Pular para o conteúdo principal

Convertendo os perdidos. Parte IV

Convertendo os perdidos. Parte IV
 Antes de confiarmos inteiramente no Senhor, temos que considerar a revelação que ele nos deu.
Primeiro, suas promessas devem ser cridas? Deus tem capacidade de cumprir suas promessas.
Podemos colocar em suas mãos nossas vidas temporais, nossas possessões eternas e nossa alma eterna? Podemos amá-lo, com segurança. Vamos considerar cinco pontos, neste tema, acompanhados pelas suas referências nas Escrituras.
1. Deus fez muitas promessas maravilhosas, todas precedidas pela devida consideração. Nenhuma delas cairá, nem uma pequena parte delas. Estas promessas podem até ser tardias, da maneira que os homens consideram algo como sendo tardio. Aprendemos numa lição anterior que Deus, embora escolha trabalhar de acordo com a lei do tempo, não é ele mesmo limitado pelo tempo, e certamente ele não é obrigado a fazer as coisas na hora em que nós achamos que ele deveria fazê-las. Portanto, deixe-me dizer isso de novo.
Deus fez muitas promessas maravilhosas, todas precedidas pela devida consideração, e nenhuma delas irá falhar, nem sequer uma pequena parte delas, mesmo que pareça que elas demoram muito a acontecer.
No quinto livro do Velho Testamento, encontramos as seguintes palavras: Saberás, pois, que o Senhor teu Deus, ele é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e guardam os seus mandamentos. (Deut. 7:9). Prestem atenção também nestes versículos, que foram ditos e escritos a milhares de anos atrás, mas que são eternos, “duram para sempre”. Este cap., vai até nos vers. 26; procurem lê-los também, e sintam o poder da palavra de Deus. Deut.7. “6  Porque povo santo és ao Senhor teu Deus; o Senhor teu Deus te escolheu, para que lhe fosses o seu povo especial, de todos os povos que há sobre a terra. ... 8  Mas, porque o Senhor vos amava, e para guardar o juramento que fizera a vossos pais, o Senhor vos tirou com mão forte e vos resgatou da casa da servidão, da mão de Faraó, rei do Egito. 9  Saberás, pois, que o Senhor teu Deus, Ele é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e guardam os seus mandamentos. 10  E retribui no rosto qualquer dos que o odeiam, fazendo-o perecer; não será tardio ao que o odeia; em seu rosto lho pagará. 11  Guarda, pois, os mandamentos e os estatutos e os juízos que hoje te mando cumprir. (  Lv 26:3-13    Dt 28:1-14  ) 12  Será, pois, que, se ouvindo estes juízos, os guardardes e cumprirdes, o Senhor teu Deus te guardará a aliança e a misericórdia que jurou a teus pais; 13  E amar-te-á, e abençoar-te-á, e te fará multiplicar; abençoará o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, o teu grão, e o teu mosto, e o teu azeite, e a criação das tuas vacas, e o rebanho do teu gado miúdo, na terra que jurou a teus pais dar-te. 14  Bendito serás mais do que todos os povos; não haverá estéril entre ti, seja homem, seja mulher, nem entre os teus animais.”
“Deus através do Filho Jesus” é o Único que cumpre as promessas que um dia fez a todos nós. E mais: foram feitas por amor, mesmo sem merecermos. Nossos antepassados eram pecadores, mas havia uma promessa feita a Abraão que eles ficariam cativos por 430 anos no Egito, mas que seriam libertos depois deste tempo. Neste período em que ficaram cativos no Egito, não houve arrependimento de seu povo; pois em duas vezes, “Deus” pensou em acabar com tudo que “Ele” havia criado com muito amor.
A primeira vez foi quando Deus mandou Noé colocar casais de todas as espécies, e não pares do mesmo sexo dentro da arca. Quem entrou na arca! Apenas a família de Noé; pois o povo preferiu viver do pecado e no pecado. A segunda vez foi quando “Deus” prometeu a Moisés uma geração abençoada. Mas Moisés preferiu ficar com aquele povo pecador, e muitos não entraram e não herdaram a terra prometida por Deus, que manava leite e mel. Motivo: desobediência, rebeldia, teimosia, e murmuração. E o que nós fazemos nos dias de hoje? Tudo isto. Mas sabendo que é errado, que é pecado. 
