Lei, graça e
Salvação parte III
A salvação sempre foi o alvo da procura incessante do homem: mas é fruto de seu relacionamento íntimo com Deus, o Criador e Salvador de todas as criaturas. 2. A HISTORIA DA SALVAÇÃO
2.1. A Bíblia como história da salvação: Antes de entrarmos especificamente na revelação que nos é transmitida através da história da salvação, faremos breve-comentário sobre a Bíblia apresentando a mensagem da salvação encarnada numa história humana. A história da revelação não se restringe ao campo da profecia; o próprio evento da história é uma revelação, pois esta se realiza durante e através da história.
A salvação sempre foi o alvo da procura incessante do homem: mas é fruto de seu relacionamento íntimo com Deus, o Criador e Salvador de todas as criaturas. 2. A HISTORIA DA SALVAÇÃO
2.1. A Bíblia como história da salvação: Antes de entrarmos especificamente na revelação que nos é transmitida através da história da salvação, faremos breve-comentário sobre a Bíblia apresentando a mensagem da salvação encarnada numa história humana. A história da revelação não se restringe ao campo da profecia; o próprio evento da história é uma revelação, pois esta se realiza durante e através da história.
“A história sagrada é
eminentemente uma presença salvífica de Deus no comportamento humana. Como presença divina, comporta uma carga de
novidade.” 8) Através
da revelação contida na Bíblia, podemos observar que Deus se revela
pouco-a-pouco porque Ele se mostra através dos fatos históricos que se sucedem
no tempo e não em um instante; porque o homem vai progredindo cultural e
espiritualmente e vai adquirindo aptidão cada vez maior para compreender as
verdades superiores.
2.2. Os elementos da história da salvação:
Como vimos, de acordo com a Bíblia, a revelação é a ação de Deus em busca do homem em sua história: a libertação do povo de Deus do Egito, a presença divina no Sinai, a quebra da aliança, os sinais operados pelos servos de Deus e, finalmente, a manifestação do Filho de Deus encarnado.
A revelação real de Deus ocorre exclusivamente pela Palavra de Deus e pelas palavras dos homens, que podemos chamar de revelação verbal; ambas estão ligadas entre si, formando um só todo. Podemos ainda denominar de revelação natural uma ação de Deus no mundo e na história, quando todo ser e ação dependem de uma causa transcendente; essa revelação natural não é uma história salvífica em sentido próprio e estrito. Por isso, podemos afirmar que os elementos constitutivos da história da salvação são dois: a revelação e a graça. Quando a subjetividade humana se resume em ser humana, ela tira o poder da Palavra divina, rebaixando-a ao nível das palavras do homem, mesmo que contenha algo relacionado a Deus. Por isso, só pode haver história salvífica e revelação em sentido próprio, quando o receptáculo for um com Deus; isso equivale a dizer que a história da salvação é a história da graça. Somente a graça de Deus pode atuar na subjetividade do homem, a fim de que ele receba a Palavra de Deus como sendo de Deus mesmo.
2.3. Um dos problemas relacionados à história da salvação que preocupam os teólogos, os estudiosos da Bíblia e outros cristãos é o da salvação daqueles homens que não pertenceram à aliança de Deus com Abraão e Moisés, que viveram antes deles e que viveram alheios ao povo de Deus, os que não foram atingidos pela revelação do Antigo Testamento. Há algumas hipóteses a considerar, como: o homem daqueles tempos não precisava de fé para se salvar. A essa ideia se opõe claramente Hebreus 11.6. Toda salvação é proveniente da fé fundamentada numa revelação divina. Assim, admite-se que a graça salvadora sobrenatural foi oferecida a todos os homens pela vontade universal de Deus. Essa graça opera uma mudança na consciência.
Passo a passo com a história salvífica: A história da revelação (desde Abraão a Moisés) que denominamos como revelação, deve ser considerada então como história especial da revelação e da salvação.
2.2. Os elementos da história da salvação:
Como vimos, de acordo com a Bíblia, a revelação é a ação de Deus em busca do homem em sua história: a libertação do povo de Deus do Egito, a presença divina no Sinai, a quebra da aliança, os sinais operados pelos servos de Deus e, finalmente, a manifestação do Filho de Deus encarnado.
