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Bíblia Sagrada comentada por livros por José Carlos Ribeiro também em Inglês Comentário no livro de Ezequiel: livro de nº 26 da Bíblia

Bíblia Sagrada comentada por livros por José Carlos Ribeiro também em Inglês                                                  Comentário no livro de Ezequiel: livro de nº 26 da Bíblia
          Ezequiel teve um papel muito importante para Deus, que passou a chamá-lo de filho do homem: e Deus falava com Ezequiel, que falava aos filhos de Israel levando a eles as palavras de salvação e libertação como os outros profetas. Ezequiel só falava quando Deus permitia; na maior parte do tempo ele ficava mudo, só abrindo a boca quando Deus falava através dele. Ezequiel foi levado para a Babilônia por volta de 597 a.C., quando o rei Jeoiaquim foi deposto por Nabucodonosor e levado para o cativeiro. Foi ali que Ezequiel recebeu seu chamado como profeta e trabalhou entre os cativos. Em 587 a.C., os babilônios destruíram Jerusalém e levaram a maioria de seus habitantes, para a Babilônia. (Eze. 24:21.) Ezequiel continuou a profetizar entre os exilados por pelo menos onze anos depois dessa ocasião. (Eze. 29:17.) 
           Por meio de Ezequiel, o Senhor transmitiu à rebelde Israel uma mensagem de advertência, de castigo e de misericórdia, não deixando dúvida de Sua ira e de Seu desejo de que eles se arrependessem.    
O livro de Ezequiel ensina que Deus está no controle e deseja que todos os Seus filhos se acheguem a Ele. Ele inclui pelo menos sessenta e cinco referências (com algumas pequenas variações) à frase “e sabereis que Eu Sou o Senhor”. Segue-se uma visão geral do livro de Ezequiel:                                                     
 Introdução: Chamado e comissionamento de Ezequiel. (Eze.1–3.) Profecias contra Judá e Jerusalém, terminando na queda e captura de Jerusalém pela Babilônia. (Eze. 4–24.) Profecias contra as nações vizinhas de Amom, Moabe, Edom, Filístia, Tiro, Sidom e Egito. (Ezequiel 25–32.) Profecias sobre a restauração de Israel antes da volta do Salvador a Terra. (Eze. 33–39.) Visões de um futuro templo em Jerusalém e a forma de adoração nele. (Ver Eze. 40–48.) Os líderes do sacerdócio, em especial os profetas, são como vigias. Eles vigiam e alertam as pessoas de perigos iminentes. (Eze. 3:17–21; 33:1–9; 1:19–2:11.) Pessoa que vela, vigia e obedece e que está pronta e preparada. Em sentido religioso, atalaias são líderes chamados pelos representantes do Senhor para encarregarem-se especificamente do bem-estar de outras pessoas. Os que são chamados como líderes têm a responsabilidade especial de também ser atalaias para o resto do mundo. Eu te dei por atalaia, Eze. 3:17–21. Atalaias que erguem a voz de advertência salvam suas próprias almas, Eze. 33:7–9. Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor, Mat. 24:42–43 - 25:13; Mc. 13:35–37.  Vigiai e orai, para que não entreis em tentação, Mat. 26:41.  O Senhor colocou atalaias na vinha.
Inicio do ministério: Pregação sobre a necessidade de arrependimento. (Ezequiel começou seu ministério público quando uma boa parte de Judá estava em cativeiro em, que mostra o Exílio dos Judeus na Babilônia), antes da destruição da cidade de Jerusalém. Neste período todo, sua vocação era pregar arrependimento aos exilados no Cativeiro, e aos judeus que ficaram em Jerusalém, avisando que a destruição da cidade era certa se o povo não se arrependesse de sua idolatria. Seu ministério após a queda de Jerusalém: Consolar os arrependidos e formar entre eles um grupo que voltaria para reedificar Jerusalém. Depois da queda de Jerusalém, em 597 a.C., o povo de Judá reconheceu, tarde demais, que Havia merecido o castigo divino. Daí o ministério de Ezequiel passou a ser outro: Consolar os  arrependidos e formar entre eles um grupo que, um dia, voltaria a Jerusalém para reedificá-la, segundo a vontade divina, como sede política e religiosa de um verdadeiro povo de Deus. c) Entre estes dois períodos nota- se uma série de Profecias acerca das várias nações pagãs que existiam na época (cap. 25-32).             Fonte: “A Bíblia Vida Nova” O Livro de Ezequiel pode dividir-se em cinco partes principais: Vocação para o Profetismo; Oráculos de Ameaças contra Judá e Jerusalém; Oráculos contra as Nações; Oráculos de Salvação para Israel; O Novo Reino de Deus. Ezequiel - Significado: Deus é fortaleza. Ezequiel começou seu ministério profético em 592 a.C no quinto ano do cativeiro do rei Joaquim, quando tinha 30 anos de idade. Em 605 a.C., Joaquim, rei de Judá, entregou Jerusalém a Nabucodonosor, que levou para Babilônia as pessoas preeminentes do país e os tesouros da casa de Deus e da casa do rei. Entre os cativos se achavam a família do rei e os príncipes; os valentes, poderosos; os artífices e construtores; e Ezequiel, filho de Buzi, o sacerdote. (2 Reis 24:11-17; Eze. 1:1-3) Pesarosos, estes israelitas exilados haviam completado a sua cansativa jornada, de uma terra de colinas, fontes e vales para uma de vastas planícies. Moravam então junto ao rio Quebar, no meio dum poderoso império, cercados de um povo de costumes estranhos e de adoração pagã. Nabucodonosor permitiu que os israelitas tivessem as suas próprias casas, servos, e que praticassem o comércio. (Eze. 8:1; Jr. 29:5-7; Ed.2:65) Se fossem diligentes, poderiam prosperar. Cairiam nos laços da religião e do materialismo babilônicos? Continuariam rebeldes contra Deus? Aceitariam o seu exílio como disciplina procedente dele? Haviam de enfrentar novas provações na terra de seu exílio. Durante esses anos críticos que culminaram na destruição de Jerusalém, Deus não privou a si nem aos israelitas dos serviços de um profeta. Jeremias atuava na própria Jerusalém, Daniel na corte de Babilônia e Ezequiel era o profeta para os exilados judeus em Babilônia. Ezequiel era tanto sacerdote como profeta, distinção que gozava também Jeremias e, mais tarde, Zacarias. (Eze. 1:3) Do começo ao fim de seu livro dirige-se mais de 90 vezes a ele como “filho do homem”, um ponto importante quando se estuda a sua profecia, porque, nas Escrituras Gregas, Jesus também é chamado de “Filho do homem” cerca de 80 vezes. (Eze. 2:1; Mat. 8:20) Seu nome Ezequiel (hebraico, Yehhez·qé´l) significa “Deus Fortalece”. Foi no quinto ano do exílio de Joaquim, que Ezequiel foi comissionado por Deus qual profeta. Lemos que ainda estava ativo no seu trabalho no 27° ano do exílio, 22 anos mais tarde. (Eze. 1:1, 2; 29:17) Ele era casado, mas a esposa morreu no dia em que Nabucodonosor começou o seu cerco final de Jerusalém. (24:2, 18) A data e a maneira de sua própria morte são desconhecidas. Que Ezequiel realmente escreveu o livro que leva seu nome, e que este ocupa um lugar legítimo no cânon da Escritura não é contestado. Estava incluído no cânon nos dias de Esdras e aparece nos catálogos dos primitivos tempos cristãos, notadamente no cânon de Orígenes. A sua autenticidade é também atestada pela notável similaridade entre os seus simbolismos e os de Jeremias e de Apocalipse. Eze. 24:2-12 Jer. 1:13-15; Eze.23:1-49 Jr.3:6-11; Ez.18:2-4 Jr.31:29, 30; Eze.1:5, 10 Apoc.4:6, 7; Eze.5:17 Apoc.6:8; Eze.9:4 Apoc.7:3; Eze.2:9; 3:1 Apoc.10:2, 8-10; Eze.23:22, 25, 26 Apoc.17:16; 18:8; Eze.27:30, 36 Ap.18:9, 17-19; Eze.37:27 Ap.21:3; Eze.48:30-34 Apoc.21:12, 13; Eze.47:1, 7, 12 Apoc.22:1, 2. Ezequiel proclamou, nos primeiros anos de sua carreira profética, os julgamentos certos de Deus contra a Jerusalém infiel e advertiu os exilados contra a idolatria. (14:1-8.17:12-21) Os judeus cativos não mostravam genuínos sinais de arrependimento.     
                Os homens responsáveis entre eles costumavam consultar Ezequiel, mas não davam atenção às mensagens de Deus que ele lhes transmitia. Prosseguiam com a sua idolatria e práticas materialistas. A perda de seu templo, de sua cidade santa e de sua dinastia de reis lhes foi um terrível choque, mas isto só despertou uns poucos para se humilhar e arrepender-se. Sal. 137:1-9. O livro divide-se de forma natural em três partes. A primeira, capítulos 1 a 24, contém avisos da destruição certa de Jerusalém.   
