Pular para o conteúdo principal

Livro: Porque perdoar. Porque devo liberar perdão e amar meus inimigos! Parte VIII pg. 111



Livro: Porque perdoar. Porque devo liberar perdão e  amar meus inimigos! Parte VIII pg. 111
Nobres leitores (as) para que você consiga liberar perdão, abençoar e amar seu inimigo é necessário que você passe por uma cura interior completa. Esta cura só poderá acontecer se, “Jesus” for o primeiro em sua vida. A cura interior, não depende do médico carnal, mas sim o médico espiritual: e quem é este médico! “Ele, se chama Jesus Cristo”. Não fique mais nem um minuto guardando ódio, mágoas e ressentimentos em seu coração. Frase: Você só prova que realmente perdoou ou precisa de perdão quando é capaz de orar em favor daquele que te magoou e abençoá-lo para que seja muito feliz.
    Há muitos cristãos que estão a procura de reavivamentos falsos, indo de um lugar para outro, e seguindo qualquer vento de doutrina para ter um pouco de emoção espiritual. Contudo, o que freqüentemente as pessoas não tentam fazer é andar no caminho de obediência estabelecido por Deus.
Você quer ter experiências com Deus? Perdoe. Você quer sentir a Sua Presença e Poder fluindo pelo seu corpo, em um emocionante momento de encontro sobrenatural? Perdoe. O que o nosso espírito recebe naturalmente. “Mateus 6:12 “Perdoa as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores.” Em outras palavras, este negócio de perdão deveria ser algo normal e intuitivo para os cristãos. E é. A graça opera em nós através do poder do Espírito Santo. Contudo, ocasionalmente, o perdão pode se tornar ilusório, até mesmo parecer impossível. Não é como se Deus estivesse falhado, ou que não sabemos agir de outra forma. Simplesmente não podemos por qualquer razão entrar em obediência. Se isto ocorrer, aqui vai um conselho Bíblico prático para que você encontre o fluir da natureza de Deus e do Espírito em e através de você. O caminho do perdão deveria ser "automático" para aqueles que nasceram de novo. Lembremos do Ele nos perdoou. Mateus 18:21-35 “Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: "Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes? "Jesus respondeu: "Eu lhe digo: não até sete vezes, mas até setenta vezes sete. "Por isso, o Reino dos céus é como um rei que desejava acertar contas com seus servos.    
            Quando começou o acerto, foi trazido à sua presença um que lhe devia dez mil talentos. Como ele não tinha condições de pagar, o senhor ordenou que ele, sua esposa, seus filhos e tudo o que ele possuía fossem vendidos para pagar a dívida. "O servo prostrou-se diante dele e lhe implorou: 'Tem paciência comigo, e eu te pagarei tudo'. O senhor daquele servo teve compaixão dele, cancelou a dívida e o deixou ir. Mat. 18:28-35 "Mas quando aquele servo saiu, encontrou um de seus conservos, que lhe devia cem denários. Agarrou-o e começou a sufocá-lo, dizendo: 'Pague-me o que me deve!' "Então o seu conservo caiu de joelhos e implorou- lhe: 'Tenha paciência comigo, e eu lhe pagarei'. "
Mas ele não quis. Antes, saiu e mandou lançá-lo na prisão, até que pagasse a dívida. Quando os outros servos, companheiros dele, viram o que havia acontecido, ficaram muito tristes e foram contar a seu senhor tudo o que havia acontecido. "Então o senhor chamou o servo e disse: 'Servo mau, cancelei toda a sua dívida porque você me implorou. Você não devia ter tido misericórdia do seu conservo como eu tive de você?' Irado, seu senhor entregou-o aos torturadores, até que pagasse tudo o que devia. "Assim também lhes fará meu Pai celestial, se cada um de vocês não perdoar de coração a seu irmão". Este servo errou no que diz respeito a Esquecer do tratamento misericordioso que recebeu de Seu mestre. Ele se Esqueceu do grande pecado que lhe fora perdoado. II Ped. 1:  7  Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo;8  Ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso; 9 Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados. 10 Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis.”                      Pg. 112
            Diferentes pessoas e professores tem opiniões e palpites variados sobre perdão. Mas, segundo a revelação Bíblica, o esquecimento parece ser a Principal razão pela qual cortamos o fluir sobrenatural do perdão em nossas vidas. Nós precisamos menos de perdão do que aqueles a quem julgamos e não perdoamos? Será que já esquecemos a grande misericórdia demonstrada por Deus para conosco?
Esta passagem aqui a seguir mostra quando Deus mandou o profeta  Samuel ungir o mais novo rei para Israel, e ele foi o rei Davi, o homem segundo o coração de Deus. Diz assim em I Sam. 16: “7 Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.... 11  Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os moços? E disse: Ainda falta o menor, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, porquanto não nos assentaremos até que ele venha aqui. 12  Então mandou chamá-lo e fê-lo entrar (e era ruivo e formoso de semblante e de boa presença); e disse o Senhor: Levanta-te, e unge-o, porque é este mesmo. 13  Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá.”
            Veja o que Diz assim em Col. 3: “9  Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos, 10  E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; 11  Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo em todos. 12  Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade;13  Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.14  E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição. 15  E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos.”
Portanto, como eleitos de Deus, santos e amados, revesti-vos de sentimentos de compaixão, de bondade, humildade, mansidão, longanimidade, suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos mutuamente, se alguém tem motivo de queixa contra o outro; como o Senhor vos perdoou, assim também fazei vós.
Veja o que diz em I Ped. 3: “8  E, finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis. 9 Não tornando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; sabendo que para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis a bênção. 10 Porque Quem quer amar a vida, E ver os dias bons, Refreie a sua língua do mal, E os seus lábios não falem engano. 11 Aparte-se do mal, e faça o bem; Busque a paz, e siga-a.12 Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, E os seus ouvidos atentos às suas orações; Mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal. 13 E qual é aquele que vos fará mal, se fordes zelosos do bem? 14 Mas também, se padecerdes por amor da justiça, sois bem-aventurados. E não temais com medo deles, nem vos turbeis; 15 Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós,16 Tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom porte em Cristo. 17 Porque melhor é que padeçais fazendo bem (se a vontade de Deus assim o quer), do que fazendo mal.18 Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito;”        pg. 113
          Veja o que diz em Lucas 6: “27 Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam; 28 Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam. 29 Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que te houver tirado a capa, nem a túnica recuses; 30 E dá a qualquer que te pedir; e ao que tomar o que é teu, não lho tornes a pedir.31 E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também. 32 E se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Também os pecadores amam aos que os amam.33 E se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que recompensa tereis? Também os pecadores fazem o mesmo. 34 E se emprestardes àqueles de quem esperais tornar a receber, que recompensa tereis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para tornarem a receber outro tanto. 35 Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus. 36 Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso. 37 Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão.38 Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos medirão de novo.”
          Veja o que diz em Ef. 4: “30 E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.31 Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós,32 Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.”
Que não haja mais ressentimento, amargura ou ira, que não haja mais gritaria e calúnia, e que não haja qualquer tipo de sentimentos maus entre vocês. Sejam bons uns para com os outros e compassivos. Estejam tão preparados para perdoar as pessoas, assim como Deus, por amor a Cristo, perdoou vocês. Rom. 12: “14 Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis. 15 Alegrai-vos com os que e alegram; e chorai com os que choram; 16 Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos;17 A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens.18 Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens. 19 Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; Eu recompensarei, diz o Senhor.20 Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.21 Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.”
          Não torneis a ninguém mal por mal. Que o comportamento público de vocês esteja acima de qualquer crítica. No que diz respeito à sua responsabilidade, viva em paz com todos. Nunca faça vingança com suas próprias mãos, meus queridos amigos: afastem-se e deixem Deus punir, se Ele quiser. Pois está escrito: "A mim pertence a vingança; eu retribuirei", diz o Senhor. E também está escrito: "
Que vocês não se deixem vencer pelo mal. Tomem a ofensiva e vençam o mal com o bem!
