Pular para o conteúdo principal

Bíblia Sagrada: Comentários nos livros de Marcos e Lucas por José Carlos Ribeiro cap.02 Também em Inglês, hebraico e grego

 Bíblia Sagrada: Comentários nos livros de Marcos e Lucas  por José Carlos Ribeiro cap.02                      Também em Inglês, hebraico e grego
         Em 64 d.C, Nero acusou a comunidade cristã de colocar fogo na cidade de Roma, e por esse motivo instigou uma temerosa perseguição na qual Paulo e Pedro morreram. Em meio a uma igreja perseguida, vivendo constantemente sob ameaça de morte, o evangelista Marcos escreveu suas “boas novas”. Está claro que ele quer que seus leitores tomem a vida e exemplo de Jesus como modelo de coragem e força. O que era verdade para Jesus deveria ser para os apóstolos e discípulos de todas as idades. No centro do Evangelho há pronunciamentos explícito de “que importava que o Filho do Homem padecesse muito, e que fosse rejeitado pelos anciãos, e pelos príncipes dos sacerdotes e pelos escribas, que fosse morto, mas que, depois de três dias, ressuscitaria” (8.31) Esse pronunciamento de sofrimento e morte é repetido (9.31; 10.32-34), mas torna-se uma norma para o comprometimento do discipulado: “Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz e siga-me” (8.34). Marcos guia seus leitores à cruz de Jesus, onde eles podem descobrir o significado e esperança em seu sofrimento.                                                                                       
        Marcos estrutura seu Evangelho em torno de vários movimentos geográficos de Jesus, que chega ao clímax com sua morte e ressurreição subsequente. Após a introdução (1.1-13), Mc narra o ministério público de Jesus na Galiléia (1.14-9.50) e Judéia (caps 10-13), culminando na paixão e ressurreição (caps 14-16). O Evangelho pode ser visto como duas metades unidas pela confissão de Pedro de que Jesus era o Messias (8.17-30) e pelo primeiro anúncio de Jesus e sua crucificação (8.31). Marcos é o menor dos Evangelhos, e não contém nenhuma genealogia e explicação do nascimento e antigo ministério de Jesus na Judéia. É o evangelho da ação, movendo-se rapidamente de uma cena para outra.
O Evangelho de Mc é como um filme da vida de Jesus. Ele destaca as atividades dos registros mediante o uso da palavra grega “euteos” que costuma ser traduzia por “imediatamente”.
A palavra ocorre quarenta e duas vezes, mais do que em todo o resto do N.T. O uso frequente do imperfeito por Marcos denotando ação contínua, também torna a narrativa rápida. Marcos também é o Evangelho da vivacidade. Mc enfatiza pouco a lei e os costumes judaicos, e sempre os interpreta para o leitor quando os menciona.  De muitas formas, ele enfatiza a Paixão de Jesus de modo que se torna a escala pela qual todo o ministério pode ser medido: “Porque o Filho do Homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos” (10.45). Todo o ministério de Jesus (milagres, comunhão com os pecadores, escolha de discípulos, ensinamentos sobre o reino de Deus, etc.) está inserido no contexto do amor oferecido pelo Filho de Deus, que tem seu clímax na cruz e ressurreição.  
Cristo Revelado:  Marcos demonstra as reivindicações messiânicas de Jesus enfatizando sua autoridade com o Mestre (1.22) e sua autoridade sobre satanás e os espírito malignos (1.27; 3.19-30), o pecado (2.1-12), o sábado (2.27-28; 3.1-6), a natureza (4.35-41; 6.45-52), a doença (5.21-34), a morte (5.35-43), as tradições legalistas (7.1-13,14-20), e o templo (11.15-18). Título de abertura do trabalho de Marcos, “Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus” (1.1), fornece sua tese central em relação à identidade de Jesus como o filho de Deus. Tanto o batismo quanto a transfiguração testemunham sua qualidade de filho (1.11; 9.7). Em duas ocasiões, os espíritos imundos o reconhecem como Filho de Deus (3.11; 5.7). A parábola dos lavradores malvados (12.6) faz alusão à qualidade de filho divino de Jesus (12.6). Por fim, a narrativa da crucificação termina com a confissão do centurião: “Verdadeiramente, este homem era o Filho de Deus.” (15.39)   O titulo que Jesus usava com mais frequência para si próprio, num total de catorze vezes em Marcos, é “Filho do Homem”. Como designação para o Messias, este termo (ver Dan. 7.13) não era tão popular entre os Judeus como o título “Filho do Homem” para revelar e para esconder seu messianismo e relacionar-se tanto com Deus quanto com o homem.  Marcos, atentando para o discipulado, sugere que os discípulos de Jesus deveriam ter um discernimento amplo ao mistério de sua identidade. A segunda vinda do Filho do Homem revelará totalmente seu poder e glória.                            A Boa Notícia: Mc 1:1  Princípio do evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus.  > Mc. 1:2  Conforme está escrito no profeta Isaías: Eis que envio ante a tua face o meu mensageiro, que há de preparar o teu caminho; >Mc 1:3  voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas; >Mc 1:4  assim apareceu João, o Batista, no deserto, pregando o batismo de arrependimento para remissão dos pecados.   Evangelho é palavra oriunda do grego, idioma em que foi escrito o livro de Marcos, e que significa "Boas Novas" ou "Boas Notícias" que mostra a característica de comunicação e propagação da Palavra de Jesus Cristo, que Marcos enfatiza como O Filho de Deus. Marcos ao usar este termo, enfatiza a importância da mensagem que os cristãos devem propagar. Ao citar João Batista o faz como Mensageiro da Boa Notícia, não um mensageiro comum, mas como aquele que já estava previsto cerca de 700 anos antes pelo profeta Isaías. Ao referir-se ao clamor de João usa-se a palavra grega βοάω que mostra que este anúncio seria em alto e bom som e tumultuoso, isto é entre multidões. O fato de João estar no deserto não impedia o afluxo de multidões, pois a ideia que temos, hoje, de deserto pode não condizer com os desertos da época com sua estrutura ecológica bem menos degenerada que a atual. João Batista anuncia a chegada do Rei, o Messias esperado pelos judeus, preparando o caminho para que um povo. Salvação e Libertação do povo de Deus seriam feita no âmbito espiritual. O batismo era um símbolo comum na religião judaica que já o praticava com estrangeiros convertidos ao judaísmo.
Nobres leitore (as), eu tentei encontrar comentários com base teológica, mas não foi possível, mostrar aquilo que não tem um bom fundamento bíblico, é preferível ficar como está. Meu objetivo é mostrar seriedade, como não está sendo possível pararei por aqui. O livro de Marcos, e o segundo livro da Bíblia no Novo Testamento; que não estão colocados em ordem cronológica. Mas existe Bíblia em ordem cronológica. 
Em Marcos, segundo os mais entendidos, Jesus, veio para ser servo, para servir.                                  Veja outro comentário teológico no livro de Marcos. O livro de Marcos é o de número 41 no cânon das Escrituras. Quando prenderam a Jesus em Getsêmani e os apóstolos fugiram, ele foi seguido por “certo jovem, que usava uma roupa de linho fino por cima do corpo nu”. Quando a multidão tentou pegá-lo também, “ele largou a sua roupa de linho e escapou nu”. Acredita-se em geral que este jovem tenha sido Marcos. Ele é descrito em Atos como “João, cognominado Marcos”, e talvez fosse de família que gozava de boa posição social em Jerusalém, pois tinham casa própria e servos. Sua mãe, Maria, era também cristã, e a congregação primitiva usava sua casa como local de reunião. Na ocasião em que foi libertado da prisão por um anjo, Pedro foi a esta casa e encontrou os irmãos reunidos ali. — Mar. 14:51, 52; Atos 12:12, 13.
O missionário Barnabé, levita de Chipre, era primo de Marcos. (Atos 4:36; Col. 4:10) Quando Barnabé veio com Paulo a Jerusalém, em conexão com uma obra de socorros por causa da fome, Marcos chegou a conhecer Paulo também. Esta associação na congregação e com zelosos ministros visitantes, sem dúvida, instilou em Marcos o desejo de entrar no serviço missionário. De modo que o observamos qual companheiro e assistente de Paulo e de Barnabé na primeira viagem missionária deles. Por algum motivo, porém, Marcos os deixou em Perge, na Panfília, e voltou para Jerusalém. (Atos 11:29, 30; 12:25; 13:5, 13)
O Batismo simbolizava a morte para o pecado e a ressurreição para uma nova vida.  O significado de alguém se submeter ao batismo nos tempos de Jesus provavelmente era extraordinário. Ser batizado como um gentio era reconhecer que era tão impuro quanto qualquer outro homem e abdicar de seu orgulho etnico-religioso para se submeter à vontade de Deus acima de qualquer vínculo mundano, mesmo que esse vínculo fosse tão forte como os laços de sangue.  Peso, portanto, que um dos principais mostradores da eficácia do anúncio evangelístico de João era o fato de batizar os próprios judeus. Esse era um sinal do sucesso que obtinha em preparar o caminho para o Ministério de Jesus. Embora o Batismo de João ainda não se referisse à profissão de fé em Jesus, pois aconteceu em época anterior ao Ministério de Cristo, já ensinava ao povo o deflagrador da fé Cristã que é o reconhecimento de pecados e a busca do arrependimento com confissão pública de fé. Podemos concluir com o exemplo de João Batista que a verdadeira fé evangélica não é medida em número de pessoas presentes a um evento evangelístico, mas pela qualidade do testemunho que ultrapassa qualquer conceito mundano.                                                                                                                 Marcos demonstrou seu real valor no ministério e se tornou uma preciosa ajuda, não só para Barnabé, mas também, mais tarde, para os apóstolos Pedro e Paulo. Marcos estava com Paulo (c. 60-61 EC) durante seu primeiro encarceramento em Roma. (Filêm. 1, 24) Daí, encontramos Marcos com Pedro em Babilônia, entre os anos 62 e 64 EC. (1 Ped. 5:13) Paulo é novamente prisioneiro em Roma, provavelmente no ano 65 EC, e, numa carta, pede a Timóteo que traga consigo a Marcos, “porque ele me é útil para ministrar”. (2 Tim. 1:8; 4:11) Esta é a última menção de Marcos no registro bíblico.  A composição desse mais curto dos Evangelhos é atribuída a este Marcos. Ele foi colaborador dos apóstolos de Jesus, e colocou a própria vida a serviço das boas novas. Mas Marcos não foi um dos 12 apóstolos e não acompanhou pessoalmente a Jesus. De onde obteve os pormenores que fazem que sua narrativa do ministério de Jesus seja realmente vívida desde o começo até o fim? Segundo a mais antiga tradição de Pápias, Orígenes e Tertuliano, esta fonte foi Pedro, com quem Marcos tinha associação íntima. Não chamou Pedro a ele de “meu filho”? (1 Ped. 5:13) Pedro foi testemunha ocular a bem dizer de tudo que Marcos registrou, de modo que ele poderia ter chegado a saber de Pedro os muitos pontos descritivos que não constam nos outros Evangelhos. Por exemplo, Marcos fala dos “homens contratados” que trabalhavam para Zebedeu, do leproso que suplicou a Jesus “de joelhos”, do homem endemoninhado que “se cortava com pedras”, e de Jesus dar a sua profecia sobre a ‘vinda do Filho do homem com grande poder e glória’, sentado no monte das Oliveiras”  “com o templo à vista”. — Mar. 1:20, 40; 5:5; 13:3, 26.