    Perceba o que a Bíblia fala sobre Deus. Ele é fiel. Ele não é desonesto. Ele não é mentiroso. Se Deus falou, se Deus entrou numa aliança, se Deus prometeu fazer alguma coisa, ele vai manter sua palavra. Ele guarda a aliança e a misericórdia aos que o amam.
 Na Bíblia, lemos que Deus é o nosso Deus para sempre: Ele Salmo 48: “14  Porque este Deus é o nosso Deus para sempre; ele será nosso guia até à morte.”
Então, se você confiar sua vida a Deus, e confiar em Deus para te guiar, dirigir, e conduzir pela vida, você estará cometendo um erro? Não, Deus é digno desta confiança. O salmista diz que Ele nos guiará até o dia da nossa morte e, além disso, ele será nosso Deus para sempre.
 Em Deuteronômio aprendemos que ele guarda alianças a milhares de gerações, e no Salmo 48 vimos que ele será o Deus digno de confiança, para todo sempre.
 No Novo Testamento encontra-se uma declaração maravilhosa. A Bíblia diz “Em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos (Tito 1:2).”
 De acordo com a revelação escrita que Deus nos deu acerca de si mesmo (que nunca foi e nunca será desmentida, nem sequer um jota ou um til), Deus não pode mentir. Ele é digno da sua confiança? 
Esta é a melhor maneira que conheço de explicar o versículo que lemos. Se você é um homem, e não uma mulher (estamos falando sobre seu corpo físico), se você é um homem você não pode gerar um filho. Você não possui, dentro de você, a capacidade de gerar um filho. É absolutamente impossível você dar à luz um filho. Da mesma forma, Deus não pode mentir. Ele não possui, dentro de si mesmo, as características necessárias para mentir. Ele é santo. Ele é verdadeiro. Ele é totalmente justo. Ele não pode mentir.
2. Sempre traz-nos refrigério, quando estudamos exemplos que mostram como as promessas de Deus são mantidas nos mínimos detalhes no passar de muitos séculos. Ainda que os versículos a seguir prometam julgamento ao invés de bênçãos, mesmo assim eles são uma benção para nossos corações, porque eles nos ensinam que Deus mantém sua palavra.
 3. Deus nunca frustrou aqueles que confiaram nele num caso de emergência. Deus não pode falhar com eles e continuar sendo Deus. Podemos confiar nele para salvação, bem como para tudo que precisamos.
Em Josué encontra-se um versículo excelente das Escrituras: Palavra alguma falhou de todas as boas coisas Que o Senhor falou à casa de Israel; tudo se cumpriu (Josué 21:45). Que versículo maravilhoso, não é mesmo? Veja os motivos deste vers. 43  Desta maneira deu o Senhor a Israel toda a terra que jurara dar a seus pais; e a possuíram e habitaram nela. 44  E o Senhor lhes deu repouso de todos os lados, conforme a tudo quanto jurara a seus pais; e nenhum de todos os seus inimigos pôde resisti-los; todos os seus inimigos o Senhor entregou-lhes nas mãos. 45  Palavra alguma falhou de todas as boas coisas que o Senhor falou à casa de Israel; tudo se cumpriu.
Em Salmos 27:10, diz a Escritura: Porque, quando meu pai e minha mãe me desampararem, o Senhor me recolherá. Ele prometeu ser seu Pai celestial. Ele prometeu levar-nos em seus braços (Deut. 33:27)
Vejam também estes vers., o que Deus é capaz  de fazer, por amor: “27  O Deus eterno é a tua habitação, e por baixo estão os braços eternos; e ele lançará o inimigo de diante de ti, e dirá: Destrói-o. 28  Israel, pois, habitará só, seguro, na terra da fonte de Jacó, na terra de grão e de mosto; e os seus céus gotejarão orvalho. 29  Bem-aventurado tu, ó Israel! Quem é como tu? Um povo salvo pelo Senhor, o escudo do teu socorro, e a espada da tua majestade; por isso os teus inimigos te serão sujeitos, e tu pisarás sobre as suas alturas.”