Ministério Internacional Casa do Senhor. www.casadosenhor.com.br ou www.casadosenhor
O Segredo para Ser Abençoado: Deut. 28.
1  E será que, se ouvires a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que Eu hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra. 2  E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor teu Deus; 3  Bendito serás na cidade, e bendito serás no campo. 4  Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e o fruto dos teus animais; e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas. 5  Bendito o teu cesto e a tua amassadeira. 6  Bendito serás ao entrares, e bendito serás ao saíres. 7  O Senhor entregará, feridos diante de ti, os teus inimigos, que se levantarem contra ti; por um caminho sairão contra ti, mas por sete caminhos fugirão da tua presença. 8  O Senhor mandará que a bênção esteja contigo nos teus celeiros, e em tudo o que puseres a tua mão; e te abençoará na terra que te der o Senhor teu Deus. 9  O Senhor te confirmará para si como povo santo, como te tem jurado, quando guardares os mandamentos do Senhor teu Deus, e andares nos seus caminhos. 10  E todos os povos da terra verão que é invocado sobre ti o nome do Senhor, e terão temor de ti. 11  E o Senhor te dará abundância de bens no fruto do teu ventre, e no fruto dos teus animais, e no fruto do teu solo, sobre a terra que o Senhor jurou a teus pais te dar. 12  O Senhor te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo, e para abençoar toda a obra das tuas mãos; e emprestarás a muitas nações, porém tu não tomarás emprestado. 13  E o Senhor te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do Senhor teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir. 14  E não te desviarás de todas as palavras que hoje te ordeno, nem para a direita nem para a esquerda, andando após outros deuses, para os servires.”                                                                                                                             Pg. 114
              Você deseja que as bênçãos de Deus venham e te alcancem? Em geral as pessoas procuram a Deus atrás de bênçãos que necessitam, mas a palavra diz que se eu vivo uma vida em obediência ao Senhor as bênçãos serão uma consequência... elas virão ao meu encontro. Então obedeça! Obedecer ao que? A Palavra de Deus, buscando viver uma vida segundo os padrões e a vontade de Deus. Toda vez que você lê a bíblia, ouve alguma pregação, Deus ensina-lhe algo para ser vivido, obedecer e colocar em prática aquilo que tem aprendido. Muitos ouvem, mas não praticam! Sabem o que devem fazer, mas não faz e depois querem que as bênçãos os alcancem. É como uma árvore! Você precisa plantar sementes de obediência e quando nascer os frutos será bênçãos.                                                                     Pg. 115                                                                                  2). Obedecer nem sempre será fácil. Obedecer só é muito fácil quando nós estamos confortáveis ao praticar. Quando Deus nos manda obedecer em situações e áreas que exigirá sairmos de nossa zona de conforto, ir contra a nossa vontade e contra a nossa carne. Isso dá um pouco mais de trabalho, Deus é com você para que consiga obedecer, lembre-se: Deus não nos pede algo maior do que possamos fazer.       
              É fácil você reconhecer diante de alguém que você errou e pedir perdão? Nem sempre, pois quebra o nosso orgulho, porém é o certo e é a vontade de Deus, então obedeça.
Obediência é uma questão de decisão, eu decido obedecer, eu escolho viver uma vida que agrada a Deus. É algo que vamos aprendendo a cada dia, com cada situação que nos é proposta pelo Senhor, mas não existirão as bênçãos sem que primeiro haja obediência.
3) . A obediência libera o favor de Deus. As bênçãos te alcançarão em todas as áreas da sua vida:
           Deus deseja que todas essas bênçãos de Deuteronômio 28 te alcancem, mas para isso é preciso viver uma vida de obediência diante de Deus. Você deseja isso? Não perca tempo tome agora a decisão de viver em obediência ao Senhor. Que o favor de Deus esteja sobre a tua vida e as bênçãos que são o fruto da obediência te alcancem. 
Diz assim em Isaías 53, “1 Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do Senhor? 2 Porque foi subindo como renovo perante Ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para Ele, não havia boa aparência nEle, para que o desejássemos.3 Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dEle caso algum.4 Verdadeiramente Ele tomou sobre Si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre Si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. 5 Mas Ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. 6 Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre Ele a iniqüidade de nós todos.7 Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim Ele não abriu a sua boca.8 Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo Ele foi atingido. 9 E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca.10 Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão.11 Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre Si. 12 Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas Ele levou sobre Si o pecado de muitos, e intercedeu pelos
transgressores.”  Veja como foi importante a vinda do Messias, do Salvador do mundo “Jesus Cristo”.
Esta passagem aqui foi anunciada a séculos de anos antes da vinda do Senhor “Jesus”. PG. 116.
              O profeta Isaias foi um dos profetas quem mais falou, anunciou a vinda do “Salvador”: prestem muita atenção em cada versículo deste cap., 53. Nesta passagem aqui, demorou mais ou menos 700 anos para que “Jesus viesse até nós como filho do homem, mas sendo o Filho Único de Deus”; e vivendo neste mundo apenas 33 anos. Foi o tempo suficiente para “Ele cumprir todos os propósitos de Seu Pai, Deus”.
Nobres leitores (as) este tema poderia se encerrar aqui neste capitulo 53 de Isaias, sabe por quê?
“Jesus” cumpriu aquilo que o Pai lhe determinara. Amar a todos, abençoar até mesmo os inimigos que “Ele” nunca teve. Mas as Escrituras precisavam ser cumpridas. E mais: “Ele, venceu a morte”, ressuscitando no terceiro dia, para nos dar a vida eterna, ao lado do “Pai, Deus”.
Pena que, nas igrejas só se falam de dois vers.4,5; mas são 12 vers., neste capitulo.
              Os judeus acham imoral que alguém justo venha a sofrer pelos injustos, e este é um dos motivos de irem contra o cristianismo. Para entender o que está escrito nesta misteriosa profecia dada por Deus a Isaías, precisamos compreender as diferenças entre o perdão humano e o perdão divino. Dois Perdões Distintos: O perdão de Deus é diferente do humano, que é barato, mesquinho, que não custa nada, que não sofre. Eis um exemplo do perdão humano: Pai e filho entram em acordo: "Filho, se você desobedecer-me fazendo isto eu irei dar-te umas boas palmadas!". O filho concorda em apanhar caso transgrida, mas... acaba desobedecendo, conseqüentemente merecendo o castigo do pai. Quando o pai vai a lhe bater, o filho olha com seu olhar doce, embora não inocente e pede perdão, que o pai não resiste em conceder-lhe. A palavra de Deus é eterna, por isso é que não há esse perdão humano para Deus. Quem desobedece precisa morrer porque este foi o trato entre Deus e o homem: o salário da pecado é a morte. Esta é a consequência do meu erro. Não há justo, nem sequer um. Todos pecamos e merecemos morrer. Mas... ninguém quer morrer! Então nós chegamos a Deus e falamos: "Pai, me perdoe!"                                                                                           pg. 116
              O Plano de Deus. Acontece que se Deus nos perdoa, o inimigo diz que Ele é mentiroso, que sua palavra não vale nada. Por outro lado, se Deus mata, o inimigo acusa-o de carrasco injusto, por criar uma lei que não podemos cumprir. O que Deus fará então, já que nos ama e ao mesmo tempo cuida para que sua palavra se cumpra? “Deus, Filho” vem ao mundo como homem condenado à morte. Ele não se disfarça de homem, mas vem ser homem, vem compreender nosso sofrimento. Jesus compreendeu nossa vida porque, além de ser Deus, foi homem também. Não há tentação e lutas que experimentemos que Ele não tenha experimentado. Mas Ele viveu uma vida inteira sem pecar. Assim, Ele apresenta-se ao Pai e diz: Pois eu quero fazer uma troca: dar a vida que eu ganhei, aos homens, que a perderam. Nós merecíamos ser chicoteados nas costas, cuspidos no rosto e finalmente encravados numa cruz. Foi essa a troca de amor que aconteceu na cruz do Calvário!