A revelação real de Deus ocorre exclusivamente pela Palavra de Deus e pelas palavras dos homens, que podemos chamar de revelação verbal; ambas estão ligadas entre si, formando um só todo. Podemos ainda denominar de revelação natural uma ação de Deus no mundo e na história, quando todo ser e ação dependem de uma causa transcendente; essa revelação natural não é uma história salvífica em sentido próprio e estrito. Por isso, podemos afirmar que os elementos constitutivos da história da salvação são dois: a revelação e a graça. Quando a subjetividade humana se resume em ser humana, ela tira o poder da Palavra divina, rebaixando-a ao nível das palavras do homem, mesmo que contenha algo relacionado a Deus. Por isso, só pode haver história salvífica e revelação em sentido próprio, quando o receptáculo for um com Deus; isso equivale a dizer que a história da salvação é a história da graça. Somente a graça de Deus pode atuar na subjetividade do homem, a fim de que ele receba a Palavra de Deus como sendo de Deus mesmo.
2.3. Um dos problemas relacionados à história da salvação que preocupam os teólogos, os estudiosos da Bíblia e outros cristãos é o da salvação daqueles homens que não pertenceram à aliança de Deus com Abraão e Moisés, que viveram antes deles e que viveram alheios ao povo de Deus, os que não foram atingidos pela revelação do Antigo Testamento. Há algumas hipóteses a considerar, como: o homem daqueles tempos não precisava de fé para se salvar. A essa ideia se opõe claramente Hebreus 11.6. Toda salvação é proveniente da fé fundamentada numa revelação divina. Assim, admite-se que a graça salvadora sobrenatural foi oferecida a todos os homens pela vontade universal de Deus. Essa graça opera uma mudança na consciência.
Passo a passo com a história salvífica: A história da revelação (desde Abraão a Moisés) que denominamos como revelação, deve ser considerada então como história especial da revelação e da salvação.
A
história geral da salvação, não é
outra coisa senão o caminho para a salvação individual.
Em Romanos, capítulos 1, 2, notamos que Paulo afirma que os pagãos são culpados diante de Deus, embora não tivessem ouvido nada da revelação do Velho Testamento. Uma vez responsabilizando o homem diante de Deus, independentemente dessa revelação, Paulo admite a revelação natural. Admite que o homem pode ter um comportamento salvífico diante de Deus pela observância da lei escrita no coração. Essa salvação só é possível mediante a graça divina. Sem dúvida alguma, assim como vem expresso na carta aos Romanos, todos os homens estariam perdidos sem a graça que justifica mediante Jesus Cristo. “A glória da graça incomparável do Cristo não aceita que todos os homens de antes dele, de fato, se tenham perdido. Antes se pode admitir que, em razão desta graça... também a humanidade de antes de Cristo conheceu uma real possibilidade de salvação”. Todas as fases anteriores devem ser compreendidas como preparação da história que nos foi dada em Jesus Cristo, por Deus. Em Jesus Cristo, a história da salvação atinge sua perfeição total e sua meta última. Em relação às profecias do Antigo Testamento que anunciavam a vinda do Messias, isto é, as profecias messiânicas, podem afirmar que Cristo já existia como “causa finalis” na história geral do Antigo Testamento, isto é, na história salvífica. As profecias sobre a nova e eterna aliança, a ideia do Messias, as ideias de que Deus quer salvar o resto de Israel, tudo indica que na Antiga Aliança havia uma dinâmica em perspectiva rumo a uma fase histórico-salvífica mais ampla e mais elevada. Os homens antes de Cristo e de sua auto-revelação viveram em Cristo e, de Cristo, tiveram uma fé que pode ser comparada à fé cristã, pois tais elementos são indispensáveis para a salvação.
Pergunta: "O que é salvação? Qual é a doutrina Cristã da salvação?"
Resposta: Salvação é a libertação do perigo ou sofrimento. Salvar é libertar ou proteger.
