Pular para o conteúdo principal

Como enfrentar o medo da morte, e entendermos a morte se temos Jesus, o Salvador! Parte III



 Como enfrentar o medo da morte, e entender a morte, se Jesus é  Vida eterna! Parte III
Nobres leitores (as) como enfrentar o medo da morte. Como entender a morte! Porque não morremos?
            Morte: palavra pesada. É uma palavra, e uma ocasião inoportuna, e que ninguém está preparado. Se déssemos valor à palavra de Deus, tudo em nossa vida teria outro rumo. Infelizmente o mundo prefere viver na mentira e dá mentira; quando ficamos doentes, ai lembramo-nos de Deus, fazemos promessas e não cumprimos. A morte é certa, mas a vida eterna é que deveria ser valorizada, e levada a serio, pois muitos jamais terão, pelo simples fato de amar e viver na mentira; no tudo pode, e no tudo é possível e permitido. A vida só acaba na morte, isto todos nós sabemos, mas o espírito continua vivo, e volta para o criador, “Deus”, e este espírito, alma só morrerá no dia do juízo final que será para todos, e só Deus sabe quando será. Muitos provarão da segunda morte sim por causa da desobediência a “Deus”; por achar que Deus é cego, surdo e mudo. Ele não é: o dia em que todos tiverem “Jesus” como único Senhor e Salvador, entenderá que morrer para o mundo é viver para Cristo. Morrer para Cristo e com Cristo, não é o fim, mas sim o começo de uma nova vida para toda eternidade junto a “Deus e o Filho Jesus”. Não precisamos buscar psicólogos, psiquiatras, psicanalistas para entender que Jesus é vida. Basta nós fazermos o seguinte:
Crer em Jesus, aceita-lo como nosso único Senhor e Salvador, se arrepender de todos os pecados cometidos, ser batizado em nome do “Pai, Filho e Espírito Santo”, descer as aguas de verdade, de corpo inteiro, e não algumas gotinhas na cabeça. E mais: de nada adianta ser batizado ainda bebe: sabe por quê? Crianças, bebes são puras, não tem pecados. O correto é a partir dos doze anos de idade, esta é a verdade bíblica, de Deus, mas existe denominação que faz isto, mesmo sabendo da verdade. Se Jesus é vida, porque temer a morte. O dia em que você levar a serio de servir a Deus, e não brincar de servir a Deus, sua opinião sobre a morte irá mudar. Veja o que diz em Salmos 145. “17  Justo é o Senhor em todos os seus caminhos, e santo em todas as suas obras.18  Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade. 19  Ele cumprirá o desejo dos que o temem; ouvirá o seu clamor, e os salvará. 20  O Senhor guarda a todos os que o amam; mas todos os ímpios serão destruídos.”
A razão pela qual os cristãos podem confiar nas promessas de Deus é que Ele as atesta através de sua santidade (Salmo 89:35). Vejam estes versículos também para que você entenda melhor o amor de Deus {...} 3  Fiz uma aliança com o meu escolhido, e jurei ao meu servo Davi, dizendo: 4  A tua semente estabelecerei para sempre, e edificarei o teu trono de geração em geração. 13  Tu tens um braço poderoso; forte é a tua mão, e alta está a tua destra. 14  Justiça e juízo são a base do teu trono; misericórdia e verdade irão adiante do teu rosto. 15  Bem-aventurado o povo que conhece o som alegre; andará, ó Senhor, na luz da tua face. 20  Achei a Davi, meu servo; com santo óleo o ungi, 21  Com o qual a Minha mão ficará firme, e o Meu braço o fortalecerá. 22  O inimigo não o importunará, nem o filho da perversidade o afligirá.23  E eu derrubarei os seus inimigos perante a sua face, e ferirei aos que o odeiam. 24  E a minha fidelidade e a minha benignidade estarão com ele; e em meu nome será exaltado o seu poder.28  A minha benignidade lhe conservarei Eu para sempre, e a Minha aliança lhe será firme, 29  E conservarei para sempre a sua semente, e o seu trono como os dias do céu. 34  Não quebrarei a minha aliança, não alterarei o que saiu dos meus lábios. 35  Uma vez jurei pela minha santidade que não mentirei a Davi.36  A sua semente durará para sempre, e o seu trono, como o sol diante de Mim.37  Será estabelecido para sempre como a lua e como uma testemunha fiel no céu.}
 Diz assim em Isaías 6: “ 2  Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam. E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.”
Veja o que diz em Apoc.4. “8  E os quatro animais tinham, cada um de per si, seis asas, e ao redor, e por dentro, estavam cheios de olhos; e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir. 9  E, quando os animais davam glória, e honra, e ações de graças ao que estava assentado sobre o trono, ao que vive para todo o sempre, 10  Os vinte e quatro anciãos prostravam-se diante do que estava assentado sobre o trono, e adoravam o que vive para todo o sempre; e lançavam as suas coroas diante do trono, dizendo: 11  Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas.”
            Obs. Aqui eles estão falando da Jesus Cristo, que já era Santo, mas ainda viria ao mundo como filho do homem, mas sendo Filo único de Deus.