Morte dos Bandidos: Vamos explicar melhor lembrando os acontecimentos daqueles dias: Todos ficaram aliviados quando anunciaram que conseguiram prender o terrível bandido chamado Barrabás, homem sanguinário. Os piores bandidos morriam por crucificação, que era uma morte fria, calculada, e especialmente estudada para fazer sofrer os que por ela passariam. Senão veja: ninguém morre com furos nas mãos e pés. O condenado começava a sangrar vivo por estes furos, pendurado numa cruz.       Era-lhe dado o direito de beber um pouco de vinagre para aplacar um pouco da dor.         Pg. 117
           Chegando a noite no topo da montanha, o vento gelado machucava seu corpo nu, e durante o dia o sol escaldante fazia secar o sangue que escorria dos ferimentos. Esta era uma espécie de vingança da sociedade. Duas Prisões: Naqueles dias os judeus também prenderam a Jesus. Ele não tinha feito mal a ninguém. Era querido por muitos do povo, pois tinha devolvido a confiança às pessoas, a vista aos cegos, a paz e a saúde aos homens. Restaurou os excluídos da sociedade. Pilatos sabia disso e tentou defendê-lo. Naquela noite aproveitando o costume de libertar um prisioneiro na Páscoa; e pensou em deixar o povo decidir entre a liberdade do bondoso Jesus e do abominável marginal Barrabás, pois obviamente o povo escolheria libertar a Jesus. O que Pilatos não sabia era que havia uma profecia a este respeito!
Ele ficou quase louco quando o povo mais e mais pedia para soltar a Barrabás. E Barrabás é que deve ter ficado mesmo sem entender! Na verdade, ele é que deve ter entendido muito bem o que significa Jesus ter morrido por nós, ao ser solto sem punição alguma. Sobre a Crucificação: As cruzes eram feitas sob medida por um carpinteiro. No dia anterior, ao fazer a cruz, ele deve ter imaginado Barrabás ali pregado, e agora o tempo era curto para fazer uma cruz nas medidas de Jesus. Quando Cristo subiu ao Calvário, não era a sua cruz que carregava. Para Ele, nunca ninguém jamais construiu uma cruz, porque simplesmente Ele nunca merecia uma cruz. E o que precisamos entender é que aquela cruz não era a cruz de Barrabás, mas a minha e a tua! Porque quando eu olho para mim vejo que só merecia morrer.       
           Ele não, pois passou pelo mundo só abençoando os homens. E mãos cruéis O pregaram.
Os pregos rasgaram sua carne devido ao Seu peso. Uma coroa de espinhos furava a Sua cabeça. Um soldado furou o Seu lado. Seus lábios ficaram secos de sede, mas insistiu em não beber o vinagre. Era um amor louco, este o de Deus morrendo por nós?O sol teve vergonha do que os homens estavam fazendo e escondeu-se por trás de densas nuvens por três horas, desde o meio-dia. Até os animais, seres irracionais, corriam de um lado ao outro sabendo que algo muito diferente estava acontecendo.
Medo da Morte. Que fácil é dizer "Cristo morreu". Você entende o que é dizer "Cristo morreu"? Cristo não era um louco suicida. Ele não tinha prazer em morrer. Era um homem que, como qualquer outro, carregava em si o instinto de conservação. Tinha medo de morrer, como todo ser humano em seu estado normal não deseja a morte. Cristo era como você e eu. Não queria morrer! Tanto que na noite anterior, no jardim do Getsêmane, falou ao Pai que tinha medo de morrer e queria que o Pai passasse essa provação dEle. Nossa vida ou nossa morte estavam em suas mãos. Era fácil a Jesus deixar que essa humanidade pagasse o seu próprio erro, afinal, mereciam por ter desobedecido a Deus. Mas não. Ele disse ao Pai que não importava. Iria morrer no dia seguinte. Motivo da Morte. Qual o motivo da morte de Jesus? Morreu de angústia por ter tido a capacidade de olhar até para o futuro, para agora, para você aí, do jeito que está neste exato momento. Você é a coisa mais linda que Cristo tem nessa vida. Você pode não acreditar nisto.! Mas Cristo morreu de aflição porque olhava para você e dizia: "Filho amado, você não sabe o que é ter medo de morrrer. Mas embora Eu tenha medo, meu amor por você é muito maior do que meu medo da morte!" Você que se sente sozinho, perdido, afundado.   PG. 117                          Você que acha que não há mais jeito na vida, que procura algo que nem mesmo sabe o que é; a você Ele disse: O que me dói mesmo não são os pregos e os espinhos, mas ver que você está se perdendo na aflição e no desespero... e que eu aqui morro por ti. Deixa eu te ajudar, larga esse formalismo de religião que você acha que é a vida, larga todo o preconceito, todas as barreiras, e creia em mim!
               Maçãs e Perdão. Há um fato verídico que exemplifica a aflição de Deus. O Pr. Richard, fundador do quarteto "A Voz da Profecia", conta que quando era um garoto de 11 anos, pulava a cerca do vizinho e roubava suas maçãs. Um dia o vizinho queixou-se do fato para sua mãe, que ficou muito envergonhada e disse ao garoto: - Filho, veja esta vara. Se você roubar novamente as maçãs do vizinho, lhe darei 5 varadas. O filho concordou com o castigo, mas a cada dia que passava as maçãs pareciam mais vermelhas, e no quinto dia ele não resistiu. Quando pulou de volta com o fruto do furto, sua mãe o esperava com a vara em punho. Mãe me perdoe! (em outras palavras, "mãe, não me bata!") Não, você precisa ser disciplinado: foi a resposta da mãe sábia. Por favor, mãe! Não, eu lhe avisei e vou cumprir a minha palavra. - Mas mãe, você não me ama? E diante desta interrogação, a mãe disse-lhe:
Filho, você não quer receber o castigo? Não! Então só há uma saída: eu prometi e o castigo vai-se cumprir. Eu amo você, por isso, embora você mereça o castigo, eu vou sofrer o castigo por você.
