Prioridade
nº I: Deus: o que a Bíblia diz. Parte. I Nobres leitores porque Deus deve ser o
primeiro em nossa vida! Porque “Ele” é Deus, o Criador do mundo, o Todo
Poderoso. Antes de tudo acontecer, Ele já existia, e não há ninguém maior que
Ele.
Prioridade nº I: Veja o que diz em Mateus. 22. “36 Mestre, qual é o grande mandamento na lei? 37 E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 38 Este é o primeiro e grande mandamento. 39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 40 Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.”
Viram: é lei, é mandamento perpétuo. Veja o que diz em Mateus 6. “33 Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. 34 Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.”
Prioridade Nº II Veja o que as Sagradas Escrituras ensinam acerca do lugar da família na nossa escala de valores: "Mas, se alguém não cuida dos seus, e especialmente dos da sua família, tem negado a fé, e é pior que um incrédulo." - I Timóteo 5:8: Não há dúvida que a família é nossa segunda prioridade depois de Deus. Se alguém negligenciar sua família por causa da igreja, do ministério, ou de qualquer outra coisa, por mais "espiritual" que pareça, está contra a Palavra de Deus! Paulo disse que tal pessoa está negando a fé e é pior do que um incrédulo! Agora veja, Paulo estava falando com os crentes que iam à igreja, mas estavam negligenciando o lar. Logo, concluímos que a família vem antes da igreja na nossa escala de valores. Há um outro texto que mostra claramente a família como uma prioridade antes da igreja e do ministério.
É o conselho pastoral que Paulo queria estender a todos os ministros debaixo da supervisão de Timóteo: I Timóteo 3: “1 Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. 2 Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; 3 Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; 4 Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia 5 (Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?); Observe que o homem de Deus deve ser exemplar quanto à sua família. Fiel à sua esposa, e governando bem sua casa e seus filhos, caso contrário não poderá cuidar da igreja e ministério. A Palavra de Deus não deixa a menor sombra de dúvida quanto ao lugar que nossa família deve ter na nossa escala de valores.
Mas muitos cristãos têm negligenciado a sua família. Muitos pais que não dão tempo e atenção aos seus filhos se queixam de vê-los desviados, mas não se apercebem que estão andando em desordem. Há esposas perdendo seus maridos e vice-versa, porque não os colocaram no lugar certo na escala de valores. É hora de ordenarmos nossos passos e darmos a atenção, honra e dedicação devida à família.
Prioridade III: Trabalho. É impressionante a facilidade com que nos levamos aos extremos. De um lado, temos na igreja, pessoas que são viciadas em trabalho e cujas vidas não estão em ordem, pois desrespeitaram a escala bíblica de valores, pondo o trabalho em primeiro lugar. De outro, temos aqueles que relegaram ao trabalho o último lugar na sua escala de valores, ou que nem mesmo colocam o trabalho em suas prioridades! Quando a Bíblia fala daquele que não cuida da sua família sendo pior do o descrente (I Tm.5:8), está falando, no contexto, sobre sustento material, sobre provisão das necessidades físicas. Um cristão que não leva a sério o trabalho, a ponto de deixar sua família passar necessidade, está violando dois valores importantíssimos que vem logo depois de Deus! O trabalho é uma ordem bíblica. É o meio de o homem sustentar sua casa e viver dignamente. Além disto, por meio do seu ganho ele também poderá servir ao reino de Deus e ao necessitado: A Palavra de Deus também diz que aquele que não trabalha está andando desordenadamente, fora do plano divino: Veja o que diz em II Tessalonicenses 3: “6 Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo o irmão que anda desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebeu. 7 Porque vós mesmos sabeis como convém imitar-nos, pois que não nos houvemos desordenadamente entre vós, 8 Nem de graça comemos o pão de homem algum, mas com trabalho e fadiga, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós. 9 Não porque não tivéssemos autoridade, mas para vos dar em nós mesmos exemplo, para nos imitardes. 10 Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto, que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também. 11 Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes fazendo coisas vãs. 12 A esses tais, porém, mandamos, e exortamos por nosso Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando com sossego, comam o seu próprio pão.” O mandamento de Deus é claro: quem não trabalha, não deve ser sustentado pelos outros! Cada homem tem a obrigação e responsabilidade de se envolver com o trabalho; isto não apenas o proverá quanto às suas necessidades, mas ocupará corretamente o seu tempo, livrando-o de outros problemas. Paulo se orgulhava de nunca ter sido um peso para ninguém, e de suas próprias mãos (seu trabalho) terem lhe provido o sustento Atos.20: “32 Agora, pois, irmãos, encomendo-vos a Deus e à palavra da sua graça; a ele que é poderoso para vos edificar e dar herança entre todos os santificados. 33 De ninguém cobicei a prata, nem o ouro, nem o vestuário. 34 Sim, vós mesmos sabeis que para o que me era necessário a mim, e aos que estão comigo, estas mãos me serviram. 35 Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber.”
Mesmo quando Deus chama alguém para o ministério de tempo integral (o que também é trabalho), deve-se ter a sensibilidade de reconhecer que em determinados momentos, devido à falta de recursos, nada há de errado em se trabalhar secularmente até que a condição de sustento mude; foi isto que aconteceu com Paulo em Corinto (At.18:1-5). Na vida dos que se dedicam de tempo integral, o ministério se enquadra na prioridade "trabalho". Jesus ao enviar seus discípulos para pregar e ministrar ao povo aplicou a eles o termo "trabalhadores" e mencionou seu direito de salário, que é a recompensa legítima do trabalhador. Mateus.10. “5 Jesus enviou estes doze, e lhes ordenou, dizendo: Não ireis pelo caminho dos gentios, nem entrareis em cidade de samaritanos; 6 Mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel; 7 E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus. 8 Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai. 9 Não possuais ouro, nem prata, nem cobre, em vossos cintos, 10 Nem alforjes para o caminho, nem duas túnicas, nem alparcas, nem bordão; porque digno é o operário do seu alimento. 11 E, em qualquer cidade ou aldeia em que entrardes, procurai saber quem nela seja digno, e hospedai-vos aí, até que vos retireis.” Prioridade IV: Igreja: Para muitos parece falta de espiritualidade deixar a igreja depois da família e do trabalho, mas esta é a forma correta de encarar nossas prioridades. Mas note que estamos falando de valores e sua ordem, e não sobre a escolha de quais destes fatores terão lugar ou não em nossas vidas. Todos eles devem ter lugar em nossas vidas. O fato de a família vir antes que a igreja, não me dá o direito de não ir à igreja. Isto significa apenas que eu não devo negligenciar minha casa por causa da igreja, mas não me dá o direito de abandonar a igreja. Muitas pessoas não vão aos cultos para passear com a família, e isto é errado. Devemos passear com nossos familiares, mas isto deve ser programado a fim de não coincidir com outros valores, como o horário do culto na igreja. Não podemos deixar de nos envolver com a igreja:
Veja o que diz em Hebreus 10: “23 Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu. 24 E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, 25 Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia. 26 Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados,”
É necessário que o crente em Jesus seja fiel em frequentar sua igreja. Não apenas porque ali ele é edificado e fortalecido, mas principalmente porque esta é forma de andarmos debaixo de cobertura espiritual. Precisamos uns dos outros; precisamos do relacionamento com os irmãos! A Bíblia diz que o que vive isolado insurge-se contra a verdadeira sabedoria: Provérbios. 18. “1 Busca satisfazer seu próprio desejo aquele que se isola; ele se insurge contra toda sabedoria. 2 O tolo não tem prazer na sabedoria, mas só em que se manifeste aquilo que agrada o seu coração.” Embora vindo depois da família e do trabalho, a igreja é um valor precioso que deve vir antes de qualquer outra coisa ligada à vida social. Se dermos o valor devido a cada uma destas atividades, mantendo-as em ordem na escala de valores e respeitando esta ordem em nosso dia-a-dia, deixaremos de ter muitos dos problemas que já tem nos incomodado. Depois de se tornar cristão, uma das grandes mudanças de nossa vida se dará no modo como usamos nossos tempo. Nossos alvos e ambições serão outras. Afinal não estamos mais vivendo para nós mesmos, mas para Deus. No inicio, essa mudança não será fácil, mas podemos ver dentro da palavra de Deus como será nossa mudança. 1º Cristo deve ser o primeiro antes de todas as coisas: pois Deus antes de tudo, Ele é o primeiro. Não houve e nunca haverá alguém antes dele; e isto é que faz a diferença na vida de todos nós. Veja o que Paulo diz em Filipenses.3 “4 Ainda que também podia confiar na carne; se algum outro cuida que pode confiar na carne, ainda mais eu: 5 Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu; 6 Segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível. 7 Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. 8 E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo, 9 E seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé; 10 Para conhecê-lo, e à virtude da sua ressurreição, e à comunicação de suas aflições, sendo feito conforme à sua morte; 11 Para ver se de alguma maneira posso chegar à ressurreição dentre os mortos. 12 Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. 13 Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, 14 Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. 15 Por isso todos quantos já somos perfeitos, sintamos isto mesmo; e, se sentis alguma coisa de outra maneira, também Deus vo-lo revelará. 16 Mas, naquilo a que já chegamos, andemos segundo a mesma regra, e sintamos o mesmo. 17 Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam. 18 Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo, 19 Cujo fim é a perdição; cujo Deus é o ventre, e cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas. 20 Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, 21 Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas.” Paulo foi o maior do povo de Cristo; mas chegou um dia em que Jesus mandou que ele fosse separado para padecer por amor em seu nome, e assim aconteceu: de perseguidor, ele passou a ser o perseguido, e colocou Cristo em primeiro lugar em sua vida até o dia de sua morte. 2º manter o equilíbrio entre a obra cristã e a adoração: não se prender ao “trabalho”a ponto de esquecer de adorá-lo e de conhece-lo melhor. Veja o que diz em Lucas 10. Este bom samaritano, priorizou a caridade, o amor ao próximo e Maria priorizou a palavra, o evangelho, a salvação
A parábola do bom samaritano. Marcos. 10. “25 E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? 26 E Ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês? 27 E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. 28 E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás. 29 Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo? 30 E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. 31 E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo. 32 E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo. 33 Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão; 34 E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele; 35 E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar. 36 Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores? 37 E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira. Marta e Maria 38 E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa; 39 E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra. 40 Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude. 41 E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; 42 E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.” 3º Não desperdiçar seu tempo buscando coisa que não permanecerão: nossa vida é muito cura. Peça a Deus que o ajude a gastá-la com coisas que tenham importância. Salmo. 39. O rei Davi sabia que só podia confiar somente em Deus, e que tudo o que ele estav passando, só Deus podia tirá-lo daquele momento difícil, pois ele estava também deprimido. Salmo. 39. “1 Eu disse: Guardarei os meus caminhos para não pecar com a minha língua; guardarei a boca com um freio, enquanto o ímpio estiver diante de mim. 2 Com o silêncio fiquei mudo; calava-me mesmo acerca do bem, e a minha dor se agravou. 3 Esquentou-se-me o coração dentro de mim; enquanto eu meditava se acendeu um fogo; então falei com a minha língua: 4 Faze-me conhecer, Senhor, o meu fim, e a medida dos meus dias qual é, para que eu sinta quanto sou frágil. 5 Eis que fizeste os meus dias como a palmos; o tempo da minha vida é como nada diante de ti; na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é totalmente vaidade. (Selá.) 6 Na verdade, todo homem anda numa vã aparência; na verdade, em vão se inquietam; amontoam riquezas, e não sabem quem as levará. 7 Agora, pois, Senhor, que espero eu? A minha esperança está emTi.” 4º Gaste tempo alimentando sua alma: Deus lhe oferecerá bênçãos se você optar gastar com “Ele” ao invés de dedicar sua vida em busca de satisfação temporária: Veja porque é bom se alimentar de Deus, e o bem que faz a nossa alma. diz assim em Salmo 37: {...} 1 Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniqüidade. 2 Porque cedo serão ceifados como a erva, e murcharão como a verdura. 3 Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado. 4 Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração. 5 Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará. 6 E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia. 7 Descansa no Senhor, e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos. 8 Deixa a ira, e abandona o furor; não te indignes de forma alguma para fazer o mal. 9 Porque os malfeitores serão desarraigados; mas aqueles que esperam no Senhor herdarão a terra. 10 Pois ainda um pouco, e o ímpio não existirá; olharás para o seu lugar, e não aparecerá. 11 Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz. 16 Vale mais o pouco que tem o justo, do que as riquezas de muitos ímpios. 17 Pois os braços dos ímpios se quebrarão, mas o Senhor sustém os justos. 18 O Senhor conhece os dias dos retos, e a sua herança permanecerá para sempre. 19 Não serão envergonhados nos dias maus, e nos dias de fome se fartarão. 22 Porque aqueles que ele abençoa herdarão a terra, e aqueles que forem por ele amaldiçoados serão desarraigados. 27 Aparta-te do mal e faze o bem; e terás morada para sempre. 28 Porque o Senhor ama o juízo e não desampara os seus santos; eles são preservados para sempre; mas a semente dos ímpios será desarraigada. 29 Os justos herdarão a terra e habitarão nela para sempre. 30 A boca do justo fala a sabedoria; a sua língua fala do juízo. 31 A lei do seu Deus está em seu coração; os seus passos não resvalarão. 32 O ímpio espreita ao justo, e procura matá-lo. 33 O Senhor não o deixará em suas mãos, nem o condenará quando for julgado. 34 Espera no Senhor, e guarda o seu caminho, e te exaltará para herdares a terra; tu o verás quando os ímpios forem desarraigados. 39 Mas a salvação dos justos vem do Senhor; Ele é a sua fortaleza no tempo da angústia. 40 E o Senhor os ajudará e os livrará; ele os livrará dos ímpios e os salvará, porquanto confiam nele.} Veja o que diz em Isaías. 55. Todo o povo é convidado a procurar a salvação “1 Ó vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite. 2 Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura. 3 Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, dando-vos as firmes beneficências de Davi. 4 Eis que eu o dei por testemunha aos povos, como líder e governador dos povos. 5 Eis que chamarás a uma nação que não conheces, e uma nação que nunca te conheceu correrá para ti, por amor do Senhor teu Deus, e do Santo de Israel; porque Ele te glorificou. 6 Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. 7 Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar. 8 Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. 9 Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os Meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os Meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. 10 Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come, 11 Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei. 12 Porque com alegria saireis, e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cântico diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palmas. 13 Em lugar do espinheiro crescerá a faia, e em lugar da sarça crescerá a murta; o que será para o Senhor por nome, e por sinal eterno, que nunca se apagará.” 5º Manter vivo seu zelo espiritual: Trabalhe arduamente para manter o fogo ardendo em seu coração a medida que você serve a Deus: Veja o que diz em Romanos 12. {...}1 Digo, pois: Porventura rejeitou Deus o seu povo? De modo nenhum; porque também eu sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim. 2 Deus não rejeitou o seu povo, que antes conheceu. Ou não sabeis o que a Escritura diz de Elias, como fala a Deus contra Israel, dizendo: ... 22 Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas para contigo, benignidade, se permaneceres na sua benignidade; de outra maneira também tu serás cortado. 23 E também eles, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; porque poderoso é Deus para os tornar a enxertar. 24 Porque, se tu foste cortado do natural zambujeiro e, contra a natureza, enxertado na boa oliveira, quanto mais esses, que são naturais, serão enxertados na sua própria oliveira! 25 Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado. 26 E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, E desviará de Jacó as impiedades. 27 E esta será a minha aliança com eles, Quando Eu tirar os seus pecados. 28 Assim que, quanto ao evangelho, são inimigos por causa de vós; mas, quanto à eleição, amados por causa dos pais. 30 Porque assim como vós também antigamente fostes desobedientes a Deus, mas agora alcançastes misericórdia pela desobediência deles, 31 Assim também estes agora foram desobedientes, para também alcançarem misericórdia pela misericórdia a vós demonstrada. 32 Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia.} Veja o que significa fogo Ardente segundo o Evangelho. O fogo é uma figura maravilhosa da obra do Espírito Santo. O Espírito é como um fogo em pelo menos três maneiras: Ele traz a presença de Deus, a paixão de Deus e a pureza de Deus. O Espírito Santo é a presença de Deus por habitar no coração do crente. Veja o que diz em Romanos 8: “4 Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. 5 Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. 6 Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. 7 Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. 9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. 10 E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça. 11 E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita. 12 De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne. 13 Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. 14 Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. 15 Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. 16 O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. 17 E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com Ele sejamos glorificados.” No Antigo Testamento, Deus mostrou a Sua presença aos israelitas quando inundou o tabernáculo com fogo (Números 9: Esta presença ardente fornecia luz e orientação A nuvem guiando a marcha dos israelitas ( Ex 40:34-38 ) “15 E no dia em que foi levantado o tabernáculo, a nuvem cobriu o tabernáculo sobre a tenda do testemunho; e à tarde estava sobre o tabernáculo com uma aparência de fogo até à manhã. 16 Assim era de contínuo: a nuvem o cobria, e de noite havia aparência de fogo. 17 Mas sempre que a nuvem se alçava de sobre a tenda, os filhos de Israel partiam; e no lugar onde a nuvem parava, ali os filhos de Israel se acampavam. 18 Segundo a ordem do Senhor, os filhos de Israel partiam, e segundo a ordem do Senhor se acampavam; todos os dias em que a nuvem parava sobre o tabernáculo, ficavam acampados. 19 E, quando a nuvem se detinha muitos dias sobre o tabernáculo, então os filhos de Israel cumpriam a ordem do Senhor, e não partiam. 20 E, quando a nuvem ficava poucos dias sobre o tabernáculo, segundo a ordem do Senhor se alojavam, e segundo a ordem do Senhor partiam. 21 Porém, outras vezes a nuvem ficava desde a tarde até à manhã, e quando ela se alçava pela manhã, então partiam; quer de dia quer de noite alçando-se a nuvem, partiam. 22 Ou, quando a nuvem sobre o tabernáculo se detinha dois dias, ou um mês, ou um ano, ficando sobre ele, então os filhos de Israel se alojavam, e não partiam; e alçando-se ela, partiam. 23 Segundo a ordem do Senhor se alojavam, e segundo a ordem do Senhor partiam; cumpriam o seu dever para com o Senhor, segundo a ordem do Senhor por intermédio de Moisés.”
