.
 D). Quantas vezes eu devo perdoar? Veja Mateus 18:21-22,  Jesus quis dizer todas as vezes, sempre que alguém pecar contra você. Mateus 18:21-22 “Então Pedro chegou perto de Jesus e perguntou: Senhor, quantas vezes devo perdoar o meu irmão que peca contra mim? Sete vezes? 22  Não!  Respondeu Jesus. Você não deve perdoar sete vezes, mas setenta vezes sete”.
E). A falta de perdão prejudica mais o ofendido, do que o ofensor. A falta de perdão é como um veneno  no  coração do ofendido é um fel amargo que é lançado no coração. É um vírus que penetra no coração para destruí-lo.
F). Devemos perdoar de coração para remover este fel ou este vírus, não apenas na mente. Nosso problema é a idolatria em nosso coração, que as vezes colocamos as pessoas acima de Deus. Vejamos a história de José do Egito: Seus irmãos tentaram matá-lo:  Venderam José como escravo, que foi parar no Egito. A mulher de Potifar tentou seduzi-lo, ela mentiu, acusando-o de assédio sexual.              Pg. 089  
 E José foi jogado numa prisão. Houve injustiça dos irmãos e da mulher de Potifar.             Pg. 090 
               Não foi ele quem criou os problemas, estas situações. José era inocente. Ele poderia ter ficado com raiva, amargo, rancoroso contra seus irmãos, com o seu patrão e a sua esposa, mas José sabia que Deus transformaria em bênçãos todas aquelas provações. Ele sabia que Deus estava fazendo algo em sua vida, mas no momento da dor ele não estava entendendo porque tudo aquilo estava acontecendo.
Quando uma pessoa te prejudica (te trai, te decepciona, te magoa ou te ofende). O diabo pretende usar isso para o mal, para te destruir. Mas Deus vai usar isso para beneficiá-lo e abençoá-lo, se você deixar que o sangue de Jesus seja suficiente para perdoar esta pessoa. Por isso deve-se perdoar no coração e na mente. Obs. Para aqueles que ainda não entraram em meu blogo, eu tenho a historia de José do Egito comentada os 13 caps., que é uma das mais lindas encontradas na Bíblia Sagrada. 
Por que precisamos perdoar? Devemos lembrar que Deus nos perdoa somente se estivermos dispostos a perdoar os outros. Sendo nós humanos, temos a tendência de retermos o rancor, a mágoa e até mesmo, o ódio que sentimos por outra pessoa.
 A falta de perdão nos prende em escravidão à pessoa ou a situação e pode causar doenças físicas e mentais (dores de cabeça, úlceras, insônia, dores no corpo, bronquite asmática que foi o meu caso).
Consequências da falta de perdão. A falta de perdão bloqueia a nossa comunhão com Deus. Mateus 5:23-24 “Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta”. A falta de perdão é pecado e não prosperaremos se retermos o perdão.  Diz assim em Prov.28: 13  “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia”.
A Falta de Perdão afasta o Espírito Santo de nós. Temos dificuldade de receber o amor de Deus. Prejudicamos mais a nós mesmos, do que o outro. Entra a amargura em nosso coração, que é como um veneno ou um vírus que vai nos matando e vamos transmitindo este veneno na vida dos outros ao nosso redor. Ficamos sujeito a doenças físicas por guardar a amargura e o rancor no coração, pois o corpo enfrenta o stress pela falta de perdão.  A Falta de Perdão causa Cegueira, a pessoa que ofendeu passa a ser o seu inimigo e as vezes é o seu próprio cônjuge ou seus pais, sem perceber que existe por trás um inimigo (Satanás) que quer destruí-los, quer separá-los.  Ele Prende o seu coração ao ofensor, ele fica retido no mundo espiritual.  Diz assim em João 20:23 “Se vocês perdoarem os pecados de alguém, esses pecados são  perdoados; mas, se não perdoarem, eles não são perdoados”.