A santidade de Deus envolve uma separação estrita do pecado e uma justiça perfeita em lidar com o mesmo em suas criaturas. O conceito da salvação não faz sentido a menos que comecemos com a santidade de Deus. Consequentemente, o pecado não é uma coisa que pode ser jogada de lado como algo sem importância ou convenientemente ignorada. A existência do pecado necessita de resposta.  O apóstolo Paulo lidou com esse problema em Romanos 3:21-26  “21  Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas; 22  Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que creem; porque não há diferença. 23  Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; 24  Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. 25  Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; 26  Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.”
Mostrando como Deus pode ao mesmo tempo ser "o justo e justificador de todos aqueles que creem em Jesus" (3:26). A ênfase principal desta passagem é a justiça de Deus, mencionada nos versículos 21, 22, 25 e 26. Desde que a santidade de Deus é uma parte imutável de seu caráter, ele não irá simplesmente ignorar a rebelião do pecado. Entretanto, justiça e misericórdia se misturam no plano de Deus para o homem de modo a prover "a justiça de Deus através da fé em Jesus Cristo para todos os que creem" (3:22).  Deus não viola a sua santidade ao prover a salvação, por que Deus o Filho provê "propiciação por seu próprio sangue" para todos os que creem (3:25). A "propiciação" se refere à satisfação da justiça divina e vem da prática de ungir com o sangue sacrificial o assento da misericórdia da Arca da Aliança do Velho Testamento. Esta aplicação do sangue simbolizava a morte de um substituto como o preço por quebrar a lei de Deus. Jesus Cristo se tornou nosso Substituto, "porque o salário de pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna através de Jesus Cristo, nosso Senhor" (Romanos 6:23).
Jesus sofreu na Cruz, e os apóstolos explicam o sofrimento dizendo: Isto era para demonstrar a justiça de Cristo, porque, através de sua presciência, Deus pode perdoar pecados cometidos anteriormente"(Romanos 3:25). Deus perdoou os pecados dos crentes do Velho Testamento com base no sacrifício futuro de Cristo, assim como Ele perdoa hoje com base no mesmo sacrifício, agora passado, feito de uma vez por todas Hebreus 10: “9  Então disse: Eis aqui venho, para fazer, ó Deus, a tua vontade. Tira o primeiro, para estabelecer o segundo. 10  Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E Eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo; 11  E não ensinará cada um a seu próximo, Nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; Porque todos me conhecerão, Desde o menor deles até ao maior. 12  Porque serei misericordioso para com suas iniquidades, E de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais. 13  Daqui em diante esperando até que os seus inimigos sejam postos por escabelo de seus pés. 14  Porque com uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que são santificados. 15  E também o Espírito Santo no-lo testifica, porque depois de haver dito: 16  Esta é a aliança que farei com eles Depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seus corações, E as escreverei em seus entendimentos; acrescenta: 17  E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniquidades.
18  Ora, onde há remissão destes, não há mais oblação pelo pecado.   “Se não há pecado, não há morte”
          Acima de tudo, Deus permanece santo. A ponto principal da pregação de Paulo em Tessalônica foi que "Cristo devia sofrer e se levantar dos mortos" Atos 17: “2  E Paulo, como tinha por costume, foi ter com eles; e por três sábados disputou com eles sobre as Escrituras, 3  Expondo e demonstrando que convinha que Cristo padecesse e ressuscitasse dentre os mortos. E este Jesus, que vos anuncio, dizia ele, é o Cristo.”  A morte de Cristo não foi opcional. Ela era o centro do plano de Deus para a salvação do homem. Muita confusão resulta da noção incorreta de que Deus o Pai não amava a Cristo porque quis que Ele morresse para que o pecado do homem pudesse ser perdoado. Essa conclusão ignora o ensino básico das Escrituras de que Jesus era Deus o Filho que, tão perfeitamente como Deus o Pai, trabalhou para o plano da redenção. Na véspera de sua crucificação, Jesus orou: "Pai, a hora é chegada, glorifica a teu Filho, para que o Filho glorifique a ti" (João 17:1). Este foi o Salvador: 1  Jesus falou assim e, levantando seus olhos ao céu, disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a Teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a Ti; 2  Assim como lhe deste poder sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos quantos lhe deste. 3  E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.4  Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer. 5  E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de Ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse. 6  Manifestei o Teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus, e Tu mos deste, e guardaram a Tua palavra. 7  Agora já têm conhecido que tudo quanto me deste provém de Ti; 8  Porque lhes dei as palavras que Tu me deste; e eles as receberam, e têm verdadeiramente conhecido que saí de Ti, e creram que me enviaste. 9  Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são Teus.10  E todas as minhas coisas são Tuas, e as Tuas coisas são minhas; e nisso Sou glorificado. 11  E Eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e Eu Vou para Ti. Pai santo, guarda em Teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós.”