Marcos frequentemente relata como Jesus se sentia e reagia; por exemplo, que ele olhou “para eles, ao redor, com indignação, estando profundamente contristado”, que ele “suspirou profundamente” e que ‘gemeu profundamente com seu espírito’. (3:5; 7:34; 8:12) É Marcos que nos conta os sentimentos de Jesus para com o jovem governante rico, dizendo que “sentiu amor por ele”. (10:21) E quanta afeição notamos no relato de que Jesus não só colocou uma criancinha no meio dos discípulos, mas também ‘pôs os seus braços em volta dela’, e que em outra ocasião “tomou as criancinhas nos seus braços”! — 9:36; 10:13-16.  Marcos frisa as atividades de Cristo mais do que seus sermões e ensinamentos. Apenas pequena parcela das parábolas e um dos mais longos discursos de Jesus são relatados, e omite-se o Sermão do Monte. É por este motivo que o Evangelho de Marcos, embora contenha tanta ação quanto os outros, é mais curto. Pelo menos 19 milagres são especificamente mencionados.  Ao passo que Mateus escreveu seu Evangelho para os judeus, Marcos evidentemente escreveu visando primariamente os romanos. Como sabemos isso? A Lei de Moisés é mencionada unicamente quando se relata conversa que se refira a ela, e a genealogia de Jesus é omitida. O evangelho de Cristo é apresentado como sendo de importância universal. Faz comentários explicativos sobre os costumes e ensinamentos dos judeus com os quais os leitores não-judeus talvez não estivessem familiarizados. (2:18; 7:3, 4; 14:12; 15:42) Expressões aramaicas são traduzidas. (3:17; 5:41; 7:11, 34; 14:36; 15:22, 34) Qualifica com explicações os nomes geográficos e a vida vegetal da Palestina. (1:5, 13; 11:13; 13:3) O valor das moedas judaicas é dado em moeda romana. (12:42, nota) Ele usa mais palavras latinas do que os outros escritores dos Evangelhos, sendo exemplos disso speculator (guarda pessoal), praetorium (palácio do governador), e centurio (oficial do exército). — 6:27; 15:16, 39. Visto que evidentemente Marcos escreveu primariamente para os romanos, é bem provável que tenha escrito em Roma. Tanto a tradição antiga como o conteúdo do livro dão margem à conclusão de que foi escrito em Roma durante o primeiro ou o segundo encarceramento do apóstolo Paulo, e, por conseguinte, por volta de 60-65 EC. Nesses anos Marcos esteve em Roma pelo menos uma vez, e provavelmente, duas. Todas as principais autoridades do segundo e terceiro séculos confirmam que Marcos foi o escritor. O Evangelho já estava em circulação entre os cristãos em meados do segundo século. O seu aparecimento em todos os primitivos catálogos das Escrituras Gregas Cristãs confirma a autenticidade do Evangelho de Marcos.  Pode-se observar que a narrativa de Marcos é exata devido a seu Evangelho estar em plena harmonia, não só com os outros Evangelhos, mas também com todas as Escrituras Sagradas, desde Gênesis até Apocalipse. Ademais, demonstra-se vez após vez a Jesus como sendo alguém que tem autoridade, não só na sua expressão oral, mas sobre as forças da natureza, sobre Satanás e os demônios, sobre doenças e enfermidades, sim, sobre a própria morte. Portanto, Marcos começa a sua narrativa com a impressionante introdução: “O princípio das boas novas a respeito de Jesus Cristo.” A sua vinda e o seu ministério significavam “boas novas”, de modo que o estudo do Evangelho de Marcos deverá ser proveitoso para todos os leitores. Os eventos descritos por Marcos abrangem o período entre a primavera (setentrional) de 29 EC até a primavera de 33 EC.
Comentário teológico no livro de Lucas: Lugar da Escrita: Cesaréia  Escrita Completada: c. 56-58 EC Tempo Abrangido: 3 AEC-33 EC   O livro de Lucas é o livro de número 42 no cânon das Escrituras. O evangelho de Lucas foi escrito por um homem que tinha mente alerta e coração bondoso, e esta excelente combinação de qualidades, junto com a orientação do espírito de Deus, resultou numa narrativa que é tanto exata como cheia de ardor e sentimento. Nos versículos iniciais, diz: “Também eu, tendo pesquisado todas as coisas com exatidão, desde o início, resolvi escrevê-los para ti em ordem lógica.” A sua apresentação pormenorizada e meticulosa confirma plenamente esta afirmação. — Lucas. 1:3.  “Lucas, o médico amado uma pessoa bem instruída, como um médico. A sua boa linguagem e seu vocabulário extenso, mais amplo do que o dos escritores dos outros três Evangelhos somados, tornam possível uma consideração meticulosa e completa de seu assunto vital. A sua narrativa sobre o filho pródigo é considerada por alguns como sendo o melhor conto já escrito. Lucas usa mais de 300 termos médicos ou palavras às quais atribui sentido médico, que não são empregados do mesmo modo (se é que são usados) pelos outros escritores das Escrituras Gregas Cristãs. Por exemplo, ao se referir à lepra, Lucas nem sempre emprega o mesmo termo que os outros. Para eles, lepra é lepra, mas para um médico há diferentes estágios de lepra, como no caso em que Lucas fala de “um homem cheio de lepra”. De Lázaro ele diz que estava “cheio de úlceras”. Nenhum outro escritor dos Evangelhos diz que a sogra de Pedro tinha “febre alta”. (5:12; 16:20; 4:38) Embora os três outros nos falem de Pedro decepar a orelha do escravo do sumo sacerdote, apenas Lucas menciona que Jesus o curou. (22:51) Soa como se um médico falasse, dizer que uma mulher tinha “um espírito de fraqueza, já por dezoito anos, e ela estava encurvada e não podia absolutamente endireitar-se”. E quem senão “Lucas, o médico amado”, teria registrado em pormenores os primeiros socorros prestados a certo homem pelo samaritano que “lhe atou as feridas, derramando nelas azeite e vinho”? — 13:11; 10:34. Quando escreveu Lucas o seu Evangelho? Enquanto  Lucas estava em Roma com Paulo, que esperava o seu recurso interposto a César. De modo que o relato do Evangelho feito por Lucas foi provavelmente escrito em Cesaréia, por volta de 56-58 EC, depois de ele retornar com Paulo de Filipos, no fim da terceira viagem missionária de Paulo, e enquanto este esperava por dois anos na prisão em Cesaréia, antes de ser levado a Roma para o seu recurso. Durante este tempo, visto que Lucas estava na Palestina, estava em boa posição para ‘pesquisar todas as coisas com exatidão, desde o início’, com respeito à vida e ao ministério de Jesus. Deste modo, parece que a narrativa de Lucas precedeu o Evangelho de Marcos.     Lucas não foi como é óbvio, testemunha ocular de todos os eventos que registra no seu Evangelho, visto que não era um dos 12 e provavelmente só tornou-se crente depois da morte de Jesus. Todavia, estava mui intimamente associado a Paulo no campo missionário. (2 Tim. 4:11; Filêm. 24) Portanto, como seria de esperar, a sua escrita evidencia influência de Paulo, conforme pode ser visto mediante a comparação dos relatos dos dois sobre a Refeição Noturna do Senhor, em Lucas 22:19, 20 e 1 Coríntios 11:23-25.  O relato de Lucas tem uma maneira muito peculiar de tratar o assunto. Ao todo, 59 por cento do seu evangelho é ímpar. Ele registra pelo menos seis milagres específicos e mais do que o dobro desse número de ilustrações que não são mencionados nos outros Evangelhos, devotando um terço de seu Evangelho à narrativa e dois terços à palavra oral; seu Evangelho é o mais longo dos quatro. Mateus escreveu primariamente para os judeus, e Marcos para os leitores não-judeus, em especial os romanos. O Evangelho de Lucas foi dirigido ao “excelentíssimo Teófilo” e, por intermédio dele, a outras pessoas, tanto judeus como não-judeus. (Luc. 1:3, 4) Ao dar a seu relato um atrativo universal, remonta a genealogia de Jesus até “Adão, filho de Deus”, e não só até Abraão, como faz Mateus ao escrever especialmente para os judeus. Ele menciona, particularmente, as palavras proféticas de Simeão que Jesus seria o meio de “remover das nações o véu”, e diz que “toda a carne verá o meio salvador de Deus”. — 3:38; 2:29-32; 3:6.  Em todo o seu livro, Lucas se revela notável narrador, sendo os seus relatos bem organizados e exatos. Estas qualidades de exatidão e fidelidade nos escritos de Lucas são forte prova de sua autenticidade. Não há indefinição alguma Lucas nos dá também dois indícios para determinarmos a época do nascimento de Jesus, ao dizer, em Lucas 2:1, 2: “Ora, naqueles dias saiu um decreto da parte de César Augusto, para que toda a terra habitada se registrasse; (este primeiro registro ocorreu quando Quirino era governador da Síria).” Isso ocorreu quando José e Maria foram a Belém para se registrar, e Jesus nasceu enquanto se achavam ali. Não podemos deixar de concordar com o comentarista que diz: “É um dos testes mais escrutinadores do senso histórico de Lucas, que ele sempre consegue perfeita precisão.” Precisamos reconhecer que é válida a afirmação de Lucas de ter “pesquisado todas as coisas com exatidão, desde o início”.  Lucas mostra também que as profecias das Escrituras Hebraicas foram cumpridas com precisão em Jesus Cristo. Cita o testemunho inspirado de Jesus sobre isso. (24:27, 44) Além disso, registra com exatidão as próprias profecias de Jesus com respeito a eventos futuros, e muitas destas já tiveram notável cumprimento em todos os seus pormenores. Por exemplo, Jerusalém foi cercada com uma fortificação de estacas pontiagudas e sucumbiu num terrível holocausto em 70 EC, assim como Jesus predissera. (Luc. 19:43, 44; 21:20-24; Mat. 24:2) O historiador secular Flávio Joséfo, que foi testemunha ocular junto ao exército romano, testifica que os arrabaldes ficaram desnudados de árvores a uma distância de uns dezesseis quilômetros para fornecer estacas, que o muro do cerco tinha sete mil e duzentos metros de comprimento, que muitas mulheres e crianças morreram de fome, e que mais de 1.000.000 de judeus perderam a vida e 97.000 foram levados cativos. Até o dia de hoje, o Arco de Tito em Roma representa a procissão da vitória romana com despojos de guerra do templo de Jerusalém.          Podemos ter certeza de que outras profecias inspiradas registradas por Lucas serão cumpridas com a mesma precisão.
             O Evangelho de Lucas foi escrito para os gentios e teve como propósito mostrar Jesus como o Salvador.  A data da redação deste Evangelho é incerta. Estimativas variam entre cerca de 80 até 130 d.C. Lucas dedicou seu Evangelho ao "excelentíssimo Teófilo." Teófilo, que em grego significa "Amigo de Deus", a expressão literária pode estar referindo-se a alguém, a uma comunidade ou a todos que se enquadrarem ao termo. Na Biblioteca da Universidade, Cambridge, contém um manuscrito do século V ou VI que é o manuscrito completo mais antigo de Lucas, nas versões grega e latina, em páginas lado a lado.
