Pular para o conteúdo principal

Como fazer seu filho crescer num bom caminho. E nós pais também . parte I

Como fazer seu filho crescer num bom caminho. E nós pais também . parte I
         Só existe um único  e bom caminho, chamado “Jesus Cristo”.
Nobre leitores (as) este será mais um daqueles temas abençoado pelo Senhor “Deus, através do Filho Jesus Cristo”. Pois assim diz a palavra do Senhor: Quando o rei Davi orou a “Deus” em favor de seu filho “Salomão.”. Veja o que dia em 1Crônicas 29.19 “Senhor, Tu que és bom e reto, dá a meu filho "... um coração perfeito, para guardar os Teus mandamentos, os Teus testemunhos, e os Teus estatutos e para fazer tudo, e para edificar este palácio que tenho preparado.
Nobre leitor (a) eu pretendo mostrar aqui neste tema, como criar nossos filhos num bom caminho, o caminho da verdade, do amor e da justiça. Este caminho chama-se “Jesus Cristo”: e para “Deus”, nós pais, também somos considerados seus filhos; por amor do Filho “Jesus” fomos adotados por “Deus”.
            Observem que, neste tema, nós adultos também seremos citados, mencionados: “Deus” quer que sejamos também como crianças, como seus pequeninos; Puros, limpos, livre de pecados.                “Deus” tem o melhor para todos seus filhos: Ele não deseja e nem quer que nenhum de nós se perca. As crianças são puras, e se dermos e mostrarmos a elas o melhor e único caminho desde pequenas, quando crescerem, dificilmente se desviarão deste caminho.                               
Vamos aprender os quatro passos da oração e, assim, podermos orar por nossos filhos.   1- Comecemos louvando a Deus como Jesus nos ensinou no Pai Nosso ... "Pai nosso, que estás nos céus, Santificado seja o Teu nome. 10  Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; 11  O pão nosso de cada dia nos dá hoje; 12  E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; 13  E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.
 - 2 Confessemos os nossos pecados para que possamos chegar até o trono de Deus com um coração puro e limpo. "De acordo com as Escrituras, não há vida de oração eficaz quando o pecado mantém seu domínio sobre a vida do crente. Essa é a razão pela qual a confissão é tão importante para nossa vida de comunhão com o Senhor e deve ser introduzida logo no início da oração."      
3- Cheguemos até Deus com corações agradecidos, pois é a própria Palavra de Deus que nos diz .."Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco" (1 Tess. 5:18).  "Quando agradecemos a Deus, estamos glorificando a Deus por tudo que Ele tem feito por nós, e quando O adoramos ou louvamos, estamos glorificando a Deus por tudo que Ele é."
4- Cheguemos até o trono de Deus como intercessores, orando em favor de alguém.                                Abraão intercedeu em favor de seu sobrinho Ló quando as cidades de Sodoma e Gomorra iam ser destruídas por não haver ali nem mesmo dez pessoas justas. Como intercessores devemos orar confiando que tudo que estamos pedindo está nas mãos de Deus que é fiel, bondoso e tem o plano perfeito para a vida de cada pessoa pela qual estamos intercedendo.                           