                 Quando não perdoamos damos á Satanás o direito legal de nos atormentar, nos envenenar e nos magoar o coração, nos ofender, afetar a mente, as emoções, a saúde e a toda nossa vida.
O inimigo vai fazer você cometer o mesmo pecado que você abomina no pai ou na mãe. Exemplo um pai alcoólatra que batia na mãe, você que foi abusada. O tempo não cura e nem afasta a falta de perdão. Tome a decisão de passar pelo processo do perdão.  Quando eu libero as pessoas no mundo espiritual pelo perdão, eu arranco as raízes de amargura do meu coração, eu quebro as maldições hereditárias, eu curo os meus traumas (abusos, violência, que sofreu) e me torno livre para viver.                                                                                                   Pg. 090
Porque que perdoar é tão difícil?  O perdão de Deus custou o Seu único filho;                pg. 091
 Porque perdoar é dar amor quando se espera ódio;  => Porque perdoar é ter compaixão quando se espera raiva e vingança; Porque perdoar é dar liberdade quando se merece punição:
             Porque perdoar vai custar o nosso próprio orgulho, o nosso ego. 
Passos para o perdão. Reconhecer diante de Deus que você foi ferido e próprio orgulho, o nosso ego. Decidir começar o processo do perdão.  Entendendo que assim eu estou obedecendo a Palavra de Deus. 2-Devemos nos arrepender destas atitudes erradas: a amargura, raiva, ressentimentos, ódio, desapontamentos que eu deixei entrar em meu coração e principalmente a idolatria.
Depois de se arrepender da idolatria e da sua atitude errada, você precisa receber o perdão de Deus para reconhecer que não pode pagar pelos seus pecados. Receba o perdão e a cura de Deus através do Sangue de Jesus.  Declare com sua boca: eu perdoo esta pessoa e declaro que o sangue de Jesus é suficiente para pagar pelo seu pecado e pelo meu. Recebo o sangue de Jesus e libero esta pessoa em nome de Jesus. Confiar em Deus, e que aquilo que satanás planejou para o mal, Deus converterá para o bem.  Abençoar e orar pela pessoa que lhe ofendeu. Abençoar é obedecer a Palavra de Deus. (Rom 12: “14  Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis.15  Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram;16  Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos; 17  A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens.18  Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.”
Derrubar o muro de separação e restaurar o relacionamento quebrado. Receber a verdade do Senhor em seu coração.  Quando pensar no que aconteceu, não sentirá mais dor com aquele fato. Vai se lembrar do que aconteceu, mas sem dor.
Agora é hora de você se entregar a direção do Espírito Santo, para que você peça perdão para as pessoas que você ofendeu e também perdoe aqueles que o feriram e o ofenderam. Também é hora de você se perdoar a si mesmo pelas vezes que pecou, pois se Deus nos perdoa, quem somos nós para retermos nosso pecado? Somos mais justos do que Ele? Peça a Deus para lhe mostrar todas as pessoas (cônjuges, pais, filhos, familiares, professores, amigos, pastores) e também (igrejas, ministérios, organizações) que você precisa pedir perdão ou precisa liberar o perdão. Quando eu libero as pessoas no mundo espiritual pelo perdão, eu arranco as raízes de amargura (vírus) do meu coração, eu quebro as maldições hereditárias, eu curo os meus traumas (abusos, violência, que sofreu) e me torno livre para viver.
Devo amar meus inimigos. Qualquer pessoa que leva a palavra de Deus a sério se sente um pouco incomodado com o texto que acabamos de ler. Inimigo É aquele que lhe deseja o mal.
Amar o próximo e a nossos inimigos são dois ensinamentos muito importantes de Jesus, porém pouco praticado pelo homem. Pois a reação natural de nosso coração é reagir às situações e as coisas que nos acontecem. Qual a primeira reação do homem ou da mulher? Os amigos, nós os tratamos bem. E os inimigos, os odiamos na forma de desprezo e indiferença. E o que incomoda a maioria das pessoas, é a forma que Deus quer que tratemos os nossos inimigos ou desafetos. (Às vezes nem é um inimigo...).