Veja o que disse Deus em  (Isaías 49:15). Vejam os motivos que levou Deus falar assim no vers. 15:
“8  Assim diz o Senhor: No tempo aceitável te ouvi e no dia da salvação te ajudei, e te guardarei, e te darei por aliança do povo, para restaurares a terra, e dar-lhes em herança as herdades assoladas;9  Para dizeres aos presos: Saí; e aos que estão em trevas: Aparecei. Eles pastarão nos caminhos, e em todos os lugares altos haverá o seu pasto. 10  Nunca terão fome, nem sede, nem o calor, nem o sol os afligirá; porque o que se compadece deles os guiará e os levará mansamente aos mananciais das águas. 11  E farei de todos os meus montes um caminho; e as minhas estradas serão levantadas. 12  Eis que estes virão de longe, e eis que aqueles do norte, e do ocidente, e aqueles outros da terra de Sinim. 13  Exultai, ó céus, e alegra-te, ó terra, e vós, montes, estalai com júbilo, porque o Senhor consolou o seu povo, e dos seus aflitos se compadecerá. 14  Porém Sião diz: Já me desamparou o Senhor, e o meu Senhor se esqueceu de mim. 15  Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo Eu não me esquecerei de ti. 16  Eis que nas palmas das Minhas mãos Eu te gravei; os teus muros estão continuamente diante de Mim.”  Leiam até os vers. 26.       Ele prometeu ser um amigo mais chegado do que um irmão (Provérbios 18:24). “24  O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão.”
 Ele prometeu nunca nos deixar, nem nos abandonar Hebreus 13:5  Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei.6  E assim com confiança ousemos dizer: O Senhor é o meu ajudador, e não temerei O que me possa fazer o homem.”
 Se você confiar no Senhor Jesus Cristo, a maravilhosa promessa do Salmo 27: será sua. Se você confiar em Deus, se você crer no seu Filho, para sua salvação, ainda que seu pai ou sua mãe abandone você, o Senhor vai ampará-lo. Ele será o seu Pai. Ele será para você mais do que uma mãe é capaz de ser. Ele será para você mais do que qualquer amigo ou irmão pode ser. Ele será seu “tudo em todos”.
Sal.27. 1  O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei? 2  Quando os malvados, meus adversários e meus inimigos, se chegaram contra mim, para comerem as minhas carnes, tropeçaram e caíram. 3  Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria; ainda que a guerra se levantasse contra mim, nisto confiaria. 4  Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e inquirir no seu templo. 5  Porque no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão; no oculto do seu tabernáculo me esconderá; pôr-me-á sobre uma rocha. 6  Também agora a minha cabeça será exaltada sobre os meus inimigos que estão em redor de mim; por isso oferecerei sacrifício de júbilo no seu tabernáculo; cantarei, sim, cantarei louvores ao Senhor.”
O rei Davi confiava plenamente em Deus e era correspondido. E mais: Davi só ia para uma batalha, quando ele obtinha a resposta de Deus, e foi por isto que ele foi um grande rei guerreiro. Primeiro ele, buscava a Deus, e orava; e quando a resposta de sua oração, petição vinha, ai sim, ele ia e voltava vencedor; pois Deus estava com ele. Então porque devemos ser diferentes!
Você pode confiar em Deus para tomar conta de você. Você pode confiar em Deus para te amar, te guardar, te proteger, te abençoar. Você pode confiar nele completamente.
 Em Filipenses 4:19, aprendemos que, não somente você pode confiar em Deus para salvar sua alma, mas Cristo Jesus é também o meio pelo qual Deus supre todas as nossas necessidades. Este versículo maravilhoso diz, O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus. “Filip. 4. 19  O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus. 20  Ora, a nosso Deus e Pai seja dada glória para todo o sempre. Amém.”
É através das riquezas dele que Deus supre a tua necessidade. Ainda que você não consiga ver uma saída para prover as suas próprias necessidades, é maravilhoso conhecer Deus, olhar para Ele e confiar nEle, porque suas riquezas não têm limite. Ele sustém os mundos na palma de sua mão. Deus não tem falta de nada. Você pode confiar nEle.
 4. O plano e o propósito de Deus para nós é que todos os nossos desejos justos sejam satisfeitos e que sejamos totalmente e eternamente felizes.
 Quero citar vários versículos para você, sobre esta linha de raciocínio: Salmos16. “5  O Senhor é a porção da minha herança e do meu cálice; tu sustentas a minha sorte. 6  As linhas caem-me em lugares deliciosos: sim, coube-me uma formosa herança. 7  Louvarei ao Senhor que me aconselhou; até os meus rins me ensinam de noite. 8  Tenho posto o Senhor continuamente diante de mim; por isso que Ele está à minha mão direita, nunca vacilarei. 9  Portanto está alegre o meu coração e se regozija a minha glória; também a minha carne repousará segura. 10  Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção. 11  Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há fartura de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente.”
