O Novo Céu: A Nova Terra. A Morada Eterna. Quem Entrará Lá! Parte III Quem não entrará no reino dos céus, na Nova Jerusalém.Também em Inglês e Espanhol
O Novo Céu: A Nova Terra. A Morada Eterna.
Quem Entrará Lá! Parte III Quem
não entrará no reino dos céus, na Nova Jerusalém.
Nobres leitores o tema esta numa
parte muito importante, pois estou mostrando quem não entrará no reino dos
céus; e um fator de fundamental importância é a Mentira. Deus não aprova e não
aceita mentira como verdade, pois é isto que vem acontecendo com frequência nos
dias de hoje. As pessoas mentem, se corrompem, se prostituem, matam e roubam
por causa de uma mentira. Veja o que estão acontecendo em nosso País o Brasil,
que está afundado em mentiras, roubalheiras, falsidades, todos os tipos de
corrupções. As pessoas mentem adulterando, fornicando, idolatrando e dando
falsos testemunhos, e cometendo roubos monstruosos em nome da justiça injusta,
e que não funciona no Brasil. Ministros, Juízes, políticos e muitas autoridades
até Eclesiasticas estão afundados na mentira e ainda usando o nome de Jesus em
vão. E Jesus disse assim em João. 8. “44 Vós tendes por
pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida
desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele.
Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e
pai da mentira.”
O castigo para os mentirosos: Deus é santo, ou seja, n'Ele não há vestígio de pecado e iniquidade. Por esse motivo, Ele não tolera a mentira. A Bíblia também fala de castigos para os mentirosos que não se arrependem, como é possível verificar em Apocalipse 21. “8 Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.” Outra prova que Deus abomina a mentira é um dos 10 mandamentos: "Não darás falso testemunho contra o teu próximo". A mentira é algo que destrói os relacionamentos: tanto das pessoas com Deus como entre pessoas. É importante referir que Jesus - que é a verdade - veio para destruir as obras e as mentiras do inimigo. Deus odeia o pecado (neste caso a mentira), mas ama o pecador e por isso enviou o Seu Filho Jesus para nos mostrar a verdade e nos libertar João.8.32: A falsidade é pecado e por isso é uma atitude reprovável aos olhos de Deus. Ele é o Deus da Verdade e exige que vivessem de maneira íntegra e sincera para com todos. É mais uma maneira de mentir: A Bíblia nos exorta a removermos qualquer vestígio de falsidade, a mentira das nossas vidas. No livro de Gênesis começa o primeiro ato de falsidade, uma mentira pregada pela serpente; e logo em seguida toda a humanidade é corrompida por ela. Satanás mente a Eva, usando falso testemunho, uma mentira contra Deus, distorcendo as Suas Palavras.
A falsidade está sempre ligada à mentira e o pai da mentira é o Diabo. Por isso, é muito importante pararmos antes de dizermos os fazermos alguma coisa falsa contra alguém. Em Êxodo 20:16, o falso testemunho é algo condenável por Deus em um dos 10 mandamentos. A falsidade é abominada por Ele: Provérbios. 6. “16 Estas seis coisas o Senhor odeia, e a sétima a sua alma abomina: 17 Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, 18 O coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, 19 A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.”
Além de abandonar a mentira e a falsidade, vemos em Efésios 4:25 que devemos falar a verdade. Isto porque a falsidade destrói, mas a verdade edifica. Se formos verdadeiros, teremos relacionamentos saudáveis. “23 E vos renoveis no espírito da vossa mente; 24 E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade. 25 Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. 26 Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. 27 Não deis lugar ao diabo. 29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.”
A falsidade, a mentira destrói a própria pessoa, mas também corrompe o seu relacionamento com Deus e com os outros. Ela faz com que a pessoa perca a credibilidade e a confiança, podendo levá-la a ser isolada ou rejeitada. Por isso, é muito importante ter atenção às nossas palavras e atitudes, que devem ser puras, honestas e cheias de amor em relação ao nosso próximo. A nossa principal motivação deve ser glorificar a Deus em tudo aquilo que fazemos, sempre:
Jesus Cristo, figura central do cristianismo. Nela, Jesus esclarece que a mentira não procede de Deus; e inclusive, entre as referencias feitas a Jesus no decorrer das Escrituras Sagradas, está uma que o indica como “Caminho, verdade e vida”. A mentira é contrária a verdade: fraude, ilusão; ou seja, uma junção de atributos negativos e prejudiciais. No sentido bíblico não é diferente, desde o Velho Testamento o Senhor já teria dito a Moisés, no capítulo 19 de Levítico para o povo não furtar, nem mentir, nem usar de falsidade cada um com o seu próximo. No último livro do Pentateuco há uma recomendação ao povo de Deus que quando se levantasse testemunha falsa contra alguém, para testificar contra ele acerca de transgressão, este deveria ser apresentado perante o Senhor, diante dos sacerdotes e dos juízes que houvesse naqueles dias, para que os juízes o inquirissem sobre testemunhar falsamente contra um irmão. Salomão (citado na bíblia como forte exemplo de sabedoria, cujos reis e rainhas iam visitá-lo para verem de perto sua maneira de reinar) autor do livro de Provérbios, afirmou que “Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor, mas os que agem fielmente são o seu deleite” (Pv 12:22). Assim, como seu pai o rei Davi, um dos autores do livro de Salmos, também se posicionou contra a mentira dizendo que “Destruirás aqueles que falam a mentira; o Senhor aborrecerá o homem sanguinário e fraudulento” (Salmo. 5:6).
Quem é justo, não mente: veja o que diz em Salmos. “1 Bem- Aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. 2 Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. 3 Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará. 4 Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha. 5 Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos. 6 Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.” Da mesma forma, o Novo Testamento continua esclarecendo que a mentira é uma prática contrária a vontade de Deus, ou seja, a mentira não faz parte da prática cristã. Inclusive, o capítulo 5 do livro de Mateus conta que Jesus Cristo alertou os seus seguidores, dizendo a eles que seriam bem-aventurados quando os injuriassem, perseguissem e até mentissem dizendo todo o mal contra eles justamente por Sua causa. No livro de Atos dos apóstolos, após a ressurreição de Jesus, no tempo da igreja primitiva, um casal morre após mentir sobre a venda de uma propriedade. Ocorreu que Ananias e Safira teriam dado ouvidos a satanás e mentido ao Espírito Santo. Esta seria mais uma referência de que a mentira é um sintoma de que o indivíduo não está em comunhão com Deus. No ambiente cristão há o entendimento de que ao se converter, se arrepender de seu mau caminho, a pessoa nasce de novo, numa nova vida, a qual a mentira não deverá mais fazer parte. Veja o que diz em Atos. 5. “1 Mas um certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade, 2 E reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e, levando uma parte, a depositou aos pés dos apóstolos. 3 Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? 4 Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus. 5 E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre todos os que isto ouviram. 6 E, levantando-se os moços, cobriram o morto e, transportando-o para fora, o sepultaram. 7 E, passando um espaço quase de três horas, entrou também sua mulher, não sabendo o que havia acontecido. 8 E disse-lhe Pedro: Dize-me, vendestes por tanto aquela herdade? E ela disse: Sim, por tanto. 9 Então Pedro lhe disse: Por que é que entre vós vos concertastes para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e também te levarão a ti. 10 E logo caiu aos seus pés, e expirou. E, entrando os moços, acharam-na morta, e a sepultaram junto de seu marido. 11 E houve um grande temor em toda a igreja, e em todos os que ouviram estas coisas.”
Colossenses 3: “8 Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. 9 Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos, 10 E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; 12 Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; 13 Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.” De acordo com as Escrituras, para Deus não há distinção entre uma pequena ou grande transgressão de Sua lei, e até mesmo uma mínima mentira poderá ocasionar um grande estrago! A pessoa mentirosa poderá pensar que um pequeno engano passa despercebido, entretanto haverá sim uma conseqüência para cada ato, haverá correção proporcional na vida do mentiroso, pois Deus é justo e sabe retribuir a cada um de acordo com as suas obras. A este respeito, a justiça divina fica ainda mais clara no livro de Apocalipse. Apocalipse. 21: “Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte. Veja o que disse Deus através de Jesus Cristo em I João .3. “18 Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade. 19 E nisto conhecemos que somos da verdade, e diante dele asseguraremos nossos corações; 20 Sabendo que, se o nosso coração nos condena, maior é Deus do que o nosso coração, e conhece todas as coisas. 21 Amados, se o nosso coração não nos condena, temos confiança para com Deus; 22 E qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista. 23 E o seu mandamento é este: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o seu mandamento. 24 E aquele que guarda os seus mandamentos nele está, e ele nele. E nisto conhecemos que ele está em nós, pelo Espírito que nos tem dado.” Quem ama de verdade, não mente; e Deus é puro amor. Veja o que diz em I João .4. “4 Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo. 5 Do mundo são, por isso falam do mundo, e o mundo os ouve. 6 Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus ouve-nos; aquele que não é de Deus não nos ouve. Nisto conhecemos nós o espírito da verdade e o espírito do erro. "
Deus é amor. Devemos amar a Deus e aos nossos irmãos. 7 Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. 8 Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. 9 Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos. 10 Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados. 11 Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros. 12 Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor. 13 Nisto conhecemos que estamos nele, e ele em nós, pois que nos deu do seu Espírito. 14 E vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo. 15 Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus. 16 E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele. 17 Nisto é perfeito o amor para conosco, para que no dia do juízo tenhamos confiança; porque, qual ele é, somos nós também neste mundo. 18 No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor. 19 Nós o amamos a Ele porque Ele nos amou primeiro. 20 Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? 21 E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão.” Nobres leitores termino aqui a parte sobre mentira, pois na Bíblia há muitos relatos, e sendo assim ficaria muito longo, e se tornaria desagradável. Vamos falar um pouco sobre o que são os Cães na Bíblia.
Os cães: Por muito tempo acreditei que os cães mencionados nesse verso estavam a referir-se aos afastados da igreja (comumente rotulados como desviados, contudo analisando o contexto de 2 Pedro 2: “18 Porque, falando coisas mui arrogantes de vaidades, engodam com as concupiscências da carne, e com dissoluções, aqueles que se estavam afastando dos que andam em erro, 19 Prometendo-lhes liberdade, sendo eles mesmos servos da corrupção. Porque de quem alguém é vencido, do tal faz-se também servo. 20 Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro. 21 Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado; 22 Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama.” Cachorros na Bíblia. Segundo a Bíblia, o cachorro (kynes) é um animal impuro: veja Salmos 22: “16 Pois me rodearam cães; o ajuntamento de malfeitores me cercou, traspassaram-me as mãos e os pés. 17 Poderia contar todos os meus ossos; eles vêem e me contemplam. 18 Repartem entre si as minhas vestes, e lançam sortes sobre a minha roupa. 19 Mas Tu, Senhor, não te alongues de mim. Força minha, apressa-te em socorrer-me. 20 Livra a minha alma da espada, e a minha predileta da força do cão. 21 Salva-me da boca do leão; sim, ouviste-me, das pontas dos bois selvagens.” E não eram bem vistos nas cidades do mundo Bíblico. As pessoas que se encontram afastadas de Deus, que são impuras, são comparadas a cães, como é o exemplo das prostitutas, em Deuteronômio 23: “17 Não haverá prostituta dentre as filhas de Israel; nem haverá sodomita dentre os filhos de Israel. 18 Não trarás o salário da prostituta nem preço de um sodomita à casa do Senhor teu Deus por qualquer voto; porque ambos são igualmente abominação ao Senhor teu Deus. 19 A teu irmão não emprestarás com juros, nem dinheiro, nem comida, nem qualquer coisa que se empreste com juros. 20 Ao estranho emprestarás com juros, porém a teu irmão não emprestarás com juros; para que o Senhor teu Deus te abençoe em tudo que puseres a tua mão, na terra a qual vais a possuir. ( Números 30:1-16 ) 21 Quando fizeres algum voto ao Senhor teu Deus, não tardarás em cumpri-lo; porque o Senhor teu Deus certamente o requererá de ti, e em ti haverá pecado.”.
Em Mateus 7:6, Jesus disse: "Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis ante os porcos as vossas pérolas, para que não as pisem com os pés e, voltando-se, vos dilacerem."
As interpretações desse versículo variam e, algumas vezes, são completamente estranhas ao seu contexto. Alguns o aplicam literalmente, dizendo que é pecado dar as sobras da mesa (já abençoadas através da oração) ao cão doméstico. Mas mesmo uma leitura superficial do contexto, a qual é a mensagem mais espiritual já transmitida ao homem, mostra que Jesus não está se referindo aqui a cães de estimação ou porcos. Sua mensagem é claramente espiritual. Jesus usa animais aqui, como em outros lugares, para representar as características espirituais de certas pessoas. Do mesmo modo, Ele chamou Herodes de "essa raposa" (Lucas 13:32) e os fariseus de "serpentes, raça de víboras" (Mateus 23:33). Seus seguidores freqüentemente foram chamados de ovelhas (João 10:27). No Velho Testamento, aos sacerdotes era permitido comer de certos sacrifícios oferecidos ao Senhor. Veja o que diz em Levítico 2: “1 E quando alguma pessoa oferecer oferta de alimentos ao Senhor, a sua oferta será de flor de farinha, e nela deitará azeite, e porá o incenso sobre ela; 2 E a trará aos filhos de Arão, os sacerdotes, um dos quais tomará dela um punhado da flor de farinha, e do seu azeite com todo o seu incenso; e o sacerdote a queimará como memorial sobre o altar; oferta queimada é, de cheiro suave ao Senhor. 3 E o que sobejar da oferta de alimentos, será de Arão e de seus filhos; coisa santíssima é, das ofertas queimadas ao Senhor. 8 Então trarás a oferta de alimentos, que se fará daquilo, ao Senhor; e se apresentará ao sacerdote, o qual a levará ao altar. 9 E o sacerdote tomará daquela oferta de alimentos como memorial, e a queimará sobre o altar; oferta queimada é de cheiro suave ao Senhor.” Seria impensável para eles jogarem essa comida sagrada para algum cão vadio. O cão não seria capaz de apreciar o valor disso. Semelhantemente, um porco jamais pode apreciar a beleza e o valor de uma pérola rara. Há cães espirituais neste mundo, ou seja, pessoas que simplesmente não apreciam o valor das coisas espirituais. Jesus está dizendo que não se deve forçar o evangelho sobre tais pessoas. Por mais que queiramos guiar uma pessoa ao Senhor, não podemos obrigar ninguém a obedecer a Deus. Jesus usou uma linguagem mais clara para falar do mesmo assunto quando enviou os apóstolos para pregar: "Se alguém não vos receber, nem ouvir as vossas palavras, ao sairdes daquela casa ou daquela cidade, sacudi o pó dos vossos pés" Veja o que diz em Mateus 10: “13 E, se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; mas, se não for digna, torne para vós a vossa paz. 14 E, se ninguém vos receber, nem escutar as vossas palavras, saindo daquela casa ou cidade, sacudi o pó dos vossos pés. 15 Em verdade vos digo que, no dia do juízo, haverá menos rigor para o país de Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade. 16 Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas. 17 Acautelai-vos, porém, dos homens; porque eles vos entregarão aos sinédrios, e vos açoitarão nas suas sinagogas;” Hoje em dia, precisamos fazer a mesma coisa quando ensinamos o evangelho. Àqueles que estão famintos e sedentos de justiça, devemos dar todas as oportunidades para aprenderem a vontade de Deus. Mas aqueles que já mostraram sua falta de interesse nas coisas espirituais não devem e não podem ser forçados a obedecer. Admoestações constantes, não importa se bem intencionadas, não transformarão um cão num cordeiro. Precisamos ser cuidadosos aqui. Os apóstolos podiam discernir a atitude de uma pessoa somente depois de ter tentado ensiná-la. Não devemos desistir de ensinar alguém antes de lhe dar uma oportunidade para ouvir o evangelho. Somente Deus sabe o que realmente está no coração!