No Novo Testamento, Deus guia e conforta os Seus filhos com o Espírito Santo habitando em nossos corpos -- o "tabernáculo" e o "templo do Deus vivo" diz assim em 2 Coríntios 5: “1 Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus. 2 E por isso também gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação, que é do céu; 3 Se, todavia, estando vestidos, não formos achados nus. 4 Porque também nós, os que estamos neste tabernáculo, gememos carregados; não porque queremos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida. 5 Ora, quem para isto mesmo nos preparou foi Deus, o qual nos deu também o penhor do Espírito. 6 Por isso estamos sempre de bom ânimo, sabendo que, enquanto estamos no corpo, vivemos ausentes do Senhor 7 (Porque andamos por fé, e não por vista). 8 Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor. 9 Pois que muito desejamos também ser-lhe agradáveis, quer presentes, quer ausentes. 10 Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.”
Diz assim em 2 Corintios 6: “ 15 E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? 16 E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. 17 Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei; 18 E Eu serei para vós Pai, E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso.” O Espírito Santo cria a paixão de Deus em nossos corações.
Depois que os dois discípulos viajantes conversaram com o Jesus ressurreto, eles descreveram seus corações como "ardendo dentro de nós" (Lucas 24: “27 E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras. 28 E chegaram à aldeia para onde iam, e ele fez como quem ia para mais longe. 29 E eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque já é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles. 30 E aconteceu que, estando com eles à mesa, tomando o pão, o abençoou e partiu-o, e lho deu. 31 Abriram-se-lhes então os olhos, e o conheceram, e ele desapareceu-lhes. 32 E disseram um para o outro: Porventura não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras? 33 E na mesma hora, levantando-se, tornaram para Jerusalém, e acharam congregados os onze, e os que estavam com eles, 34 Os quais diziam: Ressuscitou verdadeiramente o Senhor, e já apareceu a Simão. 35 E eles lhes contaram o que lhes acontecera no caminho, e como deles fora conhecido no partir do pão”
Depois que os apóstolos receberam o Espírito em Pentecostes, eles passaram a ter uma paixão que dura uma vida e impele-os a proclamar a palavra de Deus com ousadia (Atos 4:31).
Prioridade nº I: Veja o que diz em Mateus. 22. “36 Mestre, qual é o grande mandamento na lei? 37 E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 38 Este é o primeiro e grande mandamento. 39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 40 Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.”
Viram: é lei, é mandamento perpétuo. Veja o que diz em Mateus 6. “33 Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. 34 Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.”
Prioridade Nº II Veja o que as Sagradas Escrituras ensinam acerca do lugar da família na nossa escala de valores: "Mas, se alguém não cuida dos seus, e especialmente dos da sua família, tem negado a fé, e é pior que um incrédulo." - I Timóteo 5:8: Não há dúvida que a família é nossa segunda prioridade depois de Deus. Se alguém negligenciar sua família por causa da igreja, do ministério, ou de qualquer outra coisa, por mais "espiritual" que pareça, está contra a Palavra de Deus! Paulo disse que tal pessoa está negando a fé e é pior do que um incrédulo! Agora veja, Paulo estava falando com os crentes que iam à igreja, mas estavam negligenciando o lar. Logo, concluímos que a família vem antes da igreja na nossa escala de valores. Há um outro texto que mostra claramente a família como uma prioridade antes da igreja e do ministério.
É o conselho pastoral que Paulo queria estender a todos os ministros debaixo da supervisão de Timóteo: I Timóteo 3: “1 Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. 2 Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; 3 Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; 4 Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia 5 (Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?); Observe que o homem de Deus deve ser exemplar quanto à sua família. Fiel à sua esposa, e governando bem sua casa e seus filhos, caso contrário não poderá cuidar da igreja e ministério. A Palavra de Deus não deixa a menor sombra de dúvida quanto ao lugar que nossa família deve ter na nossa escala de valores.
Mas muitos cristãos têm negligenciado a sua família. Muitos pais que não dão tempo e atenção aos seus filhos se queixam de vê-los desviados, mas não se apercebem que estão andando em desordem. Há esposas perdendo seus maridos e vice-versa, porque não os colocaram no lugar certo na escala de valores. É hora de ordenarmos nossos passos e darmos a atenção, honra e dedicação devida à família.
Prioridade III: Trabalho. É impressionante a facilidade com que nos levamos aos extremos. De um lado, temos na igreja, pessoas que são viciadas em trabalho e cujas vidas não estão em ordem, pois desrespeitaram a escala bíblica de valores, pondo o trabalho em primeiro lugar. De outro, temos aqueles que relegaram ao trabalho o último lugar na sua escala de valores, ou que nem mesmo colocam o trabalho em suas prioridades! Quando a Bíblia fala daquele que não cuida da sua família sendo pior do o descrente (I Tm.5:8), está falando, no contexto, sobre sustento material, sobre provisão das necessidades físicas. Um cristão que não leva a sério o trabalho, a ponto de deixar sua família passar necessidade, está violando dois valores importantíssimos que vem logo depois de Deus! O trabalho é uma ordem bíblica. É o meio de o homem sustentar sua casa e viver dignamente. Além disto, por meio do seu ganho ele também poderá servir ao reino de Deus e ao necessitado: A Palavra de Deus também diz que aquele que não trabalha está andando desordenadamente, fora do plano divino: Veja o que diz em II Tessalonicenses 3: “6 Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo o irmão que anda desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebeu. 7 Porque vós mesmos sabeis como convém imitar-nos, pois que não nos houvemos desordenadamente entre vós, 8 Nem de graça comemos o pão de homem algum, mas com trabalho e fadiga, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós. 9 Não porque não tivéssemos autoridade, mas para vos dar em nós mesmos exemplo, para nos imitardes. 10 Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto, que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também. 11 Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes fazendo coisas vãs. 12 A esses tais, porém, mandamos, e exortamos por nosso Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando com sossego, comam o seu próprio pão.” O mandamento de Deus é claro: quem não trabalha, não deve ser sustentado pelos outros! Cada homem tem a obrigação e responsabilidade de se envolver com o trabalho; isto não apenas o proverá quanto às suas necessidades, mas ocupará corretamente o seu tempo, livrando-o de outros problemas. Paulo se orgulhava de nunca ter sido um peso para ninguém, e de suas próprias mãos (seu trabalho) terem lhe provido o sustento Atos.20: “32 Agora, pois, irmãos, encomendo-vos a Deus e à palavra da sua graça; a ele que é poderoso para vos edificar e dar herança entre todos os santificados. 33 De ninguém cobicei a prata, nem o ouro, nem o vestuário. 34 Sim, vós mesmos sabeis que para o que me era necessário a mim, e aos que estão comigo, estas mãos me serviram. 35 Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber.”
Mesmo quando Deus chama alguém para o ministério de tempo integral (o que também é trabalho), deve-se ter a sensibilidade de reconhecer que em determinados momentos, devido à falta de recursos, nada há de errado em se trabalhar secularmente até que a condição de sustento mude; foi isto que aconteceu com Paulo em Corinto (At.18:1-5). Na vida dos que se dedicam de tempo integral, o ministério se enquadra na prioridade "trabalho". Jesus ao enviar seus discípulos para pregar e ministrar ao povo aplicou a eles o termo "trabalhadores" e mencionou seu direito de salário, que é a recompensa legítima do trabalhador. Mateus.10. “5 Jesus enviou estes doze, e lhes ordenou, dizendo: Não ireis pelo caminho dos gentios, nem entrareis em cidade de samaritanos; 6 Mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel; 7 E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus. 8 Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai. 9 Não possuais ouro, nem prata, nem cobre, em vossos cintos, 10 Nem alforjes para o caminho, nem duas túnicas, nem alparcas, nem bordão; porque digno é o operário do seu alimento. 11 E, em qualquer cidade ou aldeia em que entrardes, procurai saber quem nela seja digno, e hospedai-vos aí, até que vos retireis.” Prioridade IV: Igreja: Para muitos parece falta de espiritualidade deixar a igreja depois da família e do trabalho, mas esta é a forma correta de encarar nossas prioridades. Mas note que estamos falando de valores e sua ordem, e não sobre a escolha de quais destes fatores terão lugar ou não em nossas vidas. Todos eles devem ter lugar em nossas vidas. O fato de a família vir antes que a igreja, não me dá o direito de não ir à igreja. Isto significa apenas que eu não devo negligenciar minha casa por causa da igreja, mas não me dá o direito de abandonar a igreja. Muitas pessoas não vão aos cultos para passear com a família, e isto é errado. Devemos passear com nossos familiares, mas isto deve ser programado a fim de não coincidir com outros valores, como o horário do culto na igreja. Não podemos deixar de nos envolver com a igreja:
Veja o que diz em Hebreus 10: “23 Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu. 24 E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, 25 Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia. 26 Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados,”
É necessário que o crente em Jesus seja fiel em frequentar sua igreja. Não apenas porque ali ele é edificado e fortalecido, mas principalmente porque esta é forma de andarmos debaixo de cobertura espiritual. Precisamos uns dos outros; precisamos do relacionamento com os irmãos! A Bíblia diz que o que vive isolado insurge-se contra a verdadeira sabedoria: Provérbios. 18. “1 Busca satisfazer seu próprio desejo aquele que se isola; ele se insurge contra toda sabedoria. 2 O tolo não tem prazer na sabedoria, mas só em que se manifeste aquilo que agrada o seu coração.” Embora vindo depois da família e do trabalho, a igreja é um valor precioso que deve vir antes de qualquer outra coisa ligada à vida social. Se dermos o valor devido a cada uma destas atividades, mantendo-as em ordem na escala de valores e respeitando esta ordem em nosso dia-a-dia, deixaremos de ter muitos dos problemas que já tem nos incomodado. Depois de se tornar cristão, uma das grandes mudanças de nossa vida se dará no modo como usamos nossos tempo. Nossos alvos e ambições serão outras. Afinal não estamos mais vivendo para nós mesmos, mas para Deus. No inicio, essa mudança não será fácil, mas podemos ver dentro da palavra de Deus como será nossa mudança. 1º Cristo deve ser o primeiro antes de todas as coisas: pois Deus antes de tudo, Ele é o primeiro. Não houve e nunca haverá alguém antes dele; e isto é que faz a diferença na vida de todos nós. Veja o que Paulo diz em Filipenses.3 “4 Ainda que também podia confiar na carne; se algum outro cuida que pode confiar na carne, ainda mais eu: 5 Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu; 6 Segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível. 7 Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. 8 E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo, 9 E seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé; 10 Para conhecê-lo, e à virtude da sua ressurreição, e à comunicação de suas aflições, sendo feito conforme à sua morte; 11 Para ver se de alguma maneira posso chegar à ressurreição dentre os mortos. 12 Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. 13 Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, 14 Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. 15 Por isso todos quantos já somos perfeitos, sintamos isto mesmo; e, se sentis alguma coisa de outra maneira, também Deus vo-lo revelará. 16 Mas, naquilo a que já chegamos, andemos segundo a mesma regra, e sintamos o mesmo. 17 Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam. 18 Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo, 19 Cujo fim é a perdição; cujo Deus é o ventre, e cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas. 20 Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, 21 Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas.” Paulo foi o maior do povo de Cristo; mas chegou um dia em que Jesus mandou que ele fosse separado para padecer por amor em seu nome, e assim aconteceu: de perseguidor, ele passou a ser o perseguido, e colocou Cristo em primeiro lugar em sua vida até o dia de sua morte. 2º manter o equilíbrio entre a obra cristã e a adoração: não se prender ao “trabalho”a ponto de esquecer de adorá-lo e de conhece-lo melhor. Veja o que diz em Lucas 10. Este bom samaritano, priorizou a caridade, o amor ao próximo e Maria priorizou a palavra, o evangelho, a salvação
A parábola do bom samaritano. Marcos. 10. “25 E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? 26 E Ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês? 27 E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. 28 E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás. 29 Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo? 30 E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. 31 E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo. 32 E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo. 33 Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão; 34 E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele; 35 E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar. 36 Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores? 37 E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira. Marta e Maria 38 E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa; 39 E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra. 40 Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude. 41 E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; 42 E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.” 3º Não desperdiçar seu tempo buscando coisa que não permanecerão: nossa vida é muito cura. Peça a Deus que o ajude a gastá-la com coisas que tenham importância. Salmo. 39. O rei Davi sabia que só podia confiar somente em Deus, e que tudo o que ele estav passando, só Deus podia tirá-lo daquele momento difícil, pois ele estava também deprimido. Salmo. 39. “1 Eu disse: Guardarei os meus caminhos para não pecar com a minha língua; guardarei a boca com um freio, enquanto o ímpio estiver diante de mim. 2 Com o silêncio fiquei mudo; calava-me mesmo acerca do bem, e a minha dor se agravou. 3 Esquentou-se-me o coração dentro de mim; enquanto eu meditava se acendeu um fogo; então falei com a minha língua: 4 Faze-me conhecer, Senhor, o meu fim, e a medida dos meus dias qual é, para que eu sinta quanto sou frágil. 5 Eis que fizeste os meus dias como a palmos; o tempo da minha vida é como nada diante de ti; na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é totalmente vaidade. (Selá.) 6 Na verdade, todo homem anda numa vã aparência; na verdade, em vão se inquietam; amontoam riquezas, e não sabem quem as levará. 7 Agora, pois, Senhor, que espero eu? A minha esperança está emTi.” 4º Gaste tempo alimentando sua alma: Deus lhe oferecerá bênçãos se você optar gastar com “Ele” ao invés de dedicar sua vida em busca de satisfação temporária: Veja porque é bom se alimentar de Deus, e o bem que faz a nossa alma. diz assim em Salmo 37: {...} 1 Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniqüidade. 2 Porque cedo serão ceifados como a erva, e murcharão como a verdura. 3 Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado. 4 Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração. 5 Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará. 6 E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia. 7 Descansa no Senhor, e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos. 8 Deixa a ira, e abandona o furor; não te indignes de forma alguma para fazer o mal. 9 Porque os malfeitores serão desarraigados; mas aqueles que esperam no Senhor herdarão a terra. 10 Pois ainda um pouco, e o ímpio não existirá; olharás para o seu lugar, e não aparecerá. 11 Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz. 16 Vale mais o pouco que tem o justo, do que as riquezas de muitos ímpios. 17 Pois os braços dos ímpios se quebrarão, mas o Senhor sustém os justos. 18 O Senhor conhece os dias dos retos, e a sua herança permanecerá para sempre. 19 Não serão envergonhados nos dias maus, e nos dias de fome se fartarão. 22 Porque aqueles que ele abençoa herdarão a terra, e aqueles que forem por ele amaldiçoados serão desarraigados. 27 Aparta-te do mal e faze o bem; e terás morada para sempre. 28 Porque o Senhor ama o juízo e não desampara os seus santos; eles são preservados para sempre; mas a semente dos ímpios será desarraigada. 29 Os justos herdarão a terra e habitarão nela para sempre. 30 A boca do justo fala a sabedoria; a sua língua fala do juízo. 31 A lei do seu Deus está em seu coração; os seus passos não resvalarão. 32 O ímpio espreita ao justo, e procura matá-lo. 33 O Senhor não o deixará em suas mãos, nem o condenará quando for julgado. 34 Espera no Senhor, e guarda o seu caminho, e te exaltará para herdares a terra; tu o verás quando os ímpios forem desarraigados. 39 Mas a salvação dos justos vem do Senhor; Ele é a sua fortaleza no tempo da angústia. 40 E o Senhor os ajudará e os livrará; ele os livrará dos ímpios e os salvará, porquanto confiam nele.} Veja o que diz em Isaías. 55. Todo o povo é convidado a procurar a salvação “1 Ó vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite. 2 Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura. 3 Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, dando-vos as firmes beneficências de Davi. 4 Eis que eu o dei por testemunha aos povos, como líder e governador dos povos. 5 Eis que chamarás a uma nação que não conheces, e uma nação que nunca te conheceu correrá para ti, por amor do Senhor teu Deus, e do Santo de Israel; porque Ele te glorificou. 6 Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. 7 Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar. 8 Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. 9 Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os Meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os Meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. 10 Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come, 11 Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei. 12 Porque com alegria saireis, e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cântico diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palmas. 13 Em lugar do espinheiro crescerá a faia, e em lugar da sarça crescerá a murta; o que será para o Senhor por nome, e por sinal eterno, que nunca se apagará.” 5º Manter vivo seu zelo espiritual: Trabalhe arduamente para manter o fogo ardendo em seu coração a medida que você serve a Deus: Veja o que diz em Romanos 12. {...}1 Digo, pois: Porventura rejeitou Deus o seu povo? De modo nenhum; porque também eu sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim. 2 Deus não rejeitou o seu povo, que antes conheceu. Ou não sabeis o que a Escritura diz de Elias, como fala a Deus contra Israel, dizendo: ... 22 Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas para contigo, benignidade, se permaneceres na sua benignidade; de outra maneira também tu serás cortado. 23 E também eles, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; porque poderoso é Deus para os tornar a enxertar. 24 Porque, se tu foste cortado do natural zambujeiro e, contra a natureza, enxertado na boa oliveira, quanto mais esses, que são naturais, serão enxertados na sua própria oliveira! 25 Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado. 26 E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, E desviará de Jacó as impiedades. 27 E esta será a minha aliança com eles, Quando Eu tirar os seus pecados. 28 Assim que, quanto ao evangelho, são inimigos por causa de vós; mas, quanto à eleição, amados por causa dos pais. 30 Porque assim como vós também antigamente fostes desobedientes a Deus, mas agora alcançastes misericórdia pela desobediência deles, 31 Assim também estes agora foram desobedientes, para também alcançarem misericórdia pela misericórdia a vós demonstrada. 32 Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia.} Veja o que significa fogo Ardente segundo o Evangelho. O fogo é uma figura maravilhosa da obra do Espírito Santo. O Espírito é como um fogo em pelo menos três maneiras: Ele traz a presença de Deus, a paixão de Deus e a pureza de Deus. O Espírito Santo é a presença de Deus por habitar no coração do crente. Veja o que diz em Romanos 8: “4 Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. 5 Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. 6 Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. 7 Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. 9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. 10 E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça. 11 E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita. 12 De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne. 13 Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. 14 Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. 15 Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. 16 O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. 17 E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com Ele sejamos glorificados.” No Antigo Testamento, Deus mostrou a Sua presença aos israelitas quando inundou o tabernáculo com fogo (Números 9: Esta presença ardente fornecia luz e orientação A nuvem guiando a marcha dos israelitas ( Ex 40:34-38 ) “15 E no dia em que foi levantado o tabernáculo, a nuvem cobriu o tabernáculo sobre a tenda do testemunho; e à tarde estava sobre o tabernáculo com uma aparência de fogo até à manhã. 16 Assim era de contínuo: a nuvem o cobria, e de noite havia aparência de fogo. 17 Mas sempre que a nuvem se alçava de sobre a tenda, os filhos de Israel partiam; e no lugar onde a nuvem parava, ali os filhos de Israel se acampavam. 18 Segundo a ordem do Senhor, os filhos de Israel partiam, e segundo a ordem do Senhor se acampavam; todos os dias em que a nuvem parava sobre o tabernáculo, ficavam acampados. 19 E, quando a nuvem se detinha muitos dias sobre o tabernáculo, então os filhos de Israel cumpriam a ordem do Senhor, e não partiam. 20 E, quando a nuvem ficava poucos dias sobre o tabernáculo, segundo a ordem do Senhor se alojavam, e segundo a ordem do Senhor partiam. 21 Porém, outras vezes a nuvem ficava desde a tarde até à manhã, e quando ela se alçava pela manhã, então partiam; quer de dia quer de noite alçando-se a nuvem, partiam. 22 Ou, quando a nuvem sobre o tabernáculo se detinha dois dias, ou um mês, ou um ano, ficando sobre ele, então os filhos de Israel se alojavam, e não partiam; e alçando-se ela, partiam. 23 Segundo a ordem do Senhor se alojavam, e segundo a ordem do Senhor partiam; cumpriam o seu dever para com o Senhor, segundo a ordem do Senhor por intermédio de Moisés.”