A versão grega parece ter origem em um ramo da tradição principal dos manuscritos e desenvolve-se a partir de textos conhecidos, em muitas passagens. A maioria dos estudiosos do Novo Testamento acredita que o autor do Evangelho de Lucas confiou no texto de Marcos e na "Q" como suas fontes primárias. De acordo com Farrar, "de um total de 1151 versículos, Lucas tem 389 em comum com Mateus e Marcos, 176 em comum apenas com Mateus, 41 em como com Marcos somente, deixando 544 privativos para si próprio. Em muitas instâncias, todos os três usam linguagem idêntica."  Há 17 parábolas próprias desse Evangelho. Lucas também atribui a Jesus sete milagres que não estão presentes nem em Mateus nem em Marcos. Marco tem 7 peculiaridades e 93 coincidências. Mateus tem 42 peculiaridades e 58 coincidências. Lucas tem 59 peculiaridades e 41 coincidências.  O estilo de Lucas é mais polido do que o de Mateus e Marcos, com menos hebraismos. Lucas utiliza algumas palavras latinas ( Lucas 7,41; 8,30; 11,33; 12,6 e 19,20), mas nada de termos em aramaico ou hebraico, exceto sikera, uma bebida estimulante da natureza do vinho, mas não processada de uvas (do hebraico shakar, "ele está intoxicado", Levítico 10,9), provavelmente vinho de palmeira. Esse Evangelho contém 28 referências distintas ao Antigo Testamento.  Muitas palavras e frases são comuns ao Evangelho de Lucas e às cartas de Paulo, comparando: O Evangelho de Lucas tem sido chamado "o Evangelho das nações, cheio de compaixão e esperança, asseguradas ao mundo pelo amor de um Salvador sofredor;" "o Evangelho da vida santa;" "o Evangelho para os gregos; o Evangelho do futuro; o Evangelho da cristandade progressista, da universalidade e graciosidade do evangelho; o Evangelho histórico; o Evangelho de Jesus como o bom médico e o Salvador da humanidade;" o "Evangelho da Fraternidade de Deus e da irmandade do Homem;" "o Evangelho da condição feminina;" "o Evangelho dos desfavorecidos, dos samaritanos, dos publicanos, das prostituídas e dos pródigos;" "o Evangelho da tolerância "Quem andou por toda parte, fazendo o bem e curando todos os que estavam dominados pelo diabo" (Atos, 10, 38; comparar com Lucas 4,18). Lucas escreveu para o "mundo helênico." Este Evangelho é em verdade "rico e precioso."                  Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.    AUTOR. Lucas, o médico amado, veja Col. 4:14. Também é o autor de Atos. Ambos os livros estão dirigidos à mesma pessoa.   Lucas foi amigo íntimo e companheiro de viagem de Paulo, como se percebe nas suas alusões pessoais ao registrar as viagens do apóstolo.
 Veja o livro de Atos onde o autor muda os pronomes para "nossos" E indicando que ele estava presente nestes tempos, At. 16:10;20:6;27:1;28:16.  Muitos eruditos veem algo da doutrina de Paulo no Evangelho de Lucas. A data exata da escritura do evangelho é desconhecida.  Destinatário. A Teófilo, cuja identidade é desconhecida. A evidência interna indica que o livro foi escrito especialmente para os gentios. Esta dedução decorre do fato de que o escritor se esforça para explicar os costumes judaicos, e alguma vez substitui nomes gregos por hebraicos.  Propósito. Dar uma narração coordenada e ordenada da vida de Cristo como a vira testemunhas oculares, 1:1-4. è(1) É este o evangelho da graça universal de Deus, 2:32;3:6; 24:47. è(2) É o evangelho do "Filho do Homem". Ressalta a amável atitude de Cristo para com os pobres, os humildes, e os marginalizados.  Os discípulos pobres, 6:20; a mulher pecadora, 7:37; Maria Madalena, 8:2; os samaritanos, 10:33; os publicanos e pecadores, 15:1; os mendigos abandonados, 16:20-21; os leprosos, 17:12; o ladrão na cruz, 23:43, etc. è(3) É o Evangelho devocional, que ressalta especialmente a oração.  (a) Contém três parábolas sobre a oração, que não se encontram nos outros evangelhos. O amigo à meia-noite, 11:5-8; o juiz injusto, 18:1-8; o fariseu e o publicano, 18:9-14.  (b) Contém as orações de Cristo - em seu batismo, 3:21; no deserto, 5:16; antes de escolher aos discípulos, 6:12; na transfiguração, 9:29; antes de dizer a oração do Pai Nosso, 11:1; por Pedro, 22:32; no jardim do Getsêmani, 22:44; na cruz, 23:46; etc.   Honra grandemente a mulher. A mulher tem um lugar preeminente na narrativa de Lucas.                                                   No capítulo 1: Maria e Isabel; no capítulo 10, Maria e sua irmã Marta; as filhas de Jerusalém, 23:27. Também menciona muitas viúvas, 2:37;4:26;7:12;18:3,21:2.  (6) A biografia de Cristo é mais completa em Lucas do que em qualquer dos outros evangelhos. Cerca da metade do material deste livro não está nos outros. Muitos dos mais importantes discursos de nosso Senhor e dos impressionantes incidentes de sua vida estão registrados neste evangelho.  Exemplos: a pesca milagrosa, 5:6; a ressurreição do Filho da viúva, 7:11-15; os dez leprosos, 17:12; a cura de Malco, 22:51. Parábolas narradas somente em Lucas.  Outros incidentes e relatos que só Lucas registra são: Cristo chora sobre Jerusalém, 19:41; referência a Moisés e Elias falando com Cristo no monte da Transfiguração, 9:30-31; o suor como gotas de sangue, 22:44; Cristo perante Herodes, 23:8; palavras de Cristo às mulheres de Jerusalém, 23:28; o ladrão arrependido, 23:40; o caminho a Emaús, 24: 13-31.     
Introdução, 1:1-4. O nascimento de Jesus e os incidentes relacionados com seus primeiros anos de vida até o tempo de seu batismo e tentação, 1:5-4:13.  (2) O começo de seu ministério público, principalmente na Galiléia, 4:14-9:50.  (3) A viagem a Jerusalém, através de samaria e Peréia; o ministério principalmente em Peréia: 9.51- 19.28 è4) Os últimos dias, incluindo a semana Santa e a crucificação : 19.29-23;55             (5) Eventos relacionados com a ressurreição e a ascensão, 24:1-51.  èA Palavra dita sobre, Jesus pelos  Anjos: Anjo Gabriel para Maria, na Anunciação: Lc 1:31,32,35 : “ Eis que conceberás e darás à luz um filho a quem chamarás pelo nome de Jesus. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo…por isso o ente santo que há de nascer, será chamado Filho de Deus.”  A palavra de quem estava presente ao ato de suplício, condenação, da Crucificação, e na Morte de Jesus:  Na Hora da sua Morte:  Lucas 23. 46: Jesus, clamando com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito.    
Amigo leitor (a), eu procurei levar até você, um comentário mais teológico, onde temos todas as passagens em cada livro. Lembrando que, neste livro estou fazendo comentário de tudo o que aconteceu, e o que os discípulos fizeram enquanto Jesus esteve entre eles como filho do homem, mas sendo Filho de Deus, e tendo poderes de Deus. Cada apóstolo, ou discípulo foram usados de maneira diferente, mas no mesmo propósito: de praticar e levar o Ide, Vá a toda a criatura; de curar enfermos e expulsar demônios, e pisar em serpentes e escorpiões. Depois que Jesus subiu aos céus, eles ficaram cheios do Espírito Santo; e passaram a fazer exatamente tudo aquilo que Jesus deixou como exemplo a ser seguido.    
OBJETIVO E TEOLOGIA.  Este Evangelho propõe-se confirmar na fé em Jesus, como Messias e Filho de Deus (20,30-31). Destina-se aos cristãos, na sua maioria vindas do paganismo (pois explica as palavras e costumes hebraicos), mas também em parte vindos do judaísmo, com dificuldades acerca da condição divina de Jesus e com apego exagerado às instituições religiosas judaicas que se apresentam como superadas (1,26-27; 2,19-22; 7,37-39; 19,36). Sem polemizar contra os gnósticos docetas, que negavam ter Jesus vindo em carne mortal (1 Jõ 4,2-3; 5,6-7), João não deixa de sublinhar o realismo da humanidade de Jesus (1,14; 6,53-54; 19,34). Por outro lado, é um premente apelo à unidade (10,16; 11,52; 17,21-24; 19,23) e ao amor fraterno entre todos os fiéis (13,13. 15.31-35; 15,12-13).  João pretende dar-nos a chave da compreensão do mistério da pessoa e da obra salvadora de Jesus, sobretudo através do recurso constante às Escrituras: «Investigai as Escrituras (...): são elas que dão testemunho a meu favor» (5,39). Embora seja o Evangelho com menos citações explícitas do Antigo Testamento, é aquele que o tem mais presente, procurando, das mais diversas maneiras (por métodos deráchicos), extrair-lhe toda a riqueza e profundidade de sentido em favor de Jesus como Messias e Filho de Deus, que cumpre tudo o que acerca dele estava anunciado por palavras e figuras (19,28.30). Além destes temas fundamentais da fé e do amor, João contém a revelação mais completa dos mistérios da Santíssima Trindade e da Encarnação do Verbo, o Filho no seio do Pai, o Filho Unigénito, que nos torna filhos (adotivos) de Deus; a doutrina sobre a Igreja (10,1-18; 15,1-17; 21,15-17) e os Sacramentos (3,1-8; 6,51-59; 20,22-23) e sobre o papel de Maria, a “mulher”, nova Eva, Mãe da nova humanidade resgatada (2,1-5; 19,25-27).  Prólogo (1,1-18): uma solene abertura, que anuncia as ideias mestras.     Manifestação de Jesus ao mundo (1,19-12,50), como Messias, Filho de Deus, através de sinais, discursos e encontros. Distinguem-se aqui cinco grandes seções: 1. Primeiro ciclo da manifestação de Jesus: 1,19-4,54. Semana inaugural.  2. Jesus revela a sua divindade: Ele é «o Filho», igual ao Pai: 5,1-47 è3. Jesus é «o Pão da Vida»: 6,1-71. è4. Jesus é «a luz do mundo»: grandes declarações messiânicas por ocasião das festas das Tendas e da Dedicação: 7,1-10,42.    Chamar “sinais” aos milagres é indicar que se trata de fatos significativos e não de meros símbolos. Com efeito, o próprio Jesus se proclama testemunha da verdade (18,37) e o texto apoia-se numa testemunha ocular. É um testemunho que não se confina a meros acontecimentos históricos, pois tem como objetivo a fé na pessoa e na obra salvadora de Jesus; mas brota de acontecimentos vistos por essa testemunha (19,35; 20,8; 21,24).   Ao incluir alguns termos aramaicos e uma sintaxe semita, mostra que é um escrito ligado à primitiva tradição oral palestinense. Por outro lado, os muitos pormenores relativos às instituições judaicas, à cronologia e geografia, provam o rigor da informação, às vezes confirmada por descobertas arqueológicas. Sem as informações de João, não se poderiam entender corretamente os dados dos Sinópticos.  Se fosse apenas uma obra teológica, o autor não teria o cuidado constante de ligar o relato às condições reais da vida de Jesus. Uma contraprova do seu valor histórico: quando não possui dados certos, não inventa.      
Veja um pouco mais outros comentários: A antiga tradição da igreja atribui o quarto evangelho a João “o discípulo a quem Jesus amava” (13.23; 19.26; 20.2; 21.7,20), que pertencia ao “círculo íntimo” dos seguidores de Jesus (Mat. 17.1; Mc 13.3). De acordo com escritores cristãos do séc. I, João mudou-se para Éfeso, provavelmente durante a guerra Judaica de 66-70 d.C, onde continuou seu ministério.   Conteúdo: Enquanto era bem provável que João conhecesse as narrativas dos outros três Evangelhos, ele escolheu não seguir a sequência cronológica de eventos dos mesmos.  Algumas das diferenças distintas são: 1) Ao invés das parábolas familiares, João tem discursos extensos; 2) Em lugar dos muitos milagres e cura dos sinóticos, João usa sete milagres cuidadosamente escolhidos a dedo que servem como “sinais”; 3) O ministério de Jesus gira em torno das três festas da Páscoa, ao invés de uma, conforme citado nos Sinóticos; 4) Os ditos “Eu sou”.  João divide o ministério de Jesus em duas partes distintas: os caps 2-12 dão uma visão de seu ministério público, enquanto os caps 13-21 relatam seu ministério privado aos seus discípulos. Em 1.1-18, denominado “prólogo”, João lida com as implicações teológicas da primeira vinda de Jesus.