Parte deste tema foi escrita por Dennis Allan, e pesquisado e revisado por José Carlos Ribeiro. Veja o que diz em Provérbios 26: “10 O Poderoso, que formou todas as coisas, paga ao tolo, e recompensa ao transgressor. 11 Como o cão torna ao seu vômito, assim o tolo repete a sua estultícia.” Veja o que diz em Filipenses 3: “2 Guardai-vos dos cães, guardai-vos dos maus obreiros, guardai-vos da circuncisão; 3 Porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus em espírito, e nos gloriamos em Jesus Cristo, e não confiamos na carne.” Diz assim em Isaías 56: “8 Assim diz o Senhor Deus, que congrega os dispersos de Israel: Ainda ajuntarei outros aos que já se lhe ajuntaram. 9 Vós, todos os animais do campo, todos os animais dos bosques, vinde comer. 10 Todos os seus atalaias são cegos, nada sabem; todos são cães mudos, não podem ladrar; andam adormecidos, estão deitados, e gostam do sono. 11 E estes cães são gulosos, não se podem fartar; e eles são pastores que nada compreendem; todos eles se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganância, cada um por sua parte.” Você percebe que esses cães são uma metáfora para fazer menção aos falsos mestres que proclamam um evangelho falso ou ainda pessoas que sabem que determinadas coisas são erradas, mas ainda assim insistem em fazê-las (o que também não soa repetitivo).
Quando Isaías disse que os profetas de Israel eram cegos e nada sabiam, nada sabiam mesmo. Desconheciam que por esquecer de Deus, Israel foi dado por presa às nações vizinhas, a justa retribuição de Deus por causa da rebeldia do povo "Então se dirá: Porquanto deixaram a aliança do Senhor Deus de seus pais, que com eles tinha feito, quando os tirou do Egito;" Deuteronômio 29 : 25 A função da atalaia é a mesma de um cão de guarda, atribuições que, bem desempenhada, remete à figura de um pastor. Um pastor que não compreende o seu papel, que nada sabe e segue os seus próprios devaneios é um mercenário, pois satisfaz a sua ganancia e conduz o rebanho para o abismo. É por isso que Isaias descreve os filhos de Israel andando como cegos, tropeçando ao meio-dia "Apalpamos as paredes como cegos, e como os que não têm olhos andamos apalpando; tropeçamos ao meio-dia como nas trevas, e nos lugares escuros como mortos" ( Is 59:10 ). É em função desta descrição do profeta Isaías que Jesus declarou que todos os que vieram antes d’Ele eram ladrões e salteadores.
Veja o que diz em João. 10: Jesus, o bom Pastor “1 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador. 2 Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas. 3 A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora. 4 E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. 5 Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos. 6 Jesus disse-lhes esta parábola; mas eles não entenderam o que era que lhes dizia. 7 Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que Eu Sou a porta das ovelhas. 8 Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram. 9 Eu Sou a porta; se alguém entrar por Mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. 10 O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. 11 Eu Sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. 12 Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas. 13 Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas. 14 Eu Sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas Sou conhecido.” Pois todos os pastores em Israel não conheciam a Deus e seguiam seus corações cheios de engano, o que não é bom “E estes cães são gulosos, não se podem fartar; e eles são pastores que nada compreendem; todos eles se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganância, sem exceção” Isaías 56:11; Veja o que diz em Jeremias.50, quem era considerado como um cão: Deus puniu seu povo, mas veja como sua mão é poderosa: até mesmo os cães tiveram oportunidade para se arrependerem, ainda lá no passado: diz assim em Jeremias. 50. “1 A palavra que falou o Senhor contra a Babilônia, contra a terra dos caldeus, por intermédio de Jeremias, o profeta. 2 Anunciai entre as nações; e fazei ouvir, e arvorai um estandarte, fazei ouvir, não encubrais; dizei: Tomada está Babilônia, confundido está Bel, espatifado está Merodaque, confundidos estão os seus ídolos, e quebradas estão as suas imagens. 3 Porque subiu contra ela uma nação do norte, que fará da sua terra uma solidão, e não haverá quem nela habite; tanto os homens como os animais fugiram, e se foram. 4 Naqueles dias, e naquele tempo, diz o Senhor, os filhos de Israel virão, eles e os filhos de Judá juntamente; andando e chorando virão, e buscarão ao Senhor seu Deus. 5 Pelo caminho de Sião perguntarão, para ali voltarão os seus rostos, dizendo: Vinde, e unamo-nos ao Senhor, numa aliança eterna que nunca será esquecida. 6 Ovelhas perdidas têm sido o meu povo, os seus pastores as fizeram errar, para os montes as desviaram; de monte para outeiro andaram, esqueceram-se do lugar do seu repouso. 7 Todos os que as achavam as devoravam, e os seus adversários diziam: Culpa nenhuma teremos; porque pecaram contra o Senhor, a morada da justiça, sim, o Senhor, a esperança de seus pais. 8 Fugi do meio de Babilônia, e saí da terra dos caldeus, e sede como os bodes diante do rebanho. 9 Porque eis que eu suscitarei e farei subir contra a Babilônia uma congregação de grandes nações da terra do norte, e se prepararão contra ela; dali será tomada; as suas flechas serão como as de valente herói, nenhuma tornará sem efeito. 18 Portanto, assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: Eis que castigarei o rei de Babilônia, e a sua terra, como castiguei o rei da Assíria. 19 E farei tornar Israel para a sua morada, e ele pastará no Carmelo e em Basã; e fartar-se-á a sua alma no monte de Efraim e em Gileade. 20 Naqueles dias, e naquele tempo, diz o Senhor, buscar-se-á a maldade de Israel, e não será achada; e os pecados de Judá, mas não se acharão; porque perdoarei os remanescentes que Eu deixar.” Isaías desempenhava a sua função de atalaia fiel, pois alertava os filhos de Israel dizendo: "Surdos, ouvi, e vós, cegos, olhai, para que possais ver" ( Isaías 42:18 ). Mas, como não atendiam e nem entendiam a palavra do Senhor, foi derramado sobre Israel a indignação da ira de Deus “Mas este é um povo roubado e saqueado; todos estão enlaçados em cavernas, e escondidos em cárceres; são postos por presa, e ninguém há que os livre; por despojo, e ninguém diz: Restitui. Quem há entre vós que ouça isto, que atenda e ouça o que há de ser depois? Quem entregou a Jacó por despojo, e a Israel aos roubadores? Porventura não foi o Senhor, aquele contra quem pecamos, e nos caminhos do qual não queriam andar, não dando ouvidos à sua lei? Por isso derramou sobre eles a indignação da sua ira, e a força da guerra, e lhes pôs labaredas em redor; porém nisso não atentaram; e os queimou, mas não puseram nisso o coração” ( Is 42:22 -25). Quando Jesus veio, anunciou que a Sua missão era dar vista aos cegos. Os fariseus, por sua vez, questionaram se Jesus também estava dizendo que eles eram cegos. Se os fariseus reconhecessem que eram cegos, consequentemente se arrependeriam. “E disse-lhe Jesus: Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não veem vejam, e os que veem sejam cegos. E aqueles dos fariseus, que estavam com ele, ouvindo isto, disseram-lhe: Também nós somos cegos? Disse-lhes Jesus: Se fôsseis cegos, não teríeis pecado; mas como agora dizeis: Vemos; por isso o vosso pecado permanece” ( João. 9:39 -41).
Daí o veredicto acerca dos fariseus: "Deixai-os; são condutores cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova" ( Mateus. 15:14 ). Completando este raciocínio; aqui Jesus nos versículos a seguir, “Ele fala sobre o que contamina a humanidade vem do coração. Veja em Mateus. 15. “14 Deixai-os; são condutores cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova. 15 E Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Explica-nos essa parábola. 16 Jesus, porém, disse: Até vós mesmos estais ainda sem entender? 17 Ainda não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce para o ventre, e é lançado fora? 18 Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem. 19 Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. 20 São estas coisas que contaminam o homem; mas comer sem lavar as mãos, isso não contamina o homem. Além de seguirem cada um por seu próprio caminho, os ‘pastores’ (cães cegos e mudos) que nada compreendiam sobre o que Isaias descreve, eram ‘loucos’, pois convocavam os seus adeptos a trazerem vinho para que juntos (profetas e povo) pudessem beber, ou seja, alegrarem-se. E qual o argumento da alegria? Que o dia de amanhã seria como o dia de hoje, ou muito melhor. Segundo a cegueira deles nada de ruim estava para acontecer ( Isaías 56:12 ). Os falsos pastores embriagavam o povo com falsos discursos, dizendo que havia paz, porém, não havia paz! Vejam o que diz em Ezequiel 13: “2 Filho do homem, profetiza contra os profetas de Israel que profetizam, e dize aos que só profetizam de seu coração: Ouvi a palavra do Senhor; 3 Assim diz o Senhor Deus: Ai dos profetas loucos, que seguem o seu próprio espírito e que nada viram! 4 Os teus profetas, ó Israel, são como raposas nos desertos. 5 Não subistes às brechas, nem reparastes o muro para a casa de Israel, para estardes firmes na peleja no dia do Senhor. 6 Viram vaidade e adivinhação mentirosa os que dizem: O Senhor disse; quando o Senhor não os enviou; e fazem que se espere o cumprimento da palavra. 7 Porventura não tivestes visão de vaidade, e não falastes adivinhação mentirosa, quando dissestes: O Senhor diz, sendo que Eu tal não falei? 8 Portanto assim diz o Senhor Deus: Como tendes falado vaidade, e visto a mentira, portanto eis que eu sou contra vós, diz o Senhor Deus. 9 E a minha mão será contra os profetas que vêem vaidade e que adivinham mentira; não estarão na congregação do meu povo, nem nos registros da casa de Israel se escreverão, nem entrarão na terra de Israel; e sabereis que eu sou o Senhor Deus. 10 Porquanto, sim, porquanto andam enganando o meu povo, dizendo: Paz, não havendo paz; e quando um edifica uma parede, eis que outros a cobrem com argamassa não temperada; 11 Dize aos que a cobrem com argamassa não temperada que ela cairá. Haverá uma grande pancada de chuva, e vós, ó pedras grandes de saraiva, caireis, e um vento tempestuoso a fenderá. 12 Ora, eis que, caindo a parede, não vos dirão: Onde está a argamassa com que a cobristes?” A cegueira dos filhos de Israel persistiu até a vinda de Cristo, a raiz de Davi " João 9: “39 E disse-lhe Jesus: Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem sejam cegos. 40 E aqueles dos fariseus, que estavam com ele, ouvindo isto, disseram-lhe: Também nós somos cegos? 41 Disse-lhes Jesus: Se fôsseis cegos, não teríeis pecado; mas como agora dizeis: Vemos; por isso o vosso pecado permanece.” Cristo é o sol nascente das alturas para iluminar os que jazem em trevas, mas os líderes de Israel permaneciam às cegas ao meio dia “Disse-lhes, pois, Jesus: A luz ainda está convosco por um pouco de tempo. Andai enquanto tendes luz, para que as trevas não vos apanhem; pois quem anda nas trevas não sabe para onde vai. Enquanto tendes luz, crede na luz, para que sejais filhos da luz. Estas coisas disse Jesus e, retirando-se, escondeu-se deles” ( Jo 12:35 -36);
O castigo para os mentirosos: Deus é santo, ou seja, n'Ele não há vestígio de pecado e iniquidade. Por esse motivo, Ele não tolera a mentira. A Bíblia também fala de castigos para os mentirosos que não se arrependem, como é possível verificar em Apocalipse 21. “8 Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.” Outra prova que Deus abomina a mentira é um dos 10 mandamentos: "Não darás falso testemunho contra o teu próximo". A mentira é algo que destrói os relacionamentos: tanto das pessoas com Deus como entre pessoas. É importante referir que Jesus - que é a verdade - veio para destruir as obras e as mentiras do inimigo. Deus odeia o pecado (neste caso a mentira), mas ama o pecador e por isso enviou o Seu Filho Jesus para nos mostrar a verdade e nos libertar João.8.32: A falsidade é pecado e por isso é uma atitude reprovável aos olhos de Deus. Ele é o Deus da Verdade e exige que vivessem de maneira íntegra e sincera para com todos. É mais uma maneira de mentir: A Bíblia nos exorta a removermos qualquer vestígio de falsidade, a mentira das nossas vidas. No livro de Gênesis começa o primeiro ato de falsidade, uma mentira pregada pela serpente; e logo em seguida toda a humanidade é corrompida por ela. Satanás mente a Eva, usando falso testemunho, uma mentira contra Deus, distorcendo as Suas Palavras.
A falsidade está sempre ligada à mentira e o pai da mentira é o Diabo. Por isso, é muito importante pararmos antes de dizermos os fazermos alguma coisa falsa contra alguém. Em Êxodo 20:16, o falso testemunho é algo condenável por Deus em um dos 10 mandamentos. A falsidade é abominada por Ele: Provérbios. 6. “16 Estas seis coisas o Senhor odeia, e a sétima a sua alma abomina: 17 Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, 18 O coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, 19 A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.”
Além de abandonar a mentira e a falsidade, vemos em Efésios 4:25 que devemos falar a verdade. Isto porque a falsidade destrói, mas a verdade edifica. Se formos verdadeiros, teremos relacionamentos saudáveis. “23 E vos renoveis no espírito da vossa mente; 24 E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade. 25 Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. 26 Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. 27 Não deis lugar ao diabo. 29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.”
A falsidade, a mentira destrói a própria pessoa, mas também corrompe o seu relacionamento com Deus e com os outros. Ela faz com que a pessoa perca a credibilidade e a confiança, podendo levá-la a ser isolada ou rejeitada. Por isso, é muito importante ter atenção às nossas palavras e atitudes, que devem ser puras, honestas e cheias de amor em relação ao nosso próximo. A nossa principal motivação deve ser glorificar a Deus em tudo aquilo que fazemos, sempre:
Jesus Cristo, figura central do cristianismo. Nela, Jesus esclarece que a mentira não procede de Deus; e inclusive, entre as referencias feitas a Jesus no decorrer das Escrituras Sagradas, está uma que o indica como “Caminho, verdade e vida”. A mentira é contrária a verdade: fraude, ilusão; ou seja, uma junção de atributos negativos e prejudiciais. No sentido bíblico não é diferente, desde o Velho Testamento o Senhor já teria dito a Moisés, no capítulo 19 de Levítico para o povo não furtar, nem mentir, nem usar de falsidade cada um com o seu próximo. No último livro do Pentateuco há uma recomendação ao povo de Deus que quando se levantasse testemunha falsa contra alguém, para testificar contra ele acerca de transgressão, este deveria ser apresentado perante o Senhor, diante dos sacerdotes e dos juízes que houvesse naqueles dias, para que os juízes o inquirissem sobre testemunhar falsamente contra um irmão. Salomão (citado na bíblia como forte exemplo de sabedoria, cujos reis e rainhas iam visitá-lo para verem de perto sua maneira de reinar) autor do livro de Provérbios, afirmou que “Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor, mas os que agem fielmente são o seu deleite” (Pv 12:22). Assim, como seu pai o rei Davi, um dos autores do livro de Salmos, também se posicionou contra a mentira dizendo que “Destruirás aqueles que falam a mentira; o Senhor aborrecerá o homem sanguinário e fraudulento” (Salmo. 5:6).