No Novo Testamento, Deus guia e conforta os Seus filhos com o Espírito Santo habitando em nossos corpos -- o "tabernáculo" e o "templo do Deus vivo" diz assim em 2 Coríntios 5: “1 Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus. 2 E por isso também gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação, que é do céu; 3 Se, todavia, estando vestidos, não formos achados nus. 4 Porque também nós, os que estamos neste tabernáculo, gememos carregados; não porque queremos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida. 5 Ora, quem para isto mesmo nos preparou foi Deus, o qual nos deu também o penhor do Espírito. 6 Por isso estamos sempre de bom ânimo, sabendo que, enquanto estamos no corpo, vivemos ausentes do Senhor 7 (Porque andamos por fé, e não por vista). 8 Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor. 9 Pois que muito desejamos também ser-lhe agradáveis, quer presentes, quer ausentes. 10 Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.”
Diz assim em 2 Corintios 6: “ 15 E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? 16 E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. 17 Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei; 18 E Eu serei para vós Pai, E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso.” O Espírito Santo cria a paixão de Deus em nossos corações.
Depois que os dois discípulos viajantes conversaram com o Jesus ressurreto, eles descreveram seus corações como "ardendo dentro de nós" (Lucas 24: “27 E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras. 28 E chegaram à aldeia para onde iam, e ele fez como quem ia para mais longe. 29 E eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque já é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles. 30 E aconteceu que, estando com eles à mesa, tomando o pão, o abençoou e partiu-o, e lho deu. 31 Abriram-se-lhes então os olhos, e o conheceram, e ele desapareceu-lhes. 32 E disseram um para o outro: Porventura não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras? 33 E na mesma hora, levantando-se, tornaram para Jerusalém, e acharam congregados os onze, e os que estavam com eles, 34 Os quais diziam: Ressuscitou verdadeiramente o Senhor, e já apareceu a Simão. 35 E eles lhes contaram o que lhes acontecera no caminho, e como deles fora conhecido no partir do pão”
Depois que os apóstolos receberam o Espírito em Pentecostes, eles passaram a ter uma paixão que dura uma vida e impele-os a proclamar a palavra de Deus com ousadia (Atos 4:31).
O Espírito Santo produz a pureza de Deus em nossas vidas. O propósito de Deus é
nos purificar Tito 2: 11 Porque a graça de Deus se há manifestado,
trazendo salvação a todos os homens, 12 Ensinando-nos que,
renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente
século sóbria, e justa, e piamente, 13 Aguardando a
bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso
Salvador Jesus Cristo; 14 O qual se deu a si mesmo por
nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo seu
especial, zeloso de boas obras. 15 Fala disto, e
exorta e repreende com toda a autoridade. Ninguém te despreze.”
Como o artesão usa o fogo para limpar as
impurezas do metal precioso, assim também Deus usa o Espírito para remover os
nossos pecados Salmo 66: “9 Ao que sustenta com vida a nossa alma, e não
consente que sejam abalados os nossos pés. 10 Pois tu, ó Deus, nos
provaste; tu nos afinaste como se afina a prata. 11 Tu nos puseste na rede;
afligiste os nossos lombos, 12 Fizeste com que os homens cavalgassem sobre
as nossas cabeças; passamos pelo fogo e pela água; mas nos trouxeste a um lugar
espaçoso.” Veja o que diz em Provérbios 17:3). O Seu fogo limpa e refina.”
3 O crisol é para a prata, e o forno para o
ouro; mas o SENHOR é quem prova os corações.” Fidelidade, obediência temor e respeito: assim fez Abraão que obedeceu
prontamente a uma ordem de Deus. Abraão
colocava Deus em primeiro lugar porque Abraão obedecia a Deus e amava a Deus. E confiava em DEUS. Imaginem
a situação embaraçosa de Abraão: Deus havia ordenado a ele que seu único filho
fosse dado em holocausto, sacrifício. Isaac era o filho da promessa de Deus
para Abraão e Sara; e Abraão obedeceu a ordem, o pedido de Deus. Mas quando
Abraão ia cumprir o sacrifício exigido por Deus, ele foi impedido de levar
adiante sua missão muito difícil, mas que ele iria cumprir. Deus sabendo da fidelidade
de Abraão já havia separado um cordeiro imaculado, puro par ser sacrificado no lugar de Isaac.
Veja
o que diz em Gênesis. 22. “11 Mas o anjo do Senhor lhe
bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
12 Então disse: Não estendas a tua mão sobre o
moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me
negaste o teu filho, o teu único filho. 13 Então levantou
Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus
chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em
holocausto, em lugar de seu filho. 14 E chamou Abraão
o nome daquele lugar: O SENHOR PROVERÁ; donde se diz até ao dia de hoje: No
monte do SENHOR se proverá. 15 Então o anjo do Senhor bradou a Abraão pela
segunda vez desde os céus, 16 E disse: Por mim mesmo
jurei, diz o Senhor: Porquanto fizeste esta ação, e não me negaste o teu filho,
o teu único filho, 17 Que deveras te abençoarei, e grandissimamente
multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e como a areia que
está na praia do mar; e a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos;
18 E em tua descendência serão benditas todas as
nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz.” Abraão colocou como prioridade, obedecer a
Deus, e isto o tornou este homem que
estas palavras confirma sobre ele. A
vida nova que temos em Cristo é uma vida espiritual que nos dá direito a algo
que se manifesta aqui na terra. Se nascemos no Espírito, andamos também no
Espírito, meditando nas coisas espirituais. Veja o que diz
em Romanos. 8. “5 Porque os que são segundo a carne inclinam-se
para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do
Espírito. 6 Porque a inclinação da carne é morte; mas a
inclinação do Espírito é vida e paz. 7 Porquanto a
inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus,
nem, em verdade, o pode ser. “
Veja o que diz em João 6: “ 63 O espírito é o que vivifica, a carne para
nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida.” As
palavras de Jesus são espirituais. A nossa adoração a Deus deve ser feita pelo
Espírito, e as nossas armas também devem ser espirituais.
Diz
assim em Efésios 1: “3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus
Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares
celestiais em Cristo; 4 Como também nos elegeu nele antes da fundação
do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; 5 E nos
predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o
beneplácito de sua vontade, 6 Para louvor e glória da sua graça, pela qual
nos fez agradáveis a si no Amado,
7 Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a
remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça,” Porque Ele nos amou primeiro, também
podemos amar. Porque Ele nos perdoou primeiro, também podemos perdoar. Se
obedecemos é porque Ele obedeceu primeiro. Porque estamos ligados na videira,
podemos dar um bom fruto! João. 15. “1 Eu Sou a videira verdadeira, e
meu Pai é o lavrador. 2 Toda a vara em Mim, que não dá fruto, a tira;
e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. 3 Vós já estais limpos, pela palavra que vos
tenho falado. 4 Estai em Mim, e Eu em vós; como a vara de si
mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes
em Mim. 5 Eu Sou a videira, vós as varas; quem está em
mim, e u nele, esse dá muito fruto; porque sem Mim nada podeis fazer. 6 Se alguém não estiver em Mim, será lançado
fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. 7 Se vós estiverdes em Mim, e as minhas
palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.
8 Nisto é glorificado Meu Pai, que deis muito
fruto; e assim sereis meus discípulos. 9 Como o Pai me
amou, também Eu vos amei a vós; permanecei no meu amor. 10 Se guardardes os meus mandamentos,
permanecereis no Meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos
de Meu Pai, e permaneço no seu amor. 11 Tenho-vos
dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo.
12 O Meu mandamento é este: Que vos ameis uns
aos outros, assim como Eu vos amei. 13 Ninguém tem
maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. 14 Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu
vos mando.”
Jesus é espirito vivificante. Porque estamos
Nele, podemos manifestar a imagem do que é celestial aqui na terra agora mesmo.
Podemos exalar a própria vida de Deus, pois do nosso interior fluem rios de
água viva. Nós somos a Igreja e fazemos
parte do corpo de Cristo. Precisamos ser uma igreja triunfante nas ruas,
buscando os perdidos, fazendo mais e com mais poder.
Veja o que diz em 2 Coríntios 5: “14 Porque o amor de Cristo nos
constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos
morreram. 15 E ele morreu por todos, para que os que vivem
não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.
16 Assim que daqui por diante a ninguém
conhecemos segundo a carne, e, ainda que também tenhamos conhecido Cristo
segundo a carne, contudo agora já não o conhecemos deste modo. 17 Assim que, se alguém está em Cristo, nova
criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 18 E tudo
isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos
deu o ministério da reconciliação; 19 Isto é, Deus
estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus
pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.
Deus nos deu um ministério: o
ministério da reconciliação. Todos temos esse chamado. Por isso,
precisamos contar ao povo aquilo que Jesus fez. É examinando essas palavras de
Cristo que podemos saber se O estamos colocando em primeiro lugar. E Cristo
destaca quatro qualidades desse amor. Vejamos o que essas qualidades
significam.
è
a) Com todo o nosso coração significa que devemos amá-Lo não apenas com uma
partezinha do nosso coração, mas com todo ele. Significa também que Deus deve
ser o nosso “primeiro amor”.
O nosso
amor por Ele deve estar acima do que temos pelos nossos pais, pelo marido, pela
esposa, pelos filhos, pelos amigos etc. Significa que devemos pensar mais nEle
durante o dia do que nos outros amores. Quem está apaixonado dorme pensando no
seu amor e acorda pensando nele. O amor por Deus deve ser assim? O coração deve
ir para Ele o dia inteiro? Pense mais nEle do que nas outras pessoas;. Até
mesmo esposa e filhos.
b) com toda a tua alma: Amar com toda a alma é identificar a nossa alma com a alma de Deus. É seguir os seus conselhos, os seus mandamentos. De fato, quem ama leva muito em conta os conselhos da pessoa amada. Muito mais se esta pessoa é Deus, é Pai, e quer o nosso bem. Identificar nossa alma com a dEle, seguir os seus conselhos é: viver os seus mandamentos : seguir os seus conselhos no dia a dia; lutar por parecer-nos cada vez mais com Deus: na bondade, no amor, na responsabilidade, na lealdade, na generosidade, na humildade, no desprendimento dos bens materiais etc.
c) com toda a nossa força: Quer dizer empreender toda a força para amá-Lo, para viver os seus mandamentos, para seguir os seus conselhos, para lutar por parecer-nos cada vez mais com Ele etc.
b) com toda a tua alma: Amar com toda a alma é identificar a nossa alma com a alma de Deus. É seguir os seus conselhos, os seus mandamentos. De fato, quem ama leva muito em conta os conselhos da pessoa amada. Muito mais se esta pessoa é Deus, é Pai, e quer o nosso bem. Identificar nossa alma com a dEle, seguir os seus conselhos é: viver os seus mandamentos : seguir os seus conselhos no dia a dia; lutar por parecer-nos cada vez mais com Deus: na bondade, no amor, na responsabilidade, na lealdade, na generosidade, na humildade, no desprendimento dos bens materiais etc.
c) com toda a nossa força: Quer dizer empreender toda a força para amá-Lo, para viver os seus mandamentos, para seguir os seus conselhos, para lutar por parecer-nos cada vez mais com Ele etc.
d) com todo o entendimento: Significa colocar “todo o
entendimento” para compreender os seus ensinamentos, os seus mandamentos, o que
ensinam o papa e a Igreja, que são a sua representação aqui na terra etc.
Quantas pessoas emitem críticas sem nunca ter se aprofundado! Quantas pessoas
vão repetindo o que todo mundo repete sem nunca ter estudado a fundo a doutrina
da Igreja! Que esses quatro
adjetivos do amor nos sirvam para fazer um balanço contínuo sobre se estamos
colocando Deus em primeiro lugar. Vale a pena fazermos esse balanço, pois
colocar Deus em primeiro lugar é ir ao encontro da verdadeira felicidade. “Não existe adoração sem Jesus. Não
adianta você subir montes, tomar água consagrada, ler livros e livros sobre a
Palavra de Deus; entre outras coisas, se você não tiver Cristo em sua vida. Só
Jesus é o caminho, a verdade e a vida e, apenas por meio Dele, você realmente
conhecerá o verdadeiro evangelho”,
Você deseja
Cristo em sua vida? Você deseja receber as bênçãos que Ele pode dar-te? Mas,
você está com disposição para carregar a cruz? Você está disposto a renunciar
as suas vontades para que a vontade de Jesus prevaleça em sua vida? Você está
disposto a abrir mão dos seus sonhos para viver os projetos e planos de Cristo?
“Irmãos, se Cristo não estiver em sua vida e no centro dela, nada faz sentido.
Atualmente, temos vivido um evangelho em que as igrejas criam diversos
ministérios, realizam inúmeras reuniões, traçam metas para multiplicar células,
produzem festas para atrair e segurar jovens na igreja, entre outras ações, mas
estão esquecendo-se de Jesus e, que Ele deve ser a principal motivação de
qualquer propósito”,“Hoje, temos vistos certos irmãos que vem a igreja no
domingo, levantam as mãos em adoração ao Senhor, mas na segunda-feira, essas
mesmas mãos dão um cheque sem fundo; o mesmo corpo que vai à igreja é aquele
que frequenta diversos motéis e envolve com uma pessoa que não é seu marido ou
esposa”. Queridos, é chegada a hora de
você deixar o fogo de Deus queimar em seu coração. É o momento de você morrer
para si mesmo e voltar ao seu primeiro amor por Jesus. Abra a mão das suas
vontades e permita que apenas Jesus seja o centro da sua vida, o seu alvo a ser
alcançado, o seu tesouro mais precioso, e a razão do seu viver. “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino
de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas” -
Mateus 6:33: Quando uma direção profética é trazida a
igreja, seu cumprimento muitas vezes está condicionado à maneira como a
recebemos, e em fazermos aquilo que Deus determinou que é a “nossa parte” neste
processo. Exemplificando, se o Senhor traz uma palavra que declara cura, o
doente deve dar passos práticos para se levantar daquela situação de
enfermidade. Da mesma forma, como
estamos sob essa palavra de “governo”, precisamos entender o que significa de
fato isso, e agirmos de acordo com essa direção.
