Pular para o conteúdo principal

Convertendo os perdidos. Parte I

Convertendo os perdidos. Parte I                                                                                                            Nossa principal missão, como a de Jesus, deve ser buscar e salvar os perdidos Lucas 19:8  E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.9  E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.10  Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.”  A maneira como buscamos cumprir esta tarefa prova nossa fé.   Do ponto de vista bíblico, a semente é a palavra, e o poder para converter está no evangelho. Os cristãos do primeiro século convertiam os outros pregando Jesus Cristo e este crucificado 1 Coríntios 2:  “1  E Eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria. 2  Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado. 3  E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande tremor.4  A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder;5  Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.6  Todavia falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam; 7  Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória; 8  A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu;  porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória. 9  Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam.10  Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.11  Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.12  Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.13  As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais. 14  Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.15  Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.16  Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.”
Uma abordagem tão simples referente ao evangelismo testa nossa confiança no Senhor. Não parece que possa conseguir resultados impressionantes. E, de fato, não consegue, em termos humanos.                   Ela apela apenas para uns poucos (Mateus 7: “13  Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;14  E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.15  Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.”
E não atrai o povo bem respeitado do mundo 1 Coríntios 1: “25  Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.26  Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados.27  Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; 28  E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; 29  Para que nenhuma carne se glorie perante Ele.30  Mas vós sois dEle, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção;31  Para que, como está escrito: AquEle que se gloria glorie-se no Senhor.” 
A tentação está em arrumar nossos próprios métodos para ‘atingir os perdidos’ e para a igreja crescer.     Há igrejas que recorrem a alimento, atividades recreativas, divertimento, eventos sociais, aulas de Inglês, e muitas outras coisas para tentar atrair pessoas. Usando um suprimento constante de pães e peixes, há igrejas de hoje que buscam manter a própria multidão que Jesus permitiu que se fosse (João 6).                                                                                                                                              É preciso fé real para confiar que a palavra de Deus sozinha é suficiente para chamar aqueles que Deus determinou salvar.                                                                                                                   Corrigindo os desviados. O Senhor tem sido muito explícito sobre como devemos tratar os irmãos que andam desordenadamente. Primeiro, deverão ser admoestados 1 Tessalonicenses 5. “14  Rogamo-vos, também, irmãos, que admoesteis os desordeiros, consoleis os de pouco ânimo, sustenteis os fracos, e sejais pacientes para com todos.15  Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, tanto uns para com os outros, como para com todos.16  Regozijai-vos sempre.17  Orai sem cessar.18  Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.19  Não extingais o Espírito.20  Não desprezeis as profecias.21  Examinai tudo. Retende o bem.22  Abstende-vos de toda a aparência do mal.23  E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. 24  Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.”
Os irmãos precisam chamar a coragem para enfrentar aqueles que caem no pecado Tiago 5: “19  Irmãos, se algum dentre vós se tem desviado da verdade, e alguém o converter, 20  Saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador, salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados.”  è Diz assim em Gálatas 6: “1  Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado.2  Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo.3  Porque, se alguém cuida ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo. 4  Mas prove cada um a sua própria obra, e terá glória só em si mesmo, e não noutro.5  Porque cada qual levará a sua própria carga. 6  E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui.7  Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. 8  Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.9  E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.10  Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé. o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito.”  Mateus 18:15  Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão; 16  Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada.17  E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano.18  Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. 19  Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. 20  Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.”  è Segundo, eles devem ser publicamente repreendidos e notados como infiéis 1 Timóteo 5: 20  Aos que pecarem, repreende-os na presença de todos, para que também os outros tenham temor.” Diz assim em  2 Tessalonicenses 3: 13  E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem.
14  Mas, se alguém não obedecer à nossa palavra por esta carta, notai o tal, e não vos mistureis com ele, para que se envergonhe.15  Todavia não o tenhais como inimigo, mas admoestai-o como irmão.16  Ora, o mesmo Senhor da paz vos dê sempre paz de toda a maneira. O Senhor seja com todos vós.”
