Pular para o conteúdo principal

Perdoar: porque devo perdoar e amar meu inimigo! Parte V pg. 063



Perdoar: porque devo perdoar  e amar meu inimigo! Parte V       pg. 063
             Quem é seu amigo? “Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sereis meus amigos se fizerdes o que vos mando.”.
              Veja o que disse Jesus em João 15: “12  O Meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como Eu vos amei.13  Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.14  Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que Eu vos mando.15  Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de Meu Pai vos tenho feito conhecer.16  Não me escolhestes vós a Mim, mas Eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em Meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda. 17  Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros.18  Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a Mim.19  Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes Eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia.”
O que é ser amigo? Sempre falamos “meus amigos”, “minha amiga”, mas o que é um amigo? No dicionário, amigo significa alguém que é ligado a outro por afeição; defensor; aliado; companheiro; cúmplice. Então amigo é aquele que tem afeição por nós; que nos defende na hora que necessitamos; que é nosso aliado em nossos sonhos, projetos; que compartilha os momentos de alegria, êxito, mas também está ao nosso lado nas situações difíceis; que ri conosco, mas também chora as nossas tristezas. Esse é o amigo! Este grande amigo se chama JESUS CRISTO e Ele se apresenta a você como o amigo fiel, que entregou a própria vida para que você pudesse ter uma vida de alegria e abundância. Ele é o amigo defensor, que sabe até os fios de cabelo que caem da sua cabeça, por isso você não precisa temer coisa alguma. Veja o que diz em Luc .12: 4  E digo-vos, amigos meus: Não temais os que matam o corpo e, depois, não têm mais que fazer.5  Mas Eu vos mostrarei a quem deveis temer; temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, vos digo, a esse temei. 6  Não se vendem cinco passarinhos por dois ceitis? E nenhum deles está esquecido diante de Deus.7  E até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos.8  E digo-vos que todo aquele que me confessar diante dos homens também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus.9  Mas quem me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus.10  E a todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do homem ser-lhe-á perdoada, mas ao que blasfemar contra o Espírito Santo não lhe será perdoado.”  
Ele é o companheiro de todas as horas e a água que mata a sua sede  João 4:9  Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos).10  Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e Ele te daria água viva.11  Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva?12  És tu maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado?13  Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede;14  Mas aquele que beber da água que Eu lhe der nunca terá sede, porque a água que Eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna. 15  Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la.”                            Pg. 064
                Quem você tem escolhido para ser seu amigo? Os colegas de escola, que muitas vezes lhe dão conselhos para o mal? Veja que diz no Salmo 1? Você tem se acompanhado dos ímpios, dos escarnecedores e dos pecadores? “1  Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. 2  Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. 3  Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará. 4  Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha. 5  Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.6  Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.” Jesus quer que você seja Seu amigo. Você aceita? Aceite o mais rápido possível você que ainda não tem este Amigo.   
             Não existe outro maior e melhor amigo que  “Jesus Cristo” É necessário apenas um requisito para alcançar essa amizade maravilhosa: fazermos o que Ele nos manda. Só assim seremos amigos de Jesus Jõ.15: “13  Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. 14  Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que Eu vos mando.15  Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.16  Não me escolhestes vós a Mim, mas Eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em Meu nome pedirdes ao Pai Ele vo-lo conceda.”    
Para ter esse Amigo tão especial vale a pena nos submetermos aos Seus mandamentos. Experimente e tenha a certeza que jamais você ficará sozinho. Quando a tristeza chegar ao seu coração, fique certo que Ele lhe tomará no colo e encherá o seu coração com a Sua alegria. Se o medo vier à sua alma, certamente Ele lhe pegará pela mão e lhe fará vencer todos os seus temores. Se algum dia se sentir sozinho e perdido, Ele lhe tomará nos braços e lhe levará ao caminho correto. É simples. É só chamar pelo Seu nome: Jesus! Repita, pois não há nome mais doce: Jesus!                                                 
Escrito por Equipe Templo do Deus Vivo, e pesquisado por José Carlos Ribeiro, membro da PiB de Campo Grande MS.   Obrigado Senhor “Deus” por colocar aqui neste tema pessoas abençoadas, e que tem pensamentos semelhantes. Fico feliz Senhor, por saber que, o Senhor tem abençoados mais pessoas para que a sua obra não pereça, que ela tenha continuidade em todas as partes do mundo. Senhor  Jesus que eu consiga levar e praticar o “Ide” a toda a criatura como diz a Tua palavra no Novo Testamento. Senhor “Jesus” seja em mim a Sua vontade; e não permita Senhor que nada, e ninguém possam atrapalhar-me, e que tente fazer com que eu desista de levar e mostrar a tua obra aos quatro cantos da terra, como o Senhor tem feito até agora. “Jesus” o Senhor sabe o quanto eu mudei, eu cresci, e o que tenho passado! O Senhor sabe que não eu não vim de berço evangélico: “Jesus” que este blog chamado egitodojose.blogspot.com continue atingindo alvos cada vez mais distantes. Obrigado por tudo oh Deus, em nome de “Jesus Cristo”                                                                                                            pg. 065                                           O perdão é a manifestação da graça. O coração do pai do "filho pródigo" era, sobretudo, um coração "perdoador". Talvez esta seja a mensagem mais forte de toda a parábola.  
            O perdão incondicional que foi liberado pelo pai, como manifestação da graça.
O apóstolo Paulo, em suas epístolas, também reconhece a importância do perdão incondicional para a manutenção da saúde do relacionamento da família e da Igreja de Cristo. Ele escreve em  Ef. 4.30  E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. 31  Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós, 32  Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.”   Veja o que diz em  Col. 3. “12  Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; 13  Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.14  E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.15  E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos.”  
Diz assim em Rom. 12. 20. "Portanto, se o seu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto,  21 amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.” 
Veja o que diz em “2 Cor. 2. 5  Porque, se alguém me contristou, não me contristou a mim senão em parte, para vos não sobrecarregar a vós todos. 6  Basta-lhe ao tal esta repreensão feita por muitos. 7  De maneira que pelo contrário deveis antes perdoar-lhe e consolá-lo, para que o tal não seja de modo algum devorado de demasiada tristeza.  8  Por isso vos rogo que confirmeis para com ele o vosso amor.   9  E para isso vos escrevi também, para por esta prova saber se sois obedientes em tudo.  10  E a quem perdoardes alguma coisa, também eu; porque, o que eu também perdoei, se é que tenho perdoado, por amor de vós o fiz na presença de Cristo; para que não sejamos vencidos por Satanás; 11  Porque não ignoramos os seus ardis.”