O que significa
viver sob o governo – Reino – de Deus? É importante fazer essa pergunta,
porque tenho visto muitas pessoas confusas a respeito disso. Encontro pessoas
que creem que, para confirmar que alguém está mesmo vivendo o Reino de Deus,
essa pessoa tem que ser rica, livre de enfermidades, e livre de problemas. Na
verdade, isso é uma inversão de princípio fundamentais da vida cristã, além de
contrariar diretamente a declaração de Jesus de que passaríamos por
aflições: João 16: “32 Eis que chega a hora, e já se aproxima, em
que vós sereis dispersos cada um para sua parte, e me deixareis só; mas não
estou só, porque o Pai está comigo. 33 Tenho-vos
dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom
ânimo, eu venci o mundo.
No sermão do monte, quando Jesus falou sobre buscarmos o Reino, algumas
verdades ficaram registradas. Anteriormente, ele havia falado sobre as
preocupações que todos nós temos (provisão material, financeira, de saúde,
etc.)... e a seguir, mostrou que em vão são esses cuidados, pois se o Pai cuida
até das plantas e dos animais, como não iria cuidar de nós? E aí Ele fez essa
afirmação sobre as “demais coisas”. Jesus falou sobre
“buscar em primeiro lugar o Reino...”.
Isso significa que nossa primeira busca deve ser pelo domínio do Senhor sobre
nossas vidas – em todas as áreas. “Primeiro
lugar” significa dar prioridade absoluta a isso. Em meio a tantas
atividades e ocupações, nosso foco deve ser discernir a vontade de Deus, e
vivê-la cada vez mais plenamente. Nesse caso, é submeter-se ao Senhor, sem
quaisquer reservas ou limites.
Nobres leitores esta ai as
principais prioridades para Deus, basta fazermos assim que estaremos nos braços
do Pai, Deus com certeza. De nada adiantará colocarmos as coisas do mundo ou
até mesmo nossa família em primeiro lugar, e esquecer de que, quem nos amou
primeiro foi Deus. Que nos nos deu o folego da vida, e nos mantem vivos até o
dia em que só “Ele” sabe quando será o
nosso ultimo dia. Família, emprego, igreja são importantes sim; mas não é esta
a prioridade maior. Muito obrigado Senhor por mais este tema, e abençoe a
todos, e que faça a diferença na vida de cada um de vós agora sabendo quem deve
ser o primeiro. Amém. Este é mais
um dos temas elaborado por José Carlos Ribeiro, membro da Primeira Igreja
Batista de MS. Sou formado em Capelania Hospitalar em
2012 e em 2014 pela Pib, e pela UFMS, curso aplicado pelo professor e capelão
Reis que é também professor de Bioética aos alunos de medicina da UFMS
Priority 1: God: what the Bible says. Part. I
Noble readers because God must be the first in
our life! Because "He" is God, the Creator of the world, the
Almighty. Before it all happened, He already existed, and there is no one
greater than Him. Priority 1: See what it says in
Matthew. 22. "Master, what is the great commandment in the law? 37 And
Jesus said unto him, Thou shalt love the Lord thy God with all thy heart, and
with all thy soul, and with all thy mind. 38 This is the first and great
commandment. 39 And the second, like this, is: Thou shalt love thy neighbor as
thyself. 40 Of these two commandments hang all the law and the prophets.
"They saw: it is law, it is a perpetual commandment. See what it says in
Matthew 6. "But seek ye first the kingdom of God, and his righteousness,
and all these things shall be added unto you. 34 Do not worry about tomorrow,
for tomorrow will take care of itself. It is enough for each day of its evil.
"
Priority. II See what the
Holy Scriptures teach about the place of the family in our scale of
values:" But if one does not take care of his own, and especially of his
family, he has denied Faith, and is worse than an unbeliever. " - I
Timothy 5: 8: There is no doubt that the family is our second priority after
God. If one neglects his family because of the church, the ministry, or
anything else, however "spiritual" it may seem, it is against the
Word of God! Paul said that such a person is denying the faith and is worse
than an unbeliever! Now, Paul was talking to the believers who were going to
church, but they were neglecting the home. Therefore, we conclude that the
family comes before the church on our scale of values. There is another text
that clearly shows the family as a priority before the church and the ministry.
It is the pastoral council that Paul wanted to extend to all ministers under
the supervision of Timothy: I Timothy 3: "1 This is a faithful word: if
any man desires the episcopate, he wondrously desires it. 2 Therefore the
bishop must be blameless, the husband of a woman, watchful, sober, honest, hospitable,
fit to teach; 3 Not given to wine, not a beater, not greedy for greed, but
moderate, not contentious, not greedy; 4 Let him rule well in his own house,
having his children in subjection, with all modesty. 5 For if anyone does not
know how to govern his own house, he will take care of the church of God. Note
that the man of God must be exemplary of his family. Faithful to his wife, and
well governing his house and his children, otherwise he will not be able to
take care of the church and ministry. The Word of God leaves no shadow of doubt
as to the place our family should have on our scale of values. But many
Christians have neglected their family. Many parents who do not give time and
attention to their children complain of seeing them diverted, but do not
realize that they are walking in disorder. There are wives losing their
husbands and vice versa, because they have not put them in the right place on
the value scale. It is time to order our steps and give the attention, honor
and dedication due to the family.
Priority III: Work. It is amazing how
easily we take ourselves to extremes. On the one hand, we have people in the
church who are workaholic and whose lives are not in order because they have disrespected
the biblical scale of values by putting work first. On the other hand, there
are those who have relegated to work the last place on their scale of values,
or who do not even put work on their priorities! When the Bible speaks of one
who does not care for his family being worse than the unbeliever (1 Tim. 5: 8),
he is speaking, in context, about material sustenance, about the provision of
physical needs. A Christian who does not take work to the point of letting his
family pass need, is violating two very important values that comes soon
after God! Work is a biblical order. It is man's means to sustain his home and
live worthily. Moreover, through his gain he can also serve the kingdom of God
and the needy: The Word of God also says that he who does not work is walking
disorderly, off the plane Divine: Look at what it says in II Thessalonians 3: 6
But we beseech you, brethren, in the name of our Lord Jesus Christ, to depart
from every brother that walketh in disorder, and not according to the tradition
which he received from us. 7 For you yourselves know how it is fitting for us
to imitate ourselves, for we have not been disorderly among you. 8 We have not
eaten any man's bread for free, but with labor and weariness, working night and
day, lest we be burdened with any of you. 9 Not because we had no authority,
but to give you an example in ourselves, to imitate us. 10 For when we were yet
with you, this we command you, that if any man will not work, he shall not eat.
11 For we have heard that some among you walk in disorder, not working, but
doing idle things. 12 But these we command and exhort by our Lord Jesus Christ,
that, working in peace, let them eat their own bread. "The commandment of
God is clear: whoever does not work must not be supported by others! Every man
has the obligation and responsibility to get involved with work; This will not
only provide you with your needs, but will properly occupy your time, ridding
you of other problems. Paul was proud of never having been a burden to anyone,
and his own hands (his work) provided him with sustenance. Acts 20: 32
"Now, brethren, I commend you to God and the word of his grace; To him who
is able to build you up, and to give an inheritance among all them that are
sanctified. 33 I did not covet anyone's silver, gold, or clothing. 34 Yea, ye
yourselves know that these hands have served me for that which was necessary to
me, and to them that are with me. 35 I have shown you in all things, that in
working this way it is necessary to help the sick, and to remember the words of
the Lord Jesus, who said, It is more blessed to give than to receive.
"Even when God calls someone to the ministry of (Which is also work), one
must have the sensitivity to recognize that at certain moments, due to the lack
of resources, there is nothing wrong with working for a long time until the
living condition changes; This is what happened to Paul at Corinth (Acts 18:
1-5). In the life of full-time volunteers, the ministry falls into the
"work" priority. Jesus in sending his disciples to preach and
minister to the people applied to them the term "workers" and
mentioned his right of salary, which is the legitimate reward of the worker.
Matthew.10. "5 Jesus sent these twelve, and commanded them, saying,"
You shall not go in the way of the Gentiles, nor enter into the city of
Samaritans; 6 But go rather to the lost sheep of the house of Israel; 7 And
going, preach, saying, The kingdom of heaven is at hand. 8 Heal the sick,
cleanse the lepers, raise the dead, cast out devils; For free you have
received, freely give. 9 You have no gold, no silver, no copper in your belts;
10 No saddlebags for the road, no two tunics, no sandals, no staff; For the
laborer of his food is worthy. 11 And in whatever city or village you enter,
seek to know who is worthy of her, and stay there until you are gone. "
Priority IV Church: For many
it seems a lack of spirituality to leave the church after family and work , But
this is the correct way to face our priorities. But note that we are talking
about values and their order, not about choosing which of these factors will
or will not take place in our lives. All of them must take place in our lives.
The fact that the family comes before the church does not give me the right not
to go to church. This only means that I should not neglect my home because of
the church, but it does not give me the right to leave the church. Many people
do not go to church services to go out with the family, and this is wrong. We
should go out with our family members, but this should be programmed so as not
to co-operate with other values, such as church worship times. We can not fail
to be involved with the church: See what it says in Hebrews 10: "Let us
hold fast the confession of our hope; Because faithful is what he promised. 24
And let us consider one another, that we may be moved to love and good works,
25 not forsaking our fellowship, as is the custom of some, but admonishing one
another; And so much more, as you see that day approaching. 26 For if we sin
willfully, after we have received the knowledge of the truth, there is no more
sacrifice for sins, "It is necessary for the believer in Jesus to be faithful
in attending his church. Not only because it is built and strengthened there,
but mainly because it is a way of walking under spiritual cover. We need each
other; We need the relationship with the brothers! The Bible says that what He
who lives alone insults himself against true wisdom: Proverbs. 18. "He
seeks to satisfy his own desire, who isolates himself; He insults against all
wisdom. 2 The fool hath no pleasure in wisdom, but only in the appearing of
that which pleases his heart. "Although coming after family and work, the
church is a precious value that must come before anything else connected with
social life . If we give the value due to each of these activities, keeping
them in order in the scale of values and respecting this order in our day to
day, we will not have many of the problems that have already bothered us. After
becoming a Christian, one of the great changes of our lives will take place in
the way we use our time. Our aims and ambitions will be different. After all we
are no longer living for ourselves, but for God. In the beginning, this change
will not be easy, but we can see within the word of God how our change will be.
First, Christ must be the first before all things: for God is first, first of
all. There was not and there will never be anyone before him; And this is what
makes the difference in the lives of all of us. See what Paul says in
Philippians.3 "4 Though he could also trust in the flesh; If any man take
heed that he can trust in the flesh, yet I: 5 Circumcised on the eighth day, of
the stock of Israel, of the tribe of Benjamin, Hebrew of Hebrews; According to
the law, I was a Pharisee; 6 According to the zeal, persecutor of the church,
according to the righteousness which is in the law, blameless. 7 But what was
gained for me was a loss for Christ. 8 And verily, I also count all things for
the loss of the knowledge of Christ Jesus my Lord; By which I suffered the loss
of all these things, and I count them as scum, that I may gain Christ, 9 and be
found in him, not having my righteousness which cometh out of the law, but that
which cometh by faith in Christ, , The righteousness that comes from God by
faith; 10 To know him, and to the power of his resurrection, and to the
communication of his afflictions, being made according to his death; 11 To see
if I can somehow reach the resurrection from the dead. 12 Not that I have
attained it, or that it is perfect; But I press on to achieve that for which I
was also bound by Christ Jesus. 13 Brethren, as for me, I do not think that I
have attained it; But one thing I do, forgetting the things that are behind,
and advancing unto them that are before me, 14 I go to the mark for the prize
of the most holy calling of God in Christ Jesus. 15 Therefore, as many as are
already perfect, let us feel this very thing; And if you feel anything else,
God will reveal it to you. 16 But in what we have already come, let us walk
according to the same rule, and let us feel the same. 17 Be ye also my
imitators, brethren, and be careful, according to the example which ye have in
us, by them that walk. 18 For many there are, of whom I have often said to you,
and now I also say, weeping, that they are enemies of the cross of Christ, 19
Whose end is perdition; Whose God is the womb, and whose glory is to their confusion,
who think only of earthly things. 20 But our city is in heaven, from whence we
also wait for the Savior, the Lord Jesus Christ, 21 Who will turn our body down
to be conformed to his glorious body, according to his effective power to
subdue all things to himself "Paul was the greatest of the people of
Christ; But there came a day when Jesus commanded him to be separated to suffer
for love in his name, and it came to pass: from persecutor he became
persecuted, and put Christ first in his life unto the day of his death. 2º to
keep the balance between the Christian work and the adoration: do not cling to
"work" to the point of forgetting to adore it and to know it better.
See what it says in Luke 10. This good Samaritan, prioritized charity, love of
neighbor and Mary prioritized the word, the gospel, salvation The parable of
the Good Samaritan. Marcos. 10. "25 And, behold, there arose a certain
teacher of the law, tempting him, and saying, Master, what shall I do to
inherit eternal life? 26 And he said unto him, What is written in the law? How
do you read? 27 And he answered and said, Thou shalt love the Lord thy God with
all thy heart, and with all thy soul, and with all thy might, and with all thy
mind, and thy neighbor as thyself. 28 And he said unto him, Thou hast answered
well; Do this, and you shall live. 29 But he, wanting to justify himself, said
to Jesus, "And who is my neighbor?" 30 And Jesus answering said, A
man came down from Jerusalem to Jericho, and fell into the hand of the robbers,
and they spoiled him, and beat him, and went away, leaving him half dead. 31
And it came to pass that a certain priest came down the way a certain way; And
when he saw it, he passed by. 32 And likewise a Levite also came to that place,
and when he saw it, he passed by. 33 But a Samaritan, who was going on a
journey, came to his feet, and when he saw him, he moved with compassion. 34
And he drew near, and bound his wounds, and poured oil and wine unto them; And
set him on his horse, and brought him to an inn, and took care of him; 35 And
he departed the next day, and brought forth two pounds, and gave them to the
host, and said unto him, Take care of him; And all that you spend most of all I
will pay you when I return. 36 Which of these three do you think was the next
to him who fell into the hands of the robbers? 37 And he said, He that hath
mercy upon him. And Jesus said, Go, and do likewise. Martha and Mary 38 And it
came to pass, as they were going by the way, that Jesus entered into a village;
And a certain woman named Martha received him into his house; 39 And she had a
sister named Mary, who, sitting at Jesus' feet, heard his word. 40 Martha,
however, was distracted by many services; And he came and said, Lord, can it
not please thee that my sister let me serve alone? Tell him to help me. 41 And
Jesus answered and said unto her, Martha, Martha, thou art anxious and
afflicted with many things: but one is needful; 42 And Mary chose the good
part, which shall not be taken away from her. "3 Do not waste your time
searching for something that will not remain: our life is very healing. Ask God
to help you spend it on things that matter. Psalm. 39. King David knew that he
could only rely on God, and that whatever he was going through, only God could
take him out of that difficult time, for he was also depressed. Psalm. 39.
"I said, I will keep my ways, that I may not sin with my tongue; I will
keep my mouth with a bridle, while the wicked is before me. 2 I was silent with
silence; I was silent about good, and my pain grew worse. 3 My heart was warmed
within me; While I meditated a fire was lit; Then I spoke with my tongue: 4
Make me know, my Lord, my end, and the measure of my days, which is, that I may
feel how fragile I am. 5 Behold, thou hast made my days as a handful; The time
of my life is as nothing before you; Indeed, every man, however firm he may be,
is altogether vanity. (Selah.) 6 Indeed, every man walks in a vain appearance;
In fact, in vain they become uneasy; Heap riches, and they know not who shall
bear them. 7 And now, Lord, what wait I for? My hope is in You. " 4. Spend time feeding your soul: God will
offer you blessings if you choose to spend on "Him" instead of
devoting your life to temporary satisfaction: See why it is good to feed on
God, and the good that makes our soul. Psalm 37: 1 ... Do not be angry with the
evildoers, nor be envious of the workers of iniquity. 2 For they shall soon be
cut down like grass, and wither as the greenness. 3 Trust in the Lord and do
good; Thou shalt dwell in the earth, and thou shalt truly be fed. 4 Delight
thyself also in the Lord, and he shall give thee the desires of thine heart. 5
Commit thy way unto the LORD; Trust in him, and he will do it. 6 And he shall
bring forth thy righteousness as the light, and thy judgment as the noonday. 7
Rest in the Lord, and wait for him; Do not be angry because of him who prospers
on his way, because of the man who performs shrewd attempts. 8 Forsake wrath,
and forsake wrath; Do not be indignant in any way to do evil. 9 For evildoers shall
be cut off; But those who wait upon the Lord shall inherit the earth. 10 For a
little while, and the wicked shall not be; You will look at his place, and will
not appear. 11 But the meek shall inherit the earth, and shall delight
themselves in the abundance of peace. 16 Worthy is the righteous that hath the
righteous, than the riches of many wicked. 17 For the arms of the wicked shall
be broken, but the Lord upholdeth the righteous. 18 The Lord knows the days of
the upright, and his inheritance will endure forever. 19 They shall not be
ashamed in the evil days, and in the days of famine they shall be satisfied. 22
For those whom he blesses shall inherit the earth, and those who are cursed by
him shall be uprooted. 27 Depart from evil, and do good; And you shall abide
forever. 28 For the Lord loveth judgment, and forsaketh not his saints; They
are preserved forever; But the seed of the wicked will be uprooted. 29 The
righteous shall inherit the land, and dwell therein for ever. 30 The mouth of
the righteous speaks wisdom; His tongue speaks of judgment. 31 The law of their
God is in their heart; Your steps will not slip. 32 The wicked watches the
righteous and seeks to kill him. 33 The Lord will not leave him in his hand,
nor condemn him when he is judged. 34 Wait on the Lord, and keep his way, and
he shall exalt you to inherit the land; Thou shalt see it when the wicked are
uprooted. 39 But the salvation of the righteous comes from the Lord; He is
their strength in the time of trouble. 40 And the Lord will help them and
deliver them; He will deliver them from the wicked and save them, because they
trust in him.