Segunda parte: capítulos 25 a 32, contém profecias de condenação para diversas nações pagãs.
 A última, capítulos 33 a 48, consiste em profecias de restauração, culminando na visão de um novo templo e uma nova cidade santa. De modo geral, as profecias estão em ordem cronológica, bem como de tópicos. Deus comissiona Ezequiel como vigia (1:1-3:27). Na sua visão inicial, Ezequiel nota um vento violento, do norte, junto com uma massa de nuvens e um fogo cintilante. De dentro dele saem quatro criaturas viventes, aladas, com rostos de homem, de leão, de touro e de águia. Seu aspecto é de brasas ardentes, e cada qual é acompanhada, como que de uma roda no meio de outra roda de temível altura, com cambotas cheias de olhos. Locomovem-se em qualquer direção em constante unidade. Sobre a cabeça das criaturas viventes há uma semelhança de expansão, e acima da expansão, um trono no qual está “o aspecto da semelhança da glória de Deus”.  -1:28.
            Deus diz ao prostrado Ezequiel: “Filho do homem, põe-te de pé.” Daí o comissiona a ser profeta para Israel e para as nações rebeldes circunvizinhas. Não importa que escutem ou deixem de escutar. Pelo menos, saberão que houve um profeta do Senhor Deus no meio deles. Deus faz que Ezequiel coma o rolo de um livro, que se torna doce como mel em sua boca. Ele lhe diz: “Filho do homem, constituí-te vigia para a casa de Israel.” (2:1.3:17) Ezequiel tem de dar fielmente o aviso, senão, morrerá. Deus ordena a Ezequiel que grave num tijolo um esboço de Jerusalém. Ele tem de encenar um suposto cerco contra ela como sinal para Israel. Para frisar o ponto, ele tem de se deitar diante do tijolo 390 dias sobre o seu lado esquerdo e 40 dias sobre o seu lado direito, subsistindo ao mesmo tempo de parco regime alimentar.
Que Ezequiel realmente faz a encenação é indicado pela sua solicitação lamentosa a Deus para mudar de combustível para cozer.- 4:9-15.  Deus faz com que Ezequiel retrate o fim calamitoso do sítio, rapando a cabeça e a barba. Uma terça parte disso tem de queimar, uma terça parte picar com uma espada e uma terça parte espalhar ao vento. Assim, no fim do sítio, alguns dos habitantes de Jerusalém morrerão pela fome, pela pestilência e pela espada, e o restante será espalhado entre as nações. Deus fará dela uma devastação. Por quê? Por causa da ofensividade de sua depravada e detestável idolatria. A riqueza não trará alívio. No dia da fúria do Senhor o povo de Jerusalém lançará sua prata nas ruas “e terão de saber que eu sou o Senhor”.  7:27.
      A visão de Ezequiel sobre a Jerusalém apóstata (8:1-11:25). Ezequiel é transportado numa visão à distante Jerusalém, onde vê as coisas detestáveis que sucedem no templo de Deus. Há no pátio um símbolo repugnante que incita Deus ao ciúme. Cavando através da parede, Ezequiel vê 70 anciãos adorando diante de representações, esculpidas na parede, de animais repugnantes e ídolos sórdidos. Desculpam-se, dizendo: “Deus não nos vê. Deus deixou o país.” (8:12). No portão norte, mulheres choram o deus pagão Tamuz. Mas, isto não é tudo! Na própria entrada do templo há 25 homens, de costas para o templo, adorando o sol. Estão profanando a Deus na sua própria face, e Ele certamente agirá em seu furor! Eis que surgem então seis homens com armas maçadoras nas mãos. Entre eles se acha um sétimo, vestido de linho, portando um tinteiro de secretário. Deus ordena a este homem vestido de linho que passe no meio da cidade e ponha um sinal na testa dos homens que suspiram e gemem por causa das coisas detestáveis que se praticam na cidade. A seguir, ordena aos seis homens que avancem e matem a todos, “o idoso, o jovem, e a virgem, e a criancinha e as mulheres”, em quem não haja sinal. Eles assim o fazem, começando com os homens idosos que estavam diante da casa. O homem vestido de linho relata: “Fiz exatamente como me ordenaste.” -9:6, 11.  Ezequiel vê outra vez a glória do Senhor Deus, que sobe acima dos querubins. Um querubim atira brasas ardentes do meio da rodagem, e o homem vestido de linho as apanha e espalha-as sobre a cidade. Quanto aos dispersos de Israel, Deus promete ajuntá-los outra vez e dar-lhes um novo alento. Mas, que dizer desses iníquos adoradores falsos de Jerusalém? “Hei de trazer seu próprio procedimento sobre a sua cabeça”, diz Deus. (11:21). A glória do Senhor é vista ascendendo por cima da cidade, e Ezequiel passa a contar a visão aos exilados.  Profecias adicionais em Babilônia relativas à Jerusalém (12:1-19:14). Ezequiel se torna o ator em mais uma cena simbólica. Durante o dia, ele tira de sua casa a sua bagagem para o exílio, e daí, à noite, passa por um buraco na muralha da cidade, com o rosto encoberto. Ele explica que isto é um portento: “Irão para o exílio, para o cativeiro.” (12:11). Estúpidos profetas esses que andam segundo o seu próprio espírito! Clamam: “Há paz!”, quando não há paz. (13:10). Mesmo que Noé, Daniel e Jó estivessem em Jerusalém, não poderia salvar a nenhuma alma senão a si próprios. A cidade é semelhante a uma videira imprestável. A madeira não serve para fazer estacas, nem mesmo tarugos! Ambas as extremidades são queimadas e o meio também fica abrasado imprestável! Quão sem fé e imprestável se tornou Jerusalém! Tendo nascido da terra dos cananeus, Deus a recolheu como bebê abandonado. Ele a criou e entrou num pacto de casamento com ela. Deixou-a bonita, “habilitada para a posição régia”. (16:13). Mas ela se tornou prostituta, voltando-se para as nações, ao passarem por ela. Adorou as imagens destas e queimou seus próprios filhos no fogo. O fim dela será a destruição às mãos dessas mesmas nações, seus amantes. Ela é pior do que suas irmãs Sodoma e Samaria. Mesmo assim, Deus, o Deus misericordioso, fará expiação por ela e a restaurará segundo o seu pacto. Deus propõe ao profeta um enigma e daí relata a interpretação. O enigma ilustra a futilidade de Jerusalém voltar-se para o Egito em busca de ajuda. Vem uma grande águia,
     Nabucodonosor e arranca o topo (Joaquim) de um altaneiro cedro, trazendo-o a Babilônia, e planta em seu lugar uma videira (Zedequias). A videira estende seus ramos para outra águia, o Egito, mas, será bem sucedida? É arrancada pelas raízes! O próprio Deus tomará um tenro rebento da altaneira copa do cedro e transplantá-lo-á para um monte alto e elevado. Ali ele tornar-se-á um majestoso cedro como lugar de residência para “todas as aves de toda asa”. Todos terão de saber que o Senhor é quem fez isso. - 17:23, 24.
Deus repreende os exilados judeus por causa de sua expressão proverbial: “Os pais é que comem as uvas verdes, mas são os dentes dos filhos que ficam embotados.” Não, “a alma que pecar, ela é que “morrerá”. (18:2, 4). Os justos continuarão a viver. Deus não se agrada na morte dos iníquos. O seu agrado é ver o iníquo desviar-se de seus caminhos maus e viver. Quanto aos reis de Judá, semelhantes à leõezinhos novos, foram enlaçados pelo Egito e pela Babilônia. Não se ouvirá mais “a sua voz nos montes de Israel”. - 19:9.  Denúncias contra Jerusalém (20:1-23:49). Novamente os anciãos dentre os exilados vêm a Ezequiel para inquirir a Deus. O que ouvem é a narração da longa história de rebelião e depravada idolatria de Israel, e um aviso de que Deus pediu uma espada para executar julgamento contra ela. Reduzirá Jerusalém a “uma ruína, uma ruína, uma ruína”. Mas, que esperança gloriosa! Deus guardará a realeza (“a coroa”) para aquele que vem com o “direito legal” e a ele a dará. (21:26,27).     
