Pular para o conteúdo principal

Família para Deus. Qual é a importância da família para Deus! Parte III Também em Ingles e Espanhol


    Família para Deus. Qual é a importância da família para Deus! Parte III
        A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA
Muita gente só enxerga o valor emocional, sentimental da família; mas o problema desta avaliação é que a família somente é boa quando as circunstâncias respaldam tal sentimento. Quando há crise, problemas de relacionamento e uma série de outros fatores que contribuem para que as emoções se desgastem, o valor atribuído à família é seriamente comprometido. Atribuir à família apenas o valor sentimental pode ser algo muito traiçoeiro. Precisamos ir além disso e entender o valor que o Pai Celestial agregou à família. E então, somente então, poderemos trabalhar o valor emocional permitindo que ele se alinhe ao que as Escrituras Sagradas nos ensinam. Portanto, para consolidar o conceito do valor familiar, quero discorrer sobre os princípios e valores bíblicos acerca da família.
DEUS PENSA EM TERMOS DE FAMÍLIA                                                                                                                                                  
O Senhor não trata apenas com indivíduos, mas também com famílias. É claro que a salvação é individual, e a fé e a escolha (com suas consequências) também. O juízo vindouro também tem essa característica, e é por isso que a Palavra de Deus declara: “Assim, pois, cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus” (Romanos 14.12). Contudo, quando falamos a respeito de propósito (não de responsabilidade), percebemos que a Bíblia apresenta um Deus que pensa em termos de famílias, e não apenas de indivíduos.
“Bem-aventurado todo aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos. Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem. A tua mulher será como a videira frutífera, no interior da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira, ao redor da tua mesa. Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor.”  (Salmo 128.1-4)
Deus fala de prosperidade material e da família. E depois de falar da bênção sobre a família de quem teme ao Senhor, o salmista enfatiza: “assim será abençoado o homem que teme ao Senhor”.      A bênção da família parece vir até mesmo antes das outras:
Vejam o que diz em  (Salmo 144.12 ao )   1  Bendito  seja o Senhor, minha rocha, que ensina as minhas mãos para a peleja e os meus dedos para a guerra;  2  Benignidade minha e fortaleza minha; alto retiro meu e meu libertador és tu; escudo meu, em quem eu confio, e que me sujeita o meu povo.  12  Para que nossos filhos sejam como plantas crescidas na sua mocidade; para que as nossas filhas sejam como pedras de esquina lavradas à moda de palácio;  13  Para que as nossas dispensas se encham de todo provimento; para que os nossos rebanhos produzam a milhares e a dezenas de milhares nas nossas ruas. 14  Para que os nossos bois sejam fortes para o trabalho; para que não haja nem assaltos, nem saídas, nem gritos nas nossas ruas. 15  Bem-aventurado o povo ao qual assim acontece; bem-aventurado é o povo cujo Deus é o SENHOR.
     “Deus faz que o solitário viva em família; liberta os presos e os faz prosperar; mas os rebeldes habitam em terra árida.”  (Salmo 68.6)
“Ele faz com que a mulher estéril habite em família, e seja alegre mãe de filhos. Louvai ao Senhor.”  (Salmo 113.9)
Durante muito tempo eu acreditei que o Senhor abençoava a família porque ela era importante para nós. Portanto, como forma de nos agradar, pelo valor que nós damos à família, o Pai Celeste a abençoava. Contudo, descobri (e falarei disso mais adiante) que Deus não abençoa a família apenas por ser importante para nós. É muito mais do que isso, uma vez que a família é importante para Ele! E as bênçãos prometidas em todo o tempo sobre as famílias somente fortalecem esse conceito.
Nobres leitores (as) o que eu pretendo passar para voces é: Deus não vê a família como o mundo de hoje vê e prática. Família para Deus é algo muito importante, e que o mundo a nossas autoridades acha que liberando para se fazerem o que quiserem, está tudo bem, tudo certo, mas não está. Família sem alicerce, sem uma base solida, está fadada ao fracasso. E como se fortalece uma família! Somente estando todos nós ligados a Deus. Não existe outra boa opção: o mundo, jamais irá dar esta sustentação de apoio familiar. Nos dias de hoje, tudo é permitido. Nossas autoridades tirarão dos pais o direito de se corrigir os filhos (as), de permitir que eles trabalhem. Mas permite que se prostituam, que se viciem, que matem, que roubem: mas não permite que se corrijam, e que trabalhem ainda jovens. Eu tive minha carteira assinada aos treze anos de idade. Mas antes disso, eu já trabalhava vendendo jornal, sorvete e engraxava. Não virei bandido, não me droguei e nem me prostitui. E mais: constituí família alicerçada num bom casamento que dura apenas 39 anos, e me casei com uma mulher como manda a palavra de Deus. Eu hoje vivo um drama, pois sou avô e sei que, jamais conseguirei passar para minha neta tudo aquilo que passei para minhas filhas. 
Pois o mundo evoluiu para pior, e permite que tudo possa ser feito dentro da lei do homem, desrespeitando a lei de Deus.                                                                                                                             Vocês que irão ver e ler as mensagens, peço desculpas por não mostrar aquilo que todos gostariam de ler: mensagens falsas apenas para agradar a aqueles que preferem assim. Hipocrisias. Não serei hipócrita com vocês.
 Nobres leitores peço desculpas por talvez repetir esta mensagem, pois faz 10 meses que postei a última mensagem, e não achei ela salva.        
                         MANDAMENTOS FAMILIARES:
Além das bênçãos sobre a família (que revelam o quanto o Senhor a aprecia e quer que vivamos o Seu melhor), encontramos na Palavra de Deus, também, a questão dos mandamentos familiares. Desde que instituiu a família, o Criador a protegeu, dando aos homens leis que deveriam proteger a instituição chamada família. Nos Dez Mandamentos, temos dois deles diretamente ligados à questão familiar (a ordem de honrar os pais e a de não adulterar – sem contar o de não cobiçar a mulher do próximo). As Sagradas Escrituras estão repletas de mandamentos familiares – ordens divinas acerca da vida familiar.
Esses mandamentos, se obedecidos, trazem bênçãos sobre a vida daqueles que os praticam. Por outro lado, a quebra desses mandamentos, que denomino “pecados familiares”, também trarão consequências diferenciadas (falarei mais sobre isso num capítulo com o mesmo tema). A ordem divina de honrar os pais, por exemplo, é chamada de “o primeiro mandamento com promessa”:
Veja o que mostram em Efésios 6. I “Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra. 4  E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.
   Obedecer aos mandamentos que protegem a família nos farão ser bem-sucedidos em tudo e ainda aumentar nossos dias de vida. Prosperidade e longevidade num pacote só!                             
 Os filhos devem a seus pais não apenas obediência, mas também honra. Ao se casarem, os filhos deixam pai e mãe e se unem ao seu cônjuge; isso põe fim à necessidade de obediência, mas não de honra:                             Vejam  o que Deus pensa sobre família através de uma viúva; e como “Ele não desampara ninguém, e o que uma viúva representa para Deus.                                                                                                                        Veja o que mostra em  (1 Timóteo 5.... 3  Honra as viúvas que verdadeiramente são viúvas. 4  Mas, se alguma viúva tiver filhos, ou netos, aprendam primeiro a exercer piedade para com a sua própria família, e a recompensar seus pais; porque isto é bom e agradável diante de Deus. 5  Ora, a que é verdadeiramente viúva e desamparada espera em Deus, e persevera de noite e de dia em rogos e orações; 6  Mas a que vive em deleites, vivendo está morta. 7  Manda, pois, estas coisas, para que elas sejam irrepreensíveis. 8  Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel. 9  Nunca seja inscrita viúva com menos de sessenta anos, e só a que tenha sido mulher de um só marido; 10  Tendo testemunho de boas obras: Se criou os filhos, se exercitou hospitalidade, se lavou os pés aos santos, se socorreu os aflitos, se praticou toda a boa obra. 11  Mas não admitas as viúvas mais novas, porque, quando se tornam levianas contra Cristo, querem casar-se;)                                                                                                   A palavra de “Deus” é na maioria das vezes mal interpretadas, pois há muitas pessoas que estão a frente da obra de Deus, que não estudam, não se informam  direito naquilo que irão falar, debater; numa igreja ou numa reunião de família, ou conhecidos. Aqui o apostolo Timóteo, da sua opinião sobre a mulher viúva, e diz aquilo que Deus quis que ele dissesse. Hoje como este mundo o maligno é quem governa, ele tenta de todo jeito desvirtuar as pessoas que buscam a “Deus”, seus mandamentos, leis e estatutos. Nada mudou. O homem de hoje é que está fazendo tudo de maneira errônea. Pois hoje tudo está sendo liberado pelo homem, mas jamais por Deus. E uma destas mudanças é permitir que casamentos sejam de qualquer maneira, sem barreiras, sem limites. Vejam aqui um exemplo: uma pessoa enviuvou, e pela lei do homem esta pessoa está pronta para assumir outro relacionamento seja ele com outra mulher ou homem x homem. Tudo normal. Engano, mentira. Não pode. E mais se uma pessoa viúva se casa com uma pessoa que está separado, divorciado (a). Para Deus esta relação está errada, pois outro casamento só quem for se casar novamente estiver na situação de viúvo (a) Hoje se oficializam qualquer coisa, mas não se esqueça de que, “Deus não brinca de ser Deus”, e não mudou suas leis, mandamentos por causa do homem.                                                          
 Os filhos devem recompensar seus pais (que os criaram) quando esses chegam à velhice; devem suprir seus progenitores não só em suas necessidades materiais. Ainda que não devam mais a obediência de quando viviam sob seu teto, devem honra. Sempre! Além dos mandamentos que determinam a conduta dos filhos para com os pais, também encontramos na Bíblia os mandamentos que determinam a conduta dos pais para com os filhos, especialmente a ordem de criá-los no temor do Senhor:   Os filhos são uma bênção de Deus, que Ele nos dá como recompensa e alegria (Salmos 127:3-5). São uma grande responsabilidade, mas também um consolo na velhice. Os pais devem proteger e educar os filhos no conhecimento de Deus e os filhos devem respeitar e obedecer aos pais.
Qual é o papel dos pais na educação dos filhos?
Os pais são o primeiro contato que uma criança tem com o resto do mundo e são fundamentais na formação do seu caráter. A Bíblia diz que é o trabalho dos pais ensinar aos filhos a seguir a Deus e agir corretamente, desde pequenos. Os filhos precisam de amor e atenção, mas também de disciplina e às vezes repreensão, para o seu próprio bem (Provérbios 13:24).
A Bíblia avisa os pais a não irritarem seus filhos, porque podem ficar desanimados (Colossenses 3:21). Os pais precisam ser um exemplo para seus filhos, não uma vergonha ou um problema. A educação dada pelos pais será refletida mais tarde na vida adulta dos filhos, pois eles não se esquecerão do que aprenderam (Provérbios 22:6).
E os filhos, têm responsabilidades? Sim, a responsabilidade principal dos filhos é honrar os pais. Este é um dos Dez Mandamentos e vem com a promessa de uma vida longa e boa (Deuteronômio 5:16). É importante ser obediente enquanto ainda estão debaixo da autoridade dos pais. Honrar é também respeitar os pais, mesmo em adulto e independente. Se os pais precisam de cuidado, os filhos devem ajudar, como forma de retribuir o trabalho que os pais tiveram com eles.                         
 o que significa honrar pai e mãe? Como honrar teu pai e tua mãe?                                         
 Às vezes o relacionamento entre pais e filhos é difícil e as pessoas ficam feridas. Não é bom ficar de mal com os filhos ou os pais, é preciso tentar reconciliar e perdoar. A família é muito importante e precisamos lutar por ficar unidos, tal como Jesus está unido com o seu Pai.  Jesus, nos uniu num amor verdadeiro, que somente Deus tem através do Filho amado, “o Salvador do mundo que é “Jesus Cristo”. Veja o que diz em João 17: “13  Mas agora vou para ti, e digo isto no mundo, para que tenham a minha alegria completa em si mesmos. 14  Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. 15  Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal. 16  Não são do mundo, como Eu do mundo não Sou. 17  Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. 18  Assim como Tu me enviaste ao mundo, também Eu os enviei ao mundo. 19  E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade. 20  E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em Mim; 21  Para que todos sejam um, como Tu, ó Pai, o és em Mim, e Eu em Ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que Tu me enviaste. 22  E Eu dei-lhes a glória que a Mim me deste, para que sejam um, como nós somos um. 23  Eu neles, e Tu em Mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.
24  Pai, aqueles que me deste quero que, onde Eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque Tu me amaste antes da fundação do mundo. 25  Pai justo, o mundo não te conheceu; mas eu te conheci, e estes conheceram que tu me enviaste a mim. 26  E Eu lhes fiz conhecer o Teu nome, e lhe farei conhecer mais, para que o amor com que me tens amado esteja neles, e Eu neles esteja.”
  Viram a diferença de família! Deus Já amava se Único filho “Jesus Cristo” muito antes da fundação do mundo. E nós nos tornamos família de Deus, filhos de ‘Deus, por amor do filho Jesus Cristo””                       
Honrar pai e mãe significa mostrar respeito por eles. Honrar os pais nem sempre é fácil, mas a Bíblia mostra como você pode honrar seus pais de maneira saudável.                                      
 O 5º Mandamento é honrar seu pai e sua mãe. Esse mandamento vem com uma promessa: quem honra os pais terá longa vida na terra e essa vida irá correr bem (Efésios 6:). 
Honrar os pais é muito importante!         ”1  VÓS, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.  2  Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; 3  Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. 4  E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor. 7  Servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens. 8  Sabendo que cada um receberá do Senhor todo o bem que fizer, seja servo, seja livre.                                                                                                                                O pai e a mãe são as autoridades na família, com a responsabilidade muito séria de educar e cuidar dos filhos. Os pais nunca são perfeitos, mas merecem a honra dos filhos pelo trabalho que fazem. Para bem ou para mal, os pais são um grande exemplo e influência na vida dos filhos.                Como honrar pai e mãe? A Bíblia mostra como honrar seu pai e sua mãe:
Obedecendo: A forma mais simples de honrar seus pais é obedecendo a eles. Esse é o dever de toda criança (Colossenses 3:20). A grande maioria dos pais quer o bem de seus filhos e suas regras servem para proteger e orientar. Quem obedece aos seus pais evita muitos problemas e sofrimentos na vida.          Colossenses. 3. “18  Vós, mulheres, estai sujeitas a vossos próprios maridos, como convém no Senhor. 19  Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não vos irriteis contra elas. 20  Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor. 21  Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo. 23  E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens, 24  Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis.                                                 
À medida que você vai crescendo e ganhando independência, esse relacionamento com os pais vai mudar. Em vez de ordens que você precisa obedecer, os ensinamentos dos pais se tornarão conselhos que devem ser escutados. Como adulto, você não está mais debaixo das ordens de seus pais, mas não deve desprezar seus conselhos (Provérbios 1: “8  Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensinamento de tua mãe, 9  Porque serão como diadema gracioso em tua cabeça, e colares ao teu pescoço. 10  Filho meu, se os pecadores procuram te atrair com agrados, não aceites. 11  Se disserem: Vem conosco a tocaias de sangue; embosquemos o inocente sem motivo; 15  Filho meu, não te ponhas a caminho com eles; desvia o teu pé das suas veredas;                                                    Proverbios. 22. 6  Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.                                                   
 Veja também: o que Deus diz sobre os filhos?                                                         
 Mostrando respeito:         Vejam estas palavras ditas por Deus através do rei Salomão em Provérbios. 23. 12  Aplica o teu coração à instrução e os teus ouvidos às palavras do conhecimento. 13  Não retires a disciplina da criança; pois se a fustigares com a vara, nem por isso morrerá. 14  Tu a fustigarás com a vara, e livrarás a sua alma do inferno. 15  Filho meu, se o teu coração for sábio, alegrar-se-á o meu coração, sim, o meu próprio. 19  Ouve tu, filho meu, e sê sábio, e dirige no caminho o teu coração. 22  Ouve teu pai, que te gerou, e não desprezes tua mãe, quando vier a envelhecer. 25  Alegrem-se teu pai e tua mãe, e regozije-se a que te gerou. 26  Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos observem os meus caminhos. 27  Porque cova profunda é a prostituta, e poço estreito a estranha.”                                                                                                                    Não é bom tratar mal os pais. É possível ser honesto e discordar dos pais sem mostrar. Em vez de “atacar” quando você está irritado, acalme-se primeiro e tente consertar o problema com amor, honestidade e carinho.  (Provérbios 30: “17  Os olhos que zombam do pai, ou desprezam a obediência à mãe, corvos do ribeiro os arrancarão e os filhotes da águia os comerão.
