Pular para o conteúdo principal

Convertendo os perdidos. Parte. III

Convertendo os perdidos.                                                                                Parte. III
Converter-se a Deus é o único e vivo caminho para a salvação e libertação dos pecados. De nada adiantará se nós não entregarmos e confiarmos verdadeiramente apenas no Senhor Deus, que é através do Filho “Jesus Cristo”. Porque se converter a Deus? O mundo é jazz do maligno, e para o povo de Deus está sendo preparado a morada eterna, desde quando o primeiro pecado e a primeira morte espiritual aconteceu, Deus já começou a preparar esta nova morada. E lá só entrarão aqueles que se arrependeram e se converteram de seus pecados. E para morar nesta nova morada é necessário se fazer isto, se arrepender e se converter:
Mas muitos de nós irão se perder, pelo simples motivo de que, viver no pecado e do pecado parece ser mais vantajoso; mas não é. Viver em pecado e não se arrepender serão para todos “aqueles” os pecadores, o fim do melhor de Deus na sua vida. As maiorias acham e pensam que um dia eles podem se arrependerem e se converterem quando quiserem. Mas não é assim: o dia do juízo final está mais próximo do que imaginamos e pensamos. Entregar é ceder completamente, é render-se inteiramente: "Porque para Deus nada é impossível. Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela" Lucas 1.37-38.”
        Entregar é andar, crer e confessar que somos pecadores, e que precisamos sim de Cristo para sermos salvos: Gálatas 2.17  Pois, se nós, que procuramos ser justificados em Cristo, nós mesmos também somos achados pecadores, é porventura Cristo ministro do pecado? De maneira nenhuma. 18  Porque, se torno a edificar aquilo que destruí, constituo-me a mim mesmo transgressor. 19  Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus. 20  Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.
Entregar é levar o morrer de Jesus no nosso corpo, para que a vida de Cristo se manifeste em nossa carne mortal.
 "Descansa no Senhor, e espera nele...". Salmos 37.5. Acima, vimos as palavras: confiar, deleitar e entregar, nessa veremos sobre as palavras descansar e esperar. Os três procedimentos de fé que vimos anteriormente, implica que o cristão conheça ao Senhor, que tenha prazer em ter comunhão com o Pai e com Seu Filho Jesus, e que se entregue completamente, que se coloque debaixo da potente mão de Deus. É uma posição de fé de que não vivemos mais, mas Cristo é quem vive em nós; Aquele que opera tudo em nós: "Cristo é tudo em todos" . Vejam também o que diz em outros vers. Colossenses 3.8  Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. 9  Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos, 10  E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; 11  Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo em todos. 12  Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; 13  Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.14  E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição. 15  E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos. 16  A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração. 17  E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.
Obs. Isto aqui é conversão total: é a maneira correta de se buscar a Deus. Atentem para cada palavra destes versículos. Jesus está ai para todos os pecadores, pois todos somos pecadores.
Descansar e esperar é o resultado de quem confiou, se deleitou e entregou tudo ao Senhor. Não estamos falando aqui de descanso físico, mas do descanso do coração: "E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera" Gênesis 2.2-3. Achar descanso para a alma é resultado daquele que foi e aprendeu do Senhor Jesus: Mateus 11.28  Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. 29  Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. 30  Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.”
Descansamos e esperamos, porque temos a certeza que Aquele que fez a promessa, há de cumprir:
" Isaías 14. 26  Este é o propósito que foi determinado sobre toda a terra; e esta é a mão que está estendida sobre todas as nações. 27  Porque o Senhor dos Exércitos o determinou; quem o invalidará? E a sua mão está estendida; quem pois a fará voltar atrás?”
 Porque Ele não é homem para mentir: "Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?" Números 23.19; Porque Ele é fiel: "II Timóteo 2.13. Vejam o que confirma estes vers., também. Isto é também conversão dos perdidos. É trazer para luz, todos os que estão em trevas; muitos ainda negam a Cristo. Estes precisam se arrependerem e se  converterem a Cristo sim, e o mais rápido possível. Pois ainda há tempo. 10  Portanto, tudo sofro por amor dos escolhidos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus com glória eterna. 11  Palavra fiel é esta: que, se morrermos com Ele, também com ele viveremos; 12  Se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará; 13  Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo. 14  Traze estas coisas à memória, ordenando-lhes diante do Senhor que não tenham contendas de palavras, que para nada aproveitam e são para perversão dos ouvintes. 15  Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 16  Mas evita os falatórios profanos, porque produzirão maior impiedade. 19  Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniqüidade. 20  Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra. 21  De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra. 22  Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor. 23  E rejeita as questões loucas, e sem instrução, sabendo que produzem contendas.24  E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor; 25  Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade, 26  E tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos.”