              Ezequiel recapitula as coisas detestáveis que se fazem em Jerusalém, “a cidade culpada de
“sangue”. A casa de Israel tornou-se como “escória”, e há de ser ajuntada em Jerusalém e liquefeita ali como numa fornalha. (22:2, 18). A infidelidade de Samaria (Israel) e de Judá é ilustrada por duas irmãs. Samaria, qual Oolá, prostitui-se com os assírios e é destruída pelos seus amantes. Judá, qual Oolibá, não aprende disso uma lição, mas age até pior, prostituindo-se primeiro com a Assíria e depois com Babilônia. Ela será totalmente destruída, “e tereis de saber que Eu Sou o Soberano Senhor Deus” (23:49)
Começa o sítio final de Jerusalém (24:1-27). Deus anuncia a Ezequiel que o rei de Babilônia cercou Jerusalém neste décimo dia do décimo mês. Compara a cidade murada a uma panela de boca larga,
sendo os seletos habitantes a carne dentro dela. Por meio de fervura, tire-se toda a impureza da  abominável idolatria de Jerusalém!  Naquele mesmo dia a esposa de Ezequiel morre, mas, o profeta, obedecendo a Deus, não pranteia. Isto é sinal de que não devem prantear a destruição de Jerusalém, pois é o  Julgamento da parte de Deus, para que saibam quem Ele é. Deus enviará um fugitivo para notificar a destruição do “belo objeto de sua exultação” e, até que este chegue Ezequiel não mais deve falar aos exilados. (24:25).  Tiro é mencionado de modo especial. Orgulhando-se de seu próspero comércio, é semelhante a um belo navio no meio dos mares, mas logo jazerá quebrada nas profundezas das águas. “Sou deus”, jacta-se o seu líder. (28:9) Deus faz com que seu profeta profira uma endecha relativa ao rei de Tiro: Qual belo querubim ungido, ele tem estado no Éden, jardim do Senhor, mas Deus o expulsará do seu monte como profano e será devorado por um fogo que sai de dentro dele próprio. Deus diz que Ele será também santificado por trazer destruição sobre a desdenhosa Sídon.  Deus manda então que Ezequiel se oponha firmemente ao Egito e seu Faraó e que profetize contra eles. “Meu rio Nilo é meu, e Eu é que o fiz para mim mesmo”, jacta-se Faraó. (29:3). Faraó e os egípcios que crêem nele terão de saber que o Senhor é Deus, e a lição será dada por meio de uma desolação de 40 anos. Ezequiel insere aqui algumas informações que realmente lhe foram revelado mais tarde, Deus dará o Egito a Nabucodonosor como compensação pelo seu serviço de desgastar a Tiro.   
              (Nabucodonosor levou muito pouco despojo de Tiro, visto que os tírios escaparam com a maior parte de sua riqueza para a sua cidade-ilha.) Numa endecha, Ezequiel revela que Nabucodonosor despojará o orgulho do Egito, e “terão de saber que Eu Sou o Senhor”. -- 32:15. Vigia para os exilados; predita a restauração (33:1-37:28). Deus recapitula com Ezequiel a sua responsabilidade qual vigia. O povo está dizendo: “O caminho de Deus não é acertado.” Portanto, Ezequiel precisa tornar-lhes claro quão errados estão. (33,17). No quinto dia do décimo mês. Chega de Jerusalém um fugitivo, para dizer ao profeta: . 
“A cidade foi golpeada!” (33:21). Ezequiel, então livre outra vez para falar aos exilados, diz-lhes que são fúteis quaisquer pensamentos que tenham quanto a socorrer a Judá. Embora venham a Ezequiel para ouvir a palavra de Deus, ele é para eles apenas como cantor de canções de amor, alguém que tem voz bonita e que toca bem um instrumento de cordas. Não prestam atenção. Todavia, quando isso suceder, saberão que havia no meio deles um profeta. Ezequiel repreende os falsos pastores que abandonaram o rebanho para apascentar a si mesmos. Deus, o Pastor Perfeito, ajuntará as ovelhas dispersas e as trará a um pasto opulento, nos montes de Israel. Ali suscitará sobre eles um só pastor, ‘o Seu servo Davi’. (34:23).
O próprio Senhor se tornará o Deus deles. Fará um pacto de paz e enviará sobre eles chuvas de bênçãos. Ezequiel profetiza mais uma vez a desolação para o monte Seir (Edom). No entanto, os lugares devastados de Israel serão reconstruídos, pois Deus terá compaixão de seu santo nome, para santificá-lo perante as nações. Dará a seu povo um coração novo e um espírito novo, e a sua terra se tornará outra vez “como o jardim do Éden”. (36:35). Ezequiel vê a seguir uma visão de Israel representado por um vale de ossos secos. Ezequiel profetiza sobre os ossos. Estes começam miraculosamente a ter outra vez carne, fôlego e vida. Assim abrirá Deus as sepulturas do cativeiro em Babilônia e restaurará Israel outra vez na sua terra. Ezequiel toma duas varetas que representam as duas casas de Israel, Judá e Efraim. Tornam-se uma só vareta na sua mão. Assim, quando Deus restaurar a Israel, serão unidos num só pacto de paz sob o Seu servo “Davi”. (37:24). O ataque de Gogue de Magogue contra o Israel restaurado (38:1-39:29). Daí virá uma invasão de outra parte! Gogue de Magogue, atraído para o ataque pela torturante paz e prosperidade do povo restaurado de Deus, fará o seu ataque frenético.  Ele se precipitará para os engolfar. Nisto Deus se levantará no fogo da sua fúria. Fará com que a espada de cada um se volte contra seu irmão, trará sobre eles a pestilência e o sangue e uma descarga de chuva de pedras, fogo e enxofre. Sucumbirão sabendo que Deus é “o Santo em Israel”. (39:7) O seu povo acenderá fogos com o destroçado equipamento de guerra do inimigo e enterrará os ossos no “Vale da Massa de Gente de Gogue”. (39:11) As aves de rapina comerão a carne e beberão o sangue dos abatidos. Dali em diante, Israel habitará em segurança, não havendo ninguém para atemorizá-los, e Deus derramará sobre eles o seu Espírito.  A visão de Ezequiel sobre o templo (40:1-48:35). No 14° ano desde a destruição do templo de Salomão, e os arrependidos dentre os exilados necessitam de encorajamento e esperança. Deus transporta Ezequiel numa visão à terra de Israel e o coloca sobre um monte muito alto. Aqui, em visão, ele vê um templo e “ao sul algo como a estrutura de uma cidade”.  
           Um anjo lhe instrui: “Conta à casa de Israel tudo o que estás vendo.” (40:2, 4). Daí mostra a Ezequiel todos os pormenores do templo e seus pátios, medindo os muros, os portões, as saletas da
guarda os refeitórios e o próprio templo, com o seu lugar Santo e o Santíssimo. Leva Ezequiel à porta oriental. “E eis que vinha a glória do Deus de Israel da direção do leste, e sua voz era como a voz de vastas águas; e a própria terra brilhava por causa da sua glória.” (43:2). O anjo instrui plenamente a Ezequiel relativo à Casa (ou templo); o altar e seus sacrifícios; os direitos e os deveres dos sacerdotes, dos levitas e do maioral e a repartição das terras.  O anjo traz Ezequiel de volta à entrada da Casa, onde o profeta vê saírem águas do limiar da Casa para a banda do oriente, do lado sul do altar. Começam como um fio de água que fica cada vez maior até virar uma torrente. Daí corre para o mar Morto, onde os peixes passam a viver e surge uma indústria pesqueira. Em ambos os lados da torrente, árvores fornecem alimento e cura para as pessoas. A visão dá em seguida as heranças das 12 tribos, não desapercebendo os residentes estrangeiros e o maioral, e descreve a cidade santa ao sul, com os seus 12 portões chamados segundo as tribos. A cidade há de ser chamada por um nome mui glorioso: “O Próprio Deus Está Ali.” (48:35). Os pronunciamentos, as visões e as promessas que Deus proporcionou a Ezequiel foram todos fielmente transmitidos aos judeus no exílio. Embora muitos zombassem e escarnecessem do profeta, alguns creram realmente. Estes tiraram grande proveito. Foram fortalecidos pelas promessas de restauração. Dessemelhantes de outras nações levadas ao cativeiro preservaram a sua identidade nacional, e
Deus restaurou um restante, segundo predissera. (Eze. 28:25, 26; 39:21-28; Esdras 2:1; 3:1)
             Eles  reconstruíram a casa de Deus e renovaram ali a adoração verdadeira. Os príncipes delineados em Ezequiel são também de valor inestimável para nós hoje. A apostasia e a idolatria, juntamente com a rebelião, só podem conduzir ao desfavor de Deus. (Eze. 6:1-7; 12:2-4, 11-16). Cada qual responderá pelo seu próprio pecado, mas Deus perdoará àquele que se desviar de seu proceder errado. Ser-lhe-á concedida misericórdia e continuará a viver. (18:20-22) Os servos de Deus precisam ser fiéis vigias semelhantes a Ezequiel, mesmo em designações difíceis e quando ridicularizados e vituperados. Não podemos deixar os iníquos morrerem sem aviso, ficando assim o sangue deles sobre a nossa cabeça. (3:17; 33:1-9) Os pastores do povo de Deus têm a pesada responsabilidade de cuidar do rebanho. (34:2-10.) Notáveis no livro de Ezequiel são as profecias sobre o Messias. Refere-se a ele como aquele “que tem o direito legal” ao trono de Davi e a quem tem de ser dado. Em dois lugares, fala-se dele como “meu servo Davi”, também como “pastor”, “rei” e “maioral”. (21:27; 34:23, 24; 37:24, 25).