Em Romanos, capítulos 1, 2, notamos que Paulo afirma que os pagãos são culpados diante de Deus, embora não tivessem ouvido nada da revelação do Velho Testamento. Uma vez responsabilizando o homem diante de Deus, independentemente dessa revelação, Paulo admite a revelação natural. Admite que o homem pode ter um comportamento salvífico diante de Deus pela observância da lei escrita no coração. Essa salvação só é possível mediante a graça divina. Sem dúvida alguma, assim como vem expresso na carta aos Romanos, todos os homens estariam perdidos sem a graça que justifica mediante Jesus Cristo. “A glória da graça incomparável do Cristo não aceita que todos os homens de antes dele, de fato, se tenham perdido. Antes se pode admitir que, em razão desta graça... também a humanidade de antes de Cristo conheceu uma real possibilidade de salvação”. Todas as fases anteriores devem ser compreendidas como preparação da história que nos foi dada em Jesus Cristo, por Deus. Em Jesus Cristo, a história da salvação atinge sua perfeição total e sua meta última. Em relação às profecias do Antigo Testamento que anunciavam a vinda do Messias, isto é, as profecias messiânicas, podem afirmar que Cristo já existia como “causa finalis” na história geral do Antigo Testamento, isto é, na história salvífica. As profecias sobre a nova e eterna aliança, a ideia do Messias, as ideias de que Deus quer salvar o resto de Israel, tudo indica que na Antiga Aliança havia uma dinâmica em perspectiva rumo a uma fase histórico-salvífica mais ampla e mais elevada. Os homens antes de Cristo e de sua auto-revelação viveram em Cristo e, de Cristo, tiveram uma fé que pode ser comparada à fé cristã, pois tais elementos são indispensáveis para a salvação.
Pergunta: "O que é salvação? Qual é a doutrina Cristã da salvação?"
Resposta: Salvação é a libertação do perigo ou sofrimento. Salvar é libertar ou proteger.
A palavra carrega a ideia de vitória,
saúde, ou preservação. Às vezes, a Bíblia usa palavras como salvo ou salvação
para se referir à libertação temporária e física, tal como a libertação de
Paulo da prisão (Filipenses 1:19). “18 Mas que importa? Contanto que Cristo seja
anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisto me
regozijo, e me regozijarei ainda.
19 Porque sei que disto me
resultará salvação, pela vossa oração e pelo socorro do Espírito de Jesus
Cristo,”
O uso mais frequente da palavra salvação
tem a ver com libertação eterna e espiritual. Quando Paulo disse ao carcereiro
de Filipo o que ele precisava fazer para ser salvo, Paulo estava se referindo
ao destino eterno do carcereiro (Atos
16:30-31). Jesus igualou ser salvo com entrar no reino de Deus (Mateus
19:24-25). 23 Disse então Jesus aos seus
discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus. 24 E, outra vez vos digo que é mais fácil passar
um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus. 25 Os seus discípulos, ouvindo isto,
admiraram-se muito, dizendo: Quem poderá pois salvar-se? 26 E Jesus, olhando para eles,
disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível.”
Somos salvos de quê? Na doutrina Cristã da salvação, somos salvos da “ira”;
quer dizer, do julgamento de Deus sobre o pecado (Romanos 5:9; “9 Logo muito mais agora, tendo sido justificados
pelo seu sangue, seremos por Ele salvos da ira. 10
Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte
de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua
vida.”
1 Tessalonicenses 5:9). “9 Porque Deus não
nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor
Jesus Cristo,
10
Que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos
juntamente com Ele.” Nosso pecado nos separou de Deus, e a consequência do
pecado é morte
(Romanos 6:23). Salvação bíblica se refere à libertação da consequência do
pecado e envolve, portanto, remoção do pecado. “22 Mas agora, libertados do pecado, e feitos
servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida
eterna. 23 Porque o salário do pecado é
a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso
Senhor.