Preste atenção nestes vers., em Salmo 24. “1  Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam.2  Porque Ele a fundou sobre os mares, e a firmou sobre os rios. 3  Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo? 4  Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente. 5  Este receberá a bênção do Senhor e a justiça do Deus da sua salvação. 6  Esta é a geração daqueles que buscam, daqueles que buscam a tua face, ó Deus de Jacó.”
Quão preciosa é, ó Deus, a tua benignidade, pelo que os filhos dos homens se abrigam à sombra das tuas asas. Eles se fartarão da gordura da tua casa, e os farás beber da corrente das tuas delícias (Salmo 36:7-8. Você quer confiar em Deus? Você quer vir como um pintinho, que corre para a mãe, a qual abre suas asas sobre o pequenino e o coloca ao seu lado, para que ele sinta o seu calor, sua segurança, e sua proteção? Você quer confiar nas asas do Deus Altíssimo? Você quer descansar nele e permanecer nele? Ora, o que o mundo tem a te oferecer? Alguns de vocês nunca se tornaram cristãos. Vocês rejeitaram Jesus Cristo. 
Vocês estão enganados. Posso dizer, sem meias palavras, vocês estão errados. Deus dá plenitude de bênçãos, plenitude de prazer, plenitude de alegria, plenitude de felicidade, plenitude de satisfação.
Você sabe que as coisas, atividades e prazeres deste mundo nunca te deram esta plenitude. As coisas nunca podem satisfazer. Oh, como Deus quer abençoar você, e você tem apenas que crer nele.
 Veja outra grande promessa feita àqueles que crêem em Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas (Apocalipse 21:4). Mas Jesus não apenas isto. Veja outros versículos. Apoc. 21. “2  E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.3  E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. 4  E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. 5  E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis. 6  E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida. 7  Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.”
 Quero te pedir para fazer uma coisa. Você pode deixar de lado seu ceticismo e suas dúvidas, e, com todo seu coração, confiar em Deus? Você poderia parar de querer determinar se Ele é ou não digno de sua confiança?  Deus não está pedindo para você confiar num homem, num líder religioso, num pregador ou num professor. Sabemos que todos esses são fracos e falhos assim como nós.
Querido leitor, Deus está pedindo que você confie nEle. Ele não pode mentir. Ele guarda suas alianças. Ele cumpre aquilo que Ele disse que vai fazer. Deus não está apenas pedindo que você confie em quem é digno de confiança, mas Ele está na verdade pedindo que você faça a coisa mais fácil, a menor de todas as coisas.
 A palavra confiar possui o mesmo significado de dar crédito ou até mesmo de depositar esperança em algo ou alguém. Uma atitude indispensável para uma vida cristã abençoada é aplicarmos a nossa confiança no Senhor Deus Poderoso em todo tempo. O Salmo 34:8 diz que aquele que confia no Senhor é bem-aventurado (mais que feliz). Vejam também o que disse o rei Davi nesta oração. Façam o mesmo: reconheçam que só Ele é Deus. Sal. 34 “4  Busquei ao Senhor, e Ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores. 5  Olharam para ele, e foram iluminados; e os seus rostos não ficaram confundidos. 6  Clamou este pobre, e o Senhor o ouviu, e o salvou de todas as suas angústias. 7  O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra. 8  Provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nEle confia. 9  Temei ao Senhor, vós, os seus santos, pois nada falta aos que o temem. 10  Os filhos dos leões necessitam e sofrem fome, mas àqueles que buscam ao Senhor bem nenhum faltará. 11  Vinde, meninos, ouvi-me; eu vos ensinarei o temor do Senhor. 12  Quem é o homem que deseja a vida, que quer largos dias para ver o bem? 13  Guarda a tua língua do mal, e os teus lábios de falarem o engano. 14  Aparta-te do mal, e faze o bem; procura a paz, e segue-a. 15  Os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor. 16  A face do Senhor está contra os que fazem o mal, para desarraigar da terra a memória deles. 17  Os justos clamam, e o Senhor os ouve, e os livra de todas as suas angústias. 18  Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito. 19  Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas. 20  Ele lhe guarda todos os seus ossos; nem sequer um deles se quebra. 21  A malícia matará o ímpio, e os que odeiam o justo serão punidos. 22  O Senhor resgata a alma dos seus servos, e nenhum dos que nEle confiam será punido.”