            Você também pode mostrar respeito lembrando e agradecendo pelas coisas boas que seus pais fizeram por você. O trabalho dos pais é muito difícil e eles ficam muito felizes com um pouco de gratidão!                    
Cuidando: Quando você é criança, seus pais têm a responsabilidade de cuidar de você. Quando você é adulto e seus pais são idosos, você tem a responsabilidade de cuidar deles. Isso significa ajudar seu pai e sua mãe a terem uma vida digna na velhice (1 Timóteo 5:4).                                          
 O livro de Provérbios contém muito ensinamento prático dos pais para os filhos. Consideremos alguns versículos que frisam a importância de dar e receber esta orientação: “Ouvi, filhos, a instrução do pai e estai atentos para conhecerdes o entendimento” (4:1); “Filho meu, atenta para as minhas palavras; aos meus ensinamentos inclina os ouvidos” (4:20); “Filho meu, guarda o mandamento de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe” (6:20); “O filho sábio alegra a seu pai, mas o filho insensato é a tristeza de sua mãe” (10:1); “O filho sábio ouve a instrução do pai, mas o escarnecedor não atende à repreensão” (13:1); “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele” (22:6).
    O Novo Testamento, também, fala da importância da instrução pelos pais. Paulo comentou sobre a fé que Timóteo aprendeu da sua mãe e avó (2 Timóteo 1: ‘3  Dou graças a Deus, a quem desde os meus antepassados sirvo com uma consciência pura, de que sem cessar faço memória de ti nas minhas orações noite e dia; 4  Desejando muito ver-te, lembrando-me das tuas lágrimas, para me encher de gozo; 5  Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti.”)                           
 O mesmo apóstolo escreveu: “E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor” (Efésios 6:4).                                                                    
 Em Hebreus também nos mostra sobre a importância da disciplina na instrução dos filhos (Hebreus 12:3-11). A Bíblia toda enfatiza a importância da educação dada pelos pais aos filhos. “3  Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos. 4  Ainda não resististes até ao sangue, combatendo contra o pecado. 5  E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do SENHOR, E não desmaies quando por ele fores repreendido; 6  Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho. 7  Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija? 8  Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos. 9  Além do que, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos? 10  Porque aqueles, na verdade, por um pouco de tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade. 11  E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela.
          Pais Devem Ensinar aos seus Filhos. As sugestões que seguem servem para iniciar ou orientar seus filhos precisam. Vamos considerar algumas coisas que os filhos devem aprender dos seus pais.                           
Respeitar autoridade. Aprender a respeitar a autoridade absoluta do Senhor é de suma importância para a salvação eterna dos filhos (Mateus 28: “18  E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.  20  Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.                                                                                       
 2 Tessalonicenses 1: “7  E a vós, que sois atribulados, descanso conosco, quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu com os anjos do seu poder, 8  Como labaredas de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo; 9  Os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, ante a face do Senhor e a glória do seu poder, 10 Quando vier para ser glorificado nos seus santos, e para se fazer admirável naquele dia em todos os que creem (porquanto o nosso testemunho foi crido entre vós). 11  Por isso também rogamos sempre por vós, para que o nosso Deus vos faça dignos da sua vocação, e cumpra todo o desejo da sua bondade, e a obra da fé com poder; 12  Para que o nome de nosso SENHOR Jesus Cristo seja em vós glorificado, e vós nele, segundo a graça de nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo.
    Quando a criança aprende a respeitar a autoridade da mãe e do pai terrestre, toma um passo importante na direção da submissão a Deus. Se não respeitar o pai visível, como vai obedecer ao Pai Celeste?                      O princípio de respeito deve abranger outras figuras de autoridade – professores na escola, supervisores no serviço, oficiais do governo e guias espirituais ( Romanos 13: .... 1 Pedro 2:13,18; 3:1; Hebreus 13:17).
Romanos. 13. “1  Toda a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus. 2  Por isso quem resiste à potestade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação. 3  Porque os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer a potestade? Faze o bem, e terás louvor dela. 4  Porque ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador para castigar o que faz o mal. 5  Portanto é necessário que lhe estejais sujeitos, não somente pelo castigo, mas também pela consciência. 6  Por esta razão também pagais tributos, porque são ministros de Deus, atendendo sempre a isto mesmo. 7  Portanto, daí a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.
O amor ao próximo, a vigilância, a pureza  8  A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.   9  Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.  10  O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.  11  E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé.   12  A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz. 13 Andemos honestamente, como de dia; não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja. 14 Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.
Veja também em II Pedro.2  13  Sujeitai-vos, pois, a toda a ordenação humana por amor do Senhor; quer ao rei, como superior;  14  Quer aos governadores, como por ele enviados para castigo dos malfeitores, e para louvor dos que fazem o bem. 15  Porque assim é a vontade de Deus, que, fazendo bem, tapeis a boca à ignorância dos homens insensatos; 16  Como livres, e não tendo a liberdade por cobertura da malícia, mas como servos de Deus.  17  Honrai a todos. Amai a fraternidade. Temei a Deus. Honrai ao rei.                                                   
    Os deveres dos servos cristãos   18  Vós, servos, sujeitai-vos com todo o temor aos senhores, não somente aos bons e humanos, mas também aos maus.  19  Porque é coisa agradável, que alguém, por causa da consciência para com Deus, sofra agravos, padecendo injustamente.  20  Porque, que glória será essa, se, pecando, sois esbofeteados e sofreis? Mas se, fazendo o bem, sois afligidos e o sofreis, isso é agradável a Deus.  21  Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas.  22  O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano. 23  O qual, quando o injuriavam, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente;  24  Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados.                                                              
 Veja o que diz em Hebreus 13. “17  Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil. 20  Ora, o Deus de paz, que pelo sangue da aliança eterna tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande pastor das ovelhas, 21  Vos aperfeiçoe em toda a boa obra, para fazerdes a sua vontade, operando em vós o que perante ele é agradável por Cristo Jesus, ao qual seja glória para todo o sempre. Amém.                             
 Sabe por que existe famílias desestruturadas! É porque nossos pais não fazem as coisas como devem serem feitas. A maioria de nossos pais, não atentam o que diz a palavra de “Deus”. Eles não buscam entendimento, discernimento, e sabedoria para passar aos seus filhos (as). E tudo isto está localizado num livro chamado “Bíblia Sagrada”. Ali encontraremos todas as informações que precisamos passar para toda nossa família, incluindo a ´nós pais também. infelizmente que precisa passar estas informações, são os mais desinformados, por não buscarem e pôr na maioria das vezes, acharem ridículas tais informações. Sabem por quê? Porque não foram escritas por nenhum homem comum, mas sim por homens escolhidos por Deus.                                   
 Nobres leitores experimentem fazerem as coisas buscando primeiramente “Deus”. Consultem Deus através do Filho Jesus Cristo” pedindo orientações espirituais, para que “Ele” esteja a frente de nossas ações, atitudes; para que não façamos as coisas de maneira abrupta, agressiva, que na maioria das vezes, chegamos a cometer vários delitos, pecados gravíssimos. Uma família que tem “Deus” em primeiro lugar, será sim uma família abençoada e feliz. Outro fator importante é: família segundo a vontade de Deus e nunca segundo a nossa vontade. Muito cuidado com a liberdade que o mundo de hoje está nos oferecendo, e com apoio de nossas autoridades civis. Hoje, se pode constituir famílias de maneira que não agrada a “Deus, e que ainda se usam o nome de Deus” em vão.  E se dão em união civil, legalmente as leis humanas, mas nunca segundo as leis de “Deus” que jamais poderá ser mudada, ou modificada                                                                                          
 II Reconhecer limites e consequências. Os pais precisam ensinar o princípio da colheita: “Aquilo que o homem semear, isso também ceifará” (Gálatas 6: “5  Porque cada qual levará a sua própria carga. 6  E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui. 7  Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. 8  Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. 9  E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. 10  Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.    (Provérbios 22:8-9). “ 8  O que semear a perversidade segará males; e com a vara da sua própria indignação será extinto. 9  O que vê com bons olhos será abençoado, porque dá do seu pão ao pobre.                        
 Desobediência precisa ser castigada: Disciplina:   (Provérbios 19: “18  Castiga o teu filho enquanto há esperança, mas não deixes que o teu ânimo se exalte até o matar.
         Prov. 23. “12  Aplica o teu coração à instrução e os teus ouvidos às palavras do conhecimento. 13  Não retires a disciplina da criança; pois se a fustigares com a vara, nem por isso morrerá. 14  Tu a fustigarás com a vara, e livrarás a sua alma do inferno. 22  Ouve teu pai, que te gerou, e não desprezes tua mãe, quando vier a envelhecer. 23  Compra a verdade, e não a vendas; e também a sabedoria, a instrução e o entendimento. 24  Grandemente se regozijará o pai do justo, e o que gerar um sábio, se alegrará nele. 25  Alegrem-se teu pai e tua mãe, e regozije-se a que te gerou. 26 Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos observem os meus caminhos.”                                 
 Diz assim também em Provérbios 15: “10  Correção severa há para o que deixa a vereda, e o que odeia a repreensão morrerá. 11  O inferno e a perdição estão perante o SENHOR; quanto mais os corações dos filhos dos homens?”                                                                                
 Conhecer o Senhor. Quando trazemos um filho para este mundo, damos vida à uma pessoa com um espírito que vai existir para a eternidade – ou na presença de Deus na glória do céu, ou banido da presença dele no tormento do inferno (João 5: “23  Para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou. 24  Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. 25  Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão. 26  Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo; 27  E deu-lhe o poder de exercer o juízo, porque é o Filho do homem. 28  Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. 29  E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação.               
Aquele filho cresce, se torna responsável pelos próprios atos e, infelizmente, peca contra Deus (Romanos 3:23). Para alcançar a vida eterna e evitar o castigo eterno, ele precisa conhecer o Senhor. Precisa crer em Jesus Cristo (João 8:24), arrepender-se (Lucas 13:3) e ser batizado para remissão dos seus pecados (Atos 2:38; Marcos 16:16). Os pais devem ensinar seus filhos sobre Deus e sobre a salvação em Jesus.
 ) Conhecer a Bíblia. Para conhecer o Senhor, é necessário conhecer a palavra que ele nos revelou. Salmo 78 fala da importância do ensinamento baseado na História bíblica. Crianças pequenas gostam de ouvir as histórias de Noé, Abraão, Moisés, Davi, Daniel etc. São capazes de aprender muitos fatos importantes sobre Deus. Aproximando a adolescência, desenvolverão uma capacidade maior para compreender os ensinamentos (doutrinas) da Bíblia, já com uma base sólida de compreensão histórica. Comece cedo, e continue ajudando seus filhos a crescerem no conhecimento da palavra.
) Distinguir entre o certo e o errado. O primeiro filho a nascer na história do mundo pecou quando não escolheu o bem (Gênesis 4:). Caim sentiu inveja, ciúmes de seu irmão Abel, e o matou, pagou caro pelo seu pecado. Até a quarta geração de sua família foram amaldiçoadas, e quem tentasse matar Caim, seria castigado por sete vezes:      
 diz assim em Gênesis. 4. 1  E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem.  2  E deu à luz mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra. 3  E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR. 4  E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta.  5  Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. 6  E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? 7  Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.                                                                                      
 O primeiro homicídio          8  E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou.  9  E disse o SENHOR a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão? 10  E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra.  11  E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão. 12  Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra. 13  Então disse Caim ao SENHOR: É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada. 14  Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e vagabundo na terra, e será que todo aquele que me achar, me matará. 15  O SENHOR, porém, disse-lhe: Portanto qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado. E pôs o SENHOR um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse.                                                                 
 Os nossos filhos terão que decidir entre dois caminhos com destinos opostos                            vejam o que diz em (Mateus 7: “13  Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; 14  E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.                                             
 Diz assim em Hebreus 5: “13  Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino.  14  Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal.                                                           
 Esta capacidade de distinguir entre o bem e o mal definirá diversas decisões na vida:  
“O que justifica o perverso e o que condena o justo abomináveis são para o Senhor, tanto um como o outro” (Provérbios 17:15).
) Trabalhar e ser responsável. O homem foi criado para trabalhar, e deve ser responsável em todos os seus compromissos. Deus sempre condenou a preguiça (Provérbios 6:6-11; 19:15,24).             Paulo disse: “Se alguém não quer trabalhar, também não coma”
 (2 Tessalonicenses 3:10).                            
 Tratando da responsabilidade financeira em relação à família, ele disse: “Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente” (1 Timóteo 5:8).
) Ser responsável pelos próprios atos. Desde o pecado do primeiro casal, as pessoas têm tentado fugir da responsabilidade pelos próprios atos (veja Gênesis 3:11-13). A mulher culpou a serpente que a tentou. O homem culpou a mulher e até tentou jogar uma parte da culpa em Deus por ter criado sua companheira! Muitas pessoas hoje preferem dizer que “aconteceu” para não admitir que “eu fiz”. É mais fácil culpar o governo ou a sociedade do que assumir responsabilidade pelos próprios atos. Ninguém nunca conseguiu justificar o pecado. Deus justifica pecadores arrependidos!     
 )  Cumprir seus deveres na família. Pais fiéis a Deus, fiéis aos cônjuges e fiéis aos filhos ajudam os filhos a aprenderem seus papéis na família (Efésios 5:22 ao “22  Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao SENHOR;  23  Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo Ele próprio o salvador do corpo.  24  De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos. 25  Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, 26  Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, 27  Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. 28  Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. 29  Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja; 30  Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos.  31  Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne.
Diz assim em Efésios -6: “1  VÓS, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.  2  Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; 3  Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. 4  E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.  Obs. Assim é o conceito de família para Deus, com normas e regras bem definidas, que o ser humano não faz, obedece, segue.