           Finalmente, outros irmãos têm que recusar associar-se com eles (Mat.18:15-17, & 1 Cor. 5: “4  Em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, juntos vós e o meu espírito, pelo poder de nosso Senhor Jesus Cristo,5  Seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus.6  Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa?7  Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.8  Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade.9  Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem;10  Isto não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo.11  Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais.12  Porque, que tenho eu em julgar também os que estão de fora? Não julgais vós os que estão dentro?13  Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai, pois, dentre vós a esse iníquo.”  
Estes passos são desafiadores. A coisa mais fácil para uma igreja fazer é simplesmente pacificar e acomodar aqueles que são infiéis ao Senhor, permitindo que o grupo seja fermentado aos poucos pela influência corruptora do pecado tolerado (1 Cor.5:6-8). Os métodos de Deus podem parecer ásperos e intolerantes. Tememos que pessoas sejam afastadas. Elas podem não querer juntar-se a um grupo que tenha padrões tão restritos, assim como a disciplina de Deus, aplicada a Ananias e Safira, fez com que não cristãos se afastassem dos irmãos:  Atos 5:1  Mas um certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade, 2  E reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e, levando uma parte, a depositou aos pés dos apóstolos.3  Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade?4  Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus. 5  E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre todos os que isto ouviram.6  E, levantando-se os moços, cobriram o morto e, transportando-o para fora, o sepultaram.7  E, passando um espaço quase de três horas, entrou também sua mulher, não sabendo o que havia acontecido.8  E disse-lhe Pedro: Dize-me, vendestes por tanto aquela herdade? E ela disse: Sim, por tanto.9  Então Pedro lhe disse: Por que é que entre vós vos concertastes para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e também te levarão a ti.10  E logo caiu aos seus pés, e expirou. E, entrando os moços, acharam-na morta, e a sepultaram junto de seu marido.11  E houve um grande temor em toda a igreja, e em todos os que ouviram estas coisas.12  E muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos. E estavam todos unanimemente no alpendre de Salomão.13  Dos outros, porém, ninguém ousava ajuntar-se a eles; mas o povo tinha-os em grande estima.14  E a multidão dos que criam no Senhor, tanto homens como mulheres, crescia cada vez mais.”
 Não gostamos de sentir-nos rejeitados, por isso precisamos de coragem para seguir as instruções do Senhor sobre a disciplina da igreja. Discernindo a vontade de Deus. Na confusão religiosa de nossos dias, com doutrinas conflitantes por todo lado, para onde nos voltaremos para determinar o que o Senhor realmente quer? Muitos se fecham em si mesmos. Eles buscam a vontade de Deus consultando seus sentimentos, intuição ou experiências religiosas. Mas é impossível conhecer a vontade de Deus subjetivamente. O único modo de podermos saber os pensamentos de Deus é pela sua revelação:1 Coríntios 2: “9  Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam. 10  Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. 11  Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. 12  Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. 13  As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais. 14  Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.15  Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e Ele de ninguém é discernido. 16  Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.”
               Outras pessoas se dirigem a chefes ou a organizações religiosas pensando que ali podem encontrar a vontade de Deus. Mas todo o ensinamento de homens precisa ser testado pela palavra de Deus.  Diz assim em (1 João 4: “1  Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.2  Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; 3  E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já está no mundo. 4  Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo.5  Do mundo são, por isso falam do mundo, e o mundo os ouve.6  Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus ouve-nos; aquele que não é de Deus não nos ouve. Nisto conhecemos nós o espírito da verdade e o espírito do erro.”
Quer encontrar o Salvador, entre pela porta estreita; pois lá está “Ele, Jesus” Mateus 7: “13  Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; 14 E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.15  Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.16  Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?17  Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.18  Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.19  Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.20  Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. 21  Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.22  Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?23  E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.” 
          Uma vez que há muitos lobos vestidos de cordeiros. Alguns, nem se preocupam em tentar encontrar o que o Senhor quer. Precisamos ativamente buscar a guia do Senhor, através de sua palavra, em todas as situações. Quando agimos e pensamos independentemente, acabamos fracassando. Que possamos sempre confiar no Senhor em todas as situações. escrito-por Gary Fisher, e pesquisado por José Carlos Ribeiro, membro da PiB de Campo Grande MS.