Ora quantos não vivem maldizendo, maquinando retribuir o mal recebido, pelas pessoas que os ferem ou que os maltratam no dia a dia, seja no trabalho, na escola, em nossas próprias casas, nossa família e nossos vizinhos. Tiago 1:20 nos diz: “A ira do homem não produz a justiça de Deus”. 21  Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas. 22  E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos.23  Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; 24  Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era. 25  Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.”  è Romanos 12:17 diz: “Não torneis a ninguém mal por mal; esforça-te em fazer o bem perante todos”. 12:19 diz: Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.”  
              Quando Jesus diz para amar os que nos fazem mal, Ele está dizendo para perdoar os que nos ofendem, os que nos maltratam, os que nos humilham. Mateus 18:21/ 22  nos diz: que devemos perdoar setenta vezes sete, 490 vezes.  Mas o que é perdão ou o que é perdoar? 
Podemos dizer que perdoar é limpar a conta, e o perdão é cancelar a dívida.  Dizer: perdoar é cancelar a dívida. (Mat. 6:12,14,15 – oração do Pai nosso). “12  E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; 14  Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; 15  Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.”
 Quando perdoamos o julgo da amargura é removido, e acontece uma invasão de alegria.
O ódio é substituído pelo amor, e os conflitos são trocados pela paz e tranquilidade. O ódio por sua vez é o oposto do amor, e um pode tomar o lugar do outro em frações de segundos. O ódio é uma manifestação primitiva que gera nas pessoas: A indiferença, o mau trato, o desprezo, a violência, a amargura, a vingança, e o pior de tudo a linguagem do inferno, essa deve ser abolida do dicionário cristão. Na verdade muitas pessoas estão sendo usadas e não estão apercebidas que estão sendo manipuladas por satanás para trazer intrigas, discórdias, confusões entre as famílias e até a própria igreja. Muitos lares, famílias, irmãos estão semeando o ódio e a discórdia em seus relacionamentos, e se tem visto muito por ai a fora nesses últimos tempos que esses sentimentos vêm se renovando a cada dia. E o único que ganha com o mal é o diabo, somente o inferno se alegra com esses tipos de sentimentos. O mal só pode ser derrotado por uma força, o bem.                                              Pg. 092
 Pergunta: Como amar ou perdoar meu inimigo?  Todos sabem que existem as pessoas que são fáceis de serem amadas, e as que são difíceis de serem amadas. Ninguém sente amor por alguém que lhe deseja o mal, mas todos devem amar seus inimigos. Pois que ama “quem não deveria ser amado”, se torna superior a outra pessoa, pois trás em seu coração o amor verdadeiro de Cristo. Esse amor não apenas transforma aquele que recebe, mais também modifica o sentimento daquele que oferece. Precisamos entender que não se trata de sentimento, pois quem aqui é capaz de controlar seus sentimentos. O que quero dizer que perdoar, depende da vontade de fazer aquilo que deve ser feito. Certo pacifista chamado Martin Luter King disse: “Não podemos gostar de todos, mais temos o dever de amar a todos”.
             Você sabia que é necessário poucos segundos para se abrir uma profunda ferida na alma daqueles que amamos, e na maioria das vezes se faz necessário muitos anos para cicatrizá-la.
Por esse motivo devemos pedir sabedoria a Deus e perguntar-Lhe o que fazer diante de tais situações.  Colossenses 3:12/13 nos diz como agir. “12  Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; 13  Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.14  E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.15  E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos.”                                                             Pg. 093
              Ainda que não tenhamos, devemos agir como se tivéssemos amor ao próximo. Não diga que é hipocrisia, mesmo se não estiver sentindo, você deve fazer o que é bom. Amor gera amor e ódio gera ódio. O sentimento nem sempre gera a atitude, mas a atitude sempre gera o sentimento.
E esse é o desamor que gera conflitos e guerras.