Quem pode salvar? Só Deus pode
remover pecado e nos livrar da penalidade do pecado (2 Timóteo 1:9; “7 Porque Deus não
nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação. 8 Portanto, não te envergonhes do testemunho de
nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu; antes participa das aflições
do evangelho segundo o poder de Deus, 9
Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas
obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo
Jesus antes dos tempos dos séculos; 10 E
que é manifesta agora pela aparição de nosso Salvador Jesus Cristo, o qual
aboliu a morte, e trouxe à luz a vida e a incorrupção pelo evangelho; 11 Para o que fui constituído pregador, e
apóstolo, e doutor dos gentios. 12 Por
cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem
tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até
àquele dia.”
Veja
o que diz em Tito 3:5). “4 Mas
quando apareceu a benignidade e amor de Deus, nosso Salvador, para com os
homens, 5 Não pelas obras de justiça que houvéssemos
feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e
da renovação do Espírito Santo,
6 Que abundantemente Ele derramou sobre nós por
Jesus Cristo nosso Salvador; 7 Para que, sendo justificados pela sua graça,
sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna.”
Como Deus salva? Na doutrina Cristã da salvação, Deus nos resgatou através
de Cristo (João 3:17). “16
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito,
para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 17
Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para
que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele.”
Especificamente, foi a morte de Jesus na
cruz e subsequente ressurreição que alcançou nossa salvação (Rom. 5:10; Efésios 1:7). A Bíblia é
clara que salvação é um gracioso dom de Deus que não merecemos (Efésios 2:5,8), e é disponível apenas
através de fé em Jesus Cristo (Atos
4:12).
Rom. 5. “10 Porque se nós, sendo inimigos, fomos
reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já
reconciliados, seremos salvos pela sua vida. 11 E não somente isto, mas também nos gloriamos
em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a
reconciliação.”
Como recebemos salvação? Somos salvos por fé. Primeiro, precisamos escutar o
evangelho – a boa nova da morte e ressurreição de Cristo (Efésios 1:13). “11 Nele, digo, em
quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o
propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade; 12 Com o fim de sermos para
louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo; 13 Em quem também vós estais, depois que
ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nEle
também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. 14 O qual é o penhor da nossa herança, para
redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória.
Então, precisamos acreditar – confiar
completamente no Senhor Jesus (Rom. 1:16).
“16 Porque não me envergonho do evangelho de
Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro
do judeu, e também do grego. 17 Porque nEle se descobre a justiça de Deus de
fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.” Isso envolve arrependimento, uma mudança de
mentalidade sobre pecado e Cristo (Atos 3:19) “17 E agora, irmãos, eu sei que o fizestes por
ignorância, como também os vossos príncipes. 18 Mas Deus assim cumpriu o que já dantes pela
boca de todos os seus profetas havia anunciado; que o Cristo havia de padecer. 19
Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos
pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor,”
E
invocar o nome do Senhor para a sua salvação: (Rom. 10:1 ao 13). “Irmãos, o bom desejo do meu
coração e a oração a Deus por Israel é para sua salvação. 3
Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a
sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus. 4 Porque o fim da lei é Cristo
para justiça de todo aquele que crê. 5 Ora Moisés descreve a justiça que é pela lei,
dizendo: O homem que fizer estas coisas viverá por elas. 6 Mas a justiça que é
pela fé diz assim: Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu? (isto é, a
trazer do alto a Cristo.) 7 Ou: Quem descerá ao abismo? (isto é, a tornar
a trazer dentre os mortos a Cristo.) 8 Mas que diz? A palavra está junto de ti, na
tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos, 9 A saber: Se com a tua boca
confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou
dentre os mortos, serás salvo. 10 Visto que com o coração se crê para a
justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. 11
Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido. 12
Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque
um mesmo é o Senhor de todos, rico para com
todos os que o invocam. 13 Porque todo aquele que
13 Porque todo aquele que
invocar o nome do Senhor será salvo.