    Ele mostra o estado preexistente de Jesus com Deus, sua divindade e essência, bem como sua encarnação.                                                                                                                                        Cristo Revelado: O livro apresenta Jesus como ó único Filho gerado por Deus que se tornou carne.
          Para João, a humanidade de Jesus significava essencialmente uma missão dupla:
1) como o “Cordeiro de Deus (1.29), ele procurou a redenção da humanidade;
2) Através de sua vida e ministério, ele revelou o Pai. Cristo colocou-se coerentemente além de si mesmo perante o Pai que o havia enviado e a quem ele buscava glorificar. Na verdade, os próprios milagres que Jesus realizou como “sinais”, testemunham a missão divina do Filho de Deus.
Espírito Santo em ação. A designação do E.S., como “Confortador” ou “Consolador” (14.16) é exclusiva de João e significa literalmente. “Alguém chamado ao lado”. Ele é “outro consolador”, isto é, alguém como Jesus. Ao contrário, João demonstra que o papel do Espírito abrange cada faceta da vida. Em relação ao mundo exterior de Cristo, ele é que convence o mundo do pecado, da justiça e do juízo (16.8-11). A experiência de ser “nascido no Espírito” descreve o Novo Nascimento (3.6). Como, em essência, Deus é o Espírito, aqueles que o adoram devem fazê-lo espiritualmente, isto é, conforme comandado e motivado pelo E.S. (4.24). Além disso, em antecipação do Pentecostes, o Espírito torna-se o capacitador divino para o ministério autorizado (20.21-23). João revela a função do E.S., em continuar a obra de Jesus, guiando os crentes e a um entendimento dos significados, implicações e imperativos do evangelho e capacitando-os a realizar “obras maiores” do que aquelas realizadas por Jesus (14.12). Aqueles que creem em Cristo hoje podem, assim, enxergá-lo como um contemporâneo, não apenas como uma figura do passado distante.   Esboço de João: Prólogo 1.1-8  èI. O ministério público de Jesus 1.19-12.50: Preparação 1.19-51: As bodas em Caná 2.1-12  è Ministério em Jerusalém 2.13-3.36: Jesus e a mulher de Samaria 4.1-42: A cura do filho de um oficial do rei 4.43-54: A cura de um paralítico em Betesda 5.1-15: Honrando o Pai e o Filho 5.16-29 Testemunhas do Filho 5.30-47: Ministério na Galiléia 6.1-71: Conflito em Jerusalém 7.1-9.41. Jesus, o bom Pastor 10.1-42: Ministério em Betânia 11.1-12.11: Entrada triunfal em Jerusalém 12.12-19 Rejeição final: descrença 12.20-50  è II. O ministério de Jesus aos discípulos 13.1-17.26: Servir um modelo 13.1-20. Pronunciamento de traição e negação 13.21-38: Preparação para a partida de Jesus 14.1-31 Produtividade por submissão 15.1-17: Lidando com rejeição 15.18-16.4: Compreendendo a partida de Jesus 16.5-33: A oração de Jesus por seus discípulos 17.1-26   è III. Ressurreição de Jesus 18.1-21.23: A prisão de Jesus 18.1-14: Julgamento perante o sumo sacerdote 18.15-27: Julgamento perante Pilatos 18.28-19.16: Crucificação e sepultamento 19.17-42. Ressurreição e aparições 20.1-21.23: Epílogo 21.24-25
Fonte: Bíblia Plenitude: Para João, Cristo é o Enviado, revelador do Pai. É o Filho de Deus, Senhor, Salvador, pão da vida, luz do mundo, bom pastor, caminho, verdade e vida, ressurreição, verdadeira videira e Verbo encarnado.  Trata-se, de sua vida, morte e ressurreição e, mais ainda, de sua Pessoa. O evangelho de João não dissolve a história, mas nos fatos históricos descobre uma significação profunda, que aponta para a identidade e a missão de Jesus, o filho de Deus, revelador único e absoluto do Pai: seu fundamento é a consciência da importância histórica, concreta de Jesus: “O Verbo se fez carne e armou tenda entre nós!” (1,14). No entanto, a linguagem dos discursos de Jesus não é de Jesus, mas do evangelista (basta comparar com as epístolas e as palavras do próprio Batista – Jõ 3,27-36)!  O caminho para o Pai vem de Jesus.
             A intenção do evangelista é explicitar a revelação acontecida na pessoa e na história de Jesus de Nazaré; com sua linguagem própria, ele transmite o que o Senhor revelou e o que a Comunidade o experimentou na fé (cap.3,11; 21,24). João, numa teologia bem desenvolvida, contempla Jesus do alto da sua glória de ressuscitado. A gente somente compreende bem o Jesus de João e seus gestos e palavras, quando o contempla como o Glorioso-Ressuscitado! Na pobreza dos dias terrenos de Jesus, João deseja mostrar a glória do Filho de Deus.  Para João, Cristo é o Enviado, revela- dor do Pai. É o Filho de Deus, Senhor, Salvador, pão da vida, luz do mundo, bom pastor, caminho, verdade e vida, ressurreição, verdadeira videira e Verbo encarnado.  João deseja mostrar a glória do Filho de Deus.  Um esquema do Evangelho de João é muitíssimo discutido. Sendo assim, apresentaremos apenas algumas pistas para a leitura. Trata-se de um hino oriundo dos círculos joaninos que fala da revelação de Deus, de como Ele se explicou para nós, através do seu verbo existente desde fundação do mundo, e depois feito carne.
Esquema: A. O Verbo voltado para Deus (vv. 1-2) è B: Papel na criação v. 8) è C) Dádiva à humanidade (vs. 4,5 )è D )Testemunho de João (v.6-8 ) è E ) O verbo vem ao mundo.  èO Filho no seio do Pai (v. 18) B). Papel na recriação (v. 17) è C’. Dádiva à humanidade (v. 16) è D). Testemunho de João (v. 15)
E). O Verbo se faz carne (v. 14) F. Por intermédio do Verbo nos tornamos filhos de Deus (vv. 12-13)           O Livro dos Sinais (1,19 – 12,50) Apresenta o ministério de Jesus: por sinais e palavras ele se mostra ao seu povo como revelação do Pai. O resultado é a rejeição. è a) A semana inaugural: Primeiro dia (vs. 19-28), segundo dia (vs. 29-34), terceiro dia (vs. 35-39), quarto dia (vs. 40-42), quinto dia (vs. 43-51), sétimo dia (vv. 2,1-11): “No terceiro dia houve núpcias e ele manifestou a sua glória e seus discípulos creram nele”.                                                                                                                  b) Os sete sinais: O primeiro sinal: a água transformada em vinho (2,1-11): o vinho de Jesus é o último a ser servido, é o melhor e mais abundante: o Cristo fulgura no seu sinal, que produz a fé dos discípulos.  A isso se seguem três narrativas com a mesma lógica de recriação e superação: a purificação do Templo (Jesus é o novo templo); o encontro com Nicodemos, judeu que estuda Jesus e vem procurá-lo nas trevas (é necessário nascer do Alto, pela água e o Espírito) e o encontro com a Samaritana (Jesus é o Salvador do mundo que dá á água da vida; por ele é possível adorar o Pai em espírito e verdade, superando Jerusalém e o Monte Gerazim).  O segundo sinal: a cura do funcionário real em Caná (4,43-54) encerra esta seção. ”Se não virdes sinais não acreditareis...” – Os sinais: são importantes se levam ao entendimento. Observe-se que o funcionário é um pagão (o centurião?), como os samaritanos que creram. Este sinal, onde Jesus age somente pela sua palavra, já prepara o próximo...  Dos capítulos 5 – 10 são as festas judaicas que servem de marcos para a revelação de Jesus.  O terceiro sinal: a cura do paralítico de Betesda, numa Festa (segundo muitos Pentecostes, festa dos sete sábados): ele faz o que somente Deus pode fazer no sábado; ele tem o poder de julgar.  O quarto sinal: a multiplicação dos pães, numa festa da Páscoa: Jesus é o novo Pão, o novo ázimo: pão de sua Palavra, de sua Carne e seu Sangue. (Na purificação do Templo Jesus já havia expulsado as ovelhas e os bois: ele é o novo Cordeiro!).  O quinto sinal: Jesus caminha à noite sobre as águas: evocação do Êxodo, juntamente com a multiplicação dos pães. Ele se revela como o E Sou!   O sexto sinal: a cura do cego de nascença, na Festa dos Tabernáculos (procissão de luzes e água lustral de Siloé): Cristo dá a vista ao cego, mandando-o lavar-se em Siloé: “quem tem sede venha a mim e beba!” – promessa do Espírito.  O sétimo sinal: Jesus ressuscita Lázaro logo após a Festa da Dedicação: ele se apresenta como o verdadeiro Consagrado-Dedicado ao Pai. A ressurreição de Lázaro é antecipação da de Jesus e da dos que nele acreditam: “Os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; os que a tiverem ouvido, viverão!” O óleo de Maria guardado para a sepultura e o grão de trigo que cai e morre ligam a morte de Lázaro à de Jesus.    c) A conclusão final: a rejeição de Jesus (12,37-50)                           C.) O Livro da Glória:  Aos que o aceitam Jesus revela sua glória, retornando ao Pai pela sua Páscoa. Plenamente glorificado, ele comunica o Espírito de vida.   A Última Ceia, com o lava-pés, gesto de extrema O último discurso, centrado nos temas da fé e do amor. Agora o preceito já não mais é amar o próximo como a si mesmo, mas como Jesus que dá a vida. Jesus promete por cinco vezes e termina confiando ao Pai sua Comunidade.  A narrativa da paixão. Cristo é preso numa cena epifânica (EU SOU). A narrativa desenvolve-se em quatro cenas: no jardim, o Eu Sou; o processo judaico, o processo romano que se dá em torno das ideias de “rei” e de “verdade”; finalmente a cruz, que revela a verdadeira realeza de Jesus. Com o “Está consumado!” Jesus, do alto, celebra seu triunfo. A cena do lado aberto é de rico significado...           Jesus ressuscitado: é necessário um olhar diferente para reconhecê-lo; já não se pode retê-lo – ele é transcendente. O Ressuscitado doa o Espírito.   D. Complemento: O capítulo 21 é complemento posterior, resultado da segunda redação. Pedro e João, as testemunhas desaparecem: permanece a Igreja, que deve amar e apascentar e a certeza de ser amada pelo Senhor. Assim encerra-se uma época – a das primeiras testemunhas.   Ler e meditar o Evangelho de João é uma verdadeira experiência com Cristo. É um texto para ser saboreado num clima de oração, docilidade ao Espírito Santo e profundo espírito de fé e intimidade com o Senhor.  Além de apresentar o mistério de Cristo deu um modo saborosíssimo, João apresenta-nos os temas fundamentais da fé e do amor, a revelação mais completa dos mistérios da Santíssima Trindade e da Encarnação do Verbo, Filho eterno e Unigênito no seio do Pai, que nos torna filhos adotivos. Apresenta-nos também pontos sobre a doutrina a respeito da Igreja (cf. 10,1-18; 15,1-17; 21,15-17) e dos sacramentos (cf. 3,1-8; 6,51-59; 20,22-23) e apresenta-nos muito sobre o papel da Virgem Maria, a “Mulher”, nova Eva,
Mãe da nova humanidade resgatada (cf. 2,1-5; 19,25-27).  Por tudo isso, vale a pena uma leitura meditada, estudiosa e orante do Quarto Evangelho.