LOUVANDO A DEUS: Para que uma mãe saiba orar por seus filhos é necessário que, antes, ela conheça Aquele que os criou para assim poder começar a sua oração louvando-O. Através da Bíblia podemos conhecer a Deus e Seus atributos. Podemos aprender que Deus é ...  1) Um Deus Supremo. Vemos este atributo de Deus no livro de Gênesis quando Melquisedeque abençoa Abraão e diz ... "Bendito  seja  Abraão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra" (Gênesis 14:19). Sim, o nosso Deus é um Deus Supremo, Todo Poderoso que está acima de todos. "Senhor Deus, Tu que és um Deus Supremo e que estás acima de tudo e de todos cuida do meu filho, toma Ele em Tuas mãos ..."                                                 
2) Um Deus Soberano: Nosso Deus é Aquele que detém poder e autoridade suprema. Ele é soberano sobre a terra e sobre o céu. Ele é o Senhor de e de todos. Aprendemos da soberania de Deus ao lermos Salmos 135: que nos diz ...  “1  Louvai ao Senhor. Louvai o nome do Senhor; louvai-o, servos do Senhor. 2  Vós que assistis na casa do Senhor, nos átrios da casa do nosso Deus. 3  Louvai ao Senhor, porque o Senhor é bom; cantai louvores ao seu nome, porque é agradável. 4  Porque o Senhor escolheu para si a Jacó, e a Israel para seu próprio tesouro. 5  Porque eu conheço que o Senhor é grande e que o nosso Senhor está acima de todos os deuses. 6  Tudo o que o Senhor quis, fez, nos céus e na terra, nos mares e em todos os abismos.” "Meus Deus, meu Pai, eu Te louvo porque és um Deus Soberano, um Deus de amor que olha por cada filho meu, individualmente ..."                                                                                                                 
 3) Um Deus Onipotente: O nosso Deus não é um Deus de madeira, nem de pedra, nem mudo.                    Ele é um Deus real, todo poderoso. Ele tem poder para ressuscitar mortos, curar leprosos, fazer coxos andar, expulsar demônios, mudar uma situação ...  nos dar vida eterna ... "Grande é o nosso Senhor, e de grande poder; o Seu entendimento é infinito" (Salmos 147:15). "Deus falou uma vez; duas vezes ouvi isto: que o poder pertence a Deus, 12  A ti também, Senhor, pertence a misericórdia; pois retribuirás a cada um segundo a sua obra." (Salmos 62:11,12:                  
Voce filho, veja que “Deus” é isto que diz nestes versículos. "Pai, aceita o meu louvor! Eu Te louvo porque és um Deus Onipotente, podes todas as coisas. Pode trazer meu filho das trevas para a luz ..."  Veja  o que diz no Salmo 68. “19  Bendito seja o Senhor, que de dia em dia nos carrega de benefícios; o Deus que é a nossa salvação. 20  O nosso Deus é o Deus da salvação; e a DEUS, o Senhor, pertencem os livramentos da morte.                                                                       
 4) Um Deus Onisciente. O nosso Deus é um Deus que sabe todas as coisas. Ele nos conhece, conhece nossos pensamentos, nosso andar, os desejos de nossos corações, nossa vida ...  nossos filhos. "Porventura não esquadrinhará Deus isso? Pois Ele sabe os segredos do coração" (Salmos 44:21).  "Senhor Deus, meu Pai, só Tu sabes todas as coisas, só Tu és um Deus Onisciente, um Deus que conhece o coração de cada um de Teus filhos ...                                                                            Veja o que diz em João 3.35  O Pai ama o Filho, e todas as coisas entregou nas suas mãos.36  Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.   Obs. O Pai aqui é “Deus”, e Ele através do Filho Jesus, nos leva a receber o amor do “Pai, Deus”                                                                        
Veja o que também no cap. 5 de João {...} 19  Mas Jesus respondeu, e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente. 20  Porque o Pai ama o Filho, e mostra-lhe tudo o que faz; e ele lhe mostrará maiores obras do que estas, para que vos maravilheis.21  Pois, assim como o Pai ressuscita os mortos, e os vivifica, assim também o Filho vivifica aqueles que quer. 23  Para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou. 24  Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. 25  Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão. 26  Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo; 27  E deu-lhe o poder de exercer o juízo, porque é o Filho do homem. 28  Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. 29  E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação.}
            Não permita que seus filhos ou você também que veja a morte, pois através do Filho “Jesus” temos a vida eterna; e que será ao lado do “Pai, Deus”. E como fazer isto! Ensinando seu filho o bom caminho: e que bom caminho é este. Atraves do Filho de “Deus”. “Ele” deu sua vida física, para nos salvar e nos libertar do pecado e da morte eterna. Sim: a morte física, todos teremos que passar um dia, mas a vida eterna, será para poucos, sabe por quê? Infelizmente o ser humano em sua maioria prefere viver no pecado, e assim perde o direito de herdar a vida eterna ao lado do “Pai e do Filho, Deus e Jesus”  