Uma definição da doutrina Cristã da salvação seria: “A
libertação espiritual e eterna que Deus concede imediatamente a aqueles que
aceitam Suas condições de arrependimento e fé no Senhor Jesus”. Salvação só é
possível através de Jesus Cristo (João
14:6; Atos 4:12), e depende de Deus para a sua provisão, garantia e
segurança. “João. 14. 6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade
e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.’ Veja o que diz em Atos. 4. “10 Seja conhecido de vós todos, e de todo o povo
de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós
crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, em nome desse é que
este está são diante de vós. 11
Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi
posta por cabeça de esquina. 12 E
em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há,
dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.”
O Plano de Salvação de Deus: E o testemunho é este, que Deus tem nos
dado vida eterna, e Sua vida é Seu Filho. Aquele que tem o Filho tem a vida;
Aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida. 1 João 5:11-12 “10 Quem crê no Filho de Deus, em si mesmo tem o
testemunho; quem a Deus não crê mentiroso o fez, porquanto não creu no
testemunho que Deus de seu Filho deu. 11 E o
testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu
Filho. 12 Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o
Filho de Deus não tem a vida.”
Esta passagem nos diz que Deus tem
nos dado vida eterna e esta vida está no Seu Filho, Jesus Cristo. Em outras
palavras, a maneira de possuir a vida eterna é possuir o Filho de Deus. A pergunta
é: como uma pessoa pode ter o Filho de Deus?
O problema do Homem. Separação de Deus: Mas as vossas iniquidades
têm feito uma separação entre vós e o vosso Deus, e seus pecados têm ocultado
Sua Face de vós de forma que Ele não os pode ouvir. Isaías 59:2 1 Eis
que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem
agravado o seu ouvido, para não poder ouvir. 2 Mas as vossas iniquidades fazem separação
entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para
que não vos ouça. 3 Porque as vossas mãos estão contaminadas de
sangue, e os vossos dedos de iniquidade; os vossos lábios falam falsidade, a
vossa língua pronuncia perversidade. 4 Ninguém há que clame pela justiça, nem
ninguém que compareça em juízo pela verdade; confiam na vaidade, e falam
mentiras; concebem o mal, e dão à luz a iniquidade.”
Mas Deus prova Seu amor para
conosco assim, sendo nós ainda pecadores, Cristo morreu por nós. Romanos 5:“8 Mas Deus prova o seu amor para
conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. 9 Logo muito mais agora, tendo sido
justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. 10
Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte
de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua
vida.” De acordo com Romanos 5:8, Deus provou o
Seu amor dele por nós através da morte do Seu Filho. Por que Cristo teve que
morrer por nós? Porque a Bíblia declara que todos os homens são pecadores.
"Pecar" significa errar o alvo. A Bíblia declara "todos pecaram e estão destituídos da glória (a perfeita
santidade) de Deus" 3. “19 Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz,
aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo
o mundo seja condenável diante de Deus. 20
Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei,
porque pela lei vem o conhecimento do pecado. A justificação
pela fé em Jesus Cristo 21 Mas agora se
manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos
profetas; 22 Isto é, a justiça de
Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não
há diferença. 23 Porque todos pecaram e
destituídos estão da glória de Deus; 24
Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em
Cristo Jesus. 25 Ao qual Deus propôs
para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela
remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; 26 Para demonstração da sua justiça neste tempo
presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus. 28 Concluímos, pois, que o homem é justificado
pela fé sem as obras da lei. 29 É
porventura Deus somente dos judeus? E não o é também dos gentios? Também dos
gentios, certamente, 30 Visto que Deus é
um só, que justifica pela fé a circuncisão, e por meio da fé a incircuncisão. 31 Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira
nenhuma, antes estabelecemos a lei.”
Em outras palavras, o nosso
pecado nos separa de Deus que é perfeita santidade (retidão e justiça) e Deus
então, tem que julgar o homem pecador. Veja
o que diz em Habacuque 1:13 “12 Não és tu desde a eternidade, ó Senhor meu Deus, meu
Santo? Nós não morreremos. Ó Senhor, para juízo o puseste, e tu, ó Rocha, o fundaste
para castigar. 13 Tu
és tão puro de olhos, que não podes ver o mal, e a opressão não podes
contemplar. Por que olhas para os que procedem aleivosamente, e te calas quando
o ímpio devora aquele que é mais justo do que ele?”