             Philip Yancey, em seu livro "Maravilhosa Graça", diz: "O perdão é a única alternativa que pode deter o ciclo da culpa e da dor, interrompendo a cadeia da ausência da graça".  É impossível conviver sem praticar a arte do perdão. Quando não se vive com esta consciência, as pessoas vão "desconstruindo" seus relacionamentos e acumulando sentimentos negativos no "porão da alma".  E. H Chaplin disse: "Nunca a alma humana surge tão forte e nobre como quando renuncia à vingança e ousa perdoar uma ofensa". 
O que significa perdoar?  (1) Perdoar é um ato irracional aos olhos do homem natural. 
 Qualquer pessoa que tentar compreender o perdão, apenas sob a perspectiva humana, nunca irá encontrar motivos para perdoar. Errar é humano, perdoar é divino!
A Bíblia diz: "... Lembrem-se que o Senhor os perdoou, portanto vocês devem perdoar os outros (Cl 3.13;  O perdão deve ser compreendido sob a ótica divina.                                                               Pg. 065
2) Perdoar é uma questão de obediência a uma ordem do Senhor (Mc 11.22; Ef. 4.32; Luc 17.3-10). 
           Disse Jesus: "E, quando estiverdes orando, perdoai..." Quando você libera perdão incondicional, é uma atitude de obediência ao Senhor. O resultado disso é cura, libertação e crescimento.
Nada agrada mais o coração do nosso Senhor do que as nossas atitudes de obediência. Lembre-se, Deus sorri quando nos vê liberando perdão aos nossos ofensores. Isso significa vitória sobre o mal.
3) O perdão não é uma emoção, mas uma decisão! É um ato de minha vontade, não de minhas emoções Col. 3.13). Já ouvi alguém dizer: "Eu ainda não senti que devo perdoar". O perdão é uma decisão com base em princípios, e não no que se está sentindo. Você não pode ser dirigido pelos seus sentimentos, pelas suas emoções, mas sim por aquilo que está escrito na Palavra de Deus.
4)  Perdoar é tomar a decisão de não levantar mais a ofensa perante três pessoas: 1)Deus;  2 )os outros (inclusive o ofensor);  e 3) a si próprio.  Quem perdoa sepulta o que aconteceu para nunca mais desenterrar. É decidir não falar mais sobre o que aconteceu, pois o que já foi resolvido com o perdão não merece mais a nossa atenção.
(5) Perdoar é reconhecer que só Deus tem o direito de julgar. Na carta de Paulo aos romanos (Rom. 12. 19),  está escrito: "19  Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; Eu recompensarei, diz o Senhor. 20  Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. 21  Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.”    
 É Deus quem pesa nossas causas em balança justa. A mim e a você cabe apenas perdoar. 
6)  Perdoar é deixar prevalecer a graça, em vez da vingança. O sentimento de vingança faz da pessoa uma prisioneira do diabo, pois as Escrituras o descreve como um"... ladrão que veio para roubar, matar e destruir...  Diz assim em " Jõ. 10.  “9  Eu Sou a porta; se alguém entrar por Mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.10  O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.11  Eu Sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.12  Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas.13  Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas.14  Eu Sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas Sou conhecido.”     
O sentimento de vingança faz com que a pessoa transporte dentro de si a presença do ofensor lhe ofendendo, machucando e ferindo, todos os dias. O sentimento de vingança facilita a ação destruidora de Satanás na vida da pessoa que resiste em perdoar. O melhor caminho é o da graça, do perdão incondicional.                                                                                                           Pg. 066
 7)  Perdoar é manter abertos os canais por onde fluem a confiança e o amor incondicional. Nós crescemos no conceito das pessoas, construímos autoridade, ganhamos crédito quando liberamos perdão incondicional. O perdão é uma das demonstrações de humildade; e a Bíblia diz que "Deus abate os soberbos, mas dá graça, honra e exalta os humildes" (Tg 4.Veja como é o nosso maior amigo. “4  Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. 5  Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes? 6  Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. 7  Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.8  Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. 9  Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza. 10  Humilhai-vos perante o Senhor, e Ele vos exaltará. 11  Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz. 12  Há só um legislador que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem?” 
Perdoar não é demonstração de fraqueza, mas sim, de sabedoria.                                  PG. 067
(8)  Perdoar é uma reação positiva para com a ofensa, ao invés de uma reação negativa para com o ofensor. Pessoas que sabem perdoar são pessoas que pensam positivamente, mesmo que as circunstâncias sejam negativas, desfavoráveis e contrárias a elas.  Os pessimistas, negativos, os que cultivam pensamentos medíocres sempre terão dificuldade para perdoar porque não conseguem enxergar o que os otimistas enxergam. Quando você consegue enxergar o lado positivo, até nas tragédias e nos acidentes de percurso da vida, o perdão flui com naturalidade.  Perdoar é pensar e reagir positivamente. Foi assim que Estêvão reagiu diante das pedradas: "E apedrejaram a Estêvão que, em invocação, dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito. E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu(morreu)" (Atos.7. 59,60). 
9) Perdoar é zerar as contas do passado (João 19. “30  E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.”
 Quando o perdão é liberado incondicionalmente, estamos dizendo para o ofensor: "Você não me deve mais nada, a conta foi rasgada". Conversando com uma senhora, ela me disse que ouviu da pessoa para a qual ela havia liberado perdão: "Você sabia que perdoar é voltar a ser como era antes?
É viver em comunhão como se nunca aquilo tivesse acontecido?" Foi exatamente o que aconteceu na Parábola do Filho Pródigo: tudo voltou a ser como era antes.  Eu creio no poder restaurador do perdão liberado graciosamente.
10)  Perdoar é repetir, com o próximo, o gesto de Deus para conosco.  
Quem foi por Deus perdoado deve perdoar sempre que for necessário. Não existe outra saída, esta é a única porta que a Bíblia nos apresenta. Se você foi perdoado, deve perdoar quem precisa do seu perdão. O apóstolo Paulo escreveu: "... perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo" (Ef. 4.32). Os filhos devem refletir, em suas atitudes e comportamento, os traços do caráter do seu pai. Se você é filho (a) de Deus, deve agir como o seu Pai age.            Pg. 067
è 11)  Perdoar é oferecer amor quando não há motivo para amar.  Que motivo o Senhor tinha para nos amar? Diz as Escrituras: "Nós o amamos a Ele porque ele nos amou primeiro".   Todo perdão liberado é demonstração de amor incondicional.  Ninguém pode afirmar que ama quando não há disposição, voluntariedade, vontade para perdoar. Perdoar é amar sacrificialmente, como Cristo nos amou.