     Pais precisam ser homens de verdade que sustentam e guiam suas famílias. Mães precisam ser submissas aos seus maridos, mostrando amor para eles e para os filhos. Filhos precisam ser obedientes, respeitando e honrando os pais. E os pais devem ensinar aos filhos, ajudando-os a crescer para ser homens e mulheres fiéis a Deus e dedicados às suas famílias.                               Aprender uma perspectiva eterna. Todos nós precisamos aprender a olhar para tudo ao nosso redor de uma perspectiva eterna. Pessoas materialistas se preocupam com as coisas passageiras. Pessoas espirituais olham para as coisas eternas. Nós, e nossos filhos, precisamos aprender que “acabam-se os nossos anos como um breve pensamento.... porque tudo passa rapidamente” (Salmo 90: “8  Diante de ti puseste as nossas iniquidades, os nossos pecados ocultos, à luz do teu rosto. 9  Pois todos os nossos dias vão passando na tua indignação; passamos os nossos anos como um conto que se conta. 10  Os dias da nossa vida chegam a setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o orgulho deles é canseira e enfado, pois cedo se corta e vamos voando. 11  Quem conhece o poder da tua ira? Segundo és tremendo, assim é o teu furor. 12  Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. 15  Alegra-nos pelos dias em que nos afligiste, e pelos anos em que vimos o mal. 16  Apareça a tua obra aos teus servos, e a tua glória sobre seus filhos. 17  E seja sobre nós a formosura do SENHOR nosso Deus, e confirma sobre nós a obra das nossas mãos; sim, confirma a obra das nossas mãos.” )                                                 
 Como Moisés, devemos pedir: “Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio” (Salmo 90:12).                                                                                                                  Precisamos ensinar e viver de uma maneira que os nossos filhos possam aprender a acumular seus tesouros no céu, não aqui na terra (Mateus 6: “19  Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; 20  Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. 21  Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.                                                           
 Veja o que diz em  Lucas 12: “15  E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui. 16  E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância;  17  E ele arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. 18  E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; 19  E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. 20  Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? 21  Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.  22  E disse aos seus discípulos: Portanto vos digo: Não estejais apreensivos pela vossa vida, sobre o que comereis, nem pelo corpo, sobre o que vestireis. 23  Mais é a vida do que o sustento, e o corpo mais do que as vestes. 24  Considerai os corvos, que nem semeiam, nem segam, nem têm despensa nem celeiro, e Deus os alimenta; quanto mais valeis vós do que as aves?
A vida passa como neblina (Tiago 4: “13  Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; 14  Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. 15  Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. 16  Mas agora vos gloriais em vossas presunções; toda a glória tal como esta é maligna. 17  Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.
Depois desta vida, vem o julgamento e a eternidade (Hebreus 9: “27  E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo, 28  Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.                                 
 Vamos ensinar a palavra de Deus para ajudar os nossos filhos olharem para a eternidade e se prepararem para a vida eterna na presença de Deus! Ser pais é uma grande bênção e uma responsabilidade enorme que alcança a eternidade. Vamos fazer o melhor possível para guiar os nossos filhos no caminho do Senhor
    Partes das pesquisas foram escritas por Dennis Allan, e complementadas por José Carlos Ribeiro.
Nobres leitores, estou finalizando a parte III deste tema sobre família segundo a vontade, e as leis de Deus. Espero estar podendo passar-lhes informações que possam fazer a diferença na salvação e libertação na vida de um membro de suas famílias, (filhos, esposas, sobrinhos, netos etc.,).  O conceito família precisa ser revisto por todos nós nos dias de hoje, pois o mundo está desvirtuando, destruindo tudo aquilo que vem ao encontro a aquilo que “Deus” espera de nós. Hoje tudo pode, tudo é permitido; e ninguem mais está preocupado se vai agradar a Deus ou não. O que importa é: se estou feliz, bem-sucedido, realizado, porque vou me preocupar com coisa alguma! Uma família bem estruturada, tem que ter a presença de “Deus”. Mas isto não está sendo aplicado no dia a dia; pois parece ser algo que não lhe trará benefícios visíveis. Família tem muita importância para Deus sim. Não importa se o mundo acha que voce não precisa de Deus.                                 
 Porque voce vai obedecer a Deus, se nunca o viu! Porque fazer as coisas tudo certinha, se o mundo oferece tudo de mão beijada. Porque devo ser uma pessoa amargurada, triste, sem futuro cheio de barreiras, empecilhos, se não posso fazer nada de errado. Se posso fazer tudo o que quiser, se o mundo nada me proíbe. Nós temos o livre arbítrio de escolher aquilo que quisermos fazer. Mas não se esqueçam de uma coisa muito importante: um dia todos iremos morrer sim e prestar contas a “Deus” por tudo que fizemos ou deixamos de fazer. E Mais: a salvação será individual, e todos nós seremos julgados um dia sim; infelizmente a maioria da humanidade para a morte eterna no inferno junto com o diabo, atormentado, triste para toda a eternidade no lago de enxofre, inferno, na escuridão, nas trevas, onde nunca mais se verá a luz.                                                
Nobres leitores, pensem e analisem se vale a pena perder a salvação por causa da modernidade, da liberdade humana, só porque Deus tem normas, regras, leis e mandamentos a serem seguidos.            Este tema está sendo escrito, pesquisado e revisado minuciosamente, para que nada fique fora do contexto almejado. Todas as informações aqui colocadas foram feitas uma revisão detalhada, buscando as respostas dentro da palavra de “Deus” a Bíblia Sagrada; somente depois de confirmadas eu as coloco no tema. Quero pedir desculpas desde já se o tema não agradar a todos; pois é um tema polêmico para os dias de hoje.
 Termina aqui a parte III deste tema. Caso encontrar mais informações que possa aprofundar ainda mais o tema, voltarei com a parte IV. Desde já meu muito obrigado a todos voces que me prestigiam em meu blog; que hoje atingiu a marca de mais de 500 mil acessos em todo mundo. Tenho poucos seguidores, mas bastante leitores. Sou formado em Capelania Hospitalar nos anos de 2012 e 2014 pela Ufms e também escritor evangélico. Tenho uma Cartilha desenvolvida para ser usada em hospitais ou em qualquer lugar, por onde passarem. Caso interessarem, o preço é de 20 reais, entrego em qualquer lugar, desde que paguem a entrega postal. A Cartilha se chama: Cartilha do Conforto Espiritual e Emocional. Tel para contato. 67( 99222 2363)                                                      Campo Grande 17 de Agosto de 2019 . José Carlos Ribeiro; membro da Primeira Igreja Batista de C.G MS


Family to God . What is the importance of the family to God! Part III
        THE IMPORTANCE OF FAMILY
Many people only see the emotional, sentimental value of the family; But the problem with this assessment is that the family is good only when circumstances support such a feeling. When there is crisis, relationship problems, and a host of other factors that contribute to the eroding of emotions, the value attached to the family is seriously compromised. Attributing only sentimental value to the family can be very tricky. We need to go beyond that and understand the value Heavenly Father has added to the family. And then, only then can we work out the emotional value by allowing it to align with what the Holy Scriptures teach us. Therefore, to consolidate the concept of family value, I want to discuss the biblical principles and values ​​about the family.
God thinks in terms of family  The Lord deals not only with individuals, but also with families. Of course salvation is individual, and faith and choice (with their consequences), too. The coming judgment also have this feature, and this is why the Word of God declares, "So then each of us shall give account of himself to God" (R the m - year 14 .12 ). However, when we talk about purpose (not responsibility), we realize that the Bible presents a God who thinks in terms of families, not just individuals.
“Blessed is everyone who fears the Lord and walks in his ways. For thou shalt eat the labor of thy hands; happy you will be, and it will do you good. Your wife will be like the fruitful vine within your house; your children like olive plants around your table. Behold, thus shall a man be blessed that feareth the Lord. ” (Psalm 128: 1-4) 
God speaks of material prosperity and the family. And after speaking of the blessing upon the family of those who fear the Lord, the psalmist emphasizes, "Thus shall the man that feareth the Lord be blessed." The family blessing seems to come even before the others                                               
See what it says in  (Psalm 144.12 ao ) 1 Blessed be the LORD my rock, which teacheth my hands to war, and my fingers to war; 2 My mercy and my fortress; my high retreat and my deliverer are you; my shield, whom I trust, and which my people subdue me. 12 That our children may be as plants grown in their youth; so that our daughters may be like cornerstones carved in the palace fashion; 13 That our dispensations may be filled with every provision; that our flocks may produce thousands and tens of thousands on our streets. 14 That our oxen may be strong for the work; so that there are no robberies, no exits, no shouts in our streets. 15 Blessed are the people to whom this happens; Blessed is the people whose God is the LORD.         
     “God makes the lonely live in families; free the prisoners and make them prosper; but the rebels dwell in a dry land. ” (Psalm 68: 6) 
“He makes the barren woman to dwell in the family, and to be a happy mother of children. Praise the Lord. ” (Psalm 113: 9) 
For a long time I believed that the Lord blessed the family because it was important to us. Therefore, as a way of pleasing us, for the value we place on the family, Heavenly Father blessed her. However, I have found (and will discuss this later) that God does not bless the family just because it is important to us. It is much more than that, since family is important to Him! And the all-time promised blessings on families only strengthen this concept.
Noble readers, what I intend to pass on to you is : God does not see the family as the world today sees and practices . Family to God is very important, and the world to our authorities thinks that releasing to do whatever they want is all right, all right, but it is not . Family without foundation, without a solid foundation, is doomed to failure. And how a family is strengthened! Only when we are all connected with God. There is no other good option: the world will never give this support of family support. These days, everything is allowed. Our authorities will deprive parents of the right to correct their children, to allow them to work. But it allows them to prostitute themselves, to become addicted, to kill, to steal: but it does not allow them to correct themselves, and to work while still young. I had my wallet signed at thirteen years old. But before that, I worked selling newspaper, ice cream and shine. I didn't become a bandit, I didn't take drugs and I didn't prostitute myself . What's more, I formed a family based on a good marriage that lasts only 39 years, and I married a woman as God's word dictates. I live a drama today because I am a grandfather and I know that I will never be able to pass on to my granddaughter all that I passed on to my daughters. For the world has evolved for the worse, and allows everything to be done within the law of man, disrespecting the law of God. You who will see and read the messages, I apologize for not showing what everyone would like to read: fake messages just to please those who prefer it. Hypocrisies. I will not be hypocritical with you .                                                      
 Noble readers may apologize for repeating this message, it is 10 months I posted the last message, and did not think it saves.     
                         FAMILY COMMANDMENTS :
In addition to family blessings (which reveal how much the Lord appreciates and wants us to live His best), we also find in the Word of God the issue of family commandments. Since establishing the family, the Creator has protected it by giving men laws that should protect the institution called the family. In the Ten Commandments we have two of them directly linked to the family issue (the command to honor parents and not to commit adultery - not to covet the neighbor's wife). The Holy Scriptures are full of family commandments - divine commands about family life.
These commandments, if obeyed, bring blessings upon the lives of those who practice them. On the other hand, breaking these commandments, which I call “family sins,” will also have different consequences (I will talk more about this in a chapter with the same theme). God's command to honor parents, for example, is called “the first commandment with promise”:
See what they show in Ephesians 6. I “Children, be obedient to your parents in the Lord, for this is just. Honor thy father and mother (which is the first commandment with promise), that it may be well with thee, and be long-lived upon the earth. 4 And you fathers, do not provoke your children to anger, but bring them up in the doctrine and admonition of the Lord. "
   Obeying the commandments that protect the family will make us successful in everything and further increase our days. Prosperity and longevity in one package! Children owe their parents not only obedience but also honor. When they marry, the children leave father and mother and join their spouse; This puts an end to the need for obedience, but not honor:                             
See what God thinks of family through a widow; and like, “He does not forsake anyone, and what a widow represents to God.                                                                                                                       
 See what it shows in  ( 1 Timothy 5. ... 3 Honor widows who are truly widows. 4 But if any widow has children, or grandchildren, first learn to show mercy to her own family, and to reward her children. fathers, for it is good and pleasant before God. ” 5 The one who is truly widowed and helpless expects God, and endures night and day in prayer and prayer, 6 But she who lives in delights is living dead. 7 Send therefore these things, so that they may be blameless. 8 But if any provide not for his own, and specially for those of his family, he has denied the faith and is worse than an infidel. 9 Never be a widow with less than sixty years old, but only to her who was the wife of one husband: 10 Having a testimony of good works, If she brought up children, exercised hospitality, washed the feet of the saints, helped the afflicted, and practiced all good works. work. 11 Do not admit But the younger widows, for when they grow wanton against Christ they want to marry; ) The word "God" is most often misinterpreted as there are many people who are the front from the work u s, who do not study, do not tell what right will speak, discuss; in a church or family gathering or acquaintances. Here the apostle Timothy, of his opinion of the widow woman, says what God intended him to say. Today as this evil world rules, he tries in every way to misrepresent the seekers of "God," his commandments, laws, and statutes. Nothing changed. Today's man is doing everything wrong. For today everything is being released by man, but never by God. And one of these changes is to allow marriages to be anyway, without barriers, without limits. Here's an example: a person is widowed, and by the law of man this person is ready to assume another relationship whether he is with another woman or man x man. Everything normal. Cheating, lie. Can not. And more if a widow marries a person who is separated, divorced. For God this relationship is wrong, because another marriage only who is remarried is widowed (a) Today anything is official, but do not forget that, "God does not play at being God", and has not changed their laws, commandments for man's sake . Children should reward their parents (who raised them ) when they reach old age; they must supply their parents not only in their material needs. Although they no longer owe the obedience of when they lived under their roof, they owe honor. Ever! In addition to the commandments that determine children's conduct toward their parents, we also find in the Bible the commandments that determine parents' conduct toward their children, especially the command to raise them in the fear of the Lord: Children are a blessing from God. , which He gives us as a reward and joy (Psalm 127: 3-5). They are a great responsibility, but also a comfort in old age. Parents must protect and educate their children in the knowledge of God, and their children must respect and obey their parents.                                   
 What is the role of parents in raising their children?
Parents are the first contact a child has with the rest of the world and are instrumental in shaping their character. The Bible says that it is the job of parents to teach their children to follow God and act right from a young age. Children need love and attention, but also discipline and sometimes rebuke, for their own good (Proverbs 13:24).
The Bible warns parents not to irritate their children because they may become discouraged (Colossians 3:21). Parents need to be an example to their children, not a shame or a problem. The education given by parents will be reflected later in the adulthood of their children, for they will not forget what they have learned (Proverbs 22: 6).
