Pular para o conteúdo principal

convertendo os perdidos, parte II

Convertendo os perdidos. Parte II                  
Nobres leitores (as) o que é preciso para se converter um perdido? Primeiramente falar e mostrar para aquele (a) pessoa que tem alguém que o ama. E Ele chama-se, “Jesus Cristo”, que há mais de dois mil anos atrás deu sua vida terrena para salvar toda a humanidade do passado, do presente e do futuro. Sim até o dia em que Ele voltar para julgar a todos, mortos e vivos. Primeiro os mortos: muitos conhecerão e viverão a segunda morte e que será eterna ao lado do diabo. Mas quem for absolvido, e tiver seus pecados perdoados, e ter tido boas obras, conhecerá e viverá para sempre ao lado de “Deus, Pai, e do Filho Jesus Cristo” num lugar onde não haverá tristezas, choros e ranger de dentes. Infelizmente serão poucos os escolhidos, pelo simples fato de que é mais fácil viver no pecado e do pecado, porque é mais fácil desobedecer e saborear a delicias do mundo, que obedecer as leis e os mandamentos de Deus. Viver em pecado dá a aqueles que estão no pecado, uma sensação de liberdade, de euforia, de impunidade. As facilidades do mundo moderno estão fazendo com a humanidade um estrago quase que sem volta; por causa da sensação de liberdade, de impunidade, e do tudo pode e tudo é possível e permitido. Mas não é assim para Deus. A liberalidade de todas as coisas, tipo: homossexualidade, prostituições desenfreadas. Homens trocando de sexo, e as mulheres também fazendo a mesma coisa. Só isto aqui irá levar uma grande parcela de pessoas ao inferno direto e sem perdão. Sabem por quê? O mundo acha que “Deus” é atrasado, ultrapassado, e que tudo evoluiu. Então porque viver de passado, se o presente pode tudo! E que nossas autoridades acham que tudo deve ser liberado. Mas para Deus a modernidade do mundo é a perdição da humanidade. Como converter um perdido neste mundo globalizado? Apenas num único e vivo caminho, que se chama “Jesus Cristo”.
Os perdidos ainda podem ser salvos. Mas só dependerá deles, se derem uma chance para Deus.
É possível sim converter um perdido. Mas poucos querem pagar o preço para salvação e libertação. Quando um perdido vem para os braços de “Deus”, o diabo que governa este mundo fica furioso, e fará de tudo para que esta pessoa se perca novamente. A decisão de se converter dos pecados não é fácil para quem está no pecado! Pois muitos preferem continuar pecando pelo simples fato de que pecar é mais prazeroso. Mas sem arrependimento, não há conversão: as facilidades para o pecado é algo que atrai a muitos, e isto é a maior arma do diabo, que só vai fazer com que você se perca, se você der brechas  a ele. E a principal por de entrada de pecados é um órgão muito pequeno, mas que faz um estrago muito grande na vida daqueles que agem sem pensar. Sabe como se chama este pequeno órgão. “Língua”; mas a língua não está sozinha nesta tarefa. Tudo de ruim é transformado num outro órgão que sem ele, ninguém vive; o coração. É ali que tudo de bom e de ruim acontece na vida de qualquer ser humano. Ódio, magoas, ressentimentos, mentiras, tristezas, rancores, e morte é trabalhado neste pequeno e principal órgão do corpo humano. Sim meu nobre leitor (a), veja o exemplo: quando seu cérebro para, morre; qual o ultimo órgão a parar!  Ele, o coração.
Mas que faz um estrago muito grande na vida de qualquer ser humano. Como converter a língua? Esta pergunta é muito difícil de responder, pois nós nunca agimos pela razão; quase sempre pela emoção.