5) Um Deus Onipresente: O nosso Deus é um Deus que está sempre presente nos bons e nos maus momentos da nossa vida. "Sejam os vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque Ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei" (Hebreus 13:5). "Pai, eu Te agradeço porque sei que és um Deus onipresente e, por isso, estás junto a meus filhos, cuidando de cada um deles. Obrigada pelo Teu amor e misericórdia ..."                                                                               Veja o que diz no Salmo 91.”1  Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.  “Veja filhos o que “Deus” tem para vocês ainda no Salmo 91.... 2  Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nEle confiarei. 9  Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação. 10  Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.11  Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. 12  Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.”                                          
6) Um Deus Fiel. É por causa da fidelidade de Deus que temos paz e confiança que, um dia, iremos nos encontra com Ele na glória.  Salmo 121. “5  O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita."O Senhor te guardará de todo o mal; guardará a tua alma. O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre" (Salmo 121:5-8)."Ó Senhor, eu Te louvo porque és um Deus Fiel! E é por causa da Tua fidelidade que coloco em Tuas mãos a vida de cada um dos meus filhos sabendo que tudo que fizeres é para o bem espiritual ou material deles”                                                                                 
Um Deus Benigno: É impossível alguém medir a benignidade do nosso Deus. Podemos, no entanto, imaginá-la quando paramos para pensar no que éramos antes e no que somos agora. Tudo isto por causa da Sua bondade. Veja as palavras de Spurgeon falando da benignidade do nosso Deus ...Sl. 107.1  Louvai ao Senhor, porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre. 2  Digam-no os remidos do Senhor, os que remiu da mão do inimigo,  3  E os que congregou das terras do oriente e do ocidente, do norte e do sul. 4  Andaram desgarrados pelo deserto, por caminhos solitários; não acharam cidade para habitarem.  5  Famintos e sedentos, a sua alma neles desfalecia.  6  E clamaram ao Senhor na sua angústia, e os livrou das suas dificuldades.  7  E os levou por caminho direito, para irem a uma cidade de habitação. 8  Louvem ao Senhor pela sua bondade, e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens. 9  Pois fartou a alma sedenta, e encheu de bens a alma faminta.”
 “Leiam o salmo 118, e vejam como as benignidades do Senhor, duram para sempre.”
          Observando estas palavras notamos que, muitas vezes, cremos na benignidade do Senhor, pela fé porque ... Como podemos crer que Ele é bom quando, por exemplo, vemos cinco pessoas se envolverem em um acidente automobilístico e, apenas um, o único crente, morrer com apenas 15 anos? É, exatamente, por sabermos que Deus é bom e misericordioso que podemos dizer que ...      

a- Cremos que Deus é bom, pois Ele salvou o pai e o irmão daquele jovem, no dia que ele foi para a glória ... Salmos 36: “7  Quão preciosa é, ó Deus, a tua benignidade, pelo que os filhos dos homens se abrigam à sombra das tuas asas.   9  Porque em ti está o manancial da vida; na tua luz veremos a luz. 10  Estende a tua benignidade sobre os que te conhecem, e a tua justiça sobre os retos de coração.
b- Cremos que Deus é bom porque, apesar da dor, é Ele quem tem o plano perfeito para a vida de cada um de Seus filhos ...    Assim fazia o rei Davi, jamais fazia algo sem antes consultar a Deus. Veja o que diz em Salmos 63.  “1  Ó Deus, Tu és o meu Deus, de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de Ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água;  2  Para ver a Tua força e a Tua glória, como te vi no santuário. 3  Porque a tua benignidade é melhor do que a vida, os meus lábios te louvarão. 7  Porque Tu tens sido o meu auxílio; então, à sombra das Tuas asas me regozijarei. 8  A minha alma te segue de perto; a Tua destra me sustenta.
c- Cremos que Deus é bom porque Ele enviou o Seu Filho Unigênito para morrer por aquele jovem e por todos nós para nos levar para o céu junto a Ele ... Veja os Salmos 117 e 118                    
Salmos 117.1  Louvai ao Senhor todas as nações, louvai-o todos os povos. 2  Porque a sua benignidade é grande para conosco, e a verdade do Senhor dura para sempre. Louvai ao Senhor”       Diz assim em Salmo. 118.   “1  Louvai ao Senhor, porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre.2  Diga agora Israel que a sua benignidade dura para sempre.3  Diga agora a casa de Arão que a sua benignidade dura para sempre. 4  Digam agora os que temem ao Senhor que a sua benignidade dura para sempre.8  É melhor confiar no Senhor do que confiar no homem.”                                                         
"Ó Deus, somente por causa da Tua benignidade é que estamos de pé! Somente porque és um Deus benigno é que Te peço para cuidares da vida de nossos filhos ..."
Estes e tantos outros atributos de Deus é que nos fazem amá-Lo, adorá-Lo e honrá-Lo muito mais.
A Palavra benignidade, vocês encontrarão muitsa vezes aqui na Biblia.