(12) Perdoar é dizer "não" ao ressentimento. Ressentimento significa sentir de novo, é como tirar com a unha a casca de uma ferida que já estava em processo de cicatrização.                         Pg. 068
             Quando não há uma atitude "perdoadora", a ferida nunca cicatriza, a pessoa vive com a dor. Perdoar é vencer a tentação de "tirar a casca da ferida" em processo de cura e cicatrização. 
13)  Perdoar é reconstruir o que foi destruído. Foi com essa missão que Jesus veio como enviado do Pai para reconstruir o que tinha sido destruído com a queda: a desobediência do homem no Jardim do Éden. Não há reconstrução se não houver a manifestação da graça através do perdão.
O mais interessado em que isso não aconteça é aquele que levou o homem a destruir sua comunhão com Deus no Jardim do Éden, o diabo. Por detrás de toda resistência ao perdão, está ele, nosso adversário. Não perdoar é fazer a opção pela destruição, e não pela reconstrução.  Quem perdoa sempre reconstrói.  è 14) Perdoar é fechar a porta do coração para a amargura. Em hebreus diz: “12.14  Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; 15  Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem. 16  E ninguém seja devasso, ou profano, como Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura. 17  Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que com lágrimas o buscou.”
           Toda raiz de amargura causa perturbação no coração de quem sente e contamina as pessoas próximas deste. Quem  perdoa vive com suavidade, leveza, alegria, prazer e muita doçura na alma. 
15) Perdoar é um indicador de nossa compreensão do amor de Deus por nós. "Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também"   Col. 3.13:   Uma das evidências de que você compreendeu o amor de Deus está na sua disposição em perdoar sempre. 
16)  Perdoar é semear misericórdia (Gal 6.7). A lei da semeadura é infalível. Sê você não gosta do que está colhendo, olhe para trás e veja o que foi plantado. Veja o que diz em Gal.6.7  Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. 8  Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. 9  E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.10  Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.”   Essa frase sintetiza tudo o que se pode dizer sobre o cuidado que cada deve ter com o tipo de semente que lança no solo do coração da família.
Foi Jesus quem disse: Mat. 5.1  E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos; 2  E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo: 3  Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus; 4  Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;5  Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; 6  Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;7  Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;8  Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; 9  Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; 10  Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;11  Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por Minha causa.12  Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.                              Pg. 069
           O perdão é uma semente de misericórdia que todos podem lançar no solo do coração da família. 17)  Perdoar é reconhecer que todos nós estamos sujeitos a tropeços e quedas. Quando trouxeram a Jesus uma mulher que tinha sido pega cometendo adultério, disseram a Ele: "Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando. E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes? Eles diziam isto,  tentando-o, para que tivessem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra" (Jo 8.6). Jesus, com uma única resposta, desarma aqueles homens impiedosos e faz com que eles compreendam o que significa perdoar: "Aquele que  dentre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela" (Jo 8.7).
        Jesus estava como que perguntando: Nenhum de vocês comete pecado? Nenhum de vocês algum dia foi perdoado? E eles entenderam a mensagem! "Quando ouviram isto, redargüidos da consciência saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficou só Jesus e a mulher que estava no meio" (Jo 8.9). O interessante é que Jesus era o único que não tinha pecado e poderia apedrejar, porém a graça venceu a lei, e Ele perdoou a mulher:  "E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem Eu também te condeno; vai-te, e não peques mais" (Jo 8.10-11).   Quem perdoa reconhece que também erra e que precisa ser perdoado.
18)  Perdoar é praticar a generosidade. Observe que a palavra perdoar termina com  "doar". 
Quando você perdoa está generosamente doando compreensão, amor, respeito, misericórdia e assumindo a dor da ofensa. A Bíblia diz que o generoso será abençoado Prov. 11. “24  Ao que distribui mais se lhe acrescenta, e ao que retém mais do que é justo, é para a sua perda. 25  A alma generosa prosperará e aquele que atende também será atendido.”   
Lembre-se, aquele que perdoa é abençoado por causa da sua atitude generosa.
19)  Perdoar é deixar livre, soltar, libertar, despedir, mandar embora, atribuir um favor incondicional àquele que feriu.  Jesus contou uma parábola para ensinar essa definição de perdão:  em Mat.18.25 "E, não tendo ele com que pagar, o seu senhor mandou que ele, e sua mulher e seus filhos fossem vendidos, com tudo quanto tinha, para que a dívida se lhe pagasse. Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, sê generoso para comigo, e tudo te pagarei. Então o senhor daquele servo, movido de íntima compaixão,  soltou-o e perdoou-lhe a dívida"  Mat 18.25-27. (20)  
O perdão de Deus é o padrão para o perdão humano. Qualquer pessoa que deseja crescer na prática do perdão incondicional precisa conhecer, através das Escrituras, como é o perdão de Deus.
É a partir dessa compreensão que nossas atitudes se tornam parecida com a do nosso Senhor.
Um dia, após lavar os pés dos discípulos, inclusive o de Judas, o traidor, Jesus disse: 
Veja o que diz em “Jõ 13. 15  Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós
também. 16  Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. 17  Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes.”                                                                                                                       Pg. 070
           Esta é a vontade do Senhor: que as nossas atitudes sejam semelhantes às d'Ele.  
Vejamos alguns textos na Bíblia que nos ajudam a entender como é o perdão de Deus para conosco:  "Ele, porém, que é misericordioso, perdoou a sua iniqüidade; e não os destruiu, antes, muitas vezes, desviou deles o seu furor, e não despertou toda a sua ira"(Sl 78.38).   Veja o porquê deste vers.38. “36  Todavia lisonjeavam-no com a boca, e com a língua lhe mentiam. 37  Porque o seu coração não era reto para com Ele, nem foram fiéis na sua aliança.38  Ele, porém, que é misericordioso, perdoou a sua iniqüidade; e não os destruiu, antes muitas vezes desviou deles o seu furor, e não despertou toda a sua ira. 39  Porque se lembrou de que eram de carne, vento que passa e não volta. 40  Quantas vezes o provocaram no deserto, e o entristeceram na solidão! 41  Voltaram atrás, e tentaram a Deus, e limitaram o Santo de Israel. 42  Não se lembraram da sua mão, nem do dia em que os livrou do adversário;”   O que diz aqui nesta passagem. Quando “Deus” através de Moisés libertou o seu povo, o povo judeu, que estavam cativos no Egito, eles murmuravam, e estavam sempre questionando a “Deus”. Eles não paravam de cobrar “Deus” através de Moisés. Esta murmuração, rebeldia e teimosia, fez com que Deus, o punisse com rigor e severidade. Mas o perdão veio através da geração seguinte; aqueles que tinham menos de vinte anos puderam entrar e herdar a terra prometida a seus pais. E “Deus” usou muito os profetas no Antigo Testamento, e Isaias foi um dos que foram usados por “Deus”.