               Visto que Davi já há muito estava morto, Ezequiel se referia Àquele que havia de ser tanto Filho como Senhor de Davi. (Sal. 110:1; Mat.22:42-45) Ezequiel, semelhante a Isaías, fala da plantação de um tenro rebento que será exaltado por Deus. -- Eze. 17:22-24; Isa. 11:1-3.  É interessante comparar a visão de Ezequiel sobre o templo com a visão da “cidade santa de Jerusalém”, de Apocalipse. (Apoc.21:10).   Há diferenças que devem ser notadas; por exemplo, o templo de Ezequiel é separado, e ao norte da cidade, ao passo que o próprio Deus é o templo da cidade, em Apocalipse. Em cada caso, porém, emana um rio da vida, árvores que dão mensalmente safras de frutos e folhas para cura, e a presença da glória de Deus. Cada visão dá a sua contribuição para que se tenha apreço da realeza de Deus e da sua provisão de salvação para os que lhe prestam serviço sagrado. -Eze. 43:4, 5 Apoc.21:11; Eze .47:1, 8, 9, 12 -Ap. 22:1-3.  O livro de Ezequiel frisa que Deus é santo. Revela que a santificação do nome de Deus é mais importante que qualquer outra coisa. “Hei de santificar meu grande nome. E as nações terão de saber que eu sou o Senhor’, é a pronunciação do Soberano Senhor Deus.” Segundo mostra a profecia, ele santificará o seu nome destruindo a todos os profanadores desse nome, incluindo Gogue de Magogue. São prudentes todos aqueles que agora santificam a Deus na sua vida, cumprindo seus requisitos para a adoração aceitável. Estes encontrarão cura e vida eterna no rio que emana de seu templo. Transcendente na glória e encantadora na beleza é a cidade que é chamada “O Próprio Deus Está Ali”!(Ezequiel. 36:23; 38:16; 48:35.) Fonte: Monte Sião.
Amigo leitor (a), este é um resumo fiel no livro de Ezequiel, rico em detalhes, para que você tenha um melhor entendimento e conhecimento da obra de Deus. Observe que cada profeta foi usado de maneira diferente, em épocas diferentes; mas com o mesmo objetivo, de levar e mostrar ao povo de Israel, o povo de Deus, o melhor do Senhor para eles. Mas eram eles teimosos desobedientes, murmuradores e idolatras: simplificando. Eram pecadores; e Deus, não se agradava com o que eles vinham fazendo, e Deus levantava um profeta, um homem do Senhor, para levar até as palavras da salvação. Sabe por que Deus fazia isto? Era o seu povo, e Deus o amava, e não queria vê-los mais sofrendo nas mãos inimigas. Ezequiel tinha uma particularidade: ele só podia abrir a boca, quando era para ele falar da palavra do Senhor, o restante do tempo, sua boca mantinha-se fechada. Mas chegou o dia em Deus, permitiu que ele voltasse a falar normalmente: Ezequiel tinha visões estranhas, mas Deus através de seu anjo a s revelava. E Ezequiel teve que engolir um rolo contendo escritos dados por Deus; creio eu que este rolo de escritos, não podia ser revelado a outras pessoas. E Deus colocou-o como Atalaia em Israel: ele não podia mentir, e nem escolher para quem deveria levar as palavras do Senhor. Se o Atalaia omitisse qualquer coisa, a maldição cairia sobre ele: as abominações dos filhos de Israel não tinham limites, por isto que foram castigados por Deus, e entregues aos reis da Babilônia, Assíria, Egito e outras nações inimigas. Deus prometeu ajuntar o seu povo, recolhê-los, e trazê-los de volta para Israel: Mas eles teriam que abandonar seus pecados, suas abominações. Eles cultuavam diversos tipos de ídolos, esquecendo-se de Deus, o seu criador.                          E o Senhor falava com Ezequiel em parábolas, que falaria aos filhos de Israel. O Senhor queria que eles se arrependessem e se convertessem de seus pecados. Observe que os capítulos não diferem em nada dos capítulos dos outros livros. Era Deus tentando libertar e salvar seu povo das mãos dos inimigos de Israel. Jerusalém e Judá eram as cidades separadas por Deus, por amor a Davi, e por causa da promessa feita num passado bem distante. Em Ezequiel, fala-se também muito da Babilônia, que era uma cidade abençoada, mas que se corrompeu se prostituiu; e Deus, derramou toda sua ira contra esta cidade, nação: Babilônia, nós estudamos na matéria de História sobre ela; que foi destruída por Deus, desaparecendo da terra. Aqui na Bíblia, temos a resposta do que aconteceu com Babilônia; em qualquer livro de história humana, ninguém conseguiu descobrir o que aconteceu com esta cidade. Mas aqui, você tem a resposta:
Deus mandou Ezequiel profetizar contra os pastores de Israel, que dispersavam seu rebanho, e apascentavam mal o seu povo.
Amigo leitor (a), não adianta eu escrever mais nada sobre Ezequiel, este comentário que encontrei num Site da Net, e que está muito bem explicado, eu iria repetir as informações contidas neste comentário. Partirei agora para o livro de Daniel fazendo também um comentário                     
                                           A Bíblia Sagrada  Comentário no livro de Ezequiel:
Ezequiel teve um papel muito importante para Deus, que passou a chamá-lo de filho do homem: e Deus falava com Ezequiel, que falava aos filhos de Israel levando a eles as palavras de salvação e libertação como os outros profetas. Ezequiel só falava quando Deus permitia; na maior parte do tempo ele ficava mudo, só abrindo a boca quando Deus falava através dele.  Por meio de Ezequiel, o Senhor transmitiu à rebelde Israel uma mensagem de advertência, de castigo e de misericórdia, não deixando dúvida de Sua ira e de Seu desejo de que eles se arrependessem.  O livro de Ezequiel ensina que Deus está no controle e deseja que todos os Seus filhos se acheguem a Ele. Ele inclui pelo menos sessenta e cinco referências (com algumas pequenas variações) à frase “e sabereis que Eu Sou o Senhor”.                                                
Segue-se uma visão geral do livro de Ezequiel:
FONTE: “A Bíblia Vida Nova”è
a) TEMA: “A Glória de Deus em Juízo e Salvação”  ( http://www.obreiroaprovado.com/ )
Resumo do Tema: “O afastamento da glória de Deus de Israel, em vista do juízo vindouro; e a volta da Sua glória em vista da restauração futura.” O Livro de Ezequiel, no Velho Testamento da Bíblia é um dos Profetas Maior. Seu nome é retirado Ezequiel, um sacerdote - profeta que viveu em Jerusalém e foi um dos judeus deportados por Nabucodonosor II para a Babilônia, no início do século 6 aC. O Seu Nome e traçada uma Partir de Ezequiel, hum Sacerdote - Profeta Que viveu em Jerusalém e foi um dos judeus deportados pelos Nabucodonosor II da Babilônia, no Início do Século 6 º aC. O livro de Ezequiel descreve muitas visões do profeta e ações simbólicas com o imaginário literário vivas. O Livro de Ezequiel descreve o Profeta da muitas Visões e Ações simbólicas com Vivida Imaginação Literária. O seguinte bem - conhecido passagens demonstram extraordinária imaginação do autor e dom para a alegoria: a visão da carruagem do Senhor (cap. 1); atos simbólicos de Ezequiel de comer o rolo (2:1-3:15) e raspar seu cabelo e barba ( 5:1 - 4), a espada da ira de Deus (21); a alegoria da panela enferrujada (24:1 - 14); o lamento sobre o Egito (31-32), e da visão dos ossos secos (37: 1 – 14 Escrito durante o cativeiro babilônico (586-38 aC), o livro ligações pré-exílicos Israel e o Judaísmo da restauração. Escrito Durante o Cativeiro babilônico (586-38 aC), o Livro do Vínculos pré-exílicos Israel E o Judaísmo da Restauração. Ezequiel destacou as qualidades interiores de religião, como os profetas anteriores tinham, mas na maneira de escritores mais tarde, ele olhou para o Templo e às observâncias cultuais. Ezequiel salientou o interior das qualidades de religião, tal Como os Anteriores tinham Profetas, Mas ainda forma dos Escritores Mais Tarde elementos olhou par o Templo de Culto e observâncias. Ele descreveu a vida no exílio e pregou uma mensagem de esperança, lutando para sustentar seu companheiro deportados em sua fé e tradições. Elementos descreveu Vida não Exílio e pregou uma Mensagem de Esperança, Que si esforça par manter os seus compatriotas deportados.  Esta mensagem culmina com a visão final do templo na nova Jerusalém e a restauração de Israel.
Chave do Livro: Visões
Comentário: O Livro de Ezequiel
relata a atividade de um profeta durante o exílio na Babilônia.