2- CONFESSANDO OS PECADOS: Deus é um Deus Santo e por isso não posso chegar diante dEle cheia de pecados. Tenho que dar a Ele o melhor de mim, confessar as minhas iniqüidades e, assim, restaurar a minha comunhão com Ele, " (1 João 1:9). 9  Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.”  Não se separe de “Deus por causa de suas iniquidades, pecados: por isto é que devemos mostrar o caminho do bem desde criança para nossos filhos, e este caminho está em Jesus Cristo”.  Mas se eu decido permanecer no pecado a Bíblia me diz ...                   
veja o que diz em Isaías 59  “1  Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir. 2  Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça. 3  Porque as vossas mãos estão contaminadas de sangue, e os vossos dedos de iniquidade; os vossos lábios falam falsidade, a vossa língua pronuncia perversidade. 4  Ninguém há que clame pela justiça, nem ninguém que compareça em juízo pela verdade; confiam na vaidade, e falam mentiras; concebem o mal, e dão à luz a iniquidade.
       Ele nos ama, mas odeia o pecado e, se nós O amamos devemos procurar ser puros e retos.                 Minha oração diária deve ser Salmos 51: “10  Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. 11  Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo. 12  Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário. 13  Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão. 14  Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua louvará altamente a tua justiça. 15  Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca entoará o teu louvor.
3- CORAÇÕES AGRADECIDOS: Daniel foi um exemplo de um homem agradecido a Deus. A Bíblia nos diz ...  Daniel 6: “10  Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer.
        Veja que a Bíblia nos diz que Daniel orava de joelhos três vezes ao dia e ... dava graças.     Quantas vezes você ora ao dia? Quantas vezes você se põe de joelhos para orar? Quantas vezes você dá graças pelas tantas coisas que o Senhor faz por você? Nós, muitas vezes, pedimos, pedimos e pedimos que, até mesmo, nem notamos que o Senhor já respondeu e então ... percebemos que, na verdade não temos um coração agradecido. Você tem agradecido a Deus por seu esposo, por cada um de seus filhos e, principalmente, pela salvação que Ele lhe deu? Salmos 50:   “22  Ouvi pois isto, vós que vos esqueceis de Deus; para que eu vos não faça em pedaços, sem haver quem vos livre. 23  Aquele que oferece o sacrifício de louvor me glorificará; e àquele que bem ordena o seu caminho eu mostrarei a salvação de Deus.”   É isto que o Senhor pensa.
 4- INTERCESSÃO: A nossa oração ao Senhor é que Ele nos ajude a sermos intercessores fiéis dos nossos filhos. "Senhor, eu te louvo pela Tua fidelidade e bondade! Ensina-me, Pai, a orar pelos meus filhos e que eu ore sempre e nunca desfaleça!   “Que o Teu Espírito, Senhor, possa me mostrar cada necessidade deles. Eu confio em Ti, Pai, e sei que Tu suprirás todas as minhas necessidades e cumprirás as Tuas promessas no dia, na hora e do modo que Tu quiseres. Amém!” "O meu Deus, segundo as Suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus. 20  Ora, a nosso Deus e Pai seja dada glória para todo o sempre. Amém. (Filipenses 4:19,20). Jeremias 29. “11  Porque Eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. 12  Então me invocareis, e ireis, e orareis a Mim, e Eu vos ouvirei.13  E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.”   Com toda esta bondade do Senhor nosso Deus só temos que dizer sempre ... OBRIGADO (A) SENHOR E AMÉM!
(SEGUNDA PARTE)   Intercedendo Por Meus Filhos "Não tenho maior gozo do que este, o de ouvir que os meus filhos andam na verdade" (3 João 1:4). Veja o que diz quem escreveu esta passagem. Quando leio Isaías 44:3, lembro da fidelidade de Deus que é derramada, constantemente, em nossa vida. Ele diz na Sua Palavra: "Porque derramarei água sobre o sedento, e rios sobre a terra seca; derramarei o Meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre os teus descendentes." AMÉM SENHOR!                              

Veja o que diz também nos vers.4 ao 6  “4  E brotarão como a erva, como salgueiros junto aos ribeiros das águas. 5  Este dirá: Eu sou do Senhor; e aquele se chamará do nome de Jacó; e aquele outro escreverá com a sua mão ao Senhor, e por sobrenome tomará o nome de Israel.6  Assim diz o Senhor, Rei de Israel, e seu Redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu Sou o primeiro, e Eu Sou o último, e fora de mim não há Deus.”