Hoje, infelizmente muitos não desfrutam da plena felicidade por depositarem a sua confiança naquilo que é falho e passageiro. O profeta Jeremias aconselhou bem o povo de Israel a confiar plenamente no Senhor para que dessa forma pudessem agradá-lo. “Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas. Mas o que se gloriar glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o Senhor, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor.” Jeremias 9:23-24.
 Confiar Em Deus Com Todo Nosso Coração. A grande vitória está em confiar em Deus com todo nosso coração. Devemos depositar no nosso Senhor toda credibilidade, pois, Ele é fiel e de maneira nenhuma nos deixará envergonhados ou confundidos. E é com ênfase nessa necessidade da nossa confiança estar no Senhor que Salomão nos dá uma sábia instrução no trecho bíblico de Provérbios 22:17-19:  “Inclina o teu ouvido, e ouve as palavras dos sábios, e aplica o teu coração à minha ciência. Porque é coisa suave, se as guardares no teu coração, se as aplicares todas aos teus lábios. Para que a tua confiança esteja no Senhor, a ti tas faço saber hoje, sim, a ti mesmo.” Há 3 instruções no versículo 17 que fazem com que direcionemos sempre a nossa confiança no Senhor Deus Poderoso:
1 – Ser uma pessoa receptível e ensinável “Inclina o teu ouvido...” Este trecho nos leva a entender duas coisas: devemos ser receptíveis e ensináveis.
a)- Precisamos ser receptíveis à Palavra de Deus  - Na Parábola do Semeador há uma ênfase do Senhor Jesus de como deve ser a receptividade da Palavra do reino de Deus. A palavra de Deus somente gerará frutos no coração que a valoriza. É preciso vencer os obstáculos à receptividade da Palavra de Deus no coração como, por exemplo:
• a indiferença para com a Palavra
• a falta de intimidade com as Escrituras
• os cuidados desta vida que sufocam a Palavra
Precisamos nos esforçar e termos um coração bem preparado e receptível à palavra do reino de Deus.
Se não gerarmos disposição para desfrutarmos da Palavra de Deus, dificilmente ela frutificará na nossa vida. Quer seja pela leitura, meditação ou ouvindo, estejamos cientes que a Palavra gerará o seu fruto à medida que damos crédito a ela.
b)- Precisamos ser pessoas ensináveis -  Nunca é tarde para aprendermos algo novo de Deus, pois, Ele sempre tem algo inédito a nos revelar e nos ensinar a cada dia. A própria palavra de Deus nos diz: “Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor: como a alva, será a sua saída; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.” Oséias 6:3. O apóstolo Paulo dá uma grande lição em 2 Timóteo 4:13, pois vemos que ele mesmo já sabendo da sua morte ainda assim solicita os livros e pergaminhos para aprender um pouco mais das coisas de Deus. Se quisermos que a nossa confiança esteja no Senhor temos que estar dispostos a aprender com Deus através da sua Palavra. Nesse item podemos citar a pessoa de Josué. Este foi um comandante muito abençoado por ter expressado grande confiança no Senhor. E vemos que ele alcançou tal confiança porque não fechou o coração para a correção do Senhor na sua vida, como por exemplo, a situação da batalha contra a cidade de Ai – Josué 7:10-13.