Estudo Textual: Filipenses 3: Não Confiar na Carne. "No Senhor" (3:1). A chave à nossa alegria deve estar "no Senhor" (v. 1), e não nas nossas próprias obras. 3. “1  Resta, irmãos meus, que vos regozijeis no Senhor. Não me aborreço de escrever-vos as mesmas coisas, e é segurança para vós.2  Guardai-vos dos cães, guardai-vos dos maus obreiros, guardai-vos da circuncisão; 3  Porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus em espírito, e nos gloriamos em Jesus Cristo, e não confiamos na carne.4  Ainda que também podia confiar na carne; se algum outro cuida que pode confiar na carne, ainda mais eu: 5  Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu;6  Segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível.
7  Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo.8  E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo,9  E seja achado nEle, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé;10  Para conhecê-lo, e à virtude da sua ressurreição, e à comunicação de suas aflições, sendo feito conforme à sua morte;11  Para ver se de alguma maneira posso chegar à ressurreição dentre os mortos. 12  Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus.13  Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,14  Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. 15 Por isso todos
quantos já somos perfeitos, sintamos isto mesmo; e, se sentis alguma coisa de outra maneira, também Deus vo-lo revelará. 16  Mas, naquilo a que já chegamos, andemos segundo a mesma regra, e sintamos o mesmo. 17  Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam.18  Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo,19  Cujo fim é a perdição; cujo Deus é o ventre, e cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas.20  Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo,21  Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas.”
 Devemos estar buscando "em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça"Mateus 6:31  Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?32  (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; 33  Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. 34  Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.”
 Por este motivo, Paulo escreve aos filipenses mais uma vez "as mesmas coisas" que já ouviram dele em Cristo. É nossa segurança no evangelho que continuamos estudando as mesmas palavras do Senhor, ao invés de criar novos e "melhores" credos. Tudo que precisamos para sermos fiéis e piedosos já foi nos dado nas Escrituras: veja 2 Timóteo 3:16-17; Obs. Veja o que diz os vers., anteriores “12  E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições. 13  Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados. 14  Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, 15  E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. 16  Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; 17  Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.
      Diz assim em  2 Pedro 1: “3  Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude; 4  Pelas quais Ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.5  E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência,6  E à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade, 7  E à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade. 8  Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.9  Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados.10  Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis.”
Veja o que diz na carta de Judas, vers., “3  Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.4  Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo. 5  Mas quero lembrar-vos, como a quem já uma vez soube isto, que, havendo o Senhor salvo um povo, tirando-o da terra do Egito, destruiu depois os que não creram; 6  E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia; 7  Assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregue à fornicação como aqueles, e ido após outra carne, foram postas por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno.8  E, contudo, também estes, semelhantemente adormecidos, contaminam a sua carne, e rejeitam a dominação, e vituperam as dignidades.”
Quando acrescentamos ou tiramos alguma coisa da vontade divina revelada, mostramos que nossa confiança está em nós mesmos e na nossa sabedoria e não na dele. É Cristo quem circuncida nosso coração e espírito quando, pela fé obediente, somos batizados nele. A falsa circuncisão tem ligação com Abraão apenas pela descendência física, mas a verdadeira circuncisão são aqueles que têm a fé de Abraão (veja Gálatas 3:7-14,26-29). Obs. Temos que nos abster do espírito da carne, caso contrário estaremos sempre perdidos. Pois vivendo nós da carne e na carne, não seremos libertos de nossos pecados. Temos que viver na fé e da fé em Cristo: Veja o que diz em Gal.3. “2  Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé? 3  Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne? 4  Será em vão que tenhais padecido tanto? Se é que isso também foi em vão. 5  Aquele, pois, que vos dá o Espírito, e que opera maravilhas entre vós, fá-lo pelas obras da lei, ou pela pregação da fé? 6  Assim como Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. 7  Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão. 8  Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti. 9  De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão. 10  Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las. 11  E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé. 12  Ora, a lei não é da fé; mas o homem, que fizer estas coisas, por elas viverá. 13  Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; 14  Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito.   15  Irmãos, como homem falo; se a aliança de um homem for confirmada, ninguém a anula nem a acrescenta. 16  Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua descendência. Não diz: E às descendências, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua descendência, que é Cristo. 17  Mas digo isto: Que tendo sido a aliança anteriormente confirmada por Deus em Cristo, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não a invalida, de forma a abolir a promessa. 18  Porque, se a herança provém da lei, já não provém da promessa; mas Deus pela promessa a deu gratuitamente a Abraão.  19  Logo, para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões, até que viesse a posteridade a quem a promessa tinha sido feita; e foi posta pelos anjos na mão de um medianeiro. 20  Ora, o medianeiro não o é de um só, mas Deus é um. 21  Logo, a lei é contra as promessas de Deus? De nenhuma sorte; porque, se fosse dada uma lei que pudesse vivificar, a justiça, na verdade, teria sido pela lei. 22  Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos crentes. 23  Mas, antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei, e encerrados para aquela fé que se havia de manifestar. 24  De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados. 25  Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio. 26  Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus.27  Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. 28  Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. 29  E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.”