 "Ah Senhor, que promessa maravilhosa! Que segurança Tu colocas em meu coração! Que alegria saber que derramarás do Teu Espírito sobre os meus filhos, netos e bisnetos ou até onde os meus olhos alcançarem e ainda os abençoarás! Obrigado (a), Pai, por trazeres refrigério para a minha alma! Amém.
        Outra promessa do Senhor que alegra o meu coração e renova as minhas forças se encontra em Isaias. 
40. “28  Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento. 29  Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. 30  Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão; Mas os que esperam no Senhor renovarão suas forças, subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão."
Você que amo tanto os meus filhos, deve orar, todos os dias, por cada  um. Além disso, conheça cada filho, cada necessidade, cada desejo ... e crer na promessa do Senhor que me diz ... "                                     veja o que diz em  Jeremias 33: “3  Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes. 4  Porque assim diz o Senhor, o Deus de Israel, acerca das casas desta cidade, e das casas dos reis de Judá, que foram derrubadas com os aríetes e à espada. 6  Eis que Eu trarei a ela saúde e cura, e os sararei, e lhes manifestarei abundância de paz e de verdade. 8  E os purificarei de toda a sua maldade com que pecaram contra mim; e perdoarei todas as suas maldades, com que pecaram e transgrediram contra Mim;  9  E este lugar me servirá de nome, de gozo, de louvor, e de glória, entre todas as nações da terra, que ouvirem todo o bem que eu lhe faço; e espantar-se-ão e perturbar-se-ão por causa de todo o bem, e por causa de toda a paz que Eu lhe dou.”
Veja o que diz em Tiago 5: “15  E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.  16  Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. 19  Irmãos, se algum dentre vós se tem desviado da verdade, e alguém o converter, 20  Saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador, salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados.                         
É bom saber disto! Perceba que, na vida de seus filhos, que cada um tem necessidades diferentes e perceba que temos que orar por cada um deles e por cada necessidade. Dentre tantas necessidades vamos observar apenas algumas que eu, realmente, achei mais importantes ...
1- A salvação do meu filho;   è 2- A vida espiritual do meu filho; è 3- Santificação na vida do meu filho;  è 4- Envolvimento do meu filho na igreja; è 5- Os amigos do meu filho. 
è 1- A Salvação Dos Filhos. Peça a Deus pela salvação de seu filho: é o pedido mais importante e mais urgente que como mãe deve fazer. Não existe, nesta vida, nada mais importante nem mais urgente do que a salvação eterna de nossos filhos. Eles necessitam conhecer o plano de salvação e aceitar Jesus em suas vidas. E, cabe a nós, falarmos deste tão grande amor de Deus o quanto antes, pois não sabemos se nosso filho estará vivo dentro de minutos. Então, devo orar e pedir ao Pai que Ele envie o Seu Espírito Santo para convencer meu filho (a) do pecado e da necessidade de aceitar Jesus como seu Salvador.                            
Mãe, orar pela salvação do seu filho é um "investimento eterno".  
Quando vemos nossos filhos, um a um, aceitando Jesus em suas vidas, vemos o quanto nosso Pai do Céu é fiel e está sempre ouvindo as nossas súplicas. É Ele quem me diz ...  Ezequiel 11:  “19  E lhes darei um só coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne; 20  Para que andem nos meus estatutos, e guardem os meus juízos, e os cumpram; e eles me serão por povo, e eu lhes serei por Deus. 21  Mas, quanto àqueles cujo coração andar conforme o coração das suas coisas detestáveis, e as suas abominações, farei recair nas suas cabeças o seu caminho, diz o Senhor Deus.”
           Ore por seu filho, pois a salvação da alma dele pode depender de sua oração e súplica.
2- A Vida Espiritual De Meu Filho. A mãe que, realmente, ama o filho quer vê-lo crescer, espiritualmente, nos caminhos de Deus. Nosso filho não pode ser um eterno bebê em Cristo. Ele tem que amadurecer e conhecer o Deus que o salvou, Seus mandamentos, Sua Palavra. Nos seus momentos de oração, peça ao Senhor pela vida espiritual do seu filho, pela dedicação dele à leitura da Bíblia, à oração, ao louvor e à ida aos cultos da igreja. Romanos 1:....nos alerta sobre a necessidade de se conhecer o Deus Todo Poderoso ... 
Romanos  1. “25  Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. 26  Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. 27  E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro. 28  E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm; 29  Estando cheios de toda a iniqüidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade;
30  Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães; 31  Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia; 32  Os quais, conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem.”           