"Mas a salvação dos justos vem do Senhor...". Salmos 37.39.
 Como vimos anteriormente, descansar e esperar são conseqüências na vida do cristão que confiou, entregou e teve prazer no Senhor, nAquele que tudo pode, e que é benigno para com os seus: vejam o porque. Salmos 36. 5  A tua misericórdia, Senhor, está nos céus, e a tua fidelidade chega até às mais excelsas nuvens. 6  A tua justiça é como as grandes montanhas; os teus juízos são um grande abismo. Senhor, tu conservas os homens e os animais. Quão preciosa é, ó Deus, a tua benignidade, pelo que os filhos dos homens se abrigam à sombra das tuas asas”
"Louvai ao Senhor, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre" Salmos 118.29. etc.
          Mas por que as atitudes, que deveriam ser tão naturais na vida de um cristão, são de maneira contrária? Por que primeiro nos preocupamos, ficamos ansiosos, buscamos socorro em pessoas ou na nossa própria força, ao invés de confiarmos, entregarmos e nos regozijarmos no Senhor? Se temos provado tantas boas dádivas de Deus. Observem que, a palavra de Deus, não é feita de apenas um versículo. Aquele vers., que é deixado de fora, pode ser a diferença na sua vida. Ou para a morte eterna, ou para a vida eterna.  
Vejam estes versículos em Tiago 1.12  Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.
13  Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. 14  Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. 15  Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. 16  Não erreis, meus amados irmãos. 17  Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. 18  Segundo a sua vontade, Ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas. 19  Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. 20  Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus. 21  Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas. 22  E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos23  Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; 24  Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era.
25  Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito. 26  Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã. 27  A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.”
Isto é conversão. Assim é Deus que não mente, não faz barganhas, não se corrompe, e deseja e quer apenas nosso bem, nunca o mal. Pensem nisto; e não se convertam pela metade, pois não irá agradar a Deus, e não terão a salvação, sem o arrependimento, e sem boas obras. Muito cuidado com o coração; pois ele não serve apenas para bombear e levar sangue para todo nosso corpo. O coração é o responsável por nossas emoções, iras, contendas. Este pequeno e importante órgão de nosso corpo faz um estrago muito grande em nosso emocional; muito cuidado com ele. Ele pode provocar em nós a morte física sim, e também nossas contaminações. Sejam elas emocionais e carnais e a morte. Aqui neste pequeno órgão, tudo de bom e de ruim é trabalhado. Não culpemos nossa língua por ela falar coisas absurdas que não voltam mais, e que podem nos matar, física e espiritualmente. Mas é o coração que trabalha tudo, e a língua leva a fama de Peçonhenta e mortífera.       
Porque só recorremos a Ele “Deus” quando nos sentimos impotentes e incapazes? Graças a Deus por isso. Que isso fique cada vez mais evidente ao nosso entendimento. Que Deus nos faça despertar de nós mesmos, todas as vezes que procuramos confiar, nos deleitar e entregar nosso caminho ao Senhor. Em nós, isto é, na nossa carne, não habita bem algum (Romanos 7.18).  Veja o que disse Paulo nestes vers. “15  Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço. 16  E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. 17  De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim. 18  Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. 19  Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. 20  Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. 21  Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo. 22  Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; 23  Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros. 24  Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?
25  Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado.”
Se converter do pecado não é fácil, pois não estamos prontos para o arrependimento. A carne, nos mata, porque nos dá mais prazer, e este prazer é momentâneo, vai passar. Mas é mais pecar porque a carne é fraca, e a única maneira de vencer os desejos da carne é permanecer fiel a Cristo. Convertendo nossos pecados em bênçãos. Sim, “Jesus” pagou o maior preço por nossos pecados, quando no terceiro dia, ressuscitou vencendo a morte para nos dar a vida eterna ao lado do “Pai, Deus”. Mas que só acontecerá se você se arrepender e se converter de seus pecados.   
           Precisamos crer de uma vez por todas que a nossa carne é fraca: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca" Mateus 26.41.”