 Amigo leitor (a), este foi mais um comentário com base teológica no livro de João, que foi fundamental para a vinda de Jesus; ele veio primeiro para preparar o caminho do Senhor. Este João foi o mesmo que batizou Jesus: João não queria batizar o Senhor, por não se sentir a altura. Mas as Escrituras precisavam ser cumpridas fielmente; e é um livro que parece que Jesus e João combinaram na escrita deste livro!
              Em João temos detalhes mais minuciosos sobre Jesus: jamais se esqueça de que este João foi anunciado ainda no Antigo Testamento, e tudo que ele iria fazer antes da vinda do Cristo. Quero deixar bem claro que, cada livro da Bíblia tem o seu valor, e sua importância para Deus; e digo mais. Não devemos acreditar muito nas opiniões humanas com criticas fantasiosas, que muitos fazem. Eu penso que esta obra é totalmente verdadeira, e tenho minhas restrições quanto às revisões humanas; o meu trabalho tem por base sempre, a Bíblia Sagrada. Eu acredito muito nas palavras contidas na Bíblia.  Muito cuidado com as informações encontradas na internet; pois acho que as coisas de “Deus” sempre serão questionadas, pois não foram escritas por mãos de homens comuns.  A Bíblia continuará sendo o livro mais odiado e mais amado em qualquer lugar! Jamais terá um consenso, uma aceitação universal. Até agora tenho buscado muitas informações com bases bíblicas, mas mesmo assim a opinião do homem difere da verdade dentro da palavra de “Deus” . Tenham a certeza de uma coisa, estes comentários aqui colocados por mim, passou por um minucioso critério de escolha, de pesquisa para que você tenha e saiba que, só existe um só “Deus, um só Senhor e Salvador”, e que é e será sempre no nome de “Jesus Cristo”.
            Nobres leitores (as) quero dizer a todos vocês que, a palavra de Deus, não pode ser modificada pelo homem, pois nem um til e nem uma virgula pode ser mudada sem seu consentimento, “Deus”. Eu coloquei aqui comentários feitos por homens, espero que vocês tirem suas conclusões baseadas na Bíblia nunca no homem. Eu jamais serei o dono da verdade, principalmente aqui neste assunto, “Deus”. Cada apóstolo foi usado de maneira única por “Jesus”, assim como o “Pai Deus” usou profetas, reis e sacerdotes, juiz e juíza.  Eu poderia aqui colocar apenas o meu comentário, meu entendimento, mas preferi buscar também novos conhecimentos. Eu prefiro uma visão bíblica menos teológica. Mas é importante sabermos o que outras pessoas pensam, falam.
Muito obrigado a todos vocês meus nobres leitores (as ) pelo apoio e incentivo que todos tem me dado aqui neste blog, e que hoje ultrapassou a marca de 60 mil acessos. Isto é muito bom, pois é um blog serio, sem mentiras, sem falcatruas, e nem corrupção. Aqui não se faz barganhas, trocas em buscada palavra da salvação. Não sou pastor e nem teólogo, mas sim um estudioso da Bíblia Sagrada, sou formado em capelania hospitalar pela Igreja Batista de MS, e também pela UfMS, curso dado pelo professor de Bioética para os alunos de medicina da Ufms, e capelão, e pastor, e capitão do Corpo de Bombeiros Senhor. Reis  
Campo Grande MS 15 de março de 15 dia da ultima revisão  jcr0856@hotmail.com


Holy Bible: Comments on the books of Mark and Luke by José Carlos Ribeiro cap.02 also in English, Hebrew and Greek
         In 64 AD, Nero accused the Christian community to put fire in the city of Rome, and therefore instigated a fearful persecution in which Paul and Peter died. In the midst of a persecuted church, living under constant threat of death, the evangelist Mark wrote his "good news." It is clear that he wants his readers to take the life and example of Jesus as courage and strength model. What was true for Jesus should be to the apostles and disciples of all ages. At the heart of the Gospel no explicit pronouncements "that that the Son of Man must suffer many things and be rejected by the elders and the chief priests and scribes, and be killed, but after three days rise again" ( 8:31) This statement of suffering and death is repeated (9:31; 10.32-34), but it becomes a standard for the commitment of discipleship: "If anyone would come after me, let him deny himself, and take up his cross and follow me "(8:34). Mark guide your readers to the cross of Jesus, where they can discover the meaning and hope in their suffering. Mark structure his Gospel around various geographical movements of Jesus, which climaxes with his death and subsequent resurrection. After the introduction (1.1-13), Mark tells the public ministry of Jesus in Galilee (1:14 to 9:50) and Judea (chs 10-13), culminating in the passion and resurrection (chapters 14-16). The Gospel can be seen as two halves joined by Peter's confession that Jesus was the Messiah (8.17-30) and the first proclamation of Jesus and his crucifixion (8:31). Mark is the shortest of the Gospels, and contains no genealogy and birth explanation and former ministry of Jesus in Judea. It is the gospel of action, moving quickly from one scene to another.
The Mark's Gospel is like a movie of Jesus' life. It highlights the activities of the records by using the Greek word "euteos" which is usually translated as "immediately."   The word occurs forty two times more than in the rest of the NT Frequent use of the imperfect by Mark denoting continuous action, also makes rapid narrative. Mark is also the Gospel of liveliness. Mc little emphasizes the law and Jewish customs, and always interprets to the reader when he mentions them. In many ways, he emphasizes the passion of Jesus so that becomes the scale by which all ministry can be measured: "For the Son of Man came not to be served but to serve and to give his life a ransom for many "(10:45). All the ministry of Jesus (miracles, fellowship with sinners, choosing disciples, teaching about the kingdom of God, etc.) is placed in the context of love offered by the Son of God, which has its climax on the cross and resurrection.
Christ Revealed: Mark demonstrates the messianic claims of Jesus emphasizing his authority with the Master (1:22) and his authority over Satan and the evil spirit (1:27; 3.19-30), sin (2.1-12), Saturday (2.27-28 ; 3.1-6), nature (4.35-41; 6.45-52), disease (5.21-34), death (5.35-43), the legalistic traditions (7.1-13,14-20), and the temple (11.15-18). Opening title of Mark's work, "beginning of the gospel of Jesus Christ, Son of God" (1.1), provides its central thesis concerning the identity of Jesus as the son of God. Both baptism and the transfiguration witness your child quality (1:11; 9.7). On two occasions, the unclean spirits recognize him as the Son of God (3:11; 5.7). The parable of the wicked tenants (12.6) refers to the quality of divine son Jesus (12.6). Finally, crucifixion narrative ends with the centurion's confession, "Truly this man was the Son of God." (15:39) The title Jesus used more often to himself, a total of fourteen times in Mark, is "Son of Man". As a designation for the Messiah, this term (see Dan. 7:13) was not so popular among Jews as the title "Son of Man" to reveal and to hide his messianism and relate to both God and man. Mark, noting discipleship, suggests that Jesus' disciples should have a broad understanding of the mystery of his identity. The second coming of the Son of Man fully reveal his power and glory. The Good News: Mark 1: 1 gospel principle of Jesus Christ, Son of God. > Mc. 1: 2 As it is written in Isaiah the prophet: Behold, I send before thy face my messenger, who will prepare your way; > Mark 1: 3 The voice of one crying in the wilderness, Prepare ye the way of the Lord, make his paths straight; > Mark 1: 4 John the Baptist in the wilderness, preaching the baptism of repentance for the remission of sins. Gospel is a word derived from the Greek language in the writing of the book of Mark, which means "good news" or "Good News" that shows the characteristic of communication and spread the word of Jesus Christ, which emphasizes how Mark's Son God. Marcos when using this term, we emphasize the importance of the message that Christians should propagate. Citing John the Baptist does so as Messenger of Good News, not an ordinary messenger, but as one who was already planned some 700 years earlier by the prophet Isaiah. Referring to the cry of John uses to βοάω Greek word which shows that this ad would be loud and boisterous, that is between crowds. The fact that John was in the desert did not prevent the influx of crowds, because the idea that we have today, desert can not match the deserts of time with her and less degenerate than the current ecological structure. John the Baptist announces the arrival of the King, the Messiah expected by the Jews, paving the way for a people. Salvation and Deliverance of God's people would be made in the spiritual realm. Baptism was a common symbol in the Jewish religion that already practiced with foreign converts to Judaism.
Dear reader (a), I tried to find reviews with theological basis, we are unable to show that it has not a good biblical foundation, it is preferable to stay as it is. My goal is to show seriousness, as it is not possible'll stop here. The book of Mark, and the second book of the Bible in the New Testament; that are not placed in chronological order. But there is Bible in chronological order.
In Mark, according to the most prudent, Jesus, came to be a servant to serve. See another theological commentary on the book of Mark. Mark's book is number 41 in the canon of Scripture. When arrested Jesus in Gethsemane and the apostles fled, he was followed by "certain young man wearing a fine linen clothes over his naked body." When the crowd tried to catch it too, "he dropped his clothes linen and escaped naked." It is believed generally that this young man was Mark. He is described in Acts as "John, surnamed Mark," and perhaps family that enjoyed a good social position in Jerusalem, for they had their own servants and home. His mother, Mary, was also a Christian, and the early congregation used her home as a meeting place. At the time he was released from prison by an angel, Peter went to this house and found the brothers gathered there. - Mark 14:51, 52; Acts 12:12, 13. The missionary Barnabas, a Levite from Cyprus, was the cousin of Mark. (Acts 4:36; Col. 4:10) When Barnabas came with Paul to Jerusalem in connection with a work of aid because of hunger, Mark got to know Paul well. This association in the congregation and with zealous visiting ministers no doubt instilled in Mark the desire to enter missionary service. So the observed which companion and assistant of Paul and Barnabas on their first missionary journey. For some reason, however, Mark left in Perge in Pamphylia, and returned to Jerusalem. (Acts 11:29, 30; 24:25; 13: 5, 13)
Baptism symbolizes death to sin and resurrection to a new life. The meaning someone to undergo baptism in Jesus' time was probably extraordinary. To be baptized as a Gentile was to recognize that was so crude as any man and give up their ethnic-religious pride to submit to the will of God above any worldly relationship, even if that relationship was as strong as blood ties. Weight, therefore, that one of the main gauges of the effectiveness of John evangelistic announcement was the fact baptize the Jews themselves. This was a sign of the success obtained in preparing the way for the ministry of Jesus. Although John's Baptism also did not refer to the profession of faith in Jesus, as happened in the time before the Ministry of Christ, as taught people the triggering of the Christian faith is the recognition of sin and the pursuit of repentance with public confession of faith. We can conclude from the example of John the Baptist that the true evangelical faith is not measured in number of persons on an evangelistic event but by the content of the testimony that goes beyond any worldly concept. Mark showed its real value in the ministry and became a valuable help not only to Barnabas but also, later, to the apostles Peter and Paul. Mark was with Paul (c. 60-61 CE) during his first imprisonment in Rome. (Filem. 1, 24) Hence, we find Mark with Peter in Babylon between the years 62 and 64 CE. (1 Pet. 5:13) Paul is again a prisoner in Rome, probably in the year 65 CE, and in a letter, asked Timothy to bring with you to Mark, "because it is useful to teach me." (2 Tim. 1: 8; 4:11) This is the last mention of Mark in the Bible record. The composition of this shortest of the Gospels is attributed to this Mark. He was a collaborator of Jesus' apostles, and put his own life in the service of the good news. But Mark was not one of the 12 apostles and not personally accompanied Jesus. Where did he get the details that make your ministry narrative of Jesus is really lively from the beginning to the end? According to the earliest tradition of Papias, Origen, and Tertullian, this source was Peter, with whom Mark had close association. Not called Peter to him "my son"? (1 Pet. 5:13) Peter was an eyewitness to tell the truth of all that Mark recorded, so he could have come to know Peter many descriptive points that are not in the other Gospels. For example, Mark speaks of "the hired men" that worked for Zebedee, the leper who begged Jesus 'knees, "the demon-possessed man who" cut himself with stones, "and Jesus give his prophecy about the' Son of coming man with great power and glory ', sitting on the Mount of Olives "with the temple in sight." - Mark 1:20, 40; 5: 5; 13: 3, 26.  Mark frequently records how Jesus felt and reacted; for example, that he looked "for them around with indignation, being thoroughly grieved," that he "sighed deeply" and that "groaned deeply with his spirit. (3: 5; 7:34; 8:12) It is Mark who tells us the feelings of Jesus toward the rich young ruler, saying that "felt love for him." (10:21) And how much affection we noted in the report that Jesus not only put a little child among the disciples but also "put his arms around her, 'and that on another occasion" took the children into his arms "! - 9:36; 10: 13-16.