Você não quer isto para seu filho, não é? Então coloque os joelhos no chão e ore ... ore ... e ore!    
3- Santificação Na Vida Do Meu Filho: A Bíblia me diz que ... "O que ama a pureza de coração, e é amável de lábios, será amigo do rei"  (Prov. 22:11).
    Ainda aprendi na Palavra de Deus que
...  Prov. 15: “25  O Senhor desarraiga a casa dos soberbos, mas estabelece o termo da viúva.  26  Abomináveis são para o Senhor os pensamentos do mau, mas as palavras dos puros são aprazíveis.   27  O que agir com avareza perturba a sua casa, mas o que odeia presentes viverá.  28  O coração do justo medita no que há de responder, mas a boca dos ímpios jorra coisas más. 29  O Senhor está longe dos ímpios, mas a oração dos justos escutará. 30  A luz dos olhos alegra o coração, a boa notícia fortalece os ossos. 31  Os ouvidos que atendem à repreensão da vida farão a sua morada no meio dos sábios. 32  O que rejeita a instrução menospreza a própria alma, mas o que escuta a repreensão adquire entendimento. 33  O temor do Senhor é a instrução da sabedoria, e precedendo a honra vai a humildade.
 Pureza e santificação no coração de um filho é algo que toda mãe deseja ver. Ter um filho cujas  palavras são aprazíveis ao Senhor é o resultado de horas de oração de uma mãe que ama e se importa com ele. Quanto tempo levamos orando por nossos filhos, a cada dia? Temos orado pela salvação deles? E pela vida espiritual? Temos dobrado os nossos joelhos e colocado esta área da vida deles no altar do Senhor? Nós como pais achamos importante orar e suplicar ao Senhor para Ele mudar os corações dos nossos filhos e transformá-los em jovens puros e santos? Façamos nossos filhos conhecerem a vontade de Deus em suas vidas observando 1 Tessalonicenses 4:1,3 que diz: "Finalmente, irmãos, vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus, que assim como recebestes de nós, de que maneira convém andar e agradar a Deus, assim andai, para que possais progredir cada vez mais ... Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição; 4  Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra; 5  Não na paixão da concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus.
4- Envolvimento Do Meu Filho Na Igreja. Para que meu filho goste de ir à igreja, ele tem que ter o Espírito Santo habitando nele. Ele tem que ter aceitado Jesus como seu único e suficiente Salvador.
Então ...  o que é que tenho que fazer para ver meu filho envolvido com as coisas do Senhor? Primeiramente tenho que lhe falar do amor de Deus que enviou Seu Filho Unigênito para morrer por nós e nos dar a vida eterna. Depois tenho que orar e pedir a Deus que o Seu Espírito o faça entender o Seu perfeito plano de salvação e que ele decida aceitá-Lo em sua vida. Finalmente, devo orar para Deus colocar no coração do meu filho amor pela Sua obra. Para que meu filho se interesse pelas coisas do Senhor tenho também que incentivá-lo a ir para acampamentos de jovens, clubes bíblicos, atividades na igreja, grupo de jovens ...  e depois ... orar para que o Seu Espírito opere na vida dele. Também não devo esquecer-me de mostrar-lhe o que a Palavra de Deus diz ... Colossenses 3.23  E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens 24  Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis. 25  Mas quem fizer agravo receberá o agravo que fizer; pois não há acepção de pessoas.”  Observem que, “Deus através do filho Jesus, jamais fará acepção de pessoas.”
5- Os Amigos Do Meu Filho: Veja o que diz esta irmã desconhecida por mim, mas super conhecida para “Deus”   Ah, como gostaria de ter orado por cada um dos meus filhos, bem antes deles nascerem!  Como gostaria de ter orado quando eles ainda eram bebezinhos ... pela salvação deles, pelo crescimento espiritual de cada um, pela santificação e o amor deles pela obra do Senhor! Mas ... eu ainda não era um filho de Deus. Hoje, já tendo aceitado Jesus em minha vida e com meus filhos já crescidos, vejo a grande necessidade de orar pelos meus netos (amores da minha vida) e pelos amigos deles que poderão ser bênção ou maldição em suas vidas. Eu  vim buscar a “Deus” depois dos 40 anos, e como me arrependo por não ter feito isto antes. Eu ainda não tenho netos, mas hoje minha esposa também vai comigo para a igreja juntamente com minha caçula adotiva tempos  atrás.. 