O profeta dirige suas mensagens a seus compatriotas cativos e também ao povo hebreu que ainda reside na Palestina. Ambos os grupos permaneceram obstinados e impenitentes, mesmo depois da captura de Jerusalém levada a cabo pelo rei babilônio Nabucodonosor, e do exílio de Joaquim, rei de Judá, juntamente com uma considerável parte da população no ano de 597 a.C. Portanto, Deus atribuiu a Ezequiel a tarefa de denunciar a casa rebelde de Israel e predizer a destruição de Jerusalém e a deportação de um número ainda maior. Seis anos depois de Ezequiel haver começado a pregar, suas palavras se cumpriram. No ano de 586 a.C., Nabucodonosor destruiu Jerusalém e levou cativos para a Babilônia quase todos os sobreviventes. Mas, a despeito da infidelidade de Israel, Deus mostrou-se misericordioso.
Ezequiel recebeu instruções no sentido de proclamar as boas-novas de que o exílio terminaria e Israel recuperaria sua posição de instrumento da salvação de Deus para todos os homens.
                 A forma pela qual o livro de Ezequiel apresenta esta mensagem de juízo e de promessa distingue-o dos outros livros proféticos do Antigo Testamento. A organização sistemática do conteúdo constitui seu primeiro traço característico. Os primeiros vinte e quatro capítulos representam a acusação e condenação de Israel, com aterradora consequência. Esta perspectiva de juízo, minorada somente por lampejos incidentais de luz, fica compensada na última parte (capítulos 33 a 48) com uma apresentação também consequente com o brilhante futuro que Deus tem reservado para seu povo. Estas seções compactas de ameaças e promessas a Israel são separadas por uma série de discursos endereçados às nações estrangeiras, discursos que têm duplo aspecto: pronunciam juízo e castigo sobre os perversos vizinhos de Israel, mas a destruição dos inimigos de Israel constitui também segurança de que não poderão criar obstáculos no cumprimento da promessa de Deus de redimir e restaurar seu povo escolhido.
             Outro traço característico do livro de Ezequiel é a forma pela qual expressa não somente a ameaça, mas também a promessa. O livro é abundante em visões misteriosas, alegorias ousadas e estranhos atos simbólicos. Estas formas de revelação divina ocorrem aqui com maior frequência do que em qualquer outro livro profético, e se acham representadas por uma riqueza de pormenores descritivos. As visões em particular são bizarras, de forma quase grotesca, e portanto de interpretação difícil.  Todavia, o significado fundamental do livro de Ezequiel não escapará ao leitor se levar em conta que a glória de Deus e suas ações de juízo e salvação se acham apresentadas em linguagem e forma simbólicas. Aquilo que Ezequiel vê em visões, que descreve em alegorias e põe em prática numa forma que se assemelha a charadas, tem por objetivo contribuir para a certeza de que Deus leva avante seu plano de salvação para todos os homens aos quais ele havia iniciado neste pacto com Israel séculos antes.  Purificado pelos juízos de Deus no exílio babilônio, o povo de Israel se tornaria de novo o veículo das promessas que se cumprirão no novo pacto e no final dos tempos. Tudo isto Ezequiel vê em perspectiva profética, na qual se sobrepõem no mesmo quadro relativo ao reino de Deus futuro e permanente algumas cenas de um futuro imediato e de um futuro distante.
Autor: A pessoa de Ezequiel se acha tão imersa na mensagem, que além de seu nome, pouco sei com referência a ele. Somente dois fatos de caráter biográfico podem deduzir-se do livro: que era filho de Buzi, o sacerdote, e, diferentemente de seu contemporâneo Jeremias. Ezequiel era casado, mas "o desejo dos teus olhos" lhe foi tirado de um golpe, enquanto realizava sua missão por ordem de Deus.
Ezequiel tem sido considerado, com frequência, uma pessoa severa, insensível. Tem-se dito que é impessoal, indiferente a seus ouvintes, e só lhe preocupa a vindicação da glória de Deus, mesmo na proclamação da misericórdia. Conquanto seus sentimentos não aflorem à superfície, como no caso de Jeremias, a afirmativa de que ele não é compassivo equivaleria a ir além das evidências. Nem tampouco podem os críticos radicais justificar suas teorias que afirmam que o profeta sofria de ataques catalépticos e de paranóia esquizofrênica. Os atos simbólicos que ele executa e as visões que recebe não são, em essência, diferentes dos que os outros profetas registram.
Fonte: Baker's Evangelical Dictionary of Biblical Theology. Editado por Walter A. Elwell.     
A Bíblia Sagrada comentada por livros tem também participações de outras pessoas abençoadas por Deus, pois não sou o dono da verdade, um comentário teológico é muito importante para que todos saibam como é um comentário teológico. Espero estar conseguindo lhes mostrar aquelas informações que lhes faltava. Muito obrigado a todos vocês pelo apoio, e incentivo da a mim através de meus escritos.
Campo Grande 22 de março de 2015                     jcr0856@hotmail.com    

Holy Bible commentary for books by José Carlos Ribeiro Commentary on the Book of Ezekiel: Book # 26 of the Bible
          Ezekiel had a very important role for God, now call him son of man: and God spoke to Ezekiel, who spoke to the children of Israel leading to them the words of salvation and liberation as the other prophets. Ezekiel spoke only when God allowed; most of the time he was silent, only opening his mouth when God spoke through him. Ezekiel was taken to Babylon around 597 BC, when King Jehoiakim was deposed by Nebuchadnezzar and taken into captivity. It was there Ezekiel received his call as a prophet and worked among the captives. In 587 BC, the Babylonians destroyed Jerusalem and took most of its inhabitants to Babylon. (Ezek. 00:21.) Ezekiel continued to prophesy among the exiles for at least eleven years after that occasion. (Ezek. 29:17.)
           Through Ezekiel, the Lord sent the rebellious Israel a warning message, punishment and mercy, leaving no doubt of His wrath and His desire that they repent.
The book of Ezekiel teaches that God is in control and wants all His children to come unto Him. It includes at least sixty-five references (with some minor variations) to the phrase "and know that I am the Lord." The following is an overview of the book of Ezekiel: Introduction: Called and Ezekiel's commissioning. (Eze.1-3.) Prophecies against Judah and Jerusalem, ending in the fall and capture of Jerusalem by Babylon. (Eze. 4-24.) Prophecies against the surrounding nations of Ammon, Moab, Edom, Philistia, Tyre, Sidon and Egypt. (Ezekiel 25-32.) Prophecies about the restoration of Israel before the Savior's return to Earth. (Ezek. 33-39.) Visions of a future temple in Jerusalem and how to worship him. (See Ezek. 40-48.) Priesthood leaders, particularly prophets, are like watchmen. They watch and warn people of impending danger. (Ezekiel 3: 17-21; 33: 1-9.;. 1: 19-2: 11) Person who watches, watches and obeys and is ready and prepared. In a religious sense, watchmen are leaders called by representatives of the Lord to take charge specifically the welfare of others. Those who are called as leaders have a special responsibility to also be watchmen to the rest of the world. I made you a watchman, Eze. 3: 17-21. Watchtowers that lift the warning voice save their own souls, Eze. 33: 7-9. Watch therefore, for ye know not what hour your Lord doth come, Matt. 24: 42-43 - 25:13; Mc. 13: 35-37. Watch and pray, that ye enter not into temptation, Matt. 26:41. The Lord put watchmen on the vine. Ministry of Home: Preaching on the need for repentance. (Ezekiel began his public ministry when a good portion of Judah was in captivity in showing the exile of Jews in Babylon), before the destruction of Jerusalem. In this whole period, his vocation was to preach repentance to the exiles in Captivity, and the Jews that were in Jerusalem, warning that the destruction of the city was certain if the people did not repent of their idolatry. His ministry after fall of Jerusalem: Consoling repentant and form a group among them would return to rebuild Jerusalem. After the fall of Jerusalem in 597 BC, the people of Judah recognized, too late, that Had deserved divine punishment. Hence Ezekiel's ministry became another: Consoling the repentant and form between them a group that, one day, return to Jerusalem to rebuild it, according to the divine will, as political and religious center of a true people of God. c) Between these two periods note- a series of prophecies about various pagan nations that existed at the time (ch. 25-32). Source: "The New Life Bible" The Book of Ezekiel can be divided into five main parts: Vocation to the Prophecy; Oracles threats against Judah and Jerusalem; Oracles against the nations; Oracles of Salvation to Israel; The New Kingdom of God. Ezekiel - Meaning: God is strength. Ezekiel began his prophetic ministry in 592 BC in the fifth year of king Jehoiachin's captivity, when he was 30 years old. In 605 BC, Jehoiachin king of Judah, surrendered Jerusalem to Nebuchadnezzar, who took Babylon the prominent people of the country and the treasures of the house of God and the king's house. The captives they were the king's family and the princes; the mighty, mighty; the craftsmen and builders; and Ezekiel, son of Buzi the priest. (2 Kings 24: 11-17; Ezek. 1: 1-3) Sorry, these exiled Israelites had completed their weary journey from a land of hills and valleys sources for a vast plains. Then lived by the river Chebar in the midst of a mighty empire, surrounded by a people of strange customs and of pagan worship. Nebuchadnezzar permitted the Israelites to have their own houses, servants, and who practiced the trade. (Ezekiel 8: 1; Jr. 29: 5-7.; Ed.2: 65) If they were diligent, could thrive. Fall into the ties of religion and Babylonian materialism? Continue rebels against God? Accept his exile as his discipline founded? Had to face new trials in the land of their exile. During these critical years leading up to the destruction of Jerusalem, God did not deprive himself or the Israelites of a prophet services. Jeremiah worked in Jerusalem itself, Daniel in the court of Babylon, and Ezekiel was the prophet to the Jewish exiles in Babylon. Ezekiel was both priest and prophet, a distinction that also enjoyed Jeremiah and later Zechariah. (Ezek. 1: 3) From beginning to end of his book is directed more than 90 times to him as "son of man", an important point when studying his prophecy because, in the Greek Scriptures, Jesus is also called the "Son of Man" about 80 times. (Ezek. 2:. 1; Matthew 8:20) Your name Ezekiel (Hebrew, Yehhez · qé'l) means "God Strengthens." It was the fifth year of Jehoiachin's exile, Ezekiel was commissioned by God which prophet. We read that was still active in their work at the 27th year of exile, 22 years later. (Ezek. 1: 1, 2; 29:17) He was married, but his wife died on the day that Nebuchadnezzar began his final siege of Jerusalem. (24: 2, 18) the date and the manner of his own death are unknown. Ezekiel actually wrote the book that bears his name, and that it occupies a legitimate place in the canon of Scripture is not disputed. Was included in the canon in the days of Ezra and appears in the catalogs of early Christian times, notably in the canon of Origen. Its authenticity is also testified by the striking similarity between its symbolisms and those of Jeremiah and Revelation. Eze. 24: 2-12 Jer. 1: 13-15; Eze.23: 1-49 Jr.3: 6-11; Ez.18: 2-4 Jr.31 29, 30; Eze.1 5, 10 Rev.4: 6, 7; Eze.5 17 Apoc.6: 8; Eze.9: Apoc.7 4: 3; Eze.2: 9; 3: 1 Apoc.10: 2, 8-10; Eze.23 22, 25, 26 Rev.17: 16; 18: 8; Eze.27 30 Ap.18 36: 9, 17-19; Eze.37 27 Ap.21: 3; Eze.48: 30-34 Rev.21: 12, 13; Eze.47: 1, 7, 12 Rev.22: 1, 2. Ezekiel proclaimed in the early years of his prophetic career, the right judgments of God against unfaithful Jerusalem and warned the exiles against idolatry. (14: 1-8.17: 12-21) The captive Jews did not show genuine signs of repentance.