Diz assim em Hebreus 12:2 revela que Jesus suportou a cruz e desprezou sua vergonha por causa da "alegria que lhe fora proposta". Enquanto alguns retratam Jesus indo para a cruz em protesto contra o Pai cruel, as Escrituras mostram o Pai e o Filho em perfeita harmonia na redenção.  “1  Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,2  Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.3  Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos.”
A santidade, justiça e retidão de Deus são partes imutáveis de seu caráter, de modo que ele exerce julgamento contra o pecado como aquele que é soberano sobre o reino moral. Ainda assim, ele próprio pagou o preço justo pelo pecado na pessoa de seu Filho para que, sem violar sua santa natureza, ele garantisse perdão e justificação a todos os que creem.
Autores: Henry Morris e Martin Clark. Extraído de The Bible Has the Answer, publicado por Master Books, 1987. Usado com permissão.
Quando alguém importante morre, as pessoas realmente ficam tristes, e isso é algo comum, pois é um
assunto sensível, que envolve o sentimento das pessoas. Se você também está passando por está situação, precisando de algumas dicas para superar o falecimento de um ente querido, saiba que existem algumas maneiras de amenizar a sua dor, porém esquecer o acontecimento ou mesmo a pessoa é algo muito difícil, que só mesmo o tempo poderá ajudar. Entretanto, há algumas atitudes que você pode tomar par que sua dor e tristeza não sejam tão grandes. Primeiramente, evite pensar no acontecido. Procure algo para manter sua mente ocupada. Note que não está sendo dito para você esquecer o que aconteceu, ou a pessoa falecida, mas sim para EVITAR pensar nisso. Outra forma bastante simples de aliviar seu sofrimento é conversar com alguém. De preferência pessoas que não convivam com você, e que não têm um alto grau de envolvimento, tanto pessoal como emocional, como colegas de trabalho, de faculdade, ou mesmo seus colegas de escola, caso ainda não tenham concluído o ensino médio. Fazer alguma atividade que lhe dê prazer, como caminhada, ciclismo, pintura, artesanato, enfim, algo que faça você se sentir bem e feliz, também são meios para sentir-se melhor  após a morte de um ente querido. Entretanto, evite atividades em que não há muita interação com outras pessoas e nas quais permaneça em um local fechado, e procure fazer atividades físicas ao ar livre. Evite isolar-se, pois isso pode agravar o sentimento de angustia. Ao invés disso, procure estar sempre com pessoas alegres e animadas, pois estas ajudarão a levantar o seu astral e melhorar seu humor. Com o passar do tempo, as lembranças ruins irão embora e somente restarão bons momentos ao lado daqueles que se foram, assim como a saudade deles e a vontade de que estivessem conosco hoje. A tristeza também não estará presente em sua vida e você poderá voltar a ser uma pessoa alegre e animada novamente, abandonando assim essa fase dolorosa que é a perda de alguém importante em nossas vidas.
Nobres leitores (as) observem que, a maneira mais fácil de combater o medo da morte, e o fato de que a morte e certa, só existe um único caminho a seguir. Chama-se “Jesus Cristo”: sabe por quê? Ele  “Jesus” venceu a morte, quando Ele, ressuscitou no terceiro dia. A morte pertence ao diabo, que foi derrotado por “Jesus”. Terapias lhes ajudarão, mas não lhes trarão a certeza de que não devemos temer a morte! Porque “Jesus” é vida, e vida eterna ao lado do “Pai, Deus”. Quem estiver no único e bom caminho que é “Jesus”, não morrerá, mas sim viverá na glória do único que tem a vida eterna.
A morte é certa para quem não crê em “Deus, através do Filho Jesus”. E quem estiver no pecado, e não se arrepender e não se converter e não aceitar “Jesus” como Único Senhor e Salvador, realmente já está morto e no inferno.
Este tema foi pesquisado por José Carlos Ribeiro, membro da PiB de Campo Grande MS e revisado em 29 de dezembro de 14. Muito obrigado a todos vocês meu nobres leitores (as), espero estar conseguindo mostrar-lhes um pouco da verdade bíblica em nome de Jesus Cristo
Email. Jcr0856@hotmail.com 
Obs. Este tema já foi feito há alguns anos atrás, mas como houve centenas de acesso sobre este tema, eu decidi dar uma revisada, e melhorar um pouco mais seu entendimento. O nome pode estar um pouco diferente, mas o conteúdo apenas melhorou. Fiquem com Deus, aproveitem bastante e tirem suas duvidas em relação a morte; pois morrer para o mundo é viver para Cristo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bíblia Sagrada comentada por livros por José Carlos Ribeiro Comentário nos livros de Joel, Amós, Obadias, Jonas & Miquéias: livros 29, 30,31,32,33 e 34