Como converter sua língua e ficar livre dos pecados! Só tem uma maneira de se fazer isto. É você colocar “Deus através do Filho Jesus” em primeiro plano. Se não fizermos assim, dificilmente você conseguirá controlar a língua; pois ela é considerada peçonhenta e mortífera por Deus. A maioria de nós se perde através deste pequeno órgão chamado língua, pelo simples motivo de nunca ouvirmos a razão e sempre a emoção que é comandada pelo coração; e isto é bíblico, e posso lhes provar, vejam em dois livros:
Mat. 15. “16  Jesus, porém, disse: Até vós mesmos estais ainda sem entender?17  Ainda não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce para o ventre, e é lançado fora? 18  Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem. 19  Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. 20  São estas coisas que contaminam o homem; mas comer sem lavar as mãos, isso não contamina o homem.”
Veja o mostra em  “Marcos 7. 15  Nada há, fora do homem, que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai dele isso é que contamina o homem. 16  Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça. 17  Depois, quando deixou a multidão, e entrou em casa, os seus discípulos o interrogavam acerca desta parábola. 18  E ele disse-lhes: Assim também vós estais sem entendimento? Não compreendeis que tudo o que de fora entra no homem não o pode contaminar, 19  Porque não entra no seu coração, mas no ventre, e é lançado fora, ficando puras todas as comidas? 20  E dizia: O que sai do homem isso contamina o homem.
21  Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios,22  Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. 23  Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem.”
            Nobres leitores (as) prestem muita atenção nesta informação aqui colocada, pois é a mais pura verdade. A conversão de um perdido esbarra neste ponto, pois é muito difícil controlar este pequeno órgão sem buscar a Deus. A língua só leva a fama de ruim, de maldita, porque nós fazemos isto sim, que é jamais ouvir a razão e sempre a emoção.
Vamos ver um pouco mais como podemos converter um perdido dentro da palavra de Deus.
Confiar no Senhor. Salmos 37. Há muitos ensinos nas Escrituras, que para nós, na maioria das vezes, não passam de palavras. Conhecemos o texto, sabemos até em que capítulo e versículos estão.   Não que não reputamos valores a eles, podemos até discorrer sobre o assunto; mas não conhecemos o que eles significam, não é experiência real para nós. No Salmo 37, há algumas dessas palavras: "Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado. Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nEle, e Ele tudo fará. E Ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia. Descansa no Senhor, e espera nEle" Salmos 37.3-7.
Primeiramente veremos a palavra confiar. Estou diante de Deus, e testemunhando que antes de qualquer um que leia este estudo, testifico que esta Palavra é para mim. A espada de dois gumes corta primeiro o que a desembainha. Tudo o que Deus tem feito é se revelar a nós como o Deus Todo-Poderoso, desde o primeiro dia de nossa vida cristã, para que possamos conhecê-Lo, e então confiar, entregar e descansar debaixo da sua sombra: "Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei" Salmos 91.1-2.
Até aqui vers., 1,2: mas vejam o que diz nos versículos a seguir: “3  Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa. 4  Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel. 5  Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia, 6  Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia. 7  Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti. 8  Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios. 9  Porque Tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação. 10  Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda. 11  Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. 12  Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.”
Nobres leitores (as) a confiança em Deus tem que ser total. Ou você confia ou fica nas mãos do devorador, do destruidor, satanás, demônio etc., Se você está perdido, o que precisa fazer! Confiar em alguém ou em alguma informação. Assim é sua vida para com Deus. As coisas boas só irão acontecer em sua vida quando você estiver 100% em Jesus. Nada de meio a meio. O mundo jamais irá lhe dar a salvação e a libertação. Sabe por quê? Este mundo é governado pelo diabo com permissão de Deus, pelo simples fato de o primeiro homem chamado Adão ter cometido o primeiro pecado, e não Eva. Adão não deveria obedecer a Eva, pois ele era o cabeça e não a cauda. Deus expulsou do paraíso aquele que deveria ser obediente, a referência de obediência. Confiar em Deus é a maneira mais sensata de se converter do mundo, da perdição.
Confiar é fiar-se em Deus, é saber que Ele está tomando algo para si e avalizando.