Mark stresses the activities of Christ more than his sermons and teachings. Only a small portion of the parables and one of the longest speeches of Jesus are reported, and omitted the Sermon on the Mount. It is for this reason that the Gospel of Mark, although it contains as much action as the others, is shorter. At least 19 miracles are specifically mentioned. While Matthew wrote his Gospel for the Jews, Mark evidently wrote primarily targeting the Romans. How do we know this? The Law of Moses is mentioned only when reporting conversation that refers to it, and the genealogy of Jesus is omitted. The gospel of Christ is presented as being of universal importance. Makes explanatory comments on the customs and the Jewish teachings with which non-Jewish readers may have been unfamiliar. (2:18; 7: 3, 4; 14:12; 15:42) Aramaic expressions are translated. (3:17; 5:41; 7:11, 34; 14:36; 15:22, 34) describes with explanations geographic names and plant life of Palestine. (1: 5, 13; 11:13; 13: 3) The value of Jewish coins is given in Roman coin. (12:42, footnote) He uses more Latin words than the other Gospel writers, examples being speculator (bodyguard), praetorium (governor's palace), and centurion (army officer). - 6:27; 15:16, 39. Because of course Mark wrote primarily for the Romans, it's likely that you have written in Rome. Both the ancient tradition as the book's content give rise to the conclusion that it was written in Rome during the first or the second imprisonment of the apostle Paul, and therefore around 60-65 CE. In those years Mark was in Rome at least once, and probably two. All the main authorities of the second and third centuries confirm that Mark was the writer. The Gospel was already in circulation among Christians in the mid-second century. Its appearance in all the early catalogs of the Christian Greek Scriptures confirms the authenticity of Mark's Gospel. It can be seen that Mark's account is accurate due to his Gospel be in harmony not only with the other Gospels but also with all the Holy Scriptures from Genesis to Revelation. Moreover, it is demonstrated again and again to Jesus as one who had authority, not only in their oral expression, but over the forces of nature, over Satan and the demons, about illness and disease, yes, over death itself. Therefore, Mark begins his narrative with the impressive introduction: ". The beginning of the good news about Jesus Christ" His coming and his ministry meant "good news", so that the study of Mark's Gospel must be beneficial for all readers. The events described by Mark cover the period between spring (northern) of 29 CE until the spring of 33 CE.
Theological commentary on the book of Luke: Place of Writing: Caesarea Writing Completed: c. 56-58 EC Covered Time: 3 BCE-33 CE The book of Luke is the number 42 book in the canon of Scripture. The Gospel of Luke was written by a man who had alert mind and kind heart, and this excellent combination of qualities, along with the guidance of the spirit of God, resulted in a narrative that is both accurate and full of ardor and feeling. In the opening verses, says: "I also, having traced all things accurately from the beginning, I decided to write them for you in a logical order." Its detailed and meticulous presentation fully supports this. - Lucas. 1: 3  "Luke, the beloved physician a well educated person such as a doctor. Its good language and his extensive vocabulary, larger than that of the writers of the other three Gospels together, make possible a thorough and complete account of his vital subject. His narrative of the prodigal son is regarded by some as the best short story ever written. Luke uses more than 300 medical terms or words to which assigns medical sense, who are not employed in the same way (if they are used) by the other writers of the Christian Greek Scriptures. For example, when referring to leprosy, Luke does not always uses the same term as the others. To them leprosy is leprosy, but a doctor there are different stages of leprosy, as in the case in which Luke speaks of "a man full of leprosy." Lazarus he says he was "full of ulcers." No other writer of the Gospels says that Peter's mother had "high fever". (5:12; 16:20; 4:38) Although the other three in the talk of Peter cut off the ear of the slave of the high priest, only Luke mentions that Jesus healed him. (22:51) Sounds like a doctor spoke, saying that a woman had "a spirit of weakness, since for eighteen years, and she was bent over and could not straighten up at all." And who but "Luke, the beloved physician" would have recorded in detail the first aid rendered to a man by the Samaritan who "bound wounds, pouring on oil and wine"? - 13:11; 10:34. When Luke wrote his Gospel? While Luke was in Rome with Paul, who hoped his appeal to Caesar. So the story of the Gospel made by Luke was probably written in Caesarea, about 56-58 CE, after he returned with Paul from Philippi at the end of the third missionary journey of Paul, and while it waited for two years in prison at Caesarea before being taken to Rome for his appeal. During this time, since Luke was in Palestine, was well placed to 'search for all things accurately from the beginning', with respect to the life and ministry of Jesus. Thus, it appears that Luke's account preceded the Gospel of Mark.
Luke was not of course, an eyewitness of all the events that records in his Gospel, since it was not one of the 12 and probably only became a believer after the death of Jesus. However, I was very closely associated with Paul in the missionary field. (2 Tim 4:11;.. Filem 24) Therefore, as expected, his writing shows influence of Paul, as can be seen by comparison of the two accounts of the Lord's Evening Meal, in Luke 22:19 20 and 1 Corinthians 11: 23-25.  Luke's account has a very peculiar way to treat it. In all, 59 percent of his Gospel is unique. He records at least six specific miracles and more than twice that number of illustrations that are not mentioned in the other Gospels, devoting a third of his Gospel to narrative and two thirds to the word oral; his Gospel is the longest of the four. Matthew wrote primarily for the Jews, and Mark for non-Jewish readers, especially the Romans. Luke's Gospel was addressed to the "most excellent Theophilus" and through him, to other people, both Jews and non-Jews. (Luke 1:. 3, 4) By giving his account a universal appeal, dates back to the genealogy of Jesus to "Adam, son of God," and not only to Abraham, as does Matthew in writing specially for the Jews. He mentions particularly the prophetic words of Simeon that Jesus would be the means of "removing the veil of nations," and says that "all flesh shall see the savior means of God." - 3:38; 2: 29-32; 3: 6. Throughout his book, Luke reveals remarkable narrator, with its well-organized and accurate reports. These qualities of accuracy and fidelity in Luke's writings are strong proof of their authenticity. There is some uncertainty Luke also gives us two clues to determine the time of the birth of Jesus when he said in Luke 2: 1, 2: "Now in those days a decree went out from Caesar Augustus that all the inhabited earth to register; (This first registration took place when Quirinius was governor of Syria). "This was when Joseph and Mary went to Bethlehem to register, and Jesus was born while they were there. We can not but agree with the commentator who says: "It is one of the tellers tests the historical sense of Luke, he always manages to perfect accuracy." We must recognize that Luke's claim to have "traced all things accurately is valid from the beginning. " Luke also shows that the prophecies of the Hebrew Scriptures were fulfilled precisely in Jesus Christ. Quotes the inspired testimony of Jesus about it. (00:27, 44) In addition, records accurately their own prophecies of Jesus with respect to future events, and many of these have already had remarkable fulfillment in all its details. For example, Jerusalem was surrounded by a fortification with pointed stakes and died a terrible holocaust in 70 CE, just as Jesus had predicted. (Luke 19:43, 44; 21:. 20-24; Matt. 24: 2) The secular historian Flavius ​​Josephus, who was an eyewitness with the Roman army, testifies that the suburbs were denuded of trees at a distance of about sixteen kilometers to provide stakes, the enclosure wall was seven thousand two hundred feet long, that many women and children died of hunger, and that more than 1,000,000 Jews lost their lives and 97,000 were taken captive. Until this day, the Arch of Titus in Rome is the procession of the Roman victory with spoils of war from Jerusalem's temple. We can be sure that other inspired prophecies recorded by Luke will be met with the same accuracy.
             The Gospel of Luke was written to the Gentiles and aimed to show Jesus as the Savior. The date this Gospel is uncertain. Estimates range from about 80 to 130 AD Luke addressed his gospel to "most excellent Theophilus." Theophilus, which in Greek means "Friend of God", the literary expression may be referring to someone, to a community or to all who fit the term. In the University Library, Cambridge, contains a manuscript of the fifth or sixth century which is the oldest complete manuscript of Luke, in Greek and Latin versions, in side-by-side pages. The Greek version seems to originate in a branch of the main manuscript tradition and develops from known texts in many passages. Most New Testament scholars believe that the author of Luke relied on the text of Mark and "Q" as their primary sources.
According to Farrar, "a total of 1151 verses, Luke has 389 in common with Matthew and Mark, 176 in common with Matthew alone, 41 in common with Mark alone, leaving 544 peculiar to himself. In many instances, all three use identical language. " There are 17 own parables of the Gospel. Luke also attributes to Jesus seven miracles that are not present or in Matthew or in Mark. Marco has 7 peculiarities, 93 coincidences. Matthew 42 peculiarities, 58 coincidences. Lucas has 59 peculiarities and 41 coincidences. Luke's style is more polished than that of Matthew and Mark, with less Hebraisms. Luke uses some Latin words (Luke 7.41; 8.30; 11.33; 12.6 and 19.20), but no terms in Aramaic or Hebrew, except sikera, a stimulating drink wine nature but not made of grapes (the Hebrew shakar, "he is intoxicated", Lev 10.9), probably palm wine. This Gospel contains 28 distinct references to the Old Testament. Many words and phrases are common to the Gospel of Luke and the Letters of Paul, comparing: The Gospel of Luke has been called "the Gospel of the nations, full of compassion and hope, assured to the world the love of a suffering Saviour;" "The Gospel of the saintly life;" "The Gospel for the Greeks; the Gospel of the future; the Gospel of progressive Christianity, universality and grace of the gospel; the historic Gospel; the Gospel of Jesus as the good doctor and the Savior of mankind;" the "Gospel of God and Brotherhood of Man brotherhood;" "The Gospel of womanhood;" "The Gospel of the poor, the Samaritans, the tax collectors, the prostitutes and lavish;" "The Gospel of tolerance" Who went about doing good and healing all who were oppressed by the devil. "(Acts 10, 38; compare with Luke 4:18) Luke wrote for the" Hellenic world "This. Gospel is indeed Origin "rich and precious.":.. Wikipedia, the free encyclopedia AUTHOR Luke, the beloved physician, see Col. 4:14 is also the author of Acts Both books are addressed to the same person Lucas... was a close friend and companion Paul's traveling, as noted in their personal allusions to record the apostle of travel.
 See the book of Acts where the author changes to the pronouns "our" and indicating that he was present in these times, Acts 16: 10; 20: 6.; 27: 1; 28: 16. Many scholars see something of the doctrine of Paul in the Gospel of Luke. The exact date of the gospel scripture is unknown. Recipient. The Theophilus, whose identity is unknown. Internal evidence indicates that the book was written especially for the Gentiles. This deduction stems from the fact that the writer tries to explain Jewish customs, and ever replaces Greek names for Hebrew. Purpose. Give a coordinated and orderly narrative of Christ's life as seen eyewitnesses, 1: 1-4.