And the children, have responsibilities? Yes, the primary responsibility of children is to honor their parents. This is one of the Ten Commandments and comes with the promise of a long and good life (Deuteronomy 5:16). It is important to be obedient while still under the authority of parents. To honor is also to respect parents, even in adult and independent. If parents need care, children should help as a way to repay their parents' work with them. What does it mean to honor father and mother? How to honor your father and mother? Sometimes the relationship between parents and children is difficult and people get hurt. It's not good to be upset with your children or parents, you have to try to reconcile and forgive. Family is very important and we must strive to be united, just as Jesus is united with his Father . Jesus has united us in true love, which only God has through the beloved Son, "the Savior of the world who is" Jesus Christ. " See what it says in John 17: " 13 But now I come to you, and I say this in the world, that they may have my joy fulfilled in themselves. 14 I gave them your word, and the world hated them, because they are not of the world, as I am not of the world. 15 I do not ask you to remove them from the world, but to deliver them from evil. 16 They are not of the world, such as E u not world S or. 17 Sanctify them in your truth. Your word is the truth. 18 As soon as T u sent me into the world, and u sent them into the world. 19 And by them I sanctify myself, that they also may be sanctified in the truth. 20 And do not pray for these alone, but for those also who through their word shall believe in M im ; 21 that all may be one as T u, Father, are in M im and E u of T i; that they also may be in us so that the world may believe that T u sent me. 22 E E u have given them the glory that M im me, that they may be one as we are one . 23 I in them, and T u in M im so that they be brought to complete unity to let the world know that you sent me, and hast loved them , as thou hast loved me. 24 Father , those whom you have given me, I want them to be with Me where I am, so that they may see my glory which you have given me. because T u loved me before the foundation of the world. 25 Righteous Father , the world has not known you; but I knew you, and they knew that you sent me to me. 26 E E u made known to them T I name, and lh and I will know more, so that the love wherewith thou hast loved me may be in them, and E u them are. "
  They saw the difference in family! God Already Loved His Only Son “Jesus Christ” long before the foundation of the world. And we become God's family, children of 'God, for the sake of the son Jesus Christ. ' ” Honoring father and mother means showing respect for them. Honoring parents is not always easy, but the Bible shows how you can honor your parents in a healthy way. The 5th Commandment is to honor your father and mother. This commandment comes with a promise: He who honors his parents will have a long life on earth and this life will go well (Ephesians 6 :). Honoring parents is very important! ” 1 You children, be obedient to your parents in the Lord, for this is just. 2 Honor your father and your mother, which is the first commandment with promise. 3 That it may be well with you, and live a long time upon the earth. 4 And you fathers, do not provoke your children to anger, but bring them up in the doctrine and admonition of the Lord. 7 Serving willingly as the Lord, and not as men. 8 Knowing that each one will receive from the Lord all the good that he does, whether he be a servant or a free man. ”                                                               
Father and mother are the authorities in the family, with the very serious responsibility of raising and caring for their children. Parents are never perfect, but they deserve the honor of their children for the work they do. For better or for worse, parents are a great example and influence in their children's lives. How to honor father and mother? The Bible shows how to honor your father and mother:  Obeying : The simplest way to honor your parents is by obeying them. This is the duty of every child (Colossians 3:20). The vast majority of parents want the good of their children and their rules serve to protect and guide. Those who obey their parents avoid many problems and sufferings in life. Colossians. 3 . " 18 You women, be in subjection to your own husbands, as is fitting in the Lord. 19 Husbands, love your wives, and do not be angry with them. 20 Children, obey your parents in everything, for this is pleasing to the Lord . 21 You fathers, do not anger your children, that they may not lose heart. 23 And whatsoever ye do, do it with all your heart, as unto the Lord, and not unto men, 24 Knowing that ye shall receive the reward of the inheritance from the Lord, because ye serve Christ the Lord.
As you grow older and gain independence, this relationship with parents will change. Instead of commands you must obey, the teachings of parents will become counsel that must be heeded. As an adult, you are no longer under the command of your parents, but you should not disregard their advice (Proverbs 1: “ 8 My son, listen to your father's instruction, and do not leave your mother's teaching, 9 For they will be like diadem . graceful in thy head, and chains about thy neck 10 Son mine, if sinners seek to attract you with treats, not accepted. 11 If they say, Come with us to wait for blood, embosquemos the innocent without cause: 15 my son, do you set your way with them, turn your foot from their paths, "                       
 Proverbs . 22 6 Educate the child in the way that he should walk, and he will not turn away from him until he is old. See also: What does God say about children? showing respect :        
 Look at these words spoken by God through king Solomon in Proverbs . 2 3 . 12 applies . thine heart unto instruction, and thine ears to the words of knowledge 13 Do not withhold discipline from the child: for if you beat him with the rod , I shall not die. 14 You Thou shalt beat him with the rod, And shalt deliver his soul from hell. 15 My son , if your heart is wise, my heart will be glad, even my own. 19 Hear , my son, and be wise, and direct thine heart in the way. 22 Listen to your father who begot you, and do not despise your mother when she is old. 25 Let your father and your mother be glad, and be glad that she bore you. 26 Give me, my son, your heart, and let your eyes observe my ways. 27 For the deep pit is the harlot, and the narrow pit the strange. “ It's not good to treat parents badly. It is possible to be honest and disagree with parents without showing . Instead of "attacking" when you are angry, calm down first and try to fix the problem with love, honesty and affection. (Proverbs 30: “ 17 The eyes that mock the father, or despise obedience to the mother, ravens from the brook shall pluck them, and the eagles' cubs shall eat them. ”    
You can also show respect by remembering and thanking you for the good things your parents have done for you. The work of the parents is very difficult and they are very happy with a little gratitude! Caring : When you are a child, your parents have a responsibility to take care of you. When you are an adult and your parents are elderly, you have a responsibility to take care of them. This means helping your father and mother lead a decent life in old age (1 Timothy 5: 4). The book of Proverbs contains much practical teaching from parents to their children. Consider a few verses that stress the importance of giving and receiving this guidance: “ Hear, my children, the instruction of the father, and be careful to know the understanding” (4: 1); “My son, heed my words; incline my ear to my teachings ”(4:20); “My son, keep thy father's commandment, and leave not thy mother's instruction” (6:20); “A wise son makes his father glad, but a foolish son is the sadness of his mother” (10: 1); “A wise son hears his father's instruction, but a scorner does not heed reproof” (13: 1); “Teach a child the way he should go, and yet when he is old he will not turn from him” (22: 6).                                                                                     
 The New Testament , too, speaks of the importance of instruction by parents. Paul commented on the faith that Timothy learned from his mother and grandmother (2 Timothy 1: ' 3 I thank God, whom I serve with a pure conscience from my forefathers, that I continually remember you in my prayers night and night. day; 4 Greatly desiring to see thee, being mindful of thy tears, to fill me with joy; 5 Bringing to mind the unfeigned faith that is in thee, which dwelt first in thy grandmother Lois , and thy mother Eunice, and I am sure that he also dwells in you. ” ) The same apostle wrote : “ And ye fathers, provoke not your children to anger, but bring them up in the discipline and admonition of the Lord ”(Ephesians 6: 4). In Hebrews also tells us about the importance of discipline in the education of children (Hebrews 12: 3 -11). The whole Bible emphasizes the importance of parenting to their children. " 3 Consider therefore him that endured such contradiction of sinners against himself, lest he wearied and faint in your minds. 4 You have not yet resisted to the blood, fighting against sin. 5 And you have already forgotten the exhortation which you argue with you as sons: My son, do not despise the Lord's correction, and do not faint when you are reproved by Him; 6 For the LORD correcteth he that loveth, and beateth him that receiveth for a son. 7 If you endure correction, God treats you as sons; For what son is the father not right? 8 But if you are without discipline, in which everyone is made a participant, then you are bastards, not children. 9 Moreover , we had our fathers after the flesh, to correct us, and we reverenced them; Shall we not subject ourselves much more to the Father of spirits to live? 10 For those, indeed, for a little while corrected us as they saw fit; but this, for our benefit, to be partakers of his holiness. 11 And indeed all correction to the present seems not to be joyful but sadness, but afterward it produces a peaceful fruit of righteousness in those exercised by it. "                                                                            
 Parents Must Teach Their Children . The following suggestions serve to start or guide your children need. Let's consider some things children should learn from their parents. Respect authority . Learning to respect the absolute authority of the Lord is of paramount importance for the eternal salvation of the children (Matthew 28: “ 18) And Jesus came and spake unto them, saying, All power is given unto me in heaven and in earth. 20 Teaching them to keep all things that I have commanded you, and, behold, I am with you always, even to the end of the age. Amen.                                  
 2 Thessalonians 1: “ 7 And you who are troubled, rest with us. when manifest the Lord Jesus from heaven with the angels of his power, 8 As flames fire taking vengeance on them that know not God , and that obey not the gospel of our Lord Jesus Christ, 9 which shall be punished They will suffer everlasting destruction before the face of the Lord and the glory of his might. 10 When he comes to be glorified in his saints, and to be admirable in that day to all who believe (because our testimony was believed among you). 11 Therefore we also always pray for you, that our may God make you worthy of his vocation, and fulfill every desire of his goodness, and the work of faith with power; 12 That the name of our Lord Jesus Christ may be glorified in you, and you in him, according to the grace of our God and of the Lord Jesus Christ. "                          
    When a child learns to respect the authority of the earthly mother and father, he takes an important step toward submission to God. If you do not respect your visible father, how will you obey Heavenly Father ? The principle of respect should encompass other authority figures — teachers in school, supervisors in service, government officials, and spirit guides ( Romans 13: .... 1 Peter 2: 13,18; 3: 1; Hebrews 13:17) .                     
Roman Os . 13. “ 1 Let every soul be subject to the higher powers; For there is no power that is not from God. and the powers that are are ordained of God. 2 Therefore he that resisteth the power resisteth the ordinance of God; and those who resist will bring condemnation upon themselves. 3 For rulers are not a terror to good works, but to evil. Do you therefore not want to fear the power? Do good, and thou shalt praise her. 4 For she is God's minister for your good. But if you do evil, fear; for it bringeth not a feeble sword; For he is a minister of God, and an avenger to punish the evildoer. 5 Therefore you must be subject to it, not only by punishment but also by conscience. 6 For this reason you also pay taxes, because they are God's ministers, always attending to this very thing. 7 So , then each of their dues: tribute to whom tribute; to whom tax, tax; to whom fear, fear; to whom honor, honor.
Love of Neighbor, Watchfulness, Purity 8   You owe nothing to none but the love with which you love one another; For he who loves others has fulfilled the law. 9 Indeed, you shall not commit adultery, you shall not kill, you shall not steal, you shall not give false witness, you shall not covet; and if there is any other commandment, it is all in this word: Thou shalt love thy neighbor as thyself. 10 Love does not hurt others. So the fulfillment of the law is love. 11 And this I say, knowing the time, that it is time to awake from sleep; because our salvation is now closer to us than when we accept the faith. 12 The night is past, and the day is come. Let us reject the works of darkness, and put on the weapons of light. 13 Let us walk honestly, as in the day; not in gluttony, in drunkenness, in dishonesty, in dissolution, in strife and envy. 14 But put on the Lord Jesus Christ, and be not mindful of the flesh in its lusts.           
See also in II Peter. 2 “ 13 Submit yourselves therefore to all human ordinance for the Lord's sake; to the king as superior; 14 And to the governors, as sent by him, for the punishment of evildoers, and for the praise of them that do good. 15 For thus is the will of God, that in doing good they put their mouths to the ignorance of foolish men; 16 As free, and having not liberty for a covering of malice, but as servants of God. 17 Honor everyone. Love the fraternity. Fear God. Honor the king. The Duties of Christian Servants 18 You servants submit yourselves with all fear to your masters, not only to the good and human, but also to the wicked. 19 For it is a pleasant thing that a man, because of his conscience toward God, should suffer affliction and suffer unjustly. 20 For what glory is this if you are slapped and suffering? But if in doing good you are afflicted and suffering, it is pleasing to God. 21 For to this you are called; for Christ also suffered for us, leaving us an example, that ye may follow his steps. 22 Who did not commit sin, neither was deceit found in his mouth. 23 Which when they reviled him, he reviled not, and when he suffered, he did not threaten, but gave himself to him who judged righteously. 24 Who himself bore our sins in his own body on the tree, that we, being dead to sins, might live unto righteousness; and by their wounds you were healed. ”                                                             
See what it says in Hebrews 13. “ 17 Obey your shepherds, and submit to them; For they watch over your souls, like those who will give them care. to do so with joy and not moaning, because that would not be helpful to you. 20 Now the God of peace, who brought the Lord Jesus Christ, the great shepherd of the sheep, through the blood of the everlasting covenant, 21 perfect you in every good work, to do his will, working in you what before him is acceptable to Christ Jesus, to whom be glory for ever and ever. Amen. ”                     
You know why there are broken families ! It's because our parents don't do things as they should be done . Most of our parents do not pay attention to what the word of "God" says. They do not seek understanding , discernment, and wisdom to pass on to their children . And all this is located in a book called the Holy Bible. There we will find all the information we need to pass on to our entire family, including our parents as well . Unfortunately they need to pass this information, they are the most uninformed , because they do not seek and most often find this information ridiculous . Do you know why? For they were not written by any common man , but by men chosen by God.                                   
 Noble readers try doing things by seeking first "God . " Consult God through the Son Jesus Christ ”asking for spiritual guidance , so that“ He ”may be at the forefront of our actions, attitudes ; so that we do not do things abruptly , aggressively , that most of the time we even commit various crimes, very serious sins. A family that has “ God ” in the first place will be a blessed and happy family . Another important factor is: family according to God's will and never according to our will . Very careful with the freedom that today's world is offering us, and with the support of the ssas civil authorities. Today, one can have families d and manner that does not please "God, and still use the name of God" in vain . And they are given in civil union legally human laws, but never under the laws of "God" that never pod was to be changed or modified II Recognize limits and consequences . Parents need to teach the principle of the harvest: “What a man sows, that he shall also reap” (Galatians 6: 5) “ For every one shall bear his own burden.” 6 And what is taught in the word, he divides all his possessions with. he who instructs him 7 Do not err, God will not be mocked: for whatever a man sows, he also will reap: 8 For he that soweth to his flesh shall of the flesh reap corruption: but he that soweth to the Spirit of the Spirit. Spirit will reap everlasting life 9 And let us not tire of doing good, for in due time we will reap if we have not fainted. 10 Then , while we have time, let us do good to all, but especially to the house of faith. ” (Proverbs 22: 8-9 ). " 8   He that soweth wickedness shall reap evils, and he that with the rod of his own wrath shall be cut off. 9 He that seeth with good eyes shall be blessed, because he giveth his bread to the poor.”
Disobedience must be punished : Discipline:   ( Proverbs 19: “ 18 Punishes the your son while there is hope, but do not let your spirits rise to death.   Prov . 23. “ 12 Apply your heart to instruction and your ears to the words of knowledge. 13 Do not remove discipline from the child; For if you beat him with the rod, he will not die. 14 Thou shalt beat him with the rod, and shalt deliver his soul from hell. 22 Listen to your father who begot you, and do not despise your mother when she is old. 23 Buy the truth, not sell it; and also wisdom, instruction, and understanding. 24 The father of the righteous shall greatly rejoice, and he that begets a wise man shall rejoice in him. 25 Let your father and your mother be glad, and be glad that she bore you. 26 Give me, my son, your heart, and let your eyes observe my ways. ” He says this also in Proverbs 15: “ 10 There is a severe correction to him who leaves the path, and he who hates reproof shall die. 11 Hell and destruction are before the LORD; How much more the hearts of the children of men? ” Know the Lord . When we bring a child into this world, we give life to a person with a spirit that will exist for eternity - or in the presence of God in the glory of heaven, or banished from his presence in hell's torment (John 5: " 23 For that all honor the Son, as they honor the Father. He who does not honor the Son does not honor the Father who sent him. 24 Verily, verily, I say unto you, He that heareth my word, and believeth on him that sent me, hath everlasting life. and it shall not come to condemnation, but it has passed from death to life: 25 Verily, verily, I say unto you, The hour is coming, and now is, when the dead shall hear the voice of the Son of God, and they that hear shall live. . 26 for as the Father has life in himself, so he has granted the Son to have life in himself; . 27 And he gave him authority to execute judgment, because he is the Son of man 28 Do not marvel at this For the hour comes when all who are in the tombs will hear their voice. ” 29 And those who have done good will go out to the resurrection of the earth. those who have done evil for the resurrection of damnation. That son grows up, becomes responsible for his own deeds, and unfortunately sins against God (Romans 3:23). To attain eternal life and avoid eternal punishment, he must know the Lord. You must believe in Jesus Christ (John 8:24), repent (Luke 13: 3), and be baptized for the remission of your sins (Acts 2:38; Mark 16:16). Parents should teach their children about God and about salvation in Jesus.                                                                                        
) Know the Bible . To know the Lord, you must know the word He has revealed to us. Psalm 78 speaks of the importance of teaching based on biblical history. Young children enjoy listening to the stories of Noah, Abraham, Moses, David, Daniel, etc. They are able to learn many important facts about God. As they approach adolescence, they will develop a greater ability to understand the teachings (doctrines) of the Bible, already with a solid foundation of historical understanding. Start early, and keep helping your children grow in word knowledge.