Consequência de Perdoar: Quando damos um passo em direção a dar perdão, e ter misericórdia, nós destronamos o diabo, confundimos ele, pois ele não entende a linguagem do amor.
O perdão é uma pista de mão dupla, sempre que perdoamos alguém, estamos também nos perdoando. Se formos tolerantes com os outros, fica mais fácil aceitarmos os nossos próprios erros.
            O cristão tem o dever de andar na contra mão do mundo.  Pois Lucas 6:32,36 diz que é muito fácil, amar quem nos ama, fazer o bem a quem nos quem bem, emprestar para receber com juros, isso é reciprocidade e o pecador também faz. “32  E se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Também os pecadores amam aos que os amam.33  E se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que recompensa tereis? Também os pecadores fazem o mesmo. 34  E se emprestardes àqueles de quem esperais tornar a receber, que recompensa tereis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para tornarem a receber outro tanto. 35  Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus.36  Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso.”   Não precisamos de graça para fazer essas coisas, pois a graça é algo espontâneo, graça é fazer algo que o mundo só faz por interesse. Dizer: Não precisamos fazer o que todos fazem, mas aquilo que Jesus fez por nós. I João 4: nos diz:  “15  Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nEle, e Ele em Deus.16  E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nEle.17  Nisto é perfeito o amor para conosco, para que no dia do juízo tenhamos confiança; porque, qual Ele é, somos nós também neste mundo. 18  No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor. 19  Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro. 20. Se alguém diz: eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? 21  E dEle temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão.”                                              Pg. 094
               Devemos amar sem esperar nada em troca, sem esperar retribuição ou recompensa, é nossa obrigação como cristãos. A bondade é a natureza de Deus, e ela não muda, com isso Ele nos chamou a todos sem exceção para sermos bondosos, em Lucas 6:36; Jesus nos chama para sermos misericordiosos.
 CONCLUSÃO:  Nobres leitores (as) a conclusão mais acertada que todos nós devemos ter, e fazer é uma só; que é fazer aquilo que “Deus, através do Filho Jesus Cristo” deseja e quer que façamos, que é: amar, abençoar e perdoar sim até mesmo nosso pior inimigo. Sabe por quê? A razão é esta: “Deus” deu seu Único Filho chamado “Jesus Cristo” para morrer por nossos pecados, transgressões, e sem merecer. É a pura verdade. “Jesus” nunca pecou, nunca mentiu, e havia nEle, pureza; mas se fez pecado para que toda a humanidade fosse salva, liberta da escravidão dos pecados de todos nós até mesmo nos dias de hoje, para que houvesse a salvação da humanidade do passado e do presente, que nós todos nós nos dia de hoje. E mais: “Ele, Jesus” morreu por nós, e num esforço supremo, Ele venceu a morte que pertence ao diabo, para nos dar a vida eterna, lado do “Pai, Deus.” Nenhum ser humano por mais fiel que seja jamais teria esta coragem e fidelidade que teve “Jesus” de fazer este enorme sacrifício por todos nós; e para que! Para nada! Para que continuemos pecando com nosso corpo fraco, podre e infiel, por nada. Vou mostrar algo para vocês que as igrejas falam apenas de dois versículos.
 Veja o que Fez “Jesus” por toda a humanidade. E isto “Deus” revelou ao mundo muito antes de “Jesus” ter nascido. Veja o que diz em Isaias 53. 1 ao 12 “1  Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do Senhor? 2  Porque foi subindo como renovo perante Ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para Ele, não havia boa aparência nEle, para que o desejássemos.3  Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dEle caso algum.4  Verdadeiramente Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre Si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.5  Mas Ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.6  Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.7  Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim Ele não abriu a sua boca.8  Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo Ele foi atingido.9  E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca. 10  Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão. 11  Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre Si.12  Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá Ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas Ele levou sobre Si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.”                                                                                       Pg. 095
APRENDER A PERDOAR.  Nascer de novo, para podermos nos reciclar e, de verdade, crescer.