 Diz assim em " Isa 43.24  Não me compraste por dinheiro cana aromática, nem com a gordura dos teus sacrifícios me satisfizeste, mas me deste trabalho com os teus pecados, e me cansaste com as tuas iniqüidades. 25  Eu, Eu mesmo, Sou o que apago as tuas transgressões por amor de Mim, e dos teus pecados não me lembro. 26  Faze-me lembrar; entremos juntos em juízo; conta tu as tuas razões, para que te possas justificar.” 
Veja a grandeza do nosso Salvador, que aqui “Ele ainda não estava entre nós como filho do homem, mas já sendo o Filho de “Deus, Jesus Cristo”. Veja o que diz em  Isa. 44.20  Apascenta-se de cinza; o seu coração enganado o desviou, de maneira que já não pode livrar a sua alma, nem dizer: Porventura não há uma mentira na Minha mão direita? o fez; exultai vós, as partes mais baixas da terra; vós, montes, retumbai com júbilo; também vós, bosques, e todas as suas árvores; porque o Senhor remiu a Jacó, e glorificou-se em Israel. 24  Assim diz o Senhor, teu redentor, e que te formou desde o ventre: Eu Sou o Senhor que faço tudo, que sozinho estendo os céus, e espraio a terra por mim mesmo;”    
Diz assim em “Miquéias 7.18  Quem é Deus semelhante a ti, que perdoa a iniqüidade, e que passa por cima da rebelião do restante da sua herança? Ele não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na sua benignidade.19  Tornará a apiedar-se de nós; sujeitará as nossas iniqüidades, e tu lançarás todos os seus pecados nas profundezas do mar.20  Darás a Jacó a fidelidade, e a Abraão a benignidade, que juraste a nossos pais desde os dias antigos.”                          Pg. 070
Veja esta oração feita pelo rei Davi Sal. 85. “1  Abençoaste, Senhor, a tua terra; fizeste voltar o
cativeiro de Jacó.2  Perdoaste a iniqüidade do teu povo; cobriste todos os seus pecados. 3  Fizeste cessar toda a tua indignação; desviaste-te do ardor da tua ira. 4  Torna-nos a trazer, ó Deus da nossa salvação, e faze cessar a tua ira de sobre nós.5  Acaso estarás sempre irado contra nós? Estenderás a tua ira a todas as gerações? 6  Não tornarás a vivificar-nos, para que o teu povo se alegre em ti?  7  Mostra-nos, Senhor, a tua misericórdia, e concede-nos a tua salvação. 8  Escutarei o que Deus, o Senhor, falar; porque falará de paz ao seu povo, e aos santos, para que não voltem à loucura. 9  Certamente que a salvação está perto daqueles que o temem, para que a glória habite na nossa terra. 10  A misericórdia e a verdade se encontraram; a justiça e a paz se beijaram. 11  A verdade brotará da terra, e a justiça olhará desde os céus. 12  Também o Senhor dará o que é bom, e a nossa terra dará o seu fruto. 13  A justiça irá adiante dele, e nos porá no caminho das suas pisadas.”
            Esta oração foi feita pelo rei Rei Davi, muito antes da vinda do Salvador do mundo, “Jesus Cristo”   Obs., o Salmo 85, contém 13 vers., e é uma oração feita para aqueles que estão no pecado, e precisam do perdão do Senhor. Isto significa que, todos precisamos de oração e de perdão do Senhor. Veja o que diz em Marcos. Mc.2.3  E vieram ter com ele conduzindo um paralítico, trazido por quatro. 4  E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o telhado onde estava, e, fazendo um buraco, baixaram o leito em que jazia o paralítico.5  E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados.” 
Veja o que diz em Col. 2.9  Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade; 10  E estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo o principado e potestade;11  No qual também estais circuncidados com a circuncisão não feita por mão no despojo do corpo dos pecados da carne, a circuncisão de Cristo; 12  Sepultados com Ele no batismo, nEle também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos. 13  E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas, 14  Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. 15  E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.”
 Veja o que diz em 1João. Jõ 1. “6  Se dissermos que temos comunhão com Ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade. 7  Mas, se andarmos na luz, como Ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.
“A confissão dos pecados e o perdão por Cristo” 8  Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. 9  Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. 10  Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.”                                                     PG. 071
(21)  Perdoar é desativar o sistema de violência que existe dentro e fora de nós. Qual é o pai que, ao se preparar para disciplinar com firmeza o filho que errou, e não se rende diante do rostinho meigo, dos olhos lacrimejando e  de um pedido de perdão com a voz embargada? Por mais irritada e nervosa que a pessoa esteja diante de um erro cometido, um pedido de perdão pode desativar o mecanismo de violência. Foi no perdão que Jesus encontrou força para vencer o sistema de violência que o cercava.         Ninguém soube perdoar como Jesus. Ele era o Mestre na arte de perdoar.                      PG. 072
          Até mesmo na hora mais angustiante na Cruz, Ele disse: "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes"  Luc  23.34).
Onde o perdão é liberado, a violência não floresce. Lembre-se: onde há violência, é porque a graça para perdoar não floresceu. www.familiaegraca.com.br 
Jesus deixa bem claro que quem perdoa é perdoado por Deus (Mateus 6:14). Em outras palavras, quem não perdoa não pode ser perdoado por Deus. “14  Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; 15  Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.”
 Jesus chega a dizer que aquele que não perdoa, será entregue aos carrascos atormentadores. 
Mateus 18: “23  Por isso o reino dos céus pode comparar-se a um certo rei que quis fazer contas com os seus servos; 24  E, começando a fazer contas, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos; 25  E, não tendo ele com que pagar, o seu senhor mandou que ele, e sua mulher e seus filhos fossem vendidos, com tudo quanto tinha, para que a dívida se lhe pagasse.”    Quando fechamos o coração à graça de Deus, e permitimos que o ódio comande nossas ações e sentimentos.
Há quebra de relacionamento com Deus e o próximo. Quem está ferido ou magoado fica agressivo, isolado, impaciente, mal humorado, etc.
Essa é umas das razões porque Deus não responde as nossas orações. 
Perdão quer dizer desatar cadeias, desatar ataduras. Perdoar não é apenas um sentimento. È uma escolha, uma decisão pessoal. Deus não pode fazer isso, e nem outra pessoa. Somente você pode perdoar o ofensor. O perdão não é apenas para ser dado somente quando tudo estiver bem com quem foi ofendido. Jesus na dor da cruz, disse: “Pai perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem” (Lucas 23:34).  Quando perdoamos deixamos de ser carcereiro da pessoa que nos ofendeu, e também somos perdoados por Deus.  Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós (Mateus 6:15). Quando não perdoamos, deixamos uma brecha ao inimigo de nossas almas.