Considerando tudo como perda (3:4-11). Paulo mostra a futilidade de confiar na carne, usando o exemplo da própria vida dele. Se alguém poderia ter confiado na carne, seria Paulo. As coisas que ele conseguiu fazer, como judeu, eram notáveis. Mas, para Paulo, nada disso importava. Ele não somente considerava todas essas coisas perda, mas até as chamou de refugo. Até as maiores coisas que um homem pode conseguir aqui nessa vida não são nada quando comparadas com "a sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus" (v. 8). Paulo considerava tudo refugo para não ser tentado confiar nas coisas que ele tinha feito.     Ele sabia que precisava se conformar com Cristo na sua morte (v. 10-11).  Se houver algo que ameaça nos impedir de participar da ressurreição, precisamos considerar tal coisa refugo e jogá-la fora.                                                                   Prosseguindo para alcançar (3:12-16). Até o próprio apóstolo Paulo não acreditou que uma vez que ele foi salvo, foi salvo para sempre. Enquanto ele era confiante da sua salvação em Cristo, é óbvio que ele continuou cada dia a fazer o que pôde para prosseguir na luta. Ele não quis perder "o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus" (v. 14). Se Paulo tinha que batalhar todos os dias, todos os discípulos de Cristo precisam fazer o mesmo. Utilizemos o que já aprendemos em Cristo para nos ajudar a prosseguir cada dia para aprender mais de Cristo e de seu plano eterno para aqueles que o amam!
A Confiança em Deus ultrapassa todos os limites da lógica. Se você confia em Deus você não anda pela lógica, mas sim pela fé. Pois a lógica diz que é impossível uma pessoa morta ressuscitar, no entanto Cristo ressuscitou a Lázaro já com quatro dias de morto, e Ele também ressuscitou ao terceiro dia. A lógica diz que uma pessoa que é lançada no fogo, com certeza se queima e morre.                A confiança em Deus fez com que Sadraque, Mesaque e Abedenego escapassem da fornalha sem ter sido queimado, sequer, um único fio dos seus cabelos. A lógica diz que uma pessoa que é lançada na cova de leões famintos, jamais sairá com vida. Mas a confiança em Deus fez com que Daniel saísse isento da cova sem sofrer um arranhão.  Portanto, se você conhece a Palavra de Deus, rejeite a lógica humana, e ande de fé em fé e de glória em glória, e tu verás que os que confiam no Senhor jamais serão envergonhados nem confundidos.  Mas o justo viverá da sua fé (Heb. 2:4:Rom.1:17).  Veja o que diz também os outros vers.
Cristo, como Filho do homem, é superior aos anjos, e é o sumo sacerdote idôneo e compassivo
Heb.2. “1  Portanto, convém-nos atentar com mais diligência para as coisas que já temos ouvido, para que em tempo algum nos desviemos delas. 2  Porque, se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda a transgressão e desobediência recebeu a justa retribuição, 3  Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram; 4  Testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade? 5  Porque não foi aos anjos que sujeitou o mundo futuro, de que falamos. 6  Mas em certo lugar testificou alguém, dizendo: Que é o homem, para que dele te lembres? Ou o filho do homem, para que o visites? 11  Porque, assim o que santifica, como os que são santificados, são todos de um; por cuja causa não se envergonha de lhes chamar irmãos,12  Dizendo: Anunciarei o teu nome a meus irmãos, Cantar-te-ei louvores no meio da congregação.13  E outra vez: Porei nele a minha confiança. E outra vez: Eis-me aqui a mim, e aos filhos que Deus me deu.14  E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo;15  E livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão. 16  Porque, na verdade, ele não tomou os anjos, mas tomou a descendência de Abraão. 17  Por isso convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo. 18  Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados.”  Veja o que diz em Rom.1. 16  Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.17  Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé. 18  Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça.