            Toma a vara e bate em mim. è O Verdadeiro Culpado. Assim é conosco. Deus fala: "Filho, só há uma saída para você não morrer." E perguntamos: "Qual é pai?". Ele explica: "Você merecia a crucificação. Eu amo você, por isso eu coloco-me no teu lugar através do meu filho." O pastor Richard não teve coragem de bater na sua mãe, mas nós tivemos coragem de crucificar a Jesus.      pg.118
A verdade, porém, é que cada um de nós O crucificou. Cada erro que eu cometo é uma cuspida no Seu rosto, uma chibatada nas Suas costas, um prego na mão ou no pé Dele. Coincidência? Os seres humanos fazem greves, reivindicam direitos. Mas quem teria todo o direito do mundo de reivindicar algo era Jesus. E ele morreu como um cordeirinho. Quietinho. Coincidência? Não. Amor. Muito amor. Amor que muitas vezes até hoje não compreendemos. E como teria eu coragem de não amar ao Senhor Jesus? Imagine a crucificação. Cada fato que citamos. Imagine-se cuspindo no rosto Dele. Pois Ele vira-se e te diz: "Pode xingar e zombar, cuspir e machucar. Mas você não pode impedir que eu ame a você!" Preste atenção na letra desta melodia. Perceba a profundidade do amor de Deus por você: Via Dolorosa. Pela via dolorosa, triste dia em Jerusalém, os soldados abriam caminho para Jesus. E a multidão ali passava para ver quem levava aquela cruz. Ele estava tão ferido e sangrava sem parar; coroado com espinhos Ele foi. E em coro podia Ele ouvir o escárnio dos que o punham a morrer. Pela via dolorosa, que é estrada de horror, qual ovelha veio Cristo, Rei e Senhor. Ele foi quem escolheu dar a vida por ti e por mim. Pela via dolorosa meu Jesus sofreu por mim. Ele estava tão ferido e sangrava sem parar, coroado com espinhos Ele foi. E em dor podia ouvir o escárnio dos que o punham a morrer. Pela via dolorosa, que é a estrada de horror, qual ovelha veio Cristo, Rei e Senhor. Ele mesmo quis morrer por seu amor. Pela via dolorosa meu Jesus sofreu por mim. Toda a vida dolorosa sofreu por mim. Jesus se entregou provando seu amor morrendo numa cruz em Jerusalém. Aceitação. Agora imagine você naquela cruz. Não é isto que Deus quer para você. Jesus te tirou de lá e morreu em teu lugar. Diga a Ele que não sabia que Ele amava-o tanto. Atire-se aos Seus pés e reconheça:                                      pg.119                      
           "Senhor, eu Te aceito como meu Salvador, como meu substituto." - "Valeu este Teu amor que ainda nos atrai, ainda nos chama a Ti por meio da cruz." - "Vem ser Senhor, vem e dirige minha vida pelo bom e estreito caminho." Coloque, Deus, a tua mão sobre este que O recebe e fala-lhe quanto estás feliz pela decisão que Ele tomou! Leva-o em paz, Senhor! Assim seja! Amém. Extraído da pregação do pastor Alejandro Bulhón, do dia 12-out-97.
O Senhor por misericórdia trouxe à tona esta realidade. Guardar todas as coisas – Mateus 28: “18 E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. 19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.”   O discípulo precisa aprender a guardar (e guardar) todas as coisas. Não só o que lhe parece bom. Por exemplo: Amar é bom, mas amar o inimigo não, então alguns poderiam dizer: esta parte a gente pula! Jesus nos tem dito que devemos guardar todas as coisas que ele nos tem ensinado. “Todas” significa totalidade.  Mas podem se levantar alegações convincentes:
A). Mas são traumas na vida da igreja… (mas passados tantos anos ainda estamos assim!)
b). Somos uma obra em andamento… (mas a obra tem que estar andando!)
2C). Há um tempo de Deus para tudo… (e o tempo de Deus não será hoje?) Precisamos ter muito cuidado. Há uma urgência do Senhor com relação a este assunto. Não podemos nos apegar a estas alegações e ficarmos dormindo. Temos um alvo bem definido:
O texto de Efésios 4: “12 Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; 13 Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,14 Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.15 Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,16 Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.”  Isto é um alvo estabelecido. Por exemplo: Um irmão convertido há dez anos ainda está aguardando revelação sobre perdão para poder perdoar a quem lhe ofendeu?! Duas posturas: Lucas 6: “45 O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca.46 E por que me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis o que Eu digo? 47 Qualquer que vem a Mim e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante:48 É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha. 49 Mas o que ouve e não pratica é semelhante ao homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerces, na qual bateu com ímpeto a corrente, e logo caiu; e foi grande a ruína daquela casa.”                            Pg. 119
 Como ficar indiferente a um texto deste. Como isto não aperta o nosso coração.            Pg. 120
      Como!? São duas posturas, os dois ouvem a palavra do Senhor: um pratica e o outro não pratica.
Esta postura de ouvir e praticar vai produzir um resultado. Cavou, abriu profunda vala e lançou o alicerce sobre a rocha. Isto é o praticar. Não é algo superficial: é uma coisa profunda. Ouvir e praticar, nisto está toda a diferença. Um buraco profundo não acontece rapidamente. É necessário sair cavando. Exemplo: O que é cavar, abrir e lançar o alicerce sobre o assunto do servir?  É procurar praticar a vida de serviço. É sair daqui e sair para servir. Após uma palavra sobre o serviço, o irmão sai do encontro e não oferece nenhuma carona, por exemplo. Ele precisa entender que quando eu ofereço a carona eu estou tornando prática esta palavra sobre o serviço na minha vida.
Outro exemplo: Uma palavra sobre o andar na luz. O cavar, neste caso, é abrir o coração. Mesmo que seja de cabeça baixa devido à vergonha, ou mesmo através de uma cartinha. Esta é a prática.
É o cavar. Mais um exemplo: O liberar perdão é reconciliar, pedir ajuda, perdoar. Isto é o cavar. Na situação em que alguém não perdoa a um marido que abandonou a casa: deve-se pedir ajuda para conseguir fazer isto. Este clamor do coração por ajuda, já é o cavar. Quando cavamos uma vala rasa, então se vê: No andar na luz: é quando ouvimos uma ministração sobre este assunto e parece que não escutamos nada. É ter medo, não quebrar o orgulho. É escutar as palavras que o diabo lança e não vir para a luz. Aí alguém diz: “deixa Deus trabalhar”. Ou ainda: “sou uma obra em andamento”.    
   Ou: “vou esperar o tempo do Senhor”. Isto é muito sério. As consequências são fatais. A casa vai cair. Situação diferente daquele que ouve e prática: sua casa está sobre a rocha. A diferença: Mateus 7: “24 Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; 25 E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. 26 E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; 27 E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.28 E aconteceu que, concluindo Jesus este discurso, a multidão se admirou da sua doutrina; 29 Porquanto os ensinava como tendo autoridade; e não como os escribas.” Todas as duas casas sofreram as mesmas coisas: Caiu a chuva – transbordaram os rios, sopraram os ventos. A diferença é que a casa edificada sobre a rocha suportou tudo. Estas intempéries são coisas naturais e normais a que todos nós estamos sujeitos no nosso dia-a-dia. A diferença é que se eu tenho o hábito de ouvir e praticar minha casa suportará estas pressões. Mas, se minha atitude é chorar, e não há prática, vai haver queda. É perigoso quando se ouve, ouve, ouve e não se prática. Duas classes de pessoas 2 Tessalonicensess 1: “3 Sempre devemos, irmãos, dar graças a Deus por vós, como é justo, porque a vossa fé cresce muitíssimo e o amor de cada um de vós aumenta de uns para com os outros,4 De maneira que nós mesmos nos gloriamos de vós nas igrejas de Deus por causa da vossa paciência e fé, e em todas as vossas perseguições e aflições que suportais; 5 Prova clara do justo juízo de Deus, para que sejais havidos por dignos do reino de Deus, pelo qual também padeceis; 6 Se de fato é justo diante de Deus que dê em paga tribulação aos que vos atribulam, 7 E a vós, que sois atribulados, descanso conosco, quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu com os anjos do seu poder,8 Como labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo;9 Os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, ante a face do Senhor e a glória do seu poder, 10 Quando vier para ser glorificado nos seus santos, e para se fazer admirável naquele dia em todos os que crêem (porquanto o nosso testemunho foi crido entre vós).11 Por isso também rogamos sempre por vós, para que o nosso Deus vos faça dignos da sua vocação, e cumpra todo o desejo da sua bondade, e a obra da fé com poder; 12 Para que o nome de nosso Senhor Jesus Cristo seja em vós glorificado, e vós nele, segundo a graça de nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo.”                                                 Pg. 121
Um texto muito forte. A vingança é contra os que “não conhecem a Deus e contra os que não obedecem ao evangelho”
           Aqueles que não conhecem a Deus; e  Aqueles que o conhecem mais não obedecem ao evangelho do Kyrios (Senhor). Como não nos inquietar, como ser leviano. O texto ainda diz que se eu não pratico aquilo que eu escuto vou ser banido da sua presença. Como levar de barriga aquilo que o Senhor já nos falou há tanto tempo! Isto é o mesmo que brincar de roleta russa1. (Roleta russa é um jogo de azar onde os participantes colocam uma bala, tipicamente apenas uma em uma das câmaras de um revólver.  O tambor do revólver é girado e fechado, de modo que a localização da bala é desconhecida. Os participantes apontam a arma para suas cabeças e atiram, correndo o risco da provável morte caso a bala esteja na câmara engatilhada. Fonte: Wikipédia.