Confiar é deixar nas mãos de alguém que pode e dá garantia de realizar. Confiar é ter o endosso de uma Pessoa que não pode mentir: "Para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos a firme consolação, nós, os que pomos o nosso refúgio em reter a esperança proposta; a qual temos como âncora da alma, segura e firme, e que penetra até ao interior do véu.   " Hebreus 6.18-19. Veja também estes vers. “12  Para que vos não façais negligentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas. 13  Porque, quando Deus fez a promessa a Abraão, como não tinha outro maior por quem jurasse, jurou por Si mesmo, 14  Dizendo: Certamente, abençoando te abençoarei, e multiplicando te multiplicarei. 15  E assim, esperando com paciência, alcançou a promessa. 16  Porque os homens certamente juram por alguém superior a eles, e o juramento para confirmação é, para eles, o fim de toda a contenda. 17  Por isso, querendo Deus mostrar mais abundantemente a imutabilidade do seu conselho aos herdeiros da promessa, se interpôs com juramento; 18  Para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos a firme consolação, nós, os que pomos o nosso refúgio em reter a esperança proposta; 19  A qual temos como âncora da alma, segura e firme, e que penetra até ao interior do véu, 20  Onde Jesus, nosso precursor, entrou por nós, feito eternamente sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.”
          Para que haja confiança, é imprescindível que se conheça a pessoa. Quanto a Deus, ninguém jamais o viu. Como então podemos conhecer a Deus para confiar nEle?  O Deus Unigênito, que está no seio do Pai, esse o deu a conhecer. Jesus é o que nos faz conhecê-Lo, e essa promessa, Ele fez ao Pai: João 17. 24 ao 26
“24  Pai, aqueles que me deste quero que, onde Eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a Minha glória que me deste; porque Tu me amaste antes da fundação do mundo. 25  Pai justo, o mundo não te conheceu; mas Eu te conheci, e estes conheceram que Tu me enviaste a Mim. 26  E Eu lhes fiz conhecer o Teu nome, e lho farei conhecer mais, para que o amor com que me tens amado esteja neles, e Eu neles esteja.”
É na face de Cristo que conhecemos a Glória do Pai: "Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo" II Coríntios 4.6. Veja o que diz também estes vers.II Cor. 4. “3  Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto. 4  Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. 5  Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor; e nós mesmos somos vossos servos por amor de Jesus. 6  Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo. 7  Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós. 8  Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. 9  Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos; 10  Trazendo sempre por toda a parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também nos nossos corpos; 11  E assim nós, que vivemos, estamos sempre entregues à morte por amor de Jesus, para que a vida de Jesus se manifeste também na nossa carne mortal. 12  De maneira que em nós opera a morte, mas em vós a vida.”
Muitas vezes procuramos socorro no mundo e nas pessoas. Por que isto? Não porque não cremos em Deus, mas porque não o conhecemos. Saber e crer que Deus existe, não é vantagem nenhuma, até os demônios crêem e tremem: Tiago 2. 19  Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem. 20  Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta? 21  Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque? 22  Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada. 23  E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus.  A fé sem obras é morta. Não adianta dizermos que confiamos em Deus, se nossas atitudes tem sido de incredulidade. Se verdadeiramente cremos nEle, nossas atitudes vão ser de fé; e entre elas, a confiança em Deus. Do contrário, nossa fé não passa de meras palavras, de uma fé morta.                                                                                               A religião é feita de muita teoria, mas a vida cristã de conhecimento e prática: Crescer na graça e no conhecimento de Jesus Cristo é nossa necessidade primária para confiarmos em Deus:    diz assim em  II Pedro 3.18.  Diz assim em II Ped. “3.15  E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada; 16  Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição.17  Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis, sejais juntamente arrebatados, e descaiais da vossa firmeza; 18  Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.
Precisamos nos voltar para o Senhor. Conhecer e prosseguir em conhecer ao Senhor, e então haverá confiança naturalmente: "Vinde, e tornemos ao Senhor, porque ele despedaçou, e nos sarará; feriu, e nos atará a ferida. Depois de dois dias nos dará a vida; ao terceiro dia nos ressuscitará, e viveremos diante dele. Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra" Oséias 6.1-3.