A
Bíblia também ensina que nem a soma de toda a bondade humana, trabalhos
humanos, moralidade humana, ou atividade religiosa podem ganhar aceitação de
Deus ou podem levar alguém ao céu. O homem moral, o homem religioso, e o imoral
e não religioso estão todos no mesmo barco. Estão todos eles caídos por falta
da perfeita retidão de Deus. Depois de discutir o homem imoral, o homem moral,
e o homem religioso em Romanos. Disse assim Paulo em Rom. 1. “16 Porque não me envergonho do
evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que
crê; primeiro do judeu, e também do grego. 17 Porque nele se descobre a
justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé. 18
Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e
injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. 19
Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus
lho manifestou. 20 Porque as suas coisas invisíveis, desde a
criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e
claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem
inescusáveis; 21 Porquanto, tendo
conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em
seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. 22
Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. 23 E mudaram a glória do Deus
incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de
quadrúpedes, e de répteis. 24 Por isso também Deus os entregou às
concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos
entre si; 25 Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e
honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito
eternamente. Amém. 26 Por isso Deus os abandonou às paixões
infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à
natureza. 27 E, semelhantemente, também os homens,
deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para
com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa
que convinha ao seu erro. 28 E, como eles não se importaram de ter
conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para
fazerem coisas que não convêm; 29 Estando cheios de toda a iniqüidade,
prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda,
engano, malignidade;
30 Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores
de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males,
desobedientes aos pais e às mães; 31
Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis,
sem misericórdia; 32 Os quais,
conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas
praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem.
Além disso, há as declarações dos seguintes versículos da Bíblia”:
Porque pela Graça sois salvos por
meio da fé; e não por vós mesmos,
este é o dom (presente) de Deus; Não vem através das obras para que ninguém se
glorie. Efésios 2: “5 Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos
vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), 6 E nos ressuscitou juntamente
com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; 7 Para mostrar nos séculos
vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco
em Cristo Jesus. 8 Porque pela graça sois salvos, por meio da
fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se
glorie; 10 Porque somos feitura sua, criados em Cristo
Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.”
Ele
nos salvou não baseado em nossas obras de justiça, mas de acordo com Sua
misericórdia, pela lavagem da regeneração e renovação pelo Seu Santo Espírito,
6 a quem Ele pôs sobre nós abundantemente através de Jesus Cristo nosso
Salvador, 7 – que sendo justificado pela Sua graça nós pudemos ser feitos seus
de acordo com a esperança de vida eterna.
Tito 3: “4 Mas quando apareceu a benignidade e amor de
Deus, nosso Salvador, para com os homens, 5
Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua
misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito
Santo, 6 Que abundantemente ele derramou
sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador; 7
Para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros
segundo a esperança da vida eterna. 8
Fiel é a palavra, e isto quero que deveras afirmes, para que os que
crêem em Deus procurem aplicar-se às boas obras; estas coisas são boas e
proveitosas aos homens.”
Veja o que diz lei, graça e
salvação em Romanos 4: {...} 1 Que diremos, pois, ter
alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne? 2 Porque, se Abraão foi
justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus. 3
Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado
como justiça. 4 Ora, àquele que faz qualquer
obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida. 5 Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele
que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça.6 Assim também Davi declara bem-aventurado o
homem a quem Deus imputa a justiça sem as obras, dizendo: 7
Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas, e cujos pecados
são cobertos.8 Bem-aventurado o homem a
quem o Senhor não imputa o pecado. 13 Porque a promessa de que havia de ser
herdeiro do mundo não foi feita pela lei a Abraão, ou à sua posteridade, mas
pela justiça da fé. 14 Porque, se os que são da lei são herdeiros,
logo a fé é vã e a promessa é aniquilada. 15 Porque a lei opera a ira. Porque onde não há
lei também não há transgressão. 16 Portanto, é pela fé, para que seja segundo a
graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a posteridade, não somente à
que é da lei, mas também à que é da fé que teve Abraão, o qual é pai de todos
nós,}
A Solução de Deus. Deus não só é santidade perfeita (cujo
caráter santo nós nunca poderemos igualar ao nosso próprio caráter por nossas
obras de retidão) mas Ele também é amor
perfeito e cheio de graça e misericórdia. Por causa do Seu amor e graça, Ele
não nos deixou sem esperança e sem solução. Mas
Deus provou o Seu amor para conosco, quando ainda éramos pecadores, Cristo
morreu por nós. Romanos 5:8. Estas são
as boas notícias da Bíblia, a mensagem do evangelho. Esta é a mensagem do
presente do próprio Filho de Deus que se tornou homem (o Homem-Deus), viveu uma
vida sem pecado, morreu na cruz por nosso pecado, e foi ressuscitado da tumba
provando tanto o fato de que Ele é o Filho de Deus quanto o valor da Sua morte
por nós como nosso substituto.