) Distinguish between right and wrong . The first child to be born in world history sinned when he did not choose good (Genesis 4 :). Cain was jealous, jealous of his brother Abel , and killed him, paid dearly for his sin. Even the fourth generation of his family were cursed , and anyone who tried to kill Cain would be punished seven times : it says so in Genesis . 4 . 1 And Adam knew Eve his wife, and she conceived, and bare Cain, and said, I have reached a man from the LORD. 2 And she gave birth to her brother Abel; and Abel was a shepherd, and Cain was a husbandman of the land. 3 And it came to pass after a while, that Cain brought of the fruit of the ground an offering unto the LORD. 4 And Abel also brought of the firstborn of his sheep, and of their fat; And the LORD looked upon Abel and his offering. 5 But he did not regard Cain and his offering. And Cain became very angry, and his countenance fell. 6 And the LORD said unto Cain, Why art thou wroth? And why did your countenance fall? 7 If you do well, is it not certain that you will be accepted? And if you do not do good, sin lies at the door, and it will be your desire for you, but you must rule over it. The first murder 8 And Cain spoke to his brother Abel; And it came to pass, while they were in the field, that Cain arose against his brother Abel, and slew him. 9 And the LORD said unto Cain, Where is thy brother Abel? And he said, I do not know; am i my brother's keeper? 10 And God said, What hast thou done? The voice of your brother's blood cries to me from the earth. 11 And now you are cursed from the earth, who has opened his mouth to receive the blood of your brother from your hand. 12 When you till the earth, it will no longer give you its strength. fugitive and vagabond thou shalt be in the earth. 13 And Cain said unto the LORD, My wickedness is greater than that which can be forgiven. 14 Behold, you cast me from the face of the earth this day, and I will hide from your face; and I will be a fugitive and a vagabond on the earth, and whoever finds me will kill me. 15 And the LORD said unto him, Therefore whosoever killeth Cain shall be punished seven times. And the LORD put a mark on Cain, that he should not smite him that found him. ” Our children will have to decide between two paths with opposite destinies,                                                  
 see what it says in (Matthew 7: “ 13 Enter through the narrow door; for wide is the door, and wide is the way that leads to perdition, and many are those who enter in. for it; 14 because strait is the gate and narrow the road that leads to life, and few there be that find it . it says in Hebrews 5: " 13 for any who still lives on milk is unskillful in the word of righteousness it is a babe. 14 But solid food is for the mature, who by reason of use have their senses exercised to discern both good and evil. " This ability to distinguish between good and evil set several decisions in life: “He that justifieth the wicked, and he that condemns the righteous, is abominable unto the Lord both of them” (Proverbs 17:15).                                                                                        
) Work and be responsible . The man was created to work, and should be responsible in all his commitments. God has always condemned laziness (Proverbs 6: 6-11; 19: 15,24). Paul said, "If anyone does not want to work, let him not eat either" (2 Thessalonians 3:10). Concerning the financial responsibility towards the family, he said, "If any man is not caring for his own and especially his own, he has denied faith and is worse than the unbeliever" (1 Timothy 5: 8).                                                                                                                       
) Be responsible for one's actions . Since the sin of the first couple, people have been trying to shirk responsibility for their own deeds (see Genesis 3: 11-13). The woman blamed the serpent who tempted her. The man blamed the woman and even tried to blame God for creating his mate! Many people today prefer to say that "it happened" not to admit that "I did". It is easier to blame the government or society than to take responsibility for one's actions. No one has ever been able to justify sin. God justifies repentant sinners! 08     
) Fulfill your duties in the family . Parents faithful to God, faithful to spouses, and faithful to children help their children learn their roles in the family (Ephesians 5:22 to “ 22 Wives, submit yourselves to your husbands, as to the Lord; 23 For the husband is the head of the wife as Christ is the head of the church, and E le himself the savior of the body. 24 in Therefore, just as the church is subject to Christ, so let wives also be subject in everything to their husbands. 25 you , husbands, love your wives, as Christ also loved the church, and gave himself for it, 26 To sanctify it, to cleanse it with the washing of the water, by word, 27 To present it to itself a glorious church, no blemish, no wrinkle, no such thing, but holy and blameless. 28 So should husbands love their own wives, as their own bodies. He who loves his wife loves himself. 29 For no man hated him. his own flesh, but rather nourishes and sustains it, even as the Lord church: 30 For we are members of his body, of his flesh, and of his bones. 31 Therefore shall a man leave his father and his mother, and join his wife; and they shall be two in one flesh. "      
It says so in Ephesians -6: “ 1 YOU children, be obedient to your parents in the Lord, for this is just. 2 Honor your father and your mother, which is the first commandment with promise. 3 That it may be well with you, and live a long time upon the earth. 4 And you fathers, do not provoke your children to anger, but bring them up in the doctrine and admonition of the Lord.   Note This is the concept of family for God, with well-defined norms and rules, which human beings do not, obey, follow. 
     Parents need to be real men who support and guide their families. Mothers must be submissive to their husbands, showing love to them and their children. Children need to be obedient, respecting and honoring their parents. And parents must teach their children, helping them grow up to be God-faithful men and women dedicated to their families. ● Learn an eternal perspective . We all need to learn to look at everything around us from an eternal perspective. Materialistic people worry about fleeting things. Spiritual people look at eternal things. We, and our children, need to learn that “our years are over with a brief thought .... because all things pass quickly” (Psalm 90: “ 8 Thou hast set before us our iniquities, our hidden sins, in the light of . of your face 9 for all our days are passed away in thy wrath: we spend our years as a tale that is told. 10 the days of our years are threescore years and if by reason of strength they are eighty years , their pride is weary and bored, for soon it is cut short and we fly.11 Who knows the power of your wrath? As you are trembling, so is your wrath. 12 Teach us to count our days, so that Let us reach wise hearts. 15 Rejoice in the days that you have afflicted us, and in the years in which we have seen evil. 16 Let your work appear to your servants, and your glory to their children. 17 And let the beauty of the LORD be upon us. our God, and establisheth the work of our hands upon us: yea, the work of our hands shall confirm. .
 the ")                                           
Like Moses, we should ask : " Teach us to number our days, so that hearts unto wisdom "(Psalm 90:12). We need to teach and live in a way that our children can learn to accumulate their treasures in heaven, not here on earth (Matthew 6: “ 19 Lay not up treasures on earth, where moth and rust consume, and where thieves undermine and steal: 20 But lay up for yourselves treasures in heaven, where neither moth nor rust doth corrupt, and where thieves do not break through nor steal. 21 for where your treasure is , there will your heart.                                                                                                                          
 See what it says in Luke 12 : “ 15 And he said unto them, Take heed, and beware of covetousness: for the life of every man is not in the abundance of what he hath.” 16 And he offered him a parable, saying: The inheritance of a rich man had produced with plentifully: 17 and he thought within himself, saying, What shall I have no room where to bestow my fruits?. 18 and said, I will do this: pull down my barns, and build greater, and there I will store all my fruits and my goods ; 19 And I will say to my soul, Soul, thou hast in store. o Many goods for many years; rest, eat, drink and take time off. 20 But God said to him, Crazy! tonight your soul will ask you; And what have you prepared for whom? 21 So is he who lays up treasure for himself, and is not rich toward God. 22 And he said unto his disciples, Therefore I say unto you, Take no thought for your life, what ye shall eat, neither for the body, what ye shall put on. 23 More is life than food, and the body more than clothes.               24 Consider the ravens, that they neither sow, nor reap, nor have their storehouses, nor barn, and God feedeth them; How much more are you worth than birds?                                                  
 Life passes like a fog (James 4: “ 13 Now now you who say, Today or tomorrow we will go to such a city, and there we will spend a year, and hire, and we will win; 14 I tell you, you do not know what will happen) .? tomorrow for what is your life is a vapor that appears for a little while and then vanishes. 15 In that ye ought to say. If the Lord wills, we will live and do this or that 16 But now ye glorious in your presumptions: all glory as it is evil. ” 17 He who knows how to do good and does not does sin.
After this life comes judgment and eternity (Hebrews 9: “ 27 And since men are commanded to die once, after this judgment comes, 28) So Christ also offered to take away the sins of many, appear a second time without sin to those who wait for their salvation. ” Let us teach God's word to help our children look to eternity and prepare for eternal life in God's presence! Being a parent is a great blessing and a huge responsibility that reaches eternity Let's do our best to guide our children on the Lord's path. Parts of the research were written by Dennis Allan , and complemented by José Carlos Ribeiro.                                  
Dear readers, I am finishing part III of this theme about family according to the will, and the laws of God. I hope to be able to give you information that can make a difference in the salvation and deliverance in the life of a member of your family (children, wives, nephews, grandchildren, etc.). The family concept needs to be revised by all of us these days, as the world is distorting, destroying everything that meets what “God” expects of us. Today everything can, everything is allowed; and no one else is worried about whether it will please God or not. What matters is: if I am happy, successful , fulfilled, because I will worry about anything! A well-structured family must have the presence of "God." But this is not being applied on a daily basis; because it seems to be something that will not bring you visible benefits. Family is very important to God, yes. It doesn't matter if the world thinks you don't need God. Because you will obey God if you have never seen him! Why do things all right, if the world offers everything by hand. Because I must be a bitter, sad person, with no future full of barriers, obstacles, if I can't do anything wrong. If I can do anything I want, if the world forbids me nothing. We have the free will to choose what we want to do. But do not forget one very important thing: one day we will all die and be accountable to "God" for all we have done or failed to do. What's more, salvation will be individual, and we will all be judged one day; unfortunately most of humanity to eternal death in hell along with the devil, tormented, sad for all eternity in the lake of sulfur, hell, in darkness, in darkness, where the light will never be seen again. Noble readers, think and analyze whether salvation is worth losing because of modernity, human freedom, just because God has norms, rules, laws and commandments to follow. This theme is being written, researched and revised thoroughly, so that nothing is out of the intended context. All information put here has been made a detailed review, searching for the answers within the word of "God" the Holy Bible; only after confirmed I put them in the theme. I want to apologize right now if the topic doesn't suit everyone; because it is a controversial theme for today.                                                                
 This concludes part III of this theme . If you find more information that can go deeper into the topic, I'll come back with part IV . Thanks in advance to all of you who honor me on my blog; which today has reached the mark of over 500,000 hits worldwide. I have few followers, but quite readers. I graduated in Hospital Chaplaincy in 2012 and 2014 from Ufms and also an evangelical writer. I have a booklet designed to be used in hospitals or wherever they go. If they are interested, the price is 20 reais, delivered anywhere, provided they pay for postal delivery . The Primer is called: Primer of Spiritual and Emotional Comfort .
 Tel to contact. 67 ( 99222 2363) Campo Grande August 17, 2019. José Carlos Ribeiro ; member of CG MS First Baptist Church                                                                                             


Familia de Dios . ¡Cuál es la importancia de la familia para Dios! Parte III
        LA IMPORTANCIA DE LA FAMILIA
Muchas personas solo ven el valor emocional y sentimental de la familia; Pero el problema con esta evaluación es que la familia es buena solo cuando las circunstancias respaldan ese sentimiento. Cuando hay crisis, problemas de relación y una serie de otros factores que contribuyen a la erosión de las emociones, el valor asociado a la familia se ve seriamente comprometido. Atribuir solo valor sentimental a la familia puede ser muy complicado. Necesitamos ir más allá de eso y comprender el valor que el Padre Celestial ha agregado a la familia. Y entonces, solo entonces podemos resolver el valor emocional al permitir que se alinee con lo que las Sagradas Escrituras nos enseñan. Por lo tanto, para consolidar el concepto de valor familiar, quiero discutir los principios y valores bíblicos sobre la familia.
Dios piensa en términos de família. El Señor trata no solo con individuos, sino también con familias. Por supuesto, la salvación es individual, y la fe y la elección (con sus consecuencias) también. El juicio venidero también tiene esta característica, y esta es la razón por la Palabra de Dios declara: "De manera que cada uno de nosotros dará cuenta de sí mismo a Dios" (I el m - años 14 .12 ). Sin embargo, cuando hablamos de propósito (no responsabilidad), nos damos cuenta de que la Biblia presenta a un Dios que piensa en términos de familias, no solo de individuos.
“Bienaventurados todos los que temen al Señor y caminan en su camino. Porque comerás el trabajo de tus manos; feliz que serás, y te irá bien. Tu esposa será como la vid fructífera dentro de tu casa. a sus hijos les gustan las plantas de olivo alrededor de su mesa. He aquí, así será bendecido el hombre que teme al Señor. ” (Salmo 128: 1-4) 
Dios habla de la prosperidad material y la familia. Y después de hablar de la bendición sobre la familia de los que temen al Señor, el salmista enfatiza: "Así será bendecido el hombre que teme al Señor". La bendición familiar parece llegar incluso antes que los demás :                                             
Mira lo que dice en  (Salmo 144.12 ao ) 1 Bendito sea el SEÑOR, mi roca, que enseña mis manos a la guerra, y mis dedos a la guerra; 2 Mi misericordia y mi fortaleza; mi alto retiro y mi libertador eres tú; mi escudo, en quien confío, y que mi gente me somete. 12 Para que nuestros hijos sean como plantas cultivadas en su juventud; para que nuestras hijas sean como piedras angulares talladas a la manera del palacio; 13 Que nuestras dispensaciones se llenen con todas las disposiciones; para que nuestros rebaños produzcan miles y decenas de miles en nuestras calles. 14 Para que nuestros bueyes sean fuertes para el trabajo; para que no haya robos, ni salidas, ni gritos en nuestras calles. 15 Bienaventuradas las personas a quienes les sucede esto; Bienaventurado el pueblo cuyo Dios es el SEÑOR.         
     “Dios hace que los solitarios vivan en familias; liberar a los prisioneros y hacerlos prosperar; pero los rebeldes habitan en tierra firme " (Salmo 68: 6) 
“Hace que la mujer estéril viva en la familia y sea una feliz madre de hijos. Alabado sea el Señor. ” (Salmo 113: 9) 
Durante mucho tiempo creí que el Señor bendijo a la familia porque era importante para nosotros. Por lo tanto, como una forma de complacernos, por el valor que le damos a la familia, el Padre Celestial la bendijo. Sin embargo, he descubierto (y discutiré esto más adelante) que Dios no bendice a la familia solo porque es importante para nosotros. ¡Es mucho más que eso, ya que la familia es importante para Él! Y las bendiciones prometidas de todos los tiempos en las familias solo fortalecen este concepto.
Nobles lectores, lo que pretendo transmitirles es : Dios no ve a la familia como el mundo lo ve y practica hoy . La familia para Dios es muy importante, y el mundo para nuestras autoridades piensa que liberarse para hacer lo que quieran está bien, está bien, pero no lo está . La familia sin base, sin una base sólida, está condenada al fracaso. ¡Y cómo se fortalece una familia! Solo cuando todos estamos conectados con Dios. No hay otra buena opción: el mundo nunca dará este apoyo de apoyo familiar. En estos días, todo está permitido. Nuestras autoridades privarán a los padres del derecho de corregir a sus hijos, para permitirles trabajar. Pero les permite prostituirse, volverse adictos, matar, robar; pero no les permite corregirse a sí mismos y trabajar cuando aún son jóvenes. Tenía mi billetera firmada a los trece años. Pero antes de eso, trabajé vendiendo periódicos, helados y lustres. No me convertí en un bandido, no tomé drogas y no me prostituí . Además, formé una familia basada en un buen matrimonio que dura solo 39 años, y me casé con una mujer como lo dicta la palabra de Dios. Hoy vivo un drama porque soy abuelo y sé que nunca podré transmitirle a mi nieta todo lo que transmití a mis hijas. Porque el mundo ha evolucionado para peor, y permite que todo se haga dentro de la ley del hombre, sin respetar la ley de Dios. Usted, que verá y leerá los mensajes, pido disculpas por no mostrar lo que a todos les gustaría leer: mensajes falsos solo para complacer a quienes lo prefieren. Hipocresías No seré hipócrita contigo .
nobles lectores pueden pedir perdón por la repetición de este mensaje, que es de 10 meses he publicado el último mensaje, y no creo que se ahorra.     