 The men responsible among them used to refer to Ezekiel, but did not give attention to the messages of God which he passed them. Continued with their idolatry and materialistic practices.
The loss of their temple, their holy city and its dynasty of kings them was a terrible shock, but this only aroused a few to humiliate and repent. Sal. 137: 1-9. The book divides naturally into three parts. The first, chapters 1 to 24, contains warnings of the certain destruction of Jerusalem.
Part Two: Chapters 25 to 32, contains prophecies of doom to several pagan nations.
 The last, chapters 33-48, consists of restoration prophecies, culminating in the vision of a new temple and a new holy city. In general, the prophecies are in chronological order, as well as topics. God commissions Ezekiel as a watchman (1: 1-3: 27). In its initial vision, Ezekiel note a violent wind from the north, along with a mass of clouds and a shimmering fire. Of him leaving four living, winged creatures with human faces, lion, bull and eagle. Aspect is as burning coals, and each is accompanied, as if a wheel within a wheel of fearful height, with rims full of eyes. Locomovem in any direction in constant unity. On the head of the living creatures there is a similarity of expansion, and above the expansion, a throne on which is "the appearance of the likeness of the glory of God." -1: 28.
            God tells the prostrate Ezekiel: "Son of man, stand up on your feet." Hence the commissions to be prophet to Israel and the surrounding nations rebels. No matter who listen or fail to listen. At least know that there was a prophet of the Lord God among them. God makes Ezekiel eat the roll of a book, which becomes sweet as honey in your mouth. He says, "Son of man, I have set you a watchman for the house of Israel." (2: 1.3: 17) Ezekiel must faithfully give the warning, but will die. God commands Ezekiel to record on a brick a Jerusalem sketch. He must stage a supposed siege against it as a sign to Israel. To emphasize the point, he has to lie before the brick 390 days on his left side and 40 days on his right side, subsisting at the same time sparing diet. Ezekiel really makes the scenario is indicated by its plaintive request to God to change fuel cozer.- 4: 9-15. God makes Ezekiel portray the calamitous end of the site, shaving his head and beard. A third of it has to burn a third of poke with a sword and a third of spread in the wind. By the end of the site, some of the inhabitants of Jerusalem will die by hunger, pestilence, and the sword, and the rest will be scattered among the nations. God will make it a wasteland. How come? Because of the offensiveness of her depraved and detestable idolatry. The wealth will not bring relief. On the day of the Lord's anger the people of Jerusalem will throw their silver in the streets "and they shall know that I am the Lord." 7:27.
      Ezekiel's vision of apostate Jerusalem (8: 1-11: 25). Ezekiel is transported in a vision to distant Jerusalem, where he sees the detestable things that happen in the temple of God. There in the courtyard an offensive symbol urging God to jealousy. Digging through the wall, Ezekiel sees 70 elders worshiping before representations, carved into the wall, disgusting animals and dungy idols. Apologize, saying, "God does not see us. God left the country. "(8:12). In the north gate, women cry the pagan god Tammuz. But that's not all! At the entrance of the temple for 25 men, with their backs to the temple, worshiping the sun. Are desecrating God in his own face, and He will certainly act in his wrath! Behold, then come six men with weapons in their hands boring. Among them is found a seventh, linen dress, carrying a secretary cartridge. God commands this man clothed in linen to pass in the city and put a sign on the foreheads of the men that sigh and cry for the abominations that are practiced in the city. Next, commands the six men who step forward and kill everyone, "the elderly, the young, and the virgin, and the little child and women" in whom there is no signal. They do so, starting with the old men that were before the house. The man clothed in linen reports: "I did exactly as you commanded me." -9: 6, 11. Ezekiel sees again the glory of the Lord God, that rises above the cherubim. A cherub fires burning embers from the middle of the tread, and the man clothed in linen catches them and scatter them over the city. As for the outcasts of Israel, God promises to gather them again and give them a new lease of life.  But what about these wicked false worshipers in Jerusalem? "I shall certainly bring their own procedure on his head," says God. (11:21). The glory of the Lord is seen rising over the city, and Ezekiel now has the vision to the exiles. Additional prophecies in Babylon concerning Jerusalem (12: 1-19: 14). Ezekiel becomes the actor in another symbolic scene. During the day, it takes away from your home your luggage into exile, and then at night, goes through a hole in the wall of the city, with the hidden face. He explains that this is a portent: "Iran into exile, into captivity." (12:11). These stupid prophets who walk after their own spirit! Cry, "There is peace!" When there is no peace. (13:10). Even Noah, Daniel, and Job, were in Jerusalem, could not save one soul but themselves. The city is like a worthless vine. The wood does not serve to make cuttings, even billets! Both ends are burned and the medium is also scorched useless! How faithless and worthless became Jerusalem! Born the land of Canaan, God gathered as abandoned baby. He created it and entered a marriage covenant with her. Let the beautiful, "enabled the royal position." (16:13). But she became a prostitute, turning to the nations, to go through it. Loved the pictures of these and burned their own children in the fire. The end of it will be the destruction at the hands of these same nations, her lovers. She is worse than her sisters Sodom and Samaria. Yet God, the merciful God, will make atonement for her and restore according to his covenant. God proposes to the prophet a riddle and then relates the interpretation. The puzzle illustrates the futility of Jerusalem turn to Egypt for help. Comes a great eagle,
     Nebuchadnezzar and starts the top (Joaquim) of a lofty cedar, bringing him to Babylon, and plant in its place a vine (Zedekiah). The vine extends its branches to another eagle, Egypt, but will be successful? It is torn up by the roots! God himself will take a tender shoot of the towering canopy of cedar and will transplant it into a high and lofty mountain. There he will become a majestic cedar as a place of residence for "all birds of every wing." Everyone will know that the Lord hath done this. - 17:23, 24.  God rebukes the Jews exiled because of his proverbial saying: "Parents are eating sour grapes, but the children's teeth are set on edge that." No, "the soul that sins, it is that" die. " (18: 2: 4). The righteous will live. God is not pleased in the death of the wicked. Your satisfaction is to see the wicked turn aside from their wicked ways and live. As for the kings of Judah, like the new young lions, were snared by Egypt and Babylon. No more be heard "his voice in the mountains of Israel." - 19: 9. Complaints against Jerusalem (20: 1-23: 49). Again the elders among the exiles come to Ezekiel to inquire of God. What they hear is the story of the long history of rebellion and depraved idolatry of Israel, and a warning that God asked a sword to execute judgment against it. Reduce Jerusalem "a ruin, a ruin, a ruin." But what a glorious hope! God will keep royalty ("crown") for one that comes with the "legal right" and he will give. (21: 26,27).