          A Bíblia nos relata a existência de vários servos do Senhor que depositaram a sua confiança em Deus. Já mencionei alguns no item anterior, e agora, quero mergulhar na vida de dois homens de Deus que foram exemplos, e nos deixaram tremendas lições de confiança e prática da Palavra de Deus. Ele Abraão e Jó. Vejamos:  Abraão - Deus disse para Abraão: “Sai da tua terra, da tua parentela, da casa do teu pai, para a terra que eu te mostrarei” (Gn 12:1). Abraão confiou no Senhor e deu o primeiro passo de fé. Ele deixou ser guiado pela confiança na Palavra de Deus. Abraão tinha tudo para não crer (se assim podemos dizer). Deus lhe prometera uma terra – terra ocupada, pois já tinha “dono”. Deus lhe prometera um filho, porém, a sua mulher era estéril. E aí? Como confiar mediante todas as circunstâncias contrárias?  E se fosse você, como reagiria? Confiaria como fez Abraão ou murmuraria? Abraão seguiu em frente e creu na promessa do Senhor. Foi dito a respeito dele: “Creu Abraão no Senhor e isso lhe foi imputado por justiça”.
Seria fácil se Deus o tivesse enviado já mostrando a terra para ele. Se a terra já estivesse sem habitantes, era só ele chegar e se acomodar com a sua família. Mas porque Deus prometeu as coisas para Abraão mediante todas essas circunstâncias contrárias? Deus queria provar Abraão e ver até onde ia sua confiava Nele.  Deus nos prova para conhecermos mais de nós mesmos, pois Ele, o Senhor Onisciente, já sabe o resultado de todas as coisas. Ele sabe até onde vai a sua confiança Nele, mas Ele quer que você também saiba por isso Ele te prova.
Jó – Esse homem foi um exemplo de servo confiante no seu Senhor. Em meio aos mais terríveis momentos de perdas, angústia e dor, ele pronunciou frases que demonstraram a sua confiança em Deus.  São as tuas palavras, as tuas declarações de fé, seguidas de atitudes que demonstrarão se confias ou não no Senhor.
Jó perdeu tudo. Vinha uma notícia ruim atrás da outra. Primeiro veio um mensageiro dizendo que os caldeus levaram os seus bois e os seus jumentos. Estando o primeiro ainda falando, veio outro dizendo que “fogo de Deus” havia caído e destruído todas as suas ovelhas. Logo entrou outro dizendo que levaram os seus camelos e mataram os moços. Por fim, veio a pior notícia que um homem pode receber, disse o mensageiro: Um vento muito forte derrubou a casa em que teus filhos estavam reunidos e todos morreram. Imagine a dor que Jó sentiu nesse momento!
Como você reagiria mediante a tantas más noticias? Principalmente a última noticia a da perda dos seus dez filhos. Será que a tua confiança está nos teus bens terrenos e nas pessoas que te cercam? Como você reagiria se te faltasse os recursos desta terra? Ou se perdesse alguém que tanto ama o que faria? Jó agiu de uma maneira extraordinária, pois os olhos e o coração dele estavam fitos em Deus, e quem está alicerçado na confiança da Palavra de Deus, reage de maneira diferente, não deixa ser dominado e nem derrotado pelos problemas e catástrofes da vida.  Vamos analisar cinco características que existem na vida daqueles que confiam no Senhor. Características essas que estavam na vida de Jó.
Primeira característica: Quem confia em Deus é adorador.  “Então Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou” (Jó 1:20). Jó se humilhou na presença do Senhor e o adorou. Em meio a tudo o que você está passando exalte e adore esse Deus, pois Ele procura os verdadeiros adoradores, que O adore em Espírito e em Verdade (João 4:24). Quem confia no Senhor o adora e não é apegado aos bens desta terra, pois o seu coração está voltado somente para as coisas do céu. 
            Nobres leitores (as) aprofundarei um pouco mais sobre este tema, sendo assim, irei dividir em partes e buscar mais informações. Peço a todos vocês  que me aguardem com novas informações.