 "Deleita-te também no Senhor...". Salmos 37.4.  Vimos acima a palavra confiar, nessa veremos sobre a palavra deleitar. Deleitar é se deliciar, é agradar-se, é ter prazer em Deus. Mas no sentido espiritual da Palavra, é amamentar-se, é leitar-se de Deus. Tudo que o Salmo 37, dos versos 4 a 7 dizem, tem a ver com toda a nossa vida cristã, desde o princípio. Confiança é conhecimento de Deus.
Deleitar-se, é ter prazer em se alimentar de Cristo, do puro leite espiritual: I Pedro 2.2-3. Mas observem também estes vers., e vejam como funciona o agir de “Deus através do filho Jesus Cristo”. Observem estes vers. “1  Deixando, pois, toda a malícia, e todo o engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações, 2  Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo; 3  Se é que já provastes que o Senhor é benigno; 4  E, chegando-vos para Ele, pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, 5  Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo. 6  Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; E quem nela crer não será confundido. 7  E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, A pedra que os edificadores reprovaram, Essa foi a principal da esquina, E uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados. 9  Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; 10  Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia.”
 O Salmo 131 traz com mais clareza o que é deleitar-se, quando diz: 1"Senhor, o meu coração não se elevou nem os meus olhos se levantaram; não me exercito em grandes matérias, nem em coisas muito elevadas para mim. Certamente que me tenho portado e sossegado como uma criança desmamada de sua mãe; a minha alma está como uma criança desmamada. Espere Israel no Senhor, desde agora e para sempre"
 è Como podemos ver, neste Salmo também existe a palavra esperar que veremos abaixo. Deleitar-se é a satisfação que uma criança tem depois de estar desmamada no seio de sua mãe.  Ela fica farta, realizada; assim também são aqueles que se deleitam no Senhor: Salmos 16.2, 9 e 11.
A confiança e felicidade do crente e a certeza da vida eterna Sal. 16. “1  Guarda-me, ó Deus, porque em ti confio. 2  A minha alma disse ao Senhor: Tu és o meu Senhor, a minha bondade não chega à tua presença, 3  Mas aos santos que estão na terra, e aos ilustres em quem está todo o meu prazer. 5  O Senhor é a porção da minha herança e do meu cálice; Tu sustentas a minha sorte. 7  Louvarei ao Senhor que me aconselhou; até os meus rins me ensinam de noite. 8  Tenho posto o Senhor continuamente diante de mim; por isso que Ele está à minha mão direita, nunca vacilarei. 9  Portanto está alegre o meu coração e se regozija a minha glória; também a minha carne repousará segura.10  Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção. 11  Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há fartura de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente.
Esse prazer, esse deleite, essa satisfação, essa realização é só para os filhos de Deus, daqueles que são de novo gerados pelo Espírito, para a Sua comunhão íntima: Provérbios 3.32. Vejam outros vers., também: “29  Não maquines o mal contra o teu próximo, pois que habita contigo confiadamente. 30  Não contendas com alguém sem causa, se não te fez nenhum mal. 31  Não tenhas inveja do homem violento, nem escolhas nenhum dos seus caminhos. 32  Porque o perverso é abominável ao Senhor, mas com os sinceros Ele tem intimidade. 33  A maldição do Senhor habita na casa do ímpio, mas a habitação dos justos abençoará.
Quem nos mostrará o bem " Salmos 4.6-8.. “2  Filhos dos homens, até quando convertereis a minha glória em infâmia? Até quando amareis a vaidade e buscareis a mentira?  3  Sabei, pois, que o Senhor separou para si aquele que é piedoso; o Senhor ouvirá quando eu clamar a Ele. 4  Perturbai-vos e não pequeis; falai com o vosso coração sobre a vossa cama, e calai-vos.  5  Oferecei sacrifícios de justiça, e confiai no Senhor. 6  Muitos dizem: Quem nos mostrará o bem? Senhor, exalta sobre nós a luz do teu rosto.7  Puseste alegria no meu coração, mais do que no tempo em que se lhes multiplicaram o trigo e o vinho. 8  Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança.”