See what it says in Isaiah.
55. All the people are called to seek salvation. "1 You, all who are
thirsty, come to the water, and you who have no money, come, buy, and eat; Yes,
come, buy wine and milk without money and without price. 2 Why do you spend
money on what is not bread? And the product of your work in what you can not
satisfy? Hear me earnestly, and eat that which is good, and let your soul delight
in fatness. 3 Incline your ear, and come to me; Hear, and your soul shall live;
For with you I will make an everlasting covenant, giving you the firm
beneficence of David. 4 Behold, I have made him a witness to the peoples, a
leader and ruler of the peoples. 5 Behold, thou shalt call a nation that thou
knowest not, and a nation that hath not known thee shall run to thee for the
sake of the LORD thy God, and the Holy One of Israel; Because He has glorified
you. 6 Seek the LORD while he may be found, call upon him while he is near. 7
Let the wicked forsake his way, and the evil man his thoughts, and let him
return to the LORD, and he will have compassion on him; Return to our God, for
it is great to forgive. 8 Because mine Thoughts
are not your thoughts, neither are your ways my ways, says the Lord. 9 For as
the heavens are higher than the earth, so are My ways higher than your ways,
and My thoughts higher than your thoughts. 10 For as the rain and the snow fall
from the heavens, and do not return there, but water the earth, and cause it to
grow and sprout, and give seed to the sower, and bread to the eater. A word,
out of my mouth; She will not return to me empty, but will do what pleases me,
and prosper in what I have sent her. 12 For ye shall go out with joy, and be
led in peace; The mountains and the hills will break in song before you, and
all the trees of the field will clap their hands. 13 Instead of the hawthorn
shall the beech tree grow, and the myrtle shall grow in place of the bush;
Which shall be unto the Lord by name, and an everlasting sign, which shall
never be erased. "5 Keep Your Spiritual Zeal: Live hard to keep the fire
burning in your heart as you serve God: See what it says in Romans 12. {...} 1
I say then, Has God rejected his people? Not at all; For I am Israelite also,
of the seed of Abraham, of the tribe of Benjamin. 2 God did not reject his
people, whom he knew before. Or do you not know what the Scripture says of
Elijah, how he speaks to God against Israel, saying, ... 22 Consider therefore
the goodness and severity of God: to them that are fallen, severity; But with
thee, lovingkindness, if thou continue in his mercy; Otherwise you too will be
cut off. 23 And they also, if they abide not in unbelief, shall be grafted in;
For God is able to make you grafts. 24 For if you were cut off from the wild
olive tree, and grafted on to the good olive tree, how much more will these
grapes be grafted into his own olive tree? 25 For I do not want you, brethren,
to be ignorant of this secret (lest you presume of yourselves): that hardening
came partly upon Israel, until the fulness of the Gentiles has come in. 26 And
so all Israel shall be saved, as it is written, The Deliverer shall come out of
Zion, and shall turn away ungodliness from Jacob. 27 And this shall be my
covenant with them, when I take away their sins. 28 As for the gospel, they are
enemies because of you; But as for the election, beloved for the sake of the
fathers. 30 For as you also were formerly disobedient to God, but now have obtained
mercy for their disobedience, 31 So these also now were disobedient, that they
might also obtain mercy for the mercy which ye have shown. 32 For God hath shut
up all men in disobedience, that he may show mercy to all.} See what the
burning fire of the gospel means. Fire is a wonderful figure of the work of the
Holy Spirit. The Spirit is like a fire in at least three ways: It brings the
presence of God, the passion of God and the purity of God. The Holy Spirit is
the presence of God by dwelling in the believer's heart See what it says in
Romans 8: 4 That the righteousness of the law might be fulfilled in us, who
walk not after the flesh, but after the Spirit. 5 For they that are after the
flesh incline to the things of the flesh; But those who are according to the
Spirit to the things of the Spirit. 6 For the inclination of the flesh is
death; But the inclination of the Spirit is life and peace. 7 For the
inclination of the flesh is enmity against God; for it is not subject to the
law of God, neither indeed can be. Therefore those who are in the flesh can not
please God. 9 But ye are not in the flesh, but in the Spirit, if so be that the
Spirit of God dwelleth in you. But if anyone does not have the Spirit of
Christ, this is not his. 10 And if Christ is in you, the body is dead because
of sin, but the spirit lives because of righteousness. 11 And if the Spirit of
him who raised up Jesus from the dead dwelleth in you, he who raised up the
dead from the dead shall also quicken your mortal bodies by his Spirit which
dwelleth in you. 12 Therefore, brethren, we are debtors, not the flesh to live
according to the flesh. 13 For if you live according to the flesh, you will
die; But if by the Spirit you mortify the works of the body, you shall live. 14
For as many as are led by the Spirit of God, these are the sons of God. 15 For
ye have not received the spirit of bondage, to fear again, but ye have received
the Spirit of adoption of children, whereby we cry, Abba, Father. 16 The same
Spirit beareth witness with our spirit, that we are the children of God. 17 And
if we are children, then we are heirs also, heirs of God, and joint heirs with
Christ: if we suffer with him, that we also may be glorified with him. " In
the Old Testament, God showed His presence to the Israelites when He flooded
the tabernacle with fire (Numbers 9: This fiery presence provided light and
guidance.) The cloud leading the way of the Israelites (Ex 40: 34-38) The
tabernacle was lifted up, and the cloud covered the tabernacle over the
tabernacle of the congregation: and the evening was over the tabernacle with
the appearance of fire unto the morning: 16 So it was continually: the cloud
covered it, and in the night there was the appearance of fire 17 But when the
cloud lifted up from the tabernacle, the children of Israel departed: and the
children of Israel encamped in the place where the cloud stood, 18 and
according to the commandment of the LORD the children of Israel journeyed, And
when the cloud stayed many days upon the tabernacle, then the children of
Israel kept the commandment of the Lord, and they did not obey the commandment
of the LORD. 20 And when the cloud abode a few days over the tabernacle,
according to the commandment of the Lord they lodged, and departed according to
the commandment of the Lord. 21 But other times the cloud stayed from the
evening till the morning, and when it rose in the morning, they departed; Both
day and night rising up the cloud, departed. 22 Or when the cloud over the
tabernacle stopped two days, or a month, or a year, and remained over it, then
the children of Israel were lodged, and did not depart; And rising up, they
departed. 23 By the commandment of the Lord they were lodged, and according to
the commandment of the Lord they departed; "In the New Testament, God
guides and comforts His children with the Holy Spirit dwelling in our
bodies-the" tabernacle "and the" temple of the Lord. " The
living God, "says in 2 Corinthians 5:" For we know that if our earthly
house of this tabernacle is destroyed, we have a building from God, a house not
made with hands, eternal in the heavens. 2 And therefore we groan also,
desiring to be clothed with our habitation, which is of heaven; 3 But if we be
clothed, let us not be found naked. 4 For we also, who are in this tabernacle,
groan, weary; Not because we want to be naked but clothed, so that the mortal
is absorbed by life. 5 Now the one who prepared us for this was God, who also
gave us the pledge of the Spirit. 6 Therefore we are always in good spirits,
knowing that while we are in the body, we are absent from the Lord 7 (For we
walk by faith, not by sight). 8 But we have confidence and desire to leave this
body to dwell with the Lord. 9 For we long to be pleasing to Him, whether
present or absent. 10 For we must all appear before the judgment seat of
Christ, that every one may receive according to what he has done through the
body, good or evil. "It says in 2 Corinthians 6:" And what concord is
there between Christ and Belial ? Or what part hath he that believeth with an
infidel? 16 And what agreement has the temple of God with idols? For ye are the
temple of the living God, as God hath said, I will dwell in them, and I will
walk among them; And I will be their God and they shall be my people. 17
Therefore go out from among them, and be ye separate, saith the Lord; And touch
nothing unclean, and I will receive you; 18 And I will be a Father unto you,
and ye shall be my sons and daughters, saith the Lord Almighty. "The Holy
Spirit creates the passion of God in our hearts. After the two traveling
disciples conversed with the risen Jesus, they described their hearts as
"burning within us." (Luke 24: 27) And beginning with Moses and all
the prophets, he explained to them what was in him. All the Scriptures.28 And
they came to the village where they were going, and he did as one went farther:
29 And they constrained him, saying, Stay with us, for it is evening, and the
day is far. 30 And it came to pass, when he was with them at the table, that he
took bread, and blessed it, and brake it, and gave it to them: 31 And their
eyes were opened, and they knew him, and he vanished. They said to one another,
"Did not our heart burn in us when he spoke to us on the way, and when he
opened the scriptures to us?" 33 At once they rose up and returned to
Jerusalem and found the eleven gathered together. Those who were with them, 34
who said, "The Lord is truly risen, and has appeared to Simon." 35
And they told them what had happened to them on the way, and how he had been
known of them at the breaking of bread. "After the apostles Spirit at
Pentecost, they have a passion that lasts a lifetime and compels them to boldly
proclaim the word of God (Acts 4:31). The Holy Spirit produces the purity of
God in our lives. The purpose of God is to purify us. Titus 2: 11 For the grace
of God is manifested, bringing salvation to all men, 12 Teaching us that by
renouncing ungodliness and worldly lusts, let us live in this present, sober,
and just, 13 and the hope of the blessed hope and appearing of the glory of the
great God and our Savior Jesus Christ; 14 Who gave himself for us, that he
might redeem us from all iniquity, and purify unto himself a peculiar people,
zealous of good works. 15 Speak of this, and exhort and rebuke with all
authority. Let no one despise you. "As a craftsman uses fire to cleanse
the impurities of the precious metal, so God uses the Spirit to remove our
sins. Psalm 66:" 9 He who sustains our soul with life, and does not
consent to be shaken Our feet. 10 For thou, O God, hast proved us; Thou hast
refined us as silver is refined. 11 Thou hast put us into the net; Thou hast
afflicted our loins, 12 Thou hast caused men to ride upon our heads; We pass
through fire and water; But you have brought us into a spacious place.
"See what it says in Proverbs 17: 3). His fire cleanses and refines.
"3 The crucible is for silver, and the furnace for gold; But the LORD is
the tester of hearts. "Faithfulness, obedience, fear and respect: so did
Abraham, who obeyed at the command of God. Abraham put God first because
Abraham obeyed God and loved God. And he trusted GOD. Imagine the embarrassing
situation of Abraham: God had ordained to him that his only son was given for a
holocaust, a sacrifice. Isaac was the son of God's promise to Abraham and
Sarah; And Abraham obeyed the command, the request of God. But when Abraham was
going to fulfill the sacrifice required by God, he was prevented from carrying
out his very difficult mission, but he would fulfill it. God knowing Abraham's
faithfulness had already separated an immaculate lamb, pure to be sacrificed in
the place of Isaac. See what it says in Genesis. 22. "11 But the angel of
the Lord called to him from the heavens, and said, Abraham, Abraham! And he
said, Here am I. 12 And he said, Lay not thy hand upon the lad, and do him
nothing; For now I know that thou fearest God, and thou hast not withheld thy
son, thine only son. 13 And Abraham lifted up his eyes, and looked; And behold
a ram behind him, bound by his horns, in a bush; And Abraham went and took the
ram, and offered it for a burnt offering, instead of his son. 14 And Abraham
called the name of that place; Where it is said to this day: In the mount of
the LORD it shall be provided. 15 And the angel of the LORD cried to Abraham
the second time from heaven, 16 And he said, By myself I have sworn, saith the
Lord: Because thou hast done this thing, and hast not withheld thy son, thy
only son; I will bless thee, and multiply thy seed as the stars of the heavens,
and as the sand that is in the sea-shore; And thy seed shall possess the gate
of her enemies; 18 And in thy seed shall all the nations of the earth be
blessed; Because thou hast obeyed my voice. "Abraham made it a priority to
obey God, and this man has made him these words that confirm him. The new life
we have in Christ is a spiritual life that gives us the right to something
that is manifested here on earth. If we are born in the Spirit, we also walk in
the Spirit, meditating on spiritual things. See what it says in Romans. 8.
"For they that are after the flesh incline unto the things of the flesh;
But those who are according to the Spirit to the things of the Spirit. 6 For
the inclination of the flesh is death; But the inclination of the Spirit is
life and peace. 7 For the inclination of the flesh is enmity against God; for
it is not subject to the law of God, neither indeed can be. "Look what it
says in John 6:" 63 The spirit gives life, the flesh profits nothing; The
words that I have spoken to you are spirit and life. The words of Jesus are
spiritual. Our worship of God must be done by the Spirit, and our weapons must
also be spiritual. It says in Ephesians 1: "Blessed be the God and Father
of our Lord Jesus Christ, who has blessed us with all spiritual blessings in
the heavenly places in Christ; 4 As he hath chosen us in him before the
foundation of the world, that we should be holy and blameless before him in
love; 5 And hath predestinated us unto children of adoption by Jesus Christ
unto himself, according to the good pleasure of his will; 6 To the praise and
glory of his grace, whereby he hath pleased us in the Beloved, 7 In whom we
have redemption through his Blood, the remission of offenses, according to the
riches of his grace, "Because he first loved us, we too can love. Because
He has forgiven us first, we can forgive. If we obey, it is because He obeyed
first. Because we are bound in the vine, we can bear fruit! John. 15. "I
am the true vine, and my Father is the husbandman. 2 Every branch in Me, which
beareth not fruit, taketh it; And cleanses every one that bears fruit, that it
may bear more fruit. 3 Ye are clean through the word which I have spoken unto
you. 4 Be in me, and I in you; As the rod of itself can not bear fruit, except
it abide in the vine, even so ye also, except ye abide in Me. 5 I am the vine,
ye are the branches; Whoever is in me, and u in him, he bears much fruit;
Because without Me you can do nothing. 6 If anyone is not in Me, he shall be
cast out like a rod, and shall wither; And gather them, and cast them into the
fire, and they burn. 7 If ye abide in me, and my words abide in you, ye shall
ask what ye will, and it shall be done unto you. 8 By this My Father is
glorified, that you bear much fruit; And so you will be my disciples. 9 As the
Father has loved me, I also have loved you; Stay in my love 10 If you keep my
commandments, you will abide in My love; Just as I have kept My Father's
commandments, and abide in His love. 11 These things have I spoken unto you, that
my joy may abide in you, and that your joy may be full. 12 This is my
commandment, That ye love one another, even as I have loved you. 13 Greater
love hath no man than this, that one lay down his life for his friends. 14 You
shall be my friends if you do what I command you. "Jesus is a life-giving
spirit. Because we are in Him, we can manifest the image of what is heavenly
here on earth right now. We can exhale the very life of God, for from within we
flow rivers of living water. We are the Church and we are part of the body of
Christ. We need to be a triumphant church in the streets, looking for the lost,
doing more and with more power. Look at what it says in 2 Corinthians 5:
"For the love of Christ constraineth us, thinking us thus: that if one died
for all, then all died. 15 And he died for all, that those who live should live
no longer for themselves, but for him who died for them and rose again. 16
Therefore from henceforth we know no man according to the flesh; and though we
also know Christ after the flesh, yet we know him not this way. 17 So then, if
any man be in Christ, he is a new creature; Old things have passed away;
Behold, all things have become new. 18 And all this is from God, who reconciled
us to himself through Jesus Christ, and gave us the ministry of reconciliation;
19 That is, God was in Christ reconciling the world to himself, not imputing
their sins to them; And set the word of reconciliation in us. God has given us
a ministry: the ministry of reconciliation. We all have this calling. So we
need to tell the people what Jesus did. It is by examining these words of
Christ that we can know if we are putting Him first. And Christ highlights four
qualities of this love. Let us see what these qualities mean.
a)
With all our heart means that we must love Him not only with a little part of
our heart, but with all of it. It also means that God must be our "first
love." Our Love for Him must be above what we have for our parents, for
husband, for wife, for children, for friends, etc. It means that we should
think more of Him during the day than in other loves. Those who are in love
sleep thinking about their love and wake up thinking of him. Should love of God be like this?
Should the heart go to Him all day long? Think more about Him than about other people.
Even wife and children.
B) with all your soul:
To love with all the soul is to identify our soul with the soul of God. It is
to follow his counsels, his commandments. In fact, the one who loves takes into
account the advice of the beloved. Much more so if this person is God, is
Father, and wants our good. To identify our soul with His, to follow His
counsel is to live His commandments: to follow His counsel in the day to day;
Striving to appear more and more to God: in goodness, in love, in
responsibility, in loyalty, in generosity, in humility, in the detachment of
material goods, etc.