 Bíblia Sagrada comentada por livros por José Carlos Ribeiro    Comentário nos livros de Joel, Amós, Obadias, Jonas & Miquéias: livros 29, 30,31,32,33 e 34           O nome Joel significa, literalmente, “ Jeová é Deus”. Este é um nome muito comum em Israel, e Joel, o profeta, é especificado como o filho de Petuel. Nada é conhecido a respeito dele ou da circunstância de sua vida. Provavelmente que ele tenha vivido em Judá e profetizado em Jerusalém. Não há como datar o livro com absoluta certeza, e os estudiosos variam em suas opiniões. Há referências tanto em Amós como em Isaías, que também estão em Joel (comparar Amós 1.2 com Joel. 3.16 e Isa. 13.6 com Jl 1.15) É opinião de muitos conservadores que Amós e Isaias tenham tomado emprestado de Joel, fazendo-o um dos mais antigos dos profetas menores. Além do mais, a adoração a Deus, a qual o sumo sacerdote Joiada restaurou durante o reinado de Joás (2.Rs 11; 2Crôn. 23.16), é suposta por Joel. Portanto muitos sustentam que

How to receive and deserve God's blessings in your life. Part V III. Purity and perseverance: it is part of God's blessings: also in Greek English and German

Como receber e merecer as bênçãos de Deus em sua vida. Parte V III. A                                              Pureza e perseverança: faz parte das bênçãos de Deus:                                                                                   Nobres leitores o tema continua mostrando um pouco mais sobre pureza e perseverança, pois é algo muito difícil nos dias de hoje. Ser puro incomoda, e perseverar em honestidade, lealdade, justiça, temor e obediência também incomodam. No mundo globalizado de hoje é quase impossível encontrar alguém puro, integro, honesto etc. ser puro não te dará benefícios financeiros, morais e religiosos. Vejam o exemplo do que esta acontecendo em nosso País onde ser corrupto, ladrão, bandido, canalha, pilantra, trás milhões de dólares nas contas destas pessoas. Ser puro neste País tem sentido contrario, pois aqui no Brasil, eles se purificaram e perseveram em corrupções roubando todo um País. A pureza de nossos políticos é tão evidente que, não consegui

Discernimento, entendimento e Sabedoria: O que é discernimento segundo a Bíblia. Parte I Também em Inglês Grego e Alemão

Discernimento, entendimento e Sabedoria: O que é discernimento segundo a Bíblia. Parte I                   Conhecendo  melhor a Bíblia, e a palavra de Deus.            Nobres leitores irei mostrar a todos vocês um pouco mais sobre o que é discernimento segundo a palavra de Deus.  O discernimento é essencial no processo de tomar decisões sábias.   A Bíblia diz em Tiago 1: “ 5  E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. 6  Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. 7  Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. 8  O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos. 9  Mas glorie-se o irmão abatido na sua exaltação, 10  E o rico em seu abatimento; porque ele passará como a flor da erva. 11  Porque sai o sol com ardor, e a erva seca, e a sua flor cai, e a formos