Não podemos deixar de agradecer ao Pai pela compreensão deste momento, deste compromisso, por entendermos que somos eternos. Temos obrigação de passar por cima das provas duras que passam pelo nosso caminho, para que possamos entender que somos seres de "acertos e erros" e que podemos perdoar todos aqueles que, de alguma maneira, foram instrumentos em nossas vidas.
           Nobre leitores (as) encerrarei esta sexta parte deste tema, mostrando a vocês o que realmente “Ele, Jesus” fez por toda a humanidade em obediência ao “Pai, Deus”, por amor, Ele fez este mais alto sacrifício para que nenhum de nós ficasse de fora da bênção maior. O perdão de “Deus”
Este tema está sendo escrito por José Carlos Ribeiro, membro da PiB de Campo Grande MS; Não sou pastor, mas sim um estudioso da Bíblia Sagrada. Isto é o suficiente para mim: o diploma de Teologia só me traria e me daria mais credibilidade perante aos homens, apenas isto. Meu credito está sendo dado por “Ele, Deus através do Filho Jesus Cristo”, e agradeço a Ele por isto.
Campo Grande 13 de maio de 12: 22:47hs. Transformado em livro em abril de 14 as 22:11hs.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bíblia Sagrada comentada por livros por José Carlos Ribeiro Comentário nos livros de Joel, Amós, Obadias, Jonas & Miquéias: livros 29, 30,31,32,33 e 34

 Bíblia Sagrada comentada por livros por José Carlos Ribeiro    Comentário nos livros de Joel, Amós, Obadias, Jonas & Miquéias: livros 29, 30,31,32,33 e 34           O nome Joel significa, literalmente, “ Jeová é Deus”. Este é um nome muito comum em Israel, e Joel, o profeta, é especificado como o filho de Petuel. Nada é conhecido a respeito dele ou da circunstância de sua vida. Provavelmente que ele tenha vivido em Judá e profetizado em Jerusalém. Não há como datar o livro com absoluta certeza, e os estudiosos variam em suas opiniões. Há referências tanto em Amós como em Isaías, que também estão em Joel (comparar Amós 1.2 com Joel. 3.16 e Isa. 13.6 com Jl 1.15) É opinião de muitos conservadores que Amós e Isaias tenham tomado emprestado de Joel, fazendo-o um dos mais antigos dos profetas menores. Além do mais, a adoração a Deus, a qual o sumo sacerdote Joiada restaurou durante o reinado de Joás (2.Rs 11; 2Crôn....

Discernimento, entendimento e Sabedoria: O que é discernimento segundo a Bíblia. Parte I Também em Inglês Grego e Alemão

Discernimento, entendimento e Sabedoria: O que é discernimento segundo a Bíblia. Parte I                   Conhecendo  melhor a Bíblia, e a palavra de Deus.            Nobres leitores irei mostrar a todos vocês um pouco mais sobre o que é discernimento segundo a palavra de Deus.  O discernimento é essencial no processo de tomar decisões sábias.   A Bíblia diz em Tiago 1: “ 5  E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. 6  Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. 7  Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. 8  O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos. 9  Mas glorie-se o irmão abatido na sua exaltação, 10  ...
                              A Bíblia Sagrada:     (Comentada por livros, no Antigo Testamento) Cap. 01: Comentário inicial nos livros de Gênesis:      Nobre leitor (a) vamos conhecer um pouco mais sobre este livro Sagrado chamado Bíblia. No princípio, Deus criou todas as coisas: Deus criou os céus, a terra, as águas, rios, mares e oceanos.  Mas Deus viu que a terra era sem forma e vazia; era um abismo escuro, vazio, sem vida:            Deus, disse assim. Haja luz, houve luz : Deus viu que era boa a luz, e decidiu fazer a separação entre luz e trevas. Criou assim o dia. A luz passou a ser chamada de dia, as trevas, noite: assim também foram criados os rios e mares. Deus pensou também nisto, e fez a separação e a expansão das águas, colocando junto à porção seca, chamada terra. Deus viu que tudo que havia criado,...