Será que Deus é muito severo? Não. Deus é apenas claro e transparente. Com Deus não tem letrinha miúda no fim do contrato. Ele é claro: aquele que não renuncia a tudo que tem não pode ser meu discípulo. Alguém pode dizer: Ah, mas eu não quero renunciar a tudo. Tudo bem, sem problema nenhum, mas você não pode ser discípulo de Cristo! Outro fato: Se não perdoar o próximo também não recebe perdão (Mateus 6:14-15). Alguém pode continuar dizendo: “14 Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;15 Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.”            Eu não consigo perdoar aquela “pessoa”! Tudo bem, mas também não receberás perdão. Deus é claro, pois Ele nos ama de forma extrema. Naquele dia só uma coisa vai ser levada em consideração: Você guardou todas as coisas de Deus? Você guardou ou não guardou? Mas eu tive que esperar o kairos (tempo) de Deus! Calma, calma. Você guardou ou não guardou. Deus nos ama e não quer nos perder, mas só poderá estar com Ele pela eternidade aquele que for aprovado em uma vida de total obediência, Apocalipse 2:7, 11 e 17; 3.5, 12 e 21. Apoc.2. “7 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus. 9 Conheço as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás.10 Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. 11 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte.16 Arrepende-te, pois, quando não em breve virei a ti, e contra eles batalharei com a espada da Minha boca. 17 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.”             Pg. 122
Diz assim em Apoc. 3.5  “O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de Meu Pai e diante dos seus anjos.6 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. 10 Como guardaste a palavra da Minha paciência, também Eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.11 Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.12 A quem vencer, Eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dEle nunca sairá; e escreverei sobre Ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do Meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do Meu Deus, e também o Meu novo nome.13 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.15 Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! 16 Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. 17 Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;18 Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas. 19 Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te. 20 Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a Minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.21 Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no Meu trono; assim como Eu venci, e me assentei com Meu Pai no seu trono.22 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.”
             Se eu não fizer aquilo que Deus tem dito, nada vai adiantar. Preciso entender que na minha vida não adianta guardar só algumas coisas. Preciso guardar todas as coisas. Temos aprendido que Deus tem exigido de nós poucas coisas: “poucas coisas bem aprendidas, bem praticadas, bem repetidas e bem transmitidas a outros”. São poucas coisas praticadas para serem transmitidas! Jesus viveu o reino durante 30 anos para depois começar a transmitir o evangelho do reino em 03 anos e meio de ministério. “A repetição é a mãe do ensino”, Jorge Himitian. Ou seja: poucas coisas bem repetidas. Deuteronômio 6: Obs. Assim foi “Deus no passado, e assim é Ele ainda ns dias de hoje.” “1 Estes, pois, são os mandamentos, os estatutos e os juízos que mandou o Senhor vosso Deus para ensinar-vos, para que os cumprísseis na terra a que passais a possuir; 2 Para que temas ao Senhor teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que Eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida, e que teus dias sejam prolongados. 3 Ouve, pois, ó Israel, e atenta em os guardares, para que bem te suceda, e muito te multipliques, como te disse o Senhor Deus de teus pais, na terra que mana leite e mel. 4 Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. 5 Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. 6 E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; 7 E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.8 Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos.9 E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.10 Quando, pois, o Senhor Teu Deus te introduzir na terra que jurou a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó, que te daria, com grandes e boas cidades, que tu não edificaste,11 E casas cheias de todo o bem, que tu não encheste, e poços cavados, que tu não cavaste, vinhas e olivais, que tu não plantaste, e comeres, e te fartares, 12 Guarda-te, que não te esqueças do Senhor, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão.13 O Senhor teu Deus temerás e a Ele servirás, e pelo seu nome jurarás. 14 Não seguireis outros deuses, os deuses dos povos que houver ao redor de vós; 15 Porque o Senhor teu Deus é um Deus zeloso no meio de ti, para que a ira do Senhor teu Deus se não acenda contra ti e te destrua de sobre a face da terra.”                                                               Pg. 123
         Veja o que diz em Judas 1: “5 Mas quero lembrar-vos, como a quem já uma vez soube isto, que, havendo o Senhor salvo um povo, tirando-o da terra do Egito, destruiu depois os que não creram; 6 E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia; 7  Assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregue à fornicação como aqueles, e ido após outra carne, foram postas por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno. 8  E, contudo, também estes, semelhantemente adormecidos, contaminam a sua carne, e rejeitam a dominação, e vituperam as dignidades. “Obs. O pecado, contamina a carne e o espírito. “A falta de perdão faz as duas coisas, e com resultados terríveis para o corpo, a mente e o espírito.” As enfermidades morte física é certa; e se i perdão não vier, a morte espiritual também é certa.   
           Prestem atenção nesta carta de Hebreus que nos mostra  de o porque da vinda de Jesus Cristo: 2: “1 Portanto, convém-nos atentar com mais diligência para as coisas que já temos ouvido, para que em tempo algum nos desviemos delas.2 Porque, se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda a transgressão e desobediência recebeu a justa retribuição, 3 Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram; 4  Testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade? 5  Porque não foi aos anjos que sujeitou o mundo futuro, de que falamos. 6  Mas em certo lugar testificou alguém, dizendo: Que é o homem, para que dele te lembres? Ou o filho do homem, para que o visites? 7  Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos, De glória e de honra o coroaste, E o constituíste sobre as obras de tuas mãos; 8  Todas as coisas lhe sujeitaste debaixo dos pés. Ora, visto que lhe sujeitou todas as coisas, nada deixou que lhe não esteja sujeito. Mas agora ainda não vemos que todas as coisas lhe estejam sujeitas. 9  Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos.10  Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas, e mediante quem tudo existe, trazendo muitos filhos à glória, consagrasse pelas aflições o príncipe da salvação deles.11  Porque, assim o que santifica, como os que são santificados, são todos de um; por cuja causa não se envergonha de lhes chamar irmãos,12  Dizendo: Anunciarei o teu nome a meus irmãos, Cantar-te-ei louvores no meio da congregação. 13  E outra vez: Porei nele a minha confiança. E outra vez: Eis-me aqui a mim, e aos filhos que Deus me deu. 14  E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo; 15  E livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão. 16  Porque, na verdade, ele não tomou os anjos, mas tomou a descendência de Abraão.
17  Por isso convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo. 18  Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados.”       Viram porque eu prefiro dar mais opções de versículos! É para que todos se beneficiem com a palavra de Deus. Aquele versículo que fica de fora, pode fazer a diferença da sua bênção, da sua salvação ou de sua  condenação. Pg. 124
            Veja o que diz em – 2 Pedro 1: “12 Aos quais foi revelado que, não para si mesmos, mas para nós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos desejam bem atentar. 13 Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; 14 Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; 15 Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;16 Porquanto está escrito: Sede santos, porque Eu Sou santo.17 E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação,18 Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais,19 Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, 20 O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós;21 E por Ele credes em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos, e lhe deu glória, para que a vossa fé e esperança estivessem em Deus; 22 Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro;”
            Devemos repetir as mesmas coisas até que isto preencha as nossas vidas. O check-up de Deus.