Quem é justo, não mente: veja o que diz em Salmos. “1 Bem- Aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. 2 Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. 3 Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará. 4 Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha. 5 Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos. 6 Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.” Da mesma forma, o Novo Testamento continua esclarecendo que a mentira é uma prática contrária a vontade de Deus, ou seja, a mentira não faz parte da prática cristã. Inclusive, o capítulo 5 do livro de Mateus conta que Jesus Cristo alertou os seus seguidores, dizendo a eles que seriam bem-aventurados quando os injuriassem, perseguissem e até mentissem dizendo todo o mal contra eles justamente por Sua causa. No livro de Atos dos apóstolos, após a ressurreição de Jesus, no tempo da igreja primitiva, um casal morre após mentir sobre a venda de uma propriedade. Ocorreu que Ananias e Safira teriam dado ouvidos a satanás e mentido ao Espírito Santo. Esta seria mais uma referência de que a mentira é um sintoma de que o indivíduo não está em comunhão com Deus. No ambiente cristão há o entendimento de que ao se converter, se arrepender de seu mau caminho, a pessoa nasce de novo, numa nova vida, a qual a mentira não deverá mais fazer parte. Veja o que diz em Atos. 5. “1 Mas um certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade, 2 E reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e, levando uma parte, a depositou aos pés dos apóstolos. 3 Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? 4 Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus. 5 E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre todos os que isto ouviram. 6 E, levantando-se os moços, cobriram o morto e, transportando-o para fora, o sepultaram. 7 E, passando um espaço quase de três horas, entrou também sua mulher, não sabendo o que havia acontecido. 8 E disse-lhe Pedro: Dize-me, vendestes por tanto aquela herdade? E ela disse: Sim, por tanto. 9 Então Pedro lhe disse: Por que é que entre vós vos concertastes para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e também te levarão a ti. 10 E logo caiu aos seus pés, e expirou. E, entrando os moços, acharam-na morta, e a sepultaram junto de seu marido. 11 E houve um grande temor em toda a igreja, e em todos os que ouviram estas coisas.”
Colossenses 3: “8 Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. 9 Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos, 10 E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; 12 Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; 13 Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.” De acordo com as Escrituras, para Deus não há distinção entre uma pequena ou grande transgressão de Sua lei, e até mesmo uma mínima mentira poderá ocasionar um grande estrago! A pessoa mentirosa poderá pensar que um pequeno engano passa despercebido, entretanto haverá sim uma conseqüência para cada ato, haverá correção proporcional na vida do mentiroso, pois Deus é justo e sabe retribuir a cada um de acordo com as suas obras. A este respeito, a justiça divina fica ainda mais clara no livro de Apocalipse. Apocalipse. 21: “Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte. Veja o que disse Deus através de Jesus Cristo em I João .3. “18 Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade. 19 E nisto conhecemos que somos da verdade, e diante dele asseguraremos nossos corações; 20 Sabendo que, se o nosso coração nos condena, maior é Deus do que o nosso coração, e conhece todas as coisas. 21 Amados, se o nosso coração não nos condena, temos confiança para com Deus; 22 E qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista. 23 E o seu mandamento é este: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o seu mandamento. 24 E aquele que guarda os seus mandamentos nele está, e ele nele. E nisto conhecemos que ele está em nós, pelo Espírito que nos tem dado.” Quem ama de verdade, não mente; e Deus é puro amor. Veja o que diz em I João .4. “4 Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo. 5 Do mundo são, por isso falam do mundo, e o mundo os ouve. 6 Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus ouve-nos; aquele que não é de Deus não nos ouve. Nisto conhecemos nós o espírito da verdade e o espírito do erro. "
Deus é amor. Devemos amar a Deus e aos nossos irmãos. 7 Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. 8 Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. 9 Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos. 10 Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados. 11 Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros. 12 Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor. 13 Nisto conhecemos que estamos nele, e ele em nós, pois que nos deu do seu Espírito. 14 E vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo. 15 Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus. 16 E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele. 17 Nisto é perfeito o amor para conosco, para que no dia do juízo tenhamos confiança; porque, qual ele é, somos nós também neste mundo. 18 No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor. 19 Nós o amamos a Ele porque Ele nos amou primeiro. 20 Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? 21 E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão.” Nobres leitores termino aqui a parte sobre mentira, pois na Bíblia há muitos relatos, e sendo assim ficaria muito longo, e se tornaria desagradável. Vamos falar um pouco sobre o que são os Cães na Bíblia.
Os cães: Por muito tempo acreditei que os cães mencionados nesse verso estavam a referir-se aos afastados da igreja (comumente rotulados como desviados, contudo analisando o contexto de 2 Pedro 2: “18 Porque, falando coisas mui arrogantes de vaidades, engodam com as concupiscências da carne, e com dissoluções, aqueles que se estavam afastando dos que andam em erro, 19 Prometendo-lhes liberdade, sendo eles mesmos servos da corrupção. Porque de quem alguém é vencido, do tal faz-se também servo. 20 Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro. 21 Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado; 22 Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama.” Cachorros na Bíblia. Segundo a Bíblia, o cachorro (kynes) é um animal impuro: veja Salmos 22: “16 Pois me rodearam cães; o ajuntamento de malfeitores me cercou, traspassaram-me as mãos e os pés. 17 Poderia contar todos os meus ossos; eles vêem e me contemplam. 18 Repartem entre si as minhas vestes, e lançam sortes sobre a minha roupa. 19 Mas Tu, Senhor, não te alongues de mim. Força minha, apressa-te em socorrer-me. 20 Livra a minha alma da espada, e a minha predileta da força do cão. 21 Salva-me da boca do leão; sim, ouviste-me, das pontas dos bois selvagens.” E não eram bem vistos nas cidades do mundo Bíblico. As pessoas que se encontram afastadas de Deus, que são impuras, são comparadas a cães, como é o exemplo das prostitutas, em Deuteronômio 23: “17 Não haverá prostituta dentre as filhas de Israel; nem haverá sodomita dentre os filhos de Israel. 18 Não trarás o salário da prostituta nem preço de um sodomita à casa do Senhor teu Deus por qualquer voto; porque ambos são igualmente abominação ao Senhor teu Deus. 19 A teu irmão não emprestarás com juros, nem dinheiro, nem comida, nem qualquer coisa que se empreste com juros. 20 Ao estranho emprestarás com juros, porém a teu irmão não emprestarás com juros; para que o Senhor teu Deus te abençoe em tudo que puseres a tua mão, na terra a qual vais a possuir. ( Números 30:1-16 ) 21 Quando fizeres algum voto ao Senhor teu Deus, não tardarás em cumpri-lo; porque o Senhor teu Deus certamente o requererá de ti, e em ti haverá pecado.”.
Em Mateus 7:6, Jesus disse: "Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis ante os porcos as vossas pérolas, para que não as pisem com os pés e, voltando-se, vos dilacerem."
As interpretações desse versículo variam e, algumas vezes, são completamente estranhas ao seu contexto. Alguns o aplicam literalmente, dizendo que é pecado dar as sobras da mesa (já abençoadas através da oração) ao cão doméstico. Mas mesmo uma leitura superficial do contexto, a qual é a mensagem mais espiritual já transmitida ao homem, mostra que Jesus não está se referindo aqui a cães de estimação ou porcos. Sua mensagem é claramente espiritual. Jesus usa animais aqui, como em outros lugares, para representar as características espirituais de certas pessoas. Do mesmo modo, Ele chamou Herodes de "essa raposa" (Lucas 13:32) e os fariseus de "serpentes, raça de víboras" (Mateus 23:33). Seus seguidores freqüentemente foram chamados de ovelhas (João 10:27). No Velho Testamento, aos sacerdotes era permitido comer de certos sacrifícios oferecidos ao Senhor. Veja o que diz em Levítico 2: “1 E quando alguma pessoa oferecer oferta de alimentos ao Senhor, a sua oferta será de flor de farinha, e nela deitará azeite, e porá o incenso sobre ela; 2 E a trará aos filhos de Arão, os sacerdotes, um dos quais tomará dela um punhado da flor de farinha, e do seu azeite com todo o seu incenso; e o sacerdote a queimará como memorial sobre o altar; oferta queimada é, de cheiro suave ao Senhor. 3 E o que sobejar da oferta de alimentos, será de Arão e de seus filhos; coisa santíssima é, das ofertas queimadas ao Senhor. 8 Então trarás a oferta de alimentos, que se fará daquilo, ao Senhor; e se apresentará ao sacerdote, o qual a levará ao altar. 9 E o sacerdote tomará daquela oferta de alimentos como memorial, e a queimará sobre o altar; oferta queimada é de cheiro suave ao Senhor.” Seria impensável para eles jogarem essa comida sagrada para algum cão vadio. O cão não seria capaz de apreciar o valor disso. Semelhantemente, um porco jamais pode apreciar a beleza e o valor de uma pérola rara. Há cães espirituais neste mundo, ou seja, pessoas que simplesmente não apreciam o valor das coisas espirituais. Jesus está dizendo que não se deve forçar o evangelho sobre tais pessoas. Por mais que queiramos guiar uma pessoa ao Senhor, não podemos obrigar ninguém a obedecer a Deus. Jesus usou uma linguagem mais clara para falar do mesmo assunto quando enviou os apóstolos para pregar: "Se alguém não vos receber, nem ouvir as vossas palavras, ao sairdes daquela casa ou daquela cidade, sacudi o pó dos vossos pés" Veja o que diz em Mateus 10: “13 E, se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; mas, se não for digna, torne para vós a vossa paz. 14 E, se ninguém vos receber, nem escutar as vossas palavras, saindo daquela casa ou cidade, sacudi o pó dos vossos pés. 15 Em verdade vos digo que, no dia do juízo, haverá menos rigor para o país de Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade. 16 Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas. 17 Acautelai-vos, porém, dos homens; porque eles vos entregarão aos sinédrios, e vos açoitarão nas suas sinagogas;” Hoje em dia, precisamos fazer a mesma coisa quando ensinamos o evangelho. Àqueles que estão famintos e sedentos de justiça, devemos dar todas as oportunidades para aprenderem a vontade de Deus. Mas aqueles que já mostraram sua falta de interesse nas coisas espirituais não devem e não podem ser forçados a obedecer. Admoestações constantes, não importa se bem intencionadas, não transformarão um cão num cordeiro. Precisamos ser cuidadosos aqui. Os apóstolos podiam discernir a atitude de uma pessoa somente depois de ter tentado ensiná-la. Não devemos desistir de ensinar alguém antes de lhe dar uma oportunidade para ouvir o evangelho. Somente Deus sabe o que realmente está no coração!
Parte deste tema foi escrita por Dennis Allan, e pesquisado e revisado por José Carlos Ribeiro. Veja o que diz em Provérbios 26: “10 O Poderoso, que formou todas as coisas, paga ao tolo, e recompensa ao transgressor. 11 Como o cão torna ao seu vômito, assim o tolo repete a sua estultícia.” Veja o que diz em Filipenses 3: “2 Guardai-vos dos cães, guardai-vos dos maus obreiros, guardai-vos da circuncisão; 3 Porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus em espírito, e nos gloriamos em Jesus Cristo, e não confiamos na carne.” Diz assim em Isaías 56: “8 Assim diz o Senhor Deus, que congrega os dispersos de Israel: Ainda ajuntarei outros aos que já se lhe ajuntaram. 9 Vós, todos os animais do campo, todos os animais dos bosques, vinde comer. 10 Todos os seus atalaias são cegos, nada sabem; todos são cães mudos, não podem ladrar; andam adormecidos, estão deitados, e gostam do sono. 11 E estes cães são gulosos, não se podem fartar; e eles são pastores que nada compreendem; todos eles se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganância, cada um por sua parte.” Você percebe que esses cães são uma metáfora para fazer menção aos falsos mestres que proclamam um evangelho falso ou ainda pessoas que sabem que determinadas coisas são erradas, mas ainda assim insistem em fazê-las (o que também não soa repetitivo).
Quando Isaías disse que os profetas de Israel eram cegos e nada sabiam, nada sabiam mesmo. Desconheciam que por esquecer de Deus, Israel foi dado por presa às nações vizinhas, a justa retribuição de Deus por causa da rebeldia do povo "Então se dirá: Porquanto deixaram a aliança do Senhor Deus de seus pais, que com eles tinha feito, quando os tirou do Egito;" Deuteronômio 29 : 25 A função da atalaia é a mesma de um cão de guarda, atribuições que, bem desempenhada, remete à figura de um pastor. Um pastor que não compreende o seu papel, que nada sabe e segue os seus próprios devaneios é um mercenário, pois satisfaz a sua ganancia e conduz o rebanho para o abismo. É por isso que Isaias descreve os filhos de Israel andando como cegos, tropeçando ao meio-dia "Apalpamos as paredes como cegos, e como os que não têm olhos andamos apalpando; tropeçamos ao meio-dia como nas trevas, e nos lugares escuros como mortos" ( Is 59:10 ). É em função desta descrição do profeta Isaías que Jesus declarou que todos os que vieram antes d’Ele eram ladrões e salteadores.
Veja o que diz em João. 10: Jesus, o bom Pastor “1 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador. 2 Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas. 3 A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora. 4 E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. 5 Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos. 6 Jesus disse-lhes esta parábola; mas eles não entenderam o que era que lhes dizia. 7 Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que Eu Sou a porta das ovelhas. 8 Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram. 9 Eu Sou a porta; se alguém entrar por Mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. 10 O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. 11 Eu Sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. 12 Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas. 13 Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas. 14 Eu Sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas Sou conhecido.” Pois todos os pastores em Israel não conheciam a Deus e seguiam seus corações cheios de engano, o que não é bom “E estes cães são gulosos, não se podem fartar; e eles são pastores que nada compreendem; todos eles se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganância, sem exceção” Isaías 56:11; Veja o que diz em Jeremias.50, quem era considerado como um cão: Deus puniu seu povo, mas veja como sua mão é poderosa: até mesmo os cães tiveram oportunidade para se arrependerem, ainda lá no passado: diz assim em Jeremias. 50. “1 A palavra que falou o Senhor contra a Babilônia, contra a terra dos caldeus, por intermédio de Jeremias, o profeta. 2 Anunciai entre as nações; e fazei ouvir, e arvorai um estandarte, fazei ouvir, não encubrais; dizei: Tomada está Babilônia, confundido está Bel, espatifado está Merodaque, confundidos estão os seus ídolos, e quebradas estão as suas imagens. 3 Porque subiu contra ela uma nação do norte, que fará da sua terra uma solidão, e não haverá quem nela habite; tanto os homens como os animais fugiram, e se foram. 4 Naqueles dias, e naquele tempo, diz o Senhor, os filhos de Israel virão, eles e os filhos de Judá juntamente; andando e chorando virão, e buscarão ao Senhor seu Deus. 5 Pelo caminho de Sião perguntarão, para ali voltarão os seus rostos, dizendo: Vinde, e unamo-nos ao Senhor, numa aliança eterna que nunca será esquecida. 6 Ovelhas perdidas têm sido o meu povo, os seus pastores as fizeram errar, para os montes as desviaram; de monte para outeiro andaram, esqueceram-se do lugar do seu repouso. 7 Todos os que as achavam as devoravam, e os seus adversários diziam: Culpa nenhuma teremos; porque pecaram contra o Senhor, a morada da justiça, sim, o Senhor, a esperança de seus pais. 8 Fugi do meio de Babilônia, e saí da terra dos caldeus, e sede como os bodes diante do rebanho. 9 Porque eis que eu suscitarei e farei subir contra a Babilônia uma congregação de grandes nações da terra do norte, e se prepararão contra ela; dali será tomada; as suas flechas serão como as de valente herói, nenhuma tornará sem efeito. 18 Portanto, assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: Eis que castigarei o rei de Babilônia, e a sua terra, como castiguei o rei da Assíria. 19 E farei tornar Israel para a sua morada, e ele pastará no Carmelo e em Basã; e fartar-se-á a sua alma no monte de Efraim e em Gileade. 20 Naqueles dias, e naquele tempo, diz o Senhor, buscar-se-á a maldade de Israel, e não será achada; e os pecados de Judá, mas não se acharão; porque perdoarei os remanescentes que Eu deixar.” Isaías desempenhava a sua função de atalaia fiel, pois alertava os filhos de Israel dizendo: "Surdos, ouvi, e vós, cegos, olhai, para que possais ver" ( Isaías 42:18 ). Mas, como não atendiam e nem entendiam a palavra do Senhor, foi derramado sobre Israel a indignação da ira de Deus “Mas este é um povo roubado e saqueado; todos estão enlaçados em cavernas, e escondidos em cárceres; são postos por presa, e ninguém há que os livre; por despojo, e ninguém diz: Restitui. Quem há entre vós que ouça isto, que atenda e ouça o que há de ser depois? Quem entregou a Jacó por despojo, e a Israel aos roubadores? Porventura não foi o Senhor, aquele contra quem pecamos, e nos caminhos do qual não queriam andar, não dando ouvidos à sua lei? Por isso derramou sobre eles a indignação da sua ira, e a força da guerra, e lhes pôs labaredas em redor; porém nisso não atentaram; e os queimou, mas não puseram nisso o coração” ( Is 42:22 -25). Quando Jesus veio, anunciou que a Sua missão era dar vista aos cegos. Os fariseus, por sua vez, questionaram se Jesus também estava dizendo que eles eram cegos. Se os fariseus reconhecessem que eram cegos, consequentemente se arrependeriam. “E disse-lhe Jesus: Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não veem vejam, e os que veem sejam cegos. E aqueles dos fariseus, que estavam com ele, ouvindo isto, disseram-lhe: Também nós somos cegos? Disse-lhes Jesus: Se fôsseis cegos, não teríeis pecado; mas como agora dizeis: Vemos; por isso o vosso pecado permanece” ( João. 9:39 -41).