O primeiro livro de Coríntios 15:33 nos alerta dizendo ...  "Não vos enganeis as más conversações corrompem os bons costumes. 34  Vigiai justamente e não pequeis; porque alguns ainda não têm o conhecimento de Deus; digo-o para vergonha vossa.” Provérbios 22:24-25 nos mostram o quanto devemos orar para que o Senhor afaste de nossos filhos as más influências a fim de que eles não sigam por veredas tortuosas que enlaçarão as suas almas ... "Não sejas companheiro do homem briguento nem andes com o colérico. Para que não aprendas as suas veredas, e tomes um laço para a tua alma."
Amados,leitores (as) sei que cada filho tem necessidades diferentes. É importante que tenhamos, com cada um individualmente, momentos de comunhão, uma conversa amiga, companheirismo, respeito. Com sabedoria, podemos penetrar em seus corações e conhecê-los mais profundamente a fim de podermos orar por eles baseadas naquilo que eles precisam. Como pais, nos preocupamos com várias áreas da vida de nossos filhos, por isso devemos organizar nossos pedidos de acordo com a necessidade de cada um. À medida que eles vão crescendo, as necessidades vão mudando e nós continuamos orando, orando e orando sem cessar. É este o nosso papel junto a nossos filhos ... orar sem cansar e sem cessar e ver, pouco a pouco, Deus respondendo as nossas orações ... nossos filhos andando em Seus caminhos com almas puras e dando exemplo de verdadeiros cristãos que amam o Senhor. "Ó Deus, Tu que és um Deus misericordioso, Todo poderoso e Onipotente,  tem misericórdia da vida do Meu filho! Tu sabes, e eu sei, que ele não está andando em Teus caminhos. Há muito tempo, ele Te abandonou e não tem escutado a Tua voz. Tu sabes como meu coração está chorando por aquele filho pródigo e eu sei que, nestes momentos, Tu estás comigo, me consolando. Pai, afasta dele a má influência de amigos! Que ele não consiga conciliar o sono, pensando no quanto está errado em andar "no caminho dos pecadores".  Que ele volte àquele primeiro amor que ele tinha antes de tudo isto que vejo, agora. Que ele sinta saudade do Teu amor, do Teu cuidado, da Tua Palavra. Derrama, Pai, bênçãos em sua vida! Que como filho pródigo, Ele volte correndo para os Teus braços e, todos juntos, um dia, na eternidade, possamos louvar-Te e adorar-Te. Em nome de Jesus ... amém!"  Tome como exemplo esta linda oração feita por esta mãe.
Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). As ACF e ARC (ARC idealmente até 1894, no máximo até a edição IBB-1948, não a SBB-1995) são as únicas Bíblias impressas que o crente deve usar, pois são boas herdeiras da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), fielmente traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).   http://solascriptura-tt.org/ )Este tema foi pesquisado e revisado por José Carlos Ribeiro
A Importância da Instrução: Tanto no Antigo como no Novo Testamento, Deus frisou a importância da instrução dos pais para os filhos. Na época dos Patriarcas, Deus confiou na determinação de homens fiéis para repassar suas instruções às gerações posteriores. Ele disse Deus sobre Abraão:  Gênesis 18: “17  E disse o Senhor: Ocultarei Eu a Abraão o que faço, 18  Visto que Abraão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação, e nele serão benditas todas as nações da terra? 19  Porque Eu o tenho conhecido, e sei que ele há de ordenar a seus filhos e à sua casa depois dele, para que guardem o caminho do Senhor, para agir com justiça e juízo; para que o Senhor faça vir sobre Abraão o que acerca dele tem falado.