è (1) Is this the gospel of universal grace of God, 2: 32; 3: 6; 00:47. è (2) It is the gospel of "Son of Man". Highlights the kind attitude of Christ to the poor, the humble, and the marginalized. The poor disciples, 6:20; the sinful woman, 7:37; Mary Magdalene, 8: 2; the Samaritans, 10:33; publicans and sinners, 15: 1; abandoned beggars, 16: 20-21; the lepers, 17:12; the thief on the cross, 23:43, etc. è (3) devotional Gospel which particularly emphasizes prayer. (A) contains three parables about prayer, which are not in the other Gospels. The friend at midnight, 11: 5-8; the unjust judge, 18: 1-8; the Pharisee and the publican, 18: 9-14. (B) contains the prayers of Christ - in his baptism, 3:21; in the wilderness, 5:16; before choosing the disciples, 6:12; transfiguration, 9:29; before saying the Lord's Prayer, 11: 1; by Peter, 22:32; the garden of Gethsemane, 22:44; on the cross, 23:46; etc. Greatly honor the woman. The woman has a prominent place in Luke's narrative. Chapter 1: Mary and Elizabeth; in Chapter 10, Mary and her sister Martha; the daughters of Jerusalem, 23:27. Also mentions many widows, 2: 37; 4: 26; 7: 12; 18: 3.21: 2. (6) The biography of Christ in Luke is more complete than any of the other gospels. About half of the material in this book is not in the other. Many of the most important speeches of our Lord and of striking incidents of his life are recorded in this gospel. Examples: the miraculous catch, 5: 6; the resurrection of the widow's son, 7: 11-15; the ten lepers, 17:12; the healing of Malchus, 22:51. Parables narrated only in Luke. Other incidents and reports that Lucas only registers are: Christ weeps over Jerusalem, 19:41; reference to Moses and Elias talking with Christ on the Mount of Transfiguration, 9: 30-31; sweat like drops of blood, 22:44; Christ before Herod, 23: 8; Christ's words to the women of Jerusalem,23:28; the repentant thief,23:40; the way to Emmaus, 24:13-31.
Introduction, 1: 1-4. The birth of Jesus and incidents related to his early life until the time of his baptism and temptation, 1: 5-4: 13. (2) The beginning of his public ministry, mainly in Galilee, 4: 14-9: 50. (3) The journey to Jerusalem through Samaria and Perea; the ministry mainly in Perea: 9.51- 19.28
è4) The last few days, including Holy Week and the crucifixion: 19.29-23; 55 (5) Events related to the resurrection and ascension, 24: 1-51. èA ​​said word about Jesus by the Angels: Angel Gabriel to Mary at the Annunciation: Luke 1: 31,32,35: "You will conceive and bear a son and shall call His name Jesus. He will be great and will be called Son of the Most High ... so holy thing which shall be born will be called the Son of God "The word of who was present at the act of torture, sentencing, the Crucifixion, and Death of Jesus. In time of his death: 23. Luke 46: Jesus cried out with a loud voice, said, Father, into thy hands I commend my spirit.
Dear reader (a), I tried to bring you a more theological commentary, where we have all the passages in each book. Recalling that, in this book I'm doing review of everything that happened, and what the disciples did as Jesus was among them as son of man, but being the Son of God, and having powers of God. Each apostle or disciple been used differently, but the same purpose: to practice and take the Go Go to every creature; to heal the sick and cast out demons, and tread on serpents and scorpions. After Jesus ascended into heaven, they were filled with the Holy Spirit; and proceeded to do exactly all that Jesus left as an example to be followed.
PURPOSE AND THEOLOGY. This Gospel is proposed to confirm the faith in Jesus as Messiah and Son of God (20.30 to 31). It is intended for Christians in its coming from paganism majority (it explains the Hebrew words and customs), but also in coming part of Judaism, with difficulties about the divine status of Jesus and exaggerated attachment to Jewish religious institutions which are presented as overcome (1,26-27; 2.19 to 22, 7.37 to 39; 19,36). No polemic against Docetists Gnostics, who denied Jesus have been in mortal flesh (1 Jn 4.2 to 3, 5.6 to 7), John does not fail to emphasize the realism of Jesus' humanity (1.14; 6.53 -54; 19.34). On the other hand, is an urgent call for unity (10.16; 11.52; 17.21 to 24; 19,23) and the brotherly love among all the faithful (13.13 15.31-35;. 15,12- 13). John wants to give us the key to understanding the mystery of the person and the saving work of Jesus, especially through constant recourse to the Scriptures: "Research Scripture (...): are they which testify on my behalf" (5: 39). Although the Gospel with less explicit quotations from the Old Testament, is the one who has more present, trying, in various ways (for deráchicos methods), you extract all the richness and depth of meaning in favor of Jesus as Messiah and Son God, who fulfills everything about it was announced in words and figures (19,28.30). In addition to these fundamental issues of faith and love, John contains the most complete revelation of the mysteries of the Trinity and the Incarnation of the Word, the Son in the bosom of the Father, the only Son, who makes us children (adoptive) of God; the doctrine on the Church (10.1 to 18; 15.1 to 17; 21.15 to 17) and the Sacraments (3.1 to 8; 6.51 to 59; 20,22-23) and the role and the role of Mary, the "woman", The New And, Mother of the new humanity redeemed (2.1 to 5; 19.25 to 27). Prologue (1.1 to 18): a solemn opening, announcing the main ideas. Manifestation of Jesus to the world (1.19 to 12.50), as the Messiah, Son of God, through signs, speeches and meetings. We distinguish here five major sections: 1. First cycle of manifestation of Jesus: from 1.19 to 4.54. Inaugural week. 2. Jesus reveals his divinity: He is "the Son", equal to the Father: 5.1 to 47
è3. Jesus is "the Bread of Life": 6.1 to 71. è4. Jesus is "the light of the world": large messianic statements for the Holidays Tents and Dedication: 7.1 to 10.42. Call "signs" to miracles is to indicate that it is significant facts and not mere symbols. Indeed, Jesus himself proclaims witness to the truth (18.37) and the text is based on an eyewitness. It is a testimony that is not confined to mere historical events, it aims to faith in the person and saving work of Jesus; but springs from events seen by the witness (19.35; 20.8; 21.24). By including some Aramaic words and syntax Semitic, shows that it is written on the primitive Palestinian oral tradition. On the other hand, many details of Jewish institutions, a chronology and geography, prove the accuracy of the information, sometimes confirmed by archaeological discoveries. Without John of information, if they could not properly understand the data of the Synoptics. If it was just a theological work, the author would not have the constant care to link the account to the actual conditions of the life of Jesus. A rebuttal of its historical value: when does not have certain data, does not invent. See some more other reviews: The old church tradition attributes the fourth Gospel to John "the disciple whom Jesus loved" (13:23; 19:26; 20.2; 21.7,20), which belonged to the "inner circle" of Jesus' followers ( Mat 17.1;. Mk 13.3). According to Christian writers of the century. I, John moved to Ephesus, probably during the Jewish war 66-70d.C, where he continued his ministry. Content: While it was likely that John knew the stories of the other three Gospels, he chose not to follow the chronological sequence of events of the same. Some of the distinct differences are: 1) Instead of the familiar parables, John has extensive speeches; 2) Instead of the many miracles and healing the synoptic, John uses seven miracles carefully handpicked to serve as "signs"; 3) Jesus' ministry revolves around the three feasts of Easter, rather than one, as cited in the Synoptics; 4) said "I am." John divides the ministry of Jesus into two distinct parts: the caps 2-12 give an insight of his public ministry, while the caps 13-21 report their private ministry to his disciples. In 1.1-18, called "prologue", John deals with the theological implications of the first coming of Jesus. It shows the existing state of Jesus with God, his divinity and essence, and his incarnation. Christ Revealed: The book presents Jesus as the only begotten Son of God O that became flesh. For John, the humanity of Jesus meant essentially a dual mission:
1) as the "Lamb of God (1:29), he sought the redemption of mankind;
2) Through his life and ministry, he revealed the Father. Christ put up consistently beyond himself to the Father who had sent him and whom he sought to glorify. In fact, the miracles Jesus performed as own "signs", testify to the divine mission of the Son of God.  Holy Spirit at work. The designation of the ES as "Comforter" or "Comforter" (14:16) is unique to John and literally means. "Someone called next." He is "another Comforter," that is, someone like Jesus. Instead, John shows that the role of the Spirit covers every facet of life. In the outside world of Christ, it is that convicts the world of sin, righteousness and judgment (16.8-11). The experience of being "born of the Spirit" describes the new birth (3.6). As, in essence, God is Spirit, those who worship Him must do so spiritually, that is, as controlled and motivated by ES (4.24). In addition, in anticipation of Pentecost, the Spirit becomes the divine enabler for the authorized ministry (20.21-23). John reveals the function of the ES, to continue the work of Jesus, guiding believers and an understanding of the meanings, implications and imperatives of the gospel and empowering them to make "greater works" than those performed by Jesus (14:12). Those who believe in Christ today can therefore see it as a contemporary, not only as a figure from the distant past. Sketch of John: Prologue 1.1-8
èI. The public ministry of Jesus 1:19 to 12:50: Preparation 1.19-51: The Marriage at Cana 2.1-12 è Ministry in Jerusalem 2:13 to 3:36: Jesus and the Samaritan woman 4.1-42: The son of the healing of a royal official 4.43- 54: The healing of a paralytic at Bethesda 5.1-15: Honoring the Father and the Son of the Son Witnesses 5.16-29 5.30-47: Ministry in Galilee 6.1-71: Conflict in Jerusalem 7.1-9.41. Jesus, the Good Shepherd 10.1-42: Ministry at Bethany 11.1-12.11: Triumphal Entry into Jerusalem 12.12-19 end Disclaimer: disbelief 12.20-50 è II. The ministry of Jesus to the disciples 13.1-17.26: Serving a 13.1-20 model. Statement of betrayal and denial 13.21-38: Preparing for Departure of Jesus 14.1-31 15.1-17 Productivity for submission: Dealing with rejection 15.18-16.4: Understanding the departure of Jesus 16.5-33: Jesus' prayer for his disciples 17.1- 26 è III. Resurrection of Jesus 18.1-21.23: The arrest of Jesus 18.1-14: Trial before the high priest 18.15-27: Trial before Pilate 18:28 to 19:16: Crucifixion and burial 19.17-42. Resurrection and appearances 20.1-21.23: Epilogue 21.24-25
Source: Bible Fullness: For John, Christ is the One sent, revealing the Father is the Son of God, Lord, Savior, bread of life, light of the world, good shepherd, way, truth and life, resurrection, true vine and Word. incarnate. It is, of his life, death and resurrection and, even more, of his person. The Gospel of John does not dissolve the story, but the historical facts discovers a profound significance, pointing to the identity and mission of Jesus, the Son of God, the only developer and absolute Father: its foundation is the consciousness of historical importance, concrete of Jesus: "The Word became flesh and pitched tent among us" (1:14). However, the language of the speeches of Jesus is not Jesus, but the evangelist (just compare with the letters and the words of the Baptist himself - Jo 3.27 to 36)! The path to the Father comes to Jesus. The intention of the evangelist is to explain the happened revelation in the person and history of Jesus of Nazareth; with its own language, it conveys what the Lord has revealed and what the Community has experienced in the faith (cap.3,11; 21,24). John, a well-developed theology, Jesus contemplates the top of his glory of the risen. We well understand only the Jesus of John and his gestures and words, when the covers as the Glorious and Risen! In the poverty of earthly days of Jesus, John wants to show the glory of the Son of God. For John, Christ is the One sent, revelator of the Father. He is the Son of God, Lord, Savior, bread of life, light of the world, good shepherd, way, truth and life, resurrection, true vine and Incarnate Word. John wants to show the glory of the Son of God. One of John's Gospel scheme is very much discussed. Therefore, we present only some clues for reading. It is a hymn coming from the Johannine circles that speaks of God's revelation of how He explained to us, through your existing verb since the world began, and then made flesh.