Paulo aconselhou a igreja de Corinto a perdoar um ofensor(2 Coríntios 2:7 a 11) - 7 De maneira que pelo contrário deveis antes perdoar-lhe e consolá-lo, para que o tal não seja de modo algum devorado de demasiada tristeza. 8 Por isso vos rogo que confirmeis para com ele o vosso amor. 9 E para isso vos escrevi também, para por esta prova saber se sois obedientes em tudo.10 E a quem perdoardes alguma coisa, também eu; porque, o que eu também perdoei, se é que tenho perdoado, por amor de vós o fiz na presença de Cristo; para que não sejamos vencidos por Satanás; 11 Porque não ignoramos os seus ardis.”   è A Bíblia nos ensina que não devemos perdoar só a quem merece. A justificação quer dizer exatamente isso. Nós não merecíamos o perdão de Deus, mas Ele livremente, com a sua graça, decidiu nos perdoar. O perdão vindo de Deus trás paz a nossa vida. (Romanos 5:1) - Tenho sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo.  2  Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. 3  E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,4  E a paciência a experiência, e a experiência a esperança. 5  E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. 6  Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. 7  Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer. 8  Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. 9  Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. 10  Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.”                                                Pg. 073
           Quando perdoamos sinceramente quem nos ofende, também ficamos em paz. Não ficamos mais com sentimento de ódio ou vingança ao lembrar da ofensa. Para que possamos chegar ao ponto de perdoar, precisamos da graça de Deus. Estevão era cheio do Espírito Santo, por isso perdoou. :
Diz assim em  Atos 7. “55  Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus; 56  E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus. 57  Mas eles gritaram com grande voz, taparam os seus ouvidos, e arremeteram unânimes contra ele. 58  E, expulsando-o da cidade, o apedrejavam. E as testemunhas depuseram as suas capas aos pés de um jovem chamado Saulo. 59  E apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito. 60  E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu.”  Opinião do escritor: è Aqui nesta passagem, o povo preferiu a mentira, do que a verdade; ninguém quis acreditar em Estevão, e preferiram apedrejá-lo até a morte. E mais: aqui, o apóstolo Paulo ainda era o perseguidor do povo de Cristo, e chegou a comandar a morte de Estevão. Mas Jesus mandou que o separassem para padecer em Seu nome, e que fizesse tudo por amor. E assim aconteceu com Paulo que se chamava Saulo. Nobres leitores (as) se Jesus perdoou até Saulo que depois se tornou Paulo, porque Ele, não te perdoará! Mas Paulo se arrependeu verdadeiramente, e passou a fazer  “aquilo” que Jesus mandou que ele fizesse. E perdoar é isto: não importa o tipo de pecado sofrido. Importa sim a sua resposta para o pecado. Se você não fizer isto, jamais receberá do Senhor o perdão também. Se o Senhor Jesus, nos perdoou de todos os pecados, porque não fazemos o mesmo! Quem foi o mais humilhado e maltratado e sem merecer? Foi Ele “Jesus Cristo”
         Quando perdoamos temos uma porta aberta diante de nós e ficamos livres para amar, servir, compartilhar, crescer e desfrutar da vida abundante que há em Jesus. Continue buscando a Deus através da Palavra dEle, e insista em seu pedido a respeito de liberar perdão, pois Ele se alegra com aqueles que confessam seus pecados, e querem se livrar deles. (Hebreus 4: “12 Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.13 E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.14  Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão.”                            Pg. 074.
          A palavra de Deus é capaz de penetrar em nosso coração e transformar um sentimento de rancor e ódio em amor, quando buscamos Deus com todo coração. Continue pedindo a Deus para tirar estes sentimentos do seu coração que não agrada a Ele. Filipenses 4: “ 6 Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.7  E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. 8  Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.9  O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco.”
          Quero convida-los(as) a abrir o coração e liberar perdão se em alguma área ou por alguma pessoa você ainda tem alguma mágoa. Paulo diz no livro de Gálatas que: Gál.5: “13  Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor. 14  Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.15  Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais também uns aos outros.” 
 O perdão está totalmente ligado ao amar o próximo, se você ama, e não guarda mágoa e sabe que se nutrir algo ruim por alguém esse sentimento gera em você uma mancha que só é limpa totalmente quando libera o perdão de todo seu coração.  Outra constatação quando se entende o que é perdão de fato mostra que fica impossível você dizer que ama a Deus se não é capaz de perdoar seu irmão, é duro não é irmão? Mas saiba que Deus nos chama a sermos um corpo, e ser corpo obediente que da cada passo de acordo com as ordens da cabeça que é Cristo e uma das suas ordens mais expressas e fortes é essa, ame seu próximo como ama a você mesmo.  Seja prudente, puro e disposto a servir. Experimente você se ainda não vive pelo amor a Cristo e pela disposição em amar também teu próximo como a ti mesmo. Verá como é prazeroso e nobre saber amar, perdoar e suportar no sentido de dar suporte mesmo ao seu próximo.
O que é Perdoar?  Perdoar é deixar o outro nascer de novo na nossa história, sem as memórias que fizeram dele uma desagradável lembrança.  É falar de Deus. É falar de alma viva em Deus com todas as suas faculdades: É falar de Cristo Escrito em nós. É colocar as tensões no seu devido tamanho.   É oferecer uma memória apagada, isso não quer dizer que esquecemos ofensa, mas sim que todas as vezes que lembramos da ofensa isso não gera em nós sentimentos negativos em relação ao nosso ofensor. É uma decisão da alma com todas as suas faculdades e não simplesmente emotiva. Lembre-se no que diz em Col. 3. “12  Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; 13  Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. 14  E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição. 15  a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos.”                                                                                                                             Pg. 075
             Perdoar é reconhecer que só Deus está em condições de julgar alguém, Veja o que diz em Rom.12. “17  A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens. 18  Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens. 19  Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor. 20  Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. 21  Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.   A falta de perdão fará de você uma pessoa amarga, triste, e longe do Salvador “Jesus Cristo”. E o pior, cheio de enfermidades físicas e emocionais, que poderão te levar da morte espiritual a morte física. De que lhe adiantará ficar assim.                                                                                                                                                        Porque eu devo perdoar. 1. É uma ordem Divina e não uma opção humana, Luc.17. “3  Olhai por vós mesmos. E, se teu irmão pecar contra ti, repreende-o e, se ele se arrepender, perdoa-lhe. 4  E, se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes no dia vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me; perdoa-lhe.”