C) with all our strength: It means to undertake all the strength to love
Him, to live His commandments, to follow His counsel, to strive to appear more
and more with Him, etc. D) with all understanding: It means putting "all
understanding" to understand his teachings, his commandments, what the
Pope and the Church teach, which are his representation here on earth, etc. How
many people criticize without ever getting deeper! How many people are
repeating what everyone repeats without ever having thoroughly studied the
doctrine of the Church! May these four adjectives of love serve us to take
stock of whether we are putting God first. It is worth doing this balance,
because putting God first is to meet true happiness. "There is no worship
without Jesus. It is no use for you to climb mountains, take consecrated water,
read books and books about the Word of God; Among other things, if you do not
have Christ in your life. Only Jesus is the way, the truth and the life, and
only through Him will you really know the true gospel, "Do you want Christ
in your life? Do you want to receive the blessings He can give you? But, are
you willing to carry the cross? Are you willing to forsake your wills so that
the will of Jesus will prevail in your life? Are you willing to give up your
dreams to live the plans and plans of Christ? "Brethren, if Christ is not
in your life and in the center of it, nothing makes sense. Today, we have lived
a gospel in which churches create diverse ministries, hold innumerable
meetings, set goals to multiply cells, produce feasts to attract and hold young
people in the church, among other things, but are forgetting Jesus, and that He
must Be the main motivation of any purpose, " " Today we have seen
certain brethren who come to church on Sunday, raise their hands in adoration
of the Lord, but on Monday, those same hands give a bottomless check; The same
body that goes to church is the one who attends various motels and involves a
person who is not his husband or wife. "
Dear Ones, it is time for you to let the fire of God burn in your heart. It is
time for you to die for yourself and return to your first love for Jesus. Open
the hand of your wills and allow only Jesus to be the center of your life, your
goal to be achieved, your most precious treasure, and the reason for your
living. "Seek ye first the kingdom of God and his righteousness, and all
these things shall be added unto you." -Matthew 6:33 When a prophetic
direction is brought to the church, its fulfillment is often conditioned by the
manner in which we receive it , And in doing what God has determined to be
"our share" in this process. For example, if the Lord brings a word
that declares healing, the patient should take practical steps to arise from
that situation of infirmity. In the same way, because we are under that word of
"government," we must understand what that means, and act
accordingly. What does it mean to live under God's kingdom rule? It is
important to ask this question because I have seen many people confused about
it. I meet people who believe that to confirm that someone is actually living
the Kingdom of God, that person has to be rich, free of disease, and free of
problems. In fact, this is a fundamental reversal of the Christian life, as
well as directly countering Jesus' statement that we would be afflicted: John
16: 32 Behold, the hour cometh, and cometh, that ye shall be scattered every
One for his part, and leave me alone; But I am not alone, because the Father is
with me. 33 These things I have spoken unto you, that in me ye may have peace;
In the world ye shall have afflictions, but be of good cheer; I have overcome
the world. In the Sermon on the Mount, when Jesus spoke about seeking the
Kingdom, some truths were recorded. Previously, he had talked about the
concerns we all have (material, financial, health care, etc.) ... and then he
showed that these care is in vain, for if the Father cares for plants and
animals , How would not he take care of us? And then He made this statement
about "other things." Jesus spoke about "seeking the Kingdom
first ...". This means that our first search must be for the Lord's
dominion over our lives - in all areas. "First place" means giving
absolute priority to this. In the midst of so many activities and occupations,
our focus must be to discern the will of God, and to live it more and more
fully. In this case, it is to submit to the Lord without any reservations or
limits. Noble readers are the main priorities for God, just do so we will be in
the arms of the Father, God for sure. It will not do any good to put the things
of the world or even our family in the first place, and to forget that whoever
loved us first was God. That gave us the breath of life, and keeps us alive
until the day when only "He" knows when it will be our last day.
Family, employment, church are important yes; But this is not the highest
priority. Thank you, Lord, for this theme, and bless you all, and make a
difference in the life of each of you now knowing who should be the first.
Amen. This is one of the themes elaborated by José Carlos Ribeiro, member of
the First Baptist Church of MS. I am graduated in Hospital Capelania in 2012
and in 2014 by Pib, and by UFMS, course applied by professor and chaplain Reis
who is also professor of Bioethics to the medical students of UFMS Campo Grande
February 11, 2017 jcr0856@hotmail.com
Prioridad No. Yo:
Dios, ¿qué dice la Biblia. Parte. Me
lectores
Nobles porque Dios ha de ser por primera vez en nuestras vidas! Debido a que
"Él" es Dios, el Creador del mundo, el Todopoderoso. Antes de todo
esto sucedió, Él existía, y no hay nadie más grande que
Él no
me Prioridad:. Véase lo que se dice en Mateo. 22. "36 Maestro, ¿cuál
es el gran mandamiento en la ley? 37 Y Jesús le dijo: Amarás al Señor tu Dios
con todo tu corazón, y con toda tu alma, y con toda tu mente. 38 Este es el
primero y grande mandamiento. 39 Y el segundo es semejante a esto, es: Amarás a
tu prójimo como a ti mismo. . 40 De estos dos mandamientos dependen toda la ley
y los profetas "Ver: es la ley, es el mandamiento perpetuo. Ver lo que
dice en Mateo 6. "33 Mas buscad primeramente el reino de Dios y su
justicia, y se sumarán todas estas cosas. 34 No sea ansioso, por lo tanto, para
mañana, porque el mañana se preocupará de sí mismo. . Basta a cada día su
propio mal "
Prioridad Nº II Vea lo que las
Escrituras enseñan sobre el lugar de la familia en nuestra escala de
valores:" Pero si alguno no provee para los suyos, y especialmente para
los de su casa, ha negado la la fe, y es peor que un incrédulo ". - I
Timoteo 5: 8: No hay duda de que la familia es nuestra segunda prioridad
después de Dios. Si se descuida a su familia a causa de la iglesia, el
ministerio, o cualquier otra cosa, por más "espiritual" al parecer,
está en contra de la Palabra de Dios! Pablo dijo que tal persona se le niega la
fe y es peor que un incrédulo! Ahora mira, Pablo estaba hablando a los
creyentes que fueron a la iglesia, pero se descuida la casa. Por lo tanto se
concluye que la familia está antes que la iglesia en nuestra escala de valores.
Hay otro texto que muestra claramente la familia como una prioridad ante la
iglesia y el ministerio. Es el consejo pastoral que Pablo quería llegar a todos
los ministros bajo la supervisión de Timoteo: I Timoteo 3: "1 Esta es una
Palabra fiel: Si alguno quiere episcopado, buena obra desea. 2 Por tanto,
conviene que el obispo sea irreprensible, marido de una mujer, solícito,
templado, honesto, hospitalario, apto para enseñar; 3 no dado al vino, no
pendenciero, no codicioso de ganancias deshonestas, sino moderado, no
litigioso, ajeno de avaricia; 4 que gobierne bien su casa, que tenga sus hijos
en sujeción con toda honestidad 5 (pues el que no sabe gobernar su propia casa,
podrá cuidar de la iglesia de Dios?); Tenga en cuenta que el hombre de Dios
debe ser ejemplar para su familia. Fiel a su esposa, y gobernar bien su casa y
sus hijos, de lo contrario no puede hacerse cargo de la iglesia y el
ministerio. La Palabra de Dios no deja lugar a dudas en cuanto al lugar que
nuestra familia debe tener en nuestra escala de valores. Sin embargo, muchos
cristianos han descuidado su familia. Muchos padres que no dan tiempo y
atención a sus hijos se quejan los ven desviados, pero no se dan cuenta que
están caminando en desorden. Hay mujeres que pierden sus maridos y viceversa,
por qué no los puso en el lugar correcto en la escala de valores. Es hora de
ordenar nuestros pasos y nuestra atención, debido honor y devoción a la
familia.
Prioridad
III: Trabajo. Es sorprendente la facilidad con que nos llevan a los
extremos. Por un lado, tenemos la iglesia, las personas que son adictas al
trabajo y cuyas vidas no están en orden, porque no tuvo en cuenta la escala de
los valores bíblicos, poner en primer lugar el trabajo. Por otro lado, los que
hemos relegado a trabajar el último lugar en su escala de valores, o incluso
poner el trabajo en sus prioridades! Cuando la Biblia habla de él que no toma
cuidado de su familia es peor que un infiel (I TM.5: 8), está hablando en el
contexto de la materia viva en la satisfacción de las necesidades físicas. Un
cristiano que no se toma en serio el trabajo, a punto de dejar a su familia en
necesidad, está violando dos valores muy importantes que viene inmediatamente
después de Dios! La obra es una orden bíblico. Es el medio del hombre apoyan su
casa y vivir con dignidad. Además, a través de su ganancia también puede servir
al reino de Dios y los necesitados: La Palabra de Dios también dice que el que
no funciona es que ande desordenadamente, fuera del plan divino: Ver lo que
dice en II Tesalonicenses 3: "6 Pero os ordenamos, hermanos, en el nombre
de nuestro Señor Jesucristo, que os apartéis de todo hermano que ande
desordenadamente, y no según la enseñanza que recibisteis de nosotros. 7 Porque
vosotros mismos sabéis de qué manera debéis imitarnos: porque no anduvimos
desordenadamente entre vosotros, 8 Ni comimos el pan de la gracia el hombre
para algunos, pero con trabajo y fatiga, trabajando día y noche para no ser
gravosos a ninguno de vosotros . 9 No porque no tenemos poder, pero que le
damos en nosotros mismos un ejemplo para nosotros imitar. 10 Porque también
cuando estábamos con vosotros, os ordenábamos esto: Si alguno no quiere
trabajar, tampoco coma. 11 Porque oímos que algunos de entre vosotros andan
desordenadamente, no trabajando en nada, sino ocupados en curiosear. 12 A los
tales mandamos y exhortamos por nuestro Señor Jesucristo, que, trabajando con
reposo, coman su propio pan "El mandamiento de Dios es clara :. que no
trabaja, no deberían ser apoyadas por los demás! Cada hombre tiene la
obligación y la responsabilidad de comprometerse con el trabajo; esto no sólo
proporcionan como sus necesidades, pero ocupan adecuadamente su tiempo,
liberándola de otros problemas. Pablo estaba orgulloso de no haber sido una
carga para nadie, y sus propias manos (su trabajo) han proporcionado a mantener
Atos.20: "32 Y ahora, hermanos, os encomiendo a Dios ya la palabra de su
gracia; a aquel que es capaz de construir el edificio y daros la herencia entre
todos los santificados. 33 codicié plata de nadie, o el oro, o el vestido. 34
Ustedes saben que por lo que me hacía falta, y los que están conmigo, estas
manos me sirvieron. 35 Te he mostrado en todo lo preciso trabajar duro para
ayudar a los débiles, y recordar las palabras del Señor Jesús, que dijo ,. Más
bienaventurado es dar que recibir "Incluso cuando Dios llama a alguien
para el ministerio a tiempo completo (que es también el trabajo), usted debe
tener la sensibilidad para reconocer que en ciertos momentos debido a la falta
de recursos, no hay nada malo en trabajar secularmente hasta que el cambio de
la condición de vida; esto es lo que le sucedió a Pablo en Corinto (At.18:
1-5). En la vida de aquellos que se dedican a tiempo completo ministerio cae
dentro de la prioridad "trabajo". Jesús envía a sus discípulos a
predicar y ministrar a las personas que se les aplica el término
"trabajadores" y mencionó su derecho a sueldo, que es la recompensa
legítima del trabajador. Mateus.10. "5 Jesús envió a estos doce, y les dio
instrucciones, diciendo: No se pasan por los caminos gentiles, ni entrar en
ninguna ciudad de los samaritanos; 6 sino id antes a las ovejas perdidas de la
casa de Israel; 7 Y yendo, predicad, diciendo: El reino de los cielos. 8 Sanad
enfermos, limpiad leprosos, echad fuera demonios, muertos; de gracia
recibisteis, dad. 9 Proporcionar ni oro, ni plata, ni cobre en vuestros cintos,
10 ni de alforja para el camino, ni dos túnicas, ni de calzado, ni de bordón;
porque el obrero es digno de su alimento. 11 Mas en cualquier ciudad o aldea
donde entréis, informaos quién en ella sea digno, y que en ella hasta que allí
Prioridad IV Iglesia:. Para
muchos parece falta de espiritualidad dejan la iglesia después de la familia y
trabajo, pero esta es la forma correcta de mirar a nuestras prioridades. Pero
en cuenta que estamos hablando de valores y su fin, y no en la elección de cuál
de estos factores se llevará a cabo o no en nuestras vidas. Deben tener lugar
en nuestras vidas. El hecho de que la familia viene antes de la iglesia, no me
da el derecho de no ir a la iglesia. Esto sólo significa que no debo descuidar
mi casa debido a la iglesia, pero no me da derecho a salir de la iglesia.
Muchas personas no van a los servicios para paseos familiares, y esto es
incorrecto. Caminamos con nuestra familia, pero esto se debe programar para que
no coincida con otros valores, como el culto a la vez en la iglesia. No podemos
dejar de comprometerse con la iglesia: Ver lo que dice en Hebreos 10: "23
retengamos la profesión de nuestra esperanza; porque fiel es el que prometió.
24 Y considerémonos unos a otros para estimularnos al amor ya las buenas obras:
25 No dejando de congregarnos, como algunos tienen por costumbre, sino
exhortándonos; y tanto más, cuanto veis que aquel día se acerca. 26 Porque si
pecáremos voluntariamente después de haber recibido el conocimiento de la
verdad, ya no queda más sacrificio por los pecados, "Es necesario que el
creyente en Jesús es fiel en asistir a su iglesia. No sólo porque no están
edificados y fortalecidos, pero sobre todo porque esta es la forma de caminar
bajo cobertura espiritual. Nos necesitamos unos a otros; necesitamos la relación
con los hermanos! La Biblia dice que vive protestas aisladas contra la
verdadera sabiduría: Proverbios. 18. "1 Búsqueda satisfacer su propio
deseo de que el que se aísla; protestó contra toda sabiduría. 2 El necio no se
deleita en la sabiduría, pero sólo para manifestar lo que agrada a su corazón.
"A pesar de que viene después de la familia y el trabajo, la iglesia es un
valor muy valioso que ha llegado antes que nada conectado a la vida social . Si
tomamos la cantidad debida a cada una de estas actividades, mantenerlos en
orden en la escala de valores y respetando este orden en nuestro día a día, no
vamos a tener muchos de los problemas que ya nos ha molestado. Después de
convertirse en un cristiano, uno de los principales cambios en nuestras vidas
se realizará en la forma en que usamos nuestro tiempo. Nuestros objetivos y
ambiciones serán otros. Después de todo somos ya no vivir para nosotros mismos,
sino para Dios. Al principio, este cambio no será fácil, pero podemos ver en la
palabra de Dios como es nuestro cambio. 1. Cristo debe ser la primera antes de
todas las cosas, porque Dios en primer lugar, él es el primero. No hubo y nunca
habrá nadie antes que él; y esto es lo que hace la diferencia en la vida de
todos nosotros. Ver lo que Pablo dice en Filipenses.3 "4 Aunque yo tengo
también de qué confiar en la carne; si cualquier otra atención que puede
confiar en la carne, yo más: 5 circuncidado al octavo día, del linaje de
Israel, de la tribu de Benjamín, hebreo de hebreos; de acuerdo con la ley, fariseo;
6 De acuerdo con el celo, perseguidor de la iglesia, de acuerdo con la justicia
que es en la ley, irreprensible. 7 Sin embargo, todo aquello que para mí era
ganancia reputei-pérdida para Cristo. 8 Y, de hecho, también tengo que contar
todo cosas como pérdida por la excelencia del conocimiento de Cristo Jesús, mi
Señor; para los cuales he sufrido la pérdida de todas las cosas, y lo considero
como basura, para ganar a Cristo, 9 y ser hallado en él, no teniendo mi propia
justicia, que es de la ley, sino la que es por la fe en Cristo, a saber, , la
justicia que es de Dios por la fe; 10 a conocerle, y el poder de su
resurrección, y la participación de sus padecimientos, llegando a ser semejante
a él en su muerte; 11 si en alguna manera llegase a la resurrección de entre
los muertos. 12 No que lo haya alcanzado ya, ni que ya sea perfecto: sino que
prosigo, para alcanzar aquello para lo cual también fui detenido por Cristo
Jesús. 13 Hermanos, en cuanto a mí, no pienso que pretendo haberlo ya
alcanzado; pero una cosa hago, y hago: olvidando ciertamente lo que queda
atrás, y extendiéndome a lo que está delante de mí, 14 prosigo a la meta, al
premio del supremo llamamiento de Dios en Cristo Jesús. 15 Entonces todos los
que ya son perfectos, esto mismo sintamos; y si en otra cosa sentís, Dios
también revelará que en su caso. 16 Pero lo que hemos llegado, vamos por la
misma regla, y sentimos lo mismo. 17 Sede también imitadores de mí, hermanos, y
mirad, según el ejemplo que tenéis en nosotros, para que el paseo. 18 Porque muchos
andan, de los cuales os dije muchas veces, y aun ahora lo digo llorando, que
son enemigos de la cruz de Cristo, 19 cuyo fin será la perdición; cuyo dios es
el vientre, y cuya gloria es su vergüenza; que sólo piensan en lo terrenal. 20
Mas nuestra ciudadanía está en los cielos, de donde también esperamos al
Salvador, al Señor Jesucristo, 21 el cual transformará el cuerpo de nuestra
bajeza, para ser semejante al cuerpo de su gloria, de acuerdo con él es puede
también sujetar a sí todas las cosas ". Paul era el más grande de la gente
de Cristo; pero llegó un día en que Jesús le dijo a separar a sufrir por amor
de su nombre, y por lo que sucedió: un perseguidor se convirtió en el
perseguidos, y puso a Cristo por primera vez en su vida hasta el día de su muerte.