Daí o veredicto acerca dos fariseus: "Deixai-os; são condutores cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova" ( Mateus. 15:14 ). Completando este raciocínio; aqui Jesus nos versículos a seguir, “Ele fala sobre o que contamina a humanidade vem do coração. Veja em Mateus. 15. “14 Deixai-os; são condutores cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova. 15 E Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Explica-nos essa parábola. 16 Jesus, porém, disse: Até vós mesmos estais ainda sem entender? 17 Ainda não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce para o ventre, e é lançado fora? 18 Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem. 19 Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. 20 São estas coisas que contaminam o homem; mas comer sem lavar as mãos, isso não contamina o homem. Além de seguirem cada um por seu próprio caminho, os ‘pastores’ (cães cegos e mudos) que nada compreendiam sobre o que Isaias descreve, eram ‘loucos’, pois convocavam os seus adeptos a trazerem vinho para que juntos (profetas e povo) pudessem beber, ou seja, alegrarem-se. E qual o argumento da alegria? Que o dia de amanhã seria como o dia de hoje, ou muito melhor. Segundo a cegueira deles nada de ruim estava para acontecer ( Isaías 56:12 ). Os falsos pastores embriagavam o povo com falsos discursos, dizendo que havia paz, porém, não havia paz! Vejam o que diz em Ezequiel 13: “2 Filho do homem, profetiza contra os profetas de Israel que profetizam, e dize aos que só profetizam de seu coração: Ouvi a palavra do Senhor; 3 Assim diz o Senhor Deus: Ai dos profetas loucos, que seguem o seu próprio espírito e que nada viram! 4 Os teus profetas, ó Israel, são como raposas nos desertos. 5 Não subistes às brechas, nem reparastes o muro para a casa de Israel, para estardes firmes na peleja no dia do Senhor. 6 Viram vaidade e adivinhação mentirosa os que dizem: O Senhor disse; quando o Senhor não os enviou; e fazem que se espere o cumprimento da palavra. 7 Porventura não tivestes visão de vaidade, e não falastes adivinhação mentirosa, quando dissestes: O Senhor diz, sendo que Eu tal não falei? 8 Portanto assim diz o Senhor Deus: Como tendes falado vaidade, e visto a mentira, portanto eis que eu sou contra vós, diz o Senhor Deus. 9 E a minha mão será contra os profetas que vêem vaidade e que adivinham mentira; não estarão na congregação do meu povo, nem nos registros da casa de Israel se escreverão, nem entrarão na terra de Israel; e sabereis que eu sou o Senhor Deus. 10 Porquanto, sim, porquanto andam enganando o meu povo, dizendo: Paz, não havendo paz; e quando um edifica uma parede, eis que outros a cobrem com argamassa não temperada; 11 Dize aos que a cobrem com argamassa não temperada que ela cairá. Haverá uma grande pancada de chuva, e vós, ó pedras grandes de saraiva, caireis, e um vento tempestuoso a fenderá. 12 Ora, eis que, caindo a parede, não vos dirão: Onde está a argamassa com que a cobristes?” A cegueira dos filhos de Israel persistiu até a vinda de Cristo, a raiz de Davi " João 9: “39 E disse-lhe Jesus: Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem sejam cegos. 40 E aqueles dos fariseus, que estavam com ele, ouvindo isto, disseram-lhe: Também nós somos cegos? 41 Disse-lhes Jesus: Se fôsseis cegos, não teríeis pecado; mas como agora dizeis: Vemos; por isso o vosso pecado permanece.” Cristo é o sol nascente das alturas para iluminar os que jazem em trevas, mas os líderes de Israel permaneciam às cegas ao meio dia “Disse-lhes, pois, Jesus: A luz ainda está convosco por um pouco de tempo. Andai enquanto tendes luz, para que as trevas não vos apanhem; pois quem anda nas trevas não sabe para onde vai. Enquanto tendes luz, crede na luz, para que sejais filhos da luz. Estas coisas disse Jesus e, retirando-se, escondeu-se deles” ( Jo 12:35 -36);
Diz assim em Isaías 59. 6 As suas teias
não prestam para vestes nem se poderão cobrir com as suas obras; as suas obras
são obras de iniqüidade, e obra de violência há nas suas mãos. 7 Os seus pés correm para o mal, e se apressam
para derramarem o sangue inocente; os seus pensamentos são pensamentos de
iniqüidade; destruição e quebrantamento há nas suas estradas. 8 Não conhecem o caminho da paz, nem há justiça
nos seus passos; fizeram para si veredas tortuosas; todo aquele que anda por
elas não tem conhecimento da paz. 9 Por isso o juízo
está longe de nós, e a justiça não nos alcança; esperamos pela luz, e eis que
só há trevas; pelo resplendor, mas andamos em escuridão. 10 Apalpamos as paredes como cegos, e como os
que não têm olhos andamos apalpando; tropeçamos ao meio-dia como nas trevas, e
nos lugares escuros como mortos. 11 Todos nós
bramamos como ursos, e continuamente gememos como pombas; esperamos pelo juízo,
e não o há; pela salvação, e está longe de nós. 12 Porque
as nossas transgressões se multiplicaram perante ti, e os nossos pecados
testificam contra nós; porque as nossas transgressões estão conosco, e
conhecemos as nossas iniqüidades; 13 Como o prevaricar,
e mentir contra o Senhor, e o desviarmo-nos do nosso Deus, o falar de opressão
e rebelião, o conceber e proferir do coração palavras de falsidade. 14 Por isso o direito se tornou atrás, e a
justiça se pôs de longe; porque a verdade anda tropeçando pelas ruas, e a
eqüidade não pode entrar. 15 Sim, a verdade desfalece, e
quem se desvia do mal arrisca-se a ser despojado; e o Senhor viu, e pareceu mal
aos seus olhos que não houvesse justiça.” Os filhos de Israel precisavam distinguir a justiça manifesta na punição
com deportação e exilio, da justiça de Deus que seria manifesta a todos os
povos através da encarnação de Cristo, a raiz de Davi: Diz assim em 1Corintios 1: “28 E Deus
escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para
aniquilar as que são; 29 Para que nenhuma carne se glorie perante Ele. 30 Mas vós sois
dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça,
e santificação, e redenção; 31 Para que, como está escrito: Aquele que se gloria
glorie-se no Senhor.”
Termina aqui a parte III deste tema que ainda é sobre Quem não entrará no reino dos céus, na Nova Jerusalém: muito obrigado a todos pelo incentivo de todo mundo, que hoje é de mais de 217 mil acessos. Este tema está sendo pesquisado e revisado por José Carlos Ribeiro, sou membro da Igreja Batista de MS, sou formado em Capelania Hospitalar nos anos de 2012 e 2014, cursos aplicados pela capelã Mercedes e pelo professor, pastor e capelão Reis, que é também professor de Bioética aos alunos de medicina da UfMS. Campo Grande 05 de fevereiro de 2017 jcr0856@hotmail.com
Termina aqui a parte III deste tema que ainda é sobre Quem não entrará no reino dos céus, na Nova Jerusalém: muito obrigado a todos pelo incentivo de todo mundo, que hoje é de mais de 217 mil acessos. Este tema está sendo pesquisado e revisado por José Carlos Ribeiro, sou membro da Igreja Batista de MS, sou formado em Capelania Hospitalar nos anos de 2012 e 2014, cursos aplicados pela capelã Mercedes e pelo professor, pastor e capelão Reis, que é também professor de Bioética aos alunos de medicina da UfMS. Campo Grande 05 de fevereiro de 2017 jcr0856@hotmail.com
The New Sky: The New Earth. The
Eternal Abode. Who Will Go There! Part III Who will not enter the kingdom of the
heavens, in the New Jerusalém.
Noble
readers, the subject is in a very important part, for I am showing who will not
enter the kingdom of the heavens; And a factor of fundamental importance is the
Lie. God does not approve and does not accept a lie as truth, for this is what
has been happening frequently these days. People lie, corrupt, prostitute themselves,
kill and steal because of a lie. See what is happening in our Country Brazil,
which is sunk in lies, robberies, falsehoods, all kinds of corruptions. People
lie adulterating, fornicating, idolizing and giving false testimony, and
committing monstrous robberies in the name of unjust justice, and that does not
work in Brazil. Ministers, judges, politicians and many authorities even
Ecclesiastics are sunk in the lie and still using the name of Jesus in vain.
And Jesus said so in John. 8. "44 You are a father to the devil, and you
want to satisfy the desires of your father. He was a murderer from the
beginning, and was not established in the truth, because there is no truth in
him. When he utters a lie, he speaks of his own, for he is a liar, and a father
of lies. "The punishment for liars: God is holy, that is, in him there is
no trace of sin and iniquity. For this reason, He does not tolerate the lie.
The Bible also speaks of punishments for liars who do not repent, as can be
seen in Revelation 21. "But as for the timid, and the unbelieving, and the
abominable, and the murderers, and the fornicators, and the sorcerers, And to
idolaters, and to all liars, their portion shall be in the lake that burneth
with fire and brimstone; Which is the second death. "Another proof that
God abhors lies is one of the ten commandments:" Thou shalt not bear false
witness against thy neighbor. " The lie is something that destroys the
relationships: both of people with God and between people. It is important to
note that Jesus - who is the truth - came to destroy the works and lies of the
enemy. God hates sin (in this case the lie), but loves the sinner and therefore
sent His Son Jesus to show us the truth and set us free (John 8:32). Falsehood
is a sin and therefore a reproachful attitude in the eyes of God. He is the God
of Truth and demands that they live wholeheartedly and sincerely towards all.
It's yet another way to lie: The Bible exhorts us to remove any vestige of
falsehood, the lie of our lives. In the book of Genesis the first act of
falsehood begins, a lie preached by the serpent; And soon afterwards all
mankind is corrupted by it. Satan lies to Eve, using false testimony, a lie
against God, distorting His Words. Falsehood is always linked to lies and the
father of lies is the Devil. Therefore, it is very important that we stop
before we say we do something false against someone. In Exodus 20:16, false
witness is something that God condemns in one of the Ten Commandments.
Falsehood is abhorred by Him: Proverbs. 6. "These six things the Lord
hates, and the seventh his soul abhors: 17 Lofty eyes, lying tongue, hands that
shed innocent blood, 18 The heart that maketh perverse thoughts, feet that rush
to run to evil, 19 The false witness that speaketh lies, and he that soweth
strife among brethren. "In addition to abandoning lies and falsehood, we
see in Ephesians 4:25 that we must speak the truth. This is because falsehood
destroys, but truth builds. If we are true, we will have healthy relationships.
"23 And be renewed in the spirit of your mind; 24 And you put on the new
man, which according to God is created in true righteousness and holiness. 25
Therefore let the lie go, and speak the truth every man to his neighbor;
Because we are members of one another. 26 Be angry, and do not sin; Let not the
sun go down upon your wrath. 27 Give no place to the devil. 29 Let not one word
of speech go out of your mouth, but only that which is good to promote
edification, that it may give grace to them that hear it. Falsehood, a lie destroys the person himself,
but also corrupts his relationship with God and with others. It causes the
person to lose credibility and trust, and may lead them to be isolated or
rejected. Therefore, it is very important to pay attention to our words and attitudes,
which must be pure, honest and full of love towards our neighbor. Our main
motivation must be to glorify God in all that we do, always: Jesus Christ, the
central figure of Christianity. In it, Jesus clarifies that the lie does not
come from God; And even among the references made to Jesus in the course of the
Holy Scriptures, there is one that indicates it as "Way, truth and
life." The lie is contrary to the truth: fraud, illusion; That is, a
combination of negative and harmful attributes. In the biblical sense it is no
different, since the Old Testament the Lord would have told Moses in chapter 19
of Leviticus for the people not to steal, to lie or to use falsehood each with
his neighbor. In the last book of the Pentateuch there is a recommendation to
the people of God that when a false witness be raised against a person to
testify against him concerning transgression, he should be brought before the
Lord before the priests and judges he had in those days, The judges would
inquire of him falsely testifying against a brother. Solomon (quoted in the
Bible as a strong example of wisdom, whose kings and queens came to visit him
to see his manner of reign closely) author of the book of Proverbs, stated that
"lying lips are abominable to the Lord, but those who act faithfully Are
his delight "(Prov. 12:22). Thus, like his father King David, one of the
authors of the book of Psalms, also stood against the lie saying that "You
will destroy those who speak the lie; The Lord will hate the bloodthirsty and
deceitful man "(Psalm 5: 6). Who is just, does not lie: see what it says
in Psalms. "1 Blessed is the man that walketh not in the counsel of the
wicked, nor standeth in the way of sinners, nor sitteth in the seat of the
scornful. 2 But his delight is in the law of the Lord, and in his law doth he
meditate day and night. 3 For it shall be as the tree planted by streams of
water, which bringeth forth its fruit in his season; His leaves shall not fall,
and all that he does shall prosper. 4 The wicked are not so; But they are like
the mill that the wind spreads. 5 Therefore the wicked shall not stand in the
judgment, nor sinners in the congregation of the righteous. 6 For the Lord
knows the way of the righteous; But the way of the wicked shall perish.