O rei Davi confiava plenamente em Deus, que jamais falhou com o rei, mesmo quando ele, cometeu pecados. Deus mandou até o rei Davi, para lhe mostrar seu erro, seu pecado. O rei foi punido severamente, mas teve de Deus o perdão depois de seu arrependimento verdadeiro.
        O texto do Salmos 37, verso 4, ainda continua dizendo: "e Ele te concederá o que deseja o seu coração". Muitos usam esse texto para justificarem o seu egoísmo diante de Deus. Dizem que se você se deleitar no Senhor, Ele concederá tudo o que desejamos receber, como um gênio da lâmpada, sem limite de pedidos. Não é isso que Deus está dizendo em Sua Palavra. Muitos, sem terem prazer nela, tomam a Palavra todos os dias, para buscar uma promessa, como se fosse um horóscopo evangélico. Fazem até umas caixinhas de promessas com textos bíblicos, e sorteiam para ver qual promessa cairá naquele dia.
Em Lamentações, capítulo 5, no verso 21, o profeta diz: "Converte-nos a ti, SENHOR, e seremos convertidos". Precisa haver em nós cristãos, uma verdadeira conversão ao Senhor. Não é Deus viver para nós, e nos satisfazer em tudo, mas nós vivermos para Ele, agradando-lhe em tudo. Para isso precisa haver uma renovação do nosso entendimento, uma inteligência espiritual: "Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual; para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus"
Lamentações 5. “19  Tu, Senhor, permaneces eternamente, e o Teu trono subsiste de geração em geração. 20  Por que te esquecerias de nós para sempre? Por que nos desampararias por tanto tempo?21  Converte-nos a ti, Senhor, e seremos convertidos; renova os nossos dias como dantes.”
Todo o texto implica em deleitar-se em Deus, e que o nosso coração deseje as coisas de Deus. O texto não diz que se nós nos deleitarmos no Senhor, Ele concederá tudo o que deseja a nossa alma, mas o que deseja o nosso coração. O desejo do coração é o desejo de Cristo, onde estão as fontes que jorram para a vida eterna: Provérbios 4.23. Aqui são os desejos de Cristo, do Espírito e não do nosso egoísmo. “20  Filho meu, atenta para as Minhas palavras; às Minhas razões inclina o teu ouvido. 21  Não as deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-as no íntimo do teu coração. 22  Porque são vida para os que as acham, e saúde para todo o seu corpo. 23  Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. 24  Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios. 25  Os teus olhos olhem para a frente, e as tuas pálpebras olhem direto diante de ti. 26  Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam bem ordenados! 27  Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal.”
Quando temos prazer em Deus, nos deleitamos nEle,  do novo coração irá sair somente a busca daquilo que é do alto e não o que é daqui da terra: " Colossenses 3.“1  Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.2  Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; 3  Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.4  Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com Ele em glória. 5  Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; 6  Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência;         E o Senhor nos diz ainda mais, estas palavras de conversão verdadeira. Veja: 8  Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. 9  Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos, 10  E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; ...12  Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; 13  Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. 14  E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição. 15  E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos. 16  A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração.17  E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.”
O que é do nosso espírito novo, e não o que agrada a nossa carne ou alma: Converta seu corpo carnal a Cristo, e saiba por quê. Se estivermos em Cristo, nenhuma condenação há, pois temos a liberdade.
      A nova vida debaixo da graça, segundo o espírito de santidade e adoração. “Rom. 8. 1  Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. 2  Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte. 3  Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne; 4  Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.5  Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. 6  Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.
7  Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. 8  Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. 9  Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.10  E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça. 11  E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.12  De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne. 13  Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.14  Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.15  Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. 16  O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.17  E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.”
"Entrega o teu caminho ao Senhor...". Salmos 37.5.