O convite do Senhor é para deixemos que Ele nos sonde. Devemos perguntar: Estou vivendo de fato este determinado assunto?· Nesta área a minha casa está edificada sobre a rocha ou não? O Senhor nos convida para que o deixemos fazer um check-up em nossas vidas. Não somos nós que fazemos um check-up, nós devemos nos apresentar para que o Senhor o faça em nós. O Senhor nos convida como igreja a passarmos um pente fino em nossas vidas. Todos nós. Estamos nas últimas gerações. Não posso ser negligente com as coisas que o Senhor tem falado às nossas vidas. Eu achei que estava andando em santidade, mas há coisas que maculam a minha vida. A nossa atitude deve ser:- Eu vou cortá-las, Senhor! Não adianta vir todo o domingo aos encontros e algo não mudar em nós.  124     Importância da prática, Tiago 1: “ 16 Não erreis, meus amados irmãos.17 Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. 18 Segundo a sua vontade, Ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas. 19 Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. 20 Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus.21 Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas. 22 E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. 23 Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; 24 Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era. 25 Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.”                                                 Pg. 125
               Quem é maduro na fé? Hebreus 5: “11 Do qual muito temos que dizer, de difícil interpretação; porquanto vos fizestes negligentes para ouvir.12 Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento. 13 Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino.14 Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal.”
 Curando o ressentimento: A Bíblia diz que não é bom que o homem esteja sozinho. Ela fala que fomos criados para viver em comunidade. Não é por acidente que o confinamento numa solitária é considerado punição. Estamos estudando sobre relacionamentos por três razões. Relacionamentos determinam sua felicidade. Eles são a fonte tanto de prazeres como de grandes sofrimentos. Um relacionamento tanto pode fazer você se sentir miserável como muito bem. Os psicólogos dizem que boa parte dos problemas emocionais tem suas raízes em relacionamentos errados. A maioria dos suicídios acontece por causa de relacionamentos doentios. Eles determinam sua felicidade. Relacionamentos determinam nosso sucesso ou nosso fracasso na Vida! “O amor…não guarda rancor.” – 1 Cor. 13: “4 O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.5 Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; 6 Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; 7 Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.8 O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;” As pessoas ferem umas às outras. Seja intencionalmente ou não. Você fere as pessoas e as elas lhe ferem. A forma como você lida com as feridas vai, em larga escala, determinar sua felicidade na vida. Se você não responder corretamente a ferida se transforma em ressentimento. Se ficares ligado em suas feridas, elas se tornam em ressentimento. Se você reprime suas dores, elas se transformam em raiva. O ressentimento é o maior inimigo dos relacionamentos. Gente ressentida cega e seca os outros! Destrói todos os tipos de relacionamentos. Frequentemente as pessoas dizem “Não amo mais meu marido… Não sinto mais nada pela minha mulher; tudo morreu aqui dentro.                          Pg. 125                                           O que há de errado comigo?” O errado é o ressentimento. O ressentimento destrói suas energias de tal maneira que eventualmente você vai se achar vazio sem ter nada para dar.                  Pg. 126
              A Boa Notícia é que você pode ficar curado do ressentimento que lhe fere. Hoje, chamo sua atenção para um homem chamado Jó que teve todas as razões do mundo para estar ressentido.
Ele era o homem mais rico que já viveu. Em seus dias foi, definitivamente, o homem mais rico. Mas um dia perdeu tudo, foi à falência. Perdeu todas as suas propriedades. Todos os seus filhos foram mortos. Sua esposa se voltou contra ele. Ficou com uma doença incurável, extremamente dolorosa, e quando seus amigos o visitaram, em vez de serem simpáticos, disseram: “A culpa é sua!” Não havia nada de simpatia. Ele tinha todas as razões do mundo para ficar ressentido. Mas em vez disso, ele se recuperou do ressentimento e a Bíblia diz que Deus fez da última parte da vida dele, muito maior que a primeira.
           A despeito da dor que você tenha tido no passado, Deus pode fazer o máximo para o resto de sua vida se você fizer o que Jó fez. Você já se sentiu rejeitado quando nada foi feito para você se sentir assim? Claro. Às vezes é pelo jeito como as pessoas lhe olham, ou pelo seus gestos numa linguagem não verbal. Você pode ferir as pessoas só por ignorá-las, quando não percebe que elas existem. Alguns de vocês tiveram pais que nunca conseguiram agradar. Não importa o quanto você tentou, nunca conseguiu. E isto fere.
 O que as pessoas fazem contra nós. Jó 19: “18 Até os pequeninos me desprezam, e, levantando-me eu, falam contra mim. 19 Todos os homens da minha confidência me abominam, e até os que eu amava se tornaram contra mim.”  A tragédia de nossos dias é o abuso. Abuso físico, abuso emocional, abuso espiritual. Vivemos numa sociedade abusiva. Veja o que Jó disse: “Aqueles eu amo mais”.
O local onde o ressentimento é mais encontrado não é o trabalho, é o lar. Nos casamentos, nas famílias. As pessoas mais próximas de você são aquelas que têm mais chance de lhe ferir. Eles podem trair você, ser desleal, dizer palavras ferinas, e fazer coisas que lhe machuquem. É em nossas casas que temos de lidar mais com o ressentimento. O que as pessoas dizem, pensam e fazem conosco.
O Problema do ressentimento: Quando as pessoas nos ferem, a forma normal de reação é ficarmos ressentidos. Esta é a reação natural, normal. Mas não é a reação correta. Traz mais mal do que bem. No livro de Jó aprendemos que isso produz três coisas:
 1. O ressentimento é irracional. Jó. 5: “2 Porque a ira destrói o louco; e o zelo mata o tolo. O ressentimento não faz sentido, é ilógico, sem motivo. Não vale o esforço. “Ficar desgostoso e amargurado é loucura, é falta de juízo, que leva à morte”
Diz que não vale à pena. Ecl. 7:9 diz: “…é tolice alimentar o ódio”. Não faz sentido. Por quê? “9 Não te apresses no teu espírito a irar-te, porque a ira repousa no íntimo dos tolos. 10 Nunca digas: Por que foram os dias passados melhores do que estes? Porque não provém da sabedoria esta pergunta.11  Tão boa é a sabedoria como a herança, e dela tiram proveito os que vêem o sol. 12  Porque a sabedoria serve de defesa, como de defesa serve o dinheiro; mas a excelência do conhecimento é que a sabedoria dá vida ao seu possuidor.13  Atenta para a obra de Deus; porque quem poderá endireitar o que ele fez torto?”                                                                    pg. 126
Você não pode mudar o passado. Não importa o quanto você se ressente pelo acontecido, isso não vai mudar seu passado. Você não vai conseguir corrigir seu problema no presente mesmo que você esteja muito ressentido pelo passado. Não vai fazer você se sentir melhor. Assim, por que ficar ressentido?
                Isso não adianta. É tolice, não faz sentido. Você já fez alguma coisa tola ou estúpida porque estava ressentido? “Vou mostrar para ele!” e você vai e faz uma coisa maluca e se transforma num tolo. Salmo 106: “33 Porque irritaram o seu espírito, de modo que falou imprudentemente com seus lábios. 34  Não destruíram os povos, como o Senhor lhes dissera. 35  Antes se misturaram com os gentios, e aprenderam as suas obras. 36  E serviram aos seus ídolos, que vieram a ser-lhes um laço.37  Demais disto, sacrificaram seus filhos e suas filhas aos demônios, 38  E derramaram sangue inocente, o sangue de seus filhos e de suas filhas que sacrificaram aos ídolos de Canaã; e a terra foi manchada com sangue. 39  Assim se contaminaram com as suas obras, e se corromperam com os seus feitos.40  Então se acendeu a ira do Senhor contra o seu povo, de modo que abominou a sua herança.41  E os entregou nas mãos dos gentios; e aqueles que os odiavam se assenhorearam deles. 42  E os seus inimigos os oprimiram, e foram humilhados debaixo das suas mãos. 43  Muitas vezes os livrou, mas o provocaram com o seu conselho, e foram abatidos pela sua iniqüidade. 44  Contudo, atendeu à sua aflição, ouvindo o seu clamor. 45  E se lembrou da sua aliança, e se arrependeu segundo a multidão das suas misericórdias.”