"Likewise, the New Testament goes on to explain that lying is a practice
contrary to God's will, that is, lying is not part of Christian practice. Even
chapter 5 of the book of Matthew tells us that Jesus Christ warned his
followers, telling them that they would be blessed when they reviled them,
persecuted and even mumbled all evil against them precisely because of him. In
the book of Acts of the Apostles, after the resurrection of Jesus, in the time
of the early church, a couple die after lying about the sale of a property. It
so happened that Ananias and Sapphira would have listened to satan and lied to
the Holy Spirit. This would be one more reference that the lie is a symptom
that the individual is not in communion with God. In the Christian environment
there is the understanding that by converting, repenting of his evil way, one
is born again in a new life, which a lie should no longer be a part of. See
what it says in Acts. 5. But a certain man named Ananias, with Sapphira his
wife, sold a possession, 2 And retained some of the price, his wife also
knowing it; And taking A part, laid it at the feet of the apostles. 3 Then said
Peter, Ananias, why hath Satan filled thine heart, that thou shouldest lie to
the Holy Ghost, and keep back part of the price of the land? 4 Did not keeping
it keep you? And, after sold, was not it with you? Why conceived this thing in
thine heart? You did not lie to men, but to God. 5 And when Ananias heard these
words, he fell and died. And great fear came upon all who heard it. 6 And the young
men arose, and covered the dead, and brought him forth, and buried him. 7 And
after a space of about three hours, his wife came in, not knowing what had
happened. 8 And Peter said unto him, Tell me, have ye sold that land? And she
said: Yes, therefore. 9 Then Peter said to him, "Why have you agreed to
try the Spirit of the Lord among you? Behold, the feet of those who have buried
your husband are at the door, and they will also carry you to you. 10 And
immediately he fell at his feet and breathed his last. And when the young men
came in, they found her dead, and buried her with her husband. 11 And there was
a great fear in all the church, and in all them that heard these things.
"Colossians 3: 8 But now, turn away from everything: from wrath, from wrath,
from malice, from evil speech, from words Clumsy of your mouth. 9 Do not lie to
one another, for you have already put off the old man with his deeds, 10 And
you have put on the new, which is renewed for knowledge, after the image of him
who created it; 12 Put on therefore as the elect of God, holy and beloved,
bowels of mercy, kindness, humility, meekness, longsuffering; 13 Beholding one
another, and forgiving one another, if any man have a complaint against
another; Even as Christ forgave you, so do ye also. "According to the
Scriptures, there is no distinction between God and a great transgression of
His law, and even a small lie can cause great damage! The lying person may
think that a little mistake goes unnoticed, but there will be a consequence for
each act, there will be proportionate correction in the life of the liar, for
God is just and knows how to repay each according to his works. In this regard,
divine justice becomes even clearer in the book of Revelation. Apocalypse. 21:
But as for the timid, and the unbelieving, and the abominable, and the
murderers, and the fornicators, and the sorcerers, and the idolaters, and all
the liars, their portion shall be in the lake that burneth with fire and
brimstone ; Which is the second death. See what God said through Jesus Christ
in 1 John. "18 My little children, let us not love in word, nor in tongue,
but in deed and in truth. 19 And by this we know that we are of the truth, and
before it we will secure our hearts; 20 Knowing that if our heart condemn us,
God is greater than our heart, and knoweth all things. 21 Beloved, if our heart
condemn us not, we have confidence toward God; 22 And whatever we ask of him,
we will receive from him, because we keep his commandments, and do that which
is pleasing in his sight. 23 And this is his commandment, that we should
believe on the name of his Son Jesus Christ, and love one another according to
his commandment. 24 And he that keepeth his commandments is in him, and he in
him. And by this we know that he is in us by the Spirit which he has given us.
" Who really loves, does not lie; And God is pure love. See what it says
in 1 John. "4 Little children, you are of God, and have overcome them;
Because greater is he that is in you than he that is in the world. 5 Of the
world they are, therefore they speak of the world, and the world hears them. 6
We are of God; He that heareth God heareth us; He that is not of God heareth
not us. By this we know the spirit of truth and the spirit of error. God is
love. We must love God and our brothers. 7 Beloved, let us love one another;
Because love is of God; And anyone who loves is born of God and knows God. 8 He
that loveth not knoweth not God; Because God is love. 9 In this is manifested
the love of God toward us: that God sent his only begotten Son into the world,
that we might live through him. 10 In this is love, not that we have loved God,
but that he loved us, and sent his Son to be the propitiation for our sins. 11
Beloved, if God so loved us, we ought also to love one another. 12 No one has
ever seen God; If we love one another, God is in us, and in us his love is
perfect. 13 By this we know that we are in him, and he in us, because he hath
given us of his Spirit. 14 And we have seen, and bear record, that the Father
hath sent his Son unto the Savior of the world. 15 Whosoever shall confess that
Jesus is the Son of God, God is in him, and he is in God. 16 And we know and
believe in the love that God has for us. God is love; And he that abideth in
love abideth in God, and God in him. 17 In this, love for us is perfect, that
we may have confidence in the day of judgment; Because, as it is, we are also
in this world. 18 In love there is no fear, but perfect love casteth out fear;
For fear is with him a pain, and he who fears is not perfect in love. 19 We
love him because he first loved us. 20 If any man say, I love God, and hateth
his brother, he is a liar. For who does not love his brother whom he has seen,
how can he love God whom he has not seen? 21 And we have this commandment from him:
for he that loveth God, love his brother also. "Noble readers have ended
the lie here, for in the Bible there are many accounts, and if so it would be
very long, and would become unpleasant. Let's talk a bit about what the Dogs in
the Bible are. The dogs: For a long time I believed that the dogs mentioned in
this verse were referring to the outcast of the church (commonly labeled as
deviant, yet analyzing the context of 2 Peter 2: "18 For speaking very
arrogant things of vanities, The lusts of the flesh, and with dissolutions,
those who were turning away from them that walk in error, 19 Promising them
liberty, being themselves servants of corruption: for whosoever is overcome, of
him also is made a servant. If after having escaped the corruptions of the world
through the knowledge of the Lord and Savior Jesus Christ they are again
entangled in them and overcome, the latter became worse than the first. The way
of righteousness, that, when they knew him, they might depart from the holy
commandment which they had given them: 22 So it came to pass, that by a true
proverb it was said, The dog returned to his own vomit, and the sow Mud spur.
" Dogs in the Bible. According to the Bible, the dog (kynes) is an impure
animal: see Psalms 22: "16 For dogs have surrounded me; The assembly of
evildoers surrounded me, pierced my hands and feet. 17 I could count all my
bones; They see and contemplate me. 18 They divide my garments among them, and
cast lots for my clothes. 19 But You, O LORD, be not far from me. My strength,
hasten to help me. 20 Deliver my soul from the sword, and my beloved from the
strength of the dog. 21 Save me from the lion's mouth; Yea, hear me from the
horns of the wild oxes. "And they were not well seen in the cities of the
Biblical world. People who are estranged from God, who are impure, are compared
to dogs, as is the example of prostitutes, in Deuteronomy 23: "There shall
be no harlot among the daughters of Israel; Nor shall there be a sodomite among
the children of Israel. 18 Thou shalt not bring the hire of the harlot, nor the
price of a sodomite unto the house of the LORD thy God, by any vow; For they
are both an abomination unto the LORD thy God. 19 Thou shalt not lend to thy
brother with interest, nor money, nor food, nor any thing that lend itself with
interest. 20 You shall lend to a stranger with interest, but you shall not lend
to your brother with interest; That the LORD thy God may bless thee in all that
thou puttest thy hand in the land which thou shalt possess. (Numbers 30: 1-16)
21 When you make a vow to the Lord your God, you will not delay in fulfilling
it; For the Lord thy God will surely require it of thee, and in thee shall be
sin. " In Matthew 7: 6, Jesus said, "Give not the dogs that which is
holy, neither cast the pearls before the swine, lest they tread them with their
feet, and turn and rend you." The interpretations of this verse vary and
are sometimes completely foreign to its context. Some apply it literally,
saying that it is a sin to give the leftover table (already blessed through
prayer) to the domestic dog. But even a superficial reading of the context,
which is the most spiritual message ever transmitted to man, shows that Jesus
is not referring here to pet dogs or pigs. Your message is clearly spiritual.
Jesus uses animals here, as elsewhere, to represent the spiritual
characteristics of certain people. Likewise, He called Herod "that
fox" (Luke 13:32) and the Pharisees of "serpents, a breed of
vipers" (Matthew 23:33). His followers were often called sheep (John
10:27). In the Old Testament, the priests were allowed to eat certain
sacrifices offered to the Lord. Look at what it says in Leviticus 2: 1 And when
any man offer an offering of food unto the LORD, his offering shall be of fine
flour, and shall put oil in it, and put the incense thereon; 2 And he shall
bring it unto the sons of Aaron the priests, one of whom shall take of it a
handful of the fine flour, and of the oil thereof, and all the frankincense
thereof; And the priest shall burn it as a memorial upon the altar. A burnt
offering is of a sweet savor unto the Lord. 3 And the remainder of the food
offering shall be of Aaron and of his sons; Most holy, of the offerings of the
LORD made by fire. 8 And thou shalt bring the meal-offering, which it shall be
made unto the LORD; And shall stand before the priest, and bring it to the
altar. 9 And the priest shall take of the meat offering as a memorial, and burn
it upon the altar; A burnt offering is a sweet savor unto the Lord. "It
would be unthinkable for them to throw this sacred food to some stray dog. The
dog would not be able to appreciate the value of this. Similarly, a pig can
never appreciate the beauty and value of a rare pearl. There are spiritual dogs
in this world, that is, people who simply do not appreciate the value of
spiritual things. Jesus is saying that one should not force the gospel on such
people. Although We want to lead a person to the Lord, we can not force anyone
to obey God. Jesus used clearer language to speak of the same subject when he
sent the apostles to preach: "If anyone does not receive you or hear your
words, when you leave that house or that city, shake off the dust of your
feet" See what it says In Matthew 10: "And if the house be worthy,
let your peace come upon it; But if it be not worthy, let your peace return
unto you. 14 And if no man receiveth you, nor hearken unto your words, out of
that house or city, shake off the dust of your feet. 15 Verily I say unto you,
that in the day of judgment there shall be less rigor for the land of Sodom and
Gomorrah than for that city. 16 Behold, I send you forth as sheep in the midst
of wolves; Therefore, be wise as serpents, and harmless as doves. 17 But beware
of men; For they will deliver you up to the councils, and they will scourge you
in their synagogues: "Nowadays, we must do the same thing when we teach
the gospel. To those who are hungry and thirsting for righteousness, we should
give every opportunity to learn the will of God. But those who have already
shown their lack of interest in spiritual things should not and can not be
forced to obey. Constant admonitions, no matter how well intentioned, will not
turn a dog into a lamb. We need to be careful here. The apostles could discern
a person's attitude only after he had tried to teach it. We should not give up
teaching someone before giving him an opportunity to hear the gospel. Only God
knows what is really in the heart! Part of this topic was written by Dennis
Allan, and researched and revised by José Carlos Ribeiro. Look at what it says
in Proverbs 26: "10 The Mighty, who formed all things, pays the fool, and
rewards the transgressor. 11 As the dog returns to his vomit, so the fool
repeats his folly. "See what it says in Philippians 3:" Take heed of
the dogs, beware of the evil workers, beware of the circumcision; 3 For we are
the circumcision, who serve God in the spirit, and rejoice in Jesus Christ, and
do not put our trust in the flesh. "It says in Isaiah 56:" Thus says
the Lord God, who gathereth the dispersed of Israel; I will gather others to
them that are gathered unto him. 9 You, all the beasts of the field, all the
beasts of the woods, come and eat. 10 All his watchmen are blind, they know
nothing; All are dumb dogs, they can not bark; They are asleep, they are lying
down, and they like sleep. 11 And these dogs are greedy, they can not be
satisfied; And they are shepherds who understand nothing; They all turn to
their way, each to his greed, each one on his own. "Do you realize that
these dogs are a metaphor for mentioning the false teachers who proclaim a
false gospel or even people who know that certain things Are wrong, but still
insist on doing them (which also does not sound repetitive). When Isaiah said
that the prophets of Israel were blind and knew nothing, they knew nothing at
all. They did not know that to forget God, Israel was given by prey to the
neighboring nations, the just retribution of God because of the people's
rebellion. "Then it will be said: Because they forsook the covenant of the
Lord, the God of their fathers, who had done with them, when He brought them
out of Egypt; " (Deuteronomy 29:25) The watchman's function is the same as
that of a watchdog, an assignment that, well performed, refers to the figure of
a shepherd: a shepherd who does not understand his role, who knows nothing and
follows his own Isaiah describes the children of Israel walking like blind men,
stumbling at noonday, "We grope the walls like the blind, and like those
who have no eyes we grope, we stumble at noon as in darkness, and in places dark
as dead" (Isa. 59:10). It is because of this account of the prophet Isaiah
that Jesus declared that all who came before Him were thieves and robbers. Look
at what he says in John. 10: Jesus, the Good Shepherd. "1 Verily, verily,
I say unto you, He that entereth not by the door into the sheepfold, but goeth
up on the other hand, is a thief and a robber. 2 But he that goeth in by the
gate is the shepherd of the sheep. 3 To this the doorman opens, and the sheep
hear his voice, and calls his own sheep by name, and brings them out. 4 And
when he bringeth forth his sheep, he goeth before them, and the sheep follow
him, because they know his voice. 5 But they will not follow the stranger, but
they will flee from him, because they do not know the voice of strangers. 6
Jesus told them this parable; But they did not understand what it was that he
said to them. 7 Jesus therefore said to them again, Verily, verily, I say unto
you, I am the door of the sheep. 8 All who came before me are thieves and
robbers; But the sheep did not hear them. 9 I am the door; If any one enter
through Me, he shall be saved, and shall go in, and shall go forth, and shall
find pasture. 10 The thief cometh not, but to steal, and to kill, and to
destroy; I have come that they may have life, and have it abundantly. 11 I am
the Good Shepherd; The good shepherd lays down his life for the sheep. 12 But
the hireling, and he that is not shepherd, of whom the sheep are not, sees the
wolf coming, and leaves the sheep, and fled; And the wolf snatches them and
scatters the sheep. 13 Now the hireling fleeth, because he is a hireling, and
careth not for the sheep. 14 I am the Good Shepherd, and I know my sheep, and
of mine I am known: "For all the shepherds in Israel knew not God, and
followed their hearts full of deceit, which is not good." And these dogs
are greedy, They can not be satisfied; And they are shepherds who understand
nothing; All of them turn to their way, every one to his greed, without
exception "Isaiah 56:11; Look at what he says in Jeremiah, 50 who was
regarded as a dog: God punished his people, but see how powerful his hand is:
even the dogs had opportunity to repent, still in the past: so it is in
Jeremiah. 50. "1 The word that the Lord spoke against Babylon against the
land of the Chaldeans through Jeremiah the prophet. 2 Declare among the
nations; And make it sound, and set up a standard, make it sound, and do not
conceal it; Say, "Babylon is taken, Bel is confounded, Merodach is
shattered, her idols are confounded, her images are broken." 3 For a
nation from the north has risen against it, and it will make its land a lonely
place, and there will be no one in it; Both men and animals fled, and were
gone. 4 In those days, and at that time, saith the Lord, the children of Israel
shall come, they and the children of Judah together; They shall come and weep
and seek Jehovah their God. 5 In the way of Zion they shall ask, and their
faces shall return there, saying, Come, and let us unite unto the Lord, in an
everlasting covenant that shall never be forgotten. 6 My sheep have been lost,
their shepherds have caused them to err; they have turned them astray to the
mountains; From mount to hill they walked, they forgot the place of their
repose. 7 And all that found them devoured them, and their adversaries said, We
shall have no fault; Because they have sinned against the LORD, the tabernacle
of righteousness, even the Lord, the hope of their fathers. 8 I fled from the
midst of Babylon, and went forth out of the land of the Chaldeans, and were as
the goats before the flock. 9 For, behold, I will raise up a congregation of
great nations out of the land of the north, and prepare against it; From there
it will be taken; His arrows will be like those of brave hero, none will render
ineffectual. 18 Therefore thus saith the LORD of hosts, the God of Israel;
Behold, I will punish the king of Babylon, and his land, as I have punished the
king of Assyria. 19 And I will bring Israel back to his dwelling, and he shall
feed on Carmel and Bashan; And his soul shall be satisfied in mount Ephraim and
in Gilead. 20 In those days, and in that time, saith the LORD, the wickedness
of Israel shall be sought, and shall not be found; And the sins of Judah, but
they shall not be found; For I will forgive the remnant which I leave. " Isaiah
fulfilled his function as a faithful watchman, for he warned the children of
Israel, saying, "Deaf, I hear, and you blind, look, that you may see"
(Isaiah 42:18). But because they had not heeded the word of Jehovah, the
indignation of the wrath of God was poured out upon Israel. "But this is a
people robbed and plundered; All are entwined in caves, and hidden in prisons;
They are set for prey, and there is none that delivereth them; For a spoil, and
no man saith, Restore. Who is there among you that heareth this, that heareth
and heareth what shall be afterward? Who delivered up Jacob for a spoil, and
Israel to the robbers? Was it not the Lord, the one against whom we sinned, and
in the ways of which they would not walk, and hearkened not to his law? So he
poured out on them the indignation of his wrath, and the strength of the war;
But in this they did not attempt; And burned them, but they laid not the heart
in it "(Isaiah 42: 22-25). When Jesus came, he announced that His mission
was to give sight to the blind. The Pharisees, in turn, questioned whether
Jesus was also saying that they were blind. If the Pharisees recognized that
they were blind, they would repent. "And Jesus said unto him, I have come
into this world for judgment, that those who do not see may see, and those who
see may be blind. And the Pharisees that were with him heard it, and said unto
him, Are we also blind? Jesus said to them, "If you were blind, you would
not have sinned; But as you now say, We see; Therefore your sin remains
"(John 9: 39-41). Hence the verdict concerning the Pharisees: "Leave
them, they are blind leaders, but if a blind man lead a blind man, both will
fall into the pit" (Matthew 15:14). Completing this reasoning; Here Jesus
in the following verses, "He speaks about what contaminates mankind comes
from the heart. See Matthew. 15. "Leave them; Are blind drivers. And if a
blind man lead a blind man, both shall fall into the pit. 15 And Peter answered
and said unto him, Explain this parable unto us. 16 But Jesus said, "Even
you yourselves still do not understand?" 17 Do you not yet understand that
whatsoever entereth into the mouth goeth down into the belly, and is cast out?