Scheme: A. The Word for God (vv 1-2).
è B: Paper in creating v. 8) è C) Gift to mankind (vs. 4.5) è D) John's testimony (v.6-8) è E) The verb comes into the world. èO Son in the bosom of the Father (v. 18) B). Role in the re-creation (v. 17) è C '. Gift to mankind (v. 16) è D). John's testimony (v. 15)
E). The Word became flesh (v. 14) F. Through the Word we become children of God (vv 12-13). The Book of Signs (1.19 to 12.50) presents the ministry of Jesus: for signs and words he shows to his people as a revelation of the Father. The result is rejection.
è a) The inaugural week: First day (vs. 19-28), the second day (vs. 29-34), third day (vs. 35-39), fourth day (vs. 40-42), the fifth day ( vs. 43-51), seventh day (vv 2.1 to 11). "On the third day there were wedding and he manifested his glory and his disciples believed in him." b) The seven signs: The first sign: the water changed into wine (2.1 to 11): Jesus' wine is the last to be served, is the best and most abundant: the Christ shines in your signal, which produces the disciples' faith.
The three narratives that follow the same logic to recreate and overcome: the cleansing of the Temple (Jesus is the new temple); the encounter with Nicodemus, a Jew studying Jesus and comes looking for him in the darkness (must be born from above, by the water and the Spirit) and the encounter with the Samaritan woman (Jesus is the Savior of the world that will give water of life, for it is possible to worship the Father in spirit and truth, overcoming Jerusalem and Mount Gerizim). The second sign: the real employee healing at Cana (4.43 to 54) closes this section. "Unless you see signs will not believe ..." - Signs: are important to lead to understanding. Note that the employee is a pagan (the centurion?), As the Samaritans who believed. This signal where Jesus acts only through their word, is already preparing the next ... In Chapters 5-10 are the Jewish festivals that serve as landmarks for the revelation of Jesus. The third sign: the healing of the paralytic of Bethesda, a party (according to many Pentecost, the feast of the seven Saturdays): it does what only God can do on the Sabbath; he has the power to judge. The fourth sign: the multiplication of the loaves, a feast of the Passover, Jesus is the new bread, the new unleavened: Bread of his Word, his Flesh and Blood. (In the purification of the Temple Jesus had cast out the sheep and oxen: it is the new Lamb!). The fifth sign: Jesus walks on the water at night: evocation of the Exodus, along with the multiplication of the loaves. He reveals himself as the E I am! The sixth sign: the healing of the man born blind, the Feast of Tabernacles (procession of lights and lustral water of Siloam): Christ gives sight to the blind, sending him to wash in Siloam, "thirsty come to me and drink! "- promise of the Spirit. The Seventh Sign: Jesus raises Lazarus just after the Feast of Dedication: he presents himself as the true Consecrated-Dedicated to the Father The resurrection of Lazarus is the anticipation of Jesus and those who believe in him:. "The dead shall hear the voice of the Son of God; those who have heard, will live! "The Mary oil saved to the grave and the grain of wheat falls and dies link in death of Jesus. c) The final conclusion: the rejection of Jesus (12.37 to 50) C.) The Book of Glory: To those who accept Jesus reveals his glory, returning to the Father for his Passover. Fully glorified, he communicates the Spirit of life. The Last Supper, with the washing of the feet, extreme gesture The last speech, focusing on the themes of faith and love. Now the rule is no longer love your neighbor as yourself, but as Jesus who gives life. Jesus promises five times and ends trusting the Father your community. The passion narrative. Christ is caught in a epiphanic scene (I AM). The narrative develops in four scenes: in the garden, I Am; Jewish process, the Roman process that takes place around the ideas of "king" and "truth"; finally the cross, which reveals the true kingship of Jesus. With "It is finished!" Jesus, from above, celebrates his triumph. The scene on the open side is rich meaning ... Risen Jesus: a different look is necessary to recognize it; one can no longer hold him - he is transcendent. The Risen gives the Spirit. D. Complement: Chapter 21 is later addition, results of the second essay. Peter and John, witnesses disappear: remains the Church, which is to love and feed and sure to be loved by the Lord. Thus closes a time - to the first witnesses. Read and meditate on the Gospel of John is a true experience with Christ. It is a text to be enjoyed in an atmosphere of prayer, docility to the Holy Spirit and deep spirit of faith and intimacy with the Lord. In addition to presenting the mystery of Christ gave a saborosíssimo way, John presents us with major topics of faith and love, the most complete revelation of the mysteries of the Trinity and the Incarnation of the Word, eternal Son and Only Begotten in the bosom of the Father, who makes us adopted children. Presents us also points on the doctrine about the Church (cf. 10.1 to 18; 15.1 to 17; 21.15 to 17) and the sacraments (cf. 3.1 to 8; 6.51 to 59 ; 20,22-23) and presents us a lot about the role of the Virgin Mary, "Woman", the new Eve,  Mother of the new redeemed humanity (cf. 2.1 to 5; 19.25 to 27). For all that, it's worth a meditative reading, studious and praying the Fourth Gospel. Dear reader (a), this was more a comment with theological basis in the book of John, who was instrumental in the coming of Jesus; he came first to prepare the way of the Lord. This was the same John who baptized Jesus, John did not want to baptize the Lord, do not feel the height. But the Scriptures must be obeyed faithfully; and is a book that looks like Jesus and John agreed in writing this book! In John we have minute details about Jesus: never forget that this John was also announced in the Old Testament, and all he would do before Christ's coming. I want to make it clear that each Bible book has its value, and its importance to God; and say more. We should not believe much in human thoughts with fantastic reviews, which many do. I think that this work is totally true, and I have my reservations as to human review; my work is based on always, the Holy Bible. I believe very much in the words contained in the Bible. Be careful with the information found on the Internet; because I think things "God" will always be questioned because they were not written by the hands of ordinary men. The Bible will remain the most hated and most loved book anywhere! Never have a consensus, a universal acceptance. So far I have searched a lot of information with biblical basis, but yet the perception of man differs from the truth in the word "God". Be assured of one thing, these comments posted here by me, went through a thorough selection criterion, to search for that you have and you know, there is only one "God, one Lord and Savior," and that is and will always be in the name of "Jesus Christ". Noble readers (as) want to tell you all that the word of God, can not be changed by man, as not a single useful and not a comma can be changed without their consent, "God." I put here comments made by men, I hope you draw their conclusions based on the Bible never in man. I will never be the owner of the truth, especially here in this matter, "God." Each apostle was used uniquely by "Jesus" as well as the "Father God" used prophets, kings and priests, judge and judge. I could here just put my review, my understanding, but I preferred to seek new knowledge also. I prefer a less theological biblical view. But it is important to know what other people think, speak.
Many thanks to all of you my noble readers (as) for their support and encouragement that everyone has given me here in this blog, and now surpassed the 60,000 mark hits. This is very good because it is a serious blog, no lies, no shenanigans, nor corruption. Here we do not make bargains, exchanges in sought word of salvation. I am pastor and theologian nor, but a student of the Holy Bible, I have a degree in pastoral care for the Baptist Church of MS, and also by UFMs, course given by Professor of Bioethics for students of medicine of UFMs, and chaplain, and pastor, and captain of the Fire Department Lord. Kings
Campo Grande MS 15 March 15 day of last revision jcr0856@hotmail.com


Comentários

  1. Realmente concordo quando fala que as escrituras não foram escritas por homens comuns e que a interpretação da palavra as vezes percebe-se que perdeu o foco

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá meus nobres leitores (as ) muito obrigado pela confiança e pelos mais de 44 mil acessos. Isto me torna com mais responsabilidades, e me obriga a fazer pesquisa cada vez mais seria, pois não posso baixar a qualidade, o nível da pesquisa. Estou muito feliz com todos vocês, e quero dizer que, meus temas são longos, para que todos venham ter um melhor aprendizado, e melhorem seus conhecimentos, pois nas igreja não terão tantas informações assim. se quiseram que eu desenvolva algum tema relacionado com a palavra de Deus, mandem algum recado que tentarei desenvolver. Fiquem com Deus todos vocês
em nome de Jesus.

Postagens mais visitadas deste blog

Bíblia Sagrada comentada por livros por José Carlos Ribeiro Comentário nos livros de Joel, Amós, Obadias, Jonas & Miquéias: livros 29, 30,31,32,33 e 34

 Bíblia Sagrada comentada por livros por José Carlos Ribeiro    Comentário nos livros de Joel, Amós, Obadias, Jonas & Miquéias: livros 29, 30,31,32,33 e 34           O nome Joel significa, literalmente, “ Jeová é Deus”. Este é um nome muito comum em Israel, e Joel, o profeta, é especificado como o filho de Petuel. Nada é conhecido a respeito dele ou da circunstância de sua vida. Provavelmente que ele tenha vivido em Judá e profetizado em Jerusalém. Não há como datar o livro com absoluta certeza, e os estudiosos variam em suas opiniões. Há referências tanto em Amós como em Isaías, que também estão em Joel (comparar Amós 1.2 com Joel. 3.16 e Isa. 13.6 com Jl 1.15) É opinião de muitos conservadores que Amós e Isaias tenham tomado emprestado de Joel, fazendo-o um dos mais antigos dos profetas menores. Além do mais, a adoração a Deus, a qual o sumo sacerdote Joiada restaurou durante o reinado de Joás (2.Rs 11; 2Crôn. 23.16), é suposta por Joel. Portanto muitos sustentam que

How to receive and deserve God's blessings in your life. Part V III. Purity and perseverance: it is part of God's blessings: also in Greek English and German

Como receber e merecer as bênçãos de Deus em sua vida. Parte V III. A                                              Pureza e perseverança: faz parte das bênçãos de Deus:                                                                                   Nobres leitores o tema continua mostrando um pouco mais sobre pureza e perseverança, pois é algo muito difícil nos dias de hoje. Ser puro incomoda, e perseverar em honestidade, lealdade, justiça, temor e obediência também incomodam. No mundo globalizado de hoje é quase impossível encontrar alguém puro, integro, honesto etc. ser puro não te dará benefícios financeiros, morais e religiosos. Vejam o exemplo do que esta acontecendo em nosso País onde ser corrupto, ladrão, bandido, canalha, pilantra, trás milhões de dólares nas contas destas pessoas. Ser puro neste País tem sentido contrario, pois aqui no Brasil, eles se purificaram e perseveram em corrupções roubando todo um País. A pureza de nossos políticos é tão evidente que, não consegui

Discernimento, entendimento e Sabedoria: O que é discernimento segundo a Bíblia. Parte I Também em Inglês Grego e Alemão

Discernimento, entendimento e Sabedoria: O que é discernimento segundo a Bíblia. Parte I                   Conhecendo  melhor a Bíblia, e a palavra de Deus.            Nobres leitores irei mostrar a todos vocês um pouco mais sobre o que é discernimento segundo a palavra de Deus.  O discernimento é essencial no processo de tomar decisões sábias.   A Bíblia diz em Tiago 1: “ 5  E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. 6  Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. 7  Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. 8  O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos. 9  Mas glorie-se o irmão abatido na sua exaltação, 10  E o rico em seu abatimento; porque ele passará como a flor da erva. 11  Porque sai o sol com ardor, e a erva seca, e a sua flor cai, e a formos