             Amados (as) eu particularmente não gosto de mostrar apenas um vers., o Salmo 106, contém 48 vers., procurem lê-los para que haja um melhor entendimento. “ assim é o amor de Deus com aqueles quese arrependem”.  Muitas vezes nós fazemos isso. Ficamos tão azedos e ressentidos.
 Dizemos coisas sem pensar no que falamos.
 2. O Ressentimento é inútil. É auto-imposto. Jó diz: “Com sua raiva você está só se ferindo.” Quando você se ressente, sempre vai se machucar mais que os outros com quem você está ressentido.
Ele pode estar totalmente esquecido do que aconteceu. Ressentimento, como meio de ferir alguém, é como apontar a arma para você mesmo. Puxando o gatilho para ferir o inimigo com o coice da arma. Sempre vai ferir você mais do que alguém. Enquanto você estiver fervendo, vomitando, chateado, isso tudo se volta contra você. Muitos permitem que pessoas do passado, que fizeram você se sentir miserável voltem desse passado para o presente e continuem fazendo você miserável. Isso é tolice!
Eles não podem feri-lo de novo, a não ser que você permita. Ressentimento não é só irracional e inútil como também não vale à pena. É suicídio emocional. “Ressentimento é o inferno no coração.”
 As pessoas mais infelizes que conheço são aquelas cheias de ressentimento. São infelizes.
Só prolongam a dor. Custa muito caro ser assim.                                                            Pg. 127
 è 3. O ressentimento atrai desgraça: Jó. 5: “2 Porque a ira destrói o louco; e o zelo mata o tolo.3 Bem vi eu o louco lançar raízes; porém logo amaldiçoei a sua habitação.4 Seus filhos estão longe da salvação; e são despedaçados às portas, e não há quem os livre.5 A sua messe, o faminto a devora, e até dentre os espinhos a tira; e o salteador traga a sua fazenda. 6 Porque do pó não procede a aflição, nem da terra brota o trabalho.7 Mas o homem nasce para a tribulação, como as faíscas se levantam para voar.8 Porém eu buscaria a Deus; e a ele entregaria a minha causa.”                                                                                                                                        Pg.128                          Seus filhos sofrem, - Seu trabalho é atingido, è - Seus recursos desaparecem.
4. O ressentimento é doentio. Jó 21: “22 Porventura a Deus se ensinaria ciência, a Ele que julga os excelsos? 23 Um morre na força da sua plenitude, estando inteiramente sossegado e tranqüilo. 24 Com seus baldes cheios de leite, e a medula dos seus ossos umedecida. 25 E outro, ao contrário, morre na amargura do seu coração, não havendo provado do bem. 26 Juntamente jazem no pó, e os vermes os cobrem.27 Eis que conheço bem os vossos pensamentos; e os maus intentos com que injustamente me fazeis violência.28 Porque direis: Onde está a casa do príncipe, e onde a tenda em que moravam os ímpios?28 Porque direis: Onde está a casa do príncipe, e onde a tenda em que moravam os ímpios? 29 Porventura não perguntastes aos que passam pelo caminho, e não conheceis os seus sinais, 30 Que o mau é preservado para o dia da destruição; e arrebatado no dia do furor? 31 Quem acusará diante dele o seu caminho, e quem lhe dará o pago do que faz? 32 Finalmente é levado à sepultura, e vigiam-lhe o túmulo. 33 Os torrões do vale lhe são doces, e o seguirão todos os homens; e adiante dele foram inumeráveis.34 Como, pois, me consolais com vaidade? Pois nas vossas respostas ainda resta a transgressão.”
             Você não pode ficar “Alguns homens levam uma vida feliz (…) e morrem ricos. (…) Outros, ao contrário, nunca provaram um momento de felicidade e morrem com o coração cheio de amargura.” ressentido e feliz ao mesmo tempo. Se você permanece guardando uma mágoa estará apenas se ferindo. E isto é doentio. Há uma relação forte entre sua saúde física e sua saúde espiritual, entre sua constituição emocional e física. Há uma relação entre doença e pecado. Não digo que toda doença é causada pelo pecado. Não é. Mas, muitos problemas que você tem desenvolvido interiormente são resultantes de mágoas guardadas. Você não tem idéia do que está fazendo com você mesmo quando guarda uma mágoa. Isso sempre vai lhe ferir muito mais do que aos outros. Arruína os relacionamentos.
Provérbios 17: “ 20 O perverso de coração jamais achará o bem; e o que tem a língua dobre vem a cair no mal. 21 O que gera um tolo para a sua tristeza o faz; e o pai do insensato não tem alegria. 22 O coração alegre é como o bom remédio, mas o espírito abatido seca até os ossos.”
Vai encolher você numa pequena concha se você permitir. Para seu próprio bem, para sua saúde, não guarde mágoa, perdoe.
III. A Cura do ressentimento: Quero que vejamos agora três coisas que Jó fez que mudaram sua vida e transformaram o resto de seus dias na melhor parte de sua existência, embora atravessasse dores tremendas.
1. Abra seu coração sobre sua dor: Jó 7: “11 Por isso não reprimirei a minha boca; falarei na angústia do meu espírito; queixar-me-ei na amargura da minha alma.”  “Admita a dor. Seja honesto. Diga a verdade. Confesse francamente: Está doendo!” Preciso botar isso prá fora. “…Vou me desabafar e falar da amargura que tenho no coração. Ó Deus não me condenes!” Jó 10:1. Emocionalmente Jó desejava vomitar. “Deus, não gosto disso! Não é justo! Estou marcado! Estou zangado!. A situação fede!” Ele disse a Deus o quanto estava zangado. O que Deus fez? Você acha que Deus ficou surpreso? Deus sabia que Jó estava chateado desde o primeiro momento. Ele apenas permitiu que Jó admitisse, botasse para fora do peito. O começo é revelar sua dor. A revelação do sentimento é o início da cura.
           É como começa. O processo de cura para sua vida. Se você deseja ser curado de suas feridas emocionais, a revelação do sentimento é o ponto de partida para a cura. Você precisa compartilhar sua dor com alguém. Alguns de vocês estão zangados com Deus por coisas que aconteceram no passado. Ele sabe disso, você sabe disso, mas você não quer admitir. O ponto de partida é dizer: “Deus, ainda estou muito chateado. Estou zangado porque isso aconteceu!” Você só precisa revelar seu sentimento. Deus não vai jogar um raio sobre você, se você fizer isso. Ele já sabe como você se sente.
Você começa o processo de cura por admitir sua raiva. Há quatro coisas que você pode fazer com um sentimento, uma emoção negativa: reprimir, suprimir, expressar estas são formas erradas de lidar com sentimento,  ou confessar. Admita isso para Deus. Diga a Deus. O que há em sua vida que você finge que não sabe? O que há em seu casamento que você finge que não existe, mas está ali e incomoda você?
 E fere você? O que há em seu relacionamento com o namorado (a) ou chefe, ou pais ou filhos… que você sabe que existe, todos sabem, mas você finge que não existe? E todos estão ali, juntinhos.
O que há em sua família que você finge que não é verdade? Você precisa enfrentar.
Este é o primeiro passo. Alguém diz: “Gostaria de fechar as portas do meu passado”. Você pode fazer isso, e então você tenta mudar para o presente. Esta atitude é inútil, tanto em relação onde você esteve como onde você está hoje. Você precisa fechar as portas de seu passado, mas não existe fechamento sem abertura primeiro. Não posso fechar as portas de meu passado sem que primeiro eu o enfrente, eu o admita, compartilhe com alguém. Algumas pessoas dizem: “Vou continuar tentando enterrar meu passado.” Mas o passado fica ressuscitando constantemente, porque isso é um tipo de enterrar algo vivo.      