             Veja o que diz em Ef.4. “30  E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. 31  Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós, 32  Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.”
Fomos perdoados por Deus e temos que imitá-lo na prática do perdão que é uma das virtudes Cristã, veja o que diz em “Mc.11.24  Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e tê-las-eis. 25  E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas. 26  Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, vos não perdoará as vossas ofensas. Porque nossa comunhão com Deus depende disso, do amor e do perdão até mesmo aos nossos piores inimigos carnais e nunca  o diabo.
O CAMINHO PARA O PERDÃO: 1. Ser cuidadoso, ou seja, temos que julgar ou avaliar o nosso irmão segundo a justiça bíblica, não podemos tirar conclusões sem que antes tenham um encontro de almas é desse encontro que eu vou avaliar e liberar perdão para o outro, Luc.17. “3  Olhai por vós mesmos. E, se teu irmão pecar contra ti, repreende-o e, se ele se arrepender, perdoa-lhe. 4  E, se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes no dia vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me; perdoa-lhe.” 
Veja o que diz em  1Cor.4. “5  Portanto, nada julgueis antes de tempo, até que o Senhor venha, o qual também trará à luz as coisas ocultas das trevas, e manifestará os desígnios dos corações; e então cada um receberá de Deus o  louvor.”  
 2. Deve haver encontro de almas, onde as verdades serão postas e tiradas todas as possíveis diferenças para que aconteça o perdão, Luc. 17.3, como deve ser esse encontro, Rom.12.  14  Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis.15  Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram; 16  Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos; 17  A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens.18  Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.19  Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; Eu recompensarei, diz o Senhor.20  Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.21  Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.” 
            Diz assim em II Tim.2. “24  E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor; 25  Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade, 26  E tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos.” 
 Perdoar não é se calar, pois quem fica no silêncio se enclausura dentro de si alimentando todo tipo de sentimentos ruins em relação ao próximo; è Perdoar não é dar tempo ao tempo para que trate nossas feridas, isto vai fazer essa chaga que está aberta fica maior do que está; è Perdoar não é negar a ofensa é senti-la, mas não deixar ela dominar a sua alma.
3.  Deve haver mudança (arrependimento), Luc.17.3, essa mudança deve ser recíproca para que aja o perdão e para que se cumpra Mat.18.19,  è 4Deve haver perdão, Lc.17.3-4,  perdão significa: varrer, apagar a lembrança,retirar a ofensa, desconsiderar a ofensa. Falar de perdão é falar de Deus, e para falar de Deus é preciso vivenciar Deus cada Dia da História das nossas vidas, só assim entenderemos a dimensão do perdão que nos foi dado por Ele, e a partir daí saberemos o que é liberar perdão para o outro. Diz assim em Heb.10.12  Mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus, 13  Daqui em diante esperando até que os seus inimigos sejam postos por escabelo de seus pés.14  Porque com uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que são santificados. 15  E também o Espírito Santo no-lo testifica, porque depois de haver dito: 16  Esta é a aliança que farei com eles Depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as Minhas leis em seus corações, E as escreverei em seus entendimentos; acrescenta: 17  E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniqüidades.18  Ora, onde há remissão destes, não há mais oblação pelo pecado.”    Obs., esta oblação, foi “Jesus Cristo” naquela morte de Cruz, levando os pecados de toda a humanidade. Por isso não deve haver mais oblação, sacrifício! Pois este sacrifício “Jesus” já fez, levando os pecados de todos na Cruz, e sem pedir nada em troca.
E ainda falou assim para o “Pai, Deus”   “Pai, perdoa-lhes, eles não sabem o que fazem.”
5. Falar de perdão é pedir ajuda:
VI – O Que falta de perdão gera em nós. Col. 3.11,13; e HeB.12.15.  èCol. 3. 11  Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo em todos. 12  Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade;13  Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.14  E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.15  E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos.”   Pois só Cristo pode nos ajudar a perdoar os nossos ofensores.                         Pg. 076                                                                                                     1.Torna-nos pessoas amargas e vingativas; è 2. Desenvolvemos doenças Físicas, ulceras pressão alta, etc...;  è 3. Desenvolvemos doenças Emocionais, e a mais devastadora de todas é a depressão, isso acontece porque focamos a nossa energia psicológica em alimentar o nosso sentimentos negativos em relação a outra pessoa, não sobrando energia para resolvermos essas mágoas, o que nos sobra é o buraco que é o sentido da palavra depressão; 
4. Entramos em crise espiritual, pois nosso relacionamento com Deus fica prejudicado, pois estamos em desobediência frontal a Palavra de Deus e nesta situação não existe comunhão com o nosso Criador e Senhor,
VII – O Que o perdão gera em nós quando o liberamos Salmo 32. 1  Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. 2  Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano.3  Quando eu guardei silêncio, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia.4  Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. 5  Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado.6  Por isso, todo aquele que é santo orará a ti, a tempo de te poder achar; até no transbordar de muitas águas, estas não lhe chegarão. 7  Tu és o lugar em que me escondo; tu me preservas da angústia; tu me cinges de alegres cantos de livramento. 8  Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos.9  Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio para que não se cheguem a ti.10  O ímpio tem muitas dores, mas àquele que confia no Senhor a misericórdia o cercará.11  Alegrai-vos no Senhor, e regozijai-vos, vós os justos; e cantai alegremente, todos vós que sois retos de coração.”
 O Que o perdão gera em nós quando o liberamos: 1. Cura Espiritual; è . Libertação da alma das cadeias de sentimentos negativos; è . Saúde Física, pois seu corpo deixará de liberar toxinas que geram doenças em seu corpo; èSaúde Espiritual, pois sua alma com todas as suas faculdades não desperdiçarão energia com sentimentos negativos, mas se voltará para o Senhor e se alimentará de sentimentos absolutos e eternos;  è Você terá um avivamento continuo em sua vida;