Obs. Aqui nestes versículos, Deus mostra para Josué que havia um pecado cometido por alguém de seu povo. Esta pessoa era da tribo de Judá, povo de Deus. O exército comandado por Josué estava sendo massacrado por causa deste pecado. Deus mostrou a Josué onde estava este Anátema, pecado. O pecador foi punido de morte perante todos. Deus nunca suportou mentiras, inveja, ganância, cobiça, e este homem da tribo de Judá se apoderou de algo que não deveria, e todos estavam sendo punidos por isto. Saibam os motivos do peso da mão de Deus naquela época. O que aconteceu em Josué. 7. “10  Então disse o Senhor a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto? 11  Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram. 12  Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós. 13  Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o Senhor Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o anátema do meio de vós. 14  Amanhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; e será que a tribo que o Senhor tomar se chegará, segundo as famílias; e a família que o Senhor tomar se chegará por casas; e a casa que o Senhor tomar se chegará homem por homem. 15  E será que aquele que for tomado com o anátema será queimado a fogo, ele e tudo quanto tiver; porquanto transgrediu a aliança do Senhor, e fez uma loucura em Israel. 16  Então Josué se levantou de madrugada, e fez chegar a Israel, segundo as suas tribos; e a tribo de Judá foi tomada; 17  E, fazendo chegar a tribo de Judá, tomou a família dos zeraítas; e fazendo chegar a família dos zeraítas homem por homem, foi tomado Zabdi; 18  E, fazendo chegar a sua casa, homem por homem, foi tomado Acã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zerá, da tribo de Judá. 19  Então disse Josué a Acã: Filho meu, dá, peço-te, glória ao Senhor Deus de Israel, e faze confissão perante ele; e declara-me agora o que fizeste, não mo ocultes. 20  E respondeu Acã a Josué, e disse: Verdadeiramente pequei contra o Senhor Deus de Israel, e fiz assim e assim. 21  Quando vi entre os despojos uma boa capa babilônica, e duzentos siclos de prata, e uma cunha de ouro, do peso de cinqüenta siclos, cobicei-os e tomei-os; e eis que estão escondidos na terra, no meio da minha tenda, e a prata por baixo dela. 22  Então Josué enviou mensageiros, que foram correndo à tenda; e eis que tudo estava escondido na sua tenda, e a prata por baixo. 23  Tomaram, pois, aquelas coisas do meio da tenda, e as trouxeram a Josué e a todos os filhos de Israel; e as puseram perante o Senhor. 24  Então Josué, e todo o Israel com ele, tomaram a Acã filho de Zerá, e a prata, e a capa, e a cunha de ouro, e seus filhos, e suas filhas, e seus bois, e seus jumentos, e suas ovelhas, e sua tenda, e tudo quanto ele tinha; e levaram-nos ao vale de Acor. 25  E disse Josué: Por que nos perturbaste? O Senhor te perturbará neste dia. E todo o Israel o apedrejou; e os queimaram a fogo depois de apedrejá-los. 26  E levantaram sobre ele um grande montão de pedras, até o dia de hoje; assim o Senhor se apartou do ardor da sua ira; pelo que aquele lugar se chama o vale de Acor, até ao dia de hoje.”     Nobres leitores (as) eu considero muito importante mostrar com mais clareza qualquer tema aqui colocado por mim, ou por outras pessoas que eu pesquiso. Não importa se o tema vai ficar extenso, longo; qualquer versículo que fica de fora, poderá fazer uma enorme diferença para quem quer saber a verdade. Assim é na Bíblia Sagrada.  Um versículo deixado de lado, faz muita diferença sim: pois pode ser aquela palavra que te faltava naquele momento. Vocês viram aqui, o que aconteceu com exército de Josué. Aquele povo que eles pelejavam, era para serem destruídos com facilidade; mas havia algo errado, provocado por um deles,e que era da tribo de Judá. Mais grave ainda: era da geração eleita, escolhida e separada por Deus. Hoje você acha que Deus é indiferente com nossos erros.                                                                        O Senhor Jesus também nos aconselhou a sermos mansos e humildes de coração, ou seja, nos ensinou a sermos tratáveis. Mateus 11: “28  Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. 29  Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de Mim, que Sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. 30  Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.
          A Bíblia nomeia, em Provérbios 12: “1  O que ama a instrução ama o conhecimento, mas o que odeia a repreensão é estúpido. 2  O homem de bem alcançará o favor do Senhor, mas ao homem de intenções perversas Ele condenará. 3  O homem não se estabelecerá pela impiedade, mas a raiz dos justos não será removida.”
Tenha também um coração justo. É do coração que vem nossos pecados,: é no emocional que as coisas acontecem. Veja o que diz em Provérbios 15: 29  O Senhor está longe dos ímpios, mas a oração dos justos escutará. 30  A luz dos olhos alegra o coração, a boa notícia fortalece os ossos. 31  Os ouvidos que atendem à repreensão da vida farão a sua morada no meio dos sábios. 32  O que rejeita a instrução menospreza a própria alma, mas o que escuta a repreensão adquire entendimento. 33  O temor do Senhor é a instrução da sabedoria, e precedendo a honra vai a humildade.