            Você não consegue fazer isso. O passado fica sempre voltando. Qualquer coisinha que atice sua memória do passado vai machucá-lo. Você precisa lidar com isso primeiro.        Pg. 129
Libere e perdoe seu ofensor: Jó 42:10 “7 Sucedeu que, acabando o Senhor de falar a Jó aquelas palavras, o Senhor disse a Elifaz, o temanita: A minha ira se acendeu contra ti, e contra os teus dois amigos, porque não falastes de mim o que era reto, como o meu servo.8 Tomai, pois, sete bezerros e sete carneiros, e ide ao meu servo Jó, e oferecei holocaustos por vós, e o meu servo Jó orará por vós; porque deveras a ele aceitarei, para que eu não vos trate conforme a vossa loucura; porque vós não falastes de mim o que era reto como o meu servo. 9 Então foram Elifaz, o temanita, e Bildade, o suíta, e Zofar, o naamatita, e fizeram como o Senhor lhes dissera; e o Senhor aceitou a face de Jó. Deus confere a Jó o dobro da prosperidade que antes tinha 10  E o Senhor virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o Senhor acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía.”
 Deixe-o ir, perdoe. Você não terá paz enquanto não fizer isso. Os amigos de Jó o feriram. Eles o traíram. Foram desleais, críticos, não foram compreensivos. Não há nada que doa mais do que ser mal entendido ou acusado falsamente. Jó não tinha falta nenhuma. Ele era inocente. Tinha todo o direito de ficar ressentido. Deus havia virado a vida de Jó de cabeça para baixo. Quando foi que Deus efetivou a mudança para melhor na vida de Jó? Não foi depois que Jó retaliou. Não foi depois que ele se vingou. Não foi depois que ele ficou ressentido. Mas foi depois que Jó liberou seus ofensores. Ele os deixou ir.
          Jó os perdoou. Foi aí que Deus começou a trabalhar em sua vida. A Bíblia diz que ele não somente os deixou ir, mas que orou pelo sucesso deles. “Depois que Jó acabou de orar pelos seus três amigos, o Deus lhe deu em dobro tudo o que tinha tido antes”. Jó 42:10. Como e quando Deus fez isso? Depois e quando Jó liberou seus ofensores. Por que isso é tão importante – que eu libere meus ofensores? Porque nós nos tornamos o que estamos focalizando. É lei da vida que o que focamos é o que nos tornamos. “Não vou ficar ressentido…!” Em que você está pondo a evidência? No ressentimento.
        Nobres leitores (as) o tema continuará na próxima parte, para que não fique muito extenso.
Vou selecionar palavras abençoadas para este tão importante tema. Nesta parte aqui, observem que, a história de Jó foi muito importante: por quê? A fidelidade a lealdade de Jó, foi maior que seu sofrimento permitido por “Deus”. Jó havia perdido tudo: a saúde, a paz, os bens materiais, e a família; mas “ele” Jó, não ficou contra “Deus”. Ele assumiu tudo de ruim que lhe acontecera para ele próprio: Jó, não guardou magoas, ressentimentos e nem ódio de ninguém. “Deus”, quando Satanás chegou até ele e disse que Jó, não aguentaria e blasfemaria, “Ele” Satanás, não esperava tamanha lealdade e fidelidade em um homem carnal, mas que sabia que “Deus” não abandonaria! O Senhor permitiu que todas aquelas enfermidades e desastres acontecessem com Jó, mas o maior inimigo de “Deus” o diabo, Satanás etc., achou que Jó não suportaria tão grande sofrimento. Saibam que, teve um que suportou as piores coisas por amor ao “Pai, Deus”, para que toda a humanidade fosse salva e liberta de todos os pecados, para que todos nós também fôssemos libertos. Sim: é dEle que estou falando. De “Jesus Cristo”. Quem ama, perdoa! Quem odeia, e guarda ressentimentos ficará sem o perdão de “Deus, através do Filho Jesus”. Então porque ficar nas trevas, no pecado, longe das promessas, e das bênçãos de “Deus”!  
Este tema esta sendo escrito e pesquisado por José Carlos Ribeiro, membro da PiB de Campo Grande MS. Sou formado em Capelania hospitalar e prisional, e estudioso da Bíblia Sagrada. Sou também escritor evangélico ainda desconhecido para o mundo, mas bastante conhecido por “Deus”.
Campo Grande 22 de maio de 2012. Transformado em livro em abril de 14
Que “Deus abençoe a todos em nome de Jesus Cristo”
                                                                                                                                    Pg. 130

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bíblia Sagrada comentada por livros por José Carlos Ribeiro Comentário nos livros de Joel, Amós, Obadias, Jonas & Miquéias: livros 29, 30,31,32,33 e 34

 Bíblia Sagrada comentada por livros por José Carlos Ribeiro    Comentário nos livros de Joel, Amós, Obadias, Jonas & Miquéias: livros 29, 30,31,32,33 e 34           O nome Joel significa, literalmente, “ Jeová é Deus”. Este é um nome muito comum em Israel, e Joel, o profeta, é especificado como o filho de Petuel. Nada é conhecido a respeito dele ou da circunstância de sua vida. Provavelmente que ele tenha vivido em Judá e profetizado em Jerusalém. Não há como datar o livro com absoluta certeza, e os estudiosos variam em suas opiniões. Há referências tanto em Amós como em Isaías, que também estão em Joel (comparar Amós 1.2 com Joel. 3.16 e Isa. 13.6 com Jl 1.15) É opinião de muitos conservadores que Amós e Isaias tenham tomado emprestado de Joel, fazendo-o um dos mais antigos dos profetas menores. Além do mais, a adoração a Deus, a qual o sumo sacerdote Joiada restaurou durante o reinado de Joás (2.Rs 11; 2Crôn. 23.16), é suposta por Joel. Portanto muitos sustentam que

How to receive and deserve God's blessings in your life. Part V III. Purity and perseverance: it is part of God's blessings: also in Greek English and German

Como receber e merecer as bênçãos de Deus em sua vida. Parte V III. A                                              Pureza e perseverança: faz parte das bênçãos de Deus:                                                                                   Nobres leitores o tema continua mostrando um pouco mais sobre pureza e perseverança, pois é algo muito difícil nos dias de hoje. Ser puro incomoda, e perseverar em honestidade, lealdade, justiça, temor e obediência também incomodam. No mundo globalizado de hoje é quase impossível encontrar alguém puro, integro, honesto etc. ser puro não te dará benefícios financeiros, morais e religiosos. Vejam o exemplo do que esta acontecendo em nosso País onde ser corrupto, ladrão, bandido, canalha, pilantra, trás milhões de dólares nas contas destas pessoas. Ser puro neste País tem sentido contrario, pois aqui no Brasil, eles se purificaram e perseveram em corrupções roubando todo um País. A pureza de nossos políticos é tão evidente que, não consegui

Discernimento, entendimento e Sabedoria: O que é discernimento segundo a Bíblia. Parte I Também em Inglês Grego e Alemão

Discernimento, entendimento e Sabedoria: O que é discernimento segundo a Bíblia. Parte I                   Conhecendo  melhor a Bíblia, e a palavra de Deus.            Nobres leitores irei mostrar a todos vocês um pouco mais sobre o que é discernimento segundo a palavra de Deus.  O discernimento é essencial no processo de tomar decisões sábias.   A Bíblia diz em Tiago 1: “ 5  E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. 6  Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. 7  Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. 8  O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos. 9  Mas glorie-se o irmão abatido na sua exaltação, 10  E o rico em seu abatimento; porque ele passará como a flor da erva. 11  Porque sai o sol com ardor, e a erva seca, e a sua flor cai, e a formos