A
quem foi declarado Filho de Deus com poder pela ressurreição da morte, de
acordo com o Espírito de Santidade, Jesus Cristo nosso Senhor. Romanos 1: “14 Porque, se os que
são da lei são herdeiros, logo a fé é vã e a promessa é aniquilada. 15 Porque a lei opera a ira. Porque onde não há
lei também não há transgressão. 16
Portanto, é pela fé, para que seja segundo a graça, a fim de que a
promessa seja firme a toda a posteridade, não somente à que é da lei, mas
também à que é da fé que teve Abraão, o qual é pai de todos nós,” è Diz assim em Romanos 4: “24
Mas também por nós, a quem será tomado em conta, os que cremos naquele
que dentre os mortos ressuscitou a Jesus nosso Senhor; 25 O qual por nossos pecados foi entregue, e
ressuscitou para nossa justificação.”
2 Coríntios 5: “17 Assim
que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram;
eis que tudo se fez novo. 18 E tudo isto provém de Deus, que nos
reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação;19 Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando
consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da
reconciliação. 20 De sorte que somos
embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos,
pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus. 21 Àquele que não
conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de
Deus.”
Diz
assim em 1 Pedro 3: “14 Mas também, se padecerdes por amor da
justiça, sois bem-aventurados. E não temais com medo deles, nem vos turbeis; 15 Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos
corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a
qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós, 16
Tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós,
como de malfeitores, fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom porte em
Cristo. 17 Porque
melhor é que padeçais fazendo bem (se a vontade de Deus assim o quer), do que
fazendo mal. 18 Porque também Cristo padeceu uma vez pelos
pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na
verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito;”
Como Receber o Filho de Deus? Devido ao que Cristo realizou por nós na
cruz, a Bíblia declara: “Aquele que tem o Filho tem a vida.” Nós podemos
receber o Filho, Jesus Cristo, como nosso Salvador pela fé pessoal, crendo na
pessoa de Cristo e sua morte pelos nossos pecados. Mas a todos que o receberam,
Ele lhes deu o direito de serem chamados filhos de Deus, a saber, os que creram
em Seu Nome. João 1: “12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o
poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; 13 Os quais não nasceram do sangue, nem da
vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. 14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós,
e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de
verdade. 15 João testificou dele, e
clamou, dizendo: Este era aquele de quem eu dizia: O que vem após mim é antes
de mim, porque foi primeiro do que eu. 16 E
todos nós recebemos também da sua plenitude, e graça por graça. 17 Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a
verdade vieram por Jesus Cristo.” Porque Deus amou o mundo de tal maneira
que deu o Seu Filho Unigênito para que todo aquele que nEle crer não pereça,
mas tenha a vida eterna. Pois Deus não enviou o Filho para julgar o mundo, mas
para que o mundo fosse através dEle. Aquele que crer nEle não é julgado; Aquele
que não crer já está julgado, porque não creu no Primogênito Filho de Deus.
João 3:16-18.