 E que não há nada em nós, que possa agradar a Deus. João 2. “22  Quando, pois, ressuscitou dentre os mortos, os seus discípulos lembraram-se de que lhes dissera isto; e creram na Escritura, e na palavra que Jesus tinha dito. 23  E, estando ele em Jerusalém pela páscoa, durante a festa, muitos, vendo os sinais que fazia, creram no seu nome. 24  Mas o mesmo Jesus não confiava neles, porque a todos conhecia; 25  E não necessitava de que alguém testificasse do homem, porque ele bem sabia o que havia no homem.”
 Jeremias 17. “5  Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor! 6  Porque será como a tamargueira no deserto, e não verá quando vem o bem; antes morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável. 7  Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja confiança é o Senhor. 8  Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto. 9  Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? 10  Eu, o Senhor, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.”
Onde então podemos encontrar essa capacidade? No nosso espírito, em Cristo. Só NEle podemos encontrar suficiência para confiarmos, entregarmos, e nos deleitarmos no Senhor. Como consequência, gozarmos do descanso e da esperança nEle: "E é por Cristo que temos tal confiança em Deus; não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus" II Coríntios 3.4-5.  Não podemos ser falsificadores da palavra de Deus. Paulo já dizia assim em suas cartas.
II Cor.2. “15  Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem. 16  Para estes certamente cheiro de morte para morte; mas para aqueles cheiro de vida para vida. E para estas coisas quem é idôneo? 17  Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus.
Jesus disse assim em João 15.”1  Eu Sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. 2  Toda a vara em Mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. 3  Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. 4  Estai em Mim, e Eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em Mim. 5  Eu Sou a videira, vós as varas; quem está em Mim, e Eu nele, esse dá muito fruto; porque sem Mim nada podeis fazer. 6  Se alguém não estiver em Mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.7  Se vós estiverdes em Mim, e as Minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. 8  Nisto é glorificado Meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. 9  Como o Pai me amou, também Eu vos amei a vós; permanecei no meu amor. 10  Se guardardes os Meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que Eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor. 11  Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo. 12  O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como Eu vos amei. 13  Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. 14  Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que Eu vos mando.
     Por que muitos de nós cristãos, não temos gozado desse descanso? Por que nos frustramos todas as vezes que nos aparece uma necessidade de crermos, confiarmos e entregarmos nosso caminho ao Senhor? Deus nos ensina isto desde o princípio. Ele sempre tem nos dito que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais em Cristo (Efésios 1.3). 3  Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; 4  Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; 5  E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, 6  Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado, 7  Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça,
Que Deus fez de Cristo por nós: sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção (I Coríntios 1.30). “29  Para que nenhuma carne se glorie perante Ele. 30  Mas vós sois dEle, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção; 31  Para que, como está escrito: Aquele que se gloria glorie-se no Senhor.”
 Que Ele nos deu da sua plenitude: graça sobre graça (João 1.16).15  João testificou dEle, e clamou, dizendo: Este era aquEle de quem eu dizia: O que vem após mim é antes de mim, porque foi primeiro do que eu. 16  E todos nós recebemos também da sua plenitude, e graça por graça. 17  Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.”
Que Cristo opera em nós tanto o querer, como o efetuar segundo a sua boa vontade Filipenses 2. “13  Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade. 14  Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; 15  Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo; 16  Retendo a palavra da vida, para que no dia de Cristo possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão.”                                                                          O Senhor sempre nos ensinou tudo isso; mas como é difícil para nós. De uma vez por todas precisamos entender que é pela graça que somos salvos, e é pela graça que somos sustentados: veja o que diz em " I Pedro 1. “13  Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; 14  Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; 15  Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; 16  Porquanto está escrito: Sede santos, porque Eu Sou santo.”
Diz assim em Romanos 11. 2  Deus não rejeitou o seu povo, que antes conheceu. Ou não sabeis o que a Escritura diz de Elias, como fala a Deus contra Israel, dizendo:5  Assim, pois, também agora neste tempo ficou um remanescente, segundo a eleição da graça. 6  Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra.
Em toda e qualquer circunstância, a nossa salvação vem do Senhor. Deus fez isto para que nenhum mortal se glorie na Sua presença. I Coríntios 1. “27  Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; 28  E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; 29  Para que nenhuma carne se glorie perante Ele. 30  Mas vós sois dEle, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção;”
Pare de querer crer, de querer ser forte, capaz, e confiar. Creia somente nisto: " Gálatas 2.20  Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.
Nessa Pessoa de Cristo é que está toda a nossa força: não se deixe enganar por falsas doutrinas.