              Ezekiel summarizes the detestable things that are done in Jerusalem, "the city of guilty
"Blood". The house of Israel has become like "scum", and is to be assembled in Jerusalem and liquefied there as a furnace. (22: 2: 18). Infidelity of Samaria (Israel) and of Judah is illustrated by two sisters. Samaria, which Oholah, fornication with the Assyrians and is destroyed by her lovers. Judah, which Oholibah does not learn that lesson, but acts even worse, prostituting themselves first with Assyria and then Babylon. It will be totally destroyed, "and ye shall know that I am the Sovereign Lord God" (23:49)  Begins the final site of Jerusalem (24: 1-27). God announces to Ezekiel that the king of Babylon besieged Jerusalem on this tenth day of the tenth month. Compares the walled city to a wide mouth pot, and the inhabitants select the meat inside. By boiling, take up all the impurity of the abominable idolatry of Jerusalem! That same day Ezekiel's wife dies, but the prophet, obeying God, not mourning. This is a sign that should not mourn the destruction of Jerusalem, it is the judgment of God, that they may know who he is. God will send a fugitive to notify the destruction of the "beautiful object of their exultation" and until it reaches Ezekiel no more to speak to the exiles. (00:25). Shooting is mentioned in a special way. Boasting its thriving trade, is like a beautiful ship in the middle of the sea, but soon will lie broken in the depths of the waters. "I am God," brags him their leader. (28: 9) God makes his prophet takes a dirge concerning the king of Tyre: What beautiful anointed cherub, he has been in Eden the garden of the Lord, but God will drive out of your lot as profane and will be devoured by fire that comes from inside his own. God says He will also be sanctified by bringing destruction on scornful Sidon. God tells Ezekiel then strongly objects to Egypt and its Pharaoh and to prophesy against them. "My Nile is mine, and I is that I did to myself," brags-Pharaoh. (29: 3). Pharaoh and the Egyptians who believe in him will have to know that the Lord is God, and the lesson will be given by a desolation 40 years. Ezekiel here inserts some information that you really were revealed later, God will give Egypt to Nebuchadnezzar as compensation for his service to wear the shot.
              (Nebuchadnezzar took very little spoil from Tyre, since the Tyrians escaped with most of their wealth to their island city.) In a dirge, Ezekiel reveals that Nebuchadnezzar cast her pride of Egypt, and "will have to know that I am the Lord ". - 32:15. Watch for the exiles; predicted the restoration (33: 1-37: 28). God recapitulates with Ezekiel his responsibility which oversees. The people are saying, "God's way is not set." So Ezekiel must make clear to them how wrong they are. (33.17). On the fifth day of the tenth month. Enough of Jerusalem a fugitive, to tell the prophet:.
"The city was struck!" (33:21). Ezekiel, then free again to speak to the exiles, tells them that are futile any thoughts they have as to succor Judah. ​​Although come to Ezekiel to hear the word of God, it is to them only as a singer of love songs, someone who has beautiful voice and plays well a stringed instrument. Do not pay attention. However, when it does, you will know that there was a prophet among them. Ezekiel rebukes the false shepherds who have left the flock to feed themselves. God, Pastor Perfect, gather the scattered sheep and bring to a rich pasture on the mountains of Israel. There will raise over them one shepherd, 'Your servant David.' (34:23).
The Lord himself will become their God. Will make a covenant of peace and send upon them showers of blessing. Ezekiel prophesies again the desolation for Mount Seir (Edom). However, the waste places of Israel will be rebuilt, for God will have mercy on his holy name, to sanctify it before the nations. Will give his people a new heart and a new spirit, and your land shall be again "as the garden of Eden." (36:35). Ezekiel sees then an Israeli vision represented by a valley of dry bones. Ezekiel prophesies of bones. These start miraculously to have meat again, breath and life. So God will open the graves of captivity in Babylon and restore Israel again in their land. Ezekiel takes two sticks representing the two houses of Israel, Judah and Ephraim. One-become rod in his hand. So when God restore Israel, will be united in one covenant of peace under his servant "David." (37:24). The Gog Magog attack against the restored Israel (38: 1-39: 29). There will come an invasion of another party! Gog of Magog, attracted to the attack by the tantalizing peace and prosperity of the restored people of God, will do their frenzied attack. He will rush to engulf. Herein God will rise up in the fire of his fury. Will cause the sword of each one will turn against his brother, will bring on them pestilence and blood and a shower of stones discharge, fire and brimstone. Succumb knowing that God is "the Holy One in Israel." (39: 7) Your people will light fires with crushed the enemy war equipment and bury the bones in the "Valley of Gog People Mass". (39:11) The birds of prey eat the flesh and drink the blood of the slaughtered. From then on, Israel shall dwell safely, and no one to frighten them, and God will pour out his Spirit on them. Ezekiel's vision of the temple (40: 1-48: 35). On the 14th year since the destruction of Solomon's temple, and repentant among the exiles need encouragement and hope. God transports Ezekiel in the land of Israel to the vision and puts on a very high mountain. Here, in vision, he sees a temple and "south something like the structure of a city."
           An angel instructs him: "house of Israel to account all that you are seeing." (40: 2, 4). Hence shows Ezekiel all the details of the temple and its courtyards, measuring the walls, the gates, the booths of guard dining areas and the temple itself, with its Holy and the Most Holy place. It takes Ezekiel to the east gate. "And behold, there came the glory of the God of Israel towards the east, and his voice was like the voice of vast waters; and the earth itself shone because of his glory "(43: 2).. The angel fully instructs Ezekiel concerning the House (or temple); the altar and its sacrifices; the rights and duties of the priests, the Levites, and the prince and the division of the land. The angel brings Ezekiel back to the entrance of the House, where the prophet sees leave the house threshold waters to the east, the south side of the altar. Begin as a trickle that is growing to become a torrent. Then flows into the Dead Sea, where fish come to live and comes a fishing industry. On both sides of the torrent, trees provide food and healing for people. The vision then gives the inheritances of the 12 tribes, not desapercebendo foreign residents and the chieftain, and describes the holy city to the south, with its 12 gates named according to the tribes. The city shall be called by a very glorious name: "God Himself Is There." (48:35). The pronouncements, the visions and promises that God gave to Ezekiel were all faithfully transmitted to the Jews in exile. Although many mock and mock the prophet, some believe really. These took great advantage. Were strengthened by the restoration promises. Dissimilar from other nations taken into captivity preserved their national identity, and
God restored a remnant, as predicted. (Eze 28:25, 26;. 39: 21-28; Ezra 2: 1, 3: 1)
             They rebuilt the house of God and there renewed true worship. The princes outlined in Ezekiel are also invaluable to us today. Apostasy and idolatry, coupled with rebellion, can only lead to the detriment of God. (Eze 6: 1-7; 12: 2-4., 11-16). Each answer for his own sin, but God will forgive him who strays from his wrong course. You will be granted mercy and will continue to live. (18: 20-22) God's servants must be faithful watchmen like Ezekiel, even in difficult and when ridiculed and reviled names. We can not let the wicked die without warning, so getting their blood on our head. (3:17; 33: 1-9) The shepherds of God's people have the heavy responsibility of caring for the flock. (34: 2-10.) Notable on the book of Ezekiel are the prophecies concerning the Messiah. Refers to him as one "who has the legal right" to the throne of David, and who must be given. In two places, there is talk of him as "my servant David," also as "shepherd", "king" and "ruler". (21:27; 34:23, 24; 37:24, 25).
               Since David has long since dead, Ezekiel was referring to the One who was to be both Son and Lord of David. (Ps 110: 1; Mat.22:. 42-45) Ezekiel, like Isaiah, speaks of the planting of a tender shoot that will be exalted by God. - Eze. 17: 22-24; Isa. 11: 1-3. It is interesting to compare Ezekiel's vision of the temple with the vision of "the holy city of Jerusalem" in Revelation.
(Rev.21: 10). There are differences to be noted; for example, Ezekiel's temple is separate and to the north of the city, while God Himself is the temple of the city in Revelation. In each case, however, emanates a river of life, trees that give monthly crops of fruit and leaves for healing, and the presence of the glory of God. Each vision makes its contribution in order to have appreciation of God's kingship and his provision of salvation for those who provide him sacred service. -Eze. 43: 4, 5 Rev.21: 11; Eze 47: 1, 8, 9, 12 -Ap. 22: 1-3. The book of Ezekiel emphasizes that God is holy. Reveals that the sanctification of God's name is more important than anything else. "I shall certainly sanctify my great name. And the nations will know that I am the Lord, 'is the utterance of the Sovereign Lord Jehovah. "According to the prophecy shows, he will sanctify his name by destroying all profaners that name, including Gog of Magog. Are prudent those who now sanctify God in your life, fulfilling their requirements for acceptable worship. These will find healing and eternal life in the river emanating from his temple. Transcendent in glory and charming beauty is the city that is called "God Himself Is There" (Ezekiel 36:23; 38:16; 48:35..) Source: Mount Zion.