Isto significa que cada um de nós deve ir a Deus do mesmo modo: (1) como
um pecador que reconhece o seu pecado, (2) percebe que nenhuma obra humana pode
salvar, e (3) confia totalmente em Cristo para nossa salvação. Se você quer
crer e receber a Cristo como seu Salvador pessoal, você pode expressar sua fé
em Cristo por meio de uma oração simples que reconheça seu pecado, aceitando o
perdão dEle e pondo sua fé somente em Cristo para sua salvação. Foram salvos os que
viveram antes de Cristo? Muitos
indagam sobre o que teria acontecido às pessoas que viveram antes do Senhor
Jesus Cristo ter vindo em carne a fim de
cumprir o Seu ministério e se oferecer em sacrifício pelos nossos pecados. cumpriu o Seu ministério, morreu e ressuscitou
ao terceiro dia, sendo o Mediador da eterna Nova Aliança. Pela pregação do Evangelho podemos n’Ele crer
e, pela fé, sermos salvos por Sua graça. Mas, e quanto aos que viveram antes de
Cristo ter vindo ao mundo? Não há
necessidade de um longo estudo sobre este assunto, basta que, com atenção,
leiamos os versículos bíblicos abaixo listados e os breves comentários que os
seguem: “Porque também Cristo padeceu uma
vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado,
na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito; No qual também foi, e
pregou aos espíritos em prisão; Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a
longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca;
na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água” 1
Pedro 3:18-20. E ainda: “Aquele, pois,
que vos dá o Espírito, e que opera maravilhas entre vós, fá-lo pelas obras da
lei, ou pela pregação da fé? Assim como Abraão creu em Deus, e isso lhe foi
imputado como justiça. Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão.
Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os
gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão
benditas em ti. De sorte que os que são da fé são benditos com o crente
Abraão.” Gálatas 3:5-9
Estes
trechos bíblicos mostram a salvação pela fé em Deus: “Assim
como Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça” Sendo a fé um dom sobrenatural divino,
esta somente pôde, no passado, ser concedida a alguém, assim como hoje, só pode
ser concedida mediante a operação e intervenção do Espírito de Jesus Cristo, o
qual ministrou a fé verdadeira aos que vislumbravam o testemunho de Noé e aos
que deram crédito às palavras de Abraão e de Moisés. Chegando a plenitude dos tempos, o Verbo se
fez carne e habitou entre nós, recebendo nós, os que hoje respiramos, a
oportunidade de crer mediante o testemunho do Filho de Deus após ter sido
crucificado e ressuscitado. Sendo, na verdade, o Seu ministério o mesmo, pois
d’Ele está escrito: “Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o
fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.”
Apocalipse 1:8 “Porque sei que disto me resultará salvação, pela vossa oração e
pelo socorro do Espírito de Jesus Cristo,” Filipenses 1:19. Fica assim
demonstrado pelas Escrituras que a salvação tem sido concedida a todos os que creem
no Deus de Abraão, Isaque e Jacó, o Pai do Senhor Jesus Cristo, o qual pelo Seu
Espírito ministra a fé nos corações de quem n’Ele crê.
O
fruto desta fé é a salvação, e a salvação somente pode existir, pois o Justo
morreu pelos injustos, o preço já foi pago pelo Cordeiro providenciado pelo
próprio Pai, a fim de que por Ele sejam salvos todos os que creram, que crêem e
que haverão de crer em Seu Nome: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado
do mundo” João 1:29
Este
tema está sendo pesquisado e revisado por José Carlos Ribeiro, membro da PiB de
MS.
Nobres
leitores (as) aguardo vocês na parte IV deste. Muito obrigado a todos em nome
de Jesus
Campo
Grande MS 03 de dezembro de 14
Comentários
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Olá meus nobres leitores (as ) muito obrigado pela confiança e pelos mais de 44 mil acessos. Isto me torna com mais responsabilidades, e me obriga a fazer pesquisa cada vez mais seria, pois não posso baixar a qualidade, o nível da pesquisa. Estou muito feliz com todos vocês, e quero dizer que, meus temas são longos, para que todos venham ter um melhor aprendizado, e melhorem seus conhecimentos, pois nas igreja não terão tantas informações assim. se quiseram que eu desenvolva algum tema relacionado com a palavra de Deus, mandem algum recado que tentarei desenvolver. Fiquem com Deus todos vocês
em nome de Jesus.