2 mantener el equilibrio entre el trabajo y el culto cristiano: no mantenga el
"trabajo" hasta el punto de olvidar para adorarle y conhce mejor. Ver
lo que dice en Lucas 10. El buen samaritano, dio prioridad a la caridad, el
amor al prójimo y María dio prioridad a la palabra, el Evangelio, la salvación
La parábola del buen samaritano. Marcos. 10. "25 Y he aquí, se levantó un
intérprete de la ley, tentándole y diciendo: Maestro, ¿qué haré para heredar la
vida eterna? 26 Y él le dijo: ¿Qué está escrito en la ley? ¿Cómo se lee? 27 Y
él respondiendo, dijo: Amarás al Señor tu Dios con todo tu corazón, y con toda
tu alma y con todas tus fuerzas, y con toda tu mente; ya tu prójimo como a ti
mismo. 28 Y él le dijo: Bien has respondido; Haz esto y vivirás. 29 Pero él,
queriendo justificarse a sí mismo, dijo a Jesús: ¿Y quién es mi prójimo? 30 Y
respondiendo Jesús, dijo: hombre descendía de Jerusalén a Jericó, y cayó en
manos de ladrones, los cuales le despojaron, lo golpearon y se marcharon
dejándolo medio muerto. 31 Y aconteció, que descendió un sacerdote por aquel
camino; y lo vio, con gran clase. 32 Asimismo un levita, llegando al lugar y lo
vio, con gran clase. 33 Pero un samaritano que iba de viaje, llegó a sus pies y
lo vio, se trasladó con compasión; 34 Y vinieron a él, vendó sus heridas,
echando en ellas aceite y vino; y poniéndole en su cabalgadura, lo llevó a una
posada y cuidó de él; 35 Y dejando el día siguiente, sacando dos denarios, y
los dio al huésped, y le dijo: Cuida de él; y todo lo que gastes te lo pagaré
cuando vuelva. 36 ¿Cuál es, entonces, estos tres Creo que fue el prójimo del
que cayó en manos de los ladrones? 37 Y él dijo: El que usó de misericordia con
él. Entonces Jesús le dijo: Ve, y haz tú lo mismo. Marta y María 38 Y sucedió
que, mientras iban, Jesús entró en un pueblo; y una mujer llamada Marta, le
recibió en su casa; 39 Esta tenía una hermana que se llamaba María, la cual,
sentándose a los pies de Jesús, oía su palabra. 40 Pero Marta se preocupaba con
muchos quehaceres; y, acercándose, dijo: Señor, ¿no tienes cuidado que mi
hermana me deje servir sola? Dile que me ayude. 41 Y respondiendo Jesús, le
dijo: Marta, Marta, afanada y turbada estás con muchas cosas, pero una cosa es
necesaria; 42 Y María ha escogido la buena parte, la cual no le será quitada
"3 No pierda su tiempo buscando algo que no permanecerá :. Nuestra vida es
muy curativo. Pide a Dios que ayudará a gastar en cosas que no son importantes.
Salmo. 39. El rey David sabía que sólo podía confiar sólo en Dios, y que todo
lo que pasa dormían, sólo Dios podía sacarlo de ese momento difícil porque
estaba demasiado deprimido. Salmo. 39. "1 me dijo, voy a mantener mis
caminos para no pecar con mi lengua; Mantener mi boca con freno, mientras que
el impío esté delante de mí. 2 Con el silencio se quedó sin habla; Me
silenciosa incluso de buena, y mi dolor aumente. 3 me estaba caliente corazón
dentro de mí; mientras meditaba encendido un fuego; Luego hablé con mi lengua:
4 Hazme saber, Jehová, mi fin, y la medida de mis días, que es, que me siento
como soy frágil. 5 Has hecho que mis días a la mera palmo; el tiempo de mi vida
es como nada delante de ti; de hecho, cada uno en su mejor momento que es
completa vanidad. 6 Ciertamente todo hombre anda en una vana apariencia
(Selah.); de hecho, en fidget vano; Ellos acumulan riquezas, y no sabe quién
las recogerá. 7 Y ahora, Señor, ¿qué esperaré? Mi esperanza es Emti ". 4. Pase tiempo nutrir su alma: Dios le dará
bendiciones si decide gastar en "él" en lugar de dedicar su vida en
busca de la satisfacción temporal: Ver por qué es bueno para alimentarse de
Dios y el bien que hace nuestra alma. por lo que dice en el Salmo 37: 1 {...}
No te impacientes a causa de los malignos, ni tengas envidia de los que hacen
iniquidad. 2 Porque serán pronto cortados como la hierba, y se marchitan como
la hierba verde. 3 Confía en el Señor y haz el bien; habita la tierra, y en
verdad serás alimentado. 4 Deléitate en el Señor, y él te concederá las
peticiones de tu corazón. 5 Encomienda tu camino al Señor; confiar en él, y que
lo hará. 6 Y exhibirá tu justicia como la luz, y tu derecho como el mediodía. 7
Guarda silencio ante Jehová, y espera en él; No te impacientes a causa del que
prospera en su camino, Por el hombre que hace maldades. 8 Deja la ira, y
desecha el enojo; No excites en manera alguna a hacer lo malo. 9 Porque los
malignos serán talados; pero los que esperan en el Señor heredarán la tierra.
10 Porque aún un poquito, y el malo no quedará; buscará su lugar, y no
aparecerán. 11 Pero los mansos heredarán la tierra, y se recrearán con
abundancia de paz. 16 Valle de lo poco del justo, Que las riquezas de muchos
pecadores. 17 Porque los brazos de los impíos serán quebrados, pero el Señor
sostiene a los justos. 18 Conoce Jehová los días de los perfectos: Y la heredad
de ellos será para siempre. 19 No tenga vergüenza en el mal tiempo, Y en los
días de hambre serán saciados. 22 Para los que bendicen a él heredarán la
tierra, y los malditos de él serán talados. 27 Apártate del mal y haz el bien;
y va a tratar siempre. 28 Porque Jehová ama la rectitud, Y no desampara sus
santos; ellos son preservados para siempre; pero la descendencia de los impíos
será cortada. 29 Los justos heredarán la tierra y vivirán para siempre. 30 La
boca del justo habla sabiduría, Y su lengua habla juicio. 31 La ley de su Dios
está en su corazón; sus pasos no vacilarán. 32 Los malvados mira al justo, y
procura matarlo. 33 Jehová no lo dejará en sus manos, Ni lo condenará cuando le
juzgaren. 34 Espera en el Señor, y guarda su camino, y él te exaltará para
heredar la tierra; vieres cuando se cortan los malvados. 39 Pero la salvación
de los justos viene del Señor; Él es su fortaleza en el tiempo de angustia. 40
Y el Señor les ayudará y los librará; él librará de los impíos, y los salvará,
Por cuanto en él.} Véase lo que dice en Isaías. 55. Todas las personas están
invitadas a buscar la salvación "1 Oh vosotros, todos los que están
sedientos: Venid a las aguas; y los que no tienen dinero, venid, comprad y
comed! sí, venid, comprad sin dinero y sin precio vino y leche. 2 ¿Por qué
gastáis el dinero en lo que no es pan? Y su salario en lo que no satisface?
Escúchame con cuidado, y comed del bien, y deje que su alma se deleita en sí en
la plenitud. 3 Inclinad vuestros oídos, y venid a mí; Escucho, y vivirá vuestra
alma; porque por medio de ti un pacto eterno, que le da, mis fieles
misericordias de David. 4 He aquí que yo lo di por testigo a los pueblos, por
jefe y de los pueblos. 5 He aquí, llamarás a una nación porque no sabes, y una
nación que no te conocieron correrán a ti, a causa de Jehová tu Dios, el Santo
de Israel; que te ha glorificado. 6 Buscad al Señor mientras puede ser hallado,
llamadle en tanto que está cercano. 7 Deje el impío su camino, y el hombre
inicuo sus pensamientos, y se volverán al Señor, ten piedad de ellos; y al Dios
nuestro, el cual será amplio en perdonar. 8 Porque mis pensamientos no son
vuestros pensamientos, ni vuestros caminos mis caminos, dijo Jehová. 9 Porque
como los cielos son más altos que la tierra, así son mis caminos más altos que
vuestros caminos, y mis pensamientos más que vuestros pensamientos. 10 Porque
como desciende la lluvia y la nieve hacia abajo desde el cielo, y no vuelven
allá, sino que riega la tierra, y la hace germinar y producir, y da semilla al
que siembra, y pan al que come, 11 así será mi la palabra que sale de mi boca;
no volverá a mí vacía, sino que hará lo que yo quiero, y será prosperada en
aquello para que la envié. 12 Porque vosotros con alegría saldréis, y la paz se
llevó; los montes y los collados levantarán canción delante de vosotros, y
todos los árboles del campo darán palmadas de aplauso. 13 En la zarza crecerá
ciprés, y en lugar de la ortiga crecerá el mirto; . Será para el Señor por su
nombre, y por señal eterna que no puede ser apagado "5 Mantener vivo su
celo espiritual: Trabajar duro para mantener el fuego ardiendo en su corazón a
medida que sirvan a Dios: Ver lo que dice en Romanos 12 {...} 1 digo, pues: ¿Ha
desechado Dios a su pueblo? De ningún modo; Yo también soy israelita, descendiente
de Abraham, de la tribu de Benjamín. 2 No ha desechado Dios a su pueblo, al
cual antes conoció. ¿No sabéis lo que dice de Elías la Escritura, cómo invoca a
Dios contra Israel, diciendo ... 22 Mira, pues, la bondad y la severidad de
Dios: en los que cayeron, severidad; pero la bondad para contigo, si permaneces
en su bondad; de lo contrario también tú serás cortado. 23 Y aun ellos, si no
permanecieren en incredulidad, serán injertados; Dios es capaz de hacer el
injerto. 24 Porque si tú fuiste cortado del olivo silvestre, y contra
naturaleza injertado en el buen olivo, ¿cuánto más éstos, que son naturales,
serán injertados en su propio olivo? 25 Porque no quiero, hermanos, que
ignoréis este misterio (que no sean altivos) que la dureza en parte a Israel, hasta
la plenitud de los gentiles;. 26 y luego todo Israel será salvo, como está
escrito: De Sión vendrá el Libertador, y se apartará de Jacob la impiedad. 27 Y
este será mi pacto con ellos, Cuando yo quite sus pecados. 28 Así que, cuanto
al evangelio, son enemigos por causa de vosotros; pero en cuanto a la elección,
amados por los padres. 30 Porque a medida que en el pasado erais desobedientes
a Dios, pero ahora habéis alcanzado misericordia por la desobediencia de ellos,
31 así también éstos ahora han sido desobedientes, para que ellos también
alcancen misericordia por la misericordia concedida a vosotros. 32 Porque Dios
sujetó a todos en desobediencia, a todos para mostrar misericordia.} Ver lo que
significa fuego ardiente de acuerdo con el Evangelio. El fuego es una imagen
maravillosa de la obra del Espíritu Santo. El Espíritu es como un fuego en al
menos tres maneras: Él trae la presencia de Dios, la pasión y la pureza de Dios
de Dios. El Espíritu Santo es la presencia de Dios a habitar en el corazón del
creyente. Ver lo que dice en Romanos 8: "4 para que la justicia de la ley
se cumpliese en nosotros, que no andamos conforme a la carne, sino conforme al
Espíritu. 5 Porque los que son de la carne piensan en las cosas de la carne;
pero los que son del Espíritu, en las cosas del Espíritu. 6 Porque el ocuparse
de la carne es muerte; pero el ocuparse del Espíritu es vida y paz. 7 Debido a
que la intención de la carne es enemistad contra Dios; porque no se sujetan a
la ley de Dios, ni tampoco puede ser. Por lo tanto, los que viven según la
carne no pueden agradar a Dios. 9 Mas vosotros no vivís según la carne, sino
según el Espíritu, si el Espíritu de Dios mora en vosotros. Pero si alguno no
tiene el Espíritu de Cristo, que es de él. 10 Y si Cristo está en vosotros, el
cuerpo en verdad está muerto a causa del pecado, el espíritu vive a causa de la
justicia. 11 Y si el Espíritu de aquel que levantó de los muertos a Jesús en
ti, el que levantó de los muertos a Cristo también vida a vuestros cuerpos
mortales por su Espíritu que mora en vosotros. 12 Así que, hermanos, deudores
somos, no a la carne, para vivir según la carne. 13 Porque si vivís conforme a
la carne, moriréis; pero si por el Espíritu hacéis morir las obras de la carne,
viviréis. 14 Porque todos los que son guiados por el Espíritu de Dios son hijos
de Dios. 15 no recibieron el espíritu de servidumbre otra vez en temor de estar
en, sino que han recibido el espíritu de adopción, por el cual clamamos: ¡Abba,
Padre. 16 El Espíritu mismo da testimonio a nuestro espíritu de que somos hijos
de Dios. 17 Y si hijos, también herederos, herederos de Dios y coherederos con
Cristo. Si es que padecemos juntamente con él, por lo que, junto con él seamos
glorificados "En el Antiguo Testamento, Dios mostró su presencia los hijos
de Israel cuando se llenaba con fuego (Números 9: Esta presencia proporcionada
luz y guía de fuego nube guiar la marcha de los israelitas (Ex 40: 34-38)
"15 y el día en que se planteó el tabernáculo, la nube cubrió el tienda
sobre el tabernáculo del testimonio, y por la tarde había sobre el tabernáculo
como una apariencia de fuego, hasta la mañana 16 Así era continuamente: la nube
lo había cubierto, y por la noche tenía la apariencia de fuego 17 y cuando la
nube se levantaba .. del tabernáculo, los hijos de Israel partían; y en el
lugar donde la nube paraba, allí los hijos de Israel acampado 18 de acuerdo con
la orden del Señor, los hijos de Israel partían, y al mandato de Jehová
acampaban .; todos los días que la nube estaba sobre el tabernáculo, permanecían
acampados. 19 Y cuando la nube se detenía muchos días sobre el tabernáculo,
entonces los hijos de Israel guardaban la palabra de Jehová, y no partían. 20 Y
cuando la nube se fue unos días sobre el tabernáculo, según el mandamiento del
Señor está acampado, y al mandato de Jehová partían. 21 Pero cuando la nube de
la tarde a la mañana, y cuando ella Alcava la mañana, ellos partían; ya sea de
día o de noche asumido si la nube se apartó. 22 O cuando la nube se detenía
sobre el tabernáculo dos días o un mes o un año, superarlo, entonces los hijos
de Israel asentaron, y no partían; y se levantaba, entonces partían. 23 De
acuerdo con el mandamiento del Señor acampa, y al mandato de Jehová partían;
Ellos están haciendo su deber para con el Señor, de acuerdo a la palabra de
Jehová por medio de Moisés ". En el Nuevo Testamento, Dios guía y consuela
a sus hijos con el Espíritu Santo que habita en nuestros cuerpos - el
"tabernáculo" y el "templo de Dios vivo", así dice en 2
Corintios 5: "1 Porque sabemos que si nuestra morada tierra de este
tabernáculo, se deshace, tenemos de Dios un edificio, una casa no hecha de
manos, eterna, en los cielos. 2 Y por esto también gemimos, deseando ser
revestidos de aquella nuestra habitación celestial; 3 si es que vestidos, y no seremos
hallados desnudos. 4 Para los que estamos en este tabernáculo gemido con
angustia; no porque quisiéramos ser desnudados, sino revestidos, para que lo
mortal sea absorbido por la vida. 5 Ahora, que para este fin se nos ha
preparado Dios, que también nos dio la prenda del Espíritu. 6 Así que vivimos
confiados siempre, y sabiendo que mientras estamos en el cuerpo, estamos
ausentes del Señor 7 (Para nosotros caminamos por la fe, no por vista). 8
Estamos confiados y más quisiéramos estar este cuerpo, y presentes al Señor. 9
Por tanto serle agradables de él, o ausentes o presentes. . 10 Para que todos
comparezcamos ante el tribunal de Cristo, para que cada uno reciba las cosas
hechas en su cuerpo, sea bueno o malo ", dice en 2 Corintios 6:" 15
¿Qué armonía hay entre Cristo y Belial ? ¿O qué parte el fiel con el infiel? 16
¿Y qué concierto el templo de Dios y los ídolos? Porque vosotros sois el templo
del Dios viviente, como Dios dijo: Habitaré en ellos, y caminar en ellos; y yo
seré su Dios, y ellos serán mi pueblo. 17 Por lo cual, salid de en medio de
ellos y apartaos, dice el Señor; Y no toquéis lo impuro, y yo os recibiré; 18 Y
habrá para vosotros por Padre, y vosotros me seréis hijos e hijas, dice el
Señor Todopoderoso. "El Espíritu Santo crea la pasión de Dios en nuestros
corazones. Después de los dos discípulos de viaje hablaron con Jesús
resucitado, que describieron sus corazones como "arde dentro de
nosotros" (Lucas 24: "27 Y comenzando por Moisés y todos los
profetas, les explicó lo que era en . todas las escrituras 28 y acercarse al
pueblo a donde iban, y él hizo como que iba más lejos 29 y ellos le obligaron a
quedarse, diciendo .. quedarse con nosotros, porque es tarde, y el día está
disminuyendo y llegó a quedarse con ellos. 30 y llegó a estar en la mesa con
ellos, tomó el pan, lo bendijo, lo partió, y les dio. 31 se abrieron sus ojos,
y lo sabía, y él desapareció de su vista. 32 y decían el uno al otro: no queme
dentro de nosotros nuestro corazón cuando, por cierto, hablado con nosotros, y
cuando nos abría las Escrituras 33 y, al mismo tiempo, se levantaron y
volvieron a Jerusalén, y hallaron a los once reunidos, ya los que estaban con
ellos, 34 que dijeron ,. ha resucitado el Señor y se ha aparecido a Simón 35
Entonces ellos contaban las cosas que les habían hecho en el camino, y cómo le
habían conocido en la fracción del pan "Después de que los apóstoles
recibieron el espíritu en Pentecostés, comenzaron a tener una pasión que dura
toda la vida y les impulsa a anunciar la palabra de Dios con confianza (Hechos
4:31).