                         MANDAMIENTOS FAMILIARES :
Además de las bendiciones familiares (que revelan cuánto aprecia y desea el Señor que vivamos de la mejor manera), también encontramos en la Palabra de Dios el tema de los mandamientos familiares. Desde el establecimiento de la familia, el Creador la ha protegido dando a los hombres leyes que deberían proteger a la institución llamada familia. En los Diez Mandamientos tenemos dos de ellos directamente vinculados al tema familiar (el comando de honrar a los padres y no cometer adulterio, no codiciar a la esposa del vecino). Las Sagradas Escrituras están llenas de mandamientos familiares, mandamientos divinos sobre la vida familiar.
Estos mandamientos, si se obedecen, traen bendiciones sobre la vida de quienes los practican. Por otro lado, romper estos mandamientos, que yo llamo "pecados familiares", también tendrá diferentes consecuencias (hablaré más sobre esto en un capítulo con el mismo tema). El mandato de Dios de honrar a los padres, por ejemplo, se llama "el primer mandamiento con promesa":
Vea lo que muestran en Efesios 6. I “Hijos, sean obedientes a sus padres en el Señor, porque esto es justo. Honra a tu padre y a tu madre (que es el primer mandamiento con promesa), para que te vaya bien y dure mucho en la tierra. 4 Y ustedes, padres, no provoquen a sus hijos a la ira, sino críelos en la doctrina y la amonestación del Señor. "
   Obedecer los mandamientos que protegen a la familia nos hará exitosos en todo y aumentará aún más nuestros días. ¡Prosperidad y longevidad en un solo paquete! Los niños deben a sus padres no solo obediencia sino también honor. Cuando se casan, los hijos dejan a padre y madre y se unen a su cónyuge; Esto pone fin a la necesidad de obediencia, pero no de honor:                           
   vea lo que Dios piensa de la familia a través de una viuda; y como, “No abandona a nadie, y lo que una viuda representa para Dios                                                 
 Vea lo que muestra en  ( 1 Timoteo 5. ... 3 Honre a las viudas que realmente son viudas. 4 Pero si alguna viuda tiene hijos o nietos, primero aprenda a mostrar misericordia a su propia familia y a recompensar a sus hijos. padres, porque es bueno y agradable delante de Dios. ” 5 Quien es realmente viuda e indefensa espera a Dios, y soporta día y noche en oración y oración, 6 pero la que vive en deleites está viviendo muerta. 7 Enviar por tanto, estas cosas, para que sean irreprensibles. 8 Pero si alguno no provee para los suyos, y mayormente para los de su familia, ha negado la fe y es peor que un infiel. 9 Nunca ser una viuda con menos de sesenta años, pero solo para ella, que era la esposa de un esposo: 10 Teniendo un testimonio de buenas obras, si criaba hijos, ejercía hospitalidad, lavaba los pies de los santos, ayudaba a los afligidos y practicaba todas las buenas obras. . trabajo 11 no admitimos Pero viudas más jóvenes, porque cuando crecen sin sentido contra Cristo quieren casarse; ) La palabra "Dios" es lo más a menudo mal interpretado, ya que hay muchas personas que están al frente de la obra u s, que no estudian, no le diga qué derecho va a hablar, discutir; en una iglesia o reunión familiar o conocidos. Aquí el apóstol Timoteo, de su opinión sobre la mujer viuda, dice lo que Dios quiso que dijera. Hoy, mientras este mundo malvado gobierna, trata de tergiversar a los buscadores de "Dios", sus mandamientos, leyes y estatutos. Nada cambió. El hombre de hoy está haciendo todo mal. Por hoy todo está siendo liberado por el hombre, pero nunca por Dios. Y uno de estos cambios es permitir que los matrimonios sean de todos modos, sin barreras, sin límites. Aquí hay un ejemplo: una persona es viuda y, según la ley del hombre, esta persona está lista para asumir otra relación, ya sea que esté con otra mujer o un hombre x un hombre. Todo normal. Hacer trampa, mentir. No puede. Y más si una viuda se casa con una persona separada, divorciada. Para Dios, esta relación es incorrecta, porque otro matrimonio que solo se volvió a casar es viudo (a) Hoy todo es oficial, pero no olviden que "Dios no juega a ser Dios", y no ha cambiado su leyes, mandamientos por el bien del hombre . Los niños deben recompensar a sus padres (quienes los criaron ) cuando alcanzan la vejez; deben suministrar a sus padres no solo en sus necesidades materiales. Aunque ya no deben la obediencia de cuando vivían bajo su techo, deben honor. Siempre! Además de los mandamientos que determinan la conducta de los niños hacia sus padres, también encontramos en la Biblia los mandamientos que determinan la conducta de los padres hacia sus hijos, especialmente el mandato de criarlos en el temor del Señor: los niños son una bendición de Dios. , que nos da como recompensa y alegría (Salmo 127: 3-5). Son una gran responsabilidad, pero también un consuelo en la vejez. Los padres deben proteger y educar a sus hijos en el conocimiento de Dios, y sus hijos deben respetar y obedecer a sus padres.                           ¿Cuál es el papel de los padres en la crianza de sus hijos?
Los padres son el primer contacto que un niño tiene con el resto del mundo y son fundamentales para dar forma a su carácter. La Biblia dice que es el trabajo de los padres enseñar a sus hijos a seguir a Dios y actuar correctamente desde una edad temprana. Los niños necesitan amor y atención, pero también disciplina y, a veces, reprensión, por su propio bien (Proverbios 13:24).
La Biblia advierte a los padres que no irriten a sus hijos porque pueden desanimarse (Colosenses 3:21). Los padres deben ser un ejemplo para sus hijos, no una vergüenza o un problema. La educación dada por los padres se reflejará más adelante en la edad adulta de sus hijos, ya que no olvidarán lo que han aprendido (Proverbios 22: 6).
¿Y los niños tienen responsabilidades? Sí, la responsabilidad principal de los niños es honrar a sus padres. Este es uno de los Diez Mandamientos y viene con la promesa de una vida larga y buena (Deuteronomio 5:16). Es importante ser obediente mientras está bajo la autoridad de los padres. Honrar es también respetar a los padres, incluso en adultos e independientes. Si los padres necesitan atención, los niños deberían ayudar a pagar el trabajo de sus padres con ellos. ¿Qué significa honrar a padre y madre? ¿Cómo honrar a tu padre y a tu madre? A veces la relación entre padres e hijos es difícil y las personas se lastiman. No es bueno estar molesto con tus hijos o padres, debes tratar de reconciliarte y perdonar. La familia es muy importante y debemos esforzarnos por estar unidos, así como Jesús está unido con su Padre . Jesús nos ha unido en el amor verdadero, que solo Dios tiene a través del Hijo amado, "el Salvador del mundo que es" Jesucristo ". Ver lo que dice en Juan 17: " 13 Pero ahora voy a ti, y digo esto en el mundo, para que tengan mi gozo cumplido en sí mismos. 14 Les di tu palabra, y el mundo los odió, porque no son del mundo, como tampoco yo soy del mundo. 15 No te pido que los elimines del mundo, sino que los liberes del mal. 16 Ellos no son del mundo, como E no mundo U S o. 17 Santifícalos en tu verdad. Tu palabra es la verdad. 18 Tan pronto como T U me enviaste al mundo, y u los he enviado al mundo. 19 Y por ellos me santifico a mí mismo, para que también ellos sean santificados en la verdad. 20 Y no ruego solamente por éstos, sino también por los que por la palabra de creer en M im ; 21 para que todos sean uno como T u, oh Padre, en M im y E u de T i; que también ellos sean uno en nosotros para que el mundo crea que T u me envió. 22 E E T les he dado la gloria que 'M im me, que se sean uno como nosotros somos uno . 23 Yo en ellos, y T U en M im para que sean perfectos en unidad, para que el mundo conozca que tú me has enviado y que los has amado , como has amado a mí. 24 Padre , a los que me has dado, quiero que estén conmigo donde yo estoy, para que vean la gloria que me has dado. debido T U me amó antes de la fundación del mundo. 25 Padre justo, el mundo no te ha conocido; pero yo te conocía, y ellos sabían que me enviaste a mí. 26 E E T dado a conocer quién T I nombre, y la LH y voy a saber más, por lo que el amor con que me has amado esté en ellos, y E u ellos son. "
  ¡Vieron la diferencia en la familia! Dios ya amaba a su único Hijo "Jesucristo" mucho antes de la fundación del mundo. Y nos convertimos en la familia de Dios, hijos de 'Dios, por el bien de Jesucristo ' ”. Honrar a padre y madre significa mostrarles respeto. Honrar a los padres no siempre es fácil, pero la Biblia muestra cómo puedes honrar a tus padres de una manera saludable. El quinto mandamiento es honrar a tu padre y a tu madre. Este mandamiento viene con una promesa: el que honra a sus padres tendrá una larga vida en la tierra y esta vida irá bien (Efesios 6 :). ¡Honrar a los padres es muy importante! " 1 Hijos, sean obedientes a sus padres en el Señor, porque esto es justo. 2 Honra a tu padre y a tu madre, que es el primer mandamiento con promesa. 3 Para que te vaya bien y viva mucho tiempo sobre la tierra. 4 Y ustedes, padres, no provoquen a sus hijos a la ira, sino críelos en la doctrina y la amonestación del Señor. 7 Sirviendo voluntariamente como el Señor, y no como hombres. 8 Sabiendo que cada uno recibirá del Señor todo el bien que hace, ya sea un siervo o un hombre libre. “
El padre y la madre son las autoridades de la familia, con la responsabilidad muy seria de criar y cuidar a sus hijos. Los padres nunca son perfectos, pero se merecen el honor de sus hijos por el trabajo que realizan. Para bien o para mal, los padres son un gran ejemplo e influencia en la vida de sus hijos. ¿Cómo honrar a padre y madre? La Biblia muestra cómo honrar a tu padre y a tu madre:                                          
Obedecer : la forma más sencilla de honrar a tus padres es obedecerlos. Este es el deber de cada niño (Colosenses 3:20). La gran mayoría de los padres quieren el bien de sus hijos y sus reglas sirven para proteger y guiar. Quienes obedecen a sus padres evitan muchos problemas y sufrimientos en la vida. Colosenses 3 . " 18 Ustedes las mujeres, ya sea en sujetas a vuestros maridos, como conviene en el Señor. 19 Esposos, amen a sus esposas y no se enfaden con ellas. 20 Hijos, obedezcan a sus padres en todo, porque esto es agradable al Señor . 21 Padres, no enojéis a vuestros hijos, para que no se desanimen. 23 Y todo lo que hagáis, hacedlo con todo vuestro corazón, como para el Señor, y no para los hombres, 24 Sabiendo que recibiréis la recompensa de la herencia del Señor, porque servís a Cristo el Señor. "                                               
A medida que envejezca y gane independencia, esta relación con los padres cambiará. En lugar de las órdenes que debes obedecer, las enseñanzas de los padres se convertirán en consejos que deben ser atendidos. Como adulto, ya no estás bajo el mando de tus padres, pero no debes ignorar sus consejos (Proverbios 1: “ 8 Hijo mío, escucha las instrucciones de tu padre y no dejes las enseñanzas de tu madre, 9 porque serán como una diadema . agraciada en tu cabeza y collares a tu cuello hijo 10 mío, si los pecadores buscan a . le atraen con golosinas, no aceptada 11 Si dijeren: Ven con nosotros a esperar a que la sangre, embosquemos sin motivo al inocente: 15 mi hijo, ¿verdad ábrete camino con ellos, aparta tu pie de sus caminos, "                        
Proverbios . 22 6 Eduque al niño en la forma en que debe caminar, y no se apartará de él hasta que sea viejo. Vea también: ¿Qué dice Dios acerca de los niños? mostrar respeto :        
 Mira estas palabras pronunciadas por Dios a través de rey Salomón en Proverbios . 2 3 . 12 aplica tu corazón a la instrucción y tus oídos a las palabras del conocimiento. 13 no retener la disciplina del niño; porque si lo castigas con vara , no he de morir. 14 Usted Lo golpearás con la vara, y liberarás su alma del infierno. 15 Hijo mío, si tu corazón es sabio, mi corazón se alegrará, incluso el mío. 19 Escucha , hijo mío, y sé sabio, y dirige tu corazón en el camino. 22 Escucha a tu padre que te engendró, y no desprecies a tu madre cuando sea vieja. 25 Alégrate tu padre y tu madre, y alégrate de que te haya aburrido. 26 Dame , hijo mío, tu corazón, y deja que tus ojos observen mis caminos. 27 Porque el hoyo profundo es la ramera, y el hoyo angosto el extraño. “ No es bueno tratar mal a los padres. Es posible ser honesto y estar en desacuerdo con los padres sin mostrarlo . En lugar de "atacar" cuando estás enojado, cálmate primero e intenta solucionar el problema con amor, honestidad y afecto. (Proverbios 30: " 17 Los ojos que se burlan del padre, o desprecian la obediencia a la madre, los cuervos del arroyo los arrancarán, y los cachorros de las águilas se los comerán " .                                                                                                                                  
También puedes mostrar respeto recordándote y agradeciéndote las cosas buenas que tus padres han hecho por ti. ¡El trabajo de los padres es muy difícil y están muy contentos con un poco de gratitud! Cuidado : cuando eres un niño, tus padres tienen la responsabilidad de cuidarte. Cuando eres adulto y tus padres son ancianos, tienes la responsabilidad de cuidarlos. Esto significa ayudar a tu padre y a tu madre a llevar una vida digna en la vejez (1 Timoteo 5: 4). El libro de Proverbios contiene mucha enseñanza práctica de padres a hijos. Considere algunos versículos que enfatizan la importancia de dar y recibir esta guía: " Escuchen, hijos míos, la instrucción del padre, y tengan cuidado de conocer la comprensión" (4: 1); “Hijo mío, escucha mis palabras; inclina mi oído a mis enseñanzas ”(4:20); “Hijo mío, guarda el mandamiento de tu padre y no dejes las instrucciones de tu madre” (6:20); "Un hijo sabio alegra a su padre, pero un hijo necio es la tristeza de su madre" (10: 1); "Un hijo sabio escucha las instrucciones de su padre, pero un escarnecedor no presta atención a las reprensiones" (13: 1); “Enseñe a un niño el camino que debe seguir y, sin embargo, cuando sea viejo no se apartará de él” (22: 6).                                                                                                                            
    El Nuevo Testamento también habla de la importancia de la instrucción de los padres. Paul comentó sobre la fe que Timothy aprendió de su madre y su abuela (2 Timothy 1: ' 3 Agradezco a Dios, a quien sirvo con la conciencia pura de mis antepasados, que te recuerdo continuamente en mis oraciones noche y noche. día; 4 enormemente que quieren verte, siendo consciente de tus lágrimas, para llenarme de alegría; 5 Trayendo a la memoria la fe no fingida que hay en ti, la cual habitó primero en tu abuela Loida , y en tu madre Eunice, y estoy seguro de que él también habita en ti " . ) El mismo apóstol escribió : " Y vosotros, padres, no provoquéis a ira a vuestros hijos, sino criadlos en la disciplina y amonestación del Señor "(Efesios 6: 4). En Hebreos también nos dice acerca de la importancia de la disciplina en la educación de los niños (Hebreos 12: 3 -11). Toda la Biblia enfatiza la importancia de ser padres para sus hijos. " 3 Considere , por tanto, aquel que sufrió tal contradicción de pecadores contra sí mismo, para que no canse hasta desmayar en sus mentes. 4 Todavía no has resistido a la sangre, luchando contra el pecado. 5 Y ya has olvidado la exhortación que discuten contigo como hijos: Hijo mío, no desprecies la corrección del Señor, y no te desmayes cuando Él te reprenda; 6 Porque el SEÑOR corrige al que ama, y ​​golpea al que recibe por un hijo. 7 Si soportas la corrección, Dios te trata como hijos; ¿Para qué hijo no tiene razón el padre? 8 Pero si no tienes disciplina, en la que todos se hacen participantes, entonces eres un bastardo, no un niño. 9 Además , teníamos a nuestros padres según la carne, para corregirnos, y los veneramos; ¿No nos someteremos mucho más al Padre de los espíritus para vivir? 10 Para aquellos, de hecho, por un momento nos corrigieron como les pareció conveniente; pero esto, para nuestro beneficio, para ser partícipes de su santidad. 11 Y, de hecho, toda corrección al presente no parece ser alegre, sino tristeza, pero luego produce un fruto pacífico de justicia en quienes la ejercen.