 Veja um pouco mais sobre esta maquina da vida, enquanto bate: Prov.16.{...} 1  Do homem são as preparações do coração, mas do Senhor a resposta da língua. 2  Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o Senhor pesa o espírito. 3  Confia ao Senhor as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos. 4  O Senhor fez todas as coisas para atender aos seus próprios desígnios, até o ímpio para o dia do mal. 5  Abominação é ao Senhor todo o altivo de coração; não ficará impune mesmo de mãos postas. 6  Pela misericórdia e verdade a iniqüidade é perdoada, e pelo temor do Senhor os homens se desviam do pecado. 7  Sendo os caminhos do homem agradáveis ao Senhor, até a seus inimigos faz que tenham paz com Ele. 8  Melhor é o pouco com justiça, do que a abundância de bens com injustiça. 9  O coração do homem planeja o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos. ...17  Os retos fazem o seu caminho desviar-se do mal; o que guarda o seu caminho preserva a sua alma. 18  A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda. 19  Melhor é ser humilde de espírito com os mansos, do que repartir o despojo com os soberbos.20  O que atenta prudentemente para o assunto achará o bem, e o que confia no Senhor será bem-aventurado. 21  O sábio de coração será chamado prudente, e a doçura dos lábios aumentará o ensino. 22  O entendimento para aqueles que o possuem, é uma fonte de vida, mas a instrução dos tolos é a sua estultícia. 23  O coração do sábio instrui a sua boca, e aumenta o ensino dos seus lábios. 24  As palavras suaves são favos de mel, doces para a alma, e saúde para os ossos. 25  Há um caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte.
 2 – Precisamos ouvir os sábios “...e ouve as palavras dos sábios...” - Para que a nossa confiança esteja no Senhor, é necessário que ouçamos as palavras dos sábios. Essa necessidade é uma boa influência recebida de pessoas que realmente desfrutam de uma profunda intimidade com Deus e que possuem palavras que geram vida no nosso interior. Sendo assim, é muito importante avaliarmos com quem andamos e com quem compartilhamos a nossa vida. Isso pode fazer muita diferença na nossa confiança no Senhor. Muita gente anda frustrada e derrotada na fé porque tem andado com pessoas que são privadas da sabedoria do alto e que estão mergulhadas na incredulidade.  A própria Bíblia nos diz em Provérbios 13:20 - “Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos ser tornará mau.”. Mas não é apenas isto. Veja outros versículos, o que dizem eles. Prov. 13. “14  A doutrina do sábio é uma fonte de vida para se desviar dos laços da morte.15  O bom entendimento favorece, mas o caminho dos prevaricadores é áspero. 16  Todo prudente procede com conhecimento, mas o insensato espraia a sua loucura.17  O que prega a maldade cai no mal, mas o embaixador fiel é saúde. 18  Pobreza e afronta virão ao que rejeita a instrução, mas o que guarda a repreensão será honrado. 19  O desejo que se alcança deleita a alma, mas apartar-se do mal é abominável para os insensatos. 20  O que anda com os sábios ficará sábio, mas o companheiro dos tolos será destruído. 21  O mal perseguirá os pecadores, mas os justos serão galardoados com o bem. 22  O homem de bem deixa uma herança aos filhos de seus filhos, mas a riqueza do pecador é depositada para o justo.”
Precisamos estar cientes de que há pessoas que estão à nossa volta que não possuem palavras adequadas para a nossa vida devido a incredulidade ou falta de intimidade com Deus,  as más companhias corrompem os bons costumes e nos levam a uma vida derrotada – I  Coríntios 15:33. Para os que queremos depositar no Senhor a nossa confiança fica uma pergunta: a quem estamos dando ouvido? “33  Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes. 34  Vigiai justamente e não pequeis; porque alguns ainda não têm o conhecimento de Deus; digo-o para vergonha vossa.” Encontramos em Marcos 5:24-29 o exemplo duma mulher que sofreu um fluxo de sangue por cerca de 12 anos e que inclinou o seu ouvido e deu crédito a alguém provido de sabedoria e teve a sua fé despertada para uma grande vitória. Aquela mulher já havia perdido todos os seus bens com a medicina e a sua situação havia piorado ainda mais. Ela poderia ter valorizado as palavras descritas nos diagnósticos ou poderia ter dado ouvido ao pessimismo que, certamente, procurava dominar o seu coração. Mas aquela mulher deu crédito a alguém que falou de Jesus ao seu coração, ou seja, ela valorizou as palavras de um sábio e com isso teve sua fé despertada para um grande milagre num ato de fé. Há muitas pessoas que sofrem porque andam com pessoas erradas.