 Acima vimos as palavras: confiar e deleitar, nessa veremos sobre a palavra entregar. Quanto mais crescemos na graça e no conhecimento de Jesus Cristo, e na face de Cristo conhecemos a Glória do Pai, passamos a confiar e ter prazer em Deus; ter prazer no seu ensino, na sua consolação, e também na sua disciplina: "Porque o Senhor corrige o que ama, e açoita a qualquer que recebe por filho" Hebreus 12.6. "1  Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, 2  Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. 3  Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos. 4  Ainda não resististes até ao sangue, combatendo contra o pecado. 5  E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, E não desmaies quando por ele fores repreendido; 6  Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho. 7  Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija? 8  Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos. 9  Além do que, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos? 10  Porque aqueles, na verdade, por um pouco de tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade.”
Aprendemos do Espírito, desde o princípio da nossa caminhada cristã, que nossos caminhos agora pertencem ao Senhor: "" Provérbios 16. “1  Do homem são as preparações do coração, mas do Senhor a resposta da língua.2  Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o Senhor pesa o espírito. 3  Confia ao Senhor as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos. 4  O Senhor fez todas as coisas para atender aos seus próprios desígnios, até o ímpio para o dia do mal. 5  Abominação é ao Senhor todo o altivo de coração; não ficará impune mesmo de mãos postas. 6  Pela misericórdia e verdade a iniqüidade é perdoada, e pelo temor do Senhor os homens se desviam do pecado.
Diz assim em Prov. 19. “21  Muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do Senhor permanecerá. 22  O que o homem mais deseja é o que lhe faz bem; porém é melhor ser pobre do que mentiroso. 23  O temor do Senhor encaminha para a vida; aquele que o tem ficará satisfeito, e não o visitará mal nenhum.
Agora não é mais a nossa vontade que prevalece, mas a vontade de Deus. Veja o que diz em Isa. 46. “8  Lembrai-vos disto, e considerai; trazei-o à memória, ó prevaricadores. Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade; que eu sou Deus, e não há outro Deus, não há outro semelhante a mim. Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade. Isaías 46.8,9,10.”
Como é Deus que nos guia pelo seu Espírito, e nos faz conhecer a Sua Vontade Soberana, e como também não sabemos o dia de amanhã, temos que entregar esse caminho a Ele. Como disse o Senhor à nação de Israel, não podemos passar adiante da arca (figura de Cristo), porque esse é um caminho que não conhecemos; é um caminho que nunca passamos:  
Entregar é deixar nas Suas mãos, é verdadeiramente abandonar o que estamos fazendo para que Deus faça. Entregar no sentido espiritual é ceder para Aquele que pode todas as coisas. É necessário entregarmos o nosso caminho ao Senhor, porque é Ele que tudo fará. Cristo é o caminho, e esse caminho nós não conhecemos, nunca passamos. É Ele quem nos fará conhecer. É Ele quem tudo fará.
Quando é que você cederá a Jesus? Tudo agora, ou somente quando ver que não tem mais saída, quando só sobrou Ele para recorrer e entregar? O texto do Salmo 37, no verso 5, nos ensina para entregarmos o nosso caminho ao Senhor. O nosso caminho é tudo, e não apenas algumas coisas; não é apenas aquilo que achamos que não podemos fazer ou entregar para alguém.
 Lutamos muitas vezes com as coisas, sendo que Deus nos colocou no caminho. Ele nos colocou em Cristo, que é a nossa vida: "E ali haverá uma estrada, um caminho, que se chamará o caminho santo; o imundo não passará por ele, mas será para aqueles; os caminhantes, até mesmo os loucos, não errarão" Isaías 35.8. O texto aqui, nos mostra apenas o vers.,8; mas vejam também estes versículos, pois o Senhor pretende nos resgatar. Veja em Isa. 35. “3  Fortalecei as mãos fracas, e firmai os joelhos trementes. 4  Dizei aos turbados de coração: Sede fortes, não temais; eis que o vosso Deus virá com vingança, com recompensa de Deus; ele virá, e vos salvará. 5  Então os olhos dos cegos serão abertos, e os ouvidos dos surdos se abrirão. 6  Então os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantará; porque águas arrebentarão no deserto e ribeiros no ermo. 7  E a terra seca se tornará em lagos, e a terra sedenta em mananciais de águas; e nas habitações em que jaziam os chacais haverá erva com canas e juncos. 8  E ali haverá uma estrada, um caminho, que se chamará o caminho santo; o imundo não passará por ele, mas será para aqueles; os caminhantes, até mesmo os loucos, não errarão.9  Ali não haverá leão, nem animal feroz subirá a ele, nem se achará nele; porém só os remidos andarão por ele. 10  E os resgatados do Senhor voltarão; e virão a Sião com júbilo, e alegria eterna haverá sobre as suas cabeças; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido.”