 Los padres deben enseñar a sus hijos . Las siguientes sugerencias sirven para comenzar o guiar la necesidad de sus hijos. Consideremos algunas cosas que los niños deberían aprender de sus padres. Respeta la autoridad . Aprender a respetar la autoridad absoluta del Señor es de suma importancia para la salvación eterna de los niños (Mateo 28: “ 18) Y Jesús vino y les habló, diciendo: Todo poder me es dado en el cielo y en la tierra. 20 Enseñándoles a guardar todas las cosas que te he mandado, y he aquí, yo estoy contigo siempre, hasta el fin de los tiempos. Amén.                                         
 2 Tesalonicenses 1: " 7 Y ustedes que están preocupados, descansen con nosotros. cuando se manifiesta el Señor Jesús desde el cielo con los ángeles de su poder, 8 Tal y como llamas de fuego para dar retribución a los que no conocieron a Dios , ni obedecen al evangelio de nuestro Señor Jesucristo, 9 que deberán ser castigados Sufrirán la destrucción eterna ante el rostro del Señor y la gloria de su poder.10 Cuando él venga a ser glorificado en sus santos, y a ser admirable en ese día a todos los que creen (porque nuestro testimonio fue creído entre ustedes). 11 Por eso también siempre rezamos por ti, para que nuestro que Dios te haga digno de su vocación, y cumpla cada deseo de su bondad y la obra de fe con poder; 12 Para que el nombre de nuestro Señor Jesucristo sea glorificado en ti, y tú en él, según la gracia de nuestro Dios y del Señor Jesucristo. " Cuando un niño aprende a respetar la autoridad de la madre y el padre terrenales, da un paso importante hacia la sumisión a Dios. Si no respetas a tu padre visible, ¿cómo obedecerás al Padre Celestial ? El principio de respeto debe abarcar otras figuras de autoridad: maestros en la escuela, supervisores en servicio, funcionarios del gobierno y guías espirituales ( Romanos 13: .... 1 Pedro 2: 13,18; 3: 1; Hebreos 13:17) Roman Os . 13. “ 1 Que cada alma esté sujeta a los poderes superiores; Porque no hay poder que no sea de Dios. y los poderes que son ordenados por Dios. 2 Por lo tanto, el que resiste el poder resiste la ordenanza de Dios; y los que resisten traerán condenación sobre sí mismos. 3 Porque los gobernantes no son un terror para las buenas obras, sino para el mal. ¿Por lo tanto, no quieres temer al poder? Haz el bien, y la alabarás. 4 Porque ella es la ministra de Dios para tu bien. Pero si haces el mal, teme, porque no trae una espada débil; Porque él es un ministro de Dios y un vengador para castigar al malhechor. 5 Por lo tanto , debes estar sujeto a ello, no solo por castigo sino también por conciencia. 6 Por esta razón, usted también paga impuestos, porque son ministros de Dios y siempre se ocupan de esto. 7 Por lo tanto , a continuación, cada una de sus cuotas: homenaje a quien tributo; a quien impuesto, impuesto; a quien miedo, miedo; a quien honor, honor.
Amor al prójimo, vigilancia, pureza 8   No deben nada a nadie más que el amor con el que se aman; Porque el que ama a los demás ha cumplido la ley. 9 De hecho, no cometerás adulterio, no matarás, no robarás, no darás falso testimonio, no codiciarás; y si hay algún otro mandamiento, todo está en esta palabra: Amarás a tu prójimo como a ti mismo. 10 El amor no hace daño a los demás. Entonces el cumplimiento de la ley es amor. 11 Y esto digo, sabiendo el tiempo, que es hora de despertar del sueño; porque nuestra salvación ahora está más cerca de nosotros que cuando aceptamos la fe. 12 La noche ha pasado y ha llegado el día. Rechacemos las obras de la oscuridad y vistámonos las armas de la luz. 13 Caminemos honestamente, como en el día; no en la gula, en la embriaguez, en la deshonestidad, en la disolución, en la lucha y la envidia. 14 Pero vestíos del Señor Jesucristo, y no tengas en cuenta la carne en sus deseos.           
Ver también en II Pedro. 2 “ 13 Someteos, pues, a toda ordenanza humana por amor del Señor; al rey como superior; 14 Y a los gobernadores, enviados por él, para castigar a los malhechores y para alabar a los que hacen el bien. 15 Porque así es la voluntad de Dios, que al hacer el bien pongan sus bocas en la ignorancia de los hombres necios; 16 Como libre, y no teniendo libertad para cubrir malicia, sino como siervos de Dios. 17 Honra a todos. Ama la fraternidad. Temer a Dios Honra al rey. Los deberes de los siervos cristianos 18 Ustedes, siervos, se someten con todo temor a sus amos, no solo a los buenos y humanos, sino también a los malvados. 19 Porque es agradable que un hombre, debido a su conciencia hacia Dios, sufra aflicción y sufra injustamente. 20 ¿ Para qué gloria es esto si eres abofeteado y sufriendo? Pero si al hacer el bien estás afligido y sufriendo, es agradable a Dios. 21 Porque a esto eres llamado; porque Cristo también sufrió por nosotros, dejándonos un ejemplo, para que sigáis sus pasos. 22 El que no cometió pecado, ni se halló engaño en su boca. 23 Y cuando lo injuriaron, no lo injuriaron, y cuando sufrió, no amenazó, sino que se entregó al que juzgó con rectitud. 24 El cual llevó nuestros pecados en su propio cuerpo en el árbol, para que nosotros, muertos a los pecados, vivamos para la justicia; y por sus heridas fuiste curado.    Mira lo que dice en Hebreos 13. " 17 Obedece a tus pastores y sometete a ellos; Porque ellos vigilan tus almas, como aquellos que los cuidarán. hacerlo con alegría y sin gemir, porque eso no sería útil para ti. 20 Ahora el Dios de paz, que trajo al Señor Jesucristo, el gran pastor de las ovejas, a través de la sangre del pacto eterno, 21 te perfecciona en toda buena obra, para hacer su voluntad, obrando en ti lo que delante de él es aceptable para Cristo Jesús, a quien sea la gloria por los siglos de los siglos. Amén. ”                   
  ¡Sabes por qué hay familias rotas ! Es porque nuestros padres no hacen las cosas como deberían hacerse . La mayoría de nuestros padres no prestan atención a lo que dice la palabra de "Dios". No buscan comprensión , discernimiento y sabiduría para transmitir a sus hijos . Y todo esto se encuentra en un libro llamado la Santa Biblia. Allí encontraremos toda la información que necesitamos transmitir a toda nuestra familia, incluidos nuestros padres también . Desafortunadamente , necesitan pasar esta información, son los menos informados , porque no buscan y la mayoría de las veces encuentran esta información ridícula . ¿Sabes por qué? Porque no fueron escritos por ningún hombre común, sino por hombres elegidos por Dios.                                   
Los lectores nobles intentan hacer las cosas buscando primero a "Dios" . 
Consulte a Dios a través del Hijo Jesucristo "pidiendo orientación espiritual , para que" Él "pueda estar a la vanguardia de nuestras acciones, actitudes ; para que no hagamos cosas abruptamente , agresivamente , que la mayoría de las veces incluso cometemos varios delitos, pecados muy graves. Una familia que tiene " Dios " en primer lugar será una familia bendecida y feliz. Otro factor importante es: familia según la voluntad de Dios y nunca según nuestra voluntad . Muy cuidado , con la libertad que el mundo de hoy se nos ofrece, y con el apoyo de las autoridades civiles SSAS. Hoy en día, uno puede tener familias d y de manera que no agradar "a Dios, y todavía usan el nombre de Dios" en vano . Y que se dan en la unión civil leyes legalmente humanos, pero nunca bajo las leyes de "Dios" que no pod fue a cambiarse o modificarse II Reconocer límites y consecuencias . Los padres deben enseñar el principio de la cosecha: "Lo que el hombre siembra, eso también segará" (Gálatas 6: 5) " Porque cada uno llevará su propia carga". 6 Y con lo que se enseña en la palabra, divide todas sus posesiones. el que le instruye 7 No te equivoques, Dios no será burlado: porque todo lo que el hombre siembra, también segará: 8 Porque el que siembra para su carne, de la carne segará corrupción; pero el que siembra para el Espíritu del Espíritu. El espíritu segará la vida eterna 9 Y no nos cansemos de hacer el bien, porque a su debido tiempo cosecharemos si no nos hemos desmayado. 10 Entonces , mientras tengamos tiempo, hagamos el bien a todos, pero especialmente a la casa de la fe. ” (Proverbios 22: 8-9 ). " 8   El que siembra maldad segará males, y el que con la vara de su propia ira será cortado. 9 El que ve con buenos ojos será bendecido, porque da su pan a los pobres "                        
 La desobediencia debe ser castigada : Disciplina:   ( Proverbios 19: “ 18 castiga el tu hijo mientras haya esperanza, pero no dejes que tu espíritu se muera. Prov . 23. “ 12 Aplica tu corazón a la instrucción y tus oídos a las palabras de conocimiento. 13 No quite la disciplina del niño; Porque si lo golpeas con la vara, no morirá. 14 Lo golpearás con la vara y liberarás su alma del infierno. 22 Escucha a tu padre que te engendró, y no desprecies a tu madre cuando sea vieja. 23 Compra la verdad, no la vendas; y también sabiduría, instrucción y comprensión. 24 El padre del justo se regocijará grandemente , y el que engendra al sabio se regocijará en él. 25 Alégrate tu padre y tu madre, y alégrate de que te haya aburrido. 26 Dame , hijo mío, tu corazón, y deja que tus ojos observen mis caminos. " Él dice esto también en Proverbios 15: " 10 Hay una corrección severa para el que deja el camino, y el que odia la reprensión morirá. 11 Infierno y destrucción están delante de Jehová; ¿Cuánto más los corazones de los hijos de los hombres? " Conoce al Señor . Cuando traer un niño a este mundo, damos vida a una persona con un espíritu que existirá para la eternidad - o en presencia de Dios en la gloria del cielo, o desterrado de su presencia en el tormento del infierno (Juan 5: " 23 Por eso todos honran al Hijo como honran al Padre. El que no honra al Hijo no honra al Padre que lo envió. 24 De cierto, de cierto os digo: El que oye mi palabra, y cree en el que me envió, tiene vida eterna. y no vendrá a condenación, sino que pasó de la muerte a la vida: 25 De cierto, de cierto os digo que viene la hora, y ahora es, cuando los muertos oirán la voz del Hijo de Dios, y los que oigan vivirán. . 26 para que el Padre tiene vida en sí mismo, así también ha dado al Hijo el tener vida en sí mismo . 27 Y él le dio autoridad de hacer juicio, por cuanto es el Hijo del hombre 28 no maravillarse en este Porque llega la hora en que todos los que están en las tumbas oirán su voz. ” 29 Y los que hicieron el bien saldrán a la resurrección de aquellos que han hecho el mal por la resurrección de la condenación. Ese hijo crece, se hace responsable de sus propios actos, y desafortunadamente peca contra Dios (Romanos 3:23). Para alcanzar la vida eterna y evitar el castigo eterno, debe conocer al Señor. Debes creer en Jesucristo (Juan 8:24), arrepentirte (Lucas 13: 3) y ser bautizado para la remisión de tus pecados (Hechos 2:38; Marcos 16:16). Los padres deben enseñar a sus hijos sobre Dios y sobre la salvación en Jesús.                                                                                                                        
) Conoce la Biblia . Para conocer al Señor, debes conocer la palabra que nos ha revelado. El Salmo 78 habla de la importancia de la enseñanza basada en la historia bíblica. A los niños pequeños les gusta escuchar las historias de Noé, Abraham, Moisés, David, Daniel, etc. Pueden aprender muchos hechos importantes sobre Dios. A medida que se acerquen a la adolescencia, desarrollarán una mayor capacidad para comprender las enseñanzas (doctrinas) de la Biblia, ya con una base sólida de comprensión histórica. Comience temprano y siga ayudando a sus hijos a crecer en el conocimiento de las palabras.
) Distinga entre lo correcto y lo incorrecto . El primer niño que nació en la historia mundial pecó cuando no eligió el bien (Génesis 4 :). Caín estaba celoso, celoso de su hermano Abel , y lo mató, pagó caro por su pecado. Incluso la cuarta generación de su familia fue maldecida , y cualquiera que intentara matar a Caín sería castigado siete veces : así lo        dice en Génesis . 4 . 1 Y Adán conoció a Eva, su esposa, y ella concibió y dio a luz a Caín, y dijo: He llegado a un hombre del SEÑOR. 2 Y ella dio a luz a su hermano Abel; y Abel era pastor, y Caín era labrador de la tierra. 3 Y sucedió que después de un tiempo, Caín trajo del fruto de la tierra una ofrenda al SEÑOR. 4 Y Abel también trajo del primogénito de sus ovejas y de sus gordos; Y el SEÑOR miró a Abel y su ofrenda. 5 Pero él no consideró a Caín y su ofrenda. Y Caín se enojó mucho, y su semblante cayó. 6 Y el SEÑOR dijo a Caín: ¿Por qué te enojas? ¿Y por qué se cayó tu semblante? 7 Si lo haces bien, ¿no es seguro que serás aceptado? Y si no haces el bien, el pecado yace en la puerta, y será tu deseo para ti, pero debes gobernarlo. El primer asesinato 8 Y Caín habló con su hermano Abel; Y sucedió que, mientras estaban en el campo, Caín se levantó contra su hermano Abel y lo mató. 9 Y el SEÑOR dijo a Caín: ¿Dónde está tu hermano Abel? Y él dijo: No lo sé. ¿Soy el guardián de mi hermano? 10 Y Dios dijo: ¿Qué has hecho? La voz de la sangre de tu hermano me grita desde la tierra. 11 Y ahora estás maldito de la tierra, quien abrió su boca para recibir de tu mano la sangre de tu hermano. 12 Cuando labres la tierra, ya no te dará su fuerza. prófugo y vagabundo estarás en la tierra. 13 Y Caín dijo al SEÑOR: Mi maldad es mayor que la que se puede perdonar. 14 He aquí, hoy me echas de la faz de la tierra, y me esconderé de tu faz; y seré un fugitivo y un vagabundo en la tierra, y quien me encuentre me matará. 15 Y el SEÑOR le dijo: Por tanto, el que mate a Caín será castigado siete veces. Y el SEÑOR puso una marca en Caín, para que no golpeara al que lo encontró. "                        Nuestros hijos tendrán que decidir entre dos caminos con destinos opuestos,                                                 
  ver lo que dice en (Mateo 7: " 13 Entra por la puerta angosta; porque ancho es la puerta, y ancho es el camino que conduce a la perdición, y muchos son los que entran. para ello; 14 porque estrecha es la puerta y angosto el camino que lleva a la vida, y pocos son los que la hallan ella . dice en Hebreos 5: " 13 para cualquiera que todavía se alimenta de leche es inexperto en la palabra de justicia es una nena. 14 Pero el alimento sólido es para los adultos, que por el uso tienen los sentidos ejercitados en el discernimiento del bien y del mal. " Esta capacidad de distinguir entre el bien y el mal establecido varias decisiones en la vida: "El que justifica al impío, y el que condena al justo, es abominable para el Señor los dos" (Proverbios 17:15).            