18 But out of the mouth proceedeth out of the heart, and it defileth a man. 19
For out of the heart proceed evil thoughts, deaths, adulteries, fornications,
thefts, false witnesses, and blasphemies. 20 These things defile a man; But to
eat without washing the hands, it does not defile the man. In addition to
following each one in their own way, the 'shepherds' (blind and dumb dogs) who
understood nothing about what Isaiah describes were 'crazy', for they called
upon their followers to bring wine so that together (prophets and people) Could
drink, that is, rejoice. And what's the point of joy? That tomorrow would be
like today, or better. According to their blindness nothing bad was to happen
(Isaiah 56:12). The false shepherds intoxicated the people with false speeches,
saying that there was peace, but there was no peace! Look at what it says in
Ezekiel 13: 2 Son of man, prophesy against the prophets of Israel that
prophesy, and say to them that only prophesy of their heart, Hear the word of
the Lord; 3 Thus saith the Lord GOD; Woe to the foolish prophets who follow
their own spirit, and have seen nothing! 4 Thy prophets, O Israel, are like
foxes in the deserts. 5 Thou hast not gone up to the breaches, nor repaired the
wall to the house of Israel, that thou mightest stand in the battle in the day
of the LORD. 6 They have seen vanity and lying divination, which say, The Lord
hath spoken; When the Lord did not send them; And cause the word to be waited.
7 Have ye not a vision of vanity, and have not spoken lying divination, when
thou hast said, The Lord saith, when I have not spoken it? 8 Therefore thus
saith the Lord Jehovah: Because ye have spoken vanity, and seen the lie:
therefore, behold, I am against you, saith the Lord Jehovah. 9 And my hand
shall be against the prophets, which see vanity, and that divert a lie: They
shall not be in the congregation of my people, neither in the records of the
house of Israel shall they write, nor come into the land of Israel: And ye
shall know that I am the Lord God. 10 Because ye are deceiving my people,
saying, Peace, where there is no peace; And when one builds a wall, behold,
others cover it with untempered mortar; 11 Say unto them that cover her with
untempered mortar, that she shall fall. There will be a great blow of rain, and
you, O great stones of hail, will fall, and a stormy wind will break it. 12 And
behold, when they fall on the wall, they will not say to you, Where is the
mortar with which you covered it? "The blindness of the children of Israel
persisted until the coming of Christ, the root of David." John 9: "I
have come to this world for judgment, that those who do not see may see, and
those who see may be blind." 40 And the Pharisees who were with him heard
this, and said to him, "We too are blind." ? 41 Jesus said to them,
"If you were blind, you would not have sinned; But as you now say, We see;
"Christ is the rising sun from the heights to enlighten those who lie in
darkness, but the leaders of Israel remained blind at noon." Jesus said to
them, "The light is still with you for a moment. Little time. Walk while
you have light, so that darkness does not catch you; For he that walketh in
darkness knoweth not whither he goeth. While you have light, believe in the
light, that you may be the children of light. These things said Jesus, and went
away, and hid himself from them "(John 12:35 -36);
It
says so in Isaiah 59. 6 Their webs do not lend themselves to robes or cover
themselves with their deeds; Their works are works of iniquity, and violence is
in their hands. 7 Their feet run to evil, and they hasten to shed innocent
blood; His thoughts are thoughts of iniquity; Destruction and brokenness are in
their roads. 8 They know not the way of peace, neither is there justice in
their steps; They made tortuous paths for themselves; Everyone who walks by
them has no knowledge of peace. 9 Therefore the judgment is far from us, and
justice does not reach us; We wait for the light, and, behold, there is only
darkness; By the brightness, but we walk in darkness. 10 We grope the walls
like blind men, and like those who have no eyes we grope; We stumble at noon as
in darkness, and in the dark places as dead. 11 We all roar like bears, and we
moan like doves; We wait for judgment, and there is none; For salvation, and is
far from us. 12 For our transgressions are multiplied before thee, and our sins
testify against us; For our transgressions are with us, and we know our
iniquities; 13 How to prevaricate, and to lie against the Lord, and to turn
away from our God, to speak of oppression and rebellion, to conceive and utter
from the heart words of falsehood. 14 Therefore the law was turned back, and
righteousness stood afar off; Because truth stumbles in the streets, and equity
can not enter. 15 Yea, the truth faileth, and he that turneth away from evil
risks to be stripped; And the Lord saw it, and it seemed evil to him that there
was no justice. "The children of Israel had to distinguish the manifest
righteousness in the punishment with deportation and exile of the righteousness
of God which would be manifested to all peoples through the incarnation of
Christ, The root of David: It says in 1Corinthians 1: "And God chose the
things of this world, and the despised things, and the things that are not, to
destroy them which are: 29 Lest any flesh should boast before Him. 30 But ye
are of him in Jesus Christ, who was made unto us wisdom from God, and
righteousness, and sanctification, and redemption; 31 That as it is written, He
that glorieth shall boast in the Lord. "Here ends part III of this theme
which is still about Who will not enter into the kingdom of the heavens in the
New Jerusalem: thank you all for the encouragement of all World, which today is
more than 217 thousand hits. This topic is being researched and reviewed by
José Carlos Ribeiro, I am a member of the Baptist Church of MS, I am graduated
in Hospital Chaplaincy in 2012 and 2014, courses applied by Mercedes chaplain
and teacher, pastor and chaplain Reis, who is also a teacher Of Bioethics to
UfMS medical students. Campo Grande February 5, 2017 jcr0856@hotmail.com
El Nuevo Cielo, Nueva Tierra. La
morada eterna. ¿Quién va a entrar allí! Parte III
que no entra en el reino de los cielos, la nueva Jerusalén.
que no entra en el reino de los cielos, la nueva Jerusalén.
nobles
lectores el tema de esto una parte muy importante, porque yo estoy mostrando
que no entrarán en el reino de los cielos; y un factor clave de importancia es
la mentira. Dios no aprueba y no acepta la mentira como verdad, porque esto es
lo que ocurre con frecuencia en estos días. La gente miente, están dañados,
prostituida, matar y robar a causa de una mentira. Ver lo que está sucediendo
en nuestro país Brasil, que está hundido en mentiras, robos, mentiras, todo
tipo de corrupciones. La gente miente el adulterio, la fornicación, adorar y
dar falso testimonio y cometer el robo monstruosa en nombre de la justicia
injusta, y que no funciona en Brasil. Ministros, jueces, políticos y muchas
autoridades eclesiásticas que están hundidos en y todavía yacen utilizando el
nombre de Jesús en vano. Y así Jesús dijo en Juan. 8. "44 Vosotros de
vuestro padre el diablo, y los deseos de su padre. Él fue un asesino desde el
principio, y no ha permanecido en la verdad porque no hay verdad en él. Cuando
habla mentira, habla de sus propios recursos, porque es mentiroso, y padre de
mentira "El castigo para los mentirosos :. Dios es santo, es decir, en él
no hay rastro de pecado y maldad. Por esta razón, no tolera la mentira. La
Biblia también habla de castigo para los mentirosos que no se arrepienten, como
puede verse en Apocalipsis 21. "8 Pero los asesinos cobardes e incrédulos,
los abominables y, los fornicarios y hechiceros, los idólatras y todos los
mentirosos tendrán su parte en el lago que arde con fuego y azufre; que es la
muerte segunda "Otra prueba de que Dios aborrece la mentira es uno de los
10 mandamientos". No dirás falso testimonio contra tu prójimo ". La
mentira es algo que destruye las relaciones: ambos hombres con Dios y entre las
personas. Es importante tener en cuenta que Jesús - que es la verdad - vino a
destruir las obras y las mentiras del enemigo. Dios odia el pecado (en este
caso mentira), pero ama al pecador y por lo envió a su Hijo Jesús para
mostrarnos la verdad y hacernos libres (Juan 8:32). La falsedad es pecado y es
una actitud reprobable a los ojos de Dios. Él es el Dios de la Verdad y les
obliga a vivir de una manera honesta y sincera a todos. Es una forma de mentir:
La Biblia nos exhorta a eliminar cualquier rastro de la mentira, una mentira de
nuestras vidas. En el libro del Génesis comienza el primer acto de la mentira,
una mentira predicado por la serpiente; y pronto toda la humanidad está dañado
por ella. Satanás se encuentra a Eva, el uso de falso testimonio, una mentira
contra Dios, lo que distorsiona su Palabra. La falsedad está siempre obligado a
mentir y el padre de la mentira es el diablo. Por lo tanto, es muy importante
que nos detenemos antes de decir que de hacer algo en contra de alguien falsa.
En Éxodo 20:16, el falso testimonio es algo condenable por Dios en uno de los
10 mandamientos. La falsedad es aborrecida por Él: Proverbios. 6. "16 Seis
cosas aborrece Jehová, Y aun siete abomina su alma: 17 Los ojos altivos, la
lengua mentirosa, las manos que derraman sangre inocente, 18 el corazón que
maquina pensamientos inicuos, los pies presurosos para correr al mal, 19 el
testigo falso que habla mentiras, y el que siembra discordia entre hermanos.
", además de abandonar las mentiras y engaños, que vemos en Efesios 4:25
que debemos decir la verdad. Esto se debe a que la falsedad destruye, pero la
verdad edificar. Si somos fieles, vamos a tener relaciones saludables. "23
y renovaos en el espíritu de vuestra mente; 24 y vestíos del nuevo hombre, el
cual creado según Dios en la justicia y santidad de la verdad. 25 Por tanto, la
mentira, hablad verdad cada uno con su prójimo; porque somos miembros los unos
de los otros. 26 Airaos, y el pecado no; no se ponga el sol sobre vuestro
enojo. 27 No le dé al diablo. 29 No sale de su boca ninguna palabra corrompida,
pero sólo la que sea buena para la necesaria edificación, a fin de dar gracia a
los oyentes ". La falsedad, la mentira destruye a la persona, sino que
también daña su relación con Dios y con los demás. Hace que una persona pierda
la confianza y la credibilidad y puede llevarlo a ser aislado o rechazado. Por
lo tanto, es muy importante prestar atención a nuestras palabras y acciones,
que debe ser puro, honesto y lleno de amor hacia el prójimo. Nuestra motivación
principal debe ser glorificar a Dios en todo lo que hacemos, siempre:
Jesucristo, la figura central del cristianismo. En ella, Jesús deja claro que
la mentira no es de Dios; e incluyendo, las referencias a Jesús durante la
Santa Escritura, es el que indica que "el camino, la verdad y la
vida". La falsedad es contrario a la verdad, el fraude, la ilusión; es
decir, un cruce de atributos negativos y perjudiciales. En el sentido bíblico
no es diferente del Antiguo Testamento, el Señor hubiera dicho a Moisés en el
capítulo 19 del Levítico para las personas que no robe, o mentira, o el uso de
la mentira cada uno con su prójimo. En el último libro del Pentateuco no es una
recomendación para el pueblo de Dios que al levantar falso testimonio contra un
hombre, para testificar contra él de algún delito, debe ser presentado ante el
Señor, delante de los sacerdotes y de los jueces que estaban en aquellos días,
que juzga la inquirissem en falso testimonio contra un hermano. Salomón (citado
en la Biblia como un sólido ejemplo de la sabiduría, cuyos reyes y reinas lo
más cerca visitaba para ver su camino a reinar) autor del libro de los
Proverbios, dijo: "Los labios mentirosos son abominación a Jehová, pero
los que actuar con fidelidad que son su contentamiento "(Proverbios
12:22). Así que al igual que su padre, el rey David, uno de los autores del
libro de los Salmos, también se pronunció en contra de la mentira que dice que "destruir
los que hablan mentira; Señor aborrecerá al hombre sangres y de engaño
"(Salmo 5: 6). ¿Quién tiene razón, no les importa, ver lo que dice en el
Salmo. "1 feliz uno varón que no anduvo en consejo de malos, ni estuvo en
camino de pecadores, ni se sienta en la silla de los burladores. 2 Sin embargo,
su deleite está en la ley del Señor, y en su ley medita de día y de noche. 3 Y
será como el árbol plantado junto a corrientes de aguas, que da su fruto en su
tiempo; su hoja no cae, y todo lo que hace prosperará. 4 No así los impíos;
pero son como el tamo que el viento. 5 Por tanto, los malvados no permanecerán
en el juicio, ni los pecadores en la congregación de los justos. 6 Porque
Jehová conoce el camino de los justos; pero el camino de los malos perecerá. "Del
mismo modo, el Nuevo Testamento continúa explicando que la mentira es una
práctica contraria a la voluntad de Dios, es decir, la mentira no es parte de
la práctica cristiana. En particular el capítulo 5 del libro de Mateo dice que
Jesucristo advirtió a sus seguidores, diciéndoles que serían bendecidos cuando
injuriassem, persiguen e incluso lied diciendo toda clase de mal contra ellos
sólo por su causa. En el libro de Hechos de los Apóstoles después de la
resurrección de Jesús, en el tiempo de la iglesia primitiva, una pareja muere
después de mentir sobre la venta de una propiedad. Sucedió que Ananías y Safira
habían escuchado a Satanás y mentido al Espíritu Santo. Esta sería una
referencia que mentir es un síntoma de que el individuo no está en comunión con
Dios. En el ambiente cristiano no es el entendimiento de que el convertido,
arrepentirse de su mal camino, una persona nace de nuevo en una nueva vida, que
las mentiras no deben ser parte de. Ver lo que dice en Hechos. 5. "1 Pero
cierto hombre llamado Ananías, con Safira su mujer, vendió una heredad, 2 y
sustrajo parte del precio, también él lo supiera su esposa; y teniendo una parte, a los pies de los apóstoles. 3 Y
dijo Pedro: Ananías, ¿por qué llenó Satanás tu corazón para mentir al Espíritu
Santo, y quedarte con parte de la masa del precio? 4 Guardando no era para
usted? Y se vende, no estaba en tu poder? ¿Por qué pusiste esto en tu corazón?