Nobres leitores (as) para que vocês entendam melhor este tema, eu optei em dividi-lo por partes, para que haja um melhor esclarecimento sobre o tema, aguardem  a parte III, pois esta sendo muito gratificante faze-lo assim. Muito obrigado a todos vocês, que hoje já ultrapassou a marca de 34 mil acessos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bíblia Sagrada comentada por livros por José Carlos Ribeiro Comentário nos livros de Joel, Amós, Obadias, Jonas & Miquéias: livros 29, 30,31,32,33 e 34

 Bíblia Sagrada comentada por livros por José Carlos Ribeiro    Comentário nos livros de Joel, Amós, Obadias, Jonas & Miquéias: livros 29, 30,31,32,33 e 34           O nome Joel significa, literalmente, “ Jeová é Deus”. Este é um nome muito comum em Israel, e Joel, o profeta, é especificado como o filho de Petuel. Nada é conhecido a respeito dele ou da circunstância de sua vida. Provavelmente que ele tenha vivido em Judá e profetizado em Jerusalém. Não há como datar o livro com absoluta certeza, e os estudiosos variam em suas opiniões. Há referências tanto em Amós como em Isaías, que também estão em Joel (comparar Amós 1.2 com Joel. 3.16 e Isa. 13.6 com Jl 1.15) É opinião de muitos conservadores que Amós e Isaias tenham tomado emprestado de Joel, fazendo-o um dos mais antigos dos profetas menores. Além do mais, a adoração a Deus, a qual o sumo sacerdote Joiada restaurou durante o reinado de Joás (2.Rs 11; 2Crôn. 23.16), é suposta por Joel. Portanto muitos sustentam que

How to receive and deserve God's blessings in your life. Part V III. Purity and perseverance: it is part of God's blessings: also in Greek English and German

Como receber e merecer as bênçãos de Deus em sua vida. Parte V III. A                                              Pureza e perseverança: faz parte das bênçãos de Deus:                                                                                   Nobres leitores o tema continua mostrando um pouco mais sobre pureza e perseverança, pois é algo muito difícil nos dias de hoje. Ser puro incomoda, e perseverar em honestidade, lealdade, justiça, temor e obediência também incomodam. No mundo globalizado de hoje é quase impossível encontrar alguém puro, integro, honesto etc. ser puro não te dará benefícios financeiros, morais e religiosos. Vejam o exemplo do que esta acontecendo em nosso País onde ser corrupto, ladrão, bandido, canalha, pilantra, trás milhões de dólares nas contas destas pessoas. Ser puro neste País tem sentido contrario, pois aqui no Brasil, eles se purificaram e perseveram em corrupções roubando todo um País. A pureza de nossos políticos é tão evidente que, não consegui

Discernimento, entendimento e Sabedoria: O que é discernimento segundo a Bíblia. Parte I Também em Inglês Grego e Alemão

Discernimento, entendimento e Sabedoria: O que é discernimento segundo a Bíblia. Parte I                   Conhecendo  melhor a Bíblia, e a palavra de Deus.            Nobres leitores irei mostrar a todos vocês um pouco mais sobre o que é discernimento segundo a palavra de Deus.  O discernimento é essencial no processo de tomar decisões sábias.   A Bíblia diz em Tiago 1: “ 5  E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. 6  Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. 7  Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. 8  O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos. 9  Mas glorie-se o irmão abatido na sua exaltação, 10  E o rico em seu abatimento; porque ele passará como a flor da erva. 11  Porque sai o sol com ardor, e a erva seca, e a sua flor cai, e a formos