Veja o que diz em Colossenses 2.2  Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus e Pai, e de Cristo, 3  Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência. 4  E digo isto, para que ninguém vos engane com palavras persuasivas. 5  Porque, ainda que esteja ausente quanto ao corpo, contudo, em espírito estou convosco, regozijando-me e vendo a vossa ordem e a firmeza da vossa fé em Cristo. 6  Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nEle, 7  Arraigados e edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, nela abundando em ação de graças. 8  Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo; 9  Porque nEle habita corporalmente toda a plenitude da divindade; 10  E estais perfeitos nEle, que é a cabeça de todo o principado e potestade;”                                  Adorar a Deus é declarar com os teus lábios frases que brotam no teu espírito que exaltam a magnitude e o poder de Deus.Vejam os exemplos deixados por Jó, que fez isso quando se prostrou e declarou: “Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o Nome do Senhor” (Jó 1:21). Jó exaltou a soberania de Deus com essa declaração. Aos olhos humanos ele tinha vários motivos para desanimar, mas ele escolheu confiar no Senhor. A vida é composta de escolha. Por isso, ao invés de murmurar e reclamar da vida, escolha ser um adorador. Deixa Deus te encontrar adorando-O e nunca murmurando.
Segunda característica: Quem confia em Deus não dá ouvidos à voz do diabo.  Jó rejeitou ouvir a voz do diabo, quando a sua mulher lhe falou: “Ainda reténs a tua integridade? Amaldiçoa a Deus e morre” (Jó 2:9). Você só rejeita as vozes negativas, quando pronuncia uma Palavra de Confiança diante da palavra do diabo, Jó fez isso e disse: “Como fala qualquer doida fala tu; receberemos o bem de Deus e não receberíamos o mal?” Jó amava tanto a Deus que para ele o sim e o não de Deus eram bênçãos da mesma maneira. Quantos hoje só “servem a Deus” quando estão sendo abençoados. Quando as coisas começam a apertar viram as costas para Deus, e dão ouvidos as propostas do diabo. Deus quer que você vença as sugestões do diabo, através da Sua Palavra como fez Jesus em Lucas 4. Ouça somente a voz do Espírito que diz que em Cristo você é mais que vencedor.
Terceira característica: Quem confia em Deus não ama sua própria vida mesmo em meio à face da morte (Ap 12:11). Obs. O diabo foi lançado na terra, perdendo seu lugar nos céus, e fará de tudo para que não haja conversão ou arrependimento. Veja o que aconteceu com destruidor, devorador, inimigo de Deus. 
“7  E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos; 8  Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus. 9  E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele. 10  E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite. 11  E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte. 12  Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo.”
           Jó confiava em Deus, e não amou a sua própria vida e declarou: Jó 13: “14  Por que razão tomarei eu a minha carne com os meus dentes, e porei a minha vida na minha mão? 15  Ainda que Ele me mate, nele esperarei; contudo os meus caminhos defenderei diante dEle. 16  Também Ele será a minha salvação; porém o hipócrita não virá perante Ele. 17  Ouvi com atenção as minhas palavras, e com os vossos ouvidos a minha declaração. 18  Eis que já tenho ordenado a minha causa, e sei que serei achado justo. 19  Quem é o que contenderá comigo? Se eu agora me calasse, renderia o espírito. 20  Duas coisas somente não faças para comigo; então não me esconderei do teu rosto:”
Você está preocupado com sua vida mais do que com a obra de Deus? Você teme por sua própria vida? Cuidado! Pois Jesus disse para não temer o que pode matar o corpo e não pode fazer mais nada, mas temei antes aquele que pode matar o corpo e fazer com que a alma vá para o inferno. Portanto, não ame mais as coisas do que ao Senhor. Não O negue quando vier a adversidade. Prefira a morte do que perder a presença de Deus.Obs. Se morremos em Cristo, e por Cristo, seremos salvos e teremos a vida eterna.
Quarta característica: Quem confia em Deus tem esperança.  A Verdadeira Esperança dos que confiam em Deus nunca morre, pois esperamos no Deus Todo-poderoso, que trabalha por aquele que Nele espera.    Jó disse: “Porque há Esperança para a árvore, que se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos” (Jó 14:7).
Não deixe que o diabo roube a tua Esperança! Creia que o Senhor te levantará! Você não ficará nessa situação para sempre. Confie nesse Deus que renova, transforma e liberta, pois para Ele não há impossível. Abre os teus lábios e glorifique ao Senhor! Quem tem Esperança declara como Jó declarou: “Eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará”. Redentor é quem redime. É quem põe fim ao sofrimento.