Este tema foi pesquisado por Jose Carlos Ribeiro, membro da Primeira Igreja Batista de Campo Grande MS. Sou formado em capelania hospitalar, e um estudioso da Bíblia. Portanto, prego a Bíblia e não Teologia. Mostro a todos a resposta vinda de Deus, e nunca a do homem. A Bíblia  não mente, e se foi colocado ali alguma mentira, ai daqueles que fizeram isto, pois haverá um dia em que todos estarão diante do julgador “Jesus Cristo” para prestar contas daquilo que fez ou que deixou de fazer.
Nobres leitores (as) tudo aqui colocado é revisado, checado cada informação; se houver respaldo bíblico é confirmado, senão é tirado fora. Sempre me baseei na palavra de Deus e nunca a do homem.
Muito obrigado a todos vocês meus fieis leitores, que hoje ultrapassou a marca de 33 mil acessos

Campo Grande 30 de junho de 2014  11:47hs.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bíblia Sagrada comentada por livros por José Carlos Ribeiro Comentário nos livros de Joel, Amós, Obadias, Jonas & Miquéias: livros 29, 30,31,32,33 e 34

 Bíblia Sagrada comentada por livros por José Carlos Ribeiro    Comentário nos livros de Joel, Amós, Obadias, Jonas & Miquéias: livros 29, 30,31,32,33 e 34           O nome Joel significa, literalmente, “ Jeová é Deus”. Este é um nome muito comum em Israel, e Joel, o profeta, é especificado como o filho de Petuel. Nada é conhecido a respeito dele ou da circunstância de sua vida. Provavelmente que ele tenha vivido em Judá e profetizado em Jerusalém. Não há como datar o livro com absoluta certeza, e os estudiosos variam em suas opiniões. Há referências tanto em Amós como em Isaías, que também estão em Joel (comparar Amós 1.2 com Joel. 3.16 e Isa. 13.6 com Jl 1.15) É opinião de muitos conservadores que Amós e Isaias tenham tomado emprestado de Joel, fazendo-o um dos mais antigos dos profetas menores. Além do mais, a adoração a Deus, a qual o sumo sacerdote Joiada restaurou durante o reinado de Joás (2.Rs 11; 2Crôn. 23.16), é suposta por Joel. Portanto muitos sustentam que

How to receive and deserve God's blessings in your life. Part V III. Purity and perseverance: it is part of God's blessings: also in Greek English and German

Como receber e merecer as bênçãos de Deus em sua vida. Parte V III. A                                              Pureza e perseverança: faz parte das bênçãos de Deus:                                                                                   Nobres leitores o tema continua mostrando um pouco mais sobre pureza e perseverança, pois é algo muito difícil nos dias de hoje. Ser puro incomoda, e perseverar em honestidade, lealdade, justiça, temor e obediência também incomodam. No mundo globalizado de hoje é quase impossível encontrar alguém puro, integro, honesto etc. ser puro não te dará benefícios financeiros, morais e religiosos. Vejam o exemplo do que esta acontecendo em nosso País onde ser corrupto, ladrão, bandido, canalha, pilantra, trás milhões de dólares nas contas destas pessoas. Ser puro neste País tem sentido contrario, pois aqui no Brasil, eles se purificaram e perseveram em corrupções roubando todo um País. A pureza de nossos políticos é tão evidente que, não consegui

Discernimento, entendimento e Sabedoria: O que é discernimento segundo a Bíblia. Parte I Também em Inglês Grego e Alemão

Discernimento, entendimento e Sabedoria: O que é discernimento segundo a Bíblia. Parte I                   Conhecendo  melhor a Bíblia, e a palavra de Deus.            Nobres leitores irei mostrar a todos vocês um pouco mais sobre o que é discernimento segundo a palavra de Deus.  O discernimento é essencial no processo de tomar decisões sábias.   A Bíblia diz em Tiago 1: “ 5  E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. 6  Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. 7  Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. 8  O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos. 9  Mas glorie-se o irmão abatido na sua exaltação, 10  E o rico em seu abatimento; porque ele passará como a flor da erva. 11  Porque sai o sol com ardor, e a erva seca, e a sua flor cai, e a formos