6.   Por fim você verá a Deus presente em suas relações existências.                 
           Nobres leitores (as) eu tomei o cuidado de buscar informações de pessoas idôneas, e que conhecessem bastante a palavra de “Deus”, e assim eu consegui fazer este tema, com opiniões diferentes da minha. Mas graças a “Deus” encontrei aqui, pessoas com ideias parecidas com minha; espero que todos aqueles que entrarem em meu blog, receba em seu coração aquela resposta que estavam buscando. O tema foi: Porque devo liberar perdão e abençoar e amar meus inimigos.        Pg. 077
Amados (as) só existe um inimigo que não devemos amar e nem liberar perdão que se chama, “Satanás, diabo, demônio, destruidor, devorador, Lucifer, Dragão, Besta, inimigo etc., para todos os seres humanos devemos liberar perdão sim. Para “Deus”, só existe um único pecado que não há perdão! Mesmo que se alguém cometer este pecado, e sabendo o significado deste pecado, “Deus não o perdoará”. O pecado que não existe perdão, é aquele que  se comete contra o “Espírito Santo de Deus”. “Pai, Filho e Espírito Santo” é uma mesma pessoa, “Deus”. Muito cuidado com o que você vai falar, xingar, blasfemar, murmurar, ofender! Nós seres humanos, temos o habito de falar sem pensar; e se neste momento ofendemos a “Deus” sabendo que, é um pecado mortal, o nosso destino é arder no inferno para toda a eternidade. Agora que você já sabe, muito cuidado com as palavras que saem de suas bocas. Elas não voltam mais para dentro de nós, e ai neste momento, que cometemos os piores pecados. Pois agimos sem pensar, e não damos ouvidos a razão que é sempre “Deus”.                                                                                                                              Pg. 078
E “Deus”nos fez seres com capacidade de pensar, de raciocinar. Nós temos cérebro, uma massa encefálica que é responsável por tudo em nosso corpo. Perdoar, não vai fazer de você inferior a ninguém: só irá te engrandecer diante de “Deus”. Perdoar, vai te livrar de muitas doenças, e de enfermidades malignas, tipo: câncer, e até mesmo enfermidades crônicas: sim. Aquelas que vao crescendo em nós e tomando proporções gigantescas, que irá nos destruir aos poucos.
Perdoar, vai tirar de seu coração toda magoa, todo ódio, rancor, ressentimentos, toda ira, decepções; e fará de você uma pessoa leve, amada, abençoada, e com um coração quebrantado, e com uma saúde perfeita. Perdoar, tira de nós, todo o peso que muitas vezes carregamos até a morte física, e que nos levará também a morte espiritual, e longe das bênçãos de “Deus” 
Como queremos ser perdoados pelo “Senhor”, se não fazemos que “Ele, Jesus” fez por todos nós naquela cruz de morte, e que foi vencida por “Ele”; para que todos nossos pecados fossem levados e perdoados por “Ele, Jesus”. Nossos pecados, do passado, para “Deus” foram perdoados: então porque continuarmos pecando!  Porque fazemos “aquilo” que o diabo gosta!
 O perdão é para ser dado sim, mesmo que seja para nosso pior inimigo. Mesmo que ele tenha feito algo de muito terrível; mesmo assim temos que perdoar. Se esta pessoa que cometeu um pecado gravíssimo, e você o perdoou, “Deus, através do Filho Jesus” irá lhe dar o refrigério em sua alma, espírito.
 Se nós tivermos com nosso pensamento voltado para o mundo, dificilmente iremos conseguir perdoar alguém: porque estaremos com nosso coração cheio de ódio, rancor, magoa e ressentimentos.
Se “Jesus” for o primeiro em você, em nós, conseguiremos liberar o perdão a quem quer que seja.
Não se esqueçam de que é do coração que procede os maus pensamentos, e não sou eu quem está dizendo! É a palavra de “Deus” e está escrita nos livros de Mateus e Marcos. Veja o que diz: Mateus.15. “17  Ainda não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce para o ventre, e é lançado fora? 18  Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem. 19  Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. 20  São estas coisas que contaminam o homem; mas comer sem lavar as mãos, isso não contamina o homem.” è  E também no livro de Marcos está mais expansivo, veja Marcos. Mc.7. “16  Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça. 17  Depois, quando deixou a multidão, e entrou em casa, os seus discípulos o interrogavam acerca desta parábola.18  E ele disse-lhes: Assim também vós estais sem entendimento? Não compreendeis que tudo o que de fora entra no homem não o pode contaminar, 19  Porque não entra no seu coração, mas no ventre, e é lançado fora, ficando puras todas as comidas?20  E dizia: O que sai do homem isso contamina o homem.21  Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, 22  Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. 23  Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem.”       Pg. 079
           Viram como nosso coração é enganoso, e que pode nos levar tanto a morte física, emocional e espiritual. E tem mais: infelizmente nós não usamos esta parte fundamental de nosso corpo chamada cérebro. “Deus” fez todos nós com capacidade de pensar, de tomarmos decisões difíceis e importantes. Mas temos que fazermos isto nos momentos em que nossas emoções estão afloradas, a adrenalina está lá em cima. Nestes instantes, nós fazemos tudo de ruim, porque não colocamos a razão em primeiro lugar; mas sim a emoção. Amados leitores (as) parem para pensar, e só depois de meditarem, e refletirem bastante, ai você abre sua boca e deixe a língua falar palavras abençoadas, e com sentido.
Nossos pecados são trabalhados primeiro no coração, como está sendo mostrado aqui: liberar perdão e abençoar e amar nosso inimigo, você só conseguirá fazer isto, se você se lembrar de que teve um que te amou e te perdoou, e te libertou dos pecados naquele dia, na Cruz do Calvário, ha mais de dois mil anos atrás, e sem lhe pedir nada em troca. Sim: foi “Ele, Jesus Cristo” quem fez isto por todos nós, e sem merecermos. “Jesus” foi odiado, xingado, esbofeteado, humilhado apedrejado, cuspiram-lhe em seu rosto, e pregaram seus pés e suas mãos na Cruz, e não pararam por ai. Ainda lhe deram fel com vinagre para Ele beber. “Jesus morreu, mas depois de três dias, Ele ressuscitou, vencendo a morte, que pertence ao diabo, para que todos nós até nos dias de hoje, tivéssemos o direito de herdar a vida eterna ao lado do “Pai, Deus, e de seu Filho, Jesus Cristo”.  “Jesus”, não falou eu te amo, mas Eu não te perdoo, não foi Eu quem pecou foi você, porque devo perdoar! Se vira, dá seus pulos, na linguagem popular: “Ele, apenas fez cumprir “aquilo” que seu “Pai” já havia determinado. Jesus, disse assim. “Pai, seja feita a sua vontade, e não a minha”.  “Jesus”  foi o ultimo sacrifício vivo a mando de “Deus”.
Nós não precisamos sacrificar mais nada para recebermos o perdão e merecermos a vitória, a salvação. Nós só precisamos fazer apenas isto: amar, abençoar, e liberar o perdão, e também pedir perdão e se arrepender dos pecados cometidos consciente e inconscientemente.
O perdão deve ser exercido e praticado sempre, e sem opção de escolha. O Senhor, jamais disse assim: você deve perdoar e abençoar apenas este fulano (a), aquele ali não, nem pensar.