No he mentido a los hombres sino a Dios. 5 Al oír Ananías estas palabras, cayó
y murió. Y vino un gran temor sobre todos los que lo oyeron. 6 Y levantándose
los jóvenes, lo envolvieron, y sacándolo, lo sepultaron. 7 Y pasando de un
espacio de tres horas después, cuando su mujer, no sabiendo lo que había
sucedido. 8 Y Pedro le dijo: Dime, te vendí para tanto? Y ella dijo: Sí, en
tanto. 9 Y Pedro le dijo: ¿Por qué es que habéis acordado para tentar al
Espíritu del Señor? He aquí a la puerta los pies de los que sepultaron a tu
marido, y te sacarán. 10 Y de inmediato se echó a sus pies y expiró. Y cuando
entraron los jóvenes, la hallaron muerta, y la sepultaron junto a su marido. 11
Y vino gran temor sobre toda la iglesia, y todos los que oyeron estas cosas
"Colessenses 3" 8 Pero ahora, desanime, también todos:. Ira, enojo,
malicia, blasfemia, palabras deshonestas de vuestra boca. 9 No mintáis los unos
a los otros, habiéndoos despojado del viejo hombre con sus hechos, 10 y vestíos
del nuevo, que se renueva en el conocimiento después de la imagen del que lo
creó; 12 Vestíos pues, como escogidos de Dios, santos y amados, de entrañas de
misericordia, de benignidad, de humildad, de mansedumbre, de paciencia; 13
soportándoos unos a otros, y perdonándoos unos a otros, si alguno tiene queja
contra otro; que Cristo os perdonó, así también hacedlo vosotros. "Según
las Escrituras, para Dios no hay distinción entre una pequeña o grande
transgresión de su ley, e incluso una mentira mínima puede causar un gran daño!
Una persona tumbada puede pensar que un pequeño error pasa desapercibido, sin
embargo, habrá más bien una consecuencia de cada acción, no habrá corrección
proporcional en la vida del mentiroso, porque Dios es justo y sabe dar a cada
uno conforme a sus obras. A este respecto, la justicia divina es aún más claro
en el libro de Apocalipsis. Revelación. 21: "Pero los cobardes e incrédulos,
los abominables, los asesinos, los fornicarios y hechiceros, los idólatras y
todos los mentirosos tendrán su parte en el lago que arde con fuego y azufre ;
que es la muerte segunda. Vea lo que dijo Dios a través de Jesucristo en I Juan
0,3. "18 Hijitos míos, nosotros no amamos de palabra ni de lengua, sino de
hecho y en verdad. 19 Y en esto conocemos que somos de la verdad, y antes de él
tenemos nuestros corazones; 20 Sabiendo que, si nuestro corazón nos reprende,
mayor es Dios que nuestro corazón, y conoce todas las cosas. 21 Amados, si
nuestro corazón no nos reprende, confianza tenemos en Dios; 22 Y cualquier cosa
que le pidamos, la recibiremos de él, porque guardamos sus mandamientos y
hacemos lo que es agradable delante de él. 23 Y éste es su mandamiento: que
creamos en el nombre de su Hijo Jesucristo, y el amor el uno al otro, según su
mandamiento. 24 Y el que guarda sus mandamientos en él, y él en él. Y en esto
sabemos que él permanece en nosotros: por el Espíritu que nos dio ". Los
que verdaderamente aman, no importa; y Dios es amor puro. Ver lo que dice en I
Juan 0,4. "4 Hijitos, son de Dios y los habéis vencido; porque mayor es el
que está en vosotros que el que está en el mundo. 5 En el mundo son, por tanto,
hablan del mundo, y el mundo los oye. 6 Nosotros somos de Dios; el que conoce a
Dios, nos oye; uno que no es de Dios, no nos oye. En esto conocemos el espíritu
de verdad y el espíritu de error. Dios es Amor. Debemos amar a Dios ya nuestros
hermanos. 7 Amados, amémonos unos a otros; porque el amor es de Dios; y todo el
que ama ha nacido de Dios y conoce a Dios. 8 El que no ama, no ha conocido a
Dios; porque Dios es amor. 9 En esto se mostró el amor de Dios para con
nosotros, en que Dios envió a su único Hijo al mundo, para que vivamos por medio
de él. 10 En esto consiste el amor: no en que nosotros hayamos amado a Dios,
sino en que él nos amó y envió a su Hijo en propiciación por nuestros pecados.
11 Amados, si Dios nos ha amado así, debemos también nosotros amarnos unos a
otros. 12 Nadie ha visto jamás a Dios; Si nos amamos unos a otros, Dios
permanece en nosotros, y en nosotros es el amor perfecto. 13 En esto conocemos
que estamos en él y él en nosotros, en que nos ha dado de su Espíritu. 14 Y
nosotros hemos visto y testificamos que el Padre envió a su Hijo como Salvador
del mundo. 15 Todo aquel que confiese que Jesús es el Hijo de Dios, Dios
permanece en él, y él en Dios. 16 Y nosotros hemos conocido y creído el amor
que Dios tiene por nosotros. Dios es Amor; y quien permanece en el amor permanece
en Dios, y Dios en él. 17 En esto se ha perfeccionado el amor con nosotros,
para que el día del juicio confiamos; pues como él es, así somos nosotros en
este mundo. 18 En el amor no hay temor, sino que el perfecto amor echa fuera el
temor; porque el temor lleva en sí castigo, y el que teme no ha sido
perfeccionado en el amor. 19 Nosotros le amamos porque él nos amó primero. 20
Si alguno dice: Yo amo a Dios, y aborrece a su hermano, es un mentiroso. Para
que no ama a su hermano a quien ha visto, ¿cómo puede amar a Dios a quien no ha
visto? 21 Y nosotros tenemos este mandamiento de él :. Que el que ama a Dios,
ame también a su hermano "de los lectores finales Nobles aquí la parte
sobre la mentira, porque en la Biblia hay muchos informes, y por lo tanto sería
demasiado largo, y se convertiría en desagradable. Vamos a hablar un poco
acerca de lo que los perros en la Biblia. Perros: Durante mucho tiempo creí que
los perros se mencionan en este verso se referían a lejos de la iglesia
(comúnmente etiquetado como desviado, pero el análisis del contexto de 2 Pedro
2: "18 Porque hablando arrogantes palabras de vanidad, ceban con las los
deseos de la carne y disoluciones a los que verdaderamente habían huido de los
que viven en el error, 19 prometiéndoles libertad, y son ellos mismos esclavos
de corrupción. Porque el que es vencido de la misma es que trajo en cautiverio.
20 para si después de haber escapado del mundo, por el conocimiento del Señor y
Salvador Jesucristo, de nuevo son enredados en ellas y vencidos, se ha
convertido para ellos las últimas cosas peor que el primero. 21 para una mejor
para ellos no saber la camino de la justicia, que después de haberlo conocido,
volverse atrás del santo mandamiento que les fue dado; 22 Pero les ha ocurrido
a los que en un verdadero proverbio: el perro vuelve a su vómito a, y la puerca
lavada a revolcarse en el barro " Los
perros en la Biblia. De acuerdo con la Biblia, el perro (Kynes-) es un animal
impuro: ver Salmo 22: "16 Porque perros me rodeaba; la asamblea de los malvados
me han encerrado; horadaron mis manos y pies. 17 Puedo contar todos mis huesos;
Ellos miran a mí. 18 brecha entre ellos mis vestidos y echaron suertes sobre mi
ropa. 19 Pero tú, Señor, no te alejes de mí. Mi fuerza, ven pronto en mi ayuda.
20 Libra mi alma de la espada, mi querida fuerza perro. 21 Sálvame de la boca
del león; Sí, has oído de los cuernos de los unicornios ". Y no eran bien
vistos en las ciudades del mundo bíblico. Las personas que están lejos de Dios,
que son impuros, se comparan con los perros, como es el caso de las
prostitutas, en Deuteronomio 23: "17 No habrá ramera de las hijas de
Israel; ni haya sodomita de los hijos de Israel. 18, aunque carezcan de los
salarios de una ramera o el precio de un sodomita a la casa de Jehová tu Dios
por ningún voto; Puesto que ambos son una abominación al Señor tu Dios. 19 Su
hermano no se presta con interés, ni dinero, ni comida, ni nada que se presta
con interés. 20 Cuando se prestan extraña en el interés, pero a tu hermano no
se presta a interés; porque el Señor tu Dios te bendiga en todo lo que se pone
la mano en la tierra a la cual entras para poseerla. (Números 30: 1-16) 21
Cuando hagas un voto al Señor tu Dios, no tardes en cumplirla; porque Jehová tu
Dios ciertamente pediré cuenta usted, y usted pecará. ". En Mateo 7: 6,
Jesús dijo: "No deis a los perros lo que es santo, ni echéis vuestras
perlas delante de los cerdos, por lo que no se sube en pie y, volviéndose, os
despedacen." Las interpretaciones de este verso varían ya veces son
completamente ajeno a su contexto. Algunos aplican literalmente, diciendo que
es el pecado de los desechos de la tabla (ya bendecidas por medio de la
oración) en el perro doméstico. Pero incluso una lectura superficial del
contexto, que es el mensaje más espiritual ya transmitida a los seres humanos,
muestra que Jesús no se está refiriendo aquí para mascotas perros o cerdos. Su
mensaje es claramente espiritual. Jesús usa animales aquí, como en todas
partes, para representar las características espirituales de ciertas personas.
Del mismo modo, llamó Herodes "ese zorro" (Lucas 13:32) y los
fariseos "Serpientes, generación de víboras" (Mateo 23:33). Sus
seguidores eran a menudo llamados ovejas (Juan 10:27). En el Antiguo
Testamento, los sacerdotes se les permitía comer ciertos sacrificios al Señor.
Vea lo que dice en Levítico 2: "1 Y cuando una persona lleva una ofrenda
de alimentos al Señor, su ofrenda será flor de harina, aceite y verter en él, y
poner incienso en él; 2 Y la traerá a los hijos de Aarón, los sacerdotes, uno
de ellos la llevarán un puñado de flor de harina y su aceite con todo su
incienso; y el sacerdote lo quemará como memorial sobre el altar; holocausto es
un olor suave á Jehová. 3 y lo que queda por encima del suministro de alimentos
será para Aarón y sus hijos; es cosa santísima de las ofrendas al Señor. 8 Y
llevarás el suministro de alimentos, lo que hará que lo que el Señor; y
presentar al sacerdote, el cual la llegará al altar. 9 Y tomará el sacerdote
que la oferta de alimentos como memorial, y lo quemará en el altar; holocausto
de olor grato a Jehová. "Sería impensable para ellos para jugar este
alimento sagrado para un perro callejero. El perro no sería capaz de apreciar
el valor de la misma. Del mismo modo, un cerdo nunca se puede apreciar la belleza
y el valor de una perla rara. Hay perros espirituales en este mundo, o personas
que simplemente no aprecian el valor de las cosas espirituales. Jesús está
diciendo que no debemos forzar el Evangelio en estas personas. Por mas que. querer guiar a una persona al Señor, no
podemos obligar a nadie a obedecer a Dios. Jesús usó un lenguaje más claro para
hablar sobre el mismo tema cuando envió a los apóstoles a predicar: "Si
alguno no os recibiere, ni oyere vuestras palabras, salid de aquella casa o
ciudad, y sacudid el polvo de vuestros pies" Escuchar en Mateo 10:
"13 Y si la casa es digna, llegue a ella vuestra paz; pero si no es digna,
vuestra paz se volverá a vosotros. 14 Y cualquiera que no os recibiere, ni
oyere vuestras palabras, al salir de aquella casa o ciudad, y sacudid el polvo
de vuestros pies. 15 De cierto os digo que el día del juicio, será más
tolerable para la tierra de Sodoma y Gomorra que para aquella ciudad. 16 He
aquí yo os envío como ovejas en medio de lobos; Por lo tanto, prudentes como
serpientes y sencillos como palomas. 17 Tenga cuidado, sin embargo, de los
hombres; porque os entregarán a los concilios y os azotarán en sus sinagogas;
"Hoy en día, tenemos que hacer lo mismo cuando enseñamos el Evangelio.
Para los que tienen hambre y sed de justicia, hay que darle todas las
oportunidades para aprender la voluntad de Dios. Pero aquellos que han
demostrado su falta de interés en las cosas espirituales no debe y no puede ser
obligado a obedecer. advertencias constantes, no importa cuán bien
intencionados, no se convierten a un perro en un cordero. Hay que tener cuidado
aquí. Los apóstoles podían discernir la actitud de una persona sólo después de
haber tratado de enseñarle. No debemos renunciar a enseñar a alguien antes de
darle la oportunidad de escuchar el evangelio. Sólo Dios sabe lo que realmente
está en el corazón! Parte de este tema fue escrito por Dennis Allan, e
investigado y revisado por José Carlos Ribeiro. Ver lo que dice en Proverbios
26: "10 El gran Dios cría todas las cosas, paga un tonto, y premia a los
transgresores. . 11 Como perro que vuelve a su vómito, Así el necio que repite
su necedad "Ver lo que dice en Filipenses 3:" 2 Guardaos de los
perros, guardaos de los malos obreros, guardaos de la circuncisión; 3 Porque
nosotros somos la circuncisión, los que adoran a Dios en espíritu y gloria en
Cristo Jesús, no teniendo confianza en la carne "se dice en Isaías
56:" 8 Así dice el Señor DIOS que reúne a los dispersos de Israel;. Tengo
entendido que otros a los que se juntaron á él. 9, todos los animales salvajes,
todos los animales del bosque, venid a devorar. 10 Todos sus atalayas son
ciegos, no saben nada; todos ellos perros mudos, no pueden ladrar; en estado
latente, que están mintiendo, y como el sueño. 11 Y los perros son codiciosos,
no puede ser suficiente; y los pastores mismos no saben entender; todos ellos a
su vez a su manera, cada uno a su provecho, cada uno de ustedes. "¿Se da
cuenta de que estos perros son una metáfora para hacer mención de los falsos
maestros que proclaman un falso evangelio o las personas que saben que ciertas
cosas que están equivocados, pero todavía insisten en hacer ellos (que también
no suena repetitivo). Cuando Isaías dijo que los profetas de Israel eran ciegos
y no sabían nada, no sabía nada al respecto. Sin saber que por olvidar a Dios,
Israel se le dio una presa de las naciones vecinas, el justo castigo de Dios a
causa de la rebelión popular "Y responderán: Por cuanto dejaron el pacto
de Jehová el Dios de sus padres, que él concertó con ellos cuando sacarlos de
Egipto; " (Deuteronomio 29: 25 La función del vigilante es lo mismo que un
perro guardián, asignaciones, así realizadas, se refieren a la figura de un
pastor Un pastor que no entiende su papel, que no sabe nada y sigue su propio. Isaías describe los israelitas caminando como
ciego, tropezando al mediodía "buscar a tientas la pared como ciegos, y al
igual que los que no tienen ojos andamos a tientas; nos tropezar en medio del
día como en la oscuridad, y lugares oscuros, como los muertos" (Is 59:10).