          A confiança de Deus em Abraão não foi baseada na experiência deste homem como pai. Deus sabia que Abraão era fiel ao Senhor, e que faria o melhor possível como pai. Quando Moisés resumiu a vontade de Deus para os israelitas, nas últimas semanas de sua vida, ele disse:  Deut. 6: “1  Estes, pois, são os mandamentos, os estatutos e os juízos que mandou o Senhor vosso Deus para ensinar-vos, para que os cumprísseis na terra a que passais a possuir; 2  Para que temas ao Senhor teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que Eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida, e que teus dias sejam prolongados. 3  Ouve, pois, ó Israel, e atenta em os guardares, para que bem te suceda, e muito te multipliques, como te disse o Senhor Deus de teus pais, na terra que mana leite e mel. 4  Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. 5  Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. 6  E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; 7  E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. 8  Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos. 9  E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas. 10  Quando, pois, o Senhor teu Deus te introduzir na terra que jurou a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó, que te daria, com grandes e boas cidades, que tu não edificaste, 7  E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.  8  Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos. 9  E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas. 10  Quando, pois, o Senhor teu Deus te introduzir na terra que jurou a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó, que te daria, com grandes e boas cidades, que tu não edificaste, 12  Guarda-te, que não te esqueças do Senhor, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão. 13  O Senhor teu Deus temerás e a Ele servirás, e pelo seu nome jurarás. 14  Não seguireis outros deuses, os deuses dos povos que houver ao redor de vós; 15  Porque o Senhor teu Deus é um Deus zeloso no meio de ti, para que a ira do Senhor teu Deus se não acenda contra ti e te destrua de sobre a face da terra. 17  Diligentemente guardareis os mandamentos do Senhor vosso Deus, como também os seus testemunhos, e seus estatutos, que te tem mandado.
Nobres leitores alguns anos atrás eu publiquei este tema, e fazendo eu uma revisão observei que, ele precisava de um retoque, então decidi dividí-lo por partes, para que haja um melhor entendimento.   Termino aqui a parte I, e espero contar com todos vocês novamente, e com um melhor entendimento deste tema. Muito obrigado a todos em nome de Jesus pelo apoio e incentivo dado por vocês. Sou formado em Capelania hospitalar nos anos de 2012 e 2014, e sou Escritor evangélico também.     

  Campo Grande 08/09/16             jcr0856@hotmail.com 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bíblia Sagrada comentada por livros por José Carlos Ribeiro Comentário nos livros de Joel, Amós, Obadias, Jonas & Miquéias: livros 29, 30,31,32,33 e 34

 Bíblia Sagrada comentada por livros por José Carlos Ribeiro    Comentário nos livros de Joel, Amós, Obadias, Jonas & Miquéias: livros 29, 30,31,32,33 e 34           O nome Joel significa, literalmente, “ Jeová é Deus”. Este é um nome muito comum em Israel, e Joel, o profeta, é especificado como o filho de Petuel. Nada é conhecido a respeito dele ou da circunstância de sua vida. Provavelmente que ele tenha vivido em Judá e profetizado em Jerusalém. Não há como datar o livro com absoluta certeza, e os estudiosos variam em suas opiniões. Há referências tanto em Amós como em Isaías, que também estão em Joel (comparar Amós 1.2 com Joel. 3.16 e Isa. 13.6 com Jl 1.15) É opinião de muitos conservadores que Amós e Isaias tenham tomado emprestado de Joel, fazendo-o um dos mais antigos dos profetas menores. Além do mais, a adoração a Deus, a qual o sumo sacerdote Joiada restaurou durante o reinado de Joás (2.Rs 11; 2Crôn....

Discernimento, entendimento e Sabedoria: O que é discernimento segundo a Bíblia. Parte I Também em Inglês Grego e Alemão

Discernimento, entendimento e Sabedoria: O que é discernimento segundo a Bíblia. Parte I                   Conhecendo  melhor a Bíblia, e a palavra de Deus.            Nobres leitores irei mostrar a todos vocês um pouco mais sobre o que é discernimento segundo a palavra de Deus.  O discernimento é essencial no processo de tomar decisões sábias.   A Bíblia diz em Tiago 1: “ 5  E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. 6  Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. 7  Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. 8  O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos. 9  Mas glorie-se o irmão abatido na sua exaltação, 10  ...
                              A Bíblia Sagrada:     (Comentada por livros, no Antigo Testamento) Cap. 01: Comentário inicial nos livros de Gênesis:      Nobre leitor (a) vamos conhecer um pouco mais sobre este livro Sagrado chamado Bíblia. No princípio, Deus criou todas as coisas: Deus criou os céus, a terra, as águas, rios, mares e oceanos.  Mas Deus viu que a terra era sem forma e vazia; era um abismo escuro, vazio, sem vida:            Deus, disse assim. Haja luz, houve luz : Deus viu que era boa a luz, e decidiu fazer a separação entre luz e trevas. Criou assim o dia. A luz passou a ser chamada de dia, as trevas, noite: assim também foram criados os rios e mares. Deus pensou também nisto, e fez a separação e a expansão das águas, colocando junto à porção seca, chamada terra. Deus viu que tudo que havia criado,...