            Quero lhes dizer isto. Se “Jesus” não for o primeiro em sua vida, você jamais conseguirá perdoar o seu próximo ou seu inimigo. Sabem por quê? Porque somos egoístas, e agimos sempre pela emoção e nunca pela razão. É mais fácil odiar alguém do que amar alguém: o ser humano é rancoroso, e guarda magoa e ressentimentos. E tudo isto fica guardado no coração, que trabalha todas as nossas emoções, e quando é lançado fora, o estrago será devastador, destruidor.
 Perdoar, não vai fazer de você uma pessoa inferior. Você estará fazendo “aquilo” que agrada a “Deus”  Não sinta vergonha de se humilhar! “Jesus se humilhou por você, mesmo não tendo Ele, culpa nenhuma”. Para você merecer o perdão é preciso ser humilde, e ser humilhado se for necessário: o seu galardão será muito grande perante o “Senhor”. Amar, e abençoar nosso inimigo, nós só conseguiremos se “Jesus” estiver em primeiro lugar em nossa vida, pois é muito difícil para o ser humano ter este gesto grandioso. O ser humano age primeiro pela emoção e quase nunca pela razão.                        Pg. 080.
              Ai está diferença de sermos guiados pelo Senhor: o ser humano é rancoroso, e guarda magoas, e ódio. Imagine você ter que perdoar alguém que tirou a vida, ou cometeu violência com alguém de sua família! É quase impossível. Mas temos que fazer isto até mesmo nestas situações onde é certo de que estaremos cheios de ódio, rancor, magoas, revoltado, irado. Mas o perdão, e o amor, tem que ser dado, e aplicado sim. Não permitam que o ódio, o rancor, traga a você enfermidades, que se agravarão no decorrer do tempo.
“Amados (as) eu já passei por isto em minha vida, por longos 18 anos: e neste período, eu contraí enfermidades que quase me levaram a morte física, e a espiritual. Eu com 32 anos contraí bronquite, que se transformou em Asma, que teve um longo período de duração. Hoje eu estou com quase 58 anos, estou bem, não tenho mais aquelas crises fortes.” De nada adiantará você dizer que ama, mas que não libera o perdão ao próximo, ou inimigo ou até mesmo seu irmão.
Veja o exemplo que aconteceu nesta serie do rei Davi, Que, quando Amnom violentou sua irmã Tammar, e seu outro irmão enquanto não matou seu irmão, seu ódio não se aplacou. Absalão se vingou de Amnom, mandando matá-lo. Não torne o sofrimento de “Jesus” em vao: libere o amor, o perdão e abençoe se inimigo sim; mesmo que seu inimigo tenha feito algo de muito terrível. Ame, perdoe e abençoe seu inimigo, seu próximo, para que você não venha perder o melhor de “Deus” para você por causa do orgulho, do rancor, da magoa, do ressentimento. Faça aquilo que “Jesus” fez por você, por todos nós, e sem pedir nada em troca.
Este tema foi escrito e pesquisado por José Carlos Ribeiro, membro da PiB de Campo Grande Ms. Sou formado em capelania hospitalar e um estudioso da Bíblia Sagrada, a verdade dentro da palavra de “Deus”.  E sou escritor evangélico ainda desconhecido para o mundo, mas bastante conhecido por “Deus”. Que este tema faça a diferença em vossas vidas para melhor, e que cada um de vós recebam do Senhor, o melhor, que é Paz, amor, saúde, prosperidade e a salvação.
 Obrigado a todos vocês que estão me prestigiando; que Deus abençoe a todos em nome do Senhor “Jesus Cristo”. Lembre-se sempre que, houve um que, lhes perdoou e vos amou primeiro, e nada pediu em troca. Fiquem com “Deus”
Campo Grande 06 de maio de 2012. Transformado em livro em Março de 2014               
             

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bíblia Sagrada comentada por livros por José Carlos Ribeiro Comentário nos livros de Joel, Amós, Obadias, Jonas & Miquéias: livros 29, 30,31,32,33 e 34

 Bíblia Sagrada comentada por livros por José Carlos Ribeiro    Comentário nos livros de Joel, Amós, Obadias, Jonas & Miquéias: livros 29, 30,31,32,33 e 34           O nome Joel significa, literalmente, “ Jeová é Deus”. Este é um nome muito comum em Israel, e Joel, o profeta, é especificado como o filho de Petuel. Nada é conhecido a respeito dele ou da circunstância de sua vida. Provavelmente que ele tenha vivido em Judá e profetizado em Jerusalém. Não há como datar o livro com absoluta certeza, e os estudiosos variam em suas opiniões. Há referências tanto em Amós como em Isaías, que também estão em Joel (comparar Amós 1.2 com Joel. 3.16 e Isa. 13.6 com Jl 1.15) É opinião de muitos conservadores que Amós e Isaias tenham tomado emprestado de Joel, fazendo-o um dos mais antigos dos profetas menores. Além do mais, a adoração a Deus, a qual o sumo sacerdote Joiada restaurou durante o reinado de Joás (2.Rs 11; 2Crôn....

Discernimento, entendimento e Sabedoria: O que é discernimento segundo a Bíblia. Parte I Também em Inglês Grego e Alemão

Discernimento, entendimento e Sabedoria: O que é discernimento segundo a Bíblia. Parte I                   Conhecendo  melhor a Bíblia, e a palavra de Deus.            Nobres leitores irei mostrar a todos vocês um pouco mais sobre o que é discernimento segundo a palavra de Deus.  O discernimento é essencial no processo de tomar decisões sábias.   A Bíblia diz em Tiago 1: “ 5  E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. 6  Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. 7  Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. 8  O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos. 9  Mas glorie-se o irmão abatido na sua exaltação, 10  ...
                              A Bíblia Sagrada:     (Comentada por livros, no Antigo Testamento) Cap. 01: Comentário inicial nos livros de Gênesis:      Nobre leitor (a) vamos conhecer um pouco mais sobre este livro Sagrado chamado Bíblia. No princípio, Deus criou todas as coisas: Deus criou os céus, a terra, as águas, rios, mares e oceanos.  Mas Deus viu que a terra era sem forma e vazia; era um abismo escuro, vazio, sem vida:            Deus, disse assim. Haja luz, houve luz : Deus viu que era boa a luz, e decidiu fazer a separação entre luz e trevas. Criou assim o dia. A luz passou a ser chamada de dia, as trevas, noite: assim também foram criados os rios e mares. Deus pensou também nisto, e fez a separação e a expansão das águas, colocando junto à porção seca, chamada terra. Deus viu que tudo que havia criado,...