Es de acuerdo con esta descripción del profeta Isaías que Jesús declaró que
todos los que iban delante de él eran ladrones y atracadores. Ver lo que dice
en Juan 10 :. Jesús, el buen pastor "1 De hecho, os digo que el que no
entra por la puerta en el redil de las ovejas, sino que sube por otra parte,
ése es ladrón y salteador. 2 Pero el que entra por la puerta es el pastor de
las ovejas. 3 A éste abre el portero, y las ovejas oyen su voz, y llamado por
su nombre a sus ovejas y las saca fuera. 4 Y cuando ha sacado fuera todas las
propias, va delante de ellas, y las ovejas le siguen, porque conocen su voz. 5
Pero no seguirán a un extraño, sino que huirán de él, porque no conocen la voz
de los extraños. 6 Jesús les dijo esta parábola; pero ellos no comprendieron lo
que les quería decir. 7 Por lo tanto, de nuevo Jesús les dijo: De cierto, de
cierto os digo que yo soy la puerta de las ovejas. 8 Todos los que vinieron
antes de mí son ladrones y salteadores; pero las ovejas no los oye. 9 Yo soy la
puerta; Si alguien entra por mí, será salvo; y entrará, y saldrá, y hallará
pastos. 10 El ladrón no viene sino para hurtar y matar y destruir; He venido
para que tengan vida y la tengan en abundancia. 11 Yo soy el buen pastor; el
buen pastor su vida da por las ovejas. 12 Pero el asalariado, y que no es el
pastor, de quien no son las ovejas, ve venir al lobo, abandona las ovejas y
huye; y el lobo las arrebata y las dispersa. 13 Así que el asalariado huye,
porque es asalariado, y no tiene cuidado de las ovejas. 14 Yo soy el buen
pastor; y conozco mis ovejas, y las mías me conocen. "Para todos los
pastores de Israel no conoció a Dios y siguieron a sus corazones llenos de
engaño, que no es bueno", y los perros son codiciosos, puede no ser suficiente;
y los pastores mismos no saben entender; todos ellos a su vez a su manera, cada
uno a su ganancia, sin excepción "Isaías 56:11; Ver lo que dice en
Jeremias.50, que fue considerado como un perro: Dios castigó a su pueblo, pero
ver cómo su mano es poderosa: hasta los perros tuvieron la oportunidad de
arrepentirse, todavía allí en el pasado: por lo que dice en Jeremías. 50.
"1 Palabra que habló Jehová contra Babilonia, contra la tierra de los
caldeos, por medio del profeta Jeremías. 2 Declarar entre las naciones; y no
escuchar, y establecer un estándar, no escuchar, no deberán ocultar; por
ejemplo, Tomada es Babilonia, Bel es confundido, Merodac se hace añicos,
confundido son sus ídolos, y se rompen las imágenes. 3 ha subido contra ella
una nación del norte, la cual pondrá su tierra en asolamiento, y no habrá en él
habitan; tanto hombres como animales han huido y se han ido. 4 En aquellos días
y en aquel tiempo, dice el Señor, los hijos de Israel vendrán, ellos y los
hijos de Judá juntamente; andando y llorando vendrán, y buscarán a Jehová su
Dios. 5 Para Sion preguntar el camino a donde volverán sus rostros, diciendo:
Venid, y vamos a unir a nosotros mismos al Señor en un pacto eterno que nunca
se olvidará. 6 se han oveja perdida mi pueblo, sus pastores las hicieron errar,
a las montañas del desviada; de monte en collado caminaban, se olvidaron el
lugar de su hogar. 7 Todos los que los hallaban, los devoraban, y decían sus
enemigos: No pecaremos; por haber pecado contra el Señor, morada de justicia,
el Señor, la esperanza de sus padres. 8 Huid de en medio de Babilonia, y salió
de la tierra de los caldeos, y sed como los mansos delante del ganado. 9 Porque
he aquí, yo levanto y hago subir contra Babilonia una congregación de grandes
naciones del norte de la tierra, y prepararse contra ella; no se tomarán; sus
flechas como de valiente diestro, que no se tornará en vano. 18 Por tanto, así
ha dicho Jehová de los ejércitos, el Dios de Israel: Yo castigo al rey de
Babilonia ya su tierra, como castigué al rey de Asiria. 19 Y a traer a Israel a
su morada, y pacerá en el Carmelo y en Basán; y se llena con su alma en el
monte de Efraín y en Galaad. 20 En aquellos días y en aquel tiempo, dice el
Señor, se buscará la iniquidad de Israel, y no se hallará; y los pecados de
Judá, pero no podrán ser encontrados; Porque perdonaré al remanente que dejo
". Isaias jugó su función de torre de vigilancia fiel porque advirtió a
los hijos de Israel, diciendo: "Oye, vosotros sordos y ciegos vosotros, he
aquí que es posible que vea" (Isaías 42:18). Pero, como ninguna atención
ni entender la palabra del Señor se derramó sobre él el ardor de la ira de Dios
", pero esto es una robó y saqueó las personas; todos están atrapados en
cavernas y escondidos en cárceles; Son de una presa, y no hay quien libre; para
ser saqueada, y ninguno dice: Restaurar. ¿Quién de vosotros oirá esto, ¿quién
atenderá y escuchará lo que está por venir? ¿Quién dio a Jacob en botín, ya
Israel a los ladrones? ¿No dijo el Señor, contra quien pecamos, y de un modo
que no quería andar, no escuchar a su ley? Así que se ha derramado sobre ellos
el ardor de su ira, y la fuerza de la guerra, y le prendió fuego redonda; Pero
ellos no entendían; y los quemó, pero no lo puso en el corazón "(Isaías
42:22 -25). Cuando Jesús vino, anunció que su misión era dar vista a los
ciegos. Los fariseos, a su vez, se preguntaron si Jesús también estaba diciendo
que eran ciegos. Si fariseos reconocidos que eran ciegos, por lo tanto, se
arrepienten. "Y Jesús le dijo: Yo vine a este mundo para juicio, para que
los que no ven vean, y los que ven se vuelvan ciegos. Entonces algunos de los
fariseos que estaban con él oyeron esto, le dijeron: ¿Somos nosotros también
ciegos? Jesús les dijo: Si fuerais ciegos, no tendríais pecado; mas ahora
porque decís, Vemos; por lo tanto, su pecado permanece "(Juan. 09:39 -41).
De ahí que el veredicto sobre los fariseos, "Dejadlos: son ciegos guías de
ciegos y si el ciego guía a otro ciego, ambos caerán en el hoyo." (Mateo
15:14.). Completantando este razonamiento; Aquí Jesús en los siguientes versos:
"Habla de lo que contamina la humanidad viene del corazón. Ver Mateo. 15.
"14 Dejadlos; Son guías ciegos. Y si un ciego guía a otro ciego, ambos
caerán en el hoyo. 15 Entonces Pedro, abriendo su boca, y le dijo: Decláranos esta
parábola. 16 Pero Jesús les dijo: ¿Así que ustedes mismos son aún sin
entendimiento? 17 aún no entienden que todo lo que entra en la boca va al
vientre, y es echado fuera? 18 Pero lo que sale de la boca procede del corazón,
y esto contamina al hombre. 19 Porque del corazón salen los malos pensamientos,
los homicidios, los adulterios, las fornicaciones, los hurtos, los falsos
testimonios, las blasfemias. 20 Estas son las cosas que contaminan al hombre;
pero comer con las manos sin lavar no contamina al hombre. Además de seguir
cada uno a su manera, los pastores '' (perros ciegos y mudos) entienden que
nada de lo que Isaías describe, estaban "locos" porque convocado a
sus seguidores a traer el vino para que juntos (profetas y personas) podían
beber, o regocijarnos sí mismos. Y qué argumento alegría? Que mañana sería como
hoy, o mucho mejor. Según ellos nada malo iba a pasar la ceguera (Isaías
56:12). Los falsos pastores gente borracha con falsos discursos, diciendo que
no era la paz, pero no había paz! Ver lo que dice en Ezequiel 13: "2 Hijo
de hombre, profetiza contra los profetas de Israel que profetizan, y di a los
que profetizan de su corazón, escuchen la palabra del Señor; 3 Así ha dicho
Jehová el Señor: ¡Ay de los profetas insensatos, que andan en pos de su propio
espíritu y no han visto nada! 4 Tus profetas, oh Israel, son como zorras en los
desiertos. 5 No subido a las brechas, ni habéis edificado un muro alrededor de
la casa de Israel, estando en la batalla en el día del Señor. 6 Vieron vanidad
y adivinación de mentira, diciendo: Dijo el Señor; cuando el Señor no los ha
enviado; y hacer que se espera que se confirme la palabra. 7 no es visto visión
vana, y dicho adivinación mentirosa, pues que decís: El Señor dice, y no he
hablado? 8 Por tanto, así ha dicho Jehová el Señor: Por cuanto habéis hablado
vanidad, y habéis visto mentira, por tanto, he aquí que yo estoy contra ti,
dice el Señor Dios. 9 Y será mi mano contra los profetas que ven vanidad y
adivinan mentira; No estar en la congregación de mi pueblo, ni los registros de
la casa de Israel serán escritos, ni entrar en la tierra de Israel; y sabréis
que yo soy el Señor Dios. 10 Por tanto, y por cuanto engañaron a mi pueblo,
diciendo, Paz, no habiendo paz; y uno edificaba la pared, y he aquí, otros
cubren con lodo suelto; 11 Di a la cubierta con lodo suelto, que caerá. Habrá
un gran golpe a la lluvia, y vosotros, piedras de granizo que la hagan caer, y
viento tempestuoso la romperá. 12 Y he aquí que caía de la pared, no le dirá,
¿dónde está el mortero con el que la recubrieron "La ceguera de los hijos
de Israel se mantuvo hasta la venida de Cristo, la raíz de David" Juan 9:
"39 y dijo: Gracias Jesús. yo vine a este mundo para juicio, para que los
que no ven, vean, y los que ven se vuelvan ciegos 40 y algunos de los fariseos
que estaban con él oyeron esto, dijeron a él, no estaremos ciegos ? 41 Jesús
les dijo: Si fuerais ciegos, no tendríais pecado; mas ahora porque decís,
Vemos; por lo tanto, su pecado permanece "Cristo es la Aurora de lo alto
para iluminar a los que habitan en la oscuridad, pero los líderes de Israel
permaneció ciego a mediodía" Les dije, pues Jesús. La luz sigue contigo
para una poco tiempo. Caminad mientras tenéis la luz, para que no os sorprendan
las tinieblas; el que anda en tinieblas, no sabe a dónde va. Mientras tenéis la
luz, creed en la luz, para que seáis hijos de luz. Estas cosas dijo Jesús, y en
retirada, los había escondido "(Jn 12:35 -36);
Se
dice en Isaías 59. 6 Sus telas no se convierten en una prenda de vestir ni
cubrirán de sus obras; sus obras son obras de iniquidad, y el acto de violencia
hay en sus manos. 7 Sus pies corren al mal, y se apresuran para derramar la
sangre inocente; sus pensamientos, pensamientos de iniquidad; destrucción y
quebrantamiento hay en sus caminos. 8 No sabe el camino de la paz, no hay
justicia en sus caminos; los han hecho sendas tortuosas; cualquiera que ellas
fuere, no conocerá la paz. 9 Por esto se alejó de nosotros, y la justicia no
llega a nosotros; esperamos luz, y he aquí tinieblas; resplandores, y andamos
en oscuridad. 10 Vamos palpando la pared como ciegos, y cómo los que no tienen
ojos andamos a tientas; Tropezamos en medio del día como en la oscuridad, y
lugares oscuros, como los muertos. 11 A todos nos gruñido como osos, y llorar
lastimeramente como palomas; esperamos juicio, y no la hay; para la salvación,
y que está lejos de nosotros. 12 Porque nuestras rebeliones se han multiplicado
delante de ti, y nuestros pecados han atestiguado contra nosotros; por nuestras
transgresiones están con nosotros, y conocemos nuestras iniquidades; 13 El
prevaricar y mentir contra Jehová, y el apartarse de en pos de nuestro Dios,
hablar de opresión y rebelión, concebir y proferir de corazón palabras de
mentira. 14 Por tanto, la ley se ha convertido hacia atrás, y la justicia se
puso de lejos: porque la verdad tropezó en la plaza, y la equidad no pudo
venir. 15 Sí, la verdad es deficiente, y el que se aparta del mal es hecho
presa; y el Señor vio, y le disgustaba que no hubo juicio. "Los hijos de
Israel necesarios para distinguir la justicia manifiesta en el castigo con la
deportación y el exilio, la justicia de Dios se manifieste a todas las personas
a través de la encarnación de Cristo, la raíz de David, que dice en 1 Corintios
1: "28 y Dios ha escogido lo vil del mundo, y los despreciados, y que no
es, para deshacer lo que es: . 29 Para que ninguna carne se jacte en su 30 Mas
por él estáis vosotros en Cristo Jesús, el cual nos ha sido hecho por Dios
sabiduría, justificación, santificación y redención; 31 Porque como está
escrito: El que se gloría, gloríese en el Señor dejó "Aquí termina la
parte III de este tema todavía está en que no entrarán en el reino de los
cielos, la nueva Jerusalén. Gracias a todos por los ánimos de todos mundo, que
es ahora más de 217.000 visitas.
Este problema está siendo investigado y revisado por José Carlos Ribeiro, soy miembro de la Iglesia Bautista de la EM, me gradué en el Hospital de Capellanía en los años 2012 y 2014, los cursos aplicados por el capellán Mercedes y el maestro, pastor y capellán Reis, que también es profesor bioética a los estudiantes UFMS médicos.
Campo Figure 5 de febrero de, 2017 jcr0856@hotmail.com
Este problema está siendo investigado y revisado por José Carlos Ribeiro, soy miembro de la Iglesia Bautista de la EM, me gradué en el Hospital de Capellanía en los años 2012 y 2014, los cursos aplicados por el capellán Mercedes y el maestro, pastor y capellán Reis, que también es profesor bioética a los estudiantes UFMS médicos.
Campo Figure 5 de febrero de, 2017 jcr0856@hotmail.com
Comentários
Postar um comentário
Olá meus nobres leitores (as ) muito obrigado pela confiança e pelos mais de 44 mil acessos. Isto me torna com mais responsabilidades, e me obriga a fazer pesquisa cada vez mais seria, pois não posso baixar a qualidade, o nível da pesquisa. Estou muito feliz com todos vocês, e quero dizer que, meus temas são longos, para que todos venham ter um melhor aprendizado, e melhorem seus conhecimentos, pois nas igreja não terão tantas informações assim. se quiseram que eu desenvolva algum tema relacionado com a palavra de Deus, mandem algum recado que tentarei desenvolver. Fiquem com Deus todos vocês
em nome de Jesus.