 É o que paga a nossa dívida. Creia que o teu Redentor vive e te dará Vitória! Não perca a Esperança, pois Fiel é o Guarda de Israel.
Quinta característica: Quem confia em Deus torna-se intimo Dele, e vê a Glória Dele em sua vida.
No capítulo 42 Jó continua engrandecendo ao Senhor, declarando que Deus tudo pode e nenhum dos seus planos pode ser impedido. Somente quem é íntimo de Deus declara uma frase como essa. No versículo 5 ele diz: “Eu te conhecia de ouvir falar, mas agora os meus olhos te vêem”. Ou seja, houve uma época na vida de Jó que ele conhecia Deus de ouvir os outros falarem, mais agora era diferente, agora ele tinha intimidade com Deus. E quem é íntimo de Deus vê a Sua glória . Quem é intimo de Deus recebe tudo em dobro, como foi o caso de Jó.  É hora de nos levantarmos e parar de vivermos de experiências que os outros tiveram. Temos de ter as nossas próprias experiências. Temos de ter intimidade com esse Deus maravilhoso e pessoal. Ele quer revelar-se para nós todos os dias. Mas precisamos nos aproximar mais Dele, ter mais tempo para Ele. Precisamos buscá-Lo com toda a nossa alma e com todo o nosso entendimento. Temos de arrancar do profundo do nosso ser, frases que expressam e sobressaiam a nossa confiança nesse Deus único e maravilhoso.
Torno a te perguntar até onde vai a tua confiança em Deus? Você O serve porque O ama ou porque quer somente receber bênçãos? É fácil dizer que confiamos quando tudo vai bem; quando não temos falta de nada; quando o que alguém nos prometeu está perto dos nossos olhos. Pense nisso! Reflita e tome uma atitude de fé, de confiança. Ele quer mudar o rumo da tua história. Ele quer olhar para você e falar na cara do diabo o mesmo que falou a respeito de Jó: “Observaste tu o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem sincero, reto, e temente a Deus, e desviando-se do mal”.                                                                                                                       Confiar é algo que requer atitude, tome essa atitude de fé nesta hora e confie no Senhor, pois verdadeiramente Ele é galardoador daqueles que o buscam (Heb 11:6).
Deus te criou para ser único, pois não há ninguém na terra igual a você. Ele quer te olhar e quer ver se a semente da confiança está plantada em teu coração. Só assim o próprio Deus dará testemunho de ti.
Termino com uma frase de um homem de Deus que diz:  A confiança em Deus é uma chave que não existem portas fechadas diante dela. DEUS É DIGNO DE CONFIANÇA
 
 Nesta lição, queremos falar que Deus é digno de confiança. Temos vários hinos da fé Cristã que falam sobre este tema: “Crer e observar, tudo quanto ordenar, o fiel obedece ao que Cristo mandar.” 
“Ó Jesus bendito terno e bom Senhor, só em ti confio grande Salvador”
Muitos hinos maravilhosos proclamam esta verdade, ou seja, que todos aqueles que confiaram em Jesus experimentaram que ele é mais do que digno desta confiança. Ninguém que confiou em Jesus jamais se desapontou. Os homens nos desapontam – você sabe bem disso. Sem dúvida, mesmo alguns que eram homens religiosos, alguns até eram bons homens, outros eram até nossos parentes, mas todo homem, por mais firme que esteja, é totalmente vaidade. (Salmo 39:5). Observem estes versículos também, em Sl.39: vejam o que disse o rei Davi nesta oração.“1  Eu disse: Guardarei os meus caminhos para não pecar com a minha língua; guardarei a boca com um freio, enquanto o ímpio estiver diante de mim. 2  Com o silêncio fiquei mudo; calava-me mesmo acerca do bem, e a minha dor se agravou. 3  Esquentou-se-me o coração dentro de mim; enquanto eu meditava se acendeu um fogo; então falei com a minha língua: 4  Faze-me conhecer, Senhor, o meu fim, e a medida dos meus dias qual é, para que eu sinta quanto sou frágil. 5  Eis que fizeste os meus dias como a palmos; o tempo da minha vida é como nada diante de ti; na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é totalmente vaidade. (Selá.) 6  Na verdade, todo homem anda numa vã aparência; na verdade, em vão se inquietam; amontoam riquezas, e não sabem quem as levará. 7  Agora, pois, Senhor, que espero eu? A minha esperança está em ti. 8  Livra-me de todas as minhas transgressões; não me faças o opróbrio dos loucos. 9  Emudeci; não abro a minha boca, porquanto tu o fizeste. 10  Tira de sobre mim a tua praga; estou desfalecido pelo golpe da tua mão. 11  Quando castigas o homem, com repreensões por causa da iniqüidade, fazes com que a sua beleza se consuma como a traça; assim todo homem é vaidade. (Selá.) 12  Ouve, Senhor, a minha oração, e inclina os teus ouvidos ao meu clamor; não te cales perante as minhas lágrimas, porque sou um estrangeiro contigo e peregrino, como todos os meus pais. 13  Poupa-me, até que tome alento, antes que me vá, e não seja mais.”