Nobres leitores (as) tudo aqui colocado é para que você que está perdido, achando que nada mais poderá ser feito para que sejas salvo, e liberto dos pecados; saiba que, existe Um que morreu por seus pecados, e venceu a morte no terceiro dia, quando “Ele” ressuscitou. “Jesus Cristo”. Sua vida tem solução, saída sim. Mas você tem que fazer sua parte, que é se arrepender, se converter a Cristo, abandonar as facilidades do mundo, e buscar primeiro “Ele, Jesus” e confiar somente nEle e nunca no homem, pois somos falhos e pecadores. As facilidades do mundo é ruína para toda a humanidade, pois Deus não evoluiu, isto é triste.
Este tema está sendo pesquisado, revisado, e reescrito por José Carlos Ribeiro, membro da PiB  de C.G. MS
Sou formado em capelania hospitalar, e estudioso da Bíblia Sagrada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bíblia Sagrada comentada por livros por José Carlos Ribeiro Comentário nos livros de Joel, Amós, Obadias, Jonas & Miquéias: livros 29, 30,31,32,33 e 34

 Bíblia Sagrada comentada por livros por José Carlos Ribeiro    Comentário nos livros de Joel, Amós, Obadias, Jonas & Miquéias: livros 29, 30,31,32,33 e 34           O nome Joel significa, literalmente, “ Jeová é Deus”. Este é um nome muito comum em Israel, e Joel, o profeta, é especificado como o filho de Petuel. Nada é conhecido a respeito dele ou da circunstância de sua vida. Provavelmente que ele tenha vivido em Judá e profetizado em Jerusalém. Não há como datar o livro com absoluta certeza, e os estudiosos variam em suas opiniões. Há referências tanto em Amós como em Isaías, que também estão em Joel (comparar Amós 1.2 com Joel. 3.16 e Isa. 13.6 com Jl 1.15) É opinião de muitos conservadores que Amós e Isaias tenham tomado emprestado de Joel, fazendo-o um dos mais antigos dos profetas menores. Além do mais, a adoração a Deus, a qual o sumo sacerdote Joiada restaurou durante o reinado de Joás (2.Rs 11; 2Crôn. 23.16), é suposta por Joel. Portanto muitos sustentam que

How to receive and deserve God's blessings in your life. Part V III. Purity and perseverance: it is part of God's blessings: also in Greek English and German

Como receber e merecer as bênçãos de Deus em sua vida. Parte V III. A                                              Pureza e perseverança: faz parte das bênçãos de Deus:                                                                                   Nobres leitores o tema continua mostrando um pouco mais sobre pureza e perseverança, pois é algo muito difícil nos dias de hoje. Ser puro incomoda, e perseverar em honestidade, lealdade, justiça, temor e obediência também incomodam. No mundo globalizado de hoje é quase impossível encontrar alguém puro, integro, honesto etc. ser puro não te dará benefícios financeiros, morais e religiosos. Vejam o exemplo do que esta acontecendo em nosso País onde ser corrupto, ladrão, bandido, canalha, pilantra, trás milhões de dólares nas contas destas pessoas. Ser puro neste País tem sentido contrario, pois aqui no Brasil, eles se purificaram e perseveram em corrupções roubando todo um País. A pureza de nossos políticos é tão evidente que, não consegui

Discernimento, entendimento e Sabedoria: O que é discernimento segundo a Bíblia. Parte I Também em Inglês Grego e Alemão

Discernimento, entendimento e Sabedoria: O que é discernimento segundo a Bíblia. Parte I                   Conhecendo  melhor a Bíblia, e a palavra de Deus.            Nobres leitores irei mostrar a todos vocês um pouco mais sobre o que é discernimento segundo a palavra de Deus.  O discernimento é essencial no processo de tomar decisões sábias.   A Bíblia diz em Tiago 1: “ 5  E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. 6  Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. 7  Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. 8  O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos. 9  Mas glorie-se o irmão abatido na sua exaltação, 10  E o rico em seu abatimento; porque ele passará como a flor da erva. 11  Porque sai o sol com ardor, e a erva seca, e a sua flor cai, e a formos