El Espíritu Santo produce
la pureza de Dios en nuestras vidas. El propósito de Dios es purificar Tito 2:
11 Porque la gracia de Dios que ha manifestado para salvación a todos los
hombres, 12 enseñándonos que, renunciando a la impiedad ya los deseos mundanos,
vivamos en este presente siglo sobria, justa, y piadosamente, 13 aguardando la
esperanza bienaventurada y la manifestación gloriosa de nuestro gran Dios y
Salvador Jesucristo; 14 quien se dio a sí mismo por nosotros para redimirnos de
toda iniquidad y purificar para sí un pueblo propio, celoso de buenas obras. 15
hablarlo, y exhorta y reprende con toda autoridad. Que nadie te menosprecie
"A medida que el artesano utiliza el fuego para limpiar las impurezas de
metales preciosos, por lo que Dios usa el Espíritu para quitar nuestros pecados
Salmo 66:" 9. A que sostiene la vida con nuestra alma, y no se conforma
con ser movido nuestros pies. 10 Porque tú, oh Dios, probado; tú el afinaste
que adelgaza la plata. 11 Tú has conjunto de la red; aflicción en nuestros
lomos, 12 has cabalgar hombres sobre nuestra cabeza; Pasamos por el fuego y el
agua; pero nos llevó a un lugar Amplio
"Ver lo que dice en Proverbios 17: 3). Su fuego limpia y refina "3 El
crisol para la plata y el horno para el oro .; pero el Señor es el que pone a
prueba los corazones "lealtad, obediencia, temor y respeto :. también lo
hizo Abraham, que rápidamente obedeció el mandato de Dios. Abraham puso Dios en
primer lugar porque Abraham obedeció a Dios y amaba a Dios. Y confía en Dios.
Imagínese la vergüenza de Abraham, Dios le había ordenado que su único hijo se
le dio un holocausto sacrificio. Isaac era el hijo de la promesa de Dios a
Abraham y Sara; y Abraham obedeció la orden, el orden de Dios. Pero cuando
Abraham iba a cumplir el sacrificio requerido por Dios, no fue capaz de llevar
a cabo su misión difícil, pero que iba a cumplir. Dios sabía que la fidelidad
de Abraham se había separado un cordero, par pura ser sacrificado en lugar de
Isaac. Ver lo que dice en el Génesis. 22. "11 Pero el ángel del Señor lo
llamó desde el cielo, y dijo: Abraham, Abraham! Y dijo: Aquí estoy. 12 Y dijo:
No extiendas tu mano sobre el muchacho, ni le hagas nada; porque ya conozco que
temes a Dios, y no me has rehusado tu hijo, tu único hijo. 13 Entonces alzó
Abraham sus ojos y miró; y he aquí un carnero detrás de él trabado por los
cuernos en un matorral; y fue Abraham y tomó el carnero y lo ofreció en
holocausto en lugar de su hijo. 14 Y llamó Abraham el nombre de aquel lugar,
Jehová proveerá; se dice hoy: En el monte de Jehová será provisto. 15 Y el
ángel de Jehová a Abraham por segunda vez desde el cielo, 16 Y dijo: Vivo yo,
dice el Señor: Por cuanto has hecho esto, y no has negado tu hijo, tu único
hijo, 17 que, efectivamente, te bendeciré, y multiplicaré tu descendencia como
las estrellas del cielo y como la arena que está a la orilla del mar; y tu
descendencia poseerá las puertas de sus enemigos; 18 En tu simiente serán
benditas todas las naciones de la tierra; por cuanto obedeciste a mi voz.
"Abraham puso como prioridad, obedecer a Dios, y esto ha hecho este hombre
confirma estas palabras en él. La nueva vida que tenemos en Cristo es una vida
espiritual que nos da el derecho a algo que se manifiesta aquí en la tierra. Si
hemos nacido del Espíritu, también caminar en el Espíritu, meditando en las
cosas espirituales. Ver lo que dice en Romanos. 8. "5 Porque los que son
de la carne piensan en las cosas de la carne; pero los que son del Espíritu, en
las cosas del Espíritu. 6 Porque el ocuparse de la carne es muerte; pero el
ocuparse del Espíritu es vida y paz. 7 Debido a que la intención de la carne es
enemistad contra Dios; porque no se sujetan a la ley de Dios, ni tampoco puede
ser. "Ver lo que dice en Juan 6:" 63 El espíritu es el que da vida;
la carne para nada aprovecha; las palabras que yo os he hablado son espíritu y
son vida. "Las palabras de Jesús son espirituales. Nuestra adoración a
Dios debe ser hecha por el Espíritu, y nuestras armas también debe ser
espiritual. Se dice en Efesios 1: "3 Bendito sea el Dios y Padre de
nuestro Señor Jesucristo, que nos bendijo con toda bendición espiritual en los
lugares celestiales en Cristo; 4 según nos escogió en él antes de la fundación
del mundo, para ser santos y sin mancha delante de él en amor; 5 Y predestinado
para ser adoptados hijos suyos por medio de Jesucristo, según el puro afecto de
su voluntad, 6 para alabanza y gloria de su gracia, con la cual nos hizo
aceptos en el Amado, 7 en quien tenemos redención por su sangre, el perdón de
los pecados, según las riquezas de su gracia " Porque él nos amó primero, también nos gusta.
Debido a que Él nos perdonó en primer lugar, también podemos perdonar. Si
obedecemos es porque cumple en primer lugar. Debido a que estamos conectados a
la vid, podemos dar un buen resultado! . Juan 15. "1 Yo soy la vid
verdadera, y mi Padre es el labrador. 2 Todo sarmiento que en mí no lleva
fruto, lo quitará; limpia y todo aquel que lleva fruto, que dé más fruto. 3 Ya
vosotros estáis limpios por la palabra que os he hablado. 4 Permaneced en mí, y
yo en vosotros; Como la rama sí mismo no puede dar fruto si no está en la vid,
así tampoco vosotros, si no permanecéis en mi: 5 Yo soy la vid, vosotros los
pámpanos .; que está en mí, y u en él, éste lleva mucho fruto; porque separados
de mí no pueden hacer nada. 6 El que en mí no permanece, será echado fuera como
pámpano, y se secará; y los recogen y los echan al fuego y se queman. 7 Si
permanecéis en mí y mis palabras permanecen en ustedes, pidan lo que quieran, y
os será hecho. 8 En esto es glorificado mi Padre, en que llevéis mucho fruto; y
seáis así mis discípulos. 9 Como el Padre me ha amado, así os he amado yo;
Permaneced en mi amor. 10 Si guardáis mis mandamientos, permaneceréis en mi
amor; así como yo he guardado los mandamientos de mi Padre y permanezco en su
amor. 11 Os he dicho esto para que mi alegría esté en vosotros, y vuestro gozo
sea cumplido. 12 Este es mi mandamiento: Ámense los unos a los otros, como yo
os he amado. 13 Nadie tiene mayor amor que este, que uno ponga su vida por sus
amigos. 14 Vosotros sois mis amigos, si hacéis lo que yo os mando. "Jesús
es el espíritu que da vida. Debido a que estamos en él, podemos expresar la
imagen de lo que es celestial en la tierra en este momento. Exhalamos la misma
vida de Dios a causa de nuestros ríos interiores de flujo de agua viva. Somos
la Iglesia y somos parte del cuerpo de Cristo. Tenemos que ser una iglesia
triunfante en las calles, en busca de los perdidos, haciendo más y más poder.
Ver lo que dice en 2 Corintios 5: "14 El amor de Cristo nos obliga, porque
de este modo juez, que si uno murió por todos, luego todos murieron. 15 Y él
murió por todos, para que los que viven ya no vivan para sí, sino para aquel
que murió y resucitó por ellos de nuevo. 16 Así que de ahora en adelante a
nadie según la carne, ya pesar de que se han conocido a Cristo según la carne,
ya no lo conocemos en esta forma. 17 Por tanto, si alguno está en Cristo es una
nueva creación; las cosas viejas pasaron; he aquí todas son hechas nuevas. 18 Y
todo esto proviene de Dios, quien nos reconcilió consigo mismo por Cristo, y
nos dio el ministerio de la reconciliación; 19 Es decir, Dios estaba en Cristo
reconciliando consigo al mundo, no tomándoles en cuenta sus pecados; y nos
encargó a nosotros la palabra de la reconciliación. Dios nos ha dado un
ministerio: el ministerio de la reconciliación. Todos tenemos esta llamada. Así
que tenemos que decirle a la gente lo que hizo Jesús. Se está examinando estas
palabras de Cristo podemos saber si estamos poniendo en primer lugar. Y Cristo
se destacan cuatro cualidades del amor. Vamos a ver lo que significan estas
cualidades.
a)
Con todo nuestro corazón significa que lo que amar no sólo con una pequeña
parte de nuestro corazón, pero con todo ello. También significa que Dios debe
ser nuestro "primer amor". Nuestro amor por Él debe estar por encima
de lo que tenemos por nuestros padres, por su marido, la esposa, los niños, los
amigos, etc. Esto significa que debemos pensar en Él más durante el día que los
otros amores. Que está enamorado de pensamiento del sueño de su amor y
despierta pensando en él. El amor a Dios debe ser así? El corazón tiene que ir
a él todo el día? Pensar más en él que en otras;. Incluso esposa e hijos.
b) con toda tu alma: Amor con toda nuestra alma es identificar nuestra
alma con el alma de Dios. Siga sus consejos, sus mandamientos. De hecho, él ama
se tarda mucho en cuenta la opinión de la persona amada. Gran parte, si esta
persona es Dios es Padre, y quiere nuestro bien. Identificar nuestra alma con
Él, siga su consejo es vivir sus mandamientos: seguir su consejo sobre una base
diaria; luchar por nosotros parece cada vez más a Dios, la bondad, el amor, la
responsabilidad, la lealtad, la generosidad, la humildad, el desapego de los
bienes materiales, etc.
c)
con todas nuestras fuerzas: me refiero a tomar toda la fuerza para amarlo, para
vivir sus ropas, para seguir sus consejos, para luchar por parecernos cada vez
más con él, etc. d) con todo entendimiento: Significa poner "todo
entendimiento" para comprender sus enseñanzas y sus mandamientos, que
enseñan el Papa y la Iglesia, que es su representación en la tierra, etc.
¿Cuántas personas crítico tema sin haber profundizado! ¿Cuántas personas van a
repetir lo que todo se repite sin haber estudiado a fondo la doctrina de la
Iglesia! Que estos cuatro adjetivos amor nos sirven para hacer una evaluación
continua de si estamos poniendo a Dios primero. Vale la pena hacer este
equilibrio, porque poner a Dios primero es conocer a la verdadera felicidad.
"No hay un culto sin Jesús. Ningún uso que subir colinas, tomar agua
consagrada, leer libros y libros sobre la Palabra de Dios; entre otras cosas,
si no tiene a Cristo en su vida. Sólo Jesús es el camino, la verdad y la vida,
y sólo a través de Él, que realmente conocen el verdadero Evangelio,
"¿Quieres Cristo en su vida? ¿Quieres recibir las bendiciones que Él le
puede dar? Pero usted está en el estado de ánimo para llevar la cruz? ¿Está
dispuesto a renunciar a su voluntad a la voluntad de Jesús prevalecerá en su
vida? ¿Está dispuesto a renunciar a sus sueños de vivir los proyectos y planes
de Cristo? "Hermanos, si Cristo no está en su vida y en su corazón, nada
tiene sentido. En la actualidad, hemos vivido un evangelio en las iglesias
crear varios ministerios, celebrado numerosas reuniones, delimitan las metas
para multiplicar las células producen festivales para atraer y mantener a los
jóvenes en la iglesia, entre otras acciones, pero se olvidan de Jesús y que
debe ser la principal motivación para cualquier propósito, "" Hoy en
día, hemos visto algunos hermanos que vienen a la iglesia los domingos, que
levanta las manos en el culto al Señor, pero el lunes, las mismas manos dar un
cheque sin fondos; el mismo órgano que va a la iglesia es uno que asiste a
muchos moteles y participa con una persona que no es su esposo o esposa ".
Estimados, es hora de dejar que el fuego de Dios que arde en su corazón. Es
hora de que mueras a sí mismo y volver a su primer amor por Jesús. Abra la mano
de su voluntad y permitir que sólo Jesús es el centro de su vida, su objetivo a
alcanzar, su tesoro más preciado, y la razón por la que vive. "Más bien,
busquen primeramente el reino de Dios y su justicia, y se añadirán todas estas
cosas" - Mateo 6:33: Cuando una dirección profética es llevado a la
iglesia, el cumplimiento es a menudo condicionado la forma en que el que
recibimos, y hacemos lo que Dios ha determinado que es "nuestra
parte" en este proceso. Por ejemplo, si el Señor trae una palabra que
declara la curación, el paciente debe tomar medidas prácticas para levantarse
esa situación enfermedad. Del mismo modo, ya que estamos bajo esa palabra
"gobierno", tenemos que entender lo que significa de hecho que, y
actuamos de acuerdo con esa dirección. Lo que significa vivir bajo el gobierno
- Estados - Dios? Es importante hacer esta pregunta, porque he visto a mucha
gente confundida al respecto. personas que creen que para confirmar que alguien
está aún viviendo el Reino de Dios reuniones, esa persona tiene que ser rica,
libre de enfermedad, y sin problemas. De hecho, se trata de una inversión del
principio fundamental de la vida cristiana, y se oponen directamente a la
declaración de Jesús que pasaría por aflicciones: Juan 16: "32 He aquí, la
hora viene, y ahora vienen, en que seréis esparcidos cada una para ti, y déjame
en paz; pero no estoy solo, porque el Padre está conmigo. 33 Yo he hablado para
que en mí tengáis paz; en el mundo tendréis aflicción, pero confiad, yo he
vencido al mundo. En el Sermón de la Montaña, cuando Jesús habló de buscar el
reino, se registraron algunas verdades. Anteriormente, se había hablado de las
preocupaciones que todos tenemos (suministro de material, financiero, salud,
etc.) ... Y luego mostró que en vano son tal cuidado porque si el padre cuida
hasta las plantas y animales, ya que no se ocuparía de nosotros? Y entonces Él
hizo esta declaración sobre el "demasiado". Jesús habló de
"buscar primero el Reino ...". Esto significa que nuestra primera
búsqueda debe ser por el dominio del Señor sobre nuestras vidas - en todas las
áreas. "En primer lugar" significa dar prioridad absoluta a esto. En
medio de tantas actividades y ocupaciones, nuestro enfoque debe ser para
discernir la voluntad de Dios y vivirla cada vez más plenamente. En este caso,
se ha de presentar al Señor sin reservas ni limitaciones. lectores nobles esto
hay las principales prioridades de Dios, simplemente por lo que estarán en los
brazos del Padre, por cierto, Dios. no ayudará a poner las cosas en el mundo o
incluso nuestra familia en primer lugar, y olvidar que, el primero que nos
encantó fue Dios. Se nos dio el aliento de vida, y nos mantiene con vida hasta
el día que sólo "Él" sabe cuándo será el último día. Familia,
trabajo, iglesia son afirmativas importante; pero esto no es la más alta
prioridad. Gracias Señor por este tema más, y los bendiga a todos, y eso hace
la diferencia en la vida de cada uno de ustedes ahora saber quién debe ser el
primero. Amén. Este es otro de los temas desarrollados por José Carlos Ribeiro,
un miembro de la Primera Iglesia Bautista de la EM. Me gradué en el Hospital de
Capellanía en 2012 y en 2014 el PIB, y los UFMS, por supuesto aplicado por el
profesor y capellán Reis quien también es profesor de bioética para los
estudiantes de medicina UFMS
Campo
Grande 11 de febrero de 2017 jcr0856@hotmail.com
Comentários
Postar um comentário
Olá meus nobres leitores (as ) muito obrigado pela confiança e pelos mais de 44 mil acessos. Isto me torna com mais responsabilidades, e me obriga a fazer pesquisa cada vez mais seria, pois não posso baixar a qualidade, o nível da pesquisa. Estou muito feliz com todos vocês, e quero dizer que, meus temas são longos, para que todos venham ter um melhor aprendizado, e melhorem seus conhecimentos, pois nas igreja não terão tantas informações assim. se quiseram que eu desenvolva algum tema relacionado com a palavra de Deus, mandem algum recado que tentarei desenvolver. Fiquem com Deus todos vocês
em nome de Jesus.