Somente Deus é digno de nossa absoluta confiança.
Nobres leitores (as) para que haja um melhor entendimento sobre este tema, continuarei dividindo por partes, pois é um tema de suma importância para todos Nós ainda nos dias de hoje. Muito obrigado pela força que todos vocês tem me dado, pois é muito difícil falar e mostrar coisas serias neste mundo. 

José Carlos Ribeiro, membro da PiB de Campo Grande MS Julho de 14

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bíblia Sagrada comentada por livros por José Carlos Ribeiro Comentário nos livros de Joel, Amós, Obadias, Jonas & Miquéias: livros 29, 30,31,32,33 e 34

 Bíblia Sagrada comentada por livros por José Carlos Ribeiro    Comentário nos livros de Joel, Amós, Obadias, Jonas & Miquéias: livros 29, 30,31,32,33 e 34           O nome Joel significa, literalmente, “ Jeová é Deus”. Este é um nome muito comum em Israel, e Joel, o profeta, é especificado como o filho de Petuel. Nada é conhecido a respeito dele ou da circunstância de sua vida. Provavelmente que ele tenha vivido em Judá e profetizado em Jerusalém. Não há como datar o livro com absoluta certeza, e os estudiosos variam em suas opiniões. Há referências tanto em Amós como em Isaías, que também estão em Joel (comparar Amós 1.2 com Joel. 3.16 e Isa. 13.6 com Jl 1.15) É opinião de muitos conservadores que Amós e Isaias tenham tomado emprestado de Joel, fazendo-o um dos mais antigos dos profetas menores. Além do mais, a adoração a Deus, a qual o sumo sacerdote Joiada restaurou durante o reinado de Joás (2.Rs 11; 2Crôn. 23.16), é suposta por Joel. Portanto muitos sustentam que

How to receive and deserve God's blessings in your life. Part V III. Purity and perseverance: it is part of God's blessings: also in Greek English and German

Como receber e merecer as bênçãos de Deus em sua vida. Parte V III. A                                              Pureza e perseverança: faz parte das bênçãos de Deus:                                                                                   Nobres leitores o tema continua mostrando um pouco mais sobre pureza e perseverança, pois é algo muito difícil nos dias de hoje. Ser puro incomoda, e perseverar em honestidade, lealdade, justiça, temor e obediência também incomodam. No mundo globalizado de hoje é quase impossível encontrar alguém puro, integro, honesto etc. ser puro não te dará benefícios financeiros, morais e religiosos. Vejam o exemplo do que esta acontecendo em nosso País onde ser corrupto, ladrão, bandido, canalha, pilantra, trás milhões de dólares nas contas destas pessoas. Ser puro neste País tem sentido contrario, pois aqui no Brasil, eles se purificaram e perseveram em corrupções roubando todo um País. A pureza de nossos políticos é tão evidente que, não consegui

Discernimento, entendimento e Sabedoria: O que é discernimento segundo a Bíblia. Parte I Também em Inglês Grego e Alemão

Discernimento, entendimento e Sabedoria: O que é discernimento segundo a Bíblia. Parte I                   Conhecendo  melhor a Bíblia, e a palavra de Deus.            Nobres leitores irei mostrar a todos vocês um pouco mais sobre o que é discernimento segundo a palavra de Deus.  O discernimento é essencial no processo de tomar decisões sábias.   A Bíblia diz em Tiago 1: “ 5  E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. 6  Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. 7  Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. 8  O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos. 9  Mas glorie-se o irmão abatido na sua exaltação, 10  E o rico em seu abatimento; porque ele passará como a flor da erva. 11  Porque sai o sol com ardor, e a erva seca, e a sua flor cai, e a formos