Dear reader (a), this is a faithful summary in the book of Ezekiel, rich in detail, so you have a better understanding and knowledge of God's work. Note that each prophet was used differently at different times; but with the same goal, to lead and show the people of Israel, God's people, the best of the Lord for them. But they were stubborn disobedient, murmuring and idolaters: simplifying. Were sinners; and God is not pleased with what they were doing, and God would raise up a prophet, a man of the Lord, to take up the words of salvation. Do you know why God did this? It was his people, and God loved him and did not want to see them more suffering in enemy hands. Ezekiel had a particularity: he could only open his mouth when he was to speak the word of the Lord, the rest of the time, his mouth remained closed. But the day came when God allowed him to return to speak normally, Ezekiel had strange visions, but God through His angel revealed. And Ezekiel had to swallow a roll containing data written by God; I believe that this roll of writings, could not be revealed to others. And God placed him as Watchtower in Israel, he could not lie, and neither choose who should take the words of the Lord. If the Watchtower omitted anything, the curse would fall on him: the abominations of the children of Israel had no limits, why were punished by God and sent to the kings of Babylon, Assyria, Egypt and other enemy nations. God promised to gather his people, collect them, and bring them back to Israel: But they would have to abandon their sins, their abominations. They worshiped various types of idols, forgetting God, your creator.
             And the Lord spoke to Ezekiel in parables, he would speak to the children of Israel. The Lord wanted them to repent and turn from their sins. Note that the chapters are no different chapters of other books. God was trying to free and save his people from the hands of Israel's enemies. Jerusalem and Judah were the cities set apart by God for the sake of David, and because of the promise made in a past far away. In Ezekiel also speaks much of Babylon, who was a blessed city, but that corrupted the harlot; and God poured all his anger against this city, nation, Babylon, we study in the field of history about it; which was destroyed by God, disappearing from the earth. Here in the Bible, we have the answer to what happened to Babylon; in any book of human history, no one could figure out what happened to this city. But here, you have the answer: God told Ezekiel to prophesy against the shepherds of Israel, who scattered his flock, and evil pasturing his people.
Dear reader (a), no use I write anything on Ezekiel, this comment I found a website of the Net, and that is very well explained, I would repeat the information contained in this review. I'll leave now to the book of Daniel also making a comment
                                           The Holy Bible Commentary on the Book of Ezekiel:
Ezekiel had a very important role for God, now call him son of man: and God spoke to Ezekiel, who spoke to the children of Israel leading to them the words of salvation and liberation as the other prophets. Ezekiel spoke only when God allowed; most of the time he was silent, only opening his mouth when God spoke through him. Through Ezekiel, the Lord sent the rebellious Israel a warning message, punishment and mercy, leaving no doubt of His wrath and His desire that they repent. The book of Ezekiel teaches that God is in control and wants all His children to come unto Him. It includes at least sixty-five references (with some minor variations) to the phrase "and know that I am the Lord."
The following is an overview of the book of Ezekiel:
SOURCE: "The Bible New Life"
è
a) THEME: "The Glory of God in judgment and salvation" (http://www.obreiroaprovado.com/)
Topic Summary: "The removal of the glory of the God of Israel, in view of the coming judgment; and the return of His glory in view of future restoration. "The Book of Ezekiel in the Old Testament of the Bible is one of the Prophets Staff. His name is taken from Ezekiel, a priest - prophet who lived in Jerusalem and was one of the Jews deported by Nebuchadnezzar II to Babylon at the beginning of the 6th century BC.
Your Name and drawn one of Ezekiel Breaking, um Priest - Prophet Who lived in Jerusalem and was one of the Jews deported by Nebuchadnezzar II of Babylon in the 6th century BC Home. The book of Ezekiel describes many visions of the prophet and symbolic actions with vivid literary imagery. The Book of Ezekiel describes the Prophet of many symbolic Visions and Actions with Lived Literary Imagination. The following well - known passages demonstrate extraordinary imagination of the author and gift for allegory: the vision of the Lord's chariot (chap. 1); symbolic acts of Ezekiel to eat the roll (2: 1-3: 15) and shave his hair and beard (5: 1-4), the sword of God's wrath (21); the allegory of the rusty pot (24: 1-14); the lament over Egypt (31-32), and the vision of the dry bones (37:. 1-14 Written during the Babylonian captivity (586-38 BC), the book pre-exilic Israel connections and the restoration of Judaism Written During the Babylonian Captivity (586-38 BC), the Book of the pre-exilic Israel and Judaism Links Restoration. Ezekiel stressed the interior qualities of religion, as the earlier prophets had, but in the manner of later writers he looked at the Temple and cultic observances. Ezekiel stressed the interior qualities of religion, like the earlier prophets had, but still form the Writers Later elements looked pair Worship and observances Temple. He described life in exile and preached a message hope, struggling to sustain his fellow deportees in their faith and traditions. Elements described not Exile Life and preached a Message of Hope, which itself strives couple keep their deported compatriots. This message culminates in the final vision of the temple in the new Jerusalem and the restoration of Israel.
Book key: Visions
Comment: The Book of Ezekiel reports the activity of a prophet during the exile in Babylon.
The prophet directs their messages to their captive countrymen and also the Hebrew people who still resides in Palestine. Both groups remained stubborn and unrepentant, even after the capture of Jerusalem carried out by the Babylonian king Nebuchadnezzar, and Joaquim de exile king of Judah, with a considerable part of the population in the year 597 BC Therefore God gave Ezekiel the task of denouncing the rebellious house of Israel and predicting the destruction of Jerusalem and the deportation of an even larger number. Six years after Ezekiel had started to preach, his words were fulfilled. In the year 586 BC, Nebuchadnezzar destroyed Jerusalem and took captive to Babylon nearly all survivors. But in spite of Israel's unfaithfulness, God proved to be merciful. Ezekiel was instructed to proclaim the good news that exile would end and Israel regain its position instrument of salvation for all men.
                 
The way the book of Ezekiel presents this message of judgment and promise distinguish it from the other prophetic books of the Old Testament. The systematic organization of content is its first characteristic. The first twenty-four chapters represent the accusation and condemnation of Israel, with terrifying consequences. This prospect of judgment, eased only by incidental light flashes, is compensated in the last part (chapters 33-48) with a consequent presentation also with the bright future that God has in store for his people. These compact sections of threats and promises to Israel are separated by a series of speeches addressed to foreign nations, speeches that have dual aspect: pronounce judgment and punishment on the wicked neighbors of Israel, but Israel's enemies of destruction is also assurance that can not prevent the fulfillment of God's promise to redeem and restore his chosen people.
             
Another characteristic feature of the book of Ezekiel is the way in which he expresses not only the threat, but also the promise. The book abounds in mysterious visions, bold allegories and strange symbolic acts. These forms of divine revelation occurs here with greater frequency than in any other prophetic book, find and represented by a wealth of descriptive details. The particular views are bizarre, almost grotesque, and therefore difficult to interpret. However, the fundamental meaning of the book of Ezekiel will not escape the reader to take into account that the glory of God and his judgment and salvation actions find themselves presented in language and symbolic form. What Ezekiel sees in visions, which describes in allegory and implements a form that resembles riddles, aims to contribute to the certainty that God carries on his plan of salvation for all men to whom he had initiated this covenant with Israel centuries earlier. Purified by the judgments of God in the Babylonian exile, the people of Israel would become again the vehicle of the promises will be fulfilled in the new covenant and the end of time. All this Ezekiel sees in prophetic perspective, in which overlap in the same framework for the kingdom of God and permanent future some scenes of the immediate future and the distant future.
Author: The person of Ezekiel think so immersed in the message, which in addition to its name, just know with reference to it. Only two facts of biographical character can be deduced from the book: who was the son of Buzi, the priest, and, unlike his contemporary Jeremiah. Ezekiel was married, but "the desire of thine eyes" it was taken from a stroke, while performing its mission by God's command.
Ezekiel has been considered often severe person, insensitive. It has been said that it is impersonal, indifferent to their listeners, and only worries you the vindication of God's glory, even the proclamation of mercy. While your feelings not to emerge to the surface, as in the case of Jeremiah, the statement that he is not compassionate would be to go beyond the evidence. Nor can the radical critics justify their theories that claim that the prophet suffered from cataleptic attacks and schizophrenic paranoia. The symbolic acts it performs and the visions that you receive are not essentially different from the other prophets record.
Source: Baker's Evangelical Dictionary of Biblical Theology. Edited by Walter A. Elwell.
The Holy Bible commentary for books also has investments in other people blessed by God, for I am not the owner of the truth, a theological comment is very important for everyone to know how a theological comment. I hope to be getting show them that information they lacked. Thank you all for your support, and encouraging me through my writings.
Campo Grande March 22, 2015 jcr0856@hotmail.com




               
           







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