) Trabajar y ser responsable . El hombre fue creado para trabajar y debe ser responsable de todos sus compromisos. Dios siempre ha condenado la pereza (Proverbios 6: 6-11; 19: 15,24). Pablo dijo: "Si alguien no quiere trabajar, que tampoco coma" (2 Tesalonicenses 3:10). Con respecto a la responsabilidad financiera hacia la familia, dijo: "Si un hombre no cuida de sí mismo y especialmente de los suyos, ha negado la fe y es peor que el incrédulo" 
(1 Timoteo 5:8).                                                                                             
) Ser responsable de las propias acciones . Desde el pecado de la primera pareja, las personas han estado tratando de eludir la responsabilidad de sus propios actos (véase Génesis 3: 11-13). La mujer culpó a la serpiente que la tentó. ¡El hombre culpó a la mujer e incluso intentó culpar a Dios por crear a su pareja! Muchas personas hoy prefieren decir que "sucedió" para no admitir que "lo hice". Es más fácil culpar al gobierno o la sociedad que asumir la responsabilidad de las propias acciones. Nadie ha podido justificar el pecado.
 ¡Dios justifica a los pecadores arrependitos!                                                                     
) Cumple tus deberes en la familia . Los padres fieles a Dios, fieles a los cónyuges y fieles a los hijos ayudan a sus hijos a aprender sus roles en la familia (Efesios 5:22 a " 22 Esposas, se someten a sus maridos, como al Señor; 23 Porque el esposo es el cabeza de la mujer, como Cristo es cabeza de la iglesia, y e le mismo el Salvador del cuerpo. 24 en tanto, como la iglesia está sujeta a Cristo, así también las casadas estén sujetas en todo a sus maridos. 25 se , esposos, amen a sus esposas, como Cristo también amó a la iglesia, y se entregó por ella, 26 para santificarla, limpiarla con el lavado del agua, por palabra, 27 para presentarla a sí misma como una iglesia gloriosa, sin mancha, sin arrugas, sin tal cosa, pero santo e irreprensible. 28 Así deben amar los esposos a sus propias esposas, como a sus propios cuerpos. El que ama a su esposa se ama a sí mismo. 29 Porque ningún hombre lo odió. su propia carne, sino que la nutre y la sostiene, así como el Señor Iglesia: 30 porque somos miembros de su cuerpo, de su carne y de sus huesos. 31 Por tanto, el hombre dejará a su padre y a su madre, y se unirá a su esposa; y serán dos en una carne. "      
Lo dice en Efesios -6: “ 1 ustedes , hijos, sean obedientes a sus padres en el Señor, porque esto es justo. 2 Honra a tu padre y a tu madre, que es el primer mandamiento con promesa. 3 Para que te vaya bien y viva mucho tiempo sobre la tierra. 4 Y ustedes, padres, no provoquen a sus hijos a la ira, sino críelos en la doctrina y la amonestación del Señor.   Nota: Este es el concepto de familia para Dios, con normas y reglas bien definidas, que los seres humanos no obedecen ni siguen. 
     Los padres deben ser hombres de verdad que apoyen y guíen a sus familias. Las madres deben ser sumisas a sus esposos, mostrando amor hacia ellas y sus hijos. Los niños deben ser obedientes, respetar y honrar a sus padres. Y los padres deben enseñar a sus hijos, ayudándoles a crecer para ser hombres y mujeres fieles a Dios dedicados a sus familias. ● Aprende una perspectiva eterna . Todos necesitamos aprender a mirar todo lo que nos rodea desde una perspectiva eterna. Las personas materialistas se preocupan por las cosas fugaces. Las personas espirituales miran las cosas eternas. Nosotros, y nuestros hijos, debemos aprender que "nuestros años han terminado con un breve pensamiento ... porque todo pasa rápidamente" (Salmo 90: " 8 Has puesto delante de nosotros nuestras iniquidades, nuestros pecados ocultos, a la luz de . de la cara 9 para todos nuestros días declinan a causa de tu ira; Acabamos nuestros años como un pensamiento que se cuenta. 10 los días de nuestra edad son setenta años y si en los más robustos son ochenta años , su orgullo está cansado y aburrido, porque pronto se acorta y volamos.11 ¿Quién conoce el poder de tu ira? Como estás temblando, también lo es tu ira. 12 Enséñanos a contar nuestros días, para que Lleguemos a los corazones sabios. 15 Alégrate en los días en que nos has afligido y en los años en que hemos visto el mal. 16 Deja que tu trabajo se presente a tus siervos, y tu gloria a sus hijos. 17 Y que la belleza del SEÑOR sea con nosotros. nuestro Dios, y establece la obra de nuestras manos sobre nosotros; sí, la obra de nuestras manos confirmará. . El ")    
 Al igual que Moisés, debemos preguntar : " Enséñanos a calcular nuestros años, para que al corazón sabiduría "(Salmo 90:12). Necesitamos enseñar y vivir de manera que nuestros hijos puedan aprender a acumular sus tesoros en el cielo, no aquí en la tierra (Mateo 6: “ 19 No acumulen tesoros en la tierra, donde la polilla y el óxido se consumen, y donde los ladrones socavan y robar: 20 Pero sentar para . tesoros en el cielo, donde ni la polilla ni el orín corrompen, y donde ladrones no minan ni hurtan 21 de donde esté tu tesoro es ., allí estará tu corazón                                                                                                                          
ver lo que dice en Lucas 12 : " 15 Y él les dijo: Mirad, y guardaos de la codicia, porque la vida de cada hombre no está en la abundancia de lo que tiene". 16 Y le ofreció una parábola, diciendo: La herencia de un hombre rico había producido con abundantemente: 17 y él pensaba dentro de sí, diciendo: ¿Qué voy a tener ninguna habitación donde guardar mis frutos ?. 18 y dicho, voy a hacer esto: derribaré mis graneros, y los edificaré mayores, y allí a almacenar todo mi grano y mis bienes; ; 19 Y le diré a mi alma: Alma, tienes en la tienda. o Muchos bienes por muchos años; descanse, coma, beba y descanse. 20 Pero Dios le dijo: ¡Loco! esta noche tu alma te lo pedirá; ¿Y qué has preparado para quién? 21 Así es el que hace para sí tesoro y no es rico para con Dios. 22 Y dijo a sus discípulos: Por eso te digo: No pienses en tu vida, en lo que comerás, ni en el cuerpo, en lo que vestirás. 23 Más es la vida que la comida, y el cuerpo más que la ropa. 24 Considerad a los cuervos, que no siembran, ni cosechan, ni tienen sus depósitos, ni granero, y Dios los alimenta; ¿Cuánto más vales que las aves?  La vida pasa como una niebla (Santiago 4: " 13 Ahora, ahora, tú que dices: Hoy o mañana iremos a esa ciudad, y allí pasaremos un año y contrataremos, y ganaremos; 14 Te digo que no sabes lo que sucederá) .? mañana por lo que es su vida es un vapor que aparece por un poco de tiempo y luego se desvanece. 15 En que os conviene a decir. Si el Señor quiere, viviremos y haremos esto o que 16 Pero ahora vosotros glorioso en tus presunciones: toda gloria como maldad ” .17 El que sabe hacer el bien y no peca.
Después de esta vida viene el juicio y la eternidad (Hebreos 9: “ 27 Y como a los hombres se les ordena morir una vez, después de que llega este juicio, 28) Entonces Cristo también ofreció quitar los pecados de muchos, aparecer por segunda vez sin pecado a aquellos que esperan su salvación. ” ¡Enseñemos la palabra de Dios para ayudar a nuestros hijos a mirar hacia la eternidad y prepararnos para la vida eterna en la presencia de Dios! Ser padre es una gran bendición y un gran responsabilidad que llega a la eternidad Hagamos nuestro mejor esfuerzo para guiar a nuestros hijos en el camino del Señor           
Algunas partes de la investigación fueron escritas por Dennis Allan y complementadas por José Carlos Ribeiro.                                  
Queridos lectores, estoy terminando la parte III de este tema sobre la familia de acuerdo con la voluntad y las leyes de Dios. Espero poder brindarle información que pueda marcar la diferencia en la salvación y liberación de la vida de un miembro de su familia (hijos, esposas, sobrinos, nietos, etc.). El concepto de familia necesita ser revisado por todos nosotros en estos días, ya que el mundo se está distorsionando, destruyendo todo lo que cumple con lo que "Dios" espera de nosotros. Hoy todo puede, todo está permitido; y a nadie más le preocupa si complacerá a Dios o no. Lo que importa es: si soy feliz, exitoso , realizado, ¡porque me preocuparé de cualquier cosa! Una familia bien estructurada debe tener la presencia de "Dios". Pero esto no se aplica a diario; porque parece ser algo que no le traerá beneficios visibles. La familia es muy importante para Dios, sí. No importa si el mundo piensa que no necesitas a Dios. ¡Porque obedecerás a Dios si nunca lo has visto! ¿Por qué hacer las cosas bien si el mundo ofrece todo a mano? Porque debo ser una persona amargada y triste, sin futuro lleno de barreras, obstáculos, si no puedo hacer nada malo. Si puedo hacer lo que quiera, si el mundo no me prohíbe nada. Tenemos el libre albedrío para elegir lo que queremos hacer. Pero no olvide una cosa muy importante: un día todos moriremos y seremos responsables ante "Dios" por todo lo que hemos hecho o no hemos podido hacer. Además, la salvación será individual, y todos seremos juzgados algún día; Desafortunadamente, la mayoría de la humanidad a la muerte eterna en el infierno junto con el diablo, atormentado, triste por toda la eternidad en el lago de azufre, el infierno, en la oscuridad, en la oscuridad, donde la luz nunca se volverá a ver. 
Nobles lectores, piensen y analicen si vale la pena perder la salvación debido a la modernidad, la libertad humana, solo porque Dios tiene normas, reglas, leyes y mandamientos a seguir. 
Este tema se está escribiendo, investigando y revisando a fondo, para que nada quede fuera del contexto previsto. Toda la información puesta aquí se ha realizado una revisión detallada, buscando las respuestas dentro de la palabra de "Dios" la Santa Biblia; solo después de confirmado los puse en el tema. Quiero disculparme ahora si el tema no es adecuado para todos; porque es un tema controvertido para hoy. Esto concluye la parte III de este tema . Si encuentra más información que puede profundizar en el tema, volveré con la parte IV . Gracias de antemano a todos los que me honran en mi blog; que hoy ha alcanzado la marca de más de 500,000 visitas en todo el mundo. Tengo pocos seguidores, pero bastante lectores. Me gradué en Capellanía en el Hospital en 2012 y 2014 de Ufms y también escritor evangélico. Tengo un folleto diseñado para ser utilizado en hospitales o donde sea que vayan. Si están interesados, el precio es de 20 reales, entregados en cualquier lugar, siempre que paguen por la entrega postal.                                                             El Manual se llama: Manual de la comodidad espiritual y emocional .  Tel para contactar. 67 ( 99222 2363)                                                          
Campo Grande 17 de agosto de 2019. José Carlos Ribeiro ; membro da Primera Iglesia Bautista de CG MS                                                                  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bíblia Sagrada comentada por livros por José Carlos Ribeiro Comentário nos livros de Joel, Amós, Obadias, Jonas & Miquéias: livros 29, 30,31,32,33 e 34

 Bíblia Sagrada comentada por livros por José Carlos Ribeiro    Comentário nos livros de Joel, Amós, Obadias, Jonas & Miquéias: livros 29, 30,31,32,33 e 34           O nome Joel significa, literalmente, “ Jeová é Deus”. Este é um nome muito comum em Israel, e Joel, o profeta, é especificado como o filho de Petuel. Nada é conhecido a respeito dele ou da circunstância de sua vida. Provavelmente que ele tenha vivido em Judá e profetizado em Jerusalém. Não há como datar o livro com absoluta certeza, e os estudiosos variam em suas opiniões. Há referências tanto em Amós como em Isaías, que também estão em Joel (comparar Amós 1.2 com Joel. 3.16 e Isa. 13.6 com Jl 1.15) É opinião de muitos conservadores que Amós e Isaias tenham tomado emprestado de Joel, fazendo-o um dos mais antigos dos profetas menores. Além do mais, a adoração a Deus, a qual o sumo sacerdote Joiada restaurou durante o reinado de Joás (2.Rs 11; 2Crôn. 23.16), é suposta por Joel. Portanto muitos sustentam que

How to receive and deserve God's blessings in your life. Part V III. Purity and perseverance: it is part of God's blessings: also in Greek English and German

Como receber e merecer as bênçãos de Deus em sua vida. Parte V III. A                                              Pureza e perseverança: faz parte das bênçãos de Deus:                                                                                   Nobres leitores o tema continua mostrando um pouco mais sobre pureza e perseverança, pois é algo muito difícil nos dias de hoje. Ser puro incomoda, e perseverar em honestidade, lealdade, justiça, temor e obediência também incomodam. No mundo globalizado de hoje é quase impossível encontrar alguém puro, integro, honesto etc. ser puro não te dará benefícios financeiros, morais e religiosos. Vejam o exemplo do que esta acontecendo em nosso País onde ser corrupto, ladrão, bandido, canalha, pilantra, trás milhões de dólares nas contas destas pessoas. Ser puro neste País tem sentido contrario, pois aqui no Brasil, eles se purificaram e perseveram em corrupções roubando todo um País. A pureza de nossos políticos é tão evidente que, não consegui

Discernimento, entendimento e Sabedoria: O que é discernimento segundo a Bíblia. Parte I Também em Inglês Grego e Alemão

Discernimento, entendimento e Sabedoria: O que é discernimento segundo a Bíblia. Parte I                   Conhecendo  melhor a Bíblia, e a palavra de Deus.            Nobres leitores irei mostrar a todos vocês um pouco mais sobre o que é discernimento segundo a palavra de Deus.  O discernimento é essencial no processo de tomar decisões sábias.   A Bíblia diz em Tiago 1: “ 5  E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. 6  Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. 7  Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. 8  O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos. 9  Mas glorie-se o irmão abatido na sua exaltação, 10  E o rico em seu abatimento; porque ele passará como a flor da erva. 11  Porque sai o sol com ardor, e a erva seca, e a sua flor cai, e a formos